novembro 2011

16
1 www.asu.com.br | Novembro 2011 | ASU VEM AÍ... FESTA FIM DE ANO 2011 O Departamento Sócio Cultural da ASU tem o prazer em convi- dar a todos nossos associados para participarem de mais um evento de nossa entidade, a festa de confraternização de fim ano. O evento será no dia 23 de dezembro a partir das 19h no Espaço “T”, próximo a Embraer. Os convites deverão ser retira- dos de 19 a 22 de dezembro em uma de nossas sedes. Festa ASU 2011 Novembro de 2011 - Ano VI Sócios: Entrada franca Acompanhante: R$50,00 Local: Espaço T Dezembro 23 dia de sexta-feira 19h Os campeões da 10º edição doTorneio de Truco da ASU LAZER Passeio ao Pesqueiro e Pousada Maeda, faça sua reserva CRIANÇAS CAMPEÕES Veja as fotos do dia que fez a alegria da criançada

Upload: informatica-asu

Post on 15-Mar-2016

214 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Jornal ASU

TRANSCRIPT

Page 1: Novembro 2011

1www.asu.com.br | Novembro 2011 | ASU

VEM AÍ...

FESTAFIM DE ANO 2011O Departamento Sócio Cultural da ASU tem o prazer em convi-dar a todos nossos associados para participarem de mais um evento de nossa entidade, a festa de confraternização de fim ano. O evento será no dia 23 de dezembro a partir das 19h no Espaço “T”, próximo a Embraer. Os convites deverão ser retira-dos de 19 a 22 de dezembro em uma de nossas sedes.

Festa ASU 2011

Novembro de 2011 - Ano VI

Sócios: Entrada francaAcompanhante: R$50,00

Local: Espaço T

Dezembro23dia de

sexta-feira 19h

Os campeões da 10º edição doTorneio de Truco da ASU

LAZERPasseio ao Pesqueiro e Pousada Maeda, faça sua reserva

CRIANÇASCAMPEÕESVeja as fotos do dia que fez a alegria da criançada

Page 2: Novembro 2011

2 www.asu.com.br | Novembro 2011 | ASU

Page 3: Novembro 2011

3www.asu.com.br | Novembro 2011 | ASU

ANUNCIE3811-6168Ofereça e divulgue sua marca, produto, serviço ou promoção no INFORMATIVO ASU e alavanque suas vendas!Contate-nos pelo telefone 3811-6168 ou 3112-5110 e obtenha informações sobre os espaços disponíveis.Lembre-se: “Propaganda é a alma do negócio”.

VEÍCULO DE DIVULGAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DOS SERVIDORES DA UNESPAs propagandas e promoções veiculadas neste informati-vo são de inteira responsabilidade de seus anunciantes. Os textos e matérias veiculadas não refletem necessariamente a opinião do Informativo e são de inteira responsabilidade de seus idealizadores.A verba destinada à confecção do Informativo ASU é ob-tida através de encartes e anúncios comercializados.

ExPEDIENtETiragem: 3300 exemplaresRedação: Neilson Cassimiro da SilvaDiagramação: Danilo/Neto

Caixa postal 593 - CEP 18618-000Rubião Júnior - Botucatu/SP Fone/fax: (14) 3811-6168 Site: www.asu.com.brE-mail: [email protected]

ÍndicE

04 Palavra do Presidente

Capa: Festa ASU 2011

04 Departamento Jurídico

05 Esporte

06 Notícias do Câmpus

08 Eventos

10 Excursão para o Brás

15 Passeio ao MAEDA

Uma breve avaliação de 2011 e muito otimismo para o ano que vem chegando

Notícias sobre URV e Aposentadoria Especial.

Torneio de Truco 2011: Saiba quais foram as duplas que venceram o Tor-neio e consagraram-se campeã e vice-campeã.

Troca de Experiências: A ASU se reúne com associações do câmpus de Araraquara e Franca.

Quanta Alegria!: Veja as fotos da festa da ASU em homenagem ao Dia das Crianças.

Aproveite o fim de ano para fazer suas compras em São Paulo. Em novem-bro, A ASU te leva para o Brás.

Não perca o próximo passeio ao Pesqueiro MAEDA.

Sede da ASU - Rubião Júnior

www.asu.com.br

Page 4: Novembro 2011

4 www.asu.com.br | Novembro 2011 | ASU

Palavra do Presidente

Adeus ano velho, que venha 2012.

Estamos chegando a mais um fim de ano e damos graças a Deus por estar-mos com saúde e sempre

caminhando rumo aos nossos so-nhos e celebrando as realizações já conquistadas em nossas vidas ou na vida daquelas pessoas que, de alguma forma, pudemos ajudar, pois isso é o que torna gratificante o nosso dia-a-dia.

Fechamos mais um ano posi-tivo para nossa Associação, com a conquista de um grande número de novos associados e convênios, mostrando que esta instituição continua a dar frutos e benefícios àqueles que nela acreditam, resul-tado de um trabalho responsável que angaria uma credibilidade ad-mirável em nossa cidade e na re-gião, abrindo assim muitas portas para parcerias com vários segmen-tos.

Após um período de estudos de 3 meses, voltamos novamente à opção da venda em 10 parce-las. Durante esse tempo pudemos identificar as empresas que, de al-guma forma, vinham utilizando o cartão ASU On Line de maneira irregular, desobedecendo as nor-mas do Contrato. Através de nos-so Departamento Jurídico, essas empresas foram excluídas de nos-so quadro de convênios e alguns sócios também foram penalizados

pela participação conjunta. Não podemos e não devemos deixar que isso aconteça novamente para que o pagamento 10 parcelas con-tinue suprindo as necessidades de nossos associados. Caminhando juntos podemos fortalecer cada vez mais nossa Associação.

Por último, estamos prepa-rando dois grandes eventos que realizaremos para os sócios. Um deles é a festa merecidíssima dos associados aposentados, que será realizada no salão da Associação Atlética Ferroviária no dia 2 de dezembro, em um ambiente agra-dável e acolhedor para aqueles que muito contribuíram para o cresci-mento desta universidade.

Também já está sendo orga-nizada a nossa tradicional Festa de Final de Ano no dia 23 de de-zembro, em um salão novíssimo próximo à Embraer, um lugar ma-ravilhoso com muita iluminação e agito para que nossos associados se sintam à vontade.

Portanto, programe o dia 23 de dezembro para a grande festa em que a ASU está trabalhando para os associados!

Que venha o ano de 2012 re-pleto de amor e alegria em todos os corações!•

Marcos Araújo de MatosPresidente da ASU

Uma breve avaliação de 2011 e muito otimismo para o ano que vem chegando.

DEPARTAMENTO JURÍDICO

Alguns servidores da Unesp que entra-ram com a ação no início deste ano de 2011 já terão a diferença mensal incorporada no salário nos próximos

meses.Acontece que alguns dos recursos interpostos pela Unesp contra sentenças do Juizado Especial Cível de Botucatu que deram ganho de causa aos servidores não foram recebidos pelo Colégio Re-cursal de Juízes. Assim, as sentenças tornaram-se definitivas, devendo a Unesp cumprir a ordem e implantar a diferença em folha de pagamento.

Segundo o Assessor Jurídico da ASU, Marco Antonio Colenci, os próximos recursos devem ser recebidos pelo Colégio, o que pode atrasar um pouco os outros processos. Porém, ainda as-sim o julgamento não deve demorar mais que seis meses.

Ainda há tempo para entrar com a ação re-ferente à URV. Os interessados devem procurar a sede da ASU (Rubião Júnior) ou as sub-sedes (Departamento de Aposentados ou Lageado).

O Governo do Estado de São Paulo in-gressou recentemente com uma Ação Rescisória junto ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, alegando a

existência de uma nova prova que impede a conces-são de aposentadorias especiais aos servidores públi-cos estaduais.

O referido Tribunal concedeu a liminar. Assim, por enquanto ficam suspensas as ações ajuizadas com a finalidade de conceder aposentadoria especial ou converter o tempo de serviço insalubre.

Segundo o Assessor Jurídico da ASU, Marco An-tonio Colenci, enquanto não for julgada definitiva-mente a Ação Rescisória no Tribunal, não poderão ser ajuizadas ações de aposentadoria especial, pois, se isso ocorrer, elas serão extintas devido à liminar con-cedida pelo Tribunal. Além disso, ainda não há um consenso entre os juízes quanto à referida aposenta-doria ser integral ou proporcional. Estão sendo feitos estudos nesse sentido, comenta o advogado.

Para maiores Informações, contate a ASU pelo telefone (14) 3811-6168.•

Ações de aposentadoria especial estão suspensas por força de liminar em Ação Rescisória ajuizada pelo Governo do Estado de São Paulo.

Servidores da Unesp que entraram com a ação da URV no início de 2011 já vão receber a diferença no salário.

Page 5: Novembro 2011

5www.asu.com.br | Novembro 2011 | ASU

No dia 22 de setembro de 2011, o 10º Torneio de Truco da ASU, realizado no salão do F.U.S.S., contou com 25 duplas que disputaram “tento a tento” a conquista da Taça de Campeão de 2011.

Na edição, consagraram-se mestres das cartas deste ano:

Dupla campeã: Aparecido Lo-pes dos Santos (Seção de Ativida-des Agrárias das FEPE/FMVZ) e Célio Mariano Ricardo (Depar-

tamento de Agricultura e Melho-ramento Vegetal – FCA).

Dupla vice-campeã: Luiz Car-los Rúbio (Dependente da sócia Maria Isabel Francisco Rúbio) e Sandro Roberto Rúbio Pereira (Setor de Lavanderia da FM).

Aos campeões, os parabéns de toda a equipe da ASU. Aos de-mais participantes, nossa gratidão por mais uma vez terem engran-decido este tradicional evento.•

10º TORNEIO DE TRUCO DA ASU

Esporte

Em meio aos gritos e blefes, o Torneio de Truco 2011consagrou os mestres das cartas deste ano. (da esq. para dir.) Sandro Roberto, Célio Mariano,

Aparecido Lopes e Luiz Carlos.

Page 6: Novembro 2011

6 www.asu.com.br | Novembro 2011 | ASU

Estivemos em Araraquara com o Sr. Arrighi, presidente da ASCAR e em Franca com Sr. Carlão, presidente da ASU-

CAF para troca de idéias e informações para que juntos pudéssemos comparar o desenvolvimento das associações e, tam-bém, as dificuldades. Pudemos observar que, no que tange a organização e aten-dimento aos associados, nossas irmãs es-tão muito bem, apenas com problemas referentes às agências bancárias onde

pagamentos e recebimentos são efetu-ados, cujas taxas divergem. Algumas questões jurídicas também devem ser ajustadas, e buscaremos soluções através da ação conjunta dessas e de outras en-tidades ainda a serem visitadas.

É nosso pensamento que a união das Associações representará um forta-lecimento para os interesses de seus as-sociados, além de propiciar maior cres-cimento e um maior leque de serviços prestados.•

ASU/ASUCAF/ASCAR

TROCA DE EXPERIÊNCIAS

Reunião em Araraquara com Arrighi, presidente da ASCAR

Marcos Araújo e Djalma Bovolenta (ASU), visitam outras associações para troca de informações em busca do crescimentos das entidades.

Djalma S. Bovolenta, vice-presidente da ASU, em sua apresentação em Franca

Aadministração Geral do Cam-pus da Unesp, através de ação judicial, tomou posse do ter-

reno localizado ao lado do Centro de Convivência Infantil (CCI). Após a ocupação definitiva, o espaço foi to-talmente recuperado (foto ao lado). A área será destinada a prática de ativida-des de lazer e esportivas envolvendo as crianças matriculadas no CCI. Está previsto para ser construído ainda no local um mini campo de futebol e um parque de diversões.•

Recuperação de área pela A.G.

Carlos A. Winckler Diretor Administrativo da AG

dEPOiS

Notícias do Campus

AnTES

Page 7: Novembro 2011

7www.asu.com.br | Novembro 2011 | ASU

A especialista em gestão hospitalar Ondina Silva Cotrim, assistente de suporte acadê-mico do Laboratório de Engenharia Celular

do Hemocentro do Hospital das Clínicas da Facul-dade de Medicina de Botucatu/Unesp (HCFMB), foi premiada com primeiro lugar na categoria Pós-Graduação, durante o VIII Encontro de Iniciação Científica e Fórum Científico (ENFOC), promovi-do pelo Grupo Educacional Uninter.

Sua apresentação no evento, realizado dia 24 de setembro, no Paraná, foi intitulada: “Importância da Segregação de Materiais no Gerenciamento de Lixo Hospitalar na Área de Hemoterapia”. O traba-lho apresentou os perigos de não se gerenciar corre-tamente esse tipo de resíduo.

Em sua apresentação, Ondina mostrou como o gerenciamento inteligente de material biológico pode, dentro da ótica de produção mais limpa, be-neficiar o desenvolvimento de produtos terapêuti-cos (plasma excedente) no Hemocentro de Botuca-tu. Antes, esse componente era descartado quando tinha mais de 12 meses de criopreservação. Desde 2001 é transformado em curativo biológico.

Na monografia, a pós-graduanda ainda destaca a importância da recuperação de áreas externas da unidade, construção de abrigos para os resíduos e treinamento dos funcionários para o descarte corre-

Funcionária do Hemocentro de Botucatu ganha bolsa de pós-graduação em encontro de iniciação científica

to do material. Atualmente, o resíduo hemoterápico, melhor manejado, tem destino adequado e não polui o meio ambiente.

A pesquisa rendeu à Ondina bolsa integral para cursar uma segunda pós-graduação, na mesma instituição, desta vez em Saúde Pública, com ênfase em Saúde da Família.•

ALERTA

Apresentação de Ondina Silva Cotrim (foto) no evento realizado dia 24 de se-tembro, no Paraná, foi intitulada: “Importância da Segregação de Materiais no Gerenciamento de Lixo Hospitalar na Área de Hemoterapia”

Fonte: Assessoria de Comunicação e Imprensa da FMB

A pedido do Setor de Vigilân-cia da Administração Geral do Câmpus, alertamos os

associados e demais usuários de es-tacionamentos dentro do Campus que vem sendo grande o número de roubos de pneus de carros (estepes). Por medida de segurança, verifique se o alarme da tampa traseira de seu veículo está ativo ou, se não estiver, que isso seja providenciado. Outra alternativa é que o transporte dos estepes externos seja reforçado com correntes ou travas extras, pois os bandidos que vêm atuando dentro do câmpus são especialistas nesse tipo de furto. Eles conseguem dri-blar o disparo do alarme e não dei-xam qualquer sinal de arrombamen-to e têm preferência pelos modelos

VW Gol G2 e G4, por possuírem a mesma fechadura. Até agora foram 3 casos confirmados de furto deste tipo neste ano.

O Setor de Vigilância realizou estudos sobre esse tipo de furto e constatou que os bandidos levam, em média, 1 (um) minuto para a consumação do ato criminoso. A maior dificuldade na investigação desse tipo de crime é que, na maio-ria das vezes, os casos são percebi-dos alguns dias após a ocorrência, quando a vítima precisa utilizar o estepe; além disso, a maioria das ví-timas não registra queixa e esse tipo de crime não entra nas estatísticas da Polícia Militar. A Polícia Civil tem realizado um trabalho de investiga-ção em algumas borracharias da ci-

dade para tentar identificar os pos-síveis receptadores dos produtos furtados.

As melhores formas de preven-ção continuam sendo os alarmes com sensor no porta-malas, travas auxiliares e procurar estacionar o veículo em lugares de maior movi-mentação, no caso de se permane-cer em um mesmo local por longo período de tempo. A colaboração da população também é muito bem-vinda através do Disque Denúncia (190 ou 197).

O Setor de Vigilância tem inten-sificado as rondas pelos estaciona-mentos e contado com o apoio da base da Polícia Militar em Rubião Jr.•

ASU/Setor de Vigilância do Câmpus

Notícias do Campus

Page 8: Novembro 2011

8 www.asu.com.br | Novembro 2011 | ASU

Eventos

QUANTA ALEGRIA!O Dia das Crianças foi comemorado com grande festa no Clube de Campo da ASU

Um grande número de crianças e pais associa-dos se divertiu na Festa do Dia das Crianças, realizada no dia 12 de outubro, no Clube de

Campo da ASU. Brinquedos, palhaços e o espetáculo de um mágico ma-ravilharam as crianças e também os adultos, além dos lanches, doces, muitas brincadeiras e um campeonato de futebol, no qual vários pequeninos ganharam meda-lhas e a equipe campeã recebeu o troféu das mãos dos nossos amigos Márcio Alexandre, Diretor de Esportes, e do nosso colaborador Leonel Soler, sempre incenti-vando e ajudando a organizar eventos esportivos para as crianças.

Agradecemos especialmente à equipe Dany e Mia pela organização dos brinquedos, pinturas e agitação da festa. Agradecemos também aos Diretores presentes que nos apoiaram e aos nossos queridos funcionários que, juntamente com todas as outras pessoas citadas, realizaram essa festa maravilhosa que vem se tornando maior a cada ano. Nossos pequeninos merecem!•

Diretoria da ASU

Page 9: Novembro 2011
Page 10: Novembro 2011

10 www.asu.com.br | Novembro 2011 | ASU

THIAGO VELOCÍMETROSRua Brasílio Panhozzi, 181 - Jd. EldoradoFone: 3813-4222

JOANINHARua Brás de Assis, 777 - Vila dos Lavradores Fone: 3814-5455

NETO MODASRua Soldado PM Gerson Giandoni, 171 - Morada do Sol Fone: 3882-2645

SHOPP WEERua Amando de Barros, 1240 - CentroFone: 3814-3711

EQUIPE TIKO’SPç Carlos Gomes, 41 - CentroFone: 3882-5229

ESPAÇO VIPAv. Leonardo Villas Boas, 121 - Vila Nova BotucatuFone: 3882-3319

ÓTICA VIEIRAAv. Dom Lúcio, 513 - CentroFone: 3814-6103

PANIFICADORA E CONFEITARIA BARTOLIRua Márcia Aparecida Galhardo, 1106 - Cohab IFone: 3813-6777

PIZZARIA DINAPOLIRua Amando de Barros, 2508 - LavapésFone: 3881-1534

DIVA BELLERua Cel. José Vitoriano Villas Boas, 591 - Centro Fone: 3813-6922

JÔ CALÇADOSPç. Comendador Emílio Peduti, 35 - CentroFone: 3815-7610

SPEED CARTUCHOSRua Brasílio Panhozzi, 181 - Jd. EldoradoFone: 3813-6552

BUENO MATERIAIS E CAÇAMBARua Rangel Pestana, 1082 - CentroFone: 3814-7498

LOJA JOÃO PORTUGUESRua João Passos, 1929 - CentroFone: 3814-7614

PALÁCIO DAS TINTASRua Brás de Assis, 296 - Vila dos LavradoresFone: 3882-0744

PISOS AZULEJOS E CIAAv. Paula Vieira, 465 - Vila Jaú Fone: 3815-6691

Novos Convênios

Excursão para o

BRÁSSaída: Dia 19/11/2011Valor: R$ 45,00 em 2X

NO CARTÃO ASU ON LINE

Garanta já a sua vaga - Informações 3811-6168

AUTOMOTIVOS CONFECÇÕES

ESTÉTICA

ÓPTICAS

PADARIA

PIZZARIA

CALÇADOS

CASA E CONSTRUÇÃO

CARTUCHOS PARA IMPRESSORA

Você encontra todos os estabelecimentos conveniados a ASU no nosso site: www.asu.com.br

Page 11: Novembro 2011

11www.asu.com.br | Novembro 2011 | ASU

Promoções

Promoção ASU Vale Compras

Promoção ASU Tanque Cheio

A cada R$100,00 em compras nos supermercados participantes, você preenche seu cupom, deposita na urna e concorre a vale-compras no valor de R$ 150,00 cada. Confira os supermercados participantes no nosso site www.asu.com.br. Veja os últimos ganhadores:

Participe você também e concorra a Vale-Compras de R$ 150,00 todo mês.

A promoção voltou com “gás” total e está fazendo novos ganhadores! São sorteios de R$ 100,00 em combustível todo mês. Participe e concorra você também.

Hildebrando Luiz da SilvaDep. Botânica (IB)

Manuel Puim de MeloSc. Téc. Administrativa (FMVZ)

Onicilene MoraisSc. Téc. Oft. Otorrino (FM)

Cláudio Jesus DominguesSc. Conserv. Manutenção (IB)

Luiz Alberto da SilvaAposentado (FM)

(01) Alcides Roberto de PiereSc. Zeladoria (FM)

(02) cláudia Lúcia Hecker VasquesSc. Tec. Lab. Anal. clínicas (FM)

(03) Geraldo GarciaAposentado (FM)

(04) Luiz Montanha Aposentado (FM)

(05) Maria Eliza ThomaziniSc. Tec. Enf. Urologia (FM)

(06) Maria José de Oliveira Fonsecadir. Serv. clin. cir. Escolta (FM)

(07) Santo Simioni netoAposentado (iB)

(08) nair Garcia dos SantosAposentada (FM)

(09) Mariana Silva ViaroAposentada (FM)

(10) darcila Aparecida FernandesSc. cozinha (FAMESP)

(11) Maria Aparecida Belut de SouzaAposentada (FM)

(12) Paulo Augusto da SilvaSc. Tec. Enf. cir. Vascular (FM)11

01

05

09

02

06

10

03

07

11

04

08

12

Page 12: Novembro 2011

12 www.asu.com.br | Novembro 2011 | ASU

Vinte e cinco anos que trabalhamos como uma equipe unida com objetivos definidos, enfrentando lutas diárias, conquistas, alegrias e tristezas. Mas também são muitas as recom-pensas de um trabalho realizado com muita doação, dedicação e profissionalismo, ao con-templar o nascer de uma vida que colocamos nos braços de uma mãe com amor e carinho.

Então são vinte e cinco anos... O que real-mente importa é que nesse dia possamos brin-dar e trocar abraços com nossos familiares e amigos reunidos.

Dediquemos alguns minutos para agra-decermos ao nosso melhor amigo de todas as horas, o Senhor Jesus Cristo, nosso Salvador. Brindemos com alegria. Então são vinte e cin-co anos... Vinte e cinco anos... Vinte e cinco anos...•

Por Teresinha Padovan Daltin; Dalva Ap. Machado Zanqueta; Inês Barbelo; Terezinha Ferrari; Denise Aparecida Devidé Ruzza; Silvania D. Goncalves

AGRADECIMENTO“Ainda que eu andasse pelo vale das sombras,

Nenhum mal eu temeria,Pois teu cajado e teu bastão me sustentarias

Sua bondade e misericórdia hão de seguir-meNa casa do Senhor habitarei por longos dias.”

(Salmo 23:4-6)

Agradeço às equipes médica e de enfermagem do novo Pronto Socorro, U.T.I. da Urgência e Emergência, U.T.I. de Adultos e aos demais que colaboraram com a internação de meu tio João Corrêa.

A todos o meu melhor muito obrigado. Deus saberá recom-pensar a todos.•

Escrito por Maria Aparecida Belut de Souza

ENTÃO... SÃO 25 ANOS!

Aos familiares e amigos, os votos de pesar desta Associação.DESPEDIDAS

Waldomiro FerreiraHemod. e Angiografia (F.M.)

Grimarinho Cordeiro MaiaSc. Lavanderia (F.M.)

Maria Isabel Corrêa Aposentada (F.M.)

Espaço do Associado

Page 13: Novembro 2011

13www.asu.com.br | Novembro 2011 | ASU

Espaço do Associado

Um breve comentário sobre o Licor, uma das bebidas mais conhecidas no mundo.

Agradável ao PaladarJosé Eduardo G. Montanha (Sec. Tec. Lab. de Análises Clínicas)

Licor é uma bebida alcoólica doce, geralmente mis-turada com frutas, ervas, temperos, flores, sementes, raízes, cascas de árvores ou ainda cremes. O termo

vem do latim liquifacere, liquefazer, dissolver. Isto se refere às misturas que se empregam na fabricação da bebida. Os li-cores não costumam ser envelhecidos por muito tempo, mas podem ficar algum tempo descansando até que atinjam o sabor ideal.

A descrição mais comum de licor é a de uma bebida doce, de alto teor alcoólico. Servido em pequenas taças, é ideal após as refeições.

Sua composição leva açúcar, xarope, álcool, além de fru-tas, plantas e ervas, que dão o sabor característico de cada bebida.

Há, porém, outras definições da bebida. Para os france-ses, o licor é simplesmente um digestivo. Entre os ingleses, é um drinque específico, feito à base de um destilado ao qual se adicionou, por infusão, maceração ou redestilação, raízes, cascas de árvores, flores, frutas ou sementes.

Já para os norte-americanos, o termo significa o mesmo que para os ingleses, mas os primeiros ainda criam certa con-fusão ao chamar licores de “cordials”, xarope aromatizado com teor alcoólico baixo ou inexistente.

A História

A destilação da água com líquidos aromáticos é conhe-cida desde a Antiguidade. Pensadores como Hipócra-tes, Galeno e Plínio escreveram sobre o assunto. Mas

somente em 900 a.C. os árabes inventaram a produção do álcool por meio da fermentação. É improvável, entretanto, que isto tenha ocorrido com cereais fermentados no Norte da Europa, pouco depois dos árabes.

A produção de licores aconteceu depois. No início, só adocicavam álcoois aos quais, grosseiramente, adicionavam xaropes e ervas (estas, tanto para dar gosto quanto para fins terapêuticos).

Na Idade Média, o vinho (e mais tarde o álcool) era o principal anti-séptico. Mas as plantas, raízes e ervas eram pesquisadas pelos monges para a cura de várias doenças. Os alquimistas levaram tais pesquisas adiante.

Registros apontam Arnauld de Villeneuve, sábio catalão nascido em 1240, aproximadamente, como o inventor “das tinturas modernas nas quais as virtudes das ervas são extraí-das pelo álcool”. Com seu discípulo Ray Lulle, foi o primeiro

a escrever o tratado sobre o álcool e divulgar receitas de li-cores curativos. Ao álcool açucarado eram misturados limão rosa e flor-de-laranjeira. Há indícios da adição de pepitas de ouro às misturas, consideradas panacéias (remédios para to-dos os males).

Villeneuve enfrentou problemas com a Inquisição por suas idéias avançadas. Mas, ao salvar a vida do Papa com uma poção de vinho, ervas e ouro, livrou-se da morte. Quan-do a Peste Negra espalhou-se pela Europa, no século 15, os licores associados a bálsamos vegetais e tônicos tornaram-se medicamentos preciosos.

Além da aguardente de vinho, outros álcoois eram uti-lizados para fazer licores, tais como o rum. Era comum a fabricação doméstica de licores e a utilização na cozinha e confeitaria. Durante o século 19, a indústria da destilação cresceu. Surgiram no mercado muitas variedades de licores, e os caseiros começaram a desaparecer.

Os italianos sofisticaram a produção de licores. A rainha Catarina de Medicis, em visita à Itália, levou algumas recei-tas para a França. Luís XIV, apreciador da bebida, deliciava-se com um licor de âmbar e grais de anis, canela e almíscar.

Tipos de licoresPode ser secos, suaves, perfumados, de cereais, de frutas, en-fim, depende do material em que é feito.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Licor

Montanha é produtor do Licor Gigante da Cuesta. A idéia surgiu em meados do ano de 2000, nesta época a produção era apenas um hobby, mas algum tempo depois já estava com a pro-dução em maior escala para atender a pedidos de amigos e familiares. Hoje a produção conta com 13 sabores, e to-dos, exeto o licor de amarula, são fabricados sem nenhum conservante (corantes e es-sencias), o que garante um produto muito diferencido.Ficou com água na boca? En-tão ligue e encomende o seu.

Ligue: 3815-5545 ou 9797-7400

Page 14: Novembro 2011

14 www.asu.com.br | Novembro 2011 | ASU

Page 15: Novembro 2011

15www.asu.com.br | Novembro 2011 | ASU

Page 16: Novembro 2011

16 www.asu.com.br | Novembro 2011 | ASU