livro comentado do enem 2010

235
RESOLUÇÃO (E) O acesso as redes imateriais possibilitou a rápida circulação de informações e isso implicou a disseminação de ideias que contribuíram para a articulação de movimentos contra regimes autoritários, que, de um modo geral, não tiveram como controlar ou reprimir essas ações.

Upload: matheus-correa

Post on 20-Jul-2015

38 views

Category:

Education


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (E)

O acesso as redes imateriais possibilitou a rápida circulação de

informações e isso implicou a disseminação de ideias que

contribuíram para a articulação de movimentos contra regimes

autoritários, que, de um modo geral, não tiveram como controlar ou

reprimir essas ações.

Page 2: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (B/C) O texto publicado na Folha de S. Paulo intitula-se “Ninguém é inocente” e se refere à ambigüidade inerente à moralidade, indicando o evidente distanciamento entre “reconhecer” e “cumprir” a norma moral. O princípio ético – a norma moral – resulta da idealização do comportamento, ou seja, ele postula o comportamento ideal, aquele que corres - ponde ao que deveria ser. Ocorre que, não sendo lei – aí está a ambigüidade –, o seu cumprimento não é obrigatório, como corretamente se afirma na alternativa b. A alternativa d também poderia ser dada como correta, pois as normas morais são efetivamente criadas pelos homens e as leis são materializações de normas e valores éticos aceitos pelo consenso, mas tais considerações não se encontram no texto nem decorrem necessariamente dele.

Page 3: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (E)

O movimento dos „caras-pintadas‟, representado na imagem, demonstra a inserção da juventude urbana na vida política brasileira da época, reivindicando uma ação efetiva das autoridades diante das denúncias de corrupção no governo Collor.

Page 4: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RE

SO

LU

ÇÃ

O (

B)

Pri

ncip

alm

ente

nas p

orç

õe

s p

erifé

ricas d

o D

om

ínio

Am

azônic

o,

sobre

tudo n

as á

reas d

e t

ransiç

ão p

ara

o

Dom

ínio

dos

Cerr

ados,

a

expansão

da

agro

pecuária

com

erc

ial

soja

e

gado

bovin

o

e

a

respon

sável

pela

destr

uiç

ão d

a c

obert

ura

vegeta

l. I

mport

ante

e d

esta

car

que e

ssa d

estr

uiç

ão n

ão

se

deve a

exaustã

o d

os r

ecu

rsos locais

, m

as e

devid

a a

queim

a d

a c

obert

ura

vegeta

l do a

mbie

nte

na

tura

l

para

a i

mpla

nta

ção d

e p

asta

gens o

u d

e c

ultura

s q

ue e

mp

regam

rela

tiva m

ente

po

uca M

ao d

e o

bra

e

onera

m d

em

asia

dam

ente

o m

eio

am

bie

nte

, re

duzin

do a

bio

div

ers

idade.

Page 5: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RE

SO

LU

ÇÃ

O (

C)

A e

xpansão d

as f

ronte

iras a

grí

cola

s b

rasile

iras s

e d

eu e

m d

ireção a

Regiã

o C

entr

o-O

este

, que p

assou a

conta

r com

melh

or

acesso a

part

ir d

a c

riação d

e B

rasília

, in

cre

menta

do p

elo

acesso r

odoviá

rio a

re

giã

o.

Ao m

esm

o t

em

po e

m q

ue d

estr

uía

o C

err

ado (

já d

izim

ado e

m c

erc

a d

e 5

0%

de

sua á

rea o

rigin

al)

, a

expansão da agricultura

se fa

zia

com

ele

vado gra

u de m

ecaniz

ação,

blo

queando

a possib

ilidade da

utiliz

ação d

e M

ao d

e o

bra

. A

ssim

, gra

nde

part

e d

os f

luxos m

igra

tórios q

ue s

e d

irig

iam

para

a r

egiã

o

acabou p

or

concentr

ar-

se n

as c

idades, in

tensific

ando a

urb

aniz

ação.

Page 6: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010
Page 7: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RE

SO

LU

ÇÃ

O (

E)

Num

grá

fico q

ue

repre

senta

todo

o e

spaço g

eográ

fico d

o p

ólo

ao

Equa

dor,

apare

ce r

epre

senta

da

a

rela

ção

que

exis

te

entr

e

ele

mento

s

físic

os,

com

o

a

tem

pera

tura

, a

pre

cip

itação

e

a

evapora

ção

pote

ncia

l, e

a p

rofu

ndid

ade d

e d

esagre

gação d

a r

ocha.

Nota

-se q

ue a

pro

fundid

ad

e d

e d

esag

regação

aum

en

ta n

a m

edid

a e

m q

ue

se a

pro

xim

a d

as á

reas e

quato

riais

(m

enor

latitu

de

), p

ois

nessas r

egiõ

es

ocorr

em

os índic

es m

áxim

os d

e p

recip

itação e

tem

pera

tura

.

Page 8: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (A) A adaptação do pinhão manso a diversos tipos de clima é um exemplo da atuação da bioengenharia no aumento da capacidade produtiva. A adaptação do pinhão abrira novas perspectivas para a produção econômica do Brasil, com possibilidades de investimento no setor de bicombustíveis. Tal processo já ocorre com outras espécies vegetais, como a soja e o café.

Page 9: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (E) Com o desmatamento, a atividade humana desprotege o solo, já que as formações vegetais retém a água nas copas, e as raízes, alem da retenção da água, agregam o solo, mantendo-o coeso. O desmata mento, feito principalmente junto a encostas, expõe as áreas mais frágeis, intensificando a erosão.

Page 10: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (D) A ilha de calor ocorre quando as áreas centrais das cidades assistem a uma elevação das temperaturas em função da ausência de áreas verdes, da reflexão do calor nas paredes das edificações (que retém o calor) e da impermeabilização do solo, na qual elementos como cimento e demais coberturas refletem o calor para a atmosfera.

Page 11: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (B) A qualidade de vida nas áreas urbanas tende a diminuir por causa do aumento da poluição. Mesmo com a adoção de hábitos saudáveis, a redução das áreas verdes, as dificuldades de circulação decorrentes da verticalização etc. não compensam o aumento das emissões, decorrentes do aumento da frota de veículos automotores.

Page 12: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (D) A devastação da Mata de Araucária, formação homogênea, aciculifoliada, aberta, característica do Planalto subtropical da porção meridional do Brasil, ocorreu por conta da exploração da madeira mole para abastecer a indústria de papel e celulose.

Page 13: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (A) A formação do lago de Sobradinho alagou uma porção considerável da área do Sertão nordestino e obrigou parcela da população a emigrar. Parte foi assentada as margens deste novo lago, enquanto outros deslocaram-se para as cidades.

Page 14: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010
Page 15: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (A) Há uma relação direta entre o padrão de consumo e a geração de lixo; este, como subproduto das relações de mercado, avoluma-se, cada vez mais, nos grandes centros urbanos. A ampliação de lixões (depósitos de lixo a céu aberto) inutiliza o solo, consolida uma área de disseminação de gases-estufa (e outros gases tóxicos) e de proliferação de vetores de doenças, alem de gerar poluição dos recursos hídricos atingidos pelo Cho rume.

Page 16: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (C) Trata-se de uma projeção polar, na qual a Terra é representada a partir do Pólo Norte e mostra a área de influência das grandes potências mundiais.

Page 17: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010
Page 18: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (A) A acidez da chuva, ou das precipitações de um modo geral, é natural; no entanto, as emissões, principalmente as indústriais e as de origem veicular, são agravantes do fenômeno, aumentando sobremaneira a acidez dessas precipitações.

Page 19: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (C) O desenvolvimento das redes imateriais possibilitou a separação entre a gerência e a produção. Com a maior celeridade dos meios de comunicação, tornaram-se mais eficazes as ações de controle da produção, mesmo quando esta se dissemina no espaço.

Page 20: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (E) O coronelismo (ou “mandonismo”), embora ainda tenha resquícios no Brasil de hoje, predominou na Primeira República, quando o perfil das camadas populares era essencialmente rural. Suas raízes remontam ao latifúndio patriarcal da Época Colonial e traduzem a submissão do campesinato da época ao poder econômico, social e político dos grandes proprietários.

Page 21: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (C) As ONGs – Organizações Não Governamentais – também conhecidas como Terceiro setor, agrupam agentes sociais que não são integralmente representados pelas instituições governamentais.

Page 22: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (D) Embora a Constituição de 1824 tenha sido outorgada por D. Pedro I, seu espírito não poderia contrariar a realidade político-social do País. Isso explica, quando de sua organização como Estado independente, as disposições restritivas transcritas no enunciado, visando assegurar o controle das classes dominantes sobre a vida político-administrativa do Brasil Império.

Page 23: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (B) O texto toca no problema da impunidade. Houve registros de casos de tortura tipifica das por lei, porem, como “não se conhece nenhum caso de condenação de torturadores julgados em última instância”, conclui-se que “a existência da lei não basta para assegurar a justiça”, como se afirma na alternativa correta.

Page 24: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (B) Ambos os textos focalizam a necessidade do livre curso da informação como esteio do Estado democrático. Os meios de comunicação tem, portanto, de ser livres para cumprir seu papel assegurador da democracia.

Page 25: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (C) A questão se baseia em textos que revelam as disputas políticas entre a oligarquia paulista e a mineira, quando afirmam: “com o tempo, surgiram às discussões e um grande desacerto final” e “profundas divergências políticas colocavam-nas em confronto por causa de diferentes graus de envolvimento no comercio exterior”.

Page 26: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (A) Acidentes como o de Chernobyl indicam a necessidade de conjugar interesses econômicos, aplicação de técnicas e demandas sociais.

Page 27: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (C) O trabalho atual, em consonância com a Terceira Revolução Industrial, baseia-se na qualificação do trabalhador, ou seja, estimula-se a formação de engenheiros, técnicos etc.

Page 28: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (E) A Constituição promulgada em 1988 (apelidada “Constituição Cidadã”) ampliou os limites tradicionais da democracia brasileira ao estender o direito de voto, em caráter facultativo, aos analfabetos e aos menores de idade a partir de 16 anos.

Page 29: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (D) A Revolução de 1930, apesar de promovida por grupos oligárquicos opositores do governo de Washington Luis, afirmava defender as propostas da Aliança Liberal, recém derrotada nas urnas; ou seja, dizia atender as aspirações populares e de setores médios (nos quais se incluíam os “tenentes”), defendendo um Brasil modernizado que acabasse com os vícios da “República dos Coronéis”.

Page 30: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (C) As crianças não respondem por seus atos, possuem menor senso crítico e são, portanto, mais vulneráveis as influências dos programas de televisão. Em muitos países, por exemplo, está proibido o direcionamento da publicidade ao público infantil, pois as crianças não tem condições de decidir sobre suas necessidades de consumo.

Page 31: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (D) O processo de favelização, que ocorreu em associação com o processo de urbanização tardia e desordenada do País, promoveu a ocupação irregular de áreas de risco, desprovidas de infra-estruturar.

Page 32: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010
Page 33: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (C) A alternativa foi escolhida por eliminação porque, alem de exigir do examinando um conhecimento pontual de nossa história social, concentra-se em uma peça da indumentária (os sapatos) que sequer se destaca na foto. Ademais, o termo “vestuário” presente no enunciado induz a interpretar de forma mais abrangente aquilo que o examinador estaria exigindo.

Page 34: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (B)

O fascismo (totalitarismo de direita) reconhecia explicitamente o poder carismático do líder, consubstanciando-o na formula nazista do Führer Prinzip (“Principio do Líder”) ou no mandamento mussoliniano de Credere, Obedire, Combattere (“Crer, Obedecer, Combater”). Todavia não se pode deixar de lembrar que esse mesmo poder carismático (denunciado por Nikita Kruchev sob a designação de “culto a personalidade”) esteve presente nos totalitarismos de esquerda, com destaque para Stalin (“Guia Genial dos Povos”) e Mao Tse-tung (“Grande Timoneiro”), sobrevivendo ainda nos regimes de Fidel Castro e de Kim Iljong. Obs.: Tecnicamente, a questão não teria resposta, pois o “poder carismático” fascista de Mussolini foi exercido em uma monarquia (rei: Vitor Manuel III) de 1922 a 1943, sendo pouco provável que o autor pretende-se restringir a efêmera “República Social Italiana”, chefiada por Mussolini de 1943 a 1945.

Page 35: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (A) Mera interpretação de texto, sintetizando as diferenças entre as culturas indígena e européia na destinação por elas dada ao pau-brasil: simplesmente lenha, para a primeira; matéria-prima (utilizada na tinturaria) comercializável, para a segunda.

Page 36: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (E)

A Nova República Brasileira, iniciada em 1985, vem vivenciando movimentos sociais variados, tendo como característica comum o esforço para promover a inclusão de setores historicamente marginalizados. E nesse contexto que se situa o movimento dos afro descendentes, que tem como uma de suas conquistas mais emblemáticas a Lei 10.639, de 2003, referida na questão. Esse dispositivo legal, somado a outras ações afirmativas, tem contribuído para consolidar a ideia do pluralismo da sociedade brasileira.

Page 37: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (A)

Devido ao fracasso do comercio de especiarias, tornado evidente por volta de 1530, a Coroa Portuguesa decidiu iniciar a colonização do Brasil, com base na grande lavoura de exportação (fator de fixação de colonos no território brasileiro, facilitando a defesa contra eventuais ataques estrangeiros). Optou-se pelo cultivo da cana-de-açúcar porque o produto resultante alcançaria preços vantajosos nos mercados europeus. Alem disso, Portugal já dominava as técnicas do plantio de cana e da produção de açúcar, já praticados nos Açores, Madeira e Cabo Verde.

Page 38: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (D)

Os processos de independência nas Américas, geralmente foram conduzidos pelas elites locais (sendo exceção a rebelião popular de escravos e libertos no Haiti). O receio de subversão da ordem latifundiária e escravista fez com que as elites se unissem em torno da construção de Estados que garantissem sua condição socioeconômica privilegiada. Isso ocorreu não apenas na América Hispânica, mas também no Brasil.

Page 39: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (A) Originalmente, as muralhas dos burgos medievais destinavam-se a sua defesa contra ataques externos, dada a extrema instabilidade da época. Com o fortalecimento do poder real e o aumento da segurança, no fim da Idade Média, as portas desses núcleos urbanos passaram a servir muito mais para controlar a circulação de mercadorias e a cobrança de taxas do que proteger a população local.

Page 40: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010
Page 41: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (D) Um dos fatores que contribuíram para consolidar o absolutismo monárquico europeu, na Idade Moderna, foi a união entre o Estado e a Igreja, não importando muito ser esta última católica romana, ortodoxa ou protestante. Portugal – pais católico – não constituiu uma exceção. Dai a enorme influência da Igreja Romana em nossa formação colonial e que se manteve no Brasil Império, apoiada em instituições como o padroado, o beneplácito e a oficialização do catolicismo. Foi somente a partir da Proclamação da República (1889), com a liberdade de cultos e a laicizarão do Estado, que outras religiões ganharam espaço. Mesmo assim, conforme a tabela comprova, a religião católica ainda é predominante no Brasil, ao menos nominalmente.

Page 42: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (B) A racionalização da produção com as restrições impostas as queimadas, alem de assegurar a produção sustentabilidade ambiental, possibilita o aproveitamento das folhas e do bagaço da cana.

Page 43: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (B) Mera interpretação do texto, pois este explicita o esforço da arte para captar a realidade, utilizando técnicas e conhecimentos proporcionados pelo avanço científico da época.

Page 44: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (D) A China atua de forma agressiva na África para obter espaço, áreas agricultáveis e recursos minerais, como petróleo, por exemplo. Isso tem condicionado a economia africana.

Page 45: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (D) O período mencionado no enunciado (fim do século XVI e início do século XVII) corresponde a exacerbação da Contra-reformas Católica, iniciada pelo Concilio de Trento (1545-63) e que alcançaria seu ponto mais agudo na Guerra dos Trinta Anos (1618-48). Seria portanto natural que o pensamento católico do período rejeitasse veementemente tudo que pudesse ser associada a heresias ou ao paganismo.

Page 46: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (E) As reivindicações do CGT a respeito da reforma agrária (com referencia explicita a “extinção do latifúndio”) e ao controle sobre a remessa de lucros para o exterior, entre outras, deixam claro que pretendiam estabelecer limites a propriedade privada.

Page 47: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (A) No início da década de 1960, a esquerda intelectual e estudantil brasileira estava majoritariamente vinculada as várias interpretações do pensamento marxista. Isso provocou a reação de grupos conservadores, que viam as manifestações culturais radicais como instrumentos de subversão comunista.

Page 48: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010
Page 49: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (A) A Revolta da Vacina, embora tenha sido deflagrada como uma reação popular a obrigatoriedade da vacinação antivariólica, foi igualmente motivada por fatores anteriores a esse; entre eles, a urbanização do centro do Rio de Janeiro, com a conseqüente demolição de cortiços e o deslocamento da população de baixa renda para os morros e subúrbios.

Page 50: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (B) A produção agroindustrial, como a produção de um modo geral, subordina-se, em cadeia, ao setor financeiro, segmento do ramo terciário da economia. Essa subordinação ilustra a subordinação da produção agropecuária ao meio urbano, que, alem de fornecer insumos industriais críticos a produção, determina/orienta a produção no campo.

Page 51: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (A) A concentração de riqueza em certas regiões do mundo, como em alguns países do Hemisfério Norte, levou inúmeros grupos populacionais a se deslocarem pelo mundo em busca de trabalho. Ao mesmo tempo, esses países desenvolvidos, sentindo-se ameaçados por uma invasão de imigrantes pobres e estranhos as culturas locais, estabelecem grande numero de barreiras restritivas.

Page 52: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010
Page 53: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010
Page 54: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (D) Em virtude do movimento browniano ser aleatório, o movimento das palhetas também seria aleatório, tendendo a uma situação de equilíbrio (sem a presença do bloco dependurado). O uso da trava seleciona o único sentido para o movimento, permitindo o movimento ascendente do bloco.

Page 55: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (C)

A cadeia alimentar expressa na questão é: frutas e grãos → Homem → tigre → abutres

(produtor) consumidor consumidor consumidor Primário secundário terciário

Respectivamente, tigre e abutres serão consumidores secundário e terciário.

Page 56: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (E)

A diminuição do número de hemácias ocasiona uma anemia e, consequentemente, diminuirá a quantidade de oxigênio transportado no corpo do animal.

Page 57: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (A)

O sangramento nasal é devido a baixa quantidade de plaquetas, porque esses fragmentos celulares possuem a enzima tromboplastina, que ativa o mecanismo da coagulação.

Page 58: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (C) Quando ocorre a liberação de 3 268 kJ, são produzidos 6 mols de CO2

kJH (g) CO (l)HC C 268 3 6 0

266

2

0

252

CO de mol 4,8X

268 3

2368 1

368 1 2

XkJ

molkJ

kJH (g) CO OH(l)HC C

Page 59: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

2

0

26126

CO de mol 7Y

268 3

6808 2

808 2 6

YkJ

molkJ

kJH (g) CO(s) OHC C

2

0

24

CO de mol 7,3 Z

268 3

1890

890

ZkJ

molkJ

kJH (g) CO (g)CH C

2

0

2188

CO de mol 8,4 t

268 3

8471 5

471 5 8

tkJ

molkJ

kJH (g)CO (l)HC C

Page 60: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (D) A produção de farinha de mandioca consome energia. A construção de fornos elétricos ou a plantação de árvores para ser utilizada como fontes de energia iriam encarecer o processo de produção da farinha. A melhor opção seria a construção de biodigestores que usam restos de matéria orgânica (como folhas mortas, fezes de animais, restos de alimentos) para a produção de combustíveis principalmente metano (CH4) por meio de um processo de decomposição anaeróbica.

celulose

nCOnCHOHnOHCn 242556 33

Page 61: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (B) Os problemas da saúde causados por micro-organismos podem ser resolvidos pela adição de substancias bactericidas. Entre as opções, a cloração da água produz íon hipoclorito que mata os micro-organismos por oxidação.

A filtração retém partículas grandes existentes na água. A fluoretação diminui a incidência de cáries dentárias. Por decantação, partículas mais densas se depositam no fundo. A coagulação aproxima partículas dispersas na água.

ohipoclorit

abactericidagente

ClOHHClO

HClOHClOHCl 22

Page 62: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (E) A vacina anti-HPV (vírus do papiloma humano) é aplicada em varias doses. No reforço, a resposta secundária é mais rápida e intensa, devido ao desenvolvimento das células da memória.

Page 63: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010
Page 64: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (C) Cálculo da densidade das cinco amostras: Amostra I Essa densidade é maior que o valor Máximo permitido. Amostra II Essa densidade é igual ao valor Máximo permitido. Amostra III Essa densidade é menor que o valor mínimo permitido. Amostra IV Essa densidade está no intervalo permitido. Amostra V Essa densidade é maior que o valor Máximo permitido. As amostras que atendem as normas internacionais são II e IV

mlgmlgd I /9,8/100

3,11403,760

mlgmlgd II /82,8/100

3,11383,762

mlgmlgd III /7,8/100

3,11353,765

mlgmlgd IV /78,8/100

3,11373,763

mlgmlgdV /94,8/100

3,11413,759

Page 65: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (B) O óleo de mamona é um líquido apolar. Substâncias polares (hidrófilas) são insolúveis em solventes apolares. Se essas substâncias tóxicas e alergênicas não estão presentes no óleo da mamona, trata-se de substâncias hidrófilas que estarão presentes apenas na massa da torta da mamona. Portanto, a característica presente nas substâncias tóxicas e alergênicas é a hidrofilia, isto é, essas substâncias são insolúveis no óleo de mamona.

Page 66: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (C) O campo magnético do ímã induz o ordenamento dos pólos magnéticos na corda da guitarra, feita de aço. Ao trocarmos as cordas, por outras de náilon, dificultamos esse ordenamento dos pólos, pois o náilon apresenta magnetização desprezível. Com a ausência da indução eletromagnética, o amplificador ligado ao instrumento não emite som por não receber sinal em sua entrada.

Page 67: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (A) Os embriões da microvespa Trichogramma sp. Alimentam-se de ovos de borboleta, cujas larvas nutrem-se das folhas do algodoeiro. Este fenômeno caracteriza o controle biológico pela introdução de um parasita.

Page 68: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (E) A água é uma substância polar que estabelece ligações de hidrogênio entre suas moléculas e outras moléculas que apresentem átomos pequenos é bastante eletronegativos (flúor, oxigênio e nitrogênio) com par de elétrons em disponibilidade.

Page 69: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

A glicerina é o polietilenoglicol podem reter moléculas de água por apresentar o grupo hidroxila (–OH) através de ligações de hidrogênio. Obs.: A ligação de hidrogênio (ponte de

hidrogênio) é uma força dipolo-dipolo

elevada.

Page 70: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (B) O óxido de cálcio é um óxido básico e, em contato com a água, produz hidróxido de cálcio de acordo com a equação química: CaO + H2O → Ca(OH)2 A destruição do microambiente, no tronco de árvores pintadas com cal, é devida ao processo de osmose, pois a cal retira água do microambiente, tornando-o inviável ao desenvolvimento de micro-organismos. No processo não temos oxidação e nem aquecimento, ocorre reflexão da luz, pois a pintura é branca. A vaporização da água não é facilitada, pois temos um soluto não volátil dissolvido (Ca(OH)2).

Page 71: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (A) A resistência elétrica R do resistor do chuveiro é característica sua que depende de seu material, de sua geometria e de sua temperatura. Sendo P a potência e U a tensão elétrica, temos:

33,0

1220

127

e

2

2

22

22

B

A

B

A

B

A

B

A

B

A

B

BB

A

AA

R

R

R

R

P

P

U

U

R

R

P

UR

P

UR

P

UR

R

UP

Page 72: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010
Page 73: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (C)

O clássico experimento de Meselson e Stahl, utilizando isótopos pesados de nitrogênio incorporado às bases nitrogenadas do DNA, demonstrou definitivamente que a replicação do material genético é semiconservativa, ou seja, as cadeias filhas consistem de uma fita parental e uma recém sintetizada.

Page 74: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010
Page 75: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RE

SO

LU

ÇÃ

O (

B)

O n

utr

ien

te l

imítro

fe é

o e

lem

ento

menos d

isponív

el

em

rela

ção a

abundancia

necessário

a s

obre

viv

ência

dos o

rganis

mos v

ivos.

Para

dete

rmin

á-lo v

am

os c

om

para

r com

as r

azõ

es

atô

mic

as forn

ecid

as (

106: 16:

1)

dos e

lem

ento

s C

, N

e P

.

Co

mp

ara

nd

o N

e P

N

P

16

–––––

–––

1

1,2

mo

l/L –

––––

–––

x

x =

0,0

75 m

ol/L

P e

stá

em

excesso

Co

mp

ara

nd

o C

e N

C

N

10

6 –

––

–-–

–-

16

x –

––

––

––

––

– 1

,2 m

ol/L

x =

7,9

50 m

ol/L

C e

stá

em

excesso

Nutr

iente

lim

ítro

fe: N

Page 76: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010
Page 77: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (E)

Do espectro de absorção, verificamos que o comprimento de onda da luz absorvida com mais intensidade é da ordem de 500 nm. Na roda de cores, este comprimento de onda esta na faixa da radiação verde e a cor apresentada pela substância que deu

origem ao espectro será vermelha.

Page 78: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (A)

A malária é endêmica porque se concentra em uma área geográfica restrita, na América do Sul.

Page 79: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (E)

O gene pode ser inativado por uma alteração nas bases nitrogenadas, sem modificação na sequência delas.

Page 80: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (C)

De acordo com o 2º princípio da Termodinâmica, é impossível a conversão integral de calor em trabalho.

Page 81: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (E)

A melhor discriminação dos alvos mostrados vai ocorrer quando os valores de refletância forem os mais distintos possíveis, isto é, as curvas forem mais separadas. Isto ocorre na faixa de comprimento de onda entre 0,8µm e 0,9µm. Observe que nesta faixa a refletância da água é nula, o que significa uma região escura do espectro.

Page 82: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (D)

A importância dessa inovação tecnológica para a comunidade científica se deve a possibilidade de programar geneticamente micro-organismos para a obtenção de medicamentos, vacinas, combustíveis, etc.

Page 83: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (E)

A vacina é constituída de antígenos que estimulam a produção de anticorpos específicos.

Page 84: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (D)

Para que uma lâmpada possa acender, seus terminais elétricos (base e rosca lateral) devem estar corretamente conectados aos pólos da pilha. É fundamental que tenhamos cada um dos terminais elétricos conectados a um dos pólos da pilha. Se a rosca lateral está ligada ao pólo negativo, a base deve estar ligada ao pólo positivo e vice-versa. Tais ligações corretas estão apresentadas nas figuras 1, 3 e 7.

Page 85: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010
Page 86: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (A)

Os bicombustíveis, na atualidade, são matrizes energéticas com menor carga de poluição para o ambiente, pois o dióxido de carbono liberado em sua combustão é absorvido pelas plantas na próxima safra, o que não ocorre com os combustíveis fósseis. O uso dos bicombustíveis propicia novos empregos. No entanto, a tecnologia de degradação da celulose nos bicombustíveis de segunda geração deve ser muito eficiente para que sejam produzidos com baixo custo.

Page 87: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010
Page 88: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (A)

O ácido cólico apresenta o grupo carboxila que, ao reagir com o grupo amino (-NH2) de um aminoácido (como a glicina ou taurina), forma a ligação peptídica (ligação amídica)

Page 89: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (B)

Para a pesagem no ar: Fdin = P = 30N Para a pesagem no interior do líquido: F‟din = P – E 24 = 30 – E E = 6,0N De acordo com a Lei de Arquimedes: E = µaVi g

102

(0,1)µ = 6

3

a

µa = 12x103kg/m

3

µa = 1,2g/cm3

ENEM

Page 90: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (D)

A luz é atenuada (absorvida ou refletida) logo na primeira camada (camada superior) dos sedimentos. O ultrassom utilizado pelo SONAR, porém, penetra nessas camadas, determinando ecos que são captados em instantes diferentes pelo receptor. É devido à chegada desses ecos em instantes diferentes que se torna possível a elaboração de uma figura 3D da embarcação naufragada.

Page 91: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (B)

O refrigerante (meio acido), pela presença da sacarose, faz decrescer o pH do biofilme (placa bacteriana), provocando a desmineralização do esmalte dentário. A equação química seguinte representa esse processo: A ingestão diária de refrigerantes provoca a desmineralização dentária devido ao aumento de concentração de H

+ que reage

com as hidroxilas OH–, deslocando o equilíbrio para a direita.

H+(aq) + OH

–(aq) → H2O(l)

Pelo Principio de Le Chatelier, a diminuição da concentração de OH

– provoca o deslocamento do equilíbrio para a direita.

Page 92: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (E)

As larvas das borboletas atuais, da família Ithomiinae, encontradas na Mata Atlântica e na Floresta Amazônica, apresentam especificidade pelos vegetais da família Solanaceae existentes nesses biomas.

Page 93: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010
Page 94: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (D)

Desprezando-se o efeito do ar, a força resultante na régua será o seu peso, que é constante. O movimento de queda da régua terá aceleração constante.

2

2t

gs

Δs (distância percorrida) é proporcional ao quadrado do tempo de queda t e por isso Δs aumenta mais rapidamente do que o tempo t (a velocidade da régua está aumentando durante a queda). A melhor opção é a (d) que cita o movimento acelerado com aceleração constante.

Page 95: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (B)

De acordo com a Lei de Stevin (Phidrostática = µgh), a pressão hidrostática da água é proporcional à altura da água, não dependendo da quantidade (volume) de água. Portanto, a característica de funcionamento que é responsável pela economia de água é o volume de água no tanque.

Page 96: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (B)

O gás metano é produzido pelas bactérias que realizam uma respiração anaeróbia. O substrato utilizado nessa degradação é constituído por compostos orgânicos presentes no lixão.

Page 97: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (D)

Os estudos indicam que as emissões de metano (CH4) das hidrelétricas podem ser comparáveis as emissões de CO2 das termelétricas. No Brasil, em termos do impacto das fontes de energia no crescimento do efeito estufa, quanto à emissão de gases, as hidrelétricas seriam consideradas como uma fonte poluidora colaborando com níveis altos de gases de efeito estufa em função de seu potencial de oferta.

Page 98: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (D)

Cálculo da quantidade em mols de H2O2 na solução: Cálculo da quantidade em mols de KMnO4:

moln

L

n mol/L,

v

nM

3

3

102

102010

Page 99: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

Cálculo da quantidade em mols de KMnO4:

molmolx

xmol

molmol

aqaqOH

43

3

422

108108,0

.............102

2.......................5

)(...2KMnO..........)(5

Page 100: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (D) O macho do gênero Photinus é devorado pela fêmea do vaga-lume do gênero Photuris, caracterizando um caso de predatismo.

Page 101: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (C) O grande problema do uso de fertilizantes é o aumento da quantidade de nitrogênio incorporado ao solo na forma de sais solúveis contendo, principalmente, íons amônio (NH4

+) e nitrato

(NO3–).

Esses íons, embora sejam facilmente absorvidos pelas raízes dos vegetais, podem penetrar no solo pela ação da chuva e serem arrastados para lençóis freáticos. Esses íons são nutrientes de algas e podem contaminar rios e lagos, pela diminuição do gás oxigênio dissolvido e o aumento de matéria orgânica. A presença de NH3 provoca aumento do pH do solo.

Page 102: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010
Page 103: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (A)

a) VERDADEIRA. O fenômeno descrito nas figuras traduz a difração da luz em uma fenda. Atrás de um muro, um menino ouve o som por difração nos contornos do muro.

b) FALSA. O fenômeno descrito é o eco. c) FALSA. O fenômeno em questão é a diferença entre as

velocidades do som no ar e no solo. d) FALSA. O fenômeno em estudo é o Efeito Doppler-Fizeau. e) FALSA. O fenômeno citado é a ressonância.

Page 104: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (B) O grande problema da incineração do lixo é a emissão de gases poluentes que são lançados na atmosfera. Uma forma de minimizar a desvantagem do processo de incineração em relação a outros métodos de tratamento do lixo seria a utilização de filtros nas chaminés desses incineradores para diminuir a poluição atmosférica.

Page 105: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010
Page 106: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (C) Na etapa I, o atleta correndo no plano horizontal tem energia

cinética 2

2mvEc e na etapa III, desprezando-se sua velocidade

no ponto mais alto, sua energia mecânica esta na forma potencial gravitacional(Ep = mgh). Na realidade, no processo não há conservação de energia mecânica em virtude do trabalho interno das forças musculares do atleta com transformação de energia potencial química interna em energia mecânica.

Page 107: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010
Page 108: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (B) A mosca, o mosquito, o besouro, a barata, a borboleta e o grilo pertencem ao filo dos artrópodes. O homem, pertence ao filo dos cordados. Os artrópodes e os cordados são componentes do mesmo reino, denominado animal.

Page 109: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (D) Os resíduos nitrogenados provenientes do metabolismo dos animais geram íons minerais. As algas durante a fotossíntese produzem vários tipos de compostos orgânicos utilizando água, dióxido de carbono e minerais, liberando o gás oxigênio.

Page 110: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (C) A reprodução do Aedes aegypti ocorre no meio aquático. A remoção dos recipientes que possam acumular água contribui para diminuir a reprodução desse mosquito.

Page 111: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (C) Na digestão dos ruminantes atuam bactérias metanogênicas, geradoras do gás metano, um dos responsáveis pela retenção das radiações infravermelhas, causadoras do efeito estufa.

Page 112: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010
Page 113: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010
Page 114: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (B)

O título da palestra: “Morto pelo código: transparência do software dos dispositivos médicos implantados” antecipa o tema dos riscos mortais de determinados softwares de uso médico para o ser humano. A alternativa a se refere a novas experiências; a c, a falhas médicas; a d, a divulgação de novos softwares; a e, a aparelhos médicos em geral. Temas não mencionados no título da palestra.

Page 115: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (D)

Entre as tarefas atribuídas, pode-se destacar a discussão sobre o estado de conservação dos bens já declara dos patrimônios mundiais. As outras alternativas referem-se a participação em reuniões, realização da cerimônia de recepção, organização das analises e estruturação da próxima reunião, tarefas que não são especificadas no texto.

Page 116: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010
Page 117: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (D)

A reportagem mostra a preocupação diante do excesso de turistas que visita Machu Picchu. As demais alternativas referem-se a temas que não foram abordados na reportagem.

Page 118: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (C)

O tango, dentro do contexto histórico argentino, é reconhecido por sobreviver e difundir-se ultrapassando as fronteiras do pais. Ele recebe diferentes versões, sai da periferia e se adapta a concepções provenientes de Londres e Paris.

Page 119: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010
Page 120: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (A)

A partir do que se afirma no último parágrafo, pode-se constatar que o texto foi escrito com a intenção de informar o leitor a respeito da importância, para o meio ambiente, da reciclagem. O texto não apresenta dados que justifiquem as afirmações das demais alternativas.

Page 121: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010
Page 122: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (E)

A aluna apresenta argumentos para convencer a professora de que fez o relatório solicitado no prazo. Tradução da tirinha: “Meu relatório é sobre a importância de economizarmos papel, eletricidade e outros recursos. Eu o enviarei à senhora telepaticamente.”

Page 123: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (E)

A utilização da expressão university graduates evidencia a intenção de informar que maior nível de estudo reduz riscos de ataques do coração. Lê-se no texto: “An American study that involved 10 000 patients from around the world has found that people who leave school before the age of 16 are five times more likely to suffer a heart attack and die than university graduates.” * likely = prováveis ENEM

Page 124: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010
Page 125: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (D)

O projeto Mappiness, idealizado pela London School of Economics, ocupa-se do tema relacionado à relação entre o nível de felicidade das pessoas e o ambiente no qual se encontram. Lê-se no texto: “The Mappiness website says: “We‟re particularly interested in how people‟s happiness is affected by their local environment – air pollution, noise, green spaces, and so on – which the data from Mappiness will be absolutely great for investigating.” * environment = ambiente

Page 126: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010
Page 127: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RE

SO

LU

ÇÃ

O (

B)

Bob

Marl

ey

utiliz

a-s

e

de

sua

a

rte

pa

ra

ale

rtar

sobre

a

p

ers

istê

ncia

da

gu

err

a

enqua

nto

h

ou

ver

difere

nça

s r

acia

is e

socia

is.

Em

rela

ção à

difere

nça

socia

l, lê

-se n

a p

rim

eir

a e

str

ofe

:

“Until

the p

hilo

sophy w

hic

h h

old

s o

ne r

ace s

uperior

And a

noth

er

infe

rior

Is f

inally

and p

erm

anen

tly

dis

cre

dited

and a

bandoned

, E

ve

ryw

here

is w

ar

– M

e s

ay w

ar.

Em

rela

ção à

difere

nça

racia

l, lê

-se n

a s

egunda e

str

ofe

:

“That

until

the

re i

s n

o l

onger

First

cla

ss a

nd s

econd c

lass c

itiz

ens o

f any n

ation,

Until

the c

olo

r of

a

man‟s

skin

Is o

f no m

ore

sig

nific

ance than the

colo

r of his

eyes –

Me s

ay w

ar.

Page 128: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010
Page 129: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (D)

A presença do efeito de humor na história em quadrinhos acontece porque Garfield conhece as ex-namoradas de Jon é considera mais de uma como maluca. Tradução da história em quadrinhos: Jon: “Você se lembra da minha antiga namorada Joddel?” Jon: “Você sabe… a maluca”

Garfield: “Você terá de ser mais específico”

Page 130: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RE

SO

LU

ÇÃ

O (

E)

Chegou

-se

a r

esposta

por

elim

inação d

as a

ltern

ativas q

ue c

onte

m d

ados q

ue

extr

apola

m o

texto

ou s

ão

incongru

ente

s e

m re

lação a

ele

. A

altern

ativa d

e re

sposta

não

esta

contida no

te

xto

, m

as pod

e ser

en

ten

did

a c

om

o d

ecorr

ência

dele

. A

s d

ieta

s n

ão s

ão

men

cio

nadas n

o t

exto

, m

as a

justa

m-s

e a

atitu

de q

ue

ele

descre

ve.

Page 131: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010
Page 132: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RE

SO

LU

ÇÃ

O (

D)

Com

o a

rela

ção a

ssim

étr

ica d

ispensa p

erm

issão d

a p

essoa “

adic

ionada”

ou “

segu

ida”

com

o a

mig

o,

ela

“facili

ta a

inte

raçã

o e

ntr

e p

essoas”

que p

art

ilhem

alg

um

inte

resse.

Page 133: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010
Page 134: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (D)

Este teste e exemplo de extrapolação sociológica que, partindo da identificação discutível (para dizer o mínimo!) entre “meeiro” e “agregado”, aplica ao sertão o esquema analítico que Roberto Schwarz aplicou a Machado de Assis e a sociedade representada em seus romances. Segundo o examinador, a condição de agregado, homem de situação simultaneamente livre e servil, repetir-se-ia no sertão na situação do meeiro. Admite-se que ele pense assim, mas e absurdo que imponha tal analise forcada aos candidatos do Enem, pois estes não tem por que identificar uma relação comercial, ainda que de exploração (meeiro), com um vínculo de puro favor (agregado).

Page 135: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (D)

O autor afirma que “qualquer texto pode se reencarnar” em qualquer dos formatos possibilitados pelas novas ou velhas tecnologias: “página impressa, livro em Braille, folheto, coffe-table book, cópia manuscrita, arquivo PDF”.

Page 136: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (A)

Ao lado de uma questão que exige do candidato a adesão ao pensamento sociológico especioso e discutível do Examinador (teste sobre o texto de Guimarães Rosa), este é um teste que pede do candidato apenas que não seja ingênuo e entenda que a ironia do texto pode referir-se à corrupção atual como se refere a do passado.

Page 137: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010
Page 138: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (C)

Quem fala em Morte e Vida Severina é o retirante, Severino, que é símbolo de todos os excluídos que migram para buscar melhor condição de vida: “há muitos Severinos”.

Page 139: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (D)

O sentido da mensagem publicitária em questão depende da associação de seu texto ao do dito popular “quem é vivo sempre aparece”.

Page 140: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010
Page 141: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (E)

O hipertexto possibilita que o receptor escolha a sequência do que vai ler. Ele não segue uma ordem linear, nem se prende a um único autor. O receptor seleciona o seu próprio percurso.

Page 142: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (B)

Nas duas figuras simétricas, nota-se “o traçado simples de amplas linhas curvas opostas”. A forma marcante da curva é o fundamento da arquitetura de Niemeyer.

Page 143: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (B)

As lutas, alem do caráter de agressão, tinham também um “apelo filosófico”, pois exprimiam uma “concepção de vida”. Esse aspecto das lutas implica a possibilidade de desenvolvimento do autocontrole e formação do caráter, características opostas ao espírito presente nas brigas de gangues ou torcidas organizadas.

Page 144: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (E)

O autor, ao comentar a obra mencionada de Cícero, mostra que e possível ver a chegada da velhice como uma celebração das realizações da vida, aliviando, assim, o estado de melancolia e de amargura que envolve a senilidade.

Page 145: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010
Page 146: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (C)

A canção “Não tem tradução” valoriza a fala popular brasileira (“Tudo aquilo que o malandro pronuncia / Com voz macia e brasileiro, já passou de português”) e, assim, vai ao encontro da proposta literária da Primeira Geração Modernista (1922-1930), que propunha o registro popular brasileiro como a base da escrita literária.

Page 147: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (A)

O texto menciona todas as características atribuídas a dança na alternativa a, inclusive o seu caráter afetivo, que é possível deduzir do que o texto informa, e ideológico, pois o texto se refere a religião.

Page 148: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (A)

A locução além disso expressa a ideia de continuidade na enumeração dos benefícios de um estilo de vida saudável, com prática regular de exercícios físicos e alimentação equilibrada.

Page 149: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010
Page 150: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (C)

Tanto o grafite contemporâneo como as pinturas murais de tempos remotos refletem valores de grupos sociais das respectivas épocas. Para chegar a resposta, o candidato deveria ter o conhecimento de que a arte reflete valores de um grupo ou de uma sociedade. Critique-se, nesse teste, a total inutilidade das imagens do texto I e II para a sua resolução.

Page 151: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (D)

Embora haja, na obra fotografada, a figura de uma cadeira, objeto cotidiano, tal figura perde seu sentido prático, cotidiano, e ganha contornos abstratos, associada à outra figura da obra – a do tronco bruto. Assim, ocorre o que o Examinador denomina uma “releitura do objeto”.

Page 152: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (A)

As características que definem o gênero anedota são a narrativa breve e a presença de humor, ambas encontradas no texto que faz parte do Almanaque Brasil de Cultura Popular.

Page 153: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (B/C)

Nenhuma das alternativas corresponde ao sentido do texto. As mais próximas são b e c, mas a primeira se refere à “aparente inércia da vida rural”, quando o texto apresenta um quadro dinâmico da “roça”; quanto à c, o erro está na referência à “meditação sobre sua juventude”, quando o autor apenas a menciona brevemente.

Page 154: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010
Page 155: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (A)

Despreocupado com o retrato clássico da realidade, Pablo Picasso explora, em Guernica, imagens monocromáticas de desespero, compostas de figuras enquadradas de forma triangular, em um mesmo plano e sem preocupação com a profundidade, características do cubismo, movimento do qual Picasso é um dos principais representantes.

Page 156: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (D)

No texto, o autor considera que a “condição cidadã” depende primeiramente de transformações sociais, com o rompimento do ciclo da pobreza, para que, a partir de então, as habilidades de leitura e escrita possam servir como instrumentos de melhor participação social. Portanto, ha uma avaliação crítica a respeito do direito a cidadania no Brasil.

Page 157: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (B)

A notícia tem como principal objetivo informar o leitor; portanto, há o predomínio da função referencial da linguagem. Para isso, o autor “prioriza aspectos objetivos”, como o resultado de pesquisa realizada na Universidade Federal do Pará e a opinião de uma autoridade no assunto, o geólogo Milton Matta.

Page 158: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (A)

Observa-se a função emotiva da linguagem no uso da primeira pessoa para expressar os sentimentos do eu lírico: “Ah, eu vou voltar pra mim / Seguir sozinho assim / Até me consumir ou consumir toda essa dor”.

Page 159: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (E)

De acordo com Padre Vieira, citado no texto, a convivência entre a língua portuguesa e a língua tupi era pacífica. Ambas eram utilizadas como línguas de comunicação durante o Período Colonial – a primeira como língua oficial e de cultura (da escola); a segunda, como língua doméstica e geral.

Page 160: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010
Page 161: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (C)

O determinismo e um dos elementos mais importantes na composição da narrativa de O Cortiço. A música, manifestação cultural do povo, carrega as características essenciais que o formam. A música brasileira seria mais envolvente porque repleta de sensualidade exacerbada, fruto de uma terra exuberante e quente. O fado português, ao contrario, conteria uma tristeza considerada típica de seu povo.

Page 162: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (C)

A alternativa c, resposta oficial, é totalmente inaceitável, se tomarmos as palavras pelo que elas significam. Como pode um texto “reforçar a capacidade da literatura em promover a subjetividade e os valores humanos” quando o texto em questão se refere à/afirma a capacidade da literatura de preservar, guardar “o que se quer guardar”. Portanto, além da redação de imprecisão pífia, há uma extrapolação na especificação do conteúdo do guardável, pois o poema apenas enumera formas do guardar, sua única indicação de algo a guardar está nos versos “melhor se guarda o voo de um pássaro / Do que um pássaro sem voos” – o que está longe de autorizar a extrapolação do examinador quanto a “promover a subjetividade e os valores humanos”! A alternativa e contém imprecisão (“revela” onde se esperaria “afirma”), mas é a mais próxima do sentido do poema apresentado, incorretamente atribuído a G. (Gilka) Machado, quando na verdade é de Antônio Cícero (mais um indício da má qualidade deste teste).

Page 163: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010
Page 164: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (E)

A alternativa e parece a mais aceitável, embora não se entenda o sentido de “explora a construção da essência feminina”.

Page 165: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (A)

O texto, contendo informações sobre a atuação do Conar, tem como público-alvo os consumidores, o que se pode comprovar tanto pelo último parágrafo, em que há um alerta para que o consumidor denuncie propaganda enganosa, quanto pelo veículo que a divulgou, a revista Veja.

Page 166: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (D)

O anúncio publicitário do Conar subverte as peças publicitárias tradicionais, que costumam referir-se ao seu próprio produto, de maneira enganosa, como “100% eficiente”. Ao fazê-lo, ele se utiliza da linguagem da publicidade, não de sua metalinguagem, como equivocadamente pretende o Examinador, em confusão devida ao fato de esta crítica da linguagem publicitária ser ela mesma, uma operação meta linguística.

Page 167: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010
Page 168: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (D)

O produto anunciado é um adoçante e, para provocar no consumidor o desejo de mudar seus hábitos alimentares, a propaganda sugere um físico fora de forma, com a implicação de que o açúcar fosse o responsável por essa condição que a imagem ridiculariza.

Page 169: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (C)

Ambos os textos apontam a ineficácia dos políticos para solucionar problemas sociais e gerenciar calamidades.

Page 170: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010
Page 171: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (E)

É comum a queixa dos brasileiros de que é difícil acordar no inverno. Ao fazer uso desse lugar-comum, aliado ao jogo de palavras entre “acordar” e “dormir”, o autor da mensagem publicitária sugere a comparação do pequeno problema dos leitores com os enormes problemas das pessoas carentes. Esse contraste sensibiliza o leitor a contribuir financeiramente com a campanha em questão.

Page 172: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (B)

A língua de um povo é reflexo de sua história. O conjunto de variantes linguísticas que compõe o português brasileiro resulta de diferentes substratos fornecidos pelas distintas etnias que constituem o Brasil. Essa variação nos confere uma identidade que nos constitui como nação.

Page 173: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010
Page 174: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (C)

O fato de uma tribo indígena traduzir para o idioma guarani termos de computação indica que os indígenas dão importância a preservação de sua cultura e identidade.

Page 175: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (B)

Segundo o texto, mesmo falantes escolarizados utilizam linguagem que revela “tendências existentes na língua”, ou seja, formas que contrariam a variedade padrão, mas que se fixaram no uso.

Page 176: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (A)

Muito popular no Brasil é em várias partes do mundo, a Manihot utilíssima é uma planta brasileira utilizada como base alimentar de muitas pessoas. Como o território brasileiro é muito vasto, linguisticamente é previsível que essa planta tenha tantas denominações diferentes.

Page 177: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (C)

Segundo o texto, é possível observar-se que a Língua Portuguesa consolidou ao longo do tempo normas vernáculas e populares e diferenças de sentido em palavras empregadas em Portugal e no Brasil. No entanto, a partir do século XVIII, notou-se uma bifurcação das normas, o que proporcionou o surgimento de variantes linguísticas distintas aos dois países.

Page 178: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (B)

De acordo com a norma culta da Língua Portuguesa, os pronomes pessoais do caso reto são empregados na função de sujeito e, na tirinha, eles seria objeto direto do verbo arrasar, sendo, portanto, adequado o uso do pronome obliquo átono os (arrasá-los).

Page 179: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010
Page 180: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RE

SO

LU

ÇÃ

O (

A)

A c

harg

e r

epro

duz a

evolu

ção d

o h

om

em

, desde

os p

rim

ata

s a

té o

s d

ias a

tuais

, e a

associa

ção d

e s

ua

exis

tência

a i

nstr

um

ento

s q

ue f

acili

tara

m a

vid

a h

um

an

a,

sendo

um

dele

s o

com

puta

dor,

o “

novo

modelo

tecnoló

gic

o”

do q

ual a h

um

anid

ad

e s

e torn

ou

depe

ndente

.

Page 181: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RE

SO

LU

ÇÃ

O (

E)

O desenh

o da

charg

e possib

ilita

observ

ar

a po

stu

ra físic

a do hom

em

no

pe

rcurs

o de sua

evolu

ção,

evid

en

cia

ndo

-se u

m r

etr

ocesso d

o h

om

em

conte

mporâ

neo

a p

ostu

ra s

em

elh

ante

a d

o p

rim

ata

.

Page 182: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RE

SO

LU

ÇÃ

O (

E)

Segu

ndo o

texto

, o T

witte

r estim

ula

a c

om

unic

ação p

or

meio

de p

oucas e

pre

cis

as p

ala

vra

s,

em

texto

s

marc

ados p

ela

concis

ão.

Page 183: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (B)

a = 2 300 mm = 230 cm = 23 dm = 2,3 m b = 160 cm = 16 dm = 1,6 m

Page 184: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010
Page 185: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (A)

O ponteiro indicador dos milhares está entre o 2 e o 3, indicando 2 milhares. O ponteiro indicador das centenas está entre o 6 e o 7, indicando 6 centenas. O ponteiro indicador das dezenas está entre 1 e 2, indicando 1 dezena. O ponteiro indicador das unidades está entre 4 e 5, indicando 4 unidades. Assim, a leitura, em kWh, é 2 614.

RESOLUÇÃO (E)

Sabe-se que: 68 < 68,001 < 68,012 < 68,02 < 68,102 < 68,21 Portanto, o dono da oficina deverá comprar o pistão com o diâmetro de 68,001 mm.

Page 186: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010
Page 187: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (E)

27

0010010

010010

010W010W

1027log 7,103,7log3

2

2

3.18log log.

3

27,103,7

18log3

2 3,7M e log.

3

27,10M

MMM

MM

MM

Page 188: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (E)

A figura é a representação de uma superfície de revolução cônica ou de cone.

Page 189: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (C)

6 000 m ≈ 6 000 x 3,3 pés = 19 800 pés Em pés, a diferença entre as altitudes liberadas na Finlândia e no restante do continente europeu é 31 000 – 19 800 = 11 200.

Page 190: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

LADOS

(em metro) PERÍMETRO (em metro)

ÁREA (em m

2)

Terreno 1 55 x 45 200 > 180 –

Terreno 2 55 x 55 220 > 180 –

Terreno 3 60 x 30 180 1800

Terreno 4 70 x 20 180 1400

Terreno 5 95 x 85 360 > 180 –

RESOLUÇÃO (C)

O terreno de maior área, que atende as restrições impostas pela prefeitura, é o terreno 3.

RESOLUÇÃO (E)

O mapa observado pelo estudante está na escala de:

000 000 25:125.000.000

1

0200.000.00

8cm

2.000km

8cm

Page 191: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010
Page 192: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (E)

Os sólidos descartados após os cortes que saem de O em direção as arestas AD e BC são os prismas triangulares congruentes AFPQED e BGPQHC. Os sólidos descartados após os dois últimos cortes são os tetraedros congruentes ABOP e CDOQ. Portanto, os formatos dos quatro sólidos descartados são iguais dois a dois.

Page 193: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (E)

Em bilhões. Logo, 48 bilhões de litros é a previsão mais aproximada para o consumo de café em 2010.

litrosml 664,47120.5

6.331

Page 194: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (B)

Para gastar exatamente 200 calorias em cada atividade, deverá: Ficar 40 minutos fazendo agachamentos enquanto fala ao

telefone. Fazer 60 minutos de supermercado. Cuidar do jardim durante 30 minutos. Passear com o cachorro por 30 minutos. Tirar o pó dos móveis durante 40 minutos, pois nesta

atividade se consomem 50 calorias a cada 10 minutos. Lavar roupas por 30 minutos.

Dessa maneira, para realizar todas as atividades gastando exatamente 200 calorias em cada uma, são necessários 40 + 60 + 30 + 30 + 40 + 30 = 230 minutos. Considerando que para realizar as tarefas conforme indicadas no texto são necessários 20 + 30 + 30 + 30 + 30 + 30 = 170 minutos, para realizar os ajustes são necessários mais 60 minutos pois, 230 – 170 = 60.

Page 195: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (C)

Na escala de 1:250, as medidas da maquete são: (2800 cm) ÷ 250 = 11,2 cm (1200 cm) ÷ 250 = 4,8 cm

Page 196: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010
Page 197: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

xi 13,5 14 15,5 16 18 18,5 19,5 20 21,5

fi 4 1 1 1 2 1 1 3 1

A média é 17°C.

2º A mediana (valor do oitavo termo) é 18°C.

3º A moda e 13,5°C.

RESOLUÇÃO (B)

Com os dados fornecidos, tem-se a seguinte tabela de frequências:

1715

255

131121114

21,52019,518,5181615,51413,5

___

___

X

X

Page 198: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

De carne, 250g x 30 = 7,5kg

De arroz, 4

1 de copo x 30 = 7,5 copos

De farofa, 4 colheres x 30 = 120 colheres

De vinho, 6

1de garrafa x 30 = 5 garrafas

De cerveja, 2

1de cerveja x 30 = 15 garrafas

De espumante, 3

1 de garrafas x 30 = 10 garrafas

RESOLUÇÃO (E)

Considerando que o anfitrião é um dos 30 convidados, para realizar a festa serão necessários:

Page 199: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (C)

O percentual médio de medalhistas de ouro da região Nordeste nessas cinco edição da OBMEP é dado por:

%4,18184,05

92,0

5

0,19 0,15 0,21 0,19 0,18

Page 200: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010
Page 201: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (E)

O preço m pago, em reais, pela compra de n quilogramas desse produto e m = 1,75n, cujo gráfico é uma reta que passa pela origem e contém o ponto (1; 1,75).

Page 202: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

A distância do ponto P ao ponto B é:

Logo, a estação prevista em (–3; 1) satisfaz o pedido da comunidade.

RESOLUÇÃO (B)

Apenas os pontos B(–3; 1), D(0; 4) e E (2; 6), correspondentes as alternativas propostas, pertencem a reta de equação y = x + 4.

52015)3(522

Page 203: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010
Page 204: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

Assim, pode-se concluir que o IAC dessa jovem é

Portanto, para se enquadrar aos níveis de normalidade de gordura corporal, essa jovem deve reduzir seu IAC de 27,25% para qualquer valor entre 19% e 26%, ou seja, ela deve reduzir seu IAC em, pelo menos, 1,25 ponto percentual (cerca de 1%), o que não significa exatamente reduzir seu excesso de gordura em cerca de 1%.

RESOLUÇÃO (A)

Sendo h, a altura, em metros, dessa jovem, tem-se:

3,11,7h e 7,133

20

606020

2

2

2

hh

hh

%25,27%183,17,1

100

Page 205: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (D)

Para que Ox coincida com Oy, Oy coincida com Oz e finalmente, Oz coincida com Ox, o ângulo de rotação α, em torno do centro O do polígono, deve ser tal que: α + α + α = 360° OU SEJA α = 120°

Page 206: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010
Page 207: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (C)

A expressão que relaciona a quantidade y de trabalhadores e o número de meses x a partir de janeiro é: y = (880605 – 4300) + 4300x(x – 1) y = 872005 + 4300x

Page 208: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010
Page 209: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (B)

Com 1kWh, a diferença entre gasto dos consumidores de consumo mensal 185 kWh e 100 kWh é, em reais,

0,29 0,170,46100

73,16

185

56,85

Page 210: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (D)

Na poupança, a aplicação de R$500,00 gera um montante de 1,00560 × R$500,00 = R$502,80. No CDB, com o desconto do imposto de renda, a aplicação de R$ 500,00 gera um montante de 1,00876 × R$500,00 – 0,04 × 0,00876 × R$500,00 = R$504,20. Assim, a melhor aplicação para o jovem investidor é o CDB, pois o montante gerado é maior.

Page 211: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (B)

A menor distância do barco até o ponto P é, em metros,

310002

3000 2 30 cos 000 2 d

Page 212: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (E)

Observe o gráfico: Das outras regiões da cidade (Rural, Comercial, Residencial Urbana e Residencial Suburbana), estão abaixo de 31°C as regiões Rural, Residencial Urbana e Residencial Suburbana.

Dessa forma, a probabilidade pedida é 4

3.

Page 213: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (A)

A equação que possibilitaria encontrar a extensão da rodovia que tornaria indiferente escolher uma das propostas é: 100 000xn + 350 000 = 120 000xn + 150 000 100 n + 350 = 120 n + 150

Page 214: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (D)

O número de passageiros nos meses de janeiro, fevereiro, março etc. do ano passado são os termos da progressão aritmética (33.000, 34.500, 36.000, …). O número de passagens vendidas no mês de julho é o sétimo termo dessa progressão e vale: 33 000 + (7 – 1) x1500 = 42 000.

Page 215: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (C)

Se C for a quantia inicial que essa pessoa aplicou em ações, então:

1) Após o primeiro mês, perdeu 0,3 c e ficou com 0,7 c. 2) Após o segundo mês, recuperou 0,2 x 0,3 c = 0,06 c, ficando

com 0,7 c + 0,06 c = 0,76 c. 3) 0,76 c = 3 800

c = 5 000

Page 216: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (D)

kW 11,2

min 60

kW4,8 dias 7min 10

dia

(banhos) 2

RESOLUÇÃO (B)

A densidade demográfica da região coberta pela caatinga, em habitantes por km

2, é de:

25 100,02510800

1020

mil 800

milhões 20 3

3

6

Page 217: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (D)

Supondo que entre os 24% que não sabem ou não responderam não haja domicílios com conexão de pelo menos 1 Mbps, há pelo menos 1 Mbps em (15 + 5 + 1 + 1)% domicílios. Logo, em 22% = 0,22 dos domicílios há pelo menos 1 Mbps.

Page 218: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (C)

O total de pessoas atendidas no referido posto de vacinação é: 42 + 22 + 56 + 30 + 50 = 200

Dessas pessoas, apenas 22 são portadoras de doenças crônicas. A probabilidade de uma dessas pessoas ser selecionada é:

%11100

11

200

22

Page 219: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010
Page 220: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (C)

Há 5 possibilidades de compor a soma 12 que o Arthur escolheu: (1; 11), (2; 10), (3; 9), (4; 8) e (5; 7) Para a soma 17 que o Bernardo escolheu existem 7 possibilidades: (2; 15), (3; 14), (4; 13), (5; 12), (6; 11), (7; 10) e (8; 9) Para o Caio, que escolheu soma 22, existem apenas 4 possibilidades: (7; 15), (8; 14), (9; 13) e (10; 12)

Page 221: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (C/D)

Em centímetros cúbicos (ml), o volume do copo e de:

π x 22

x 10 3x4 x 10 = 120

Levando-se em conta que 241205

1 e 120ml de água

dissolvem completamente 24 ml de açúcar, sem alterar

significativamente o volume total, a quantidade de água que deve ser utilizada na mistura para encher completamente o copo

e cerca de 120 ml (alternativa d).

Supondo que o volume da mistura seja a soma do volume (x) da

água com o volume (y) do açúcar, ambos em ml, temos:

... tornando correta a alternativa C.

* Observação: Na pratica, misturando-se 100 ml de água com

20ml de açúcar, o volume da mistura será de aproximadamente

100 ml e, portanto, o copo não estará completamente cheio.

20Y

100X

5

1Y

120YX

X

Page 222: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010
Page 223: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (B)

Os IMCs de Duílio e Sandra, são respectivamente iguais a: Assim sendo, ambos estão na categoria sobrepeso.

1,291,70

84 e 3,27

88,1

4,9622

Page 224: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (A)

O comprimento total (em metros) de uma volta completa de uma pista, cujos arcos de circunferências tem raio R (em metros), é:

2x84,39 + 2 x 2

1 x 2πR = 168,78 + 2πR

Assim sendo, o corredor que optar pela pista 1 estaria sendo beneficiado, pois tem o menor valor para R.

Page 225: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (D)

O acréscimo de 8 mil internações de mulheres, corresponde a 25% de 32 mil. Como o acréscimo de internações de homens por AVC ocorre na mesma proporção do de mulheres, tem-se que o número de acréscimos de internações de homens por AVC e 25% de 28 mil, ou seja 7 mil. Assim sendo, o número de homens internados por AVC nos próximos cinco anos será 35 mil (28 mil + 7 mil).

Page 226: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (C)

Dos 279 internautas que responderam a enquete, 25% disseram “não”. Isto totaliza 25%x279≈70 internautas. Mais de 50 e menos de 75.

Page 227: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (A)

Se a temperatura da estrela é 5 vezes a temperatura do Sol, então a temperatura é cerca de 6 000 K x 5 = 30 000 K Pela tabela, para a temperatura de 28 000 K, a luminosidade é 2x10

4 = 20 000 e para a temperatura de 5 770 K, a luminosidade

é 1. Portanto, a ordem de grandeza da sua luminosidade é 20 000 vezes a luminosidade do Sol.

Page 228: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (E)

Permutando os algarismos 1, 3, 5, 7, 9, obtém-se: 5! = 120 números de cinco algarismos distintos. Escrevendo estes números em ordem crescente ate o número 75.913, temos: 1) 4! = 24 números iniciados em 1 2) 4! = 24 números iniciados em 3 3) 4! = 24 números iniciados em 5 4) 3! = 6 números iniciados em 71 5) 3! = 6 números iniciados em 73 6) 2! = 2 números iniciados em 751 7) 2! = 2 números iniciados em 753 8) O número 75 913 A ordem de chamada do candidato que tiver recebido o número

75 913 é: 24 + 24 + 24 + 6 + 6 + 2 + 2 + 1 = 89

Page 229: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (C)

O texto deixa claro que o técnico deve “revisar todos os pontos de saída de ar”, não necessariamente todas as tubulações. Admitindo-se que ele ande sempre sobre segmentos determinados pelas tubulações, iniciando a revisão em K, terminando em F, sem passar mais de uma vez por cada ponto, o caminho será feito passando pelos pontos K, L, G, I, J, H e F, da resposta C. Admitindo-se que ele não tenha de andar sempre sobre segmentos determinados pelas tubulações, existem infinitos outros caminhos possíveis, um dos quais é K, L, G, I, H, J e F, como mostra a figura.

Page 230: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (C)

De 2003 a 2006, houve uma queda na participação percentual do agronegócio no PIB brasileiro, de 28,28% a 23,92%.

Page 231: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (C)

Sendo S a resistência da viga cuja secção transversal aparece na figura do enunciado e k a constante de proporcionalidade do material utilizado na sua construção, de acordo com o enunciado, tem-se: S = kxbxd

2

Page 232: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (C)

De acordo com o enunciado, ao final de um ano: 1º) O investimento A renderá: (1,03)

12 – 1 = 1,426 – 1 = 0,426 = 42,6%

2º) O investimento B renderá 36% 3º) O investimento C renderá (1,18)

2 – 1 = 1,3924 – 1 = 0,3924 = 39,24%

Portanto, para escolher o investimento com maior rentabilidade anual, essa pessoa devera escolher o investimento A, pois a sua rentabilidade anual (42,6%) é maior que as rentabilidades anuais dos investimentos B e C, respectivamente iguais a 36% e 39,24%.

Page 233: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (D)

FT(q) = 5q, CT(q) = 2q + 12 e

LT(q) = FT(q) – CT(q) = 5q – (2q + 12) = 3q – 12

Para não ter prejuízo, LT(q) ≥ 0 → 3q – 12 ≥ 0 → q ≥ 4

Como q ≥ 4, a quantidade mínima de produtos que a

indústria terá de fabricar para não ter prejuízo é 4.

Page 234: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010
Page 235: LIVRO COMENTADO DO ENEM 2010

RESOLUÇÃO (D)

Sendo x o número de minutos utilizados por mês, tem-se: 1º) No plano K, ate 200 minutos, pagam-se R$ 29,90. A partir de 200 minutos, pagam-se R$ (29,90 + (x – 200)x0,20) 2º) No plano Z, ate 300 minutos, pagam-se R$ 49,90. A partir de 300 minutos, pagam-se R$ (49,90 + (x – 300) x 0,10) 3º) As funções são definidas por:

Os gráficos são:

300 X se 0,10,300)(X 49,90

300X se 49,90,(x)f

200 X se 0,20,200)(X 29,90

200X se 29,90,(x)f

Z

K