maabe tarefa 4ª sessão

2

Click here to load reader

Upload: sandraazevedo

Post on 29-Jul-2015

86 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Maabe  tarefa 4ª sessão

Recorra ao Modelo e ao texto da sessão e elenque os factores implicados no sucesso da BE na sua relação com a escola em cada um dos níveis elencados abaixo:

Níveis de articulação da BE com a escola:

Papel do órgão directivo e dos órgãos de gestão e planificação intermédios da escola.

Os orgãos de maior responsabilidade devem espelhar a importância que a escola/ agrupamento atribui à BE solicitando a sua cooperação e intervenção nos diferentes projectos em curso. Relativamente à aplicação do Modelo, a escolha do domínio a avaliar deve ser uma decisão bem fundamentada e discutida com o orgão directivo e ser determinada pelas prioridades e restantes processos existentes na escola de modo a abranger e envolver todos.

Trabalho da biblioteca escolar dirigido à escola e aos utilizadores (professores, alunos, pais)

O professor bibliotecário deve actuar como interventor no percurso formativo dos alunos e no desenvolvimento curricular em cooperação com os professores. Trabalhar com a escola e com os docentes no desenvolvimento das diferentes literacias: literacias da leitura e literacias digitais e da Informação, integrando e apoiando o desenvolvimento curricular e promovendo a sua divulgação para além dos muros da escola. Motivar os alunos para que eles próprios se tornem nos principais promotores do trabalho desenvolvido.

Integração da BE nos Planos e projectos em desenvolvimento na escola

Ao pretender assumir-se como um elemento essencialmente formador, ferramenta útil à construção do sucesso educativo, o professor bibliotecário deverá promover uma acção integradora de objectivos e práticas que se adaptem à mudança e ao link considerado vital para a sobrevivência e para a qualidade da biblioteca escolar: a ligação ao currículo e ao sucesso educativo dos alunos.

Liderança do professor bibliotecário

Ao professor bibliotecário cabe desenvolver estratégias e políticas que garantam a rentabilização de recursos e investimentos e as coloquem ao serviço da escola. Exige-se uma redefinição de práticas e uma liderança e demonstração de valor que integrem a BE na estratégia de ensino/ aprendizagem da escola e nas práticas de alunos e professores.

Resultados esperados com a aplicação do Modelo.

Espera-se que o processo de auto-avaliação mobilize toda a escola, melhorando através da acção colectiva as possibilidades oferecidas pela BE. Esta deve conseguir retirar consequências e linhas de orientação do processo, permitindo identificar pontos fortes e fracos, assim como os aspectos que requerem atenção e mudança.

Resultados esperados em termos do processo de planeamento.

Espera-se que a acção da BE estabeleça uma relação directa com a missão da escola e desenvolva um trabalho contínuo e globalizante. A avaliação deverá espelhar a reflexão feita e o processo de planeamento deverá traduzir mudanças concretas na prática, sendo que o plano traçado deverá ser um compromisso de toda a escola já que um melhor desempenho da biblioteca irá beneficiar o trabalho de todos.

Bibliografia:

- Modelo de Auto-Avaliação;

- Texto da sessão.