newsletter jan 2013 pt

3
01/2013 WWW.DOGSOFPORTUGAL.COM E já se passou mais um ano... 2012 não foi assim um ano tão mau. Infelizmente muitos cães e gatos foram abandonados e muitos outros nasceram sem um lar que os quisesse. Mas durante 2012 conseguimos salvar muitas vidas, arranjar-lhes famílias e um bom lar! Em Portugal os animais domésticos vivem um período muito trágico: muitos são abandonados à porta de abrigos, de asso- ciações, em canis municipais para abate ou na rua onde terão que aprender a sobreviver sozinhos. Alguns deles por razões que a própria razão desconhece… Mas durante 2012 o DOP conseguiu encontrar um lar para 230 animais! Foram entreg- ues a boas famílias e o feedback que temos recebido é simplesmente fantástico. Mas houve mais. Em 2012 desenvolvemos com sucesso alguns projectos no abrigo do Cantinho da Milu: organizámos uma farmácia funcional; construímos um local de treino e socialização (pista de “agility”); desenvolvemos um espaço e procedimentos de higiene e estética canina; desparasitámos internamente e em tempo recorde (menos de um dia!) cerca de 500 cães em Março, Julho e Novembro; o projecto de esterilização que decorreu em Outubro permitiu a esteriliza- ção e castração de 70 cães e gatos; e conseguimos angariar mais de 100 coleiras Scalibor para proteger os cães do abrigo contra a Leshmaniose uma doença terrível que assola Portu- gal. No entanto, sem o seu apoio nada do que foi atrás descrito teria acontecido. E, acima de tudo, não conseguiremos continuar sem a sua ajuda, por isso, contamos consigo! Obrigado.

Upload: dogs-of-portugal

Post on 21-Mar-2016

224 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

O DOP ACONSELHA: INTOXICAÇÃO E ENVENENAMENTO, COMO PROCEDER? A suspeita de uma intoxicação/envenenamento deverá ser colocada se o animal apresentar uma alteração do estado de consciência (agitação, sonolência, lentificação de movimentos ou coma), dificuldade em respirar, alterações dos batimentos cardíacos, hemorragias, queixas gastrointestinais (vómitos, salivação excessiva, dores abdominais) ou tremores. A variedade dos sintomas e a sua intensidade varia com o tipo e a quantidade de substância ingerida, podendo os sintomas surgir não imediatamente à sua ingestão.

TRANSCRIPT

01/2013

WWW.DOGSOFPORTUGAL.COM

E já se passou mais um ano... 2012 não foi assim um ano tão mau. Infelizmente muitos cães e gatos foram abandonados e muitos outros nasceram sem um lar que os quisesse. Mas durante 2012 conseguimos salvar muitas vidas, arranjar-lhes famílias e um bom lar!Em Portugal os animais domésticos vivem um período muito trágico: muitos são abandonados à porta de abrigos, de asso-ciações, em canis municipais para abate ou na rua onde terão que aprender a sobreviver sozinhos. Alguns deles por razões que a própria razão desconhece… Mas durante 2012 o DOP conseguiu encontrar um lar para 230 animais! Foram entreg-ues a boas famílias e o feedback que temos recebido é simplesmente fantástico.Mas houve mais. Em 2012 desenvolvemos com sucesso alguns projectos no abrigo do Cantinho da Milu: organizámos uma farmácia funcional; construímos um local de treino e socialização (pista de “agility”); desenvolvemos um espaço e procedimentos de higiene e estética canina; desparasitámos internamente e em tempo recorde (menos de um dia!) cerca de 500 cães em Março, Julho e Novembro; o projecto de esterilização que decorreu em Outubro permitiu a esteriliza-ção e castração de 70 cães e gatos; e conseguimos angariar mais de 100 coleiras Scalibor para proteger os cães do abrigo contra a Leshmaniose uma doença terrível que assola Portu-gal.

No entanto, sem o seu apoio nada do que foi atrás descrito teria acontecido. E, acima de tudo, não conseguiremos continuar sem a sua ajuda, por isso, contamos consigo! Obrigado.

Se existe a suspeita de envenenamento de animal errante ou silvestre - pelo aparecimento de sintomas suspeitos ou pela identificação de animais mortos na rua, em número superior a um na mesma zona - qualquer cidadão deverá intervir e denunciar o caso, seguindo os seguintes procedimentos:

1. Entrar imediatamente em contacto com o SEPNA / GNR (213 217 000) e recorrer ao SOS Ambiente (808 200 520), fornecendo todos os dados relevantes;2. Permanecer no local até à chegada das autoridades;3. Não tocar no cadáver, nem deixar que outras pessoas se aproximem do local (é fundamental que o cadáver ou isco seja recolhido apenas pelo agente da autoridade);4. As autoridades entregam os cadáveres e amostras ao Médico-Veterinário para que seja realizada a necrópsia e enviadas as amostras para o Laboratório Nacional de Investi-gação Veterinária (Porto ou Lisboa);5. Não deixar de apresentar uma queixa na GNR local para se dar início ao processo;6. É ainda muito importante que seja contactado o Programa Antídoto - Portugal (238 492 411; Correio Electrónico: [email protected]) para que tenha conhecimento de todos os casos de modo a que se conheça o verdadeiro impacto deste problema.

A denúncia de casos de envenenamento é essencial para dissuadir este tipo de comportamentos, sendo esta a única forma de ser apresentada queixa formal que levará a inves-tigação e punição dos seus autores. Trata-se de uma questão de defesa da saúde pública, da nossa saúde, da saúde dos nossos familiares, da saúde dos nossos animais e da fauna e flora ambiente.

Para mais informações poderá ainda ser consultado o site do Programa Antídoto - Portugal (www.antidoto-portugal.org), um projeto ibérico de informação e luta contra o enven-enamento de animais.

O DOP ACONSELHA:INTOXICAÇÃO E ENVENENAMENTOCOMO PROCEDER?

tares apetecíveis (leite, queijo, bola de carne, paté, etc) poderão levar à sua ingestão. O contato com algumas plantas ou alguns alimentos humanos comuns pode ser igualmente tóxico, pelo que a atenção redobrada e o conhecimento das fontes tóxicas é essencial.

A suspeita de uma intoxicação/envenenamento deverá ser colocada se o animal apresentar uma alteração do estado de consciência (agitação, sonolência, lentificação de movimen-tos ou coma), dificuldade em respirar, alterações dos batimentos cardíacos, hemorragias, queixas gastrointestinais (vómitos, salivação excessiva, dores abdominais) ou trem-ores. A variedade dos sintomas e a sua intensidade varia com o tipo e a quantidade de substância ingerida, podendo os sintomas surgir não imediatamente à sua ingestão.

No caso de suspeita de intoxicação de um animal doméstico - por ingestão de plantas de decoração, alimentos humanos ou produtos tóxicos (de limpeza, insecticidas, herbicidas dos jardins, etc) - a atitude mais correta será levar o animal de imediato ao veterinário mais próximo. Deverá guardar a embalagem do produto ou medicamento, restos da substân-cia ingerida ou outra amostra que possa ajudar na identifica-ção rápida do agente tóxico pelo médico veterinário. Desta forma poderá ser iniciada a medicação ou o antídoto mais adequado para tratar o animal.

O envenenamento de animais através do uso de produtos químicos é frequente em Portugal, não só em relação a animais domésticos mas principalmente em animais de rua (silvestres). Trata-se de um crime que deverá ser denunciado junto das autoridades competentes. O perigo do uso de vários tipos de produtos e venenos estende-se não só aos animais, mas igualmente aos humanos e à flora circundante, tratando-se portanto de uma ameaça à biodiversidade e à saúde pública. No caso de suspeita de envenenamento de animal doméstico, este deverá ser levado imediatamente ao veterinário com as informações que possam estar disponíveis para ajudar no diagnóstico. Posteriormente deverá ser igual-mente contatado o SEPNA ou ser apresentada queixa no posto da GNR ou PSP mais próximo.

A intoxicação dos animais de estimação ou de animais de rua não é um fenómeno raro, podendo ocorrer de forma acidental ou criminosa. De forma instintiva os animais rejeitam produtos tóxicos, mas a curiosi-dade, a desatenção ou o disfarce dos mesmos em produtos alimen-

ADOPTADOS

Durante o mês de Dezembro foram adoptados 14 animais!

Os sortudos foram: Carolina (agora Gigi), Céu (agora Rosie), Karen, Laranja, Marcia, Miguel (agora Sony), Milho, Milk, Neka, Ofélia (agora Feli), Tracy, Xarly (agora Charlie), Zafra e Zira.

Se adoptou um cão ou gato através do DOP, envie-nos fotos e notícias!

WWW.DOGSOFPORTUGAL.COM

DOGSOFPORTUGAL.WORDPRESS.COM

[email protected]

WWW.YOUTUBE.COM/DOGSOFPORTUGAL

PESQUISE “DOGS OF PORTUGAL” NOS GRUPOS

Eis algumas das coisas que estamos a precisar:

- Comprimidos para desparasitação interna

- Pipetas para desparasitação externa contra pulgas e carra-patos, como Frontline e Advantix e também Advocate para cães com alergias de pele

- Coleiras e trelas

- Ração para cão

- Actidox e Becozyme para o tratamento da Febre da Carraça e Conofite e Oridermyl para o tratamento de infecções de ouvido (disponíveis em qualquer farmácia)

PROJECTO DE VACINAÇÃO O abrigo do Cantinho da Milu (associação que apoiamos) foi dividido em três zonas. Na zona central existem 23 parques de diferentes tamanhos com um total de 110 cães. Com o Projecto de Vacinação pretendemos vacinar todos estes cães, o que levará cerca de quatro meses.A visita da médica veterinária será semanal e no momento da vacinação, todos os cães receberão um check-up clínico: o peso, visão, dentes, pele e ouvidos serão examinados. Se qualquer problema ou doença for descoberto será então tratado.O custo total do Projecto de Vacinação dos parques centrais do Cantinho da Milu ascenderá aos 700€. Apenas com a sua ajuda o conseguiremos fazer!E mesmo com um pequeno donativo poderá fazer a diferença!