lidia musicos

25
DIRIGENTE MUSICOS/ PALAVRA PALAVRA CANTORES POVO POVO VISITANTES VISITANTES DIACONO DIACONIZA PORTEIRO DIRIGENTE PREGADOR CEIA OFERTA DIZIMO

Upload: andre-luiz-g-nunes

Post on 22-Oct-2014

101 views

Category:

Documents


8 download

TRANSCRIPT

Page 1: Lidia Musicos

DIRIGENTE MUSICOS/

PALAVRA

PALAVRA CANTORES

POVO POVO

VISITANTES VISITANTES

DIACONO DIACONIZA

PORTEIRO

DIRIGENTE

PREGADOR

CEIAOFERTADIZIMO

Page 2: Lidia Musicos

CAPITULO I

CULTO E EMOÇÃO

EXPERIÊNCIA CÚLTICA: NÃO ESCAPA AS VÁRIAS SITUAÇÕES QUE PROVOCAM REAÇÕES EMOCIONAIS OU CHOQUES EMOCIONAIS QUE AFETAM A PERSONALIDADE.CONSIDERA-SE AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIAIS DO CULTO CRISTÃO E ALGUMAS REFÊNCIAS PSICOLÓGICAS (MENTAIS) AO CULTO RELIGIOSO EM GERAL, COMO QUE AFETANDO A REALIDADE EMOCIONAL DO SER HUMANO.

EXPERIÊNCIA CÚLTICA É ENTRE:

EMOÇÃO O SER HUMANO POSSUI UM VÁCUO QUE SÓ É PREENCHIDO POR HOMEM – DEUS DEUS

A EMOÇÃO CONCRETIZA A RELAÇÃO CRIADORA ENTRE A PESSOA QUE ADORA E DEUS QUE SE REALIZA POR MEIOS DOS ELEMENTOS CÚLTICOS (BIBLIA, ORAÇÃO, UNÇÃO, MÚSICA, PREGAÇÃO, INSTRUMENTOS MUSICAIS, CONSCIÊNCIA COMUNITÁRIA, AS ORDENANÇAS, O OFERTÓRIO, A INVOCAÇÃO, O AMBIENTE E O SILÊNCIO) E O RESPONSÁVEL PARA A UNIDADE PSIQUICA DOUTRINAL E TEOLÓGICA DO PROGRAMA DO CULTO É O DIRIGENTE.OBSERVA-SE QUE A REAL PRESENÇA DE DEUS NO CULTO PROVOCA EMOÇÕES, MAS AS EMOÇÕES, POR SI SÓ, NÃO MANIFESTAM A PRESENÇA DE DEUS NO CULTO.

DIFERENTES TIPOS DE INDIVIDUOSA PERSONALIDADE DO HOMEM OU DA MULHER É DETERMINANTE PARA A EXPRESSÃO EMOCIONAL DO ADORADOR, NA EXPERIÊNCIA RELIGIOSA DO CULTO.

EMOCÕES

MELANCÓLICAS PONTOS POSITIVOS PONTOS NEGATIVOS OU AMA A MUSICA E AS ARTES DEPRIMIDA E TRISTE SEVERA NATUREZA RICA E SENSÍVEL PESSIMISTA

CAPACIDADE ANALÍTICA GOSTA DE SOFRERREAGE FORTEMENTE À EMOÇÃO DEPRESSÃO

PENSADORA PROFUNDA, DADA À REFLEXÃO ORGULHO INTROSPECTIVA AO PONTO DE

PREJUDICAR-SEREAGE INTROSPECTIVAMENTE

PONTOS POSITIVOS PONTOS NEGATIVO AFÁVEL E VIVAZ CHORA C/ FACILIDADEENCANTO PESSOAL EMOCIONALMENTE IMPREVISIVELCONVERSA BASTENTE IRRIQUIETADESPREOCUPADA COLERA ESPONTANEA

SANGUÍNEAS SABE NARRAR HISTORIA EXAGERA A VERDADEVIVE NO PRESENTE PARECE FALSASUA CONVERSA É CONTAGIANTE N POSSUI AUTOCONTROLEPOSSUI UMA GDE CAPACIDADE DE TOMA DECISÕES AO SABOR DA

DESFRUTAR A VIDA EMOÇÃO

HOMEM- DEUS

Page 3: Lidia Musicos

É INGENUA E INFANTILAGE IMPETUOSAMENTE

REAGE EXTERIORMENTE

FLEUMÁTICO NÃO EMOCIONA FÁCIL É MODERADO E PERSISTENTE

PERSONALIDADES DIFERENTES :

EXTERIORMENTE E POSSUI RESPOSTA EMOCIONAL DIFERENTE E FAZEM DA EXPERIÊN-INSTROSPECTIVAMENTE CIA CULTICA ALGO PESSOAL E INDIVIDUALISTA.

ALGUNS GRUPOS EVANGÉLICOS SE CARACTERIZAM POR UMA FORTE MANIFESTAÇÃO DE EMOÇÃO NOS SEUS CULTOS, (À QUAL ATRIBUEM ESPIRITUALIDADE), PORÉM, SEM LEVAR EM CONTA O FATO DA ESPIRITUALIDADE, ESSAS REAÇÕES EMOCIONAIS CONSTITUEM-SE NUM ELEMENTO DE UTILIDADE PURAMENTE PSICOLÓGICA.

A EMOÇÃO NA EXPERIÊNCIA CÚLTICA DOS ADORADORES BÍBLICOS

A EMOÇÃO FICA COMO FATOR EVIDENTE NO CONFRONTO DA PESSOA COM DEUS.

EXEMPLO: A EXPERIÊNCIA DE ANA A EXPERIÊNCIA DE ISAÍAS

ESSES EXEMPLOS MOSTRAM QUE, ATRAVÉS DA EMOÇÃO, O SER HUMANO QUE TEVE UM ENCONTRO COM DEUS SE EXPRESSA DANDO A RESPOSTA, SEJA EM QUE DIREÇÃO FOR, DA RESISTÊNCIA OU DA ACEITAÇÃO OU CONVERSÃO.

ESSAS RESPOSTAS EMOTIVAS DO HOMEM E DA MULHER BÍBLICOS PROVINHAM DE ESTÍMULOS EXTERNOS RELACIONADOS, DIRETAMENTE, COM AS OBRAS PODEROSAS DE DEUS E SUAS RECLAMAÇÕES SOBERANAS PARA COM O SEU POVO.

O SER HUMANO BIBLICO RESPONDIA A DEUS QUE SE REVELA NO TEMPO E NA HISTORIA, COM O LOUVOR. ATRAVÉS DO LOUVOR, EM SEUS VARIADOS GÊNEROS, O POVO DE DEUS NA BIBLIA LOUVOU, INTERROGOU E NARROU SEUS MALES A JEOVÁ. ESSE LOUVOR NÃO SE CIRCUNSCREVIA SOMENTE A UM DETERMINADO LUGAR DO CULTO COMO UM RITUAL, MAS TAMBEM NA FORMA E LINGUAGEM COMO O HEBREU DIALOGAVA COM DEUS. ESSES LOUVORES SE EXPRESSAVAM NUMA AMPLA GAMA DE SENTIMENTOS, DESDE A EUFORIA ATÉ À LAMENTAÇÃO MAIS AMARGA.

AS MANIFESTAÇÕES ESTÃO RELACIONADAS TIPOS DE FÉ

DE LOUVOR COM A FÉ NATURALQUE É UMA REAÇÃO (FÉ HUMANA ) FÉ ( FRUTO DO ESPIRITO)DE GRATIDÃO FÉ PROGRESSIVA

Page 4: Lidia Musicos

FÉ SALVIFICA

FRUTO DA EXPERIÊNCIA DO SER HUMANO QUE VIVIA NOS TEMPOS BIBLICOS.

VON RAD DIZ:

O LOUVOR É ESPONTÂNEO E SURGE PELA INSPIRAÇÃO QUE DESPERTA A PRESENÇA DO AMIGO E COMPANHEIRO DO PACTO. ESSE PACTO ERA A PROVA QUE GARANTIA O PRIVILÉGIO DO POVO HEBREU DE RELACIONAR-SE COM O DEUS QUE LHE PROMETEU SUA PRESENÇA E CUIDADO.

COMO A FÉ HUMANA E ESSA FÉ TEM POR FINALIDADE A PESSOA E DEUS, SURGE ENTÃO UM PROPÓSITO DO SER HUMANO DE GLORIFICAR A DEUS.

PORÉM O ESPÍRITO DO LOUVOR NÃO MUDOU ATÉ HOJE NO SENTIDO DE QUE É A EXPRESSÃO EXTERNA DE UMA VIVÊNCIA EMOTIVA INTERIOR, INSPIRADA NO ENCONTRO DO ( HOMEM-DEUS ).

OS SALMOS COMO EXPRESSÃO EMOTIVA

O LIVRO DE SALMOS (SALTÉRIO) FRUTOS DAS MAIS DIVERSAS EXPERIÊNCIAS; É O REGISTRO DOCUMENTAL INSPIRADO POR DEUS MAIS ELOQUENTE DA EXPERIÊNCIA EMOTIVA DO HOMEM BÍBLICO NO CULTO. SENDO COLETIVA OU INDIVIDUAL, NO TABERBÁCULO OU NO TEMPLO.É UM LIVRO QUE DIFERE DOS OUTROS LIVROS DO A. T. POR REVELAR OS SENTIMENTOS E A VONTADE DO SER HUMANO PARA COM DEUS; TODOS OS OUTROS DEMONSTRAM A VONTADE DE DEUS PARA COM O SER HUMANO.

HINO: ERA O HINÁRIO DA COMUNIDADE JUDAICA POR ISSO QUE USAVA OS SALMOS NA ADORAÇÃO DO TEMPLO.

O LIVRO DE SALMOS PODEM SER OBSERVADOS POESIA RELIGIOSA: É UM ARCANO, “ LUGAR OCULTO” NA QUAL POSSUI COMO: TODAS AS VI VÊNCIAS INTIMAS: OS SENTIMENTOS E ANELOS

DE UM POVO QUE AO ADORAR A DEUS, DERRAMA SUA ALMA SEM BARREIRA ALGUMA INTERIOR E EXTERIOR.AS EMOÇÕES NAS EXPERIÊNCIAS DO HOMEM BIBLICO VEM A SER A ABERTURA INTERIOR, O RECONHECIMENTO HUMILDE EA RUPTURA DE TODA RESISTÊNCIA AO DEUS QUE SE REVELA NO MEIO DOS LOUVORES DE SEU POVO.

OU LAMENTOS: É NOS LAMENTOS ONDE ESTÁ O PRANTO, A DOR, AS QUEIXAS E OS GRITOS, NA EXPERIÊNCIA CULTICA DOS SER-VOS DE DEUS NO MUNDO BÍBLICO.

OS LAMENTOS SÃO PARTE DA FÉ DO HOMEM BÍBLICO, DA FÉ HUMANA (INICIO) PROVENIÊNTES DA EXPERIÊNCIA CÚLTICA, O LAMENTO TEM POR PARTE IMPORTANTE POIS, NÃO ERA A MURMURAÇÃO MAS COMO CONFIANÇA POSTA NO ÚNICO SER QUE PODE LIVRAR A ALMA DO HOMEM DAS AMARGURAS E TRISTEZAS.

Page 5: Lidia Musicos

INDIVIDUAIS: ESSE LAMENTO SE RELACIONA COM A PESSOA COMO UM TODO, ISTO É, EM TODAS AS ÁREAS DE SUA VIDA, SEJA O SOFRIMENTO ESPIRI-

TUAL, O MENTAL, O FÍSICO OU O MATERIAL E O DEUS A QUEM SE DIRI-E OS LAMENTOS GIAM OS LAMENTOS TINHA A VER COM TODAS ESSAS ÁREAS DO COTI-PODEM SER DIANO DO HOMEM BÍBLICO.CLASSIFICADOS

COLETIVOS: É O CHORO CORPORATIVO DA CONGREGAÇÃO COM RAÍZES EM ALGUMSOFRIMENTO EXPERIMENTADO POR TODOS, OU DE ALGUMA CATÁS-TROFE, AFETANDO O POVO TODO.

RESPOSTAS EMOTIVAS NA EXPERIÊNCIA CÚLTICA

A PSICOLOGIA DA RELIGIÃO CHEGOU A CONCLUSÃO QUE EXISTEM VÁRIAS CLASSES DE RESPOSTAS EM RELAÇÃO AO ENFOQUE E À NATUREZA DE CADA RELIGIÃO.O CULTO DEVE EXPRESSAR, ATRAVÉS DE SEUS SIMBOLOS A BASE TEOLÓGICA DOUTRINÁRIA E NÃO SOMENTE O ORDENAMENTO PSIQUICO. ESSE ASPECTO TEOLÓGICO TEM MUITO A VER COM O TIPO DE REAÇÃO EMOCIONAL QUE O ADORADOR MANIFESTA EM SEU COMPORTAMENTO, O QUE ESTRUTURA AS REAÇÕES EMOCIONAIS DOS DIFERENTES TIPOS DE INDIVIDUOS E GRUPOS NÃO SÃO SOMENTE AS DIFERENÇAS PSIQUICAS, MAS TAMBÉM O ENFOQUE RELIGIOSO OU ENFASE DO CULTO.

NEGATIVISTA: É PESSIMISTA E DESCONFIADO DA NATUREZA HUMANA E QUE NÃO INTERPRETAAS QUALIDADES, AS POTENCIALIDADES E AS POSSIBILIDADES DAS PESSOAS.

JOHNSON DIZSOBRE A POSITIVISTA:RELIGIÃO VALORIZA A VIDA E SEMPRE ABRE NOVAS PERSPECTIVAS NO HORIZONTE MORAL

DO SER HUMANO.

A CONFIANÇA, A CERTEZA, A ESPERANÇA E NÃO O MEDO SÃO EMOÇÕES DOMINANTES NA CADEIA DE REAÇÕES QUE GERAM O DESENVOLVIMENTO DO CULTO.

POR SUA NATUREZA TEOLÓGICA, O CRISTIANISMO EVANGELICO É POSITIVO E VITORIOSO, É FONTE DE UMA VIDA ABUNDANTE E COM PERSPECTIVA A NOVAS POSSIBILIDADES NA VIDA DO INDIVIDUO QUE ADORA.

ESSE CLIMA DE ADORAÇÃO VEM A SER A RESPOSTA EMOCIONAL DO CORPO DE CRISTO NO CULTO, O QUE, INEXPLICAVELMENTE, VAI ALÉM DAS DIFERENÇAS PSIQUICAS INDIVIDUAIS. ISSO É COMUM NA MAIORIA DOS CULTOS ONDE PARTICIPA GRANDE NUMERO DE ADORADORES. ESSA RESPOSTA COLETIVA PODE PERVERTER-SE QUANDO OS ELEMENTOS CÚLTICOS SÃO MANEJADOS ERRONEAMENTE OU QUANDO SÃO USADOS PARA FINS NÃO CRISTÃOS.

A EMOÇÃO NO CULTO E A MATURIDADE CRISTÃ

NO ATO DA ADORAÇÃO AFLORAM AS EMOÇÕES, COMO REAÇÕES INTERNAS QUE SE MANIFESTAM EM ATITUDES EXTERNAS. EM ALGUMAS SITUAÇÕES, LIMITA-SE A VIVÊNCIAS INTERNAS. POR ISSO, NA

Page 6: Lidia Musicos

PARTICIPAÇÃO DA PESSOA NO CULTO, SUA EXPERIÊNCIA CRISTÂ SE RELACIONA ESTREITAMENTE COM SUAS EMOÇÕES.

QUANDO SE FALA DA ESPERIÊNCIA CRISTÂ, REFERE-SE ÀS VIVÊNCIAS PROFUNDAS DO SER HUMANO EM RELAÇÃO A DEUS, A SI MESMO E AO PROXIMO, TEM A VER COM AS DISPOSIÇÕES PSIQUICAS DO FIEL, TENDO SEU FUNDAMENTO DOUTRINAL E TEOLÓGICO, CONFORMADAS PELA REALIDADE EMOTIVA DO SER HUMANO.

NA PRÁTICA E EXPERIÊNCIA DE SEU CULTO, A CAPACIDADE EMOTIVA DO CRISTÃO ENTRA EM JOGO COM A EXPRESSÃO DE SUA CONDUTA E VIDA.

PORTANTO, A EXPERIÊNCIA CRISTÃ, E A RELIGIOSA EM SEU CONTEXTO MAIS AMPLO, É O RESULTADO DAQUILO QUE A PESSOA CRÊ, E ESSA CRENÇA, (QUE PRESSUPÕE A EXPERIÊNCIA), TEM SUA RAIZ EMOTIVA E NÃO SOMENTE INTELECTUAL. POR ISSO O SENTIR, O QUERER, O ESPERIMENTAR E O NECESSITAR SÃO ATITUDES EMOTIVAS QUE ESTÃO PRESENTES NA CONFIGURAÇÃO PSIQUICAS DAS VIVÊNCIAS CRISTÃS COMO EXPERIÊNCIA.

O PROPÓSITO DO CULTO CRISTÃO É FORTALECER AS VIVÊNCIAS ESPIRITUAIS DO CRISTÃO.

O EMOTIVO ENTRA NA DINÂMICA DO CRESCIMENTO À MATURIDADE ATRAVÉS DA AÇÃO DO ESPIRITO SANTO QUE IMPULSIONA, PREDISPÕE E DIRIGE A PESSOA EM DIREÇÃO A DEUS E À VONTADE REVELADA, E QUE ENRIQUECEM SUA PERCEPÇÃO DO TRANSCENDENTE NO DIÁLOGO DO CULTO. OS ELEMENTOS CULTICOS, COM SUA CARGA PSIQUICA, DOUTRINÁRIA E TEÓLOGICA, VEM AO ENCONTRO DESSAS FORÇAS INTERIORES QUE CONSTITUEM A ESTRUTURA EMOTIVA DA PESSOA.

O CULTO TRANSMITE E COMUNICA, O ADORADOR O PERCEBE E RECEBE SOB O CONDICIONAMENTO DE SUAS EMOÇÕES, E O CONVERTE EM VIVÊNCIA EXISTENCIAL, TRANSFORMANDO EM AÇÃO NO DIA-A-DIA.

POR ISSO O CULTO CRISTÃO NÃO DEVE TER COMO META A MERA EXALTAÇÃO, OU A SENSAÇÃO DE BEM-ESTAR ESPIRITUAL, QUE SE DILUEM NOS ATRIOS DOS TEMPLOS. E NEM SER SOMENTE UMA QUESTÃO DE ENCHER UM PROGRAMA DE CULTO OU BUSCAR UM ENTRETENIMENTO PARA O POVO, MAS CONSIDERAR QUE O ADORADOR É UM SER SENSÍVEL E CAPAZ DE SENTIR EMOÇÕES DIVERSAS, INCLUSIVE EM VÁRIOS NIVEIS DE SUA ESTRUTURA PSICOLÓGICA .

A FÉ VEM A SER A ATITUDE DO ADORADOR, QUE GERA RESPOSTAS EMOCIONAIS RENOVADORAS E ENRIQUECEDORAS. ELA POR UM LADO, INTEGRA POSITIVAMENTE AS EMOÇÕES DO SER HUMANO E POR OUTRO AS EMOÇÕES TORNAM MAIS VIVENCIAIS E FORTALECEM A ATITUDE DA FÉ.

TANTO A FÉ COMO AS REAÇÕES EMOCIONAIS DE UMA PESSOA FAZEM PARTE DA EXPERIÊNCIA DO ADORADOR. EM TODO CULTO O ADORADOR SE FORTALECE E AVANÇA NO APROFUNDAMENTO DE SUA EXPERIÊNCIA E FÉ.

O RESULTADO DE SUA PARTICIPAÇÃO NO CULTO NÃO É, NEM DEVE SER BUSCAR UMA EXPERIÊNCIA MÍSTCA OU UMA FUGA DA REALIDADE QUE O RODEIA, MAS SIM O ENRIQUECIMENTO DE SUA VIDA, ALIMENTAR-SE ESPIRITUALMENTE EM DEUS PARA O TESTEMUNHO CRISTÃO.

CAPITULO II

ADORAÇÃO NA BÍBLIA

A VERDADEIRA ADORAÇÃO CRISTÃ NOS LEVA A RECONHECERMOS A SUPERIORIDADE ABSOLUTA DE DEUS SOBRE TODAS AS ÁREAS DE NOSSA VIDA.

Page 7: Lidia Musicos

VERTICAL: HÁ DUAS FORMAS HOMEM - DEUSDE ADORAÇÃO DEUS - POVO

HORIZONTAL: IRMÃOS-IRMÃOSIRMÃO-VISITANTESCOM CUMPRIMENTOS E ABRAÇOS

QUANDO AS ESCRITURAS SAGRADAS, ATRAVÉS DE SEUS AUTORES, LOUVAM E NOS MANDAM LOUVAR AO SENHOR, DESEJAM, SIMPLESMENTE, DEMONSTRAR QUE EM CRISTO FOMOS CRIADOS ‘A FIM DE SERMOS PARA O LOUVOR DA SUA GLÓRIA, NÓS OS QUE DE ANTEMÃO ESPERAMOS EM CRISTO’. (EF 1.12)

PROSTRANDO-SE: BRUÇOS, COM O VENTRE E O ROSTO NO CHÃOAJOELHANDO-SE,COM PALMAS,COM DANÇAS,

HÁ ALGUMAS FORMAS FALANDO,PARA LOUVAR E ADORAR COM BRADOS DE TRIUNFOA DEUS COM ALEGRIA

COM CÂNTICOSCOM TODO TIPO DE INSTRUMENTO MUSICAL

É UMA FORMA DE LOUVAR A DEUS NO SANTUÁRIO,

LEVANTANDO AS MÃOS: É A VONTADE DE DEUS Q/ ASSIM O LOUVEMOS,3 RAZÕES P/ ERGUERMOS É UMA FORMA BÍBLICA DE EXPRESSAR GRATI-AS MÃOS DÃO A DEUS.

SEMPRE A ADORAÇÃO É INICIADA POR DEUS, QUE AGE, PODEROSAMENTE, EM FAVOR DE SEU POVO; A RESPOSTA DO POVO É A GRATIDÃO, O LOUVOR E A PRONTIDÃO PARA O SERVIÇO.DEUS ACEITA OS ATOS DE ADORAÇÃO DE SEU POVO, PORTANTO, NÃO SE ESQUEÇA DE QUE EM UM CULTO EU PARTICIPO PARA ADORAR, SER EDIFICADO E SAIR COMPROMETIDO COM A MISSÃO, COM O SERVIÇO DO REINO DE DEUS.

HÁ VÁRIOS EXEMPLOS DE ADORAÇÃO:NO A.T. :

DAVI ORGANIZOU O POVO, A MANDO DE DEUS, NUMA COMUNIDADE DE ADORAÇÃO, ESTABELECENDO OS TURNOS DOS LEVITAS PARA MINISTRAREM A ADORAÇÃO NO TEMPLO E SUA MAIOR CONTRIBUIÇÃO FOI A COMPOSIÇÃO DOS SALMOS. COM A DECADÊNCIA ESPIRITUAL O POVO DE ISRAEL, QUE ACABOU PROVOCANDO SEU CATIVEIRO, COMEÇOU A ADORAÇÃO A DEUSES ESTRANHOS.

NO PERÍODO INTERTESTAMENTÁRIO:

Page 8: Lidia Musicos

DEPOIS DO EXÍLIO DE ISRAEL, O POVO ADORAVA AO SENHOR NAS SINAGOGAS. (TEMPLO IRSRAELITA)

NO N.T.ADORAÇÃO DOS PRÓPRIOS ANJOS PELO NASCIMENTO DO FILHO DE DEUS;

TAMBÉM DE ALGUNS ELEMENTOS NA ADORAÇÃO DOS CRISTÃOS PRIMITIVOS:1. ORAÇÃO,2. CANTO,3. LEITURA,4. PREGAÇÃO E ENSINO DAS ESCRITURAS,5. OFERTAS,6. CELEBRAÇÃO DA CEIA DO SENHOR.

ALGUMAS CARACTERÍSTICAS MARCANTES:

O PROPÓSITO DA ADORAÇÃO ERA GLORIFICAR A DEUS PAI E AO SENHOR JESUS CRISTO; TODAS AS MANIFESTAÇÕES DE ADORAÇÃO TINHAM JESUS CRISTO COMO O CENTRO; O ESPIRITO SANTO INSPIRAVA CADA UMA DAS PRÁTICAS ENCONTRADAS NO CULTO

PRIMITIVO; O RESULTADO DA ADORAÇÃO ERA A EDIFICAÇÃO DA IGREJA; A PARTICIPAÇÃO DA

CONGREGAÇÃO ERA EVIDENTE.

ALGUNS PONTOS FUNDAMENTAIS RELACIONADOS AO LOUVOR PODERÃO TRAZER BÊNÇÃOS E VITÓRIAS AOS CRENTES:

1. O MANDAMENTO DE DEUS PARA OS CRISTÃOS DO N.T.:O SACRIFÍCIO DE LOUVOR PRECISA SER OFERECIDO SEMPRE E A DEUS.

2. O VOTO DE DAVI, UM HOMEM SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS:OS CRENTES PRECISAM LOUVAR AO SENHOR CONSTANTEMENTE, SEM CESSAR, POIS ESSE LOUVOR

LHES TRARÁ GRANDE ALEGRIA E EDIFICAÇÃO.3. A PRÁTICA DOS PRIMEIROS CRISTÃOS:

DE DAVI AOS PRIMEIROS CRISTÃOS LOUVAVAM A DEUS NO TEMPLO, ININTERRUPTAMENTE.4. A VONTADE DE DEUS PARA TODOS OS CRISTÃOS:

EM TUDO DAI GRAÇAS; DEVEMOS SER AGRADECIDOS POR TUDO, COISAS BOAS E RUINS.5. UMA PROVA REAL DE UMA VERDADEIRA VIDA, PLENA DO ESPIRITO SANTO:

UMA VIDA CHEIA DO ESPIRITO SANTO VAI FALAR COM SALMOS, ENTOAR E LOUVAR DE CORAÇÃO COM HINOSE CÂNTICOS, DAR GRAÇAS POR TUDO E SUJEITAR-SE AOS OUTROS EM CRISTO.

6. A PRINCIPAL FUNÇÃO DO SACERDÓCIO REAL:UMA VIDA PLENA, CHEIA DO ESPÍRITO SANTO, ESTARÁ PROCLAMANDO AS VIRTUDES DE DEUS PARA

TODAS AS PESSOAS.7. A MANEIRA DE SE DAR INÍCIO A UMA REUNIÃO DE LOUVOR, A UM CULTO, NA PALAVRA DO SENHOR:

AO ENTRAR NO SANTUÁRIO DE DEUS, É NECESSÁRIO QUE TENHAMOS PROFUNDA GRATIDÃO POR TODAS AS BÊNÇÃOS A NÓS CONCEDIDAS PELO PAI.

8. UMA MENSAGEM VINDA DO TRONO, A SER CONSIDERADA:O REI DOS REIS, O SENHOR DOS SENHORES, PRECISA SER LOUVADO POR TODOS OS QUE NELE CREEM E ESPERAM.

9. É OBRIGAÇÃO DO FIEL, ENQUANTO RESPIRAR:O LOUVOR A DEUS É UMA ATITUDE NORMAL DAQUELE QUE RECONHECE A SOBERANIA E A MAGNITUDE DE NOSSO DEUS.

10. UM HÁBITO QUE DEVE SER PRATICADO O DIA TODO:

Page 9: Lidia Musicos

NÃO É SÓ NO TEMPLO, MAS EM NOSSAS CASAS, NO TRABALHO, NA ESCOLA, NA RUA, O TEMPO TODO, QUE DEVEMOS LOUVAR O SENHOR;

MODELOS BIBLICOS DE ADORAÇÃO

ALGUNS MODELOS BIBLICOS TRAZEM A ORIENTAÇÃO PARA OS MOMENTOS DE LOUVOR E ADORAÇÃO A DEUS.

TODOS OS POVOS SEM DISTINÇÃO DE RAÇA; A GRANDEZA DE DEUS; A SOBERANIA DE DEUS SOBRE TODOS OS OUTROS DEUSES; AS OFERENDAS; A ADORAÇÃO NÃO SERÁ PERFEITA SEM AS OFERTAS, DIZIMOS, SEM

PRIMÍCIAS; A ALEGRIA DOS SALVOS; O JUÍZO DE DEUS; A ADVERTÊNCIA FINAL É ACERCA DO JULGAMENTO DE DEUS SOBRE TODOS

OS POVOS.

E EM ISAÍAS 6.1-8, O CULTO PODE SER DIVIDIDO EM 3 PARTES:

1. CONTEMPLAÇÃO E COMUNHÃO,2.CONFISSÃO E PURIFICAÇÃO,3.COMUNHÃO E SERVIÇO.

ISAÍAS ENTROU NA CASA DE DEUS PARA CULTUAR, LOUVAR E ADORAR; TEVE UMA EXPERIÊNCIA E SAIU PARA SERVIR.

CAPITULO III

O ATO DE LOUVAR SIGNIFICA EXALTAR A DEUS POR TUDO AQUILO QUE ELE NOS DÁ E FAZ POR NÓS.

DEUS, DESDE O A.T. ESTÁ A PROCURA DE VERDADEIROS ADORADORES. E ESTÁ BUSCANDO OS MELHORES ADORADORES.

A PALAVRA ADORADORES, UTILIZADA POR JESUS CRISTO TEM O SIGNIFICADO DE PROSTRAR-SE, E ESTES ESTÃO EM FALTA PORQUE SÃO AQUELES QUE SE PROSTRAM DIANTE DO TRONO DE DEUS EM REVERÊNCIA, EM HUMILHAÇÃO E EM RECONHECIMENTO DE QUE JESUS É REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES.

O CULTO É A EXPRESSÃO DE HOMENAGEM AO SENHOR DOS SENHORES.

O CULTO E ADORAÇÃO INTEGRAL

O SER HUMANO É FORMADO DE:

VISÃO CORPO: AUDIÇÃO

TATOPALADAROUFATO

Page 10: Lidia Musicos

VONTADE SENTIMENTOS TODAS ESSAS DIMENSÕES PRECISAM ESTAR CONECTADASEMOÇÕES AO ESPIRITUAL, NO MOMENTO DO CULTO.

ALMA INTELIGÊNCIATEMPERAMENTOCARÁTER

ESPÍRITO CONSCIÊNCIA

PARA COMPREENDERMOS AS VERDADES BÍBLICAS, A VONTADE DE DEUS QUANTO À NOSSA PARTICIPAÇÃO NO SERVIÇO CRISTÃO E O USO DOS DONS, NECESSITAM DO USO DE NOSSAS FACULDADES MENTAIS, DA MENTE, DO INTELECTO. E TAMBÉM NÃO PODEMOS MENOSPREZAR A BUSCA DA TRANSCENDÊNCIA.

RACIONALIDADE DAQUELES QUE O CULTO PRECISA TRANSCENDÊNCIA O ADORAMENVOLVER A: AFETIVIDADE

O CULTO NÃO PODE SER REALIZADO FORA DOS PADRÕES BÍBLICOS PARA FAZER A VONTADE DOS SEUS PARTICIPANTES. CONFORME II SM 6.1-9:

UZÁ É UM EXEMPLO DO PERIGO INERENTE DE ALGUÉM TER ZELO POR DEUS, SEM CONHECIMENTO DA SUA PALAVRA E DOS SEUS CAMINHOS. A ATITUDE DE DAVI TRAZER A ARCA PARA JERUZALÉM E UZÁ DE IMPEDIR QUE A ARCA CAÍSSE, MOSTRA UMA ATITUDE DE DESCASO PARA COM OS PADRÕES DA SANTA PALAVRA DE DEUS.

OS MANDAMENTOS DE DEUS ERA SOMENTE PARA OS LEVITAS CONDUZIR A ARCA (Nm 1.47-52).

NOSSA DEVOÇÃO PRECISA ENVOLVER TODAS AS DIMENÇÕES DO NOSSO SER; NÃO PODE HAVER FANATISMO NEM EXAGEROS PARA UM DOS LADOS. PRECISA HAVER UMA ABERTURA SADIA ÀS EMOÇÕES, EXPERIÊNCIA GENUÍNA COM O ESPIRITO SANTO, MAS TAMBÉM ABERTURA À REFLEXÃO, À RACIONALIDADE.

OS ELEMENTOS CÚLTICOS FAZEM PARTE DA ESTRUTURA DA ADORAÇÃO.

A INFLUÊNCIA DOS DEPENDERÁ DE PERSONALIDADE INSTROSPECTIVOELEMENTOS CULTICOS DE CADA + DA ADORADOR EXTERIORIZADOREMOÇÕES DA PESSOA

Page 11: Lidia Musicos

TODA ESSA ESTRUTURA OBTÉM UMA RESPOSTA EMOCIONAL COM MAIOR OU MENOR INTENSIDADE.

O PAPEL DOS ELEMENTOS CÚLTICOS

ELEMENTOS DO CULTO:

TEM 2 PAPEIS

QUE CONTRIBUEM - EXTERIORIZAR

PARA ENRIQUECER - TRANSMITIR

O INDIVIDUO PELO OU

CANAL DE SUAS -MOTIVAR

EME EMOÇÕES:

A UNIDADE TEOLÓGICA E PSIQUICA - O SER SUPERIOR QUE É DEUSNO ORDENAMENTO DOS ELEMENTOS - A EXPERIÊNCIA RELIGIOSA QUE CONSTRÓI AS RESPOSTASDO CULTO DESENVOLVE 3 ASPECTOS EMOCIONAIS DO SER HUMANO;FUNDAMENTAIS: - A REALIDADE HUMANA, A VIDA, O COTIDIANO.

IGNORAR ESSA UNIDADE E ORGANIZAÇÃO DOS ELEMENTOS DO CULTO SERIA DESCUIDAR NO QUE DIZ RESPEITO AO SEU PAPEL DE EXPRESSAR OS SENTIMENTOS DA ALMA QUE ADORA. ASSIM COMO IGNORAR O USO CORRETO DESSES ELEMENTOS PARA DESPERTAR AS EMOÇÕES ENRIQUECEDORAS DA VIDA HUMANA, COMO RESPOSTA AO DEUS CRIADOR E SALVADOR.

OBSERVE-SE QUE A REAL PRESENÇA DE DEUS NO CULTO PROVOCA EMOÇÕES, MAS AS EMOÇÕES, POR SI SÓ,NÃO MANIFESTAM A PRESENÇA DE DEUS NO CULTO.

TODOS ESSES ELEMENTOS CONTRIBUEM PARA A EXPRESSÃO EMOCIONAL; A DEMONSTRAÇÃO DA UNIDADE DOS CRENTES E QUE OCORRE CONSCIENTE OU INCONCIENTEMENTE, POIS A OBRA OU O MOVER É PRODUZIDO PELO ESPIRITO SANTO NO MEIO DO SEU POVO.

ELEMENTOS CULTICOS

BÍBLIA:

UNE A CONGREGAÇÃO NO MAIS ELEVADO SENTIMENTO DE ADORAÇÃO E DE COMUNHÃO DE DEUS.

INVOCAÇÃO:

BIBLIA ORAÇÃO UNÇÃO MÚSICA PREGAÇÃO INST. MUSICAIS ORDENANÇAS CONSCIÊNCIA COMUNITARIA OFERTÓRIO INVOCAÇÃO AMBIENTE SILÊNCIO DIRIGENTE DO CULTO

Page 12: Lidia Musicos

JOHNSON DIZ: É O CHAMADO PARA QUE UM SER SUPERIOR ESTEJA PRESENTE.

EX: UMA LEITURA BIBLICA UMA ORAÇÃO UM HINO ESPECIAL MUSICA, BUSCANDO EFEITOS ESPECIAIS O SILÊNCIO INDICADO PELO OFICIANTE

ORAÇÃO: ORAÇÃO PÚBLICA, É QUANDO UM OU MAIS INDIVIDUOS ORAM EM VOZ ALTA. E PODEM SER:ORAÇÃO INVOCATÓRIA: O CHAMADO PELA PRESENÇA E PELA GLORIA DE DEUS NO CULTO.ORAÇÃO INTERCESSÓRIA: QUANDO A IGREJA E AS PESSOAS DEPOSITAM SEUS PROBLEMAS E SEUS PEDIDOS NAS MÃOS DO OFICIANTE: ESSA CLASSE DE ORAÇÃO TEM UM EFEITO PROFUNDO NO ESPIRITO DA CONGREGAÇÃO PARA A ADORAÇÃO LIBERANDO-A DE SUAS PREOCUPAÇÕES, AFLIÇÕES E CARGAS (Fp 4.6,7).ORAÇÃO COMUNITÁRIA: QUANDO TODOS OS PRESENTES ORAM POR UM SÓ OBJETIVO. A ORAÇÃO VEM A SER OU A CONSTITUIR-SE NUM VEÍCULO DE LEBERAÇÃO EMOCIONAL.

A ORAÇÃO QUE CONDUZ À ADORAÇÃO

- PRECISA GLORIFICAR A JESUS CRISTO E NÃO BUSCAR A SATISFAÇÃO PRÓ-POSSUI 3 CARACTERÍSTICA: PRIA.

-A RENDIÇÃO TOTAL DO CORAÇÃO A DEUS; CORAÇÃO NÃO DIVIDIDO EM SUA LEALDADE.

-O ALVO DE TODA ORAÇÃO PRECISA SER A HONRA, O LOUVOR E A ADORAÇÃO A DEUS.

UNÇÃO:

A UNÇÃO COM ÓLEO É USADA PARA UNÇÃO DE ENFERMOS.

O N.T. REGISTRA 3 MANEIRAS DE COMO O PODER DE DEUS E A FÉ SE MANIFESTAM ATRAVÉS DA IGREJA PARA CURAR:

1. A IMPOSIÇÃO DE MÃOS ( Mc 16.15-18)2. A CONFISSÃO DE PECADOS CONHECIDOS, SEGUIDA DA UNÇÃO DO ENFERMO COM ÓLEO PELOS PRESBÍTEROS (Tg 5.14-16)3.OS DONS ESPIRITUAIS DE CURAR CONCEDIDOS À IGREJA (I CO 12.9)

NOTE QUE SÃO OS PRESBÍTEROS DA IGREJA QUE DEVEM CUIDAR DESTA “ORAÇÃO DA FÉ”.O SIMBOLISMO DO ÓLEO TRAZ EM SI O SIGNIFICADO DE FORÇAS ESPECIAS, DEPOIS DO CRISTIANISMO A UNÇÃO SIGNIFICA BENÇÃO DIVINA E AUTORIDADE RECEBIDA.

MÚSICA: ELA LIBERA AS CARGAS E AS TENSÕES E PREDISPÕE OS INDIVIDUOS PARA O ENCONTRO COM DEUS. POR UM LADO É CONTAGIANTE POR CRIAR EUFORIA E ENERGIA ESPIRITUAL E POR OUTRO CONSTITUI-SE COMO UMA TERAPIA.

Page 13: Lidia Musicos

PREGAÇÃO:

A PALAVRA DE DEUS CONSTITUI-SE UM DOS FUNDAMENTOS DA LITURGIA CRISTÂ.

QUANDO A PREGAÇÃO CENTRA-SE EXAGERADAMENTE NO PRÓPRIO PREGADOR, QUANDO ELE EXIBE, EXTERIORIZA E IMPÕE A SUA PESSOA NA CONGREGAÇÃO ISSO CRIA TANTO UM ASPECTO NEGATIVO QUANTO DEGENERA AS RESPOSTAS EMOCIONAIS E NÃO ATINGE OS ALVOS DE SALVAÇÃO E EDIFICAÇÃO NA IGREJA.

O PREGADOR PRECISA CONSIDERAR 2 COISAS:

1. POR UM LADO TEM UM POVO AGUARDANDO UMA PALAVRA DA PARTE DE DEUS.

2. POR OUTRO UM TEXTO BIBLICO COMPOSTOO HÁ 20 SÉCULOS EM AMBIENTES E CULTURAS BEM DIFERENTES NO QUAL AS APLICAÇÕES DEVEM SE ADEQUAR ÀS SITUAÇÕES DE HOJE.

E MAIS 2 COISAS SÃO IMPORTANTES EM RELAÇÃO À PREGAÇÃO E AO ENSINO:

1.A ETERNIDADE DA REVELAÇÃO

2.A SUA APLICABILIDADE PARA O SER HUMANO DE NOSSOS DIAS.

OUTRO COMPONENTE NA PREGAÇÃO:

É O TEXTO BÍBLICO: O TIPO DE TEXTO DEPENDE DO MOMENTO LITURGICO

E PODEM SER TEXTOS:

EVANGELÍSTICOS DIDÁTICOS DOUTRINÁRIOS CONSOLADORES CONSAGRATÓRIOS

E UM OUTRO FATOR IMPORTANTE É:

O TÍTULO E A INTRODUÇÃO

A CRIATIVIDADE NESSE SENTIDO É FUNDAMENTAL PARA ATRAIR A ATENÇÃO DOS OUVINTES.

OBS:

O PREGADOR PRECISA DEIXAR CLARA A SUA PROPOSTA, O SEU OBJETIVO COM AQUELA MENSAGEM, ASSIM COMO O DESEMVOLVIMENTO DE SEU RACIOCÍNIO.

AS ILUSTRAÇÕES ENRIQUECEM O SERMÃO E PODEM SER:

POESIA EXPERIÊNCIAS PESSOAIS FATOS COTIDIANOS.

A CONCLUSÃO SEMPRE DEVE SER DESAFIADORA PARA A CONGREGAÇÃO.

INSTRUMENTOS MUSICAIS:TODOS OS INSTRUMENTOS MUSICAIS SÃO IMPORTANTES, MAS DEVEMOS LEVAR EM CONTA OS APARELHOS DE SOM QUE COM MUITO CUIDADO DEVEM SER MANUSEADOS PARA NÃO DANIFICAREM A BOA TRANSMISSÃO E O DIÁLOGO NO CULTO.

Page 14: Lidia Musicos

HÁ 2 SITUAÇÕES :ÀS VEZES A IGREJA POSSUI UM SOM MARAVILHOSO, MAS O PREGADOR NÃO SABE USAR O MICROFONE E VICE-VERSA.

AS ORDENANÇAS:

A REAÇÃO EMOTIVA À CEIA DO SENHOR PODE SER UM SENTIMENTO DE GRATIDÃO, DOR E CULPA, E TUDO ISTO PELO FATO DE LEVAR O ESPIRITO HUMANO A UMA NOVA CONTEMPLAÇÃO DOS EVENTOS DO CALVÁRIO. O OFERTÓRIO: É A PARTE DO CULTO ONDE O POVO DÁ DE SEUS BENS A DEUS COMO RESPOSTA. É O RESULTADO DA MOTIVAÇÃO EXTERNA QUE DESPERTA EM SUA VIDA OS IMPLULSOS INTERNOS PARA A AÇÃO DE DAR.

O AMBIENTE:

O AMBIENTE ANTECIPA E PREPARA, EMOCIONALMENTE, OS INDIVIDUOS E A CONGREGAÇÃO PARA O DIÁLOGO A UM POSITIVO EFEITO DO CULTO NA EXPERIÊNCIA HUMANA.

DIRIGENTE DO CULTO

ELE É O RESONSÁVEL NA COORDENAÇÃO HARMONIOSA DOS ELEMENTOS DURANTE O DESENVOLVIMENTO DO CULTO.OBS: O AUTOR DIZ:ESSA BREVE ANÁLISE DOS ELEMENTOS MOSTRA A IMPORTÂNCIA E O LUGAR SIGNIFICATIVO DAS EMOÇÕES HUMANAS NAS ATIVIDADES RELIGIOSAS E COMO, BEM ORIENTADAS, PODEM CONSTITUIR-SE EM VEÍCULO PARA O ENRIQUECIMENTO DA VIDA ESPIRITUAL.

PLANEJAMENTO DO CULTO

1- ESTABELECER O OBJETIVO: QUE SÃO 2: PROPOSITOS PRIMÁRIOS

a) OFERECER LOUVOR E RENDER GRAÇAS A DEUS POR QUEM ELE É E PELO QUE ELE TEM FEITO ( ADORAÇÃO)

b) REAFIRMAR NOSSO AMOR E COMROMISSO COM DEUS (DEDICAÇÃO)

PROPOSITOS SECUNDÁRIOS

a) DESCOBRIR E SEGUIR O ESTILO DE VIDA DE JESUS (CULDADO PASTORAL)b) SUBMETER-SE AOS PADRÕES DE DEUS E À SUA PERSPECTIVA DE VIDA (ÉTICA)c) FORTALECER E UNIR O CORPO DE CRISTO (COMUNHÃO)d) PROCLAMAR O AMOR E A MISERICÓRDA DE DEUS AOS NÃO CRENTES (EVANGELISMO)

NO PLANEJAMENTO DOS CULTOS SÃO IMPORTANTES DUAS COISAS:

a) ESTABELECER AS PRIORIDADESb) SEGUIR OS PRINCIPIOS

A PRIORIDADE É QUE OS CULTOS LEVEM TODA A CONGREGAÇÃO À PRESENÇA DE DEUS NOS MOMENTOS EM QUE ESTIVER REUNIDA.

OS PRINCIPIOS SEGUNDO BASDEN SÃO 4:

Page 15: Lidia Musicos

1. CONHECER OS PADRÕES GERAIS OU COMUNS:2. O TEMA: UM OU DOIS TEMAS PRINCIPAIS PRECISA SER O FIO CONDUTOR DE CADA CULTO. 3. TER EM MENTE A EPOCA DO ANO EM QUE ESTÁ: O IMPORTANTE EM TODAS AS COMEMORAÇÕES É

QUE JESUS CRISTO SEJA O CENTRO DELAS.4. CONHECER AS PESSOAS: SUAS NECESSIDADES BÁSICAS SEUS VALORES ESSENCIAIS, SEUS OBJETIVOS.

UM PADRÃO COMUM ENCONTRADO NA BÍBLIA PODE CONDUZIR OS CULTOS1. LOUVOR E ADORAÇÃO A DEUS2. ORAÇÃO3. PROCLAMAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS4. DEDICAÇÃO DE VIDAS

QUANTO AO ESTILO DE CULTO PODEMOS CLASSIFICÁ-LOS COMO:

LITURGICO:VALORIZA MUITO A REVERÊNCIA.TENDO CUIDADO, POIS ESTABELECE UMA DISTÂNCIA MUITO GRANDE ENTRE DEUS E OS ADORADORES; O RACIONAL PODE SACRIFICAR O EMOCIONAL.

TRADICIONAL:SEGUE UM PLANEJAMENTO E UMA ESTRUTURA RIGIDA.TENDO CUIDADO, POIS ENFATIZA POUCO A LEITURA BÍBLICA

AVIVADO:SUA ÊNFASE ESTÁ NO EVANGELISMO.TENDO CUIDADO, POIS A ADORAÇÃO FICA SEM EQUILÍBRIO EM DETRIMENTO AO ENSINO PARA O CRESCIMENTO DOS CRISTÃOS.

LOUVOR E ADORAÇÃO:É UM CULTO VIVO, COM MUITO SOM, COM O OBJETIVO DE BUSCAR A PRESENÇA IMEDIATA DE DEUS.TENDO CUIDADO,POIS VALORIZA MUITO A EXPERIÊNCIA EM DETRIMENTO AO ENSINO.

FACILITADOR:TEM COMO OBJETIVO LEVAR OS CRISTÃOS A ADORAREM A DEUS SEM A INFLUÊNCIA CULTURAL PASSADA.TENDO CUIDADO EM COMPROMETER A MENSAGEM DO EVANGELHO COM A CULTURA.

ALÉM DISSO, AS ORIENTAÇÕES DE PAULO SÃO ESSENCIAIS: NOS CULTOS DEVE HAVER SALMOS E DOUTRINAS; ALÉM DISSO, TUDO DEVE SER FEITO COM ORDEM.

OBSTÁCULOS À ADORAÇÃO

MUITAS VEZES, PARTCIPAMOS DOS CULTOS DE ADORAÇÃO E NÃO SAÍMOS ALEGRES, SATISFEITOS E ALIMENTADOS ESPIRITUALMENTE. SHEDD AFIRMA QUE FICOU FALTANDO A COISA ESSENCIAL NA ADORAÇÃO: O ENCONTRO COM DEUS.

Page 16: Lidia Musicos

ALGUNS OBSTÁCULOS:

ATITUDE INCOERENTE: AO NOS APROXIMARMOS DO ALTAR DE DEUS, PRECISAMOS ESTAR LIVRES DE AMARGURA, INVEJA, CONTENDA OU OUTRO SENTIMENTO NEGATIVO.

EXTERIORIDADE E TRADICIONALISMO: TODA VEZ QUE NOS APEGAMOS MAIS À TRADIÇÃO E À APARÊNCIA DO MESMO, ESTAMOS COLOCANDO UM OBSTÁCULO AO VERDADEIRO CULTO, EM ESPIRITO E EM VERDADE.

ROTINA: A ROTINA NOS IMPEDE DE ENTOARMOS UM CÂNTICO NOVO AO SENHOR.

MUNDANISMO: AO PRAZER QUE O MUNDO PODE OFERECER, SÃO AFASTADAS DA COMUNHÃO DO PAI, AO MESMO TEMPO EM QUE O COMPROMISSO COM O FILHO JESUS CRISTO AFASTA OS DISCÍPULOS DO MUNDANISMO.

PECADO NÃO CONFESSADO: A CONFISSÃO DO PECADO TRAZ O PERDÃO; O PERDÃO TRAZ A PURIFICAÇÃO; E A PURIFICAÇÃO TRAZ A ALEGRIA EM SUA PRESENÇA.

DESINTERESSE E INGRATIDÃO: OS CRISTÃOS COLOCAM DE UM LADO AS PREOCUPAÇÕES, AS ATRAÇÕES, OS INTERESSES; DO OUTRO LADO COLOCAM OS ELEMENTOS BÁSICOS DA ADORAÇÃO. O PRATO QUE PESAR MAIS É QUE VAI NORTEAR A VIDA DO CRISTÃO.

PREGUIÇA E NEGLIGÊNCIA: ESSAS ATITUDES PREJUDICAM TODA A IGREJA DE DEUS E NÃO APENAS OS CRISTÃOS PREGUIÇOSOS E NEGLIGENTES, POIS OS MAIS NOVOS APRENDEM COM OS MAIS VELHOS.

FALSA ADORAÇÃO E SUAS CONSEQUÊNCIAS: A ÊNFASE DEMASIADA NA APARÊNCIA DO LOCAL DE CULTOS ESTÁ OBSCURECENDO O VERDADEIRO SIGNIFICADO DA ADORAÇÃO A DEUS. DURANTE A SEMANA NÃO HÁ COMPROMETIMENTO COM O EVANGELHO E COM A PALAVRA; HÁ INJUSTIÇA; FALTA DE TESTEMUNHO; ADORAÇÃO A OUTROS DEUSES COMO: A GLÓRIA DE SI MESMO, A POPULARIDADE E OUTROS.

A PRIMEIRA CONSEQUÊNCIA: O POVO CRISTÃO ESTÁ DEIXANDO DE SER SAL E LUZ EM MEIO À SOCIEDADE SECULARIZADA.

A SEGUNDA CONSEQUÊNCIA É A PERDA DOS FILHOS, QUE SE DECEPCIONAM COM A FALTA DE COERÊNCIA DOS PAIS.

A TERCEIRA CONSEQUÊNCIA É A PERDA DO PODER NO MINISTÉRIO QUANDO ADORAM DEUSES FALSOS: O DEUS DO PRAZER, O DEUS DAS POSSESSÕES E O DEUS DO PRESTÍGIO.

DEUS DO PRAZER: HEDONISMO É A FILOSOFIA DE VIDA QUE BUSCA O PRAZER. É AQUELE QUE SE PREOCUPA COM O PRAZER DE SEUS PARTICIPANTES NO CULTO E NÃO COM A ADORAÇÃO A DEUS.

DEUS DAS POSSESSÕES: VALE A PESSOA QUE MAIS BENS OU DIPLOMAS POSSUI, EXIBE A MELHOR ETIQUETA, ENFATIZA COMO CENTRO AS OFERTAS E A PROSPERIDADE.

DEUS DO PRESTÍGIO: O VERDADEIRO ADORADOR NÃO É AQUELE QUE CONSTRÓI UM ALTAR PARA SI MESMO. OS ELOGIOS ÀS PESSOAS PROVAM SUA FIDELIDADE. UM CULTO VERDADEIRO NÃO SE LIMITA A ELOGIAR OS SEUS PARTICIPANTES, MAS A LOUVAR E ADORAR AO NOSSO DEUS.

BENEFÍCIOS DA ADORAÇÃO

Page 17: Lidia Musicos

TODOS SABEMOS QUE O CULTO DE ADORAÇÃO E LOUVOR TEM QUE SER FRUTÍFERO NA VIDA DO QUE ADORA E LOUVA A DEUS.

SHEDD DESTACA 6 BENEFÍCIOS:

SEGURANÇA ESPIRITUAL COMUNHÃO E RECONHECIMENTO MÚTUOS SANTIFICAÇÃO VISÃO TRANSFORMADA EVANGELIZAÇÃO ALEGRIA ESPIRITUAL

E AINDA: VITÓRIA SOBRE AS PAIXÕES DA CARNE SOBRE AS EMOÇÕES NEGATIVAS FORTALECIMENTO NA FÉ FIRMEZA NA PALAVRA DE DEUS

NOSSA VIDA CRISTÃ DEVE ESTAR EM CONSTANTE PROCESSO DE CRESCIMENTO ESPIRITUAL. O CRESCIMENTO ESPIRITUAL SERÁ INCENTIVADO NOS MOMENTOS DA ADORAÇÃO A DEUS, PELA LEITURA DE SUA PALAVRA, PELAS ORAÇÕES, PELOS CÂNTICOS E PELO RECEBIMENTO DA MINISTRAÇÃO DA PALAVRA. O ESTUDO DA PALAVRA DE DEUS, A COMUNHÃO COM OS IRMÃOS NOS CULTOS REALIZADOS NOS LARES, AS ATIVIDADES FEITAS EM CONJUNTO, TUDO VAI CONTRIBUINDO PARA O CRESCIMENTO DOS CRENTES. PARA QUE SE POSSA EVIDENCIAR A MATURIDADE DA CONGREGAÇÃO, PODEMOS APONTAR TRÊS FATORES:

A UNIDADE DO CORPO DE CRISTO: TODOS ESTÃO UNIDOS NAQUELES MOMENTOS PRECIOSOS COM UM SÓ PROPÓSITO: BUSCAR A INTIMIDADE COM DEUS. O TEMPO QUE PASSAMOS NA PRESENÇA DE DEUS JUNTO COM NOSSOS IRMÃOS EM JESUS CRISTO É TEMPO PARA CRESCERMOS NO AMOR DE UNS PARA COM OS OUTROS. É OPORTUNIDADE PARA ORARMOS UNS PELOS OUTROS, EM INTERCESSÃO DIANTE DE DEUS; É TEMPO PARA AGRADECERMOS A DEUS PELAS VITÓRIAS ALCANÇADAS POR MUITOS; É TEMPO DE LOUVARMOS O SEU NOME PELO PRIVILÉGIO DE ALI ESTARMOS.

A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA DAS SOLUÇÕES É PARA A AUSÊNCIA DO PERDÃO. ENQUANTO NÃO NOS RECONCILIAMOS COM NOSSO PRÓXIMO, NÃO PODEREMOS CULTUAR, VERDADEIRAMENTE, AO NOSSO DEUS. A PRESENÇA DE SEU ESPIRITO NOS INSPIRA A BUSCARMOS A RECONCILIAÇÃO. O ESTUDO DA PALAVRA VEM ANIMAR OS QUE SOFREM, TRAZER SEGURANÇA A TODOS, TRAZER A LIBERTAÇÃO PARA OS PECADOS, DANDO-LHES A VERDADEIRA LIBERDADE ESPIRITUAL.

A PAZ E A ALEGRIA ESPIRITUAIS: A VERDADEIRA ADORAÇÃO NOS TRAZ UMA PROFUNDA ALEGRIA ESPIRITUAL QUE SE REFLETIRÁ NO DIA-A-DIA DE NOSSA VIDA CRISTÃ.

CAPITULO IV

MÚSICA NO CULTO

A RAZÃO DA MÚSICA NO CULTO AO SENHOR

NÃO VAMOS À IGREJA PARA "ASSISTIR" AO CULTO, QUEM ASSISTE AO CULTO É DEUS, NÓS VAMOS PRESTAR (OU DAR) CULTO, VAMOS PARA ADORAR A DEUS. O CULTO A DEUS DEVE SER RACIONAL E PRESTADO COM DECÊNCIA E ORDEM:

Page 18: Lidia Musicos

"(36) PORQUE DELE E POR ELE, E PARA ELE, SÃO TODAS AS COISAS; GLÓRIA, POIS, A ELE ETERNAMENTE. AMÉM.(1) ROGO-VOS, POIS, IRMÃOS, PELA COMPAIXÃO DE DEUS, QUE APRESENTEIS OS VOSSOS CORPOS EM SACRIFÍCIO VIVO, SANTO E AGRADÁVEL A DEUS, QUE É O VOSSO CULTO RACIONAL." (ROMANOS 11-36,12-1 ACF)

A MÚSICA É UM DOM DE DEUS, UM PRESENTE DE DEUS, E COMO TAL DEVE SER UTILIZADA DA MELHOR FORMA POSSÍVEL NO CULTO. A MÚSICA É O VEÍCULO ATRAVÉS DO QUAL ADORAMOS E LOUVAMOS A O SENHOR. É UM DOS ELEMENTOS CÚLTICOS.

DENTRO DO CULTO, A MÚSICA TEM ALGUNS PROPÓSITOS:

1. PROCLAMAR A PALAVRA DE DEUS;2. EXPRESSAR A NOSSA ADORAÇÃO A DEUS;3. INCENTIVAR A IDENTIFICAÇÃO E COMUNHÃO DOS CRENTES, UNS PARA COM OS OUTROS;4. TESTEMUNHAR A ESPERIÊNCIA CRISTÃ.

A MÚSICA PODE SER UTILIZADA TANTO PARA O BENEFÍCIO COMO PARA CAUSAR MALES ÀS PESSOAS.

A INFLUÊNCIA DA MÚSICA NA VIDA DAS PESSOAS

OS EFEITOS BENÉFICOS DA MÚSICA PODEM SER SENTIDOS QUANDO SEUS RITMOS FOREM HARMONIOSOS E A ALTURA DE SEUS SONS FOR SUAVE, NAS SEGUINTES SITUAÇÕES:

AUMENTO DA ENERGIA MUSCULAR; RECUPERAÇÃO DO SONO; FIXAÇÃO DA MEMÓRIA; PRODUÇÃO DE HORMÔNIOS; TERAPIA E CURA DE DOENÇAS; DIMINUIÇÃO DA ANSIEDADE; RELAXAMENTO; ESTÍMULO À PRODUÇÃO DO TRABALHADOR; ESTÍMULO AO APETITE; DESPERTAMENTO DO ESPÍRITO CÍVICO; DESPERTAMENTO DA ATENÇÃO; PREPARO DO CÉREBRO PARA ARQUIVAR MENSAGENS; PRESERVAÇÃO DA VIDA.

A MÚSICA, TAMBÉM, PODE CAUSAR EFEITOS NEGATIVOS NA PERSONALIDADE DAS PESSOAS. ESSES EFEITOS PODEM SER SENTIDOS QUANDO SEUS RITMOS FOREM EXCESSIVOS E A ALTURA DOS SONS ULTRAPASSAREM 70 DECIBELS, NAS SEGUINTES SITUAÇÕES:

PARALISAÇÃO DOS MOVIMENTOS MUSCULARES; ENCURTAMENTO DA VIDA; PROVOCAÇÃO DE ESPASMOS; LESÕES CEREBRAIS; MORTE; AGRESSÃO À SENSIBILIDADE DO FETO; PROBLEMAS DE AUDIÇÃO E ATÉ SURDEZ; CONDUÇÃO AO VICIO DA AUDIÇÃO;

Page 19: Lidia Musicos

CONSTRIÇÃO VASCULAR; PROVOCAÇÃO DO MAL SÚBITO EM FESTAS; MEMÓRIA CONFUSA; IRRITABILIDADE; BAIXA APRENDIZAGEM; BAIXA AUTO-ESTIMA; INSÔNIA; DOR DE CABEÇA; VÔMITOS; DESARMONIA DO METABOLISMO ( NO CASO DO ROCK).

AS PESSOAS RESPONSÁVEIS PELA MÚSICA NA IGREJA DEVEM TER TODO CUIDADO NA INCLUSÃO DAS MÚSICAS NO CULTO, NA ESCOLHA DOS INSTRUMENTOS, NA ALTURA DOS SONS, NA LETRA DOS CÂNTICOS.

A MÚSICA NA BÍBLIA E NA HISTÓRIA DO CRISTIANISMO

O CRESCIMENTO DA MÚSICA:

1 FASE: EM 313 D.C O IMPERADOR CONSTANTINO ASSEGUROU A TOLERÂNCIA AO CRISTIANISMO ATRAVÉS DO EDITO DE MILÃO. COM O FINAL DAS PERSEGUIÇÕES AOS CRISTÃOS.

MAIS TARDE: ALÉM DOS SALMOS SURGIRAM OS HINOS BEM DISTINTOS E COM CARACTERÍSTICAS PRÓPRIAS COM O ESTABELECIMENTO DAS BASÍLICAS E DE COROS ESPECIALIZADOS PARA SERVIREM NOS CULTOS, O CÂNTICO SE TORNOU MAIS ELABORADO.

NA IDADE MÉDIA: SE TORNOU SACRA, POIS ERA A ÚNICA ESCRITA POR PROFISSIONAIS.

REFORMA: O CORO SE DEU LUGAR À CONGREGAÇÃO.

BARROCO: A MÚSICA ALCANÇOU SEU PONTO MAIS ALTO. NESSA ÉPOCA HOUVE A PARTICIPAÇÃO DE MULHERES NOS COROS, POIS ERAM FORMADOS APENAS PELOS HOMENS E MENINOS.

ILUMINISMO: A MÚSICA SE TORNOU CADA VEZ MENOS DA SECULAR, TENDO COMO EXEMPLO AS ÓPERAS.

ROMANTISMO: A RAZÃO DEU LUGAR A EMOÇÃO E O SENTIMENTO FOI SUPERVALORIZADO. EMBORA TIVESSEM TEMAS SACROS, AS MÚSICAS NÃO ERAM COMPOSTAS PARA O CULTO OU SERVIÇO LITÚRGICO. SURGIRAM ENTRE OS PROTESTANTES,OS COMPOSITORES MENOS ERUDITOS QUENÃO SE IMPORTAVAM COM A QUALIDADE DA MÚSICA E COM OS TEXTOS EMPREGADOS.

NO BRASIL: QUANDO O PROTESTANTISMO AQUI CHEGOU, A MÚSICA CANTADA NAS IGREJAS FOI BASICA- MENTE A TRADUZIDA DA MÚSICA DAS IGREJAS DO SUL DOS ESTADOS UNIDOS.

CARACTERÍSTICAS DO MINISTÉRIO DE MÚSICA

Page 20: Lidia Musicos

ALÉM DO MINISTRO, HÁ OS SEUS AUXILIARES, ENVOLVIDOS COM O MINISTÉRIO: A EQUIPE DE LOUVOR, OS INSTRUMENTISTAS, OS CANTORES, OS TÉCNICOS DE ÁUDIO E VÍDEO QUE, TAMBÉM, DEVEM DESENVOLVER TAIS CARACTERÍSTICAS:

1. UNÇÃO DE DEUS;2. DEDICAÇÃO;3. INTEGRIDADE E RETIDÃO DIANTE DE DEUS;4. FIDELIDADE NO DÍZIMO;5. HUMILDADE;6. ENTUSIASMO;7. ATUALIZAÇÃO;8. ESPIRITO DE EQUIPE 9. COMPROMISSO;10. VESTIMENTA ADEQUADA;

AS LETRAS DOS CÂNTICOS NÃO PODEM SER ERUDITAS E DEVEM EVITAR AS REPETIÇÕES CONSTANTES; PRECISAMOS ESCOLHER CÂNTICOS COM MENSAGENS NOVAS, PORÉM BÍBLICAS.

CADA HINO OU CÂNTICO SEMPRE SERÁ COMPOSTO, CANTADO OU TOCADO VISANDO A ALGUM BENEFÍCIO: ELEVAR A ALMA A DEUS; PEDIR PERDÃO; AGRADECER A DEUS PELAS BÊNÇÃOS; PEDIR-LHE SUA BENEVOLÊNCIA; ANUNCIAR O EVANGELHO AO NÃO CRENTE; INICIAR OU FINALIZAR UM CULTO; INSPIRAR OS CRENTES À ORAÇÃO OU AO ESTUDO DA PALAVRA.

QUANTO AO CRITÉRIO DO OBJETIVO DOS CÂNTICOS NOS CULTOS, CADA MOMENTO PEDE UM DETERMINADO TIPO DE MÚSICA.

1. MUSICAS INSTRUMENTAIS: O PRELÚDIO É PARA O INÍCIO, CHAMANDO OS CRENTES AO LOUVOR E À ADORAÇÃO. O INTERLÚDIO SERVE PARA UMA ORAÇÃO SILENCIOSA, EM MEIO AO CULTO.

2. O POSLUDIO: DEVE SER TOCADO NO FINAL DO CULTO.3. CANTICOS CONGREGACIONAIS: SERVEM PARA O PERÍODO DE LOUVOR, DA CONTRIÇÃO E PERDÃO,

DA CHAMADA AO SERVIÇO OU À DEDICAÇÃO DE VIDAS.4. CANTICOS CORAIS, DE SOLISTAS OU CONJUNTOS: EM GERAL, SÃO UTILIZADOS PARA A CHAMADA À

ADORAÇÃO, PARA O PREPARO À PREGAÇÃO.

EQUILIBRIO DA MÚSICA NO CULTO

NOS CULTOS , É ESSENCIAL QUE SE OBSERVE O EQUILIBRIO QUANTO À DURAÇÃO DE CADA PARTE DO MESMO: O PERÍODO DE LOUVOR NÃO PODE SER MUITO EXTENSO NEM MUITO CURTO; A PREGAÇÃO NÃO PODE SER MUITO DEMORADA OU MUITO RÁPIDA; O APELO, DA MESMA FORMA. O EQUILÍBRIO, TAMBÉM, DEVE EXISTIR QUANTO AO TIPO DE CÂNTICOS: NÃO SE DEVEM UTILIZAR APENAS OS CÂNTICOS ESPIRITUAIS, MAS TAMÉM OS HINOS TRADICIONAIS, POIS SUAS MENSAGENS SÃO EDIFICANTES E RELEVANTES PARA VÁRIOS MOMENTOS DO CULTO. O EQUILIBRIO DEVE ESTAR PRESENTE NA ALTURA DOS INSTRUMENTOS E DOS MICROFONES: NEM TÃO ALTOS, E NEM TÃO BAIXOS. CADA PESSOA DEVE OUVIR SUA VOZ AO CANTAR E NÃO SER SOBREPUJADA PELOS INSTRUMENTOS.

ENFIM, PRESTAR UM CULTO DE LOUVOR E ADORAÇÃO A DEUS NÃO SEGNIFICA FAZÊ-LO DE QUALQUER MANEIRA, SEM UM PLANEJAMENTO CUIDADOSO, RECONHECENDO SEMPRE A SOBERANIA DE DEUS, SIGNIFICA LEVAR O POVO À PRESENÇA DE DEUS, PARA QUE POSSA ADORÁ-LO EM ESPÍRITO E EM VERDADE, PORQUE SÃO TAIS ADORADORES QUE O PAI ESTÁ PROCURANDO.