newsletter socioambientar - 2013/1

5
ASSOCIAÇÃO SOCIOAMBIENTAR JUNHO 2013 RELEASES PRIMEIRO SEMESTRE 2013 RELEASES – PRIMEIRO SEMESTRE 2013 O Canto do Morcego foi o local escolhido para o início das atividades do Programa SocioAmbientar. No sábado, dia 2 de março, os multiplicadores realizaram uma atividade de leitura de paisagem, registrando, por meio de fotografias, as diferenças de urbanização entre os lados Sul e Norte da Praia Brava de Itajaí. Ainda nas areias do Canto Norte da Praia Brava, aconteceu uma roda de conversa com Giordano Zaguini Furtado e Moacir Kienast, ambos ativistas na luta pela criação de um Parque Natural Municipal no Canto do Morcego. Por meio de um bate papo, os multiplicadores puderam relembrar conceitos como unidades de conservação, ativismo socioambiental , parque natural, plano diretor, zoneamento, ocupação desordenada e desenvolvimento sustentável. O motivo da escolha do tema da oficina, bem como o local, se deram após o "Abraço no Canto do Morcego", evento organizado por ongs ambientalistas e ligadas ao esporte, em protesto à Lei de Zoneamento aprovada no final de 2012. A atividade aconteceu em parceria com o Mero Móvel do Projeto Meros do Brasil/Rede Meros do Brasil, que além de apoio logístico, participou da Roda de conversa e registrou os momentos de aprendizagem da primeira oficina de 2013. OFICINA: CANTO DO MORCEGO

Upload: aghata-gonsalves

Post on 15-Apr-2017

65 views

Category:

Government & Nonprofit


2 download

TRANSCRIPT

ASSOCIAÇÃO SOCIOAMBIENTAR JUNHO 2013

RELEASES

PRIMEIRO SEMESTRE

2013

RELEASES – PRIMEIRO SEMESTRE 2013

O Canto do Morcego foi o local escolhido para o início das atividades do Programa SocioAmbientar.

No sábado, dia 2 de março, os multiplicadores realizaram uma atividade de leitura de paisagem, registrando, por meio de fotografias, as diferenças de urbanização entre os lados Sul e Norte da Praia Brava de Itajaí.

Ainda nas areias do Canto Norte da Praia Brava, aconteceu uma roda de conversa com Giordano Zaguini Furtado e Moacir Kienast, ambos ativistas na luta pela criação de um Parque Natural Municipal no Canto do Morcego.

Por meio de um bate papo, os multiplicadores puderam relembrar conceitos como unidades de conservação, ativismo socioambiental, parque natural, plano diretor, zoneamento, ocupação desordenada e desenvolvimento sustentável.

O motivo da escolha do tema da oficina, bem como o local, se deram após o "Abraço no Canto do Morcego", evento organizado por ongs ambientalistas e ligadas ao esporte, em protesto à Lei de Zoneamento aprovada no final de 2012.

A atividade aconteceu em parceria com o Mero Móvel do Projeto Meros do Brasil/Rede Meros do Brasil, que além de apoio logístico, participou da Roda de conversa e registrou os momentos de aprendizagem da primeira oficina de 2013.

OFICINA: CANTO DO MORCEGO

REALEASES | PRIMEIRO SEMESTRE 2013 2

FUNDO DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

A Associação SocioAmbientar iniciou, a partir do mês de abril, uma importante fase em sua trajetória: passará a ter parte de suas atividades pedagógicas financiadas pelo Fundo para Infância e Adolescência (FIA).

O fundo tem como função normatizar, implantar e executaras políticas de garantias de direitos das crianças e adolescentes estabelecidas pelo ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente.

Para tanto, a ONG passou por processo seletivo promovido pelo COMDICA – Conselho Municipal da Criança e Adolescência, formado por representantes do Poder Público e da Sociedade Civil.

O Projeto SocioAmbientar:

Multiplicando Sonhos, que foi contemplado, focou na promoção dos direitos da criança e adolescente e tem como objetivo trabalhar no “fomento da cultura da sustentabilidade socioambiental no processo de educação em direitos humanos com crianças e adolescentes”.

OFICINA DE YOGA

No sábado, dia 18 de maio, os multiplicadores do Programa SocioAmbientar realizaram uma oficina sobre Yoga e superação na Ashvatta Yoga, escola localizada na Praia Brava, em Itajaí.

A turma foi recebida pelos instrutores Cairo Murillo e Figue Diel, este último um grande exemplo de superação, pois encontrou no Yoga e nos esportes uma forma de viver intensamente apesar da deficiência visual.

Os multiplicadores fizeram uma prática de Yoga e assistiram o documentário ainda inédito “Surfistas de Alma 2”, onde Figue Diel e Henrique Saraiva, sócio fundador da Ong AdaptSurf e praticante de surf adaptado, viajam para a Indonésia e surfam nas ondas perfeitas de Mentawai.

Ainda rolou uma roda de conversa onde os instrutores e multiplicadores falaram sobre as limitações humanas, dificuldades, superação e o Yoga como um valioso instrumento de transformação das relações.

REALEASES | PRIMEIRO SEMESTRE 2013 3

5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA CIDADE - ITAJAÍ

No dia 22 de maio a Associação SocioAmbientar participou da “5 Conferência Municipal da Cidade – Itajaí”, conferência criada pelo Ministério das Cidades para consolidar a parceria entre governos e sociedade civil e construir um modelo de política urbana com a participação efetiva dos municípios.

O objetivo da Conferência é identificar os problemas enfrentados pelas microrregiões no crescimento urbano e elaborar propostas para a diminuição da desigualdade social e o desenvolvimento funcional dos municípios, sem degradar a natureza.

O diagnóstico elaborado pelos participantes fundamentará as novas diretrizes do governo estadual para o desenvolvimento regional.

A Associação SocioAmbientar participou do grupo de trabalho “Instrumentos e políticas de integração intersetorial e territorial” e dará continuidade as atividades da conferência já que assumiu uma cadeira no grupo de delegados eleitos para participar da Conferência Estadual das Cidades.

SEMANA DO MEIO AMBIENTE

GOMES DA COSTA

No dia 06 de junho a Associação SocioAmbientar participou da Semana do Meio Ambiente da Gomes da Costa, realizando a Oficina “Mandala dos sonhos”.

A atividade convidou os colaboradores da empresa a compartilhar seus sonhos de vida, individuais e coletivos, enquanto produziam uma

linda mandala com materiais recicláveis e sementes.

O tema da oficina foi escolhido com o objetivo de sensibilizar os participantes de que o ser humano também é parte do Meio Ambiente, que estamos todos conectados e que para cuidar do mundo, precisamos primeiro cuidar de nós.

REALEASES | PRIMEIRO SEMESTRE 2013 4

OFICINA

TEMA: MANIFESTAÇÕES

As manifestações no Brasil e no mundo foram o tema da oficina do Programa SocioAmbientar no último sábado, dia 22 de junho.

Os multiplicadores participaram de uma roda de diálogo onde puderam manifestar opiniões e impressões sobre os atos de protesto que acontecem no Brasil e no município de Itajaí.

Ainda assistiram aos vídeos das manifestações, dentre eles o primeiro discurso da presidente Dilma Roussef, observaram imagens dos protestos, e através das fotos realizaram um resgate de movimentos populares recentes como a Primavera Árabe e os protestos na Turquia.

A oficina foi encerrada com a apresentação de imagens de movimentos ativistas socioambientalistas, e de grandes líderes ativista do exterior.

O tema não se encerrou; a próxima oficina continuará tratando do ativismo socioambiental, agora com foco no Brasil e também no município.

REALEASES | PRIMEIRO SEMESTRE 2013 5

Sobre

O Programa de Cidadania Socioambiental - SocioAmbientar: Multiplicando Sonhos tem como meta a sensibilização para questões socioambientais de crianças e adolescentes para que os mesmos sintam-se parte da sociedade, podendo, assim, participar e transformar a realidade onde estão inseridos.

Missão

A missão do Programa é formação e capacitação de jovens multiplicadores da cidadania socioambiental, por meio de oficinas pedagógicas e ecopedagógicas, tendo em vista a contribuição para a transformação de visão de mundo das crianças, adolescentes e formadores envolvidos.

Público beneficiário

Crianças e adolescentes das instituições parceiras: Associação Lar Padre Jacó, e Parque Dom Bosco.

Base pedagógica

Caderno de Cidadania

Diretrizes Teóricas do Caderno de Cidadania

Apoio UNIVALI (PFCIJ/CEJURPS)

Equipe

Aghata K. R. Gonsalves

Anna Paula Caldeira

Bárbara Cadore Demmer

Cinthia Gregório

Diane Francine Turczynski

Eduardo Alexandre dos Santos

Gabriela Philippsen

Isabela dos Santos David

Nilcéia Gregório dos Santos

Laura Correa

Maiti Mattoso Fontana

Mirella Cursino da Silva

Priscila Dos Santos Cé

Sabrina Schneider

Thaís Simas Machado

Vítor Hugo Gonçalves

Yára Christina Cesário Pereira

Redes educadoras

Coletivo Memórias do Mar Ecovila São José Educação Gaia FundaOG - (Costa Rica) UNIVALI – LEA e CEJURPS Mero-Móvel Projeto Meros do Brasil Rede Meros do Brasil Rede Trilha da Vida Rockfeller – Itajaí Sala Verde - Itajaí

Apoio Financeiro - (2013/1)

Procave

DC Logistics

Dan Jean

Elaboração: Aghata Gonsalves Sabrina Schneider

PROGRAMA SOCIOAMBIENTAR: MULTIPLICANDO SONHOS