missÃo visÃo - repositorio.inpa.gov.br

13
MISSÃO Gerar e disseminar conhecimentos e tecnologias e capacitar recursos humanos para o desenvolvimento da Amazônia VISÃO Ser um instituto moderno, reconhecido pela comunidade científica nacional e internacional e pela sociedade brasileira, pela relevância de suas pesquisas sobre a Amazônia, e reconhecido como fornecedor de subsídios para as políticas públicas de desenvolvimento regional Foto: Anselmo d'Affonseca

Upload: others

Post on 11-Jul-2022

6 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: MISSÃO VISÃO - repositorio.inpa.gov.br

MISSÃOGerar e disseminar conhecimentos e tecnologias e capacitar recursos humanos para o desenvolvimento da Amazônia

VISÃO Ser um instituto moderno, reconhecido pela comunidade científica nacional e internacional e pela sociedade brasileira, pela relevância de suas pesquisas sobre a Amazônia, e reconhecido como fornecedor de subsídios para as políticas públicas de desenvolvimento regional

Foto: Anselmo d'Affonseca

Page 2: MISSÃO VISÃO - repositorio.inpa.gov.br

Sobre o INPA

Produção técnica do INPA

Focos de PesquisaO INPA foi criado em 1952 com a finalidade de realizar o estudo científico do meio físico e das condições de vida da região amazô-nica. Para cumprir sua missão, de “gerar e disseminar conhecimentos e tecnologias e capacitar recursos humanos para o desen-volvimento da Amazônia”, o INPA realiza pesquisas científicas que o tornaram uma referência mundial nos estudos da biodiver-sidade e dos ecossistemas amazônicos.

Para isso, estamos organizados em 4 focos de pesquisas, com uma agenda de projetos diversificada e comprometida com a excelên-cia acadêmica, a relevância e aplicabilidade dos resultados em benefício da sociedade e a formação de capacidades para bem gerir o patrimônio natural na Amazônia.

Biodiversidade

1

324

Tecnologia e Inovação

Sociedade,Ambientee Saúde

DinâmicaAmbiental

Quatro focos definem a pesquisa do INPA:

145

7225

7ª50

600

2510

67projetos institucionais de pesquisas em execução com financiamento de

agências de fomento

O INPA é uma das mais produtivas instituições brasileiras em ciência. Em 2014, ocupava a

Editada em inglês, a Acta Amazonica, periódico do

INPA, está entre ascolocação no

ranking das melhores instituições brasileiras em produção científica

melhores revistas científicas do Brasil, pertencendo a

um seleto grupo de

1% de todas as revistas do mundo

indexadas no Journal Citation Report (JCR), publicado pelo Institute for

Scientific Information (ISI). O fator de impacto é de

0,775 (Junho/2017).

patentes de produtos tecnológicos e

tecnologias sociais disponíveis

publicações científicas por ano

Aproximadamente

teses e dissertações

Grupos de Pesquisa, divididos em

4 coordenações:

39% Coordenação de Biodiversidade

Coordenação de Dinâmica

Ambiental

16,5%

31% Coordenação de Tecnologia e Informação

Coordenação de Sociedade, Ambiente e Saúde

13,5%

Page 3: MISSÃO VISÃO - repositorio.inpa.gov.br

Grandes projetos e programas de pesquisaPROJETO MAUÁ Ecologia, Monitoramento e Uso Sustentável das Áreas Úmidas da Amazônia

Desde 1985 se dedica a estudar as áreas úmidas, especial-mente as amazônicas, implementando um monitoramen-to baseado em indicadores ecológicos das diversas tipolo-gias, de modo a orientar políticas públicas que venham a assegurar que seu uso seja adequado às suas potencialida-des, fragilidades e serviços ambientais.

PPBIO Programa de Pesquisa em Biodiversidade

Foi criado em 2004 com o objetivo de intensificar estudos sobre biodiversidade no Brasil, descentralizar a produção científica dos centros desenvolvidos academicamente, in-tegrar atividades de pesquisa e divulgar os resultados para diferentes finalidades, como gestão ambiental e educa-ção. Ele está estruturado em três componentes principais: Inventários, Coleções e Temáticos e possui diversos núcleos regionais e projetos parceiros pelo país.

PROGRAMA LBA Programa de Grande Escola da Biosfera-Atmosfera na Amazônia

O LBA está em operação desde 1998, e estuda o funcio-namento do ecossistema Amazônico em todas as suas vertentes e busca entender como as mudanças no uso da terra e no clima poderão afetar os processos biológicos, químicos e físicos, e também o desenvolvimento sustentá-vel na região. A Amazônia está sob rápida e intensa trans-formação, relacionada a seu processo de desenvolvimento e ocupação, e o LBA investiga ainda a interação da flores-ta com o clima regional e global.

PROGRAMA AmazonFACE Free Air CO2 Enrichment

O programa AmazonFACE pretende investigar como o po-tencial aumento das concentrações atmosféricas de CO2 - que é a causa mais imediata das mudanças climáticas – pode afetar as florestas tropicais. Ele pretende estimular o crescimento e a resiliência da floresta à seca, por meio de uma “fertilização” de carbono, um experimento que nunca foi testado antes e que é a abordagem científica mais direta e robusta para reduzir as incertezas associadas à resposta da floresta à mudanca climática.

Programa Coleções Científicas Biológicas do INPA

O Programa de Coleções conta com nove coleções cientí-ficas nas áreas de Zoologia, Botânica e Microbiologia, que são importantes referenciais de biodiversidade amazôni-ca. O programa se iniciou com a criação do Herbário em 1954 e tem o objetivo de manter e desenvolver os acervos das coleções científicas biológicas do INPA, com represen-tantes da biodiversidade amazônica em condições ex-situ, mantendo bancos de dados para fins de pesquisa. Estes acervos incluem holótipos, parátipos e exemplares raros.

PROJETO ATTO Observatório da Torre Alta da Amazônia

Instalado num sítio experimental dentro da Reserva de Desenvolvimento Sustentável - RDS Uatumã, possui a mais alta torre do mundo, com 325 m, além de mais duas torres de 80 m cada. A partir delas, investiga micrometeorologia e química atmosférica, e está abrindo oportunidades para observações de fenômenos de migração de animais, fluxos de gases, fenologia, dentre outros.

A torre está equipada com aparelhos para mensuração de diversos gases de efeito estufa, gases traço reativos e ae-rossóis. Os dados coletados devem melhorar a compreen-são de como a Amazônia interage com o clima global, com a química da atmosfera, e a ciclagem de gases de efeito estufa como dióxido de carbono e metano.

PROJETO PDBFF Dinâmica Biológica de Fragmentos Florestais

As áreas de estudo do PDBFF foram instaladas em 1979, ao norte de Manaus e compõem a Área de Relevante Interes-se Ecológico ARIE PDBFF, gerida pelo ICMBio em conjun-to com o INPA. Com mais de 37 anos de monitoramento contínuo das respostas da fauna, flora e do meio físico à fragmentação florestal, seus estudos contribuem para en-tender o efeito da fragmentação florestal sobre a biodi-versidade, e os efeitos sinergéticos da mudança do clima e da fragmentação florestal no funcionamento da flores-ta. O PDBFF tem também relevante papel na formação de profissionais na Amazônia.

Ampliação da Capacidade Tecnológica e Multiusuária do MCTIC-INPA

Visa reestruturar os Laboratórios Temáticos Multiusuários e as Coleções Biológicas do INPA para fortalecer o desen-volvimento de pesquisas básicas e aplicadas integradas em áreas interdisciplinares como biodiversidade, conservação, desenvolvimento de fitofármacos, de frutos comestíveis ou produtos nutracêuticos (fruticultura), efeito da nutri-ção/criação de peixes (piscicultura), estudo das interações da biota, entre outros.

Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia - INCTs da Amazônia

O Programa é coordenado pelo MCTIC, e o INPA possui 7 INCT’s aprovados, 4 já instalados e 3 aguardando finan-ciamento. Eles buscam articular grupos de pesquisa em áreas de fronteira da ciência e em áreas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do país. Instalados: INCT Madeiras da Amazônia, coordenado pelo Dr. Niro Higuchi; Serviços Ambientais da Amazônia (Servamb), coordenado pelo Dr. Philip Fearnside; Centro de Estudos Integrados da Biodiversidade Amazônica (Cenbam), coordenado pelo Dr. William Magnusson; e Adaptações da Biota Aquática da Amazônia (Adapta), coordenado pelo Dr. Adalberto Val.

Page 4: MISSÃO VISÃO - repositorio.inpa.gov.br

ECOLOGIAÁREA DE CONCENTRAÇÃO:

• Ecologia

LINHAS DE PESQUISA:• Ecologia de Comunidades • Ecologia de Ecossistemas • Ecologia de Populações • Ecologia de Organismos• Ecologia Humana • Ecologia Evolutiva e Biogeografia• Conservação e Manejo dos Recursos Naturais da Amazônia

BOTÂNICAÁREA DE CONCENTRAÇÃO:

• Diversidade, Conservação e Uso da Flora Amazônica

LINHAS DE PESQUISA:• Morfologia, Sistemática e Evolução • Fisiologia e Bioquímica Vegetal• Botânica Aplicada • Ecologia Vegetal

CLIMA E AMBIENTE (INPA em associação com a UEA)

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO:

• Interações Clima-Biosfera na Amazônia

LINHAS DE PESQUISA:• Meteorologia Tropical • Modelagem Climática• Clima e Funcionamento dos Ecossistemas Amazônicos• Processos de Interação Biosfera-Atmosfera

ENTOMOLOGIAÁREA DE CONCENTRAÇÃO: • Entomologia

LINHAS DE PESQUISA:• Biologia e Ecologia de Insetos • Entomologia de Vetores• Entomologia Econômica • Entomologia Sistemática

AGRICULTURA NO TRÓPICO ÚMIDOÁREA DE CONCENTRAÇÃO:

• Ciências Agrárias

LINHAS DE PESQUISA:• Agroecologia• Uso, Manejo e Tecnologia de Recursos Tropicais

GENÉTICA, CONSERVAÇÃO E BIOLOGIA EVOLUTIVAÁREA DE CONCENTRAÇÃO:

• Genética, Conservação e Biologia Evolutiva

LINHAS DE PESQUISA:• Biologia Evolutiva • Genética de Organismos Tropicais• Conservação de Espécies Neotropicais

CIÊNCIAS DE FLORESTAS TROPICAISÁREA DE CONCENTRAÇÃO: • Manejo Florestal e Silvicultura

LINHAS DE PESQUISA:• Manejo da Floresta Amazônica • Silvicultura Tropical• Sistemas Agroflorestais e Recuperação de Áreas degradadas • Recursos Genéticos e Melhoramento de Espécie Nativas da Amazônia • Manejo de Solos Florestais da Amazônia • Ecologia e Fisiologia Florestais

MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM GESTÃO DE ÁREAS PROTEGIDASÁREA DE CONCENTRAÇÃO:

• Gestão de Áreas Protegidas na Amazônia

LINHAS DE PESQUISA:• Conservação e Uso dos Recursos • Gestão Ambiental• Monitoramento Ambiental • Legislação Ambiental

BIOLOGIA DE ÁGUA DOCE E PESCA INTERIORÁREA DE CONCENTRAÇÃO: • Biologia de Água Doce e Pesca Interior

LINHAS DE PESQUISA:• Limnologia e Dinâmica de Áreas Alagáveis• Aproveitamento Tecnológico da Biodiversidade• Manejo e Conservação de Recursos Pesqueiros• Biologia, Ecologia e Conservação de Organismos aquáticos• Conhecimento e Distribuição da Biodiversidade Aquática Amazônica

AQUICULTURA(Nilton Lins em associação com o INPA)

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO:

• Ciências Agrárias / Zootecnia e Recursos Pesqueiros

LINHAS DE PESQUISA:• Aquicultura para Conservação Ambiental • Sistemas de Produção em Aquicultura

Programas de Pós-Graduação O INPA

já formou mais de

2.500 mestres e doutores,

em mais de

40 anos de atuação

da pós-graduação.

Cerca de

70% desses profissionais permanecem

na região Amazônica.

4NOTA CAPES

5NOTA CAPES

3NOTA CAPES5

NOTA CAPES

3NOTA CAPES

4NOTA CAPES

3NOTA CAPES

4NOTA CAPES

4NOTA CAPES

6NOTA CAPES

Page 5: MISSÃO VISÃO - repositorio.inpa.gov.br

A comunidade do INPA possui cerca de 900 estudantes bolsistas e estagiários:

O que o INPA faz pelo desenvolvimento da Amazônia?

Extensão e inovação tecnológica

Comunidade do INPA

Nossas pesquisas contribuem para ampliar o conhe-cimento sobre a biodiversidade amazônica e seus processos ecológicos fundamentais. O conhecimen-to produzido no INPA contribui para o desenvolvi-mento que alia bem estar social e inovação tecno-

O conhecimento gerado no INPA é transmitido à sociedade em inúmeras maneiras: com a publicação dos resultados científicos, com a transferência de tecnologias sociais e de inovação a públicos diver-sos, nas atividades de educação ambiental e visita-ção pública, e pela geração de materiais informa-tivos e técnicos em linguagem acessível. O Bosque da Ciência recebe cerca de 120.000 visitantes por

lógica, inclusive no reconhecimento dos saberes e valores locais. Contribuímos com a formulação de planos e programas nacionais que ajudem a atingir o desenvolvimento sustentável sem abrir mão do patrimônio natural da Amazônia.

ano, e oferece oportunidades de aprendizado e lazer em contato com a natureza. Nossas estações, reservas e unidades demonstrativas são continu-amente utilizadas para visitas técnicas e cursos oferecidos a produtores rurais, professores e estu-dantes de escolas públicas e privadas, nacionais e estrangeiras, profissionais da comunicação, gestores públicos e tomadores de decisão.

40*

Bolsas do Programa de Capacitação Institucional

510*

Bolsas de Mestrado e Douturado

180*

Bolsas de Iniciação Científica

30*

Estágios curriculares

40*

Bolsas de Pós-Doutorado

100*

Estágios de gestão/institucionais (médio/

técnico e superior)

* Quantidade aproximada de bolsas e vagas de estágio

São cerca de 600 servidores na ativa, desses aproximadamente 200 são pesquisadores e tecnologistas:

Servidores com doutorado Servidores com mestrado Demais servidores

137

23

18

178 Pesquisadores

06

12

08

26 Analistas

15

11

07

33 Tecnologistas

0667

199

272 Técnicos

04

88

92 Assistentes

Page 6: MISSÃO VISÃO - repositorio.inpa.gov.br

Infraestrutura de suporte à pesquisaA estrutura do INPA contempla 03 Campi em

Manaus, 15 Áreas de pesquisas e 04 Núcleos de Apoio à Pesquisa distribuídos na Amazônia

/ascominpa

+55 92 3643-3100 +55 92 3643-3104Av. André Araújo, 2.936 - Petrópolis - CEP 69.067-375 - Manaus - Amazonas - Brasil

[email protected] [email protected] @[email protected]

BOA VISTA

PORTO VELHO

Ouro Preto do Oeste

UrucaráSantarém

Iranduba

RIO BRANCO

BASES DE APOIO

Base de Apoio ZF-2 Projeto LBAKm 34 da estrada ZF-2, à esquerda da BR-174 (Rodovia Manaus-Boa Vista) com entrada na altura do Km 934 (antigo Km 50) da BR-174

Base de Apoio ZF-2 Manejo FlorestalA 50 Km ao norte de Manaus, estrada-vicinal ZF-2, com entrada na altura do Km 934 (antigo Km 50) da BR-174, (Rodovia Manaus-Boa Vista) dentro da Estação Experimental de Silvicultura Tropical

FLUTUANTES

Base de Apoio Flutuante Tarumã Estrada da Ponta Negra, Marina do Davi, zona Oeste de Manaus

Base de Apoio Flutuante CatalãoComunidade Nossa Senhora de Aparecida, no município de Iranduba, no Lago do Catalão

ESTAÇÕES EXPERIMENTAIS

Estação Experimental de Silvicultura Tropical - EEST Km 927 (antigo Km 43) da BR-174 (Rodovia Manaus-Boa Vista)

Estação Experimental do AriaúIranduba, estrada do Jandira, a 30 Km de Manaus

Estação Experimental de Fruticultura Tropical - EEFTKm 925 (antigo Km 41) da BR-174 (Rodovia Manaus-Boa Vista), Vizinha à Estação Experimental de Silvicultura Tropical

Estação Experimental de HortaliçasAvenida Torquato Tapajós, zona Norte de Manaus (dentro da área da SEPROR)

NÚCLEOS DE APOIO À PESQUISA

Boa Vista - RR

Porto Velho - RO

Rio Branco - AC

Santarém - PA

RESERVAS

Reserva Florestal Adolpho Ducke Km 26 da AM-010 (Estrada Manaus-Itacoatiara)

Reserva Científica do Alto do CuieirasA 80 Km ao norte de Manaus, no Parque Estadual Rio Negro Setor Sul – Rio Cuieiras

Reserva Florestal ZF-3 PDBFF Km 946 (antigo Km 62) da BR-174, no Km 41 da vicinal ZF-3

Reserva de Campina Km 944 (antigo Km 60) da BR-174 (Rodovia Manaus-Boa Vista)

Reserva Florestal Walter Egler Km 70 da AM-010 (Estrada Manaus-Itacoatiara)

Estação Científica do Uatumã - ATTOMargem direita do Rio Jatapu, município de Urucará, RDS Uatumã

Reserva Florestal de Ouro Preto do OesteCidade de Ouro Preto do Oeste – Rondônia

MANAUS

Contatos institucionais

Page 7: MISSÃO VISÃO - repositorio.inpa.gov.br

MISSIONTo generate and disseminate knowledge and technologies and to train human resources for the development of the Amazon

VISION To become a modern institute, recognized by the national and international scientific community and by Brazilian society for the relevance of its research on the Amazon, and recognized for furnishing scientific bases for public policies on regional development

Photo: Anselmo d'Affonseca

Page 8: MISSÃO VISÃO - repositorio.inpa.gov.br

About INPA

Technical production of INPA

Research divisionsINPA was created in 1952 with the purpose of carrying out the scientific study of the physical environment and the living con-ditions of the Amazon region. In order to fulfill its mission of “generating and disse-minating knowledge and technologies and training human resources for the develo-pment of the Amazon”, INPA carries out scientific research that has made it a world reference in the study of biodiversity and Amazonian ecosystems.

For this we are organized in 4 research divisions, with an agenda of diversified projects committed to academic excellen-ce, relevance and applicability of the re-sults for the benefit of society and capacity building to manage the natural heritage in the Amazon.

Biodiversity

1

324

Technology and innovation

Society, Environment and Health

Environmen-tal Dynamics

Four research foci define INPA’s research:

145

7225

7th

50600

2510

67ongoing research projects funded by

development agencies

INPA is one of the most productive Brazilian

institutions in science. In 2014 it ranked

Acta Amazonica, INPA’s journal, is published in English

and is among thein the ranking that

determined the best Brazilian institutions in scientific production.

best scientific journals in Brazil, belonging to

a select group of

1% of all journals in the world indexed in the Journal Citation Report (JCR),

published by the Institute for Scientific Information (ISI).

The impact factor is

0,775 (June/2017).

patents for technological products and

available social technologies

per year

About

theses and dissertations

Research Groups divided by

4 coordination:

39% Biodiversity Coordination

Coordination of Environmental

Dynamics

16,5%

31% Coordination

of Technology and Innovation

Coordination of Society, Environment and Health

13,5%

Page 9: MISSÃO VISÃO - repositorio.inpa.gov.br

Major projects and research programsMAUA PROJECT Ecology, Monitoring and Sustainable Use of Wetlands of the Amazon Project

Since 1985 dedicated to studying wetlands, especially in Amazonia, monitoring ecological indicators of the diffe-rent typologies, in order to inform public policies that will ensure that their use is appropriate to its potential, fragi-lities and environmental services.

PPBIO Biodiversity Research Program

Ceated in 2004 with the objective of intensifying studies on biodiversity in Brazil, decentralizing the scientific produc-tion of the academically developed centers, integrating re-search activities and disseminating the results for different purposes, such as environmental management and educa-tion. It is structured in three main components: Inventories, Collections and Thematic and has several regional centers and partner projects across the country.

LBA PROGRAM The Large Scale Biosphere-Atmosphere Research Program in the Amazon

The LBA Program has been in operation since 1998, and studies the functioning of the Amazon ecosystem in all its aspects and seeks to understand how changes in land use and climate can affect the biological, chemical and physical processes, as well as sustainable development in the region. The Amazon is undergoing rapid and intense transformation, related to its development and occupa-tion process, and the LBA also investigates the interaction of the forest with the regional and global climate.

AmazonFACE Free Air CO2 Enrichment Program

The Amazon-FACE program aims to investigate how the potential increase in atmospheric concentrations of CO2 - which is the most immediate cause of climate change - can affect tropical forests. It aims to stimulate forest growth and resilience to drought through carbon “ferti-lization,” an experiment that has never been tested be-fore and is the most direct and robust scientific approach to reducing the uncertainties associated with forest res-ponse to climate change.

INPA’s Biological Scientific Collections Program

The Collections Program has nine scientific collections in the areas of Zoology, Botany and Microbiology that are important reference points for Amazonian biodiversity. The program began with the creation of the Herbarium in 1954 and aims to maintain and develop the collections of INPA’s biological scientific collections, with representatives of Amazonian biodiversity in ex situ conditions, maintai-ning databases for research purposes. These collections include holotypes, paratypes and rare specimens.

ATTO PROJECT Observatory of the Tall Tower of the Amazon

Installed on an experimental site within the Sustainable Development Reserve - RDS Uatumã, it has the highest tower in the world, with 325 m, and two more towers of 80 m each. From these, studies on micrometeorology and atmospheric chemistry are conducted, and new oppor-tunities were open for observations of animal migration phenomena, gas flows, phenology, among others. The tower is equipped with devices for measuring various gre-enhouse gases, reactive trace gases and aerosols. The data collected should improve understanding of how the Ama-zon interacts with the global climate, the chemistry of the atmosphere, and the cycling of greenhouse gases such as carbon dioxide and methane.

BDFFP Biological Dynamics of Forest Fragments Project

The study areas of the PDBFF were installed in 1979, nor-th of Manaus and make up the Area of Relevant Ecologi-cal Interest ARIE PDBFF, managed by ICMBio in conjunc-tion with INPA. With more than 37 years of continuous monitoring of fauna, flora and physical environment res-ponses to forest fragmentation, their studies contribute to understanding the effect of forest fragmentation on biodiversity, and the synergistic effects of climate change and forest fragmentation and regeneration on the func-tioning of the forest. The PDBFF also has a relevant role in training professionals in the Amazon.

Expansion of the Technological and Multi-user Capacity of the MCTI-INPA

It aims to restructure INPA’s Multi-User Thematic Labo-ratories and Biological Collections to strengthen the de-velopment of basic and applied research integrated in interdisciplinary areas such as biodiversity, conservation, development of phytopharmaceuticals, edible fruits or nutraceutical products (fruit growing), nutrition / bree-ding effect on fish (fish farming), study of biota interac-tions, among others.

The National Institutes of Science and Technology (INCTs) Program in Amazonia

The Program is coordinated by MCTIC, and INPA has 7 approved INCTs, 4 already installed and 3 pending finan-cing. They seek to articulate research groups in frontier areas of science and in strategic areas for the sustainable development of the country. Installed: INCT Woods of the Amazon, coordinated by Dr. Niro Higuchi; Environmen-tal Services of the Amazon (Servamb), coordinated by Dr. Philip Fearnside; Center for Integrated Studies on Ama-zonian Biodiversity (Cenbam), coordinated by Dr. William Magnusson; and Adaptations of the Aquatic Biota of the Amazon (Adapta), coordinated by Dr. Adalberto Val.

Page 10: MISSÃO VISÃO - repositorio.inpa.gov.br

ECOLOGYCONCENTRATION AREA:

• Ecology

RESEARCH LINES:• Community Ecology • Ecosystems Ecology Population Ecology • Organismal Ecology Human Ecology • Evolutionary Ecology and BiogeographyConservation and Management of Natural Resources in the Amazon

BOTANYCONCENTRATION AREA:

• Diversity, Conservation and Use of Amazonian Flora

RESEARCH LINES:• Morphology, Systematics and Evolution• Plant Physiology and Biochemistry• Applied Botany• Plant Ecology

CLIMATE AND ENVIRONMENT (INPA in association with State University of Amazonas -UEA)

CONCENTRATION AREA:

• Climate-Biosphere Interactions in the Amazon

RESEARCH LINES:• Tropical Meteorology • Climate Modeling• Climate and Functioning of Amazonian Ecosystems• Biosphere-Atmosphere Interaction Processes

ENTOMOLOGYCONCENTRATION AREA: • Entomology

RESEARCH LINES:• Insect Biology and Ecology• Entomology of Disease Vectors• Economic Entomology• Systematic Entomology

HUMID TROPIC AGRICULTURECONCENTRATION AREA:

• Business, Economics and Administration

RESEARCH LINES:• Agroecology• Use, Management and Technology of Tropical Resources

GENETICS, CONSERVATION AND EVOLUTIONARY BIOLOGYCONCENTRATION AREA:

• Genetics, Conservation and Evolutionary Biology

RESEARCH LINES:• Evolutionary Biology • Conservation of Neotropical Species• Genetics of Tropical Organisms

TROPICAL FORESTRY SCIENCESCONCENTRATION AREA: • Forest Management and Forestry

RESEARCH LINES:• Agroforestry Systems and Recovery of Degraded Areas• Management of the Amazon Forest • Tropical forestry• Genetic Resources and Breeding of Species Native to the Amazon• Management of Amazon Forest Soils • Forest Ecology and Physiology

PROFESSIONAL Master’s on MANAGEMENT of PROTECTED AREAS OF THE AMAZONCONCENTRATION AREA:

• Management of Protected Areas of the Amazon

RESEARCH LINES:• Conservation and Resource Use • Environmental monitoring• Environmental management • Environmental legislation

FRESHWATER BIOLOGY AND INTERIOR FISHERIESCONCENTRATION AREA: • Freshwater Biology and Fisheries

RESEARCH LINES:• Limnology and Dynamics of Floodplain Areas• Technological Use of Biodiversity• Management and Conservation of Fishery Resources• Knowledge and Distribution of Amazonian Aquatic Biodiversity• Biology, Ecology and Conservation of Aquatic Organisms

AQUICULTURE(Nilton Lins University in Association with INPA)

CONCENTRATION AREA:

• Agrarian Sciences / Animal Husbandry and Fishery Resources

RESEARCH LINES:• Aquaculture for Environmental Conservation• Production Systems in Aquaculture

Graduate ProgramsINPA has already

trained more than

2.500 masters and PhDs

in more than

40 years of graduate training.

About

70% of these professionals remain

in the Amazon region.

4CAPES Rating

5CAPES Rating

3CAPES Rating5

CAPES Rating

3CAPES Rating

4CAPES Rating

3CAPES Rating

4CAPES Rating

4CAPES Rating

6CAPES Rating

Page 11: MISSÃO VISÃO - repositorio.inpa.gov.br

About 900 scholarship students and trainees:

What does INPA do for the development of the Amazon?

Extension and technological innovation

INPA’s Community

Our research contributes to increase knowledge about Amazonian biodiversity and its structuring ecological processes. The knowledge produced at INPA contributes to development that combines social well-being and technological innovation,

The knowledge generated at INPA is transmitted to society in a number of ways: through the publica-tion of scientific results, the transfer of social and innovation technologies to diverse audiences, du-ring environmental education and public visitation activities, and through the generation of technical materials in an accessible language. The Science Woods Park receives about 120 thousand visitors

including the recognition of local knowledge and values. We contribute to the formulation of natio-nal plans and programs that help achieve sustai-nable development without giving up the natural heritage of the Amazon.

per year, and offers opportunities for learning and leisure in contact with nature. Our field stations, reserves and experimental sites are continuously used for technical visits and courses offered to rural producers, teachers and students of public and private schools, national and foreign, communica-tion professionals, public managers and decision makers.

About

40PCI students

About

510Master’s degree and doctorate

About

180Scientific Initiation

About

30Curricular internships

About

40Postdoc

About

100Administrative Internships

(Medium / Technical and Higher Level)

There are about 600 active servers, of which approximately 200 are researchers and technologists:

Doctor servers Master servers Other servers

137

23

18

178 Researchers

06

12

08

26 Analysts

15

11

07

33 Technologists

0667

199

272 Technicians

04

88

92 Assistants

Page 12: MISSÃO VISÃO - repositorio.inpa.gov.br

Research Support InfrastructureThe structure includes 03 campuses in Manaus, 15

research areas and 04 Research Support Centers distributed in the Amazon

/ascominpa

+55 92 3643-3100 +55 92 3643-3104Av. André Araújo, 2.936 - Petrópolis - CEP 69.067-375 - Manaus - Amazonas - Brasil

[email protected] [email protected] @[email protected]

BOA VISTA

PORTO VELHO

Ouro Preto do Oeste

UrucaráSantarém

Iranduba

RIO BRANCO

SUPPORT BASES

ZF-2 Support Base LBA ProjectKm 34 on the ZF-2 road, to the left of BR-174, with entrance at the current Km 934 of BR-174 (former Km 50)

ZF-2 Support Base Forest Management50 km north of Manaus, ZF-2 road, with entrance at the current Km 934 of BR-174 (former Km 50), inside the Experimental Station of Tropical Forestry

FLOATING STATIONS

Floating Support Base Tarumã Ponta Negra road, Marina do Davi, west of Manaus

Floating Support Base CatalãoCommunity Our Lady of Aparecida, in the municipality of Iranduba, in Catalan Lake

EXPERIMENTAL STATIONS

Tropical Forestry Experimental Station - EEST Km 927 (former Km43) of BR-174 (Manaus-Boa Vista)

Experimental Station of AriaúIranduba, Jandira road, 30 km from Manaus

Tropical Fruit Experimental Station - EEFTNeighboring the Experimental Tropical Forestry Station, BR-174 Km 925 (former Km 41)

Experimental Station of Edible VegetablesAv. Torquato Tapajós, northern zone of Manaus (within the area of the SEPROR)

RESEARCH SUPPORT CENTERS

Boa Vista - RR

Porto Velho - RO

Rio Branco - AC

Santarém - PA

RESERVES

Adolpho Ducke Forest Reserve Km 26 of the Manaus-Itacoatiara Road (AM-010)

Alto Cuieiras Scientific Station80 Km north of Manaus. It is near the Rio Negro State Park - South Sector - Rio Cuieiras

Forest reserve ZF-3 PDBFF Km 946 (former Km 62) of BR-174, at km 41 of the vicinal ZF-3

Campina Reservation Km 944 (former Km 60) of the Manaus-Boa Vista Highway (BR-174)

Walter Egler Forest Reserve Km 70 of the Manaus-Itacoatiara Road (AM-010)

Uatumã Scientific Station - ATTORight bank of the Jatapu River, Urucará municipality, RDS Uatumã

Ouro Preto do Oeste Forest ReserveOuro Preto do Oeste – Rondônia

MANAUS

Institutional Contacts

Page 13: MISSÃO VISÃO - repositorio.inpa.gov.br

Foto: Anselmo d'Affonseca