jornaldobairro fevereiro2015

8
Fevereiro/2015 - n o 176 - Jornalista Responsável: Flávio Krüger- JORNAL ON-LINE: www.issuu.com/exceuni/docs/jornaldobairro-fevereiro2015 MERCÊS - BIGORRILHO - CHAMPAGNAT - VISTA ALEGRE - BOM RETIRO - PILARZINHO - SÃO LOURENÇO - Distribuição Gratuita Jornal do Bairro NESTA EDIÇÃO: SÃO LOURENÇO: ciclovia reformada em 3 km de extensão. Página 5 MERCÊS: presos fogem de carceragem que era para estar vazia. Página 6 VOLTA ÀS AULAS: hora de retomar o ritmo! Página 7 Vista Alegre: muita história em quase 400 mil quilômetros! Morador do bairro Vista Alegre tem uma história bem interes- sante. Tudo começou, há quase 40 anos, quando o pai dele com- prou uma Caravan de Luxo 1978. Desde en- tão, são quase 400 mil quilômetros inesquecí- veis que fazem parte da vida de Sílvio Viezzer. Página 3 Hoje, o veículo descansa tranquilamente na garagem Foto: Acervo Pessoal/Sílvio Viezzer

Upload: aldemir-batista

Post on 07-Apr-2016

218 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal do Bairro Fevereiro 2015

TRANSCRIPT

Page 1: Jornaldobairro fevereiro2015

Fevereiro/2015 - no 176 - Jornalista Responsável: Flávio Krüger- JORNAL ON-LINE: www.issuu.com/exceuni/docs/jornaldobairro-fevereiro2015

MERCÊS - BIGORRILHO - CHAMPAGNAT - VISTA ALEGRE - BOM RETIRO - PILARZINHO - SÃO LOURENÇO - Distribuição Gratuita

Jornal do Bairro

NESTA EDIÇÃO:SÃO LOURENÇO:ciclovia reformadaem 3 kmde extensão.

Página 5

MERCÊS: presosfogem decarceragem que erapara estar vazia.

Página 6

VOLTA ÀS AULAS:hora de retomar oritmo!

Página 7

Vista Alegre: muita história em quase 400 mil quilômetros!Morador do bairro

Vista Alegre tem umahistória bem interes-sante. Tudo começou,há quase 40 anos,quando o pai dele com-prou uma Caravan deLuxo 1978. Desde en-tão, são quase 400 milquilômetros inesquecí-veis que fazem parte davida de Sílvio Viezzer.

Página 3Hoje, o veículo descansa

tranquilamente na garagem

Foto

: A

cerv

o Pe

ssoa

l/Sílv

io V

iezz

er

Page 2: Jornaldobairro fevereiro2015

FEVEREIRO.20152

Veículo de comunicação das Mercês Bigorrilho - Champagnat Vista AlegreBom Retiro - Pilarzinho - São Lourenço

E-mail: [email protected]ÇÃO GRATUITA

JORNALISTA RESPONSÁVEL:Flávio A. Krüger - DRT/PR 2768/11/04 -

DEPARTAMENTO COMERCIAL: Célia CardosoFone: 3387-9615 / 9986-2156 / 9621-7699

AGRADECIMENTO ESPECIAL:ANTÔNIO KRÜGER (In Memorium)

DIAGRAMAÇÃO: Exceuni - (41) 9983-3933 -IMPRESSÃO: Press Alternativa

(41) 3047-4511 / 3047-4280AS MATÉRIAS ASSINADAS NÃO EXPRESSAMNECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO JORNAL

Das 7h da manhã ao meio-dia na Caiobá FM

EXPEDIENTE

EDITORIAL

ANUNCIE NO JORNAL DO BAIRRO. ALÉM DO JORNAL IMPRESSO, TEMOS OUTRAS OPORTUNIDADES DE DIVULGAÇÃO: FACEBOOK,SITE, TV'S EM CASAS LOTERIAS E MUITO MAIS. TUDO ISSO COM UM PREÇO SÓ!! CONFIRA: 9621.7699 - 9986.2156 - 3387.9615.

Somos AMOR, Somos AMAR.Dicas de ANA MARIA, presidente do CEI AMAR e Novos Caminhos

SEDES: CEI AMAR E NOVOS CAMINHOSRua Capistrano de Abreu, 395 - Boa Vista - Fone/Fax: (41) 3354-6396

[email protected] João Mequetti, 369 - Santa Cândida - Fone/Fax: (41) 3209-1025

[email protected]

Dicas para amar sua família!

Ana Maria

"Iniciamos o ano de 2015 com o objetivode formar FAMÍLIAS melhores, mais sólidas!

No CEI AMAR, a FELICIDADE está no ar,com muita saúde, paz e bênçãos!"

Mês turbulento parao transporte coletivo

Fevereiro é a data-base de motoristas e co-bradores da Rede Integrada de Trans-porte. Desde outubro de 2012, quandoo candidato a prefeito, Luciano Ducci,apoiado pelo governador Beto Richanão ganhou as eleições à prefeitura deCuritiba. Com a vitória de Gustavo Fru-et, ex-amigo político e agora "adversá-rio" de Richa, a novela teve início cominúmeros capítulos.

Desde o final do ano passado, o "bi-cho" tá pegando para valer, com parali-sações parciais, protestos e até mes-mo uma greve fora de hora, no final domês passado. É mum jogo de empurra-empurra entre os governos Estadual eMunicipal e Setransp, sindicato patro-nal. No meio desse tiroteio, estão mo-toristas e cobradores, que convivem comsalários atrasados, e o usuário, quepaga a conta final.

Flávio KrügerJornalista e Diretor do Jornal do Bairro

Pela página do Jornal do Bairro,no facebook, algumas participações:

ANDRÉ NOGUEIRA: Não vamos a lu-gar nenhum. O modelo está falido desdea última licitação, praticamente semconcorrência, feita por Beto Richa, há 5anos. Na época, baixas políticas na tari-fa, fizeram a bola de neve que estamoshoje. O sistema não se financia mais, asempresas que já tocavam o transportede Curitiba, se repartiram em consórci-os e deu no que deu.

OSVALDO PEIXOTO: Infelizmente, o"Urbis"nati só colocou o "articulado" enão o "biarticulado", em que a figura prin-cipal é o empresariado que, ávido do lu-cro fácil, fez consórcios para driblar aconcorrência e se manteve na "linha"

Para onde vamos?

Foto

: O

sval

ter

Urb

inat

i

(desculpe a expressão) para não perdero monopólio das concessões e benessesfamiliares!!!

NELSON LUIZ BOMFIM: Isso se cha-ma incompetência dos nossos governan-tes. Infelizmente, o País esta falido,o jogode interesse é muito grande, e o povo queseria o beneficiário fica "à mercê" depolíticas insanas e irresponsáveis. Taí:energia elétrica, transporte, sistema deabastecimento de água, saneamento bá-sico, Petrobras, etc etc.

Page 3: Jornaldobairro fevereiro2015

FEVEREIRO.2015 3

Silvio Viezzer é mora-dor do bairro Vista Alegree tem uma história quecomeçou quando tinha 3anos de idade.

O pai dele comprouuma Caravan de Luxo1978, companheira de to-dos os dias. Desde crian-ça no dia-a-dia para ir evir da escola, nas viagensde férias, na faculdade,para o trabalho, até hojeguardada em casa comcuidado.

Foi nesta Caravanque começou a mexer porcuriosidade. Desde insta-

400 mil quilômetros e muita históriapara contar a bordo de uma Caravan 1978

Foto

:Ace

rvo

Pess

oal/

Sílv

io V

iezz

er

Sílvio Viezzer: históriadesde a infância

lação de som até a partemecânica. Viezzer contaque já foram inúmeras

histórias e aventuras como veículo. Alguns aciden-tes de percurso, mas prin-cipalmente muitos momen-tos bons para serem recor-dados.

QUASE QUATRODÉCADAS DE HISTÓRIA

Em 1996, quando ini-ciou a faculdade, a Cara-van estava meio caída eprecisava de alguns cui-dados especiais. “Foiquando, em 1998, resolve-mos fazer uma reformanela, justamente, na épo-ca de Copa do Mundo

(França), e eu aproveitavaos horários dos jogos parair procurar e comprar pe-ças para ela”, explica.

Sílvio conta que conhe-ceu todos os ferros-velhosda cidade nesta época. Nomeio destes 37 anos, jápassaram outros carrospela família, como umOpala Diplomata automa-tic-4 1988 e um Opala Es-pecial 1974. Hoje em dia,a Caravan - já com seusquase 400.000 quilôme-tros rodados - descansatranquilamente na gara-gem de casa.

Os carnês para paga-mento do Imposto sobrea Propriedade Predial eTerritorial Urbana (IPTU)já começaram a ser dis-tribuídos pelos Correios.O prazo para pagamentoa vista é até 20 de feve-reiro, com desconto de 6%no valor total do impos-to. O contribuinte podeoptar por fazer o paga-mento em dez parcelas,sendo que a primeiratem pagamento entre 21e 25 de fevereiro e nosmeses seguintes entre 11e 15 de cada mês. A datamensal depende do dígi-to verificador da indica-ção fiscal.

O carnê do IPTU 2015apresenta valores venaisatualizados, com o obje-

IPTU 2015 de Curitiba: pagamentoà vista com 6% de desconto

tivo de aproximar esse va-lor do que é praticadopelo mercado imobiliário.O valor do IPTU para 2015foi corrigido pela inflaçãoacumulada (IPCA) no pe-ríodo de dezembro de2013 a novembro de 2014(6,56%), mais um aumen-to real de 5% para imó-veis com construção e 8%para terrenos. No total, oreajuste é de até 11,56%para imóveis com constru-ção e de 14,56% para ter-renos.

Aumento maior do queem anos anteriores

Foto

: jb

airr

o

Page 4: Jornaldobairro fevereiro2015

FEVEREIRO.20154

Acabou a festa, as férias chegaram ao fim!*Leandro Wistuba

O movimento do dia-a-dia está começandonovamente, a rotina de verdade tem início quan-do as ruas são tomadas pelos carros, os dias secomplicam e as aulas voltam. Lembrar-se daspromessas feitas, na virada do ano, e por emprática as atividades definidas ainda é possível.

Encontrar certa tranquilidade na pressa docotidiano para fazer um planejamento para asmetas estabelecidos lá no começo do ano. Lem-bre-se que o pior não é retornar à vida normal,mas voltar cheio de expectativas para as quaisnenhum planejamento foi feito. Sem planejamen-to a expectativa se torna amiga do estresse.

* Leandro Wistuba - Psicólogo - CRP 08-14772Rua Cons. Araújo, 90 - 7º andar, conj. 77 - Centro-CTBA/PR - Fone: (41) 9732-1898

ALGUMAS DICAS:NÃO VOU ME ESTRESSAR - Os compromissosvoltam a se espremer na agenda. O remédio ésimples, que tal fazer um planejamento e umplano de ação!VOU FAZER EXERCÍCIOS FÍSICOS - É preciso terforça interior, se dedicar e ter consciência deque a saúde esta em primeiro lugar!VOU COMER MELHOR - Que tal uma dieta sem-pre preferindo alimentos integrais, frutas, ver-duras, muito líquidos e pouco sal. Uma consul-ta a nutricionista é sempre bem vinda.

Bem vindos a rotina de 2015!

A partir desta edição, o Jornal do Bair-ro e a SBikes (ver anúncio nesta página)trazem algumas dicas para você que gos-ta de andar de bicicleta ou para quemainda não sabe dos benefícios a "magre-la" pode trazer.

BENEFÍCIOSAndar de bicicleta pode ser compara-

do à caminhada ou até mesmo à corrida.Em um passeio de cerca de 40 minutos,três vezes por semana, já é possível daradeus a diversos problemas decorrentesdo sedentarismo. Antes, entretanto, reco-menda-se fazer uma avaliação médicapara determinar a intensidade do exercí-cio, já que cada pessoa apresenta um de-terminado peso e condicionamento físi-co. Para os que desejam emagrecer, é ne-cessário associar a atividade a uma ali-mentação equilibrada.

Bike e sua saúde!

Avaliação médica é sempre importante!

Foto

: sb

ikes

Page 5: Jornaldobairro fevereiro2015

FEVEREIRO.2015 5

Organizar o orçamen-to doméstico é essencialpara fugir de problemas fi-nanceiros no futuro, se-gundo os especialistas.

Você confere algumasações que devem semprefazer parte de seu dia a dia,para que o vermelho fiquebem longe de você!

1. Monte uma planilhacom o valor de sua rendatotal. Dessa soma, retire20% para uma reserva,que poderá ser guardada

Contas de água, luz, cartão de crédito: esses e outros gastos podem tirar o sono de muita gente

Foto

: Il

ustr

açãona poupança. Com o res-

tante, pague as despesasfixas, como aluguel e men-salidade escolar, e as con-tas que somam jurosquando pagas após o ven-cimento.

2. Se empenhe de ver-dade para gastar menosdo que você ganha.

3. Corte os gastos su-pérfluos e evite os desper-dícios. Envolva sua famí-lia nessa lição de econo-mia!

4. Use o cartão de cré-

dito somente se necessá-rio e dentro do limite doseu salário. Não tenhamais do que dois cartõesde crédito à mão, para nãoperder o controle das suasfinanças.

5. Evite o uso do che-que especial, já que suastaxas são elevadas.

6. Se você sonha emcomprar algo, faça umplanejamento, poupe ovalor necessário e compreà vista.

7. Cuidado com as com-

pras por impulso, que nãoestão previstas na suaplanilha mensal.

8. Faça a lista dascompras e, quando for aosupermercado, compreapenas os itens da lista,evitando as compras des-necessárias, que prejudi-cam o orçamento.

9. Pesquise os preçosnos supermercados e façauma compra mensal dosprodutos duráveis. Com-pre semanalmente somen-te os perecíveis.

A moda deste verão é o "pau de sel-fie". O acessório utilizado para facilitarna hora de fotografar com o celular é ven-dido tanto nas lojas físicas quanto naslojas online. Para quem ainda não sabepara que serve, o bastão de selfie permitecolocar o celular mais distante do corpopara fazer o autorretrato em um ângulomais aberto ou incluir mais pessoas oucenário na imagem.

O produto é anunciado por vários pre-ços na web, mas é bom ficar atento. A Agên-cia Nacional de Telecomunicações regu-lamentou apenas uma marca do equipa-mento para a venda, no Brasil. Na práti-ca, isso quer dizer que qualquer outromodelo do bastão que conte com Blue-tooth ou infravermelho está irregular. Sema homologação, o produto não tem ga-rantia oficial de que irá funcionar corre-tamente junto aos smartphones.

Selfies com um bastão são a onda do verão

Ângulo mais aberto da foto, até para in-cluir mais pessoas ou cenário na imagem

Foto

: no

tici

as.r

7.co

m

O preço do produto homologado pelaAnatel não sai por menos de R$ 250. En-quanto em diversos sites, modelos simi-lares são vendidos por entre R$ 40 e R$150.

Mas antes de escolher um "pau de sel-fie" é importante verificar a compatibili-dade do smartphone com o bastão.

São Lourenço: ciclovia recuperadaA ciclovia entre o Cen-

tro Cívico e o Parque SãoLourenço passa por ma-nutenção em um trecho dequase três quilômetros. Éa recuperação do pavi-mento existente, além doalargamento da pista emalguns locais. A larguraprojetada da ciclovia éde 2,5 metros, atendendoas normas do ConselhoNacional de Trânsito(Contran).

O serviço teve início,no mês passado, e comprazo de até 120 diaspara conclusão. Novascalçadas e bases da ci-clovia já podem ser ob-servadas em alguns pon-

Obras serão entregues dentro do cronograma

Foto

: C

esar

Bru

stol

in

tos. O acabamento prevêo plantio de grama nasbordas e a implantação desinalização horizontal evertical. Como há trechosnos quais o trânsito é

compartilhado com pe-destres, também será fei-ta obra de acessibilidadepara dar conforto para pes-soas com deficiência, ido-sos, e demais pedestres.

Page 6: Jornaldobairro fevereiro2015

FEVEREIRO.20156

Um idoso de 65 anos foi preso em flagrantepela Polícia Militar por porte ilegal de arma defogo, no Pilarzinho. O suspeito alegou que esta-va com a arma na cintura porque fazia bico desegurança em um comércio da região. Ele disseainda que, ou se virava para ganhar um extraou morria de fome, porque "com a aposentado-ria não dá para sobreviver". O aposentado tevea arma apreendida e pagou uma fiança de umsalário mínimo para ganhar a liberdade.

Segurança na região!Mercês: presos fogem

de carceragem do 3º DPBom Retiro: confusão em bar

termina em pancadaria

Dezesseis presos fugiram, no mês passado, dacarceragem do 3° Distrito Policial, que fica nasMercês. A cela, com capacidade para 10 presos,abrigava 22 e 16 conseguiram fugir. Eles forçarama porta, conseguiram quebrar o cadeado e saíramda cela. Eles deixaram a delegacia pelo solário.

O 3° DP é um dos que, em 2014, a Secretaria deSegurança Pública e Administração Penitenciáriaanunciou o fechamento da carceragem e que nãoabrigaria mais presos. Desde então, o governo doestado anunciou outros fechamentos de carcera-gens, como das delegacias especializadas, masdetentos continuam sendo levados para essasunidades.

A carceragem não deveria abrigar mais presos

Foto: jbairro Foto:bem paraná

O bar estava bem movimentado

Um flagrante foi registrado, na Rua Des. HugoSimas, no Bom Retiro. A situação foi uma briga quecomeçou entre dois homens, em um boteco queestava bastante movimentado. Os frequentadorestentaram apartar a briga, porém um dos brigõestentou agredir o oponente com uma garrafa semsucesso. Em seguida ele corre e dá uma voadora edesfere alguns socos até ser separado pelos fre-quentadores do bar. Apesar da confusão ninguémsofreu ferimentos consideráveis. Após a confusãoos frequentadores e os brigões dispersaram e fo-ram embora.

Bigorrilho: fisioterapeutaagredida em assalto

Uma jovem fisioterapeuta passou por mo-mentos difíceis, na Rua Pe. Anchieta, no Bigorri-lho. Ela foi abordada por dois bandidos arma-dos no momento em que estacionou o carropara ir visitar a prima. O veículo dela foi leva-do pelos marginais. Uma famíliar da vítimatambém falou sobre o trauma passado pela fi-sioterapeuta.

Pilarzinho: idoso é presocom arma na cintura e justifica

Page 7: Jornaldobairro fevereiro2015

FEVEREIRO.2015 7

COLUNA DO RÁDIO E TV Carlos Kleina

* Carlos Kleina é locutor esportivo há 36 anos. Atualmente, trabalha na E-Paraná.

Curitiba, mostra que a Massa seguena liderança, seguida da Caiobá, Jo-vem Pan, Gospel FM e Clube . A Band-News está na frente da CBN.

- No ar desde 1995, a 107.1 FM, vemcom muitas novidades neste mês!Vamos aguardar as mudanças.

- O jornalista e escritor Luiz Andrioli,depois de passar pelo Grupo RIC,assumiu a gerência da Escola DeComunicação & Artes - da PontíficiaUniversidade Católica do Paraná.

- A 98 FM anunciou mudanças admi-nistrativas. O consultor Enio Rober-to Silvério foi substítuido por Cristi-ano Stuani, que esteve na direçãoartística da Paiquerê FM de Londri-na.

- Uma das atrações da Rádio T(104,9FM), a tarde, é o programa "VamosFofocar", na apresentação de Mar-cos Andre e Cris Leal .Tudo sobre avida das estrelas da musica, TV, ecinema. Eles contam entre as músi-cas de sucesso no horário das 14hàs 16h.

- A mais antiga emissora de rádiono Paraná, que por muitosanos chamou-se Rádio ClubeParananense - PRB2, fundadaem 1924, e que há três anospassou a ser controlada pelospadres Redentoristas e cha-mada agora de Rádio RB2, re-colocou no ar as ondas curtasde 25,31 e 49 metros para aque-les que moram distantes dosprincipais centros do país e domundo e que ainda não estão li-gados na web.

- O narrador Marcelo Ortiz está devolta a Banda B. Estava na 98, quedeixou de fazer cobertura espor-tiva, neste ano. A emissora doradialista Luiz Carlos Martins iráanunciar, nos próximos dias,mais uma contratação para aequipe de esportes.

- A primeira pesquisa IBOPE doano, trazendo o resultado deaudiência dos últimos meses de2014 das emissoras de FM em

- O jornalista GladimirNascimento, que tra-balhou na RPC, Band-News e CBN e em ou-tros veículos de comunicação deCuritiba, deixou o cargo de secre-tário municipal da ComunicaçãoSocial da prefeitura. Agora, ele éo assessor da diretoria da Urbs.O publicitário Paulo Vitola assu-miu o lugar do Gladimir.

- O jornalista e consultor SergioKobayashi é o novo diretor-pre-sidente da Rádio e TV Educativado Paraná. Antes de chegar na EParaná, trabalhou, em São Pau-lo, seu estado natal, com MarioCovas, José Serra, Geraldo Alck-min e Gilberto Kassab.

- Cumprindo licença-maternida-de, a jornalista e apresentadorado Jornal da Band, Ticiana VillasBoas, pode não retornar à emis-sora quando terminar este perí-odo. Duas outras TVs queremcontratá-la.

Volta as aulas: hora de retomar o ritmo!É muito comum crianças e adolescentes terem

dificuldades para entrar no ritmo escolar apóspassar as longas férias de verão distante do am-biente escolar, seja em casa ou viajando. Massaiba que, mais do que possível, é muito impor-tante que seu filho comece o ano bem motivado.

Segundo o portal EDUCARPARACRESCER, o pri-meiro passo é tranquilizá-lo, já que um novo anocostuma ser a causa de muita ansiedade. "Osamigos serão os mesmos? E se forem novos cole-gas, eles vão gostar de mim? Quem serão os no-vos professores? Será que vou gostar das matéri-as da nova série?". Essas e outras perguntas es-tão na cabeça da molecada quando chega a horade voltar para a escola.

Cabe também a você, como pai, se avaliar.

"Será que não sou eu mesmo a causa de grandeparte da ansiedade de meu filho?". Muitas vezesnão acreditamos que na escola nosso filho terá amesma atenção e carinho que recebe em casa. Ten-te se tranquilizar.

Page 8: Jornaldobairro fevereiro2015

FEVEREIRO.20158

RÁDIO CLUBE FM 101,5BOCA NO TROMBONE

AS PRIMEIRAS NOTÍCIAS DO DIAINFORMAÇÃO COM CREDIBILIDADE E

DESCONTRAÇÃO NA DOSE CERTA!

- Hora certa - Previsão do tempo - Rodovias- Trânsito - Aeroportos - Entrevistas

- Denúncias - Participação de ouvinte

De segunda a sexta, das 6h às 8h.

Apresentação: Andressa SantosReportagens e Comentários: Flávio KrügerProdução: Giselle Lima -Participação: Iujo