boletim be março 2010

8
actividades que movi- mentaram toda a Comu- nidade Educativa: “Contadores de histó- rias”, tertúlia “Conversas ao borralho” e concurso “Histórias aos quadradi- nhos” . Associando-se à comemo- ração dos 500 anos do nasci- mento de Fernão Mendes Pin- to , autor da obra “Peregrinação” e grande via- jante, a biblioteca da escola dedicou a Semana da Leitura à temática das “Viagens”, tendo contado, entre outras, com três Semana da Leitura De 8 a 12 de Março, a biblioteca partiu em viagem! Boletim da Biblioteca EB do 2ºCiclo de Mira / nº19, Março de 2010 Na semana consagrada à lei- tura, a equipa da biblioteca pro- pôs a todas as turmas de Mira virem ouvir, no seu espaço, uma história contada por um conta- dor especial! Aceite o convite, dezoito turmas do Pré-escolar, 1º e 2º CEB e UEEA, de forma indivi- dual e personalizada, tiveram o privilégio de ouvir os contado- res Albertina Janeiro, Benilde Patrício, Cândida Siegle, Eduarda Cupido, Fernanda Paula Silva, João Rei, José Garrucho, Lúcia Teixeira, Raquel Nery, Rosário Figueire- do, Rui Rodrigues, as turmas do 6ºA e 3º ano e as escritoras Maria Donzília Alves e Olga Resi. No palco em que se transfor- mou a biblioteca, estes contado- res viajaram entre escritos pró- prios, poesia, conto tradicional português, texto dramático e o que se publica de mais actual na literatura infanto-juvenil. Quem teve oportunidade de assistir a estas sessões constatou a multiplicidade de meios utiliza- dos, que foram desde a voz à música, ao multimédia e à magia! A Câmara Municipal de Mira patrocinou esta actividade, ofere- cendo a todos os contadores uma lembrança, de onde se salientou a obra “Olhos nos Olhos da Alma”, de João José Cúcio Frada. N este segundo período, com o pretexto da vida e obra de Fernão Mendes Pinto, a biblioteca levou pequenos e grandes a viajar. Houve viagens para todos os gostos: incursões na realidade, excursões à terra da fantasia, voos ao mundo do conhecimento... E porque, como diz Álvaro de Campos, “A melhor maneira de viajar é sentir”, sentimo-nos via- jantes viajando com os nossos sentidos! No terceiro período outras viagens nos espe- ram. Querem embarcar con- nosco? A equipa da Biblioteca Editorial Contadores de histórias Neste número: Catorze contadores Págs. 2 e 3 Tertúlia Págs. 4 e 5 Histórias aos quadradinhos Pág. 6 Super Leitor Pág. 6 Animação de Leituras Pág.7 Efemérides Pág. 8 Novidades Pág. 8

Upload: eb2-mira

Post on 14-Jul-2015

498 views

Category:

Education


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Boletim BE Março 2010

actividades que movi-mentaram toda a Comu-nidade Educativa: “Contadores de histó-rias”, tertúlia “Conversas ao borralho” e concurso “Histórias aos quadradi-nhos” .

Associando-se à comemo-ração dos 500 anos do nasci-mento de Fernão Mendes Pin-t o , a u t o r d a o b r a “Peregrinação” e grande via-jante, a biblioteca da escola dedicou a Semana da Leitura à temática das “Viagens”, tendo contado, entre outras, com três

Semana da Leitura De 8 a 12 de Março, a biblioteca partiu em viagem!

Boletim da Biblioteca

EB do 2ºCiclo de Mira / nº19, Março de 2010

Na semana consagrada à lei-tura, a equipa da biblioteca pro-pôs a todas as turmas de Mira virem ouvir, no seu espaço, uma história contada por um conta-dor especial!

Aceite o convite, dezoito turmas do Pré-escolar, 1º e 2º CEB e UEEA, de forma indivi-dual e personalizada, tiveram o privilégio de ouvir os contado-res Albertina Janeiro, Benilde Patrício, Cândida Siegle, Eduarda Cupido, Fernanda Paula Silva, João Rei, José Garrucho, Lúcia Teixeira, Raquel Nery, Rosário Figueire-do, Rui Rodrigues, as turmas do 6ºA e 3º ano e as escritoras Maria Donzília Alves e Olga Resi.

No palco em que se transfor-mou a biblioteca, estes contado-res viajaram entre escritos pró-prios, poesia, conto tradicional português, texto dramático e o que se publica de mais actual na literatura infanto-juvenil.

Quem teve oportunidade de assistir a estas sessões constatou a multiplicidade de meios utiliza-dos, que foram desde a voz à música, ao multimédia e à magia!

A Câmara Municipal de Mira patrocinou esta actividade, ofere-cendo a todos os contadores uma lembrança, de onde se salientou a obra “Olhos nos Olhos da Alma”, de João José Cúcio Frada.

N este segundo período, com o

pretexto da vida e obra de Fernão Mendes Pinto, a biblioteca levou pequenos e grandes a viajar.

Houve viagens para todos os gostos: incursões na realidade, excursões à terra da fantasia, voos ao mundo do conhecimento...

E porque, como diz Álvaro de Campos, “A melhor maneira de viajar é sentir”, sentimo-nos via-jantes viajando com os nossos sentidos!

No terceiro período outras viagens nos espe-ram.

Querem embarcar con-nosco?

A equipa da Biblioteca

Editorial Contadores de histórias

Neste número: Catorze contadores Págs. 2 e 3

Tertúlia Págs. 4 e 5

Histórias aos quadradinhos Pág. 6

Super Leitor Pág. 6

Animação de Leituras Pág.7

Efemérides Pág. 8

Novidades Pág. 8

Page 2: Boletim BE Março 2010

2

Catorze contadores:cada história, uma viagem, na Semana da Leitura!

O Boletim é da responsabilidade da Equipa Dinamizadora da Biblioteca

Boletim da Biblioteca / Nº 19

Raquel Nery, contadora de Vila Nova de Gaia, trouxe ao 5ºC três histórias e, pasme-se, truques de magia!

Cândida Siegle pôs os meninos das duas turmas do 3º ano, cada uma na sua vez, a saltar com “As três linguagens”, um conto dos irmãos Grimm traduzi-do do alemão por si .

“A cidade dos cães” nunca mais será a mesma depois de ter sido contada, cantada e tocada por João Rei! O 6ºC adorou!

Albertina Janeiro contou uma história tradicional com um fim surpreendente ao 5ºB.

Benilde Patrício e o 6ºA dramatizaram “Meninos de todas as cores” e declamaram poesia para o 4º ano.

Incentivados pela escritora Maria Donzí-lia Alves, alunos do 2ºano e 6ºA retribuí-ram, com outros, os poemas ditos por esta convidada!

Rosário Figueiredo leu “O ladrão debaixo da cama” e fez, em cada sessão, os meninos do 1º, 4º º e 5ºano A representar.

Eduarda Cupido entusiasmou o 6ºE com o divertido “O dia em que a barriga reben-tou” e quebrou um segredo: vem aí o autor deste conto!

Page 3: Boletim BE Março 2010

3

Semana da Leitura - Catorze contadores

O 3º C, devidamente ataviado, representou para os alunos da UEEA (Unidade de ensino estrutura-do para a educação de alunos com

perturbação do espectro do autismo).

Este Boletim é uma separata do Jornal Emir

Março 2010

A escritora Olga Resi, a partir da trama do seu livro “Incrivelmente só”, desafiou o 6ºD a imaginar, em pequenos grupos, fins alternativos!

Com o conto “O nabo gigante”, Rui Rodrigues prendeu a atenção dos meni-nos da sala A do Jardim-de-infância de Mira!

José Garrucho pôs a pensar a plateia constituí-da por alunos do 5ºD. Porque ouvir ler abre novos caminhos e faz olhar para dentro de nós...

Lúcia Teixeira, da Biblioteca do Agru-pamento Finisterra, promoveu, com o 5º E e depois com o 6ºB, uma reflexão em torno do conto “A árvore genero-sa”.

Fernanda Paula Silva leu, à hora do almoço, “O reino das sete ondas” e a partir dele desencadeou uma actividade plástica: a constru-ção de um painel com recortes de papel.

Page 4: Boletim BE Março 2010

4

D edicada à temática das “Viagens”,

teve lugar dia 10 de Março, à noite, a 4ª edição da tertú-lia “Conversas ao Borra-lho”.

Muito publicitada na imprensa regional e em entrevista da professora bibliotecária na Rádio Vagos FM 88.8, compare-ceram cerca de cinquenta pessoas da nossa Comuni-dade Educativa, imprensa e edilidade de Mira.

sobre “As viagens de Fer-não Mendes Pinto”, apre-sentando uma visão pessoal e polémica da personagem e da sua obra, “Peregrinação”.

Munido de alguns exem-plares fac-similados da car-tografia do século XVI e de alguns artefactos caracterís-ticos das partes do mundo visitadas por Pinto, este palestrante cativou uma pla-teia atenta, que não lhe rogou aplausos e lhe fez perguntas, informalmente, no final da sessão.

A Semana da Leitura contou com a 4º edição da tertúlia

A Presidente da Comis-são Instaladora Provisória do Agrupamento de Esco-las de Mira, Dr.ª Helena Monteiro, iniciou a tertúlia, dando as boas vindas a todos.

Seguiram-se, de imedia-to, as intervenções progra-madas para a noite.

O primeiro orador, Dr. Alfredo Pinheiro Marques,

professor universitário e director do Centro de Estu-dos do Mar, discorreu

As “Conversas ao borralho” foram inteiramente dedicadas à temática das “Viagens”

O Boletim é da responsabilidade da Equipa Dinamizadora da Biblioteca

Boletim da Biblioteca / Nº 19

O tema da tertúlia foi anunciado num enorme mural nas escadarias e à

entrada da Biblioteca

Público presente

Palavras de abertura pela Dr.ª Helena Monteiro, Presidente da C.A.P. do

Agrupamento

Dr. Alfredo Pinheiro Marques

Cartografia e artefactos trazidos pelo Dr. Alfredo Marques

Page 5: Boletim BE Março 2010

5

A intervenção seguinte

coube à Dr.ª Ana Maria Reigota, Presidente da dele-gação da Cruz Vermelha de Mira, que, dentro do tema “Viagens humanitárias”, começou por situar histori-camente a Cruz Vermelha, referir os seus objectivos e nomear alguns meios utili-zados pela organização na sua consecução.

No decurso da palestra, salientou, ainda, alguns nomes de pessoas que, pelo seu exemplo de vida, cons-tituem modelos de altruís-mo e exibiu um filme ilus-trativo das situações huma-nas que levam a Cruz Ver-melha a agir.

A esta palestrante seguiu-se o Dr. Júlio Gomes, encenador, actor e formador de actores, que, de forma muito própria abordou “Viagens interio-res”.

Recorrendo a pequenos textos e frases emblemáti-cas de autores portugueses e estrangeiros, este orador

4º edição da tertúlia - Semana da Leitura

o instrumental “Verdes Anos”, de Carlos Paredes, e o fado “Barco Negro”, superiormente interpretado por Liliana Claro.

O evento, como tertúlia que era, terminou com con-versas informais no foyer, montado à entrada da Biblioteca, e com um “Porto de Honra”, onde não faltaram o chá, o vinho do Porto e os biscoitos, gentil-mente oferecidos pela Pas-telaria Arcada.

sublinhou o poder da escri-ta, referindo o seu potencial imagético, que nos leva a viajar, a sonhar e a formu-lar sentidos para o quotidia-no.

A iniciar a tertúlia, a separar as intervenções dos três palestrantes e a finali-zar estas “Conversas ao Borralho” houve música, protagonizada pelo grupo de fados “Nocturno”, que contou com as vozes de Liliana Claro e João Gil, as violas de Artur Fresco e Venâncio Gil e a guitarra portuguesa de Davide Saborano.

A actuação deste grupo foi memorável, tendo sido particularmente aplaudido

Este Boletim é uma separata do Jornal Emir

Março 2010

Dr.ª Ana Maria Reigota

Dr. Júlio Gomes

Grupo “Nocturno”

Liliana Claro canta “Barco negro”

Marcadores de livro oferecidos a todos os presentes.

Mesa posta no foyer

Page 6: Boletim BE Março 2010

6

Semana da Leitura -Concurso “Histórias aos quadradinhos”

E ste concurso, visando promover um género textual muito aprecia-do pelos nossos alunos, teve como tema, como não podia deixar

de ser na Semana da Leitura, ”Viagens”! E as viagens fizeram voar a imaginação dos concorrentes! Ora vejam:

No final, com

muita dificuldade, dada a qualidade dos trabalhos con-correntes, o júri atribuiu um pré-mio ao 1º CEB e outro ao 2º.

Os grandes ganhadores foram, assim, João Fran-cisco Távora, do 3º ano, e Ana Rita Oliveira, do 6ºD.

Concurso Super Leitor

O concurso de leitura

“Super Leitor” continuou a dar que falar.

As fichas de leitura dos con-correntes avolu-maram-se, desta-cando-se o 6ºD como a turma

melhor leitora. Demonstrando muita tenacidade, os vencedores indi-viduais do 2º perío-do foram os mes-mos do período passado:

Grandes Vencedores:

1º CEB Mira João Francisco Távora, do 3º C (181 pontos);

6º ano - Ana Rita Oliveira, do 6ºD (677 pontos).

5º ano - Hélder Gadelho, do 5º E (380 pontos);

O Boletim é da responsabilidade da Equipa Dinamizadora da Biblioteca

Boletim da Biblioteca / Nº 19

1º Prémio 2ºCEB 1º Prémio 1ºCEB

Da esquerda para a direita, João Francisco, Ana Rita e Hélder exibem os seus prémios. Os nossos parabéns!

Page 7: Boletim BE Março 2010

7

Animação de leituras!

N este período, multiplicaram-se

as sessões de “Hora de Conto”, assim como se deu início ao projecto “À la Carte”, em que os pro-fessores do Pré-escolar e 1º CEB do Agrupamento, mediante marcação, trou-xeram as suas turmas à Biblioteca da Eb2, com a colaboração da Câmara Municipal de Mira, que garantiu o seu transporte.

Feitas as contas, houve no 2º período uma “Hora do Conto” de inscrição livre à hora do almoço, todas as semanas, e mais sete sessões de “À la Car-te”, feitas a pedido de algumas turmas do Agru-pamento.

Como durante a Sema-na da Leitura houve, tam-bém, dezoito sessões de “Hora do Conto”, vocês conseguem ouvir daí o ruído dos passos e passi-nhos que subiram a esca-daria do bloco C para ouvir uma história?

A equipa da biblioteca, que escolheu este ano a leitura e literacia como alvo, sente-se muito orgu-lhosa da proeza!

Querem espreitar um pouco do que se passou?

“O Sapo apaixonado”, de Max Velthuijs, contada por Cân-dida Siegle, foi pretexto para falar de afectos na semana que antecedeu o “Dia dos Namorados”. Enquanto os parti-cipantes completavam a frase “o amor é…” foi-se fazendo pintura facial , individualmente.

A pedido, Cândida Siegle levou o projecto “À la Carte” ao Jardim de infância da Lentisqueira, onde foi contada a história “Ainda nada?” de Christian Voltz, para festejar a entrada da Primavera. Depois foram semeados feijões em frascos de vidro, o que permitirá às crianças acompanhar a germinação.

O conto “Um roubo”, de Miguel Torga, levou os ouvintes a actividades de ilustração pela mão de Fernanda Paula Silva .

“Eu não fui!”, a história de Christian Voltz , foi lida por Rosário Figueiredo aos Jardins-de-Infância de Lentisqueira, Casal de S. Tomé e Carapelhos. No final das sessões houve drama-tização com máscaras.

“A casa da mosca fosca!”, de Eva Mejuto, lida por Rosário Figueiredo aos Jardins-de-Infância de Portomar e sala B de Mira, desencadeou divertidas encenações com máscaras, para deleite de quem representou e assistiu.

“A lenda de Leandro e Helena” serviu de mote a Fernan-da Paula Silva para falar de afectos. A seguir, com o auxílio de tesouras, foram recortados e montados em pop up belos corações vermelhos.

“A machada machadinha do José e da Joaquina”, na versão de António Torrado, após a leitura de Rosário Figueiredo foi explorada com um jogo em grupo.

“Tio Lobo”, de Xosé Ballesteros, na voz de Rosário Figueiredo, pôs os ouvintes de hora de almoço a rir dos disparates da Carmela. No final, foram pintados fanto-ches de dedo em cartolina.

A turma do 1º ano de Mira veio ouvir e ver projectada no quadro interactivo a história “O Cuquedo”, da Clara Cunha. Depois de alguns exercícios de aquecimento, Cândida Siegle dinamizou uma dramatização.

Este Boletim é uma separata do Jornal Emir

Março 2010

Page 8: Boletim BE Março 2010

8

Efemérides

À semelhança do que foi feito no 1º período, a Biblioteca destacou o Dia

de São Valentim, o Dia Mundial da Água e o Dia Internacional do Livro Infantil, dando-lhes a importância merecida.

Para comemorar o Dia de São Valentim, a 14 de Fevereiro, a Biblioteca foi decora-da a preceito. Foram espalhados, por todo o lado corações ver-melhos e tarjetas com alusões a pares românticos, tão dife-rentes como Tristão e Isolda ou o Rato Mic-

key e Minnie... Paralelamente, na área de leitura infor-

mal, houve uma exposição com obras do nosso acervo com a temática dos afectos.

O Dia Mundial da Água, celebrado a 22 de Março, mereceu, para além dos habituais cartazes de divulgação, a exposição de livros temáticos e a afixação de frases sobre a importância da água, da autoria de alunos e de pensadores famosos.

Cartaz de divulgação do Dia de São Valentim

Neste dia foram ainda dis-tribuídos a alunos, professo-res e funcionários pequenas gotas de água de cartolina para pôr na lapela.

O Dia Internacional do Livro Infantil, que terá lugar no próximo dia 2 de Abril, teve uma comemoração antecipada.

Para tal, foi montada, no átrio do bloco C, uma exposição de livros infantis, com uma grande diversidade de formatos, incluindo o 3D, “janelinhas” e puzzles.

Encarregados de Educação e alunos terão, deste modo, oportunidade de apreciar esta mostra de livros aquando da sua deslo-cação à escola durante a interrupção lectiva.

Gota para pôr na lapela

Alguns livros expostos

Chegaram à Biblioteca, neste segundo período, muitos títulos oferecidos por parti-culares e instituições ou adquiridos com as verbas do PNL e do Agrupamento.

Neste momento, em que aguardamos a visita do escritor José Fanha à nossa biblio-teca, a 17 de Maio, temos em exposição as últimas aquisições, que são, naturalmente, da autoria deste escritor.

Novidades

Outras novidades relacio-nadas com a vinda deste escritor, incluem a realiza-ção de uma feira do livro especial, que terá lugar no início do 3º período.

Aqui poderão encontrar os divertidos livros da trilogia dos bisnaus e muitos outros deste autor.

Para dinamizar leituras e actividades, a

equipa da biblioteca tem em agenda um não acabar de surpresas! Não percam!

José Fanha

O Boletim é da responsabilidade da Equipa Dinamizadora da Biblioteca

Boletim da Biblioteca / Nº 19