nº 11 descobre onde está a vitamina c!

5

Upload: tranthien

Post on 10-Jan-2017

224 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: nº 11 Descobre onde está a vitamina C!
Page 2: nº 11 Descobre onde está a vitamina C!

Objectivo:Nesta actividade experimental vamos à descoberta de um dos componentes do quinto poder

(vitaminas): a vitamina C. Confiamos em ti para descobrires quais dos alimentos que temos connosco possui a maior quantidade de vitamina C. A tua ajuda é essencial. Boa sorte!

Hipótese:Os alimentos que possuem vitamina C em maior quantidade são os kiwis e as papaias. Só a fruta

fresca possui vitamia C? A vitamina C é destruida pelo calor?

Materiais:LAmido de milhoLSoluto de LugolLÁgua da torneiraLColherL14 tubos de ensaioLProveta de 250 mlLProveta de 50 mlLSuporte para tubos de ensaioL Mola para tubos de ensaio

LFacaL Pega ou panoL GobeléLForno eléctricoLCanetaLEtiquetasLPapaiaLKiwiLLaranjaLTangera

L LimãoL AnanásLConta gotasLConcentrado de sumo de laranjaLConcentrado de sumo de frutos tropicaisLTrituradoraL 6 CoposL FósforosL Lamparina de álcool

Métodos:1 - Ligar o forno eléctrico a uma temperatura de 100 ºC2 - Misturar , num gobelé, uma colher de amido de milho em água suficiente para fazer uma pasta.3 - Adicionar à pasta 250 ml de água, colocar no forno e deixar ferver durante 5 minutos.4 - Deixar arrefecer ligeiramente (sem deixar solidificar).5 - Adicionar 10 gotas da solução de amido a 75 ml de água.6 - Adicionar Soluto de Lugol suficiente para se formar uma cor azul escura. O indicador está pronto.7 - Escrever o nome dos 6 frutos nas etiquetas e colar uma em cada copo.8 - Triturar a papaia, o kiwi e o ananás até ficar em papa. Escorrer o sumo para os copos respectivos. 9 - Espremer o sumo da laranja,da tangera e do limão para os copos respectivos.

ATENÇÃO !- Utiliza uma pega ou pano para retirar o gobelé do forno, para não te queimares.- A faca e a trituradora devem ser manipuladas pelo professor.- Cuidados a ter com o Soluto de Lugol: não engolir, não deixar entrar em contacto com os olhos.

1

Page 3: nº 11 Descobre onde está a vitamina C!

2

ATENÇÃO !- Tem cuidado ao manusear os fósforos e a lamparina, para não te queimares. - Utilizar as molas para segurar os tubos; direccionar a abertura do tubo para um local onde esteja ninguém; afastar o tubo da chama sempre que comece a ferver.

Métodos (continuação):10 - Separar parte do sumo de papaia, laranja e tangera para tubos de ensaio identificados com etiquetas.11 - Levar os tubos à chama e deixar ferver durante alguns instantes.12 - Colocar 11 tubos de ensaio num suporte para tubos de ensaio.13 - Escrever o nome dos 6 frutos, dos concentrados de sumo e dos sumos “cozidos” nas etiquetas e colar nos tubos.14 - Colocar 5 ml de indicador em cada tubo de ensaio.15 - Adicionar e contar o número de gotas de sumo (no tubo de ensaio respectivo) necessárias para a solução deixar de ter cor azul.16 - Agitar bem entre cada gota adicionada.19 - Qual dos frutos tem maior quantidade de vitamina C?20 - Quais dos sumos possui maior quantidade de vitamina C: os que são feitos a partir de fruta fresca ou os concentrados?21 - Quais dos sumos possui maior quantidade de vitamina C: os que são feitos a partir de fruta fresca ou os que foram “cozidos” (cozinhados)?20 - Registar os resultados.

Page 4: nº 11 Descobre onde está a vitamina C!

3

Resultados:

Resultado(número de gotas adicionadas)

Alimentos

Papaia

Kiwi

Laranja

Tangera

Limão

Ananás

Concentrado de sumo de laranja

Concentrado de sumo de frutos tropicais

Papaia “cozida”

Laranja “cozida”

Tangera “cozida”

Como decifrar os resultados ...Quanto menor for o número de gotas adicionadas, maior é o nível/quantidade de vitamina C.

Page 5: nº 11 Descobre onde está a vitamina C!

Qual dos frutos tem maior quantidade de vitamina C?

Quais dos sumos tem maiorquantidade de vitamina C: os

que são feitos a partir de fruta fresca ou os concentrados?

Quais dos sumos tem maiorquantidade de vitamina C: os

que são feitos a partir de fruta fresca ou os “cozidos”?

4

Conclusões:

Resultados (continuação):