ministÉrio da educaÇÃo - jf.ifsudestemg.edu.br · conhecimentos e metodologias inovadoras para a...

16
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS. CÂMPUS JUIZ DE FORA 1 EDITAL Nº 05/2015, de 06 de fevereiro de 2015 Edital de Seleção para Preenchimento de Vagas Remanescentes no Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Metodologia da Educação Física Escolar do Câmpus Juiz de Fora PROCESSO Nº 23225.000193/2015-54 O Diretor Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, Câmpus Juiz de Fora, torna público que estarão abertas as inscrições para o preenchimento das vagas remanescentes do curso de Pós-graduação Lato Sensu em Metodologia da Educação Física Escolar, no período de 09 a 27 de fevereiro de 2015, com ingresso no 1º semestre letivo de 2015. 1. DO CURSO E DAS VAGAS 1.1. O Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Metodologia da Educação Física Escolar tem o principal objetivo de capacitar professores visando à atualização e ampliação de conhecimentos e metodologias inovadoras para a organização da educação física, do esporte e do lazer no contexto escolar, e será ofertado no Câmpus Juiz de Fora. 1.2. A quantidade de vagas e características do Curso estão indicados no quadro 1, a seguir: QUADRO 1: Características do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Metodologia da Educação Física Escola quanto a Modalidade, número de vagas, horário das aulas, duração e carga horária. CURSO MODALIDA DE Nº DE VAGAS HORÁRIO DURAÇÃO CARGA HORÁRIA Pós-Graduação Lato Sensu em Metodologia da Educação Física Escolar Presencial 08 Aulas às segundas e quartas- feiras (18:30h às 22h) 18 meses 360 1.3. O processo de seleção estará aberto a profissionais portadores de diploma de curso superior completo, reconhecido por órgão competente, nas áreas de Licenciatura em Educação Física, Pedagogia e Normal Superior.

Upload: lyquynh

Post on 10-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS.

CÂMPUS JUIZ DE FORA

1

EDITAL Nº 05/2015, de 06 de fevereiro de 2015 Edital de Seleção para Preenchimento de

Vagas Remanescentes no Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Metodologia da Educação Física Escolar do Câmpus Juiz de Fora

PROCESSO Nº 23225.000193/2015-54

O Diretor Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste

de Minas Gerais, Câmpus Juiz de Fora, torna público que estarão abertas as inscrições para o preenchimento das vagas remanescentes do curso de Pós-graduação Lato Sensu em Metodologia da Educação Física Escolar, no período de 09 a 27 de fevereiro de 2015, com ingresso no 1º semestre letivo de 2015.

1. DO CURSO E DAS VAGAS 1.1. O Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Metodologia da Educação Física Escolar

tem o principal objetivo de capacitar professores visando à atualização e ampliação de conhecimentos e metodologias inovadoras para a organização da educação física, do esporte e do lazer no contexto escolar, e será ofertado no Câmpus Juiz de Fora.

1.2. A quantidade de vagas e características do Curso estão indicados no quadro 1, a

seguir: QUADRO 1: Características do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Metodologia da

Educação Física Escola quanto a Modalidade, número de vagas, horário das aulas, duração e carga horária.

CURSO MODALIDA

DE Nº DE

VAGAS HORÁRIO DURAÇÃO CARGA

HORÁRIA

Pós-Graduação Lato Sensu em Metodologia da

Educação Física Escolar

Presencial 08

Aulas às segundas e

quartas-feiras

(18:30h às 22h)

18 meses 360

1.3. O processo de seleção estará aberto a profissionais portadores de diploma de curso

superior completo, reconhecido por órgão competente, nas áreas de Licenciatura em Educação Física, Pedagogia e Normal Superior.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS.

CÂMPUS JUIZ DE FORA

2

2. . DAS INSCRIÇÕES

2.1. A inscrição será feita na Diretoria de Pesquisa, Inovação e Pós-

Graduação/Coordenação de Pós-Graduação, Bloco O do Câmpus Juiz de Fora, no horário de 08:00 às 16 horas:

a) pelo candidato; ou b) por procurador constituído especialmente para este fim; 2.2. Da documentação para inscrição:

O candidato deverá apresentar, no ato da solicitação de inscrição para seleção das vagas previstas no presente edital, os seguintes documentos:

I – Requerimento de inscrição em formulário próprio (Anexo IV); II – Original e cópia da carteira de identidade; III – Original e cópia do CPF; IV – Original e cópia do título de eleitor e comprovantes de votação na última

eleição; V – Original e cópia do diploma de graduação (frente e verso) ou, em caráter

provisório, da declaração de conclusão do curso, se o diploma ainda estiver em processo de expedição (no caso de apresentação de declaração, a cópia deverá, obrigatoriamente, ser autenticada em cartório); ou declaração de provável conclusão da graduação até a data de matrícula do curso de pós-graduação Lato sensu. Neste último caso, após aprovação, a matrícula somente será realizada se for apresentada declaração de conclusão do curso de graduação.

VI – Original e cópia do histórico escolar do curso de graduação; VII – Curriculum vitae (conforme ANEXO II), devidamente atualizado, com os

documentos comprobatórios, no qual devem constar os itens: I) formação acadêmica e cursos complementares, II) experiência profissional e III) produção científica e técnica.

2.3. Os documentos de que trata o subitem 2.2 poderão ser encaminhados, da seguinte

forma:

I – Apresentando, pessoalmente na Diretoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação/Coordenação de Pós-Graduação cópias autenticadas; ou,

II – Apresentando, pessoalmente na Diretoria de Pesquisa, Inovação e Pós-

Graduação/Coordenação de Pós-Graduação, cópia dos documentos acompanhada de seus originais. Neste caso, o servidor da Diretoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação/Coordenação de Pós-Graduação

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS.

CÂMPUS JUIZ DE FORA

3

realizará a conferência da cópia com o original e carimbará o “CONFERE COM O ORIGINAL”, devolvendo o original ao candidato;

IV – O local, endereço e horário para atendimento pessoal estão listados no

Quadro 2. V - Os documentos comprobatórios devem ser dispostos na mesma ordem em

que aparecem no Currículo. VI – Recomenda-se que o candidato encaderne (em espiral) o currículo e os

documentos comprobatórios. QUADRO 2: Endereço, horário e dias de atendimento no Câmpus:

Local

Endereço Horário

Diretoria de Pesquisa, Inovação e Pós-

Graduação/Coordenação de Pós-Graduação

Rua Bernardo Mascarenhas, n° 1283,

bairro Fábrica, Juiz de Fora, MG.

De 8h às 16h De segunda a sexta-

feira (exceto feriados)

2.4. O candidato deverá conhecer este Edital e certificar-se de que preenche todos os

requisitos exigidos para se inscrever no curso pretendido. A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, em relação às quais o candidato não poderá alegar desconhecimento.

2.5 O candidato, ao realizar sua inscrição, também manifesta ciência quanto à

possibilidade de divulgação de seus dados em listagens e resultados no decorrer do processo, tais como aqueles relativos ao número de documentos, data de nascimento, notas, entre outros, tendo em vista que essas informações são essenciais para o fiel cumprimento da publicidade dos atos que dizem respeito a este processo seletivo. Não caberão reclamações posteriores neste sentido, ficando cientes também que os candidatos de que possivelmente tais informações poderão ser encontradas na rede mundial de computadores por meio dos mecanismos de busca atualmente existentes.

2.6. As informações prestadas no sistema de inscrição são de inteira responsabilidade do

candidato, cabendo ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais o direito de excluir do Exame de Seleção aquele que preenchê-la de forma incompleta ou com dados incorretos, bem como aquele que prestar informações inverídicas, ainda que o fato seja constatado posteriormente.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS.

CÂMPUS JUIZ DE FORA

4

2.7. As inscrições que não obedecerem às determinações contidas neste Edital, a qualquer

momento, serão tornadas sem efeito.

3. . DA SELEÇÃO PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

3.1. A seleção dos candidatos ao Curso de Especialização em Metodologia da

Educação Física Escolar será realizada por uma Banca de Seleção, designada pelo Diretor Geral do Câmpus Juiz de Fora e constituída de servidores pertencentes ao quadro permanente de docentes do IF Sudeste MG e/ou profissionais que atuarão no curso proposto.

3.2. A análise da documentação de que trata o subitem 2.2 corresponde ao cumprimento

por parte do candidato da exigência deste edital. 3.3. A seleção dos candidatos ao Curso de Especialização em Metodologia da Educação

Física Escolar será realizada em 3 (três) etapas, conforme o QUADRO 3: QUADRO 3: Etapas da seleção dos candidatos ao Curso de Especialização em

Metodologia da Educação Física.

ETAPA DESCRIÇÃO NATUREZA PONTUAÇÃO MÍNIMA

PONTUAÇÃO MÁXIMA

1ª Análise e homologação da documentação

Caráter eliminatório

2ª Prova escrita/Carta de Intenção

Eliminatório e classificatório

60% (36 pontos)

60 pontos

3ª Análise do Curriculum Vitae

Caráter classificatório

40 pontos

TOTAL GERAL

100 pontos

3.3.1.. A prova será em formato de Carta de Intenção, em que o candidato deverá

demonstrar:

I – O interesse pelo curso; II – A sua proposta de pesquisa a ser realizada durante o curso.

3.3.2. Os critérios e a pontuação atribuídos são apresentados no QUADRO 4.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS.

CÂMPUS JUIZ DE FORA

5

QUADRO 4: Critérios e pontuação atribuídos à Carta de Intenção no processo de seleção

para o Curso de Especialização em Metodologia da Educação Física Escolar.

Critério Pontuação

1 – Correção linguística 10

2 – Objetividade 10

3 – Demonstração de conhecimento específico da área 10

4 – Justificativa da questão a ser estudada 30

3.3.3. Será classificado para a 3ª etapa, o candidato que obtiver, no mínimo, 60% (36

pontos) do valor da prova Escrita. 3.3.4. A Prova Escrita terá duração de 3 horas, e será realizada no dia 02 de Março de 19

às 22 horas, no Sala J-201, no bloco J (Anexo ao Ginásio) no Câmpus Juiz de Fora. As referências sugeridas para a prova/Carta de Intenção encontram-se no ANEXO III.

3.3.5. É proibido ao candidato entrar no ambiente da aplicação da prova escrita portando

livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros, chapéu, boné e quaisquer dispositivos eletrônicos, tais como: bip, telefone celular, máquinas calculadoras, notebook, palmtop, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipod®, gravadores, pen drive, mp3 ou similar, relógio, ou qualquer receptor ou transmissor de dados e mensagens, devendo ter os alarmes desativados e ser desligados, sob pena de ser excluído da Seleção.

3.3.6. Não será permitido ao candidato entrar no local de provas portando armas de

qualquer natureza, mesmo que apresente porte legal de armas. 3.3.7. O candidato aprovado na 2ª etapa será convocado, no dia 06 de março 2015

através do sítio www.jf.ifsudestemg.edu.br, a comparecer no Câmpus Juiz de Fora no dia 09 de março de 2015, para a 3ª etapa que consistirá de Análise do Curriculum Vitae, de acordo com o QUADRO 3. Os critérios e a pontuação atribuídos são apresentados no QUADRO 5.

3.3.8. Nesta 3ª etapa é obrigatória a presença do candidato no momento da análise do

currículo, caso contrário este não poderá contestar a nota desta etapa.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS.

CÂMPUS JUIZ DE FORA

6

QUADRO 5: Critérios e pontuação atribuídos ao Curriculum Vittae no processo de seleção para o Curso de Especialização em Metodologia da Educação Física Escolar.

Itens avaliados Pontuação Limitação Pontuação

Máxima

Títulos acadêmicos (especialização, mestrado e doutorado).

1,5

01 1,5

Cursos na área com carga horária mínima de 40 h (Educação Física ou Áreas

Protegidas) 0,5

02 1,0

Experiência Profissional na área (Educação Física ou Áreas Protegidas)

2,0 a cada semestre

05

10

Experiência Profissional em outras áreas 1,0 a cada semestre

05 5,0

Artigo em periódico como autor ou co-autor.

2,0 2

4,0

Artigo completo publicado em anais de eventos

1,5 4

6,0

Resumo publicado em anais de eventos. 0,5 4 2,0

Livro ou Capítulo de Livro com conselho editorial como autor ou co-autor.

3,0 1

3,0

Apresentação de Trabalho em eventos. 1,5 2 3,0

Prêmios referentes a atividades científicas ou publicações.

1,5 1

1,5

Atividades de monitoria acadêmica, iniciação científica, participação em

grupos de pesquisa, projetos de extensão, na área e área fins;

1,5

2

3,0

3.3.9. O horário e local de apresentação do candidato no Câmpus Juiz de Fora serão divulgados no site www.jf.ifsudestemg.edu.br, a partir do dia 06 de março de 2015.

3.4. Os candidatos serão classificados por ordem decrescente, considerando o somatório

dos pontos da Carta de Intenção e da Análise do Curriculum Vitae, até o limite das vagas do curso, estabelecidas neste edital.

3.5. Serão adotados, na seguinte ordem, os critérios de desempate:

I - Maior pontuação obtida na Análise do Curriculum Vitae;

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS.

CÂMPUS JUIZ DE FORA

7

II - Maior idade.

4. DOS RECURSOS

4.1. Caberá recurso de todas as etapas da seleção, nos prazos estabelecidos no presente edital, conforme cronograma Anexo I. 4.2. Os recursos deverão ser dirigidos à Banca de Seleção “para preenchimento de vagas remanescentes” e protocolados na Diretoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação/ Coordenação de Pós-Graduaçao nas datas constantes no Anexo I, . Da decisão do julgamento dos recursos, não caberá novo recurso.

5. . DOS RESULTADOS 5.1. As notas da Prova Escrita (Carta de Intenção) serão divulgadas a partir do dia 06 de

março de 2015, no sítio www.jf.ifsudestemg.edu.br, após as 18 horas. 5.2. As notas da Análise do Curricullum Vitae e o resultado final serão divulgadas a partir do

dia 10 de março de 2015, no sítio www.jf.ifsudestemg.edu.br, após as 12 horas. 5.4. Serão considerados desistentes os candidatos classificados que não efetivarem a

matrícula no prazo estabelecido. Para ocuparem suas vagas, serão convocados os candidatos imediatamente subsequentes da lista de classificados, de acordo com a data destinada à reclassificação.

6. DA MATRÍCULA:

6.1. As matrículas ocorrerão nos dias 12 e 13 de março. O candidato deverá apresentar, no ato da matrícula para as vagas previstas no presente edital, os seguintes documentos:

I – Diploma de graduação (frente e verso) ou, em caráter provisório, da declaração de conclusão do curso, se o diploma ainda estiver em processo de expedição (no caso de apresentação de declaração, a cópia deverá, obrigatoriamente, ser autenticada em cartório). Obs.: a declaração deverá ser substituída pelo diploma de graduação em até 30 dias, a contar da data da efetivação da matrícula. II – Certidão de Nascimento ou de Casamento. III – Carteira de Identidade.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS.

CÂMPUS JUIZ DE FORA

8

IV – Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou protocolo provisório; V – Comprovante de residência. VI – 02(duas) fotografias (recentes) 3x4. VII – Título de Eleitor e comprovante de votação para maiores de 18 (dezoito) anos. VIII – Comprovante de estar em dia com o Serviço Militar (quando for o caso). IX – Procuração, quando o candidato maior de idade se fizer representar por alguém; deverá ser apresentada junto com os documentos de matrícula.

6.2 Perderá a vaga no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu listado neste Edital o

candidato aprovado que não comparecer para efetuar sua matrícula no período previsto no Edital de matrícula.

7. DISPOSIÇÕES GERAIS 7.1. É de responsabilidade exclusiva do candidato, acompanhar a publicação de todas as

retificações e notícias divulgadas no portal do Processo Seletivo. 7.2. O IF Sudeste MG informa que, nos dias de realização da prova escrita, os candidatos

não deverão levar nenhum dos objetos citados nos subitens 3.3.5 e 3.3.6, a fim de evitar possíveis transtornos.

7.3. Os resultados do Processo Seletivo para o ingresso ao curso de Pós-graduação Lato

Sensu, previsto neste edital, serão válidos apenas para o preenchimento das vagas oferecidas no 1º semestre de 2015.

7.4 O IF Sudeste MG não se responsabilizará por perdas ou extravios de objetos,

documentos pessoais ou equipamentos eletrônicos ocorridos durante a realização das provas nem por danos neles causados.

7.5 Os candidatos aprovados no Processo Seletivo para ingresso nos Curso de Pós-

Graduação deverão se submeter às normas institucionais, quais sejam Regimento Geral e Estatuto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, que podem ser acessados no sítio www.ifsudestemg.edu.br.

7.6 Serão divulgados, sempre que necessário, editais, retificações, normas

complementares e avisos oficiais sobre este processo de seleção, no site www.jf.ifsudestemg.edu.br, cabendo ao candidato acompanhá-los.

7.7. Os casos omissos serão resolvidos, fundamentadamente, pela Diretoria de Pesquisa,

Inovação e Pós-Graduação/Coordenação de Pós-Graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, Câmpus Juiz de Fora.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS.

CÂMPUS JUIZ DE FORA

9

7.8. Quaisquer dúvidas sobre este Edital, o candidato deverá entrar em contato, exclusivamente, com a DPIPG, pelo seguinte correio eletrônico: [email protected] ou pelo telefone (32) 4009-3078.

Juiz de Fora, 06 de fevereiro de 2015.

Sebastião Sérgio de Oliveira Diretor Geral

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS.

CÂMPUS JUIZ DE FORA

10

ANEXO I

CRONOGRAMA GERAL DO PROCESSO SELETIVO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DO IF SUDESTE MG

ETAPAS DATA

Publicação do edital 06 de fevereiro de 2015

Período de inscrições 06 de fevereiro a 27 de fevereiro de 2015 – conforme calendário letivo 2015 do Câmpus Juiz de Fora

Período de entrega ou envio de documentos (cf. item 2.3)

06 de fevereiro a 27 de fevereiro de 2015

Realização da Prova Escrita/Carta de Intenção – Auditório do Centro Administrativo

02 de março de 2015 Início às 19 h e término às 22 h, na sala J-201, no bloco J (anexo ao Ginásio)

Divulgação das notas da prova escrita (2ª etapa)

06 de Março de 2015

Análise de Curriculum Vitae presencial (Câmpus Juiz de Fora)

09 de março de 2015 Início às 19 h e término às 22 h, na sala J-201, no bloco J (anexo ao Ginásio)

Divulgação do resultado final 10 de março de 2015

Recurso 10 e 11 de março de 2015

Período de Matrícula 12 e 13 de março de 2015

Inicio das aulas 16 de março de 2015

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS.

CÂMPUS JUIZ DE FORA

11

ANEXO II

Modelo de Curriculum Vitae ou adaptação

1-DADOS PESSOAIS 2- FORMAÇÃO ACADÊMICA E CURSOS COMPLEMENTARES (Da titulação mais recente para a mais antiga; icluir informações sobre Graduação, eventuais Especializações anteriores, além de curso de Mestrados e Doutorado, se houver). Incluir cursos de formação complementar. 3- EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL (Das experiências profissionais mais recentes para as mais antigas; especificar instituições e tempo de serviço). 4- PRODUÇÃO CIENTÍFICA E TÉCNICA

Participação em eventos acadêmicos;

Atividades de pesquisa (iniciação científica, participação em grupos de pesquisa);

Publicações.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS.

CÂMPUS JUIZ DE FORA

12

ANEXO III Referências BRACHT, Valter. Educação Física: conhecimento e especificidade. In. SOUZA, E.S.;VAGO, T.M. Trilhas e partilhas: Educação Física na cultura escolar e nas práticas sociais. Belo Horizonte: Editora Cultura, 1997. BRACHT, Valter. Et al. Pesquisa em ação : educação física na escola. Ijuí : Unijuí, 2003. CARVALHO, Yara Maria de: RUBIO, Katia. Educação Física e ciências humanas. São Paulo : Hucitec, 2001. COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo : Cortez, 1992. DAOLIO, Jocimar. Da cultura do corpo. São Paulo : Papirus, 1995. _______. Cultura: educação física e futebol. 2. Ed. Campinas, SP : Editora da Unicamp, 2003. DARIDO, Suraya Cristina. Educação física na escola: questões e reflexões. Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2003. KUNZ, Elenor. Educação Física: ensino e mudanças. Ijuí : Unijuí, 1991. REIS, Adriano de P. et al (orgs). Pedagogia histórioco-crítica e Educação Física. Juiz de Fora, MG: Editoara da UFJF, 2013.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS.

CÂMPUS JUIZ DE FORA

13

ANEXO IV

REQUERIMENTO PARA INSCRIÇÃO DE VAGAS REMANESCENTES CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

1º semestre letivo de 2015

Eu, _____________________________________________________, residente no endereço:

_______________________________________________________________, Cidade:

____________________, Estado:_____, CEP: _____________, Telefone: ( ) ________________,

e-mail: _____________________________________, venho mui respeitosamente solicitar

inscrição para concorrer a uma vaga remanescente, referente ao curso de:

( ) Pós-Graduação Lato Sensu em Metodologia da Educação Física Escolar

para o qual apresento todos os documentos abaixo relacionados:

Original e cópia da carteira de identidade; Original e cópia do CPF; Original e cópia do título de eleitor e comprovantes de votação na última eleição; Original e cópia do diploma de graduação (frente e verso) ou, em caráter provisório, da declaração de conclusão do curso, se o diploma ainda estiver em processo de expedição (no caso de apresentação de declaração, a cópia deverá, obrigatoriamente, ser autenticada em cartório); ou declaração de provável conclusão da graduação até a data de matrícula do curso de pós-graduação Lato sensu. Neste último caso, após aprovação, a matrícula somente será realizada se for apresentada declaração de conclusão do curso de graduação. Original e cópia do histórico escolar do curso de graduação; Curriculum vitae (conforme ANEXO II), devidamente atualizado, com os documentos comprobatórios, no qual devem constar os itens: I) formação acadêmica e cursos complementares, II) experiência profissional e III) produção científica e técnica.

Declaro estar ciente de que é obrigatório anexar, ao requerimento, todos os documentos acima

relacionados e que, estando a referida documentação incompleta, automaticamente a solicitação

será INDEFERIDA.

Nestes Termos, peço deferimento.

__________________________, _____/__________________/_________

______________________________________

Assinatura

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS.

CÂMPUS JUIZ DE FORA

14

Protocolo (via do requerente)

Nome: _________________________________________________________________

Curso:___________________________________________________________________

IF Sudeste de MG – Câmpus Juiz de Fora

ASSUNTO: SOLITICAÇÃO DE INSCRIÇÃO PARA VAGAS REMANESCENTES EM

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO

FÍSICA ESCOLAR.

____________________________, _____/______/_______

_____________________________________

Diretoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação/Coordenação de Pós-Graduação

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS.

CÂMPUS JUIZ DE FORA

15

Anexo V

Eu, _________________________________________________________________, RG nº ___________________, nome completo (legível)

emitido em ____/____/_________ pelo (a) _____________________________, CPF __________________________ dia/mês/ano Órgão expedido

recorro da decisão divulgada no resultado _____________________ referente ao Edital de vagas remanescentes.

Declaro estar ciente que desta decisão não caberá mais recurso conforme prevê o Edital do certame.

_____________________, ______ de __________________ de _________. Local dia mês Ano

____________________________________

Assinatura do Candidato

.

1 - Esta solicitação deverá ser entregue no período que consta no Edital do certame.

2 - O preenchimento legível e correto das informações é de responsabilidade do candidato.

3-Deverá ser anexado documentos necessários à fundamentação do recurso.

---------------------------------------------------------------------------------------- --------------------------------

Recibo do candidato

RECURSO CONTRA ______________________

Nome do candidato: ___________________________________________________ CPF _______________________

Recebido em: _____/______/________

_____________________, ____ de ____________ de ________. Local Dia Mês Ano

_________________________________________________

Carimbo da instituição e/ou assinatura do servidor

Nº:

Nº:

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS.

CÂMPUS JUIZ DE FORA

16

ARGUMENTAÇÃO:

Nº: