memoria cre cabula

14
Memória Formação PNAIC 13 /07 /2013 CRE Cabula 2º ano de Escolarização

Upload: acsf26

Post on 12-Aug-2015

836 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Memoria cre cabula

Memória

Formação PNAIC – 13 /07 /2013 CRE Cabula 2º ano de Escolarização

Page 2: Memoria cre cabula

Memórias

Page 3: Memoria cre cabula

1º Momento

- Acolhimento do grupo, pelas Orientadoras, com apresentação do novo espaço que irá acontecer a formação, no período de dois meses;

- Apresentação da pauta do dia, com orientações sobre as atividades que serão realizadas e horários.

Page 4: Memoria cre cabula

2º Momento : Leitura Deleite

• A colega trouxe um diálogo do livro Pequeno Príncipe, onde o principezinho conversava com a raposa sobre o significado da amizade. Esse diálogo aconteceu em forma de uma pequena encenação entre duas professoras (contando com a participação de uma integrante mirim do grupo).

A leitura foi muito interessante para quem leu e para quem escutou.

Page 5: Memoria cre cabula

3º Momento : memórias de Junho

• A colega preparou um excelente texto, detalhando todas as atividades realizadas na Formação de Junho. O seu relato foi tão minucioso que permitiu a quem esteve presente e/ou ausente, situar-se na dinâmica do trabalho desenvolvido na formação de Junho.

Page 6: Memoria cre cabula

4º Momento

Tivemos a presença da Coordenadora Alana, que acompanha e supervisiona o PNAIC. Ela trouxe vários esclarecimentos sobre o Benefício que recebemos por estarmos nesse projeto e a sua dinâmica de funcionamento.

Logo em seguida, as orientadoras apresentaram o calendário com datas importantes para o preenchimento e avaliação dos perfis.

Ficamos bem atentos !

Page 7: Memoria cre cabula

5º Momento

Houve a distribuição do material do PNAIC .

Os Direitos da Aprendizagem voltaram a ser falados, retomando a importância do APROFUNDAR e CONSOLIDAR no 2º ano, sem fugir da realidade da presença do INICIAR em muitas situações da sala de aula.

Foi feita uma leitura coletiva das Dez Propriedades conceituais e convenções do SEA,na pág. 12, do livro correspondente a unidade 3, permitindo uma análise de cada uma delas.

Page 8: Memoria cre cabula

6º Momento

• Ana Claudia e Sidnéia trouxeram um assunto interessante para estudo e análise pelo grupo.

Com uma dinâmica da escrita do nome de um familiar, usando os códigos apresentados na tela e a descoberta desse nome sem a sua visualização, o Tema Código ou Sistema, foi explanado e bem discutido. O objetivo era levantar reflexões sobre a diferença entre esses dois conceitos, no campo da alfabetização.

Page 9: Memoria cre cabula

7º Momento

Após o intervalo matutino todos os professores foram ao auditório participar de uma palestra sobre Consciência Fonológica onde foram trazidos vários conceitos e explicações sobre a sua relação com o processo de compreensão e consolidação do Sistema de Escrita Alfabética. A palestrante abordou o assunto com propriedade, trazendo diversos exemplos de atividades que podem ser feitas com as crianças. “A Consciência Fonológica consiste na capacidade de refletir conscientemente sobre as unidades sonoras das palavras (sílabas e rimas) e de manipulá-las de modo intencional.”

Page 10: Memoria cre cabula

8º Momento

• Momento de relax.

Após o almoço, foi feita uma dinâmica de integração e relaxamento, onde todos participaram com muita animação.

A retomada ao trabalho foi melhor e ainda trouxe sugestões para trabalhar com as crianças.

Page 11: Memoria cre cabula

9º Momento

• Mediante apresentação das fotos enviadas pelo grupo e de imagens captadas na internet, dos Cantinhos de Leitura, foi avaliada a qualidade desse recurso, o seu manuseio, a localização e a criatividade na criação, sem contudo poluir o ambiente com o excesso de informação. As orientadoras destacaram que tudo que estiver exposto deve facilitar a aquisição da leitura e da escrita.

Page 12: Memoria cre cabula

10º Momento Temas dos Grupos

Após o relax, houve a presença da representante da CR – Cabula para acompanhar o trabalho e registrar que, independente do Projeto de Alfabetização adotado, o foco deve ser sempre o desenvolvimento das nossas crianças.

A turma foi dividida em quatro grupos , para que fossem vistos e discutidos : Características, Desafios e Atividades específicas a cada nível. Cada membro retirava um ítem e tentava identificar a que grupo pertencia, contando com a participação de todos. A discussão sobre esse tema foi bem acirrada, no sentido da compreensão dos enunciados e da sua inserção no quadro de cada nível. Também foi elaborada uma Rotina, de uma atividade a ser realizada com crianças daquele nível e, socializada com a turma.

Pré -silábico

Silábico

Silábico- Alfabético

Alfabético

Page 13: Memoria cre cabula

Momento Final

As orientadoras apresentaram um vídeo do

Profº Artur abordando a questão da criação de uma

metodologia que leve o aluno a apropriação do

sistema alfabético. O vídeo continha depoimentos e

vivências de sala de aula, de vários professores, acerca

do assunto. Com esse recurso, a formação foi

encerrada. Com a mensagem seguinte,

encerro o meu relato das Memórias.

Page 14: Memoria cre cabula

Mensagem Final