jornaldobairro julho2015

8
Julho/2015 - n o 181 - Jornalista Responsável: Flávio Krüger- JORNAL ON-LINE: www.issuu.com/exceuni/docs/jornaldobairro-julho2015 MERCÊS - BIGORRILHO - CHAMPAGNAT - VISTA ALEGRE - BOM RETIRO - PILARZINHO - SÃO LOURENÇO - Distribuição Gratuita Jornal do Bairro NESTA EDIÇÃO: PARQUE SÃO LOURENÇO: evento estimula o voluntariado. Página 3 CHAMPAGNAT: cliente reclama de hipermercado. Página 5 PIRATA ZULMIRO: o túnel que ainda traz muito mistério. Página 6 Imobiliária O celular é praticamente um companheiro inseparável, visto por muitos como um bem essen- cial, no dia-a-dia. Só que muita gente não sabe que o uso exces- sivo desses aparelhos pode cau- sar danos ao corpo humano. Está cada vez mais comum o que os especialistas chamam de "text neck", ou "pescoço de texto", em uma tradução livre. Saiba o que é, quais os sintomas, como pre- venir e se você já sofre desse mal. Página 8 A tecnologia que ajuda também traz problemas Foto: Ilustração

Upload: aldemir-demir-batista

Post on 22-Jul-2016

226 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Jornal do Bairro - julho de 2015

TRANSCRIPT

Page 1: Jornaldobairro julho2015

Julho/2015 - no 181 - Jornalista Responsável: Flávio Krüger- JORNAL ON-LINE: www.issuu.com/exceuni/docs/jornaldobairro-julho2015

MERCÊS - BIGORRILHO - CHAMPAGNAT - VISTA ALEGRE - BOM RETIRO - PILARZINHO - SÃO LOURENÇO - Distribuição Gratuita

Jornal do Bairro

NESTA EDIÇÃO:PARQUE SÃOLOURENÇO:evento estimulao voluntariado.

Página 3CHAMPAGNAT:cliente reclamade hipermercado.

Página 5PIRATA ZULMIRO:o túnel que ainda trazmuito mistério.

Página 6

Imobiliária

O celular é praticamente umcompanheiro inseparável, vistopor muitos como um bem essen-cial, no dia-a-dia. Só que muitagente não sabe que o uso exces-sivo desses aparelhos pode cau-sar danos ao corpo humano. Estácada vez mais comum o que osespecialistas chamam de "textneck", ou "pescoço de texto", emuma tradução livre. Saiba o queé, quais os sintomas, como pre-venir e se você já sofre desse mal.

Página 8

A tecnologia que ajuda também traz problemasFo

to:

Ilus

traç

ão

Page 2: Jornaldobairro julho2015

JULHO.20152

Veículo de comunicação das Mercês - Bigorrilho - ChampagnatVista Alegre - Bom Retiro - Pilarzinho - São Lourenço

E-mail: [email protected] - DISTRIBUIÇÃO GRATUITAJORNALISTA RESPONSÁVEL: Flávio A. Krüger - DRT/PR 2768/11/04

DEPARTAMENTO COMERCIAL: Célia CardosoFone: 3387-9615 / 9986-2156 / 9621-7699

AGRADECIMENTO ESPECIAL: ANTÔNIO KRÜGER (In Memorium)DIAGRAMAÇÃO: Exceuni - (41) 9983-3933

IMPRESSÃO: Press Alternativa (41) 3047-4511 / 3047-4280AS MATÉRIAS ASSINADAS NÃO EXPRESSAMNECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO JORNAL

Das 7h da manhã ao meio-dia na Caiobá FM

EXPEDIENTE

EDITORIAL

Maioridade PenalNunca, talvez, um assunto tenha sido tão

discutido com a sociedade em geral. A polêmi-ca da redução da maioridade penal de 18 para 16 anos to-mou conta de todas as conversas.

Quem defende a redução acredita que os adolescentesinfratores devem ter penas mais rígidas. Que quem mata eestupra, por exemplo, merece uma severa punição. Já osque são contra dizem que o ECA - Estatuto da Criança e doAdolescente - precisa ser, de fato, colocado em prática,porque já pune os infratores, a partir dos 12 anos.

Violência gera violência? Cadeia resolve? Ressocializa-ção existe? Enfim, são perguntas que tem, sim, suas res-postas. O fato é que a discussão é bem mais ampla e preci-sa ser melhor debatida.

Quem já teve sofreu "na pele" a violência praticada porjovens infratores quer que os responsáveis - pelo menos -"apodreçam" atrás das grades. Mas é preciso, antes de maisnada, vontade política para que a EDUCAÇÃO, no nossopaís, seja colocada em primeiro plano. É uma discussãoque só fica no blá-bla-blá, na época de eleição, e depois....

Flávio KrügerJornalista e Diretor do Jornal do Bairro

Uma quadrilha especializada de roubo a resi-dências, nas Mercês, foi presa, através de umainvestigação do 3º Distrito Policial. Os marginaisestavam, no Jardim Itatiaia e Guatupê, em SãoJosé dos Pinhais, na Região Metropolitana de Cu-ritiba. A polícia localizou com os suspeitos, note-books, celulares das vítimas e um simulacro. O 3ºDP chegou até os suspeitos, após uma vítima ano-tar a placa do veículo utilizado pela quadrilha nomomento do crime.

De acordo com investigações, a quadrilha sedeslocava do município de São José dos Pinhaispara assaltar nas Mercês. As investigações apu-

Segurança na região!Mercês: estudantes eram o alvo preferido

Foto

: Po

líci

a C

ivil

Produtos apreendidos com os marginais

Bigorrilho: a ajuda do facebookTrês jovens foram presos, pela Guarda Mu-

nicipal, e um adolescente apreendido, acusadode praticar arrastões, no Bigorrilho. Eles foramdetidos em flagrante depois de roubar o celularde um jovem.

Um sobrado em obras, na Rua João Guilher-me Guimarães, no Bom Retiro, foi invadido pordois bandidos. Os marginais já sabiam que ali iri-am encontrar um carro zero quilômetro. O veí-culo Focus pertencia ao mestre de obras, que ti-nha adquirido o auto, há poucos dias. Antes delevarem o carro, os bandidos renderam todos osseis operários que estavam no local, além do pró-prio dono do veículo.

Um dos trabalhadores disse que um dos mar-ginais entrou e já perguntou aonde estava o Fo-

Bom Retiro: o sobrado e o carro

Foto

: D

Mcus. Não houve reação ao assalto. O proprietáriocontou que o carro, comprado em 20 parcelas deR$ 1.970,00, tem seguro.

raram ainda que assaltos aconteciam frequente-mente e que o principal alvo eram estudantes.

Em seguida, os guardas, através da rede soci-al Facebook logado em um Iphone, localiza-ram uma segunda vítima. Eles fizeram umasequência de assaltos e levaram aparelhos ce-lulares.

Page 3: Jornaldobairro julho2015

JULHO.2015 3

*Vanessa Mussolini

O QUE É IMPLANTE DENTÁRIO?Implante dentário é um cilindro (pino)

de titânio colocado dentro do osso, abai-xo da gengiva e que tem a função de fazero mesmo papel da raiz do dente. Em cimado implante é que o cirurgião dentistacoloca o dente.

TODAS AS PESSOAS PODEM FAZERIMPLANTES DENTÁRIOS?

Em saúde as palavras todas, nenhu-ma, sempre e nunca não devem ser usa-das. Algumas vezes o paciente não podefazer o implante naquele momento ou nãopode fazer por uma determinada condi-ção, mas isso não impede que ele venha apoder fazer. O importante em relação aopaciente é que ele tenha um bom estadogeral de saúde.

O Parque São Lourenço foi palco,neste mês, do Dia "C" - Dia de Cooperar2015, promovido pela Ocepar. Mais de500 pessoas participaram da 1ª Cami-nhada do Voluntariado CooperativistaParanaense.

Além da caminhada, os participan-tes também acompanharam outras ati-vidades como avaliação odontológica,orientação sobre nutrição infantil, re-creação infantil e exposição de traba-lhos voluntários. Foram arrecadadasdoações de leite longa vida que serãorepassadas a entidades assistenciais.

O Dia C é uma campanha do coope-rativismo brasileiro idealizada com a fi-

PARQUE SÃO LOURENÇO:evento estimula o voluntariado

nalidade de estimular o voluntariado. Aação consiste na promoção, apoio e re-alização de ações voluntárias diver-sificadas e simultâneas em todas asregiões onde as cooperativas atuam.

Foto

: pa

rana

coop

erat

ivo

Várias atividades foram realizadas

Sabia tudo sobre implante dentário

Rua Francisco Rocha, 1850Bigorrilho - 41 3027-3030

Dra. Vanessa Mussolini, diretora clínica daOral Sin Implantes Curitiba Unidade

Bigorrilho, CRO/PR 19033.

OS IMPLANTES REJEITAM?Não, não existe rejeição dos implan-

tes pelo organismo. Os implantes são fei-to de titânio e esse material é inerte aoosso. Isso quer dizer que o organismo nãopercebe que algo foi colocado no osso epor isso tenta fechar o furo feito pela bro-ca para a colocação do implante. Quan-do o osso preenche esse orifício, ele tra-va o implante e isso é o que chamamos deosseointegração. Podem ocorrer proble-mas devido a problemas na cirurgia, nopós-operatório, pela qualidade do osso,mas não por rejeição.

Ficou com dúvidas? Agende uma ava-liação, terei o maior prazer em atendê-lo!

Page 4: Jornaldobairro julho2015

JULHO.20154

COLUNA DO RÁDIO E TV Carlos Kleina

* Carlos Kleina é radialista e colaborador do Jornal do Bairro.

emissora, que é controlada peloGrupo Marista. Jonas Domicianoassumiu a direção geral não só daLumen, mas também da Clube FM

- Está no ar, ainda em caráter experi-mental, uma nova emissora de Rá-dio em Curitiba, é a Universitária FM94,5 FM. A emissora irá focar namúsica popular brasileira.

- Uma nova maneira de informar. NaRB2(AM - 1430 KHz), das 18h às 19h,Marcio Barros e Sérgio Torres apre-sentam o Programa "Show de Notí-cias". A edição leva as principaisinformações do dia aos ouvintesintercaladas com músicas que fa-zem sucesso no momento.

- A apresentadora do Bom Dia Para-ná, Gisele Camargo, já está fora doar. Em dois meses, chega o meninoVicente, fruto do relacionamentocom o jornalista Elson Faxina.

- A jornalista Gabriela Brandalise,depois de sair da Rádio E-Paraná,onde apresentava o Jornal É Agora,com Marcelo Fachinelo, deixou aCBN Curitiba. Gabi está trabalhan-do em uma editora.

- A jornalista Thays Beleze já voltouda licença a maternidade. Trabalhanos bastidores da RPC. Ela gravouum áudio em uma rede social paracomunicar que está lapidando umnovo programa que logo logo esta-rá na telinha. Vamos aguardar.

- A Associação de Emissoras de Rá-dio e TV do Paraná(AERP) realizouuma reunião com emissoras asso-ciadas da capital. Sob o comandodo presidente da entidade, Már-cio Villela, estiveram represen-tantes de 14 emissoras. Um dosassuntos debatidos foi o atualmomento sócioeconômico que oBrasil atravessa. Uma nova reu-nião chamada de TOP 10 será rea-lizada, no final deste mês.

- Depois da última pesquisa do IBO-PE, com informações do site TudoRadio, a Massa FM 97,7 segue naliderança, em Curitiba, seguida deCaiobá FM e 98 FM. A novidadeentre as 5 mais é a Gospel FM, queagora ocupa a 4º colocação. A Jo-vem Pan é a quinta colocada e aClube FM passou para o sexto lu-gar. A Ouro Verde FM é a líder noseu segmento.

- Entrou no ar através do canal 183da NET Curitiba, a TV Mais Curiti-ba. A emissora vem com o propo-sito de uma programação variadadurante as 24 horas de segunda asegunda, de acordo com MarceloValle, diretor artístico- comercial.A apresentadora Jaqueline Mora-es vai apresentar o "TV Mais Curi-tiba" .

- Rulian Maftun, após 10 anos, nadireção da Lumen FM, deixou a

- O comunicador DanielDuvalle voltou ao arpara comandar o "EntreAmigos", pelas RádiosEvangelizar AM e FM. Ele recente-mente passou por um procedimen-to círurgico.

- O repórter Daniel Waldriguês,após deixar o departamento dejornalismo da Rádio Mais de SãoJosé dos Pinhais, onde tambémparticipou da equipe de esportesterceirizada por Sidney Campos,está agora na Rádio Globo AM. Eleé produtor/repórter do programado Paulo Roberto Galo, que es-tréiou, neste 1º de julho, as 6h.

- O programa "Imóveis da TV", com aapresentação de José Luiz Kloss,está de volta no canal aberto e naRIC TV. O programa passou, algunsmeses, sendo apresentado em TVfechada. Confira todos os domin-gos às 8h45 da manhã.

- No último dia 22 de junho, morreu,em Cascavel,onde estava interna-do para tratamento de um câncer,o empresário José Costa de 71anos. Zé Costa, era o diretor - pro-prietário da Rádio Vale Verde FMde Assis Chateaubriand. Esteve napolitica, entre 83 e 88, quando foivereador e presidente da CâmaraMunicipal de Assis Chateaubri-and.

A segunda greve dos professores da rede es-tadual foi aproveitada de uma forma diferentepela comunidade escolar do Colégio Estadual Er-nani Vidal, no bairro São Lourenço. Durante operíodo de paralisação, a diretora da escola, pro-fessora Neila, fez o pedido para uma rápida re-forma no estabelecimento de ensino.

Moradores e comerciantes da região enten-deram o recado e prontamente ficaram a dis-posição para a reforma da sala de aula e a cons-trução da calçada (pavimento externo-fundosda escola).

Os agradecimentos ficam para: Alice dosSantos Martins e Flávio Chiossi (comunidade);Takeda Imóveis (Carlos Takeda); Inove Materi-

Conhecidas também como dublês, as placasclonadas assustam e prejudicam um número cadavez maior de motoristas. Afinal de contas, é maisdo que injusto arcar com um prejuízo que nãodeveria ser seu. Desde o advento do novo Códigode Trânsito Brasileiro, de 1998, cujas normas sãomais severas, os motoristas têm sofrido cada vezmais com o desconto de pontos em suas habilita-ções. As placas dublês são empregadas de duasmaneiras: a primeira é utilizada em veículos demarcas e modelos diferentes do modelo original?e a segunda é utilizada em veículos com as mes-mas características do veículo da placa original,provavelmente com o intuito de despistar as au-toridades.

SÃO LOURENÇO:comunidade ajuda na reforma de colégio

Foto

: jb

airr

o

As melhorias foram feitas graçasa união da comunidade escolar

ais de Construção (Cezar Menegusso) e Bar Pri-mavera (Gerson Sawa e Lisandra Sawa).

CARRO CLONADO: preocupação e dor de cabeça!Dois leitores do Jornal do Bairro tiveram o mesmo problema,nos últimos dias, e sugeriram uma reportagem sobre o tema.

Foto

: jb

airr

o

1. O proprietário deve ir até a Delegacia deFurtos e Roubos de Veículos para abrir umboletim de ocorrência. É preciso levar o carropara ser vistoriado, assim como os documentospessoais, do veículo e as multas recebidas.

2. O próximo passo é ir até o Departamentode Trânsito para entrar com recurso contraas multas recebidas. É importante anexarprovas de onde estava o carro no horário deexpedição da multa.

"Nem imaginava tal situação",revelou morador do Pilarzinho

3. Com o requerimento, o Detran envia um co-municado de suspeita de clonagem para ór-gãos como Departamento de Estradas de Ro-dagem (DER), Polícia Rodoviária Federal (PRF)e Polícia Militar. Com essas informações, épossível apreender o veículo suspeito.

4. Ao receber uma multa indevida, o proprietá-rio do veículo deve recorrer da cobrança nosprazos estabelecidos pelo órgão responsávelpela autuação.

SAIBA COMO AGIR

Page 5: Jornaldobairro julho2015

JULHO.2015 5

Somos AMOR, Somos AMAR.Dicas de ANA MARIA,

presidente do CEI AMAR e Novos CaminhosSEDES: CEI AMAR E NOVOS CAMINHOS.

Dicas para amar sua família!

Ana Maria

Rua Capistrano de Abreu, 395 - Boa VistaFone/Fax: (41) 3354-6396 - [email protected]

Rua João Mequetti, 369 - Santa CândidaFone/Fax: (41) 3209-1025 - [email protected]

Chegamos ao fim do primeiro semestre. Me-tas concluídas. Obrigada a toda família Amar. Asfamílias Amar e Novos Caminhos desejam muitosaúde e bênçãos!

"Curtam as crianças, sua família! Amem, troquemsorrisos, abraços e carinho. A vida só depende denós mesmos. A força está dentro de cada um!"

Aguardem!!

Vem aí o site doJornal do Bairro.

Dinâmico, informativo,interativo e

valorizando cadacliente e anunciante.

CHAMPAGNAT: cliente reclama de hipermercadoRESPOSTA: O Carrefour in-

forma que prestou todo o su-porte a vítima e a orientou aentregar os documentos ne-cessários para que o caso sejaanalisado. A rede reitera seucompromisso com a seguran-ça de seus colaboradores eclientes que frequentamsua unidade de Champag-nat, onde possui monitora-mento por câmeras e segu-ranças que fazem a rondadiária e contínua. A unida-de também possui cancelade controle de acesso de veí-culos, que está em obras e seráconcluída, até o final do mês.

A SBikes trazmais uma dica

para vocêque curte

a sua "magrela"

Foto

: ci

clos

devi

da

Confirao anúncioda SBikesna página 4

A revitalização visa oferecermais segurança aos visitantesque frequentam o estabeleci-mento. Durante este perío-do, seguranças do hipermer-cado farão o controle de en-trada e saída dos veículospara garantir a segurançade seus consumidores. Aempresa esclarece que estáà disposição para auxiliar as au-toridades competentes naapuração do caso.

Um homemfoi ao CarrefourChampagnat eteve uma desa-gradável surpre-sa. Quando faziacompras, teve oveículo furtado.Ele reclamou dafalta de cancelasque controlamquem entra e saido local.

Apesar de muitos estabele-cimentos afixarem em seus es-tacionamentos que não se res-ponsabilizam pelos objetos dei-xados no interior do veículo, éimportante destacar que os hi-

permercados podem ser respon-sabilizados pelos furtos e roubos.Se a pessoa tiver o ticket quecomprova o uso do mercadopara compras pode buscar umaresposta na Justiça.

Foto

: jb

airr

o

Consumidor deve buscar seus direitos

Page 6: Jornaldobairro julho2015

JULHO.20156

*Antonio Carlos Carvalho

No mês passado, os associa-dos da AMOEM e do CONSEGMercês e Vista Alegre receberamda Polícia Militar do Paraná umapalestra sobre a prevenção dedelitos e procedimentos frenteao crime, ministrada pelo 1º Ten.PM José Eleutério, do 12º Bata-lhão de Polícia Militar. O even-to contou com a apresentaçãoda equipe da Patrulha do Comér-cio, que circula nas áreas demaior movimento comercial denossos bairros, no período diur-

Há algumas edições, o Jornal do Bairro trou-xe uma reportagem bem interessante sobre umtúnel, nas Mercês, que era utilizado por doentescom hanseníase. Os leprosos teriam feito o ca-minho, há séculos, para se esconder de uma pos-sível perseguição. Outra história, ou lenda, con-ta que a região teve um personagem que tambémchama a atenção até os dias de hoje.

Um pirata inglês, conhecido como 'Zulmiro',viveu, em Curitiba, entre 1820 e 1880. Segundo opesquisador Marcos Juliano Ofenbock, ele teriadeixado um tesouro escondido em um túnel cons-truído por jesuítas, onde atualmente está insta-lado o Bosque Gutierrez, no bairro Vista Alegre.

Alguns antigos moradores da região dizemque o "ouro" do inglês sempre esteve em um ter-reno, na Rua André Zanetti, onde hoje está insta-lado um Veículo de Comunicação. Há quem digaque os túneis utilizados pelo pirata para escon-der a sua riqueza eram os mesmos dos leprosos.

Entre em contato coma AMOEM / CONSEG:[email protected]ê será benvindo e,certamente, ajudaráa fazer a diferença.

AMOEM / CONSEG Mercês e Vista Alegre:palestras gratuitas aos moradores da região

no, como reforço ao policiamen-to ostensivo já ofertado pela 2ªCia da PM. Para os próximosmeses, estaremos promovendooutras palestras de igual impor-tância referente à assuntos deutilidade pública. Todos estãopreviamente convidados e é umevento gratuito!

ASSEMBLEIAVale lembrar que teremos a

assembleia geral, no próximo dia13/7, as 19h30mon, na ParóquiaBom Pastor (Rua Victório Viezzer,nº 810, Vista Alegre). Participe

você também! Envie uma mensa-gem no endereço eletrônico daAMOEM ou acesse nosso face-book e se cadastre. Assim rece-berá com antecedência as pro-gramações dos eventos.

*Antonio Carlos Carvalho épresidente da AMOEM/CONSEG

Mercês e Vista Alegre.

PIRATA ZULMIRO: o túnel construídopor jesuítas ainda traz muito mistério

Fotos tiradas, em 1960, mostram umadas saídas do túnel, onde atualmente

está instalado o Bosque GutierrezFo

to:

Key

Im

agui

re /

Arq

uivo

pes

soal

Vários relatos contam que muitos curiosos, e issonão faz muito tempo, talvez há três décadas, tam-bém tentaram escavar e até destruído parte dostúneis.

BOSQUE GUTIERREZ: O FANTASMA DO PIRATA AINDA VIVE POR LÁO pesquisador Marcos Juliano Ofenbock afir-

ma que tem um relato de uma antiga sobrinha doJoão Carlos Gutierrez, que foi quem doou o terre-no para a Prefeitura de Curitiba em 1989. Nesterelato, ela diz que, em 1937, foi realizada umasessão espírita no local e que o espírito do pirataincorporou e começou a relatar sua história.

Deserdado da marinha britânica após con-fiscar um navio espanhol com carga de ouro, opirata Zulmiro teria escolhido a cidade de Curiti-ba para o seu esconderijo. Ofenbock aponta quetanto o ouro do pirata Zulmiro quanto o dos je-suítas ainda estão escondidos em alguma partedo túnel do Bosque Gutierrez. Ele ressalta que o local tem grandes chances de ser exploradoturisticamente e, que, se realmente conseguir encontrar o tesouro perdido, "será uma descober-ta histórica para o Paraná".

Testemunhas dizem ter visto, no BosqueGutierrez, o fantasma do pirata Zulmiro

Page 7: Jornaldobairro julho2015

JULHO.2015 7

Comportamento no Trânsito - Parte I*Leandro Wistuba

O número de vítimas no trânsito brasileiro é o maior do mun-do. De acordo com o Levantamento do Observatório Nacionalde Segurança Viária, divulgado pela revista Veja, os acidentesde carro superam homicídios ou câncer, por exemplo.

Segundo registro no seguro DPVAT (Danos Pessoais Causa-dos por Veículos Automotores de Via Terrestre), o país tem 31,3vítimas fatais por 100 mil habitante. Em média são contabiliza-das pelo DPVAT mais de 60 mil mortes, além de 352 mil casos deinvalidez permanente todos os anos.

JOVENS E IMPRUDÊNCIAA maior parte dos acidentes são registrados, entre jovens de

18 e 34 anos, com 41% do total, isto equivale a duas tragédiascomo a da Boate Kiss(quase 240 mortes em um incêndio numacasa noturna do RS), por semana. Ainda de acordo com o estu-do, mais de 95% dos desastres viários são resultado de irrespon-sabilidade e imperícia dos motoristas.

A estatística do Ministério da Saúde permite distribuir as víti-mas por categorias de usuários. Aparecem então os seguintesresultados: em conjunto, os pedestres, ciclistas e motociclistasrepresentam 88% das vítimas do trânsito hospitalizadas.

No próximo mês, falarei sobre o comportamento que fazemdos 95% dos desastres uma calamidade nacional. A todos, ummês de qualidade de vida!

*Leandro Wistuba - Psicólogo - CRP 08-14772Rua Cons. Araújo, 90 - 7º andar, conj. 77

Centro - Curitiba - PR - Fone: (41) 9732-1898

Anuncie no Jornal do Bairro. Além do jornalimpresso, temos outras oportunidades

de divulgação: facebook, site,TV's em casas lotéricas e muito mais.Tudo isso com um preço só!! Confira:

9621.7699 9986.2156 3387.9615.

Um novo aplicativo foi lançado para facilitaro pedido de táxi por pessoas com deficiência. De-senvolvido pela Associação das Centrais de Rádi-os Táxis (Acert) de Curitiba, o aplicativo CentralTáxi Curitiba irá agilizar a localização de um dos20 táxis adaptados que fazem parte da nova frotade Curitiba. O aplicativo poderá ser baixado gra-tuitamente pelas plataformas Android e Apple(IOS).

Além de facilitar o chamamento específico dotáxi adaptado, a ferramenta permite que taxistase usuários se comuniquem para indicar onde es-tão e em quanto tempo se encontram. Ainda temuma calculadora que permite verificar quanto irácustar a viagem.

Aplicativo facilita serviço de táxipara pessoas com deficiência

Foto

: jb

airr

o/ar

quiv

o

Acesse www.appcentral.taxi.bre veja todos os detalhes

FUTEBOL AMADOR: Operário Pilarzinho começa invicto

Foto

: op

erar

iopi

larz

inho

.com

.br

Formação do Pilarzinho,na estreia do campeonato

O Campeonato Amador de Curitiba da Série Ajá começou. Até o fechamento desta edição, duasrodadas já tinham sido realizadas. O OperárioPilarzinho, atual vice-campeão da categoria, acu-mulou dois empates: 1x1(Fanny) e 0x0(Bangu).Os dois jogos foram realizados, no Bôrtolo Gava,no Pilarzinho.

ACOMPANHE A TABELA DASPRÓXIMAS RODADAS - 1º TURNO:

11/7 - 15h30 - Orleans x Pilarzinho18/7 - 15h30 - Trieste x Pilarzinho25/7 - 15h30 - Pilarzinho x Iguaçu01/8 - 15h30 - Novo Mundo x Pilarzinho

FÓRMULAOs times foram divididos em dois grupos de seis. No primeiro turno, o grupo A e o grupo B se

enfrentam, para no segundo turno, as equipes se enfrentarem entre si, dentro de cada grupo, numtotal de 11 jogos. Classificam-se os quatro melhores colocados de cada grupo, enquanto asduas equipes com o menor número de pontos na classificação geral, descendem à série B.

Na segunda fase, os clubes, divididos em dois grupos, jogam em turno e returno entre si.Avançam para a semifinal os dois primeiros de cada grupo. A decisão será em dois jogos,podendo ter a terceira partida.

Page 8: Jornaldobairro julho2015

JULHO.20158

"Pescoço de texto" é o mais novo problemapara quem utiliza em excesso o telefone celular

O celular é quase um companhei-ro inseparável, visto por muitos comoum bem essencial no dia a dia - mas oque muitas pessoas não sabem é queo uso excessivo deles pode causardanos ao corpo humano.

Se você sente constantes dores decabeça, um couro cabeludo extrema-mente sensível ou um incômodoatrás de um olho, a culpa pode estarno uso indevido do smartphone.

Especialistas dizem que são cada

Saiba comodeixar seu

smartphonemais seguro

1. Instale apenas aplicativos confi-áveis

2. Não modifique o sistema3. Apague o histórico de navega-

ção e cookies4. Mantenha o sistema operacio-

nal atualizado5. Desligue o Bluetooth6. Não compartilhe o cartão de me-

mória7. Navegue de forma segura8. Use senha para bloquear o

acesso9. Procure não usar redes Wi-Fi que

não pedem autenticação ou se-nha

10. Verifique seu celular com um an-tivírus e antimalware

11. Em último caso, restaure o apa-relho.

Foto

: Il

ustr

ação vez mais comuns os casos de "text

neck" - "pescoço de texto" em tradu-ção livre -, dores na cabeça ligadas atensões na nuca e no pescoço causa-das pelo tempo inclinado em uma po-sição indevida para visualizar a telado celular.

A dor pode ser intensa, como se opescoço estivesse "queimando", ecomeça na base da cabeça, se esten-dendo por toda a parte superior, nocouro cabeludo.

CONSELHOPara curar o problema, é mudar de postura na hora de mexer no celular - e evitar o uso excessivo dele. Sentar

na vertical, por exemplo, e levantar o celular ou usar um suporte para ele ficar em uma altura mais adequada.

TRATAMENTOInclui correção de postura, massagem e remédios anti-inflamatórios, mas em alguns casos é preciso tomar

medidas mais drásticas. Médicos também podem receitar relaxantes musculares, antidepressivos.

PREVENÇÃOÉ a melhor opção. Diminuir o uso de telefones celulares ou então posicioná-los mais próximo da altura dos

olhos são boas estratégias para evitar o problema. Tente não manter a mesma postura por muito tempo.