práticas inovadoras 2017

32

Upload: escola-estadual-deputado-emilio-justo

Post on 22-Jan-2018

100 views

Category:

Education


3 download

TRANSCRIPT

Para minha sorte, em uma formação, tive a oportunidade de desmitificar a minha ideia inicial e constatei o potencial do ensino hibrido e as diversas maneiras como ele pode ser trabalhado.

Uma delas é a combinação entre o ensino online com o off-line.No modelo online, o aluno tem autonomia para gerenciar seus estudos, respeitando o seu tempo.

Ele pode explorar os diversos espaços da escola utilizando materiais didáticos como livros, revistas e também meios tecnológicos como os próprios celulares, tablets e ou computadores da escola com acesso à Internet.

Já o modelo offline é caracterizado pelo estudo em grupos, mediado pelo professor, podendo ser ofertado na sala de aula e em outros espaços da unidade escolar.

A ideia é que ambas as aprendizagens se conectem.

E atenção: o ensino híbrido pode ser trabalhado com todas as áreas do conhecimento.

Dentro deste processo o professor escolherá um modelo de rotação, que consiste em um ambiente, dentro ou fora da sala de aula, onde podem ser mescladas diversas estações de atividades, sendo possível trabalhar o online com offline.

As rotações por estações ocorrem com o tempo pré-estabelecido para que os alunos possam mudar de estação, sempre focando em um objetivo comum. Fica a critério do professor formular quantas estações deseja para aquela aula e o tempo que os alunos permanecerão nas estações. Costumo realizar de duas a três rotações de trabalho no mesmo ambiente.

Em uma das aulas de informática, trabalhamos animações e curtas metragens por proporcionar uma aprendizagem autoral e envolvente.Os alunos do 7ª ano resolveram criar uma animação para resgatar a cultura indígena.

Para realização deste trabalho, utilizamos o ensino hibrido conectando o online e o offline e as rotações separadas em três estações.

Um grupo de alunos ficou responsável por buscar na internet informações sobre a cultura indígena e produzir coletivamente o enredo para a animação. Outro, utilizou massinha de modelar para montar os personagens e o cenário, montar o stop motion (animação quadro a quadro) através de fotografias.

Para cada atividade foi estabelecido o tempo de 14 minutos em cada estação. Após este tempo, houve a troca de estação e, ao final, conversamos sobre a atividade.

O meu papel foi acompanhar as atividades, orientar os alunos e definir objetivos claros para facilitar o aprendizado pelas estações.

Há também o modelo rotacional, em que a rotação é individual e não é necessário passar por todas as estações.

Confira aqui 9 dicas importantes para aplicação dos modelos de ensino hibrido.

Dicas para implantação do Ensino Híbrido:

1 - A avaliação diagnóstica é uma importante ferramenta para planejar o ensino hibrido. Ela permiti definir estratégias de organização dos alunos e do(s) espaço(s) em sala de aula da melhor forma;

2 - Planeje a aula considerando o tempo para a realização das atividades e também se os alunos estarão em grupos ou não, e se as atividades serão online e/ou offlinee como você poderá mediar às estações e as dinâmicas propostas para a aula;

Realize parcerias e trocas com outros professores para explorar outras áreas do conhecimento e outros ambientes da escola. Através das parcerias é possível que um professor fique com um grupo de alunos realizando uma atividade online e o outro grupo permaneça com o outro professor com uma atividade off-line, com o tempo pré-estabelecido para trocas.

3 - Seja claro e objetivo ao expor aos alunos a tarefa que devem realizar. Registre a explicação da atividade em folhas, em um cartaz, na lousa ou até a mesmo espalhada pelo espaço em forma de pistas.

4 - Mantenha o diálogo e converse com os alunos sobre colaboração e cooperação.

Os modelos de rotações por estações tem de ser independentes, com começo, meio e fim. Isso permite que os alunos passem pelas estações no período pré-estabelecido, e não dependam da estação anterior para realizar a atividade proposta.

O professor pode formular quantas estações desejar, considerando que o tempo seja suficiente para os alunos realizarem as atividades.

Construa as rotações por estações explorando o potencial das competências e habilidades como: leitura, escrita e o raciocino lógico.

Realize uma avaliação com os estudantes, no caso costumo trabalhar as rubricas, onde os critérios são estabelecidos com eles, permitindo uma autoavaliação.

Vamos falar sobre a sala de aula invertida.

Nessa metodologia, o professor propõe um conteúdo e os alunos já entram em contato com ele, em casa, por meio de materiais digitais como videoaulas, apresentações e podcasts, antes mesmo da aula sobre o tema.

Isso não significa que o papel do professor some. Após o estudo individual, os alunos vão para a sala de aula tirar dúvidas, debater, trazer assuntos complementares e desenvolver projetos e atividades em grupo.

Justamente o contrário do sistema tradicional, em que o aluno aprende em uma aula expositiva primeiro e faz a tarefa de casa sozinho, depois.

Essa abordagem gera oportunidades de aprendizagem significativas, já que a turma, presencialmente, consegue explorar um assunto em profundidade e criar a partir do conhecimento adquirido.

Além disso, a proposta respeita o tempo de aprendizagem de cada aluno, já que ele pode selecionar qual conteúdo assistir em casa, em que ordem acessar os materiais, revê-los sempre que houver uma dificuldade de compreensão e fazer pesquisas paralelas.

E agora, dando continuidade ao estudo de práticas inovadoras, vamos experimentar mais sobre Ensino Híbrido, visitando o Blog

http://camilaensinohibrido.blogspot.com.br