mercado de capitais

32
Mercado de Capitais Bolsas Internacionais

Upload: moacir-almeida

Post on 23-Dec-2015

262 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Trabalho apresentado no Curso de Economia sobre Mercado de CApitais

TRANSCRIPT

Mercado de Capitais

Bolsas Internacionais

Introdução As bolsas de valores tiveram origem na antiguidade, no início os próprios

comerciantes se reuniam para fazer os negócios. No Brasil, a bolsa de valores chegou em 1845 quando o Imperador do Brasil, Dom Pedro II, regulamentou a profissão.

As bolsas de valores são locais onde são negociados os títulos emitidos por empresas sejam elas com capitais públicos, mistos ou privados. Apesar de que atualmente devido à globalização, não existem mais empresas com capitais 100% públicos, ou seja, empresas que são 100% do governo seja ele federal ou estadual ou municipal.

A bolsa de valor centraliza as operações do chamado mercado capital, podemos fazer uma analogia a uma feira onde ao invés de vermos vendedores oferecendo verduras,frutas e legumes são negociados ações de compras ou vendas. Estas ações são títulos que representam pequenas parcelas de uma companhia (empresa).

Introdução

Neste caso, ao comprar uma parte destas ações, o comprador torna-se um pouco dono da empresa, sendo assim passa a ter direito aos lucros obtidos da empresa. Mas, vale lembrar que as ações correspondem à milionésima partícula da empresa, ou seja, representam uma porcentagem bem baixa da ação da empresa, sendo assim o comprador não poderá opinar diretamente nas questões da empresa, ao menos que ele compre uma porcentagem significativa.

As principais bolsas de valores do mundo são: Nasdaq, Bolsa de Nova Iorque, Bolsa de Chicago, Bolsa de Frankfurt. No Brasil a principal bolsa de valore é a Bovespa (Bolsa de São Paulo).

Ações

O que são ações na Bolsa de Valores?

Uma ação é a menor parte do capital de uma empresa, é um pequeno pedaço dela. Uma pessoa que compra uma ação passa a ser uma pequena sócia da empresa.

Tipos de ação:

Ordinária Nominativa (ON) - dá direito a voto em assembléia sobre definições da empresa;

Preferencial Nominativa (PN) - não dá direito a voto, mas preferência no recebimento de dividendos.

Ações

Como investir em ações?

As ações são negociadas nas Bolsas de Valores. No Brasil, a compra e venda de ações acontece na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa);

Essas negociações são feitas por meio das corretoras habilitas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM);

A lista das corretoras credenciadas pode ser encontrada nos sites da CVM e da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), no item Corretoras.

Ações

Como investir em ações?

As ações são negociadas nas Bolsas de Valores. No Brasil, a compra e venda de ações acontece na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa);

Essas negociações são feitas por meio das corretoras habilitas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM);

A lista das corretoras credenciadas pode ser encontrada nos sites da CVM e da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), no item Corretoras;

Para começar a comprar e vender ações, é necessário fazer um cadastro na corretora (informando nome, profissão, endereço e entregando cópias de RG, CPF e comprovante de residência).

Assim, a corretora abre uma conta desse investidor na Bovespa. Cada instituição determina qual a quantia mínima para a abertura da conta.

Fundos de Investimentos

Um fundo funciona como um condomínio. Cada um dos seus investidores possui uma cota, que corresponde a uma porção do total de ações que o fundo tem.

Cada fundo tem seu próprio estatuto, que informa suas regras e o grau de risco de seus investimentos.

Todo fundo precisa ter um gestor certificado pela CVM, que coordena as compras e vendas de ações.

Assim, quando uma pessoa adere a um fundo, deve estar de acordo com sua política de investimento, especificada em seu estatuto.

Clubes de Investimento

Os clubes têm um caráter menos formal que um fundo.

Um grupo de amigos ou familiares pode formar um clube, que pode ser aberto com no mínimo três pessoas e chegar até um limite de 150.

Diferentemente dos fundos, não precisam de um gestor certificado pela CVM, mas um representante que dê à corretora a ordem de compra ou venda de ações.

Nesse caso, há maior liberdade por parte das pessoas que compõem o clube sobre quanto e onde será investido.

Individualmente

Nessa situação, a pessoa controla as ordens de compra e venda de suas ações.

Para escolher quais ações comprar, pode contar com os consultores da corretora, que irão tirar dúvidas e ajudar a identificar quais são os bons investimentos para aquele momento.

O investidor pode acompanhar sua conta, ter acesso aos custos de operação e comprar e vender ações pela Internet (com exceção dos fundos, onde quem compra e vende é o gestor).

Individualmente

O nome desse serviço é Home Broker e pode ser acessado pelo site de uma corretora que oferece este sistema. A lista dessas corretoras pode ser encontrada no site da Bovespa.

As ordens de compra e venda também podem ser dadas pelo investidor por telefone. Ou seja, o investidor liga para sua corretora e informa o que deseja fazer.

Sempre que se compram ou vendem ações, há um período de três dias úteis para que o dinheiro saia ou entre na conta que o investidor possui.

No caso dos fundos ou clubes, cada um tem um regulamento próprio que indica em quanto tempo o dinheiro poderá ser retirado após uma ordem ser efetuada.

BOVESPA

Iniciou com a Bolsa Livre em 1890.

Quatro anos depois foi aberta a Bolsa de Fundos Públicos.

Em 1935 seu nome foi alterado para Bolsa Oficial de Valores de São Paulo

Até meados da década de 1960, a Bovespa e as demais bolsas brasileiras era entidades oficiais corporativas (atuais Secretarias da fazenda estaduais).

Com as reformas no sistema financeiro nacional e do mercado de capitais, as bolsas assumiram característica institucional.

Em 1967 passou a ser denominada Bolsa de Valores de São Paulo.

BOVESPA

A Bovespa é uma entidade sem fins lucrativos responsáveis pela intermediação e negociação de ações de empresas brasileiras. Subordinada ao Banco Central e à Comissão de Valores Mobiliários, a Bovespa tem como sócios as corretoras de valores, que são suas cotistas.

A Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros (BM&FBOVESPA) foi criada em maio de 2008 com a integração da Bolsa de Mercadorias & Futuros e da Bovespa Holding. Juntas, essas companhias originaram uma das maiores bolsas do mundo em valor de mercado.

As principais funções da BOVESPA Fazer o meio-de-campo entre as pessoas interessadas em aplicar suas

economias em ações e as empresas que precisam de recursos para crescer.

Proporcionar as condições necessárias de rapidez, transparência e segurança para que as corretoras de valores possam intermediar as negociações para seus clientes.

Auxiliar na formação de preços, garantindo que os negócios sejam realizados seguindo as regras e normas estabelecidas pela CVM.

Criar uma auto-regulação, oferecendo sistemas operacionais tecnologicamente eficazes e economicamente transparentes ao mercado.

Educar pequenos e grandes investidores aos conceitos sobre o mercado acionário para que os investidores conheçam a importância de formar um patrimônio investindo em ações e mostrar os seus reflexos para o desenvolvimento econômico do país.

Mercados da BOVESPA

Mercado a Vista

No qual a liquidação física (entrega de títulos vendidos) se processa no 3º dia útil após a realização do negócio em bolsa e a liquidação financeira (pagamento e recebimento do valor da operação) também se dá no 3º dia útil posterior à negociação, e somente mediante a efetiva liquidação física. A liquidação física e financeira é processada pela Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia - CBLC.

  Mercado a Termo

  Operações com prazos de liquidação diferidos, em geral, de trinta, sessenta ou noventa

dias. Para aplicações no mercado a termo é requeridos, além do registro na CBLC, um limite mínimo para a transação e depósito de valores na CBLC — tanto pelo vendedor como pelo comprador —, utilizados como margem de garantia da operação. O contrato a termo pode, ainda, ser liquidado antes de seu vencimento.

Mercados da BOVESPA

Mercado de Opções

A opção proporciona ao investidor que a adquire — mediante o pagamento de um prêmio em dinheiro — o direito de comprar ou vender um lote de ações a outro investidor, com preço e prazo de exercício preestabelecido contratualmente. O comprador da opção de compra, até a data do vencimento, poderá exercê-la comprando o lote de ações ou revendendo a opção no mercado. O comprador da opção de venda, por sua vez, somente poderá exercê-la na data do vencimento da opção, quando então poderá vender as ações-objeto da opção ao lançador. Entretanto, tanto o titular como o lançador sempre poderão negociar suas opções no mercado a qualquer tempo, até a data do vencimento. O lançador de uma opção de compra poderá cobrir (depositar na CBLC os ativos objetos da operação) ou margear sua posição. O lançador de uma opção de venda deverá margear sua posição por meio do depósito de valores na CBLC.

Uma compra em margem consiste na aquisição de ações no mercado a vista com recursos financiados por uma sociedade corretora. Uma venda em margem representa uma operação de empréstimo de ações em uma sociedade corretora, para sua venda subseqüente pelo investidor.

BOVESPA

Cronologia 1960 ate Hoje:

Década de 1960

Década de 1970

Década de 1980

Década de 1990

Década de 2000

Em 2000 a BVRJ e a BOVESPA comandaram a assinatura de um acordo.

Em 2008 a Bovespa anuncia oficialmente o inicio do processo de fusão com a BM&F.

Bolsa de Chicago

O CME Group (Bolsa de Chicago) é a empresa controladora das seguintes bolsas:

Chicago Mercantile Exchange (CME);New York Mercantile Exchange (NYMEX);Kansas City Board of Trade (KCBT);Chicago Board of Trade (CBOT);Commodities Exchange (COMEX).

Bolsa de Chicago

O CME Group é o principal e mais diversificado mercado de derivativos do mundo. A crescente gama de produtos de futuros e opções, tecnologias e serviços é o padrão da indústria usado por gestores de ativos, bancos, firmas comerciais, corporações, bem como por fundos de hedge (aplicações financeiras mais agressivas disponíveis no mercado de capitais) e empresas que negociam carteiras próprias para mitigar riscos e aumentar o lucro em oportunidades potenciais e, consequentemente, avançar com segurança.

Bolsa de Chicago

Na agricultura, o CME Group, se comparado a qualquer outra bolsa, oferece um leque maior de Futuros, Opções e Swaps de OTC compensados na área de agricultura. Muitos dos seus contratos são usados como referência global. Usando as ferramentas oferecidas pela CME, o produtor de alimentos pode criar proteções contra a volatilidade do mercado, fixando assim seu preço de custo.

Bolsa de Chicago

Com relação à energia, o CME Group propõe ajudar as empresas de transporte a despachar mais mercadorias. Compradores de grande escala de petróleo e gás usam os serviços do CME Group para se protegerem contra flutuações no preço que eles pagam por combustível. Com mais segurança e previsibilidade em relação aos custos, eles podem oferecer mais opções e melhor serviços para seus clientes.

Bolsa de Chicago

O CME Group oferece o mais amplo mercado de câmbio regulado do mundo e uma das duas principais plataformas FX. Fornecido o acesso a 56 contratos futuros de câmbio estrangeiro e 30 contratos de opções referenciados em 20 moedas estrangeiras, inclusive dos principais mercados mundiais como o euro e o iêne japonês, e mercados emergentes como o real brasileiro. Além disso, através do CME ClearPort prove-se serviços de compensação extensos e flexíveis para negociações OTC FX.

Bolsa de Chicago

Em um mundo instável, os mercados de metais preciosos do CME Group são uma das mais sólidas oportunidades de negociações, que incluem uma série de contratos de ouro, prata e cobre.

Nos contratos de metais oferecem ferramentas importantes para atendimento de necessidades diversificadas de clientes em todo o mundo.

Seus mercados de metais são os mais líquidos do mundo para esse tipo de produto.

Bolsa de Chicago

Por oferecer os mais amplos e líquidos mercados de taxas de juros, o CME Group é o ambiente global de negócios para clientes institucionais e operadores profissionais que gerenciam complexas curvas de rendimentos em todo o mundo. Seus clientes usam futuros e opções de taxas de juros para fazer hedge contra riscos de longo prazo quando as taxas de juros mudam para uma direção adversa. Esses produtos também são úteis como indicadores de tendências do mercado, pois os preços caem quando há aumento nas taxas de juros e sobem quando as taxas caem.

Bolsa de Chicago

Como líder mundial do mercado de derivativos referenciados em índices de ação, o CME Group possibilita que investidores institucionais e pessoa física aproveitem oportunidades dinâmicas dos principais mercados de ações em todo o mundo.

NASDAQ

A bolsa de valores eletrônica NASDAQ (National Association of Securities Dealers Automated Quotations) é a evolução do mercado de capitais norte-americano. Fundada em 1971, a NASDAQ é a segunda maior bolsa de valores em valor de mercado do mundo, logo atrás da NYSE.

A NASDAQ pertence ao conglomerado NASDAQ OMX Group, que também controla outras oito bolsas de valores localizadas nos países nórdicos europeus. Milhares de empresas pertencentes à chamada nova economia são listadas no mercado de ações da NASDAQ. São empresas que desenvolvem e fabricam produtos de alta tecnologia - como a própria NASDAQ, listada em seu próprio mercado desde 2002.

NASDAQ

A bolsa de valores NASDAQ, conhecida pela imprensa especializada como bolsa eletrônica, é diferente da NYSE, ou de qualquer outra bolsa de valores tradicional, por se tratar, desde a sua inauguração, de um sistema de negociações. Sendo puramente eletrônica, nunca utilizou em sua história um salão de negociações físico (pregão viva voz), conduzindo todos os negócios, inicialmente, via telefone e telégrafo e, posteriormente, via computador e sofisticados sistemas de telecomunicação.

NASDAQ

O conjunto de negócios celebrados através deste mercado eletrônico é conhecido como Nova Economia. As empresas desta nova economia produzem aparelhos e componentes eletrônicos e trabalham com tecnologia de telecomunicação e desenvolvimento de software, além de atuarem no ramo da química e biotecnologia. O mercado financeiro tende a considerar as empresas da nova economia como de maior risco do que as empresas listadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque, responsável pela negociação de ativos mais tradicionais (Velha Economia).

NASDAQ

As empresas cujas ações são negociadas na NASDAQ são de um modo geral, menos endividada do que as que formam a velha economia. Possuem poucas dívidas com bancos, menos estoques e menos ativos permanentes (prédios, estruturas de equipamentos, móveis e utensílios). Há menor giro de ativos, maior liquidez e, portanto, mais dinheiro em caixa.

Conclusão

O Mercado de Capitais é constituído pelas bolsas de valores, sociedades corretoras e outras instituições financeiras autorizadas. O mesmo é subdividido em Mercado Primário e o Mercado Secundário.

Conclusão

No Mercado Primário é onde se negocia a subscrição de novas ações ao público, isto é, onde os valores mobiliários circulam pela primeira vez e onde a empresa obtém o capital para seus empreendimentos, pois o dinheiro da venda vai para a empresa.

Conclusão

Já o Mercado Secundário são as demais negociações com esses títulos, como simples trocas de possuidores, pois a empresa emissora já não terá mais contato com o dinheiro proveniente dessas trocas. Esse último mercado se caracteriza também pelas negociações realizadas fora das bolsas, em negociações que denominamos como mercado de balcão, trazendo dessa forma mais liquidez para esses ativos financeiros.