lei de diretrizes e bases lei 9.394/96 parte final

29
Lei de Diretrizes e Bases Lei 9.394/96 Parte final

Upload: maria-julia-marinho-madureira

Post on 07-Apr-2016

216 views

Category:

Documents


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: Lei de Diretrizes e Bases Lei 9.394/96 Parte final

Lei de Diretrizes e BasesLei 9.394/96

Parte final

Page 2: Lei de Diretrizes e Bases Lei 9.394/96 Parte final

      Art. 32. O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante:

       § 4º O ensino fundamental será presencialO ensino fundamental será presencial, sendo o ensino a distânciaensino a distância utilizado como complementaçãocomplementação da aprendizagem ou em situações emergenciaissituações emergenciais.

                § 5o  O currículo do ensino fundamentalensino fundamental incluirá, obrigatoriamenteobrigatoriamente, conteúdo que trate dos direitos das crianças e dos adolescentes, tendo como diretriz a Lei no 8.069Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990, que institui o Estatuto da Criança e do Adolescente, observada a produção e distribuição de material didático adequado.

Page 3: Lei de Diretrizes e Bases Lei 9.394/96 Parte final

     

   Art. 34. A jornada escolar no ensino fundamentalensino fundamental incluirá pelo menos quatro horas de trabalho efetivopelo menos quatro horas de trabalho efetivo em sala de aula, sendo progressivamenteprogressivamente ampliado o período de permanência na escola.

        § 1º São ressalvados os casos do ensino noturnoensino noturno e das formas alternativas de organização autorizadas nesta Lei.

        § 2º O ensino fundamental será ministrado progressivamente em tempo integralprogressivamente em tempo integral, a critério dos sistemas de ensino.

Page 4: Lei de Diretrizes e Bases Lei 9.394/96 Parte final

    

    Art. 35. O ensino médio, etapa final da educação básica, com duração mínima de três mínima de três anosanos, terá como finalidades :

Cuidado com a palavra “mínima”.

Page 5: Lei de Diretrizes e Bases Lei 9.394/96 Parte final

        Art. 36. O currículo do ensino médioensino médio observará o

disposto na Seção I deste Capítulo e as seguintes diretrizes:

    III - será incluída uma língua estrangeira moderna, como disciplina obrigatória, escolhida pela comunidade escolar, e uma segunda, em caráter optativo, dentro das disponibilidades da instituiçãodentro das disponibilidades da instituição.

      IV – serão incluídas a Filosofia e a SociologiaFilosofia e a Sociologia como disciplinas obrigatóriasobrigatórias em todas as sériestodas as séries do ensino médio.

Page 6: Lei de Diretrizes e Bases Lei 9.394/96 Parte final

        Art. 36-A.  Sem prejuízo do disposto na Seção IV deste

Capítulo, o ensino médio,ensino médio, atendida a formação geral do educando, poderá prepará-lo para o exercício de profissões técnicas.profissões técnicas.

        Parágrafo único.  A preparação geral para o trabalho e, facultativamente, a habilitação facultativamente, a habilitação profissional poderão ser desenvolvidas nos próprios profissional poderão ser desenvolvidas nos próprios estabelecimentos de ensino médio ou em estabelecimentos de ensino médio ou em cooperação com instituições especializadas em cooperação com instituições especializadas em educação profissional.educação profissional.

Page 7: Lei de Diretrizes e Bases Lei 9.394/96 Parte final

Art. 36-B.  A educação profissional técnicaA educação profissional técnica de nível nível médio médio será desenvolvida nas seguintes formas:

      I - articulada articulada com o ensino médio;        II - subsequentesubsequente, em cursos destinados a quem já

tenha concluído o ensino médio.

Atenção: esta alteração na lei é recente (2008), por isso vale observá-la com cuidado

Page 8: Lei de Diretrizes e Bases Lei 9.394/96 Parte final

      Art. 36-C.  A educação profissional técnica de nível nível médio médio articuladaarticulada,, prevista no inciso I do caput do art. 36-B desta Lei, será desenvolvida de forma:

        I - integradaintegrada, oferecida somente a quem já tenha concluído o ensino fundamental, sendo o curso planejado de modo a conduzir o aluno à habilitação profissional técnica de nível médio, na mesma instituição de ensino, efetuando-se matrícula única para cada aluno;  

       II - concomitanteconcomitante, oferecida a quem ingresse no ensino médio ou já o esteja cursando, efetuando-se matrículas distintas para cada curso

Dispositivo legal recentemente incluído!

Page 9: Lei de Diretrizes e Bases Lei 9.394/96 Parte final

        Art. 38. Os sistemas de ensino manterão cursos e

exames supletivos,supletivos, que compreenderão a base nacional comum do currículo, habilitando ao prosseguimento de estudos em caráter regular.

        § 1º Os exames a que se refere este artigo realizar-se-ão:

        I - no nível de conclusão do ensino fundamental, fundamental, para os maiores de quinze anos;para os maiores de quinze anos;

        II - no nível de conclusão do ensino médio, para os médio, para os maiores de dezoito anos.maiores de dezoito anos.

Estes dispositivos são muito cobrados em prova!

Page 10: Lei de Diretrizes e Bases Lei 9.394/96 Parte final

Art. 44. A educação superior abrangerá os seguintes cursos e programas:

       I - cursos sequenciais por campo de sabercursos sequenciais por campo de saber, de diferentes níveis de abrangência, abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos pelas instituições de ensino, desde que tenham concluído o ensino médio ou equivalente;

        II - de graduaçãode graduação, abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente e tenham sido classificados em processo seletivo;

        III - de pós-graduaçãode pós-graduação, compreendendo programas de mestrado mestrado e doutorado, cursos de especialização, aperfeiçoamentodoutorado, cursos de especialização, aperfeiçoamento e outros, abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino;

        IV - de extensão, abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos em cada caso pelas instituições de ensino.

Importantíssimo!

Page 11: Lei de Diretrizes e Bases Lei 9.394/96 Parte final

        Art. 45. A educação superior será ministrada em

instituições de ensino superior, públicas ou privadas,privadas, com variados graus de abrangência ou especialização.

Observe a utilização da palavra PRIVADA PRIVADA e NÃO PARTICULARPARTICULAR!

Page 12: Lei de Diretrizes e Bases Lei 9.394/96 Parte final

Art. 46. A autorização e o reconhecimento de cursos, bem como o credenciamento de instituições de educação superior, terão prazos limitadosprazos limitados, sendo renovados, periodicamenteperiodicamente, após processo regular de avaliação.

Não existe prazo estabelecido na LDB.

Page 13: Lei de Diretrizes e Bases Lei 9.394/96 Parte final

    Art. 47. Na educação superioreducação superior, o ano letivo regular,

independente do ano civilindependente do ano civil, tem, no mínimo, duzentos no mínimo, duzentos dias de trabalho acadêmico efetivodias de trabalho acadêmico efetivo, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver.

        § 4º As instituições de educação superior oferecerão, no período noturno, cursos de graduação período noturno, cursos de graduação nos mesmos padrões de qualidade mantidos no nos mesmos padrões de qualidade mantidos no período diurno, sendo obrigatória a oferta noturna período diurno, sendo obrigatória a oferta noturna nas instituições públicasnas instituições públicas, garantida a necessária previsão orçamentária.

  

Page 14: Lei de Diretrizes e Bases Lei 9.394/96 Parte final

        Art. 52. As universidades são instituições pluridisciplinares de formação dos quadros profissionais de nível superior, de pesquisa, de extensão e de domínio e cultivo do saber humano, que se caracterizam por:

               II - um terço do corpo docente, pelo menos, um terço do corpo docente, pelo menos,

com titulação acadêmica de mestrado ou com titulação acadêmica de mestrado ou doutorado;doutorado;

III - um terço do corpo docente em regime de III - um terço do corpo docente em regime de tempo integral.tempo integral.

      

Page 15: Lei de Diretrizes e Bases Lei 9.394/96 Parte final

        Art. 56. As instituições públicas de educação superior

obedecerão ao princípio da gestão democráticagestão democrática, assegurada a existência de órgãos colegiados deliberativos, de que participarão os segmentos da comunidade institucional, local e regional.

        Parágrafo único. Em qualquer caso, os docentes Em qualquer caso, os docentes ocuparão setenta por cento dos assentos em cada ocuparão setenta por cento dos assentos em cada órgão colegiado e comissão, inclusive nos que órgão colegiado e comissão, inclusive nos que tratarem da elaboração e modificações estatutárias e tratarem da elaboração e modificações estatutárias e regimentais, bem como da escolha de dirigentesregimentais, bem como da escolha de dirigentes.

Page 16: Lei de Diretrizes e Bases Lei 9.394/96 Parte final

    Art. 57. Nas instituições públicas de educação superior, o professor ficará obrigado ao mínimo de oito horas mínimo de oito horas semanais de aulassemanais de aulas.

Cuidado com a palavra MÍNIMO.

Page 17: Lei de Diretrizes e Bases Lei 9.394/96 Parte final

       Art. 62. A formação de docentesdocentes para atuar na

educação básicaeducação básica far-se-á em nível superiornível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação, admitida,admitida, como como formação mínima para o exercício do formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nas quatro magistério na educação infantil e nas quatro primeiras séries do ensino fundamental, a primeiras séries do ensino fundamental, a oferecida em nível médio, na modalidade oferecida em nível médio, na modalidade Normal. Normal.

Page 18: Lei de Diretrizes e Bases Lei 9.394/96 Parte final

Art. 62. A formação de docentesdocentes para atuar na educação básicaeducação básica far-se-á em nível nível superiorsuperior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação, admitida,admitida, como formação mínima para o como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nas quatro primeiras séries exercício do magistério na educação infantil e nas quatro primeiras séries do ensino fundamental, a oferecida em nível médio, na modalidade Normal. do ensino fundamental, a oferecida em nível médio, na modalidade Normal.

Responda com base no artigo anterior: Segundo a LDB, assinale a assertiva que apresenta a

escolaridade que deve ter o professor que atua na educação infantil:

a) Ensino médio, na modalidade normalb) Educação básicac) Educação superiord) Ensino fundamental

Page 19: Lei de Diretrizes e Bases Lei 9.394/96 Parte final

Retomando...a)Qual a escolaridade MÍNIMA que deve

ter o professor que atua na educação infantil?

b) Qual a formação MÍNIMA de um professor para atuar nas quatro séries do ensino fundamental?

Para ambas as perguntas, respondamos:Ensino médio na modalidade Normal.

Page 20: Lei de Diretrizes e Bases Lei 9.394/96 Parte final

     

   Art. 64. A formação de profissionais de educação para administração, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional para a educação básica, será feita em cursos de graduação em pedagogia graduação em pedagogia ou em nível de pós-graduaçãoou em nível de pós-graduação, a critério da instituição de ensino, garantida, nesta formação, a base comum nacional.

Page 21: Lei de Diretrizes e Bases Lei 9.394/96 Parte final

    

  Art. 66. A preparação para o exercício do magistério superior far-se-á em nível de pós-graduaçãopós-graduação, prioritariamente em prioritariamente em programas de mestrado e doutoradoprogramas de mestrado e doutorado.

Page 22: Lei de Diretrizes e Bases Lei 9.394/96 Parte final

        Art. 68. Serão recursos públicos destinados à

educação os originários de:        I - receita de impostos próprios da União, I - receita de impostos próprios da União,

dos Estados, do Distrito Federal e dos dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios;Municípios;

II - receita de transferências constitucionais e II - receita de transferências constitucionais e outras transferências;outras transferências;

III - receita do salário-educação e de outras III - receita do salário-educação e de outras contribuições sociais;contribuições sociais;

IV - receita de incentivos fiscais;IV - receita de incentivos fiscais;V - outros recursos previstos em lei.V - outros recursos previstos em lei.

Page 23: Lei de Diretrizes e Bases Lei 9.394/96 Parte final

Os artigos 70 e 71 que se seguem são frequentemente cobrados em prova. Contudo como são extensos, sugiro memorizarem o art. 70 e , na prova, o que for alheio ao mesmo, pertencerá

consequentemente ao art. 71, quando falarmos em DESPESAS autorizadas

para manutenção e desenvolvimento do ensino.

Page 24: Lei de Diretrizes e Bases Lei 9.394/96 Parte final

        Art. 70. Considerar-se-ão como de manutenção e Considerar-se-ão como de manutenção e desenvolvimento do ensino as despesas realizadas com vistas à desenvolvimento do ensino as despesas realizadas com vistas à consecução dos objetivos básicos das instituições educacionais consecução dos objetivos básicos das instituições educacionais de todos os níveis, compreendendo as que se destinam a:de todos os níveis, compreendendo as que se destinam a:

        I - remuneração e aperfeiçoamento do pessoal docente e demais profissionais da educação;

        II - aquisição, manutenção, construção e conservação de instalações e equipamentos necessários ao ensino;

      III – uso e manutenção de bens e serviços vinculados ao ensino;        IV - levantamentos estatísticos, estudos e pesquisas visando

precipuamente ao aprimoramento da qualidade e à expansão do ensino;

        V - realização de atividades-meio necessárias ao funcionamento dos sistemas de ensino;

        VI - concessão de bolsas de estudo a alunos de escolas públicas e privadas;

       VII - amortização e custeio de operações de crédito destinadas a atender ao disposto nos incisos deste artigo;

       VIII - aquisição de material didático-escolar e manutenção de programas de transporte escolar.

Page 25: Lei de Diretrizes e Bases Lei 9.394/96 Parte final

Art. 71. Não constituirão despesas de manutenção e Art. 71. Não constituirão despesas de manutenção e desenvolvimento do ensino aquelas realizadas com:desenvolvimento do ensino aquelas realizadas com:

        I - pesquisa, quando não vinculada às instituições de ensino, ou, quando efetivada fora dos sistemas de ensino, que não vise, precipuamente, ao aprimoramento de sua qualidade ou à sua expansão;

        II - subvenção a instituições públicas ou privadas de caráter assistencial, desportivo ou cultural;

        III - formação de quadros especiais para a administração pública, sejam militares ou civis, inclusive diplomáticos;

        IV - programas suplementares de alimentação, assistência médico-odontológica, farmacêutica e psicológica, e outras formas de assistência social;

        V - obras de infra-estrutura, ainda que realizadas para beneficiar direta ou indiretamente a rede escolar;

        VI - pessoal docente e demais trabalhadores da educação, quando em desvio de função ou em atividade alheia à manutenção e desenvolvimento do ensino.

Page 26: Lei de Diretrizes e Bases Lei 9.394/96 Parte final

    

    Art. 80. O Poder Público incentivaráincentivará o desenvolvimento e a veiculação de programas de ensino a distância, em em todos os níveis e modalidades de todos os níveis e modalidades de ensino, e de educação continuadaensino, e de educação continuada . .

Page 27: Lei de Diretrizes e Bases Lei 9.394/96 Parte final

Mensagem do dia

Page 28: Lei de Diretrizes e Bases Lei 9.394/96 Parte final

Lembremos que...

“Vencer o comodismo é sair de uma prisão, pois aquele que luta

incessantemente, cedo ou tarde, alcançará a vitória.”

Page 29: Lei de Diretrizes e Bases Lei 9.394/96 Parte final

Bom estudo e... rumo à VITÓRIA!

Abraço.

Léo