latinstock brasil #04

32
1 #04 : : fevereiro/março 2009 www.latinstock.com.br WORLD PORTRAITS + BETTMANN _ CIA DE FOTO _ OBAMA

Upload: fabio-pellim

Post on 27-Mar-2016

216 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Fevereiro/março 2009

TRANSCRIPT

1

#04

: :

fev

erei

ro/m

arço

200

9w

ww

.lati

nsto

ck.c

om.b

r

Wo

rld

Po

rt

ra

its

+ B

et

tm

an

n _

Cia

de

Fo

to

_ o

Ba

ma

No topo, à esquerda: Portrait of a boy/World Portraits/código: 6346309; à direita: Smiling ghanaian girl/World Portraits/código: 6175110.Embaixo: Child/World Portraits/código: 5842662.

3

Olá! Feliz 2009 e bem vindo a primeira edição do ano da revista Latinstock. Para começar com o pé direito, apresentamos imagens do bem, fiéis ao trade fair ou disponíveis para as melhores causas. Confira os projetos especiais da Bettmann Collection, através da Corbis, e de World Portraits, pela Image Source, e usufrua dessa proposta. E mais: as brasileiríssimas da Cia de Foto, nosso mais novo parceiro; destaque para os filmes do Superbowl nos features de The Reel, além dos bichinhos ‘adoráveis’ da Durex (não perca!). Contagious Magazine traz um insight sobre como as grandes marcas podem se inspirar em Obama, e ainda Tiago Judas com mais uma tira do anti-herói Kocinas. Imagens incríveis, as melhores referências criativas e aquele bom motivo para dar um tempo da tela do computador. Portanto, aproveite! Em abril tem mais.

editorialíndice

galeria bettmann collection +world portraits

boutique Corbis

galeria Cia de Foto

The ReelContagious

galeria Mix

o pensamento hídricopor Tiago Judas

website Latinstockcréditos

03

04

10

12

18

20

28

30

editorial

índice

a g

en

te

ga

rim

Pa

o q

ue

de

me

lho

r P

or

aq

ui

e C

om

Pil

a P

ra

vo

Foto da capa: Portrait of a ghanaian girl/World Portraits/código: 6074159.

propos

tas in

ovador

as de

cunho

social

, fiéi

s ao t

rade f

air

ou dis

poníve

is par

a as m

elhore

s caus

as

5

galeriaworld

portraits+

bettmanncollection

Bettmann Collection é um arquivo de imagens históricas de valor inestimável. World Portraits é uma coleção de retratos surpreendentes, que refletem a incrível diversidade do ser humano. As duas com algo em comum: propostas inovadoras de cunho social, fiéis ao trade fair ou disponíveis para as melhores causas. World Portraits chega ao Brasil através da Image Source, líder no mercado internacional de imagens Royalty Free, que detém os direitos exclusivos de venda, através de seus mais de 200 representantes ao redor do mundo. A coleção é inovadora e beneficia diretamente as pessoas fotografadas: a cada foto vendida, os lucros são divididos e repassados. A maior parte destes incríveis personagens vive em países em desenvolvimento. Fotografia nua e crua, sem maquiagem ou grandes produções. Trata-se de pessoas reais e causas reais. Já Bettmann Collection, através do ‘Programa de Doação de Imagens’ da Corbis, está disponível para licenciamento, livre de qualquer custo, por organizações não governamentais ou sem fins lucrativos e agências que estejam desenvolvendo projetos pro bono para este tipo de instituicão. Criado na década de 1930, o arquivo Bettmann compreende uma das mais bem conservadas compilações históricas de todos os tempos. A intenção do Dr. Bettmann, alemão nascido em 1903 em Leipzig, não era de apenas acumular este conteúdo para seu bel prazer, mas sim, criar um sistema inovador de compartilhamento de conteúdo. E foi exatamente o que aconteceu. E é por isso que até os dias de hoje, profissionais de comunicação buscam este arquivo especial, com o poder de capturar a atenção das mais exigentes audiências. O arquivo Bettmann foi adquirido pela Corbis em 1995.*Consulte a Latinstock para detalhes e condições de licenciamento.

Página ao lado: World War II victory day showing celebration with sailor carrying young girl(1945)/Bettmann-Corbis/código: DM1602C; Nesta página: Homeless girl of Germany on the street (1945)/Harold Siegman/Bettmann-Corbis/código: U778765ACME.

Nesta página: Senior man smoking/World Portraits/código: 5406911; Embaixo: Cambodian woman laughing/World Portraits/código: 5847741; Página ao lado, sentido horário: Family group of Dacoits (robbers). The Indian thugs kill people by strangling them with their long kerchiefs which they carry on their shoul-ders (cerca de 1900)/Bettmann-Corbis/código: SF10596; Portrait of English actress Pat Campbell (1926)/Bettmann-Corbis/código: U32640ACME; Three chinese children/Bettmann-Corbis/código: U5178RAU; Man and child holding model boats (New Guinea, 1993)/Bettmann-Corbis/código: PL2860.

7

9

Página ao lado: Portait of an indian musician/World Portraits/código: 4849805; Nesta página: Portrait of a rickshaw puller/World Portraits/código: 4289129.

as cas

as de

soltei

ros já

são e

m maio

r núme

ro

do que

as ca

sas de

famíl

ias tr

adicio

nais n

os eua

11

boutique corbisapenas solteiro

A população mundial de solteiros está crescendo. Nos Estados Unidos, existiam 38 milhões de solteiros em 1970. Esse número recentemente disparou para quase 90 milhões, já que mais americanos se casam mais tarde, se divorciam, ficam viúvos ou nunca se casam. As casas de solteiros já são em maior número do que as casas de famílias tradicionais nos EUA e parece que a maioria dos adultos está satisfeita com seu status de solteiros. De acordo com uma pesquisa recente, apenas 16% dos americanos solteiros estão buscando um parceiro. A solteirice também tem se tornado mais popular na Europa. Estudos mostram que mais jovens adultos estão escolhendo viver com os pais ou em ambientes domésti-cos compartilhados com outros solteiros, já que o custo de vida nas grandes cidades da Europa continua a aumentar. Como resultado, muitos estão adiando as decisões sobre casamento e família mais do que qualquer geração ante-rior e se concentrando em metas individuais e interesses como viagens, educação e carreiras. O Japão está passan-do por uma situação parecida, com mais de 16 milhões de “solteiros parasitas” ou parasaito shinguru (termo usado no Japão para crianças adultas que vivem na casa dos pais até completarem 30 anos). Ao mesmo tempo, uma mul-tidão de mulheres japonesas está se juntando à força de trabalho e rejeitando as funções femininas tradicionais, o que resulta em um número de solteiros mais alto do que qualquer outra nação industrializada. A China tam-bém está criando uma “economia dos solteiros”, já que os membros da classe média crescente preferem permanecer solteiros e aproveitar as recompensas do tempo extra, da liberdade e da renda disponível. A política de apenas um filho da China, combinada com a preferência pela de-scendência masculina, também contribuiu para a tendên-cia, criando uma população gigante de homens solteiros, desproporcional ao número de mulheres solteiras. Como o número de solteiros pelo mundo continua a crescer e a in-fluenciar as paisagens culturais e econômicas, as imagens devem se esforçar para refletir os objetivos e as aspirações em comum dessa demografia emergente. Imagens de pes-soas aproveitando o tempo sozinhas e com seus amigos ficarão cada vez mais populares, assim como as que enfa-tizam os conceitos da independência, da realização pes-soal e da reflexão. Temporária ou permanente, a vida de solteiro é o novo ritual de passagem dos adultos do século XXI, que muitos estão mais do que satisfeitos em adotar.

Creative IQ Trends são estudos periódicos de tendências culturais emergentes, responsáveis pela demanda atual de imagens e projetadas para o futuro. Os estudos abordam as tendências globais e multiculturais, bem como tendências regionais de menor proporção. Esses relatórios patenteados são o resultado de análises extensas das imagens mais vendidas da Corbis, recortes de material comercial e editorial e da mais recente pesquisa demográfica e psicográfica. Os resultados publicados são a base para a seleção do material disponível na Corbis, imagens e películas de alta relevância e que obedecem às tendências. Esses relatórios visam também informar os clientes e destacar as imagens novas e inspiradoras que temos para embasar as tendências para seus projetos fu-turos. CREATIVE IQ é uma publicação periódica do grupo global Creative Intelligence, da Corbis.

*

Nesta página, no topo: Two young women in kitchen/Stefanie Grewel/Corbis/código: 42-17451323; Embaixo: Man tearing open package of frozen corn/Dennis Galante/Corbis/código: AXR003713; Página ao lado: Young man washing dishes at night/Moons/Corbis/código: 42-15300140.

código: 200607_Paulista157

13

galeriacia de foto

código:_MG_0075

código: _MG_4801

15código: _MG_7484

código: IMG_7317

17código: IMG_7559

thereel

PRODUTO/ANUNCIANTE: Doritos AGÊNCIA: Goodby Silverstein & Partners, São FranciscoDIREÇÃO: Eric Heimbold

PRODUTORA: Wild Plum, VeniceDIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Tony MolinaPÓS-PRODUÇÃO: Sixty Hertz

PRODUTO/ANUNCIANTE: Coca Cola AGÊNCIA: Wieden + Kennedy, Portland CRIATIVOS: Mark D’Avignon, Lee Jennings, James Moslander

PRODUTORA: Psyop, Nova IorqueDIREÇÃO: Psyop PRODUÇÃO: Michael SchlenkerEDIÇÃO: Brett Nicoletti

O melhor da produção publicitária mundial. Comerciais inovadores, a nova safra de diretores, virais, campanhas, entrevistas. Uma poderosa ferramenta de pesquisa e planejamento. Para informações e assinaturas: [email protected]

PRODUTO/ANUNCIANTE: PedigreeAGÊNCIA: TBWA Chiat Day, Los AngelesCRIATIVOS: Eric Terchila, Marcin Markiewicz, Ted KapustaPRODUTORA: Partizan, Los AngelesDIREÇÃO: Traktor

PRODUÇÃO: Lindsay Bodanza, Nina GoldbergEDITORA: The Whitehouse, Los AngelesEDITOR: Dan OberlePRODUÇÃO DE SOM: Lime, Los AngelesENGENHEIRO DE SOM: Rohan Young

http://201.12.90.20/mkt/video_Pedigree/index.html

PRODUTO/ANUNCIANTE: DurexAGÊNCIA: Fitzgerald & Co, AtlantaCRIATIVOS: Jerry Williams, Eddie Snyder, Fernando LeccaPRODUTORA: Christine Sigety

DIREÇÃO: Robert RuganPRODUÇÃO: Superfad, SeattlePRODUTOR: Mike TockmanPRODUÇÃO DE SOM: Gramercy Post, Nova IorqueENGENHEIRO DE SOM: Joe Mendelson, Joel Raabe

http://201.12.90.20/mkt/video_Durex/index.html

http://201.12.90.20/mkt/video_Doritos/index.html

Get it on

heist http://201.12.90.20/mkt/video_Coca/index.html

power of the crunch

crazy pets

19

contagious

O longo jogo: Wall

Mart

“Eu

fui p

ergu

ntad

o so

bre

a re

cess

ão. P

ense

i bem

e d

ecid

i não

par

tici

par.

” Sa

m W

alto

n, f

unda

dor

do W

allM

art.

Vis

ão:

rece

ssõe

s sã

o te

mpo

rári

as /

Met

a: f

ique

com

as

estr

atég

ias

a lo

ngo

praz

o/Fa

tore

s de

suc

esso

: es

trat

égia

s ro

bust

as,

mar

ca f

orte

, m

anu

tenç

ão d

o in

vest

i-m

ento

em

pro

paga

nda.

Ess

a es

trat

égia

é p

ara

mar

cas

com

for

tes

iden

tida

des

- e

bols

os f

undo

s e

fart

os -

par

a ag

üen

tar

o te

mpo

ral.

Mar

cas

são

valio

sas

e à

long

o pr

azo

há u

m r

elac

iona

men

to f

orte

en

tre

o sh

are

of v

oice

e o

mom

entu

m

da m

arca

. E

mai

s, r

eces

sões

pod

em s

er t

empo

s ba

rato

s pa

ra c

ompr

ar m

ídia

s e

con

segu

ir v

alor

nos

gas

tos

com

míd

ia.

Port

anto

, m

arca

s co

m p

oder

par

a m

ante

r co

nsi

stên

cia

de p

rodu

tos,

val

or d

a m

arca

e o

rçam

ento

de

prop

agan

da d

uran

te

uma

rece

ssão

têm

tud

o pa

ra s

air

bem

pos

icio

nada

s em

seu

s m

erca

dos.

Mude o jogo: Kello

gg

“Nós

sob

revi

vem

os v

ário

s pe

ríod

os q

uan

do t

empo

s nã

o er

am t

ão b

ons

e po

r is

so

eu n

ão a

cho

que

vam

os c

ance

lar

noss

a pr

opag

anda

ago

ra. N

a ve

rdad

e,

é ca

paz

que

aum

ente

mos

. “ W

K K

ello

gg 1

929

Vis

ão: r

eces

sões

são

opo

rtu

nida

des

/ Met

a: m

udar

o m

erca

do p

erm

anen

tem

ente

/ Fa

tore

s de

suc

esso

: exp

lora

r va

ntag

ens,

mar

ca fo

rte,

bom

en

ten

dim

ento

do

com

-pe

tido

r. E

ssa

estr

atég

ia é

par

a m

arca

s qu

e tê

m u

ma

vant

agem

exp

lorá

-vel

e

que

estã

o pr

epar

adas

par

a “p

ensa

r co

mo

assa

ssin

os”

e fa

zer

o m

elho

r do

jog

o.

Lanç

ando

um

a gu

erra

de

preç

os p

ara

mud

ar p

erm

anen

tem

ente

a e

stru

tura

do

mer

cado

(co

mo

fez

Phili

p M

orri

s na

Sex

ta M

arlb

oro

em 1

993

ou a

Bar

clay

card

qu

e se

ret

raiu

da

equa

ção

de v

alor

do

mer

cado

de

cart

ão d

e cr

édit

o do

Rei

no

Uni

do n

o co

meç

o do

s an

os n

oven

ta),

mar

cas

pode

m u

sar

essa

est

raté

gia

para

pe

rman

ente

men

te m

udar

o v

alor

cor

rent

e de

ntro

de

uma

cate

gori

a.Fique no jogo: Southwest Airlines

“Eu

prev

i 11

das

últi

mas

trê

s re

cess

ões.

” H

erb

Kel

lehe

r, C

EO

da

Sout

hwes

t A

irlin

es.

Vis

ão:

sobr

eviv

er /

Met

a: p

rocu

rar

opor

tuni

dade

s /

Fato

res

de S

uces

so:

habi

lidad

e de

tom

ar p

eque

nos

risc

os, h

abili

dade

de

queb

rar

com

o p

assa

do. E

ssa

estr

atég

ia n

ão é

sim

ples

men

te s

obre

tri

nche

iras

, m

as e

m p

erce

ber

que

se o

r-ça

men

tos

são

cort

ados

ou

o m

erca

do e

stá

lent

o, é

im

port

ante

oti

miz

ar a

s op

or-

tuni

dade

s ab

erta

s a

você

. Is

so p

ode

abra

nger

fle

xion

ar a

pos

ição

de

mar

cas,

fo

rman

do a

lianç

as,

mud

ando

est

raté

gias

de

com

unic

ação

e m

ídia

ou

faze

ndo

aqui

siçõ

es t

átic

as.

É s

obre

inv

esti

men

to a

tivo

e a

nec

essi

dade

de

refo

rmar

e

reav

alia

r co

nhec

imen

to p

ara

utili

zar

mel

hor

as o

port

unid

ades

.

Os

próx

imos

mes

es e

ano

s se

rão

desa

fiad

ores

par

a a

mai

oria

das

mar

cas

e or

ga-

niza

ções

. C

omo

uma

com

panh

ia d

e m

ídia

voc

ê de

ve e

sper

ar q

ue s

igam

os c

om

o an

tigo

man

tra

de q

ue s

e de

ve g

asta

r m

ais

em u

ma

rece

ssão

. N

ós e

nten

dem

os

que

é m

ais

com

plic

ado

do q

ue is

so. E

aco

nsel

ham

os q

ue, p

ara

apro

veit

ar m

elho

r as

opo

rtun

idad

es q

ue e

stão

abe

rtas

a v

ocê,

o m

elho

r é

fica

r co

m o

s pr

incí

pios

sico

s do

mar

keti

ng, c

onhe

cim

ento

de

valo

r, t

er u

m p

lano

e, a

cim

a de

tud

o, s

er

flex

ível

, inf

orm

ado,

pro

nto

e af

im d

e ag

ir.

As idéias, tendências e inovações do marketing na era digital. Para informações e assinaturas:[email protected]

oBama insPira marCas

Quando você ler este artigo, Barack Obama já vai ter jurado a constituição como o 44o presidente dos Estados Unidos da América. Só de escrever isso já nos dá uma sensação boa. No artigo abaixo, Simeon Duckworth, diretor de futuros da MindShare, oferece sua visão de como marcas podem se inspirar em Obama e vencer a crise vvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvv + >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Para coincidir com a NY Fashion Week, a Adidas mostra sua nova linha ‘eco-friendly’, a SLVR, feita de materiais como algodão orgânico, bambu e grãos de soja. http://tinyurl.com/cbkv73

Guy Ben Shetrit é o talento por trás desta incrível animação sci-fi para o clipe ‘Hey’ da banda israelense Eatliz. Via Vimeo. http://vimeo.com/2480635?pg=embed&sec=2480635

Clipe dirigido por Dougal Wilson para o Coldplay, ‘Life in Technicolor’ invade a festa da pacata cidadezinha. Via YouTube. http://www.youtube.com/ch?v=fXSovfzyx28&eurl=

Com a posse do novo presidente, será que podemos retirar al-guma coisa de seu exemplo que nos ajude a prosperar durante a recessão? Com certeza podemos. Há claros paralelos entre mar-keting numa recessão e a luta para a eleição. É altamente com-petitiva e contestada; lutada tanto no palco nacional quanto entre grupos chaves de indecisos e instáveis; agressiva e reativa; ganha tanto pelos corações quanto por políticas duras; é freqüentemente dominada por eventos externos, e altamente imprevisível. Há três amplas estratégias para carregar uma marca com sucesso por uma recessão: você pode jogar o jogo longo, pode mudar o jogo ou pode ficar no jogo. Através de um portfólio de marcas, ou até dentro da geografia e do perfil do consumidor de uma marca, alguma mis-tura é possível.

Barack Obama (2008)/Vernon Bryant/Corbis/código: 42-19699473.

uma seleção de fotoGrafias

dos fornecedores latinstock Brasil

21

galeriaxxxmix

23

25

Nesta página: Man wearing pajamas/Corbis/código: 42-19532380; Página ao lado, no topo : Elephant drinking champagne (1949)/Bettmann-Corbis/código: U892696ACME;

Embaixo: Valerie Burwood climbing inside a dinosaur’s mouth (1956)/Charles Dawson/Bettmann-Corbis/código: U1097101.

Pág

ina

20:

Port

rait

of

Mar

lon

Bra

nd

o w

ith

Kim

Hu

nte

r(19

51)/

Be

ttm

ann

-Co

rbis

/có

dig

o: U

98

2517

AC

ME;

Pág

ina

21: M

aril

yn M

on

roe

is s

ho

wn

in t

his

ph

oto

en

tert

ain

ing

mili

tary

tro

op

s in

Ko

rea(

195

4)/D

ave

Cic

ero

/Be

ttm

ann

-C

rob

is/c

ód

igo

: UK

D21

51EI

NP;

Pág

ina

22: S

ing

ing

an

d d

anci

ng

sta

rle

t O

lga

San

Ju

an/B

ett

man

n-C

orb

is/c

ód

igo

: U11

4701

9; P

ágin

a 23

, sen

tid

o h

orá

rio

: Yo

un

g m

an w

eari

ng

rei

nd

eer

an

tler

s, a

nd

re

d n

ose

/Bal

lysc

anlo

n/D

igit

al

Vis

ion

/có

dig

o: 7

5910

88

9; M

an h

old

ing

ph

oto

of

shir

t/D

avid

Vin

tin

er/C

orb

is/c

ód

igo

: 42-

2007

89

87; M

an h

old

ing

ph

oto

of

suit

/Dav

id V

inti

ner

/Co

rbis

/có

dig

o: 4

2-20

0787

62; P

ágin

a 24

: Hai

ry m

an/J

oh

n B

lock

/Bra

nd

x Pi

ctu

res/

cód

igo

: BX

P256

90

0; P

ágin

a 25

, no

to

po

: Car

men

Mir

and

a si

ttin

g o

n o

tto

man

, sin

gin

g/B

ett

man

n-C

orb

is/c

ód

igo

: NO

N39

2; E

mb

aixo

: Han

ds

scu

lpti

ng

man

ne

qu

in h

and

s (1

941

)/H

ans

Rei

nh

art/

Be

ttm

ann

-Co

rbis

/có

dig

o: U

938

835

INP.

27

29

o pensamento hídrico

por tiaGo judas

website

Como a Latinstock Brasil unificou seus 14 websitesPor Gláucio R. GarciaGerente de TI da LatinstockComo toda empresa, com capacidade de criar soluções inovadoras e criativas para seus problemas e necessidades, as decisões da Latinstock Brasil foram sempre baseadas na opção que oferecesse o menor custo de aquisição de uma tecnologia e o melhor benefício a ser explorado no maior tempo possível.Em 2006, iniciamos nossos investimentos em tecnologia para a unificação dos 14 websites do grupo Latinstock. A área de TI da Latinstock Brasil tinha como principais requisitos: oferecer aos nossos clientes um sistema de alto desempenho, disponibilidade, confiabilidade e funcionalidade; Suportar um número crescente de usuários; Suportar, processar e analisar um grande volume de dados e imagens; Armazenar um número crescente de imagens em alta resolução e disponibilizar para download; Absorver o legado do grupo Latinstock pela nova aplicação. O primeiro passo foi a definição da plataforma de hardware. Nossos servidores são Intel, que oferecem a arquitetura de plataforma 64 bits com

processadores quad core. Isso garantiu a flexibilidade de trabalhar com servidores de plataforma 64 bits, enquanto ainda executávamos nossos aplicativos legados de 32 bits. Discos de alto desempenho de 15Krpm e velocidade de 4 Gbps nos garantiram a integração dos ambientes. O segundo passo foi a escolha do sistema operacional e banco de dados, quando optamos pela plataforma Microsoft. Executando o Windows Server 2003 x64 Editions e SQL Server 2005 foi possível aproveitar as vantagens da tecnologia de 64 bits. Outro ponto positivo foi a possibilidade de armazenar em cache vários dados que são freqüentemente consultados sem que seja necessário armazená-los em um banco de dados temporário. Com isso geramos:- Aumento do desempenho das buscas por palavras-chave em até 70%; - Aumento dos negócios da empresa em até 250%; - Aumento da base de imagens de 17 vezes; - Processamento de 20 mil imagens por semana; - 30 milhões de buscas são realizadas anualmente no site; - 900 mil downloads por ano.

diretor geralMarcos H. Scheliga

coordenação e conteúdoDaniela Mattos

[email protected] patrocinadoresCorbisFancy

projeto gráfico e diagramaçãoDenise Kupermanwww.denisekuperman.art.br

hqTiago Judaswww.tiagojudas.blogspot.com [email protected]

agradecimentosGlaucio GarciaRenata Lanari

no

vid

ad

es

e F

un

Cio

na

lid

ad

es

WW

W.l

at

inst

oC

k.C

om

.Br

crédi

tos

Latinstock Brasil – todos os direitos reservados.

31

FAN

2049

599

Escolha FancyFancy é uma coleção royalty free Premium. Com uma exigente direção criativa e produzida por fotógrafos de renome, esta equipe foi até o mais ínfi mo pormenor para uma imagem brilhar.

Veja toda a coleção em www.latinstock.com.br

deluxe royalty-free photography

09_CH_fancyAD_latinstockBrazil_210x297mm_0213.indd 1 13/02/09 10:48 AM

www.corbis.com

Corbis_AD_latinstockBrazil_210x297mm_02132009.indd 1 13/02/09 11:41 AM