moderna · web viewcom vários exemplos musicais, é apresentado o conceito de melodia retomando-se...

2
ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR Material Digital Audiovisual Título Elementos da música: ritmo, melodia e harmonia Formato Áudio Descrição Este objeto apresenta três elementos musicais: ritmo, melodia e harmonia. Cada um desses elementos é abordado pelo músico Paulo Veríssimo de maneira simples e clara, tanto com explicações teóricas quanto por meio de exemplos sonoros de fácil assimilação. O primeiro elemento apresentado é o ritmo. Após uma breve definição do ritmo e de seus componentes básicos (duração e intensidade), são mostrados exemplos de cinco ritmos brasileiros – samba, frevo, choro, bossa nova e maracatu – por meio de pequenos trechos musicais. O segundo elemento destacado é a melodia. Com vários exemplos musicais, é apresentado o conceito de melodia retomando-se o parâmetro sonoro da altura, já estudado nesta Unidade, e enfatizada a diferença entre a melodia na canção (vocal) e a melodia instrumental. Por último é apresentada a harmonia e o conceito de acorde. Seguindo a mesma estrutura, as explicações teóricas são ilustradas com um pequeno trecho musical, permitindo uma compreensão mais clara do conceito em questão. Ao final da gravação, são apresentados os créditos: estúdio, locução, referências das fontes sonoras. Objetivos Aprofundar o conhecimento dos alunos em relação aos principais elementos da linguagem musical. Possibilitar a percepção sonora concreta de cada um desses elementos tomados isoladamente. Possibilitar também a percepção desses elementos em contextos musicais associados a contextos culturais específicos. Conteúdos abordados Elementos da linguagem musical. Diferentes tipos de ritmo. Melodia instrumental e vocal. Harmonia e estrutura em acordes. Habilidade(s) (EF69AR19) Identificar e analisar diferentes estilos musicais, contextualizando-os no tempo e no espaço, de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética musical. (EF69AR20) Explorar e analisar elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de recursos tecnológicos ( games e plataformas digitais), jogos, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musicais. Sugestões de uso O áudio pode ser explorado como uma ferramenta complementar para facilitar a apreensão de alguns conteúdos abordados na Unidade 5. Seria interessante sua utilização antes da seção “Estudo da música” (p. 196), ou como retomada de conceitos para elaboração da atividade de musicalização de poema, proposta na página 208 da Unidade. 1

Upload: others

Post on 20-Nov-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Moderna · Web viewCom vários exemplos musicais, é apresentado o conceito de melodia retomando-se o parâmetro sonoro da altura, já estudado nesta Unidade, e enfatizada a diferença

ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR

Material Digital Audiovisual

Título Elementos da música: ritmo, melodia e harmonia

Formato Áudio

Descrição

Este objeto apresenta três elementos musicais: ritmo, melodia e harmonia. Cada um desses elementos é abordado pelo músico Paulo Veríssimo de maneira simples e clara, tanto com explicações teóricas quanto por meio de exemplos sonoros de fácil assimilação.O primeiro elemento apresentado é o ritmo. Após uma breve definição do ritmo e de seus componentes básicos (duração e intensidade), são mostrados exemplos de cinco ritmos brasileiros – samba, frevo, choro, bossa nova e maracatu – por meio de pequenos trechos musicais.O segundo elemento destacado é a melodia. Com vários exemplos musicais, é apresentado o conceito de melodia retomando-se o parâmetro sonoro da altura, já estudado nesta Unidade, e enfatizada a diferença entre a melodia na canção (vocal) e a melodia instrumental. Por último é apresentada a harmonia e o conceito de acorde. Seguindo a mesma estrutura, as explicações teóricas são ilustradas com um pequeno trecho musical, permitindo uma compreensão mais clara do conceito em questão.Ao final da gravação, são apresentados os créditos: estúdio, locução, referências das fontes sonoras.

Objetivos

Aprofundar o conhecimento dos alunos em relação aos principais elementos da linguagem musical.

Possibilitar a percepção sonora concreta de cada um desses elementos tomados isoladamente.

Possibilitar também a percepção desses elementos em contextos musicais associados a contextos culturais específicos.

Conteúdos abordados

Elementos da linguagem musical. Diferentes tipos de ritmo. Melodia instrumental e vocal. Harmonia e estrutura em acordes.

Habilidade(s)

(EF69AR19) Identificar e analisar diferentes estilos musicais, contextualizando-os no tempo e no espaço, de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética musical.

(EF69AR20) Explorar e analisar elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de recursos tecnológicos (games e plataformas digitais), jogos, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musicais.

Sugestões de uso

O áudio pode ser explorado como uma ferramenta complementar para facilitar a apreensão de alguns conteúdos abordados na Unidade 5. Seria interessante sua utilização antes da seção “Estudo da música” (p. 196), ou como retomada de conceitos para elaboração da atividade de musicalização de poema, proposta na página 208 da Unidade.

1

Page 2: Moderna · Web viewCom vários exemplos musicais, é apresentado o conceito de melodia retomando-se o parâmetro sonoro da altura, já estudado nesta Unidade, e enfatizada a diferença

Sugerimos que o uso desse áudio seja feito preferencialmente por meio de audições coletivas dialogadas, ou seja, com espaço para que os alunos comentem os conteúdos e exemplos abordados. 1) Partes específicas do áudio sobre cada elemento podem ser usadas como sugestão para atividades complementares. A parte sobre a melodia pode ser retomada para subsidiar a apresentação da canção, possibilitando que os alunos entendam com clareza a diferença entre melodia e letra. O professor poderá propor, com base no áudio, pequenas experiências de canto extraindo-se a letra e destacando a melodia. Dependendo de como for conduzida, essa prática pode originar brincadeiras interessantes, como, por exemplo, uma adivinhação na qual um aluno ou grupo de alunos cantarola uma canção sem a letra e os colegas têm de adivinhar qual é a canção. Pode-se combinar previamente também qual será a origem das canções na brincadeira (propagandas, canções brasileiras de grupos atuais, canções estrangeiras etc.).

2) A parte sobre o ritmo, por sua vez, poderá despertar o interesse pelos diversos tipos de ritmo e originar uma proposta de pesquisa sobre essa questão. Nessa proposta os alunos serão instigados a pesquisar outros ritmos, brasileiros ou estrangeiros, ampliando o pequeno catálogo apresentado no áudio.

3) O trecho sobre harmonia pode também ser explorado pelo professor com uma proposta de pesquisa. Os alunos deverão pesquisar, entre suas próprias referências musicais de canções, aquelas que possuem uma introdução instrumental e criar hipóteses sobre a possibilidade de essa introdução ser construída com base em acordes. O objetivo dessa atividade não é chegar a uma conclusão definitiva, mas apenas despertar a atenção para aspectos estruturais da música.

2