nome nº ano ensino turma -...

12
Nome Ano Ensino Turma Fund II Disciplina Professor Natureza Código / Tipo Trimestre / Ano Data História Mauricio Roteiro RE/I 2º / 2017 27/06/2017 Tema Roteiro de Estudos - 2º trimestre 0,5 O objetivo deste roteiro é destacar os conteúdos que serão abordados na Avaliação Trimestral (T1) e na Objetiva (PO), agendadas para o mês de agosto, além de indicações de leitura e exercícios que deverão ser realizados pelos alunos. Os temas são Renascimento, Absolutismo, Revoluções Inglesas, Revolução Industrial e estudo de meio. As páginas do livro são da página 1 a 79. Instruções: Esta atividade será recolhida, corrigida e a ela atribuída uma pontuação como bônus. Serão atribuídos até 0,5 para quem fizer a atividade de forma completa e organizada. Estes pontos serão creditados como “bônus” e digitados como nota A8 em seu boletim. Imprima apenas a folha de respostas (páginas 7 a 10) ou realize sua atividade em folhas de bloco (nesse caso, não se esqueça do cabeçalho) Data de entrega: 4/08,impreterivelmente. Os temas 1.1-Renascimento: Contextualizar a mudança socioeconômica ocorrida ao final da Idade Média, na qual a burguesia começou a ocupar uma posição de destaque na sociedade; relacionar esta mudança às mudanças artísticas e científicas surgidas na época; associar tais mudanças às transformações políticas que que vieram a seguir, originando o absolutismo. 1.2-Absolutismo: Reconhecer que, apesar das diferentes estratégias adotadas pelos reis para se chegar ao absolutismo em seus países, em todos os casos houve a aliança dos reis com a burguesia; caracterizar as diferentes teorias para justificar o absolutismo. 1.3-Revoluções Inglesas: Identificar os motivos, tanto históricos quanto do momento, que levaram os ingleses a derrubar temporariamente a monarquia e depois conquistar o parlamentarismo; contextualizar a situação social e econômica da Inglaterra do período das Revoluções; associar as Revoluções à ascensão da burguesia e à formação da base para a Revolução industrial. 1.4-Revolução Industrial: Reconhecer as bases inglesas que possibilitaram a formação da Revolução Industrial; contextualizar as condições políticas e econômicas que levaram à formação dessas bases. 1.5- Estudo de meio: Identificar semelhanças e diferenças entre as religiões; relacionar o aprendizado do estudo de meio à matéria estudada ao longo do semestre. 1. “RenascimentoO Renascimento foi um movimento cultural que marcou a fase de transição dos valores e das tradições medievais para um mundo totalmente novo, em que os códigos cavalheirescos cedem lugar à afetação burguesa, às máscaras sociais desenvolvidas pela burguesia emergente. Esta importante etapa histórica predominou no Ocidente entre os séculos XV e XVI, principalmente na Itália, centro irradiador desta revolução nas artes, na literatura, na política, na religião, nos aspectos socioculturais. Deste polo cultural o Renascimento se propagou pela Europa,

Upload: vuhanh

Post on 10-Nov-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Nome Nº Ano Ensino Turma - 4740001.s3.amazonaws.com4740001.s3.amazonaws.com/gdv/wp-content/uploads/2016/10/0318ABC_H... · Os temas são Renascimento, Absolutismo, Revoluções Inglesas,

Nome Nº Ano

Ensino Turma 8º Fund II

Disciplina Professor Natureza Código / Tipo Trimestre / Ano Data

História Mauricio Roteiro RE/I 2º / 2017 27/06/2017 Tema

Roteiro de Estudos - 2º trimestre

0,5

O objetivo deste roteiro é destacar os conteúdos que serão abordados na Avaliação Trimestral

(T1) e na Objetiva (PO), agendadas para o mês de agosto, além de indicações de leitura e exercícios que deverão ser realizados pelos alunos.

Os temas são Renascimento, Absolutismo, Revoluções Inglesas, Revolução Industrial e estudo de meio. As páginas do livro são da página 1 a 79.

Instruções:

Esta atividade será recolhida, corrigida e a ela atribuída uma pontuação como bônus.

Serão atribuídos até 0,5 para quem fizer a atividade de forma completa e organizada. Estes pontos serão creditados como “bônus” e digitados como nota A8 em seu boletim.

Imprima apenas a folha de respostas (páginas 7 a 10) ou realize sua atividade em folhas de bloco (nesse caso, não se esqueça do cabeçalho)

Data de entrega: 4/08,impreterivelmente.

Os temas

1.1- Renascimento: Contextualizar a mudança socioeconômica ocorrida ao final da Idade Média, na qual a burguesia começou a ocupar uma posição de destaque na sociedade; relacionar esta mudança às mudanças artísticas e científicas surgidas na época; associar tais mudanças às transformações políticas que que vieram a seguir, originando o absolutismo.

1.2- Absolutismo: Reconhecer que, apesar das diferentes estratégias adotadas pelos reis para se chegar ao absolutismo em seus países, em todos os casos houve a aliança dos reis com a burguesia; caracterizar as diferentes teorias para justificar o absolutismo.

1.3- Revoluções Inglesas: Identificar os motivos, tanto históricos quanto do momento, que levaram os ingleses a derrubar temporariamente a monarquia e depois conquistar o parlamentarismo; contextualizar a situação social e econômica da Inglaterra do período das Revoluções; associar as Revoluções à ascensão da burguesia e à formação da base para a Revolução industrial.

1.4- Revolução Industrial: Reconhecer as bases inglesas que possibilitaram a formação da Revolução Industrial; contextualizar as condições políticas e econômicas que levaram à formação dessas bases.

1.5- Estudo de meio: Identificar semelhanças e diferenças entre as religiões; relacionar o aprendizado do estudo de meio à matéria estudada ao longo do semestre.

1. “Renascimento”

O Renascimento foi um movimento cultural que marcou a fase de transição dos valores e das tradições medievais para um mundo totalmente novo, em que os códigos cavalheirescos cedem lugar à afetação burguesa, às máscaras sociais desenvolvidas pela burguesia emergente.

Esta importante etapa histórica predominou no Ocidente entre os séculos XV e XVI, principalmente na Itália, centro irradiador desta revolução nas artes, na literatura, na política, na religião, nos aspectos socioculturais. Deste polo cultural o Renascimento se propagou pela Europa,

Page 2: Nome Nº Ano Ensino Turma - 4740001.s3.amazonaws.com4740001.s3.amazonaws.com/gdv/wp-content/uploads/2016/10/0318ABC_H... · Os temas são Renascimento, Absolutismo, Revoluções Inglesas,

2

especialmente pela Inglaterra, Alemanha, Países Baixos e com menos ênfase em Portugal e Espanha.

Neste momento crítico de profundas transformações, surgiu o Renascimento, com uma eclosão criativa sem precedentes, inspirada nos antigos valores greco-romanos, retomados pelos artistas que vivenciaram a decadência de um paradigma e o nascimento de um universo totalmente diferente. Este movimento representou, portanto, uma profunda ruptura com um modo de vida mergulhado nas sombras do fanatismo religioso, para então despertar em uma esfera materialista e antropocêntrica. Agora o centro de tudo se deslocava do Divino para o Humano, daí a vertente renascentista conhecida como Humanismo.

Alguns estudiosos atribuem a expressão Renascimento ao italiano Giorgio Vasari, que a teria usado para explicar o esplendor artístico e cultural vivenciado na Itália neste período, com repercussões na pintura, na literatura e na ciência. Outros atribuíam ao historiador francês Jules Michelet o uso deste termo ao se reportar a esta época, quando Giotto revolucionava as artes plásticas, enquanto Petrarca se tornava o pioneiro do Humanismo.

Na sociedade desenvolviam-se rapidamente instâncias políticas intensamente centralizadas, uma economia de âmbito urbano e de natureza mercantil, e florescia o mecenato – surgimento de mecenas, ou seja, patrocinadores das artes, dos criadores.

Na vertente humanista da Renascença, o Homem é a peça principal, agora ocupando o lugar antes impensável do próprio Criador. Este aspecto antropocentrista se prolonga por pelo menos um século em toda a Europa Ocidental. Petrarca via este período como o fim de uma era sombria, referindo-se à Era Medieval. Este movimento privilegia a Antiguidade Clássica, mas não se limita a reproduzir suas obras, o que reduziria sua importância. Seus seguidores recusavam radicalmente os valores medievais e para alcançar esse objetivo usavam a cultura greco-romana como o instrumento mais adequado para a realização de suas metas.

Além do Antropocentrismo, o Renascimento também introduz princípios hedonistas – a busca do máximo prazer no momento presente, como tesouro maior do Homem – e individualistas – a exaltação do indivíduo e de sua suprema liberdade dentro do grupo social -, bem como o otimismo e o racionalismo.

(Por Ana Lucia Santana em http://www.infoescola.com/movimentos-culturais/renascimento/)

a) Identifique a fonte de inspiração dos artistas renascentistas.

b) Conceitue Humanismo.

c) Retire do texto o trecho que caracteriza a sociedade do período renascentista.

d) Explique o conceito de mecenato.

e) Explique o conceito de hedonismo.

2. “Absolutismo”

Resultante do processo de centralização política das monarquias nacionais europeias, o absolutismo era um sistema político da Idade Moderna. Suas principais características são: ausência de divisão de poderes, poder concentrado no Estado e política econômica mercantilista.

Numa monarquia absolutista, o rei tinha com seus súditos uma relação marcada pelo princípio da fidelidade: todos, sem exceção, deviam obediência e respeito ao monarca e seus representantes. Estes possuíam a prerrogativa de julgar e legislar ao invocar a mera vontade do soberano. Isso quer dizer, é claro, que questionar publicamente o desejo do monarca ou de seus agentes poderia ser

Page 3: Nome Nº Ano Ensino Turma - 4740001.s3.amazonaws.com4740001.s3.amazonaws.com/gdv/wp-content/uploads/2016/10/0318ABC_H... · Os temas são Renascimento, Absolutismo, Revoluções Inglesas,

3

considerado por si só um crime passível de punição, como pôde ser visto durante o reinado daquele que é considerado o expoente máximo do absolutismo: o monarca francês Luís XIV (1638-1715), cognominado como o Rei Sol. Durante seu reinado, ele concederia prêmios em dinheiro e incentivos fiscais à burguesia de modo a favorecer as manufaturas, e aplacaria a influência da nobreza ao distribuir favores, pensões e empregos na sede da corte dos Bourbon em Versalhes, onde viveriam milhares de aristocratas subordinados a ele. Deste modo, Luís XIV obteve sucesso em controlar ambos os grupos sociais.

Nesta época, surgiriam teorias políticas que justificavam tamanho poder. A primeira apareceria ainda no século XVI, na obra A República, do francês Jean Bodin (1530-96). Esses escritos defendiam que o fortalecimento do Estado, gerando uma soberania inalienável e indivisível por parte do soberano, era a única maneira realmente eficaz para se combater a instabilidade política. Essa linha de pensamento seria complementada por O Leviatã, do inglês Thomas Hobbes (1588-1679), que afirmaria que o rei não deveria justificar seus atos perante ninguém. Mas seriam as ideias do bispo francês Jacques Bénigne Bossuet (1627-1704) que se provariam mais influentes para o regime absolutista. Em sua obra A política inspirada na Sagrada Escritura, ele apresenta a origem da realeza como divina. O monarca seria o representante de Deus na Terra, e, como tal, suas vontades seriam infalíveis, não cabendo aos súditos questioná-las. Essas ideias formariam a base da doutrina política oficial do absolutismo francês, sendo conhecidas em seu conjunto como a teoria do direito divino dos reis.

Uma condição essencial para a formação deste tipo de monarquia foi a grande quantidade de arrecadação alcançada após a consolidação do projeto de colonização nas Américas. Isso enriqueceria substancialmente as monarquias nacionais, possibilitando a manutenção dos exércitos e marinhas. Com o tempo, surgiria a noção do metalismo, uma das questões mais importantes da nova política econômica do período que se convencionou chamar de mercantilismo. Para o metalismo, a riqueza de um reino seria medida pela quantidade de metais preciosos dentro de suas fronteiras. Para garantir isso, era fundamental que fossem vendidas mais mercadorias do que compradas, a fim de que fosse alcançada uma balança comercial positiva. Para conseguir tal objetivo, o Estado intervinha na economia e impunha o protecionismo, de modo que as barreiras alfandegárias ficassem praticamente intransponíveis para os produtos estrangeiros.

(Por Fernanda Paixão Pissurno em http://www.infoescola.com/historia/absolutismo/)

a) Explique as características absolutistas “ausência de divisão de poderes, poder concentrado no Estado e política econômica mercantilista”.

b) Retire do texto o modo como o rei Luís XIV conseguiu controlar a burguesia e a nobreza.

c) Explique porque, de acordo com o texto, as ideias do autor Jacques Bénigne Bossuet seriam as mais interessantes aos reis.

d) Caracterize o sistema econômico Mercantilista.

3. “Revoluções Inglesas”

Também chamada de Guerra Civil Inglesa e Revolução Puritana, a Revolução Inglesa foi um confronto entre os defensores da Casa real dos Stuart e os partidários do Parlamento. O rei, Carlos I (1600-1649), era apenas o segundo monarca da dinastia, que herdara o trono após a morte sem filhos da rainha Elizabeth I (1533-1602), da Casa Tudor. Desde a ascensão de Jaime I (1566-1625), houvera problemas recorrentes com o Parlamento pelas mais variadas razões. Por exemplo: o novo rei era defensor da doutrina absolutista francesa, e, em 1614, apoiado em sua prerrogativa, aumentou os impostos. Quando o Parlamento protestou, foi dissolvido e fechado por sete anos.

Page 4: Nome Nº Ano Ensino Turma - 4740001.s3.amazonaws.com4740001.s3.amazonaws.com/gdv/wp-content/uploads/2016/10/0318ABC_H... · Os temas são Renascimento, Absolutismo, Revoluções Inglesas,

4

Assim, a relação amistosa da dinastia com a burguesia abastada que começava a participar da política ficou muito prejudicada. Quando Jaime I morreu, foi sucedido pelo filho Carlos, que em breve se casaria com a princesa francesa Henriqueta (1609-1669), numa união que não se provou popular entre os anglicanos, e muito menos entre a corrente calvinista.

O novo monarca, que também acreditava na doutrina absolutista, era autoritário desde o início de seu reinado, o que provocaria atritos com o Parlamento. Após fazer com que o Parlamento aprovasse aumento dos impostos, Carlos I não o convocaria pelos próximos 11 anos; ao mesmo tempo, de acordo com a política absolutista anglicana, passou a perseguir os dissidentes religiosos – principalmente puritanos.

O estopim para a guerra foi a tentativa por parte do rei, em 1637, de substituir o culto presbiteriano da Escócia pelo anglicano. Rapidamente, os escoceses se revoltaram, e Carlos I teve que convocar o Parlamento (inglês) para organizar um exército. Contudo, os deputados (ingleses) questionavam as medidas absolutistas do monarca, que dissolveu o Parlamento. Em 1640, Carlos I tentou novamente extrair auxílio do Parlamento, que se mostrou tão hostil que o monarca ordenou nova dissolução. Quando os deputados recusaram-se a deixar o prédio, o rei ordenou a invasão da Câmara dos Comuns por soldados. A cidade de Londres se revoltaria, obrigando Carlos I a fugir. A alta nobreza apoiaria o rei, organizando o chamado Exército dos Cavaleiros. O Parlamento, por sua vez, organizou um exército composto por cidadãos, tendo por líder o puritano Oliver Cromwell (1599-1658), oriundo da pequena nobreza. Para esta força bélica, a revolta política se misturava ao rancor religioso devido aos muitos anos de perseguição.

A situação de Carlos se agravou quando a Irlanda também se revoltou em 1641, o que possibilitou ao Parlamento obter vantagem na guerra. Após a vitória do Parlamento na batalha de Naseby, em 1645, o rei se refugiaria na Escócia, mas em breve seria devolvido para a Inglaterra, onde o Parlamento deliberou sobre seu destino. Sendo agora maioria após um golpe orquestrado por Cromwell, os deputados puritanos condenaram o monarca à morte.

Foi estabelecida então uma República na Inglaterra. Sob a dura liderança de Cromwell, o novo regime se manteria até a morte de seu líder, quando assumiu Richard Cromwell (1628-1712). Este, porém, renunciaria pouco depois. Criou-se então um vazio político na liderança da Inglaterra, resolvido em 1660, quando o filho do monarca executado, Carlos II (1630-85), voltou do exílio e reivindicou o trono. Como seu pai, contudo, Carlos II teve um reinado conturbado. Quando ele morreu sem filhos legítimos, assumiria seu irmão católico Jaime, iniciando o turbulento processo que levaria, em 1688, à Revolução Gloriosa e à afirmação do poder do Parlamento.

(Por Fernanda Paixão Pissurno em http://www.infoescola.com/historia/revolucao-inglesa/)

a) Identifique e retire do texto as medidas adotas pelo rei Carlos I que o levaram a entrar em confronto com o Parlamento Inglês.

b) Durante as Revolução Puritana houve um conflito entre dois grupos militares: “Cavaleiros” contra “Exército de Novo Tipo”. Caracterize-os.

c) Após tomar o poder, Oliver Cromwell transformou a Inglaterra em uma república e governou como um ditador. Explique os conceitos de “república” e “ditadura”.

d) De acordo com o texto, a Revolução Gloriosa levou à afirmação do poder do Parlamento. Explique de que forma o Parlamento exercia esse poder.

Page 5: Nome Nº Ano Ensino Turma - 4740001.s3.amazonaws.com4740001.s3.amazonaws.com/gdv/wp-content/uploads/2016/10/0318ABC_H... · Os temas são Renascimento, Absolutismo, Revoluções Inglesas,

5

4. “Revolução Industrial”

Introdução

A Revolução Industrial teve início no século XVIII, na Inglaterra, com a mecanização dos sistemas de produção. Enquanto na Idade Média o artesanato era a forma de produzir mais utilizada, na Idade Moderna tudo mudou. A burguesia industrial, ávida por maiores lucros, menores custos e produção acelerada, buscou alternativas para melhorar a produção de mercadorias. Também podemos apontar o crescimento populacional, que trouxe maior demanda de produtos e mercadorias.

Pioneirismo Inglês

Foi a Inglaterra o país que saiu na frente no processo de Revolução Industrial do século XVIII. Este fato pode ser explicado por diversos fatores. A Inglaterra possuía grandes reservas de carvão mineral em seu subsolo, ou seja, a principal fonte de energia para movimentar as máquinas e as locomotivas à vapor.

Além da fonte de energia, os ingleses possuíam grandes reservas de minério de ferro, a principal matéria-prima utilizada neste período. A mão-de-obra disponível em abundância (desde a Lei dos Cercamentos de Terras), também favoreceu a Inglaterra, pois havia uma massa de trabalhadores procurando emprego nas cidades inglesas do século XVIII. A burguesia inglesa tinha capital suficiente para financiar as fábricas, comprar matéria-prima e máquinas e contratar empregados. O mercado consumidor inglês também pode ser destacado como importante fator que contribuiu para o pioneirismo inglês.

Avanços da Tecnologia

O século XVIII foi marcado pelo grande salto tecnológico nos transportes e máquinas. As máquinas a vapor, principalmente os gigantes teares, revolucionou o modo de produzir. Se por um lado a máquina substituiu o homem, gerando milhares de desempregados, por outro baixou o preço de mercadorias e acelerou o ritmo de produção.

Na área de transportes, podemos destacar a invenção das locomotivas a vapor (maria fumaça) e os trens a vapor. Com estes meios de transportes, foi possível transportar mais mercadorias e pessoas, num tempo mais curto e com custos mais baixos.

Principais invenções técnicas da Revolução Industrial: lançadeira volante de John Kay, tear mecânico de Cartwright, máquina a vapor de JamesWatt e locomotiva de Stephenson.

A Fábrica

As fábricas do início da Revolução Industrial não apresentavam o melhor dos ambientes de trabalho. As condições das fábricas eram precárias. Eram ambientes com péssima iluminação, abafados e sujos. Os salários recebidos pelos trabalhadores eram muito baixos e chegava-se a empregar o trabalho infantil e feminino. Os empregados chegavam a trabalhar até 18 horas por dia e estavam sujeitos a castigos físicos dos patrões. Não havia direitos trabalhistas como, por exemplo, férias, décimo terceiro salário, auxílio doença, descanso semanal remunerado ou qualquer outro benefício. Quando desempregados, ficavam sem nenhum tipo de auxílio e passavam por situações de precariedade.

Reação dos trabalhadores

Em muitas regiões da Europa, os trabalhadores se organizaram para lutar por melhores condições de trabalho. Os empregados das fábricas formaram as trade unions (espécie de sindicatos) com o objetivo de melhorar as condições de trabalho dos empregados. Houve também movimentos mais violentos como, por exemplo, o Ludismo. Também conhecidos como "quebradores de máquinas", os ludistas invadiam fábricas e destruíam seus equipamentos numa forma de protesto e revolta com relação a vida dos empregados. O cartismo foi mais brando na forma de atuação, pois

Page 6: Nome Nº Ano Ensino Turma - 4740001.s3.amazonaws.com4740001.s3.amazonaws.com/gdv/wp-content/uploads/2016/10/0318ABC_H... · Os temas são Renascimento, Absolutismo, Revoluções Inglesas,

6

optou pela via política, conquistando diversos direitos políticos para os trabalhadores.

Conclusão

A Revolução tornou os métodos de produção mais eficientes. Os produtos passaram a ser produzidos mais rapidamente, barateando o preço e estimulando o consumo. Por outro lado, aumentou também o número de desempregados. As máquinas foram substituindo, aos poucos, a mão-de-obra humana. A poluição ambiental, o aumento da poluição sonora, o êxodo rural e o crescimento desordenado das cidades também foram consequências nocivas para a sociedade.

Até os dias de hoje, o desemprego é um dos grandes problemas nos países em desenvolvimento. Gerar empregos tem se tornado um dos maiores desafios de governos no mundo todo. Os empregos repetitivos e pouco qualificados foram substituídos por máquinas e robôs. As empresas procuram profissionais bem qualificados para ocuparem empregos que exigem cada vez mais criatividade e múltiplas capacidades. Mesmo nos países desenvolvidos tem faltado empregos para a população.

(Fonte: http://www.suapesquisa.com/industrial/)

a) Retire do texto os fatores que levaram a Inglaterra a ser a pioneira na Revolução industrial.

b) Cite as principais mudanças, tanto positivas quanto negativas, geradas pelas máquinas durante a Revolução Industrial.

c) Descreva as condições sociais e de trabalho enfrentadas pelos operários ingleses no início da Revolução Industrial.

d) Cite os principais movimentos realizados pelos trabalhadores contra suas condições de trabalho. Caracterize esses movimentos.

5. “Estudo de meio”

Neste trimestre você aprendeu sobre as três maiores religiões existentes no mundo: o cristianismo, o judaísmo e o islamismo. Para isso você visitou alguns templos religiosos e leu o texto da apostila preparada para este estudo.

Na apostila do estudo de meio, leia novamente sobre o casamento dos judeus no texto “Fases da Vida” e sobre o matrimônio dos cristãos no texto “A Igreja Apostólica Romana” e compare o que este rito religioso representa para ambas religiões.

Page 7: Nome Nº Ano Ensino Turma - 4740001.s3.amazonaws.com4740001.s3.amazonaws.com/gdv/wp-content/uploads/2016/10/0318ABC_H... · Os temas são Renascimento, Absolutismo, Revoluções Inglesas,

7

Nome Nº Ano Ensino Turma 8º Fund.II

Disciplina Professor Natureza Código / Tipo Trimestre / Ano Data

História Mauricio Roteiro de estudos A8/I 2o/2017 26/06/2017 Tema valor

Roteiro de estudos 5,0

O objetivo deste roteiro é destacar os conteúdos que serão abordados na Avaliação Trimestral (T1) e na Objetiva (PO), agendadas para o mês de agosto, além de indicações de leitura e exercícios que deverão ser realizados pelos alunos.

Os temas são Renascimento, Absolutismo, Revoluções Inglesas, Revolução Industrial e estudo de meio. As páginas do livro são da página 1 a 79.

Instruções:

Esta atividade será recolhida, corrigida e a ela atribuída uma pontuação como bônus.

Serão atribuídos até 5,0 (cinco pontos) para quem fizer a atividade de forma completa e organizada. Estes pontos serão creditados como “bônus” e digitados como nota A8 em seu boletim.

Imprima apenas a folha de respostas (páginas 7 a 10) ou realize sua atividade em folhas de bloco (nesse caso, não se esqueça do cabeçalho)

Data de entrega: na primeira aula de História a partir de 31/07.

1. “Renascimento”

a) Identifique a fonte de inspiração dos artistas renascentistas.

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

b) Conceitue Humanismo.

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

c) Retire do texto o trecho que caracteriza a sociedade do período renascentista.

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

Page 8: Nome Nº Ano Ensino Turma - 4740001.s3.amazonaws.com4740001.s3.amazonaws.com/gdv/wp-content/uploads/2016/10/0318ABC_H... · Os temas são Renascimento, Absolutismo, Revoluções Inglesas,

8

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

d) Conceitue mecenato.

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

e) Explique o conceito de hedonismo.

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

2. “Absolutismo”

a) Cite e explique as características absolutistas “ausência de divisão de poderes, poder concentrado no Estado e política econômica mercantilista”.

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

b) Retire do texto o modo como o rei Luís XIV conseguiu controlar a burguesia e a nobreza.

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

Page 9: Nome Nº Ano Ensino Turma - 4740001.s3.amazonaws.com4740001.s3.amazonaws.com/gdv/wp-content/uploads/2016/10/0318ABC_H... · Os temas são Renascimento, Absolutismo, Revoluções Inglesas,

9

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

c) Explique por que, de acordo com o texto, as ideias do autor Jacques Bénigne Bossuet seriam as mais interessantes aos reis.

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

d) Caracterize o sistema econômico Mercantilista.

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

3. “Revoluções Inglesas”

a) Identifique e retire do texto as medidas adotadass pelo rei Carlos I que o levaram a entrar em confronto com o Parlamento Inglês.

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

b) Durante as Revolução Puritana houve um conflito entre dois grupos militares: “Cavaleiros” contra “Exército de Novo Tipo”. Caracterize-os.

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

Page 10: Nome Nº Ano Ensino Turma - 4740001.s3.amazonaws.com4740001.s3.amazonaws.com/gdv/wp-content/uploads/2016/10/0318ABC_H... · Os temas são Renascimento, Absolutismo, Revoluções Inglesas,

10

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

c) Após tomar o poder, Oliver Cromwell transformou a Inglaterra em uma república e governou como um ditador. Explique os conceitos de “república” e “ditadura”.

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

d) De acordo com o texto, a Revolução Gloriosa levou à afirmação do poder do Parlamento. Explique de que forma o Parlamento exercia esse poder.

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

4. “Revolução Industrial”

a) Retire do texto os fatores que levaram a Inglaterra a ser a pioneira na Revolução industrial.

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

b) Cite as principais mudanças, tanto positivas quanto negativas, geradas pelas máquinas durante a Revolução Industrial.

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

Page 11: Nome Nº Ano Ensino Turma - 4740001.s3.amazonaws.com4740001.s3.amazonaws.com/gdv/wp-content/uploads/2016/10/0318ABC_H... · Os temas são Renascimento, Absolutismo, Revoluções Inglesas,

11

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

c) Descreva as condições sociais e de trabalho enfrentadas pelos operários ingleses no início da Revolução Industrial.

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

d) Cite os principais movimentos realizados pelos trabalhadores contra suas condições de trabalho. Caracterize esses movimentos.

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

5. “Estudo de meio”

Na apostila do estudo de meio, leia novamente sobre o casamento dos judeus no texto “Fases da Vida” e sobre o matrimônio dos cristãos no texto “A Igreja Apostólica Romana” e compare o que este rito religioso representa para ambas as religiões.

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

Page 12: Nome Nº Ano Ensino Turma - 4740001.s3.amazonaws.com4740001.s3.amazonaws.com/gdv/wp-content/uploads/2016/10/0318ABC_H... · Os temas são Renascimento, Absolutismo, Revoluções Inglesas,

12

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________