musikki - um caso de sucesso

7
Tiragem: 23019 País: Portugal Period.: Ocasional Âmbito: Economia, Negócios e. Pág: II Cores: Cor Área: 25,63 x 5,31 cm² Corte: 1 de 7 ID: 41433434 24-04-2012 | Projectos Especiais GUESCENTRIC UTILIZADA POR 700 HOTÉIS >> Por motivos profissionais, Pedro Colaço deslocava-se com frequência aos EUA, sentindo grandes dificuldades em encontrar e reservar online hotéis que não pertencessem às grandes cadeias. Em 2005 estudou o mercado e um ano depois, com Filipe Machaz, com quem trabalhava, lançou a GuesCentric, uma plataforma hoteleira que centrou a sua actividade inicialmente nos EUA, Reino Unido e Espanha, e só quatro anos depois entrou em Portugal. Hoje é usada por 700 unidades de 50 países. Uma das chaves do sucesso desta solução de e-commerce é o facto de oferecer um modelo simples e de custos controlados para os hoteleiros independentes criarem um serviço de Internet profissional que integra booking e marketing directo online. RAQUEL CARVALHO [email protected] CONHEÇA EMPRESAS E INICIATIVAS DE SUCESSO

Upload: building-global-innovators

Post on 05-Dec-2014

749 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

A start-up Musikki foi a grande finalista da 2ª edição da Building Global Innovators, promovido pelo ISCTE-IUL e o MIT-Portugal, tendo recebido um apoio financeiro no valor de 200 mil euros.

TRANSCRIPT

Page 1: Musikki - um caso de sucesso

Tiragem: 23019

País: Portugal

Period.: Ocasional

Âmbito: Economia, Negócios e.

Pág: II

Cores: Cor

Área: 25,63 x 5,31 cm²

Corte: 1 de 7ID: 41433434 24-04-2012 | Projectos Especiais

GUESCENTRIC UTILIZADA POR 700 HOTÉIS>> Por motivos profissionais, Pedro Colaço deslocava-se comfrequência aos EUA, sentindo grandes dificuldades em encontrare reservar online hotéis que não pertencessem às grandes cadeias.Em 2005 estudou o mercado e um ano depois, com Filipe Machaz, comquem trabalhava, lançou a GuesCentric, uma plataforma hoteleira quecentrou a sua actividade inicialmente nos EUA, Reino Unido e Espanha,e só quatro anos depois entrou em Portugal. Hoje é usada por 700unidades de 50 países. Uma das chaves do sucesso desta soluçãode e-commerce é o facto de oferecer um modelo simples e de custoscontrolados para os hoteleiros independentes criarem um serviçode Internet profissional que integra booking e marketing directo online.

RAQUEL CARVALHO

[email protected]

CONHEÇA EMPRESAS E INICIATIVAS DE SUCESSO

Page 2: Musikki - um caso de sucesso

Tiragem: 23019

País: Portugal

Period.: Ocasional

Âmbito: Economia, Negócios e.

Pág: III

Cores: Cor

Área: 26,48 x 5,46 cm²

Corte: 2 de 7ID: 41433434 24-04-2012 | Projectos Especiais

HORTAS DE IDANHA JUNTA AGRICULTORES>> Melhorar a comercialização, logística e organização a montantee a jusante da produção de fruta e potenciar mais valias para osprodutores, empresas e todo o Concelho de Idanha-a-Nova, foi o que levou34 agricultores do concelho a criar em Março de 2010, a empresa Hortasde Idanha, que já produziu só num ano, 1300 toneladas de melancia, 32toneladas de melão e 21 de meloa, vendendo para minimercados,restaurantes e grandes superfícies. O objectivo para este ano, é diferenciaro produto para potenciar mais-valias. A empresa, que conta com apoiotécnico em termos de higiene e segurança, ambiciona ter sucessonos mercados externos, estando actualmente a estudar a melhor formade contornar o grande obstáculo: a logística.

Fran

cisc

oBo

nilla

/Reu

ters

Page 3: Musikki - um caso de sucesso

Tiragem: 23019

País: Portugal

Period.: Ocasional

Âmbito: Economia, Negócios e.

Pág: IV

Cores: Cor

Área: 26,33 x 5,70 cm²

Corte: 3 de 7ID: 41433434 24-04-2012 | Projectos Especiais

8ª EDIÇÃO DO CONCURSO DE INOVAÇÃO BES>> A oitava edição do Concurso Nacional de Inovação BES já arrancoucom o intuito de, mais uma vez, premiar e divulgar projectosde investigação, desenvolvimento e inovação em áreas de aplicaçãoligadas aos recursos endógenos do País e dirigidos à melhoriade produtos, processos ou serviços. Ao fim de sete edições, o ConcursoNacional de Inovação já conta com mais de 1.226 participantes,tendo premiado 38 projectos, a grande maioria com concretizaçãoempresarial efectiva. O concurso está organizado por categoriassectoriais, e para este ano foram seleccionados os seguintes: Clean Tech& Processos Industriais; Tecnologias da Saúde e Biotecnologia;Tecnologias de Informação e Serviços; Recursos Naturais & Alimentação.

Bern

ardo

S.Lo

bo

Page 4: Musikki - um caso de sucesso

Tiragem: 23019

País: Portugal

Period.: Ocasional

Âmbito: Economia, Negócios e.

Pág: VI

Cores: Cor

Área: 25,94 x 5,54 cm²

Corte: 4 de 7ID: 41433434 24-04-2012 | Projectos Especiais

CINCO MILHÕES PARA FINANCIAR PME>> O fundo de capital de risco “InovCapital Universitas”, que a AssociaçãoIndustrial Portuguesa-Câmara de Comércio e Indústria (AIP-CCI)subscreveu no final de 2011, dispõe de um total de cinco milhões de eurospara PME que pretendam desenvolver “projectos de forte conteúdoinovador” e “projectos emergentes de pequena escala”.Num contexto de ausência de financiamento para as empresaseste fundo, operacionalizado e devidamente registado na CMVM,disponibiliza um valor máximo de um milhão de euros para “projectosde forte conteúdo inovador” e um montante de 100 mil eurosem “projectos emergentes de pequena escala”, destinadoa PME certificadas pelo IAPMEI.

Han

niba

lHan

schk

e/R

eute

rs

Page 5: Musikki - um caso de sucesso

Tiragem: 23019

País: Portugal

Period.: Ocasional

Âmbito: Economia, Negócios e.

Pág: VII

Cores: Cor

Área: 25,85 x 5,61 cm²

Corte: 5 de 7ID: 41433434 24-04-2012 | Projectos Especiais

MISUKKI VENCE PRÉMIO DE EMPREEENDEDORISMO>> A start-up Musikki é a grande vencedora da segunda edição do maiorconcurso de Empreendedorismo de base Tecnológica em Portugal— o Document Transcript, promovido pelo ISCTE-IUL e o MIT-PortugalVenture Competition, tendo recebido um apoio financeiro no valorde 200 mil euros. O motor de busca musical fundado por João Afonso,Juliana Teixeira e PedroAlmeida, todos alunos da Universidade de Aveiro,fornece todas as informações numa única página e com uma únicapesquisa. Comparativamente a outros motores, os resultados da pesquisano Musikki não culminam em vários links, sendo diferenciador o factode apenas com um click, o utilizador agregar numa única página a biografiados artistas, vídeo, fotos, agenda de concertos e discografia.

Yurik

oN

akao

/Reu

ters

Page 6: Musikki - um caso de sucesso

Tiragem: 23019

País: Portugal

Period.: Ocasional

Âmbito: Economia, Negócios e.

Pág: VIII

Cores: Cor

Área: 26,39 x 5,54 cm²

Corte: 6 de 7ID: 41433434 24-04-2012 | Projectos Especiais

SMAKIPORTUGAL DIVULGA O QUE É NACIONAL>> Ramirez, Oliveira da Serra, Nicola, Sumol, Bom Petisco, Probar,Primefoods, Guaraná Antarctica e Diatosta, são algumas das marcasrepresentadas pela empresa SmakiPortugalii, um negócio criadopor um Português, natural de Lisboa, Gonçalo Franco, e pela suamulher Polaca, Marzena Gregier, a partir de Varsóvia, onde vivem.O negócio é ainda pequeno e de cariz familiar, mas tem vindo a crescerde forma sustentada. A empresa de importação de produtosportugueses, distribuídos em lojas e supermercados de todo o país,tem em vista novos cliente: a conserveira do sul (Manná), a Flor de SalSalmarim, de Castro Marim, e a Compal da Sumol+ Compal,e a médio prazo, o objectivo é abrir uma loja on-line.

João

Man

uelR

ibei

ro

Page 7: Musikki - um caso de sucesso

Tiragem: 23019

País: Portugal

Period.: Ocasional

Âmbito: Economia, Negócios e.

Pág: X

Cores: Cor

Área: 26,55 x 5,54 cm²

Corte: 7 de 7ID: 41433434 24-04-2012 | Projectos EspeciaisX

EMPRESÁRIAS GANHAM GALARDÃO NA EUROPA>> Uma equipa de jovens empresárias portuguesas venceupela primeira vez o prémio Accenture EWB Collaboration Award,no prestigiado concurso Ja-ye Europe Trade 2012, que decorreuem Março, em Zurique, na Suíça. Com o produto ‘spread-eat’,que consiste num recipiente onde é possível colocar dois tiposde recheios e levá-los para onde se quiser, a empresa Expand-it,criada por cinco alunas do Colégio Luso-Internacional de Braga(CLIB) foi distinguida pelos jurados no país helvético. “Um produtomuito prático para o dia-a-dia, especialmente para as crianças”,refere Helena Pina Vaz, directora do Colégio Luso-Internacionalde Braga.

Arn

dW

iegm

ann

/Reu

ters