metabolismo anaeróbico

2
Metabolismo Anaeróbico Informativo produzido pelo curso de Ciências Biológicas da UFTM Você se perguntou por que ocorre aquela fadiga muscular ao realizar uma atividade física? Não? Para entender isso, precisamos aprender o que é o metabolismo. O metabolismo é um conjunto de reações de quebra e construção de moléculas. Como seres aeróbicos, utilizamos oxigênio que auxilia nesse processo de quebra e libera energia para podermos realizar nossas atividades. A glicose é uma biomolécula que participa da reação e é facilmente encontrada em massas. Em algumas ocasiões, quando praticamos uma atividade física intensa, o oxigênio não consegue difundir por todas as células de nosso corpo e neste caso, nossas células musculares realizam fermentação da glicose, por meio de um processo anaeróbico (não precisa de oxigênio), e produz energia. Esse processo esgota rapidamente a glicose armazenada nas células e aumenta a concentração de lactato no sangue, que é um subproduto do processo. O acúmulo de lactato causa uma hiperacidez e gera desconforto e dor muscular na região.

Upload: paulo-faria

Post on 08-Jan-2017

305 views

Category:

Environment


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Metabolismo anaeróbico

Metabolismo AnaeróbicoInformativo produzido pelo curso de Ciências Biológicas da UFTM

Você já se perguntou por que ocorre aquela fadiga muscular ao realizar uma atividade física? Não? Para entender isso, precisamos aprender o que é o metabolismo.

O metabolismo é um conjunto de reações de quebra e construção de moléculas. Como seres aeróbicos, utilizamos oxigênio que auxilia nesse processo de quebra e libera energia para podermos realizar nossas atividades. A glicose é uma biomolécula que participa da reação e é facilmente encontrada em massas.

Em algumas ocasiões, quando praticamos uma atividade física intensa, o oxigênio não consegue difundir por todas

as células de nosso corpo e neste caso, nossas células musculares realizam fermentação da glicose, por meio de um processo anaeróbico (não precisa de oxigênio), e produz energia. Esse processo esgota rapidamente a glicose armazenada nas células e aumenta a concentração de lactato no sangue, que é um subproduto do processo. O acúmulo de lactato causa uma hiperacidez e gera desconforto e dor muscular na região.

Existe também o metabolismo anaeróbico aláctico (não produz lactato como resíduo) que utiliza uma molécula de fosfocreatina, e prontamente reage para gerar energia quando as células musculares precisam. Por isso alguns atletas usam suplementação de creatina, para aumentar o seu estoque celular.

A fadiga é um reflexo da falta de energia no músculo para realizar trabalho, quando chega neste ponto, a atividade cessa e neste caso é recomendado um belo descanso.

Page 2: Metabolismo anaeróbico

Alunos: Flávio Resende Pacheco, Paulo Faria, Diego dos Reis, Thomaz MoreiraOrientadores: Flávia Lima, VeraBonfim e Patrícia Buranello.Contato: [email protected]