boletim be/cre 1

6
Boas razões para ler A leitura torna as crianças mais calmas, ajuda-as a ganhar auto- confiança e poder de decisão; Quem tem hábito de ler, conhece-se a si próprio e compreende melhor os outros; Ouvir ler em voz alta, ler em conjunto, conversar sobre livros, desenvolve a inteligência e a imaginação; Ler em conjunto é divertido, reforça o prazer de convívio; Os laços afectivos entre as crianças e os adultos que lhes lêem tornam-se mais fortes; Os livros enriquecem o vocabulário e a imaginação; As imagens, informações e ideias dos livros alargam o conhecimento do mundo; Editorial Grandes ou pequenas, de formas e cores inumeráveis, são figuras de cera que simbolizam, para os católicos, a luz de Cristo. Representam o fogo purificador, que regenera e renova, dando-nos esperança. Baltazar, Gaspar e Belchior foram os 1ºs a visitar Jesus e ofereceram-Lhe presentes: mirra, em sinal da sua humanidade; incenso, para representar a divindade do Menino Jesus; e ouro, em homenagem à sua realeza. BOLETIM BE/CRE ANO LECTIVO 2010/2011 Nº 1 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PEDRAS SALGADAS Mais um período escolar passou e o ano 2010 aproxima-se do seu fim. Os alunos ficam felizes por verem contemplados e expostos nas pautas de avaliação os resultados do seu esforço, do seu trabalho e da sua dedicação aos estudos, mas também por terem uns dias de férias. É uma altura de festa, de partilha de presentes, de reunião familiar. É Natal! Mas é importante pensar que o Natal não poderá nunca confundir-se com o tráfico sonolento dos símbolos, nem deixar-se aprisionar pelo consumismo sonoro desta ocasião. É um momento de reflexão, de partilha e de alegria. Para todos nós, deve ser acima de tudo a alegria da celebração do nascimento de Cristo. Em qualquer situação, sejamos ou não cristãos, o Natal não poderá prender-se ao ornamento da parte material, mas deverá ser um verdadeiro e sério fermento para a construção de um mundo mais solidário e mais justo, onde todos possam ser mais felizes. Desejo a toda a comunidade escolar um Santo e Feliz Natal e um 2011 cheio dos maiores sucessos pessoais e colectivos. O Director Nelson Rodrigues CURIOSIDADES DO NATAL Na Europa as pessoas deixavam a porta de casa aberta na noite de Natal para que viajantes e pessoas pobres pudessem participar da ceia. Até hoje, a ceia é o momento de confraternização entre amigos e familiares.

Upload: bib-aveps

Post on 21-Mar-2016

226 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Boletim trimestral da Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Pedras Salgadas

TRANSCRIPT

Page 1: Boletim BE/CRE 1

Boas razões para ler

★A leitura torna as crianças mais calmas, ajuda-as a ganhar auto-confiança e poder de decisão;

★Quem tem hábito de ler, conhece-se a si próprio e compreende melhor os outros;

★Ouvir ler em voz alta, ler em conjunto, conversar sobre livros, desenvolve a inteligência e a imaginação;

★Ler em conjunto é divertido, reforça o prazer de convívio;

★Os laços afectivos entre as crianças e os adultos que lhes lêem tornam-se mais fortes;

★Os livros enriquecem o vocabulário e a imaginação;

★As imagens, informações e ideias dos livros alargam o conhecimento do mundo;

Editorial

Grandes ou pequenas, de formas e cores inumeráveis, são figuras de cera que simbolizam, para os católicos, a luz de Cristo. Representam o fogo purificador, que regenera e renova, dando-nos esperança.

Baltazar, Gaspar e Belchior foram os 1ºs a visitar Jesus e ofereceram-Lhe presentes: mirra, em sinal da sua humanidade; incenso, para representar a divindade do Menino Jesus; e ouro, em homenagem à sua realeza.

BOLETIM BE/CREANO LECTIVO 2010/2011 Nº 1

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PEDRAS SALGADAS

Mais um período escolar passou e o ano 2010 aproxima-se do seu fim.Os alunos ficam felizes por verem contemplados e expostos nas pautas de avaliação os resultados do seu esforço, do seu trabalho e da sua dedicação aos estudos, mas também por terem uns dias de férias. É uma altura de festa, de partilha de presentes, de reunião familiar. É Natal!Mas é importante pensar que o Natal não poderá nunca confundir-se com o tráfico sonolento dos símbolos, nem deixar-se aprisionar pelo consumismo sonoro desta ocasião. É um momento de reflexão, de partilha e de alegria. Para todos nós, deve ser acima de tudo a alegria da celebração do nascimento de Cristo.Em qualquer situação, sejamos ou não cristãos, o Natal não poderá prender-se ao ornamento da parte material, mas deverá ser um verdadeiro e sério fermento para a construção de um mundo mais solidário e mais justo, onde todos possam ser mais felizes.Desejo a toda a comunidade escolar um Santo e Feliz Natal e um 2011 cheio dos maiores sucessos pessoais e colectivos.

O Director Nelson Rodrigues

CURIOSIDADES DO NATAL

Na Europa as pessoas deixavam a porta de casa aberta na noite de Natal para que viajantes e pessoas pobres pudessem participar da ceia. Até hoje, a ceia é o momento de confraternização entre amigos e familiares.

Page 2: Boletim BE/CRE 1

! !

!!

!

"#$%&'(! ()'(! *($+,-,.! -(/,$$($%0! &%! 12132,'(/%.! 3(2'#$%)! *%$'234%-%)! (&'$(! 53#&,).! 6$,7()),$()! (! 6%2)89&/%$$(:%-,)!-(!9-#/%;<,=!>,2!/,0!1%)'%&'(!(&'#)2%)0,!!!

!!?#(!,)!%3#&,)!,#@2$%0!@A$2%)!42)'B$2%)!!

!!-(!-2@($),)!%#',$()!*,$'#:#()()!(!()'$%&:(2$,)=!

"#$!%&'()$!*+*,)-+$.!

!

!

! " # $ % & ' ( ) * + , + + + + + + + + + + + + + + + + + + - . , . / - . , , + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + +0 1 2 1 3 # 4 * +

!"#$%&'('

!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

!!

!!

/ 0 1 2 ! 1 " 3 4 5 6 7 8 ! /7 64 3 1 97:7 8 !!!!

!!

PNL - Leituras PartilhadasCONCURSO

NOSSO PORTUGAL

Durante o 1º período foi dado continuidade ao concurso, iniciado no ano transacto, que tem c o m o fi n a l i d a d e a d e s c o b e r t a d a s localidades do nosso país. Para isso os alunos t e r ã o d e r e c o l h e r informação sobre elas.

A s l o c a l i d a d e s a concurso foram Chaves e Óbidos. A adesão dos a l u n o s s u p e r o u a s expectativas.

DURANTE ESTE PERÍODO DECORRERAM, NA BIBLIOTECA, LEITURAS PARTILHADAS ENTRE ALUNOS, PROFESSORES, PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO.Foi com bastante entusiasmo que os alunos ouviram várias histórias de diversos autores portugueses e estrangeiros. É o momento de ouvir, saborear, sentir as palavras, os textos, as histórias, os sons, as imagens…

É tempo de nos deixarmos tocar pelo riso, pelo medo, pelo sonho, pela fantasia, partilhando tudo isto com pequenos e graúdos.Esta actividade destina-se aos nossos alunos e conta com a colaboração dos seus Pais/Encarregados de Educação ou outros elementos da Comunidade, convidando-os a entrar na Biblioteca, fazendo do livro um objecto único, repleto de sensações e estímulos.É estarmos juntos, sentir a presença da comunidade e quebrar barreiras, gerando assim outras cumplicidades.

InquéritoO que é mais importante para realizar um Sonho?

Colégio Salesiano de Lisboa

Acreditar 40%

Trabalho 44%

Dinheiro 8%

Sorte 8%

NÚMEROS PRIMOS

Sabe qual foi o 1º ano do séc. XXI a ser número primo?

2003O único nª primo par?

2Quantos números

primos acabam em 5?

1O 5 é o único número

que existe nessa circunstância.

Page 3: Boletim BE/CRE 1

Dia das Bibliotecas Escolares - dia 25 de Outubro

por Arminda AfonsoProfessora Bibliotecária

• • •

Para comemorar o “Dia da Biblioteca Escolar”, 25 de Outubro, a BE/CRE do A g r upamento de E s c o l a s d e P e d r a s Salgadas, promoveu o Concurso de Marcadores d e L i v r o s , e m a r t i c u l a ç ã o c o m o Agrupamento de Escolas de Vila Pouca de Aguiar.A actividade teve o seguinte programa:✦Exposição de marcadores de livros, no átrio da nossa escola.✦Visita dos alunos da Escola de V i l a P o u c a d e A g u i a r, à exposição.✦Troca de marcadores de livros, na BE.✦Visionamento de um filme “ A nossa Biblioteca” e de uma história em livro digital.✦Visita dos alunos do 4º B da nossa Escola à BE da escola de Vila Pouca de Aguiar.

A actividade contou com a p a r t i c i p a ç ã o d o s alunos: Pré-escolar, 1º, 2º

3º Ciclos e U.A.E.M.. Os alunos 1º ciclo e U.A.E.M. p a r t i c i p a r a m n a total idade. Todos os trabalhos mostraram grande criatividade e imaginação.A g r a d e c e m o s a participação de todos.

BE/CRE AO SERVIÇO DA APRENDIZAGEM

Pólo difusor de informação em variados suportes (impresso, vídeo, audio, electrónico)

Organizado em espaços integrados: zona de recepção, zona de leitura informal, de leitura/pesquisa, zona de informática e zona de audiovisuais.

!!!

!

!!

!"#$%&'('

!"#$"%&'()*+,(%$)-*.**/0+*123423565+78*

9*:%$)#%-)-*;)*)$<)#'&"=)>?%*@%,*A&';&',*;),*$"&'-)("),*@'*";<%-B)>?%*@%*,C(D*EE3F*

9*:-")-*;%,*A&';&',*GH#"&%,*@'*)A&%;%B")*;)*)I-';@"=)J'BK*)*I)-*@%*';-)"=)B';&%*@'*L)$%-',*@'*

("@)@);")*I)-)*)*L"@)*)(&"L)D*

*

!

!

*

! !

!!!!!!!1M$%*@"<A,%-*@'*";<%-B)>?%*'B*L)-")@%,*,AI%-&',*N"BI-',,%K*LO@'%K*HA@"%K*

'$'(&-M;"(%P*

4-J);"=)@)*'B*',I)>%,*";&'J-)@%,Q*

9*R%;)*@'*-'('I>?%S*)(%$G"B';&%*

9*R%;)*@'*$'"&A-)*";<%-B)$*

9*R%;)*@'*$'"&A-)SI',TA",)*

9*R%;)*@'*";<%-BH&"()*

9*R%;)*@'*)A@"%L",A)",*

!

!!!!!!

!

!"#$%&'$"()"*+,-./)"0(*"(1,+20.3(4+2*!

!!!!

!!

!"#$%&'('

!"#$"%&'()*+,(%$)-*.**/0+*123423565+78*9*:%$)#%-)-*;)*)$<)#'&"=)>?%*@%,*A&';&',*;),*$"&'-)("),*@'*";<%-B)>?%*@%*,C(D*EE3F*9*:-")-*;%,*A&';&',*GH#"&%,*@'*)A&%;%B")*;)*)I-';@"=)J'BK*)*I)-*@%*';-)"=)B';&%*@'*L)$%-',*@'*

("@)@);")*I)-)*)*L"@)*)(&"L)D**

!

!

*

! !!!!!!!!1M$%*@"<A,%-*@'*";<%-B)>?%*'B*L)-")@%,*,AI%-&',*N"BI-',,%K*LO@'%K*HA@"%K*'$'(&-M;"(%P*

4-J);"=)@)*'B*',I)>%,*";&'J-)@%,Q*9*R%;)*@'*-'('I>?%S*)(%$G"B';&%*9*R%;)*@'*$'"&A-)*";<%-B)$*9*R%;)*@'*$'"&A-)SI',TA",)*9*R%;)*@'*";<%-BH&"()*

9*R%;)*@'*)A@"%L",A)",*

!

!

!!!!!!

!"#$%&'$"()"*+,-./)"0(*"(1,+20.3(4+2*!

QUEM DISSE? FRASES QUE GANHARAM FAMA.

“Dai-me um ponto de apoio e levantarei o

mundo.”

— Arquimedes

“Tudo está na educação. O pêssego dantes era uma amêndoa amarga; a couve-flor não é mais do que uma couve que andou na universidade.”

— Mark Twain

“O homem sem educação, p o r m a i s a l t o q u e o coloquem, fica sempre um subalterno.”

— Ramalho Ortigão

Page 4: Boletim BE/CRE 1

Sabiam que PEDRO   ÁLVARES  

CABRAL, responsável pelo

«achamento» do Brasil,

recebeu muitas honras do

rei D. Manuel I, mas nunca

mais os seus serviços foram

utilizados pelo rei, tendo

morr ido esquec ido em

Santarém?

QUANDO TUDO ACONTECEU...

1467(?): Nasce, talvez em Belmonte. Filho segundo do fidalgo Fernão Cabral. - Datas incertas: Por serviços vários de natureza militar é agraciado com tença por D. João II. Casa com D. Isabel de Castro, sobrinha de Afonso de Albuquerque. - 1500: Segunda expedição portuguesa à Índia: armada de 13 navios, com 1500 homens. D. Manuel I entrega o comando a Pedro Álvares Cabral. Este larga de Lisboa a 9 de Março. Descobre as Terras de Vera Cruz (Brasil) em 22 de Abril. Naufrágios de quatro naus mas chega a Calecute a 13 de Setembro. Não consegue a submissão do Samorim - 1501: Regressa ao Reino apenas com 5 navios, embora transportando avultada carga de especiarias. - 1502: Recusa comandar outra expedição à Índia. - 1509: Afastado do Paço, vive nas suas propriedades de Santarém. - 1515: Finalmente é-lhe atribuída tença como prémio pela sua descoberta do Brasil que começa a ser colonizado. - 1518: Nova tença, pelo mesmo motivo. - 1520 (?): Morre em Santarém.

Sabiam que DOM   SEBASTIÃO  quando atingiu os catorze anos tomou conta do governo de Portugal e logo tratou de reorganizar o exército, preparando-se para a guerra?

D. Sebastião, rei de Portugal de 1568 a 1578, foi o penúl t imo re i antes do d o m í n i o e s p a n h o l ( 1 5 8 0 - 1 6 4 0 ) . O s e u prematuro desaparecimento numa manhã de nevoeiro na batalha de Alcácer Quibir deu origem ao mito sebastianista, u m s e n t i m e n t o m u i t o português, que nasceu de uma l enda e que tem p o v o a d o o i m a g i n á r i o colectivo do nosso povo, ao longo dos séculos.

Três dos maiores escritores da h i s t ó r i a d a L i t e r a t u r a Portuguesa, Luís de Camões, Almeida Garrett e Fernando Pessoa, interpretaram e d e r a m c o r p o a o Sebastianismo.

LU Í SA   TOD I n a s ceu em Setúbal - Bairro Troino - em 1753 e foi a meio-soprano portuguesa mais célebre de todos os tempos. Diz uma lenda que aquando do Terramoto de Lisboa, tinha ela dois anos, se salvou por se ter escondido dentro do forno do pão.

L u í s a R o s a d e A g u i a r, conhecida como Luísa Todi, foi uma cantora portuguesa.Luísa Todi foi a meio-soprano portuguesa mais célebre de todos os tempos.Nasceu em Setúbal, filha de um professor de música e instrumentista, que passou a v i v e r e m L i s b o a e m 1765.Setúbal não a esqueceu t e n d o - l h e e r i g i d o u m monumento com a sua efígie e dado o seu nome a uma das principais artérias da cidade.No livro de Anton Reicha, "Tratado da Melodia" Luísa Todi foi considerada "A cantora de todas as centúrias" melhor dizendo "Uma cantora para a eternidade".

Curiosidades da História de Portugal

Page 5: Boletim BE/CRE 1

Estatística da Utilização da Biblioteca

Setembro

Outubro

Novembro

Page 6: Boletim BE/CRE 1

• • •

Este ano surgiu um novo desafio.

“Quem é quem?”

Através da biografia e bibliografia de alguns escritores, os alunos terão de descobrir o seu nome.

Este desafio tem despertado a curiosidade da maioria dos alunos.

Parabéns aos vencedores pela participação.

Os escritores divulgados foram:

Alexandre Parafita

Maria Alberta Menéres.

“Quem é quem” - Um novo concurso

A Equipa da Biblioteca

Arminda Afonso

Madalena Santos

Leonor Pires

Luís Rito

Ermelinda Caldas

Helena Dinis

Assistente Operacional

Ermelinda Ferreira

Mensagem da Professora BibliotecáriaA Biblioteca Escolar é um instrumento vital no processo educativo, não podendo esta ser encarada como uma entidade separada e isolada da globalidade da escola, mas sim envolvida no processo de ensino- aprendizagem. ́”Está comprovado que quando todos os professores trabalham em conjunto, os alunos atingem níveis mais elevados de l i teracia, de le i tura, de aprendizagem, de resolução de problemas e competências no domínio das tecnologias de informação e comunicação. ”(Do manifesto da Biblioteca Escolar da Unesco, 1999)”É neste espírito de cooperação que contamos com todos vós ao longo deste ano lectivo em que na nossa BE se pretende manter um espaço dinâmico ao serviço de toda a comunidade educativa.

A Professora Bibliotecária Arminda Afonso