max weber livro

14
MAX WEBER

Upload: pagodes

Post on 12-Feb-2017

125 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Max weber livro

MAX WEBER

Page 2: Max weber livro

Cinqüenta anos depois da publicação do Manifesto comunista, por Marx e Engels, num momento em que o capitalismo estava mais desenvolvido e burocratizado, Weber escreveu sobre as questões do poder de da política. Questionava: como será possível o individuo manter sua independência diante dessa total burocratização na vida? Esse foi o tema central da Sociologia política weberiana.

Page 3: Max weber livro

Se Durkheim tinha como foca a sociedade francesa, Weber manifestava uma preocupação especifica com a estrutura política alemã, mas levava em conta também o sistema político dos Estados Unidos e da Inglaterra. Além disso, estava atento ao que acontecia na Rússia, principalmente após a revolução de 1905.

Page 4: Max weber livro

Para ele, na Alemanha unificada por Otto Von Bismarck, o Estado era fundamentado nos seguintes setores da sociedade: o Exército, os junkers (grandes proprietários de terrar), os grandes industriais e a elite do serviço publico (alta burocracia). Em 1917, escrevendo sobre o Bismarck, dizia que este havia deixado uma nação sem educação e sem vontade politica, acostumada a aceitar que o grande líder decidisse por ela.

Page 5: Max weber livro

Ao analisar o Estado alemão, Weber afirma que o verdadeiro poder estatal está nas mãos da burocracia militar e civil. Portanto, para ele, o “Estado é uma relação de homens dominando homens” mediante, a violência considerada legitima, e uma “associação compulsória que organiza a dominação”.

Page 6: Max weber livro

Para que essa relação exista, é necessário que os dominados obedeçam à autoridade dos que detêm o poder.

Mas o que legitima esse domínio?  Para Weber há três formas de dominação legitima: a tradicional, a carismática e a legal.

Page 7: Max weber livro

A dominação tradicional é legitima pelos costumes, normas e valores tradicionais e pela “orientação habitual para o conformismo”. É exercida pelo patriarca ou pelos príncipes patrimoniais.

Page 8: Max weber livro

A dominação carismática esta fundada na autoridade do carisma pessoas (o “dom da graça”), da confiança na revelação, do heroísmo ou de qualquer qualidade de liderança individual. É exercida pelos profetas das religiões, lideres militares, heróis revolucionários e lideres de um partido.

Page 9: Max weber livro

A dominação legal é legitimada pela legalidade que decorre de um estatuto, da competência funcional e de regras racionalmente criadas. Está presente no comportamento dos “servidores do Estado”.

Para Max Weber, portanto, o Estado é uma organização sem conteúdo inerente; apenas mais uma das muitas organizações burocratas da sociedade.

Page 10: Max weber livro

O que é um estado? Sociologicamente, o estado não pode ser definido em termos de seus fins. Dificilmente haverá qualquer tarefa que uma associação política não tenha tomado em suas mãos, e não há tarefa que não se possa dizer que tenha sido sempre, exclusivamente e peculiarmente, das associações designadas como políticas.

Estado e Política

Page 11: Max weber livro

Hoje o estado, ou, historicamente, as associações que foram predecessores do estado moderno. Em última análise, só podemos definir o estado moderno sociologicamente em termos dos meios específicos peculiares a ele, como peculiares a toda associação política, ou seja, o uso da força física.

Page 12: Max weber livro

‘Todo Estado se funda na força’, disse Trotski em Brest-Litovsk. Isso é realmente certo. Se não existissem instituições sociais que conhecessem o uso da violência, então o conceito de ‘Estado’ seria eliminado, e surgiria uma situação que poderíamos designar como ‘anarquia’, no sentido específico da palavra.

Page 13: Max weber livro

É claro que a força não é meio normal, nem o único do estado – ninguém o afirma – mais um meio especifico ao estado. Hoje, as relações entre o estado e a violência são especialmente intimas. [...] porem, temos de dizer que o estado é uma comunidade humana que pretende, com este êxito, o monopólio do uso legitimo da força física dentro de um determinado território. [...] Especialmente, no momento presente, direito de usar força física é atribuído a outras instituições ou pessoas apenas na medida em que o estado o permite.

Page 14: Max weber livro

O estado é considerado como a única fonte de “direito” de usar a violência. Daí “policia”, para nós, significa a participação do poder ou a luta para influir na distribuição de poder, seja entre estados ou entre grupos dentro de um estado.