edição 278

30
De 04 a 10 de fevereiro de 2012 maisBOTUCATU 1A www.maisbotucatu.com.br Ed. 278| Ano 6 | 04 a 10 de fevereiro de 2012 CMYK Marcelino Dias 2A 5A 9A Clarissa Athayde Caderno Mais 16A 18A 16A 7A 3A 8A 5A Crime é praticado por marginais especializados, que forjam estar em poder de familiares Novo sistema de ônibus urbano começa a operar no dia 18; o mesmo cartão poderá ser utilizado nas duas companhias vitoriana inovação política comunidade economia sucesso urgente futebol cuidado esporte Caminhão carregado de farinha bate em duas casas FMVZ / Unesp oferece exame de audição em cães Presidente do PT fala sobre coligação e campanha Empresário teme queda de árvore na Nossa Senhora de Fátima Botucatu bate recorde de exportações em 2011 Rádio Criativa FM comemora 18 anos Estoque de sangue tipo O está em falta no Hemocentro Cobertura completa da Copa dos Campeões Polícia alerta sobre ameaça de sequestro por telefone Prefeito e vice discutem projetos com ministro dos esportes Apesar dos danos as residências, ninguém se feriu com gravidade O Hospital da Unesp é o primeiro no País a oferecer esse exame como rotina Carlos Ramos diz que negociações estão avançadas com PSD e PMDB Viação Sant’Anna, anga Auto Ônibus Botucatu, apresenta novos veículos “Carlão” conta que pardo está unido em prol de Antônio Mário Ielo Nos dálmatas, a surdez congênita pode ocorrer em cerca de 20% dos animais Pinheiro não pode ser retirado pela Prefeitura por estar em propriedade particular Durante o encontro, foram apresentados detalhes do Centro Paradesportivo que será construído Empresas de ônibus iniciam atividades em março Divulgação Clarissa Athayde

Upload: leandro-garcia

Post on 26-Mar-2016

264 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

04 a 10 de janeiro de 2012

TRANSCRIPT

Page 1: Edição 278

De 04 a 10 de fevereiro de 2012maisBOTUCATU

1Awww.maisbotucatu.com.br Ed. 278| Ano 6 | 04 a 10 de fevereiro de 2012

CMYK

Marcelino Dias

2A

5A

9A

Clarissa Athayde

Caderno Mais

16A

18A

16A

7A

3A 8A

5A

Crime é praticado por marginais especializados, que forjam estar em poder de familiares

Novo sistema de ônibus urbano começa a operar no dia 18; o mesmo cartão poderá ser

utilizado nas duas companhias

vitoriana

inovaçãopolítica

comunidade

economia sucesso

urgente

futebol

cuidado

esporte

Caminhão carregado de farinha bate em duas casas

FMVZ / Unesp oferece exame de audição em cãesPresidente do

PT fala sobre coligação e campanha

Empresário teme queda de árvore na Nossa Senhora de Fátima

Botucatu bate recorde de exportações em 2011

Rádio Criativa FM comemora 18 anos

Estoque de sangue tipo O está em falta no Hemocentro

Cobertura completa da Copa dos Campeões

Polícia alerta sobre ameaça de sequestro por telefone

Prefeito e vice discutem projetos com ministro dos esportes

Apesar dos danos as residências, ninguém se feriu com gravidade

O Hospital da Unesp é o primeiro no País a oferecer esse exame como rotina

Carlos Ramos diz que negociações estão avançadas com PSD e PMDB

Viação Sant’Anna, antiga Auto Ônibus Botucatu, apresenta novos veículos

“Carlão” conta que partido está unido em prol de Antônio Mário Ielo

Nos dálmatas, a surdez congênita pode ocorrer em cerca de 20% dos animais

Pinheiro não pode ser retirado pela Prefeitura por estar em propriedade particular

Durante o encontro, foram apresentados detalhes do Centro Paradesportivo que será construído

Empresas de ônibus iniciam atividades

em março

Divulgação

Clarissa Athayde

Page 2: Edição 278

De 04 a 10 de fevereiro de 2012 maisBOTUCATU

2A www.maisbotucatu.com.bropinião

EXPEDIENTE www.jornalmais.com.br

Direção:Sandro Coltri I [email protected] .brEdil Gomes I [email protected]

Diretor comercial:Edgar Marcos Paim I [email protected](14) 9761-5555 I 8820-5555

Mercado leitor:Thais Figueiredo I [email protected]

Redação:Clarissa Athayde - MTb 45.824Revisão: Rita [email protected]

Arte:Leandro Garcia I [email protected]

Empresa do Grupo de Comunicação Jornal Mais Botucatu & Revista Botucatu EspecialImpressa e on line

Circulação semanalTiragem 1500 exemplares

Sede:Departamento de Arte e GráficaRua Reverendo Francisco Lotufo, 152Vila Padovan I Botucatu - SP I CEP 18602-090Fone: (14) 3815 [email protected]

Redação e Departamento ComercialRua Prof. Renato da Silva Cardoso, 113Vila dos Médicos I Botucatu - SP I CEP 18603-430Fone: (14) [email protected]

Assinatura e publicidade:(14) [email protected]

Assinatura semestral 2x R$ 35,00

Siga o jornal no Facebook:jornal mais botucatu

Nosso site:www.jornalmais.com.br

O Jornal Mais Botucatu não se responsabiliza por conceitos ou opiniões emitidos em artigos e cartas assinadas. As informações dos anúncios veiculados são de inteira responsabilidade dos anunciantes. O Jornal mantém-se religiosa e politicamente neutra. Todos os colaboradores são voluntários, não mantendo qualquer vínculo empregatício com o Jornal.

Canal aberto

CVV/ Botucatu - dois anos a serviço da população

(17.01.2010 - 17.01.2012)

Novo sistema de transporte coletivo começa a operar em março

No último dia 17, o CVV/Botucatu completou dois

anos de atividades, ser-vindo à população botuca-tuense e cidades vizinhas, através do telefone (14) 3354.4111. A entidade presta auxílio às pessoas que, nos momentos mais cruéis, desejam desabafar, contar seus dramas e so-frimentos em virtude de acontecimentos em suas vidas que carecem de um ombro amigo e um ouvido para que alguém os ouça nos momentos de aflições.

Os voluntários, de-vidamente treinados, sa-bedores do quanto um desabafo poderá aliviar um coração aflito, auxi-liam a colocar as ideias em ordem e quem sabe, encontrar a solução para os problemas. Eles têm conhecimento que em cer tos momentos da vida, pessoas desejam conversar com alguém que não os julguem, não condenem, nem criti-quem.

A natureza foi sábia quando nos deu dois ou-vidos e uma boca. Foi, na verdade, para que apren-dêssemos a ouvir mais do que falar, assim, alguém que se coloca à disposi-ção para ouvir e acima de tudo compreender com desprendimento de pré--conceitos e não rotular quem quer que seja, pelo problema que venha a ex-por; no afã do dia-a-dia, nem sempre se encontra pessoas disponíveis para tal. É dentro dessa reali-dade que o CVV, através de seus voluntários, se

coloca disponível às pes-soas que ligam para uma conversa franca.

O posto de Botucatu, através do trabalho desen-volvido pelo corpo de vo-luntários que atuam nesta cidade em nome do CVV, atendeu, no ano de 2011, quase 500 telefonemas de pessoas que necessitavam de alguém para ouvi-los.

Se pensarmos somen-te na quantidade de cha-madas telefônicas, sendo por volta de dois telefo-nemas diários, cerca de 500 pessoas tiveram seus momentos difíceis e mui-tas delas até manifestando o desejo de praticarem o suicídio que, ao serem ouvidas pelos voluntários, não chegaram às vias de fato. Graças à esse tra-balho, muitos suicídios foram evitados.

Isso só nos bastaria para nos regozijar pelo fato de que a implantação do CVV em nossa cida-de, em 15 de janeiro de 2010, até os dias atuais, vem de alguma forma se mostrando de suma im-portância no atendimento àqueles que necessitam serem ouvidos nesses mo-mentos.

No dia 19 de janeiro, às 19h, realizou-se um

congraçamento na Secre-taria de Educação da Ci-dade, onde compareceram voluntários, familiares, amigos e o Presidente do CVV/Botucatu, Jorge Kaimoti Pinto, o qual usou da palavra saudando os presentes e falando em nome de todos os volun-tários, sobre o trabalho do CVV.

Tivemos também a participação da simpati-zante Fabiana, filha de uma das voluntárias, que abrilhantou esse encontro fraterno com músicas fazendo-se acompanhar ao violão.

Foi com imensa sa-tisfação que recebemos o convidado e palestrante da noite, o psicólogo Márcio Pinheiro Ma-chado, coordenador do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), que palestrou sobre o papel do voluntariado, auto confiança e auto estima. Para encerrar o encon-tro da noite, houve uma confraternização entre os presentes.

O corpo de voluntá-rios do CVV/Botucatu deixa a todos uma men-sagem; a de que todos nós estamos comprometidos com alguma coisa no mun-

do, à ética, ao respeito aos nossos semelhantes, aos compromissos que assu-mimos perante a sociedade ou perante a família, aos esforços que fazemos para alcançar os nossos objeti-vos. Para tudo há que se ter uma dedicação exclusiva e nos empenhar ao máximo para fazer o melhor que pudermos, não há como encarar com meio termo, assim, isso terá que ser bem feito e sempre acima da mé-dia, pois se fizermos igual ao que os outros fazem, nunca seremos destaques.

Não importa quanto tempo essa nossa dedica-ção demore, o importante é podermos dizer que tudo o que fizemos não foi em vão, que o amor existe, que vale a pena doar-se, que vale a troca carinhosa e as amizades feitas ao longo de nossa existência, que a vida é bela sim, de todas as formas que ela se nos apresenta e que nós sem-pre demos o melhor que tivemos, doando, ajudan-do e estendendo as mãos sempre ao nosso próximo. Trabalhemos sempre sem parar, até os últimos dias de nossa vida. No dia que formos chamados a prestar contas, aí poderemos dizer sem medo de olhar para trás e dizer que tudo o que fizemos valeu a pena, por-que o fizemos em nome do Criador.

Paz e bênçãos a todos.

CVV/Botucatu - con-

fira os endereços dos postos CVV No Site http://www.cvv.org.br

Clarissa athayde

Domingo, dia 18 de março. Essa foi a data es-colhida pela Secretaria Mu-nicipal de Transporte para o início de operação do novo modelo de transporte coletivo em Botucatu. A partir da data citada acima, duas empresas dividirão a responsabilidade de trans-portar os munícipes.

Na última quinta-fei-ra, 2, foi realizada entre-vista coletiva de imprensa com o representante da antiga empresa Auto Ôni-bus Botucatu, Henry Paulo de Oliveira Bento, que pas-sará a se chamar Viação Sant’Anna. Também foram apresentados oito dos 20 ônibus que circularão por Botucatu e dividirão as linhas com os veículos da Stadtbus Transportes, de Santa Cruz do Sul (RS).

As empresas são ven-cedoras do processo lici-tatório que se estendeu por diversos meses, e que divide as linhas da cidade em dois lotes. O chamado lote 1 (amarelo) contem-pla os bairros com 24 linhas, prevendo em sua operação 27 ônibus da empresa Stadtbus Trans-portes. O lote 2 (azul), que abrangerá a Cohab, Unesp, Rodoviária, Ru-bião Júnior e Monte Mor, totaliza 19 linhas e 26 veículos para operação que será feita pela Auto Ônibus Botucatu Ltda, que passa a se chamar Viação Sant´Anna.

De acordo com o secretário Municipal de Transporte, Vicente Fer-raudo, Botucatu iniciará uma nova fase. “Estamos vivendo um momento onde está se concretizan-do um sonho. Três anos depois, a pedido do pre-feito João Cury, o sistema de transporte coletivo está sendo moderniza-do”, diz. “Vamos estar na casa dos 60 ônibus, 29 ônibus são zero km da nova empresa que vai chegar, e 18 são zero da Viação Sant’Anna, mas eles têm ainda uma frota com no máximo dois anos de uso, quase zero. Tenho certeza que para a popu-lação isso será um grande diferencial, melhorando

a qualidade dos ônibus e dos problemas hoje apontados, que a maior reclamação é a quebra de ônibus. Tenho certeza que a confiabilidade será maior”, explica.

Fer raudo também explica que os usuários poderão utilizar o mesmo cartão para as duas em-presas. “As duas empresas trarão as catracas eletrôni-cas com sistema interliga-do. Os cartões continuarão a ser recarregados na Rua Curuzu, como sempre, e os usuários podem ficar tranquilos com relação a isso”, completa.

Mudança de nome - O representante da antiga Auto Ônibus Botucatu explica porque mudou o nome da empresa. “A cria-ção da Viação Sant’Anna se deve ao novo momento que a gente está vivendo e que entendemos que deve-mos investir na empresa. É também uma homenagem à padroeira da Cidade, ten-tando demonstrar todo o afeto e apreço pelos nossos usuários”, argumenta.

“Em relação à frota, nós temos a composição dentro das regras do edi-tal. Mas, entendemos que é momento de renovação. Espero que a gente consiga prosperar e realmente tra-zer ao usuário algo muito próximo do que ele espera. O quadro operacional, com o GPS, vai possibilitar termos a visualização da posição real do veículo, e isso operacionalmente, dá a possibilidade de controle pleno do serviço”, conclui.

mudança

Henry Bento diz que a empresa passa por uma renovação

“Estou ansiosa para o início do novo sistema de transporte público. Vamos ver se com essa mudança o serviço melhora de verdade. Não aguento mais pagar por um serviço que não tem qualidade”

Cláudia Patrícia Teixeira Leite, 35, recepcionista

Clarissa Athayde

Page 3: Edição 278

De 04 a 10 de fevereiro de 2012maisBOTUCATU

3Awww.maisbotucatu.com.br cidade

Júnior Quinteiro

Júnior Quinteiro – Diretor de Jornalismo da Criativa FM, faz parte da equipe Botucatu Especial,

e agora é colunista do Jornal Mais Botucatu.

problema

Já carpiu seu terreno hoje?Recentemente, a Prefeitura soltou uma nota

dizendo que em 2011 a Vigilância Ambiental em Saúde de Botucatu notificou 2.373 terre-

nos, dos 28.327 existentes de acordo com o setor de cadastros. Me chamou a atenção este que parece ser um probleminha simples, mas que pode se transformar em uma enorme dor de cabeça para quem sofre as consequências. Eu não consigo entender o que passa pela cabeça do proprietário em chegar a tal ponto.

É impressionante a quantidade de terrenos bal-dios em Botucatu. E o mais impressionante é a cara de pau, desleixo, comodismo, seja lá que nome queira dar, de proprietários que não estão nem ai para seus imóveis (eu prefiro denominar tal prática de falta de vergonha na cara). Será que um sujeito que compra um terreno, gasta seu dinheiro, esquece do mesmo sem saber que está causando desconforto ou mesmo pondo em risco a saúde de outrem?

A intenção da Prefeitura é boa, foi lançada em 2006, e as pessoas notificadas que não fazem a limpeza do terreno em um prazo de 10 dias, são multadas em R$ 0,50 por metro quadrado. E se mesmo assim o sujeito não se tocar e deixar seu terreno imundo como sua omissão, ele vai ser limpo pela equipe da Vigilância e será cobrado um valor de R$ 0,96 por metro quadrado.

Acho até que a legislação no município é branda, não tem que notificar, tem que passar a caneta no bolso do proprietário. Se você an-dar com som alto na rua, não vai ser autuado por perturbação da ordem? Se você deixa o mato crescer, deixa seu terreno como abrigo de animais e depósito de lixo, ou seja, você está causando um grave problema de saúde pública. E não há punição para isso?

Daí eu fico pensando: Como a especulação imobiliária tornou o metro quadrado de Botuca-tu um dos mais caros do estado, imagino que não é qualquer “Zé Mané” que tem dinheiro sobran-do para comprar um terreno. Até porque se for um José Manuel da vida, com a vida financeira curta, posso garantir que o terreno que adquirir vai ser usado para construir sua casinha própria com intermináveis parcelas via Caixa, e não encostado ali para revenda pós uma valorização.

Então, se tem bala na agulha, como se diz no interior, não teria dinheiro para mandar fazer uma capinação uma vez a cada 40 dias? Isso á falta de vergonha na cara e desrespeito com o vizinho, que tem que aturar rato, barata, escorpião, cobra, lixo e outras coisas que vem do terreno que você comprou. Você gostaria de ter tudo isso ai no tapete da sua casa? Aposto que não!

E olha quem tem terreno em toda a parte, no centro, na periferia, nos distritos, tem até terreno público com mato alto. Tem terreno com placa de imobiliária, tem terreno de lote-ador, tem terreno de investidor, tem terreno de gente conhecida, tem terreno de gente daqui, de fora, tem terreno sujo de todos os tipos que você escolher.

Tem até plantação de mamoma. Quem sabe não é a lgum invest idor da Petrobras tentando extrair o biodiesel?! Olha, desejo a equipe da Vigilância toda a sorte do mundo, pois o que não vai faltar é proprietário para ser notificado.

Clarissa athayde

Preocupado com a possível queda de uma árvore na rua de

sua oficina,Travessa Antô-nio Suman, na Vila Nossa Senhora de Fátima, o em-presário Marcelo Michelin cobra providências. “Quan-do chove, a gente morre de medo que esse pinheiro caia em cima do nosso bar-racão e também danifique residências. Além do risco de queda em si, as folhas da árvore lotam as calhas e so-mos obrigados a fazer uma limpeza constante para que não haja entupimento”, explica Michelin.

“Em dias de chuva, a situação piora ainda mais, pois o pinheiro chega a en-vergar. Temo que aconteça o mesmo que aconteceu perto da Guarda Munici-pal, que um pinheiro se-melhante a esse caiu”, diz.

A reportagem con-versou por telefone com a proprietária da residên-cia onde está plantada a árvore, Carmela Abílio Buganza. De acordo com a comerciante, ela também tem interesse em fazer a retirada da árvore, porém, ela diz que não conseguiu

a autorização da Prefeitu-ra. “Já estive por diversas vezes na Prefeitura para tentar a autorização para cortarem a árvore, mas até agora nada. Moro naquela rua há 30 anos, e foi mais ou menos nesta época que plantamos o pinheiro”, relata.

A reportagem do Jor-nal Mais Botucatu esteve no local para registrar algumas fotos e entrou em contato com o coordenador da Defesa Civil, Domingos Chavari Neto. Segundo ele, a árvore citada não pode ser retirada pela Prefeitura, uma vez que está locali-zada no interior de uma propriedade particular. “Há cerca de um ano, eu estive pessoalmente no local para avaliar a situação, e a engenheira agrônoma da Secretaria do Meio Ambiente, Irene (Menezes) também já esteve lá. Foi avisado à proprietária da área que ela está autorizada a fazer a retirada da árvore”, con-ta. “A proprietária queria que a Prefeitura cortasse a árvore, mas foi explicado que isso não é possível. Na ocasião, ela disse que não tinha condições financei-

ras para pagar o corte da árvore”, explicou Chavari.

Em contato com o em-presário Marcelo Michelin, ele informou à reportagem que, caso seja necessá-rio, está disposto a fazer o rateio das despesas para

retirar a árvore. “Não me importo em ajudar, quero apenas resolver esse pro-blema antes que algo pior aconteça. Se essa árvore cair, com certeza os prejuí-zos serão muito maiores”, completa.

Clarissa Athayde

Empresário teme queda de árvore na Vila Nossa Senhora de Fátima

Empresário teme que árvore caia

providências

Clarissa athayde

Na última edição, a reportagem do Jornal Mais Botucatu publicou uma matéria referente as cana-letas de diversas ruas da cidade. Na ocasião, o leitor reclamada do estado de conservação das mesmas, que segundo ele, acabam por danificar veículos.

Em resposta, a Secre-taria Municipal de Obras, através da Secretaria de Comunicação, informou que desde 2010 adotou um novo padrão de procedi-mento para a construção de canaletas de concreto. “Antigamente, para ajudar a escoar a água das chuvas na superfície dos cruza-mentos de ruas, era feito apenas um rebaixamen-to. Depois, adotou-se os paralelepípedos, material relativamente caro e de difícil manutenção. Anos mais tarde, o Poder Público trouxe um modelo de cana-letas em concreto armado. Mas como eram peças pré-moldadas, um lado da estrutura sempre deforma-va mais que outro, uma vez que os veículos nunca passam em um mesmo ponto da canaleta. Como a

topografia da cidade possui alta declividade na maioria dos cruzamentos, também potencializa a velocidade do escoamento da água em algumas ruas, o que consequentemente acelera o desgaste do pavimento asfáltico”, explica a nota.

“Por isso, desde 2010, a Secretaria de Obras esta-beleceu uma nova maneira de se construir canaletas. Além da estrutura de ferro armada sob o solo, é feita uma concretagem única, contínua, adaptada às ca-racterísticas de cada rua como o próprio nível do asfalto, largura da via e ân-gulos de queda para vazão da água”, segue a nota

A Secretaria informou também que, em 2011, fo-ram construídas canaletas em 42 trechos de ruas de Botucatu, ou seja, 645 me-

tros lineares de canaletas. “Em algumas situações foram construídas até duas canaletas por cruzamento como, por exemplo, no encontro das ruas João Passos e Manoel Deodoro Pinheiro Machado. Apesar de cada canaleta possuir larguras e comprimentos particulares para cada rua, essas novas estruturas pos-suem ‘calhas’ no centro, de aproximadamente 7 centí-metros de profundidade, que direcionam melhor a água das chuvas e também a água que é despejada pelas residências e muitas vezes é acompanhada de produtos químicos utili-zados para limpeza, e que também ajudam a deterio-rar com maior rapidez as vias”.

Para completar, a Se-cretaria de Obras admi-

te que ainda há muito a ser feito. “A Secretaria de Obras contabiliza, através de demandas apresentadas pela própria população, mais de 300 cruzamentos que precisam receber ca-naletas. Para reduzir essa demanda, a Secretaria de deverá abrir neste mês de fevereiro, uma licita-ção para a contratação de empresa que fará a construção de novas ca-naletas e manutenção das já existentes em todas as regiões de Botucatu ao longo de 2012. Até o ano passado, o Poder Público cedia material e equipa-mentos para a construção de canaletas, sendo que para este ano, o contrato prevê serviço completo (material, equipamento e mão-de-obra) a ser feito pela empresa contratada. Estima-se um investimen-to de até R$ 130 mil para este tipo de serviço, que está vinculado ao plano de asfaltamento e recape planejado. A Prefeitura entende as reivindicações de seus munícipes e traba-lha sempre para encontrar as melhores soluções aos problemas apontados”, conclui a nota.

“Obras” afirma que neste mês haverá investimentos para a conservação de canaletas

Armação de ferro utilizada na composi-ção das canaletas

PMB

Page 4: Edição 278

De 04 a 10 de fevereiro de 2012 maisBOTUCATU

4A www.maisbotucatu.com.brcidaderegularização

Desde o dia 1º de fevere i ro, o Car tór io Eleitoral de Botucatu estará atendendo das 12 às 18 horas. O horário normal é feito das 13 às 19 horas.

A medida foi ado-tada pelo Tribunal Re-gional Eleitoral de São Paulo tendo em vista a necessidade de padro-nização do horário de atendimento ao público pelas Zonas Eleitorais do Estado. O Cartório Eleitoral orienta ainda a população para o prazo de alistamento para as próximas eleições.

O último dia para o eleitor requerer inscri-ção ou transferência de município de votação será no dia 9 de maio. Esta é a data final tam-bém para o eleitor que mudou de res idênc ia den t ro do munic íp io

pedir alteração no seu tí-tulo e para os portadores de deficiência ou mobi-lidade reduzida solicitar sua transferência para Seção Eleitoral Especial.

Vale lembrar a in-da que os jovens de 15 anos e que completarão 16 anos até o dia 07 de outubro de 2012, data da eleição, também pode-rão se alistar até o dia 09 de maio. Os jovens que queiram tirar o título de-vem procurar o Cartório Eleitoral de segunda a sexta-feira, munidos de RG ou Certidão de Nas-cimento, CPF (se tiver), e Alistamento Militar (no caso dos homens com 18 anos ou mais).

O Cartório Eleitoral está instalado na Rua Dr. Cardoso de Almeida, 1026. Mais informações pelo telefone 3815-5379 / 3814-5539.

Cartório leitoral agora com novo horário de atendimento

adoção

Clarissa athayde

O Tribunal Superior Eleitoral divulgou o calendário oficial

das eleições 2012. A repor-tagem do Jornal Mais fez um resumo dos principais prazos. Confira:

09/05 - Último dia para o eleitor requerer inscrição eleitoral ou trans-ferência de domicílio;

09/05 - Último dia para o eleitor com deficiên-cia ou mobilidade reduzida solicitar sua transferência para Seção Eleitoral Es-pecial

10/06 - Data a par-tir da qual é permitida a realização de convenções destinadas a deliberar so-bre coligações e escolher candidatos a Prefeito, a Vice-Prefeito e a Vereador

10/06 - Data a partir da qual é vedado às emis-soras de rádio e de televi-são transmitir programa apresentado ou comentado por candidato escolhido em convenção

10/06 - Data a partir da qual é assegurado o exercício do direito de res-posta ao candidato, ao par-tido político ou à coligação atingidos, ainda que de forma indireta, por concei-to, imagem ou afirmação caluniosa, difamatória, injuriosa ou sabidamente inverídica, difundidas por qualquer veículo de comu-nicação social

11/06 - Data a partir da qual, se não fixado por lei, caberá a cada partido político fixar o limite de gastos de campanha para os cargos em disputa e comunicá-lo, no pedido de registro de seus candidatos, à Justiça Eleitoral, que dará a essas informações ampla publicidade

30/06 - Último dia para a realização de con-venções destinadas a de-liberar sobre coligações e escolher candidatos a Prefeito, a Vice-Prefeito e a Vereador

01/07 - Data a partir da qual não será veiculada

eleições 2012

a propaganda partidária gratuita prevista na Lei nº 9.096/95, nem será permitido nenhum tipo de propaganda política paga no rádio e na televisão

05/07 - Último dia para os partidos políticos e coligações apresenta-rem no Cartório Eleitoral competente, até as 19 horas, o requerimento de registro de candidatos a Prefeito, a Vice-Prefeito e a Vereador

06/07 - Data a partir da qual será permitida a propaganda eleitoral

06/07 - Data a partir da qual os candidatos, os partidos ou as coligações podem fazer funcionar, das 8 às 22 horas, alto--falantes ou amplificado-res de som, nas suas sedes ou em veículos

06/07 - Data a partir da qual os candidatos, os partidos políticos e as co-ligações poderão realizar comícios e utilizar apa-relhagem de sonorização fixa, das 8 às 24 horas

08/07 - Data a partir da qual o Juiz Eleitoral

designado pelo Tribunal Regional Eleitoral deve convocar os partidos po-líticos e a representação das emissoras de televisão e de rádio para a elabo-ração de plano de mídia para uso da parcela do horário eleitoral gratuito a que tenham direito

13/07 - Último dia para qualquer candidato, partido político, coliga-ção ou o Ministério Pú-blico Eleitoral impugnar os pedidos de registro de candidatos apresentados pelos partidos políticos ou coligações

27/09 - Último dia para o eleitor requerer a segunda via do título eleitoral dentro do seu domicílio eleitoral

02/10 - Data a par-tir da qual e até 48 horas depois do encerramento da eleição, nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, salvo em flagrante delito, ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou, ainda, por desrespeito a salvo-conduto

04/10 - Último dia para a divulgação da pro-

paganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão

04/10 - Último dia para propaganda polí-tica mediante reuniões públicas ou promoção de comícios e utilização de aparelhagem de sonori-zação fixa entre as 8 e as 24 horas

04/10 - Último dia para a realização de deba-te no rádio e na televisão, admitida a extensão do debate cuja transmissão se inicie nesta data e se estenda até as 7 horas do dia 5 de outubro de 2012

05/10 - Último dia para a divulgação paga, na imprensa escrita, e a reprodução na internet do jornal impresso, de propaganda eleitoral

06/10 - Último dia, até as 22 horas, para a distribuição de material gráfico e a promoção de caminhada, car reata , passeata ou car ro de som que transite pela cidade divulgando jin-gles ou mensagens de candidatos

07/10 – Início da vo-tação 8 horas. Encerramen-to da votação 17 horas.

Tribunal Superior Eleitoral divulga prazos para eleitores e partidos

www.trincheiradofacioli.blogspot.com

Acesse Acesse

http://esportesembotucatu.blogspot.com/

A APA (Associação de Proteção aos Animais) de Botucatu tem castrado uma média de 2.500 ani-mais/ano (cães e gatos) de proprietários carentes e animais abandonados, bem como, prestado todo atendimento para que estes possam ser recolo-cados saudáveis, fortes e aptos ao convívio de crianças, adultos e idosos.

Para que o trabalho da entidade com as castra-ções continue, os voluntá-rios pedem ajuda àqueles que possam auxiliar que se tornem padrinhos e madrinhas de uma cas-tração. A castração além de reduzir crias que fatal-mente seriam abandona-das gerando sofrimento, fugas, zoonoses e aciden-tes, melhora a qualidade de vida de cães e gatos protegendo-os contra o câncer de mama, útero, ovário e próstata.

O custo de uma cas-tração é de R$ 70 que pode ser depositado men-salmente em conta cor-rente, retirado via moto táxi com recibo fornecido com CNPJ ou entregue às voluntárias que também fornecerão recibo.

Serviço – Mais infor-mações 9701-2088

APA procura padrinhos para adotarem animais

Acesse

reflexão [email protected]

A ONU, Organização das Nações Unidas, elegeu 2000 como o Ano Inter-nacional da Cultura da Paz. É tempo de cultivar a Paz! Cada pessoa consciente deve fazer a sua parte: seja em seu país; em sua cidade; em sua comunidade; em seu lar; mas, principalmente, dentro de si mesma.

Paz Interior é a maior fonte de poder que alguém pode alcançar, poder suficiente para transformar o mundo. Vejamos o que diz o Mestre Ascensio-

NÓS ESTAMOS ATRASADOS 12 ANOSnado Saint Germain a este respeito:

“Meditai insistentemente, mas sem a interferência de vosso corpo mental e então, plenamente calmos, serenos e em profundo Silêncio, sintonizai-vos com vosso Ser e tornai-vos uno com Ele, até que capteis a Paz Profunda. Uma única pessoa, quando se encontra neste estado de Silêncio, pode salvar uma cidade inteira, tal é o Poder adquirido.”

Vamos pois fazer a nossa parte pela Paz no Mundo desenvolvendo a Paz em nossa própria consciência.

divulgação

Page 5: Edição 278

De 04 a 10 de fevereiro de 2012maisBOTUCATU

5Awww.maisbotucatu.com.br segurançaTexto: Acontece BotucatuEdição: Clarissa Athayde

drogas

segurança

O secretário Municipal de Segurança, Dr. Adjair de Campos, acompanhado do assessor de planejamento, Paulo Renato da Silva e do Inspetor Leandro Carreira Destro, participou no dia 25, de uma reunião em São Manuel para discutir o processo de reestruturação da Guarda Civil Munici-pal (GCM) da Cidade. O encontro foi realizado a convite do atual prefeito, Vilson José Innocenti, e também reuniu o diretor de segurança Geleandro Des-tro e o Comandante Gomes, da GCM de São Manuel.

Na oportunidade, o secretário de Segurança, Dr. Adjair de Campos, apresentou ao prefeito da Cidade vizinha os re-sultados alcançados na GCM de Botucatu, após a reestruturação feita na Administração do pre-feito João Cury Neto, que em parceria com as Policias Civil e Militar elevou o Município a posto de mais seguro do Estado de São Paulo entre aqueles com mais de cem mil habitantes.

Segundo o assessor de planejamento, Paulo

Renato da Silva, na oca-sião também foi discutido um convênio de coopera-ção na área de segurança entre ambos os municí-pios e que será analisado em reunião pelos prefeitos João Cury Neto e Vilson Innocenti. “Cabe ressaltar que a Guarda Civil de Botucatu se tornou uma referência em seguran-ça municipal e hoje leva orientação para mais de 30 cidades do Brasil, que bus-cam conhecimento para re-estruturação e implantação de suas respectivas guardas municipais”, comenta.

Representantes de Botucatu discutem reestruturação da Guarda Civil Municipal de São Manuel

Comitiva de Botucatu esteve em São Manuel

PMB

Depois de uma inten-sa perseguição de vários quilômetros pela Rodovia SP-280 Presidente Castello Branco, os patrulheiros do Tático Ostensivo Rodo-viário (TOR), da Polícia Militar Rodoviária, com o sargento Vendrametto e soldados Lima e Cristiano, detiveram um veículo que carregava com 232 quilos de maconha, divididos em dezenas de “tijolos” prensados, de pouco mais de um quilo cada um. A particularidade é que o car-ro era conduzido por um adolescente de 17 anos de idade. O flagrante teve iní-cio por volta das 21 horas de quarta-feira (1) e encer-rado durante a madrugada de quinta-feira (2).

O adolescente infra-tor trafegava em um VW

“ E m b o -ra os danos ao caminhão e nas c a s a s t e n h a m sido considerá-veis, não houve feridos com gra-vidade”. Foi este o comentário do coordenador de Defesa Civil do Município, Do-mingos Chavari Neto, que esteve presente em um acidente de trân-sito ocorrido na manhã de segun-da (30) por volta das 10 horas, no Distrito de Vito-riana e que por muito pouco não se transformou em uma tragé-dia.

Um cami -nhão Mercedes Bens, placas de Avaré, carregado com 262 sacos de farinha de trigo, trafegava sentido Botucatu/Vito-riana, quando o motorista Mar-celo Albergoni, ao fazer a curva que dá acesso a Avenida Con-de Serra Negra (principal via da locali-dade) perdeu o controle da direção do veículo, por falta do freio, bateu violen-tamente em duas casas e tombou.

Primeiramente, o ca-minhão atingiu a residência de Maria Laudiceia Car-nietto, na Avenida Conde de Serra Negra, que estava desabitada e, em seguida, bateu contra a casa onde mora Tânia Camila An-tunes de Aquino, que fica nos fundos, já com acesso pela Rua Alexandre Da-

mandaré. Com o impacto da colisão, o motorista ficou preso nas ferragens e teve que ser retirado pela equipe de resgate do Corpo de Bombeiros e levado ao Pronto Socorro (PS) da Unesp, com feri-mentos, aparentemente, leves. O caminhão teve perda total.

Nessa casa dos fun-dos (alugada), o cami-nhão desgovernado, en-trou no quarto e atingiu o berço de uma criança de 4 anos de idade, que não es-

Um crime praticado por marginais especiali-zados, com relativa frequ-ência, é investigado pela Polícia Civil. Trata-se de uma ameaça de seqüestro feita por telefone, exigindo dinheiro. Na maioria dos casos as vítimas não elabo-ram o Boletim de Ocorrên-cia (BO).

Os bandidos ligam para o telefone da vítima (escolhida, aleatoriamente) alegando que sequestraram um dos membros da famí-lia. Para conferir mais vera-cidade, eles colocam outra pessoa falando ao fundo (como se fosse a pessoa se-questrada) pedindo ajuda. Em seguida, pedem para que a pessoa se dirija até o banco ou lotérica e efetue o depósito em uma conta

fornecida por eles.Nesta semana, uma

senhora que mora na Vila Aparecida, por muito pou-co não foi lesada com o gol-pe. Ela recebeu uma ligação (a cobrar) e do outro lado da linha a pessoa afirmou que havia sequestrado sua filha. Com forte poder de persuasão, esse marginal convenceu a mulher da veracidade do sequestro. Ela saiu de sua casa e se dirigiu até uma agência bancária instalada em um supermercado na Avenida Vital Brazil para depositar o dinheiro exigido, no nú-mero da conta fornecida.

Porém, como estava bastante nervosa, comen-tou o fato com o gerente daquele supermercado e ele percebendo que era um

possível golpe, a tranquili-zou e, simplesmente, ligou para a pessoa que os mar-ginais teriam sequestrado. Ela própria (a sequestrada) atendeu e só então a mulher percebeu que havia caído em um golpe.

“Fiquei muito preo-cupada e não imaginei que era um golpe. Eles ameaça-ram dizendo que iriam ferir minha filha que estava com eles e perguntaram quanto eu tinha no banco. Sorte que Deus me iluminou e eu comentei o caso com o gerente do supermercado que é meu amigo e ele des-cobriu que era um golpe. Minutos depois eu já estava ao lado de minha filha. Foi um susto muito grande”, disse a mulher que pediu sigilo de seu nome.

Gol, de Ipuã-SP e ao ser abordado no km 208 da rodovia, Município de Itatinga, nas proximida-des do pedágio para uma vistoria, não obedeceu ao sinal de parada. Jogou o carro em cima do sargento da PM e arrancou em alta velocidade, sendo inicia-da uma perseguição pela estrada que só terminou no km 166, já nas proxi-midades da Cidade de Po-rangaba, onde o sindicado acabou detido.

Durante a operação, os patrulheiros rodovi-ários apuraram que a maconha vinha da cidade de Ponta Porã, região su-doeste do Estado de Mato Grosso do Sul, a 350 km de Campo Grande (capi-tal) e seria esta a segun-da viagem feita por esse

adolescente para levar a droga para São Paulo no bagageiro do veículo.

O motorista revelou aos policiais que receberia R$ 20 mil para efetuar o “trabalho” de transporte para a capital paulista. Dis-se, ainda, que estaria sendo escoltado por um carro “batedor” VW Saveiro com dois ocupantes, mas esse veículo não foi localizado.

O adolescente foi apresentado à Delegacia de Polícia de Itatinga, onde acabou autuado por crime de flagrante de tráfico de entorpecentes pelo delega-do Celso Taira e recolhido à Cadeia Pública de São Manuel. Na sequência, seria internado em um Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adoles-cente (Fundação CASA).

Adolescente conduzia veículo com 232 quilos de maconha

cuidado

Polícia alerta sobre ameaça de sequestro por telefone

acidente

tava na casa. A moradora estava na cozinha e levou um grande susto ao ouvir o barulho da colisão.

A Polícia Técnica Científica com o perito Benedito e o fotógrafo Fernando estiveram no local para colher dados que possam ajudar a Po-lícia Civil a esclarecer os motivos do acidente. O Boletim de Ocorrên-cia (BO) foi registrado pela Central II de Polícia Judiciária, na Vila dos Lavradores.

Caminhão carregado de farinha de trigo bate em duas casas

Page 6: Edição 278

De 04 a 10 de fevereiro de 2012 maisBOTUCATU

6A www.maisbotucatu.com.brcidadeassistência

Projetos sociais da cidade recebem repasses de convêniosNa tarde da últi-

ma segunda-feira (30), na sala de te-

leconferência da Secretaria Municipal de Educação, o prefeito João Cury Neto as-sinou os 23 convênios esta-belecidos com 19 entidades sociais do Município. Ao todo, o repasse para 2012

será de quase R$ 3 milhões, provenientes dos cofres pú-blicos por meio do Fundo do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e da Secretaria Municipal de Assistência Social. Em 2011 o acordo feito entre Poder Público e entidades

passou a valer por três anos, e não mais por apenas um como era antigamente.

A iniciativa partiu do próprio prefeito, com inten-ção de oferecer mais tran-quilidade para as entidades trabalharem no Município. “Hoje estamos assinando o aditamento, o que propor-

Assinatura de convênios com entidades Assistenciais

Entidade / Repasse Municipal – 2012Associação do Bem Estar – Abem ...................................................................R$ 93.600,00Ação da Cidadania de Botucatu ......................................................................R$ 83.200,00Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Botucatu – Apae ................. R$ 83.200,00Associação de Pais e Amigos das Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais – Apape .R $ 118.560,00Associação Assistencial e Pedagógica Aitiara (APA) ........................................ R$ 42.432,00Associação dos Deficientes Físicos de Botucatu – Adefib ................................. R$ 62.474,50Associação El Shaddai ....................................................................................R$ 42.432,00Associação Fraternal Pelicano (Afrape) ............................................................R$93.600,00Associação Polo Cuesta de Voleibol ................................................................R$ 54.000,00Associação Santa Marcelina – Obra Social Madre M. Videmari ...................... R$ 83.200,00Cáritas Arquidiocesana de Botucatu ................................................................R$ 83.200,00Centro Espirita “O caminho da Verdade” Núcleo Ass. Joana de Angelis .......... R$ 83.200,00Centro de Registro e Atenção aos Maus Tratos na Infância - Crami ................ R$ 174.928,00Creche e Berçário Criança Feliz ......................................................................R$ 83.200,00Fundação Casa das Meninas “Amando de Barros” .........................................R$ 72.800,00Instituto Flora Vida ....................................................................................... R$ 122.928,00 Instituto Giramundo Mutuando ......................................................................R$ 43.472,00Núcleo de Transformação Social – Nutras ...................................................... R$ 72.800,00Vila dos Meninos “Sagrada Família” ...............................................................R$ 64.480,00Mais três Projetos em análises ........................................................................ R$130.000,00

Recursos próprios do município - PMB – FMDCA/ CMDCA .................... R$ 1.740.106,15Recursos municipais/ estaduais e federais da Assistência Social ..................... R$ 998.698,79Total .......................................................................................................... R$ 2.738.804,94

ciona às entidades mais segurança sabendo que em janeiro de 2013 elas podem começar o ano de forma estável, garantindo o direito de planejarem suas ações. O que im-porta é que cada centavo investido nessas entida-des es tá sendo usado para melhorar a vida de pessoas e famílias em gera l , d iminuindo as desigualdades sociais.

O ser humano é o ponto principal”, argumenta.

Segundo a secretaria Municipal de Assistência Social, Maria Della Colet-ta, entre os anos de 2009 e 2011 as entendidas já realizaram mais de 14 mil atendimentos a pessoas em situação de vulnera-bilidade social. “Estes dados mostram que a cada ano mais famílias estão sendo atendidas

em atividades realizadas pelas entidades”, relata.

Na visão de Nilza Pi-nheiro, vice-presidente do CMDCA, Botucatu hoje vive uma evolução no ter-ceiro setor. “O fortaleci-mento com os recursos possibilitou a manutenção e o custeio dos trabalhos, conseguindo a melhor qua-lificação de suas ações e atendendo as diretrizes das políticas públicas”, avalia.

O vereador Profes-sor Nenê (PT) acionou o Ministério Público para requerer a investigação do órgão sobre um pos-sível descumprimento do Poder Executivo em re-lação à Lei Municipal nº 4.405/2003 e aos Decretos Nº 6.753 de 30/06/2004 e Nº 7.174/2006.

Segundo o parlamen-tar, as legislações regulam e regulamentam o serviço de Transporte Individual de Passageiros, mais co-nhecido pelo serviço de mototaxi, no Município de Botucatu. A documentação foi protocolada na sexta--feira (27).

De acordo com o vere-ador, o caso surgiu a partir de reuniões realizadas com profissionais do setor, que apontaram a deficiência de alguns aspectos das atu-ais regras, bem como um possível descumprimento de outras determinações legais.

Neste contexto, desde 2010, o parlamentar tem promovido encontros e de-bates entre representantes do Executivo, profissionais autônomos e proprietários

do serviço. Na pauta, na maioria das oportunida-des, estiveram questões ligadas á segurança dos passageiros.

“Quanto mais bem organizado e regulado pela Prefeitura estiver o serviço de Transporte Individual de Passageiros, melhor atendi-dos serão os botucatuenses usuários de mototaxi”, enfatiza o vereador.

No documento pro-tocolado no Ministério Público, Professor Nenê cita uma série de possíveis irregularidades. Entre os aspectos destacados estão

a não fixação de tarifa por parte da Prefeitura, a au-sência de fiscalização sobre a existência de seguro con-tra acidentes por parte dos profissionais e agências do setor, a inexistência de pon-tos livres nos quais profis-sionais autônomos possam oferecer seus serviços (tal como o taxi convencional), entre outros aspectos. O vereador salienta que a so-licitação de apuração tem objetivo garantir a melhoria do serviço para os botuca-tuenses e a melhoria nas condições de trabalho para os profissionais do setor.

adequação

Prof. Nenê aciona MP sobre possível descumprimento de Lei sobre serviço de Mototaxista

O vereador salienta que a solicitação de apuração tem por objetivo garantir a melhoria do serviço

O vereador Lelo Pa-gani [PT] se mostra preo-cupado com a atual situ-ação de alguns postes de telefonia e energia elétrica localizados às margens da Rodovia Domingos Sar-tori – via de ligação entre o Centro de Botucatu e O Distrito de Rubião Júnior.

De acordo com o par-lamentar, a queda dos pos-tes foi resultado de desliza-mentos de terra ocorridos nos barrancos marginais da Rodovia, ocasionados pelas fortes chuvas que têm atingido Botucatu desde o início do verão.

No argumento de Pa-gani, o reparo dos postes é fundamental em função de se tratar de um dos dois únicos acessos ao campus da Universidade Estadual Paulista, no Distrito.

O vereador também destaca o fato de no lo-cal funcionar o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu [HC-FMB-Unesp]. “A uni-dade recebe grande fluxo de pessoas, 400 mil consul-tas ambulatoriais anuais, 1.200 partos e quase 11 mil cirurgias de pequeno

e grande porte”, ressalta.Diante dessa situação,

o vereador Lelo Pagani [PT] enviou Ofício à Presi-dência da Concessionária Rodovias do Tietê. No documento, o parlamen-tar solicita providências urgentes tanto na ques-tão relacionada à que-da dos postes quanto ao problema dos constantes deslizamentos de terras

dos barrancos laterais à ‘Domingos Sartori’.

A Concessionária Ro-dovias do Tietê não possui prazo regimental para res-ponder à solicitação. Dessa forma, o parlamentar afir-ma que deve aguardar o retorno. Caso a devolutiva não ocorra, Lelo Pagani deverá entrar em contato pessoalmente com a Presi-dência da empresa.

caídos

Vereador Lelo Pagani pede reparo em postes da ‘Domingos Sartori’ por meio de Ofício

Lelo espera uma resposta da empresa para o problema

CMBCMB

PMB

Page 7: Edição 278

De 04 a 10 de fevereiro de 2012maisBOTUCATU

7Awww.maisbotucatu.com.br políticaeleições 2012

Clarissa athayde

No Partido dos Tra-balhadores (PT) desde 1992, e na

direção do partido há mais de quatro anos, Carlos Ramos, o “Carlão”, con-cedeu entrevista exclusiva à reportagem do Jornal Mais Botucatu na tarde da última segunda-feira, 30. O presi-dente do PT de Botucatu diz que as negociações com outros partidos continuam, e afirma que desta vez, o partido está mais unido para apoiar Antônio Mário Ielo. Confira os principais trechos.

JORNAL MAIS – O Partido Social Democrá-tico (PSD) e o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) estão em negociações avançadas com o PT. Como está esse processo?

CARLÃO – Já conver-samos com o PRB tam-bém, e vamos conversar com todos os partidos, com exceção do PSDB que já vai ter a chapa, o PPS e o PCdoB que também já estão coligados e não tem como a gente negociar com eles. Mas vamos procurar todos os outros partidos.

JORNAL MAIS – A grande barganha no mo-mento é pela cadeira do vice--prefeito. Vocês vão negociar isso?

CARLÃO – A decisão sobre esse assunto será feita no mês de maio, quando será realizada a convenção do PT. Mas antes disso, o PT vai se reunir para deci-dir a chapa de vereadores. Teremos muitos nomes interessantes e fortes.

JORNAL MAIS – Você poderia citar alguns desses nomes?

CARLÃO – Estamos convencendo o Dr. Pinho

(Valdemar Pereira) a sair a vereador, tem a Rose Ielo – esposa do Ielo, a Selma Re-gina, o Lelo Pagani, Luiz Rúbio, entre outros. É uma chapa bastante interessante. Sobre a barganha com os partidos, estamos interes-sados em discutir plano de governo, e ver qual nome acrescenta mais ao nome do Ielo, uma vez que o Ielo é um nome consolidado. Queremos pensar no que é melhor para a cidade, e não só para o partido.

JORNAL MAIS – Ago-ra falando um pouco sobre esse ano eleitoral... O governo do João Cury (PSDB) tem feito diversos investimentos na Cidade, contando muito com verbas Federais e Esta-duais. Você acha que vai ser difícil, durante a campanha eleitoral, lidar com as com-parações?

CARLÃO – Eu espero que haja mesmo a compa-ração e que esse seja um ponto que pegue mesmo, e que eles realizem as obras. Porque tudo que eles anun-ciam eles fazem como se as obras já estivessem rea-lizadas, mas não se realiza-ram. Você pega a passagem do Jardim Paraíso para a Arlindo Durante, eles anunciaram como se esti-vesse pronta, mas até agora nada. A rotatória da Dante Delmanto, também anun-ciaram, e até agora nada, está parada, e ninguém sabe porquê. É o mesmo caso da Praça do Bosque, que também está parada. Até agora, há coisas que eles anunciaram e que não aconteceram ainda. Então eu espero que realmente eles consigam realizar essas obras e que a gente possa comparar isso.

JORNAL MAIS – O presidente do PSD, Edson Dill, disse que as negociações com o PT estão avançadas e

que de fato, a cadeira do vice é um grande diferencial. Ele disse em entrevista publicada pelo Jornal Mais Botucatu na última semana, que o partido que oferecer a cadeira de vice ao PSD teria grandes chances de fechar coligação. Só mesmo no encontro do PT que vocês decidirão isso?

CARLÃO – As conver-sas vão acontecer antes, e como eu te disse, o partido que apresentar o melhor nome, e os partidos, após discutirem, verem qual é o melhor nome, vai ser o vice do Ielo. E eu deixei bem cla-ro para o Dill que as portas estão abertas para o PSD ser o vice, mas precisamos discutir juntos.

JORNAL MAIS – O PT já começou os trabalhos?

CARLÃO – O PT já criou um grupo de trabalho eleitoral. São 10 pessoas do partido que estão discutin-do chapa de vereadores, programa de governo, es-tratégia de campanha, e o nosso primeiro evento desse ano será no dia 14 de feve-reiro, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos, quando daremos o “start”. Nesse dia, vamos ouvir os filiados, eu e o Ielo vamos falar so-bre como será o nosso pla-nejamento para esse ano, mas principalmente, vamos ouvir o que os filiados estão pensando para esse ano de campanha, e o que equerem fazer na campanha.

JORNAL MAIS – Atu-almente, o PT de Botucatu conta com quantos filiados?

CARLÃO – São 450 fi-liados, incluindo as pessoas que têm pretensões polí-ticas. Então, no dia 14 de fevereiro, daremos o “start” para a pré-campanha come-çar a andar. O evento seria no dia 10 de fevereiro, que é o aniversário do PT, mas o Ielo estará em Brasília para participar do Encontro

Nacional do PT. Como ele vai ser o nosso candidato, ele precisa estar nesse en-contro.

JORNAL MAIS – Na sua opinião, qual será o maior desafio do PT neste ano?

CARLÃO – O maior desafio será voltar para a Prefeitura e unificar o parti-do. Acho que se o PT estiver unido nesta eleição, o PT ganha com tranquilidade.

JORNAL MAIS – Você fala muito sobre união. O par-tido continua com problemas?

CARLÃO – É que exis-tem vários grupos dentro do PT. Se esses grupos se unirem, e o que eu estou sentindo é que essas pesso-as estão se unindo, iremos bem. Na última eleição o partido estava rachado, teve todo aquele problema com a Selma (Regina), e eu não sei dizer se houve culpados, eu acho que não, mas perde-mos muito tempo com isso. A campanha começava em julho, e só em junho a gente foi definir quem faria parte da chapa de vereadores, e em fevereiro, estávamos decidindo quem seria o can-didato. Mas neste ano, o PT está unido em torno do Ielo, e ele está muito otimista.

JORNAL MAIS – Você acredita que saia uma terceira frente para disputar as elei-ções a prefeito, além do PT e do PSDB?

CARLÃO – Eu acho que não. Acredito que serão só esses dois mesmo, porque acho que não tem espaço para mais um.

Presidente do PT fala sobre coligaçãoe campanha

Foto: Clarissa Athayde

JORNAL MAIS – Tam-bém em entrevista,o presiden-te do PSD, Edson Dill, disse que na política “tudo é possí-vel”, e cogitou a candidatu-ra do Antônio Luiz Caldas Júnior (atual vice-prefeito)como a terceira frente. Você acredita nessa possibilidade?

CARLÃO - Eu acredi-to que não, pois os dois can-didatos do PT e do PSDB já ocupam todos os espaços, não sobrando espaço para mais um.

JORNAL MAIS – Um terceiro candidato atrapalha-ria o Ielo?

CARLÃO – Acredito que não seria ruim e não di-ficultaria para ele. Quanto mais candidaturas melhor, pois há pessoas que pen-sam diferente. Não pode ser uma candidatura que venha a reboque de outra, para marcar posição. Acho que tem que ter um projeto para a cidade, diferente do projeto do Ielo e do João. Se tiver um terceiro projeto, acho que tem que se lançar, pois seria interessante. Mas eu não acredito que tenha espaço para isso. Os outros partidos vão se coligar, e não lançar uma terceira via.

JORNAL MAIS – O Dr. Pinho perdeu as últimas eleições, mas de qualquer maneira, as pessoas sempre aprendem com os erros. O que o PT leva de experiência das últimas eleições para a campanha deste ano?

CARLÃO – Acho que o PT todo perdeu, e a cida-de também, porque o Pinho seria um ótimo prefeito. O que nós avaliamos é que

o ponto foi a desunião do partido naquele momento. O partido entrou desunido. Quando se tem um racha, é impossível depois de toda uma disputa interna, de uma hora para a outra se unir de novo e ir para a campanha. Ficam mágoas. Eu vou lutar pela união, porque quem não entra unido acaba perdendo.

JORNAL MAIS – Qual é o ponto forte do PT nesta eleição?

CARLÃO – É a volta da participação popular. O forte do PT é a democracia e ouvir a população.

JORNAL MAIS – Qual será a maior dificuldade a ser enfrentada pelo PT durante a campanha?

CARLÃO – Acho que é o uso da máquina. O João (Cury) está com a máquina na mão e vai usar de tudo o que puder para ficar na Prefeitura. E isso é legítimo, tem um limite desse uso da máquina, não pode ser um uso ilegal, mas eu acredito que ele não fará isso, espero que ele não faça. Mas esse uso da máquina será a força deles.

JORNAL MAIS – E as conversas com o PMDB, como andam?

CARLÃO – As conver-sas também estão avança-das com o Júnior (Newton Colenci). Mas ele me dis-se que o PMDB depende muito do que Brasília vai decidir, e qual rumo será tomado.

JORNAL MAIS – O Newton Colenci Júnior po-deria ser um candidato a vice do Ielo?

CARLÃO – Poderia sim, o Júnior é uma grande pessoa e acho que ninguém seria contra. Seria um forte candidato para fazer uma dobrada com o Ielo.

“Eu espero que realmente eles consigam

realizar essas obras e que a gente possa comparar”.

Page 8: Edição 278

De 04 a 10 de fevereiro de 2012 maisBOTUCATU

8A www.maisbotucatu.com.brcidadenegociação

Passar no vestibular, mudar para outra cida-de, ficar longe da famí-

lia e amigos, criar novas relações. Essas situações são encaradas pela maioria dos estudantes, quando in-gressam em uma faculdade. Enfrentar as transforma-ções e manter-se tranquilo com os novos estudos e convivências nem sempre é tão simples ou fácil.

Para ajudar os novos alunos a lidar com esses e outros problemas, Facul-dade de Medicina/Unesp (FMB), através da Comis-são para Assuntos Estu-dantis (CAE), desenvolve o projeto “Professor Tutor”. “Esse projeto na Unesp de Botucatu já é antigo, mas sempre teve seus altos e baixos. Agora retomamos para torná-lo mais efetivo”, explica Adriana Polachini

do Vale, presidente da CAE.O projeto Professor

Tutor busca acolher de for-ma mais humana e até irre-verente os ingressantes do vestibular para os cursos de Medicina e Enfermagem, contando com a colabora-ção do Serviço de Apoio Psicológico aos Estudantes (SEAPES), que em alguns casos orientam a conduta dos tutores e alunos.

Os alunos são separa-dos em grupos e indicados para um Professor Tutor, que não precisa ser ne-cessariamente professor, mas também pode ser um médico ou enfermeiro do Hospital das Clínicas da FMB. Polachini comenta que tornar-se um Professor Tutor é um gesto voluntá-rio. “Em 2011 tivemos 30 professores tutores, cada um era responsável por um

grupo de quatro alunos”, conta.

A partir da definição dos grupos, os tutores ficam responsáveis por marcar encontros com os alunos, além de desenvolver uma relação saudável e solidária considerando as possíveis dificuldades que cada um possa estar enfrentando. “Queremos oferecer aos estudantes a vivência com uma colega mais expe-riente, que já passou por mudanças iguais e en-frentou diversas situações semelhantes às que eles enfrentam. Assim, pre-venimos o abandono do curso e facilitamos para quem tem dificuldade em se relacionar. A ideia é se conhecer”, afirma Adria-na.

Em 2012, a CAE con-seguiu ampliar o número

de voluntários tutores para 38 e passará a definir os grupos de calouros por ordem de chegada no dia da matrícula – antes era por ordem alfabética -, mas os novos alunos não são obrigados a participar. A presidente da Comissão também destaca algumas mudanças, como a realiza-ção de reuniões bimestrais entre tutores e alunos e a participação de todos na tradicional reunião com os pais, realizada pela Direto-ria da FMB.

“No ano passado o projeto surtiu efeitos positi-vos e ajudamos alunos com problemas. Esse ano quere-mos sedimentar ainda mais o Professor Tutor e acolher nossos estudantes de forma global, com pessoas que se preocupam com eles”, conclui Polachini.

Medicina/Unesp promove ação que envolve professores no acolhimento de novos alunos

educação

A FMB promove o projeto Professor Tutor, que acolhe novos alunos

O prefeito João Cury Neto e o vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Antonio Luiz Cal-das Júnior estiveram reuni-dos no último dia 28, com o ministro dos Esportes, Aldo Rebello para discutir projetos e ações voltados ao incremento da prática esportiva em Botucatu.

O encontro serviu para que o prefeito atualizasse o ministro sobre o andamento da construção da Praça da Juventude, na Cohab 1, executada em parceria com o Governo Federal, e será entregue ainda esse ano. Foi apresentado também detalhes do Centro Parades-portivo que será construído através de convênio com o Governo do Estado, ao lado do ginásio municipal de esportes, no Bairro Alto.

Outro assunto bastante discutido foi a necessidade de fortalecimento do fu-tebol feminino no Brasil, objetivo perseguido pelo ministro. O prefeito de Botucatu falou das mudan-ças realizadas durante seu governo para fortalecer o apoio à modalidade e ao

mesmo tempo atender as exigências legais.

“O Tribunal de Con-tas apontou que dinheiro público não pode ser usado para pagar salário. Hoje o apoio da prefeitura aconte-ce dentro dos limites da lei. E auxiliamos a Associação Botucatuense de Desporto, time de sucedeu o Botucatu Futebol Clube, a buscar parcerias com a iniciativa privada”, comenta João Cury.

Rebelo ficou impres-sionado com o trabalho so-cial realizado pela equipe e conhecido como “Meninas do Amanhã”.

O prefeito presenteou o ministro com uma camisa do time botucatuense e foi convidado por Rebelo para participar de uma reunião em Brasília, no próximo dia 7, quando autoridades e esportistas como a atacante Marta discutirão os rumos do futebol feminino no Bra-sil. “Fiquei muito honrado com o convite. Teremos a oportunidade de falar um pouco do projeto desenvol-vido aqui em Botucatu”, encerra Cury.

Prefeito e vice discutem projetos com o ministro dos esportes

PMB

FMB

Caldas, Aldo Rebelo e João Cury

Page 9: Edição 278

De 04 a 10 de fevereiro de 2012maisBOTUCATU

9Awww.maisbotucatu.com.br economiaperfil

Antônio Ribeiro SobrinhoIdade: 42 anosProfissão: Empresário e Advogado. Cidade natal: São Manuel/SPVive em Botucatu há quanto tempo: 41 anosTem filhos? Quantos? Nomes e idades: sim, três filhas, Amanda 23 anos, Arquiteta, Bianca 17

anos, estudante e Maria Luísa, 6 meses. Você estudou em quais escolas de Botucatu: Rafael de Moura Campos, La Salle e Faculdade

Marechal Rondon. Uma lembrança da infância: brincar na rua com os amigos (jogando bola, queimada, mãe da rua)

e participar da OlimpÍada Infantil PlÍnio Paganini na modalidade futebol de salão, hoje futsal.Um sonho realizado: Ser pai, abrir minha própria empresa, concluir a faculdade de Direito aos 38

anos de idade e encontrar uma mulher companheira no sentido literal da palavra, minha esposa Danyella.Um sonho a realizar: Trabalhar mais efetivamente em prol do bem comum, no sentido de realizar,

transformar, e proporcionar uma sociedade justa e igual. Uma paixão: Esporte.Uma saudade: da minha infância e juventude.Na sua opinião, qual é o cartão postal de Botucatu: Catedral MetropolitanaComida preferida: Salmão ao molho de mostarda acompanhado de arroz branco. O que gosta de fazer nas horas vagas: Praticar esporte, futebol, biribol, tênis de mesa, vôlei, sinuca,

basquete, tênis, receber amigos e familiares em minha casa. Pratica algum esporte: mais frequentemente futebol e biribol.Como você descreveria Botucatu: Botucatu é uma cidade encantadora, somos privilegiados em

morarmos em uma cidade com uma grande diversidade produtiva, que proporciona a circulação da ren-da e impulsiona a economia local, destaco também os diversos recursos naturais que tanto embelezam nossa cidade e principalmente nossa população que consiste de pessoas muito educadas e acolhedoras.

Frase: “Viver o hoje como se não houvesse o amanhã, porém sem excessos e sempre com respeito às pessoas, animais e a natureza”.

Pecúlio: saiba o que é e quem tem direito

Até abril de 1994, a pessoa que continu-asse contribuindo para a Previdência depois de sua aposentadoria tinha direito de receber a devolução dessas contribuições quando parasse de trabalhar. Esse benefício, que era chamado pecúlio, foi extinto pela Lei nº 8.870, de 15 de abril de 1994. Atualmente, o aposentado que volta a trabalhar não tem mais direito à devolução das contribuições previdenciárias, pois elas são destinadas ao custeio da Seguridade Social (saúde, assis-tência e previdência).

Embora extinto, o pecúlio ainda é devido aos aposentados que tenham contri-buições posteriores à aposentadoria, mas an-teriores a março de 1994. O benefício é pago em parcela única, no valor corrigido da soma de suas contribuições, a partir do momento em que o trabalhador se desligar definitiva-mente de sua atividade. O requerimento da devolução pode ser feito até cinco anos a contar da data do afastamento da atividade, nas unidades da Previdência Social ou pela Central de Teleatendimento 135.

Também tem direito ao pecúlio o depen-dente do segurado falecido que se aposentou e voltou a contribuir antes de abril de 1994.

O momento a l ta -mente pos i t ivo vivido pela eco-

n o m i a b o t u c a t u e n s e pode ser comprovado pelo saldo da balança comercial do município r e g i s t r a d o e m 2 0 1 1 . Os levantamentos fei-t o s p e l o M i n i s t é r i o do Desenvolv imento, Indústr ia e Comércio E x t e r i o r, d iv u l g a d o s nesta semana pela Sub-secretaria de Indústria, a p o n t a m q u e a s e x -portações de produtos fabricados em Botucatu bateram recorde no ano passado.

O valor das expor-tações real izadas por 19 empresas sediadas no município alcançou US$ 150 .614 .739 ,00 , enquanto que as im-portações de produtos feitas por 31 empresas bo tuca tuenses fo i de US$ 41.359.334,00. O sa ldo da ba lança co-mercial gerado pela di-ferença entre as expor-tações realizadas pelas empresas do município e a s impor tações no ano de 2011 foi de US$

109.255.405,00, com um acréscimo de 48% em relação ao ano de 2010. O valor é quase o dobro do registrado em 2008, quando o saldo da balança comercial foi de US$ 59.336.379,00.

Nas principais ca-deias produtivas, a in-dústria de material de transporte é responsável por 72,34% das exporta-ções botucatuenses, en-quanto que a indústria madei re i ra responde por 17,79% do montan-te exportado. Os prin-cipais países de destino dos produtos fabricados em Botucatu são Chile (32,65%), Estados Uni-dos (14,47%), África do Sul (8,45%), Uru-guai (5,27%), Equador

(4,93%), Gabão (3,69%), Austrália (3,62%), Ale-manha (3,62%), México (3,19%) e Peru (2,76%).

Quanto as importa-ções, a área de material de transporte responde por 62,09% e o se tor madeireiro por 21,31%. Os principais países de o r igem dos p rodutos impor tados pelas em-presas bo tuca tuenses são Espanha (31,85%), A l e m a n h a ( 1 8 , 5 7 % ) , China (10,71%), Esta-dos Unidos (9 ,77%) , França (7,83%), Canadá (6,46%), Itália (3,24%), Suécia (1 ,93%), Aus-trália (1,75%) e Suíça (1,25%).

“Após a crise global de 2009, que afetou as indústrias brasileiras e

indústria

Saldo da balança comercial botucatuense cresce 48% e bate recorde em 2011

comprometeu o desem-penho das exportações, as empresas botucatuen-ses que têm parte de sua p rodução vo l tada ao mercado externo, pas-saram a viver um grande momento. Os números traduzem isso. A Pre-feitura tem procurado, a t r av é s d o p r o g r a m a Todos Pelo Emprego, incentivar e apoiar as inic iat ivas vol tadas à expansão dos negócios e a conseqüente gera-ção de novos postos de trabalho para a popu-lação, dando condições para que nossas empre-sas sejam cada vez mais competitivas”, analisa o secretário adjunto de Indústria, Antonio Car-los Stein.

Comunicado à populaçãoalerta

A Prefeitura Municipal de Botucatu alerta a popu-lação sobre a existência de falsários agindo na cidade. O golpe tem os idosos como principais vítimas. Os marginais batem à porta das pessoas e pedem para entrar nas casas sob a alegação de que farão a medição dos imóveis para isentar os proprietários do pagamento de IPTU. No inte-rior da residência, os golpistas rendem as vítimas para a prática de roubos. A Prefeitura informa que não autorizou qualquer serviço dessa natureza e orienta a população a não permitir a entrada de pessoas estranhas em suas casas. Diante da insistência, a pessoa deve acionar a Guarda Civil Municipal (fone 199) ou a Polícia Militar (190).

Page 10: Edição 278

De 04 a 10 de fevereiro de 2012 maisBOTUCATU

10A www.maisbotucatu.com.br

CMYK

INAUGURAÇÃO DA PREDILECTA

MÓVEIS PLANEJADOS

Robson André Gomes e Rafael Malaspina

Robson A. Gomes, Rafael Alberto Pessoa, Eliabe Barcela do Prado e Rafael Malaspina

Amanada Semião Fernandes e Rafael Alberto Pessoa Rafael Malaspina, Andreia Andrades e Robson A. Gomes

Danyella Paganini Ribeiro e Antonio Ribeiro Sobrinho Felipe Rossetto e Daniela Pavan Rossetto Leticia Malaspina, Robson A. Gomes e Daniela Cristina Malaspina

Rafael Malaspina , Reinaldo Antônio Piacitelli e Robson A. Gomes

Rafael Malaspina, Benedito Fagundes e Robson A. Gomes

Roberval, Naysa e Matheus Abreu

Robson A. Gomes e Wanderci Luis Nunes

Tiago Queiroz, Clarice Rosa, Cacaio Rosa, Rafael Malaspina

Rafael Malaspina, Tiago Queiroz e Andreia Andrades

No último sábado, 28 de janeiro, foi inaugurada a Predilecta Móveis Planejados, dos sócios Robson André Gomes e Rafael Tiago Malaspina. Localizada na Avenida Leonardo Villas Bôas, 96, Vila Nova Botucatu, a loja oferece além de móveis planejados, linha de estofados, piso laminado e colchões de alto padrão. Durante todo o dia, convidados e amigos foram recepcionados com simpatia pelos empresários.

Page 11: Edição 278

De 04 a 10 de fevereiro de 2012maisBOTUCATU

11Awww.maisbotucatu.com.br

CMYK

socialRelembrar é viver

01-Luciano Fraguas e José Carlos Fraguas.02-Erika, Felipe, Luiza, Marcos, Marcio e Viviane.03-Karina e Renato Pupatto.04-José Simião de Oliveira e Maria Assumpta Sartor

de Oliveira.05-Fernando, Renata e Júnior Cury.06-Sargento Chavari, Milton Monti e Iraci Chavari.07-André Rogério Barbosa (Curumim) e Tatiane Villas

Boas Barbosa.08-Mayara, Karina, Padre Antônio Maria, esta colu-

nista e Isabel.09-Hamilton e Márcia Policastro.10-Carolina, Danilo e Renato.11-Danilo e Rogério.12-Rose e Rubens de Almeida.13-Ana Paula, José Alvaro e Clara Elena.14-Eneida e Francisco Frasson.15-Renato,Cláudia, Elisa e Fernando.16-Luiz, Leandro, Carol, Raphael e Pedro.17-Renata Moura e Leonardo Monteiro.

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

Page 12: Edição 278

De 04 a 10 de fevereiro de 2012 maisBOTUCATU

12A www.maisbotucatu.com.br

aconteceLourenço Alves3814-6681www.lourencoalves.com.br

Seu evento com o destaque que merece!

[email protected]

9718-9332

social

POR

Isabelle e Guilherme

Uniram-se pelos laços do sa-

grado matrimônio no último sábado, dia 28 de janeiro,

o casal Isabelle Maria Franco de Souza e Guilher-

me Fernandes Porfírio. O cená-

rio escolhido para selar esta união

foi uma belíssima chácara no Vista Alegre, onde es-

tiveram reunidos convidados, ami-

gos e familiares do jovem casal.

Os momentos fe-lizes desta união

foram eternizados em fotos e vídeo

pelos profissionais da Star Color.Isabelle é conduzida ao altar da capela por seu

pai Marcílio Eduardo Franco de Souza

O jovem casal deixa a capela após a cerimôniaBênção e troca das alianças

Isabelle com seu irmão Luis Eduardo, e seus pais Marcílio Eduardo Franco de Souza e Ana Luiza Rodrigues de Souza

Guilherme com seus pais Luis Eduardo Porfírio e Margarete Regina Fernandes Porfírio e sua irmã Gabrielle Fernandes Porfírio

Page 13: Edição 278

De 04 a 10 de fevereiro de 2012maisBOTUCATU

13Awww.maisbotucatu.com.brSeu evento com o destaque que merece! socialAlguns momentos de

Isabelle e Guilherme na companhia de seus amigos,

familiares e convidados

Page 14: Edição 278

De 04 a 10 de fevereiro de 2012 maisBOTUCATU

14A www.maisbotucatu.com.brsocial

nivermais

Christiane Dalio 05-02Bruna Paes 05-02André Yague Di Creddo 10-02Ananda Caroline 04-02

Gilberto P. Conceicao, 09-02Curumim Barbosa 09-02Cristiane Meneguin 04-02Cláudia Andrade de Santana 04-02Cida Lima 07-02

Michele Campos 04-02Lécka Santos 10-02Luana Martins 10-02Letícia Righi 04-02Jandira Thiago Pinto, 12-02

Valéria Cuter 09-02Sabrina Conte 06-02Priscilla Arbex 05-02Patrícia Estevam 04-02Mylene Brizolla 05-02

Page 15: Edição 278

De 04 a 10 de fevereiro de 2012maisBOTUCATU

15Awww.maisbotucatu.com.br socialLionscLubebotucatucentro Antônio José Figueira

Vista parcial dos convidadosRita cortando o bolo do seu aniversárioMaria Odette e Lurdinha Losi

José Julio, Cesar e GlendaBrinde para a aniversariante

No último dia 26 de janeiro, a as-

sociada e tesoureira do Lions Clube de

Botucatu-Centro Rita Figueiredo aniversa-

riou. Recebeu, em sua casa, os associados

do clube para uma grande e descontraída

comemoração.

O grupo de associados, bastante uni-

do, deu demonstração de competência

quando da realização das campanhas,

mas, também, demonstrou alegria e satis-

fação ao cumprimentar uma companheira

associada.

FAMÍLIA LEONÍSTICA EM FESTA

Aliás, no dia 27 de janeiro, ani-

versariou, também, Paulo Henrique

Lunardi Figueira, filho do casal ex-

-Governador Antônio José Figueira

e Maria Odette Lunardi Figueira. Os

pais do aniversariante aproveitaram

para cumprimentá-lo com uma recep-

ção oferecida aos associados do Lions

Clube de Botucatu-Centro e amigos. O

aniversariante participou do encontro

acompanhado de sua esposa Valdirene

e do filho Renato.Nilde, Laperuta, Maria Odette, Zuliane e Angela Pedro, Paulo Henrique e Valdirene

Vista parcial dos convidadosSofia e Denis MendonçaSergio Bauer e Sirlene

Page 16: Edição 278

De 04 a 10 de fevereiro de 2012 maisBOTUCATU

16A www.maisbotucatu.com.brsaúde

ABAD- ASSOCIAÇÃO BOTUCATUENSE DE ASSISTÊNCIA AO DIABÉTICORua General Telles, 171- centro. fone (14) 815-3244E-mail [email protected] Blog:- http://diabetes-botucatu.blogspot.com/Site:- https://sites.google.com/site/diabetesbotucatu/

inédito

O Hemocentro de Bo-tucatu, vinculado ao Hospi-tal das Clínicas da Facul-dade de Medicina de Bo-tucatu/Unesp (HCFMB) precisa, urgentemente, de doadores. Independente-mente da tipagem sanguí-nea, quem quiser e puder colaborar será bem vindo, já que os estoques estão muito abaixo do recomen-dado.

Nesta segunda-feira, 30 de janeiro, estavam com a quantidade de bolsas de sangue abaixo do recomen-dado os tipos O positivo e O negativo. O ideal seria que houvesse, pelo menos, 50 unidades armazenadas desses e de outros tipos sanguíneos para utilização em cirurgias.

Raro - O sangue O

negativo é o que pode ser usado em qualquer doente, mas, ironicamente, é o que mais dificilmente é encon-trado na população. Além disso, pessoas com essa tipagem só podem receber sangue com as mesmas características.

O horário de funcio-namento do Hemocen-tro é de segunda-feira a sexta-feira, das 8 às 16h30. Aos sábados, das 7 às 13 horas. Doadores de todas as tipagens sanguíneas são bem vindos. O telefone para mais informações é (14) 3811-6041// 3811- 6234. A serviço funciona no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp, locali-zado no câmpus da Unesp, em Rubião Júnior.

A deficiência auditiva em cães pode re-sultar em animais

agitados, agressivos, com menor capacidade de in-teração social e difíceis de adestrar. Em vários países da Europa e América do Norte a realização de ava-liação auditiva é essencial para comercialização de filhotes de determinadas raças. No Brasil, alguns criadores já adotaram o exame para identificar os animais com surdez congê-nita. Por valorizar o preço dos filhotes e aumentar a credibilidade do canil, a adoção da certificação da audição normal tende a ser implantada por mais estabelecimentos.

O Hospital Veteriná-rio da Unesp, câmpus de Botucatu, é a primeira ins-tituição veterinária do país a disponibilizar esse tipo de exame na sua rotina de atendimentos. Criadores, proprietários e clínicas par-ticulares podem procurar o serviço realizado pelo La-boratório de Eletroneuro-diagnóstico da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia.

Denominado “avalia-ção do potencial auditivo evocado de tronco encefá-lico”, o exame capta a ati-vidade elétrica do sistema auditivo, gerada a partir de um estímulo sonoro.

O procedimento tem duração de aproximada-mente 10 minutos e o pro-

prietário pode acompanhar tudo. Apenas em casos de animais muito agitados, pode ser necessária uma leve sedação para facilitar a avaliação. O teste também pode colaborar com a ava-liação neurológica de cães.

A surdez pode afetar qualquer animal e suas causas são as mais diver-sas, como explica o pro-fessor Alexandre Secorun Borges, do Departamento de Clínica Veterinária da FMVZ. “Doenças congêni-tas, otite crônica, processos traumáticos que lesionam o conduto auditivo, uso de medicamentos tóxicos para

a via auditiva e degenera-ção relacionada à idade avançada podem prejudicar a audição. Nos dálma-tas, por exemplo, a surdez congênita pode ocorrer em cerca de 20% dos animais. A perda de audição tam-bém tem sido observada em outras raças, como Boxer, Schnauzer, Poodle, Cocker spaniel, Pitt Bull, Bull terrier e Bulldog”.

Para a realização dos exames é utilizado um equipamento de eletro-diagnóstico de última geração adquirido com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do

Estado de São Paulo (Fa-pesp), através de um pro-jeto coordenado pelo pro-fessor Alexandre Secorun Borges, do Departamento de Clínica Veterinária, com participação da mes-tranda Mariana Isa Poci Palumbo. A metodologia foi padronizada em con-junto com o professor Luiz Antônio de Lima Resende, da Faculdade de Medicina da Unesp.

Os interessados no agendamento de exames po-dem entrar em contato via e-mail com: [email protected] [email protected]

O voluntariado é o conjunto de ações de interesse social e comunitário em que toda a atividade desempenhada reverte

a favor do serviço e do trabalho. É feito sem recebimento de qualquer remuneração ou lucro. É uma profissão de prestígio pois o voluntário ajuda quem precisa contribuindo para um mundo mais justo e mais solidário.

O trabalho voluntário tem se tornado um importante fator de crescimento das organi-zações não governamentais, componentes do Terceiro Setor. É graças a esse tipo de trabalho que muitas ações da sociedade organizada têm suprido o fraco investimento ou a falta de in-vestimento governamental em educação, saúde, lazer etc.

Atualmente existem diversas organizações que se utilizam do trabalho voluntário de milha-res de pessoas, não só no Brasil como em todo o mundo.

O trabalho voluntário, ao contrário do que pode parecer, é exercido de forma séria e muitas vezes necessita de especialização e profissio-nalismo, já que empresas de toda sorte, como hospitais, clínicas, escolas etc precisam do auxílio de profissionais formados em várias áreas.

LegislaçãoO serviço voluntário no Brasil foi regula-

mentado pela lei nº 9.608, de 18 de fevereiro de 1998, conhecida como Lei do Trabalho Voluntário.

Segundo a legislação vigente, é considerada ação voluntária a “atividade não remunerada, prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza ou instituição privada de fins não lucrativos”. Ela também estabelece que o trabalho voluntário não implica vínculo empre-gatício, nem obrigações de natureza trabalhista, previdenciária ou afim.

De acordo com a lei, a prestação do serviço voluntário exige que voluntário e entidade, públi-ca ou privada, assinem em conjunto o Termo de Adesão. No documento deve constar a descrição do trabalho a ser executado e as condições para o seu exercício.

O ressarcimento de despesas comprovada-mente usadas para a concretização do trabalho voluntário está previsto pelo artigo 3°. Porém, segundo a lei, elas só devem ser pagas quando forem expressamente autorizadas pela entidade.

Se você é um profissional da saúde (Medico, Enfermeira, Auxiliar de Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Nutricionista, Técnico em Nutrição, Podólogo, Psicóloga) ou mesmo que você não seja dessa área e faz alguma coisa bem, venha fazer bem a alguém.

Seja um parceiro voluntário da ABAD--ASSOCIAÇÃO BOTUCATUENSE DE AS-SISTÊNCIA AO DIABÉTICO, cadastrando-se.

DIABETES! SE VOCÊ SE CUIDAR, NÃO VAI COMPLICAR.

O que você faz bem pode fazer bem para alguém

ABADFMVZ/Unesp oferece exame de audição em cachorros

urgente

Estoque de sangue O positivo e O negativo está muito baixo no Hemocentro de Botucatu

Condições para doar:

- Gozar de boa saúde;- Você deve ter mais de 18 e menos de 60

anos; -Seu peso deve ser superior a 50 kg; -Se homem, deve ter doado há mais de 60 dias; -Se mulher deve ter doado há mais de 90

dias; não estar grávida; não estar amamentan-do; já terem se passado pelo menos 3 meses de parto ou aborto;

- Ter dormido no mínimo 6 horas na noite anterior à doação;

-Não ter ingerido álcool nas últimas 24 horas;

-Não estar em jejum e ter ingerido alimentos leves e sem gordura antes da doação (ex: frutas, suco, leite desnatado, etc).

Exames são realizados no campus de Rubião Júnior

Page 17: Edição 278

De 04 a 10 de fevereiro de 2012maisBOTUCATU

17Awww.maisbotucatu.com.br

A Equipe de Cirurgia Cardíaca do Hospi-tal Estadual Bauru

(HEB), administrado pela Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) e Fundação para o De-senvolvimento Médico e Hospitalar Famesp operou, em dezembro de 2011, um adolescente de 17 anos, portador de uma doença rara. A intervenção, reali-zada pela primeira vez na região, foi considerada de

sucesso. O procedimento, feito por poucos centros médicos no Brasil, foi para tratar uma malformação cardíaca rara denominada Anomalia de Ebstein. Sua incidência é de uma a cada 20 mil crianças nascidas vivas.

Segundo Dr. Marcello Felício, cirurgião cardíaco que atendeu o garoto jun-tamente com a equipe do Hospital Estadual, as alte-rações cardíacas presentes

na Anomalia de Ebstein fazem com que ocorra um progressivo aumento do tamanho e do com-prometimento da função do coração, oferecendo grande risco para saúde do paciente. A correção consistiu da reconstrução e reposicionamento da válvula cardíaca malfor-mada (chamada valva tricúspide) e fechamento da grande comunicação que existia entre as câmaras cardíacas, além de outros reparos.

O especialista conta que o menino teve uma recuperação surpreendente. Com menos de duas sema-nas de cirurgia já estava em casa, caminhando sem dificuldades.

Os sintomas dessa do-ença geralmente têm início antes de um ano de idade. Em crianças maiores e adolescentes ocorre arrit-

mia, cansaço, cianose (o paciente fica roxo) e um pequeno número morre subitamente.

O adolescente, que mora em uma cidade vi-zinha a Bauru, foi enca-minhado ao HEB porque não estava se sentindo bem. Ele apresentava limitações importantes durante suas atividades do dia-a-dia.

“A descompensação era tão intensa que tinha falta de ar aos mínimos esforços. A diminuição de oxigênio na circulação sanguínea fazia com que ficasse roxo. Dizia que sen-tia cansaço até para escovar os dentes, quanto mais para fazer atividades como qual-quer menino da sua idade. Não conseguia brincar e caminhava com dificuldade até a escola, que fica a 100 metros de sua casa. Não tinha mais qualidade de vida”, conta Dr. Felício.

O mundo científico completou recentemente 30 anos de convívio com a infecção pelo HIV/Aids. Para analisar os avanços obtidos e planejar o futuro para enfrentar a epidemia, a Escola de Medicina de Harvard, em Boston (EUA) reuniu, em dezembro de 2011, a vanguarda mun-dial de especialistas para o evento “AIDS@30: Enga-ging to End the Epidemic”. O infectologista do SAE/Hospital Dia “Domingos Alves Meira”, Dr. Alexan-dre Naime Barbosa, foi um dos convidados inter-nacionais dos paineis, que contaram com sete sessões no modelo de discussões interativas.

Temas como técnicas alternativas de prevenção à transmissão do HIV, mo-bilização internacional e de lideranças, disparidades lo-cais e globais, novas opções terapêuticas, resultados de trials (testes) de vacina anti-HIV e financiamento de programas foram os des-taques dos dois dias de en-contro. Estiveram presen-tes, entre outros cientistas de renome, Robert Gallo, um dos descobridores do vírus HIV, Anthony Fauci, diretor do National Institu-

te of Allergy and Infectious Diseases dos EUA e um dos principais pesquisado-res da área, e Mariângela Simão, ex-coordenadora do Programa Nacional de DST/Aids brasileiro.

“Essa foi uma gran-de oportunidade para a reflexão sobre o que se aprendeu depois desses 30 anos de luta contra o HIV, e como aplicar esse conhecimento buscando o fim da epidemia. É um objetivo ambicioso, mas a utilização das estratégias atuais de enfrentamento, se executadas na sua máxima eficácia, nos permite so-nhar com esse dia”, relata Naime.

O infectologista ainda destaca que os estudos de uma vacina anti-HIV nun-ca estiveram tão avançados. O tratamento precoce mos-tra-se não só benéfico em minimizar os riscos para o paciente, mas também diminui de forma incon-testável a transmissão do HIV, entre outros gran-des avanços. “O grande desafio que se impõe no momento é orquestrar harmonicamente, bem como financiar o con-junto dessas medidas”, analisa o especialista.

destaque

Médico Alexandre N. Barbosa

Infectologista do Hospital Dia participa de evento internacional sobre os 30 anos da Aids em Harvard

cirurgia

Hospital Estadual Bauru opera, com sucesso, coração de garoto com doença rara

saúdeFotos PMB

Page 18: Edição 278

De 04 a 10 de fevereiro de 2012 maisBOTUCATU

18A www.maisbotucatu.com.br

Ronda pela

VárzeaMaury Torres,especial para o Jornal MaisBotucatu

esporte

Edital de Convocação

A Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis e Recicladores de Botucatu e região convoca os associados e público em geral a par-ticiparem da Assembléia com objetivo de:

- Constituição e formalização da entidade.- Leitura é aprovação do Estatuto Social.- Formação da chapa para os cargos eletivos

e Eleição e posse da diretoria.- Elaboração e aprovação da Ata de Fun-

dação.

A ser realizada no dia 15 de fevereiro de 2012, com início às 19:00 horas, em primeira convocação e meia hora depois em segunda convocação, na rua Armando de Salles Oliveira, 218F, Vila Maria, Botucatu – SP.

Botucatu, 04 de fevereiro de 2012

O Jornal Mais Bo-tucatu, registrou, neste último fim de

semana, 28 e 29, o comple-mento do jogo da segunda rodada e a terceira rodada da competição da Copa dos Campeões do ano 2012.

Foram realizadas cin-co partidas, sendo uma partida no campo da Pe-trarca Bacchi, do Grupo A e duas equipes do grupo B. Duas equipes do grupo A jogaram no campo da Fazenda Lageado.

Um jogo foi realizado no sábado, no campo da Petrarca Bacchi, onde a equipe de São Manuel, com vantagem no placar em 1 x 0, faltando 35 minutos para término da partida, pressionou mais e com passes precisos nos contra ataques, tendo como des-taque, o trio de atacantes, Caíque, Willian e Guilher-me, passou a dominar a partida, conseguindo uma bela vitória em 3 x 0. Com esse resultado a equipe do Estopim da Fiel sofre a sua segunda derrota na competição.

No primeiro jogo, no campo da Fazenda Lagea-do a equipe de São Manuel líder do grupo A, deu um show de bola e com muita disposição, velocidade e garra, pressionou e domi-nou a partida, com muitos chutes a gol. O destaque dessa partida foi o atacante Rafael autor dos dois gols mais bonitos da competi-ção; destaque também para o goleiro João Henrique com defesas impossíveis, sendo até a 3ª rodada, o goleiro menos vazado, dan-do a vitória em 4 x 0. Com esse resultado é a primeira equipe classificada para a

semifinal do grupo A na competição.

No segundo jogo, a equipe do Paulistano de Lençóis Paulista, do grupo B, derrotada na estreia, sob a orientação do seu técnico Matheus, partiu para o ataque, pressionando mais e com mais garra e dispo-sição, conseguiu uma bela vitória contra a equipe do Central, em 5 x 3. Destaque para o jogador Armando autor dos 02 gols para o Paulistano, somando 03 pontos na classificação no grupo B.

No terceiro jogo, do grupo B, que podemos considerar um clássico da rodada, as duas equipes estavam bem preparadas. Foi um jogo equilibradís-simo, com passes precisos, muitos chutes a gol, bolas nas traves, até que a equipe do Serra Negra em um con-tra ataque, na grande área, o jogador Digão, apro-veitando a falha da zaga, amorteceu e chutou forte no canto sem chances de defesa para o goleiro Gils-sye, ficando em 1 x 0. Com esse resultado a equipe do Serra Negra é líder invicta do grupo B.

No quarto jogo em busca da segunda vaga do grupo A, a equipe do Monte Mor jogou com a forte equipe de Areiópolis. Foi um jogo disputadíssi-mo, com muitos chutes a gol, mas sem finalizações. Destaque para os goleiros: Evandro da equipe de Arei-ópolis e Caio da equipe do Monte Mor, que fizeram defesas incríveis, foram os verdadeiros paredões das equipes que ficaram no 0 x 0.

Resultados dos jogos

Data 28 de janeiro, sábado, campo: Petrarca Bacchi (Vila Maria)

“Nota”: Foram com-pletados 35 minutos de jogo do segundo tempo, que faltou entre as equipes:

A.A.SÃO MANUEL 3 X 0 ESTOPIM DA FIEL

Os gols para São Ma-nuel: Willian Darros (1), Alan Caíque (1), Guilher-me (1)

Arbitragem: Alex, Sergio, Biro, Mingo

Data 29 de janeiro, domingo, campo: Fazenda Lageado

GRUPO A09h A.A.SÃO MA-

NUEL 4 X 0 UNIÃO DA VILA F.C.

Os gols para São Ma-nuel: Rafael (2), Bruno Augusto (1), Willian Dar-ros (1)

A.A.SÃO MANUEL goleiros: João Henrique (Edson), Valdnei, Xuxa, Luis Tobias, Paulo Renato, André, Guilherme, Mar-quinhos, Willian Darros, Alemão, Caíque, Bruno Augusto; entraram: Alan Henrique, Ademir, Danilo, Beto, Giovani, João Paulo, André, Edimilson, Felipe. Técnico: Rivair Ribeiro, aux. Gi, mass. Ronaldo.

UNIÃO DA VILA F.C. goleiro: Sandrinho, Héricles, Bozo, Leandro, Diogo, Murilo, Torto, Ar-tur, Peru, Diego, Rodri-go; entraram: Denílson, André Luis, Anderson, Vander, Hudson. Técnico: Xandy Cruz, aux. Deníl-

son dos Santos.Arbitragem: Adil ,

Alex, Claudinei, Mingo. No mesmo campo:GRUPO B11h CENTRAL F.C.

3 X 5 C.A. PAULISTA-NO (L.PAULISTA)

Os gols para Central: Rafael Tobias (2), Willian Sartori (1), para Paulista-no: Armando (2), Jefferson (1), Matheus (1), Wesley (1)

CENTRAL F.C. go-leiros: Silvio (Diego), Ed-son, Devid, Adriano, Adil-son, Claudinei, Edivaldo, Clayton, Willian Sarto-ri, Fernando; entraram: Neguinho, César, Rafael Tobias, Jose Carlos, Eder, Tiago, Julio César, Jaba, Cleone, Rafael Henrique. Técnico: Ricardo de Deus, aux. Passarela.

C.A.PAULISTANO (LENÇÓIS PAULISTA) goleiros: Vinicius (Alex), Wallace, João Paulo, Jean, Luis Henrique, Elivelton, Valmir, Luis César, Ar-mando, Mailon, Wesley; entraram: Lucas Rodri-gues, Armando, Lucas, André, Matheus, Jeffer-son, Vinicius, Fransley, Paulo Vinicius, Daniel.

Técnico: Mateus Au-gusto, aux. Celso Ricardo.

Arbitragem: Alex, Claudinei, Adil, Mingo

No mesmo campo:GRUPO B13h30 DINAMITE

F.C. 0 X 1 SERRA NE-GRA F.C

O gol para Serra Ne-gra: Digão (1)

DINAMITE F.C. go-leiro: Gilssye, (Mario),

COPA DOS CAMPEÕES

PROXIMA RODADA COPA DOS CAMPEÕESData 05 de fevereiro, domingo, campo: Fazenda

Lageado09h ESTOPIM DA FIEL X UNIÃO DA VILA F.C.No mesmo campo:11h MONTE MOR F.C. X A.A.SÃO MANUELNo mesmo campo:1 3 h 3 0 V I L A R E A L / I T A T I N G A X

C.A.PAULISTANO L. PAULISTANo mesmo campo: 15h30 SERRA NEGRA F.C. X CENTRAL F.C.

Renan, Bruno Vinicius, Gustavo, Glauco, Dou-glas, Kleber, Biro Pilan, Wellington, Diguinho, Cleiton; entraram: An-derson, Regis, Rodrigo, Vanclei, Felipe, Benê, Fe-lipe, André Luis, Robert, Vinicius, Avelino. Técni-co: Rogério, aux. Ceara,

S E R R A N E G R A F.C. goleiros: Bruno Za-netto, Kiko, Maurílio, Giba, Fernando,André, Alex, Lelo, Digão, Cláu-dio, Marcos Delomo; en-traram: Rodrigo César, Benê, Diego Martininoni, Lucas Luciano, Ulisses, Juliano, Leandro, André Gomes. Técnico: Edu. Aux. Luis Eduardo.

Arbitragem: Biro, Alex, Adil, Claudinei

No mesmo campo:GRUPO A 15h30 A.A. AREIÓ-

POLIS 0 X 0 MONTE MOR F.C

A.A.AREIÓPOLIS goleiros: Evandro (Hen-rique), Jefferson, Bruno, Daniel, João Paulo, Le-andro, Rodolfo, Jone, Fabio, Danilo, Ander-son; entraram: Elder,

César, Daigro, Alessan-dro, Orivaldo, Maicon, Alex. Técnico: Rubens Silva, aux. Luis Rafael, mass. Wilson.

MONTE MOR F.C goleiros Caio( Edson), Adriano, Artur, Dario, Luis Fer nando, Jul ia-no, Enzo, Biro Fioreto, Michael, Rafael, Mara-dona; entraram: Nenê, Rafael Fernandes, Cláu-dio, Leandro, Welling-ton , E l ias. Comissão Técnica: Bita, Carlinhos e Pequeno.

Arbitragem: Alex, Biro, Edil, Claudinei.

O quarteto de arbi-tragem, Alex, Edil, Biro e Claudinei, em 04 partidas, no campo Fazenda Lage-ado, anotaram na terceira rodada, 25 cartões ama-relos; a arbitragem está conduzindo muito bem as partidas na competi-ção Copa dos Campeões 2012.

Nessa 3ª rodada fo-ram anotados 25 cartões amarelos, convertendo em 25 litros leite que serão doados para as entidades sociais de Botucatu, segun-do a organização.

Page 19: Edição 278

De 04 a 10 de fevereiro de 2012maisBOTUCATU

19Awww.maisbotucatu.com.br esporte

Registramos na última quarta-feira, 25, no Ginásio Municipal Pacheco, Jardim Paraíso, 14 partidas de Fut-sal, amistosas das equipes A* e B*, dos “Amigos do Jaiminho”. O regulamento do jogo é sete minutos de jogo ou vitória em 2 x 0 e na última partida o jogo termina com a marcação de dez gols, dependendo do horário e das condições físicas dos jogadores.

Atletas que partici-param desse amistoso: goleiro: Gilmar, Jaime, Jorge, Moises, Jonatas, go-leiro: Juliano, Douguinha, Silvião,Vinicius, Felipe,

Na manhã do último domingo, dia 29 de janei-ro, o Grupo de Amigos do Maury e Serginho, acima de 35 anos, realizaram par-tidas amistosas de futebol society, no campo da AAF. Cerca de quatro partidas foram praticadas no campo sintético da Ferroviária. Participaram dos jogos: goleiro: Valter, Zé Luis, Nei, Ló, Devanil, Tú, André, Luizinho, goleiro: Vinicius, Ferrari, Gaúcho, Gerson, Grassi, Gilson, Fred, Batista, goleiro: André, Pereirinha, Índio, Serginho, Pedro, Rilton, Claudinho, Maury. Go-leiro: Valter, Adalberto, Japa, João Chavari, Odo-rico, Marquinhos, Wa-shington; 32 pessoas.

Regulamento do jogo: será considerado campeão do jogo amistoso o vence-dor de 02 partidas.

1º jogo: Equipe NEI 5 x 2 Equipe GRASSI

Os gols equipe Nei: Nei (2), Devanil (2), Tú (1) e para Grassi: Gilson (1), Fred (1).

Equipe NEI goleiro: Valter, Zé Luis, Nei, Ló,

Devanil, Tú, André, Lui-zinho.

Equipe GRASSI go-leiro: Vinicius, Ferrari, Gaúcho, Gerson, Grassi, Gilson, Fred, Batista.

2ºjogo: Equipe NEI 1

x 1 Equipe MAURYOs gols para equipe do

Nei: Nei (1), para a equipe do Maury: Maury (1)

Equipe NEI goleiro: Valter, Zé Luis, Nei, Ló, Devanil, Tú, André, Lui-zinho.

Equipe MAURY go-leiro: André, Pereirinha, Índio, Claudinho, Pedro, Rilton, Serginho, Maury.

3 º j o g o : E q u i p e MAURY 1 X 5 Equipe JOÃO CHAVARI

Os gols para Maury: Maury (1), Nei (1), para João Chavari: Marquinhos (1), João Chavari (1), Wa-shington (1), Odorico (1), Getulio (1).

E q u i p e M AU RY goleiro: André, Pereiri-nha, Índio, Claudinho, Pedro, Rilton, Serginho, Maury.

Equipe JOÃO CHA-VARI goleiro: Valter, Ja-pão, Adalberto, João Cha-vari, Getulio, Washington, Marquinhos, Odorico

4º jogo: Equipe JOÃO CHAVARI 2 x 1 Equipe GERSON

Os gols para João Chavari: Marquinhos (1), Getulio (1), para Gerson: Fred (1)

Equipe JOÃO CHA-VARI goleiro: Valter, Ja-pão, Adalberto, João Cha-vari, Getulio, Washington, Marquinhos, Odorico

Equipe GERSON go-leiro: André, Gaúcho, Ba-tista, Gerson, Fred, Gilson, Devanir, Ferrari.

Segundo o regula-

mento do Futebol So-ciety dos amistosos dos Amigos do Maury e Ser-ginho da Ferroviária, o vencedor de duas parti-das será considerado o campeão da rodada de domingo de manhã, no campo society da Ferro-viária, portanto, a gran-de campeã desse domin-go, dia 29 de janeiro foi a equipe do João Chavari, A equipe campeã foi for-mada por: goleiro:Valter, Japão, Adalberto, João Chavari, Getulio, Wa-shington, Marquinhos, Odorico.

No último fim de se-mana, registramos quatro partidas amistosas de fute-bol: no campo da ADPM/ 24 de maio e no campo da Fazenda Lageado, onde foram marcados 17 gols. O estádio Dr. Acrísio Paes Cruz está fechado para ma-nutenção, mas os campos da Vila Maria, Fazenda Lageado, ADPM e Hidro-plas, todos esses campos são alugados para fins de futebol. Vamos praticar esportes, pois esporte é saúde e lazer.

Resultados Data: 28 de janeiro,

sábado, campo: ADPM/ 24 de maio

15h - VET. ADPM 2 X 1 PARDINHO F.C

Os gols para Vet. ADPM: Marcola (1), Buiu (1), para Pardinho: Gui-lherme (1).

VET. ADPM: goleiro: Sandrinho, Murilo, Edi-nho, Pedrão, Silvio, Mussi, Modesto, Fabinho Choco-late, Agenor, Carlos Alber-to, Marcola, Buiu, Renan, Veloso, Chico Pilan, Leo, Barbosa, Nadinho, Baby. Técnico e árbitro Fabinho Chocolate.

PARDINHO F.C go-leiro: Willian, Kleison, Everton, Celso, Mussun,

Guilherme, Mateus, Leo, Giovani, Paulinho, Laudo, Allesi, Rafael, Vicente, Caboclo.

No mesmo campo:17h - ADPM/MAR-

COLA 4 X 0 SÃO PAU-LO( AVARE)

Os gols para ADPM: Luizinho (2), Ricardo Tor-res (1), Vander (1)

A D P M / M A RC O -

LA goleiro: Juninho, Ed-milson, Juliano, Xuxa, Alemão, Roma, Caetano, Luizinho, Ricardo Torres, Vander, Willian Darros, Marçal, Veloso, Mane. Téc-nico: Zé Roberto, árbitro, Godoy.

SÃO PAULO( AVA-RE) goleiro: Max, Daniel, Alexandre, Dú, Okishi, Alemão, Denílson, Rubi-nho, Chico Paiva, André,

Renato, Ronaldo, Fernan-do. Técnico: Toco.

Data 28 de janeiro, sábado, campo: Fazenda Lageado

15h IPIRANGA F.C. 2 X 2 FAMILIA F.C.

Os gols para Ipiranga: Luciano (2), para Família: Negão (1), Risada (1)

IPIRANGA F.C. golei-ro: Joaquim, Rene, Carlos, Roger, Nildo, Juca, Lucia-no, Wilians, Paulo Lopes, Vanderlei, Rodrigo, Luis Fernando, Edivaldo, Vitor, Caíque, Yuri. Dirigente Téc-nico e jogador Paulo Lopes, árbitro: Anselmo.

FAMILIA F.C. golei-ro: Mario, Rogério, Paulão, Bruno, Floriano, Gustavo, Biro, Wellington, Ceará, Macalé, Naldinho, Alex, Negão, Robson, Leandro, Risada, Ernesto. Técnico e jogador Rogério.

No mesmo campo:1 7 S I N D I C ATO

DOS FERROVIARIOS 4 X 2 AMIGOS DO GOR-DO

Os gols para Sindica-to: Diego (3), Rafael (1), para Amigos do Gordo: Juninho (1), Denílson (1).

SINDICATO FER-ROVIARIOS: goleiro: Danilo, Torto, Pelares, Pe-dro Paulo, Adélio, Mocó, Peru, Cláudio, Diego, Rafael, Marcos Salomão, Bruno, Souza, Erick, Ju-lio, Zanetti, Caju. Técnico e jogador Helio Masquet-ti, árbitro: Martinho.

AMIGOS DO GOR-DO goleiro: Denis, Alex, Jean, Denílson, Xandy, Zé Haroldo, Gelson, Ro-gério, Ariel, Douglas, Le-andro, Paulinho, Juninho, Emerson , Maradona , Gordo. Técnico e joga-dor Gordo.

Maury, Rodolfo, Edinaldo, Lê, Toshio, Leandro, Lean-dro Belezinha, Antero.

Em 14 partidas, a equipe A* com 04 vitórias, 01 empate, 08 derrotas, e o jogador, Maury com 06 gols marcados, foi o arti-lheiro principal da equipe A.

Em 14 partidas, a equipe B* teve 08 vitórias, 01empate, 04 derrotas e o jogador Jonatas como vice artilheiro com 05 gols marcados.

Destaque para a equi-pe B: formada por Juliano, Rodolfo, Silvião, Jonatas e Leandro.

Amistoso de Futsal, no Ginásio Municipal Pacheco do Jardim Paraíso

Jogos amistosos do futebol varzeano

VET. ADPM em amistoso

Futebol Society da Ferroviária amigos do Serginho e do Maury

Amigos do JaiminhoEquipes futebol Society da Ferroviária

fotos Maury Torres

Page 20: Edição 278

De 04 a 10 de fevereiro de 2012 maisBOTUCATU

20A www.maisbotucatu.com.br+ esporte+ esporte

PROMOÇÃO AAF

Título familiar R$ 100 Título individual R$ 50Associação

AtléticaFerroviária

Aproveite a super promoção de títulos para ficar sócio de um dos maiores clubes da região

•A manutenção é paga mensalmente, através de boleto bancário

Manutenção R$ 75 (familiar) R$ 45 (individual)

Agende uma visita. Mais informações 3815-3072www.aafbotucatu.com.br

No Brasil, estamos em 2012. Para os chineses, 4710, o

Ano do Dragão, como a cultura milenar oriental preconiza. Para celebrar a data, a Academia Shao-lin Botucatu de Kung Fu promoveu, no sábado, 28 de janeiro, a chegada da nova era com uma série de apresentações alusivas à ocasião.

Desde demonstrações de lutas a movimentações do Tai Chi Chuan- técnica que proporciona meditação através dos movimentos-, o público presente também

conheceu mais caracterís-ticas dessa arte marcial li-gada às tradições chinesas. Coreografias com bastões, espadas e armas usadas no kung fu fizeram parte das celebrações.

O ponto alto foi a de-monstração da Dança do Leão, que pela tradição oriental, é realizada em ca-samentos, festas e inaugu-rações como anseios de boa sorte ao local e às pessoas. A roupa foi encomendada diretamente da China.

Toda a celebração do Ano Novo Chinês, segundo o professor Fabrício Osaku,

visa difundir a cultura chi-nesa e também reforçar a data que celebra um dos períodos mais aguardados por muitos países orien-tais. “O Dragão, segundo o horóscopo chinês, é o mais forte e poderoso dos signos chineses. Sempre é associado à riqueza, feli-cidade e boa sorte. Para os orientais, há a crença de ser um período propício a negócios e idéias”, frisa.

Sobre a Academia Shaolin Botucatu de Kung Fu

A Academia Shaolin Botucatu foi fundada em

Estão abertas as ins-crições para as aulas de natação voltadas a bebês a partir dos 6 meses de idade. As aulas são ministradas duas vezes por semana, às terças e quintas-feiras, das 17h45 às 18h15, nas

piscinas térmicas da hi-droginástica.

Serviço – As inscri-ções devem ser feitas na Secretaria de Esportes da AAF. Mais informações: 3815-3072.

O diretor de Esportes da Associação Atlética Ferroviária (AAF), Pedro Dias, que também atua como coordenador do De-partamento de Futsal da Associação Atlética Botu-catuense (AAB) e preside a Liga Botucatuense de Futebol, é o novo diretor da Federação Paulista de Futsal. O professor assu-me o cargo de diretor do Departamento de Provas Populares Interior Maiores.

Kung Fu

Shaolin Botucatu resgata tradição oriental e celebra Ano Novo Chinês

2008 e conta atualmen-te com cinquenta atletas. Também oferece aulas de Boxe Chinês e aulas de Tai Chi Chuan.

Contatos podem ser feitos pelo telefone (14) 3354-4001 ou pelo email [email protected]. Informações sobre treinos, torneios e novida-des da academia, acesse também o blog oficial: www.shaolinbotucatu.blo-gspot.com. A academia está localizada na Rua Manoel Rodrigues Antu-nes, nº 104, na Vila dos Lavradores.

profissional

Diretor de Esportes da AAF é o novo diretor da Federação Paulista de Futsal

bebês

A.A. Ferroviária abre inscrições para aulas de natação

Aulas são voltadas a bebês a partir dos 6 meses

Shaolin Botucatu resgata tradição oriental e celebra Ano Novo Chinês

Fotos divulgação

Page 21: Edição 278

De 04 a 10 de fevereiro de 2012maisBOTUCATU

21Awww.maisbotucatu.com.br

Nosso e-mail [email protected]

+ esportesuíço

Estão abertas as ins-crições para o XX Cam-peonato do futebol Suíço da Associação Atlética Botucatuense. A competi-ção deste primeiro semestre vai homenagear o senhor “Ernesto Conte” (in me-

morian), representada por sua família. As inscrições podem ser feita do Depar-tamento de Esportes até o dia 13 de fevereiro. A última edição contou com a participação de cerca de 350 sócios.

O botonista Luis Fer-nando (AAB/Vila Olímpi-ca) foi o autor do milésimo gol da 1ª Copa TV ALPHA de Futebol de Mesa. Ele atingiu o feito na 30ª ro-dada da competição, que conta com a participação de 19 botonistas, realizada na última semana. Pelo fei-to, Luis receberá um troféu durante a festa de encerra-mento do campeonato.

A Copa TV ALPHA está sendo disputada no sistema de Turno e Retur-no com 38 rodadas (igual ao Brasileirão de Fute-bol), onde será campeão o jogador que somar o maior número de pontos ganhos. Os 10 primeiros colocados permanecerão na Série A (1ª Divisão).

Do 11º ao 19º lugares se-rão rebaixados para a Série B (2ª Divisão).

Dois botonistas da AAB lutam pelo TítuloApós o término da

rodada que teve 27 gols marcados, a Copa atin-giu a marca de 1.011 gols marcados em 294 jogos realizados. A disputa pelo Título da Copa TV AL-PHA Futebol de Mesa está entre três jogadores: Márcio Rangel (AAB / MR Transportes / A Li-banesa / Auto Mecânica Eduardo / Interativa FM) com (78 pontos), Paulo Ro-gério (AAB / Botões PRP / BEC) com (73 pontos) e Lourival Júnior (Induscar) com (72 pontos).

Continuam abertas inscrições para Campeonato da AAB

botãoAtleta da AAB atinge milésimo gol na 1ª Copa TV Alpha

A 1ª Academia ao Ar Livre de Botucatu, instalada em janeiro

de 2011 nas dependências do Ginásio Municipal de Esportes “Mario Covas”, continua sendo uma das grandes atrações de esporte e saúde no município. Fruto da bem sucedida parceria entre a Unimed de Botucatu e a Prefeitura Municipal, a Academia é um presente aos moradores da cidade.

Desde sua inaugura-ção cada vez mais mora-dores frequentam o local para prática de atividade fí-sica. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Esportes, atualmente cerca de 800 pessoas por dia utilizam a área para se exercitar. Outro dado interessante é que nem a chuva ou o frio espantam

os usuários, frequentadores fiéis da Academia ao Ar Livre mesmo em condições adversas.

A Secretaria Muni-cipal de Esportes man-tém os equipamentos, que encontram-se em ótimas condições de uso. O órgão também mantém monitores de Educação Física, que informam e dão apoio aos frequentadores que se exer-citam nos equipamentos.

A Academia ao Ar Livre funciona todos os dias até às 21 horas. São 22 equipamentos de fácil utilização, que possibilitam o exercício de todos os gru-pos musculares do corpo, permitindo o cultivo de uma vida saudável.

Essa é uma ótima dica para aproveitar os dias de verão na cidade!

qualidade

Primeira Academia ao Ar Livre de Botucatu completa 1 ano

DE PÉ: BOSCO; SHIRLEY LESSA; SPADOTTO; ADEMIR FIORETTO e o Corintiano VALDIR DUARTE ( técnico, o Tite de hoje)... ABAIXADOS: PAULO XIXA; ORLANDINHO; JOEL GALHAR-DO e o CHICO SERRÃO...

= B A N E S P A – F U T S A L =Hoje adormecido, porém, em um passado não muito distante, o tradicional Campeonato de Futebol

de Salão dos Bancários de nossa cidade, apresentava grandes espetáculos aos amantes do esporte da bola pesada de nossa cidade, que durante sua disputa lotavam nossos Ginásios.

Uma das equipes de proa que disputava essa competição era a do antigo BANCO BANESPA cujo esquadrão posa na foto anexa assim alinhado:

“Tempo bão que ao que tudo indica não vórta mais...

Grande elasticidade é uma das principais qualidades que todo goleiro que se preza necessita possuir para uma perfeita atuação embaixo dos “treiz paus”.

Retiramos de nosso arquivo pessoal as fotos anexas que retratam bem essa afirmação onde podemos observar:

NA FOTO DE Nº 1 o goleirão estrangeiro Hernandez praticando difícil defesa de “mão trocada”.NA FOTO DE Nº 2, mais antiga, o também goleirão, nosso fraterno amigo CELSO PIZZARRO bus-

cando a “redonda”com ambas as mãos lá no “ninho da coruja”...São estilos diferentes de defesas para uma mesma situação mas ambas muito difíceis de serem executadas...

=SE É FOTO É FATO=

=PERGUNTA DA SEMANA=Ao ver um avião de passageiros sobrevoando

a floresta, o canibalzinho pergunta:P-Pai caniba, aquele pássaro grande ali é bom

de comer???R-Só o recheio filhinho, o resto é caca!!!

=E P Í L O G O=“TODO MUNDO

É CAPAZ DE DOMINAR UMA DOR, EXCETO

QUEM A SENTE”...

Unimed

Page 22: Edição 278

De 04 a 10 de fevereiro de 2012 maisBOTUCATU

22A www.maisbotucatu.com.br

CMYK

Page 23: Edição 278

www.maisbotucatu.com.br 04 a 10 de fevereiro de 2012 Caderno ofertas no

classificados200Mais de

Clarissa Athayde

Prestes a completar 18 anos de fundação, a Rádio Criativa FM parece ter muito o que comemorar. Considera-da uma das principais rádios da região, a emis-sora investiu em moder-nização e na qualidade de sua programação.

Em entrevista à re-portagem do Jornal Mais Botucatu, o admi-nistrador de empresas, radialista e gerente da Rádio Criativa FM, An-derson Luis Pellegrini França (30) fala sobre a trajetória da rádio. Há 11 anos, França acom-panha o dia-a-dia da emissora, e se diz um apaixonado pelo rádio. Confira os principais trechos.

Jornal Mais - O que mais o encanta no rádio?

Anderson França - O rádio é uma paixão in-terminável. O rádio tem o poder de fascinar as pessoas mesmo com to-das as tecnologias possí-veis. Com todos os avan-ços, o rádio consegue ser o meio de comunicação mais rápido.

Jornal Mais -Conte um

pouco sobre a história da Rádio Criativa FM.

Anderson França - A Criativa FM foi inaugu-

Rádio Criativa FM alavanca audiência

Fotos: Divulgação

rada em abril de 1994, ou seja, há quase 18 anos, sendo desde sua transmissão inaugural ,uma revolução no rádio do interior. Seu primeiro proprietário foi o ex-de-putado Samir Achoa (fa-lecido), que era um apai-xonado pelo rádio. Pela primeira vez, chegava a Botucatu a qualidade de som e programação que antes apenas as rádios da capital possuíam. Em 2002, a emissora foi adquirida pelo Dr. Jorge Germano, atual proprietário. Tivemos um salto de qualidade desde então. E com o passar dos anos, a Cria-tiva FM foi se moderni-zando, se adequando ao mercado, ao seu público alvo, e hoje é uma rádio com uma programação diversificada, levando para o ouvinte e anun-ciante muita informação e entretenimento.

Jornal Mais - Nos úl-timos anos, a Criativa tem conquistado ainda mais ouvintes. Na sua opinião, a que se deve esse sucesso?

Anderson Fran-ça - Encontramos u m a f ó r mu l a para agregar to-dos os gostos, todas as faixas etárias, colo-camos em nos-

sa grade tudo o que o ouvinte quer, ou seja, música, interação, in-formação. Hoje, posso dizer que essa fórmula tem alavancado cada vez mais nossa audiên-cia. Contamos com uma equipe eclética e talento-sa que permite isso.

Jornal Mais - Atual-mente, quais são os pro-gramas da grade?

Anderson França - Te-mos pela manhã o Som da Nossa Terra, que leva o melhor do sertanejo, Vida e Paz, Bom Dia Criativa, que na minha opinião é o melhor jor-nal do rádio botucatuen-se, Temos o Caixa Preta, que é sucesso absoluto em todas faixas etárias. Na hora do almoço, temos o Dário 98 e o Esporte 98, que levam ao ouvinte a informação ágil. Na parte da tarde total interação, destaco o Click Criativa, que é uma revista eletrônica no Rádio e o Batidão

Sertanejo com o me-lhor do Sertanejo Uni-versitário. Na parte da noite, temos o Pediu Tocou onde o ouvinte e o internauta participam de forma muito ativa, temos ainda o Curtição Criativa às sextas das 22 à meia-noite com Lique Tavares e o Angelo Za-notto. Sem contar com os programas do final de semana, onde desta-camos o Arquibancada Criativa aos sábados, e o Domingo Sertanejo e Roda de Samba aos domingos. Não posso esquecer o Futebol em

parceria com a rádio Estadão/ESPN que

aparece em todos os dias de jogos, seja durante a semana ou f i -nais de semana. E acrescento os diversos progra-

metes durante a programação, eles

falam de humor, c o m p o r t a m e n t o,

meio ambiente, merca-do de trabalho, entre outros.

Jornal Mais - O jorna-lismo da Rádio Criativa é um dos mais atuantes hoje, em Botucatu. Foram feitos novos investimentos neste setor?

Anderson França - Sim, temos o Bom Dia Criativa, que é nosso carro chefe, que agre-ga os melhores profis-sionais do setor, como Júnior Quinteiro, Erick Facioli, os nossos re-pórteres Elizeu de Lima e Nivaldo Ceará, que fazem um trabalho im-parcial e opinativo de muita qualidade. Neste ano, teremos mais no-vidades, e isso demanda mais investimentos, não tenha dúvida.

Jornal Mais - Quais são os projetos da rádio para 2012?

Anderson França - Muitos eventos, Botu-

catu tem muito potencial e vamos explorá-lo. Os ouvintes e o povo de Bo-tucatu e região podem esperar que vêm muita coisa boa por ai.

Jornal Mais - No final do ano passado, a Rádio Criativa FM e o Jornal Mais Botucatu firma-ram uma parceria inédita na Cidade. Chamada de Central Multimídia, essa união tem gerado bons frutos. O que você tem achado da parceria?

Anderson França - Posso afirmar que es-tamos ainda mais for-te, tanto tecnicamente como comercialmente falando. Essa parceria já rendia muitos frutos antes de ser oficializada, agora os resultados são mais flagrantes e eviden-tes. Essa parceria com o Jornal Mais Botucatu, Revista Botucatu Espe-cial e Revista MUD tem muito o que render, esta-mos apenas no começo.

O rádio tem o poder de fascinar

as pessoas mesmo com todas as tecnologias

possíveis.

Equipe da Rádio Criativa - Júnior Quinteiro, Thiago Lucas, Anderson França e Elizeu de Lima

Anderson França, gerente da Rádio Criativa FM

Page 24: Edição 278

04 a 10 de fevereiro de 20122Bwww.maisbotucatu.com.br

Rubens de Almeida (Alemão)

Prezado leitor, nesta semana gostaria muito de falar um pouquinho so-bre o produtivo encontro visando o futuro do fun-cionamento do Hospital Sorocabana, realizado na quarta-feira que passou, no auditório Ciro Pires.

Também é verdade que dois temas palpitan-tes, que vêm chamando a atenção de todos os pau-listanos (o uso “indevido” das tais sacolinhas nos supermercados e a lei que tenta coibir o consumo do álcool) me motivariam a tecer uma manifestação equilibrada, no entanto....

A vida é bem assim, sem que antes estejamos preparados, vem lá uma notícia espantosa, dessas que pegam todo mundo de surpresa e, sem piedade, sufocam o nosso coração.

Foi exatamente isso que aconteceu na madru-gada da última quinta--feira (26/01) quando nos chegou a triste informação do grave acidente automo-bilístico ocorrido na Ro-dovia Marechal Rondon, que vitimou um casal de amigos de muita gente na cidade. Que notícia triste! Como foi difícil acreditar que, mais uma vez, fomos surpreendidos por esse “fenômeno”, chamado morte, que não escolhe nome, hora e, muito me-nos, o dia de chegar.

Desta vez, perdemos

não só um amigo, mas sim, duas criaturas mara-vilhosas, dois namorados apaixonados que eram adorados por uma imensi-dão de pessoas, muito es-pecialmente, por aqueles que faziam parte do seu cotidiano. Lamentavel-mente, em meio a muitas lágrimas, tivemos que aceitar a vontade DELE, o nosso PAI, que, de uma só vez, levou para ir morar ao seu lado meus amigos Edson Antônio e Regina Rosa, duas pessoas com as quais, há vários anos, compartilhei uma amiza-de e pude contar com a solidariedade de ambos.

Às vezes me pergun-to: por que essa nossa vida é tão misteriosa. O quê explica duas pessoas saudáveis, cheias de es-peranças, comprometidas com tudo aquilo que fa-ziam, admiradas por seus colegas e familiares, de bem com a vida, enfim, duas figuras maiúsculas, completamente voltadas para o bem, nos deixarem de maneira tão repenti-na? Com certeza, essa pergunta nenhum de nós conseguirá responder.

Quis ELE também, que a maior riqueza desse admirável casal, a peque-na Bianca, não estivesse acompanhada dos seus pais nessa trágica viagem (senão, a tragédia seria ainda maior) e permane-

cesse conosco por mais algum tempo. Certamen-te ELE, com todo o seu Poder saberá comandar os destinos dessa precio-sidade de apenas 16 anos, abençoando todos os seus passos e, principalmente, dando forças para que possa superar esta triste e lamentável situação.

“Nóis” que fazemos parte de um grupo ma-ravilhoso de pessoas do bem, que executa com muita dedicação o projeto “CRIANÇA FELIZ” e, duas vezes por ano, (no Dia das Crianças e às vés-peras do Natal), dedica-mos parte do nosso tempo a muitas crianças carentes, estamos enfraquecidos com a inesperada partida de ambos.

A saudade, certamente vai apertar e, por muito tempo, será nossa com-panheira; porém, caros amigos, devemos ter con-vicção de que Deus nos confortará.

Sempre que uma fatali-dade desse porte acontece, vem em minha mente algumas das muitas mú-sicas que conheço que retratam a partida para o outro mundo. Muitas delas confirmam que de fato, estamos neste mundo incerto só de passagem.

Pelo fato desse trágico acidente ter ocorrido num tempo de muita chuva, confesso que, durante

aquele dia inteiro, lem-brei-me do trecho de uma bela canção (CHUVA CAI LÁ FORA), interpretada pela dupla sertaneja Zezé Di Camargo & Lucia-no: “... como a água vai procurando o mar; sem dizer adeus, foi pra não voltar...”.

Até qualquer dia, esti-mados amigos. Com cer-teza, um dia, voltaremos a nos encontrar. Descansem em paz, inesquecíveis e já saudosos “companheiros de estrada”.

Com o coração mui-tíssimo apertado, envio o meu carinhoso abra-ço desta semana a todos os meus companheiros do Projeto “CRIANÇA FELIZ” (Braw Tonini, André Ricardo Teixei-ra Pinto, Luiz Fernando Nali, Doutor Mário Ro-que Simões, Sérgio Rossi, Capitão Salvador Theodo-ro, Jaiminho Contessotti, Ronaldo da Silva e João Silvio Abílio). Queridos amigos, certos da nossa permanência temporária por este mundo e de nossa insignificância, vamos em frente, fazendo hoje o que pudermos por um mundo melhor, pois a vida é só o agora, o amanhã pertence a Deus.

Cinema

Ariovaldo Di Creddo

Solidariedade

Jesumina Domene Dal Farra(Professora e escritora)

Crônicas da cidade

Das estrelas que bri-lham no céu, uma caiu para acompanhar um anjo que quis ser menino para habitar, na terra, como encomenda esperada.

Deitado sobre o berço rendado de ternura e en-volvido pelo véu do acon-chego, Frederico chegou como um lindo e rechon-chudo bebê, esperado com ansiedade e acolhido com alegria no lar do jovem casal Marcela e Fábio.

Tão pequeno e tão frá-gil, mas ao mesmo tempo, tão grande e poderoso, veio para mexer na estrutura fa-miliar onde, Marcela virou

mãe e Fábio virou pai. Mesmo sem trono e

nem cetro, mas com a co-roa de primogênito, Frede-rico construiu um reinado familiar, tendo a seus pés, os avós, tios e primos como súditos e admiradores.

Olhando, agora, para o fruto de seu amor, os pais curiosos, procuram nele tudo o que há em ambos e nos demais familiares.

Aos poucos, a desco-berta vai revelando em cada gesto do pequeno ser, a semelhança procurada, identificada no tamanho dos olhos, na pequenez da boca, na profusão dos

cabelos, na cor da tez que, morena, se mistura com o carmim da face para a cer-teza de um garoto robusto e saudável.

As raízes anunciam a terra fértil onde foram plantadas; o sangue arterial da hereditariedade corre, como seiva, para levantar a árvore frondosa, de frutos bons.

Como será esse me-nino?

Será tudo aquilo que receber da responsabilida-de paterna, como água a regar o broto indefeso.

O mundo quer colhê-lo como hóspede ilustre, mas

isso só acontecerá depois que os primeiros passos titubeantes, preparados no lar, sejam passos largos e firmes para pisar na pas-sarela do futuro.

De todas as estrelas que brilham no céu, aquela que acompanhou o menino, virou seu anjo da guarda que, sem saber, trouxe uma criança iluminada asper-gindo bênçãos de Deus so-bre uma família agraciada e agradecida.

Frederico chegou ....

Uma bela surpresa do cinema brasileiro. Selton Mello que estreou na direção com “Feliz Natal” (2008), nos dá um dos mais belos filmes sobre o mundo do circo. Retrata a vida dos artistas de um circo mambembe que percorre o interior do Brasil, levando alegria para as populações. O otimismo para uma vida melhor está impresso no próprio nome do circo: Esperança.

No circo, a dupla de palhaços Pangaré e Puro Sangue é a sensação das crianças e adultos. Embora divirta as platéias, Benjamim/Pangaré (papel de Selton Mello) não se sente feliz. Sempre está triste e solitário. Quer mudar de vida. Tem que cortar os laços familiares, com seu pai que é o palhaço Puro Sangue (papel de Paulo José) e dono do circo, e com os demais integrantes. Numa das cenas mais emocionantes do filme, ele despede-se de seu pai e dos demais e vai em direção a cidade para trabalhar em outra profissão, ter carteira profissional, ser uma outra pessoa. Pouco tempo depois, vê que aquele não é o seu lugar. Volta para a sua família, volta para o circo. Assim como em “Feliz Natal”, também em “O Palhaço”, Selton Mello valoriza e enaltece o núcleo familiar. Valoriza a esperança.

Vemos muito do universo fantástico de “Os Palhaços” (1970), semidocumentário sobre o circo e os palhaços feito por Federico Fellini (1920-1993), como também mulheres de seios fartos, belas imagens circenses e um visual arre-batador. Há referências ao grande cômico francês Jacques Tati (1907-1982), maior humorista do cinema na França. Direção de arte de Cláudio Amaral Peixoto é contagiante, assim como a trilha sonora de Plínio Profeta, lembrando o grande Nino Rota, dos filmes de Fellini.

No elenco ainda destaques para a garotinha Larissa Manoela, Teuda Bara (do grupo Galpão), Jorge Loredo (o Zé Bonitinho da Praça é Nossa) e Moacyr Franco. “O Palhaço” conquistou na última edição do Festival de Paulínia os prêmios de melhor direção (Selton Mello), ator coadjuvante (Moacyr Franco), roteiro (Selton Mello e Marcello Vindicatto) e figurino (Kika Lopes).

O personagem de Benjamim, o palhaço Pangaré, é obcecado por ventiladores. Isso fica evidente em muitas cenas. Em uma entrevista, quando do lançamento, Selton Mello explicou que aquele objeto de desejo foi uma forma de expor “a idéia do círculo, de estar sempre rodando e correndo atrás dos sonhos, de chegar aonde quiser, mas, ainda assim, ter de voltar ao braço para se redescobrir”. Um roteiro emotivo, uma jornada de riso, drama, melan-colia e uma direção brilhante, fazem de “O Palhaço”, um dos filmes que dá esperança ao cinema brasileiro. Uma Jóia. Imperdível.

O Palhaço

Frederico chegou...

“... Como a água vai procurando o mar; sem dizer adeus, foi ‘pra’ não voltar...”.

Page 25: Edição 278

04 a 10 de fevereiro de 2012www.maisbotucatu.com.br

3B

Jairo Pires de CamposColuna do Jairo

O Herval era uma “figu-ra”! Precisava mesmo que existisse. Era funcionário de carreira ocupante do cargo de Postalista do Qua-dro de Pessoal Permanen-te da Diretoria Regional dos Correios e Telégrafos (DRCT.) de Botucatu. Era casado com Lina Cassetari Portella, também funcio-nária da mesma reparti-ção. Gente simples, alegre,

comunicativa. Era pessoa bastante habilidosa, ver-sátil e detentor de inúmeras qualificações que lhe ca-pacitavam invejavelmente para o exercício de funções diversificadas tanto na re-partição como na vida pri-vada. Faleceu em Botucatu no dia 22/01/1996, com 88 anos de idade. Está sepul-tado no Cemitério Portal das Cruzes.

Colhi nos meus regis-tros para integrar esta maté-ria com destaque, duas pas-sagens das quais o Herval foi protagonista, aconteci-das no correio quando em trabalho e que me parecem interessantes para serem contadas. Ei-las:

Cadê a sola doborzeguim do carteiro ?

Antigamente (décadas 1940 e 1950) o correio

possuía entre outros veí-culos, uma possante moto-cicleta italiana vermelha, marca “Indian” – 1200 CC -, para cujo emprego na execução de variadas tarefas de transporte de cargas, principalmente de malas postais, era equi-pada com um “side-car” agregado à sua direita. E quem a pilotava era o Her-val. Ele gostava de sentir velocidade, vento forte no rosto livre (não existia capacete), para isso sabia bem usar o acelerador da Indian” que respondia a contento ao convite do piloto. Certa ocasião, segundo relato da época, dirigindo Herval essa po-tente máquina subiam a Av. Sant’Anna com desti-no ao correio (atual prédio da Prefeitura). Ocupavam o espaço do “side-car”,

Herval de Camargo Portella

várias (!) pessoas amon-toadas, todas em pé, pois o dispositivo não possuía banco para acomodação de passageiro. Era veícu-lo cargueiro. O Herval se divertia com a peripécia da situação e todo mun-do ria! Mas eis, que de repente, dado o excesso de peso, parte do soalho do “side-car”, que era de tábuas, quebrou e cedeu. E antes que Herval se desse conta do inesperado fato e freasse a moto, um carteiro, com um pé afun-dado para fora e preso na fresta aberta no soalho, já tinha tido a sola da botina arrancada com o contato com o chão. Felizmente não houve maior gravida-de para a vítima, resultan-te do incidente, além de entorse do pé e algumas escoriações.

- “Dioguinho”-

Neste sábado,4, na Igre-ja A Palavra da Salvação (Rua Maria Rosa Santiago, 1 – próximo a rodoviária), o “ Grupo de Jovens Con-quistando as Nações” pro-moverá o Sábado Jovem. O evento será realizado a

Foi definida a progra-mação do Carnaval 2012 da AAB. Serão realizadas uma noite de folia e duas matinês para as crianças. A festa começa no sábado, dia 18, a partir das 22 horas, no salão social com a Banda 5ª Dimensão. Sócios tem entrada franca e não sócios pagam R$ 30,00 (R$ 15,00 meia entrada). As mesas podem ser reservadas na se-cretaria do clube e custam

Clarissa Athayde

O poeta Aléssio Di Pascucci se prepara para lançar seu terceiro livro, desta vez intitu-lado “Palavra Saliva”. O lançamento ocor-rerá no início do mês de março, na Livraria Dom Luccio.

Em seu mais novo livro de poesias,

D i P a s c u c c i traz a essên-cia do ser hu-mano. Nes-ta obra , o prefácio foi escrito pela

p o e t a p a u -lista, Eunice

Arruda.O livro foi con-

Aléssio Di Pascucci lança seu terceiro livro

lançamento

diversão carnaval

Foto: Clarissa Athayde

templado pelo progra-ma de Incentivo à Pro-dução Artística-Cultu-ral (Pipa), da Secretaria Municipal de Botucatu, e contou com o apoio do Departamento Cul-tural da Unimed.

O artista conta um pouco sobre seus dois ou t ros l iv ros. “Em 2007 lancei ‘Pele’, o meu primeiro livro de poesias. A obra teve como prefácio um texto da escritora portuguesa Ana Vieira e um texto de contra-capa, falando sobre minha poesia, escrito pela poeta botu-catuense Maria Lúcia Dall ‘Farra’, conta. “Em 2010, publiquei o livro infantil ‘Letras

Lúdicas’. Neste livro, o dramaturgo Alcides Nogueira escreveu um texto para contra-capa do livro”, relata.

Trajetória – Com vasta experiência cultu-ral, Aléssio Di Pascucci já atuou, dirigiu e foi cenógrafo em teatro; atua nas mais diversas áreas de artes visuais e plásticas; além de com-por canções.

Serviço:Atualmente, Di Pascuc-ci busca parceiros para patrocinarem o coquetel de lançamento de seu ter-ceiro livro. Interessados podem entrar em contato pelo email:[email protected]

Evangélicos promovem Sábado Jovem

partir das 19h30 e contará com as participações da banda Segunda Casa, MC Uriço, Bilga, Dani e André e Cia de Juda.

Mais informações:9745-5523

AAB define programaçãoR$ 40,00. As matinês serão realizadas no domingo, dia 19, e na terça-feira, dia 21, das 15 às 18 horas, também no salão social. Os associa-dos não pagam entrada. Para os convidados o valor é de R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia entrada). A matinê de domingo será comandada pela banda 5ª Dimensão e a de terça pelo DJ da Rádio Criativa, Thiago Lucas.

Page 26: Edição 278

04 a 10 de fevereiro de 20124Bwww.maisbotucatu.com.br

AnimaisShitzu macho e fêmea vacinados - pedigri 9128-0939 | Lilian ou Carlos

Filhotes de gato persa. R$ 300,00 (macho) e R$ 350,00 (fêmea), cores red, creme e branco. F: 97581397 - Gisele

Filhote de labrador fêmea - amarela - 90 dias 3882-0247 | Elza

Yorkshire macho - com10 meses R$ 900,00 (negociável) 9633-9638 | Mônica

Procura-se Cachorro da raça Maltes - Branco Problema de saúde 3815-3294 | Clelia

Procura-se Cachorro da raça Poodle - Branco gravata azul sumiu na Vila Pinheiro 3882-5670 | Elza

Pastor Alemão Filhote 9606-5257

Filhote de Poodle Toy branco - 4 meses 3882-0247 | Elza

Ponei fêmea - R$400,00 9745-3500 | Josemar

Filhotes de Poodle R$120,00 9692-7698 | Rodrigo

Gato persa branco macho 2 meses R$ 300,00 96140161 | Daiana

Blue Heeler e Pastor Alemão a partir de R$300,00 9611-5887 | Solange

DiversosCadeira de alimentação Galzerano - R$ 120,00 9614-0161 | Daiana

Carrinho de bebê, passeio, verde. R$ 40,00 F: 96124611 - Adriana

5 cornetas para carro. R$ 60,00 cada 3815-3455 | Livaldo

Módolo automotivo Buster - seminovo - R$ 380,00 3815-3455 - Livaldo

Alto falantes de 12 R$ 250,00 e R$ 150,00 3815-3455 | Livaldo

Bicicleta azul - 18 marchas - R$ 100,00 3815-3455 | Livaldo

Vitrô de ferro 3,80x1,50m - R$ 500,00 3815-7382 | Rosangela

Carreta 2,50 x 1,40 metros guarda alta - R$ 3.000,00 - 9620-5669 | Andréia

Manequim masculino - R$ 50,00 3814-6235

Telescópio zoom x600 - R$ 190,00 3814-0594 | Marcelo

Fritadeira 18 lts - R$ 600,00 3814-3105 | Silvia

Cadeira escritório vermelha - giratória - R$ 75,00 3814-6235

Esteira Elétrica com monitoramento - semi-nova - capacidade 100kg R$ 400,00(facilita o pagamento ou troca por computador completo) 3882-3175 | Silvia

Aquário +/- 50lts - R$ 60,00 3882-2014 | André

Bicicleta ergométrica Caloi - R$ 260,00 3882-2014 -| André

Capacete Cinza - Nº60 R$35,00 3815-2453 | Roseli

Cadeira de papinha Galzerano - unissex - R$ 120,00 9614-0161 Daiana

Capota de fibra com vidro para F-1000 - F-4000 ou D-20 - R$ 400,00 9779-9018 | Edvaldo

Carrinho de bebê rosa - Galzerano e um berço rosa sem colchão seminovos - R$ 150,00 9687-4608 | Ana

Lote de 80 peças de roupas - R$ 80,00 3813-1827 | Janete

Pia de granito preto - 2 mts - R$ 180,00 3882-3242 | Ivonete

Esteira elétrica R$ 350,00 3882-3242 | Ivonete

Carrinho de papinha Galzerano - R$ 120,00 9614-0161 | Daiana

Pistola de pintura alta pressão - ar plex ótimo estado - R$ 100,00 9644-2619 | Marlene

Carrinho de passeio Bandeirantes - R$ 100,00 9614-0161 | Daiana

Quimono karate - infantil grande - $50,00 8151-6330 | Eduardo

Carrinho de passeio com volante - R$ 100,00 9614-0161 | Daiana

Banheira com suporte Galzerano - R$ 130,00 9614-0161 | Daiana

Máquina de Costura

singer - overlock caseado - bordado seminova - R$400,00 3882-4786 | Hermelina

150 tábuas de pinho 2,5m X 30cm X 2cm perfeito estado 3882-4686 | 97186446

Aulas particular 1 ao 5°ano 9708-3019 | Joseli

Barco 6m² - borda alta motor Yamaha - 25hp poucas horas de uso R$ 15.000,00 9798-0655| Eduardo

Kit gás completo - seminovo para veículo - R$1.200,00 9608-6035 | Vivaldo

Piscina 5mil litros - Fibra Nova - R$800,00 9745-3500 | Josemar

Coifa grande inox - R$200,00 9746-5012 | Maria Lúcia

Maca com 2 regulagens - R$ 150,00 9733-0933 | Rodrigo

Vendo pizzaria completa 3813-1279 | Sueli

Alto falante Extreme 12” - módulo Power one 8816-5900 | Marcos

Trailler Reboque Karmann 1991 - branco - R$ 10 mil 8165-0504 | Cesar

Eletro domésticoFritadeira elétrica 18 litros - industrial água e óleo R$ 600,00 9758-2777

Geladeira Frost Free - bege Brastemp - R$ 200,00 9713-7743

Lavadora Brastemp 6kg - semi-nova - R$ 300,00 9782-8205

Troco ou vendo geladeira seminova por um freezer R$120,00 3815-6729 | Adalgisa

Fogão Dako, novo - 5 bocas branco - R$ 600,00 9645-3559 | José Vicente

Geladeira duplex - consul branca - R$ 600,00 3813-3442 | Fabia

Fogão industrial Venâncio - R$ 200,00 9777-1123 | Narlene

Geladeira Brastemp R$300,00 97014634 | Denise

Geladeira Cônsul R$300,00 97014634 | Denise

Tanquinho - R$120,00 9660-7053 | Elisa

Fogão Dako R$ 100,00 97014634 | Denise

Lavadora Eletrolux 8 kg R$ 600,00 - semi-nova 3814-4827 | Patrícia

Geladeira Continental 360 L branca - R$ 500,00 - semi-nova 3814-4827 | Patrícia

EletrônicoTv LG tela plana - 29 polegadas 6 anos de uso - perfeito estado R$ 500,00 9615-7423 | Tina

Computador com mesa e cadeira - R$190,00 8151-6330 | Eduardo

Televisores de 20 e 16 polegadas Sharp colorida, com controle R$ 260,00 cada - 3882-2014

TV Philips tela plana - 21” em ótimo estado - R$ 200,00 3882-5157 | Ana

Projetor LG 2700 Lumens novo na caixa - R$ 1.000,00 9739-9947 | José Roberto

Filmadora Sony grava em mini DVD novo na caixa - R$ 600,00 9739-9947 |José Roberto

Receiver Philips - bom estado R$100,00 9644-2619 | Marlene

SubWoofer 450 RMF - 12 polegadas R$ 150,00 9644-2619 | Marlene

EmpregosContrata-se corretor de imóveis 9798-0655 | Eduardo

Entregador moto 300cc - qualquer região 9692-8077 | Leandro

Precisa-se de manicure com experiência 3814-4729 | Célia

Serviços no setor de gastronomia (Hotéis,

restaurantes, Buffet, Orientação nutricional, treinamento e criação de cardápios) Trabalho há mais de 30 anos no ramo em São Paulo e me aposentei recentemente 3813-4301

Ofereço-me para trabalhar como cuidadora de

idosos durante o dia 9635-0380 | Terezinha

Precisa-se de manicure com experiência 9775-5224 | Alessa

Ofereço-me para trabalhar como doméstica com boas referências 3814-0425 | Renata

Motorista categoria A e D ou ajudante geral 9179-8598 | Anderson

Escola de idiomaFranquia Escola de Inglês no Centro R$300.000 9735-0065

GamesNintendo 64 + 1 controle + 1 jogo R$ 100,00 9731-5630 | Rafael

Compro cartuchos do Nitendo 64 3815-9712 | Bruno

Playstation 3 Novo - 2 controles - R$850,00 3815-7773 | Felipe

Jogo PS3 Transformer Cyber Tronic R$ 130,00 9731-5630 - Rafael

Nitendo DFI rosa - destravado 25 jogos - R$50,00 9738-4185 | Willian

JardinagemMáquina de cortar grama motor 2 tempos - 5.0 9762-5353

Móveis10 cadeiras de madeira com ferro - R$ 20,00 cada 9777-1123 | Narlene

Cômoda Marfim 10

gavetas R$ 50,00 97014634 | Denise

Hack de madeira marca Casa Verde semi-novo - R$ 150,00 F: 38825157 - Ana

Cama com auxiliar em mogno - R$ 200,00 97014634 | Denise

Berço cor marfim - colchão mosquiteiro - R$ 100,00 9614-0161 | Daiana

Guarda roupa Marfim - R$150,00 3815-9927 | 9615-4802

Cama de casal com colchão R$200,00 - seminovo 3815-9927 | 9615-4802

Berço madeira cor mogno - com colchão R$ 100,00 9641-0833 | Débora

Raque de madeira R$ 100,00 - bom estado 3814-2236 | Ângela

Berço padrão americano em MDF - R$ 250,00 9607-1165 | Natália

MúsicaTeclado Roland Juno D semi novo R$ 1900 9766-0642 | Alander

Teclado Cassio modelo CTK481 R$230,00 9738-4185 | Willian

Saxofone alto Vince - seminovo - dourado - lindo 9781-4386

VeículosChevrolet

Monza SLE 2.0 - ano 92 - 4 portas azul - R$ 8.000,00 3813-3135 | Vanessa

Montana Sport preta - 2007 - flex - completa 9798-2149 | Silvio

Corsa Hatch, Joy, prata, 2006. R4 20.500,00 - 3814-5992

Corsa Sedan 1.6 - prata 2003 - R$18.000,00 3882-4429 | Carmem

Corsa Wind 1994 - R$ 7.800,00 9674-5566 | Silmara

Kadet GL 1.8 - 95 - vinho R$ 10.000,00 3815-2347 | Daniel

Prisma Maxx prata- 2009 - R$ 27.000,00 96963493 | Leonardo

Kadet GLS Branco - 98 Gasolina - 2 portas 9787-6512 | Marcos

Corsa GLS 99 1.6 - 4 portas - completo vinho - R$14.000,00 3813-4399 | Jocelino

Chevete 88 prata - R$5.500,00 3815-2360 | Rogério

Blaser 2000 - Banco de couro - 4 portas - Kit Gas Gasolina - R$27.000,00 9765-6697

Fiat

Pálio - 4 portas - 96 - vinho - 1.6 - R$ 11.000,00 97667774 | José

Vendo carro ou troco carro por carro mais novo (assumo dívida) Uno bege 2 portas a álcool, 88 - 9725-9092

Fiat Elba azul, 4 portas, ano 94, 1.6, gasolina. R$ 9.500,00 F: 38147439 - Edvaldo

Uno Fire - 2004 - prata - 4 portas - modelo 5 - R$ 14.500,00 - 8116-7267 | Roberto

Tempra - 93 - completo aceito troca/carro - R$5.800,00 - 9748-5502 | Marcos

Tipo 1.6 preto - completo ano 97 - R$ 7.000,00 9769-5556 | Oscar

Fiorino 1.5 - azul - 94 - roda liga leve vidro elétrico - santo antônio lona marítima - R$ 9.200,00 9774-7120 | Carlos

Ipanema 90 - gasolina - bege R$ 5.000,00 9193-7995 | Roberto

Uno Mille Fire 2005 - 4 portas prata - R$ 14,500.00 8116-7207 | Roberto

Pálio Adventure 2003 - 1.8 - completa verde escuro R$ 24.000,00 9141-7610 | Vado

Siena EL 1.0 - Cinza Crômo - 10/11 Tranferir dívida 9705-5541 | Edson

Uno - 92 - cinza - 2 portas - gasolina - alarme - R$ 6.500,00 - 3882-7760 | Edenelson

Pálio - 99 - prata - 2 portas - troco por carro de menor valor - 9131-0582 | Maria

Pálio LX - 1.4 - 4 portas - flex - preto 2006 - R$ 21.000,00 7834-8715 | William

Uno Mille - 96, verde - 2 portas - gasolina - R$ 8.500,00 9762-0700 | Camila

Pálio 16v - Preto - 4 portas - gasolina 2002 - R$16.500,00 3814-6880 | Tereza

Pálio 97 vidro - trava - alarme flex - R$ 10.900,00 8816-5900 | Marcos

Pálio 97 - Vidro - trava - alarme roda - R$11.000,00 9785-3173 | 3815-9972

Uno 96 - Completo - 4 portas Preto - R$ 5.000,00 9708-8993 | Valéria

Ford

Ford Corrier 98 - vermelha R$ 11.000,00 9671-3000

Del Rey - 1.8 - 1988 - Álcool Dir. Hidraulica Vidro Elétrico R$5.000,00 - Aceita troca 9708-3939 | Cássio

Escort SW 97 - azul - completo R$ 11.000,00 9723-7571 | Everton

Fiesta Sedan 1.0 - 2005 - Gasolina 57.000km - Prata 9669-0353 | Silvio

Escort 89/90 - cinza chumbo álcool - ótimo estado doc. ok. - R$ 5.000,00 3815-6623 | Paula

Perua Escort azul - 4 portas 1997 - R$9.500,00 3882-0543 | André

Ford Versalles 94 - Completo - 4 portas Verde escuro - R$6.500,00 9606-0677 | Ocampos

Corcel 2 80 - R$4.000,00 - marron 9767-0846 | Marivaldo

Volkswagen

Gol CLMI 1.8 - 97 - vermelho - 2 portas ar cond. - pneus novos - vidro elétrico - flex - R$ 15.000,00 9798-0655 | Eduardo

Golf - 95 - vermelho - 4 portas - R$12.200,00 - 9697-3614 - Guilherme

Saveiro, 2007/08, prata, R$ 23.500,00 - 3814-5992

Fusca 76 - Bege - Motor 1300 R$ 4.500,00 9728-3065 | Virginio

Fusca 1600 81 - ótimo

AULAS PARTICULARES PARA CONCURSO PÚBLICO

Segunda - feira | Terça - feira | Quarta - feira

Professor Roque Carvalho

Turmas: 5 alunos(as) Horário: 19 às 22 horas

3882-0568 | 9761-0954 | [email protected]

Rua Jorge Tibiriçá, 260

Page 27: Edição 278

04 a 10 de fevereiro de 2012www.maisbotucatu.com.br

5B

estado azul - R$ 7.200,00 3815-3455 | Livaldo

Gol prata - 99 - 4 portas 8v. - R$ 13.500,00 3815-7978 | Juliana

Gol VW 1998- 4 portas - Gasolina Branco - R$ 9.500,00 3814-2166

Gol G3 1.0-8v-2002-único dono R$ 15.000,00 9731-8824 | Júnior

Gol CL Branco - 1989 - álcool 1.6 - R$5.700,00 3814-2166

Gol 98 - vermelho - 2 portas AC/VE - pneus novos 1.8 - R$ 15.000,00 9798-0655 | Eduardo

Gol GL 1.6 - álcool - 2 portas - 89 branco - R$ 8.000,00 97526522 | Rodrigo

Gol 91 gasolina - azul metálico 1.8 - R$ 6.300,00 97873436 | José Antônio

Saveiro 2001 - Cinza - vidro elétrico 2° dono - R$ 19.000,00 9708-0556

Gol Special 2002 - cinza - 2 portas 1.0 - R$ 14.000,00 9718-6428 | Nei

Logus 95 - 2 portas prata - R$8.000,00 9726-0234

Gol 91 - 1.8 - Azul R$7.800,00 9612-8437 | Fabiana

Fusca verde - motor 1.500 cl R$ 3.200,00 9798-6861 | Índio

Gol Especial 2002 - 2 portas - cinza R$14.500,00 9718-6428

Passat vermelho - 75 - mais carretinha - ótimo estado R$ 2.500,00 9799-3486 | Luiz

Outras Marcas

Citroen - Xsara Picasso - EXS 2004 - completo 3815-3680

Renault Logan 2008/2009 - azul - 1.0 R$ 11.000,00 + 55x R$319,00 91971416 | Antônio

Van Master Renault 16 lugares - 2006 - prata - R$58.000,00 - Tr. Roberto 9783-7889

Hyundai 92/93 - Prata

- Completo álcool - R$6.000,00 9114-6878 | Ricardo

Honda Civic 98 - prata - R$16.000 9798-0118

MotosCompro painel para moto fazer 2006 - 9701-3187 - Marcos

CBR 450 azul - ano 90 - R$ 10.000,00 9604-8000 | Edmilson

CG Titan - 98 - Azul - R$ 2.000,00 - 3813-0257 - Eliseu

Yamaha Cripton, ano 99, vermelha, unico dono. R$ 1.500,00 F: 38149535 - Silvana (após as 18h)

Suzuki Yes 125 2008 - vermelha - R$ 4000,00 3815-3455 | Livaldo

CG 150 preta - 2008 3815-3026 | Leandro

CG titan - 150 - ESD - 2004 - vermelha - R$ 3.300,00 - Bruna - 9723-7668

CG 150 ESD baú - vermelha - 2006 pneus novos - R$4.500,00 9667-3249 | Reginaldo

CG 150 2006 - KS - preta R$3.200,00 9121-8732 | Eduardo

Honda CB2 400cc ano 84 - dourada restaurada - R$ 4.500,00 3882-0543 | André

Titan Ks 150 - azul - 2004 R$ 3.500,00 3814-2646 | Cláudio

CG Titan KS 125cc - Vermelha 2011 - R$ 2.800,00 9631-0994 | Tom

Yamaha YBR 2007 - partida elétrica 950km - único dono R$ 5.000,00 9798-0655 | Eduardo

CB 300 2009/10 - Amarela 9.000km - Acessórios R$ 9.900,00 9149-6123 | Gustavo

Teneré azul - 1990 - ótimo estado R$ 10.000,00 97136339 | Dirceu

Imóveis

TerrenosVendem-se

Ninho Verde II 450m2 - R$14.000,00 (11) 9815-9198 | Cláudia

Vila Maria 10x15 - positivo 9787-6512 | Marcos

Ninho Verde 408,87 m² - (baixo da serra) R$ 5.000,00 9715-7673 | Aparecida

Altos do Paraíso 2 terrenos - 250m² (cada) Plano - R$ 85.000,00 (cada) 8165-2024 | Tereza

Rua Cardoso De Almeida 10X45 - R$ 130.000,00 8122-0050 | 7834-0830

Rua. Curuzu de esquina - 1020m² R$ 250.000,00 para fins comercias 8122-0050 | 7834-0830

Jardim Ipê 10x25 - Quitado R$ 35.000,00 8122-0050 | 7834-0830

Vila Padovan 725m² - R$ 350.000,00 8122-0050 | 7834-0830

Jardim Cambuí 400mts esquina R$ 70.000,00 8122-0050 | 7834-0830

Rua. Gal. Telles 11x36 - R$ 100.000,00 8122-0050 | 7834-0830

Jardim Monte Mor 10x25 - Rua 3 - R$30.000,00 3813-8709 | Rosana

CasasAluga-se

24 de maio Rua Rubens Tonini, 1178 3 quartos - Sala - Cozinha Garagem - R$600,00 9776-0124 | Tereza

Vila dos Lavradores 1 suite - 1 quarto - 1 banheiro cozinha - copa grande lavanderia - garagem coberta p/ 3 carros 3813-1304 | Rubens

Salão comercial 120m² - Jd. Panorama 9621-7759 | José Roberto

Procura-se Inquilino moça ou casal responsável - Vila São Lúcio - R$ 250,00 3881-3214 | Rita

24 de maio 3 quartos garagem - R$480,00 3814-6880 | Tereza

Vendem-se

R. Domingos Cariolla 2 quartos - sala - copa - cozinha garagem - R$90.000,00 3882-0708 | 3882-6587

Comerciarios II 1 dorm - R$ 90.000,00 3815-8168 | Carlos

Vila Maria 2 quartos - cozinha sala de jantar - sala de estar espaço para garagem 10x50m² - casa antiga R$90.000,00 9708-0364 | Luciano

Cohab I Av. Dr. Jaime Almeida Pinto 3 quartos - sala - cozinha banheiro - com grande possibilidades para comércio R$

180.000,000 3814-2621 | Wellington

Bairro Alto Cornélio Pires R$150.000,00 9611-5887 | Solange

Casa de esquina 2 dormitórios - edícula no Jd Peabiru - R$ 70.000,00 38134529 | Silvana

Vila Jau 3 dorm - 1 suite - 2 gar. R$ 180.000,00 A/T = 11,65 x 32 mts Próximo Copical Tintas ( Florianos Peixoto ) 8122-0050 | 7834-0830

Rua Curuzu 2 dorm - garagem 4 carros WC - A/T = 11,5 X 98,5 R$ 145.000,00 8122-0050 | 7834-0830

ApartamentosVendem-se

Próximo ao Centro 3 dormitórios R$210.000,00 3882-3010 | Joseli

Jd. Paraíso 2 quartos - R$ 140.000,00 9798-0077 | 3882-0777

Aluga-se

Vila Maria 2 dormitórios - sala - cozinha banheiro - garagem para 2 carros - quarto de despejo nos fundos - R$ 700,00 3013-1404

Kitnet mobiliada para moça. Próximo a Vital Brasil R$ 650,00 - 3882-2014

Centro Rua Maj.

Leonidas cardoso 134 - apto 04 - 03 salas cozinha - banheiro sem garagem - R$ 800,00 3815-8483 | Ricardo

Comerciaisvendem-se

Loja de cestas e presentes com 13 anos no comércio 9700-0772 | Luciana

Sorveteria R$ 8.000,00 8119-0486 | Levy

aluga-se

Plantas daninhasPlanta daninha refere-se a QUALQUER espécie vegetal que, de

alguma forma, interfere nas atividades humanas; é um ponto de vista agronômico, o que não significa dizer que certos vegetais são bons ou ruins, de forma que a mesma planta pode ser daninha ou útil ao homem. Exemplo: algumas Ipomeas são muito ornamentais e são comumente utilizadas em jardins, ao passo que numa lavoura de soja as mesmas Ipomeas podem causar altas quedas no rendimento por competição por nutrientes.

O termo invasora tem sido usado de maneira incorreta, numa ten-tativa de “driblar” o uso do termo “daninha”. Uma planta invasora é aquela que aparece pela primeira vez em alguma área. Infestante é um termo utilizado quando uma espécie já está estabelecida em uma área.

Existem metodologias de prevenção e controle de plantas daninhas, que são:

Método Preventivo:Consiste no uso de práticas que visem evitar a introdução,

estabelecimento e disseminação de plantas indesejadas em áre-as que ainda não foram infestadas por elas. O uso de sementes certificadas, a limpeza das ferramentas utilizadas são exemplos desse método.

Método Físico ou Mecânico:É a capina. Consiste na utilização de ferramentas como en-

xadas ou firminos e similares no arranquio das plantas daninhas.

Método Biológico:É o uso de agentes biológicos para controlar plantas inde-

sejadas. Alguns animais que têm preferência por alimentar-se de certa espécie de planta é um exemplo desse método. Fungos também são utilizados.

Método químico:Trata-se da utilização de produtos químicos no controle das

plantas daninhas, os herbicidas. É um dos métodos mais utili-zados em grandes plantações, por sua eficácia e seletividade, porém a utilização desses produtos deve ocorrer somente sob a orientação de um agrônomo qualificado.

Box Galeria Central Rua Amando de Barros, 1283 3813-5522 | Pimentel Imóveis

Sala comercial (n°21) na Galeria Central Shopping, piso superior, com 2 banheiros. R$ 450,00 F: 38158483

2 salas Galeria Central Shopping Rua Amando de Barros, 350 3815-8483 | Ricardo

Ponto comercial Rua Antônio Amando de Barros, 580 - Vl. Cidade Jardim 3815-1136 | Diele

Chácaravendem-se

Califórnia I 1118 mt² - quitada R$ 22.000,00 9660-1956 | Adilson

Chácara em Avaré 1 alqueire - mina - luz - casa e pomar. R$ 100.000,00 3882-8916 | Eleida

RanchoAlugam-se

Mina/Nova 4 quartos - Piscina Churrasqueira Diária R$200,00 3882-7029 | Odete

Dicas daPró Verde

Antes de IMPRIMIR,

faça um orçamento

(14) [email protected]

Page 28: Edição 278

04 a 10 de fevereiro de 20126Bwww.maisbotucatu.com.br

Literária

Botucatu Antigamente

Evangelina Maria 1 Garoto ao amigo que está

chamando para brincar: “tenho de estudar história durante uma hora, estudar matemática durante uma hora e meia, depois limpar e arru-mar o quarto por 50 minutos, você vai ter de esperar uns 20 minutos”.

2 Todo esse negócio de educa-ção da criança se resume em saber quando chegou a hora de perder a paciência.

3 Casamento é igual circo; você é equilibrista, domador, mágico ou palhaço.

4 O melhor movimento femi-nista continua sendo o movimento dos quadris.

5 Confie em Deus, mas tranque seu carro.

No dia 30-12-2011, a meia noite, ao chegar de uma viagem de mais de quatro meses pelo Paraná e São Paulo (Santo Antônio da Platina - Curitiba - Camboriu - São Paulo), me assutei com uma árvore no meu quintal! Não entendi, ime-diatamente, como, num quintal azuleijado, sem terra, pudesse nascer uma árvore!?

Mas, no canto da parede, forte e vigoroso, cheio de mamãozinhos verdes (mais de 15) - carregado mesmo - ele estava ali, desafiando todas as adversidades...

Me espantava o vigor das folhas e a promessa da produtivi-dade. Sabia que ele não poderia continuar ali por muito tempo, mas me recusava a tirá-lo sem colher os seus frutos que ja prometiam muita generosidade!

Algumas pessoas que aqui passaram ja tinham dito que era necessário tirá-lo para não provo-car infiltrações.

Eu sabia, mas também sabia que não teria a menor coragem para removê-lo dali...

Quanta gente, com espaço de sobra, não planta um pé de mamão, e eu aqui, sem a menor condição, observo “absorta”, a natureza providenciando, sozinha, “à revelia”, o seu plantio!

Não foi um pézinho qualquer, fraquinho, raquítico por falta de condições. O que me admirava, além do espanto, era o seu vigor, a sua força, a sua coragem, a “ousadia”!

Ele não queria saber se era pos-sível. Ele foi até onde foi possível: Até esta madrugada!

A porta da cozinha ainda esta-va aberta e a minha filha tomava banho para dormir e eu, aciden-talmente (providencialmente), fui para perto da porta, no momento exato do seu tombamento. Era por volta de 01:00 a.m., quando escutei o barulho das folhas e do seu tronco se partindo... E sozinho, ele caiu, sem que eu suspeitasse da sua iminente falta de apoio.

Como lamentei o seu desfe-cho!!

Muito embora soubesse que a sua situação era insustentável, achei que ia aguentar até o fim... Eu não percebi a sua precariedade e por isso não tomei nenhuma precaução.

O que esse pé de mamão quis nos dizer?

Por que ele brotou ali... e de-pois partiu, partindo também o meu coração?

Ele não pode terminar o que começou porque começou no lugar errado.

Que pena! Tinha tudo para dar certo, só não tinha espaço.

“Começar certo é condição para dar certo. Porque as coisas não dão certo de qualquer ma-neira.”

Coincidencia final - A palavra que tirei na reflexão diária deste “dia” foi a seguinte: “Arranca-te de ti mesmo.

Planta-te em Mim.” (Livro Ele e Eu - Viver com Deus - Gabriele Bossis)

O pé de mamão

Série de Cartões do Fim da Década de 20 ( Livro Botucatu Antigamente )

Antônio Carlos dos Santos

Máximas e Mínimas

Ataque de Risos

A mãe do Joãozinho sempre

mandava ele ir direto para a casa

depois da aula.Um dia,na aula de

religião a professora perguntou

aos alunos:

-Quem quer ir para o céu? -

Todos alunos levantaram a mão

menos o Joãozinho.A professora

olhou para ele e perguntou:

-Porque você quer i r ao

céu,Joãozinho?

-Minha mãe disse que era

para mim ir direto para a casa.

Page 29: Edição 278

04 a 10 de fevereiro de 2012www.maisbotucatu.com.br

7B

Dicas e TruquesQUE FACILITAM NOSSA VIDA:

Receita da semana

MensagemBeleza

HoróscopoPrevisão Semanal

Começará a semana com maior poder de negociação. Aproveite uma oportunidade de crescimento financei-ro, na segunda. Oposição entre Marte e Vênus dificul-tará os relacionamentos de trabalho. Não espere muito das pessoas, se quiser evitar decepções.

Oposição entre Marte e Vênus provocará tensões nos relaciona-mentos de trabalho: evite confrontos ou competições. No amor, um encontro inesperado, na quarta, promete paixão e muitas novidades. Uma viagem decidida na quinta garantirá um fim de semana animado e divertido.

Amor em alta no início da semana! A passagem da Lua por Júpiter, na sua área afetiva, na segunda, promete momentos deliciosos numa relação já estabelecida ou um encontro muito especial - se estiver em busca de um novo relacionamento.

Entre o passado e o futuro, prefira o momento presen-te que trará boas novidades vindas de longe e mais es-paço para o prazer. Assuntos familiares trarão antigos problemas à tona. Histórias que se repetem provocarão irritações.

Boas notícias de trabalho, no início da semana: aprovei-te uma oportunidade financeira que surgirá na segun-da. O dinheiro ainda trará preocupações, mas as pers-pectivas serão bastante positivas. Será difícil conciliar vida social e familiar neste período.

A semana começará movimentada na vida social. Apoio emocional e carinho dos amigos serão fundamentais para encarar os desafios cotidianos. Estudos e transa-ções comerciais exigirão uma dose extra de paciência. Não será conveniente viajar nesta semana.

Aproveite uma oportunidade de crescimento profissio-nal, que surgirá na segunda-feira. A passagem da Lua por Júpiter, em harmonia com Plutão, na sua área da carreira, favorecerá mudanças de trabalho ou promo-ção. De quarta a sexta, amigos trarão novidades.

Evite desequilibrar o orçamento com gastos supérfluos ou compras compulsivas. Oposição entre Marte e Vê-nus, na sua área do dinheiro, provocará instabilidade financeira. Aproveite as passagens do Sol e de Mercúrio por seu signo para determinar prioridades e metas.

Desejos intensos marcarão a semana, com oposição entre Vênus na sua área afetiva e Marte em seu signo. Mas também poderá rolar muita impaciência nos rela-cionamentos. Novo roteiro de viagem ou contato com alguém de fora levantará o seu astral, entre segunda e quarta.

A semana promete mais atitude nos relacionamentos. Mas a paciência estará curta. Novas relações serão ex-citantes e surpreendentes. Aproveite para circular mais e ampliar sua rede social: as comunicações estarão abertas!

ÁRIES

LIBRA

ESCORPIÃO

TOURO

GÊMEOS

SAGITÁRIO

CÂNCER

Clima alegre e divertido, na segunda, inspirará a se-mana. Aproveite o entusiasmo para se expor, fazer contatos e ampliar sua rede de relações. Mas evite viajar neste período. Se estiver esperando por res-posta de trabalho, virá positiva na quinta, que tam-bém será um dia favorável nos negócios.

CAPRICÓRNIO

LEÃO

AQUÁRIO

VIRGEM

PEIXES

A lua em seu signo, de segunda a quarta, trará novas ambições. Aproveite o início da semana para cuidar da beleza e das necessidades pessoais. De quarta a sexta, os negócios estarão aquecidos. Bom período para fir-mar contratos e determinar metas profissionais.

Acesse

http://botucatu.com.br

http:www.ticketcoletivo.com.br

Acesse

Salmae você“Embora não queiramos, devemos aceitar que os fracas-

sos e as dificuldades sempre existirão. Mesmo que encontre

só espinhos em seu caminho, não desanime, pois para se

chegar ás rosas é preciso passar pelos espinhos. Tudo se

conquista com perseverança. Siga em frente!”

-Aquele palito de fósforo que ficou úmido e não quer acender,não precisa ser jogado fora.Experimente passa---lo em sua cabeça, bem rente ao couro cabeludo, com cuidado.Depois tente novamente.

-Não deixe a base de seu ferro de passar roupa, ad-quirir manchas. A cada dez dias, passe na base fria, um pano com vinagre branco diluido em água morna. Se não adiantar, tente limpá-lo com produto próprio para lustrar objetos de prata.

-Para acabar com as pulgas do seu cão, passe diaria-mente, um algodão embebido em vinagre e água morna, no pêlo dele,mas se a quantidade de pulgas for muito grande, lave-o com sabonete Phebo preto. Depois espalhe na casinha dele, alguns ramos de hortelã.

Valorizar a beleza é uma arte!Cuidar da pele é im portante para você ficar ainda mais bonita.

A máscara de beleza é usada desde épocas remotas. Sabe-se que Cleopatra já as usava, pois a máscaras re-novam a pele.Se sua pele já é bonita, coloque máscara para mantê-la assim, mas se a pele tem problemas, a máscara é um santo remédio.

A finalidade das máscaras de beleza é alisar, esticar, fechar poros, reativar a circulação, nutrir e desengor-durar a pele.

Você pode comprá-la pronta ou prepará-la em casa. Antes de colocar a máscara algumas regras precisam ser seguidas:

Limpe bem a pele.Coloque uma fita ou toalha prendendo os cabelos. Coloque a máscara com um pincel ou use as pontas dos dedos. Comece no queixo. Passe nas laterais e vá subindo até chegar à testa. Depois passe nas maçãs do rosto,na direção nariz- orelhas. A região dos olhos deve ficar livre. Em vez da máscara, passe um creme umedecedor.Cubra os olhos com chu-maços de algodão embebidos em água boricada ou chá de camomila.

Faça então uma destas máscaras e sinta os resultados

MÁSCARA DE GEMA ( nutre e alisa a pele)

Bata 1 gema de ovo com 1 colher(chá) de mel de abelha e algumas gotas de azeite de oliva, se sua pele for seca, ou algumas gotas de limão se a pele for gor-durosa. Passe no rosto.Deixe por 20minutos e retire com água fria.

MÁSCARA DE RICOTA (refresca e alisa a pele sensível)

Misture 3 colheres(sopa) de ricota, com 1 colher(sopa) de mel. Passe em camadas grossas e deixe penetrar na pele por 30 minutos. Lave o rosto normalmente

MÁSCARA DE PEPINO (excelente hidratante)

Pode-se aplicar as rodelas diretamente no rosto ou aplicar só o suco, ralando o pepino. Deixe 30 minutos e lave com água fria.

Aproveite o tempo em que as máscaras estão agin-do em seu rosto e procure relaxar, assim os benefícios serão maiores......

Escola de Dança do Ventre e do Folclore Árabe

“Salm Báraka”informa que as matrículas estão abertas para turmas:

Juvenil- Adultos -3ª idade

Informações pelo telefone 38143133 ou 91166916

Inscreva-se, participe, conheça e aproveite os benefí-cios que esta dança milenar traz ao corpo e mente.

PÃO DE BATATA COM FRANGO E CATUPIRY

INGREDIENTES:4e ½ xícaras(chá) de farinha de trigo50ml de água morna1 tablete de fermento biológico1 colher(sobremesa) de sal1 colher(sobremesa) de açúcar2 ovos 50 g de margarina em temperatura ambiente200g de batata cozida e passada no espremedor50ml de leite morno

RECHEIO:250g de catupiry300g de peito de frango temperado, cozido e desfiado100g de azeitona verde picadaSalsa, sal e pimenta a gosto.

MODO DE FAZER:Num recipiente misture 50g de farinha de trigo,água e o fermento. Cubra e deixe descansar por 30 minu-tos. Numa tigela, misture o restante da farinha com o sal e o açúcar.Junte os ovos, a margarina e a batata. Mexa com as mãos e despeje a massa crescida.Aos poucos, vá adicionando o leite e trabalhe a massa, até soltar das mãos e ficar lisa. Deixar descansar por 10 minutos.

RECHEIO:Misture o catupíry, o frango e a azeitona. Tempere com a salsa, o sal e a pimenta. Abra a massa, recheie e molde o pão. Coloque numa fôrma retangular grande e untada com margarina. Deixe descansar por mais 40 minutos.Asse em forno preaquecido a 200ºC durante 40 minutos.

DICA: Para saber se a massa já cresceu, aperte-a de leve, afundando o dedo por cerca de 1 cm.A profundidade ficou marcada?Sinal de que a massa está prontinha para ir ao forno.

Page 30: Edição 278

04 a 10 de fevereiro de 20128Bwww.maisbotucatu.com.br

SEGUNDA - Aparecida fica lisonjeada com a paquera de Carlinhos. Gabriel e Alexia prometem que fica-rão juntos. Cristal afirma a Babi que usará seu bebê para ter Gabriel de volta. Moisés orienta Sabiá a dar um jeito para que Gorila não o entregue. Betão comenta com Filipe que acredita que seus pais irão se reconciliar. Babi ajuda Guido a pesquisar sobre empreendedorismo. Gabriel e Alexia marcam um encontro na faculdade. Ziggy ensina Ale-xia a mexer na aparelhagem de som da rádio e acaba esquecendo o gravador ligado. Guido fica irritado ao descobrir que Laura está tentando um emprego para ele. Tomás tenta seduzir Cristal no estúdio da facul-dade, sem notar o gravador ligado.

TERÇA - Tomás tenta chantagear Cristal. Laura se co-move ao ouvir os planos de Gui e os dois se beijam. Moisés tenta descobrir com quem Alexia passou o fim de semana. Débora reclama de Laura chegar tarde em casa. Jefferson e Dieguinho estranham quando Apare-cida recebe flores de Carlinhos. Cristal não entende a insistência de Babi em querer que ela entregue Tomás. Betão e Ziggy observam Vinícius falar com Charlene. Nando se irrita quando Débora mancha todos os quimonos dos alunos de kung-fu. Natália se desculpa com Guido por ter pedido para Laura ajudá-lo. Alexia percebe o gravador do estúdio ligado e avisa a Gabriel. Carcará vê Alexia conversando com Vinícius e conta para Moisés.

QUARTA - Cristal arma para que Gabriel veja seu pedi-do de exames e Babi pressiona a amiga para contar a verdade para ele. Natália planeja criar camisetas e bandeiras para o desfile do bloco da comunidade. Ziggy se desculpa com Guido por ter ajudado Débora a tirá--lo do emprego. Vinícius pede para Alexia ajudá-lo a voltar com Laura. Carlinhos convida Aparecida para sair. Laura pede para ficar com Guido. Nelson ouve Helena dizer que preferia que ele estivesse trabalhan-do. Babi conta para Gabriel o endereço do local onde Cristal faz seu exame. Tomás vê Moisés na faculdade e manda os seguranças o expulsarem. Cristal garante a Tomás que esquecerá o que aconteceu entre eles. Cristal deixa o resultado de sua ultrassonografia cair para que Gabriel o leia.

QUINTA - Alexia ajuda Moisés e implora para que ele deixe de atormentá-la. Gabriel conta para Alexia sobre a gravidez de Cristal e desconfia que o pai seja Tomás. Gabriel tira satisfações com Tomás por causa de Cristal. Nelson sai para procurar emprego, mas acaba indo surfar na praia. Um famoso mestre de kung fu vai à academia e pede para lutar contra Betão. Vinícius se encontra com Charlene, enquanto fala com Débora sobre Laura ao telefone. Helena desconfia do bronzeado de Nelson. Betão reclama de dor no ombro. Moisés manda Carcará fotografar Alexia e Vinícius. Laura fica atônita ao chegar em casa e ver a festa que Débora e seu ex-marido prepararam. Alexia ouve a gravação da conversa deTomás contra Cristal.

SEXTA - Gabriel fica revoltado ao ouvir a gravação. Débora e Vinícius preparam um jantar surpresa para Laura. Babi conta para Gabriel que já sabia do conteú-do da gravação e ele decide denunciar Tomás. Carcará fotografa Alexia e Vinícius. Aparecida chega em casa furiosa, porque Carlinhos a deixou esperando na ga-fieira. Laura proíbe Vinícius de ir à sua casa. Natália fica apreensiva para descobrir o que Moisés fará contra Vinícius. Gabriel leva a gravação do ataque contra Cristal para o reitor da faculdade e Tomás é demitido. Débora vê o reconhecimento de Chuang Tsé escrito na parede da academia e decide pintá-lo para animar Nando. Moisés atropela Vinícius. Tomás agride Cristal na frente de Gabriel, Alexia e Babi.

SEGUNDA - Gabriel e Ma-nuela saem para jantar e se beijam. Marcos se oferece para ir à escola de Olívia representando seu pai. Júlia reclama da falta de atenção de Rodrigo. Cris fica alarmada ao ouvir Lorena conversando com Lourenço. Cícero tem ciúmes da proximidade de Suzana e Renato. Olívia se surpre-ende ao ver Marcos em sua apresentação na escola.

Vitória se enfurece ao ver Sofia e Miguel juntos. Alice apresenta João, seu namorado, para Renato. Nanda convida Francisco para morar com ela. Cris flagra Lorena e Lourenço juntos.

TERÇA- Cris demite Lorena. Nanda mostra a Francisco a partitura manuscrita por Lui e os dois se comovem. Re-nato se sente excluído da conversa entre Alice e João. Ana convida Lúcio para almoçar na casa de Eva. Júlia fala para Rodrigo que foi à fazenda de Gabriel. Ana se preocupa com a amargura de Rodrigo. Lorena pede para Cris deixá-la se despedir de Tiago. Sofia sugere que Miguel trabalhe como auxiliar de Ana. Manuela fica envergonhada com os elogios de Iná na frente de Gabriel. Lúcio e Ana decidem se casar.

QUARTA - Eva fica eufórica com a notícia do casamento de Ana e Lúcio. Lorena pede para Matias continuar trabalhando na casa de Jonas por causa de Tiago. Ana aceita que Miguel trabalhe com ela. Rodrigo se esforça para não se abater com a notícia do casamento de Ana. Jonas fica furioso ao saber que Tiago fará um exame de DNA para comprovar a paternidade de Lourenço. Mariano se oferece para investir na escola de tênis de Vitória. Marcos pede dinheiro emprestado para Dora e eles discutem. Rodrigo confessa seu sofrimento a Lourenço.

QUINTA - Ana e Lúcio falam sobre o casamento com Júlia. Manuela e Gabriel se divertem em um karaokê. Moema se emociona em seu primeiro dia de aula na faculdade. Vitória e Ana avisam a Cecília e Sofia que elas poderão se enfrentar novamente. Celina fica admi-rada ao saber que Lourenço pediu a guarda de Tiago na justiça. Iná fica consternada com o ressentimento que Manuela ainda tem por Ana. Alice e Sofia chegam à sorveteria onde Bárbara está com Marcos. Louren-ço faz o teste de DNA. Vitória vai à sorveteria e fica furiosa ao ver Alice, Sofia, Bárbara e Marcos juntos. Celina procura Lourenço.

SEGUNDA - Maruschka des-cobre que Regina ganhou a ação que movia contra ela. Amália concorda que Brites volte a morar em sua casa. Cabo Rusty devolve o projetor do pai de Iara que ele encontrou no Lar. Herondi aceita ter uma relação aberta com Iara. Ma-ruschka demite Camila. Regina vai com Camila até o Lar em busca do filho abandonado de Maruschka. Agenor propõe um acordo a Felizardo para o coman-do da Shunel. Tibério ouve Regina e Camila falando sobre o filho de Maruschka com Olga. Camila devolve a guarda de Flavinho para Ricardo. Belezinha avisa a Agenor que o documento de anulação do casamento ficou pronto. Maruschka recebe a visita de Henrique. Lucena chantageia Claudia.

TERÇA - Lucena ameaça destruir a carreira de Vicente. Lena presencia Henrique assinar um contrato com Maruschka. Iara, Joselito e Herondi descobrem que Ted Boy pode estar com Grace Kelly. Renato oferece ajuda financeira a Belezinha para concorrer ao Miss Rio de Janeiro. Damiana ameaça ir embora por causa das chantagens de Raimundinha e ela lhe propõe um acordo. Vicente recebe a notícia de que saiu sua no-meação para presidir a comissão de inquérito. Marisol pede para sair da Comprare. Felizardo e Locanda tentam impor seus antigos métodos na confecção. Ri-cardo indica Camila para a vaga de ajudante no Sonho D’Aveiro. Orlandinho aconselha o pai a parar de fingir que namora Damiana. Claudia rompe com Vicente.

QUARTA - Vicente fica arrasado com o fim do seu namoro com Claudia. Claudia exige que Lucena cumpra sua parte no trato. Amália contrata Camila para trabalhar no restaurante. Regina conta para Claudia que encon-trou o filho abandonado de Maruschka. Sai a anulação do casamento de Belezinha. Belezinha avisa a Graciosa e Orlandinho que também disputará o concurso de Miss Rio de Janeiro. Claudia procura a tenda de Iara e Joselito tem uma vidência. Olavo convence Taluda a deixá-lo entrar em casa. Iara e Joselito vão à Com-prare falar com Grace Kelly. Vicente é denunciado por Henrique e perde a chefia da comissão de inquérito.

QUINTA - Vera aconselha Vicente a pedir para Lucena depor a seu favor. Claudia procura Lucena. Grace Kelly arma um plano com Maruschka para manter

Marisol na Comprare. Lucena questiona Rubinho sobre a denúncia contra Vicente. Locanda recebe um buquê de flores enviado por Jorge e Felizardo se re-volta. Herondi diz para Iara que Joselito está de olho nas terras do Covil. Lucena afirma para Vicente que assumirá que o dinheiro depositado na conta pertence a ela. Alberto mostra o protótipo da embalagem do creme para Bernadete e Ana Girafa. Damiana inventa que Jorge ligou para Locanda e deixa Felizardo ainda mais intrigado. Maruschka flagra Lena mexendo em suas gavetas. Vicente leva Lucena para falar com Vera.

SEGUNDA - Griselda imo-b i l i za Tereza Cr i s t ina . Celina avisa a Daniel le q u e q u e r Pe d r o Jo r g e de vol ta . Dagmar agradece Wallace por a judar Leandro. Tereza Cristina pede socorro a Antenor. Patrícia decide usar seu celular antigo para que Alexandre não possa achá-la. Daniel ouve Álvaro e Ír is fa lando sobre o outro segredo de Tereza Cris t ina e conta para Antenor. Tereza Cris t ina marca um encontro com Pereirinha. Pedro Jorge reclama de ter que voltar para a casa de Celina. Os comparsas de Ferdinand seguem Antenor. Pedro Jorge ouve Daniel le e Beatriz conversando sobre Vitória. Antenor é sequestrado e Daniel avisa a Griselda.

TERÇA - Griselda f ica af l i ta para saber notícias de Antenor. Pedro Jorge implora que Daniel le o t ire da casa de Celina. Vilma comenta com Letícia que acredita que Chiara será desmascarada. Wallace e log ia Dagmar para Leandro. Danie l l e r eve la para Esther que Beatriz e Guilherme são os pais b iológicos de Vi tór ia . Mônica avisa a Teodora que Quinzinho pode dormir com ela. Pedro Jorge fala para Henrique que ele tem uma irmã. Celina exige que Beatriz explique como ela teve um fi lho com Guilherme. Ferdinand e seus comparsas tiram Antenor do cativeiro e o mandam andar sem olhar para trás, até que se ouve um tiro.

QUARTA - Antenor cai em um precipício. Griselda sente que algo aconteceu com seu f i lho e começa a chorar. Celina convence Beatriz a conversar com ela. Caçadores encontram Antenor. Beatriz fala para Celina que antes de denunciar Daniel le quer conversar com Pedro Jorge e Esther. Márcia critica a atitude de Paulo ao falar do estado da ex-mulher. Um dos caçadores l iga para Patrícia e avisa que encontrou Antenor. Daniel le descobre que Mô-nica usou a doença de Henrique para conseguir a guarda de Pedro Jorge para a médica. Celina garante para o marido que acabará com a carreira de Daniel le. Esther decide f icar na Fio Carioca.

QUINTA - Griselda cuida da internação de Antenor. Juan afirma a Vilma que vai descobrir se Chiara tentou enganá-lo. Griselda faz graves acusações contra Tereza Crist ina. Beatriz procura Esther na Fio Carioca. Zuleika avisa a Wallace que sua lesão diminuiu e ele decide voltar a lutar. Joana vê a foto de Tereza Cristina no computador e a associa com a loura misteriosa. Ferdinand combina com um de seus comparsas para entrar no hospital . Patrícia se declara para Antenor e ele lhe pede perdão. Guaracy fala para Esther que vai atrás de Beatriz. Tereza Crist ina f ica estarrecida ao ver Joana em sua casa.

SEXTA - O comparsa de Ferdinand é impedido de entrar no quar to de Antenor pela chegada de uma enfermeira. Beatriz avisa a Esther que f icará com Vitória. Griselda f lagra o comparsa de Ferdinand no hospital . Joana mostra a foto da loura miste-r iosa para Tereza Crist ina e observa sua reação. Vanessa deixa Paulo sozinho no Brasi leir íssimo. Vanessa pede para Patrícia conseguir seu empre-go de volta com Renê. Daniel le l iga para Esther. Cel ina leva Beatr iz para falar com Beto Junior e o doutor Gouveia . Jacke l ine se oferece para trabalhar no Tupinambar. Guaracy constata que Esther foi embora com Vitória.

SÁBADO - Gouveia explica para Beatr iz e Celina como será o processo que enfrentarão. Beto entra em contato com Esther e Guaracy f ica perplexo ao saber que Beatriz denunciou Daniel le. Alice estranha a depressão de Íris. Pereirinha dispensa Tereza Cristina, que fica furiosa. Griselda vai com Guaracy atrás de Glória, que conta sua história para Beto. Griselda consola Guaracy e os dois acabam se be i jando. Esther chega com Vitór ia a uma casa de campo. Juan f ica impressionado com a disposição de Wallace no treino. Guaracy conta para Paulo que Esther sumiu porque a mãe biológica de Vitória que t irá- la dela.

Sinopse dos capítulos da semana