be - boletim 07

10
BIBLIOTECA ESCOLARCENTRO DE RECURSOS Escolas | João de Araújo Correia Rede de Bibliotecas Escolares do Peso da Régua Rede de Bibliotecas Escolares do Peso da Régua BOLETIM Fevereiro | 2014 07 Biblioteca escolar. Saber. Um poder para a vida. Este Boletim é Editado pela Equipa das Bibliotecas das Escolas | João de Araújo Correia 1. CONCURSO: LOGÓTIPO “Quando se entra numa biblioteca nunca se sai igual. Lá dentro está o mundo todo. Quando se vê o mundo todo fica-se diferente” (RBE) IDEIAS COM MÉRITO PROJETO LER... COMUNICAR... INTEGRAR L ER… COMUNICAR… INTEGRAR é um projeto desenvolvido pelas Bibliotecas Escolares do Agrupamento, pelos docentes e técnicos de Educação Especial, em parceria com a Biblioteca Municipal. Este projeto direcionado, sobretudo, para os alunos com NEE, tem como objetivo fulcral a inclusão. Neste âmbito, foi promovido um concurso escolar para a realização de um logótipo, tendo sido atribuído o primeiro prémio à aluna Ana Rita Miranda, do 10º Ano, do Curso Profissional de Multimédia.

Upload: jose-matos

Post on 16-Mar-2016

230 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Boletim das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas João de Araújo Correia, em Peso da Régua

TRANSCRIPT

BIBLIOTECA ESCOLARCENTRO DE RECURSOSEscolas | João de Araújo CorreiaRede de Bibliotecas Escolares do Peso da RéguaRede de Bibliotecas Escolares do Peso da Régua

BOLETIMFevereiro | 2014

07Biblioteca escolar. Saber. Um poder para a vida.

Este Boletim é Editado pela Equipa das Bibliotecas das Escolas | João de Araújo Correia

1. CONCURSO: LOGÓTIPO

“Quando se entra numa biblioteca nunca se sai igual. Lá dentro está o mundo todo. Quando se vê o mundo todo fica-se diferente” (RBE)

IDEIAS COM MÉRITOPROJETO LER... COMUNICAR... INTEGRAR

LER… COMUNICAR… INTEGRAR é um projeto desenvolvido pelas Bibliotecas Escolares do Agrupamento, pelos docentes e técnicos de Educação Especial, em parceria com a Biblioteca

Municipal. Este projeto direcionado, sobretudo, para os alunos com NEE, tem como objetivo fulcral a inclusão.

Neste âmbito, foi promovido um concurso escolar para a realização de um logótipo, tendo sido atribuído o primeiro prémio à aluna Ana Rita Miranda, do 10º Ano, do Curso Profissional de Multimédia.

BOLETIM 07 BIBLIOTECA ESCOLAR CENTRO DE RECURSOS BOLETIM 07 BIBLIOTECA ESCOLAR CENTRO DE RECURSOS

03Este Boletim é Editado pela Equipa das Bibliotecas das Escolas | João de Araújo CorreiaEste Boletim é Editado pela Equipa das Bibliotecas das Escolas | João de Araújo Correia02

No dia 18 de outubro, a convite das Co-ordenadoras Interconcelhias, Rosário Caldeira e Regina Campos, as Profes-soras Bibliotecárias do Agrupamento

participaram no Encontro de Boas Práticas Esco-las aLer+ da Rede de Bibliotecas de Braga. Nesse encontro, em que várias Escolas aLer+ partilharam ideias e projetos em desenvolvimento, foi divulga-do o Projeto Ler… Comunicar… Integrar, reconhecido pela RBE, no âmbito das Ideias com Mérito.

De realçar ainda, pela sua importância e caráter inovador, as conferências “Ler+ para ler melhor”, de Anabela Martins em representação do Gabine-te da Rede de Bibliotecas Escolares e “Voluntários de Leitura - inovação social na área da educação”, de Isabel Alçada, pelo Centro de Investigação para as Tecnologias Interativas da Universidade Nova de Lisboa.

2. ENCONTRO DE BOAS PRÁTICAS - ESCOLAS aLer+

No âmbito do Projeto Ler… Comunicar… Integrar, a BE promoveu, no dia 16 de dezembro, a realização de uma oficina de Expressão Plástica dirigida aos alunos

com NEE dos 1º, 2º e 3º ciclos. A dinamização ficou a cargo da Associação Cultural Astro Fingido, do Porto.

Este encontro justifica-se pelo potencial de comunicação que a arte contém e porque a escola deve reconhecer e satisfazer as necessidades diversas dos seus alunos, adaptando-se a elas e estimulando o desenvolvimento de capacidades individuais.

3. OFICINA DE EXPRESSÃO PÁSTICA

Durante as várias sessões ao longo do 1º período, na Escola EB 2.3 de Peso da Régua e na ESJAC, foi feita a motivação dos alunos para o conhecimento de

outras localidades onde se fala a língua portuguesa. Procedeu-se à identificação dos continentes e oceanos do planeta Terra e à localização de Portugal no globo terrestre, com recurso aos tablets.

Em dezembro, os alunos escreveram a letra da canção “Natal Africano” e cantaram-na aos colegas. Deu-se início à realização de um painel representando o planisfério, com realce para os países de expressão portuguesa.

4. LÍNGUA PORTUGUESA – MENINOS NO MUNDO

No dia 15 de novembro de 2013, na biblioteca da Escola Secundária realizou-se uma ação de sensibilização da comunidade escolar para a LGP, com

o objetivo de promover a interação entre alunos surdos e ouvintes, com a presença dos alunos surdos dos 1º, 2º, 3º ciclos e Secundário. No Centro Escolar das Alagoas, as atividades realizaram-se no dia 24 de novembro, e envolveram as três turmas do pré-escolar.

As atividades desenvolvidas constaram da exploração de uma história, jogos e atividades, visualização de uma apresentação em ppt e de um pequeno vídeo e distribuição de folhetos informativos.

A adesão e o interesse foram bastante significativos, numa escola que se pretende cada vez mais inclusiva.

5. COMEMORAÇÃO: Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa

IDEIAS COM MÉRITO: PROJETO LER... COMUNICAR... INTEGRAR IDEIAS COM MÉRITO: PROJETO LER... COMUNICAR... INTEGRAR

BOLETIM 07 BIBLIOTECA ESCOLAR CENTRO DE RECURSOS BOLETIM 07 BIBLIOTECA ESCOLAR CENTRO DE RECURSOS

05Este Boletim é Editado pela Equipa das Bibliotecas das Escolas | João de Araújo CorreiaEste Boletim é Editado pela Equipa das Bibliotecas das Escolas | João de Araújo Correia04

A COMEMORAR TAMBÉM SE APRENDE

IDEIAS COM MÉRITO: PROJETO LER... COMUNICAR... INTEGRAR

A docente de LGP que apoia o aluno surdo do 11º ano do curso profissional multimédia, na disciplina de Inglês, construiu o jogo Who Wants To Be

Millionary com o objetivo de motivar o aluno para a aprendizagem de uma terceira língua, de forma lúdica.

Com o mesmo intuito, irão ser produzidos outros materiais para os temas dos diferentes módulos utilizando o computador e o tablet, os quais serão disponibilizados para este e outros alunos.

6. WHO WANTS TO BE MILLIONARY

Os alunos com autismo aprenderam a canção de Natal “Pinheirinho”. Elaboraram símbolos do Boardmaker, no sentido de colaborarem na

construção da letra da canção associando-a às imagens.

7. CANÇÃO DE NATAL – Pinheirinho

No dia 14 de setembro, comemorou-se o Dia Mundial da Diabetes, com atividades e eventos diversificados alusivos à luta contra esta doença.

Os alunos do 6º ano, através da Coordenação da disciplina de Ciências Naturais, associaram-se a esta iniciativa, através da realização de cartazes e folhetos criativos expostos na biblioteca da Escola EB 2,3.

1. DIA MUNDIAL DA DIABETES

A COMEMORAR TAMBÉM SE APRENDE

O Mês Internacional das Bibliotecas Escolares foi assinalado em todas as BE com a realização de atividades para o desenvolvimento de conhecimentos

e competências relacionadas com utilização da BE. Informar sobre o modo de funcionamento dos serviços, dar a conhecer o tipo de recursos disponíveis, exemplificar algumas das atividades ou projetos em que podem participar, sensibilizar alunos e docentes para a importância da biblioteca e motivar para a sua utilização regular, foram os objetivos imediatos.

As atividades desenvolvidas foram diversas e adequadas aos vários anos e ciclos de ensino: jogos “Caça ao tesouro”, exploração do guia do utilizador em vídeo, com tradução em Língua Gestual Portuguesa, jogos de aplicação dos conhecimentos adquiridos.

Na apreciação global, alunos e docentes referiram o aspeto lúdico das atividades, mas também a relevância das aprendizagens realizadas.

Durante todo o mês, as turmas dos 5º, 7º e 10º anos vieram à BE para realizarem a atividade Bem-vindo à Biblioteca, lançando-se o desafio para a leitura diária de um livro.

2. MÊS INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES

BOLETIM 07 BIBLIOTECA ESCOLAR CENTRO DE RECURSOS BOLETIM 07 BIBLIOTECA ESCOLAR CENTRO DE RECURSOS

07Este Boletim é Editado pela Equipa das Bibliotecas das Escolas | João de Araújo CorreiaEste Boletim é Editado pela Equipa das Bibliotecas das Escolas | João de Araújo Correia06

A COMEMORAR TAMBÉM SE APRENDE A COMEMORAR TAMBÉM SE APRENDE

O Dia da Alimentação foi comemorado com grande entusiasmo, nos dois Centros Escolares.

Na Alameda, alunos dos 3º e 4º anos representaram o texto dramático de Graça Gonçalves “Tchim e a AliMentaÇão”, que culminou com todos os alunos da escola a cantarem “A sopa do neném”.

Nas Alagoas, promoveu-se a realização de um Jogo da Glória com questões sobre o tema, que colocou em competição as turmas do 2º e 3º ano e permitiu a aplicação lúdica de conhecimentos adquiridos sobre alimentação saudável.

Na Escola EB 2,3, todas as turmas do 5º ano assistiram à leitura dramatizada da obra “Viagem ao Mundo da Alimentação” de Manuela Leitão, por professores e colaboradores da BE.

3. DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO

ABE desenvolveu, ao longo da semana da Alimentação, uma atividade inserida nos Programas PASSE (1º ciclo) e PASSEzinho (Pré-Escolar). As turmas do Pré-Escolar

e do 1º ano deslocaram-se à BE para escutarem a história “A lagartinha comilona” que culminou com o desafio aos alunos para provarem e aprenderem a gostar de alguns alimentos, ganhando com isso, estrelinhas “GOSTO DE...”. Todas as turmas participaram ainda na construção coletiva de um livro sobre a história ouvida, que constituirá um novo recurso da BE no apoio ao currículo.

4. PROGRAMAS PASSE e PASSEzinho

Aquando do Magusto da escola, a BE propôs a todas as turmas do Pré-Escolar e 1º Ciclo a

elaboração de “castanhas cultas”, onde a criatividade e o trabalho empenhado de todos tomaram forma e expressão efusiva a nível da leitura, escrita e expressão plástica.

Realizou-se também uma atividade de articulação com todas as turmas do Centro Escolar Alameda, com a visualização dos filmes “Lenda de S. Martinho” e “O jantar do Sr. Coelho” que permitiram a consolidação de valores pessoais e sociais e a definição do conceito de solidariedade. Foram elaboradas curtas frases que se colocaram na “capa de S. Martinho”, que integrou a exposição patente na biblioteca.

6. MAGUSTO

No dia de 11 de novembro, a equipa da BE da EB 2,3 e a tradutora de Língua Gestual percorreram as salas de aula para apresentarem a dramatização da “Lenda de São Martinho”, no âmbito do projeto “Ler… Comunicar… Integrar”. Esta iniciativa teve como principal objetivo desenvolver nos jovens o espírito de solidariedade a partir do voluntariado, associando-se à campanha “Unidos por um

Sorriso”, que promoveu, neste dia, a Feira de São Martinho Solidário.

5. DIA DE S. MARTINHO/ SANTO SOLIDÁRIO

BOLETIM 07 BIBLIOTECA ESCOLAR CENTRO DE RECURSOS BOLETIM 07 BIBLIOTECA ESCOLAR CENTRO DE RECURSOS

09Este Boletim é Editado pela Equipa das Bibliotecas das Escolas | João de Araújo CorreiaEste Boletim é Editado pela Equipa das Bibliotecas das Escolas | João de Araújo Correia08

A COMEMORAR TAMBÉM SE APRENDE A COMEMORAR TAMBÉM SE APRENDE

No dia 17 de novembro, os alunos do 3º ciclo do Agrupamento, por iniciativa da Coordenação da Saúde, da disciplina de Ciências Naturais e da Educação para a Cidadania, comemoraram o Dia Mundial do Não Fumador com a realização de um concurso de cartazes e folhetos criativos alusivos à problemática do tabaco na sociedade portuguesa, nomeadamente das doenças

associadas ao tabagismo e a promoção de hábitos de vida saudáveis.

Os trabalhos vencedores foram expostos nas Bibliotecas Escolares para divulgação à comunidade escolar.

7. DIA MUNDIAL DO NÃO FUMADOR

Na Hora do Conto das bibliotecas da EB 2,3 e da ESJAC, o “Halloween na biblioteca” contou com a colaboração de uma docente de Inglês, que fez a leitura expressiva da história “Uma Bruxa Muito Especial”, extraída do livro “Histórias Maravilhosas para Crianças Curiosas”, de Irène Dekelper e Françoise Le Lloahec.

8. HALLOWEEN NA BIBLIOTECA

No dia 10 de dezembro, comemorou-se o Dia dos Direitos Humanos.

Os alunos do 12º E do Curso de Humanidades realizaram, na disciplina

de História A, vários trabalhos sobre Tortura, Tráfico Humano, Exploração Feminina, Direitos dos Trabalhadores e Homenagem a Nelson Mandela, que foram apresentados em contexto de sala de aula e na BE.

Nesse contexto, numa palestra sobre os direitos humanos, Sílvia Pais Neto Magalhães Francisco, voluntária em Itoculo, Nampula, partilhou a sua experiência junto do povo moçambicano.

Ainda no âmbito destas comemorações, na disciplina de Português, o 10º E realizou um painel alusivo ao tema dos “Direitos Humanos”, trabalho interessante que foi exposto na BE.

9. DIA DOS DIREITOS HUMANOS

BOLETIM 07 BIBLIOTECA ESCOLAR CENTRO DE RECURSOS BOLETIM 07 BIBLIOTECA ESCOLAR CENTRO DE RECURSOS

11Este Boletim é Editado pela Equipa das Bibliotecas das Escolas | João de Araújo CorreiaEste Boletim é Editado pela Equipa das Bibliotecas das Escolas | João de Araújo Correia10

PROJETOS DE LEITURA

Acomemoração do Natal na Biblioteca Escolar da Escola EB 2,3 iniciou-se com a tradicional exposição de Presépios desenvolvendo-se, assim, valores e

vivências alusivos à quadra natalícia.

A esta iniciativa, dinamizada pela Professora de EMRC desde há 3 anos, aderiu um número crescente de alunos com belíssimos trabalhos realizados com a ajuda dos Encarregados de Educação.

Com esta atividade, os alunos foram convidados a ler contos de Natal e a requisitar um livro para as férias.

Ainda neste âmbito, a Professora do Clube de Artes apresentou uma interessante coroa de Natal.

A BE promoveu, ainda, a correspondência com a Escola da AVOMACC incentivando os alunos a redigirem cartões de Natal para serem enviados às crianças de Moçambique.

De igual forma, a biblioteca da ESJAC pretendeu valorizar as tradições natalícias produzindo uma criativa árvore de Natal rodeada de cartões escritos pelos alunos.

10. NATAL NA BE

A COMEMORAR TAMBÉM SE APRENDE

Porque ler é um prazer que deve ser partilhado, realizaram-se novas sessões de leituras partilhadas entre turmas. Neste caso, as turmas 2.1 e 2.3 da

Alameda prepararam empenhadamente a leitura e dramatização dos contos “Rato do campo e rato da cidade” e “O urso e a formiga”.

Divertiram-se e divertiram os colegas com as desventuras de ratos e formigas, que conseguiram ultrapassar as suas dificuldades usando inteligência e imaginação.

Também a turma 4.4 quis surpreender os colegas do Jardim de Infância com o conto “Ninguém dá Prendas ao Pai Natal”, onde todos puderam viver e sentir a “magia fantástica “ do Natal.

1. LEITURAS PARTILHADAS

P ara que a leitura se faça com prazer, é preciso gostar do livro que se lê. Mas como saber que se gosta de um livro que ainda não se leu? Dirão alguns. E como saber que não se gosta de um livro que ainda não se leu? Diremos nós. E se um livro que lemos é uma espécie de amigo que nos acompanha, é necessário escolher os livros com o cuidado que colocamos na escolha dos amigos.

Assim, todos os meses, na página da biblioteca, no espaço Li e Recomendo!, alunos leitores sugerem livros que lhes ficaram na memória, como os bons amigos.

Com esta atividade de continuidade pretendemos contribuir para que a leitura provoque em toda a comunidade educativa a impressão descrita por uma aluna do 9º ano:

“Quando leio um livro, sinto uma liberdade tão grande que nem consigo explicar, é a mesma sensação que terá um pássaro quando sai de uma gaiola e voa livremente pelos céus.”

2. LI E RECOMENDO

BOLETIM 07 BIBLIOTECA ESCOLAR CENTRO DE RECURSOS BOLETIM 07 BIBLIOTECA ESCOLAR CENTRO DE RECURSOS

13Este Boletim é Editado pela Equipa das Bibliotecas das Escolas | João de Araújo CorreiaEste Boletim é Editado pela Equipa das Bibliotecas das Escolas | João de Araújo Correia12

PROJETOS DE LEITURAPROJETOS DE LEITURA

T odas as semanas, a docente dinamizadora da atividade promove sessões de leitura no espaço da BE da E/B 2,3 pretendendo motivar os alunos para a leitura. Nas sessões

animadas, a que acorrem cada vez mais alunos de diferentes ciclos, dinamizam-se atividades diferenciadas de comunicação e expressão, recorrendo-se, muitas vezes, à dramatização dos textos.

4. PROJETO “ SAÍDA DE UM LIVRO”

Durante o primeiro período, a docente de Português das turmas 5º6 e 5º8 desenvolveu o projeto «45 Minutos na Biblioteca». Aproveitando os recursos

da biblioteca escolar, os alunos foram orientados na leitura de fábulas, lendas, provérbios, adivinhas, trava-línguas, lengalengas e anedotas, acompanhando os conteúdos abordados em aula e o desenvolvimento do domínio Educação Literária consignado nas Metas Curriculares.

A adesão a este projeto tem sido boa e o facto de se usufruir do espaço da biblioteca da escola, com a oferta diversificada de livros, tem ajudado a incutir hábitos de leitura e o gosto pelos livros.

5. 45 MINUTOS NA BIBLIOTECA

O projeto Voluntários de Leitura destina-se a suscitar nas crianças e jovens o prazer de ler, desenvolver a literacia e contribuir para elevar os resultados da

aprendizagem.

No dia 12 de dezembro, o grupo de Teatro da Universidade Sénior disponibilizou algum do seu tempo para apresentar a algumas turmas da EB 2,3 a peça “Hoje foi Natal!”, uma adaptação de um conto de César Luís de Carvalho. No final, realizou-se um debate em que os alunos refletiram sobre a importância de serem cidadãos solidários e responsáveis, uma vez que o voluntariado é “uma forma de envolvimento cívico que ajuda ao desenvolvimento educativo e cultural das novas gerações”.

Esta iniciativa culminou com uma visita à Feira de Natal promovida pelo projeto Unidos por um Sorriso.

6. VOLUNTÁRIOS DA LEITURA

O Melhor Leitor do Mundo é um espaço dedicado à leitura recreativa de textos de autores contemporâneos, das literaturas nacional e universal.

Destinado a desenvolver o hábito de mais e melhor leitura nos alunos do Ensino Secundário, esta atividade consiste em sessões de apresentação oral/ troca de impressões sobre os livros que leram no âmbito do Contrato de Leitura.

No final do primeiro período letivo, na disciplina de Português, as turmas do 10º E e 12º A, B e D realizaram sessões de apresentação de livros, num formato de fórum de leitores: trocaram-se impressões, esclareceram-se dúvidas, aprofundaram-se conhecimentos, debateram-se ideias… enfim, despertou-se o desejo de ler!

3. O MELHOR LEITOR DO MUNDO

BOLETIM 07 BIBLIOTECA ESCOLAR CENTRO DE RECURSOS BOLETIM 07 BIBLIOTECA ESCOLAR CENTRO DE RECURSOS

15Este Boletim é Editado pela Equipa das Bibliotecas das Escolas | João de Araújo CorreiaEste Boletim é Editado pela Equipa das Bibliotecas das Escolas | João de Araújo Correia14

OUTRAS ATIVIDADESOUTRAS ATIVIDADES

N os dias 2, 3 e 4 de dezembro decorreu na Biblioteca da Escola Secundária a Feira do Livro para toda a comunidade educativa do Agrupamento.

Docentes e alunos de todos os níveis e ciclos de ensino, das várias escolas e jardins-de-infância, tiveram oportunidade de contactar com uma grande diversidade de obras adequadas às respetivas idades.

Sobretudo para os mais pequenos, a escolha era vasta e muito apelativa, por isso era evidente a alegria curiosa com que manusearam e apreciaram os livros expostos.

O contacto com ambientes mais informais de leitura, apreciar os títulos, ler pequenos excertos, conversar à roda dos livros e sobre eles contribuem para suscitar o interesse, abrir horizontes de leitura e… quem sabe, ajudar cada um a construir ou consolidar o seu projeto pessoal de leitura. E assim se vai progredindo numa das funções fundamentais das Bibliotecas Escolares: construir leitores.

1. FEIRA DO LIVRO N o passado dia 6 de dezembro recebemos, no Agrupamento, a visita do escritor Martinho Torres, que ocorreu durante a manhã na EB 2,3 e na Escola Secundária.

Na apresentação dos livros-objeto, alguns excertos foram lidos pelos alunos, acompanhados à guitarra pelo escritor, também conhecido como Richard Towers. Martinho Torres cativou a

assistência composta por 6 turmas do 3º ciclo com a sua originalidade e poder de comunicação e suscitou grande curiosidade para a leitura das suas obras.

Esta foi mais uma iniciativa da Biblioteca Escolar para a promoção da Leitura e do Livro.

2. VISITA DO ESCRITOR MARTINHO TORRES

A Equipa das BE está a colaborar no projeto do Serviço Educativo do Museu do Douro, apoiando alunos de todos os ciclos nos trabalhos que visam a reflexão sobre a vida humana e não humana da região. Para este propósito, a BE apoia os alunos no trabalho de pesquisa e incentiva o uso de modo criativo do correio tradicional, do correio eletrónico, das redes sociais ou da videoconferência.

3. “BIOS-CARTAS” - MUSEU DO DOURO

BOLETIM 07 BIBLIOTECA ESCOLAR CENTRO DE RECURSOS BOLETIM 07 BIBLIOTECA ESCOLAR CENTRO DE RECURSOS

Este Boletim é Editado pela Equipa das Bibliotecas das Escolas | João de Araújo Correia16 17Este Boletim é Editado pela Equipa das Bibliotecas das Escolas | João de Araújo Correia

OUTRAS ATIVIDADES

Deu-se início, neste período, à 8ª edição do Concurso Nacional de Leitura, cuja primeira fase terá lugar no dia 9 de janeiro, às 14.30h, em simultâneo, na EB 2,3 e na ESJAC. Este ano, o concurso conta com a colaboração dos professores de Português das turmas 8º1, 9º E e 12º A e B, na preparação das obras propostas.

Neste ano letivo, as obras selecionadas foram “Marley & Eu A vida e o amor do pior cão do mundo”, de John Grogan (3º ciclo) e “Os Filhos da Droga”, de Chistiane F (Secundário).

6. CONCURSO NACIONAL DE LEITURA

A Professora de História do 7ºA está a implementar, na Biblioteca da Escola Secundária, o referencial da RBE “Aprender com a Biblioteca

Escolar”, orientando os alunos na aquisição de conhecimentos, capacidades e atitudes inerentes às literacias nos diferentes conteúdos curriculares.

A turma realizou regularmente a construção de frisos cronológicos, desenvolvendo a capacidade de seriar, ordenar, comparar factos e processos que proporcionem a compreensão da noção de temporalidade.

7. APRENDER COM A BE

AEquipa da BE da ESJAC e uma Professora de Geografia das turmas do 10º ano aderiram novamente ao Concurso Pordata com o intuito de que os alunos

adquiram competências na utilização da PORDATA e aprofundem o conhecimento da realidade portuguesa.

No 2º período, os professores e os alunos têm formação dinamizada pela Rede das Bibliotecas Escolares, que promove o desenvolvimento de competências em literacia da informação, nomeadamente, no que se refere ao uso da plataforma PORDATA.

5. USO E FAÇO COM PORDATA

OUTRAS ATIVIDADES

N uma das habituais deslocações à Biblioteca, os meninos do Jardim de Infância de Galafura receberam os seus Kits de escovagem, no âmbito do projeto

SOBE. Relembrou-se a canção “Eu não tenho medo de ir ao dentista” e os alunos comprometeram-se a usar estes Kits todos os dias, na escola, na hora dedicada à higiene oral. Assim os sorrisos vão ficar ainda mais belos e brilhantes!

4. PROJETO “SOBE”

BOLETIM 07 BIBLIOTECA ESCOLAR CENTRO DE RECURSOS

Este Boletim é Editado pela Equipa das Bibliotecas das Escolas | João de Araújo Correia18

AS NOSSAS BIBLIOTECAS ESTãO online. VISITA-NOS!

Sítio das Bibliotecas Escolares: http://be.escolasjoaodearaujocorreia.comSítio da Rede de Bibliotecas do Peso da Régua: http://rbpr.cm-pesoregua.ptOs nossos blogues: Viajar nas Palavras: http://viajarnaspalavras.wordpress.comRitual Livro: http://avprbiblioteca.blogspot.comSentir a Escola Sempre: http://sentiraescolasempre.blogspot.comCentro Escolar das Alagoas: http://www.centroescolaralagoas.blogspot.comJardins em Socalcos: http://jardinsemsocalcos.blogspot.com

ÍNDICE

1. IDEIAS COM MÉRITO: PROJETO LER... COMUNICAR... INTEGRAR

2. A COMEMORAR TAMBÉM SE APRENDE

3. PROJETOS DE LEITURA

4. OUTRAS ATIVIDADES

1. Concurso Logótipo 2. Encontro de Boas Práticas Escolas aLer+ 3. Oficina de Expressão Plástica 4. Língua Portuguesa – Meninos no mundo 5. Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa 6. Who Wants To Be Millionary 7. Canção de Natal – Pinheirinho

1. Dia Mundial da Diabetes 2. Mês Internacional das Bibliotecas Escolares 3. Dia Mundial da Alimentação 4. Programas PASSE e PASSEzinho 5. Dia de S. Martinho/ Santo Solidário6. Magusto 7. Dia Mundial do Não Fumador 8. Halloween na biblioteca 9. Dia dos Direitos Humanos 10. Natal na BE

1. Leituras partilhadas 2. Li e Recomendo! 3. O Melhor Leitor do Mundo 4. Projeto “Saída de um livro” 5. 45 Minutos na Biblioteca 6. Voluntários da Leitura

1. Feira do Livro 2. Visita do escritor Martinho Torres 3. Bios Cartas/Museu do Douro 4. Projeto SOBE 5. Uso e faço com PORDATA 6. Concurso Nacional de Leitura 7. Aprender com a BE

Este boletim foi redigido segundo as regras do novo acordo ortográfico

................................................................. 01....................... 02

.............................................. 02.................... 03

............... 03................................................. 04

.......................................... 04

..................................................... 04............... 05

.............................................. 06....................................... 06

................................ 07....................................................................................... 07

........................................... 08....................................................... 08

................................................. 09............................................................................... 10

.............................................................. 11...................................................................... 11

................................................ 12.................................................... 12

...................................................... 13............................................................ 13

.............................................................................. 14..................................... 15

.............................................. 15.............................................................................. 16

..................................................... 16............................................. 17

................................................................. 17