mobilização social promove mudanças em buíque

2
Dono de uma barragem subterrânea há quatro anos, Sr. José Sérvulo, mais conhecido como Sr. Cazuza, mantém uma produção de goiaba, coqueiro da praia, laranja, acerola, capim santo, hortelã da folha grande e cajueiro em sua propriedadeno Sítio Cafundó, em Buíque. A barragem subterrânea é uma das implementações do Programa Uma Terra e Duas Águas – P1+2. A ação desse programa tem como centro a captação de água para a produção de alimentos, a barragem subterrânea faz parte do conjunto de que aproveita as águas das enxurradas e de pequenos riachos disponíveis na região, armazenando-a no solo. A umidade do solo adquirida no período chuvoso permanece por um tempo maior no solo, onde podem ser plantadas fruteiras, hortaliças e culturas anuais. Em condições apropriadas, na área da barragem subterrânea pode ser aberto um poço raso, cuja água pode ser utilizada para fins diversos, como dessedentação dos animais, higiene da família, lavagem de roupa, dentre outros usos. A Associação de Agricultores Sr. Cazuza é presidente da Associação de Agricultores do Sítio Cafundó, mostrando ser um cidadão muito articulado na procura de benefícios para a comunidade. A Associação conta com o fundo solidário, onde cada família associada colabora com um valor predeterminado, que serve para socorrer as famílias mais necessitadas da comunidade. “Já fizemos uma casa, três banheiros, um telhado para as famílias carentes e em situação de risco na comunidade”, disse Sr. Cazuza sobre o uso dos recursos coletados. As contas são bem gerenciadas pelo tesoureiro da Associação, que possui 106 associados ativos. “Todo mês a gente presta conta”, informou Sr. Cazuza, fazendo questão de manter a Pernambuco Ano 6 | nº 971| Nov| 2012 Buíque - Pernambuco Boletim Informativo do Programa Uma Terra e Duas Águas Mobilização Social promove mudanças em Buíque 1 A agradável comunidade do Sítio Cafundó em Buíque Seu Cazuza, de boné, recebendo uma das capacitações

Upload: articulacaosemiarido

Post on 23-Jul-2016

224 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Mobilização Social promove mudanças em Buíque

Dono de uma barragem subterrânea há quatro anos, Sr. José Sérvulo, mais conhecido como Sr. Cazuza, mantém uma produção de goiaba, coqueiro da praia, laranja, acerola, capim santo, hortelã da folha grande e cajueiro em sua propriedadeno Sítio Cafundó, em Buíque.

A barragem subterrânea é uma das implementações do Programa Uma Terra e Duas Águas – P1+2. A ação desse programa tem como centro a captação de água para a produção de alimentos, a barragem subterrânea faz parte do conjunto de que aproveita as águas das enxurradas e de pequenos riachos disponíveis na região, armazenando-a no solo. A umidade do solo adquirida no período chuvoso permanece por um tempo maior no solo, onde podem ser plantadas fruteiras, hortaliças e culturas anuais. Em condições apropriadas, na área da barragem subterrânea pode ser aberto um poço raso, cuja água pode ser utilizada para fins diversos, como dessedentação dos animais, higiene da família, lavagem de roupa, dentre outros usos.

A A s s o c i a ç ã o d e

Agricultores

Sr. Cazuza é presidente da Associação de Agricultores do Sítio Cafundó, mostrando ser um cidadão muito articulado na procura de benefícios para a comunidade. A Associação conta com o fundo solidário, onde cada família associada colabora com um valor predeterminado, que serve para socorrer as famílias mais necessitadas da comunidade. “Já fizemos uma casa, três banheiros, um telhado para as famílias carentes e em situação de risco na comunidade”, disse Sr. Cazuza sobre o uso dos recursos coletados. As contas são bem gerenciadas pelo tesoureiro da Associação, que possui 106 associados ativos. “Todo mês a gente presta conta”, informou Sr. Cazuza, fazendo questão de manter a

Pernambuco

Ano 6 | nº 971| Nov| 2012Buíque - Pernambuco

Boletim Informativo do Programa Uma Terra e Duas Águas

Mobilização Social promove mudanças em Buíque

1

A agradável comunidade do Sítio Cafundó em Buíque

Seu Cazuza, de boné, recebendo uma das capacitações

Page 2: Mobilização Social promove mudanças em Buíque

transparência financeira na Associação Comunitária do Sítio Cafundó.

É bem sabido que quanto mais organizada é a comunidade, mais recursos e suprimentos a mesma pode adquirir através de mobilizações, além de contribuir para a boa formação dos cidadãos através de capacitações, e servir ainda de um bom meio de propagação de notícias e avisos da própria comunidade, sendo um verdadeiro exercício de cidadania, pois indivíduos que atuam em movimentos sociais, buscando o bem comum, ajudam a construir um mundo mais digno, mas participativo, não olhando apenas para si.

Sr. Cazuza, como bom líder comunitário leva o povo da associação a participar de todas as mobilizações promovidas na região. Nestas ocasiões aparecem moradores dos mais diversos pontos do Sítio Cafundó, quer seja perto ou longe, cada um vem dar a sua contribuição nas reuniões e mobilizações.

A futura Casa de SementesO Sítio Cafundó também abriu as portas para a discussão de sementes nativas, através da capacitação realizada pela Diocese de Pesqueira sobre bancos de sementes, visando à formação de uma futura Casa de Sementes, para garantir a sustentabilidade das sementes nativas. Nesta ocasião, os próprios moradores da comunidade coletaram as sementes, fazendo o reconhecimento de muitas espécies.

Morando há 42 na propriedade onde vive com a esposa D. Maria do Socorro, Sr. Cazuza diz que é muito feliz no lugar onde vive, pois nunca viu a comunidade participando das discussões, planejando das ações e principalmente construindo uma nova história para o homem e a mulher do semiárido.

2

A Associação de Agricultores do Sítio Cafundó

Boletim Informativo do Programa Uma Terra e Duas Águas Pernambuco

Apoio:

MARCAUT Programa

Cisternas