jornal tudo pinhais

16
1 ANO X Nº 88 15/01 a 15/02/2016 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA e-mail: [email protected] Anuncie ligue: 3663-8447 PÁG.15 PÁG.04 PÁG.10 PÁG.13 PÁG.02 PÁG.06 PÁG.08 e 09 Terrafugia mostra funciona- mento do carro voador TF-X A Garota das Edições 2015 confira como foi o evento Moradores de Pinhais podem realizar empréstimos de livros no período de férias PÁG.14 PAG.10 Superação da crise mantém o desenvolvimento de Pinhais Carlinhos do Eliza assume como mais novo vereador de Pinhais Moedas raras podem valer até 700 vezes seu valor de face Inscrições para o Festival de Cinema Curta de Pinhais continuam abertas ANUNCIE JÁ 3663-8447 Qual o penteado ideal para cada ocasião?

Upload: tudopinhais

Post on 25-Jul-2016

222 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

O Jornal mais lido de Pinhais e Região Metropolitana de Curitiba, com muitas notícias de Pinhais, notícias da Região Metropolitana, Notícias do Paraná, Notícias do Brasil

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Tudo Pinhais

1

ANO X Nº 88 15/01 a 15/02/2016 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA e-mail: [email protected] Anuncie ligue: 3663-8447

PÁG.15

PÁG.04

PÁG.10

PÁG.13

PÁG.02

PÁG.06

PÁG.08 e 09

Terrafugia mostra funciona-mento do carro voador TF-X

A Garota das Edições 2015 confira como foi o evento

Moradores de Pinhais podem realizar empréstimos de livros no períodode férias

PÁG.14

PAG.10

Superação da crise mantém o desenvolvimento de Pinhais

Carlinhos do Eliza assume como mais novo vereador de Pinhais

Moedas raras podem valer até 700 vezes seu valor de face

Inscrições para o Festival de Cinema Curta de Pinhais continuam abertas

ANUNCIE JÁ3663-8447

Qual o penteado ideal para cada ocasião?

Page 2: Jornal Tudo Pinhais

2

DIRETOR RESPONSÁVELMarco Antonio Pinto

Obs. As materias assinadas não refletem necessariamente a opinião do jornal.

COLABORADORES:Adesnise de F. PereiraGisele da Luz PereiraLuiz Anselmo Pegurski

[email protected]

TEL - 3663-87447Distribuição: Pinhais, Piraquara, Curitiba, Quatro Barras, Colombo.

[email protected]

JORNAL

TUDO PINHAISRedação

Comercial

JURÍDICO

Possuo seguro, porém na hora de receber a indenização da segura-dora tive meu pedido negado. Como proceder?

Algumas pessoas já passaram por esta situação, ou até mesmo, co-nhecem alguém que tenha passado por isto. Obviamente a negativa da seguradora vem baseada em termos técnicos, ou até mesmo faz apenas menção ao manual do segurado ou as condições gerais do seguro.

No seguro de automóveis é comum as seguradoras negarem o paga-mento em razão de problemas no preenchimento do “perfil”, “inadim-plência” ou por “agravamento do risco”. Por exemplo, se o segurado deixa de informar que o veículo será conduzido por pessoa jovem, ou informa um determinado tempo de utilização por essa pessoa, e, posteriormente ao acidente a seguradora apura, por conta própria, qualquer informação diferente, logo o seguro é negado. Se o veículo é conduzido por pessoa alcoolizada, o seguro também é negado.

Já no seguro de vida, é comum a seguradora negar o pagamento da indenização sob o argumento de que o segurado “omitiu inten-cionalmente informações no ato do preenchimento do questionário de saúde” ou “questionário de avaliação de risco”. As seguradoras costumam alegar que a doença era pré-existente à contratação, e negam o pagamento por entender que o segurado faltou com a ver-dade no ato de preencher o questionário. Além disso, a maior parte das negativas desse ramo do seguro, são decorrentes da interpre-tação da seguradora a respeito do estado de invalidez do segurado, onde esta entende que para ter o direito à indenização, o segurado precisa estar, praticamente, em estado vegetativo. Problemas de inadimplência das parcelas e prescrição do direito também são co-muns nessa espécie de seguro.

No seguro residencial, é muito comum as negativas basearem-se na falta de comprovação da ocorrência de furto qualificado, ou seja, mediante arrombamento ou escalada de obstáculos, ou então, pro-blemas relacionados com a comprovação da propriedade dos bens furtados/roubados.

Temos, ainda, os casos em que o segurado possui seguro de co-bertura para terceiros, denominado “seguro de responsabilidade civil facultativa”, onde contrata uma determinada quantia para cobrir os custos com danos causados a alguém em um acidente. Nesses ca-sos, são comuns as negativas baseadas em falta de cobertura para danos morais, ou problemas relacionados a reparação do veículo do terceiro em oficinas credenciadas, entre outros.

Mas o que fazer nos casos de negativa por parte da seguradora?

O ideal, é sempre documentar todos os pedidos junto a seguradora, em muitos dos casos a própria ouvidoria faz uma nova análise do caso e procede o pagamento, quando isso não ocorre, o indicado é procurar seu advogado ou escritório de advocacia de confiança.

Problemas com seguros

edição eletrônica

jurídico:Alessandro Ricardo de Oliveira OAB/PR 56.318

Superação da crise mantém o desenvolvimento de Pinhais

O município vem superando os obstáculos econômicos, ao manter o orçamento em dia, respeitando seus compromissos sem deixar de investir

Diante do momento vi-venciado, não só o Brasil, mas também

em dezenas de países espalha-dos pelo mundo, superar a cri-se é o desejo de muitas organi-zações sejam elas públicas ou privadas. Uma prefeitura tam-bém é uma empresa, que pres-ta serviços à população e deve fazer o uso responsável dos recursos que possui, além de prestar contas para seus “clien-tes”. Neste contexto, Pinhais é uma cidade que vem superan-do os obstáculos econômicos, ao manter o orçamento em dia, respeitando seus compromis-sos sem deixar de investir.

Manter as contas equilibradas em tempos de crise de fato não é uma tarefa fácil, e que deman-da comprometimento de todos os envolvidos. Para ampliar os serviços, a Prefeitura aumentou consideravelmente seu quadro de funcionários, que hoje conta com mais de 3 mil servidores. Todos desempenham papel fundamental no processo de construção de uma organiza-ção, que consegue manter-se economicamente estável em momentos turbulentos.

Melhor em Gestão Fiscal

Um passo importante diante da crise é o de não estagnar. Existem diversas recomenda-ções, sobretudo de especialis-tas na área da economia, de que o pessimismo só faz piorar a situação. Assim, investir em programas como o Compra Pi-nhais e Rodada de Negócios promove o desenvolvimento e fortalecimento das empresas locais e os motiva. “Nós esta-mos vivendo um momento pro-pício para encontrarmos solu-ções criativas e a Prefeitura de Pinhais procura fazer sua parte. Com organização, consegui-mos honrar nossos compromis-sos. E não podemos perder o otimismo, isso é o que nos mo-tiva e faz com que motivemos também quem investe e vive a cidade”, comenta o prefeito de Pinhais, Luizão Goulart.

O reconhecimento de insti-

tuições renomadas também é importante, e assegura que estamos no caminho certo. No ano passado, a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), divulgou o ín-dice de gestão fiscal dos mu-nicípios brasileiros. Mais uma vez, Pinhais se destacou entre as cidades com maior pontu-ação. Considerando os muni-cípios paranaenses com mais de 100 mil habitantes, Pinhais ficou atrás apenas de Maringá. Na Região Metropolitana de Curitiba, considerando todos os municípios, independente de número de habitantes, Pinhais conquistou a primeira coloca-ção.

O índice analisa a situação fiscal de municípios de todo o país, através de cinco indica-dores: receita própria, gastos com pessoal, investimentos, liquidez, e custo de dívida. As informações usadas para o cál-culo dos indicadores são dispo-nibilizadas pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Para a secretária de Administração, Rosa Maria, o índice aponta a eficácia da gestão que con-segue obter sucesso devido à capacidade técnica da equipe. “Esta colocação de Pinhais demonstra a excelência em gestão e o bom planejamen-to realizado nesta cidade, que conseguiu aplicar os investi-mentos necessários, seguindo todas as normas legais”, salien-tou.

Qualidade em Gestão

No ano de 2014, o municí-pio também recebeu o Prêmio Paranaense da Qualidade em Gestão, que consiste em um ci-clo de premiação que visa reco-nhecer organizações públicas e privadas adeptas das práticas de gestão estabelecidas pelo Modelo de Excelência da Ges-tão (MEG) da Fundação Na-cional da Qualidade – FNQ. O modelo tem como base de ava-liação o estímulo à inovação, a produtividade e a qualidade dentro do ambiente de trabalho.

Geração de Emprego

Já o Observatório do Traba-lho indicou a Agência do Tra-balhador de Pinhais como a que mais se destacou no apro-veitamento de vagas, entre os meses de janeiro e outubro de 2015, em comparação ao mes-mo período de 2014. “Mesmo com queda na oferta de opor-tunidades, principalmente na área da indústria e construção civil, conseguimos manter uma boa colocação. Já o setor de comércio manteve um saldo po-sitivo nas admissões segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) no período de janeiro a novembro de 2015”, explica a gerente da Agência do Trabalhador, Giane de Jesus.

Bom Planejamento

No que se refere aos inves-timentos em infraestrutura, o município manteve o planeja-mento de obras, inaugurando equipamentos e pavimentando as ruas da cidade. Também fo-ram mantidos e viabilizados no-vos projetos em todas as áreas de atuação da administração municipal. “Não paramos de investir. Nossas equipes estão muito bem preparadas e as secretarias trabalham em sin-tonia para conseguir economi-zar sem que percamos nossa capacidade de investimento”, ressalta o prefeito Luizão.

Serviço

Para acompanhar as infor-mações sobre a Prefeitura de Pinhais acesse o site pinhais.pr.gov.br

Já o Portal da Transparência assegura a correta aplicação dos recursos públicos aumen-tando a transparência da ges-tão pública, permitindo que o cidadão acompanhe como o dinheiro público está sendo uti-lizado e colabore com a fiscali-zação.

Page 3: Jornal Tudo Pinhais

3

A trincheira será construída entre as Avenidas Jacob Macanhan e Camilo di Lellis e auxiliará na trafegabilidade do local

Obras na Rodovia João Leo-poldo Jacomel continuam

Guarda Municipal de Pinhais orienta a população em relação à perturbação de sossego

Há alguns meses, foram iniciadas as obras para a construção da trin-

cheira entre as Avenidas Jacob Macanhan e Camilo di Lellis. A intervenção é conduzida pelo Governo do Estado com apoio da Prefeitura municipal e faz par-te do processo de duplicação da Rodovia João Leopoldo Jacomel, principal ligação entre Pinhais e Piraquara.

No total, a intervenção entre os dois municípios tem 14 quilôme-tros de extensão. A duplicação tem o objetivo de ampliar a ca-pacidade de tráfego da rodovia por onde passam mais de 25 mil veículos por dia, conforme levan-tamento do Governo do Paraná.

Além da pavimentação, as equipes contratadas trabalham na terraplanagem, drenagem,

alargamento e construção de mu-ros de arrimo.

Entenda a obra

Ao todo, o projeto engloba uma trincheira, 14 km de novas pistas duplicadas, 28 km de calçadas e ciclovias, um viaduto, três novas pontes e oito novas passarelas.

Na primeira fase, a rodovia João Leopoldo Jacomel (PR-415) rece-berá mais uma pista. De acordo com o projeto, este primeiro tre-cho ficará com seis pistas, três de cada lado. Além disso, serão construídas ciclovias e calçadas. As terceiras faixas serão prioritá-rias para os ônibus e conversões dos veículos. Já o segundo tre-cho, entre Pinhais e Piraquara, terá seis faixas de circulação, quatro a mais que atualmente.

Além da duplicação de 14 quilô-

metros entre Pinhais e Piraquara, estão previstas a construção de uma trincheira entre as Aveni-das Jacob Macanhan e Camilo di Léllis, 28 quilômetros de calçadas e ciclovias, um viaduto de entron-camento com a via férrea e a Ave-nida Humberto de Alencar Castelo Branco, três novas pontes e oito novas passarelas.

A previsão de término das obras é para o segundo semestre de 2016. Além de Pinhais e Pira-quara, a PR-415 é utilizada como ligação ao município de Quatro Barras e ao Contorno Leste de Curitiba, e também dá acesso aos estados de São Paulo e Santa Catarina e ao litoral do Paraná. O DER alerta aos motoristas que é necessário redobrar a atenção às placas de sinalizações, já que o trânsito está mais lento devido às obras.

El Niño trará mais chuvas ao Paraná nos próximos três mesesA prefeitura realiza um amplo trabalho no sentindo de resolver os problemas de alagamento que atingiam várias regiões do município

O fenômeno El Niño con-tinuará a influenciar o clima brasileiro pelos

próximos três meses, aumentan-do o volume e a intensidade das chuvas na região Sul do País. A previsão foi divulgada na última terça-feira (19) pelo Grupo de Trabalho em Previsão Climática Sazonal do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Além das chuvas no Sul, tam-bém estão previstas temperatu-

ras mais altas que a média his-tórica em grande parte do País e a diminuição das p rec ip i tações nas regiões Nor-te e Nordeste até abril.

Para o dire-tor do Centro Universitário de Estudos e Pes-quisas sobre

Desastres do Paraná (Ceped/PR), capitão Eduardo Gomes Pi-nheiro, o fenômeno exige uma preparação maior do Estado e dos municípios para minimizar os efeitos das fortes chuvas previs-tas.

“Ao mesmo tempo em que ve-mos com preocupação esta previ-são, principalmente depois de sair de uma semana extremamente chuvosa no Estado, sabemos que o Paraná está preparado para enfrentar novos eventos”, disse o

capitão Pinheiro. “Com o Sistema de Proteção e Defesa Civil, o Go-verno do Estado procura avançar na proteção à população em caso de desastres naturais”, afirma.

REFORMULAÇÃO – O capitão Pinheiro explica que, em 2011 – quando as chuvas causaram fortes estragos no Litoral parana-ense – o Paraná iniciou a refor-mulação das ações de Proteção e Defesa Civil, que estavam desa-tualizadas desde 1999, e buscou o fortalecimento das ações de prevenção a desastres.

Hoje o Paraná é o único Estado brasileiro em que todos os mu-nicípios contam com planos de contingência, que mapeiam as áreas de atenção e incluem infor-mações sobre abrigos e demais recursos para o atendimento da população.

“Os planos, porém, não resol-vem se os municípios não se-

guirem os dados no momento do desastre”, destaca o capitão Pinheiro. “A Defesa Civil trabalha sempre para que as prefeituras utilizem aquilo que foi descrito para esta área no plano de con-tingência”, ressalta.

REDESASTRE – Outro resul-tado da reformulação das ações de Defesa Civil foi a criação, em 2014, da Rede Estadual de Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação Tecnológica Voltada à Redução de Riscos de Desastres (Redesastres). Gerida pelo Ce-ped/PR, a Redesastre conta com 15 universidades públicas e pri-vadas e instituições de pesquisa cooperadas para produzir estu-dos que buscam difundir conhe-cimentos sobre redução de riscos de desastres naturais.

Além da produção de pesquisa, a Redesastre prevê a execução de projetos de extensão e cursos que apresentem soluções para os

problemas enfrentados no Esta-do. “Há muito a ser feito. Nossa função é organizar a comunidade científica e acadêmica em torno dos esforços voltados para a re-dução dos riscos de desastres no Paraná”, explica o diretor do Ce-ped/PR.

EL NIÑO – O El Niño começou no segundo semestre do ano passado e é um dos mais inten-sos desde 1997, afirma Gilvan Peixoto, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e membro do GT de Previ-são Climática do ministério.

O fenômeno é causado pelo aquecimento das águas do Oce-ano Pacífico, que modifica a situ-ação da atmosfera e ocasiona as mudanças no clima. “Neste ano, ele se configurou em um evento realmente muito forte e deve in-fluenciar o clima do Brasil e de todo o globo ao longo do primei-ro semestre de 2016”, ressalta o pesquisador.

A boa convivência em so-ciedade exige respeito em relação a algumas

regras. Diante disso, a Guarda Municipal de Pinhais, procura constantemente orientar a po-pulação no que diz respeito às condutas necessárias a fim de evitar transtornos. Entre estas orientações está a de evitar o excesso de ruídos e conse-quente perturbação de sosse-go.

De acordo com a superinten-dente da Guarda Municipal de Pinhais, Major Iracema Maschio Figueiredo, o atendi-mento a este tipo de ocorrên-cia demanda gasto de tempo e um número significativo de viaturas e profissionais. “Este tempo e aparato poderiam ser dedicados a prevenir fur-tos, roubos e outros crimes de maior potencial ofensivo con-tra nossa comunidade”, expli-ca.

Somente nos últimos três me-ses do ano passado, foram atendidas 139 situações de perturbações de sossego. “E aproximadamente 100 orien-tações realizadas diretamente em patrulhamento preventivo,

isto é, antes mesmo da Guar-da Municipal ser acionada, por meio do número 153”, comple-ta.

Segundo a GM de Pinhais, na primeira chamada será feita a orientação e o cadas-tro da denúncia. No segundo chamado o equipamento de som será apreendido e o res-ponsável encaminhado à De-legacia onde será assinado o Termo Circunstanciado por desobediência e perturbação do sossego. “Depois deste procedimento, o autuado sairá com data agendada para com-parecimento perante o juízo, inclusive sob pena de condu-ção coercitiva, podendo ser condenado a prestar serviços à comunidade e pagar multa”, afirma.

Quem ouve som em volume alto comete infração, descrita no artigo 42, da Lei de Con-travenções Penais e é punido com prisão simples de 15 dias a 3 meses; estando também prevista no artigo 54 da lei n°9.605/1998- Lei dos Crimes Ambientais, onde a pena é de reclusão é de um a quatro anos e multa.

Page 4: Jornal Tudo Pinhais

4

A seleção atende a necessidade temporária de contratar servidores para atu-ar no Programa de Esporte e Lazer na Cidade

A Prefeitura de Pi-nhais abriu o edi-tal do Processo

Seletivo Simplificado nº 003/2016, para a função de Agente Social de Lazer e Esporte Recreativo, 40h, que segue com inscrições abertas até o dia 9 de fe-vereiro. A seleção atende a necessidade temporária de contratar servidores para atuar no Programa de Esporte e Lazer na Cidade (PELC), o qual será institu-ído no município por meio de convênio com o Minis-tério do Esporte.

O processo seletivo prevê a contratação de Agente Social de Lazer e Esporte Recreativo, com remuneração de R$ 600,00 mensal e carga

horária semanal de 20 ho-ras. São três funções es-pecíficas para as quais é necessário atender alguns requisitos.

Agente Social de Lazer e Esporte Recreativo - Dança de Salão

Requisito ter ensino mé-dio e experiência compro-vada em Dança de Salão, de no mínimo seis meses;

Agente Social de Lazer e Esporte Recreativo – Ka-ratê

Requisito Ensino Médio e Experiência Comprova-da em Karatê de no míni-mo seis meses;

Agente Social de Lazer

Estão abertas as inscrições para o PSS Agente Social de Lazer e Esporte Recreativo

Inscrições para o Festival de Cinema Curta de Pinhais continuam abertas

2 xícaras (chá) de farinha de trigo2 xícaras (chá) de leite2 ovos1 e 1/2 colher (sopa) de fermento em pó100 g de queijo parmesão raladobata no liquidificador todos os ingredientes da massaRecheio:8 salsichas cozidas e picadas1 cebola picada1 tomate picado sem sementes1 pimentão picado1 lata de milho1 lata de ervilhaazeitonas a gosto1/2 lata de molho de tomatenum pirex untado com oleo coloque metade da massa ,o recheio e por ultimo o restante da massaasse em forno medio 180g por 25min.

cachorro quente de forno

e Esporte Recreativo - Mo-dalidades Esportivas: Bas-quete, Futsal, Futebol de Campo, Handebol, Tênis de Mesa, Vôlei de Praia e Voleibol

Requisitos: Ensino Médio e Experiência Comprovada em Modalidades Esportivas de no mínimo seis meses.

Inscrições

A inscrição para o PSS é gratuita e implica o co-nhecimento e a aceitação pelo candidato das condi-ções estabelecidas no edi-tal de abertura, e deve ser realizada, exclusivamente, na página da Prefeitura (www.pinhais.pr.gov.br). O período para comprovar a participação no concurso

encerra às 23h e 59 minu-tos, do dia 9 de fevereiro, observado horário oficial de Brasília.

A lista provisória dos ins-critos será divulgada no dia 10 de fevereiro, a partir das 13h, no mesmo endereço eletrônico. A homologação final das inscrições, o local de prova e o ensalamento serão publicados no Diário Oficial do Município, Jornal Indústria e Comércio, e no site da Prefeitura, no dia 12 de fevereiro, a partir das 8h.

Prova

O Processo Seletivo constará de prova objeti-va, que será realizada no dia 14 de fevereiro, às 10h, sendo esta de caráter elimi-natório e classificatório. A prova escrita será compos-ta por 25 questões objeti-vas, sendo quatro pontos para cada questão, abran-gendo as seguintes áreas de conhecimento: Língua Portuguesa; Matemática e Informática Básica. Demais informações constam no edital de abertura, dispo-nível no site, o qual deve, obrigatoriamente, ser con-sultado pelos candidatos.

Os in-teres-sados

em participar do Festival de Cinema Curta de Pinhais (FESTCINE) podem se inscrever até o dia 14 de março no site da Prefeitura.A iniciativa pro-movida pelo Departamento de Cultura, da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer chega a quarta edição e é dividi-do em três categorias: curta-metragem de ficção, curta-metragem de docu-mentário e longa-metragem.O FESTCINE reúne produções profissionais e amadoras da área do cinema, em apresentações de curtas e longas-metragens de qualquer gênero (ficção, documentário, animação, dra-ma, comédia, musical, épicos, adulto, infantil) e outras técnicas cinemato-gráficas alternativas, além de clipes musicais.O Festival poderá também compor

mostras paralelas para produções de clipes musicais e produções que não sejam classificadas para as categorias competitivas. As sessões do Festival serão gratuitas e exibidas no auditório Márcio José Moro, no Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann, entre os dias 11 e 15 de abril.ServiçoAs inscrições para o IV FESTCINE devem ser realizadas no site (www.pinhais.pr.gov.br), até o dia 14 de março. Mais informações pelo e-mail: [email protected] ou pelos telefones (41) 3912-5247 ou (41) 3912-5253.

Page 5: Jornal Tudo Pinhais

5

Page 6: Jornal Tudo Pinhais

6Moradores de Pinhais

podem realizar empréstimos de livros no

período de férias

O morador de Pinhais que tem a lei-tura como principal hobby já pode aproveitar a novidade proposta

pela Prefeitura Municipal. A Biblioteca Pública do município, o Centro da Ju-ventude e o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) estão disponibilizando para a população o empréstimo de livros já no mês de janeiro. “Em anos anteriores o empréstimo de livros era suspenso em meados de dezembro, retornando ape-nas no mês de março”, explica a bibliote-cária Elaine Biss.

Ainda de acordo com Elaine, a experiên-cia tem dado certo. “Com isso achamos conveniente manter o empréstimo de livros nos meses de janeiro e fevereiro, por entendermos que as pessoas neste período em que estão afastadas de suas rotinas de trabalho dispõem de mais tem-po livre para a prática da leitura”, finaliza.

É importante destacar que a Biblioteca Pública de Pinhais atualmente conta com mais de 26 mil exemplares de livros. Os documentos necessários para realizar o cadastro são: RG ou certidão de nasci-mento e comprovante de residência (dos últimos três meses). Menores de 10 anos devem estar acompanhados de um res-ponsável.

Novidades para 2016

A Biblioteca Pública de Pinhais, através do Departamento de Cultura, prevê novi-dades para este ano. O Projeto Bosque Literário será ampliado, visando atender outros bairros da cidade e a Feira Cultu-ral do Livro, que neste ano comemora 10 anos, promete trazer diversas atrações.

Biblioteca Municipal de Pinhais

Antes chamada Casa da Cultura Bento Munhoz da Rocha Neto, a atual Biblio-teca Pública de Pinhais está localizada no moderno Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann, situado na Rua 22 de Abril, 305. Conta com mais de 26 mil obras em seu acervo, entre livros e peri-ódicos.

Entre os serviços que oferece, além do empréstimo de livros, a Biblioteca dispõe de arquivo de jornais para consulta, re-vistas semanais, jornais diários, gibiteca, visitas monitoradas e troca de livros.

A Biblioteca recebe doações de livros, re-vistas e fotos antigas do município.

Para fazer a carteirinha, o leitor deverá apresentar: RG ou Certidão de Nasci-mento e comprovante de residência atu-alizado.

Serviço

A Biblioteca Pública de Pinhais está loca-lizada na Rua 22 de abril,305, no bairro Centro. Telefone: (41)3912- 5637.

O Centro da Juventude, situado na Rua Ataulfo Alves, s/n, no bairro Maria Anto-nieta. Telefone: (41) 3912-5746.Já o Centro de Artes e Esportes Unifica-dos (CEU) está localizado na Rua Rio Trombetas, 828, no bairro Weissópolis. Telefone: (41) 3912-5487.

A crise política envolvendo o escândalo de corrupção na Petrobras e a tramitação do

pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff, bem como o pessi-mismo nacional com o cenário político, fizeram com que o Brasil caísse para sua pior posição em um ranking da Economist Intelligence Unit (EIU) so-bre a “qualidade democrática” de 167 países.

A 10ª edição do estudo, publicado pela empresa de análise e consultoria pertencente ao grupo da revista The Economist, traz o Brasil em 51º lugar, sete postos abaixo de sua melhor po-sição, ocupada entre 2013 e 2015.

O Brasil se encaixou na categoria de “democracia falha” e ficou atrás de di-versos vizinhos latino-americanos, de países africanos e mesmo do Timor Leste, nação asiática que se tornou independente da Indonésia há apenas 14 anos.

A nota dada pelo ranking à demo-cracia brasileira caiu de 7,38 em 2014 para 6,96 (de um máximo de 10) no ano passado.

Além das análises de especialistas, houve pesquisas de opinião pública para medir os níveis de satisfação do público com a política. E, de acor-do com Rodrigo Aguilera, analista de América Latina da EIU, as respostas dadas pelos entrevistados no Brasil fo-ram marcadas pelo desânimo.

Siga a BBC Brasil no Facebook e no Twitter

Leia também: Por que as religiões de matriz africana são o principal alvo de intolerância no Brasil?

‘Fraqueza’

“Estou envolvido com o estudo há oito anos e não me lembro de ter visto uma atmosfera tão pessimista no Bra-sil. Os dados são muito ruins”, disse Aguilera à BBC Brasil.

Sob o título de A Democracia em Tempos de Ansiedade, o estudo levou em conta um grupo de cinco fatores para determinar a classificação dos países: processo eleitoral e pluralis-mo, liberdades civis, funcionalidade governamental, participação política e cultura política.

Com base nos pontos em cada que-sito, os países foram classificados como “democracias completas”, “de-mocracias falhas”, “regimes híbridos” e “regimes autoritários”.

“Democracias falhas” seriam países que, apesar de terem eleições livres e respeito às liberdades civis básicas, apresentam o que os autores do estu-do classificam como “fraquezas signifi-cativas” em outros aspectos da demo-cracia - problemas de governança e de cultura política, assim como baixos índices de participação política da po-pulação.

“O problema do Brasil não é uma questão de eleições livres e com cre-dibilidade, mas sim um quadro em que as pessoas parecem ter perdido a fé no voto como forma de combater a corrupção. É isso que chamamos de uma democracia falha”, diz Aguilera.

Leia também: Americano congelado na neve é ressuscitado com técnica que esquenta sangue

Pontuação

O Brasil recebeu sua pior nota jus-tamente no quesito de cultura política (3,75 de um máximo de 10, uma pon-tuação influenciada por uma metodo-logia que desconta pontos de nações em que o voto é compulsório). A maior nota do país foi em processo eleitoral (9,75).

Mas ficou atrás, por exemplo, de Ilhas Maurício, Uruguai, Costa Rica, Botsuana, Chile, Taiwan e Argentina. O Uruguai foi a única nação sul-ame-ricana a aparecer na categoria de “de-mocracia completa”.

Diversos outros países apareceram como “democracias falhas”: a classifi-cação foi aplicada a nações que obti-veram menos que média 8 no ranking - no caso, os que ficaram colocados entre a 21ª (Itália) e 79ª (Montenegro) posições da lista.

O Brasil foi citado especificamente pela Economist Intelligence Unit por causa da crise política detonada pelo escândalo de corrupção da Petrobras e a abertura do pedido de impeach-ment de Dilma Rousseff.

O estudo alerta que as populações na América Latina historicamente tole-raram níveis menores de democracia em troca de progresso econômico. “Mas como essa troca não é mais pos-sível, as atitudes públicas contra os líderes políticos serão cada vez mais hostis”, diz o texto.

Aguilera, porém, acredita que os recentes desdobramentos da opera-ção Lava Jato, em especial a prisão de políticos e empresários, poderão restaurar um pouco da confiança da população. “O Brasil está fazendo um trabalho melhor que o México, por exemplo. E não creio que a situação possa ficar pior do que está”.

De acordo com a classificação da EIU, mais de um terço da população mundial (2,6 bilhões de pessoas) vive sob algum tipo de ditadura e apenas 8,9% da população mundial vive em “democracias completas”.

Os países com a melhor pontuação - e, portanto, as democracias conside-radas mais completas - são os países nórdicos Noruega, Islândia e Suécia. Os piores colocados no ranking são Chade, Síria e Coreia do Norte.

Crise política derruba Brasil para sua piorposição em ranking de qualidade democrática

Seguem as obras do Parque das Águas de PinhaisSeguem as obras do Parque das Águas de Pinhais. Loca-lizado na região conhecida como área das Cavas, o Par-que tem mais de 1 milhão de metros quadrados, onde serão construídas ciclovias, calça-das, dentre outros espaços. Vale ressaltar que esta obra é licenciada pelo IAP - Instituto Ambiental do Paraná. Nesta fase, equipes da Se-cretaria Municipal de Obras Públicas trabalham na ter-raplanagem para a constru-ção das calçadas e ciclovias. Segundo o projeto, o Parque contará também com estacio-namentos, banheiros públicos,

parque infantil, centro adminis-trativo, portal, e tudo isso res-peitando a área de preserva-ção de manancial. O próximo passo da obra e a implantação de academias ao ar livre, um mirante, parqui-nhos e jardim sensorial. É im-portante lembrar que no local também será implantado um Centro de Educação Ambien-tal.A intenção é aproveitar desta grande área para que a po-pulação tenha um espaço de lazer e que, juntamente com a administração municipal, ajude a preservar este bem natural, localizado em Pinhais.

PARA ANUNCIAR

LIGUE(41)

3663-8447

As obras estão disponíveis na Biblioteca Municipal, no Centro da Juventude e no Centro de Artes e Esportes Unificados

Page 7: Jornal Tudo Pinhais

7voto impresso

Cohapar

Câmara aprova amarra ao TSE e exigência de impressão do voto

Ao praticamente concluir nesta terça-feira (16) a pri-meira fase de votação de

seu pacote de reforma política, o plenário da Câmara dos De-putados aprovou a exigência da impressão do voto de cada brasi-leiro e uma regra que retira poder do Tribunal Superior Eleitoral.

Também reduziu o número de assinaturas para a apresentação de projetos de iniciativa popular e incluiu na Constituição as regras de fidelidade partidária.

Assim como todas as outras pro-postas de reforma política apro-vadas até agora pela Câmara, há a necessidade de uma segunda votação pelos deputados –emen-das à Constituição passam por esse rito– e da análise do Sena-do.

Uma proposta do PR também foi aprovada permitindo a policiais militares e bombeiros retornarem à ativa caso não sejam eleitos ou após o término do mandato. Hoje eles vão para a reserva.

As medidas desta terça foram aprovadas em bloco. Houve 433 votos a favor e 7 contra.

Mais cedo, os deputados rejeita-ram o estabelecimento de uma cota para mulheres no Congres-so, Assembleias Legislativas e Câmaras. Seriam reservadas até 15% das cadeiras para elas. Eram necessários um mínimo de 308 votos favoráveis, mas falta-ram 15.

PAPELA proposta de impressão do voto foi apresentada pelo deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ). Caso entre em vigor, a medida levará à necessidade de impressão de cerca de 220 milhões de compro-vantes, levando-se em conta o comparecimento nas eleições de 2014 e os dois turnos de votação.

O texto prevê que, assegurado o sigilo, o voto impresso será de-positado de forma automática em uma urna lacrada após a confir-mação do eleitor de que o papel corresponde às suas escolhas na urna eletrônica.

Os defensores da medida argu-mentam que a impressão do voto é necessária para dar mais segu-rança a eventual conferência do resultado das eleições. O Tribu-nal Superior Eleitoral afirma que o sistema de votação por meio das urnas eletrônicas é 100% se-guro, mas essa confiabilidade é frequentemente questionada por políticos e nas redes sociais.

Após a reeleição de Dilma Rous-seff, o PSDB conseguiu autoriza-ção do TSE para realização de uma auditoria, ainda não concluí-da, no resultado das urnas: a ação tucana foi motivada pela estreita diferença de Dilma em relação a Aécio Neves (PSDB) – 51,6% dos votos válidos contra 48,4%.

Em mensagem de divulgação de sua proposta, Bolsonaro afirmou que somente com o voto impres-so pode-se “retirar, democratica-mente, o PT do poder em 2018”.

Já a medida que restringe o raio de ação do TSE prevê uma “qua-rentena” de um ano e meio para que resoluções editadas pelo tri-bunal tenham efeito prático. Há no mundo político uma antiga re-clamação de que o tribunal muda regras em cima das eleições me-diante novas interpretações da lei.

PROJETO POPULAR

O plenário também aprovou a re-dução do número de assinaturas necessárias para apresentação de um projeto de iniciativa popu-lar. Hoje é preciso cerca de 1,4 milhão. Com o projeto, passa-se

para 500 mil.

Na prática, porém, o Congresso não confere a validade das assi-naturas apresentadas sob o argu-mento de não ter condições mate-riais de fazer isso. Nesses casos, deputados assumem a iniciativa e assinam os projetos.

O último ponto aprovado nesta terça foi a inclusão na Constitui-ção das regras de fidelidade par-tidária. Detentores de mandatos eletivos só podem mudar de sigla caso haja comprovação de que foram discriminados pessoalmen-te ou de que o partido se desviou de seu programa original. Há per-missão para a o troca-troca tam-bém em caso de criação, fusão ou incorporação de partidos.

Além da cota para mulheres, a Câmara rejeitou outras propostas, entre elas a possibilidade das fe-derações partidárias e a criação da figura do senador vitalício. Es-ses cargos seriam ocupados auto-maticamente para ex-presidentes da República, que teriam direito a fala, mas não a voto. Nesse pon-to, a rejeição se deu por 404 votos a zero

Plenário da Câmara dos Deputados durante votações de artigos relativos à reforma política

Os 255 beneficiários do Conjunto Jerivá receberam, no auditório do Ceart, o CDRU dos imóveis que ocupam

Nesta semana, o Centro de Empreendedorismo e Artesanato de Pinhais

(Ceart) recebeu os 255 benefici-ários do PAC no Conjunto Jeri-vá que assinaram os termos de Concessão de Direito Real de Uso (CDRU) dos imóveis que ocupam.

De acordo com a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), a partir da assinatura da CDRU, as famílias passarão a pagar

‘Famílias de Pinhais assinam termo de Concessão de Direito Real de Uso

mensalmente 13% do valor do salário mínimo, ou seja, apro-ximadamente R$ 116,00. O pri-meiro pagamento está agenda-do para o mês de março.

Os termos tem prazo de 10 anos e o valor pago na CDRU será abatido do valor do contrato de-finitivo, que será emitido quando a regularização plena da área onde foi implantado o loteamen-to.

O processo de regularização

No ano de 2010 foi decretada a aprovação do loteamento de duas áreas, que antes eram de situação irregular. A partir daí, as antigas vilas União e Gover-nador iniciaram um processo de regularização. Por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Pi-nhais e a empresa Terra Nova, que mediou todo o processo, a entrega dessas escrituras e re-

gistros de imóveis é fruto de uma ação pioneira envolvendo o poder público, os moradores e os proprietários da área in-vadida. Utilizando os mecanis-mos do Código Civil Brasileiro para Regularização Fundiária de Interesse Social e os novos instrumentos legais previstos no artigo 50 da Lei Federal nº 11.977/2009, conhecida como Minha Casa Minha Vida.

Page 8: Jornal Tudo Pinhais

8

A GAROTA DAS EDIÇÕES 2015, UM SHOW DE EVENTO !!!

Realizado na noite do dia 17/12/2015, no Centro da Juventude de Pi-

nhais, o concurso A Garota das

Edições 2015 do Jornal Tudo Pi-nhais, foi novamente o evento que fechou o ciclo da beleza feminina em Pinhais.

Neste concurso tivemos o des-file das candidatas, ao contrário do ano de 2014, quando a vota-ção foi feita apenas pela forma vir-tual, onde os votantes analizavam as garotas em fotos e em seguida, escolhiam a garota de seu agra-do, votando pela rede social Fa-cebook, por msn e também pelo site do Jornal Tudo Pinhais.

Alem de um show de beleza no palco, propiciado pelas seis can-didatas, que com muita beleza e simpatia, chegaram até o desfile, tivemos um júri formado por belos e belas jurados (as), como a apre-sentadora e modelo Nadia Kelly Rocha, que também já foi eleita a Miss Pinhais, da linda Design de moda Ayumi Takeda, Da Miss Tee-nager Gabrielle Clarins, do Mister Paulo Correa, da Belíssima Mire-la Vanessa Braga, (Narinha Flor) que é a top Planet Girls no Para-

ná, dentre outras personalidades, belas e respeitadas no mundo da moda, artístico e empresarial.

As seis participantes que brilha-ram no palco foram, Aline Silva, Jhennifer Rios, Larissa Guidet, Kamila Kiara 3ª colocada, Emily Hennks 2ª colocada e Karolzinha de Paula a ven-cedora, vale lembrar que em 2014 Karol foi a segunda coloca-da.

O concurso teve uma premia-ção de fazer inveja a muitos con-cursos realizados em Curitiba e região, como descontos de 50% em qualquer curso nas Faculda-des SPEI, Vales roupas na Loja Sonia Maria em Pinhais, no total de R$ 300.00, Roupas da Planet Girls, oferecido por Narinha Flor no total de R$ 600,00, Produtos O Boticário também oferecidos por

Confira algumas fotos do evento feitas por Franciele Conti Trajano, e lembrando que em dezembro de 2016, estaremos de volta com esse show de beleza.

Narinha, no valor de R$ 150,00, Um contrato com a WI Agência de Modelos, e um book fotográfi-co, oterecido por Wellington Igor dos Santos, Proprietário da WI e Promotor de Eventos, Brindes do Clube Atlético Paranaense e um book fotográfico, oferecido pelo Cartola CAP, o Professor Endy Paulo Chaves e Vales Salões de Beleza, num total der R$ 300,00, dentre outros.

Fica aqui por parte de nós do Jornal Tudo Pinhais, o agra-decimento aos empresários que nos apoiaram com premios, ao Sr. Hugo, que é o responsável pelo espaço cedido do Centro da Juventude e à Prefeitura de Pi-nhais, aos parentes e amigos das belas candidatas, que estiveram presentes no evento, e às nossas candidatas, um agradecimento todo especial, valeu meninas!!!

Karolzinha de Paula a vencedora Emily Hennks, 2ª colocadaKamila Kiara 3ª colocada,

Luis Anselmo e Marco do Jornal apresentadores do evento

Larissa Guidet Aline SilvaJhennifer RiosKamila Kiara Emily Hennks Karolzinha de Paula

Page 9: Jornal Tudo Pinhais

9

A GAROTA DAS EDIÇÕES 2015, UM SHOW DE EVENTO !!!

Confira algumas fotos do evento feitas por Franciele Conti Trajano, e lembrando que em dezembro de 2016, estaremos de volta com esse show de beleza.

A Bela Apresentadora e modelo Nadia Kelly Rocha, que também já foi eleita a Miss Pinhais - Musa do Atlético Paranaense, abrilhan-tou o evento - parabéns!!!

à direita Marco Antonio ( Diretor Jornal Tudo Pinhais)

Mirela Vanessa Braga, (Narinha Flor) que é a top Planet Girls no Paraná,

Miss teenager São José dos Pinhais Mayara Fritzen, Wellington Igor dos Santos, Proprietário da WI e Promotor de Eventos

Narinha Flor ao lado de seu convidado Cantor João Felipe, abrilhantou o evento com seu show

Miss Top Brasil Gabrielle Clarins, do Mister Paulo Correa

Cartola CAP o Professor Endy Paulo Chaves

Page 10: Jornal Tudo Pinhais

10

SAÚDE SAUDE SAÚDESAÚDE SAUDE SAÚDE

Dr. Marcio Matos CRO 12020 Cirurgião Dentistatel. 41 3667-5365

PREVENÇÃO ODONTOLÓGICA, PORQUE?

Hortelã evita a má digestão e tem ação expectorante

Benefícios do hortelã

Evita a má digestão: A hor-telã ajuda na digestão porque reequilibra a produção e con-centração de ácido clorídrico estomacal e das enzimas di-gestivas que são essenciais para a digestão dos nutrientes. Além disso, ele é fundamental na cicatrização da mucosa gástrica e intestinal. Portanto, o alimento também ajuda em casos de enjoos.

O chá de hortelã ajuda a re-duzir os gases - Foto: Getty Images

O chá de hortelã ajuda a re-duzir os gases

Reduz os gases: A hortelã, especialmente o chá de horte-lã-pimenta, ajuda a reduzir os gases. Isto porque esta planta medicinal possui propriedades que diminuem os movimentos

peristálticos do intestino, evi-tando a expulsão dos gases.

Melhora a Síndrome do In-testino Irritável: Pesquisado-res da Universidade de Ade-laide, da Austrália, concluíram que o hortelã-pimenta ajuda a aliviar os sintomas da Síndro-me do Intestino Irritável. Os resultados do estudo mostram como a hortelã ativa um canal anti-dor no cólon, acalmando a dor inflamatória no trato gas-

trointestinal.

Ação expectorante: O men-tol presente no hortelã se des-taca pela ação expectorante e por isso ajuda no alívio de tosses e congestão nasal. A pessoa pode utilizar como um óleo de hortelã que será pas-sado no corpo ou pode ingerir o hortelã em si.

Qual o penteado ideal para cada ocasião?

Você recebeu o convite para aquela festa e a preocupação para que o visual seja per-

feito aparece.Tudo deve estar impe-

cável: roupa, sapato, acessórios, ma-quiagem e o cabelo. Mas, logo vem a pergunta: qual o tipo de penteado ideal para cada ocasião?

Alguns fatores devem ser levados em consideração antes da escolha do look. O primeiro deles é identificar

como será este evento e qual a sua importância nele, pois existem tipos de cabelos espe-cíficos para anfitriões e convi-dados. Outra questão é o horá-rio e a roupa que será utilizada.

Para ocasiões mais formais, como casamentos, coquetéis finos, jantares importantes, por exemplo, a dica é usar ca-belos presos no estilo caracóis (coques) onde as mechas são enroladas e presas uma a uma, proporcionando harmonia e elegância.

Nestes estilos, os topetes muito altos merecem atenção, sendo

preferível usar uma onda suave e al-guns fios soltos na lateral do rosto, próximos às orelhas. Vale ressaltar que os coques são indicados para roupas menos decotadas nas costas ou na frente, caso contrário, prefira cabelos mais soltos, presos apenas no topo da cabeça e com cachos ou lisos atrás.

Em reuniões mais simples, como as que acontecem durante o dia ou as realizadas em locais ao ar livre, como sítios, chácaras e à beira da piscina, o conselho é unir a simpli-cidade ao charme e as tranças são uma ótima opção. Os penteados com gel - estilo molhado - também podem ser usados nestas ocasiões. Os cabelos curtos têm menos op-ções de penteados, mas o uso de pomadas e cremes proporcionam um estilo clássico e despojado, de-

pendendo da festividade. Madrinhas de casamentos ou as convidadas ínti-mas dos noivos, como primas e tias, devem saber como será o cabelo da noiva, assim não há perigo de copiá--la. Um conselho é ouvir a opinião do profissional que realizará o trabalho,

pois o mesmo terá mais opções que se harmonizem ao rosto e estilo de cada pessoa.

Acompanhar a moda dos penteadosé interessante, assim saberá o que está sendo usado. Atualmente, os cabelos presos - tipo rabo de cavalo - têm sido moda e alterná-los com franja falsa reta ou desfiada lateral, com risca em zig-zag, por exemplo, proporcionam mais elegância.

Na maioria dos casos as pes-soas só procuram um dentista quando algo a incomodam: dor, prótese que se soltou, dente quebrado, etc. Então, o profis-sional intervém, “consertando” o problema, para logo em se-guida esse paciente desapare-cer do consultório e voltar so-mente quando apresentar outro problema bucal.

Dentro deste quadro, o pacien-te aparece sempre com um grande sofrimento, necessi-tando muitas vezes de auxílio psicológico para o tratamento que, na maioria das vezes é realizado de forma traumática. Por exemplo, num caso de pul-pite (inflamação da polpa -“ner-vo”- do dente), nem sempre a anestesia consegue ser eficaz, em virtudo do stress em que o paciente chega ao consultório e o tratamento pode acontecer com a presença de dor. Esse dente, que chegou nessa con-dição patológica(doença) tem grande chance de evoluir para sua perda no decorrer do tem-po, gerando outros custos e traumas até chegar ao uso de próteses ou de implantes.

Lógico que é maravilhoso sa-ber que, mesmo perdendo um ou mais dentes, a Odontologia pode promover sua reabilita-ção, mas o ideal é manter os dentes saudáveis.

Porém sabemos que o ideal é a prevenção da doença, evitando que ela atinja um grau avança-do, levando a dor, sofrimento e altos custos de tratamento.

O objetivo, na verdade, é a ma-nutenção da Saúde Bucal, con-trolando a doença e evitando seu avanço, uma vez que não se pode garantir que uma pes-soa nunca desenvolverá uma doença, mas é possível fazer um diagnóstico precoce para intervir antes que a doença se instale de forma traumática. A questão fundamental é pre-

venir, além de permitir o diag-nóstico precoce da doença, com maiores chances de cura, reduz em muito o custo do tra-tamento da mesma.

A Prevenção em odontologia é calçada no controle da doença e na Manutenção da Saúde!

O que é mais coerente, de-tectar uma cárie em seu es-tágio inicial, permitindo um tratamento eficaz, sem dor, traumas e alto custo, ou es-perar que a doença evolua podendo levar até à perda do dente levando a trata-mentos complexos, traumá-ticos e caros?

Acreditamos que o mais im-portante não é apenas viver muito, o importante é viver muito e bem, com saúde no corpo , na mente e também na boca.

A folha também melhora a Síndrome do Intestino Irritável e reduz os gases

A hortelã pode ser consumida na for-ma de folhas fres-cas. Vale colocá--la na salada, na sopa, como tem-pero do frango, carne vermelha ou peixe, na água aromatizada, ba-tida com suco de frutas e nos chás.

Uma boa maneira de prepa-rar o chá de hortelã é: Separe uma colher de sopa de folhas de hortelã. Coloque uma xíca-ra de água para ferver. Quan-do estiver fervendo, coloque o hortelã e tampe. Deixe em in-fusão entre cinco e dez minu-tos, coe e beba. O melhor ho-rário para consumir este chá é durante a digestão.

Como consumir o hortelãO hortelã evita a má digestão

Page 11: Jornal Tudo Pinhais

11

FOFOCAS DA TVFilme Os Dez Mandamentos: fenômeno de vendas antes de estrear

A Record gravou o especial de fim de ano FaÉ Wesley Safadão no show sertanejo, é Safadão no trio elétrico, é Safadão na quadra de escola de samba e no Bloco da Preta Gil... Vai, Sa-fadão!

O sucesso do rapaz acabou promovendo uma verdadeira “corrida” no meio artístico.

É impressionante como começaram a surgir assessorias de imprensa e empresários para o moço... Só que na época do Garota Safada, ninguém nem se importava com ele.

Numa dessas, Safadão pode acabar magoan-do muita gente que corre ao seu lado há muito tempo, o que já vem acontecendo...

E agora todo mundo quer um pouco do Safadão

Globo entra na “onda” do faraó e compra série sobre o Egito

Equipe de Pinhais ajuda a consolidar basquete sobre rodas como esporte

paraolímpico

Com efeitos especiais grandiosos e uma história emocionante, o filme produzido pela Rede Record conta uma das mais famosas passagens da Bíblia: a saga de Moisés, desde seu nascimento até a chegada de seu povo à Terra Prometida, passan-do pela fuga do Egito através do Mar Vermelho e o encontro com Deus no Monte Sinai. Livre adaptação dos li-

vros Êxodo, Levítico, Números e Deu-teronômio, o filme cobre mais de cem anos de história, em tramas recheadas de emoção. O filme, que sera lançado nas salas de cinema no dia 28 de ja-neiro, terá, além de cenas exclusivas, um final inédito, que antecipará a se-gunda temporada da novela, que es-treia em março de 2016.

Diário Oficial divulga patrocínios da Caixa; veja quanto seu clube ganhará

O Diário Oficial da União divul-gou em sua edição desta terça--feira os valores que a Caixa Econômica Federal pagará pelo patrocínio de alguns clubes do futebol brasileiro. A lista traz no-mes como Flamengo, Cruzeiro, Atlético-MG, entre outros. Veja os valores abaixo:

Flamengo - R$ 25 milhõesCruzeiro - R$ 12,5 milhõesAtlético-MG - R$ 12,5 milhõesSport - R$ 6 milhõesVitória - R$ 6 milhõesAtlético-PR - R$ 6 milhões

Coritiba - R$ 6 milhõesFigueirense - R$ 4 milhõesChapecoense - R$ 4 milhõesCRB (Série B) - R$ 1 milhão

O Corinthians, que também estampou a marca da Caixa em seu uniforme, ainda negocia a renovação de contrato que tem validade até o fim de janeiro. A expectativa da direção corintiana é receber mais do que os R$ 30 milhões atuais.

Flamengo receberá R$ 25 milhões da Caixa

Recentemente aconteceu o Campeonato Paranaense de Basquete Sobre Rodas. A

abertura oficial foi realizada no Caic, localizado no bairro Maria Antonieta, em Pinhais. Durante os mais de seis meses de competição, as oito equipes foram protagonistas de disputas emo-cionantes. Representando o município de Pinhais estava a equipe “Os Pin-guins do Sul”, que conquistou o troféu de prata pela divisão B do torneio.De acordo com a Federação Para-naense de Basquete em Cadeira de Rodas, essa competição é conside-rada a segunda maior do país e tem como objetivo incentivar a prática de basquete em cadeira de rodas, impul-

sionar a melhora do nível técnico das equipes no estado do Paraná, estimu-lar o surgimento de novas atletas e a qualificação de técnicos e classifica-dores funcionais no estado do Paraná e promover a integração com toda a comunidade.

Pinguins do Sul visitam a Prefeitura de Pinhais

A equipe Os Pinguins do Sul, que representou o município de Pinhais no Campeonato Paranaense de Bas-quete Sobre Rodas, visitou o prefeito Luizão e a vice-prefeita, Marli Paulino, com o objetivo de mostrar o troféu conquistado.

Ben Kingsley está na série “Rei Tut”, que será exibida pela Globo

Depois de comprar e exibir a minissérie “Houdini”, com Adrien Brody, a Globo decidiu entrar no “mercado” de histórias ligadas ao Egito -- onde se passou boa parte da novela “Os Dez Mandamentos”, da Record.

Outra produção do canal pago norte-ame-ricano The History Channel, “Rei Tut” é a nova aquisição da Globo. Criada por Peter Paige e Brad Bredeweg, e exibida no ano passado no THS, no Brasil, conta a histó-ria do rei Tutâncamon (1333--1323 a.C.), que foi o mais jovem faraó a reinar sobre o Egito, e também um dos que morreram mais cedo.

A série original do History teve três capítu-los com duas horas cada um, mas a Globo estuda transformá-los em pelo menos 10 capítulos, a serem exibidos por duas semanas no final da noite ou início da madrugada.

Apesar do nome da produção, o persona-gem principal de “Rei Tut” não é o faraó (interpretado o ator Avan Jogia), e sim seu conselheiro Ay, encarnado pelo veterano Ben Kingsley -- em atuação excelente.

A emissora brasileira ainda não tem data prevista para a exibição, mas ela deve ocorrer ainda neste semestre.

Page 12: Jornal Tudo Pinhais

12

HUMORPIADASCHARGES

O mesmo doido planejava fugir do hospício com um parceiro. Chegou pra ele e disse: - Vamos fugir de noite pelo buraco da fechadura! De noite, os dois saíram de fininho, chegaram na porta, aí o doido disse: - Ih pode desistir, não vai dar mais pra fugir. - Por que? - Esqueceram a chave na fecha-dura.

fugir pela fechadura

Page 13: Jornal Tudo Pinhais

13

Carlinhos do Eliza assume como mais novo vereador de PinhaisNa sessão do dia 04 de janeiro de 2016 na Câma-ra Municipal de Pinhais o suplente a Vereador, Carlos Pereira Borges da Rosa (Carlinhos do Eliza) tomou posse e assume uma cadeira no Poder Legislativo.

Carlinhos do Eliza foi 2º suplente a Verea-dor com uma votação expressiva de 1054 votos, e assumira o mandato de Vereador.

Com muito entusiasmo, concordou em dar uma entrevista ao nosso Jornal. Muito conhecido no Bairro Jardim Claudia, Carlinhos vem se estrutu-rando para seu crescimento na política.

“Está sendo uma honra ser Vereador de uma cida-de que vem crescendo e se destacando na Região Metropolitana, principalmente pela administração do atual Prefeito Luizão e toda sua equipe de Se-cretários/as e os Servidores da Prefeitura. Também destaco o privilégio de poder contribuir na Câmara Municipal juntamente com os vereadores(as), os quais têm se empenhado no desenvolvimento do nosso município” afirma Carlinhos.

Jornal Tudo Pinhais: Em primeiro lugar quero para-beniza ló pala brilhante expressão de votos conquis-tados. Carlinhos, como você ingressou na política? Qual foi o incentivo para concorrer a uma cadeira a Vereador?

Carlinhos do Eliza: Depois de alguns convites fei-tos por alguns membros da executiva do meu par-tido comecei a me interessar. Em 2009, observei o grande trabalho que o Prefeito iniciou em Pinhais e fui me envolvendo na política. Em 2012, depois de uma conversa com o Luizão me encorajei a concor-rer ao cargo, e hoje está sendo um privilegio assumir o cargo de Vereador em Pinhais, uma Cidade em constante desenvolvimento.

Jornal Tudo Pinhais: Quais são as suas expectati-vas e o que espera encontrar pela frente nesse novo desafio? Tem algum projeto a ser concretizado?

Carlinhos do Eliza: Quando cheguei em Pinhais no Bairro Jardim Claudia ainda havia muito mato e va-letas a céu aberto. Sempre lutei por mudanças em meu bairro, depois que o Prefeito Luizão assumiu, as coisas mudaram. Melhorias foram feitas e a popula-ção hoje se agrada bastante. Quanto a projetos, pen-so que 3 meses é muito pouco para colocar alguma lei de minha autoria em votação, nesse período pre-tendo conversar com as pessoas, conhecer os equi-pamentos públicos para eu ter mais conhecimento sobre a função de cada órgão da Prefeitura. Quero somar com os Vereadores (as) e ajudar o Prefeito a aprovar os projetos de interesse da população.

Secretária da Administração de Pinhais, Rosa Maria e Carlinhos do Eliza.

ENTREVISTA

Page 14: Jornal Tudo Pinhais

14

Argentina reduz impostos sobre auto-móveis e motos para impulsionar pro-dução

Buenos Aires, 29 dez (EFE).- O ga-binete econômico do governo de Mau-ricio Macri anunciou nesta terça-feira (29) a redução de impostos sobre au-tomóveis e motos “para favorecer a produção”, informaram fontes oficiais.

O Ministério de Produção da Argenti-na diminuiu a taxa de impostos internos aos automóveis a 10% para os veícu-los que custam acima de 350 mil pesos (cerca de R$ 102 mil) “com o objetivo de aumentar a produção e facilitar os investimentos no setor”.

No caso dos carros de mais de 800 mil pesos (cerca de R$ 233 mil), a alí-quota será de 20%, segundo detalha um comunicado da pasta de Produção.

Segundo o ministério, 99% da produ-ção argentina de motos “não pagará impostos internos”, pois passarão a tributar 10% somente as que superem os 65 mil pesos (cerca de R$ 18,9 mil).

Além disso, uma taxa impositiva de 10% será aplicada à produção de em-barcações quando estas superarem o valor de 400 mil pesos (cerca de R$ 116 mil).

O decreto, que terá uma vigência de seis meses para analisar o comporta-

mento do setor, será publicado nesta quarta-feira (30) no Diário Oficial.

“Estamos eliminando impedimentos e distorções que limitaram o investi-mento com o foco na geração de mais e melhores empregos”, afirmou Fran-cisco Cabrera, ministro de Produção.

Para a Associação de Fábricas de Automotores (Adefa), a modificação permitirá às empresas “planejar e au-mentar a produção e comercialização daquelas versões dos segmentos de veículos que se viram afetados, au-mentando a oferta de modelos e as fontes de trabalho na cadeia automo-tiva”.

“Estas medidas adotadas recente-mente são um passo importante no caminho de execução de uma agenda de médio e longo prazo, focada no dia-grama de uma política industrial sus-tentável no tempo. Premissa que de maneira permanente impulsionamos nesta entidade”, declarou Enrique Ale-mañy, presidente da Adefa.

O rebaixamento destes impostos se soma às reduções impulsionadas por Macri nas retenções sobre as expor-tações de carne, grãos e cereais e as vendas ao exterior da produção indus-trial.

menos impostos VIAGEM

tecnologia

Planejar é fundamental para uma viagem segura e tranquila no Carnaval

Como a maioria dos produtos comerO fe-riado de Carnaval celebrado neste ano no dia 9 de fevereiro se aproxima e mui-tas pessoas aproveitam para viajar. Para chegar ao destino desejado, em seguran-ça, o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) pontuou dicas fundamentais que envolvem o motorista e veículo para que todos os dias do feriado prolongados sejam bem aproveitados.

“Muitos acidentes que ocorrem todos os anos nas estradas poderiam ser evitados com um bom planejamento e a direção de-fensiva. Os motoristas já sabem que mais vale a pena reforçar que são imprescindí-veis o respeito às leis de trânsito, ter aten-ção redobrada com placas e sinalizações e fazer a revisão do veículo”, comenta o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

O número de acidentes durante os feriados costumam aumentar, mas segundo dados da Policia Rodoviária Federal (PRF) em 2015 foram registradas nas rodovias fede-rais do Paraná 193 mortes a menos, com-parado ao ano de 2014. O total de óbitos caiu de 778, em 2014, para 585 no ano passado.

Para seguir em direção à redução de aci-dentes, o primeiro passo que o motorista deve ter é fazer a manutenção do veículo. Como as oficinas costumam ter um fluxo maior nessas datas, o ideal é se programar para deixar o carro revisado uma semana antes da data da viagem.

Para o coordenador da Área de Veículos do Detran, Herivelto do Carmo, alguns itens são essenciais. “Verificar as paletas do pa-rabrisa, o sistema de freio, velas e cabos, o nível de óleo e combustível, a regularidade da suspensão, o bom estado e a calibra-gem dos pneus - não se esqueça de incluir o estepe na inspeção, o nível do fluido do radiador e a correia dentada, sem dúvida

tornam uma viagem mais segura”.

O técnico eletrônico Alisson Wagner de As-sunção, não tinha este hábito frequente de fazer a revisão, mas depois de ter que can-celar uma viagem em função de problemas mecânicos mudou a atitude.

“Estava com uma viagem programada quando, por causa de um problema na cor-reia dentada, fui impedido de prosseguir ao destino. Depois disso, não saio mais viajo sem fazer uma revisão no meu carro. Por um descuido, deixei de aproveitar alguns dias de descanso e tive que ficar resolven-do problemas que eu poderia ter evitado”, lembra Assunção.

DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS - O pró-ximo passo a ser feito é verificar os docu-mentos de porte obrigatório, como a vali-dade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a situação do Certificado de Regis-tro de Licenciamento de Veículos (CRLV). No dia da viagem, não esqueça de colocar dentro do carro os documentos para evitar transtornos futuros.

Caso a CNH esteja vencida, por lei, o con-dutor pode dirigir o veículo com o documen-to vencido até 30 dias. Após o prazo, a ha-bilitação passa a ser considerada irregular.

Neste ano, as taxas do IPVA e DPVAT devem ser pagas a partir do dia 21 de ja-neiro. O documento CRLV cobrado será o que vigora de 2015. Para saber mais sobre este assunto, acesse: www.de-tran.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=1837&tit=Detran-esclarece--pagamento-do-IPVA-DPVAT-e-Licencia-mento

Agora que o carro está pronto para viajar e os documentos estão dentro da legalida-de, é hora de cuidar de você, motorista. O sono e o cansaço podem prejudicar a visão e a noção de espaço, portanto estar com o sono em dia e bem descansado são requi-sitos básicos e essenciais.

Para viagens longas, a recomendação é que a cada duas horas o motorista faça uma parada e se alimente, aproveite para caminhar e fazer um alongamento dos músculos das pernas, dos braços e do tó-rax. Isso ativa a circulação sanguínea e a oxigenação do cérebro melhorando a con-centração.

Salão Moto Brasil 2016 acontece no fim do mêsSerão 80 expositores e 120 marcas, que estarão reunidas no Riocentro (RJ) para apresentar seus lançamentos

O Salão Moto Brasil começa no próximo dia 28 de ja-neiro, trazendo ao público

apaixonado por motocicletas mais de 80 expositores e 120 marcas,

que estarão reunidas no Riocentro, no Rio de Janeiro, para apresentar seus lançamentos, novas tecnolo-gias e facilidades. Confirmadas as presenças de Honda, Harley David-

son, BMW Motorrad, Dafra, Yamaha, Suzuki e Triumph, além de represen-tantes de toda a cadeia produtiva do setor, e mais de 100 mil visitantes. “Os expositores reunirão seus lança-mentos nos quatro dias de evento, levando uma grande variedade de motos, peças, acessórios, vestuá-rio, tudo relacionado ao mundo das motos. Esse ano teremos a presença de novos fabricantes e distribuido-res a procura do mercado do Rio de Janeiro”, afirma Gustavo Lorenzo, idealizador do Salão Moto Brasil.

SERVIÇO:De 28 a 31 de Janeiro de 2016Local: Riocentro - Pavilhão 2 - RJAvenida Salvador Allende, 6555 - Bar-ra da Tijuca - RJ

Horários de Funcionamento:- Dia 28.01 - 5ª-feira: 14h às 22h- Dia 29.01 - 6ª-feira: 14h às 22h- Dia 30.01 - sábado: 12h às 22h- Dia 31.01 - domingo: 12h às 20hInformações: www.salaomotobrasil.com.br

Ingressos:

Pontos de venda oficiais – valor de R$ 40,00

Site www.ingressorapido.com.brOs ingressos online são vendidos em três lotes: primeiro lote (esgotado), o segundo lote a R$ 30,00 e terceiro lote a R$ 40,00.

Serão 80 expositores e 120 marcas expostas no Riocentro

Page 15: Jornal Tudo Pinhais

15VIAGEM

Comissão aprova prazo maior para microempresa pagar dívida tributária

Moedas raras podem valer até 700 vezes seu valor de face

Poucos sabem, mas, entre as mo-edas que circulam

como troco, há exempla-res raros cujo preço no mercado de coleciona-dores chega a 70.000% do seu valor de face.

A moeda de R$ 1 lançada em 1998 em comemora-ção ao cinquentenário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, por exemplo, é vendida em sites de comércio eletrônico por preços que vão de R$ 50 a R$ 200, dependendo do es-tado de conservação.

Um exemplar de R$ 0,05 cunhado em 1999 chega a ser vendido a R$ 35.

No caso da moeda de R$ 1, o preço alto é explica-do, em parte, pela rari-dade do exemplar: 600 mil unidades foram pro-duzidas, entre um total de 3 bilhões de moedas de R$ 1 que circulam no país, segundo estimativa do BC.

O aumento recente na procura por moedas de real, causado especial-mente pelo lançamento, a partir de 2008, de ál-buns destinados a co-lecionadores, também contribui para o valor elevado.

Com espaços para guar-dar um exemplar de cada moeda já lançada, os álbuns dão informa-

ções sobre o número de unidades produzidas e os metais usados na cunhagem —que, em alguns casos, variam de ano para ano entre moe-das de mesmo valor.

“Toda iniciativa feita para cativar o colecionador contribui para aumentar a procura pelas moe-das”, diz Edivan de Oli-veira Lima, colecionador, comerciante e diretor de divulgação da Socieda-de Numismática Brasi-leira.

OUTROS PAÍSES

“A numismática [estudo e colecionismo de mo-edas] é mais forte em outros países, como nos EUA, em grande parte por causa dos álbuns, dos estojos e da grande variedade de moedas comemorativas”, afirma.

No caso brasileiro, o

lançamento dos álbuns tornou interessantes moedas até então qua-se ignoradas. “Antes do álbum, ninguém colecio-nava moedas de aço. Hoje, até quem possui uma grande coleção de moedas de ouro, prata e cobre se interessa pelas atuais”, diz Lima.

Com a realização da Olimpíada no Rio de Janeiro, em 2016, o nú-mero de moedas come-morativas de circulação comum disparou, tornan-do-as mais conhecidas entre a população brasi-leira.

Até 2012, apenas cin-co peças de celebração haviam sido lançadas: duas em 1995, de R$ 0,10 e R$ 0,25, dedica-das aos 50 anos da FAO (braço da ONU para ali-mentação e agricultura); uma homenageando a

Declaração dos Direitos Humanos, em 1998; e moedas de R$ 1 para co-memorar o centenário do ex-presidente Juscelino Kubitschek (1902-1976) e os 40 anos do Banco Central, em 2002 e 2005.

Desde então, 14 novas moedas foram produzi-das, nove só neste ano. Entre elas, apenas uma, que comemora os 50 anos do BC, não está relacionada à Olimpíada de 2016. E o ritmo vai se manter: para o ano que vem, o BC planeja lançar outras quatro.

Lima aposta que, no mé-dio prazo, essas moedas se valorizarão. “A tira-gem delas é pequena, de no máximo 20 milhões, e atletas, jornalistas e turistas que visitarem o país vão querer levar como recordação”, diz o colecionador.

Perda de empregos acentua custos sociais da crise econômicada

A divulgação dos dados do Cadastro Geral de Empregados e De-

sempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Pre-vidência Social mostra que começam a se materializar de forma mais clara os cus-tos sociais da crise econô-mica que o país atravessa. O saldo da redução de 1,54 milhão de empregos formais no ano passado contrasta com a exuberância do mer-cado de trabalho nos últimos anos, e que representou um dos trunfos políticos dos go-vernos do Partido dos Traba-lhadores (PT). A perspectiva é que a retração do emprego se acentue ainda mais neste ano.

O cenário traçado pelo Insti-tuto Brasileiro de Economia, da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV), prevê uma que-da de 2,2 milhões de empre-gos formais em 2016. Mais do que isso, o panorama com que trabalham os pes-quisadores do instituto é de retração também no merca-do informal de trabalho. Além das dificuldades adicionais

Numa tabela especialmen-te trabalhada para respaldar esse discurso político do mi-nistro, pode-se observar a evolução do estoque de em-prego nos anos de 2003 a 2015, quando foi gerado um saldo adicional de 16,862 mi-

lhões de postos de trabalho. O ápice do estoque anual de empregos foi em 2014, com 41,2 milhões. O risco concre-to que enfrenta o governo é que o país retroceda, ao fi-nal deste ano, a um patamar próximo ao de 2010. Isso significaria que os ganhos na formalização do emprego registrados ao longo de todo o primeiro mandato de Dilma

Rousseff seriam jogados por terra.

A preocupação do Palácio do Planalto com o desem-prego justifica-se também pelo fato de que a crise no mercado de trabalho é um

dos principais fatores da impopularidade do governo. Mas o discurso político im-porta pouco neste momento em que as pessoas estão perdendo empregos, sonhos e perspectivas de vida. O mais difícil para o governo será apresentar uma pro-posta coerente de supera-ção da recessão econômica

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, In-dústria, Comércio e Serviços da Câmara dos De-putados aprovou proposta que amplia de 60 para

180 meses o prazo máximo de parcelamento das dívi-das tributárias das pessoas jurídicas optantes do Sim-ples Nacional. A medida está prevista no Projeto de Lei Complementar 171/15, do deputado Geraldo Resende (PMDB-MS), que altera o Estatuto da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar 123/06).

O relator na comissão, deputado Laercio Oliveira (SD--SE), recomendou a aprovação da matéria. Ele concor-dou com o argumento de Geraldo Resende de que a me-dida é necessária diante da crise econômica enfrentada pelo Brasil.

“Em momento de crise econômica, é ideal que o Estado busque estimular o crescimento das micro e pequenas empresas. Agentes econômicos flexíveis, elas propor-cionam dinamismo ao mercado brasileiro e trazem van-tagens socioeconômicas para o País”, afirmou Laercio Oliveira.

Citando dados do Empresômetro MPE, plataforma de-senvolvida pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tri-butário (IBPT), Oliveira lembrou que as micro e pequenas empresas representam 93,1% do total de empresas ati-vas no Brasil e são responsáveis por grande parte dos empregos brasileiros.

A proposta prevê que o governo federal estime a renúncia fiscal decorrente da medida e a inclua no projeto da lei orçamentária caso o projeto seja aprovado e vire lei.

TramitaçãoO projeto será analisado ainda pelas comissões de Finan-ças e Tributação, inclusive quanto ao mérito; e de Cons-tituição e Justiça e de Cidadania. Posteriormente, o texto será votado pelo Plenário.

para os profissionais que se lançaram por conta própria, numa tentativa de contornar a escassez de oferta de em-pregos. O índice de desem-prego medido pelo IBGE, que chegou a 9% no trimestre terminado em outubro último, deve evoluir para uma taxa média próxima a 12% neste ano.

Se confirmadas essas pre-visões, os dois primeiros anos do atual mandato da presidente Dilma Rousseff registrariam a eliminação de quase 4 milhões de postos formais de trabalho no país. Seria ainda o segundo recor-de consecutivo de corte de vagas nas séries históricas acompanhadas pelo Ministé-rio do Trabalho. A dimensão desses números explica o discurso de hoje do ministro Miguel Rossetto, que se ape-gou aos dados da evolução do estoque de postos de tra-balho, com base na CLT, no período que abrange os go-vernos de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.

e de geração de empregos. A promessa de medidas de estímulo ao crédito, como es-tuda o ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, pode cair no vazio se os agentes econômi-cos privados não se sentirem confiantes em assumir riscos e empreender.

Sem esse ingrediente, que remete às expectativas em torno da economia, pode-se repetir o fracasso da estra-tégia de reduzir fortemente a taxa Selic para garantir inves-timentos produtivos, como foi tentado no primeiro mandato da presidente da República. Ainda é cedo para se concluir que a decisão de ontem do Comitê de Política Monetária (Copom) de manter a taxa básica de juros, em 14,25%, pode significar que o governo pretende percorrer novamen-te esse caminho. As medidas que devem ser anunciadas nas próximas semanas de-

vem compor um quadro mais definitivo sobre essa etapa da política econômica.

A gravidade da recessão, como comprovam os dados de queda no emprego divul-gados hoje, justificaria tecni-camente a opção do Copom de manter inalterados os juros básicos, ainda mais quando se leva em conta o impacto fiscal do aumento da Selic. Mas o comportamento errático do Banco Central na condução da política monetá-ria acrescentou mais incerte-zas ao cenário econômico, ao desviar-se de forma abrupta da trajetória de elevação dos juros, que havia sinalizado com insistência nas semanas anteriores. Sem clareza de objetivos e de plano de voo, fica mais difícil vencer a crise de confiança que se abateu sobre a economia brasileira.

por Beth Cataldo/G1

Proposta aumenta de 60 para 180 meses o tem-po de parcelamento

Para Laercio Oli-veira a proposta é plenamente justificável ante a situação econômi-ca do mercado e a necessidade de preservação do emprego e da ren-da dos trabalhado-res brasileiros

Page 16: Jornal Tudo Pinhais

16

www.facebook.com/jornal.tudopinhais / www.tudopinhais.com.br / [email protected]

(41) 9634-6136(41) 3059-2977