o anglo resolve o vestibular da...

48
É trabalho pioneiro. Prestação de serviços com tradição de confiabilidade. Construtivo, procura colaborar com as Bancas Examinadoras em sua tarefa de não cometer injustiças. Didático, mais do que um simples gabarito, auxilia o estu- dante no processo de aprendizagem, graças a seu formato: reprodução de cada questão, seguida da resolução elaborada pelos professores do Anglo. No final, um comentário sobre as disciplinas. Para seus cursos diurnos de Administração (200 vagas), Co- municação Social (250 vagas), Design (40 vagas) e Relações Internacionais (100 vagas), a ESPM aplica, num exame com 5 horas de duração, uma redação e 80 testes assim distri- buídos: Para a redação é atribuída uma nota na escala de 0 a 10, com peso 2; portanto ela vale no máximo 20 pontos. O total pos- sível de pontos em toda a prova é 120, e para o curso de Relações Internacionais é de 110 pontos. São motivos para eliminação do candidato: a) não atingir a pontuação mínima de 35 pontos, incluin- do a redação; b) não atingir o mínimo de acertos por prova (vide tabela); c) não alcançar, na redação, nota mínima 2 (equivalente a 4 pontos). O anglo resolve O vestibular da ESPM 2007 Provas Comunicação/Expressão Matemática Atualidades Inglês História Geografia Questões 20 20 10 10 10 10 Administração Comunicação Social e Design Relações Internacionais Quantidade mínima de acerto por prova (questões) 2 Peso 1 2 1 1 1 1 Quantidade mínima de acerto por prova (questões) 2 Peso 2 1 1 1 1 1 Quantidade mínima de acerto por prova (questões) 2 Peso 1 1 1 1 2 1

Upload: trinhdang

Post on 11-Nov-2018

226 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: O anglo resolve O vestibular da ESPMangloresolve.cursoanglo.com.br/inc/Download.asp?NomeArq=Prova_542... · as estações do ano são bem definidas, ... política do período absolutista,

É trabalho pioneiro.Prestação de serviços com tradição de confiabilidade.Construtivo, procura colaborar com as Bancas Examinadorasem sua tarefa de não cometer injustiças.Didático, mais do que um simples gabarito, auxilia o estu-dante no processo de aprendizagem, graças a seu formato:reprodução de cada questão, seguida da resolução elaboradapelos professores do Anglo.No final, um comentário sobre as disciplinas.

Para seus cursos diurnos de Administração (200 vagas), Co-municação Social (250 vagas), Design (40 vagas) e RelaçõesInternacionais (100 vagas), a ESPM aplica, num exame com5 horas de duração, uma redação e 80 testes assim distri-buídos:

Para a redação é atribuída uma nota na escala de 0 a 10, compeso 2; portanto ela vale no máximo 20 pontos. O total pos-sível de pontos em toda a prova é 120, e para o curso deRelações Internacionais é de 110 pontos.

São motivos para eliminação do candidato:a) não atingir a pontuação mínima de 35 pontos, incluin-

do a redação;b) não atingir o mínimo de acertos por prova (vide tabela);c) não alcançar, na redação, nota mínima 2 (equivalente

a 4 pontos).

Oanglo

resolve

Ovestibular

da ESPM2007

ProvasComunicação/Expressão

Matemática

Atualidades

Inglês

História

Geografia

Questões20

20

10

10

10

10

AdministraçãoComunicação Social

e DesignRelações

InternacionaisQuantidade mínima

de acerto porprova (questões)

2

Peso

1

2

1

1

1

1

Quantidade mínimade acerto por

prova (questões)2

Peso

2

1

1

1

1

1

Quantidade mínimade acerto por

prova (questões)—

2

Peso

1

1

1

1

2

1

Page 2: O anglo resolve O vestibular da ESPMangloresolve.cursoanglo.com.br/inc/Download.asp?NomeArq=Prova_542... · as estações do ano são bem definidas, ... política do período absolutista,

2ESPM/2007 ANGLO VESTIBULARES

Tema 1:

“A onda verde e amarela chega ao Japão”

“A atratividade do consumidor japonês pelos produtos brasileiros vai muito além da ligação com o fute-bol e o carnaval, tendo hoje destaque na exportação de roupas, acessórios e alimentos.”

O Estado de S. Paulo — 18/09/06

PROPOSTA: Considerando o Japão uma das mais importantes economias da atualidade, que tem um consu-midor ávido por novidades e também um dos mais exigentes do mundo, elabore um texto disser-tativo que apresente uma discussão sobre os fatores que seriam responsáveis por essa atrativida-de.

Tema 2:

“Comunicação demais atrapalha”

“A maior parte das pessoas com acesso aos meios de comunicação tende a receber maior volume de infor-mações por diferentes meios, simultaneamente. Isto vai além do que realmente se consegue apreender e com-preender, o que pode ocasionar uma dispersão com conseqüente perda da efetividade nos estudos ou no tra-balho”.

O Estado de S. Paulo — 23/07/06

PROPOSTA: Elabore uma dissertação, argumentando em favor de um ponto de vista sobre a seguintequestão: “É possível conviver com o acúmulo de informações e multiplicidade de meios e aindaobter qualidade naquilo que se produz”?

• Escolha um dos temas acima e desenvolva uma dissertação com o mínimo de 20 linhas e o máximo de 30linhas, considerando-se letra de tamanho regular.

• Assinale o tema escolhido (1 ou 2) nos quadradinhos correspondentes (próxima página).• Dê um título sugestivo e criativo à sua redação.• Defenda ou refute as idéias apresentadas através de uma dissertação integrada, coerente, organizada e

estruturada. Fundamente suas idéias com argumentos, sem sair do tema. Aderência ao tema é um dos itensde avaliação.

• Importante: Não há uma resposta ou alternativa certa ou errada a ser encontrada. Não vamos julgar suasopiniões, mas sua capacidade de análise e argumentação.

Análise da proposta

O exame de Redação não fugiu ao formato já tradicional no vestibular da ESPM: foram apresentados doistemas explícitos, acompanhados de breves contextualizações, cabendo ao candidato optar por um deles pararedigir uma dissertação.

1 — Levando em conta o Japão como uma das mais importantes economias da atualidade, cujo consumidor é“ávido por novidades e também um dos mais exigentes do mundo”, o candidato deveria discutir quaisseriam os fatores responsáveis pela atratividade dos produtos brasileiros naquele mercado.

2 — Numa época caracterizada por muitos como “Sociedade da Informação”, pediu-se ao candidato que dis-cutisse se existe possibilidade de conviver com “o acúmulo de informações e multiplicidade de meios”,sem que haja dispersão e perda de efetividade nos estudos e no trabalho.

Era fundamental que, apreendida a questão posta em debate, o candidato estabelecesse muito claramenteuma opinião e selecionasse, em seu repertório cultural, dados que conferissem peso argumentativo ao seu texto.

OOORRR ÃÃÃEEE DDDAAAÇÇÇ

Page 3: O anglo resolve O vestibular da ESPMangloresolve.cursoanglo.com.br/inc/Download.asp?NomeArq=Prova_542... · as estações do ano são bem definidas, ... política do período absolutista,

Tema 1 — Encaminhamentos possíveisPara discutir quais são os fatores responsáveis pela atratividade dos produtos brasileiros no mercado

japonês, o enunciador deveria se valer de seu repertório cultural (conhecimentos de Geopolítica e de Históriae informações veiculadas pelos meios de comunicação), para desenvolver, por exemplo, as seguintes noções:

• o processo de ocidentalização vivenciado pelos japoneses leva à abertura do mercado consumidor,favorecendo a entrada de produtos estrangeiros, entre os quais aqueles produzidos no Brasil;

• a quantidade de brasileiros que migraram para o Japão constitui um significativo mercado para nossosprodutos;

• os meios de comunicação de massa, no contexto globalizado, deram maior visibilidade à diversidadebrasileira, possibilitando assim o contato do mercado japonês com a nossa cultura e o interesse por ela;

• como a proposta destaca “roupas, acessórios e alimentos”, o enunciador poderia considerar que no Japãoas estações do ano são bem definidas, ou seja, as próprias condições climáticas aproximam o mercadojaponês de nossos produtos.

Tema 2 — Encaminhamentos possíveisPara responder à questão proposta — É possível conviver com acúmulo de informações e multiplicidade

de meios e ainda obter qualidade naquilo que se produz? —, o enunciador poderia levantar, entre outras, asseguintes questões:

• no mundo globalizado, a busca desenfreada pela informação traz consigo o risco de uma assimilaçãofragmentada e superficial da realidade;

• sobretudo nas grandes cidades brasileiras, a necessidade de estar “antenado” e a impossibilidade de absor-ver todas as informações disponíveis podem comprometer a saúde física e emocional do indivíduo e, conse-qüentemente, a sua produtividade;

• a disponibilidade de variadas informações contribui para o enriquecimento pessoal e profissional do indiví-duo, uma vez que um repertório cultural diversificado potencializa a tomada de decisões ante as situações-problema de nossa complexa realidade.

3ESPM/2007 ANGLO VESTIBULARES

Page 4: O anglo resolve O vestibular da ESPMangloresolve.cursoanglo.com.br/inc/Download.asp?NomeArq=Prova_542... · as estações do ano são bem definidas, ... política do período absolutista,

4ESPM/2007 ANGLO VESTIBULARES

Sobre a Grécia Antiga, observe as afirmações abaixo e assinale as corretas:

I. Esparta era uma polis localizada na península do Peloponeso, na planície da Ática e, seguindo a trajetóriade Atenas, acabou alcançando a democracia.

II. Atenas era uma polis em que a democracia foi instituída pelas reformas de Clístenes, que garantiram a par-ticipação de todos os cidadãos atenienses, estando excluídos os estrangeiros, os escravos e as mulheres.

III. A “idade de ouro” de Atenas, quando a cidade viveu o seu auge econômico, militar, político e culturalocorreu sob o governo de Clístenes, em que foi estabelecida a mistoforia, o que possibilitou maior partici-pação popular na democracia.

IV. Com as Guerras Médicas surgiu a Confederação de Delos, uma união militar das cidades-Estado gregas, quesob a liderança ateniense derrotou os persas.

a) I e II.b) III e IV.c) I e IV.d) II e III.e) II e IV.

São duas as afirmações incorretas: a que sugere que a cidade de Esparta alcançou a democracia (I); e a quecita Clístenes como governante de Atenas durante seu apogeu — na verdade, o governante foi Péricles (III).

Resposta: e

A obra pode ser considerada autêntica tradição muçulmana formada pelo conjunto das tradições ou narrati-vas orais fragmentadas chamadas “hadiths”. Apresenta os comportamentos do profeta, as maneiras que tinhade comer, de beber, de se vestir, de cumprir os seus deveres religiosos, de lidar com os crentes e os infiéis.

(Anne-Marie Delcambre. Maomé: a palavra de Alá)

O enunciado deve ser relacionado com:a) Alcorão.b) Rubbayat.c) Suna.d) Zend Avesta.e) Torá.

De fato, Suna é uma obra que reúne dizeres, provérbios, costumes e atitudes do profeta Maomé, o criador doislamismo. Os muçulmanos “sunitas” atribuem — ao contrário dos “xiitas” — um valor sagrado à obra.

Resposta: c

Resolução

Questão 2▼▼

Resolução

Questão 1▼▼

AAAIIISSSIIIHHH RRRÓÓÓTTT

Page 5: O anglo resolve O vestibular da ESPMangloresolve.cursoanglo.com.br/inc/Download.asp?NomeArq=Prova_542... · as estações do ano são bem definidas, ... política do período absolutista,

”Na Idade Moderna, os intelectuais, sobrepujando a mentalidade medieval, criaram uma ideologia políticatípica do período, legitimando o absolutismo.”

(Cláudio Vicentino. História Geral)

Assinale entre as alternativas a seguir aquela que apresenta um dos pensadores que se destacaram na teoriapolítica do período absolutista, bem como a obra em que trata do assunto.a) Thomas Morus, que escreveu “Utopia”.b) John Locke, que escreveu “Segundo Tratado do Governo Civil”.c) Charles Fourier, que escreveu “O Novo Mundo Industrial”.d) Jacques Bossuet, autor da obra “Política Segundo a Sagrada Escritura”.e) Barão de Montesquieu, autor da obra “O Espírito das Leis”.

Jacques Bossuet, autor da obra Política Segundo a Sagrada Escritura, sustentou a legitimidade do governo mo-nárquico absolutista pelo “direito divino dos reis”. Assim, o poder real, como o de Deus, passou ser conside-rado incontestável.

Resposta: d

Quem foi Calabar? Para uns, um patriota; para outros, um desertor; para muitos, traidor.Dele, com certeza, só se pode dizer: covarde não era. Era um bravo, um forte, um hábil guerrilheiro, um mula-to de talento.

(Celso Cunha Jr. In: Francisco de Assis Silva e Pedro Ivo de Assis Bastos. História do Brasil)

A figura de Domingos Fernandes Calabar deve ser relacionada à seguinte passagem da História do Brasil:a) Invasão francesa ao Maranhão.b) Segunda Invasão dos holandeses ao Nordeste.c) Guerra da Cisplatina.d) Guerra do Paraguai.e) Guerra de Canudos.

Em 1630 os holandeses invadiram pela 2ª vez o Nordeste brasileiro por causa do embargo ao comércioaçucareiro decretado pelos espanhóis. As ações militares entre brasileiros e holandeses estavam equilibradasaté a entrada de Domingos Fernandes Calabar na luta, que passou para o lado holandês, auxiliando-os natomada da região. Em 1635 o governador de Pernambuco, Matias de Albuquerque, prendeu e executouCalabar como traidor. Os holandeses permaneceram no nordeste brasileiro até 1654.

Resposta: b

A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão terá grande repercussão no mundo inteiro. O documentoé um manifesto contra a sociedade hierárquica de privilégios nobres, mas não um manifesto a favor de umasociedade democrática e igualitária. A propriedade privada era um direito natural, sagrado, inalienável e invi-olável.

(Eric Hobsbawm. A Era das Revoluções)

A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão foi elaborada na:a) Revolução Francesa, em sua fase da Assembléia Nacional.b) Revolução Francesa, em sua fase da Convenção Nacional.c) Independência dos Estados Unidos.d) Revolução Puritana na Inglaterra.e) Revolução Gloriosa na Inglaterra.

Questão 5▼▼

Resolução

Questão 4▼▼

Resolução

Questão 3▼▼

5ESPM/2007 ANGLO VESTIBULARES

Page 6: O anglo resolve O vestibular da ESPMangloresolve.cursoanglo.com.br/inc/Download.asp?NomeArq=Prova_542... · as estações do ano são bem definidas, ... política do período absolutista,

A declaração dos direitos do homem e do cidadão é considerada a principal obra da Revolução burguesa porgarantir o direito de propriedade e a liberdade econômica. Foi criada em agosto de 1789, logo após a quedada Bastilha, símbolo do Antigo Regime.

Resposta: a

Tendo atuado como advogado e jornalista, colaborou em vários jornais abolicionistas, satíricos, literários epolíticos. Dedicou-se a defender escravos nas Cortes de Justiça e freqüentemente ocultou em sua casa escravosfugidos, a quem ajudava a escapar à perseguição de seus senhores. Já em 1870 argumentava, em defesa deum escravo que matara seu senhor, que todo escravo que mata o senhor, o mata em legítima defesa.

(Emília Viotti da Costa. A Abolição)

O texto deve ser relacionado a um dos abolicionistas brasileiros abaixo:a) André Rebouças.b) Joaquim Nabuco.c) Luiz Gama.d) José Bento.e) José do Patrocínio.

Luiz Gonzaga Pinto da Gama, nascido em Salvador em 1830, filho de uma africana e um português, tornou--se uma das principais lideranças abolicionistas que o Brasil conheceu.Atuando em São Paulo tanto como jornalista como advogado, garantiu a libertação de vários escravosdaquela província.

Resposta: c

Leia o trecho:Pela mesma razão que desde nosso primeiro comunicado nos identificamos como montoneros não acre-

ditamos que as lutas populares começaram conosco, mas nos sentimos parte de uma síntese de um processohistórico que começa 160 anos atrás e que, com seus avanços e retrocessos, dá um definitivo salto à frente apartir de 17 de outubro de 1945. Ao longo desse processo histórico se desenvolveram no país duas grandescorrentes políticas: por um lado, a da oligarquia liberal, claramente antinacional e entreguista; por outro, ado povo, identificada com a defesa de seus interesses, que são os interesses da nação, contra as investidasimperialistas de cada circunstância histórica.

(Beatriz Sarlo. A Paixão e a Exceção)

O trecho do documento apresentado está relacionado ao seguinte país:a) Uruguai.b) Paraguai.c) Chile.d) Argentina.e) Peru.

Os montoneros formaram um grupo terrorista argentino surgido em 1970, que abraçou o peronismo deesquerda e chegou a atuar junto ao Exército Revolucionário do Povo (ERP), outra organização de esquerda.Esses grupos eram combatidos pelas oligarquias aliadas ao imperialismo e aos setores conservadores do exér-cito. Em 1976 a extrema direita deu um golpe militar que destituiu a presidenta Isabelita Perón e implantouuma ditadura militar no país.

Resposta: d

Resolução

Questão 7▼▼

Resolução

Questão 6▼▼Resolução

6ESPM/2007 ANGLO VESTIBULARES

Page 7: O anglo resolve O vestibular da ESPMangloresolve.cursoanglo.com.br/inc/Download.asp?NomeArq=Prova_542... · as estações do ano são bem definidas, ... política do período absolutista,

Depois de um cerco de um mês, com a cidade faminta e os jagunços sem munição, Floro Bartolomeu entendeque, como no ditado, ‘A melhor defesa seria o ataque‘. Munidos pela força espiritual do Padim Ciço, o qualachavam que lhes fecharia o corpo contra as investidas do inimigo, os jagunços, cangaceiros, sertanejos inves-tiram contra o inimigo.Em 24 de fevereiro de 1914, cai a cidade do Crato; no dia 27, Barbalha. O major Ladislau, chefe dos rabelistasteria dito nesta ocasião: ‘Camaradas, é triste confessar, mas o Padre Cícero é quem ganha. É o caso de dizer:Deus é grande, o Padre Cícero é o maior, mas o mato ainda é maior que os dois reunidos. Cada um que cuidede si e que ganhe a capoeira...‘

(Daniel H. de Medeiros. Padre Cícero, O Santo do Povo)

O conteúdo tratado no texto deve ser relacionado respectivamente a um fato da história da República Velhano Brasil e uma política praticada pelo presidente da República naquele momento:a) Guerra de Canudos e Jacobinismo Florianista.b) Revolta de Juazeiro e Política das Salvações.c) Revolta da Chibata e Tenentismo.d) Revolta da Vacina e Política de Saneamento.e) Guerra do Contestado e Política do Coronelismo.

No contexto da “política das salvações”, posta em prática durante o governo de Hermes da Fonseca (1910-1914), a família Acioli, que controlava há muitos anos o governo cearense, foi afastada do poder, e o coronelFranco Rabelo, apoiado pelo governo federal, elegeu-se governador do Ceará. Ocorreu então, em 1914, achamada revolta de Juazeiro, liderada por Floro Bartolomeu e apoiada pelo padre Cícero. Os rebeldesderrotaram as tropas estaduais, cercaram Fortaleza e obrigaram Franco Rabelo a renunciar, abrindo caminhopara a volta dos Acioli ao poder.

Resposta: b

Com a volta dos militares aos quartéis e a redemocratização do Brasil, o presidente José Sarney convocou umaAssembléia Nacional Constituinte, que foi eleita em novembro de 1986. Em 5 de outubro de 1988 foi pro-mulgada aquela que ficou conhecida por “Constituição Cidadã”.Assinale entre as alternativas aquela que apresente novidades incorporadas ao texto constitucional brasileiroem 1988:a) Ampliação da cidadania com a extensão do direito de voto aos analfabetos; criação do “hábeas data” que

permite ao cidadão obter informações relativas à sua pessoa, constantes de registros oficiais.b) Ampliação da cidadania com a extensão do direito de voto aos maiores de 16 anos — voto facultativo; fim

da unicidade sindical.c) Fim da unicidade sindical; obrigação das empresas estrangeiras manterem no mínimo 2/3 de empregados

brasileiros.d) Instituição da reeleição para a presidência da república e mandato presidencial de cinco anos.e) Voto universal obrigatório para maiores de 18 anos (exceto analfabetos, soldados e cabos); o direito do

presidente baixar decretos com força de lei.

O direito de voto aos analfabetos foi definido pela Emenda Constitucional de 10 de maio de 1985, que tam-bém determinava eleições diretas para prefeito de capitais e de cidades de segurança nacional. Posteriormen-te o direito de voto aos analfabetos foi incorporado à Constituição de 1988.Além disso, esse texto constitucional criou o “habeas data” que dá direito ao cidadão de ter acesso às infor-mações que os registros oficiais possuem a seu respeito.

Resposta: a

Resolução

Questão 9▼▼

Resolução

Questão 8▼▼

7ESPM/2007 ANGLO VESTIBULARES

Page 8: O anglo resolve O vestibular da ESPMangloresolve.cursoanglo.com.br/inc/Download.asp?NomeArq=Prova_542... · as estações do ano são bem definidas, ... política do período absolutista,

Matéria do diário britânico The Guardian, do dia 19/10/2006, citando autoridades antiterrorismo comenta queo Reino Unido se tornou o maior alvo para a Al Qaeda, que realizaria atentados para promover perdas de vi-das e embaraço às autoridades. O jornal afirma que as ligações tradicionais entre o Reino Unido e o Paquistãotornam o primeiro um alvo fácil, já que milhares de pessoas viajam entre os dois países anualmente,dificultando o monitoramento de suspeitos pelas autoridades inglesas.

(Folha de S.Paulo, 23/10/2006)

Sobre as ligações tradicionais entre o Reino Unido e o Paquistão, a que o enunciado faz referência, podemosafirmar que:a) O Paquistão foi vítima do imperialismo inglês, mas obteve a independência em meio ao movimento de des-

colonização ocorrido no século XIX.b) O Paquistão foi vítima do imperialismo inglês, mas obteve sua independência por decisão da Conferência

de Berlim de 1885, reunião comprometida com o movimento de descolonização.c) O Paquistão foi vítima do imperialismo inglês, mas obteve sua independência por decisão dos tratados fir-

mados após a I Guerra Mundial.d) O Paquistão foi vítima do imperialismo inglês, mas obteve sua independência após a Conferência de

Bandung de 1955, quando surgiram dois estados soberanos: União Indiana e Paquistão.e) O Paquistão foi vítima do imperialismo inglês, mas obteve sua independência em 1947, quando surgiram

dois estados soberanos: a União Indiana (com maioria hinduísta) e o Paquistão (com maioria muçulmana).

A Índia conseguiu sua independência em relação ao Império Britânico em 1947, no auge das lutasanticolonialistas que agitavam o país desde o século XIX. Sob a liderança do advogado hindu MohondasGandhi, o movimento nacionalista ganhou força e obteve a emancipação, porém não conseguiu evitar ofracionamento religioso do país: no mesmo ano de 1947, líderes muçulmanos indianos decidiram formar nonorte do país um Estado independente, o Paquistão.

Resposta: e

Resolução

Questão 10▼▼

8ESPM/2007 ANGLO VESTIBULARES

Page 9: O anglo resolve O vestibular da ESPMangloresolve.cursoanglo.com.br/inc/Download.asp?NomeArq=Prova_542... · as estações do ano são bem definidas, ... política do período absolutista,

Observe o texto:Somos a maior ‘nação solar‘ do planeta Terra. Nenhum outro país detém tanta água doce — a contra-

partida da energia solar para a formação dos hidratos de carbono, ou seja, da biomassa.(O poder dos trópicos, G.F. Vasconcellos e J.W. Bautista Vidal, 1998)

Considerando a realidade geográfica brasileira e o texto, podemos afirmar que:a) O ângulo de inclinação astronômico do território brasileiro entre o Equador e o Trópico de Câncer confir-

ma a afirmação de maior nação solar.b) A maior reserva hídrica brasileira encontra-se junto à Bacia do São Francisco.c) Assemelham-se ao Brasil em índice hídrico per capita, apenas, Rússia, Canadá e Holanda.d) Cana-de-açúcar e o biodiesel como óleo de soja e a mamona, são exemplos de biomassa citada pelo autor.e) O melhor conhecimento do Aqüífero Guarani, localizado na Amazônia, tornou o Brasil o país de maior

potencial e produtividade agrícola do mundo.

Com 92% do território localizado na zona intertropical, o Brasil tem na sua posição geográfica um fatorfundamental para os interesses econômicos do século XXI.Como conseqüência desta localização, somos a nação que mais recebe irradiação solar, além de determos amaior potabilidade da Terra.Tais fatores favorecem o plantio de determinadas culturas, como a cana-de-açúcar, a soja e a mamona,produtos utilizados como fonte de energia na categoria de biomassa, parcela que vem ganhando espaçodentro da matriz energética do país.Resposta: d

O mapa a seguir demonstra:

a) A marcha da industrialização brasileira. d) As frentes pioneiras da agricultura brasileira.b) Fluxo de migrações no século XX. e) A nova expansão industrial do século XX.c) Extrativismo mineral.

OceanoAtlântico

Equador

OceanoAtlântico

OceanoPacífico

AM

AC ROMT

RR AP

PA MA

TOPI

CE RNPBPE

ALSE

BA

ES

RJSPPR

SC

RS

Maria Helena Simielli. Geoatlas. São Paulo: Ática, 2000

DF

MS

GO MG

Questão 12▼▼

Resolução

Questão 11▼▼

9ESPM/2007 ANGLO VESTIBULARES

AAARRR AAAIIIOOO FFFGGGEEEGGG

Page 10: O anglo resolve O vestibular da ESPMangloresolve.cursoanglo.com.br/inc/Download.asp?NomeArq=Prova_542... · as estações do ano são bem definidas, ... política do período absolutista,

O mapa mostra os principais fluxos migratórios que ocorreram no século XX, são eles:• do Nordeste para a região Norte (devido à implantação de importantes projetos minerais, industriais e

agrários), o Sudeste (devido à expansão urbano-industrial);• do Sul e do Sudeste para o Centro-Oeste, devido à expansão das atividades agrárias que se desenvolvem

nessa região, especialmente nas áreas de implantação das frentes pioneiras.Resposta: b

Observe os dados da tabela a seguir:%

De acordo com a tabela e seus conhecimentos, assinale a alternativa que encerra corretamente a correspon-dência dos países:a) I Japão — II Rússia d) I Suécia — II Suíçab) II Austrália — V Alemanha e) II Japão — V Brasilc) III Brasil — IV Estados Unidos

Considerando-se os principais aspectos que influenciam na determinação da relação custo-benefício notransporte de carga (como a distância a ser percorrida, a capacidade de carga e o consumo necessário deenergia), os modais ferroviário e hidroviário são, de forma geral, os de maior viabilidade econômica.Por isso, o sistema ferroviário é o dominante na maior parte dos países (especialmente nos de grande extensãoterritorial), seguido do hidroviário. Por último vem o sistema rodoviário, o de menor viabilidade econômicaentre os três. O Brasil é uma das poucas exceções no globo em que o modal rodoviário é o dominante, o quese deve, em grande parte, à história política e econômica de meados da década de 1950 (implantação daindústria automobilística no país). O Japão, pela sua insularidade, utiliza em maior escala o modal hidroviárioe depois o ferroviário.Resposta: e

A exploração do subsolo exige conhecimentos da estrutura da terra e da organização geoeconômica do território.

Equador

Trópico deCapricórnio

(Adaptado de Ciência do Espaço, 1998)

Oceano Atlântico

Questão 14▼▼

Resolução

Questão 13▼▼Resolução

10ESPM/2007 ANGLO VESTIBULARES

Transporte I II III IV VRodoviário 18 20 25 28 70Ferroviário 53 38 50 55 20Hidroviário 29 42 25 17 10

Page 11: O anglo resolve O vestibular da ESPMangloresolve.cursoanglo.com.br/inc/Download.asp?NomeArq=Prova_542... · as estações do ano são bem definidas, ... política do período absolutista,

Desta forma, os recursos cartografados no mapa anterior estão relacionados à exploração de:

a) Ouro e prata em terrenos do cenozóico.b) Petróleo e carvão em bacias sedimentares.c) Urânio e Manganês em terrenos quaternários.d) Ferro e manganês em escudos cristalinos.e) Bauxita e cassiterita em bacias sedimentares.

Os recursos cartografados no mapa são o ferro e o manganês, produzidos no Brasil, principalmente, noquadrilátero central, em Minas Gerais; na Serra dos Carajás, no Pará; e na Serra do Navio, no Amapá. O mapadestacou também as reservas do Maciço do Urucum, no Pantanal Matogrossense, e as jazidas baianas.

Resposta: d

Observe os conceitos urbanos abaixo e indique a alternativa que apresenta a definição e o exemplo corretos:

a) Macrocefalismo — planejamento urbano adequado. Exemplo: Tóquio.b) Metrópole — conjunto de municípios que se aglomeram em torno de outro principal. Exemplo: Londrina.c) Megalópole — fusão de metrópoles. Exemplo: Washington-Boston.d) Conurbação — distanciamento repulsivo entre dois municípios ou mais. Campinas-São Paulo.e) Cidade global — cidade com capacidade de polarização internacional. Exemplo: Santiago.

O termo megalópole, do grego mega (grande), designa uma região de dominação, controle e homogenei-zação cultural e econômica. Reúne e agrupa um conjunto de cidades de diversos tamanhos organizadas emtorno de uma metrópole, fenômeno conhecido como conurbação.A conurbação de duas ou mais metrópoles constitui um espaço geográfico diferente, com intensa e constantecirculação econômica, de serviços e pessoas, além de boa infra-estrutura, com comunicações, transportes e sa-neamento básico desenvolvidos.

Resposta: c

Observe a matéria que aborda a produção de borracha no Brasil:

“Tem melhor investimento que esse? Cotação de borracha chegou aR$3,7 mil tonelada e sua produção já emprega 20 mil pessoas…

O economista Daniel Bampa Netto, caminha lentamente entre as fileiras de árvores aspirando com gostoo ar fresco e viscoso que, de gota em gota, vai enchendo pequenos baldes atados ao caule.

As novas cotações deixam o setor cada vez mais longe do seu pior momento, há 4 anos, quando a tonela-da de borracha valia US$500,00.

(O Estado de S. Paulo — Outubro/2006)

A matéria faz referência ao novo ciclo da borracha brasileiro, que está com produção e preço em alta.Atualmente, o maior produtor brasileiro de borracha é:

a) São Paulo.b) Amazonas.c) Pará.d) Acre.e) Rondônia.

Questão 16▼▼

Resolução

Questão 15▼▼

Resolução

11ESPM/2007 ANGLO VESTIBULARES

Page 12: O anglo resolve O vestibular da ESPMangloresolve.cursoanglo.com.br/inc/Download.asp?NomeArq=Prova_542... · as estações do ano são bem definidas, ... política do período absolutista,

A produção de borracha natural do Brasil é feita de duas maneiras: por meio do extrativismo e do plantio.O texto trata da produção por meio do plantio, o que fica evidenciado pela frase “… fileiras de árvores…”.São Paulo é o estado com a maior produção plantada. Esta encontra-se em ascenção e emprega cada vez maismão-de-obra.

Resposta: a

Após anos de violência, a Sérvia assistirá em dezembro de 2006 ao plebiscito na região para decidir sobre ofuturo da soberania do sul. No momento, a região está sob intervenção da Otan. A Albânia, interessada dire-ta na questão, acompanha de perto o pleito.A região em questão é:a) Bósnia Herzegóvina.b) Montenegro.c) Krajina.d) Voivodina.e) Kosovo.

A atual Sérvia, recém-separada de Montenegro, surgiu com o desaparecimento da Iugoslávia no início dosanos 1990.A complexidade étnico-religiosa da região provocou inúmeros conflitos, como o da Bósnia, e uma série demovimentos separatistas, entre eles o do Kosovo, cuja população de origem étnica albanesa reivindicaautonomia plena em relação à Sérvia, o que será decidido em plebiscito em dezembro de 2006.

Resposta: e

Observe o texto que aborda a recente crise no Líbano:

Como ensina a Geografia Política, entregar território significa derrota política; ao vencedor, as terras (enão as batatas). Acossado internamente e assistindo a uma possível conexão xiita Irã-Hezbollah, via Síria, Israeltratou de agir.

(Carta Capital na Escola, setembro, 2006.)

Sobre o cenário geopolítico do Oriente Médio abordado pela matéria, podemos inferir que:a) O grupo Hezbollah reivindica a devolução das Colinas de Golan ao Líbano, ocupadas por Israel desde a

Guerra dos Seis Dias, em 1973.b) A conexão religiosa mencionada no texto, envolve o Irã, Líbano e a Síria, três países de maioria xiita.c) O Hezbollah é produto da ocupação israelense no sul do Líbano em 1982 e atua na região com freqüentes

ataques à Israel.d) Ao lado do Hammas, o Hezbollah é um grupo palestino que tem sua base na Faixa de Gaza.e) A partir da Cisjordânia, o Hezbollah faz incursões a Israel e reivindica a devolução dessa importante e fér-

til região.

O grupo radical islâmico Hezbollah surgiu em meio à invasão israelense no sul do Líbano em 1982. Inspiradoe financiado pelo regime xiita iraniano e mais recentemente apoiado pelo governo sírio, o Hezbollah tem sidoacusado de freqüentes ataques a Israel, motivando (segundo as autoridades israelenses) a recente invasão noLíbano.

Resposta: c

Resolução

Questão 18▼▼

Resolução

Questão 17▼▼Resolução

12ESPM/2007 ANGLO VESTIBULARES

Page 13: O anglo resolve O vestibular da ESPMangloresolve.cursoanglo.com.br/inc/Download.asp?NomeArq=Prova_542... · as estações do ano são bem definidas, ... política do período absolutista,

Observe a imagem e o mapa:

Sobre a atual conjuntura africana, indique a alternativa mais pertinente:a) A razão pelo quadro generalizado de fome deve-se ao hostil quadro natural do continente.b) O traçado das fronteiras, herdado do período colonial, é um dos fatores responsáveis pelos conflitos que

abatem o continente e agravam a miséria.c) O retorno dos escravos liberianos da América provocou o atual cenário beligerante e socialmente degra-

dante na África.d) A inserção da África na globalização nos anos 1990 agravou o quadro social e econômico do continente,

uma vez que, até então, o continente estava isento dos violentos conflitos vigentes nos dias atuais.e) O pleno esgotamento das riquezas minerais africanas, verificado nos dias atuais, fez com que as potências

se desinteressassem do continente, motivo que agravou o quadro socio-econômico nos países da ÁfricaSubsaariana.

Apesar da enorme riqueza natural da África, sua atual conjuntura é considerada grave. Os problemas sociais,políticos e econômicos, que ocorrem principalmente ao sul do deserto do Saara, colocam boa parte dos paísesdo continente entre os de pior IDH (índice de desenvolvimento humano) do mundo.A maior causa associada a essa situação é o processo de colonização imposto pelos europeus entre o final doséculo XIX e a primeira metade do século XX: as fronteiras artificiais traçadas então, de acordo com osinteresses econômicos dos colonizadores, não foram alteradas pelo processo de independência e até hojeprovocam conflitos étnicos e religiosos no continente.Resposta: b

Resolução

Áfricado Sul

NamíbiaBorsuana

ZimbábueM

oçam

biqu

e

ZâmbiaAngola

Mad

agas

car

Tanzânia

Can

al d

e M

oçam

biqu

e

R. D. Congo BurundiRuanda

QuêniaUganda Som

ália

Etiópia

DjiboutiSudão

RepúblicaCentro-africana

Chade

EgitoLíbia

Tun

ísia

ArgéliaM

arro

cos

Saar

aO

cide

ntal

MauritâniaMali

SenegalBonjul

Guiné

Níger

Nigéria

CamarõesG

abão

R. P .Congo

GuinéEquatorial

Tog

oB

enin

Gana

Burkina

Costado

MarfimLibériaSerraLeoa

GuinéBissau

Cabo da BoaEsperança

IlhasCanárias

Tenerife

Madeira(Port)

Eritréia

Questão 19▼▼

13ESPM/2007 ANGLO VESTIBULARES

Page 14: O anglo resolve O vestibular da ESPMangloresolve.cursoanglo.com.br/inc/Download.asp?NomeArq=Prova_542... · as estações do ano são bem definidas, ... política do período absolutista,

Sobre a região cartografada abaixo é correto afirmar:

a) As disputas pelo controle da rota dos oleodutos na zona caspiana têm envolvido a União Européia, Rússiae Estados Unidos.

b) Essa zona do Oriente Médio tem no Golfo Pérsico um foco de tensão envolvendo o Irã e o Iraque.c) O mapa acima mostra a Traceca, uma rede viária norte-sul na Ásia Central patrocinada pela China.d) O mapa acima está cartografando todos os novos países da União Européia.e) A região cartografada é o Curdistão, área reivindicada pelos curdos junto à Armênia.

O mapa retrata áreas de ocorrência e produção de petróleo, na Ásia Central e Ocidental. Nessas regiões cons-tatamos que grande parte da produção é destinada para o mercado externo e escoada, entre outras formas,por meio de oleodutos. Isso implica constantes disputas por parte das grandes potências, dependentes do pe-tróleo da região, pelo controle das rotas dos oleodutos. Entre essas potências destacam-se países da União Eu-ropéia e os Estados Unidos. No caso da Rússia — um dos maiores exportadores de petróleo do mundo —, o in-teresse estaria em manter o seu controle sobre o fluxo desse produto para os países da Europa Oriental e Me-ridional.

Resposta: a

Resolução

0 500 km

POLÔNIA

ESLOVÁQUIA

HUNGRIA

CROÁCIA

ROMÊNIA

UCRÂNIA

SÉRVIA

MONTENEGRO

BÓSNIA-HERZEGOVINA

IUGOSLÁVIA

MarAdriático

MarJônico

ALBÂNIA

MACEDÔNIA

GRÉCIA

BULGÁRIA

RÚSSIA

OSSÉTIADO SUL

MarNegro

Criméia

Marde Azow

TURQUIAEstreito

de Dardanelos

Estreitode Bósfero

MarMediterrâneo

LÍBANO

SÍRIA

IRAQUE

IRÃ

MarCáspio

TURCOMENISTÃO

UZBEQUISTÃO

LagoAral

CASAQUISTÃO

GEÓRGIAABKNAZIE

ARMÊNIAAZERBAIDJÃO

CHETCHÊNIA

Kiev Kharkov

DradgroltrovskLisichansk

Donustsk

Chisinau

Bucarest

Sófia

Skopple

Tirana

Aulona

Atenas

Alexandropolis

Ankara Kirkagac

Istambul

Sasman

Erzirum

Cuyhan

Yumurtala

Midyat

Erewan

Neshchenan

Tbilisi

Makhaschkala

Komsomolsk

Stavrapol

Rostov

Astrakhan

Aklaw

Izmit

Izmit

Mersin

Banyas

Tripoli Homs

Bourges

Bap

Bagdad Bassora

Abudan

Isfahan

Teerã

Transportepor navios-cisternas

Odessa

Khorion

Kromontchoug

Volgograd

Tenguiz

Karazhanbas

Dunga

Turksnonbashi

Tsbriz

KirkukCHIPRE

MarEgeu

KrasnadorNovoroesiat

Grozity

Baku

refinarias

principais campos petrolíferos

principais oleodutos existentes

oleodutos existentes,atualmente em construção

projetos de oleodutos propostos por:RússiaTurquia

Irã

(adaptado de Le Monde Diplomatique, 1998)

Volga

ITÁLIA

MOLDÁVIA

Tohorvtsk

Soupsa

RAUT-KARABACH

Questão 20▼▼

14ESPM/2007 ANGLO VESTIBULARES

Page 15: O anglo resolve O vestibular da ESPMangloresolve.cursoanglo.com.br/inc/Download.asp?NomeArq=Prova_542... · as estações do ano são bem definidas, ... política do período absolutista,

DOS USOS DO MORALISMO

LUÍS FERNANDO VERÍSSIMO

Espera-se honestidade e ética de qualquer governante ou pessoa pública — ou motorista, médico ou ma-nicure. Um comportamento moral generalizado é um requisito mínimo para a convivência, com ligeiros ajus-tes para a hipocrisia e a mentira social. Mas, como tudo na vida, o conceito de moral é relativo. Uma questãode perspectiva. Você pode viver no país mais imoral do mundo, nascer e viver em meio à injustiça mais obsce-na e à miséria mais pornográfica, sem se dar conta disso — e se escandalizar com cenas de sexo na TV. Aimoralidade endêmica brasileira nem exige que a gente viva em permanente estado de indignação, o que atéimpossibilitaria a vida, nem absolve imoralidades menores a ponto de nada nos indignar. Mas é um pano defundo contra o qual se estudam os usos e desusos, entre nós, do moralismo, essa outra coisa relativa quedepende da perspectiva.

O objetivo do moralismo não é, necessariamente, a moralidade. Como o colesterol, existe moralismo ruime moralismo bom, com efeitos diferentes no organismo nacional, com perdão da metáfora médica prolonga-da. O moralismo pode ser um mau conselheiro político. Já foi em muitos momentos da nossa história. Ajudoua eleger o Jânio Quadros, que iria varrer toda a sujeira deixada pelo governo do Juscelino, e cuja renúnciainaugurou um dos piores períodos da nossa vida institucional, culminando com o golpe militar de 64, que tam-bém nasceu do moralismo, ou da cooptação de valores cristãos ameaçados pelo demônio vermelho. Foi omoralismo que elegeu o Collor, para acabar com a pouca vergonha dos marajás do serviço público. O mo-ralismo mal usado tem um prontuário quase maior do que o da corrupção na História destes últimos 60 anos.

O bom moralismo é um traço reincidente e surpreendente no eleitorado de um país que gosta de se au-to-caracterizar como a terra do jeitinho e da malandragem. O pior moralismo é o oportunista, para uso deacordo com a conveniência política. O fato de as denúncias de corrupção do governo Lula não estarem, apa-rentemente, afetando o julgamento da maioria dos eleitores, sugere uma de duas coisas, dois pontos. Ou omoralismo já não tem o poder político que tinha nas nossas eleições (suspiros de alívio ou de decepção à von-tade), ou os eleitores declarados do Lula estão sabendo distinguir o moralismo de ocasião, cujo objetivo é tudomenos a moralidade, do moralismo legítimo. Ou, claro, estão votando contra a imoralidade maior.

(O Estado de S. Paulo, 07/09/2006)

O texto acima aborda, dentro de um tema bastante amplo e atual, diferentes assuntos. Das alternativas abai-xo, assinale aquela que não se sustenta em nenhum momento do texto:a) Dentro de um comportamento moral esperado há espaço para pequenas mentiras, ou “mentiras sociais”.b) “Moral” e “moralismo” são conceitualmente diferentes, mas igualmente relativos.c) “Moralismo” pode ser entendido como um uso social, por vezes equivocado, que se faz do conceito de “mo-

ral”.d) Não é esperada de um país que se reconheça na “malandragem” e no “jeitinho” a presença do “bom mo-

ralismo”.e) A “moralidade” esteve presente em muitos momentos da história brasileira, como nas eleições de Jânio

Quadros e Collor.

No texto, a eleição de Jânio Quadros e a de Collor são explicitamente atribuídas ao “moralismo ruim”,considerado pelo enunciador “um mau conselho político”. Tratar-se-ia de uma espécie de moralismo que nãotem como objetivo servir à moralidade, o que invalida a alternativa e.

Resposta: e

Resolução

Questão 21▼▼

15ESPM/2007 ANGLO VESTIBULARES

OOO NNNCCC MMM UUU CCCIII AAAÇÇÇÃÃÃOOO EEE EEEXXX EEEPPPRRR SSSSSSÃÃÃOOO

Page 16: O anglo resolve O vestibular da ESPMangloresolve.cursoanglo.com.br/inc/Download.asp?NomeArq=Prova_542... · as estações do ano são bem definidas, ... política do período absolutista,

Levando em consideração o último parágrafo do texto, é incorreto afirmar:a) Pode-se entender que os eleitores partidários de Lula não são influenciáveis pelo “mau moralismo”.b) “Bom moralismo” e “mau moralismo” são responsáveis pelos “suspiros de alívio” e “de decepção”, respecti-

vamente.c) Os eleitores partidários de Lula, ao elegerem-no governante, podem representar a “imoralidade maior”.d) Pode-se inferir que os partidários de Lula julgam as denúncias de corrupção a seu governo frutos do “mau

moralismo”.e) O fato de os partidários de Lula votarem contra a “imoralidade maior” não assegura a eleição da “moralidade”.

O último período do texto deixa claro que a opção por Lula poderia ser um voto contrário à “imoralidademaior”. Essa seria, segundo o ponto de vista adotado pelo enunciador, uma das hipóteses que justificaria oselevados percentuais de intenção de voto no então candidato Lula, apesar das denúncias de corrupção em seugoverno. Assim, é evidentemente incorreta a alternativa c.

Resposta: c

Você pode viver no país mais imoral do mundo, nascer e viver em meio à injustiça mais obscena e à misériamais pornográfica, sem se dar conta disso — e se escandalizar com cenas de sexo na TV.Um bom leitor, atento não só ao texto, mas a suas inferências, é capaz de identificar no excerto acima o con-ceito de moral que o enunciador do texto atribui ao povo brasileiro. Esse conceito também pode ser reconhe-cido na seguinte concepção, encontrada dentre as definições do verbete “moral” encontradas no dicionárioHouaiss (versão eletrônica), destacadas a seguir:a) concernente a ou próprio da moral; pertencente ao domínio do espírito do homem.b) orientado pela moral (fil); proveniente dos estudos filosóficos sobre a moral (fil).c) que denota bons costumes, boa conduta, segundo os preceitos socialmente estabelecidos pela sociedade ou

por determinado grupo social.d) que denota honestidade; correto.e) que ensina, educa; edificante.

O conceito de moral implícito no excerto reproduzido restringe-se ao patrulhamento de determinadascondutas individuais relacionadas, por exemplo, à sexualidade. Cenas de sexo na TV ferem os “bons costumes(…) estabelecidos pela sociedade ou por determinado grupo social”, tal como expressa a definição exposta naalternativa c.

Resposta: c

No 2º parágrafo do texto, o autor usa a expressão “metáfora médica prolongada”. Das alternativas abaixo,assinale a única que faz uso do mesmo tipo de relação semântica entre o jargão apresentado e o texto:a) “Da cooptação de valores cristãos”.b) “A imoralidade endêmica brasileira”.c) “Miséria mais pornográfica”.d) “Ameaçados pelo demônio vermelho.”e) “Varrer toda a sujeira deixada pelo governo”.

O adjetivo “endêmica” é derivado de endemia, termo usualmente empregado no jargão da medicina, as-sim definido pelo dicionário Houaiss, versão eletrônica: “doença infecciosa que ocorre habitualmente e comincidência significativa em dada população e/ou região”. A expressão “A imoralidade endêmica brasileira”,portanto, é um claro exemplo de emprego da metáfora médica.

Resposta: b

Resolução

Questão 24▼▼

Resolução

Questão 23▼▼

Resolução

Questão 22▼▼

16ESPM/2007 ANGLO VESTIBULARES

Page 17: O anglo resolve O vestibular da ESPMangloresolve.cursoanglo.com.br/inc/Download.asp?NomeArq=Prova_542... · as estações do ano são bem definidas, ... política do período absolutista,

Reescrevendo o trecho: “A imoralidade endêmica brasileira nem exige que a gente viva em permanente esta-do de indignação, o que até impossibilitaria a vida, nem absolve imoralidades menores ao ponto de nada nosindignar.”, assinale aquela que guarde maior proximidade com as idéias originais:a) A imoralidade endêmica brasileira sequer exige que a gente viva em permanente estado de indignação,

pois isso até impossibilitaria a vida, nem absolve imoralidades menores ao ponto de nada nos indignar.b) A imoralidade endêmica brasileira não exige que a gente viva em permanente estado de indignação, o que

até impossibilitaria a vida, mas absolve imoralidades menores ao ponto de nada nos indignar.c) A imoralidade endêmica brasileira não só não exige que a gente viva em permanente estado de indignação, o

que até impossibilitaria a vida, como também não absolve imoralidades menores ao ponto de nada nos indignar.d) A imoralidade endêmica brasileira não exige que a gente viva em permanente estado de indignação, cuja

impossibilidade de vida, nem absolve imoralidades menores ao ponto de nada nos indignar.e) Se por um lado a imoralidade endêmica brasileira nem exige que a gente viva em permanente estado de

indignação, o que até impossibilitaria a vida, por outro absolve imoralidades menores ao ponto de nadanos indignar.

A correlação estabelecida pelo par nem… nem… é adequadamente mantida por meio do par “não sónão…” / “como também não…”.

As demais alternativas introduzem elementos que descaracterizam o conteúdo veiculado pela frase departida, e até afirmam o contrário dela. Assim, temos “pois” (em a), “mas absolve” (em b), “cuja” (em d) e“por outro lado absolve” (em e).

Resposta: c

Há um recurso expressivo presente no título “Desvio de verbo” da charge acima, que consiste em um jogo depalavras de sons iguais ou semelhantes, mas significados distintos, causador, por vezes, de humor. Esse recur-so está presente em todas as alternativas abaixo, exceto:a) “Entrou por um ouvido e saiu pelo outro.”b) “Entrou muda e saiu planta.”c) “Ser canhoto é fácil, difícil é ser direito.”d) “A fita é virgem porque o gravador é estéreo”.e) “Meu gato morreu em miados do ano passado.”

Em b, o jogo se dá entre o adjetivo “muda” (que não fala) e o substantivo “muda” (termo de jardinagem).Em c, o jogo se dá entre “direito” como oposto a “esquerdo”, e “direito” com o sentido de honesto, honrado.Em d, o jogo se faz entre as palavras de som semelhante “estéreo” e “estéril”.Em e, temos a semelhança sonora de “miados” com “meados”.

Resposta: a

Resolução

ROUBAR

CONSTRUIR,ASFALTAR, OUVIR,

REFORMAR,MORALIZAR,

AJUDAR,FAZER,

PRODUZIR…

(Correio Popular, 09/09/2006)

Questão 26▼▼

Resolução

Questão 25▼▼

17ESPM/2007 ANGLO VESTIBULARES

Page 18: O anglo resolve O vestibular da ESPMangloresolve.cursoanglo.com.br/inc/Download.asp?NomeArq=Prova_542... · as estações do ano são bem definidas, ... política do período absolutista,

Observando ainda a relação entre forma e conteúdo da charge, é possível depreender-se que não há compro-metimento do político representado com sua plataforma eleitoral. Isso pode ser evidenciado pelo seguinte re-curso lingüístico:a) A enumeração de ações sem complemento verbal denunciando sua não realização.b) O uso das reticências sugerindo a falta de objetivo das promessas do candidato.c) O imperativo, típico da função apelativa, apontando para uma coerção eleitoral.d) O infinitivo impessoal ressaltando a ausência de um sujeito responsável pela ação.e) A sugestão gradativa e crescente dos verbos, culminando na forma “roubar”.

O fato de os verbos serem colocados no infinitivo impessoal realmente deixa fora do raio do significado oautor a quem se devem atribuir as ações enunciadas pelos verbos. Assim, a pessoa do político aparece sem ne-nhuma forma de comprometimento com a plataforma eleitoral exibida.

Resposta: d

Quanto à crítica estabelecida na charge pela mudança de atitude do político nela representado, pode-se dizerque corresponde à seguinte idéia retirada do texto “Dos Usos do Moralismo”, de Luís Fernando Veríssimo:a) “O objetivo do moralismo não é, necessariamente, a moralidade.”b) “Mas, como tudo na vida, o conceito de moral é relativo.”c) “O moralismo pode ser um mau conselheiro político.”d) “Ou, claro, estão votando contra a imoralidade maior.”e) “O pior moralismo é o oportunista, para uso de acordo com a conveniência política.”

A mudança de atitude do político está claramente relacionada com a passagem da condição de candidatopara a de deputado eleito. A essa mudança de condição corresponde uma mudança do conceito de moral,que, como tudo na vida, segundo o texto de “Dos Usos do Moralismo”, é relativo.

Resposta: b

Leitura isolada de manchetes de jornal pode gerar ambigüidade. Fenômeno este que acaba desfeito pelocontexto. Das frases abaixo, assinale aquela que não permite dupla leitura:a) “Integrantes de grupo ligado ao PCC são presos pela PF no sul do Estado do Rio”.b) “Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais prevê chuvas em supercomputador”.c) “A Coréia do Norte faz testes com míssil capaz de atingir navios no Mar do Japão”.d) “Papa condena adultério em missa”.e) “Criciúma punirá erro de português em anúncio com multa de até R$1.000”.

A única frase em que não se verifica ambigüidade é a da alternativa a. Nas demais, são possíveis as seguin-tes interpretações:b)Ou a previsão de chuva é feita no supercomputador, ou se prevê que choverá no supercomputador.c )Ou o míssil é capaz de atingir navios no Mar do Japão, ou os testes foram feitos no Mar do Japão.d)Ou a condenação do adultério foi realizada durante a missa, ou o Papa condenou o adultério cometido du-

rante a missa.e) Ou a punição será por erros de português cometidos em anúncios, ou os anúncios veicularão a punição.

Resposta: a

Resolução

Questão 29▼▼

Resolução

Questão 28▼▼

Resolução

Questão 27▼▼

18ESPM/2007 ANGLO VESTIBULARES

Page 19: O anglo resolve O vestibular da ESPMangloresolve.cursoanglo.com.br/inc/Download.asp?NomeArq=Prova_542... · as estações do ano são bem definidas, ... política do período absolutista,

Entre os usos devidos e indevidos, marque a opção em que o acento grave, indicador da crase, é de uso facul-tativo:a) EUA, Europa e Canadá levam China à OMC (Organização Mundial do Comércio).b) Disputa sobre tarifas de peças para automóveis leva países à pedir abertura de 1º painel no órgão contra o

país asiático.c) A China e o Ocidente estão à beira de uma guerra comercial, depois de levarem o tigre asiático a um tribu-

nal internacional.d) Regras chinesas impõem taxa de ‘veículos completos‘ à certas combinações de peças, aumentando as tarifas.e) A China afirma que as medidas se destinam à sua proteção, tanto do aspecto do consumidor quanto do das

taxas alfandegárias.

Nas alternativas b e d, ocorrem os seguintes erros no emprego do acento indicador de crase:b) “...leva países à pedir...” — não se usa o artigo definido “a” antes de verbo, por isso não se emprega o

acento grave.d) “... impõem taxa de ‘veículos completos’ à certas combinações...” — estando o “a” no singular, antes de

plural, constata-se que não há o artigo; além dessa razão, a expressão “certas combinações” tem sentidogenérico, o que evidencia também a falta do artigo “a”.Nas alternativas a e c, não há erro no emprego do acento indicador de crase, pois em:

a) “... levam China à OMC ...” — dá-se a fusão da preposição “a” (regida por “levam”) com o artigo “a”.c) “A China e o Ocidente estão à beira de uma guerra...” — emprega-se o acento grave nas locuções

prepositivas femininas.Somente em e a utilização do acento grave é facultativa, uma vez que o emprego do artigo definido

feminino antes de pronomes possessivos (“sua”) também é facultativo.

Resposta: e

Um dos grandes destaques da mídia em 2006 foi a cobertura da Copa do Mundo. Em decorrência disso, osanúncios publicitários exploraram sobremaneira a relação entre produtos e futebol, como na propagandaabaixo:

PROGRAMA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA BR

O BOM É QUE FUNCIONA ASSIM TAMBÉM NA PRÁTICA

(www.petrobras.com.br)

Questão 31▼▼

Resolução

Questão 30▼▼

19ESPM/2007 ANGLO VESTIBULARES

Page 20: O anglo resolve O vestibular da ESPMangloresolve.cursoanglo.com.br/inc/Download.asp?NomeArq=Prova_542... · as estações do ano são bem definidas, ... política do período absolutista,

A partir da leitura da propaganda e da relação entre imagem e texto, é possível dizer que (assinale o itemcujas palavras preencham corretamente as lacunas):

A melhor estratégia, no futebol, para um _________ chegar à meta poupando sua energia, seria_________. No entanto, o possível na teoria, na prática é inviável. De acordo com a propaganda, ocombustível fornecido pelo anunciante apresenta comportamento _________ futebol, já que nele ateoria é _________, resultando num uso eficaz e sem desperdício energético.a) anunciante; a utilização de um complexo e elaborado esquema tático; distinto do; impraticável.b) anunciante; o goleiro chutar diretamente contra o gol adversário e indefeso; semelhante ao; praticável.c) time; o goleiro chutar diretamente contra o gol adversário e indefeso; distinto do; praticável.d) time; a utilização de um complexo e elaborado esquema tático; distinto do; impraticável.e) time; o goleiro chutar diretamente contra o gol adversário e indefeso; semelhante ao; praticável.

O texto contrapõe o futebol ao combustível produzido pela Petrobras, apontando a diferença entre teoriae prática, no primeiro, e a coerência entre planejamento e concretização, no segundo.Resposta: c

As alternativas abaixo apresentam curiosidades do mundo futebolístico. Assinale aquela que melhor apresen-te uma personalidade, cuja distinção entre teoria e prática seja semelhante à da propaganda da questãoanterior no que se refere ao futebol.a) Em 1965, Gernan, o lateral do CSA de Alagoas, estava no melhor da sua forma. Ainda na concentração, sen-

tiu uma dor na barriga. Pode ser uma “indisposição e passa logo”. Aos 30 minutos do segundo tempo,Gernan voltou a sentir a mesma dor. Mas, aquela era a partida da sua vida ou da sua morte, continuoujogando. Feliz pela vitória do seu time, mas obrigado a ir ao Pronto Socorro, descobriu que tinha uma hér-nia e se não fosse operado em 48 horas, poderia morrer.

b) O jogo entre o favorito CSA e o Guarani do Poço se arrastou até quase o último minuto em zero a zero. Aos45 minutos do segundo tempo, uma bola é lançada na área do Guarani e o artilheiro do CSA de cabeça mar-cou o gol da vitória. Mas, a grande surpresa do jogo ainda estava por vir: o árbitro, que sempre foi torce-dor do CSA, apitou encerrando a partida e desmaiou com a energia à flor da pele.

c) Na partida oficial daquele campeonato, uma galinha fez o terceiro gol da Liga Católica, obrigando o golei-ro do Noroeste a engolir um verdadeiro frango. Numa cobrança de falta fora da área, a bola bateu com mui-ta energia numa galinha que atravessava o campo e entrou no lado oposto ao goleiro do Noroeste. Resul-tado: terceiro gol da Liga Católica, confirmado pelo juiz, recebido com gargalhadas pela torcida em geral.

d) Na Copa de 1958, antes de um jogo decisivo contra a União Soviética, o técnico da Seleção Brasileira, Vicen-te Feola, explicou a Mané Garrincha que este deveria, a partir do meio de campo, driblar o volante da equi-pe adversária, fintar os dois cabeças de área, chegar à linha de fundo e cruzar para Pelé fazer o gol da vitó-ria. Garrincha ouviu atentamente e na seqüência perguntou: “E o senhor já combinou com os russos?”.

e) Numa partida entre Brasil e Argentina na Copa de 1990, Branco, da seleção brasileira, repentinamente pas-sou mal. Após 15 anos, Maradona, ídolo argentino, veio a público desmistificar o imbróglio: quando o mas-sagista argentino entrou em campo, ofereceu uma garrafa para o brasileiro matar sua sede. Mas, não fezisso sem antes adicionar algumas gotas de sonífero, o que fez Branco perder suas energias e rodopiar nomeio do campo.

Constata-se a mesma distinção entre teoria e prática no texto da alternativa d. A pergunta de Garrinchasugere que a aplicabilidade, durante a partida, das táticas desenvolvidas pelo técnico Feola dependeria daconcordância dos adversários. Dessa forma, põe-se em destaque a distinção entre a teoria e a prática.Resposta: d

Em todas as opções abaixo, está presente uma figura de linguagem que trabalha a substituição de um vocábu-lo por outro numa relação de contigüidade ou abrangência, exceto em uma. Assinale-a:a) “Beba Brahma chopp” (propaganda).b) “Meu coração é um porta-aviões” (Humberto Gessinger).

Questão 33▼▼

Resolução

Questão 32▼▼

Resolução

20ESPM/2007 ANGLO VESTIBULARES

Page 21: O anglo resolve O vestibular da ESPMangloresolve.cursoanglo.com.br/inc/Download.asp?NomeArq=Prova_542... · as estações do ano são bem definidas, ... política do período absolutista,

c) “Você é forte / Dentes e músculos / Peitos e lábios” (Caetano Veloso).d) “Muitos políticos não lutam pelos ‘sem-teto‘, mas exigem o ‘auxílio-paletó‘”. (Folha de S.Paulo).e) “Planalto revê metas para expansão econômica”. (Folha de S.Paulo).

A figura de linguagem que trabalha a substituição de um vocábulo por outro numa relação decontigüidade ou abrangência é a metonímia. Em b temos metáfora, e não metonímia.

Em a, temos uma marca (Brahma) pelo produto; em c, temos partes do corpo (dentes, músculos, peitos,lábios) como componentes de um conjunto gerador de força (“você é forte”). Em d, “sem-teto” e “auxílio--paletó” exibem a parte (teto, paletó) pelo todo (casa, vestimenta). Em e, Planalto está por governo brasileiro.

Resposta: b

Dada uma frase, assinale a continuação cuja concordância verbal transgrida o que preceitua a norma culta:

“Pesquisa Datafolha mostra que perfil conservador do brasileiro continua forte:

a) 47% do eleitorado diz ter posição política de direita.b) 47% dos eleitores dizem ter posição política de direita.c) 47% diz ter posição política de direita.d) 47% dizem ter posição política de direita.e) 1% dos eleitores não souberam responder à pesquisa.

A construção na alternativa c apresenta erro de concordância verbal, porque o verbo não estáconcordando corretamente com o sujeito, no caso, “47%”. Esse sujeito, sem determinante no singular, impõeemprego de verbo no plural, por isso a forma adequada à norma culta escrita seria: 47% dizem ter posiçãopolítica de direita.

Resposta: c

Assinale a opção que contenha trecho com a conhecida digressão metalingüística presente na obra deMachado de Assis:a) Ora bem, faz hoje um ano que voltei definitivamente da Europa. O que me lembrou esta data foi, estando

a beber café, o pregão de um vendedor de vassouras e espanadores: “Vai vassouras! vai espanadores!” . b) Cuido haver dito, no capítulo XIV, que Marcela morria de amores pelo Xavier. Não morria, vivia. Viver não

é a mesma cousa que morrer (...).c) Rubião não sabia que dissesse; Sofia, passados os primeiros instantes, readquiriu a posse de si mesma;

respondeu que, em verdade, a noite era linda (...).d) Assim chorem por mim todos os olhos de amigos e amigas que deixo neste mundo, mas não é provável.

Tenho-me feito esquecer.e) Para não ser arrastado, agarrei-me às outras partes vizinhas, às orelhas, aos braços, aos cabelos espalhados

pelos ombros (...).

A digressão consiste num desvio do eixo principal da narrativa com o intuito de tecer comentários (obser-vações, reflexões, divagações) paralelos e interpolados ao enredo. Ao dizer que Marcela “Não morria, vivia”e que “Viver não é a mesma coisa que morrer”, o narrador pausa o relato e sonda — através da digressão —a psicologia da personagem. No trecho em questão, essa digressão se associa à metalinguagem porque ocomentário faz alusão ao próprio livro que está sendo escrito (“Cuido haver dito, no capítulo XIV, que Marcelamorria de amores pelo Xavier.”).

Resposta: b

Resolução

Questão 35▼▼

Resolução

Questão 34▼▼

Resolução

21ESPM/2007 ANGLO VESTIBULARES

Page 22: O anglo resolve O vestibular da ESPMangloresolve.cursoanglo.com.br/inc/Download.asp?NomeArq=Prova_542... · as estações do ano são bem definidas, ... política do período absolutista,

Leia o poema abaixo:Canções

Se não houvesse montanhas!Se não houvesse paredes!Se o sonho tecesse malhase os braços colhessem redes!

Se a noite e o dia passassemcomo nuvens, sem cadeias,e os instantes da memóriafossem vento nas areias!

Se não houvesse saudade,solidão nem despedida...Se a vida inteira não fosse,além de breve, perdida!

Eu tinha um cavalo de asas,que morreu sem ter pascigo.E em labirintos se movemos fantasmas que persigo.

(Cecília Meireles)VOCABULÁRIO:pascigo: pasto, erva para alimento do gado; pastagem; (fig.) alimento espiritual, satisfação.

Sobre o poema acima assinale a afirmação que não procede:a) Na 1ª estrofe, os vocábulos “montanha” e “parede” estão no sentido conotativo, remetendo à idéia de

obstáculo, separação, a serem transpostos.b) O vocábulo “sonho” remete ao plano da fantasia ou irrealidade, já os verbos tecer e colher remetem ao

plano concreto, real.c) Tecer “malhas” e colher “redes” sugerem a idéia de união e solidariedade.d) Os vocábulos “montanhas” e “paredes” se opõem semanticamente a “malhas” e “redes”.e) O “eu” poético faz um questionamento existencial de ordem moral e religiosa.

O texto de Cecília Meireles reflete sobre uma realidade imaginária em que os obstáculos entre as pessoasnão existem — um mundo em que o tempo não é responsável pelo aprisionamento e o sonho é suficiente paratornar concretos os elos entre aqueles que se amam. Tal reflexão é, sem dúvida, parte de um questionamentoexistencial, mas sem nenhuma alusão clara a um universo moral e religioso.

Resposta: e

Idem à anterior:a) Na 2ª estrofe, os vocábulos “nuvens” e “vento” sugerem idéia de transitoriedade, fugacidade, efemeridade.b) Se “a noite e o dia” passassem sem seqüência, sem ordem, de forma livre, não se estaria preso ao tempo.c) O “eu” poético sugere que o tempo e a memória são uma clausura, uma prisão contínua, da qual não se

pode fugir.d) Na 3ª estrofe, evidencia-se de forma ostensiva que a separação da amada, sem despedida, seria responsá-

vel pela saudade e solidão do “eu” poético.e) Na 4ª estrofe, estabelece-se um passado marcado por sonhos que não se realizaram; um presente vago e

impreciso, sem saída, em que se perseguem elementos fugidios e ilusórios.

Mais do que uma desilusão amorosa específica pela qual o eu poemático teria passado, as reflexões dotexto se referem a sua realidade pessoal de forma mais ampla e genérica. Não há, assim, referência a umasuposta separação da amada, mas de tudo aquilo que o eu lírico persegue sem alcançar.

Resposta: d

Resolução

Questão 37▼▼

Resolução

Questão 36▼▼

22ESPM/2007 ANGLO VESTIBULARES

Page 23: O anglo resolve O vestibular da ESPMangloresolve.cursoanglo.com.br/inc/Download.asp?NomeArq=Prova_542... · as estações do ano são bem definidas, ... política do período absolutista,

Os poetas e escritores modernistas, dentre outras posturas, defenderam a linguagem coloquial, incorporaramléxico e construções de extração popular e regional e valorizaram elementos nacionais. Pode-se identificarnum outro momento anterior da literatura que, dentro de um espírito nacionalista, também houve a defesade uma possível “língua brasileira”, fato este verificado pela frase:a) “Porque o escrever — tanta perícia, / Tanta requer, / Que ofício tal... nem há notícia / De outro qualquer.”

(Olavo Bilac)b) “O defeito que eu vejo nessa lenda [Iracema], o defeito que vejo em todos os livros brasileiros, e contra o

qual não cessarei de bradar intrepidamente é a falta de correção na linguagem portuguesa, ou antes amania de tornar o brasileiro uma língua diferente do velho português (...)” (Pinheiro Chagas)

c) “O povo que chupa o caju, a manga, o cambucá e a jabuticaba pode falar uma língua com igual pronúnciae o mesmo espírito do povo que sorve o figo, a pêra, o damasco e a nêspera?” (José de Alencar)

d) “Quando sinto a impulsão lírica escrevo sem pensar tudo o que meu inconsciente me grita” (Mário deAndrade)

e) “A grande poesia consiste na linguagem carregada de significação no mais alto grau possível” (Ezra Pound)

O movimento anterior ao Modernismo que se destaca pela postura nacionalista e pela defesa de umalíngua brasileira é o Romantismo. José de Alencar, um dos mais destacados autores dessa escola literária,defendia uma língua nacional principalmente pela assimilação de vocábulos correntes no Brasil, como“manga” (cuja etimologia está ligada ao idioma malaio) ou daqueles de origem tupi, como caju, cambucá(tipo de árvore brasileira) e jabuticaba.

Observação: Aquilo que incomoda o escritor português Pinheiro Chagas — o uso de uma línguabrasileira, diferente do “velho português” (no excerto da alternativa “b”) — é justamente o que era buscadopelos autores brasileiros românticos, envolvidos que estavam em um verdadeiro “espírito de missão”: fundara nacionalidade brasileira. O nacionalismo levou, inclusive, muitas famílias a substituírem seus sobrenomeseuropeus por outros de origem tupi. Tal postura correspondeu às atitudes político-literárias de boa parte daintelectualidade nacional, após a proclamação da independência em 1822.

Resposta: c

O existencialismo ocupa-se fundamentalmente com o modo de ser do homem no mundo (existência), entendi-da como a atualização ou realização de nossas possibilidades intrínsecas. (...) Por isso a filosofia nada mais éque a tentativa de penetração e análise de nossa condição no mundo, entre os outros e as coisas. (Prof. Fer-nando Teixeira). Dos trechos abaixo, extraídos da obra de Clarice Lispector, assinale aquele que não ilustra cla-ramente essa afirmação:a) “Perdi alguma coisa que me era essencial, que já não me é mais. Não me é necessária, assim como se eu

tivesse perdido uma terceira perna que até então me impossibilitava de andar, mas que fazia de mim umtripé estável” (A Paixão Segundo G.H.).

b) “Eu estava agora tão maior que não me via mais. Tão grande como uma paisagem ao longe (...) comopoderei dizer senão timidamente: a vida se me é. A vida se me é, e eu não entendo o que diga. Entãoadoro.” (idem)

c) “Estou tentando me entender. Tentando dar a alguém o que vivi e não sei a quem , mas não quero ficarcom o que vivi.” (idem)

d) “Eu queria escrever um livro. Mas onde estão as palavras? esgotaram-se os significados. Como surdos emudos comunicamo-nos com as mãos.” (Um Sopro de Vida)

e) “Cada coisa tem um instante em que ela é. Quero apossar-me do é da coisa. Esses instantes que decorremno ar que respiro: em fogos de artifício eles espocam mudos no espaço.” (Água Viva)

Dentre as alternativas, a d é a única que não apresenta uma evidente consideração sobre a existência dohomem, na linha das especulações filosóficas do existencialismo. Em vez disso, o fragmento extraído de Umsopro de vida associa-se à temática metalingüística.

Resposta: d

Resolução

Questão 39▼▼

Resolução

Questão 38▼▼

23ESPM/2007 ANGLO VESTIBULARES

Page 24: O anglo resolve O vestibular da ESPMangloresolve.cursoanglo.com.br/inc/Download.asp?NomeArq=Prova_542... · as estações do ano são bem definidas, ... política do período absolutista,

É possível afirmar que, para Guimarães Rosa, o homem é, antes de tudo, um ser mutante, e o existir só adquiresignificado enquanto permanente processo de aperfeiçoamento espiritual (Dacio de Castro). Assinale o trechoem que está mais nítida essa idéia:a) “Tudo o melhor fizemos, e tudo no fim desandava. Deus não devia de ajudar a quem vai por santas vin-

ganças? Devia.”b) “Tico tanto pensei. Mas tudo frisa do ligeiro, feito cavalo que pressente a fúria de boi...”c) “Explico ao senhor: o diabo vige dentro do homem, os crespos do homem — ou é o homem arruinado, ou

o homem dos avessos.”d) “Deus é menino em mil sertões, e chove em todas as cabeceiras.”e) “Porque a cabeça da gente é uma só, e as coisas que há e que estão pra haver são demais de muitas, muito

maiores diferentes, e a gente tem de necessitar de aumentar a cabeça, para o total.”

A idéia de que o homem é um devir, isto é, um processo constante em que o aperfeiçoamento espiritualé uma necessidade, é bem nítida no excerto citado na alternativa e, especialmente na passagem em que seafirma a necessidade de “aumentar a cabeça”, ou seja, de crescimento espiritual.

Resposta: e

Resolução

Questão 40▼▼

24ESPM/2007 ANGLO VESTIBULARES

Page 25: O anglo resolve O vestibular da ESPMangloresolve.cursoanglo.com.br/inc/Download.asp?NomeArq=Prova_542... · as estações do ano são bem definidas, ... política do período absolutista,

25ESPM/2007 ANGLO VESTIBULARES

Observe o texto:Ataques avançam pelo interior

PM contabiliza 144 alvos atingidos e 5 mortos;bandidos intensificam ações em municípios de todo o Estado

No segundo dia de ataques do Primeiro Comando da Capital, a onda de violência se intensificou no inte-rior de São Paulo. Até o fim da tarde de ontem, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) contabilizava 144 alvosatacados desde o início dos atentados, por volta das 23 horas de domingo.

(O Estado de S. Paulo, 09 de agosto de 2006)

O ano de 2006 foi particularmente marcado pelas ações do PCC (Primeiro Comando da Capital). Sobre a orga-nização criminosa, podemos fazer a seguinte afirmação:a) Como está implícito no nome, atua exclusivamente na capital paulista.b) O grupo é uma dissidência do narcotráfico colombiano e controla o negócio da droga no Brasil.c) O grupo foi fundado por Fernandinho Beira-Mar e tem como principal atividade o narcotráfico e o jogo do

bicho paulista.d) É oriundo do Comando Vermelho e pratica atos terroristas nas principais capitais do país.e) Foi criado em uma penitenciária de Taubaté e é liderado por Marcos Herbas Camacho.

O PCC, que na sua fase inicial foi chamado de Partido do Crime, foi fundado em 31 de agosto de 1993 por oitopresos (Misael Aparecido da Silva, Wander Eduardo Ferreira, António Carlos Roberto da Paixão, Isaías Moreirado Nascimento, Ademar dos Santos, António Carlos dos Santos, César Augusto Roris da Silva e José Márcio Fe-lício) na Casa de Custódia de Taubaté, que na época era considerada a prisão mais segura do estado de SãoPaulo. O grupo surgiu de um pacto de silêncio e confiança mútua entre esses oito elementos, para escapar àpunição por uma briga ocorrida durante uma partida de futebol em que morreram várias pessoas. Pouco de-pois, à medida que a organização crescia em número de membros e fama, passaram a afirmar que ela preten-dia “combater a opressão dentro do sistema prisional paulista” e “vingar a morte dos cento e onze presos”.Atualmente o PCC tem diversos comandantes (alguns presos, outros foragidos), principalmente do estado deSão Paulo. Um dos seus maiores líderes é Marcos Willians Herbas Camacho, vulgo Marcola, que está preso.

Resposta: e

Sobre a polêmica relacionada à TV digital, observe a matéria:

Estima-se que a TV digital no Brasil seja um negócio de mais de R$100 bilhões nos próximos 10 anos. Poresse dado, pode-se avaliar a força dos lobbies nos debates sobre a escolha do padrão e do sistema a seremadotados no País. Por isso, corremos o risco até da divulgação de notícias plantadas na imprensa sobre umadecisão do presidente Lula em favor do padrão (...), como ocorreu na quarta-feira, e logo desmentidas no diaseguinte pelo governo.

(Folha de S.Paulo, 10/03/06)

Na definição para o padrão da TV digital a ser empregado no Brasil, lobistas, governo e oposição travaram umduro embate. O desfecho do assunto se deu com a adoção do padrão:a) Japonês. d) Chinês.b) Europeu. e) Próprio brasileiro.c) Norte-americano.

Questão 42▼▼

Resolução

Questão 41▼▼

AAA DDDUUU IIIAAALLL AAA SSSEEEDDDTTT

Page 26: O anglo resolve O vestibular da ESPMangloresolve.cursoanglo.com.br/inc/Download.asp?NomeArq=Prova_542... · as estações do ano são bem definidas, ... política do período absolutista,

Como diz o enunciado da questão, a escolha do sistema de TV digital provocou uma áspera disputa entre osgrupos econômicos interessados no assunto, disputa essa encerrada com a adoção do padrão japonês, que erao preferido pelas empresas de TV aberta.

Resposta: a

Observe o texto:No ritmo em que a temperatura média da Terra vem subindo, corremos o risco de chegar a 2100 com o

planeta até 3ºC mais quente. O suficiente para derreter o gelo da Groelândia e provocar uma elevação de setemetros no nível dos oceanos.

(Galileu Especial, 2006.)

Em relação ao fenômeno retratado, podemos afirmar que:a) o aquecimento global é provocado pela destruição da camada de ozônio.b) o principal responsável pelo aquecimento é a emissão de gases poluentes, como o CO2.c) o derretimento do gelo da Groelândia pode elevar o nível dos mares austrais, onde a ilha está localizada.d) as economias emergentes são as principais responsáveis pelas emissões de gases.e) o Protocolo de Kyoto é a principal iniciativa na tentativa de contenção da emissão de gases, pois estabelece

a redução dos mesmos em 50%.

O fenômeno do aquecimento global é cada vez mais reconhecido como um fato, aceitando-se quase por una-nimidade que sua principal causa é a excessiva queima de combustíveis fósseis pelos veículos automotores, ge-rando grande emissão de CO2 (dióxido de carbono).

Resposta: b

Atualmente, estima-se em 40 milhões o número de contaminados pelo vírus HIV. A descoberta do vírus daAIDS foi realizada após a constatação da doença na África, nos anos 1980. O cientista norte-americano quedescobriu o vírus e que está na vanguarda das pesquisas na tentativa de descoberta da cura da AIDS é:a) Robert Gallob) Francis Fukuyamac) Woo Suk Hwangd) Robert Watsone) Jean-Pierre Vaillancourt

Robert Gallo, norte-americano de 68 anos, diretor do Instituto de Virologia Humana e da Divisão de CiênciaBásica da Universidade de Maryland, é reconhecido como um dos responsáveis pela descoberta, em 1984, doHIV (vírus causador da Aids) — feito que divide com o francês Luc Montagnier, do Instituto Pasteur, de Paris.

Resposta: a

Observe a matéria:Desde que os empresários mato-grossenses Darci e Luis Antônio Vedoin, da Planam, começaram a falar,

tem sido um deus-nos-acuda no Congresso. Literalmente. Poucas vezes se viram tantos cristãos de carteirinhaflagrados em pleno descumprimento do oitavo mandamento que, segundo a Bíblia Sagrada, Deus ditou aMoisés no Monte Horebe: “Não roubarás.”

(Carta Capital, 16/08/06)

Questão 45▼▼

Resolução

Questão 44▼▼

Resolução

Questão 43▼▼Resolução

26ESPM/2007 ANGLO VESTIBULARES

Page 27: O anglo resolve O vestibular da ESPMangloresolve.cursoanglo.com.br/inc/Download.asp?NomeArq=Prova_542... · as estações do ano são bem definidas, ... política do período absolutista,

A matéria está retratando o escândalo do(s):a) Mensalão, esquema de compra de votos no Congresso para aprovação de projetos do governo.b) Bingos, arrecadação de dinheiro por meios ilícitos conduzido por Valdomiro Diniz.c) Correios, desvio de verbas públicas da estatal transferidas para off shores.d) Sanguessuga, venda de ambulâncias às prefeituras e que envolveu diversos partidos.e) Caixa dois, sobras de campanha arrecadadas pela bancada evangélica do Congresso Nacional.

Os empresários Darci e Luís Antonio Vedoin comandaram um esquema de corrupção, durante os mandatos deFHC e Lula, envolvendo congressistas e funcionários do Ministério da Saúde para a venda de ambulânciassuperfaturadas a prefeituras de diferentes estados.Os envolvidos nesse escândalo ficaram conhecidos como a “Máfia dos sanguessugas”.

Resposta: d

Para tentar conciliar os problemas internacionais, num contexto de fim da II Guerra Mundial e início da GuerraFria, surgiu a Organização das Nações Unidas (ONU), em 1946. Um dos principais órgãos da ONU, o Secretaria-do organiza as sessões, cuida dos funcionários indispensáveis, publica decisões etc. Seu chefe é o Secretá-rio-Geral. O processo de escolha do novo Secretário-Geral, em andamento em virtude do final do mandatode Kofi Annan, é processo complexo, repleto de regras não escritas. De qualquer forma o eleito deve ter oapoio dos cinco países com assento permanente no Conselho de Segurança — uma norma informal dispõeque o candidato não seja de nenhum dos cinco países — e deve ter o seu nome aclamado pela AssembléiaGeral.

(Isto É, 13/09/2006)

Assinale a alternativa que aponta corretamente a duração do mandato do Secretário-Geral da ONU e o candi-dato eleito para exercer essa função a partir de janeiro de 2007:a) 4 anos, com direito a reeleição; o sul-coreano Ban Kimoon.b) 5 anos, com direito a reeleição; o sul-coreano Ban Kimoon.c) 6 anos, sem direito a reeleição; Vaira Vike-Freiberga, representante da Letônia.d) 8 anos, sem direito a reeleição; Vaira Vike-Freiberga, representante da Letônia.e) 10 anos, sem direito a reeleição; o afegão Ashraf Ghani.

A questão requer apenas a memorização de dois fatos: a duração do mandato do Secretário-Geral da ONU (5anos) e a recente eleição de Ban Kimoon, o qual, conforme o que está se tornando tradição, é oriundo de umpaís subdesenvolvido emergente (Coréia do Sul).

Resposta: b

Ocorreu em Cuba, durante o mês de setembro, cúpula com 56 chefes de Estado e de Governo em que houveum virtual relançamento do movimento nascido durante a Guerra Fria. O Brasil, que participou como obser-vador, enviou o chanceler Celso Amorim.

(Folha de S.Paulo, 17/09/2006)

O movimento em questão, citado no enunciado é:a) O movimento dos países emergentes.b) O movimento pan-americano.c) O movimento dos não-alinhados.d) O movimento de coexistência pacífica.e) O movimento de neutralismo.

Questão 47▼▼

Resolução

Questão 46▼▼

Resolução

27ESPM/2007 ANGLO VESTIBULARES

Page 28: O anglo resolve O vestibular da ESPMangloresolve.cursoanglo.com.br/inc/Download.asp?NomeArq=Prova_542... · as estações do ano são bem definidas, ... política do período absolutista,

A questão relaciona uma recente reunião de vários países, em Cuba, com o movimento dos não-alinhadosnascido durante a Guerra Fria, na Conferência Ásia-África realizada em Bandung, Indonésia, em 1955. O movi-mento criou a ideologia do não alinhamento com as duas super-potências — EUA, do Primeiro Mundo, eUnião Soviética, do Segundo Mundo —, o que levou à criação do termo Terceiro Mundo para designar o con-junto dos países subdesenvolvidos.

Resposta: c

O interesse pela energia nuclear demonstrado, nesse início do século XXI, por países desenvolvidos, como tam-bém em alguns países periféricos, encontrou campo fértil para debate em vista do programa do Irã. Entre asquestões a serem consideradas devemos assinalar que seria ingenuidade reduzir o assunto à economia edesprezar suas implicações estratégicas. Ao mesmo tempo não há como garantir que um programa nuclear semantenha pacífico para sempre.Em 1970 o Tratado de Não-Proliferação Nuclear (TNP) autorizou apenas cinco potências a deter armas nuclearese a permanecer livres de inspeções — EUA, Rússia, Reino Unido, França e China.Várias nações recusaram-se, por décadas, a aderir a esse tratado discriminatório e assimétrico. Com o fim daGuerra Fria e a ascensão dos EUA à condição de superpotência única, a maioria se submeteu. Três países per-maneceram fora do TNP até hoje, conduziram seu programa sem supervisão da Agência Internacional deEnergia Atômica (AIEA), deram o passo final e hoje detêm armas nucleares.

(Carta Capital, 13/09/2006)

Assinale a alternativa que apresenta os três países que permaneceram fora da TNP e produziram armasnucleares:a) Israel; Índia; Turquia.b) Turquia; Coréia do Sul; Indonésia.c) Índia; Paquistão; Coréia do Sul.d) Israel; Índia; Paquistão.e) Coréia do Sul; África do Sul; Egito.

Entre os países que não assinaram o TNP (Tratado de Não-Proliferação Nuclear) encontram-se os da alternativacorreta (Israel, Índia e Paquistão), que, em função dos interesses geopolíticos e econômicos das grandes po-tências, recebem diferentes tratamentos no âmbito das relações internacionais — alguns deles, especialmenteIsrael e Índia, com bom relacionamento e elevadas transações econômicas com os Estados Unidos.

Resposta: d

Não há movimento do moderno teatro brasileiro que o professor, escritor e crítico Sábato Magaldi não tenhaacompanhado com olhos perspicazes. Autor de obras imprescindíveis como a Moderna Dramaturgia Brasileira,Magaldi realça o papel que esse excelente ator e dramaturgo da maior importância teve para o teatrobrasileiro. Sua peça “Eles não usam black tie”, mais tarde adaptada para o cinema, de grande foco social mar-cou para sempre a dramaturgia brasileira.

(Carta Capital, 02/08/2006)

O texto trata do desaparecimento recente de um importante nome da cultura brasileira. O ator e dramatur-go em questão é:a) Gianfrancesco Guarnieri.b) Raul Cortez.c) Francisco Milani.d) Cláudio Correa e Castro.e) Rogério Cardoso.

Questão 49▼▼

Resolução

Questão 48▼▼Resolução

28ESPM/2007 ANGLO VESTIBULARES

Page 29: O anglo resolve O vestibular da ESPMangloresolve.cursoanglo.com.br/inc/Download.asp?NomeArq=Prova_542... · as estações do ano são bem definidas, ... política do período absolutista,

O ator e dramaturgo Gianfrancesco Guarnieri, falecido em 2006, foi uma das mais importantes figuras doteatro brasileiro nas últimas décadas.

Resposta: a

Com um público de 792 mil espectadores desde que estreou em quatro de agosto, o filme de Sérgio Rezendeé baseado na história da estilista que lutou por seu sagrado direito de mãe de enterrar o filho morto pelo re-gime militar brasileiro.

(O Estado de S. Paulo, 20/09/2006)

O filme em questão é:a) O Maior Amor do Mundo.b) Anjos do Sol.c) Vida de Menina.d) Bens Confiscados.e) Zuzu Angel.

O filme de Sérgio Rezende conta um período da vida da estilista Zuzu Angel.Durante o regime militar, seu filho, Stuart Edgard Angel, que combatia o governo estabelecido, desapareceu.Zuzu Angel passou então a exigir esclarecimentos sobre o seu paradeiro. Entretanto, ela faleceu em um aci-dente de carro (que muitos suspeitam ter sido um atentado) sem saber o que de fato acontecera.

Resposta: e

Resolução

Questão 50▼▼Resolução

29ESPM/2007 ANGLO VESTIBULARES

Page 30: O anglo resolve O vestibular da ESPMangloresolve.cursoanglo.com.br/inc/Download.asp?NomeArq=Prova_542... · as estações do ano são bem definidas, ... política do período absolutista,

30ESPM/2007 ANGLO VESTIBULARES

Entre as alternativas abaixo, assinale a de maior valor:a) 818 d) 2436

b) 167 e) 810

c) 331

818 = (34)8

= 32167 = (24)

7= 228

2436 = (35)6

= 330

810 = (23)10

= 230

Dos números dados, 332, 228, 331, 330 e 230, o de maior valor é 332.

Resposta: a

O algarismo das unidades de 719 – 418 é:a) 3 d) 6b) 4 e) 7c) 5

71 = 7, 72 = 49, 73 = 49 ⋅ 7 = 343, 74 = 343 ⋅ 7 = 2401 e 75 = 16807.

Dessas igualdades, podemos concluir que o algarismo u das unidades de 7n, com n ∈ IN*, é uma função doresto r da divisão de n por 4, dada pela tabela:

r 1 2 3 0u 7 9 3 1

Como na divisão de 19 por 4 o resto é r = 3, concluímos que o algarismo das unidades de 719 é u = 3.Temos 41 = 4, 42 = 16, 43 = 64 e 44 = 256.O algarismo das unidades de 4n, em que n é um número positivo e par é 6.Sendo 719 maior que 418, 719 um número terminado em 3, e 418 um número terminado em 6, podemos con-cluir que 719 – 418 é um número terminado em 13 – 6 = 7. Logo, o algarismo das unidades de 719 – 418 é 7.

Resposta: e

A administração dos 1.040km de uma estrada de rodagem foi concedida a 3 empresas distintas. A primeiraficou com 60% do trecho concedido às outras duas e a segunda ficou com 30% do trecho concedido às outrasduas. O comprimento do trecho concedido à terceira empresa é de:a) 440km d) 520kmb) 380km e) 450kmc) 410km

Questão 53▼▼

Resolução

Questão 52▼▼

Resolução

Questão 51▼▼MMM AAACCCIIIÁÁÁEEEAAAMMM TTT TTT

Page 31: O anglo resolve O vestibular da ESPMangloresolve.cursoanglo.com.br/inc/Download.asp?NomeArq=Prova_542... · as estações do ano são bem definidas, ... política do período absolutista,

Sendo x, y e z as medidas, em km, dos trechos concedidos às três empresas, temos:x + y + z = 1040x = 0,6(y + z)y = 0,3(x + z)

Temos:

De y + z = 650 e y = 240, temos z = 650 – 240 = 410.

Resposta: c

Considere as funções f: A → R e g: A → R tais que f(x) = e g(x) = 4x – x2 + 5 . Se A ⊂ R é o mais amplo

domínio de f, o conjunto imagem de g é:a) [0, 3] d) [5, 9]b) ]–∞, 9] e) [8, 9]c) [5, 8]

De f(x) ∈ IR, temos:

∈ IR

3x – x2 � 0x(3 – x) � 00 � x � 3Logo, A = {x ∈ IR: 0 � x � 3}Considerando a função g: A → IR, com g(x) = –x2 + 4x + 5, temos:

g(0) = 5, g(3) = 8 e g(x) é máximo para x = = 2.

Temos que g(2) = 9. O conjunto imagem de g é o intervalo [5, 9].

Resposta: d

x0 1 2 3

5

8

9

g(x)

–42(–1)

3x – x2

Resolução

3 2x x–

Questão 54▼▼

x +x –

–0,3x +

y +0,6y –

y –

z0,6z0,3z

= 1040= 0= 0

142

43

⋅ (–1) ⋅ (0,3)

x + y +–1,6y –

z1,6z

= 1040= –1040= 312

142

43 1,3y÷ (–1,6)÷ (1,3)

x + y +y +

zz

= 1040= 650= 240

142

43 y

Resolução

31ESPM/2007 ANGLO VESTIBULARES

– –+0 0

0 3

sinal de x(3 – x)

x

Page 32: O anglo resolve O vestibular da ESPMangloresolve.cursoanglo.com.br/inc/Download.asp?NomeArq=Prova_542... · as estações do ano são bem definidas, ... política do período absolutista,

O gráfico abaixo representa a função real f(x) = x2 + kx + p, com k e p reais. O valor de p – k é:

a) –12b) 15c) 18d) –18e) 3

Do gráfico, temos f(1) = 4.

De f(2) = f(4) e da simetria da parábola, podemos concluir que ela tangencia o eixo x no ponto (3, 0).

Logo, f(x) = a(x – 3)2, em que a é uma constante, tal que f(1) = 4.

Temos a(1 – 3)2 = 4, ou seja, a = 1.

Sendo f(x) = 1(x – 3)2, temos f(x) = x2 – 6x + 9.

Logo, k = –6, p = 9 e p – k = 15.

Resposta: b

A curva abaixo representa uma parte do gráfico da função f(x) = log2(k ⋅ x), com k � 0. A área da região som-breada vale:

a) 6,5b) 8,5c) 10,5d) 9e) 12

–2

2 4

Y

X

Questão 56▼▼

Resolução

4

1 2 f(1)X

Y

Questão 55▼▼

32ESPM/2007 ANGLO VESTIBULARES

Page 33: O anglo resolve O vestibular da ESPMangloresolve.cursoanglo.com.br/inc/Download.asp?NomeArq=Prova_542... · as estações do ano são bem definidas, ... política do período absolutista,

Do gráfico, temos f(2) = 0 e, portanto, log2(k ⋅ 2) = 0

2k = 1 ∴ k =

Logo, f(x) = Temos f(4) = e f(x) = –2

A área do retângulo ACEF é (3)(4) = 12.

A área do triângulo BCD é (3,5)(2) = 3,5.

Portanto a área da região ABDEF é 12 – 3,5 = 8,5

Resposta: b

No triângulo ABC abaixo, os segmentos x, y, z e w possuem medidas inteiras de centímetros e são todos dis-tintos entre si. A área desse triângulo, em cm2, vale:

a) 64b) 48c) 92d) 84e) 108

As medidas inteiras dos lados de um triângulo retângulo com um dos catetos medindo 8 podem ser: 8, 6, 10e 8, 15, 17. Portanto uma das figuras possíveis é:

Logo a área do triângulo ABC, em cm2, é igual a

Resposta: d

( ).

x y+= =

⋅ ⋅82

21 82

84

A

B C

z = 10

x = 6 y = 15

w = 178

Resolução

Questão 57 ▼▼

12

1

–2

0

F E

DX

CBA

21 4

Y

xx

214

12

= =∴

logx2

– 22 =

log42

12 =logx2

.2

12

Resolução

33ESPM/2007 ANGLO VESTIBULARES

A

B C

z

x y

w8 cm

Page 34: O anglo resolve O vestibular da ESPMangloresolve.cursoanglo.com.br/inc/Download.asp?NomeArq=Prova_542... · as estações do ano são bem definidas, ... política do período absolutista,

A soma dos n primeiros termos de uma seqüência numérica é dada pela expressão Sn = 3n2 – 5n. O vigésimotermo dessa seqüência é:a) 112 d) 146b) 121 e) 152c) 132

Considere a seqüência (a1, a2, a3, …)Se Sn = 3n2 – 5n, então:a20 = S20 – S19a20 = 3 ⋅ 202 – 5 ⋅ 20 – (3 ⋅ 192 – 5 ⋅ 19) ∴ a20 = 112

Resposta: a

O Sr. José possui o dinheiro necessário e suficiente para comprar uma mercadoria à vista, com 15% de descontosobre o preço de tabela. Ele está pensando em fazer uma aplicação desse dinheiro à taxa de 5% ao mês e pa-gar essa mercadoria após 30 dias, com um desconto de 10% sobre o preço de tabela. Se escolher esta opção, ele:a) Terá um lucro de 0,25% sobre o preço de tabela.b) Terá um lucro de 1,25% sobre o preço de tabela.c) Terá um prejuízo de 0,75% sobre o preço de tabela.d) Terá um prejuízo de 1,25% sobre o preço de tabela.e) Não terá lucro nem prejuízo.

Seja P o preço de tabela da mercadoria. Então, o preço à vista é 0,85P.Se o Sr. José aplicar esse dinheiro (0,85P) à taxa de 5% ao mês, ele terá o montante de 1,05 ⋅ 0,85P, ou seja0,8925P, após 30 dias.O preço da mercadoria com um desconto de 10% é 0,9P.Assim, se o Sr. José comprar a mercadoria após 30 dias, ele terá um prejuízo de

0,9P – 0,8925P = 0,0075P ∴ 0,75%PPortanto o prejuízo será de 0,75% sobre o preço de tabela.

Resposta: c

Em recente pesquisa eleitoral para o governo de um certo estado, as intenções de votos estavam assim dis-tribuídas:Candidato A = 37%Candidato B = 22%Candidato C = 12%Candidato D = 4%Brancos ou nulos = 25%Segundo essa pesquisa, haveria 2º turno entre os candidatos A e B, pois nenhum deles superou a metade dosvotos válidos. Com a desistência do candidato C, seus votos migraram diretamente para os candidatos A, B eD nas proporções de 5%, 75% e 20%, respectivamente. Com essa nova distribuição de intenção de votos e semconsiderar a margem de erro, pode-se prever que:a) Haverá 2º turno entre os candidatos A e B.b) Haverá 2º turno entre os candidatos B e D.c) O candidato B vencerá no 1º turno.d) O candidato A vencerá no 1º turno.e) O percentual de votos válidos aumentará.

Questão 60▼▼

Resolução

Questão 59▼▼

Resolução

Questão 58▼▼

34ESPM/2007 ANGLO VESTIBULARES

Page 35: O anglo resolve O vestibular da ESPMangloresolve.cursoanglo.com.br/inc/Download.asp?NomeArq=Prova_542... · as estações do ano são bem definidas, ... política do período absolutista,

Sendo T o número total de votos, temos a tabela:

O número de votos válidos é 75%T e a metade disso é

Com a desistência do candidato C e a conseqüente migração dos seus votos, o candidato A supera a metadedos votos válidos.

Resposta: d

No círculo abaixo, de centro O e raio 10cm, o ângulo x é tal que 0º � x � 90º.

Podemos afirmar que a área do triângulo OAB:a) Tem valor máximo próximo de 100cm2. d) Tem valor máximo para x = 45º.b) Tem valor máximo próximo de 50cm2. e) Vale 25cm2 para x = 60º.c) Tem valor mínimo para x = 45º.

Do enunciado temos a figura, cotada em cm:

No triângulo retângulo OPA, temos:

cosx = ∴ OA = 10 ⋅ cosx (I)OA10

xO A

P

B

Q

10

10

Resolução

xO A

P

B

Q

Questão 61▼▼

752

37 5%

, % .T

T=

Resolução

35ESPM/2007 ANGLO VESTIBULARES

com o candidato C votos migrados sem o candidato CA 37%T (5%)(12%)T = (0,6%)T 37,6%TB 22%T (75%)(12%)T = (9%)T 31%TC 12%T ––––––– –––––––D 4%T (20%)(12%)T = (2,4%)T 6,4%T

branco/nulo 25%T ––––––– 25%T

Page 36: O anglo resolve O vestibular da ESPMangloresolve.cursoanglo.com.br/inc/Download.asp?NomeArq=Prova_542... · as estações do ano são bem definidas, ... política do período absolutista,

No triângulo retângulo OBQ, temos:

tgx = ∴ BQ = 10 ⋅ tgx, (x ≠ 90º) (II)

A área S do triângulo OAB, em cm2, é tal que:

S = ⋅ OA ⋅ BQ (III)

De (I), (II) e (III), temos:

S = ⋅ 10 ⋅ cosx ⋅ 10 ⋅ tgx

S = ⋅ 10 ⋅ cosx ⋅ 10 ⋅ , (cosx ≠ 0) ∴ S = 50 ⋅ senx, 0º � x � 90º.

Como o domínio dessa função é um intervalo aberto (0º � x � 90º), podemos afirmar que ela não possui máx-imo, nem mínimo!Logo, não há alternativa correta.

Resposta: b

Se , com x ≠ 0, y ≠ 0 e z ≠ 0, o valor de é:

a) 1b) –1c) 3d) 2e) –2

Do enunciado e do produto de matrizes temos:

Substituindo-se I e II em

Resposta: b

Um grupo de pessoas é formado por 5 crianças e 4 adultos, dos quais 3 possuem habilitação para dirigirautomóvel. De quantos modos distintos pode-se efetuar a lotação de um carro de 5 lugares (2 na frente e 3atrás) para uma viagem, sabendo-se que criança não pode viajar no banco da frente?a) 540b) 630c) 720d) 1260e) 1890

Questão 63▼▼

––

–y

yyy

yy

+ + = 1

xy

yz

zx

temos+ + , :

2 3 2 2 3 0x y z y

y z x z

x y z

x y Iy z II

+ + =

+ = +

+ =

=

=⇒ ⇒

Resolução

xy

yz

zx

+ +2 1 3

0 1 1

2

=+

⋅x

y

z

y

x z

Questão 62▼▼

senxxcos

12

12

12

BQ10

36ESPM/2007 ANGLO VESTIBULARES

Page 37: O anglo resolve O vestibular da ESPMangloresolve.cursoanglo.com.br/inc/Download.asp?NomeArq=Prova_542... · as estações do ano são bem definidas, ... política do período absolutista,

Do enunciado, temos:Total de crianças: 5Total de adultos: 4 (dos quais 3 dirigem e 1 não dirige)Assim, pelo P.F.C., o número de modos distintos de se efetuar a lotação do automóvel é dado por:

Resposta: e

Paulinho é uma das crianças da questão anterior. Escolhida ao acaso uma das maneiras de se efetuar a lotaçãodo automóvel, a probabilidade de ele não fazer parte da lotação é de:a) 4/7 d) 2/5b) 3/7 e) 1/2c) 3/5

Do enunciado, temos que o número de maneiras de se efetuar a lotação do automóvel, sem que Paulinho es-teja presente (casos favoráveis) é dado por:

Da resposta da questão anterior (casos possíveis), a probabilidade pedida é dada por , ou seja,

Resposta: a

Na figura abaixo, cada quadrícula tem área igual a m2. A corda AB é tangente à circunferência interna da

coroa circular de centro O. A área dessa coroa vale:

a) 11m2 d) 8m2

b) 7m2 e) 9m2

c) 10m2

A

B

O

1

π

Questão 65▼▼

47

.10801890

Motorista

3 ⋅

Banco da frente

3

Banco de trás

6

Banco de trás

5

Banco de trás

4⋅ ⋅ ⋅ = 1080

Resolução

Questão 64▼▼

Motorista

3 ⋅

Banco da frente

3

Banco de trás

7

Banco de trás

6

Banco de trás

5⋅ ⋅ ⋅ = 1890

Resolução

37ESPM/2007 ANGLO VESTIBULARES

Page 38: O anglo resolve O vestibular da ESPMangloresolve.cursoanglo.com.br/inc/Download.asp?NomeArq=Prova_542... · as estações do ano são bem definidas, ... política do período absolutista,

Do enunciado temos a figura, cotada em m, em que l é a medida dos lados de cada quadrícula, tal que

l2 = :

r … medida do raio da circunferência menor;R … medida do raio da circunferência maior.

Aplicando o Teorema de Pitágoras no triângulo retângulo OCB,temos:

R2 = r2 + (3l)2

∴ R2 – r2 = 9l2 (I)

Substituindo-se l2 = em (I), temos:

R2 – r2 = 9 ⋅ (II)

A área S pedida, em m2, é tal que S = π ⋅ (R2 – r2) (III)

De (II) e (III), temos:

S = π ⋅ 9 ⋅

∴ S = 9

Resposta: e

Um tanque com a forma de um cilindro circular reto tem 2,40m de altura e raio da base igual a 2m, estandocom a base apoiada num plano horizontal. Ao longo de uma geratriz (vertical), de baixo para cima, essetanque possui 3 torneiras iguais, espaçadas de 60cm, como mostra a figura abaixo. Cada torneira proporcionauma vazão de 20π litros por minuto. Estando completamente cheio de água e abrindo-se as 3 torneiras, otempo necessário para o esgotamento completo do tanque será de:

a) 2h40minb) 3h20minc) 3h40mind) 4h20mine) 4h40min

2,40 m

2 m

60 cm

60 cm

Questão 66▼▼

1

π

1

π

1

π

A

B

Or

R3l

C

1

π

Resolução

38ESPM/2007 ANGLO VESTIBULARES

Page 39: O anglo resolve O vestibular da ESPMangloresolve.cursoanglo.com.br/inc/Download.asp?NomeArq=Prova_542... · as estações do ano são bem definidas, ... política do período absolutista,

Do enunciado, temos a figura, cotada em m:

Desprezando-se o diâmetro interno da torneira, nos primeiros 1,20m, contados de cima para baixo, haveráescoamento pelas 3 torneiras. Logo:

volume no primeiro trecho …… π ⋅ 22 ⋅ 1,20 = 4,80πm3 = 4800πLvazão de água …… 3 ⋅ 20π = 60πL/min

tempo de esgotamento …… = 80min

Nos próximos 0,6m, haverá escoamento por apenas 2 torneiras. Logo:volume no segundo trecho …… π ⋅ 22 ⋅ 0,6 = 2,4πm3 = 2400πLvazão de água …… 2 ⋅ 20π = 40πL/min

tempo de esgotamento …… = 60min

No último trecho, de 0,6m, haverá escoamento por apenas 1 torneira. Logo:volume no terceiro trecho …… π ⋅ 22 ⋅ 0,6 = 2,4πm3 = 2400πLvazão de água …… 1 ⋅ 20π = 20πL/min

tempo de esgotamento …… = 120min

Assim, o tempo total de esgotamento é, em minutos, igual a 80 + 60 + 120 = 260, ou seja, 4h20min

Resposta: d

A equação da reta r do plano cartesiano abaixo é:

a) 13x – 14y + 52 = 0b) 12x – 13y + 48 = 0c) 7x – 8y + 28 = 0d) 9x – 11y + 36 = 0e) 6x – 7y + 24 = 0

y

C (6, 2)

r

B (–2, –3)

A (–8, 6)

Questão 67▼▼

240020

ππ

240040

ππ

480060

ππ

2

1,20

0,6

0,6

14

42

44

31

23

12

3

1º trecho

2º trecho

3º trecho

Resolução

39ESPM/2007 ANGLO VESTIBULARES

Page 40: O anglo resolve O vestibular da ESPMangloresolve.cursoanglo.com.br/inc/Download.asp?NomeArq=Prova_542... · as estações do ano são bem definidas, ... política do período absolutista,

Do enunciado, temos a figura:

Sabendo que os pontos A, P e C são colineares, temos:

Sabendo que os pontos A, Q e B são colineares, temos:

O coeficiente angular da reta r é Assim, uma equação da reta r é y – 0 = ⋅ (x –(–4)), ou

seja, 13x – 14y + 52 = 0.

Resposta: a

Sejam Q(x) e R(x), respectivamente, o quociente e o resto da divisão do polinômio x4 – 4x3 + 2x2 + 13x – 16 porx2 – 3. Se m é o valor mínimo de Q(x), então R(m) vale:a) –2b) –3c) 2d) –1e) 0

Q(x) = x2 – 4x + 5O discriminante de Q(x) é ∆ = (–4)2 – 4 ⋅ 1 ⋅ 5 = –4

O valor mínimo de Q(x) é

R(x) = x – 1 ∴ R(1) = 0

Resposta: e

–∆4 1

44

1⋅

= =

2x2x4 4x3– + + – 1613x

–x4 3x2

–4x3 + 5x2 + 13x – 16

5x2 + x – 16

–5x2 + 15x – 1

x2 – 3

x2 – 4x + 5+

4x3 – 12x

Resolução

Questão 68▼▼

1314

0267

4 01314

– –, , .ou seja

0 32

6 38 2

4 4 0– (– )– (– )

– (– )– – (– )

– (– , )q

q Q= =∴ ∴

pp P

––

–– –

,2

0 66 28 6

267

0267

= =

∴ ∴

y

x

C (6, 2)

r

B (–2, –3)

A (–8, 6)

Q (q, 0)

P (0, p)

Resolução

40ESPM/2007 ANGLO VESTIBULARES

Page 41: O anglo resolve O vestibular da ESPMangloresolve.cursoanglo.com.br/inc/Download.asp?NomeArq=Prova_542... · as estações do ano são bem definidas, ... política do período absolutista,

A soma de todos os números naturais de 2 algarismos distintos é igual a:a) 4905 d) 4210b) 4540 e) 4090c) 4410

Tomemos a seqüência formada por todos os números naturais de dois algarismos:S1 (10, 11, 12, 13, … 99). Como o enunciado pede a soma de todos os números de dois algarismos distintos,devemos desconsiderar a soma dos termos da seqüênciaS2 (11, 22, 33, 44, 55, 66, 77, 88, 99). Portanto a soma pedida é:S = S1 – S2

P.A.644444474444448

S1 = 10 + 11 + 12 + 13 + … + 99 = 144444424444443

90 termos

P.A.64444744448

S2 = 11 + 22 + 33 + … + 99 = 144424443

9 termos

S = 4905 – 495S = 4410

Resposta: c

Se os números inteiros estritamente positivos forem escritos obedecendo a seqüência abaixo, o número 300estará na:

a) 15ª linha e 13ª coluna. d) 14ª linha e 15ª coluna.b) 13ª linha e 17ª coluna. e) 13ª linha e 16ª coluna.c) 11ª linha e 18ª coluna.

Seja n o número da linha ou da coluna da seqüência dada no enunciado. Pode-se observar que nas colunas den ímpar, os primeiros elementos são quadrados perfeitos (1, 9, 25, …). Assim, para n = 17, o 1º elemento dacoluna é 289. Observa-se, também, que sempre que se atinge o 1º elemento de uma coluna ímpar, o passoseguinte é um deslocamento para a direita, dessa forma o próximo elemento (290) estará na 18ª coluna. Emcada coluna em que o 1º elemento é par, os elementos seguintes seguem abaixo dele.Assim, o número 300 estará na 11ª linha desta coluna, cujo número de elementos é 18.

Resposta: c

Resolução

1 2

34

5 6 7

8

9 10

11

12

13141516

17

— —

—— —

———

— …

Questão 70▼▼

( )11 99 92

495+

=

( )10 99 902

4905+

=

Resolução

Questão 69▼▼

41ESPM/2007 ANGLO VESTIBULARES

Page 42: O anglo resolve O vestibular da ESPMangloresolve.cursoanglo.com.br/inc/Download.asp?NomeArq=Prova_542... · as estações do ano são bem definidas, ... política do período absolutista,

42ESPM/2007 ANGLO VESTIBULARES

Texto adaptado para a questão 71:

Tomorrow is closer than you think.

Peter Drucker explainshow it will differ from today.

Knowledge is all

The next society will be a knowledge society. Knowledge will be its key resource, and knowledge workerswill be the dominant group in its workforce.

Information technology, although only one of many new features of the next society, is already havingone hugely important effect: it is allowing knowledge to spread near-instantly, and making it accessible toeveryone. Given the ease and speed at which information travels, every institution in the knowledgeeconomy — not only businesses, but also schools, universities, hospitals and increasingly government agenciestoo — has to be globally competitive, even though most organizations will continue to be local in theiractivities and in their markets. This is because the Internet will keep customers everywhere informed on whatis available anywhere in the world, and at what price.

(Nov 1st 2001 — From The Economist print edition)

According to the text which of the following is UNTRUE concerning a knowledge economy:a) It can be described as a borderless economy.b) Through Information Technology anyone will be able to acquire knowledge.c) There will be no boundary line for knowledge.d) Economic benefits will be available to everyone.e) It will rely heavily on competitiveness.

De acordo com o texto, qual das seguintes afirmações não é verdadeira em relação à economia do conhecimento?d) Os benefícios econômicos estarão disponíveis a todos.Em nenhum momento o texto afirma que os benefícios econômicos estarão disponíveis a todos.As demais alternativas estão contidas ou podem ser inferidas a partir da leitura do texto:

Resolução

Questão 71▼▼NNNIII SSSÊÊÊLLLGGG

Page 43: O anglo resolve O vestibular da ESPMangloresolve.cursoanglo.com.br/inc/Download.asp?NomeArq=Prova_542... · as estações do ano são bem definidas, ... política do período absolutista,

O conhecimento é tudo

A próxima sociedade será uma sociedade do conhecimento. O conhecimento será sua principal riqueza, eaqueles que trabalham com o conhecimento constituirão o mais importante setor da mão-de-obra.

A tecnologia da informação, embora seja apenas uma entre as muitas novas características da próxima so-ciedade, já está tendo um efeito muito importante: ela está permitindo que o conhecimento se espalhe quaseque instantaneamente, tornando-o acessível a todos. Considerando-se a facilidade e a velocidade com a quala informação se transmite, toda instituição na economia do conhecimento — não apenas as empresas, mastambém escola, universidades, hospitais e cada vez mais as agências governamentais também — tem que sercompetitivas globalmente, embora a maioria das organizações continue a ser local em suas atividades e mer-cados. Isso ocorre porque a internet manterá os clientes informados sobre o que está disponível e a qual preçoem qualquer lugar do mundo.

Resposta: d

Texto adaptado para as questões 72 a 78:

A LEARNING CURVEBY GURCHARAN DAS (GURCHARAN DAS is the author of

“India Unbound” and a former CEO of Procter & Gamble India.)

I recently got a call from a board member of one of the world’s largest consulting companies, who invitedme to speak to them about why so many Indians were succeeding in the global knowledge economy. Hementioned innovations emerging from GE and Microsoft’s R&D centers in Bangalore; advanced avionicsinstalled by India’s Air Force on Russian fighter aircraft, and sophisticated research on global capital marketsoutsourced by Wall Street to India. Finally, he rattled off the names of a dozen Indian leaders of multinationalcorporations.

I was skeptical. “Perhaps it’s our large population?” I suggested. He countered with half a dozen largecountries that are invisible in the knowledge economy. “Or maybe it’s simply knowing English?” He asked ifthere was something in India’s education system that might help explain its recent economic success.

The best in India do get a decent education. Aside from the famed Indian Institutes of Technology andthe Indian Institutes of Management, there are about 20 other centers of excellence in science, engineering,medicine and even the liberal arts. Both students and parents are intensely dedicated. Night after night,middle-class Indian parents insist on overseeing their kid’s homework — it’s a rare mother who accepts adinner invitation during exam season. By the age of 15, the young are packed off to coaching classes to preparethem for entry into the competitive colleges.

What’s changing is the access to quality education below these top levels. Government-run schools are a mess:a national study by Harvard University faculty found that on any given day, one out of four teachers in state-runprimary schools is absent, and of those present half are not teaching. But private schools are proliferating. Eventhe poor now send their kids to private schools, which can charge as little as $1 to $3 a month in fees and arespreading rapidly in slums and villages across India.

These private schools are delivering results. Although teacher salaries tend to be two-thirds lower onaverage, Prof. James Tooley of the University of Newcastle found that even unrecognized schools inHyderabad’s slums delivered mean scores in mathematics that were 22 percentage points higher than publicschools. A national study led by the education NGO Pratham confirmed that even in villages 16 percent of thekids are now enrolled in private primary schools, and their reading and math scores were 10 points higher.

This upsets the Indian left, which wants to shut down these “mushrooming private schools.”As with so much about India’s success story, Indians are thus finding solutions to their problems without

waiting for the state. If China’s success is due to its amazing (and state-funded) infrastructure, India’s is largelythe result of individual initiative. If this initiative can successfully broaden access to and raise the quality ofeducation, India could be even better positioned for the knowledge economy than its behemoth neighbor.

Newsweek, March 6, 2006.

According to the text,a) Gurcharan Das was requested to write a book called “India Unbound” about India’s current economic

success.b) One of the world’s largest consulting companies is interested in learning what is behind Indian’s success in

the global knowledge economy.

Questão 72▼▼

43ESPM/2007 ANGLO VESTIBULARES

Page 44: O anglo resolve O vestibular da ESPMangloresolve.cursoanglo.com.br/inc/Download.asp?NomeArq=Prova_542... · as estações do ano são bem definidas, ... política do período absolutista,

c) Gurcharan Das attributes India’s success in business to innovations emerging from GE and Microsoft’s R&Dcenters in Bangalore.

d) Gurcharan Das takes for granted that India’s large population is one of the causes of the country’s economicdevelopment.

e) India has been considered invisible in the knowledge economy, although it has a large English-speakingpopulation.

De acordo com o texto,b) uma das maiores empresas de consultoria do mundo está interessada em saber o que está por trás do

sucesso da Índia na economia do conhecimento global.Lê-se no trecho inicial do primeiro parágrafo: “I recently got a call from a board member of one of the world’slargest consulting companies who invited me to speak to them about why so many Indians were succeedingin the global knowledge economy.”Resposta: b

When the author says “I was skeptical” he most likely:a) Agreed to what he had heard.b) Had doubts concerning what he had heard.c) Understood the points he had heard.d) Totally disagreed to what he had heard.e) Thought the board member of the consulting company was crazy.

Quando o autor diz “I was skeptical”, ele provavelmente:b) tinha dúvidas em relação ao que tinha ouvido.A palavra ‘skeptical’ significa cético, aquele que duvida das coisas, aquele que está descrente.

Resposta: b

The change mentioned in the fourth paragraph of the text most likely refers to the fact that:a) All Indian parents assist children with homework.b) Because Indian students are very dedicated, by the age of 15 all of them easily get into top level colleges.c) State-run schools in India offer decent education to all.d) The access to quality education has become available to the broad masses of Indians.e) Most of India’s government-run school teachers have studied at Harvard University.

A mudança mencionado na quarto parágrafo do texto provavelmente refere-se ao seguinte fato:d) O acesso à educação de qualidade tornou-se disponível a uma grande parcela da população da Índia, que é pobre.Lê-se em: “What’s changing is the access to quality education below these top levels.”

Resposta: d

In India,a) Only middle-class students attend private schools.b) State-run schools charge $1 to $3 a month in fees.c) Because government-run schools charge little fees they are spreading rapidly.d) There are not private schools in areas marked by poverty.e) There has been a boom in private schools for all.

Questão 75▼▼

Resolução

Questão 74▼▼

Resolução

Questão 73▼▼

Resolução

44ESPM/2007 ANGLO VESTIBULARES

Page 45: O anglo resolve O vestibular da ESPMangloresolve.cursoanglo.com.br/inc/Download.asp?NomeArq=Prova_542... · as estações do ano são bem definidas, ... política do período absolutista,

Na Índia,e) tem havido um crescimento no número de escolas particulares para todos.Encontra-se no seguinte trecho do quarto parágrafo: “But private schools are proliferating. Even the poornow send their kids to private schools…”

Resposta: e

You can infer from the text that the Indian left is upset because:a) Private schools are earning too much money.b) Teacher salaries in India are too low.c) State-run schools are good although their teachers are not well-paid.d) Private schools are doing a better job than the state-run ones.e) In India, students from state-run schools have had the best scores.

Podemos inferir a partir da leitura do texto que a esquerda na Índia está preocupada porque:d) as escolas particulares estão prestando um serviço de qualidade melhor do que as escolas públicas.Lê-se no quinto parágrafo: “These private schools are delivering results (…) and their reading and math scoreswere 10 points higher.”

Resposta: d

The expression “mushrooming private schools” most likely refers to:a) The expansion of private schools.b) The quality of private schools.c) The good results of private schools.d) The teacher’s salaries in private schools.e) The private schools’ students reading and math scores.

A expressão ‘mushrooming private schools’ provavelmente refere-se:a) à expansão das escolas particulares.A palavra ‘mushrooming’ foi usada como adjetivo, referindo-se a algo que está proliferando (crescendo rápidocomo um cogumelo).

Resposta: a

You can infer from the information in the article that:a) India and China have the same approach towards state-funding infrastructure.b) India’s education is better than China’s.c) India is now better positioned for the knowledge economy than China is.d) For both China and India, education is the only key for development.e) India has benefited from individual initiative more than China.

Questão 78▼▼

Resolução

Questão 77▼▼

Resolução

Questão 76▼▼Resolução

45ESPM/2007 ANGLO VESTIBULARES

Page 46: O anglo resolve O vestibular da ESPMangloresolve.cursoanglo.com.br/inc/Download.asp?NomeArq=Prova_542... · as estações do ano são bem definidas, ... política do período absolutista,

Podemos inferir das informações do texto que:e) A Índia se beneficiou da iniciativa individual mais do que a China.Lê-se no último parágrafo: “If China’s success is due to its amazing (and state-funded) infrastructure, India’s islargely the result of individual initiative. If this initiative can successfully … India could be even betterpositioned …“

Resposta: e

Texto para as questões 79 e 80.

What did the boy ask his Mother?a) Mom, where did we go?b) Mom, where is the hospital?c) Mom, where do babies come from?d) Mom, what did you say?e) Mom, where were you born?

O que o menino perguntou à mãe?c) Mãe, de onde vêm os bebês?Para identificar a pergunta correta, o aluno deveria observar o contexto (o assunto discutido), assim como afala no segundo quadrinho (… I came from the hospital). Assim, ele poderia deduzir o que o meninoperguntou.

Resposta: c

Resolução

Questão 79▼▼

?

YOU DON’TREMEMBER?

I REMEMBER YOUSAID I CAME FROMTHE HOSPITAL.

BUT HOW DID I GETIN THE HOSPITAL?

THAT’S WHEREYOU WEREDELIVERED.

I WASDELIVERED

TO A HOSPITAL?THE FIRST TIME

I SAW YOUWAS IN THE

DELIVERYROOM.

WHAT DO I HAVE TO DOTO GET A STRAIGHT

ANSWER ARCUND HERE??

WHEN MOM RUNS OUTOF ANSWERS, I’M

SUPPOSED TO RUNOUT OF QUESTIONS.

Copyright © 2002 United Feature Syndicate, Inc.

Resolução

46ESPM/2007 ANGLO VESTIBULARES

Page 47: O anglo resolve O vestibular da ESPMangloresolve.cursoanglo.com.br/inc/Download.asp?NomeArq=Prova_542... · as estações do ano são bem definidas, ... política do período absolutista,

“What do I have to do to get a straight answer around here?”Sign the right reported speech:a) The boy asked what he had to do to get a straight answer around there.b) The boy told his mother that she had to do something to get a straight answer around here.c) The boy said what did he have to do to get a straight answer around here?d) The boy asked his Mom if I had to do something to get a straight answer.e) The boy asked his mom what he did to get a straight answer around there.

“What do I have to do to get a straight answer around here?”Marque a forma correta do discurso indireto:a) The boy asked what he had to do to get a straight answer around there.Na transformação de discurso direto para discurso indireto (Reported Speech), quando se trata de perguntas,ocorrem as seguintes modificações:• o verbo da oração introdutória passa para ‘asked’;• o verbo da pergunta é colocado no tempo ‘mais passado’ (Simple Present transforma-se em Simple Past);• os pronomes pessoais, possessivos e os advérbios mudam conforme o caso;• as perguntas transformam-se em orações interrogativas indiretas, cuja estrutura é a seguinte:

Oração Principal Oração Interrogativa Indireta… asked

+“Wh-word” + sujeito + verbo + complementos

Então, temos:The boy asked what he had to do to get a straight answer around there.

Resposta:

Resolução

Questão 80▼▼

47ESPM/2007 ANGLO VESTIBULARES

Page 48: O anglo resolve O vestibular da ESPMangloresolve.cursoanglo.com.br/inc/Download.asp?NomeArq=Prova_542... · as estações do ano são bem definidas, ... política do período absolutista,

48ESPM/2007 ANGLO VESTIBULARES

A prova de história abordou temas relevantes, mas em algumas questões enfatizou apenas detalhesdeixando de priorizar a interpretação.

Prova bem ilustrada, com mapas, gráficos e tabelas, tratou de temas bastante atuais e essenciais doconhecimento geográfico moderno. A maior parte das questões foi bastante simples e poderia ser classificadacomo fácil.

A prova foi elogiável em diversos aspectos. As questões enfocaram prioritariamente aptidões fundamen-tais para o bom exercício profissional, não só nas carreiras oferecidas pela ESPM, mas também em outros uni-versos profissionais. Apreensão de sentidos do texto, relações entre textos e deles com o conhecimento demundo, efeitos de sentido provocados por manobras de linguagem, expedientes expressivos e de estilo, taiscomo as figuras de linguagem — tudo isso tomou por base textos bem escolhidos, representativos de gênerosdiversos (crônica jornalística, charge e texto publicitário). Justificam-se ainda as questões que avaliaram odesejável domínio de prescrições características do padrão culto escrito, tais como o emprego da crase e asnormas de concordância verbal.

Os enunciados e as alternativas apresentaram clareza e precisão, qualidades indispensáveis em um exameque pretenda favorecer os candidatos mais rigorosos em seus estudos, ressalvando-se a questão 28, que, infe-lizmente, não é unívoca.

As seis questões de Literatura apresentaram formulação clara e procuraram aferir conhecimentos dehistória literária e função de linguagem, além da capacidade de discernimento de significados sutis, inscritosem textos literários selecionados com bom gosto.

Uma prova abrangente, com questões interessantes, sendo algumas delas um pouco trabalhosas.Lamentamos o fato de a questão 61 não apresentar alternativa correta, pois a área mencionada não tem

valor máximo e nem mínimo, já que o intervalo dado para a medida x é aberto.

O exame da ESPM 2007 apresentou três textos a partir dos quais foram elaboradas 10 questões com alter-nativas em inglês.

O primeiro texto, extraído da revista inglesa The Economist, introduziu o tema “A economia do conheci-mento”, que foi desenvolvido no segundo, da revista Newsweek (edição de março de 2006), tendo como refe-rência a experiência bem sucedida da Índia nessa área.

O terceiro texto, um cartoon, serviu de base para uma questão de inferência (79) e outra de gramática(80), em que se avaliou o uso de Reported Speech.

As questões foram bem elaboradas, a partir de textos interessantes, e buscaram avaliar o entendimentodos aspectos mais relevantes desses textos.

Inglês

Matemática

Português

Geografia

História

TTTNNNEEEMMM ÁÁÁ OOOSSSOOOCCC IIIRRR