mÚsica no período elizabetano. vÍdeo música no renascimento

19
MÚSICA No período Elizabetano

Upload: patricia-caminha-frade

Post on 07-Apr-2016

223 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: MÚSICA No período Elizabetano. VÍDEO Música no Renascimento

MÚSICANo período

Elizabetano

Page 2: MÚSICA No período Elizabetano. VÍDEO Música no Renascimento

VÍDEO Música no Renascimento

Page 3: MÚSICA No período Elizabetano. VÍDEO Música no Renascimento

RENASCENÇA- A renascença corresponde ao período de "renascimento" das letras e das arte como um todo, movimento este iniciado na Itália no século XIV.

- Tal movimento se iniciou com os estudos dos cânones artísticos da antiguidade clássica. O estudo da cultura clássica já constituía elemento de erudição entre os mais cultos homens da Idade Média e até entre a classe sacerdotal. 

- A visão do homem sobre si mesmo modificou-se radicalmente pois, no período anterior, todos os campos do saber humano tendiam a voltar-se para as explicações teocêntricas.

- O homem passou a voltar seu olhar sobre si mesmo, isto é, houve o ressurgimento dos estudos nos campos das ciências humanas, em que o próprio homem toma-se como objeto de observação, ao mesmo tempo em que é o observador.

Page 4: MÚSICA No período Elizabetano. VÍDEO Música no Renascimento

ERA TUDOR E STUART

- Em música, a primeira explosão de excelência foi dos séculos XV ao XVII, durante os reinados dos monarcas Tudor e os primeiros Stuart. 

- A Inglaterra dos Tudor dedicava-se tão vivamente à música como às outras artes. 

-  Nas peças de Shakespeare e de seus contemporâneos, abundam referências musicais, certamente compreendidas pelo mais humilde espectador de teatro comercial. 

-  A Reforma da Igreja de Henrique VIII teve um efeito secundário interessante: o conflito entre protestantes e católicos deu aos compositores contemporâneos experiência em escrever tanto para a liturgia inglesa como para a latina.

FX 01

Page 5: MÚSICA No período Elizabetano. VÍDEO Música no Renascimento

WILLIAM BYRD

- Foi talvez o mais avançado compositor de seu tempo. 

- Foi co-organista, juntamente com Thomas Tallis, da capela real em Londres e compôs quatro serviços da Igreja Inglesa (anglicana), mas, sendo um católico fiel, foi perseguido por sua fé.

- A primeira composição doméstica profana de Byrd consistia de canções a uma voz acompanhadas por um grupo de violas ou de flautas doces (consort), ou uma mistura de ambas.

FX 02

Page 6: MÚSICA No período Elizabetano. VÍDEO Música no Renascimento

MÚSICA SECULAR

-A maior de toda música Tudor foi a secular, composta mais para recreação do que para devoção. 

- Esperava-se de uma dama ou cavalheiro adequadamente educado que tivesse habilidades tanto na execução de instrumentos quanto no canto, e os compositores proviam os com livros de instruções e com a composição de centenas de peças para a diversão aristocrática. 

- A forma vocal solo preferida era a canção para alaúde (uma canção curta em vários versos, sobre as dores ou as delícias do amor, para voz solista e alaúde).

FX 03

Page 7: MÚSICA No período Elizabetano. VÍDEO Música no Renascimento

MÚSICA SECULAR

-O equivalente do conjunto de vozes era o “madrigal”, uma canção para três ou mais vozes desacompanhadas em harmonia, frequentemente sobre letras pastorais ou amorosas.

- A música instrumental ou envolvia um instrumento solista (por ex., as peças para alaúde de Dowland) ou era feita para Consort, grupo de instrumentos semelhantes aos conjuntos de câmara posteriores. 

FX 03

Page 8: MÚSICA No período Elizabetano. VÍDEO Música no Renascimento

TRADIÇÃO MADRIGALESCA INGLESA

-Os madrigais ingleses eram adaptados ao estilo italiano de Petrarca com suas imagens sentimentais e sofisticadas sendo imitadas por poetas ingleses em seus versos.

-Música e poesia: música sacra mais pra diversão do que para fins religiosos. Método didático de ensino da música prática.

-Nosso violão popular vai encontrar semelhanças com o alaúde e sua cena na renascença.

-Thomas Morley compunha madrigais em miniatura, cópia dos originais em Italiano. Usava esses madrigais como exemplo pra ensinar, assim como escreveu também um livro de ensino em forma de ‘diálogo’ entre mestre e discípulo.

FX 04

Page 9: MÚSICA No período Elizabetano. VÍDEO Música no Renascimento

ÁUDIO Cálice

Page 10: MÚSICA No período Elizabetano. VÍDEO Música no Renascimento

A CANÇÃO INGLESA COM ALAÚDE

-O alaúde tornara-se um instrumento popular nas famílias abastadas durante a época de Henrique VIII e, no princípio do reinado de Elizabeth I, apareceram os primeiros manuais didáticos.

- Cada ponto mostrava a posição dos dedos sobre as cordas (hoje em dia, a música para violão popular é geralmente escrita de maneira semelhante).

- A poesia dessas canções também é notável por sua qualidade, e se prestava especial atenção à colocação das palavras. Às vezes o compositor também era o autor dos versos.   

FX 04

Page 11: MÚSICA No período Elizabetano. VÍDEO Música no Renascimento

ALAÚDE

Page 12: MÚSICA No período Elizabetano. VÍDEO Música no Renascimento

INSTRUMENTOS MUSICAIS EM 1600

-A época dos madrigais foi também a época do nascimento da música para teclado solo e da música para conjunto instrumental.

- A época do nascimento de uma música abstrata de forma livre, desligada das palavras ou dos passos de dança, que conduziu à Sonata. 

- Compositores que compuseram para conjuntos de Violas, flautas doces ou órgão escreviam simplesmente como se fosse para um coro de vozes, cantando polifonia que tinha sido característica da Igreja Católica durante muitos séculos. Por vezes chamavam às suas peças ”Fantasias” para indicar uma improvisação escrita. 

FX 05

Page 13: MÚSICA No período Elizabetano. VÍDEO Música no Renascimento

INSTRUMENTOS MUSICAIS EM 1600

- A partir do final do século XVI, um conjunto de variações sobre um tema conhecido, ornamentado ou alterado em modo ou ritmo, tornou-se uma forma instrumental importante.

- Um método favorito de variação, em todos os países, baseava-se no uso de um baixo solo - um tema de vários compassos, repetido continuamente, servindo de suporte à música que variava.

- O tema mais popular usado dessa forma era a folia, uma melodia simples e obcecante, baseada numa dança popular portuguesa que atravessou rapidamente a Europa de então e que hoje ainda se usa. 

- A forma de variação destinava-se, de início, na Itália, a ligar peças de dança.

FX 05

Page 14: MÚSICA No período Elizabetano. VÍDEO Música no Renascimento

VÍDEO Sting

Page 15: MÚSICA No período Elizabetano. VÍDEO Música no Renascimento

SHAKESPEARE E A MÚSICA

De todos os escritores, talvez sejam as obras William Shakespeare (1564-1616) as que mais alimentaram a criatividade de compositores e músicos, independente da nacionalidade e da personalidade estética. Ainda hoje, suas peças são revisitadas e adaptadas para a televisão e o cinema.

Page 16: MÚSICA No período Elizabetano. VÍDEO Música no Renascimento

SHAKESPEARE E A MÚSICA

Exemplos:

Rossini (1792-1868) - Otelo

Niels Gade (1817-1890) - Hamlet, op. 37, de 1861

Tchaikovsky (1840-1893) – Romeu e Julieta, de 1869

Page 17: MÚSICA No período Elizabetano. VÍDEO Música no Renascimento

SHAKESPEARE E A MÚSICA

Da tragédia à comédia. A trama inusitada, a mistura dos planos humano e maravilhoso, assim como um lirismo atravessado por uma comicidade divertida fizeram de “Sonho de uma Noite de Verão” fonte para óperas e peças sinfônicas, como o caso da música incidental composta em 1826 por Felix Mendelssohn (1809-1847).

Page 18: MÚSICA No período Elizabetano. VÍDEO Música no Renascimento

VÍDEO David Gilmor

Page 19: MÚSICA No período Elizabetano. VÍDEO Música no Renascimento

FIM