jornaldobairro novembro2015

8
Novembro/2015 - n o 185 - Jornalista Responsável: Flávio Krüger- JORNAL ON-LINE: www.issuu.com/exceuni/docs/jornaldobairro-novembro2015 MERCÊS - BIGORRILHO - CHAMPAGNAT - VISTA ALEGRE - BOM RETIRO - PILARZINHO - SÃO LOURENÇO - Distribuição Gratuita Jornal do Bairro Imobiliária NESTA EDIÇÃO: SÃO LOURENÇO: o mistério do Fusca incendiado. Página 2 OPERÁRIO PILARZINHO: casal tatuado e a paixão pelo time Página 4 PARQUE BARIGÜI: protesto por mais segurança. Página 5 Receitas originais, ingredientes selecionados e muita paixão, ajudam no preparo da melhor pizza gourmet da cidade. Agora, só falta você experimentar. Ligue e faça seu pedido. MERCÊS: Torre Panorâmica é palco de lançamento de campanha para a criançada BOM RETIRO: um bairro repleto de histórias interessantes Um roteiro turístico ela- borado exclusivamente para as crianças, com infor- mações e opções de entre- tenimento, em Curitiba, para que elas possam cur- tir, aprender e brincar. A campanha foi lançada, na Torre das Mercês, um dos pontos turísticos mais visi- tados de Curitiba. Página 3 FOTO: HTTP://WORLDRADIOMAP.COM/ FOTO: JBAIRRO O projeto irá passar por 16 pontos turísticos da cidade O nome do bairro Bom Retiro teve origem, em 1946, no terreno que Lins de Vasconcelos doou à Fundação Espírita do Para- ná. Você irá conferir, nes- ta edição, histórias do Hos- pital de Psiquiatria, a ins- piração para um filme vis- to por milhares de brasilei- ros, uma rua super famo- sa e muito mais. Página 6 Mesmo com tanta modernidade, a região ainda tem espaço para casas bem antigas

Upload: aldemir-demir-batista

Post on 24-Jul-2016

228 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal do Bairro - novembro 2015

TRANSCRIPT

Page 1: Jornaldobairro novembro2015

Novembro/2015 - no 185 - Jornalista Responsável: Flávio Krüger- JORNAL ON-LINE: www.issuu.com/exceuni/docs/jornaldobairro-novembro2015

MERCÊS - BIGORRILHO - CHAMPAGNAT - VISTA ALEGRE - BOM RETIRO - PILARZINHO - SÃO LOURENÇO - Distribuição Gratuita

Jornal do Bairro

Imobiliária

NESTA EDIÇÃO:SÃO LOURENÇO:o mistério doFusca incendiado.

Página 2

OPERÁRIOPILARZINHO:casal tatuado e apaixão pelo time

Página 4

PARQUE BARIGÜI:protesto por maissegurança.

Página 5

Receitas originais, ingredientesselecionados e muita paixão,ajudam no preparo da melhor

pizza gourmet da cidade. Agora,só falta você experimentar.

Ligue e faça seu pedido.

MERCÊS: Torre Panorâmicaé palco de lançamento de

campanha para a criançada

BOM RETIRO: um bairro repletode histórias interessantes

Um roteiro turístico ela-borado exclusivamentepara as crianças, com infor-mações e opções de entre-tenimento, em Curitiba,para que elas possam cur-tir, aprender e brincar. Acampanha foi lançada, naTorre das Mercês, um dospontos turísticos mais visi-tados de Curitiba.

Página 3

FOTO

: H

TTP:

//WO

RLD

RA

DIO

MA

P.C

OM

/

FOTO

: J

BA

IRR

O

O projeto irá passar por 16pontos turísticos da cidade

O nome do bairro BomRetiro teve origem, em1946, no terreno que Linsde Vasconcelos doou àFundação Espírita do Para-ná. Você irá conferir, nes-

ta edição, histórias do Hos-pital de Psiquiatria, a ins-piração para um filme vis-to por milhares de brasilei-ros, uma rua super famo-sa e muito mais. Página 6

Mesmo com tanta modernidade, a regiãoainda tem espaço para casas bem antigas

Page 2: Jornaldobairro novembro2015

NOVEMBRO.20152

Veículo de comunicação das Mercês - BigorrilhoChampagnat - Vista Alegre - Bom Retiro - Pilarzinho - São Lourenço

E-mail: [email protected] - DISTRIBUIÇÃO GRATUITAJORNALISTA RESPONSÁVEL:

Flávio A. Krüger - DRT/PR 2768/11/04DEPARTAMENTO COMERCIAL: Célia Cardoso

Fone: 3387-9615 / 9986-2156 / 9621-7699AGRADECIMENTO ESPECIAL:

ANTÔNIO KRÜGER (In Memorium)DIAGRAMAÇÃO: Exceuni - (41) 9983-3933

IMPRESSÃO: Press Alternativa (41) 3047-4511 / 3047-4280

AS MATÉRIAS ASSINADAS NÃO EXPRESSAMNECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO JORNAL

Das 7h da manhã ao meio-dia na Caiobá FM

EXPEDIENTE

EDITORIAL

* Leandro Wistuba – Psicólogo – CRP 08-14772Rua Cons. Araújo, 90 - 7º andar, conj. 77 – Centro-CTBA/PR - Fone: (41) 9732-1898

Sobra quantidade,falta qualidade!

As eleições municipais de 2016 terão um número re-corde de partidos. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral,35 legendas estão habilitadas para participar da disputapor prefeituras e vagas nas câmara municipais no ano quevem. São cinco siglas à mais do que as que estavam regis-tradas para a última eleição municipal de 2012.

De lá para cá foram criados e obtiveram o registro naJustiça Eleitoral o Partido Republicano da Ordem Social(PROS), o Solidariedade (SD) em 2013. Este ano, mais trêslegendas garantiram direito de entrar no páreo: o PartidoNovo, a Rede Sustentabilidade e o Partido da Mulher Bra-sileira.

Se quantidade representasse qualidade, certamente onosso país estaria muito bem servido de políticos. O povoseria mais feliz, com mais creches e escolas, por exemplo;e menos filas nos postos de saúde. Mas, infelizmente, asituação não é essa! O que observamos são quatro ou cin-co grandes partidos e o restante apenas "penduricalhos"que ficam barganhado cargos e ganhando muito dinheirocom verba partidária.

Flávio KrügerJornalista e Diretor do Jornal do Bairro

Redes Sociais - Limites AdequadosEstar online é fazer par-

te de um mundo virtual,no qual a dependênciados aparatos tecnológi-cos já se torna evidente.A tecnologia prende anossa atenção de tal for-ma que acabamos por ficardesconectados do mundo anossa volta.

Mas a partir de que mo-mento a pessoa pode ser

considerada "viciada" emtecnologia? É quando traz al-gum tipo de risco à vida soci-al, como ir mal nos estudos;diminuir o rendimento notrabalho, prejudicar a rela-ção familiar, ou seja, é quan-do a pessoa começa a deixarde fazer coisas da sua vidapara ficar com a tecnologia. Eisso inclui, desde ficar semver os amigos, até mesmo

evitar de sair com o compa-nheiro.

Muitas pessoas me pergun-tam qual o limite saudável parase ficar conectado? Primei-ro, pense que esta facilida-de tecnológica não existia há5 anos. Portanto, não é es-sencial para construção denenhuma relação. A huma-nidade viveu muito bemsem ela até então!

REFLEXÃO1. Com quantos amigos você falou "cara-a-cara", na última semana? Se não conver-

sou com pelo menos 5 amigos, não adianta ter 500 amigos virtuais. Quantidade nãoé qualidade.

2. Vale a pena verificar conectado dentro do carro, sendo falando, digitando, olhan-do, etc... e dirigindo? Por qual destas pessoas que você está conectado daria a suavida? É este o risco que você está correndo.

3. Estabeleça a sua prioridade pessoal de quem é mais importante. Sua família queesta do seu lado fisicamente ou as 999 pessoas que você nem sabe onde estão? E omais interessante é que as 999 não querem saber onde você está, Sua família comcerteza quer!

4. Muitos me dizem que ficam conectados por causa do trabalho! Leitores, vocês sãopagos pra ficarem conectados 24 horas por dia? Claro que não! Se isto serve dedesculpa para você é hora de rever seus conceitos de trabalho.

Bombeiros foram aciona-dos para apagar as chamasque atingiram um Fusca. Oveículo incendiado estava,na Anita Garibaldi, no SãoLourenço. O fogo foi contro-lado rapidamente. Segundomoradores da região, o carroestava estacionado na aveni-da há bastante tempo. A sus-peita é de que o incêndio te-nha sido criminoso. O quesobrou do veículo foi enca-minhado ao pátio do Detran.O Fusca não tinha registro defurto ou roubo.

Ainda, no São Louren-ço, uma mulher de 38 anosficou ferida ao se perder em

São Lourenço: fusca incendiado

FOTO

: J

BA

IRR

O

A suspeita é de que o incêndio tenha sido criminoso

uma curva e bater o carrocontra uma árvore, nas ime-diações do Parque São Lou-renço. Ela estaria trafegando,

pela Rua Mateus Leme, a ca-minho do trabalho, quandoperdeu a direção do veículoe provocou o acidente.

Anuncie no Jornal do Bairro.Além do jornal impresso, temos outras

oportunidades de divulgação: facebook, site,TV's em casas lotéricas e muito mais.Tudo isso com um preço só!! Confira:

9621.7699 9986.2156 3387.9615.

Page 3: Jornaldobairro novembro2015

NOVEMBRO.2015 3

SOMOS AMOR, SOMOS AMAR. DICAS DE ANA MARIAPRESIDENTE DO CEI AMAR E NOVOS CAMINHOS.

Dicas para amar sua família!

Sedes CEI Amar e Novos CaminhosRua: Capistrano de Abreu, 395 - Boa Vista

Fone/Fax: (41) 3354-6396 - [email protected] João Mequetti, 369 - Santa Cândida

Fone/Fax: (41) 3209-1025 - [email protected]

"Educar é uma tarefa árdua e apaixonanteque envolve o entrosamento de múltiplas per-sonalidades, capacidades e conhecimentos,preparando cada criança para uma forma pró-pria de conviver no mundo. A criança precisaacreditar que o Professor gosta de ensinar e,mais do que isso, saber que ele está cumprin-do sua função, porque é a ação do mesmo quefaz a diferença". Ana Maria

Um roteiro turístico elaborado exclusivamen-te para as crianças, com informações e opções deentretenimento, em Curitiba, para que elas pos-sam curtir, aprender e brincar. Essa é a ideia do"Curta Curitiba com as Crianças", roteiro lançadooficialmente, em outubro, no mirante da TorrePanorâmica, nas Mercês, um dos pontos turísti-cos mais visitados de Curitiba.

O itinerário é composto por 16 pontos turísti-cos com infraestrutura para que o público infan-til e seus familiares possam se divertir, indepen-dentemente de serem visitantes ou residentes. Umdos objetivos é contribuir para a formação conti-nuada das crianças proporcionando a possibili-dade de assimilar conhecimentos dos locais visi-tados de forma prazerosa e lúdica, através da ob-servação e da interatividade.

Nesta primeira edição do roteiro infantil fo-ram escolhidos o Bosque Alemão, Gibiteca, Par-que São Lourenço, Museu Oscar Niemeyer, Pas-

Mercês: Torre Panorâmica é palco de lançamento de campanhapara roteiro turístico desenvolvido para o público infantil

Contribuir para a formaçãocontinuada das crianças

FOTO

: M

AU

RIL

IO C

HE

LI

seio Público, Jardim Botânico, Planetário Digital,Bosque Reinhard Maack, Zoológico, Teatro Dr. Bo-tica, Bondinho da Rua XV, Biblioteca do Paraná,Teatro do Piá, Torre Panorâmica, Parque Barigui eMuseu da Vida.

Sete pecados mais comunsno trânsito curitibano

FOTO

: JB

AIR

RO

/AR

QU

IVO

Irritação levam osmotoristas às vias de fato

Correr demais, estacionarde qualquer jeito e em qualquerlocal, usar o celular enquantodirige e não respeitar a sinali-zação estão entre as infraçõesmais cometidas, em Curitiba.Mas além delas, tem as faltaspelo comportamento, como bri-gar e xingar.

No ano passado, os moto-ristas que trafegam, na cidade,receberam 1.063.569 multasde trânsito. É de longe a cidadeonde os condutores mais sãomultados. E a infração campeãfoi transitar em velocidade su-perior à máxima permitida ematé 20%. Outro fator que cha-ma a atenção nas ruas de Curi-tiba é o tipo de comportamen-to de parte dos motoristas. En-tre as principais reclamaçõesaqueles que não dão passagempara os motoristas que sinali-zam uma mudança de faixa e

colar no carro da frente parafazer pressão.

Outra atitude que interfereno desempenho do motorista éo estresse enquanto trafega.Ações como buzinar ou soltarpalavrões acabam por prejudi-car e desconcentrar o condu-tor, e algumas vezes esse tipode comportamento descambaem briga entre os condutores.

- Buzinar desne-cessariamente

- Não dar passa-gem quando ou-tro carro da si-nal

- Colar no carroda frente

- Dizer palavrõesaos motoristas

ATITUDES QUE IRRITAM O COMPORTAMENTO RUIM NO TRÂNSITOFOTO: WWW.RIPANOSMALANDROS.COM.BR

Page 4: Jornaldobairro novembro2015

NOVEMBRO.20154

COLUNA DO RÁDIO E TV Carlos Kleina

operada pela Fundação da Universi-dade Federal do Paraná. A rádio en-trou no ar em junho, mas um dia apósa estreia precisou passar por ajustes e, apósquase 4 meses, voltou a operar com progra-mação ao vivo durante o dia. É só conferir.

- "Balanço Geral Esporte" é o programa queHelen Anacleto e Fernando Gomes apresen-tam, aos sábado, ao meio dia na RIC TV.

- Ana Helena Goebel, que passou pela CNT, RádioCBN-Curitiba e portal GloboEsporte.com, é anova repórter do SporTV - Rio de Janeiro.

- Recentemente, foram eleitos e empossa-dos os novos diretores e conselheiros daAssociação das Emissoras de Radiodifu-são do Paraná (AERP). O novo presidenteeleito é de Maringá, Carlos Alexandre Ro-cha Barros, do Grupo Maringá FM. Ele iráadministrar a entidade nos próximos doisanos. Seu vice-presidente é Cezar Telles daRádio Antena Sul FM, de Castro. Rogério Afon-so, da Rádio Transamérica de Curitiba, é odiretor financeiro.

- O rádio de Londrina ainda lamenta o passa-mento de Márcio Rocha. O diretor das rádi-os Igapó FM e Folha FM lutava contra umcâncer de estômago.

- No último dia do mês de outubro, perdemoso presidente do Sindicato dos Radialista doParaná, Newton Martins de Oliveira, aos 70anos. Newton trabalhou por muitos anos naSociedade Rádio Emissora Paranaense - Ca-nal 12 - hoje RPC. Airton Santos assume apresidência do Sindicato até novas eleições.

- Morreu, no último dia 1 º, em Curitiba, aos79 anos, o radialista Erwin Bonkoski. Erwinfoi proprietário da Rádio Colombo, ondeapresentou "A Hora do Ângelus", durantequarenta anos. Chegou a ter nos estúdios daemissora uma capela de Nossa Senhora deGuadalupe e, durante anos, promoveu roma-rias de fieis .Também passou pela política efoi eleito deputado estadual e federal.

- Mudanças no Sistema Globo de Rádio. BrunoThys não é mais o diretor-geral, após perma-necer no cargo por 3 anos e meio à frente dasemissoras de São Paulo, Rio de Janeiro e Mi-nas. O comando agora é de Marcelo Soares,que continuará também à frente da Som Livre.Em Curitiba, a Rádio Globo AM 670 ganha oreforço de Celso Ribeiro para coordenar aemissora. Celso teve passagens pela Clube FMe Caiobá.

- O empresário e apresentador Carlos "Ratinho"Massa quer levar a Rede Massa de Rádio paraa capital paulista. Ele tem conversado comempresários na tentativa de comprar umaemissora. Recentemente desistiu de uma deoferta por entender que o valor de R$ 14 mi-lhões de reais estava caro de mais.

- A repórter Francielly Azevedo deixou a RádioIguassu de Araucária e, agora, faz parte daequipe Esportiva Universitários da Bola, quetransmite os jogos do Brasileirão, através dainternet e aplicativos. O endereço éwww.rockgol.net. Essa é a equipe: GiulianoCosta e Roni José(narradores), SurianBoechat(comentarista), Jorge Roberto, Pame-la Santos e Fran Azevedo(repórteres) e JoãoPassos(plantão).

- Vicente Camargo está dando muita alegria aosjornalistas Giselle Camargo, apresentadorado "Bom Dia Paraná" e Elson Faxina. O garotochegou no dia do aniversário do pai, que es-creveu em uma rede social "foi meu melhorpresente de aniversário e agora sou plebeu,tenho em casa uma rainha e um príncipe".

- A Rádio Banda B de Curitiba foi a única que,no último 18 de outubro, transmitiu três jo-gos: Ponte Preta x Coritiba, pela manhã; Atlé-tico PR x Corinthians, à tarde, e em off-tubeLondrina x Confiança, já no início da noite;além de informações de Remo x Operário dePonta Grossa no mesmo horário.

- Conforme esta coluna já havia anunciado, jáestá no ar a Universitária FM 94.5, emissora

* Carlos Kleina é radialista e colaborador do Jornal do Bairro.

Os caseiros Paulo e Fabiane Mattes fize-ram uma promessa no final do ano passado.Eles combinaram que fariam uma tatuagemcom o símbolo do Operário Pilarzinho caso otime conquistasse o título da Série B, na Su-burbana de 2012. A promessa da tatuagemfoi cumprida pelo casal de torcedores do Pi-larzinho. O time venceu, naquela oportuni-de, o União Ahú e levantou a taça, conseguin-do acesso à elite do futebol amador.

Eles moram com as filhas Melany e Dan-rhara, dentro do estádio Bôrtolo Gava háseis meses. Paulo Cesar Mattes é presi-dente da torcida organizada, Camisa 12, doPilarzinho.

A paixão pelo clube é tanta que, o casalassiste a todos os jogos da equipe, dentro oufora de casa. O transporte para acompanharo time é feito do jeito que for possível: ôni-

Operário Pilarzinho: casal tatuadodemonstra sua paixão pelo time

Os caseiros Paulo e Fabiene Mattes demonstramseu amor pelo Operário Pilarzinho com uma ta-tuagem do clube de coração

FOTO

: M

AU

RÍC

IO K

ER

N

bus, pernada na rua ou carona. Tudo é válidopelo Pilarzinho. A família Mattes é privilegi-ada. Além de morar dentro do estádio dotime de coração, ela tem uma bela vista pró-xima ao campo, que está situado no bairrodo Pilarzinho.

Matéria extraída do jornal Gazeta do Povo, com autorização do autorMaurício Fernando Kern, que mantinha o blog Suburbana em Campo.

CURTA O JORNAL DO BAIRRO NO FACEBOOKENTRE EM CONTATO COM O JORNAL DO BAIRRO:(41) 9621.7699

Page 5: Jornaldobairro novembro2015

NOVEMBRO.2015 5

Confira o anúncioda SBikes na página 7

FOTO

: SB

IKE

S

PARQUE BARIGÜI: protesto por mais segurançaCansados de assaltos

e de sequestros-relâmpa-gos, frequentadores doParque Barigüi organiza-ram um protesto, no finaldo mês passado. O pedi-do dos manifestantes foipor mais segurança. Elesdizem que estão cansadosda violência. Frequentado-res do local dizem que omedo mudou a rotina, naregião.

Foram dois casos, nosúltimos dias, no parque.No começo de outubro, umcorredor sofreu seqüestro-relâmpago. A vítima foi le-vada no próprio carro edeixada na região da Cea-sa, no Tatuquara, horasdepois. O veículo foi en-

FOTO

: JB

AIR

RO

FOTO

: JB

AIR

RO

A manifestação foi marcada, nas redes sociais e por grupos de whastapp, entre professoresde educação física e profissionais da Associação de Técnicos de Corrida de Curitiba

AUTORIDADESRESPONDEM

O Coronel Antônio Za-natta Neto, do 12º Bata-lhão da Polícia Militar,afirma que o monitora-mento, no Parque Barigüi,tem sido reforçado emparceria com a GuardaMunicipal.

Por meio de nota, aPrefeitura de Curitiba in-formou que os crimes, nolocal, preocupam a admi-nistração que vem co-brando mais segurançadas polícias civil e mili-tar. Segundo a adminis-tração, o parque possuiseis câmeras de seguran-ça, mas quatro estão emmanutenção.

Nos últimos meses,Um dos principais atrati-vos de Curitiba, tantopara moradores quantopara turistas, o ParqueBarigüi ganhou reforço nailuminação na área deestacionamento, ao ladoda BR-277, e também nopercurso de ciclovias. Fo-ram instaladas 125 lumi-

nárias com lâmpadas de150 watts de vapor metá-lico e outras 14 luminári-as com potência aindamaior: de 250 watts. Noinício de outubro, foi con-cluída a implantação de20 postes com luminári-as decorativas em doistrechos da ciclovia quecortam o parque.

Objetivo é garantir maissegurança aos frequenta-dores do parque

FOTO

: LE

VY

FER

RE

IRA

Reforço na iluminação

O Signal Private Messenger, app quepossibilita a troca de mensagens e cha-madas criptografadas, chegou ao An-droid. O mensageiro é usado, nos Esta-dos Unidos, e promete segurança e priva-cidade aos usuários. O aplicativo, que jácontava com uma versão para iOS, chegaao sistema operacional do Google comos mesmos recursos. O diferencial do Sig-nal, quando comparado a outros aplica-tivos do gênero, é que o método de cripto-grafia aplicado nas conversas é o "end-to-end". O termo significa que as mensa-gens e ligações são criptografadas comchaves exclusivas, que ficam retidas nos

- Procure vestir roupas leves e coloridas paraque o ciclista seja visível quando em circu-lação, auxilia muito a segurança.

- Portar uma caramanhola (garrafa para usoem bicicleta), contendo água ou energizan-te, aumenta a autonomia do ciclista.

- Para evitar roubos, leve em uma pequenamochila uma corrente com um cadeado outrava de segurança, para amarrar a bicicle-ta num poste ou local mais conveniente.

- O usuário que gostar de pedalar à noitedeverá obrigatoriamente equipar sua bici-cleta com acessórios tais como refletores,faróis e piscas, assim você ficará visível aosmotoristas de automóveis e correlatos.

contrado em Araucária, naRegião Metropolitana. Nofim do mês, outro homemfoi alvo de seqüestro-re-lâmpago ao estacionar ocarro em frente ao restau-rante que fica, no local. Ohomem foi deixado, no Mos-sunguê, pelos sequestrado-res. Os bandidos levaramo telefone celular, a car-teira e documentos dele.

WhatsApp ganha novo rival

Por enquanto, apenas utilizado nos EUAFoto

: w

ww

.hug

oglo

ss.c

om

aparelhos dos usuários. Em tese, esse sis-tema garante que nem mesmo a OpenWhisper, que desenvolve o Signal, tenhaa capacidade de violar a privacidade dosseus usuários, lendo e ouvindo as men-sagens trocadas no serviço.

A SBikes traz mais uma dica para você que curte a sua "magrela"Dicas para longos trajetos de bicicleta

Dicas importantes paraevitar aborrecimentos

Page 6: Jornaldobairro novembro2015

NOVEMBRO.20156

BOM RETIRO: um bairro que apresentamuitas histórias interessantes

O nome do bairroBom Retiro teve origemnum Sanatório, inaugu-rado em 1946, no terrenoque Lins de Vasconcelosdoou, em 1945, à Funda-ção Espírita do Paraná.Com a criação do BomRetiro, o Instituto Lins deVasconcelos passou aocupar o lugar do Sana-tório, que foi transferidopara o outro lado da RuaNilo Peçanha, uma dasprincipais do bairro, quejá era asfaltada, apesarde pouco habitada.

Em torno dessas en-

tidades, o bairro começoua se expandir de manei-ra significativa, em popu-lação e desenvolvimen-to. O Hospital Espírita dePsiquiatria Bom Retiropor muitos anos tomouconta da região, mas, em2012, foi demolido etransferido para o bairroJardim Botânico. O espa-ço deve dar lugar a umgrande empreendimen-to, nos próximos anos.Mas é preciso preservaruma grande área verde,com espécies nativas enascentes, no local.Demolição do Hospital Psiquiátrico Bom Retiro

FOTO

: JB

AIR

RO

/AR

QU

IVO

Inspiração para um filme e umadas ruas mais conhecidas do Brasil

O filme Bicho de Sete Cabeças, ins-pirado na história de Austregésilo Car-rano, traz a história da passagem delepelo Hospital Bom Retiro. Embora exis-tam controvérsias sobre as versões doex-interno e da então diretoria do hos-pital em relação aos fatos ocorridos,durante seu internamento, o fato é queele se inspirou em sua vivência dentroda instituição para criar o enredo quedeu origem a um dos filmes mais as-sistidos, no país.

Há décadas, a região era o redutode pequenas lojas de ponta de estoque.Os negócios cresceram, se multiplica-ram e hoje já são dezenas de empresasvendendo calçados femininos, mascu-linos e infantis. Quase todas as lojasoferecem algo do gênero - modelos com

poucos pares a preços convidativos. Odetalhe é que os lançamentos tambémdominam as vitrines! A Rua Teffé ficouconhecida como a primeira rua temáti-ca de calçados do país.

Apesar do cresci-mento do bairro BomRetiro, com o cresci-mento do comércio e aconstrução de residên-cias, circulando por al-gumas ruas é possívelainda observar as ca-sas de madeira, maisantigas, com sótão e atéuma pequena torre deobservação.

FOTO

: JB

AIR

RO

/AR

QU

IVO

Nem só de calçados vive a Rua Teffé

Casas antigasFOTO: JBAIRRO

Contraste coma modernidade

Nova Morada: Lar para IdosasSe você procura um

ambiente familiar e deconfiança. Esse lugar é oNova Morada. Você encon-tra muito ar puro, áreaverde, profissionais capa-citados, comida caseirasupervisionada por nutri-cionista, controle de me-dicamentos, quartos indi-viduais com banheiro ouduplos com banheiro,sala de TV, refeitório am-plo, conforto e comodida-

SERVIÇO:Nova Morada - Lar Para IdosasR. Alf. Marcílio Machado, 211- Bairro: Tingüi/CTBA-PR. Fones: 3256.2844 ou 3256.6234

FOTO

: A

RQ

UIV

O P

ESS

OA

L

Lugar confortável eagradável somente

para as idosas

Em Curitiba, o prejuízodiário com os chamados"fura-catracas" soma R$ 10mil. Os dados são de umlevantamento divulgadosobre as perdas geradaspelas pessoas que se uti-lizam do transporte cole-tivo sem pagar pelo servi-ço. O estudo apurou quediariamente cerca de 3.252pessoas utilizam o servi-ço de transporte sem pa-gar pela tarifa.

Os pontos mais visa-dos são as estações-tuboda Praça Rui Barbosa e Jar-dim Botânico. Também écomum ao longo da RuaFernando Moreira, princi-palmente, perto da Praça29 de Março, nas Mercês.Além do prejuízo com o nãopagamento da tarifa, asempresas reclamam dos

"Fura-catracas": prejuízos queultrapassam R$ 3 milhões

estragos às estações-tuboe aos ônibus causadospela ação destas pessoas.

Os dados foram co-letados junto aos funcio-nários que trabalham notransporte coletivo de Cu-ritiba pelo Sindicato dasEmpresas de Ônibus deCuritiba e Região Metropo-litana (Setransp). O cálcu-lo anual das perdas, quechegam a R$ 3,6 milhões,é incorporado ao cálculoda tarifa paga pelos usuá-rios do sistema.

de de um hotel para mo-rar. Venha nos fazer umavisita!

O usuário sempre pagaa "conta final"

FOTO

: JB

AIR

RO

/AR

QU

IVO

Page 7: Jornaldobairro novembro2015

NOVEMBRO.2015 7

Segurança na região!BIGORRILHO: terror na agência dos Correios

FOTO

: JB

AIR

RO

Ação violentados bandidos

Três homens armados invadiram a agên-cia dos Correios, localizada na Al. Pres. Tau-nay, no Bigorrilho. Deram voz de assalto, ren-deram os clientes e funcionários de formaagressiva e fugiram com o dinheiro do cofre.A agência ficou bem danificada. Comercian-tes disseram que outros estabelecimentosda região também já receberam a "visita" deladrões. Eles dizem que os bandidos estãosempre armados e são muito violentos.

MERCÊS: assaltos relâmpagosFO

TO:

JBA

IRR

OUma quadrilha que vinha cometendo as-

saltos relâmpagos, no bairro das Mercês, foipresa, no Sítio Cercado. Dois carros foramapreendidos, além da recuperação de vári-os pertences das vítimas. A prisão dos sus-

Moradores disseram que o carrosempre era visto na região

CHAMPAGNAT: MISTÉRIO!

peitos aconteceu depois que policiais, pormeio de investigações, descobriram que aquadrilha iria cometer outro assalto. Todosos suspeitos foram presos por roubo, recep-tação e formação de quadrilha.

Um homem foi encontrado morto comum tiro na cabeça dentro de um carro, naRua Júlia Wanderley, entre a Euclides daCunha e a Rua Gen. Aristides de AthaydeJúnior, na região do Champagnat, no Bigorri-lho. Nenhuma arma foi localizada. A políciatrabalha com duas hipóteses para o caso:assassinato e a outra de suicídio seguido doroubo de uma arma por alguém que passoupelo local.

Não perca o seu ônibus!Linha Bigorrilho(só aceita o pagamento da tarifa com cartão

transporte)PONTO: BAIRRO BIGORRILHO - DIA ÚTIL

05:50 06:15 06:40 07:05 07:30 08:00 08:30 09:0009:30 10:00 10:30 11:00 11:30 12:00 12:30 13:0013:30 14:00 14:30 15:00 15:30 16:00 16:30 17:0117:32 18:10 18:45 19:20 19:50 20:20 20:50 21:2021:50 22:21 22:52 23:22

PONTO: PRAÇA TIRADENTES - DIA ÚTIL06:13 06:38 07:05 07:35 08:00 08:30 09:00 09:3010:00 10:30 11:00 11:30 12:00 12:30 13:00 13:3014:00 14:30 15:00 15:30 16:00 16:30 17:02 17:3418:05 18:27 18:50 19:20 19:50 20:20 20:50 21:2021:50 22:22 22:54 23:22 23:50

PONTO: BAIRRO BIGORRILHO - SÁBADO06:00 06:30 07:00 07:30 08:00 08:30 09:00 09:3010:00 10:30 11:00 11:30 12:00 12:30 13:00 14:0015:00 16:00 17:00 18:00 19:01 20:03 21:05 22:0523:05

PONTO: PRACA TIRADENTES - SÁBADO06:30 07:00 07:30 08:00 08:30 09:00 09:30 -10:0010:30 11:00 11:30 12:00 12:30 13:00 13:30 14:3015:30 16:30 17:30 18:30 19:32 20:35 21:35 22:3523:35

PONTO: BAIRRO BIGORRILHO - DOMINGO06:00 06:50 07:40 08:30 09:20 10:10 11:00 11:5012:40 13:30 14:20 15:10 16:00 16:50 17:40 18:3019:20 20:10 21:05 22:05 23:05

PONTO: PRACA TIRADENTES - DOMINGO06:25 07:15 08:05 08:55 09:45 10:35 11:25 12:1513:05 13:55 14:45 15:35 16:25 17:15 18:05 18:5519:45 20:35 21:35 22:35 -23:35

Page 8: Jornaldobairro novembro2015

NOVEMBRO.20158

Aposentadorias: novas regras

FOTO

: IL

UST

RA

ÇÃ

OJá estão valendo as novas regras paraa aposentadoria que varia progressiva-mente segundo a expectativa de vida dapopulação brasileira. Elas já estavam in-cluídas em uma medida provisória edita-da pela presidente Dilma Rousseff comouma alternativa à regra 85/95, aprova-da, em maio, pelo Congresso Nacional eque pôs fim ao fator previdenciário.

A fórmula aprovada pelo Legislativo,na época, permitia aposentadoria inte-gral quando a soma da idade e do tempode contribuição atingisse 85, para as mu-lheres, e 95, para os homens. Esse cálcu-lo foi vetado, sob a justificativa de queaumentaria o rombo na Previdência So-cial.

A lei sancionada, agora, indica que aprimeira alta na soma, de 85/95 para 86/96, será, em 31 de dezembro de 2018. A

partir daí, será adicionado um ponto nocálculo a cada dois anos.

COMO FICA A PONTUAÇÃO MÍNIMA

- EM 31 DE DEZEMBRO DE 2018: 86 para mulheres e 96 para homens- EM 31 DE DEZEMBRO DE 2020: 87 para mulheres e 97 para homens- EM 31 DE DEZEMBRO DE 2022: 88 para mulheres e 98 para homens- EM 31 DE DEZEMBRO DE 2024: 89 para mulheres e 99 para homens- EM 31 DE DEZEMBRO DE 2026: 90 para mulheres e 100 para homens

A Associação de Mo-radores e Empresáriosdo Bigorrilho e Campinado Siqueira (ABICam)criou um abaixo-assina-do para tentar barrar asuposta implantação deciclofaixas, na Rua PadreAnchieta, uma das prin-cipais vias que corta es-tes dois bairros. A enti-dade alega que a intro-dução de espaços exclu-sivos para ciclistas afeta-ria a qualidade de vidadas pessoas que resi-dem, na região, e trariaprejuízo para os cercade 200 comerciantes lo-cais.

A proposta seria acriação de uma Via Cal-ma - o mesmo sistemaque funciona, na Aveni-

RUA PADRE ANCHIETA: implantação de ViaCalma é contestada por empresários da região

FOTO

: JB

AIR

RO

/AR

QU

IVO

da Sete de Setembro, coma implantação de ciclo-faixas para a circulaçãode bicicletas junto comas chamadas vias len-tas, paralelas às cana-letas do ônibus Expres-so. De acordo com a Abi-cam, o grande problemaseria o congestionamento

que poderia ser geradona rua.

OUTRO LADOA prefeitura de Curi-

tiba informou que não háprojetos definidos queindiquem a criação deuma Via Calma na RuaPadre Anchieta.