n° 278 2013

21
OUTUBRO 2013 • Nº 278 ATUALIDADES CARLOS NASCIMENTO CAÇAPAVA Compras MAURO KATO ARAÇATUBA Programação O PROTAGONISTA É VOCÊ NO MOVIMENTO “CSV. FAZ BEM PARA TODOS. FAZ BEM PARA VOCÊ”, CADA COLABORADOR FAZ A DIFERENÇA LUCIANE DE ALBUQUERQUE RIO DE JANEIRO Logística

Upload: hadang

Post on 07-Jan-2017

256 views

Category:

Documents


17 download

TRANSCRIPT

Page 1: N° 278 2013

OUTUBRO 2013 • Nº 278

ATUALIDADES

CARLOS NASCIMENTO CAÇAPAVACompras

MANOEL CAMPOS MARTINS NETTOFEIRA DE SANTANAEletromecânico

MAURO KATOARAÇATUBAProgramação

O PROTAGONISTA É VOCÊNO MOVIMEN TO “CS V. FA Z BEM PA R A TODOS. FA Z BEM PA R A VOCÊ ”, C A DA COL A BOR A DOR FA Z A DIF ERENÇ A

LUCIANE DE ALBUQUERQUERIO DE JANEIROLogística

JOSYANE CARLOS RODRIGUESSÃO JOSÉ DO RIO PARDOFabricação

Nestlé_278_CapaFolder.indd 1 10/4/13 7:56 PM

Page 2: N° 278 2013

EDITORIAL

Fizemos recentemente uma rodada do Diálogo com o Presidente em algumas de nossas unidades fabris e centro de distribuição. Juntamente com executivos das áreas corporativas e com responsáveis pelas unidades de negócios, apresentamos nossos resultados, destacamos a Jorna-da de Transformação pela qual estamos atravessando, falamos do mercado, das nossas marcas, de perspectivas e, ao fi nal, respondemos às perguntas dos colabora-dores. Por isso, chamamos essa iniciativa de Diálogo. Nosso objetivo é que todos possam tirar suas dúvidas, fazer comen-tários e observações. Nem sempre temos as respostas. Mas acreditamos que essa é uma forma de reforçar o alinhamento da empresa, informando onde estamos e para onde queremos ir, quais os objetivos e o que temos de fazer para cumprir com nossos compromissos, derrotando os concorrentes.

Uma ferramenta que deverá ajudar a incentivar nossas equipes nessa jornada, buscando fortalecer a nossa performan-ce a partir do modelo de negócios global da Nestlé, é o recém-lançado programa de reconhecimento We Can Do – Sim, nós Podemos!. O objetivo é destacar as atitudes positivas e empreendedoras, além da capacidade de adaptação, evolução e transformação de cada um, que nos darão a base para conduzir os desafi os que temos

de enfrentar e outros que surgirão no futuro. Reconhecer e valorizar atitudes e compor-tamentos exemplares da mentalidade Sim, nós Podemos!, que estejam alinhados aos objetivos da organização, serão ações importantes do nosso dia a dia.

Com isso, buscaremos fazer da cultura do reconhecimento também a nossa cultura. Que esse novo programa não seja apenas mais uma iniciativa, mas que seja verdadeiro e se torne um ingrediente para assegurarmos nossa competitividade ao longo de nossa Jornada de Transformação entregando resultados. Ter pessoas moti-vadas pela valorização é fundamental para que tenhamos um ambiente de trabalho incentivador e criativo. Além disso, propiciará a convivência harmônica e respeitosa das diferentes gerações, extraindo as melhores características de cada uma. Essa foi uma pergunta recorrente nos Diálogos realizados nas fábricas e observamos que há as três gerações que hoje conduzem a nossa em-presa – gerações X, Y e dos baby boomers – têm muito conhecimento e experiências enriquecedoras para compartilhar entre si. Reconhecer os bons resultados auxi-liará esse processo.Contamos com a sua participação!

Juan Carlos MarroquínPresidente da Nestlé no Brasil

Nesta edição de Atualidades, você verá como o seu trabalho tem relação com o de seu colega, que impacta a sociedade, que interfere no dia a dia de fornecedores, que ajuda a levar alimentos mais nutritivos e saudáveis para a mesa do consumidor... É uma verdadeira corrente em que todos os elos são igualmente importantes e fazem essa cadeia girar em harmonia, sintonizando todas as pontas. E isso nada mais é do que a forma como a Nestlé faz negócios em todo o mundo, por meio de sua plataforma de Criação de Valor Compartilhado (CSV). Signifi ca que esta empresa cria e compartilha valor. E todo mundo sai ganhando.

Por isso, lançamos agora o movimento “CSV. Faz bem para todos. Faz bem para você.” Nosso objetivo é que você identifi que o seu papel nessa engrenagem para que tudo funcione bem. Você contribui, cada colaborador contribui para o reconhecimento global da Nestlé como uma empresa orientada para a geração de valor aos seus acionistas, com a entrega de resultados consistentes, e que contribui ativamente para o desenvolvimento das sociedades onde está

CARO COLABORADOR,

presente. Muitos colaboradores já entraram nessa corrente do bem e esperam fortalecê-la com o engajamento de cada um de nós, como você poderá acompanhar na matéria de capa desta edição.

Um bom exemplo de valores compartilhados com fornecedores – e, por consequência, com os consumidores – é o programa criado por Nespresso que estimula a sustentabilidade e a alta qualidade nos cafezais, como você pode conferir à pág. 20.

Há ainda boas histórias sobre nossos produtos: conversamos com um fã incondicional de KitKat, visitamos a casa da colaboradora Fer-nanda Soave, que alimenta seus fi lhos com Mucilon, e ainda batemos um papo com a turma que criou as novíssimas papinhas Yogo, uma inovação que conquistou o coração das mães e, claro, de suas crianças.

Esperamos que a leitura desta Atualidades, que contou com a participação de mais de 199 colaboradores, também possa fazer bem para todos e, principalmente, fazer bem para você.

3ATUALIDADES OUTUBRO 2013

Nestlé_278_Editorial.indd 3 10/4/13 6:54 PM

EDSON APARECIDO JERÔNIMOARAÇATUBAVendas

RICARDO DE LEMOS QUEIROZSÃO BERNARDO DO CAMPODepósito

EMILY CAROLINE PENHA RODRIGUESSÃO BERNARDO DO CAMPODepósito

ANA PAULA DE JESUS SILVAFEIRA DE SANTANAFabricação

Veja mais

imagens de

colaboradores

com seus pets na

galeria de fotos

do Acontece

Nestlé

FOTO

S: A

RQ

UIV

O P

ESSO

AL

Francielle Berro

Segurança Ambiental Nestlé Purina,Ribeirão Preto

“Encontrei a Mel há um ano na feira de adoção promovida pela Nestlé. Foi amor à primeira vista. Sinto que ela é muito grata, porque eu a escolhi. Isso torna nossa relação ainda mais especial.”

Michaele Pires

RH NBS, Ribeirão Preto

“Minha família adora animais, já tivemos cachorro, gato, periquito, peixe, porco, tartaruga e porquinho-da-índia. Atualmente tenho cinco cães, eles são a alegria da casa! Temos muito a aprender com os animais.”

Renata Valladão

Marketing Purina, São Paulo

“Sempre tive cachorro em casa. Ganhei o DJ há 2 anos de um casal de amigos. Foi como ter um fi lho! Ele é o meu companheirinho, o levo a todos os lugares que posso. Ter um pet é sinônimo de amor incondicional todos os dias!”

Clayton Breternitz

Garantia da Qualidade, Ribeirão Preto

“Sempre gostei de animais de estimação. Hoje tenho três cachorros muito brincalhões. Ganhei o meu primeiro pet aos 8 anos do meu pai, e hoje passo ao meu fi lho esse amor e essa dedicação aos animais.”

Viviane Cardoso

Nestlé Purina, São Paulo

“Sempre tive cachorro e, depois que casei, levei quatro anos para convencer meu marido a termos o nosso. Este ano, desde janeiro, estamos com o Greg, um buldogue francês que é a alegria da casa e da família.”

39

SIMONE NABACAÇAPAVAFabricação

Nestlé_278_CapaFolder.indd 2 10/4/13 7:57 PM

Page 3: N° 278 2013

NOTASFique por dentro do mundo Nestlé

A EVOLUÇÃO CHEGOU

Desenvolver Talento e Equipe: equipe vencedora conta sua história

Um bate-papo sobre liderança, conduzido por Juan Carlos Marroquín, marcou o lançamento do novo Nestlé Leadership Framework em julho passado, no auditório da Sede. Ao lado do presidente, cinco colaboradores de diferentes áreas da empresa também compartilharam suas experiências e contaram como as competências-chave de cada um contribuem para o desenvolvimento de suas carreiras e também para o sucesso do trabalho que desempenham. O novo programa mundial de liderança da Nestlé trouxe várias mudanças e inovações para o time. Mais enxuto, passou a ter seis fatores de sucesso que indicam as competências-chave e os comporta-mentos que os colaboradores devem apresentar para atingir as metas e se desenvolver. “O novo Leadership está mais simples, objetivo e com maior foco no plano de desenvolvimento”, afi rma Adele Cestari, de Desenvolvi-mento Organizacional e Recrutamento & Seleção. No Brasil, três das seis competências são prioridade: Liderar para Vencer (faça o que diz, inspire e envolva as pessoas), Desenvolver Tal-

ento e Equipe (desenvolva a si mesmo e os demais para criar uma equipe diversifi cada, de alto desempenho) e Gerenciar para Obter Resultados (paixão por superar metas ambiciosas e produzir resultados nos negócios). “Elas são as ferramentas mais im-portantes para sustentar a estratégia do negócio no país neste momento e atingir os resultados esperados”, explica Adele. Para auxiliar o time a incorporar esses três novos valores, foram realizadas várias ações e vivências emocionais, como a Top Chef – atividade em que os colaboradores foram para a cozinha experimental da Nestlé mostrar seus dotes culinários e praticar a liderança. Eles também foram convidados a escolher cases de sucesso em suas unidades, dentro da competência Desenvolver Talento e Equipe, e contar essa história (ao lado). Além disso, todo o time passou por um treinamento ao longo dos meses de julho e agosto, em que foi discutida a elaboração de um novo plano de desenvolvimento para cada um deles. A nova jornada – de sucesso – acaba de começar.

A equipe da Unidade de Negócios Culinários, formada por Carolina Guimarães, Tatiana Perri, Marina Born e Beatrice Fasquel, não tinha dúvida de que o desempenho da gestora Carolina, de Marketing de Caldos e Bases Culinárias, era um grande exemplo da competência Desenvolver Talento e Equipe. Em fevereiro do ano passado, ela criou a fanpage Maggi, no Facebook, como um desdobramento da cam-panha Craques da Cozinha (caldo líquido). Em três meses, a página se tornou vice-líder do universo culinário no Brasil. Carolina e Marina, que se juntou a ela nesse projeto, passaram a dividir grandes desafi os, como criar e gerenciar diariamente um conteúdo que fi zesse a diferença no mundo digital, trabalhar com a turma da cozinha experimental e descobrir linguagem e tom certos para conversar com a mulher moderna, dentro das redes sociais. Deu resultado: até o fechamento desta edição, a fanpage já reunia mais de 1,5 milhão de fãs. “O time todo ajudou muito a chegarmos aqui, dando dicas, receitas, opinião...”, conta Carolina. “Ela é exemplar: agarrou a oportunidade, se desenvolveu e, ao mesmo tempo, inspirou e engajou toda a equipe. Todos crescemos juntos”, diz Beatrice Fasquel. “Carolina tem o dom de tirar de cada um de nós o que temos de melhor”, completa a parceira Marina. Por conta do sucesso do traba-lho em conjunto, ambas foram recentemente promovidas.

O NESTLÉ LEADERSHIP FRAMEWORK ESTÁ MAIS SIMPLES E OBJETIVO, COM MAIOR FOCO NO PLANO DE DESENVOLVIMENTO

Da esquerda para direita: Graziela Lima,

Geff erson Ferreira da Silva,Erika Junqueira,

Andrea Vieira,Douglas Oliveira,

Juan Carlos Marroquín

5ATUALIDADES OUTUBRO 2013

Nestlé_278_Notas.indd 5 10/4/13 7:34 PM

EXPEDIENTE SUMÁRIO

US$DÓLAR

38Espaço para aplicação Selo FSC + Texto

12

22

26

28

36

. . . E HO JE

C A PA

NESPRESSO

NO S S A GE N T E

NO S S O OL H A R

14

20

16

30

ON T E M. . .

C S V

B AT EPA P O

R A IO X

F U NE P P

FOTO

S: A

RQ

UIV

O P

ESSO

AL /

NEL

SON

MEL

LO /

JU

LIAN

A R

USS

O /

BEA

RO

DR

IGU

ES /

PAU

LA G

IOLI

TO /

FR

ANCI

SCO

DE

HO

LAN

DA

/ D

IVU

LGAÇ

ÃO /

CAR

OL

GH

ERAR

DI

/ AR

QU

IVO

NES

TLÉ

199

colaboradores

fizeram esta edição

acontecer. Participe você

também! Envie um e-mail

para comunicacao.

[email protected].

comREVISTA ATUALIDADES NESTLÉ Direção Editorial Lilian Miranda – Comunicação e MarketingCoordenação Editorial Anahi Guedes e Claudia Galli – Comunicação CorporativaAssistência Editorial: Andressa Melo – Comunicação CorporativaComunicação Corporativa Luciane Gellermann, Rubens Rinaldi Neto e Rafael RibellaEstagiária Beatriz NaccacheCorrespondentes Alexandre Carlquist, Aline Vigano, Andrea Figueiredo, Angelo Zani, Artur Guimaraes, Camila Casaleti, Celso Silva, Daniel Peruchi, Daniella Silva, Douglas Imforzato, Edmundo Franco Neto, Elaine Barreto, Fabio Letieri, Fernanda Jacon, Guilherme Gomes, Janaina Rodrigues, João Marcelo Fernandes, Juliano Denardi, Leandro Bovo, Lucila Silva, Luiz Claudio Maciel, Magnus Kenji, Marcelo Yorgos, Marinalda Silva, Rafael Oliveira, Raquel Nogueira, Rosana Vido, Shirley Soriano e Thiago Christino

Editor Paulo Lima Diretor Superintendente Carlos Sarli Diretor Editorial Fernando Luna Diretor Financeiro Agenor S. dos Santos Diretora de Publicidade e Circulação Isabel Borba Diretora de Eventos e Projetos Especiais Proprietários Ana Paula Wehba Diretora de Criação Ciça Pinheiro Diretor de Núcleo Ricardo Calil Diretora de Redação Ana Paula Franzoia Redatora-chefe Ana Maria Peres Reportagem Daniel Navas Assistente de Redação Flavio Ferraro Produção Executiva Carol Signorini Produção Flavia Levorin Assistente de produção Mariana Morais Projeto Gráfi co Ciça Pinheiro, Elohim Barros e Renata Mein.

COLABORARAM NESTA EDIÇÃO Arte Elohim Barros e Renata Mein (direção) Texto Carla Conte (edição), Cátia Carneiro, Jorge Velloso, Daniel Silveira e Solange Azevedo Produção Fotos Alexia Santi, Andre Hauck, Bea Rodrigues, Carol Gherardi, Nelson Mello e Paula GiolitoPesquisa de Imagens Coordenador Aldrin Ferraz Bibliotecário Daniel Andrade Produção Gráfi ca Walmir Graciano Produtor Gráfi co Cleber Trida Tratamento de Imagens Roberto Longatto e Roberto Oliveira Coordenadora de Revisão Ecila Cianni Revisoras Adriana Rinaldi, Janaína Mello e Marcos Visnadi

Impressão Log&Print Gráfi ca e Logística S.A. Tiragem 22.000 exemplares

Trip Editora e Propaganda S.A.Rua Cônego Eugênio Leite 767, São Paulo, SP, CEP: 05414-012. Tel.: (11) 3898-8200

Atualidades Nestlé é uma publicação editada pela Comunicação Corporativa da Nestlé Brasil Ltda., em parceria com a Trip Editora e Propaganda S.A., de circulação interna e distribuição gratuita.

Nestlé_278_Notas.indd 4 10/7/13 12:23 PM

Page 4: N° 278 2013

Panettone que vira sobremesaGrande novidade da Nestlé, o Alpino Gateau é um dos panettones recheados recém-lançados que prometem dar um sabor especial ao Natal deste ano. Ele traz uma dose generosa de recheio – 50% a mais que a média –, que derrete como um petit gateau. “Nossa ideia foi transformar o panet-tone numa sobremesa surpreendente e prática”, diz Caroline Busatto, de Marketing Panettones.

Além do Alpino Gateau, há ainda outros dois novos sabores: o Gianduia, feito com creme de avelã, e o Prestígio, que volta ao mercado com uma receita 100% nova, com massa de chocola-te e recheio de coco. Todos esses panettones – e as versões tradicionais – podem ser encontra-dos a partir deste mês nos supermercados e lojas, além dos grêmios da Nestlé.

POR

: D

ANIE

L N

EVES

/ C

ARLA

CO

NTE

Mundos LISIEUX SÃO PAULO

ORIGEM:RESIDÊNCIA:

Completou 15 anos de Nestlé e está há três meses em Araras, na divisão Refrigerados, da DPA Brazil

Você trabalhou no PTC, em alguns projetos com o Brasil. O que mudou no modo como você enxergava o país e, agora, com a visão de um habitante?Percebi que os brasileiros são realmente apaixonados por (boa) comida! Mesmo que soubesse disso antes de minha chegada, aqui pude notar definitivamente esse hábito em todos os lugares, todos os dias.

Do que você mais sente falta de Lisieux?Do mar! Eu estava vivendo em uma cidade chamada Caen, a 12 quilômetros do canal da Mancha. Para mim é sempre um prazer passar um tempo na costa, mesmo quando você não pode nem pensar em entrar no mar congelado. Mas a maior dificuldade na minha adaptação no Brasil foi, sem dúvida, lidar com a separação dos amigos e familiares.

Benjamin Chanet pergunta para

HISTÓRIASINSPIRADORAS Maria da Penha, 72 anos, revende produtos Nestlé há quase duas décadas. Com muita dedicação e foco no negócio, dona Penha, como é carinhosamente chamada, construiu sua casa, pagou a faculdade dos dois filhos, adotou outras duas crianças e cuida da saúde da mãe, de mais de 100 anos. Empreendedora, dona Penha é uma das participantes do Projeto 12 Brasileiros, que a Nestlé acaba de lançar – uma série de vídeos e um livro, coordenados pela jornalis-ta Maria Cândida, que contam a história de pessoas que mudaram as suas vidas através do Nestlé Até Você, modelo de vendas porta a porta da empresa. “Mostramos que esse tipo de negócio pode ser feito por todos que buscam ganhar um dinheiro extra ou fazer dessas vendas seu ganha-pão”, aponta Mar-celo Silva, de Trade Marketing do Nestlé Até Você e responsável pela seleção das histórias, ao lado de Julia Gallani Gonçalves, da mesma equipe. “Esses brasileiros são grandes exemplos de empreendedorismo”, completa Julia. Os vídeos, lançados mensalmente, ficarão disponíveis em canais on-line. Confira em www.youtube.com/12brasileiros.

7ATUALIDADES OUTUBRO 2013

Nestlé_278_Notas.indd 7 10/4/13 7:36 PM

Turma Nestlé

NOTAS

Sintonia fina

“Aos 13 anos, meu pai me deu um baixo e me colocou em uma escola de música. Ali tive a certeza de que tocar faria parte da minha vida. Tanto que, em 2008, montei uma banda de rock – a Sociedade Boêmia –, na qual sou baixista. Dois anos depois, quando entrei na Nestlé, conheci o Fernando Amuchastegui, que tam-bém tem um grupo do mesmo estilo, chamado OMD. Ficamos bastante amigos, principalmente por causa dessa afi nidade com a música. Como nada é por acaso, no mesmo ano, duas pessoas que tocavam na Banda Nestlé saíram e nós fomos convidados a participar dela. Aceitamos na hora! Na banda, sou baixista e o Fernando é cantor e guitarrista. Como essa combinação também é perfeita para fazer uma dupla, sempre so-mos chamados para dar uma palinha em churrascos e festas de colegas. Todos adoram e sempre pedem bis.”

Renan Fernandes (na foto, à esquerda), 24 anos, de CCSD Canal, e Fernando Amuchastegui, 26 anos, de CCSD Lácteos

APAIXONADO POR MÚSICA DESDE GAROTO, RENAN FERNANDES CONHECEU FERNANDO AMUCHASTEGUI AO ENTRAR NA NESTLÉ. JUNTOS, PASSARAM A TOCAR NA BANDA DA EMPRESA E TAMBÉM EM EVENTOS INFORMAIS

FOTO

S: A

RQ

UIV

O P

ESSO

AL /

DIV

ULG

AÇÃO

/ R

EPR

OD

UÇÃ

O

O que o motivou a buscar a expatriação: a oportunidade de visitar a Europa e fazer novos amigos ou a experiência

profi ssional?Foi o trabalho. Na minha atual função, trabalhamos para

diversos mercados e categorias e, assim, estamos expostos a diversas experiências que não teríamos no Brasil. Mas, com

certeza, estar aqui também é uma grande oportunidade pessoal para conhecer novos lugares, pessoas e idiomas.

Você chegou de uma das maiores cidades do mundo para trabalhar na tranquila Suíça. Qual foi sua primeira

impressão sobre a nova vida?Chegamos a Vevey no inverno, as temperaturas estavam nega-tivas, quase não havia pessoas nas ruas – bem diferente de São

Paulo. Mas conseguimos aproveitar as coisas boas do inverno daqui, como esqui e fondue. Com menos trânsito e caos urbano,

o dia parece que rende mais.

Dois

Desde 2006 na empresa, trabalha há oito meses na Suíça, no Innovation Acceleration Team (CT-IAT)

SÃO PAULOVEVEY SUI

ORIGEM:RESIDÊNCIA:

Fábio Megid pergunta para

Nestlé_278_Notas.indd 6 10/4/13 7:34 PM

Page 5: N° 278 2013

UM DIA NA VIDA DE

REGINALDO ALVES DE CARVALHO EQUIPE DE NOVOS NEGÓCIOS BOP

BASE DA PIRÂMIDE

“Como visito distribuidoras e revende-doras, não tenho uma rotina fi xa. Eu me programo para sair de casa conforme o roteiro que recebo às sextas-feiras.”

“No meu trabalho, o maior desafi o é conquistar novos distribuidores e revendedores. Também estou sempre pesquisando novas oportunidades de negócio para a empresa.”

“Pelo menos duas vezes por mês, me reúno com a

equipe de vendas para dis-cutir estratégias e mostrar os relatórios com os resul-

tados de nossas visitas.”

“Depois de visitar os clientes, fazer reunião com a equipe

e cumprir a programação do dia, volto para casa e me preparo para ir à faculdade

onde estudo marketing.”

“Às sextas e sábados, tenho o ensaio da bate-ria da escola de samba Rosas de Ouro, onde toco surdo. Para mim, isso é uma terapia, pois consigo aliviar toda a tensão do dia a dia.”

7:00

12:30

16:00

18:00

20:00

9:00

POR:

FLA

VIO

FERR

ARO

FOTO

S: N

ELSO

N M

ELLO

/ A

RQUI

VO P

ESSO

AL

24 HORAS

Colaborou para esta matéria:

Marinalda SilvaRecursos Humanos da Filial de Vendas SP

“Geralmente vou a uma padaria ou restaurante e faço uma refeição rápida.

Quando estou com tempo, gosto de comer o tradicional arroz com feijão e

bife, salada e batata frita.”

ATUALIDADES OUTUBRO 2013 9

Nestlé_278_Notas.indd 9 10/4/13 7:37 PM

NOTAS

POR

CAR

LA C

ON

TE |

FO

TOS:

DIV

ULG

AÇÃO

Dezoito meses após ter iniciado a implemen-tação de Goal Alignment – metodologia global da Nestlé que alinha as práticas dos colabora-dores às prioridades do negócio – , a unidade de Sorvetes avança com consistência rumo à excelência operacional. A implementação foi iniciada na unidade em Jacarepaguá e, ao longo dos meses, expandiu até englobar todas as suas áreas. “A equipe tem se empenhado para se adaptar às práticas, implementando mudanças, aprendendo novos conceitos e ferramentas para solucionar problemas. Essa metodologia é o alicerce que nos dará su-porte para uma implementação sustentável

de Lean Value Stream”, diz Rogério Lopes, da Unidade de Sorvetes. Por conta da correta e consistente implementação das práticas de Goal Alignment, Sorvetes foi nomeada a “Lighthouse” para a Zona Américas – isto é, passou a servir de exemplo para unidades do Brasil - como as unidades Lácteos, Líquidos e Cereais Família, Bebidas, Cafés, Chocolates e Biscoitos - e do continente americano.

SORVETES É MODELODE GOAL ALIGNMENT

BOMEXEMPLO

No dia 4 de setembro, a Nestlé anunciou a continuidade do patrocínio ao time feminino de vôlei de Osasco, que leva ago-ra a marca MOLICO no lugar da SOLLYS, que desde 2009 apoiou o time. A troca foi anunciada como um reposicionamento das marcas, e também para levar ao público um alerta em relação à saúde dos ossos e à ingestão ideal de cálcio para a prevenção da osteoporose. “De acordo com o Ministério da Saúde, nove entre dez pessoas não consomem a quantidade certa desse nutriente diariamente, já que, para isso, é preciso ingerir quatro copos de 200 mililitros de leite comum, e é muito raro os brasileiros tomarem quase 1 litro

desse alimento por dia”, explica Mariana Kanki, Marketing de MOLICO. Como MOLICO é reforçado com a tecnologia Total Cálcio, apenas dois copos são suficientes para conseguir a quantida-de indicada do nutriente diariamente. E as novidades não param por aí: as jogadoras do MOLICO Osasco Nestlé também contarão com a ajuda de uma nutricionista para cuidar da alimentação de cada uma delas. “Ela irá readaptar o cardápio da equipe e passar toda a orientação possível para melhorar ainda mais a performance das jogadoras”, finaliza Janaina Schemid, de Promoção e Marketing Esportivo da Nestlé.

MAIS FORÇAPARA O VÔLEIPATROCÍNIO DA NESTLÉ À EQUIPE FEMININA DE VÔLEI DE OSASCO PASSA A USAR A MARCA MOLICO O time MOLICO Osasco Nestlé faz pose ao lado da nova mascote da equipe, Molicat

POR

DAN

IEL

NAV

AS

| F

OTO

S N

ELSO

N M

ELLO

Colaborou para esta matéria:

Aldo Spangher Goal Alignment

Nestlé_278_Notas.indd 8 10/4/13 7:37 PM

Page 6: N° 278 2013

NADA SE PERDE,TUDO SE TRANSFORMABancos feitos com retalhos, poltronas que misturam plástico e vime, cadeira construída com sarrafos de madeira. São essas algumas das peças assinadas pelos Irmãos Campana, reconhecidos internacional-mente por transformar elementos do cotidiano, como papelão, cordas e até ursos de pelúcia, em peças artísticas e úteis. Numa manhã de junho, Fernando e Humberto deram início ao primeiro workshop de criação artesanal com resíduos sólidos, projeto desenvolvido em parceria com o Sesi (Serviço Social da Indústria) e com a Nestlé. Os participantes eram instrutores do Sesi que, inspirados na palestra dos irmãos, criaram suas próprias peças com embalagens Tetra Pak NINHO, MOLICO e SOLLYS. Agora, eles têm a missão de ensinar comunidades em vulnerabilidade social o que aprenderam ali: utilizar resíduos no desenvolvimento de objetos que possam gerar renda para as famílias através de sua comercialização. “É importante treinar o olhar para enxergar que um material descartado pode ganhar no-breza. A alquimia dá a ele uma segunda vida”, diz Fernando.

POR

: D

ANIE

L N

AVAS

E B

RU

NA

BO

PP |

FO

TOS:

OLG

A VL

AHO

U /

DIV

ULG

AÇÃO

NES

TLÉ

No alto, Humberto e Fernando Campana durante workshop; instrutores fazem

suas peças com embalagens Nestlé

IRMÃOS CAMPANA ENSINAM INSTRUTORES DO SESI A CRIAR PEÇAS COM EMBALAGENS TETRA PAK DE PRODUTOS NESTLÉ, COMO NINHO, MOLICO E SOLLYS, EM PROJETO QUE CONTA COM A EMPRESA COMO PARCEIRA

11ATUALIDADES OUTUBRO 2013

Nestlé_278_Notas CSV.indd 11 10/4/13 7:41 PM

Desde julho, voluntários da Nestlé estão aprimorando seus conhecimentos em nutrição graças a uma nova parceria fi rmada entre o Programa Nestlé Nutrir Crianças Saudáveis e o Sesi-SP. No cur-so de 4 horas Alimentando e Nutrindo o Futuro, que vem acontecendo em vá-rias cidades do estado de São Paulo, os colaboradores aprendem a manusear e limpar os alimentos, estudam a pirâ-mide alimentar e descobrem maneiras de deixar o cardápio dos pequenos ainda mais saboroso e saudável. Com esse embasamento técnico sobre nutrição, eles poderão dar uma maior contribuição às Ecofolias Culinárias – programa realizado uma vez ao mês em instituições apoiadas pela empresa, onde o grupo de voluntários Nestlé ensina a cozinhar de forma mais sau-

dável. “Aprendi a reutilizar a água usada para cozinhar a batata – que se torna rica em vitaminas – no preparo de arroz, por exemplo. Descobri também que não devemos armazenar comida dentro de panelas – elas podem soltar substâncias químicas, que alteram o sabor e o valor nutricional do alimento”, diz Renan Oliveira, da Regional Globe Offi ce, que participou do workshop em agosto, na capital paulista. Ele e outros colegas também aprenderam nesse dia várias receitas nutritivas, como a do suco Refrescão (de uva com couve) e de arroz com banana.

NOTAS / CSV Novidades sobre Cr iação de Valor Compar t i lhado

MESTRES-CUCAS EM AÇÃO

A marca NESCAU é a mais nova patrocinadora da Liga Fast 3x3 Streetball, que conta com o atleta Anderson Varejão, craque da seleção brasileira de basquete –e melhor marcador da NBA (National Basketball Association) –, no papel de embaixador. A competição, voltada para alunos do ensino médio e de universi-dades do estado de São Paulo, acontece até o fi m de novembro. “Desde a década de 60, NESCAU incentiva a prática de esportes e, assim, maior qualidade de vida. Desta vez, demos destaque às competições coletivas”, explica Anna Carolina Oliveira, de bebidas líquidas Fast.

Basquete comNESCAU

Anderson Varejão, embaixador da liga de basquete patrocinada por NESCAU

Instrutor do Sesi com os participantes do curso em São Paulo

Colaborou para esta matéria:

Mayna KamimuraResponsabilidade Social Corporativa

Nestlé_278_Notas CSV.indd 10 10/4/13 7:40 PM

Page 7: N° 278 2013

Você tem

uma história bacana

com um produto

Nestlé? Conte para a

gente! Mande um e-mail

para comunicacao.

[email protected].

com

FOTO

S: A

RQ

UIV

O /

NES

TLÉ

No sentido horário, a partir da foto do alto, à esquerda: embalagens de 1961; 1982; 1987; 2000 e 2003

Sob a forma de mingau ou na versão Prontinho, o MUCILON faz parte da rotina da família de Fernanda Soave desde que Henry, seu filho mais velho, hoje com 5 anos, era bebê. “Como ele costumava acordar com muita fome de madrugada, logo que completou 6 meses a pediatra recomendou que eu reforçasse a última refeição com o cereal”, lembra Fernanda. “Foi ótimo porque, depois disso, Henry passou a dormir a noite inteira e eu pude des-cansar mais.” Ela conta que, além de melhorar o sono, a qualidade nutricio-nal do alimento ajudou a balancear a dieta do menino.

MUCILON é um dos produtos mais importantes da categoria Baby Food da Nestlé. Lançado em 1960, há quatro variedades do cereal nas gôndolas dos supermercados: arroz, milho, arroz com aveia e multicereais. O Prontinho, que combina o cereal com leite numa caixi-nha, está disponível nos sabores frutas sortidas, banana com pêssego, original e chocolate. Colaboradora da CrediNes-tlé, há dez anos na empresa, Fernanda, 32 anos, vive comprando os produtos da linha para abastecer a despensa de amigos e familiares. “Já levei muito para a minha afi lhada e para o fi lho de uma amiga, porque o único leite que ele toma é o Prontinho”, afi rma.

A boa experiência com Henry vem se repetindo com a caçula, Maria Clara, 9 meses, graças à sugestão da nutricionista do berçário onde ela pas-sa o dia. “Minha filha ainda mama no

peito. Mas a nutricionista introduziu o mingau com MUCILON para comple-mentar sua alimentação e deu certo”, diz Fernanda. “Ela adora o de arroz e aveia. Logo que conseguir sugar no canudinho, vou oferecer o Prontinho, que é muito prático, porque pode ser mantido em temperatura ambiente e levado para qualquer lugar.”

13ATUALIDADES OUTUBRO 2013

Nestlé_278_Ontem.indd 13 10/4/13 7:49 PM

CINCO DÉCADAS DE SUCESSO

M U CIL O N E N T R O U N A V ID A D A C O L A B O R A D O R A F E R N A ND A S O AV E C O M O N A S CIME N T O D O P RIMEIR O F IL HO E , A G OR A , FA Z PA RT E TA MBÉ M D A A L IME N TA Ç Ã O D A F IL H A C A Ç U L A

ONTEM... Produtos que entraram para a his tór ia

POR

: SO

LAN

GE

AZEV

EDO

|

FO

TO:

NEL

SON

MEL

LO

Fernanda com seus filhos, Henry e Maria Clara, fãs de MUCILON

“O

MIN

ISTÉ

RIO

DA

SAÚ

DE

ADVE

RTE

: AP

ÓS

OS

6 S

EIS

MES

ES D

E ID

ADE

CON

TIN

UE

AMAM

ENTA

ND

O S

EU F

ILH

O E

OFE

REÇ

A N

OVO

S AL

IMEN

TOS

Nestlé_278_Ontem.indd 12 10/4/13 7:48 PM

Page 8: N° 278 2013

De uma coisa a equipe que trabalhou no lançamento das papinhas Yogo não tem a menor dúvida: o sucesso da nova linha está garantido. “A receptividade foi excelente. Quando abrimos para degustação, houve mães que lamberam o prato”, conta Fabíola Cotrim, de Marketing. Os colaboradores que se dedicam aos alimentos infantis sabem que, antes de agradar aos pequenos, é necessário passar pelo exigente crivo ma-terno. Uma vez satisfeitas, a tendência é que elas introduzam o item na dieta dos fi lhos.

Das quatro opções desenvolvidas pelo grupo, duas já estão desde setembro nas prateleiras dos supermercados. A Original, com sabor de iogurte, foi a primeira a ser escolhida porque se destacou de imediato nos testes de degustação. Em seguida, veio a Vitamina de Frutas, que inclui mamão, banana e maçã. “Para que fossem reconhecidas

como novas entre mais de 30 rótulos da Nestlé disponíveis nas gôndolas, criamos uma embalagem com fundo branco, que remete a iogurte”, afirma Gizela Rheda, de Comunicação Gráfica.

Sem conservantes e corantes, assim como as outras papinhas da marca, Yogo veio para preencher uma lacuna. “Identi-fi camos uma oportunidade no mercado porque não tínhamos uma sobremesa desenvolvida especialmente para as crianças a partir de 1 ano e percebemos que, nessa fase, a tendência das mães era manter o portfólio dos bebês de 6 meses”, diz Rodrigo Munaretto, de Marketing.

Uma das propostas da nova linha, indicada para crianças a partir de 12 meses, é diversifi car a oferta de alimen-tos, mas de maneira saudável. A ideia, garante Munaretto, é que Yogo possa ser consumida em qualquer horário do

dia – do café da manhã ao lanchinho da noite. “Um dos grandes benefícios dessa papinha é que, como não precisa de re-frigeração, ela pode ser levada a qualquer lugar”, diz Carlos Rodrigo Duarte, de Ino-vação e Renovação. “Yogo foi ao encontro da nossa missão de nutrir uma geração mais saudável e feliz”, garante Ionah Kochen, de Marketing Nutrição Infantil. “Um dos maiores desafi os para che-gar às fórmulas atuais foi combinar os ingredientes de forma que atendessem às rigorosas exigências da Nestlé e encontrar uma base que não fosse ácida”, revela Roberto Fernandes de Oliveira, de Desenvolvimento de Produto. E, certa-mente, Yogo fi cou em boas mãos. Oliveira tem 52 anos, 26 de empresa. Todas as 34 papinhas da Nestlé passaram por ele.

“YOGO FOI AO ENCONTRO DA NOSSA MISSÃO DE

NUTRIR UMA GERAÇÃO MAIS SAUDÁVEL E FELIZ”

IONAH KOCHEN,M A RKETING NUTRIÇÃO INFA NTIL

“A RECEPTIV IDA DE FOI EXCELENTE. HOUVE MÃ ES

QUE LA MBERA MO PRATO”

FABÍOLA COTRIM , M A RKETING

“COMO NÃO PRECISA DE REFRIGERAÇÃO, ELA PODE SER LEVA DA A QUALQUER

LUGAR”CARLOS RODRIGO DUARTE ,

INOVAÇÃO E RENOVAÇÃO

“UM DOS MA IORESDESA FIOS PARA CHEGAR

ÀS FÓRMUL AS ATUA IS FOI ENCONTRA R UMA BASE QUE

NÃO FOSSE ÁCIDA”ROBERTO FERNANDES DE OLIVEIRA ,

DESEN VOLV IMENTO DE PRODUTO

“PA RA QUE FOSSEM RECONHECIDAS COMO NOVAS,

CRI A MOS UMA EMBA LAGEM COM FUNDO BRA NCO, QUE

REMETE A IOGURTE”GIZELA RHEDA ,

COMUNICAÇÃO GR Á FICA

“ IDENTIFICA MOS UMA OPORTUNIDA DE NO MERCA DO PORQUE NÃO TÍNHA MOS UMA SOBREMESA PA RA CRIA NÇAS

A PA RTIR DE 1 A NO”RODRIGO MUNARETTO,

M A RKETING

15ATUALIDADES OUTUBRO 2013

Nestlé_278_E HOJE.indd 15 10/4/13 6:50 PM

PERFEITAS PARA TODAS AS

HORAS

VEJA COMO O T IME DE NUTRIÇÃO INFANTIL FEZ CHEGAR AO MERCADO AS PRIMEIRAS PAPINHAS COM SABOR DE IOGURTE E QUE

NÃO PRECISAM DE REFRIGERAÇÃO

... E HOJE Novidades e lançamentos que vão entrar para a his tór ia

POR

: SO

LAN

GE

AZEV

EDO

|

FO

TOS:

CAR

OL

GH

ERAR

DI

Nestlé_278_E HOJE.indd 14 10/4/13 6:49 PM

Page 9: N° 278 2013

Cada colaborador, não importa a área ou a unidade, é protagonista da campanha “CSV. Faz bem para todos. Faz bem para você”. Essa é a principal premissa da ação, que pretende despertar e envolver ainda mais os colaboradores numa cor-rente do bem, fazendo com que se sin-tam atuantes em toda a cadeia e capazes de contribuir, cada um à sua maneira, para que a empresa crie e compartilhe valor com a sociedade. “Queremos que todos se conectem nesse movimento, porque esse é o jeito de a Nestlé fazer negócio, é o nosso jeito de trabalhar”, afi rma Monica Neves, de Marketing Ins-titucional, responsável pelo projeto. Em todas as partes do mundo, ao fazer seus produtos, a Nestlé busca trazer benefí-cios para todos os envolvidos nessa rede – parceiros e fornecedores, comunidades vizinhas, consumidores – e promover a preservação ambiental.

E como isso se dá? Alguns casos exem-plifi cam bem o papel fundamental que cada colaborador tem na empresa e na socieda-de, como a história de Marcia Zacharkiv de Gerenciamento de Qualidade. Na volta da licença-maternidade, em janeiro de 2011, ela percebeu que não havia na Sede uma sala especial onde as colaboradoras mães pudes-sem tirar e guardar o leite materno. Na época, Marcia ia até o ambulatório, tirava o leite com sua própria bombinha e guardava o frasco no freezer que havia no laboratório onde trabalhava. A tática funcionou. Ela amamentou por dois anos sua fi lha Olivia, hoje com 3 anos. Apesar de não planejar ter outro fi lho, Marcia decidiu se engajar na criação de uma sala de apoio à amamentação na Sede. Depois de um ano e meio de dedicação a essa causa, que incluiu trabalho conjunto com outras áreas da Nestlé, visita ao lactário de duas empresas, estudo sobre sua gestão, entre tantas outras coisas, a sala foi inaugurada

LEONARDO VENÂNCIOCAÇAPAVAProgramação

GETULIO SENA DE ARAGÃOFEIRA DE SANTANADistribuição

17ATUALIDADES OUTUBRO 2013

Nestlé_278_Mat. Capa.indd 17 10/4/13 7:02 PM

COM O SLOGAN “CSV. FA Z BEM PAR A TODOS. FA Z BEM PAR A VOCÊ”, UM MOVIMENTO TOMA CONTA DA NESTLÉ E , NELE , O PROTAGONISTA É VOCÊ

VOCÊ FAZ A DIFERENÇA

DENISE TOGUTTIARAÇATUBAGarantia de Qualidade

SILVIO ORTIZ FILHOARARASÁrea Técnica

POR

: CA

RLA

CO

NTE

|

FO

TOS:

DIV

ULG

AÇÃO

WILMA JAMYLLE DO NASCIMENTOFEIRA DE SANTANAApoio Logístico de Fabricação

Nestlé_278_Mat. Capa.indd 16 10/4/13 7:01 PM

Page 10: N° 278 2013

áreas representam seus colegas na campanha do movimento “CSV. Faz bem para todos. Faz bem para você.” Ações como as deles mostram que é possível – e mais simples do que se possa imaginar – colocar em prática o conceito de CSV. Revelam como a atitude de cada um influencia positi-vamente os colaboradores, pares e a comunidade no entorno. Provam que fazer o bem ao próximo e à sociedade contribui para os negócios da empresa.

NESTLÉ ATÉ VOCÊO programa Porta a Porta, do qual par-ticipam 8 mil pessoas, é outro exemplo de como uma iniciativa de equipes e áreas diferentes da empresa podem

benefi ciar não somente o negócio, como também a sociedade. Da fábrica ao marketing, os colaboradores envolvidos com o Porta a Porta ajudam brasileiros como Maria de Lourdes dos Santos, revendedora autônoma há 15 anos no programa. Graças à renda das vendas dos produtos Nestlé, ela criou três fi lhos. Assim como ela, outros 8 mil revendedores levam produtos Nes-tlé para 250 mil consumidores, em luga-res distantes. Ao fi nal, todos ganham.

E como você pode participar mais ativamente dessa corrente do bem? O movimento “Faz bem para todos. Faz bem para você” traz uma série de ações para inspirar e incentivar todos os cola-boradores do Brasil a fazer a diferença

no dia a dia. Além de painéis espalha-dos pelas unidades, material informati-vo que vem sendo distribuído, vídeos e documentários que estão sendo feitos sobre o assunto, a Nestlé contará com o Programa de Embaixadores – eles serão responsáveis por treinar outros colaboradores sobre Criação de Valor Compartilhado, disseminar as ideias geradas e manter o movimento sempre vivo dentro da empresa. Essa é uma ação que não tem data para terminar. Com a participação de cada um será possível fazer com que a Nestlé esteja cada vez mais presente na vida dos brasileiros e no dia a dia de todos. Você é protagonista desta história, porque você faz a diferença.

BRUNNO RAGONHASEDESupply Chain

Colaborou para esta matéria:

Vivian VasconcelosMarketing Institucional

LEONEUMA BEZERRA CAVALCANTESÃO BERNARDO DO CAMPONestlé Professional

19ATUALIDADES OUTUBRO 2013

Nestlé_278_Mat. Capa.indd 19 10/4/13 7:03 PM

em agosto – ao lado do presidente Juan Carlos Marroquín, Marcia cortou o laço de fita para oficializar a sua abertura. “Não tenho como descrever o quanto foi especial. Fico feliz pelas mães que poderão nutrir melhor seus filhos com o leite materno. Serão crian-ças mais saudáveis. É uma promessa de um futuro melhor”, diz Marcia.

Um pouco distante da Sede, na fábrica de chocolate em Caçapava, trabalha a colaboradora Simone Naba, que nunca escondeu seu gosto por estar em contato com as pessoas e ajudá-las no que for possível. Tanto que decidiu ser voluntária assim que a empresa implantou em sua cidade o programa Nestlé Nutrir Crianças

Saudáveis, que leva informações sobre nutrição para crianças e familiares, em contextos de baixos indicadores sociais. Também passou a atuar no projeto Cui-dar, voltado para sustentabilidade e que atua em escolas públicas, disseminando conceitos relacionados à preservação do meio ambiente. Além disso, hoje ela também se dedica a outros três projetos sociais fora da empresa e ainda acha um tempo para cuidar e curtir sua família – Simone é mãe de três crianças. “Ajudar os outros me dá um prazer imenso. Fazer o bem é muito bom.”

Assim como Simone, Lucas Lima, de Globe, também é voluntário do Nutrir há quase dois anos. Decidiu dedicar ao próximo 5 horas do seu tempo, uma

vez por mês. “Não busco nada em troca. Mesmo assim, eu acabo recebendo – e muito. Além das lições de vida, ganho uma sensação de bem-estar, uma alegria que não tenho como explicar”, diz ele. Dentro da Nestlé, Lucas também ajuda muita gente. Sua função é prover soluções tecnológicas que auxiliam a equipe de vendas a executar sua ope-ração com eficiência, sempre alinhada aos princípios Nestlé. “Não importa se é dentro ou fora da empresa, estamos aqui para ajudar o outro. Basta dar o melhor de si em qualquer coisa que se faça, que isso, de alguma forma, afetará positivamente as pessoas”, conta Lucas.

Marcia, Simone, Lucas e outros 57 colaboradores das mais distintas

SUZANE SANTANA DA SILVAFEIRA DE SANTANACompras

MARCOS ANTÔNIO LOPES DOS SANTOS SÃO BERNARDO DO CAMPOVendas

FO

TOS:

DIV

ULG

AÇÃO

EDUARDO DOS SANTOSARARASArmazém Produtos Terminados

Nestlé_278_Mat. Capa.indd 18 10/4/13 7:01 PM

Page 11: N° 278 2013

21ATUALIDADES OUTUBRO 2013

portantes no setor, que possui 17 mil membros ao redor do mundo. “Para conseguir a aprovação, precisamos estar em ordem com as legislações trabalhistas e ambientais. A Nespres-so nos dá grande assistência nesse processo, principalmente em relação aos registros dos funcionários, trei-namentos, melhorias nas moradias, alimentação e qualidade de vida dos colaboradores”, aponta Paulo Mariotti Flora, proprietário da fazenda.

Saindo do estado mineiro e aterris-sando em São Paulo, no município de São Sebastião da Grama, encontra-se outro parceiro da Nespresso: a Fazen-da Rainha. Com 90% de sua produção do chamado grão Bourbon Amarelo, o local já apresenta em seu portfólio

o certificado Rainforest. “Além de cuidarmos dos funcionários e de sua segurança – criamos uma vila com 50 casas para a moradia dos familiares, temos programa para evitar acidentes, entre outras ações –, também reali-zamos diversas atividades de cons-cientização ambiental, que abordam os cuidados com o processamento do café, tratamento da água usada no ciclo, coleta de lixo e reciclagem”, conta Lucas Antonio Gonçalves Franco, supervisor da fazenda. “É muito bom saber que existe uma preocupação não somente com o nosso trabalho, mas também com o nosso bem-estar. Aqui, posso dar uma educação e uma vida melhor aos meus filhos”, diz o funcionário Moisés Paulino Mendes.

Em sentido horário, a partir do alto, à esq., plantação na Fazenda Rainha; processos de colheitae secagem dos frutos, máquina faz a separação dos grãos e experts durante degustação do café

DO GRÃO À XÍCARAPara ver de perto todo o processo de colheita do café e as mudanças causadas nas fazendas com o programa AAA Sustainable Quality, a marca criou em 2011 o projeto Nespresso Origins, que leva colaboradores, jornalistas e pessoas ligadas à gastronomia aos cafezais. Lá eles conhecem os bastidores do processo de criação dos cafés e aprendem também sobre o trabalho dos degustadores. Para saber mais a respeito e sobre o processo de seleção dos convidados, envie e-mail para [email protected]

Nestlé_278_2ª Matéria.indd 21 10/4/13 6:34 PM

Seja pela manhã, após o almoço ou jantar, grande parte dos brasileiros costuma degustar uma iguaria nossa que é referência mundial: o café. Seu sabor se torna ainda mais especial quando a bebida é preparada na máquina de Nespresso. Mas, para que esse fruto chegue até as famosas cápsulas, sempre com os mesmos sabor, aroma e qualidade, existe um criterioso processo. O passo a passo

vai além de colher o café, fazer a torra e moer adequadamente – envolve também e, principalmente, cuidados com a sustentabilidade. “Em 2003, criamos o Programa AAA Sustainable Quality, com o objetivo de ajudar a proteger os cafés de alta qualidade e assegurar uma melhor condição de vida aos trabalhadores dos cafezais”, explica Guilherme Amado, de Cafés Verde Nespresso Brasil.

Para fazer parte desse progra-ma, além de plantar café de ótima qualidade, a fazenda precisa de certificação, demonstrando que o local está adequado às leis brasileiras e internacionais. Esse é o caso da Fazenda Cachoeirinha, do sul de Minas Gerais. Já detentora de dois certifica-dos, a propriedade está em processo de adquirir mais um – a certificação Rainforest Alliance, uma das mais im-

CAFÉ BOM PARA TODOSPROGRAMA CRIADO PEL A NESPRESSO ESTIMUL A SUSTENTABILIDADE E QUALIDADE DE VIDA NOS CAFEZAIS

REPORTAGEM

POR

: D

ANIE

L N

AVAS

| F

OTO

S: F

RÂN

CIO

DE

HO

LAN

DA/

DIV

ULG

AÇÃO

NES

TLÉ

Nestlé_278_2ª Matéria.indd 20 10/4/13 6:33 PM

Page 12: N° 278 2013

ACORDADO

Ganhadores da campanha Sonho de Garoto durante visita ao Maracanã, onde cantaram o hino nacional e tiraram foto oficial do time

23ATUALIDADES OUTUBRO 2013

Nestlé_278_CSV.indd 23 10/4/13 6:42 PM

O cabelo estilo moicano. A famosa camisa ama-relinha, o calção azul e os meiões brancos, que cobriam as pernas bem franzinas. A fala e o andar totalmente de boleiro. E lá estava ele, a caminho do Maracanã, com os olhos fi xos e marejados. Era notória e contagiante sua emoção. Contando assim, até parece a descrição do astro Neymar Júnior, mas na verdade se trata de João Vitor Silva, estudante de 14 anos de Vila Velha (ES), craque da Escolinha de Futebol Sol Vive, realizando seu Sonho de Garoto.

João Vitor e outros 21 meninos entre 11 e 15 anos, de diversas partes do país, ganharam a pro-moção do chocolate ofi cial da Copa das Confedera-ções da Fifa e da Copa do Mundo da Fifa 2014™ e tiveram a chance de acompanhar em junho a sele-ção brasileira na fi nal da Copa das Confederações – a campanha premiou ainda outros 22 garotos, que assistiram à partida de abertura, em Brasília.

Para o sonho ser ainda mais completo, o programa contou com visita ao estádio e ao vestiário, disputa de futebol society, encontro com Fuleco – mascote oficial da Copa do Mundo no Brasil –, city tour pela Cidade Maravilhosa e campeonato de videogame. “Com essa ação, queremos que as pessoas percebam o quanto a Garoto está envolvida com os brasileiros e com os jovens, e o quanto representa felicidade”, destacou André Barros, do marketing da marca. Segundo ele, ao contemplar nessa promo-ção jovens carentes e filhos de funcionários e clientes, a empresa realizou o sonho tanto dos garotos como também de alguns pais, que nu-triam o mesmo desejo de ver de perto a seleção. “Foi inesquecível, como todo sonho de garoto realizado”, disse Nádia Gaspar, mãe de um dos meninos. “Meu filho ficou muito feliz.”

CSV Valores compar t i lhados com os colaboradores e a soc iedade

SONHANDO

PO

R:

JOR

GE

VEL

LOS

O |

FO

TOS

: PA

ULA

GIO

LITO

| P

RO

DU

ÇÃO

: A

NA

CR

ISTI

NA

LO

MB

AR

DI

NO E MB A LO PA R A O MUNDI A L NO BR A SIL , 22 ME NIN OS PREMIADOS N A CAMPANHA SONHO DE GAROTO VIVEM DIAS DE JOGADORES PROFISSIONAIS E A S SIS T E M À V I TÓRI A DO B R A SIL N A COPA D A S CON F E DE R A Ç ÕE S

Nestlé_278_CSV.indd 22 10/4/13 6:41 PM

Page 13: N° 278 2013

Dois ganhadores da campanha Sonho de Garoto admiram o Maracanã vazio, durante visita exclusiva do grupo ao local

O grande dia – decisão da Copa das Confede-rações – começou com um supercampeonato de futebol de videogame, com direito a narra-ção, entrevistas para uma rádio fictícia e muita torcida pelo capixaba Vitor dos Santos, que se sagrou o campeão. E naquele clima, a todo vapor, os garotos foram ver a seleção brasileira no Maracanã, com os rostos pintados e perucas verdes e amarelas. No estádio, acomodados em cadeiras coladas ao campo, a turma pé-quente não sossegava. Curtiram as apresentações de Arlindo Cruz, Ivete Sangalo, Jorge Ben Jor e da dupla Victor e Leo, na cerimônia de abertura, mas o ápice da emoção mesmo foi quando Fred fez o primeiro gol do Brasil. Eram pulos, abraços, gritos. Uma verdadeira festa. A cena do gol se repetiu mais duas vezes, e uma delas – o tercei-ro gol, marcado por Fred – teve sabor especial. O artilheiro do Brasil na competição correu para comemorar na bandeira do escanteio, justo no cantinho onde a equipe da Garoto sonhava acor-dada. Fred, Neymar, Paulinho, Marcelo e outros ídolos se abraçavam ali, a poucos metros dos meninos. O placar final não poderia ser outro: a turminha foi embora feliz, cantando “Ôôôôô, o campeão voltou!”, com a esperança de realizar muitos outros sonhos de garoto.

EU ESTIVE LÁ

“Eu me ofereci para ser bandeirinha durante a visita dos garotos aos estádios de Brasília e do Rio de Janeiro, para ajudar a simular

a experiência pela qual passam os jogadores profi ssionais. Foi tudo muito real. Passamos juntos pelo túnel, cantamos o hino, nos

cumprimentamos com apertos de mãos, tiramos a foto ofi cial... Testemunhar a reação dos garotos naquele instante, entrando

em campo, ver estampadas no rosto de cada um deles a surpresa e a felicidade de sentir na pele o que é ser craque de futebol, foi

uma das experiências mais emocionantes da minha vida. Foi indescritível! Muitos deles ganharam ali a primeira chuteira de suas

vidas. Vários nem imaginavam chegar, um dia, tão perto de um estádio. Essa campanha deu asas aos sonhos de muitos garotos.

Eles viram que podem, sim, ser campeões – a Garoto mostrou que isso é possível. Dá orgulho trabalhar numa empresa como essa.”

P OR POR KEIL A BROEDEL , 35 A NO S, M A RK E T ING, GA ROTO, V IL A V ELH A

Colaborou para esta matéria:

Marcela TessaroloComunicação Corporativa Chocolates Garoto

25ATUALIDADES OUTUBRO 2013

Nestlé_278_CSV.indd 25 10/4/13 6:45 PM

O final de semana dessa turma de sorte começou na noite de sexta-feira num hotel do centro do Rio de Janeiro, onde ficou hospedada. No dia seguinte, por volta das 7h30, apesar das caras de sono, já estavam todos de pé para um café da manhã reforçado. Depois, ganharam uniformes de treino e entraram no ônibus rumo ao Maracanã. Ainda tímidos, foram se conhecen-do aos poucos e logo se tornaram amigos, todos ansiosos para conhecer o estádio que será palco da final da Copa do Mundo 2014.

Na chegada ao Maraca, já se sentiram cele-bridades ao serem abordados por uma equipe da Rede Globo que fazia matéria sobre o duelo entre Brasil e Espanha. Recebidos no estádio por uma equipe da Fifa, os garotos foram direto para o vestiário da seleção. “Isso só pode ser um sonho mesmo. Me belisca?”, disse Thiago Catossi, 15 anos, de São Paulo. “Nunca passou pela minha cabeça que eu estaria aqui um dia”, contou, deslumbrado, enquanto se arrumava no mesmo lugar onde seus ídolos se preparariam no dia seguinte.

De uniforme, antes de partirem em direção ao campo, divididos em dois times, os grupos fizeram uma oração e, seguindo o mesmo ritual dos craques de futebol, se enfileiraram e fizeram a entrada oficial. Uma pequena e barulhenta tor-cida gritava por eles. Tudo parecia um jogo real, com direito a hino nacional e nomes anunciados no alto-falante. Naquele instante os olhares estavam distantes e a imaginação se misturava à vida real. “O coração está batendo forte como nunca! Espero que esta seja apenas a primei-ra vez que escuto o hino dentro deste campo”, disse o menino João Vitor, agachado, pegando na grama e imaginando o futuro.

Depois de conhecer o estádio, o grupo deixou o Maracanã e fez um city tour por Copacabana, Arcos da Lapa, Pão de Açúcar, e fi nalmente se encontrou com um dos principais personagens da Copa: o mascote Fuleco. À tarde, mais uma vez divididos em duas equipes, disputaram uma partida de futebol society, em frente à praia do Flamengo, com destaque para o tímido Celso Junior França, de Brumadinho (MG), que marcou três gols durante o jogo. Falando bem baixinho, brincou: “Quero ver se Fred vai fazer mais gols que eu”.

A partir do alto: garotos deixam hotel; seguem de ônibus para o estádio; conhecem o mascote Fuleco; e participam de campeonato de fubetol de videogame

CSV

Nestlé_278_CSV.indd 24 10/4/13 6:42 PM

Page 14: N° 278 2013

de prazer. Nada melhor do que fazer isso comendo um delicioso KitKat.

João Pedro – Fora do país e em alguns empórios no Brasil, existem outras variações de KitKat, como a versão Chunky, com outros sabores. Porém, em supermercados só encon-tramos o original. Vocês pretendem trazer essas outras opções para cá?Adriana – Neste momento, queremos consolidar a versão tradicional – a “Four Finger” (com quatro barrinhas) –, aumentando ainda mais sua distribuição em todo o país. Isso alcançado, iremos

trazer, sim, novas variedades desse chocolate. Porém, no fim do ano, já te-remos uma novidade: traremos de volta a versão Bag – uma embalagem de 333 gramas com vários mini KitKat.

Adriana – O que você gosta nesse chocolate?João Pedro – São vários fatores. O principal deles é o sabor – ele tem um gosto diferente, delicioso. A combi-nação com o wafer também parece ser perfeita. Além disso, a marca usa uma comunicação jovem e divertida – atrai mesmo a atenção dos consumidores.

João Pedro – Existe algum segredo de KitKat que possa ser revelado?Ingrid Lambrecht – A Nestlé fez um estudo global para entender o que mais agrada aos seus consumidores: é o equilí-brio perfeito da quantidade de chocolate com wafer. O biscoito passou por diversos estudos e testes no Chocolate Centre of Excelence, na Suíça, para garantir sempre o melhor sabor e a crocância ideal. Tanto que o período entre a produção do choco-late e o consumo é calculado com rigor para que o biscoito não perca a crocância. Além disso, o chocolate, em si, é mais refi nado e tem uma qualidade superior.PO

R:

DAN

IEL

NAV

AS |

FO

TOS:

BEA

RO

DR

IGU

ES

VOCÊ SABIA QUE...

A cada 5 minutos são produzidas unidades do chocolate suficientes para ultrapassar a altura da Torre Eiff el, de 324 metros.

Basta um ano de produção de KitKat para percorrer mais de 350 vezes toda a rede de metrô de Londres, que possui em torno de 400 quilômetros de extensão.

O chocolate teve seu nome inspirado pelo KitKat Club, clube literário de Londres do século 18.

O consumidor João Pedro Gonçalves durante conversa sobre o KitKat com as colaboradoras Ingrid Lambrecht (à direita) e Adriana Noronha

KITKAT DIGITAL

Junto com a Nestlé, o Google batizou a mais recente versão do seu sistema operacional para dispositivos móveis como Android KitKat. Desde o lançamento do modelo Cupcake, em 2009, as versões Android vêm sendo desenvolvidas pela empresa com no-mes relacionados a doces, seguindo a ordem alfabética. Para celebrar essa nova versão, mais de 50 milhões de barras de KitKat terão embalagem comemorativa em 19 mercados – uma pequena quantidade de barras com o formato de robô também será oferecida como prêmio em mercados selecionados.

27ATUALIDADES OUTUBRO 2013

Nestlé_278_Bate-papo.indd 27 10/4/13 6:39 PM

BATEPAPO

Doce conversaFÃ NÚMERO UM DE K IT K AT, O EST UDA N T E JOÃO PEDRO GONÇ A LV ES CONHECE U, A CON VIT E DA ATUALIDADES, A S COL A BOR A DOR A S EN VOLVIDA S N A PRODUÇ ÃO DO CHOCOL AT E E DESCOBRIU DE TA L HES E CURIOSIDA DES SOBRE O PRODU TO

Ele é o chocolate Nestlé mais con-sumido no mundo, e no Brasil não é muito diferente. O KitKat voltou a ser distribuído em 2011, causando grande frisson entre os consumidores – o anúncio de seu retorno às gôndolas dos supermercados brasileiros virou um dos assuntos mais comentados no Twitter. Lançado originalmente em Londres, em 1935, atualmente KitKat está presente em mais de 70 países. Motivada por essa forte relação dos consumidores com o produto, Atualidades convidou um fã da marca para visitar a Sede, em São Paulo, e

que é o chocolate Nestlé mais consumido no mundo. Com o constante apelo dos consumidores, resolvemos há dois anos trazê-lo de volta às gôndolas brasileiras. O sucesso foi – e continua – enorme.

João Pedro – O slogan usado aqui também é em inglês. Por quê?Ingrid Lambrecht – Escolhemos continuar com a frase “Have a break, have a KitKat” porque não há melhor tradução para esse slogan, que passa exatamente o conceito da marca: todo mundo precisa e merece dar uma pau-sa na rotina e desfrutar um momento

conhecer um pouco mais sobre todo o processo de fabricação e comunicação que envolve o KitKat. O encontro con-tou com a participação de João Pedro Gonçalves, consumidor e estudante de relações internacionais, e das co-laboradoras Adriana Mayuli Noronha e Ingrid Lambrecht, ambas de marke-ting Chocolates. Veja no que deu essa conversa regada a chocolate.

João Pedro Gonçalves – Qual a im-portância de KitKat para a empresa?Adriana Noronha – A marca tem ex-trema infl uência dentro da companhia, já

Duas colaboradoras, um consumidor e um bom encontro

Nestlé_278_Bate-papo.indd 26 10/4/13 6:38 PM

Page 15: N° 278 2013

RUBENS FABELDesenvolvimento de Sinergias

Formado em comunicação social e pós-graduado em marketing, Ru-bens acompanhou a criação da Cozi-nha-Escola. Ele conta que o espaço passou a ser bastante frequentado por profissionais da saúde, princi-palmente pediatras e nutricionistas, após ações voltadas para esse públi-co. O objetivo foi ensinar uma forma mais adequada de usar os produtos da marca. “Hoje a Nestlé oferece não somente alimentação, mas também nutrição”, afirma Rubens.

LUIZ CARLOS BRAGA Superintendente do Mercado Central

O administrador de empresas Luiz Carlos comanda há 21 anos o Mercado Central, que recebe em média 1,5 mi-lhão de visitantes por mês. “Uma par-ceria como essa nos dá muito orgulho”, diz Luiz Carlos, que costuma visitar a escola regularmente. “Adoro as sobre-mesas feitas nas aulas.” Ele ressalta que os alunos da Cozinha-Escola saem de lá e já compram no próprio mercado os produtos para reproduzir em casa as receitas que aprenderam. “É muito prático”, completa.

MÁRCIA CÂNDIDO Aluna da Cozinha-Escola

Jornalista e frequentadora assídua da Cozinha-Escola desde a inauguração, Márcia diz ter redescoberto o prazer de cozinhar. Mais que isso: graças ao que aprende na escola, ela vem conseguindo reunir a família aos domingos em torno da mesa – desde que sua mãe adoeceu, ela assumiu o fogão e a tarefa de preparar a refeição. “Hoje não consigo entender uma cozinha sem os produtos Nestlé”, afi rma Márcia.

MARCELO FARIA NUNES Regionalização

Marcelo é psicólogo, pós-graduado em negócios. Ele conta que a Nestlé entendeu a importância da culinária no cotidiano dos mineiros e criou o slogan “A cozinha está no coração do mineiro. E é na cozinha que a gente se encontra”, ponto de partida para a idealização da Cozinha-Escola. “Além de ser um presente para a cidade, ela tem um valor social muito importante. Os alu-nos estão gerando renda com o que vêm aprendendo aqui – muitas donas de casa passaram a ganhar dinheiro vendendo o que cozinham”, diz.

EDUARDO MAYAProfessor da Cozinha-Escola

Formado em matemática, Eduardo descobriu há 17 anos que a gastronomia é o seu maior talento. Idealizador do Comida di Buteco, o mais importante evento de culinária de raiz do Brasil, ele viaja para os quatro cantos do mundo buscando entender a cultura dos povos através da gastronomia. “Durante as nossas aulas, contamos muitas histórias e fazemos um passeio pelo mundo a partir das receitas com os produtos Nestlé.”

Mais de

10 MIL ALUNOSjá passaram pelas aulasnesses dois anos

Em

60 MINUTOSa turma aprende a fazerdois pratos

Pão recheado com frango foi a receita de maior sucesso até hoje

PRODUTOS MAGGIsão os mais usados na escola

Para participar

BASTA SE INSCREVERno Mercado Central

29ATUALIDADES OUTUBRO 2013

Nestlé_278_RaioX.indd 29 10/4/13 7:54 PM

RAIO X Por dentro de uma área, um setor ou um espaço da companhia

RECEITADE SUCESSO

DESCUBRA COMO FUNCIONA E QUEM FAZ A COZINHAESCOLA DA NESTLÉ, INSTALADA HÁ DOIS ANOS NO MERCADO CENTRAL DE BELO HORIZONTE

Envolta por uma enorme e moderna es-trutura de bambus entremeada com vidros temperados, a Cozinha-Escola da Nestlé ocupa 260 metros quadrados do Mercado Central, um dos pontos turísticos mais impor-tantes de Belo Horizonte. Sob a assinatura do arquiteto Marcelo Rosembaum, o projeto da escola preservou as características arqui-tetônicas do mercado, fundado em 1920, e, ao mesmo tempo, imprimiu características contemporâneas graças à mescla de vidros e bambus – sua estrutura vem do projeto

social Bambuzeria Cruzeiro do Sul, de Minas Gerais, liderado por Lúcio Ventania, mestre bambuzeiro de reconhecimento internacio-nal, e um grupo de 30 jovens de comunida-des de baixa renda. E o que acontece nessa escola especial vem transformando a vida de muitas pessoas nesses dois anos de existência. As aulas – gratuitas e sempre lotadas (há 30 vagas por turma) – aconte-cem às terças, às quintas e aos sábados e trazem duas receitas diferentes por semana, uma doce e outra salgada. Nelas, o aluno

tem uma experiência completa: conhece um produto Nestlé, aprende a usá-lo da melhor maneira e experimenta a receita. “A ideia foi criar um espaço democrático, assim como é o mercado, e gerar valor tanto para a marca quanto para a comu-nidade”, destaca Marcelo Faria Nunes, de Regionalização em Minas Gerais.

POR

: D

ANIE

L SI

LVEI

RA

| IL

UST

RAÇ

ÃO:

JULI

ANA

RU

SSO

| F

OTO

S: A

ND

HAU

CK

Colaborou para esta matéria:

Gabrielle MarquesRegionalização

Nestlé_278_RaioX.indd 28 10/4/13 7:53 PM

Page 16: N° 278 2013

Gabriela Rezende, Leandro Bovo e Vania Chagas, de Caçapava

Ariana Fidelis e Juan Carlos Marroquín, em São José do Rio Pardo

João Dornellas, Natalie Mendes, Daniella Silva, Carolina Almeida, Juan Carlos Marroquín, Iuri Cerqueira, Denes Lima e Daniele Souza, de Feira de Santana

Silvania Campos, Dimas Vitoriano, Eder Taino, Alexandre Matos e Leonardo Venancio, de Caçapava

Colaboradores no auditório de São José do Rio Pardo

Adriana Martinez, Amanda Queiroz, Vanessa Santos, Danilson Arruda, Alline Bertoni, Paulo Tokugava, Lucas Martins, Lucas Custodio, Leoneuma Cavalcante e Jadson Silva, de São Bernardo do Campo

31ATUALIDADES OUTUBRO 2013

Nestlé_278_Nossa gente2.indd 31 10/4/13 7:06 PM

NOSSA GENTE

Colaboradores de São Bernardo do Campo

Gisele Ribeiro e Simone Pacheco, de Caçapava

Elayne Soares, de Feira de Santana

Juan Carlos Marroquín e Cristiano da Silva, de Araras

Gelma Silva, Debora Nascimento e Maria Antonilda Lima da fábrica de Feira de Santana

Enio Couto, José Junior, Carlos Nascimento, Marcos da Silva e Edson Sila, de Caçapava

Em pé: Tiago Lopes, Vanderlei de Souza, Luan de Assis, Batista Costa, Juan Carlos Marroquín, Emerson Gomes, Julio Ferreira e Silva, Fabio Monteiro, Jose Ivanildo da Silva, Oseas Nascimento e Douglas da Silva. Agachados: Diogo Molina, Clayton Alves, André Luiz dos Santos e Anderson da Silva, de SBC

C o l a b or a d or e s d a s f á b r i c a s d e A r a r a s , C a ç a p a v a , F e i r a d e S a nt a n a , R io P ar d o e d o C e nt r o d e D is t r ib u iç ã o d e S ã o B er n a r d o d o C a m p o s e e nc o nt r a r a m c o m Ju a n C ar l o s M ar r o q u ín

DIÁLOGO COM O PRESIDENTE

FOTO

S: B

EA R

OD

RIG

UES

/ N

ELSO

N M

ELLO

/ D

IVU

LGAÇ

ÃO

Nestlé_278_Nossa gente2.indd 30 10/4/13 7:03 PM

Page 17: N° 278 2013

Ettore Veronez Lorizza, Fabio Rocha e Thiago Marcilo

Mariana Kanki, Nicole Vendramini e Patrícia Fuzisaka

Luciana Carneiro, Leila Assaf, Carine Mahler, Jan Strauss, Liliam Frey e Paula Cardoso

Evaldo Fernandes, Rogério Santos e Thiago Silva

Paulo José Curtarelli, Fabiana Fairbanks e Agnaldo Oliveira Gonçalves

Ricardo Barbosa e Alysson Neves

Fabiana Mendonça e Wellington Santos

E m pr e s a r e n o v a p a t r o c in ío à e q u ip e d e O s a c o ,q u e p a s s a d e S o l l y s p ar a M O L IC O / O s a c o(v e j a m a i s s o br e o a s s u nt o n a p á g . 8)

MUDANÇA NO VÔLEI

FOTO

S: N

ELSO

N M

ELLO

33ATUALIDADES OUTUBRO 2013

Nestlé_278_Nossa gente2.indd 33 10/4/13 7:13 PM

Marina Born, Alexandre Nero, Tatiana Perrie Carolina Guimarães

Carolina Guimarães, Alexandre Nero, e Juliana Kramer

O ator A l ex andr e Ner o pr ep ar ou jantar de D ia d o s N amor ad o s na Ne st l é e gr a v ou v íd eo p ar a o s f ã s d a M aggi no Facebook

TUDOPORAMOR

FOTO

S: D

IVU

LGAÇ

ÃO N

ESTL

É

Marina Barbosa, Vinicius Pedote e Lilian Miranda

Dra. Lilian dos Santos R. Sadeck, dr. Mario Roberto Hirschheimer, Vinicius Pedote, dr. Rubens Feferbaun, Marina Barbosa, Márcia Zacharkiv, Juan Carlos Marroquín, Westermann Geraldes e João Dornellas

Priscila Sabará e Cristiane Rocha

N e s t l é in a u g ur a l a c t á r io n a S e d e , d a n d o s u p or t e a o a l e i t a m e n t o m a t e r n o a p ó s o f im d a l i c e n ç a - m a t e r n i d a d e

SAL A DE APOIO À AMAMENTAÇÃO

FOTO

S: D

IVU

LGAÇ

ÃO N

ESTL

É

NOSSA GENTE Quem faz a Nestlé acontecer

Nestlé_278_Nossa gente2.indd 32 10/4/13 7:11 PM

Page 18: N° 278 2013

Segundo encontro A S Day reuniu pr incipais c l ientes do varejo da Fil ia l SP no dia 21 de agosto

AUTO SERVIÇO DAY

Milena Santos e o cachorro Bolota

Cristina Nascimento, Manuel Marcos Dias, Maria dos Santos, convidados do evento

Paulo Curtarelli, Fábio Oliveira e Ricardo Citrangulo

Ângela Gimenes entregando a máquina Nescafé Dolce Gusto para o convidado

Equipe de promotores, Filial SP

Luis Henrique Delacqua, Fernanda Dalben e Wesley Rodrigues de Souza, convidados do evento

Ângela Gimenes, Carmen Simões, Sérgio Rego, Eni Hiluey, Raquel Terenzzo, Renato Ruiz e Wagner Lucena, equipe de merchandising

FOTO

S: A

LEXI

A SA

NTI

/ D

IVU

LGAÇ

ÃO N

ESTL

É

35ATUALIDADES OUTUBRO 2013

Nestlé_278_Nossa gente2.indd 35 10/4/13 7:18 PM

Andréa Inéas opera máquina que acondiciona os chocolates nas embalagens

Colaboradoras trabalham em esteira de coleta dos tabletes de chocolate

Ederson Barbosa registra dados sobre a operação de moldagem

José Vanilson Santana opera máquina de moldagem dos chocolates em tabletes

Leandro Felício, de Técnicas e Manutenção

Manuel Jesus, operador de distribuição

NOSSA GENTE Quem faz a Nestlé acontecer

Atualidades v is itou a unidade de Caçapava , onde são produz idos todos os chocolates Nest lé

ENTRE CHOCOL ATES

FOTO

S: N

ELSO

N M

ELLO

Nestlé_278_Nossa gente2.indd 34 10/7/13 12:28 PM

Page 19: N° 278 2013

ARAÇATUBA2/5 Manuella, fi lha de Éder Santos da Silva; 16/5 Miguel, fi lho de Rafael Rodrigues Moreira; 22/5 Ísis Mariah, fi lha de Fabiano Henrique da Silva; 22/5 Lorenzo, fi lho de Luiz Angelo Gomes Leite; 28/5 Yasmin, fi lha de Giuliano da Silva Oliveira; 17/6 Ricardo, fi lho de Warner Gabas de Carvalho Júnior; 24/6 Eloá, fi lha de Rodrigo Gomes de Oliveira; 15/7 Alice, fi lha de Flávio Henrique Carraretto; 15/7 Nicolas, fi lho de Fernando da Silva; 18/7 Stella, fi lha de Celso Davi Nunes Chagas; 25/7 Joaquim e Pedro, fi lhos de Odair Groto.

ARARAQUARA13/7 Gustavo Alessandro, fi lho de Luciana Cristina Ferreira Nascimento; 29/7 Mariana, fi lha de Alessandra Margarete Faria.

ARARAS4/5 Arthur, fi lho de Romeryto Rosembrynk Ferreira; 6/5 Marianne, fi lha de Fabiano Leles dos Santos; 7/5 João Miguel, fi lho de Erick Fernando Celtron; 9/5 Heloísa, fi lha de Valdemir da Silva Lopes; 9/5 Kauã, fi lho de Luiz Henrique Gasparotto; 14/5 Yasmim, fi lha de Fabiano Narcizo Mosqueira; 16/5 Davi, fi lho Renato Oliveira Luna; 17/5 Rafael, fi lho de Waldemar de Barros Cruz Neto; 23/5 Maria Gabriela, Fábio José Beck; 31/5 Vitchenzo, fi lho de Bruno Pinheiro Leão; 6/6 Miguel Ferreira, fi lho de Weverton Mariano Ferreira; 18/6 Fernando e Lucas, fi lhos de Paulo Fernando Victorini; 25/6 Odin, fi lho de Odon Gonçalves de Souza; 4/7 Davi, fi lho de Fábio Favaro; 5/7 Miguel Balbino, fi lho de Danilo Macedo Balbino; 10/7 Miguel, fi lho de Edenson Elivelton Batista; 12/7 Felipe, fi lho de Donizeti Aparecido Pereira; 15/7 João Marcelo, fi lho de Michella Jaqueline Corrêa; 25/7 Laura, fi lha de Maurício Tavares Consoni; 26/7 Thomaz, fi lho de Carlos Donizeti Bernardo.

BELÉM6/5 Lays, fi lha de Raimundo Corrêa de Freitas Júnior; 20/5 Ana Clara, fi lha de Jackson da Silva Coelho; 27/5 Isabelle, fi lha de Allan Bruno Baracho Parente; 16/7 Ana Helena, fi lha de Albano Gomes Farias Neto.

BELO HORIZONTE13/6 Júlia, fi lha de Rubens Fabel Braga; 29/6 Isabela, fi lha de Marcos Rodrigues de Rezende; 1/7 Lavine, fi lha de Tiago Cléber Agostinho; 10/7 Malu, fi lha de Aretusa dos Santos Emerick.

BRASÍLIA4/5 Maria Júlia, fi lha de Núbia da Silva Xavier; 16/5 Sophya, fi lha de Marcos Andre Jacobina dos Santos; 14/6 Benício, fi lho de Fernanda Diniz Gheller Ferreira.

CAÇAPAVA10/5 Paulo Henrique, fi lho de Paulo Rogério da Silva Santos; 16/5 Lorenzo, fi lho de Brenda Nunes Dias Pereira dos Santos; 20/5 Matheus, fi lho de Luís Alexandre Simões; 19/6 Luiz Miguel, fi lho de Talita Marcolin Caravana; 26/6 Gabriel Henrique, fi lho de Marlon Henrique de Moraes; 26/6 Samuel, fi lho de Leandro José da Silva; 28/6 Giovana, fi lha de Paulo Giovane Correia; 4/7 Murillo Gabriel, fi lho de Leandro Mariano Pedroso; 8/7 Ruan Marcos, fi lho de Marcos Luan de Carvalho; 11/7 Kevin, fi lho de Charles Evandro Pereira; 15/7 Kathleen, fi lha de Célio da Silva Ribeiro; 26/7 Guilherme Tobias, fi lho de Vanessa Pereira Oliveira.

CARAZINHO6/5 Sofi a Anatielly, fi lha de Claudiomir Lamm; 31/5 Igor Leandro, fi lho de Moisés Leandro Oliveira Corvalan dos Santos.

CORDEIRÓPOLIS8/5 Lívia Cristina, fi lha de Antônio Carlos Silva Gonçalves; 20/5 Jéferson Júnior, fi lho de Jéferson Aparecido Alvarinho; 31/5 Isabelli, fi lha de Keila Michela Pereira Pinheiro; 13/6 Davi Caetano, fi lho de Sérgio Braz da Silva; 1/7 Théo, fi lho de Rafael da Costa Lovetro; 10/7 Leonardo Modesto, fi lho de Tiago André Modesto; 18/7 Heitor, fi lho de Jeff erson Zani.

CUIABÁ20/5 Maria Clara, fi lha de Vagner Mota da Costa; 11/6 Lucas Emanuel e Luís Miguel, fi lhos de Nadine Loureiro de Freitas; 24/7 Pollyana, fi lha de Jacildo da Silva Monteiro Júnior.

CPW16/5 Sofi a, fi lha de Elias César da Silva; 27/5 Yasmin Gabrielly, fi lha de José Alex Gomes Santos; 15/7 Isabela, fi lha de Cléber Delano Roosevelt; 26/7 Renan, fi lho de Ronan Cândido.

CURITIBA17/5 Gabriela, fi lha de José Luiz de Camargo Melquiades; 31/5 Lucas, fi lho de Luiz Felipe dos Santos; 15/6 Thiago Gabriel, fi lho de Isabel Irribarem; 2/7 Lívia, fi lha de Elton José Paulino; 11/7 Anthony, fi lho de Andréia Godói Rodrigues de Barros.

FEIRA DE SANTANA2/5 Gustavo, fi lho de Leomar Cerqueira dos Santos; 4/5 Ágatha,

fi lha de Jandir Souza Almeida; 5/5 Yuri, fi lho de Gilcimara de Jesus França; 7/5 João Lucca, fi lho de Valdinéia Santos Reis Santana; 9/5 Diogo, fi lho de Gustavo dos Santos Freitas; 10/5 Nathyele, fi lha de Luís Antonio Brito Rodrigues; 11/5 Thaila, fi lha de Gleika Souza Santana Borges; 29/5 Lucas, fi lho de Leomar de Oliveira Cerqueira; 19/6 Isaac, fi lho de Jandira Pereira dos Santos; 19/6 Larissa, fi lha de Jorge da Silva Jesus Júnior; 4/7 Victor, fi lho de Vando Silva Bizerra; 9/7 Luís Felipe, fi lho de Cássio Meneses Cerqueira; 9/7 Maria Eduarda, fi lha de Adriano Teixeira de Jesus; 13/7 Emilly, fi lha de Joselito Vitório de Jesus; 22/7 Arthur, fi lho de Alan Portugal Campos da Silva; 23/7 Davi Lucas, fi lho de Diego dos Santos Carvalho; 27/7 Mariana, fi lha de Fábio Leite Araújo.

FLORIANÓPOLIS18/7 Cauã Gabriel, fi lho de Flávio Costa Pereira; 19/7 Bryan, fi lho de Claudemir Ferreira; 22/7 Marcelo, fi lho de Ricardo Climaco.

FORTALEZA13/5 Maria Thais, fi lha de Thiago Carlos do Nascimento; 30/6 Maria Katarinna, fi lha de Maria Aparecida Aragão Gonçalves; 1/7 Rafael, fi lho de Eduardo Pinho Souto; 9/7 João Pedro fi lho de Aderlon Lima Pinto; 19/7 João Lucas, fi lho de Ítalo Lima Fernandes.

GARANHUNS10/5 Caio Henrique, fi lho de Jean Carlos Silva dos Santos.

GOIÂNIA22/5 Heitor, fi lho de Alana Carvalho Gomes de Matos; 14/7 Ana Clara, fi lha de Carlúcio de Souza Cruz.

ITABUNA10/5 Luís Felipe, fi lho de Epaminei Reis da Cruz Júnior; 21/5 Arthur, fi lho de Romário Moreira.

ITUIUTABA1/5 Alice Maria, fi lha de Ricardo de Souza Carvalho; 6/5 Maria Júlia, fi lha de Adonildo da Costa Lima; 25/5 Alice Vitória, fi lha de Ermes Tavares de Carvalho Filho; 9/6 Geovana, fi lha de Roberto Franco de Freitas; 10/6 Flávio Henrique, fi lho de Clóvis Luiz da Silva; 28/6 Sofi a, fi lha de Marcelo José da Silveira Santos; 13/7 Luan, fi lho de Luismar Pimenta de Lima Filho; 30/7 Fernanda, fi lha de Eduardo Ribeiro da Silva.

JACAREPAGUÁ19/7 Sophia, fi lha de Pablo Constantino da Silva; 23/7 Pedro, fi lho de Luciana da Conceição.

MARÍLIA1/5 Lorena, fi lha de Ezequiel Pinheiro Neto; 3/5 Arthur Henrique, fi lho de Hilário Munerato; 4/5 Gabriel Júnior, fi lho de Gabriel Nunes de Moura; 18/5 Matheus, fi lho de Roger Fabiano Delelli; 11/6 Maria Fernanda, fi lha de Elizângela Aparecida de Araújo; 12/6 Isaque, fi lho de Sandro dos Santos Nascimento; 12/6 Manuela, fi lha de Abrão Marques Moretão; 14/6 Gustavo, fi lho de Carlos Augusto Ribeiro da Silva; 25/6 João Henrique, fi lho de Eduardo Augusto Porto; 27/6 Mariana, fi lha de Jeff erson Santana Alves; 29/6 Helena, fi lha de Roberto Aparecido Boiani Júnior; 2/7 Anna Júlia, fi lha de Fernando Monte Verde; 10/7 Raquel, fi lha de Anderson Luis dos Santos Silva; 13/7 Isabela, fi lha de Eliane Galasso Vieira; 25/7 Lucas, fi lho de Mara Eliana Ferreira Landim; 27/7 Diego, fi lho de Cristiane Domingues Boer; 30/7 Davi, fi lho de Ronei Augusto Figueiredo.

MONTES CLAROS13/7 Melissa, fi lha de Reinildo Guimarães Santos.

NBS RIBEIRÃO PRETO2/5 Isadora e Manuela, fi lhas de Carlos Henrique de Moura; 13/5 Bernardo, fi lho de Diogo Cicone Manoel; 25/5 Manuela, fi lha de Gérson Turola Júnior; 18/6 Beatriz, fi lha de Alessandro Capistrano de Oliveira; 30/6 Arthur Ignácio, fi lho de Ana Paula Ignácio Fossa; 20/7 Gabriel, fi lho de Daniel Guzzoni Komatsu.

PORTO ALEGRE17/6 Pedro Henrique, fi lho de Pablo Borges; 29/7 Melyssa, fi lha de Alex Sandro da Costa Oliveira; 30/7 Adrian, fi lho de Darlan dos Santos.

RECIFE27/5 Matheus, fi lho de Bruno Alves da Silva; 2/7 Monalisa Vitória, fi lha de Monique Maria Dias; 13/7 Ana Valentina, fi lha de Carlos Salvador Lima da Costa.

RIBEIRÃO PRETO26/5 Ana Beatrys, fi lha de Gilmar Alves Guerra; 4/6 Ana Vitória, fi lha de Edson Aparecido Jerônimo; 13/6 Teodora, fi lha de Josiane Mendes de Souza; 29/6 Bruno, fi lho de Anderson Augusto de Almeida; 10/7 Arthur, fi lho de Sebastião Laureano José da Silva; 19/7 Ana Laura, fi lha de Marcos Alexandre Garcia; 22/7 Lorena,

fi lha de Laurita Rodrigues Nunes; 23/7 Gustavo, fi lho de Rafael José de Oliveira; 25/7 Yasmin Fernanda, fi lha de Raquel Sulino Mendes Neri; 28/7 Liz, fi lha de Michele Fernanda Kobayashi; 29/7 Rafaela, fi lha de Jacira Moraca.

RIO DE JANEIRO1/5 Heloísa, fi lha de Wallace de Oliveira Gomes; 13/5 Manuella, fi lha de Márvio Magno Rodrigues; 28/5 Gabriel, fi lho de Daniele Sarate Salvador; 1/6 Théo, fi lho de Teodor Rocha Cunha; 5/6 Luna, fi lha de Rodrigo Pepes Pereira; 8/6 Daniel, fi lho de Nelson Azevedo de Moura Brum; 25/6 Guilherme, fi lho de Daniel Gomes da Silva.

SALVADOR20/5 Júlia Renata, fi lha de Leonardo Tavares dos Santos; 25/7 Davi, fi lho de André Luiz Hafner Brito Ramos.

SÃO JOSÉ DO RIO PARDO7/5 Olívia, fi lha de Luís Augusto; 4/6 Gustavo Caetano, fi lho de Rodrigo Minussi Gazzola; 6/6 Kauan, fi lho de Graciela Pereira dos Santos; 7/6 Pedro Augusto, fi lho de Marcos Vinicius Rodrigues de Oliveira; 10/6 Davi, fi lho de Marco Paulo Silva Vicente; 11/6 Ana Beatriz, fi lha de José Geraldo Tristão dos Santos; 20/6 Laís, fi lha de Jeff erson Vicente de Oliveira; 25/6 Bernardo, fi lho de Carlos Alexandre Baio Accorinte; 25/6 Gabriel Henrique, fi lho de Breno Madeira Moreira; 25/6 Leonardo e Luiza, fi lhos de Alexandre Domingos de Souza.

SÃO PAULO4/5 Felipe, fi lho de Ricardo Ballon Baldi da Rocha; 5/5 Alice, fi lha de Gilson José Santos Marzola; 5/5 Arthur, fi lho de Janilson Targino de Farias; 5/5 Rafael, fi lho de Leandro Ribeiro Jardim; 6/5 Maria, fi lha de Paulo Dartsch; 7/5 Leonardo, fi lho de Jeff erson Tadeu Dias; 9/5 Sara Cristina, fi lha de Sandro Pereira Bernardo; 10/5 Hugo, fi lho de Alexandre Carreteiro; 10/5 Manuella, fi lha de Márcio José da Silva; 10/5 Mateus, fi lho de Patricia Nakamura; 10/5 Miguel, fi lho de Patrícia Balbina Vieira; 11/5 Isabelly, fi lha de William Morais Ferreira; 11/5 Maria Clara e Maria Eduarda, fi lhas de Sidney Isaias Ribeiro; 14/5 Sophie, fi lha de Juliana Nacevicius Almeida Matheus; 20/5 Igor, fi lho de Jaime Eduardo de Moura Júnior; 23/5 Enzo Gabriel, fi lho de Émerson Nunes; 23/5 Murilo, fi lho de Silvana Saleme Diaz; 24/5 Emilly, fi lha de Grace Pereira da Silva; 29/5 Julia, fi lha de Rafaela Cozar Silva; 1/6 Arthur, fi lho de Fábio Borges de Freitas; 1/6 Maitê, fi lha de Rodrigo Bonifácio de Oliveira; 5/6 Laura, fi lha de Taísa Renata Rosolem; 8/6 Lucas Glaz, fi lho de Lia Carolina Glaz; 10/6 Davi, fi lho de Jhon Lenon Borges Mariano; 10/6 Nasser, fi lho de Walid Ali Rajab; 17/6 Isabele, fi lha de André Luiz Ferreira; 18/6 Júlia, fi lha de Marcos Adriani Peres; 25/6 Pedro, fi lho de Roberta Baggio Nucci Mendes; 27/6 Eduardo, fi lho de Elivaldo Morais da Silva; 1/7 João Gabriel, fi lho de Fabrício Rocha Andrade; 4/7 Hugo, fi lho de Joselma Cristina Dias Ribeiro; 4/7 Yasmin, fi lha de Keylla dos Santos Souza; 10/7 Isadora, fi lha de Bruno Rodrigues Chiconi; 11/7 Lorena, fi lha de Eloizy Gaspar Monteiro; 11/7 Rebeca, fi lha de Wellington Ulisses Silva Santos; 13/7 Marco Antonio, fi lho de Fernanda da Silva Ramos Fogaça; 20/7 Gustavo Gomes, fi lho de Adevan Gomes Barbosa; 22/7 Henri, fi lho de Leandro Moreno Fraile; 22/7 Luiz Fernando, fi lho de Luciano João de Souza; 23/7 Adriana, fi lha de Douglas Fernando Antonio; 23/7 Lucca, fi lho de Fabio di Luccia Letieri; 23/7 Melina, fi lha de Adriana Grigoropoulos; 23/7 Gustavo Queiroz, fi lho de Luis Antônio da Silva; 27/7 Lucas, fi lho de Sebastião Gomes de Lima; 29/7 Lucas, fi lho de Renata Mentone Franco; 30/7 Sofi a, fi lha de Luciano Francisco Bento da Silva; 31/7 Yuri, fi lho de Carlos Alberto dos Santos Ribeiro.

TRÊS RIOS22/5 Shamyra, fi lha de Jorge Luis Zanella; 29/5 Likelly, fi lha de Leandro José Cesário Câmara; 16/6 Kathlen, fi lha de Paulo Roberto da Silva Júnior.

BOASNOVAS Os f i lhos de nossos colaboradores nasc idos em maio, junho e julho

João Paulo, filho do colaborador Oswaldo Yazbek Junior, nasceu em 22/3

FOTO

: AR

QU

IVO

PES

SOAL

37ATUALIDADES OUTUBRO 2013

Nestlé_278_FUNEP+Boas Novas 2.indd 37 10/4/13 6:56 PM

FUNEPP Fundação Nest lé de Prev idência Pr ivada

POR

: CÁ

TIA

CAR

NEI

RO

SEM ALARDEAPESAR DO ANO MARCADO POR TURBULÊNCIA NA ECONOMIA, OS PLANOS DE PREVIDÊNCIA PRIVADA ACUMULAM GANHOS SIGNIFICATIVOS NO LONGO PRAZO. SEGUNDO ESPECIALISTAS, A TENDÊNCIA É DE MELHORA NOS RENDIMENTOS ATÉ O FIM DO ANO

Disparada do dólar, pressão infl acionária e juros básicos da economia em um ritmo de alta muito mais intenso do que o esperado. Assim como boa parte dos investimentos que registraram forte volatilidade e rentabilidades negativas no decorrer do ano, os fundos de pensão não passaram ilesos a essa piora do mercado: planos com alocação em renda variável e até mesmo os de renda fi xa registraram perdas. O consultor Luiz Mário de Fa-rias, da Towers Watson, e Tiago Costa, da Funepp, explicam as razões dessas oscilações e o que está acontecendo com o seu plano de previdência.

QUAIS OS MOTIVOS DESSA TURBULÊNCIA?Um dos fatores foi a sinalização do banco central dos Estados Unidos de que pode retirar parte dos incentivos dados à economia após a crise de 2008, o que assustou investidores em todo o mundo. No Brasil, pesou principalmente a decisão do Banco Central de aumentar a Selic na tentativa de controlar a infl ação.

POR QUE A RENTABILIDADE DOS FUNDOS DE PENSÃO TEM SIDO AFETADA?Esses fundos investem em ativos de renda fi xa (como títulos do governo) e, dependendo do plano, também em renda variável (ações de empresas). No primeiro semestre, o Ibovespa recuou 22,5%, comprometendo a rentabilidade dos planos com alocação em renda variável. No segmento de renda fi xa, a maior parte da carteira dos fundos é composta de títulos de longo prazo prefi xados e atrelados à infl ação. De forma simplifi cada, as

aplicações nesses títulos ganham quando os juros caem e perdem quando a taxa sobe. E, quanto maior o prazo dos títulos, maior será o impacto provocado pela variação dos juros.

AS PERDAS REGISTRADAS EM 2013 SÃO DEFINITIVAS?Na avaliação de boa parte do mercado, esse comportamento dos planos de renda fi xa foi algo momentâneo. “Após um período intenso de valorização, o ajuste veio de forma exage-rada. Mas devemos ter uma equalização ao longo do segundo semestre”, explica o consultor Luiz Mário de Farias, líder de investimentos da consultoria Towers Watson. É importante lembrar que, apesar de estar com rentabilidade negativa no ano, a renda fi xa acumula ganhos signifi cativos no longo prazo.

COMO ESTÁ A FUNEPP NESSE CENÁRIO?A alocação estratégica dos fundos da Funepp é defi nida com base em estudos técnicos e uma visão de longo prazo. “Ela escolhe uma alocação que tenha uma relação de risco e retorno de acordo com as nossas metas de rentabilidade. Mesmo com nossos investimentos sendo conservadores, existe um risco mínimo para se alcançar uma rentabilidade mínima e oferecer ao participante uma aposentadoria adequada no futuro”, diz Tiago Costa, especialista de inves-timentos da Funepp. A carteira da fundação vai sofrer oscilações, porque a economia é cíclica, mas a tendência de longo prazo é de melhora nos rendimentos.

US$DÓLAR

s jurosnto acto

EM

SEU INVESTIMENTO EM NÚMEROSAPESAR DAS PERDAS REGISTRADAS NESTE ANO, A FUNEPP ACUMULA GANHOS EXPRESSIVOS NO LONGO PRAZO, SUPERANDO OUTRAS APLICAÇÕES.

FUNEPP POUPANÇA CDI

3,70% 3,50% 4,13%

FUNEPP POUPANÇA CDI

72,40% 40,22% 60,27%

2013 60 MESES

FUNEPP POUPANÇA CDI

21,87% 13,64% 18,23%

24 MESES

JANEIRO - Ângelo Luiz Bartoluce / Benedita de Fátima Pires / Dirlei Santos Azevedo / Edson Ferreira Virtuoza / Eduardo Cesar Roveroni / Everaldo Pereira Ferreira / João Batista Monteiro / João Batista Seda / João Chaves Sobrinho / Luiz Aparecido Pacagnella / Luiz Carlos Lima Rodrigues / Marlene Fonseca de Faria / Roberto Choiti Suguro FEVEREIRO - Itamar Duarte Pereira / Jair Aparecido Rossi / José Márcio Pinheiro de Oliveira / Maria Goreti Faria / Paulo Laureno Cardoso / Vanderci Natal Storolli MARÇO - José Francisco Salvini / Paulo Sérgio Roque / Valdir Dias ABRIL Alcides Gonçalves / Antônio Aparecido Furlan / Cláudio Mário de Souza Sarti / José Carlos de Oliveira / Lafaiette Pires / Sebastião dos Santos Benevides / Vicente de Paulo Teixeira MAIO - Dolly Deane Sá / Mário Eugenio Schwartz / Francisco Galvão de Assis / João Luiz Brucieri / Josiram Saraiva Matos / Francisco Carlos Garcia / Júlio César Pereira Abrunhosa / Laerte Dentini JUNHO/13 - Ale-xandre Vinturini / Antônio Lima Pinheiro / José Luiz Bordonal / Maria Helena Sato / Mary Maria Monteiro Vitorio / Yoshio Tabata

NOVOS APOSENTADOS

Nestlé_278_FUNEP+Boas Novas 2.indd 36 10/4/13 6:56 PM

Page 20: N° 278 2013

EDSON APARECIDO JERÔNIMOARAÇATUBAVendas

RICARDO DE LEMOS QUEIROZSÃO BERNARDO DO CAMPODepósito

EMILY CAROLINE PENHA RODRIGUESSÃO BERNARDO DO CAMPODepósito

ANA PAULA DE JESUS SILVAFEIRA DE SANTANAFabricação

Veja mais

imagens de

colaboradores

com seus pets na

galeria de fotos

do Acontece

Nestlé

FOTO

S: A

RQ

UIV

O P

ESSO

AL

Francielle Berro

Segurança Ambiental Nestlé Purina,Ribeirão Preto

“Encontrei a Mel há um ano na feira de adoção promovida pela Nestlé. Foi amor à primeira vista. Sinto que ela é muito grata, porque eu a escolhi. Isso torna nossa relação ainda mais especial.”

Michaele Pires

RH NBS, Ribeirão Preto

“Minha família adora animais, já tivemos cachorro, gato, periquito, peixe, porco, tartaruga e porquinho-da-índia. Atualmente tenho cinco cães, eles são a alegria da casa! Temos muito a aprender com os animais.”

Renata Valladão

Marketing Purina, São Paulo

“Sempre tive cachorro em casa. Ganhei o DJ há 2 anos de um casal de amigos. Foi como ter um fi lho! Ele é o meu companheirinho, o levo a todos os lugares que posso. Ter um pet é sinônimo de amor incondicional todos os dias!”

Clayton Breternitz

Garantia da Qualidade, Ribeirão Preto

“Sempre gostei de animais de estimação. Hoje tenho três cachorros muito brincalhões. Ganhei o meu primeiro pet aos 8 anos do meu pai, e hoje passo ao meu fi lho esse amor e essa dedicação aos animais.”

Viviane Cardoso

Nestlé Purina, São Paulo

“Sempre tive cachorro e, depois que casei, levei quatro anos para convencer meu marido a termos o nosso. Este ano, desde janeiro, estamos com o Greg, um buldogue francês que é a alegria da casa e da família.”

39

SIMONE NABACAÇAPAVAFabricação

Nestlé_278_CapaFolder.indd 2 10/4/13 7:57 PM

NOSSO OLHAR

COLABORADORES CONTAM COMO OS ANIMAIS ENTRARAM EM SUAS VIDAS

QUAL É SUA HISTÓRIA COM SEU PE T?

Para a

próxima edição

Mande uma foto sua

com um produto

Nestlé que marcou

a sua infância para

comunicacao.interna@

br.nestle.com

FOTO

S: A

RQ

UIV

O P

ESSO

AL

Gilma Santiago

Vendas, Salvador

“A Joana foi um presente da minha grande amiga Márcia Dantas, também colaboradora da Nestlé. Ela é uma grande companheira e considerada por todos um membro da família.”

Helvecio Cezari

Vendas PetCare, São Paulo

“Nosso encontro com Valter, nosso coelho, foi em um pet shop. Ele nos escolheu com seu olhar doce e piedoso. Já o Edu, a calopsita, foi uma adorável doação que nos alegra todas as manhãs com sua cantoria.”

Izabeli Pereira

Comunicação RH, Ribeirão Preto

“Desde pequena queria ter um cachorro, mas minha mãe não deixava. Depois de 18 anos de insistência, ganhei a Bella. Hoje é o xodó da casa. Ela é muito tranquila e dorminhoca.”Aline Santiago

Nutrição Clínica, Nestlé Health Science, São Paulo

“Minha mãe encontrou a Hanna abandonada na rua em uma noite chuvosa. Depois de passar algumas noites próxima ao meu quarto, ela me cativou e me escolheu como dona. Hoje, nós cuidamos uma da outra.”

Renata Carsava

Wellness, São Paulo

“Sempre fui apaixonada por buldogues. Há dois anos, ao visitar uma amiga, não resisti e trouxe o Borges Teobaldo para casa. Ele me faz rir sempre. Até criei um Instagram com suas poses divertidas.”

Nestlé_278_Nosso Olhar.indd 38 10/4/13 7:29 PM

Page 21: N° 278 2013

OUTUBRO 2013 • Nº 278

ATUALIDADES

CARLOS NASCIMENTO CAÇAPAVACompras

MANOEL CAMPOS MARTINS NETTOFEIRA DE SANTANAEletromecânico

MAURO KATOARAÇATUBAProgramação

O PROTAGONISTA É VOCÊNO MOVIMEN TO “CS V. FA Z BEM PA R A TODOS. FA Z BEM PA R A VOCÊ ”, C A DA COL A BOR A DOR FA Z A DIFERENÇ A

LUCIANE DE ALBUQUERQUERIO DE JANEIROLogística

JOSYANE CARLOS RODRIGUESSÃO JOSÉ DO RIO PARDOFabricação

Nestlé_278_CapaFolder.indd 1 10/4/13 7:56 PM