jornal valor politico edição eleição

16
1º A 7 DE AGOSTO DE 2014 ANO I NÚMERO 3 a voz do povo mineiro! Jornalista apresenta o Itatiaia Patrulha, líder de audiência e um dos programas mais conhecidos do rádio mineiro. JUVENTUDE Caio Narcio quer mudar a cara do Congresso Nacional. Página 3 POLÍTICA Conheça os candidatos ao Governo de Minas e à Presidência da República. Página 6 CIDADANIA Transporte alternativo precisa de soluções rápidas. Página 8 PROFISSÃO Militares sofrem com baixos salários e desvalorização da carreira. Página 16 Giro Político Página 4 Os bastidores da política mineira. Distribuição Gratuita - 70 mil exemplares Laudívio Carvalho,

Upload: valorpolitico

Post on 02-Apr-2016

220 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Confira as propostas de diversos candidatos.

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Valor Politico Edição Eleição

aloraloraloraloraloralor olíolíolíolíolíolíticoticoticoolíolíolíticoolíolíolíticoolíolíolíticoolíolíolí1º A 7 DE AGOSTO DE 2014 ANO I NÚMERO 3

a voz do povo mineiro!Jornalista apresenta o Itatiaia Patrulha, líder de audiência e um dos programas mais conhecidos do rádio mineiro.

JUVENTUDECaio Narcio quer mudar a cara do Congresso Nacional.

Página 3

POLÍTICAConheça os candidatos ao Governo de Minas e à Presidência da República.Página 6

CIDADANIATransporte alternativo precisa de soluções rápidas.

Página 8

PROFISSÃOMilitares sofrem com baixos salários e desvalorização da carreira.

Página 16

GiroPolítico

Página 4

Os bastidores da política mineira.

Distribuição Gratuita - 70 mil exemplares

a voz do povo mineiro!a voz do povo mineiro!Laudívio Carvalho,

Page 2: Jornal Valor Politico Edição Eleição

2 Jornal Valor Político

Opiniãowww.valorpolitico.com.br 1º a 7 de agosto de 2014

DIRETORA-GERALSimone Magalhães

[email protected]

DIRETOR DE REDAÇÃOMatheus Fortes

[email protected]

REVISÃO Marco Antônio Xavier

EDITOR DE WEBGrupo Valor Político

COMERCIAL(31) 3234-1458

[email protected]

REDAÇÃO VP(31) 3234-1458

[email protected]

CARTAS [email protected]

O jornal Valor Político é uma publicação do Grupo Valor Político.

Av. Augusto de Lima, 134, loja 12, Centro

CEP: 30190-001 BH/MGCNPJ: 014.869.909/0001-95

IMPRESSÃO 70 mil exemplares

O Tempo Editora Gráfi ca

WEB www.valorpolitico.com.bryoutube.com/valorpolitico

Todos os artigos, informes políticos e anúncios

publicitários são de inteira responsabilidade de seus

autores, não tendo o Grupo Valor Político qualquer compromisso com o seu

enunciado.

Foi inaugurado no último dia 31 de julho, o Comitê do candidato a Presidência da República, Aécio Neves. Na ocasião estiveram presente o candidato ao Governo de Minas, Pimenta da Veiga, o vice Diniz Pinheiro e o

candidato ao Senado, Antônio Anastasia. Vários militantes e também lideranças políticas foram prestigiar a inauguração que parou o trânsito da região central de Belo Horizonte.

MARCOS MARACANÃJornalista e apresentador de TV

Terrorismo eleitoral uma covardia

Quem semeia boatos colhe discórdia e desmentido. É assim que estaremos vendo o travar de uma verdadeira guerra eleitoral que se inicia agora em agosto, considerada a grande largada por marqueteiros – Campos e Aécio vão dedicar minutos preciosos para desmentidos. Só os canalhas são capazes de praticar esse tipo de coisa rasteira contra seus adversários. Criar factóides, pagar a mídia quatrocentona, por exemplo a paulista, para divulgar – sabe-se lá com dinheiro de onde – e tentar fazer que isso se torne verdade é algo asqueroso, antidemocrático, antiético, completamente fora dos princípios republicanos.

Quem mais teme a esta sorrateira forma de disputa eleitoral é Eduardo Campos que prepara uma bateria antiárea quando for atacado e será pelo seu maior oponente, hoje o PT. A pergunta que não quer calar, se Eduardo Campos fi car pra trás e der segundo turno ele irá segurar na mão de quem? Façam suas apostas.

A disputa eleitoral já começou faz tempo, e com ela, temos os chamados factóides que surgem a todo momento. Engraçado, isso não aparece fora de época eleitoral, algo raríssimo, pois temos eleições a cada dois anos num Brasil famigerado e necessitando urgente de solução práticas e, não, de conversa fi ada e promessas vazias.

Ao meu ver, quem semeia terrorismo eleitoral deveria ser enquadrado e penalizado. Porém, vejo um debate eleitoral completamente desequilibrado, alguns jornais estão mostrando sua cara para quem estão torcendo, promotores eleitorais que não ousam contestar e sequer as punições são exemplares quando elas acontecem.

Tem cabimento os considerados inelegíveis ou fi chas sujas disputarem uma eleição com mandado de segurança e com um detalhe – grande parte volta ao seu adorado e amado trono na chamada reeleição que deveria ser extirpada no Brasil. Por que o TSE não faz uma campanha e ajuda aos governantes nesta reforma política que precisa urgentemente ser feita? A verdade meus nobres amigos candidatos, o povo não agüenta mais tanta balela, tanta conversa desviada e, sobretudo, as mentiras que novamente, com todo respeito aos candidatos, teremos que ver e ouvir nestas eleições.

O terrorismo eleitoral é produzido por ‘carcarás sanguinolentos’ que, de plantão, se infi ltram nas camadas sociais mais necessitadas e provocam, não um derramamento de sangue, mais sim, um desespero coletivo de quem já está sofrido, cansado e acaba acreditando em algo que, infelizmente, o brasileiro adora.

A vida enganosa das novelas e as fofocas, essas que ainda elegerão muitos espertinhos por aí, porém, tomem cuidado, depois das manifestações o povo fi cou um pouco mais agressivo e menos bobo e vai cobrar de quem for eleito, uma postura no mínimo decente...

Pensem nisto.

Que seja feita a vontade do povo, fazer o quê!

O jeito mineiro de fazer Política Se o jeito paulista de fazer política é extremamente agressivo e masculinizado, o mineiro é o mais português e feminino de todo o país. De mineiro nada (ou tudo) se espera. Demorei alguns bons anos dos meus 20 (como migrante paulista) nesta terra encoberta por montanhas para entender qual o motivo para o candidato menos visível sempre estar à frente nas pesquisas eleitorais. Nestas terras de Guimarães Rosa, entendi melhor aquela história contada por Gabeira em que os europeus fi cavam atordoados quando um brasileiro convidava outro para ir até sua casa - e o outro aceitava -, embora os dois soubessem que o convite não foi para valer. Este jogo de penumbras e sombras é de enlouquecer qualquer incauto educado a partir da lógica racional e objetiva.

Este jeito incerto ocorre por vários motivos. Um deles, porque Minas Gerais é o Estado que mais herdou a cultura portuguesa em território nacional. Portugal é marcado por uma cultura introspectiva, intimista, pouco pública... e triste. Aquela tristeza que deu origem aos maravilhosos versos de Fernando Pessoa em cujo início afi rma que prefere “rosa, meu amor, à pátria, e antes magnólias amo que a glória e a virtude” e, mais ao fi nal, pergunta quanto do sal do mar são lágrimas de Portugal. Uma tristeza, enfi m, fundada na desconfi ança em relação ao sucesso, que acredita no que vê e muito menos na utopia.

Esta é uma hipótese. Mas não me aventuro muito além daqui, embora acredite que o papel das mulheres na administração da família em todos ciclos econômicos do Estado tenha conferido estas características tão femininas à política local. Não me arrisco porque necessito de mais uns 20 anos para entender melhor o que penso sobre o que imagino que já entendi.

RUDÁ RICCISociólogo, doutor em ciências sociais e diretor geral do Instituto Cultiva.

CANDIDATO,

anuncie sua campanhano jornal

Valor Político.

Informação de qualidade a serviço do

cidadão mineiro.

(31) [email protected]

Arquivo VP

Page 3: Jornal Valor Politico Edição Eleição

3

Juventudewww.valorpolitico.com.br1º a 7 de agosto de 2014 Jornal Valor Político

Geração que foi às ruas agora quer ocupar o CongressoA candidatura do atual presidente da Juventude Tucana de Minas Gerais, Caio Narcio, de 27 anos, representa hoje, muito provavelmente, a única possibilidade de um jovem de Minas ocupar uma das cadeiras da Câmara Federal.

Em um evento marcado pela emoção, Caio lançou sua campanha na última semana em Frutal, no Triângulo Mineiro, e abriu o encontro com a frase que marca a sua visão da política nacional: “Sou da geração que foi às ruas protestar contra a corrupção, sou da geração que luta por uma nova prática política, mais

comprometida com a ética, com o bem estar do povo e com o desenvolvimento do Brasil”.

O encontro político em Frutal marcou também a

despedida de seu pai, o deputado federal Narcio Rodrigues, Secretário de Ciência Tecnologia e Ensino Superior. Em seu quinto mandato, Narcio anunciou que não vai mais disputar eleições para a Câmara, e explicou por que decidiu lançar a candidatura do fi lho Caio Narcio. “Ele está preparado para o desafi o. Tenho certeza que meu fi lho irá colocar sua juventude e tudo o que aprendeu a serviço do povo de Minas”, disse o deputado emocionado.

Nesta edição, Caio Narcio fala sobre um pouco da sua trajetória e de suas propostas e explica por que acredita que fará a diferença no

Congresso Nacional.

Afi nal, quem é Caio Narcio?Posso dizer que sou alguém que “respira” política desde que se entende por gente. Aos nove anos eu já acompanhava meu pai, Narcio Rodrigues, em campanhas pelo interior de Minas. Eu viajava atrás, em um Uno usado, disputando espaço com o material de propaganda, e muitas vezes tive que viajar no porta-malas do carro (risos). Mas, naquela época, para mim, era tudo aventura e diversão. Nunca poderia imaginar que eu percorreria, mais tarde, todas estas estradas novamente, durante o trabalho no PSDB Jovem de criação de novos diretórios e fortalecimento da juventude tucana no interior do Estado.

E como foi a escolha pelo PSDB? Com a experiência na militância estudantil, que me fez reunir pessoas em torno de um objetivo comum, acreditei que já estava pronto para a militância política. Em 2006 eu já estava fi liado ao PSDB, único partido do meu pai. Tornei-me tucano por

convicção e aptidão. Fui eleito presidente da Juventude Tucana, e, depois, reeleito novamente, até 2015.

Quais são as suas propostas políticas?Se os eleitores confi arem em nosso trabalho, como é minha expectativa, creio que chegaremos à Câmara Federal no momento certo. Em um momento em que a imagem negativa das instituições políticas - e dos políticos em geral - está a apontar para a necessidade de renovação e de novas propostas. É claro que a apresentação de novas propostas é um processo dinâmico que acompanha os movimentos sociais, e a transformação da sociedade. Mas, nosso projeto político atual já contempla os pontos que consideramos essenciais para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Em primeiro lugar, a educação, seguida pela qualifi cação profi ssional e consequente geração de renda.

Precisamos democratizar o acesso à educação gratuita e de qualidade, descentralizando as vagas que hoje existem, em sua grande maioria, nas grandes cidades, utilizando preferencialmente novas tecnologias e conteúdos interativos e modernos. Assim, com ajuda da tecnologia, podemos dar oportunidade de educação ao jovem que está no interior, inclusive com qualifi cação profi ssional, para encarar um mercado de trabalho cada dia mais exigente.

E qual a sua posição em relação ao meio ambiente?A questão ambiental, no meu entendimento, é seríssima e urgente. Defendo um trabalho sério de preservação e de educação ambiental, com medidas preventivas mas também de preservação imediata. Veja só, por exemplo, o que acontece em São Paulo com a seca prolongada. Há possibilidade de faltar água na maior cidade da América Latina. Será a primeira ameaça desta

natureza a uma megalópole no mundo. A água, esse bem tão essencial que é utilizado de maneira muitas vezes leviana, merece um novo olhar. Falo das águas superfi ciais, subterrâneas, transfronteiriças e marítimas.

E quanto à segurança pública? Estamos conscientes que o problema da segurança pública é um dos grandes gargalos que precisamos enfrentar. Nas últimas três décadas, os homicídios de jovens cresceram 326,1% no Brasil. São milhares de jovens, principalmente os que vivem nas periferias e regiões com maior vulnerabilidade social, tendo suas vidas interrompidas. É preciso defender políticas de inclusão destes jovens, de um lado, e por outro defender o trabalho estrutural de valorização da polícia que, melhor estruturada, terá condições de desenvolver um trabalho mais humano e efi ciente com um foco preventivo.

Como uma jovem promessa política, qual o seu conselho para os jovens que querem seguir o seu caminho? Estamos lutando para que a presença dos jovens seja ampliada no processo político brasileiro, incentivando a presença da juventude nos governos. A meu ver esta é uma forma mais efi ciente para que a juventude tenha mais autonomia e poder de decisão. E, pode ter certeza, temos muito a contribuir para que Minas volte a ocupar o lugar que sempre lhe pertenceu na história. Os jovens brasileiros mostraram nas ruas, no ano passado, que estão mais preparados do que muitos imaginam. Aliás, não podemos perder de vista o fato de que a juventude brasileira esteve sempre envolvida nas grandes mudanças do País nas últimas décadas. Quando convocado, por um bom motivo, o jovem no Brasil não têm fugido à luta. O melhor instrumento para essa juventude fazer valer sua voz é a Política. Por isso coloquei meu nome como candidato.

O presidente da Juventude Tucana, Caio Narcio, que participou ativamente das manifestações de rua em 2013, é um dos mais jovens candidatos a deputado federal por Minas Gerais.

Divulgação

Page 4: Jornal Valor Politico Edição Eleição

4 Jornal Valor Político

Socialwww.valorpolitico.com.br 1º a 7 de agosto de 2014

JOSÉ VICENTEDE SOUZAColunista Social

Giro PolíticoCORRIDA ELEITORALMuitos tentarão...Quantos ganharão?Hein? Só depois das urnas abertas. Governador Valadares é um município de cidadãos confi antes e esperançosos. Na quilométrica lista de candidatos, Z V S destaca: José Bonifácio Mourão, Pedro Zacarias André de Souza, Leonardo Monteiro, Edvaldo Soares, Euclides Pettersen, Paulinho Maloca, Leonardo Quintão, Ricardo Assunção, Cezinha Alvarenga, Hélio Gomes e Gilson de Souza. Além de Brunny Gomes, Geovane Honório, Heldo Armond, João Magalhães e Mário Heringer.

DE LADOO pecuarista e político André Merlo não é candidato nestas eleições de 2014. Mas está apoiando

o vereador Paulinho Costa que vai tentar

uma vaga na Assembleia Legislativa, assim como Mário Heringer, para deputado federal. André, atualmente, é o Secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e tem feito um excelente mandato, favorecendo os interesses do Vale do Rio Doce.

DE LADOO pecuarista e político André Merlo não é candidato nestas eleições de 2014. Mas está apoiando

o vereador Paulinho Costa que vai tentar

uma vaga na Assembleia

COORDENAÇÃOO Ouvidor Antonio Fernandes Neves é o coordenador valadarense do Comitê do Partido dos Trabalhadores (leia-se Presidente Dilma e governador de Minas Fernando Pimentel), à rua Caio Martins, no centro de Valadares. Doutor Antonio garantiu pra mim que nas próximas eleições, candidatará a prefeito ou vereador. Quem viver, verá!

DANDO EXEMPLOAtendendo a um requerimento da

deputada estadual Liza Prado (PROS), presidenta da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Defi ciência, a

Assembleia Legislativa de Minas trocará os vasos sanitários instalados nos

banheiros acessíveis da Casa. Os novos equipamentos não terão a abertura frontal, para garantir o conforto e a

segurança das pessoas com defi ciência ou com mobilidade reduzida. O

requerimento da deputada foi aprovado em junho, pela própria Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com

Defi ciência, e segue recomendação do Ministério Público Federal.

DECISÃO JUDICIALA Coligação “Com a Força do Povo”, da candidatura de Dilma Rousseff à reeleição, obteve decisão favorável

do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra a campanha de Aécio Neves

por propaganda irregular na internet por parte do senador Aloysio Nunes. O

senador é o candidato a vice-presidente da Coligação “Muda Brasil,” do PSDB.

Paz, minha gente, paz!

ALINHAMENTOO candidato à Presidência da República

pelo PSDB, senador Aécio Neves, afi rmou durante o evento Diálogo da

Indústria com Candidatos à Presidência da República, realizado pela CNI, que a política externa será alinhada à agenda

comercial brasileira, com a retomada de negociação de acordos comerciais com

parceiros no mundo. Ao falar à plateia de empresários, ele assegurou apresentar,

no início de um eventual governo, a proposta para simplifi car o sistema

tributário brasileiro, mediantea unifi cação de tributos indiretose com a compensação horizontal

de créditos tributários.

Brunny Gomes

Edvaldo Soares

Paulinho Costa e Mourão

Renato Fraga e Cezinha Alvarenga

IDHO deputado Paulo Abi-Ackel (MG)

considerou muito tímida a evolução dos indicadores sociais brasileiros

demonstrados pelo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) 2013,

divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU).

EMPATE TÉCNICOPesquisa Ibope divulgada no último dia 30 de julho aponta empate técnico na corrida para a eleição ao governo de Minas Gerais neste ano entre os candidatos Fernando Pimentel (PT), que tem 25% das intenções de voto, e Pimenta da Veiga (PSDB), que tem 21%.

ESTÃO NA CORRIDA...

Fotos: Arquivo ZVS

Page 5: Jornal Valor Politico Edição Eleição

Giro PolíticoO povo mineiro e

i

O jornal Valor Político traz uma sériede reportagens sobre o cenário político

e a atuação de seus principaisparlamentares ao longo

de seus mandatos.

Versão web para mídias móveis, versão impressa gratuita, dirigida

e muito mais!

MUITO POLITIZADO.A sua campanha

TAMBEM DEVE SER!

Anuncie com a gente!

Venha hoje mesmo mostrar suacampanha para os mineiros.

Edições especiais para oprocesso eleitoral 2014.

Consulte-nos.(31) 3234-1458anuncio@ valorpolitico.com.brwww.valorpolitico.com.br

Page 6: Jornal Valor Politico Edição Eleição

6 Jornal Valor Político

Políticawww.valorpolitico.com.br 1º a 7 de agosto de 2014

FERNANDO PIMENTEL - PT Ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Damata Pimentel nasceu em 1951, em Belo Horizonte, é formado em Economia pela PUC-Minas e tem mestrado em Ciência Política pela UFMG.

Iniciou sua vida política participando de movimentos estudantis e sindicais na década de 1970, chegando a ser preso durante a ditadura militar. Seu primeiro cargo político foi o de Secretário da Fazenda em 1993, exercido por três anos, até ser nomeado Secretário de Governo, Planejamento e Coordenação Geral. Conhecido por ter sido o 1º Prefeito eleito no primeiro turno na história de BH em 2004, antes disto, foi eleito vice-prefeito da capital mineira na chapa de Célio de Castro.

CARGOS EXERCIDOSDe 1993 a 1996 exerceu o cargo de Secretário da Fazenda de Belo Horizonte.

Em 1996 foi nomeado Secretário de Governo, Planejamento e Coordenação Geral.

Foi eleito Vice-Prefeito de BH na chapa de Célio de Castro no ano 2000.

Em 2003 assumiu o cargo de Perfeito de Belo Horizonte, substituindo o titular.

Foi eleito Prefeito de Belo Horizonte em 2004.

Foi nomeado, em 2011, Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

CIDADÃO Nome: Fernando Damata PimentelIdade: 63 anos (31/03/1951)Naturalidade: Mg-Belo HorizonteEstado Civil: Separado(a) judicialmenteOcupação: EconomistaEscolaridade: Superior completo

CANDIDATONúmero: 13Nome para urna: Fernando PimentelCargo a que concorre: GovernadorEstado: Minas GeraisPartido: Partido dos TrabalhadoresColigação: MINAS PRA VOCÊ (PT / PMDB / PC do B / PROS / PRB)Vice Governador: Antônio Andrade

PIMENTA DA VEIGAPSDBNascido em 1947 na capital mineira de Belo Horizonte, João Pimenta da Veiga Filho é formado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Iniciou sua carreira política ocupando o cargo de Deputado Federal por Minas Gerais, pelo extinto MDB (Movimento Democrático Brasileiro) no fi nal da década de 70, sendo reeleito logo em seguida. Chegou a ser eleito Prefeito de Belo Horizonte em 1988, e teve no mandato de Deputado Federal de 1999 até 2003, o seu último cargo público.

CARGOS EXERCIDOSFoi eleito Deputado Federal por Minas Gerais em 1978 pelo MDB e reeleito em 1982 e em 1986 pelo PMDB e em 1998 pelo PSDB.

Foi eleito Prefeito de Belo Horizonte (MG) em 1988.

Em 1994, pela segunda vez, assumiu a presidência nacional do PSDB. No segundo mandato de FHC, em 1999, acumulou as tarefas de coordenador político do governo e Ministro das Comunicações.

Assumiu em 2013, o Instituto Teotônio Vilela, órgão de estudo e pesquisa do PSDB.

CIDADÃO Nome: João Pimenta da Veiga FilhoIdade: 67 anos (02/07/1947)Naturalidade: Mg-Belo HorizonteEstado Civil: Casado(a)Ocupação: AdvogadoEscolaridade: Superior completo

CANDIDATONúmero: 45Nome para urna: Pimenta da VeigaCargo a que concorre: GovernadorEstado: Minas GeraisPartido: Partido da Social Democracia BrasileiraColigação: TODOS POR MINAS (PSDB / PP / DEM / PSD / PTB / PPSPV / PDT / PR / PMN / PSC / PSL / PTC / SD)Vice Governador: Dinis Pinheiro

PIMENTA DA VEIGA

FERNANDO PIMENTEL - PT

Conheça os candidatos aoGoverno de MinasA cada edição, o jornal Valor Político trará um perfi l dos candidatos para ocupar a principal cadeira da Cidade Administrativa. Conheça um pouco do advogado João Pimenta da Veiga Filho e do economista Fernando Damata Pimentel. Ambos lideram as pesquisas de intenção de votos para o governo do estado, conforme pesquisa do Ibope.

De acordo com a pesquisa Ibope divulgada no último dia 30 de julho, existe um empate técnico na corrida para a eleição ao governo de Minas Gerais. Fernando Pimentel (PT) tem 25% das intenções de voto, e Pimenta da Veiga (PSDB), tem 21%. Os resultados tendem a mudar a cada semana, ainda mais com a divulgação dos apoios de padrinhos políticos como Aécio Neves e Anastasia do tucano, e Lula e Dilma do petista.

Arquivo VP

Arquivo VP

Page 7: Jornal Valor Politico Edição Eleição

7www.valorpolitico.com.br1º a 7 de agosto de 2014 Jornal Valor Político

Dilma PTNascida em Belo Horizonte em 1947, Dilma Vana Rousseff é formada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ainda jovem começou a interessar-se pelos ideais socialistas. Participou de grupos militantes contra a ditadura militar no Brasil.

Dilma esteve detida durante quase três anos entre 1970 e 1972, pelo envolvimento no Comando de Libertação Nacional e a Vanguarda Armada Revolucionária Palmares. Filiou-se pela 1º vez a um partido político no fi nal da década de 1970, passando a militar pelo PDT. Em 1986 foi nomeada Secretária da Fazenda de Porto Alegre, durante o governo de Alceu Collares.

Quatro anos depois assumiu a presidência da Fundação de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul e em 1993, foi nomeada por Alceu Collares, Secretária de Energia, Minas e Comunicação. Filiou-se ao PT em 2000 e antes de chegar a Presidência da República ainda ocupou o cargo de Ministra-Chefe da Casa Civil entre os anos de 2005 até 2010, quando entrou como candidata à Presidência, sendo eleita com quase 56 milhões de votos.

CARGOS EXERCIDOS Foi nomeada Secretária Municipal da Fazenda de Porto Alegre em 1986.

Em 1993 foi nomeada Secretária Estadual de Energia, Minas e Comunicações.

Foi nomeada Ministra de Minas e Energia em 2003. Em 2005 foi nomeada Ministra-Chefe da Casa Civil da Presidência da República.

Foi eleita Presidenta da República em 2010.

CIDADÃNome: Dilma Vana RousseffIdade: 66 anos (14/12/1947)Naturalidade: Mg-Belo HorizonteEstado Civil: Divorciado(a)Ocupação: Presidente da RepúblicaEscolaridade: Superior completo

CANDIDATANúmero: 13Nome para urna: DilmaCargo a que concorre: PresidentaPartido: Partido dos TrabalhadoresColigação: COLIGAÇÃO COM A FORÇA DO POVO (PT / PMDB / PSD / PP / PR / PROS / PDT / PC do B / PRB) Vice Presidente: Michel Temer

AÉCIO NEVES PSDBNatural de Belo Horizonte, Aécio Neves da Cunha nasceu em 1960 e é formado em Economia pela PUC-Minas. Neto de Tancredo Neves, iniciou sua vida política aos 21 anos quando foi convidado pelo avô para ser seu secretário pessoal, depois de ter participado na campanha que o elegeu governador de Minas Gerais.

Em 1986 foi eleito para seu 1º cargo eletivo como deputado federal, onde foi reeleito por mais três mandatos. Alcançou o governo mineiro em 2002 com 60% dos votos válidos e fi nalizou seu 1º mandato com 68% de aprovação popular de acordo com pesquisa do Instituto Datafolha. Foi reeleito em 2006 com 77% dos votos válidos e atingiu o índice de aprovação popular de 90% segundo pesquisa da Vox Populi/Fiemg.

CARGOS EXERCIDOSEm 1986 foi eleito Deputado Federal por Minas Gerais e reeleito em 1990, 1994 e 1998.

Foi eleito Governador de Minas Gerais em 2002 e reeleito em 2006.

Em 2010 foi eleito Senador por Minas Gerais.

CIDADÃO Nome: Aécio Neves da CunhaIdade: 54 anos (10/03/1960)Naturalidade: Mg-Belo HorizonteEstado Civil: Casado(a)Ocupação: SenadorEscolaridade: Superior completo

CANDIDATONúmero: 45Nome para urna: Aécio NevesCargo a que concorre: PresidentePartido: Partido da Social Democracia BrasileiraColigação: MUDA BRASIL (PSDB / PMN / SD / DEM / PEN / PTN / PTB / PTC / PT do B)Vice Presidente: Aloysio Nunes Ferreira Vice Presidente: Aloysio Nunes Ferreira

AÉCIO NEVES

Conheça os candidatos aPresidência da RepúblicaA cada edição, o jornal Valor Político trará um perfi l dos candidatos para ocupar o Palácio do Planalto. Conheça um pouco dos economistas Aécio Neves da Cunha e Dilma Vana Rousseff.

Política

De acordo com a Pesquisa Ibope divulgada no último dia 22 de julho, Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, tem 38% das intenções de voto para presidente da República. Em seguida, o senador Aécio Neves (PSDB), com 22%. Em Minas Gerais, Aécio lidera as pesquisas com 41% contra 31% da presidenta.

Arquivo VPArquivo VP

Page 8: Jornal Valor Politico Edição Eleição

8 Jornal Valor Político

Cidadaniawww.valorpolitico.com.br 1º a 7 de agosto de 2014

Das drogaspara a

Das drogasGlória

Dois anos longe do vício e do crime, Daniel Luzprepara seu segundo CD gospel, seguindo o grande sucesso de seu antecessor Subindo no Monte.

Da infância conturbada com a separação dos pais à entrada no tráfi co de drogas, Daniel Luz trilhou um caminho bem tortuoso. Mas hoje, após dois anos e meio ‘limpo’, ele colhe os frutos de uma vida saudável e já começa a compor as canções que farão parte de seu novo CD, ainda sem título. Mas antes do novo trabalho, ele prepara um DVD com o melhor do pagode e samba gospel.

Durante nove meses em uma clínica de reabilitação, Daniel Luz, despertou seu lado musical e começou a tocar cavaquinho e a compor. Ele, que sempre gostou de samba e pagode, compôs 20 canções, dessas 10 entraram no primeiro trabalho lançado em 2013, o Subindo no Monte. Ele lembra que na época, com o importante apoio do empresário Cristiano Oliveira, gravou um CD com quatro músicas próprias. O álbum era vendido para os amigos, familiares e membros das igrejas evangélicas, principalmente na Igreja Pentecostal Portas Abertas, por apenas R$ 5,00. “Meu estilo de música, diferente do gospel tradicional, encantou os jovens com minhas letras de libertação. Todo brasileiro

gosta de samba e pagode, ainda mais quando eles louvam ao Senhor. Aí o sucesso é garantido”, diz o músico que vem experimentando o sabor do sucesso ao ouvir suas canções nas rádios gospel mineiras.

Dono de um sorriso fácil e com a simpatia à fl or da pele, Daniel Luz é só alegria com a nova etapa de sua vida. Basta pegar o cavaquinho que parece que um

nasceu para o outro, de tanta intimidade e emoção. Por onde passa contagia as pessoas com sua energia, evangélicos ou não.

Carreira

A carreira de Daniel Luz é administrada pela família - mãe e irmã -, impulsionam a agenda do cantor que quer mostrar ao público jovem que é possível sair do mundo

das drogas e encontrar a felicidade ao lado das pessoas que ama e também ao lado de Jesus. “Antes eu era Daniel Trevas, hoje sou Daniel Luz. Do medo ao respeito. Sou um homem de Deus. Estou muito mais feliz e me sinto completo com o Senhor”, afi rma.

O CD Subindo no Monte traz 10 composições próprias, destaque para ‘Sobe no Monte’, ‘Eu’, ‘Falsos Amigos’ e ‘Viver Eternamente’, canção que tem a participação do cantor gospel Yuri. “O álbum é autoral e fala muito da minha vida, das pedradas que eu levei e que ainda levo. Algumas pessoas dizem que meu som é coisa do diabo. Mas só toma pedrada as árvores que estão dando frutos”, desabafa Daniel.

No próximo dia 29 de agosto, Daniel Luz fará uma apresentação especial no 13º Aniversário da Igreja Pentecostal Portas Abertas, do ministério do Pastor Marcos Borges, em Venda Nova (Av. Vilarinho, 3245). A comemoração vai até o dia 31 de agosto com a apresentação de várias atrações musicais. Além disso, o músico tem se apresentado em casas de show gospel como a Santo Cristo Gospel Pub.

Política

Com tanto carisma e responsabilidade na palavra, Daniel Luz afi rma que em 2014, ano de eleições, terá uma grande missão em escolher seus candidatos. Segundo ele, escolherá homens de bem e aqueles que apresentaram o dom da Política, o dom de encantar as pessoas. “Precisamos de parlamentares que ousem mudar o mundo, mudar a nossa vida e nossos ideais. Eu já tenho meus candidatos e sei que eles não estão prometendo apenas para os homens, eles estão prometendo para Deus. Tenho certeza que eles farão aquilo que Deus escolheu para eles e a cabe a todos nós apoiá-los”, diz o cantor.

Contato: [email protected] www.danielluzapresenta.com.br(31) 7313-6633 9606-9326

“Sobe no monte, desce do monte, e a glória Deus aleluia!!Eu sou diferente, eu sou um crente vencedor! “

Daniel Luz

Arqu

ivo

VP

Page 9: Jornal Valor Politico Edição Eleição

9www.valorpolitico.com.br1º a 7 de agosto de 2014 Jornal Valor Político

Cidadania

GlóriaTransporte alternativo precisa de soluções rápidasEmpresários mineiros querem sair da clandestinidade, mas esperam uma legislação justa para aqueles que possuem poucos veículos para realizar o transporte municipal e intermunicipal.

Várias empresas de transporte municipal e intermunicipal trabalham atualmente na clandestinidade, sem pontos de paradas específi cos e sem uma legislação que benefi cie o negócio que cresce a passos lentos. Muitos reinvindicam dignidade ao segmento e querem uma oportunidade para tocar a atividade.

Atualmente, existe na Região Metropolitana de Belo Horizonte mais de 50 empresas que fazem o transporte chamado de alternativo. De acordo com Edilson Nascimento, o Tutuca, é preciso um projeto de lei que organize o transporte alternativo em todo o Estado. “Talvez a solução seja a criação de uma cooperativa de empresários de transporte assim como existe em outros estados brasileiros”, afi rma Tutuca.

Em Belo Horizonte, muitos ônibus alternativos utilizam o Terminal JK como parada de embarque e desembarque. Porém o espaço não oferece boas condições como uma rodoviária. Para Tutuca, uma boa ideia seria a criação de pontos de parada para os ônibus alternativos em várias cidades mineiras, o que garantia a segurança dos

passageiros que utilizam este tipo de transporte.

O setor carece de medidas emergenciais, já que não consegue sobreviver com a rigorosa fi scalização da Polícia Rodoviária Federal e também a alta alíquota de impostos municipais e federais. “Não queremos fugir de nossas responsabilidades, mas temos que ter uma legislação justa para todos. O mercado é grande e oferece boas oportunidades”, avalia Tutuca.

História do Trasporte Alternativo

O transporte alternativo em Belo Horizonte começou a tomar corpo no fi nal de 1999, quando cerca de 300 perueiros rodavam na capital mineira. Devido à expansão da atividade, a Prefeitura Municipal começou a negociar com representantes da categoria a regulamentação de 300 trabalhadores.

O número e as condições oferecidas pela Prefeitura de BH para rodar fora da região central, apenas onde o sistema de transporte é oferecido por ônibus era precário e considerado

insufi ciente pelos perueiros e aí começaram os protestos. Carreatas e o estacionamento de peruas na avenida Afonso Pena, que fi ca em frente à Prefeitura, foram os recursos mais usados.

As manifestações diminuíram depois que os perueiros começaram a conseguir na Justiça liminares individuais que permitiam a eles trabalhar. Cerca de 1.600 conseguiram essa liberação judicial.

Com as manifestações foram criadas em vários bairros as linhas suplementares, fazendo o trabalho dos perueiros.

Táxis alternativos

Além dos ônibus, os táxis também sofrem com a falta de uma legislação especial. Na região do Vale do Mucuri, por exemplo, taxistas estão sendo alvo de multas por parte da Polícia Militar por circularem em praças que não são de destino. Mesmo os de

placa vermelha estão sendo multados, o que prejudica o faturamento do mês e rende pontos na carteira. “Quem sabe mobilizamos os parlamentares mineiros para criar uma situação onde o taxista que seja de fora possa transportar na cidade, mas

apenas com passageiros do seu município de destino. Assim ninguém atrapalharia ninguém e teríamos praça para todos”, aponta Tutuca.

CONTATO: [email protected]

Tutuca: o transporte alternativo mineiro precisa urgentemente de defi nições

Arquivo VP

Arquivo VP

Page 10: Jornal Valor Politico Edição Eleição

10 Jornal Valor Político

Perfi lwww.valorpolitico.com.br 1º a 7 de agosto de 2014

Considerado um dos maiores nomes do jornalismo policial de Minas Gerais, Laudívio Alvarenga Carvalho, 52 anos, nasceu na cidade de Bocaiúva, norte de Minas, indo com a família para Montes Claros, onde teve início a sua carreira jornalística. Ainda adolescente, em 1977, começou a trabalhar como repórter policial no jornal Diário de Montes Claros. Aos 15 anos de idade, participou de um concurso na única emissora do município, a Rádio Educadora, dando início a uma longa jornada no radialismo mineiro e se tornando um dos principais profi ssionais do rádio ao lado de outros profi ssionais como Mônica Miranda, Carlos Viana, José Lino, Eduardo Costa, Márcia Barroso e Camila Dias.

Em fevereiro de 1980, Carvalho mudou-se de vez

para Belo Horizonte, estreando na Rádio Itatiaia, a convite de Januário Carneiro, fundador e idealizador da emissora mineira. Todos os dias ele chegava ao trabalho às 6 horas da manhã e vinha a pé, pois tinha que optar entre tomar café da manhã ou pegar o ônibus para o bairro Bonfi m. “Mas o sacrifício foi compensador. Me profi ssionalizei e me apaixonei pelo veículo rádio. Minha missão com a verdade, com o povo, com a comunidade, me fez crescer e aprender muito sobre a vida”, diz emocionado.

Mudando de ares

Do rádio para a TV foi um pulo. Na TV Alterosa, afi liada do SBT, Laudívio Carvalho apresentou grandes sucessos jornalísticos como o Aqui Agora,

O Povo na TV, TV Verdade, Alterosa Patrulha, Jornal da Alterosa, SBT Brasil Manhã, e Minas Urgente, na Band. Fora do jornalismo policial, ele também participou do Programa Sílvio Santos, durante dois anos, entregando prêmios da Telesena. No rádio, apresenta o Itatiaia Patrulha, um programa diário e vespertino voltado ao jornalismo policial. Nele, criou o famoso bordão: Se você não quer aparecer, não deixe o fato acontecer. O programa é um dos mais ouvidos em Minas Gerais, e registra uma audiência superior a 350 mil ouvintes por minuto na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

De cunho policial, a atração diária tem como foco assuntos relacionados à segurança pública e busca em cada ocorrência a perspectiva e visão de todos

ACONTECER!”

“Se você não querAPARECER,

ACONTECER!”

APARECER,não deixe o fato

Um dos bordões mais conhecidos do rádio mineiro, é hoje a linha de frente do jornalista e apresentador do programa Itatiaia Patrulha, Laudívio Carvalho.

Divulgação

Page 11: Jornal Valor Politico Edição Eleição

11www.valorpolitico.com.br1º a 7 de agosto de 2014 Jornal Valor Político

Perfi l

ACONTECER!”

os envolvidos no fato, sejam eles vítimas, suspeitos, testemunhas ou policiais. “O jornalismo do Itatiaia Patrulha não se resume a contar o fato, mas sim mostrar o que está por trás dele. A prioridade do Patrulha é repassar aos ouvintes da rádio a notícia em primeira mão. Durante o programa ocorrem as participações ao vivo de correspondentes do interior do Estado, do Rio de Janeiro e de São Paulo, que apuram e apresentam as notícias de última hora. O ouvinte conta, também, com informações sobre o trânsito, além da prestação de serviço com anúncios de veículos roubados, campanhas de doação de sangue, pessoas desaparecidas, entre outros”, afi rma o jornalista que apresenta o programa há oito anos.

Para o jornalista mineiro, mesmo com as novas tecnologias nos meios de comunicaçao, o rádio não foi esquecido e continuará sendo muito utilizado, servindo de pauta para as redações de jornais, revistas e internet. “O rádio tem o seu lugar na

história do país e não vai morrer. O rádio se reinventa a cada dia. “Faço o que amo. Faço rádio”, diz Laudívio Carvalho.

Sucesso

O primeiro prêmio Líbero Badaró de Jornalismo de Minas Gerais foi dado ao trabalho intitulado “Os piores momentos da Barraginha”, tragédia que marcou a vida de milhares de pessoas na favela Vila Barraginha, em Contagem, quando em uma tarde chuvosa toda uma vila veio abaixo, soterrando homens, mulheres e crianças. Em meio aos gritos de desespero, Laudívio Carvalho não titubeou: tirou os sapatos, dobrou as calças até o meio dos joelhos e começou a retirar vivos e mortos, soterrados em meio a um mar de lama podre. Oito pessoas foram salvas pelo repórter, dentre elas, uma senhora que amamentava um fi lho pequeno.

Ao longo dos mais de 30 anos de profi ssão,

Laudívio Carvalho recebeu diversas homenagens, como reconhecimento pelos serviços prestados à comunidade: Titulo Cidadão Honorário de Belo Horizonte; Titulo Cidadão Honorário de Ribeirão das Neves; Medalha Juscelino Kubitschek - Governo do Estado de Minas Gerais; Medalha Alferes Tiradentes - Polícia Militar de Minas Gerais; Grande Colar do Mérito Legislativo Municipal - Câmara Municipal de Belo Horizonte; Comenda do Mérito Judiciário do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais; Ordem do Mérito Legislativo - Assembleia Legislativa de Minas Gerais; Ordem do Mérito Imperador Dom Pedro I - Corpo de Bombeiro de Minas Gerais; Medalha “Boina de Ouro” da Polícia Militar de Minas Gerais; Diploma do Mérito Maçônico das Grandes Lojas Maçônicas de Minas Gerais; Medalha do Reservista da AREB - Associação dos Reservistas do Exército Brasileiro; Comenda “Amigos e Colaboradores da PMMG”- Polícia Militar de Minas Gerais e a Comenda “Honra ao Mérito” da Associação dos Servidores da Policia Civil de Minas Gerais.

Honra ao Mérito concedido pela CUME - Associação Central Única dos Militares Estaduais de Minas Gerais

Carteira de fi liação sindical de sócio benemérito concedida pelo SINDPOL/MG

Cidadão Honorário de Belo Horizonte concedido pela Câmara Municipal de BH

Grande Colar do Mérito Legislativo concedido pela

Câmara Municipal de BH

DeputadosDeputadosDeputadosDeputadosDeputadosDeputadosDeputadosDeputadosDeputadosDeputadosDeputadosDeputadosDeputadosDeputadosDeputadosDeputadosDeputadosDeputadosDeputadosDeputadosDeputadosDeputadosDeputadosDeputadosDeputadosDeputadosDeputadosDeputadosDeputadosDeputadosDeputadosDeputadosMineiroswww.deputadosmineiros.com.br

Conheça o portal Deputados Mineiros.Acompanhe de perto as atividades promovidaspelos parlamentares mineiros e pelos candidatos às Eleições 2014.

Para você que não tem muito tempo na TV para mostrar suas propostas, o portal Deputados Mineiros é a solução. Nele sua campanha ganha credibilidade, segurança e visibilidade. Mais de 320 mil acessos/mês de acordocom o Google Analitcs.

Informações, vídeos, notícias e muito mais!

Anuncie: (31) 3234-1458 [email protected]

Fotos: Divulgação

DeputadosDeputadosDeputadosDeputadosDeputadosDeputadosDeputadosDeputadosDeputadosDeputadosDeputadosDeputadosDeputadosDeputadosDeputadosDeputadosDeputadosDeputadosDeputadosDeputadosDeputadosDeputadosDeputadosDeputadosDeputadosDeputadosDeputadosDeputadosDeputadosDeputadosDeputadosDeputadosDeputadosDeputadosDeputadosDeputadosDeputadosMineiroswww.deputadosmineiros.com.br

Cadastro

Apresentação

Candidatos

Anuncie

Contato

/deputadosmineiros

Candidatos

deputadosmineiros.com.br

Page 12: Jornal Valor Politico Edição Eleição
Page 13: Jornal Valor Politico Edição Eleição

POR UMA MINASPOR UMA MINASCADA VEZCADA VEZMelhor!

DEPUTADO ESTADUALDEPUTADO ESTADUALDEPUTADO ESTADUALDEPUTADO ESTADUAL

XAVIER10500/XAVIER10

Aulas de Legislação de trânsito gratuitas nas escolas públicas; Aposentadoria às mães que dedicaram suas vidas pela família;Isenção de IPTU para as bancas de revistas;Valorização dos personal trainners para acompanhamentode idosos em academias a céu aberto;Implantação do vale-internet para intercâmbio de estudantesnas lanhouses.

13www.valorpolitico.com.br1º a 7 de agosto de 2014 Jornal Valor Político

ArtigoPAULO RICARDOMENEZESEconomista e ex-diretor administrativo e fi nanceiro da Rede Globo Montes Claros

ESPERANÇA: A palavra mágica que move, alavanca e impulsiona a grande maioria do povo brasileiro, tão sofrido, massacrado e ultrajado e, mesmo assim, segue na sua luta diária alimentado pelos sonhos e ideais de dias melhores.

Recentemente aconteceu em nosso país a “Copa do Mundo Fifa 2014”, paixão maior do povo brasileiro que ofereceu aos estrangeiros um espetáculo magnífi co de hospitalidade, civilidade, alegria e mostrando as nossas belezas e o lado bom do nosso povo. Esperávamos que a nossa seleção fosse fazer apresentações exuberantes e shows de bola, mas infelizmente para decepção e frustração total, foi o maior fi asco da história do futebol brasileiro. Tudo isso a mercê dos desmandos e prepotência dos Dirigentes da CBF e de sua Comissão Técnica, que se achavam os donos da verdade. Mas não importa, esperamos dias melhores para o nosso futebol, espírito este que é próprio do nosso povo. A vida continua...

Vamos partir agora para a parte fi nanceira que é a nossa preocupação diuturna. Quando entramos nessa seara, vem imediatamente à nossa mente as instituições fi nanceiras, os “bancos” no dizer popular. Aí é que está um dos grandes dramas nacionais, razão de sofrimentos e angústias de parte da população ou da maioria dela, que necessita diariamente utilizar essas instituições para cumprir as suas obrigações, sejam de qual ordem for.

Vejam os senhores: Deparamo-nos periodicamente na mídia nacional com publicações dos balanços fi nanceiros dos bancos, onde podemos constatar, com certo assombro, os lucros exorbitantes para

um país considerado pobre: 3, 4, 5, 10, 11, 12 bilhões de lucro líquido em um semestre.

Dá para comprar um novo banco a cada semestre. A principal origem

dessas receitas é proveniente dos juros escorchantes das

tarifas absurdas que são cobradas dos clientes, que deveriam ser

considerados como a razão maior da existência

dos Bancos. Mas, infelizmente não é isto que acontece.

A cobrança de tarifas então é um capítulo à parte. Existem tarifas para todos os gostos: tarifa para abertura de conta, para fornecimento de extratos, para transferência de numerário, e, a mais hilária se não fosse trágica tarifa para manutenção da conta, com a estranha

nomenclatura de “cesta básica”. Confortável seria, como o próprio

nome indica, para suprir a cozinha do cliente. Mas não, serve para

diminuir ainda mais o seu minguado saldo.

Mas a esperança continua. E o circo dos horrores também. Recentemente saiu

publicada nos principais jornais do País uma matéria que, verdadeiramente, é de nos deixar

perplexos: foi noticiado que o Banco Santander inseriu no verso dos extratos bancários mensais dos clientes o seguinte informativo: “A reeleição da atual Presidente levará a economia do país ao caos”. Não dá para entender que espúrias intenções continha essa mensagem. Para nós, o que está em consideração é a absurda falta de respeito com a dignidade que representa a autoridade do mandatário maior da nação. Verdadeira falta de ética, isto é intolerável e inaceitável.

Diante destes descalabros, vimo-nos impelidos a fazer uma viagem no tempo, retornando ao Império Romano que vivia momentos semelhantes, quando em determinado instante, o notável tribuno “Cícero”, dentro da sua admirável autoridade no Senado Romano inquiriu ao seu colega Senador da seguinte forma: “Quosque tandem “Catilina” abutere pacientia nostra?”, traduzindo para o Português: “Até quando Catilina abusarás da nossa paciência?”

Quando nada mais restar disque: 0800-Esperança!

Até quando?

Salve lindo pendão da minha terra,

que a brisa do mar beija e balança.

Estandarte glorioso que encarna, os mais nobres sentimentos

de orgulho, amor e esperança.

isso a mercê dos desmandos e prepotência dos Dirigentes da CBF e de sua Comissão Técnica, que se achavam os donos da verdade. Mas não importa, esperamos dias melhores para o nosso futebol, espírito este que é próprio do nosso povo. A vida continua...

um país considerado pobre: 3, 4, 5, 10, 11, 12 bilhões de lucro líquido em um semestre.

Dá para comprar um novo banco a cada semestre. A principal origem

dessas receitas é proveniente dos juros escorchantes das

razão maior da existência dos Bancos. Mas, infelizmente

não é isto que acontece.

A cobrança de tarifas então é um capítulo à parte. Existem tarifas para todos os gostos: tarifa para abertura de conta, para fornecimento de extratos, para transferência de numerário, e, a mais hilária se não fosse trágica tarifa para manutenção da conta, com a estranha

nomenclatura de “cesta básica”. Confortável seria, como o próprio

nome indica, para suprir a cozinha do cliente. Mas não, serve para

diminuir ainda mais o seu minguado saldo.

Mas a esperança continua. E o circo dos horrores também. Recentemente saiu

publicada nos principais jornais do País uma matéria que, verdadeiramente, é de nos deixar

Valor

do an

úncio

: R$ 1

.998,0

0

Page 14: Jornal Valor Politico Edição Eleição

SABE QUEM ESTA APOIANDOUM DOS MAIORES MOVIMENTOSPELA PAZ EM MINAS?TODOS OS MINEIROS.

´O movimento Minas pela Paz jáimplantou diversos projetos que

ajudaram a reduzir a violênciano Estado. Graças a ele, centenas

de ex-detentos ganharam formaçãoe emprego. Milhares de crianças

receberam educação e culturaE a polícia ganhou mais e�ciência

com o 181 Disque DenúnciaApoie você também o Minas pela Paz

Se ele sozinho já faz tantoimagine com todos nós

.

.

.,.

Participe:minaspelapaz.org.br

Leo B

urne

tt T

ailo

r M

ade

30933-012-LBTM-MinasPelaPaz-AnCasal-RevPQN-20X27.indd 1 3/6/14 7:08 PM

SABE QUEM ESTA APOIANDOUM DOS MAIORES MOVIMENTOSPELA PAZ EM MINAS?TODOS OS MINEIROS.

´O movimento Minas pela Paz jáimplantou diversos projetos que

ajudaram a reduzir a violênciano Estado. Graças a ele, centenas

de ex-detentos ganharam formaçãoe emprego. Milhares de crianças

receberam educação e culturaE a polícia ganhou mais e�ciência

com o 181 Disque DenúnciaApoie você também o Minas pela Paz

Se ele sozinho já faz tantoimagine com todos nós

.

.

.,.

Participe:minaspelapaz.org.br

Leo B

urne

tt T

ailo

r M

ade

30933-012-LBTM-MinasPelaPaz-AnCasal-RevPQN-20X27.indd 1 3/6/14 7:08 PM

Page 15: Jornal Valor Politico Edição Eleição

15www.valorpolitico.com.br1º a 7 de agosto de 2014 Jornal Valor Político

CulturaSite impulsionao Hip Hop em BHA cultura Hip Hop vem conquistando os jovens mineiros. Letras politizadas, rimas sociais e suingue. Este é o tom para a fórmula do sucesso. Belo Horizonte conta com vários representantes neste cenário que vem ganhando notoriedade com a divulgação dos trabalhos por sites, blogs e veículos de comunicação. Um deles é o Park News, que se tornou referência dessa manifestação cultural.

Antes de se tornar um site, o Parks News podia ser acessado pelo blog do Parks, criado por Marcos Henrique San Juan, ex-integrante do grupo de dança NewBoys. Ele conta que abriu mão de sua participação no grupo para transformar o blog em um veículo de comunicação que divulgasse a cultura

Hip Hop e gêneros similares em Belo Horizonte. Hoje, cinco anos no ar, o site Park News (parksnews.com.br) dá oportunidade a artistas anônimos divulgarem seus trabalhos e projetos.

Cultura de rua, música, dança, arte e comportamento. Essas são as principais pautas do site. Além dos temas que sempre deram o que falar no ‘Blog do Parks’. “A equipe do blog observou que muitas iniciativas interessantes acabavam não encontrando

espaço por não estarem ligadas

ao hip hop. Com o novo portal, artistas

independentes de qualquer área podem virar pauta e assim, mostrar seu trabalho”, afi rma Marcos Henrique.

O Park News possui um grande acervo de imagens e notícias, além de revelar os artistas da cultura de rua nacional a entrevistas com nomes consagrados do hip hop nacional e internacional. “Com isso, temos muitos acessos de internautas norte-americanos”, informa. As notícias do Parks também circulam pela internet e chegam até a imprensa formal. Já foram cedidos vídeos para emissoras de TV e textos para veículos de comunicação como o Portal R7 (Grupo Record); caderno Vibra BH, do jornal “Hoje em Dia”. Além deles, outros blogs e sites também utilizam matérias do Park News como www.robertamiranda.com.br, www.daghama.com.br, www.umsocaminho.com.br, entre outros.

Contato: marcosparksnews@

bol.com.br

Página na web divulga a cultura hip hop e se torna referência entre os grupos da capital mineira e também de todo o Brasil.

o Parks News podia ser acessado pelo blog do Parks, criado por Marcos Henrique San Juan, ex-integrante do grupo de dança NewBoys. Ele conta que abriu mão de sua participação no grupo para transformar o blog em um veículo de comunicação que divulgasse a cultura

espaço por não estarem ligadas

ao hip hop. Com o novo portal, artistas

chegam até a imprensa formal. Já foram cedidos vídeos para emissoras de TV e textos para veículos de comunicação como o Portal R7 (Grupo Record); caderno Vibra BH, do jornal “Hoje em Dia”. Além deles, outros blogs e sites também utilizam matérias do Park News como www.robertamiranda.com.br, www.daghama.com.br, www.umsocaminho.com.br, entre outros.

Contato: marcosparksnews@

bol.com.br

Hip Hop com função social e culturalUm dos grupos que vem despontando no cenário Hip Hop mineiro é o Ladoposto, criado em 2010 pelo raper TJ.

TJ iniciou seus trabalhos no palco por volta de 1998 quando integrava o grupo de contadores de histórias “passaredo”, que tinha por fi nalidade apresentar as crianças e adolescentes uma opção e estilo de vida diferente ao mais comum que a Vila Pinho oferecia a eles.

Em 2003, surgiu o Movimento Periferia Criativa, onde TJ veio a ter contato direto com a cultura hip-hop e rapidamente já fazia parte da diretoria participando ativamente das execuções dos projetos e eventos. Em 2004 começou a cantar rap no grupo “Suburbanos Mcs”. Um ano depois veio a fazer parte do grupo Cdr Trincaments. Promoveu e ajudou na promoção de eventos como o “MPC rap nacional”, ”Manifesto Hip-Hop”, e “Mesclando Ideias”.

Em 2010, TJ fundou o grupo “Ladoposto” e se associou ao portal rapmineiro.com. Além de ajudar a promover as

festas de aniversário do site em Itabira e Ipatinga, o raper desenvolveu um projeto de entrevistas para divulgar os grupos com menor expressão e também com os grupos renomados para contar um pouco da história do movimento em Minas Gerais.

O Ladoposto não é apenas um grupo de rap, mas sim uma associação ainda não registrada que conta com um grupo de ofi cineiros que leva seu trabalho às escolas públicas, proporcionando às crianças, jovens, e adolescentes o acesso à outras linguagens de cultura, esporte, lazer e entretenimento. “Também executamos um projeto de um time de futebol em parceira com o programa de controle de homicídios (Fica Vivo),e comerciantes locais. Trabalhamos com jovens com faixa etária de 12 a 24 anos em situação de vulnerabilidade social e os encaminhamos para cursos e empregos que possam dar rumo na vida deles. Temos obtido resultados importantes”, conta TJ, visto como referência e umas das lideranças de sua participativa comunidade.

Ladoposto: hip-hop com trabalho social e recuperação de jovens

Candidato,anuncie aqui a sua campanha.

Consulte-nos: (31) 3234-1458anuncio@ valorpolitico.com.brwww.valorpolitico.com.br

Publicação dirigida e gratuita.

Divulgação

Page 16: Jornal Valor Politico Edição Eleição

16 Jornal Valor Político

Profi ssãowww.valorpolitico.com.br 1º a 7 de agosto de 2014

99% dos militares sofrem com baixos salários no Brasil

MARCOS ANTONIO DE MEDEIROS

Idade: 49 anos (13/05/1965)

Naturalidade: Rio de Janeiro/RJ

Estado Civil: Casado

Ocupação: Militar da Reserva

Escolaridade: Superior (em curso)

CANDIDATONúmero: 1050

Nome para urna: Medeiros

Cargo a que concorre: Deputado Federal

Partido: Partido Republicano Brasileiro

(PRB)Coligação: COLIGAÇÃO MINAS PRA VOCÊ

(PT / PMDB / PROS /PC do B )

Recente pesquisa promovida pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Centro de Pesquisas Jurídicas Aplicadas da Fundação Getúlio Vargas e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (veja UOL), revelou que grande parte dos militares brasileiros vêm enfrentando várias difi culdades em suas carreiras. Cerca de 80% deles alegaram baixos salários, leis penais que consideram “inadequadas”, contingente militar insufi ciente, falta de uma política de segurança pública e formação e treinamento insufi cientes para todas as categorias.

Os policiais militares, por exemplo, não estão satisfeitos com seus salários, nem com suas instituições e muito menos com sua preparação para o exercício da profi ssão. Ainda de acordo com o levantamento, 86,2% dos militares afi rmaram que a gestão deve ser mais efi ciente; 65,9% disseram ter sofrido discriminação por serem policiais; 99% apontam os baixos salários; 98,2%

o treinamento e formação defi cientes; 97,3% o contingente policial insufi ciente e a falta de verbas para equipamentos e armas.

Para 87,3%, o foco de trabalho militar deveria ser reorientado para proteção dos direitos da cidadania; 66,2% acreditam que as carreiras policiais não são adequadas da maneira como estão organizadas; 80,9% acreditam que as polícias deveriam ser organizadas em carreira única, com ingresso por meio de concurso público.

Para o militar da reserva Marcos Antonio de Medeiros, a dignidade do militar brasileiro

é reduzida a cada dia. Atualmente os vencimentos da categoria se equiparam ao de países sem qualquer expressão militar ou econômica. “Estamos fartos de enviar nossas famílias para a praça pública reivindicar melhorias. Precisamos entender que na democracia, as mudanças são promovidas por meio do Parlamento. Só haverá melhoria quando formos, de fato,

representados no Congresso Nacional”, avalia Medeiros.

Diante deste preocupante quadro, o militar afi rma que a valorização de toda a

categoria ‘militar’ e ‘forças auxiliares’ depende de

cada “soldado”. A pesquisa do Fórum Brasileiro assusta, mas refl ete bem a realidade sofrida pelos profi ssionais nas últimas décadas. “É preciso um representante que entenda o

que a categoria passa e que lute para minimizar os

efeitos nocivos de

um sistema de carreiras arcaico que se tornou as forças militares. A reestruturação das Forças Armadas passa, primeiramente, pela valorização da família militar”, desabafa.

Atualmente, poucos são os parlamentares que são ou que foram militares. De Minas Gerais, apenas o Cabo Júlio (PMDB) e o Sargento Rodrigues (PDT) ocupam cadeiras na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Ambos eram policiais militares. No Congresso Nacional, o Estado ainda não tem um representante militar das Forças Armadas.

No interior de Minas

A desvalorização do profi ssional militar acontece também em várias cidades do interior de Minas Gerais. Se na capital mineira a situação é preocupante, no interior os casos ainda podem ser considerados piores. E o quadro se agrava e se alastra por toda a família, o grande pilar da carreira do militar. A falta de recurso de moradias dignas e educação para os fi lhos acabam por comprometer o trabalho desempenhado pelos militares e, com isso, desencadeia situações como o aumento de moradores nos aglomerados e favelas. “Todos os dias nossa segurança sofre pesados golpes que nos encarceram nas muralhas de nossos próprios lares. Só retomaremos essa liberdade, quando valorizarmos nossas forças de segurança. Eu sei cada mazela que nos afl ige, pois também sou um militar e vou trabalhar para devolver a dignidade aos meus companheiros e seus familiares”, afi rma Medeiros.

Apesar de ter nascido no Rio de Janeiro, toda a família de Marcos Antonio de Medeiros é do Vale do Mucuri e Jequitinhonha, regiões que sofrem com a falta de segurança e programas sociais efetivos. “Em nossas propostas, vamos contemplar essas ações e mostrar que juntos, podemos reconquistar nossa dignidade”, fi naliza.

O resultado é alarmante e mostra a atual realidade sofrida pelos profi ssionais. O quadro preocupa, pois interfere na dignidade das famílias que sofrem com falta de moradias e educação para os fi lhos.

Arqu

ivo

VP