jornal tribuna vip

8
wwwjornaltribunavip.com.br Vicente Pires/Águas Claras Ano II - Número 19 - maio/junho de 2010 Tribuna ViP A hora e a vez de Vicente Pires Adasa convoca usuários de recursos hídricos pessoa física ou jurídica que não possuam outorga para cadastramento. Prazo segue até primeiro de setembro Página 4 Cidade cresce em ritmo acelerado e atrai muitos investimentos, principalmente no comércio local onde se instalam empresas dos mais varia- dos segmentos. No mesmo ritmo a especulação imobiliária toma conta da região com imóveis supervalorizados graças a infraestrutura básica: água, energia, sinais telefônicos e outros benefícios, próprios para uma região que vive o pleno desenvolvimento. A São José é a mais nova empresa de trans- porte coletivo a atuar em Vicente Pires. Os ônibus atendem sete linhas com destino ao Plano Piloto. Também circulam na cidade os coletivos das empresas Cidade Brasília, Saté- lite e Pioneira e os micro-ônibus da Cootarde. A vice governadora Ivelise Longhi vê com expectativa a questão dos condomínios no Distrito Federal. Página 3 O empresário Walter Rocha da Riwer administradora de Condomínios ocupa agora a coluna Dicas para o Síndico na página 7 do Tribuna ViP A Copa do Mundo está aí. Milhões de brasileiros na expectativa do hexa para a nossa seleção. O presidente Lula da Silva (foto) se despediu dos jogadores e destacou sua confiança no grupo. Em Vicente Pires o comércio local ganha o verde e amarelo e faz a corrente prá frente em busca de mais um título. Professor Granjeiro abre nova unidade do Gran Cursos em Taguatinga. Benefício aos concurseiros de Vicente Pires Pagina 6

Upload: elide-toledo

Post on 21-Mar-2016

217 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Jornal de Vicente Pires, Águas Claras e região

TRANSCRIPT

wwwjornaltribunavip.com.br Vicente Pires/Águas Claras Ano II - Número 19 - maio/junho de 2010

Tribuna ViPA hora e a vez de Vicente Pires

Adasa convoca usuários de recursos hídricos pessoa física ou jurídica que não possuam outorga para cadastramento.

Prazo segue até primeiro de setembro Página 4

Cidade cresce em ritmo acelerado e atrai muitos investimentos, principalmente no comércio local onde se instalam empresas dos mais varia-dos segmentos. No mesmo ritmo a especulação imobiliária toma conta da região com imóveis supervalorizados graças a infraestrutura básica: água, energia, sinais telefônicos e outros benefícios, próprios para uma região que vive o pleno desenvolvimento.

A São José é a mais nova empresa de trans-porte coletivo a atuar em Vicente Pires.

Os ônibus atendem sete linhas com destino ao Plano Piloto. Também circulam na cidade os coletivos das empresas Cidade Brasília, Saté-lite e Pioneira e os micro-ônibus da Cootarde.

A vice governadora Ivelise Longhi

vê com expectativa a questão dos condomínios no Distrito Federal.

Página 3

O empresário Walter Rocha

da Riwer administradora de Condomínios

ocupa agora a coluna

Dicas para o Síndico na página 7 do Tribuna ViP

A Copa do Mundo está aí. Milhões de brasileiros na expectativa do hexa para a nossa seleção. O presidente Lula da Silva (foto) se despediu dos jogadores e destacou sua confiança no grupo. Em Vicente Pires o comércio local ganha o verde e amarelo e faz a corrente prá frente em busca de mais um título.

Professor Granjeiro abre nova unidade

do Gran Cursos em Taguatinga. Benefício aos

concurseiros de Vicente Pires

Pagina 6

geral2 NOS BaSTIDOreS

Tribuna ViP

EBC- Empresa Brasiliense de Comunicação - CNPJ: 38039285/0001- 47 Produção - EBC Comunicação - Jurídico: Nathalia F. ToledoEditor - Carlos Alberto de Toledo - Reg.Prof. 1200/84 DRT-DF - Coordenação - Élide FerreiraPublicidade - EBC (61) 8498-1673 - 3397-1956 - [email protected]ço eletrônico - www.jornaltribunavip.com.brEditoração - Jorge Ribeiro - 9952-6839

Tribuna ViPJornal do Setor Habitacional Vicente Pires e RegiãoAno IV Nº19 - maio/junho de 2010 Publicação dirigida - Vicente Pires/Águas Claras

Conteúdo publicitário de responsabilidade dos anunciantes. Matérias assinadas dividem responsabilidade com o jornal Tribuna ViP - Sugestões e críticas : [email protected]

Dia do trabalhador concentrou público no estacionamento da Feira do Produtor de Vicente Pires.

Vicente Pires vive momento de crescimento e investimentos

Foto: charles albert

Trabalhador homenageado em Vicente Pires

Fiscalização alerta para obras irregulares

Deputados cobram compromissos de Rogério RossoO cumprimento dos

compromissos firmados na “Carta de Brasília”, assina-da por dez partidos e apre-sentada durante a eleição indireta para governador como condição para apoio político, foi cobrado no plenário da Câmara Legis-lativa. “O governador Rogério Rosso não está cum-prindo nenhum compromisso da carta. Por exemplo, a realização de auditorias em todos os contratos do GDF não ocorreu. O governador mandou investi-gar somente os contratos vigentes e deixou de lado os contratos de serviços já prestados. Também não está publicando as contas do GDF quinzenalmente, como prometeu. Além disso, não reduziu o número de servidores comissionados do GDF. Pelo contrário, já emitiu quinze decretos criando novos cargos”, cri-ticou Paulo Tadeu, líder do PT na Casa.

Justiça mantém afastamento de Eurides BritoA Justiça do DF negou o pedido de liminar apre-

sentado por Eurides Brito contra o seu afastamento do mandato de deputada distrital. Com a decisão, Eurides Brito continua afastada do cargo. A notícia foi publicada no site do Tribunal de Justiça do Dis-trito Federal e dos Territórios.

Adelmir Santana e Sebrae fecham agenda para as micro empresasO Centro de Convenções Brasil XXI foi palco do

Encontro Nacional dos Conselheiros do Sebrae, que reuniu mais de 500 representantes da Instituição de todo o país. O senador Adelmir Santana, como pre-sidente do Conselho Nacional do Sebrae, comandou o encontro que definiu uma agenda para as micro e pequenas empresas.

Roriz continua a liderar na pesquisa Soma O Instituto Soma Opinião & Mercado divulgou,

dia 25 de maio último, o resultado de uma nova pesquisa, que mostra que o ex-governador Joaquim Roriz (PSC) está à frente dos outros pré-candidatos ao Governo do Distrito Federal A pesquisa aponta Roriz com 40% das intenções de votos, seguido por Agnelo (PT) que obteve 27%, enquanto Toninho (PSOL) ficou com 3%. Os brancos e nulos chegam a 20% e os indecisos atingem 10%.

Arlete Sampaio quer resgatar o papel da Câmara LegislativaArlete Sampaio lançou sua pré-candidatura no

último dia 13 de maio, no Teatro dos Bancários. Compareceram ao evento a ministra do Desenvol-vimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes, o presidente do PT-DF, Roberto Policarpo, o pré-candidato do partido ao governo do Distrito Fede-ral, Agnelo Queiroz, os deputados distritais petistas - Erika Kokay, Paulo Tadeu, Chico Leite e Cabo Pa-trício - entre outros.

As construções inacabadas na Região Administrativa de Vicente Pires expõem a in-certeza e a expectativa da co-munidade pela regularização da área. Em maio de 2009, a cidade conferiu status de 30ª região administrativa do DF. Enquanto o território não for regularizado pelo governo federal, a região fica embar-gada. Sendo assim, nenhuma obra pode ser iniciada ou concluída sem a autorização da administração regional. Nos últimos dois anos, no máximo 15 permissões fo-ram concedidas pelo órgão. Segundo a Agência de Fisca-

Feriado universal, o pri-meiro de maio leva todos os anos milhões de trabalha-dores às ruas em várias paí-ses do mundo para celebrar avanços e conquistas. Em Brasília não seria diferente. O deputado federal Geraldo Magela (PT-DF) participou de homenagens ao trabalha-dor na Ceilândia, Taguatin-ga, Vicente Pires e na As-sociação Atlética Banco do Brasil (AABB).

Na Ceilândia Magela conferiu torneio de futebol na confraternização entre trabalhadores e na AABB prestigiou a Festa de Lança-mento da Fenamilho 2010. Em Taguatinga compareceu

aos shows no Taguaparque e em Vicente Pires assistiu roda de capoeira e trio elé-trico. A criançada se divertiu com brinquedos e distribui-ção de doces.

O presidente da Associa-ção Comunitária de Vicen-

te Pires (Arvips), Dirsomar Chaves, disse que a tradi-cional festa de primeiro de maio simboliza a celebração dos trabalhadores no mundo inteiro. Dissomar destacou ainda a importância da con-fraternização na cidade. “Ela representa a luta pela regula-rização fundiária em Vicente Pires”, defendeu.

Para Magela, a celebração do Dia dos Trabalhadores é fundamental, uma vez que são eles a força motriz da nação. “Na verdade, todos os dias são dos trabalhado-res. São eles que constroem o País e trazem o desenvol-vimento que o Brasil tanto precisa”, homenageou.

lização do DF (Agefis), apro-ximadamente 12 mil obras em andamento hoje estão em situação ilegal nas áreas

residenciais e comerciais de Vicente Pires. A Agefis con-firma que promove fiscaliza-ção diária nesses locais.

Foto: arquivo

3Tribuna ViPPOlíTIca

O Presidente responde

Linha Verde na EPTG, uma obra prioritária do governo atual

Se você quer fazer uma pergunta ao presidente Lula envie para o e-mail: [email protected]

Todas as semanas o presidente Luis Inácio Lula da Silva responde às questões sugeridas por leitores de todo o país. Se voce quer dirigir sua pergunta ao presidente envie sua mensagem para o [email protected] que será encaminhada à assessoria de imprensa da Presidência da República.

Vice governadora tem olhos para os condomínios

Jackson Arpíni, 45 anos, presidente do Conselho Muni-cipal de Saúde de Erechim (RS) – Há um crescimento signi-ficativo da drogadição, em especial do crack. O momento exige um enfrentamento efetivo, com ações conjugadas dos ministérios afins, governos estaduais, municipais e da própria sociedade para ações de prevenção, repressão, tratamento e ressocializa-ção. Qual a sua opinião?

Presidente Lula – Jackson, eu concordo plenamente com você. Tanto que há cerca de 30 dias convoquei uma reunião com as di-versas áreas do governo envolvidas com o problema das drogas e cobrei uma integração das várias ações que vinham sendo fei-tas, para que tivéssemos mais efetividade nesse enfrentamento. O resultado é que, na semana passada, nós lançamos o Plano Inte-grado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas, composto de ações imediatas e estruturantes e que envolve a participação de 10 ministérios e órgãos do governo federal, estados, municípios e sociedade civil. Vamos investir, só este ano, R$ 410 milhões em ações de saúde, assistência e prevenção. Entre as ações planejadas, haverá a ampliação de operações contra o tráfico, apoio aos muni-cípios para o aumento do número de leitos e dos serviços de atendi-mento e preparação de profissionais para tratamento e reinserção social. Vamos firmar parceria com universidades para capacitar 100 mil profissionais, sobretudo na prevenção. Estamos tomando estas e várias outras medidas e vamos envolver os governadores e prefeitos nessa luta, porque o problema é grave e atinge, sobretu-do, os nossos jovens.

Fernando Esbroglio, 60 anos, comerciante de Porto Alegre (RS) – Por que V. Ex.ª não exigiu uma contrapartida maior do Pa-raguai na flexibilização unilateral dos termos do contrato de Itai-pu? Por exemplo, que o Paraguai estabelecesse controles de frontei-ra e aduana mais efetivos para evitar o contrabando ao Brasil.

Presidente Lula – É do nosso total interesse que os nossos vizinhos cresçam e se desenvolvam, pois assim poderão fortale-cer o comércio inter-regional. Diferentemente do que se costuma apregoar, não é preciso que um lado perca para que o outro possa ganhar. Recentemente, definimos os mecanismos para a constru-ção de uma linha de transmissão de Itaipu até a cidade de Villa Hayes, o que permitirá ao Paraguai utilizar a energia que lhe cabe e promover a industrialização do país. Quanto ao contrabando e também ao tráfico de drogas, nós temos atuado em parceria com o Paraguai, pois defendemos uma política de corresponsabilidade. Em 2009, iniciamos a Operação Sentinela, que envolve a Receita Federal e polícias federais e estaduais na intensificação da fisca-lização de mercadorias, veículos, pessoas e embarcações. Temos investido na aquisição de aviões não-tripulados, que detectam movimentações suspeitas e possibilitam a abordagem por forças de segurança brasileiras e/ou paraguaias. Em relação ao tráfico, a Polícia Federal brasileira renovou recentemente o acordo de coo-peração com a Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai. Essa parceria permitiu, em 2009, a destruição de mil hectares de plan-tações de maconha e, com isso, 2 mil toneladas da droga deixaram de entrar no Brasil.

Paulina Martins, 84 anos, aposentada de Brasília (DF) – Presidente, gostaria de saber se o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) terá prosseguimento no próximo governo?

Presidente Lula – Paulina, nós estamos fazendo a nossa parte, executando o maior conjunto de obras que o nosso país já viu. São obras de infraestrutura Energética, Logística e Social-Urbana. Os investimentos do PAC 1, para o período 2007-2010, são de R$ 646 bilhões e para depois de 2010, de R$ 502 bilhões. A decisão sobre a continuidade do PAC caberá, evidentemente, ao próximo governo. Mas nós já deixamos encaminhado o PAC 2, para que quem vier depois de mim não deixe o crescimento desace-lerar por falta de projetos ou de dinheiro no orçamento. São gran-des projetos com investimentos de R$ 955 bilhões entre 2011 e 2014. Se depender da minha vontade, o próximo governante vai conduzir esse bastão porque é indispensável ao desenvolvimento do nosso país e à geração de empregos. No entanto, tudo o que eu posso garantir é que quem participou da concepção e da execução das obras do PAC, obviamente dará continuidade ao Programa.

A vice-governadora Ive-lise Longhi apresentou um balanço do primeiro mês da sua administração com Ro-gério Rosso. Confirma que existem muitos problemas a serem enfrentados, mas na área habitacional traz uma boa notícia: aproximada-mente 70 condomínios estão perto de serem regularizados. Em breve, o governador es-tará assinando o decreto de regularização dos parcela-mentos. “São processos que já estavam bem encaminhados. e estamos realizando uma rá-pida revisão por cautela, mas há possibilidade de resolver essa questão”, adianta.

Quanto ao andamento das obras deixadas pelo governo anterior a vice-governadora explica que segundo levanta-mento existem perto de 2,5 mil obras entre as iniciadas e as licitadas Foi verificado cerca de 300 obras efetiva-mente encaminhadas. Estas serão nossa prioridade. Nós solicitamos aos administra-dores regionais e secretários que apontem as prioridades e a partir disso, elaborarmos um calendário semanal de

entrega de obras. - Não te-remos inaugurações nem eventos, o compromisso é entregar as obras para a po-pulação, definiu Ivelise

Entre as prioridades está a entrega da nova Rodoviária, a EPTG, que é uma via fun-damental para os moradores de Vicente Pires eque deve ter a parte viária entregue em outubro. a F-5, aquela na saída da Terceira Ponte, via-dutos como o do Piriquito, no Gama. As obras em saúde também são prioritárias.

Condominios - O que está mais bem encaminhado

é a regularização de condo-mínios. Os processos, perto de 70, estão bem adiantados, esclarece Ivelise. “Em breve, será possível o governador assinar o decreto aprovando os projetos de parcelamento, e assim o pedido de registro em cartório será encami-nhado. A partir daí, a Ter-racap começa a venda direta nos terrenos públicos. Mas a maioria é em área parti-cular”, define, enumerando como prioridade a Estrutu-ral, condomínios como Pôr do Sol, Porto Rico, Sol Nas-cente, entre outros.

O senador Gim Argello (PTB-DF) continua dando tempo ao tempo. Ele voltou a afirmar que não tem pressa em definir seu rumo eleitoral para as eleições deste ano.

Realmente, Gim ainda não sabe se sairá candidato ao GDF pelo PTB ou se re-nova seu mandato disputan-do uma vaga ao Senado por mais oito anos, disputando a eleição majoritária na chapa

A Secretaria do Patrimô-nio da União-DF esclarece em nota, à população local que mantém desde 2005, Convênio de Cooperação Técnica com a ARVIPS - Associação Comunitária de Vicente Pires e que neste período realizou intensa par-ceria com a entidade, desde a realização do primeiro cadas-tramento urbanístico, a aqui-sição da carta de adjudicação do setor, além da parceria incluindo o GDF em busca de unidade sobre os projetos

GIM apóia Dilma em quaisquer circunstâncias

Patrimônio da União e Arvips renovam convênio de cooperação técnica

do ex-governador Joaquim Roriz. Gim, no entanto, não abre mão do apoio e do palanque que dará em Bra-sília à pré-candidata do PT à presidência da República, Dilma Rousseff (foto), sua amiga e companheira polí-tica. “Aconteça o que acon-tecer, sou Dilma nas eleições presidenciais e ela terá os votos dos meus eleitores em Brasília.

necessários para a regulari-zação do setor. Existe tam-bém um plano de trabalho 2009/2010 a ser executado nesta parcerias.O documen-to enfatiza ainda que diante das mudanças políticas que o DF enfrenta desde no-vembro de 2009, fez com que o plano de repasse das área para o GDF comercia-lizar os lotes por intermédio da Terracap viesse a parder o prazo. Temos aguardado uma definição de governa-bilidade para darmos con-

tinuidade na regularização fundiária de Vicente Pires”, salienta o documento.Diante da permanente cobrança da Arvips, a SPU informa que decidiu renovar o Convênio de Cooperação Técnica com a Associação Comunitária e prosseguir no processo, sendo prioridade entregar ainda em 2010 as primeiras escrituras aos moradores. Segundo a nota a revisão do cadastro da Vila São José e a titulação às famílias de baixa renda estão em pauta.

4 Tribuna ViP meIO amBIeNTe

Clínica ReabilitDra. Ayda Jamal Muhad Daoud

Dra. Keila Machado Gomes

Fisioterapia - Hidroterapia - RPG - AcunputuraFisioterapia Uroginecologica - Fisioterapia respiratória

Pré e Pós parto - Denagem linfática - Fisioterapia domiciliar

SGAS 910 - Cj.B - Bl.E - Sls.7/9 - Ed. Mix Park Sul3242-9479 / 8134-2285 / 8114-5340

SCS Qd.6 - Bl.A - Sl.302Edifício Arnaldo Villares

Fone: 3323-7084 - 9683-1406

Cerrado: perto de ser patrimônio nacionalA Proposta de Emenda à

Constituição (PEC) 53/01, de autoria do senador De-móstenes Torres, altera a redação do artigo 225 da Constituição, que estabelece como dever do poder públi-co e dos cidadãos defender e preservar o Cerrado e a Caa-tinga. Se a PEC for aprovada, os dois biomas serão equipa-rados à Floresta Amazônica brasileira, a Mata Atlântica (região litorânea do país), a Serra do Mar (litoral leste-sul brasileiro), o Pantanal Mato-Grossense e a Zona Costeira (zona de transição entre regiões continental e marítima). Todos já consi-

ROUPAS: MASCULINASFEMININASINFANTISSAPATOSBOLSAS

derados patrimônio nacio-nal pela Constituição.

Bioma é um conjunto de vida vegetal e animal cons-tituído pelo agrupamento de tipos de vegetação adja-centes e identificáveis em escala regional, com condi-ções geoclimáticas similares e história compartilhada de mudanças, o que resulta em diversidade biológica pró-pria.

A ocupação desses biomas deve ocorrer de modo a ga-rantir a preservação do meio ambiente, coibindo práticas predatórias na exploração dos recursos naturais. A in-clusão do Cerrado entre os

biomas considerados patri-mônio nacional deve-se não só ao fato de ocupar cerca de um quarto do território do País, mas, principalmente, por englobar ampla biodi-versidade.

É insuficiente a priorida-de concedida à conservação desse ecossistema, eviden-ciada pelo baixo porcentual de unidades de uso indireto – parques nacionais, reservas e estações ecológicas – e a inexistência de unidades de conservação de uso direto (florestas nacionais, áreas de proteção ambiental e re-servas extrativistas), finaliza Demóstenes.

A União dos Condomí-nios e Associação dos Mo-radores do Distrito Federal (Única-DF) está implan-tando o Programa Brasília Cidade 21, com o objetivo de agir como instrumento de reflexão sobre o futuro comum dos moradores da cidade e de incentivo à mu-dança de atitudes em rela-ção à degradação do meio ambiente no DF. Entre as frentes de ação do programa estão a mobilização social, a capacitação e o suporte téc-nico para a construção das Agendas 21 em diferentes escalas e setores.

A primeira etapa para concretizar o programa será a promoção do Curso Bási-co de Educação Ambiental com ênfase na Agenda 21 para condomínios, minis-trado por técnicos do Ibram e de instituições parceiras. Durante as aulas e palestras serão abordadas temáticas

Programa incentiva preservação natural

ADASA lança Cadastro Eletrônico para usuários de recursos hídricos Desde o último dia 17 de

maio, todos os usuários que façam uso de recursos hídri-cos e não possuem outorga – pessoa física ou jurídica, de direito público ou priva-do- devem se cadastrar na ADASA. Eles têm até o dia primeiro de setembro deste ano para conseguir o Certi-ficado. A não apresentação desse documento a partir dessa data acarretará aplica-ção de penalidades pelo uso irregular dos recursos hídri-cos, podendo a ADASA, de imediato, proceder a interdi-ção do uso da água.

O preenchimento do do-cumento é simples e será fei-to pela internet –www.adasa.

df.gov.br. Na página inicial, basta clicar no banner “Re-curso Hídrico – realize aqui seu cadastro” e preencher os quadros com informações sobre o usuário CPF/CNPJ, telefone, endereço da capta-ção, finalidades e vazão es-timada. Após esta operação, basta clicar na “impressão do certificado” e obter a cópia o documento comprovando o cadastramento. Posterior-mente, ele será convocado pela ADASA para obten-ção de outorga/registro. O usuário se responsabilizará administrativa, civil e crimi-nalmente pelas informações.

O cadastro eletrônico dos usuários de recursos hídricos

em corpos de água de do-mínio do Distrito Federal e em corpos de água delega-dos pela União e Estados foi estabelecido pela Resolução nº 2/ ADASA, assinada no dia 12 de maio pelo diretor presidente Ricardo Pinheiro. Com o cadastro a Agência poderá conhecer o universo dos usuários de água e fazer um balanço da disponibili-dade hídrica no DF.

Estima-se que existam cerca de 30 mil usuários de água na região, mas apenas 4 mil têm direito de uso atra-vés de outorga já concedida pela ADASA. O Cadastro integrará o Sistema de Re-cursos Hídricos do DF.

relacionadas à questão so-cioambiental para qualificar agentes multiplicadores.

Coordenando ações que visam o uso racional dos re-cursos hídricos e do desen-volvimento de hábitos am-bientalmente sustentáveis, a ADASA, desde 2008, vem realizando campanhas junto aos condomínios de Brasília, incentivando-os à instalação de hidrômetros individuais.

Segundo técnicos da Agência, além de ser mais justo (cada um paga somen-te pelo que utilizou), o uso dos hidrômetros individu-ais é também um indutor da consciência coletiva para a utilização sustentável dos recursos hídricos. Morado-res dos condomínios que já adotaram a prática, afirmam poupar mais agora. Dados da Agência indicam que o con-sumo da água em prédios que adotaram a hidrometração individualizada reduziu 20%.

Morador de condomínio mais integrado com a preservação

A preservação do cerrado é motivo de cuidados, tanto de autoridades quanto da população.

ABERTO DE 2º FEIRA A SÁBADO DAS 8:00 ÁS 18:00CHÁCARA 6 A - Lj.8 A - VICENTE PIRES - FONE: 91413192

PREÇOS IMPERDÍVEIS

Foto: charles albert

3397-1497

Tribuna ViP 5DeSeNVOlVImeNTO

Vicente Pires registra seu primeiro aniversário e acelera crescimento

Antes área rural, a an-tiga Colônia Agrícola de Vicente Pires foi transfor-mada em região adminis-trativa do Distrito Federal em 2009, completando na quarta-feira, dia 26 de maio, seu primeiro aniversário. A

Você sabia que Dr. Charles:* Foi Relator do Projeto

que acabou com o Nepotis-mo na Câmara Legislativa do DF. Ou seja, proibiu a

Cidade mantém seus representantes no legislativo

contratação de parentes de parlamentares até terceiro grau, pela CLDF.

* Criou a Lei 4304/2009 que colocou no calendário comemorativo do DF o Dia Demolay.

* Lutou por aumento dos

salários dos servidores do DF. Impedindo ao conseguir reajuste digno para todas as categorias, a greve dos servi-dores da Saúde.

*Batalhou pela aprovação da melhoria salarial e mo-dernização da carreira de Assistência Social.

*Atuou de forma decisiva na aprovação do aumento salarial dos médicos, ga-rantindo assim um melhor atendimento à população.

*Fez o pedido para im-plantação de uma Política Habitacional para os servi-dores do DF, garantindo as-sim o direito à moradia para várias famílias.

*Garantiu Plano de Saúde para todos os servidores do DF por meio de uma emen-da ao orçamento.

*Foi o responsável pela construção do Posto Poli-cial da QSF, Vila São José e praça do Bicalho, todos em Taguatinga.

*Homenageou vários pro-fissionais, de diversas classes, como forma de reconheci-mento ao serviço prestado por eles à sociedade.

*Criou e é presidente da Frente Parlamentar de Saú-de.

*Assinou a CPI DA SAÚ-DE. Desejando assim inves-tigar tudo o que havia de er-rado na gestão da saúde do Distrito Federal, sem receio de represálias.

RECONHECIMENTO NacionalPrêmio Mérito Legislador 2008Doutor Charles (PTB) é

o melhor deputado do Le-gislativo do DF. A afirmação é do IDELB – Instituto de Estudos Legislativos Brasi-leiros, que entregou ao par-lamentar o Prêmio do Méri-to Legislador 2008, em uma concorrida solenidade no Senado Federal, pela auto-ria da Lei nº 4.078/08, que obriga hospitais públicos e particulares do DF a ofere-cerem produtos e serviços em braile, bem como intér-pretes de Libras (Língua Brasileira dos Sinais) para as pessoas com deficiência que buscam atendimento.

Grandes CONQUISTASAutor da Lei 4141/2008,

que determina a colocação da tipagem sanguínea e fator RH na Carteira de Identi-dade, garantindo agilidade e rapidez no atendimento a pessoas que tenham sofrido um acidente grave e necessi-tem de transfusão de sangue.

* Propôs a Lei 4368/2009, que instituiu a Semana de Prevenção ao Câncer Bucal como evento oficial do Dis-trito Federal. A Lei ressalta a importância da prevenção como forma de evitar doen-ças e, com isso, evitar que as

pessoas tenham que sofrer em hospitais. A lei recebeu o apoio do Conselho Regio-nal de Odontologia (CRO) e da Associação Brasileira de Odontologia (ABO).

*Autor da Lei 4274/2008, que exige a pesagem obri-gatória dos botijões de gás. Agora, os botijões e cilindros de gás devem ser pesados na hora em que o cliente com-pra e na sua frente. A lei vai acabar com fraudes e irregu-laridades nessa área.

*Propôs a Lei 4425/2009. Ela obriga todas as escolas e faculdades, tanto públi-cas quanto privadas do DF a fornecer água potável aos estudantes. É importante, principalmente, para resolver problemas de saúde detecta-dos nas escolas das áreas ru-rais do DF.

Mandato TransparenteDr. Charles decidiu, desde

o primeiro dia de manda-to, por realizá-lo de forma transparente. Assim, qual-quer pessoa pode e deve acompanhar os seus gastos com a verba indenizatória. Para isso, entre no site da Câmara Legislativa: www.cl.df.gov.br e clique no menu Transparência, depois clique em Verba Indenizatória e em Comprovantes Fiscais dos Gabinetes. Então é só pro-curar o nome do Deputado Dr. Charles e conferir.

Estes três anos foram bastante produtivos para o de-putado distrital Dr. Charles, PTB-(foto), presidente da Comissão de Assuntos Fundiários - CAF - e da Frente Parlamentar de Saúde do DF. Médico gineco-obstetra Dr. Charles esteve à frente das principais negociações salariais realizadas entre funcionários públicos e o GDF, evitando a greve dos servidores da Saúde. Teve participa-ção decisiva na regularização dos quiosques, na criação do Taguaparque e da região administrativa de Vicente Pires - RA XXX. A frente da CES realizou audiências públicas para debater a crise na prestação de serviços da Saúde: a criação de uma Agência de Vigilância Sanitária do DF; as regras para venda de lotes em Vicente Pires e a instalação de Complexo Cultural em Samambaia. Recebeu diversas homenagens em cidades do Entorno de Brasília por ter desempenhado papel fun-damental na resolução do principal problema da re-gião, a falta de recursos.

Câmara Legislativa do DF comemorou a data no Espa-ço Recanto Oásis (Rua 10, Chácara 143). A solenidade teve a iniciativa do deputado distrital Dr. Charles (PTB).

Vicente Pires abriga uma população calculada em

aproximadamente 70 mil pessoas e assiste ao fortale-cimento do comércio local, onde grandes investidores aportam na região. O desta-que no entanto fica para a já tradicional e movimentada Feira do Produtor.

Feira do Produtor é uma das referências de Vicente Pires. A cidade tornou-se região administrativa há um ano e já enfrenta situações de cidade grande

Foto: charles albert

INVeSTImeNTO

6 Tribuna ViP

CONCURSOS PREVISTOS29/05/2010 - Concurso para

professor está próximo - Está prevista para a próxima sexta-feira (04/06) a publicação do edital que oferecerá 400 vagas para o cargo de professor.

28/05/2010 - Sesi prorroga inscrições - Sesi/DF prorroga inscrições para o concurso com oferta de 28 vagas para cargos de nível médio e superior. Inscri-ções até 13 de junho.

28/05/2010 - 520 vagas para Exército - Escola Preparatória de Cadetes do Exército abre 520 chances para candidatos que tenham pelo menos a 2ª sé-rie do ensino médio.

26/05/2010 - Comissão da Câmara aprova PL que cria 210 para CNJ - Comissão de Finan-ças e Tributação da Câmara dos Deputados aprova criação de 210 cargos para o Conselho Na-cional de Justiça (CNJ).

26/05/2010 - Encerram hoje inscrições para o Sesi - Sesi/DF encerra as inscrições do concurso que irá prover 28 va-gas para os níveis médio e su-perior. A remuneração varia en-tre R$ 945 a R$ 2.483.

25/05/2010 - Eletrobrás abre período de inscrições - Eletrobrás abre as inscrições do concurso que oferece 483 vagas para formação de cadastro de reserva. O salário inicial é de R$ 3.975,10.

25/05/2010 - CCJ do Sena-do aprova a criação de mais 300 vagas - Comissão de Costi-tuição e Justiça, no Senado Fe-deral, aprova a criação de 300 cargos para Tribunais Regionais do Trabalho.

25/05/2010 - Prorrogada as inscrições para Fundação Alexandre Gusmão - A Fun-dação Alexandre Gusmão pror-roga inscrições para 37 vagas imediatas e 168 para formação de cadastro de reserva.

24/05/2010 - PGR delega competência de novas contra-tações para o Secretário-Geral do MPU - O Procurador-Geral da República publica portaria para a realização de concurso público para provimento de cargos de Analista e Técnico.

21/05/2010 - Projeto de lei põe fim a taxa de concurso para desempregados - Comis-são do Senado aprova fim de taxa de concurso a desempre-gado. Após o prazo de recursos o PL segue para a Câmara e sanção presidencial.

21/05/2010 - Estudo mostra envelhecimento do funciona-lismo público no país - Minis-tério do Planejamento divulga estudo sobre o perfil dos servi-dores públicos. Os resultados apontam o envelhecimento do quadro e a necessidade de no-vas contratações.

19/05/2010 - Detran/DF abre inscrições para 10 vagas - De-partamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran/DF) abre período de inscrições para vagas de nível superior. A remuneração inicial é de R$ 4.225,94.

13/05/2010 - Mtur e Embratur autorizados a contratar - Minis-tério do Turismo e Embratur são autorizados a fazer 196 novas contratações. As chances serão para os níveis médio e superior.

13/05/2010 - 100 vagas para o Ministério da Pesca e Aqui-cultura - Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) lança edital com oferta de 100 vagas para cargos de nível médio e superior. A organizadora será a Fundação Euclides da Cunha.

Concurseiros ganham nova opção

O aniversário de 10 anos do Parque Ecológico Águas Claras foi comemorado em abril passado. A programa-ção para o evento foi di-versificada, com oficinas de educação ambiental; exposi-ções de desenho, artesanato e de animais embalsamados; apresentações teatrais e de academias de ginástica; ser-viços de aferição de pressão, medição de glicemia, índice de massa corporal, aplica-ção de flúor e dicas de saú-de, brinquedos infláveis e sorteio de brindes. O even-to contou com o apoio da

No dia 5 de junho. Taguatinga completa 52 anos. Para comemorar o aniversário da primeira cidade satélite do DF, a Adminis-tração da cidade preparou uma programação intensa que vai até 27 de junho. Um baile de queijos e vinhos no Lions Clube abre o calendário de eventos. O tradicional corte do bolo gigante será feito na Praça do Reló-gio, um dos maiores pontos de referência da cidade. De 11 a 20 de junho, o Tagaparque será palco das apresentações dos artistas Al-ceu Valença, Geraldo Azevedo, Zeca Baleiro, Fagner e outros.

Nova unidade do Gran Cursos de Taguatinga atende muitos concurseiros de Vicente Pires e região.

Parque ecológico Águas Claras é patrimônio natural dos brasilienses e reune espaços de rara beleza

DF: mercadoimobiliário ganha valor Wildemir Demartini, di-

retor da Lopes Royal, mostra as vantagens e a segurança da compra de um imóvel como investimento, quando com-parada com investimentos de alto risco do mercado fi-nanceiro, principalmente na capital do Brasil.

O mercado imobiliário continua sendo um dos mais seguros, seja para pe-quenos ou grandes poupa-dores, explica o profissional. Áreas mais centrais e con-corridas (de alta deman-da), como o Plano Piloto e adjacências, deixaram de oferecer oportunidades de novos imóveis.

Outras áreas, de grandes proporções, têm surgido e atraído a demanda reprimida, como é o caso da cidade de Águas Claras – o maior can-teiro de obras do País. Não houve e não há investimento melhor do que o imóvel no Distrito Federal, queiram ou não queiram alguns econo-mistas”, concluiu o diretor da empresa.

O presente chegou na hora certa. Tanto para Taguatinga, quanto para Vicente Pires, a vizinha caçula da maior ci-dade satélite do DF. Acredi-tando no crescimento e de-senvolvimento constante de Taguatinga, o Gran Cursos inaugurou no último mes de abril, mais uma unidade de sua rede de escolas prepara-tórias para concurseiros

Funcionando no Pistão Sul com uma estrutura dinâ-mica e moderna, a unidade 3 do Gran Cursos em Tagua-tinga caiu como uma luva para os estudantes, futuros servidores públicos. Quem mora em Vicente Pires e em Águas Claras também apro-vou a iniciativa do professor José Wilson Granjeiro, dire-tor da instituição, que a cada dia apresenta inovações e se adapta às necessidades dos concurseiros de todo o país.

A unidade Gran Cursos do Pistão Sul funciona ao lado do Coliseu Chopperia e oferece qualidade, espaço e uma equipe de professores e funcionários treinados para garantir os mais qualificados cursos destinados a prepara-ção de concurseiros. Conta-tos-3031-7777 - 3352-0188.

1036 toques

Taguatinga completa 52 anos

Águas Claras comemora a naturezaAdministração Regional de Águas Claras e da Associa-ção dos Amigos do Parque (ASAC).

Estrutura - Localizado na Avenida Castanheiras entre as quadras 301,104,105 e 106, na área central de Águas Claras, o parque foi criado em 15 de abril de 2000 pela Lei Complementar nº 287. Nos finais de semana e feria-dos chega a receber cerca de seis mil visitantes que pra-ticam atividades físicas e de lazer nos bosques. O espaço, que tem mais de 95 hectares, conta também com pista pa-

vimentada para caminhada, área para contemplação dos córregos e nascentes e par-que infantil.

No local funciona a Es-cola Águas Claras de Edu-cação Ambiental, que fun-ciona de segunda a sexta. São oferecidos cursos, pa-lestras, mostras e oficinas de educação ambiental e artesanato com materiais recicláveis. Interessados em participar dos cursos conta-to com o Ibram pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 3214-5659.

Foto: arquivo

www.jornaltribunavip.com.brwww.grancursos.com.br

7Tribuna ViPSerVIÇOS

Trânsito pesado cerca vias principais de Vicente Pires

10 atitudes para otimizar a gestão

DIcaS Para O SíNDIcO

Mais uma empresa de transporte coleti-vo está circulando em Vicente Pires. Ao todo são sete itinerários que foram transferidos para a Viação São José, ser-vindo principalmente os usuários que seguem para o Plano Piloto.

As linhas 946 - 946.1 - 946.2 - 953 - 953.1 - 961 e 962 passam a compor o serviço da empresa. A princípio os veículos são bem conservados. Motoris-tas e cobradores, apesar de não conhecerem a região, demonstram in-teresse em realizar um serviço de boa qualida-de para os usuários, que por enquanto aprovam o serviço da nova empresa de transporte coletivo.

A função de síndico requer muitas ha-bilidades diferentes, e é bastante comple-xa, descreve Walter Rocha(foto) da Riwer Contabilidade. Portanto, é preciso ter os procedimentos e ferramentas adequados. Para ajudar nesta tarefa, segue aqui um resumo de observações colhidas ao longo dos últimos anos, a partir dos acertos e dos erros relatados por síndicos, condô-minos e profissionais da área.

1. Limitar o desgasteÉ essencial limitar horários para sua atuação, orientando

inclusive o zelador e os porteiros a não dirigir reclamações por interfone; em assembléias, ou quando surgem proble-mas de convivência no dia-a-dia, não tomar parte em dis-cussões nem alimentá-las.

2. Dividir funções e responsabilidadesÉ sempre conveniente limitar o máximo possível o tra-

balho do síndico, contando com uma empresa administra-dora ou escritório de contabilidade.

Por outro lado, dividir responsabilidades e funções é di-vidir poder, ou seja, envolver os condôminos na gestão da coisa comum. Decisões importantes devem ser tomadas pela Assembléia. O síndico é o Poder Executivo do con-domínio, ou seja, ele executa o que todos determinaram. Assim, o síndico não será “crucificado” caso aconteça al-gum problema.

3. Conhecer a legislaçãoTudo o que o síndico faz tem de estar respaldado pelas

leis e pela Convenção Condominial. Deveria ser o primei-ro ato de uma gestão uma leitura atenta destes textos, que não são muitos. Eles já trazem pronta a solução para os principais conflitos que podem ocorrer. Basta aplicar cor-retamente.

4. OrganizaçãoO síndico não pode ser “inimigo dos papéis”. Os con-

domínios necessitam muita documentação que necessita, legalmente, ser arquivada: notas fiscais, documentação tra-balhista, atas de assembléias.

Como também é preciso controlar muitos setores simul-taneamente (segurança, inadimplência, funcionários etc.), é aconselhável ter planilhas onde se registre o andamento de cada questão pendente.

Além disso, para lidar com o dinheiro comum (e depois, como exige a lei, prestar contas anualmente), é preciso sa-ber exatamente o que está sendo gasto em quê, e ter uma previsão orçamentária.

5. Perceber as demandasÉ importante ter uma percepção concreta do que os con-

dôminos pensam sobre os serviços do condomínio, sobre o que eles desejam de melhorias, o que não está sendo feito e é necessário.

6. Autoridade sem autoritarismoO síndico “linha dura” sempre acaba criando mais des-

contentamento do que ordem. É preciso fazer os condô-minos cumprirem o que é determinado pelas leis e pela Convenção e o Regulamento Interno, é claro, além das de-cisões soberanas da Assembléia. Mas o síndico não deve criar regras, apenas executá-las, deixando isso claro para a comunidade condominial

7. Conhecer bem o condomínioIsso inclui os funcionários, a estrutura da edificação, e os

condôminos. 8. Agir com criatividadeTente descobrir soluções a partir das condições do con-

domínio. Em condomínios com muitas crianças, é possível envolvê-las em uma campanha de reciclagem, por exemplo; em condomínios com muitos idosos, organizar ações para a terceira idade em áreas comuns pode ser muito estimulante para esses moradores.

9. Nunca descuidar da manutençãoO jardim é um caso claro: quando o condomínio não

contrata por muito tempo uma empresa de paisagismo ou um jardineiro para a manutenção, acaba gastando muito mais, porque vai ter de reformar todo o jardim. O mesmo acontece com os equipamentos do condomínio.

10. Boa estratégia de comunicaçãoNão basta ser eficiente e honesto, é preciso que os con-

dôminos sejam lembrados disso. Os síndicos devem comu-nicar-se sempre com os condôminos, mostrando o que está sendo realizado e o que está sendo feito com o dinheiro do condomínio.

Fonte Sindiconet.

Está cada dia mais peri-goso e arriscado o trânsito nas imediações de Vicen-te Pires. Quem segue pela Estrada Parque Taguatinga (EPTG) e precisa utilizar a via para Arniqueiras ou vice- versa passando pelo viaduto Israel Pinheiro en-frenta todos os dias uma ferrenha luta por conquista de espaço, pois não existe sinalização adequada para quem circula na área.

Os veículos que se deslo-cam para Taguatinga só en-contram um semáforo próxi-mo a uma das entradas para Vicente Pires, que pouca ser-ventia tem, pois não regula a passagem dos veículos pela área. Faltou planejamento para a instalação do equipa-mento. Conforme a lógica do local, o ideal seria que o semáforo fosse colocado an-tes do viaduto que recebe os

carros vindos de Arniqueira, fechando por intervalos o trânsito da EPTG no local, viabilizando assim a pas-sagem na saída do viaduto e liberando o fluxo intenso naquela área. São pequenas ações que poderiam melho-

Morador de Vicente Pires também sofre com trânsito intenso

GP de autorama é sucesso

Viação São José circulana cidade

rar bastante a circulação de veículos no referido espaço e evitar intermináveis engar-rafamentos na entrada e sa-ída de acesso a Vicente Pi-res. Com a palavra os órgãos responsáveis pelo trânsito da capital brasileira.

Inadimplência zero garantida

Há MAIS DE 10 AnOS PRESTAnDO SERVIÇOS DE QuALIDADE

O GP Brasil Autorama localizado na rua 12 de Vicente Pires é o mais novo endereço para os amantes da modalida-de. O espaço esportivo que já funcionava na região em outro endereço foi recentemente montado, com muito mais opções para os pilotos das supermáquinas que no final de maio mo-vimentaram a área com a prova nacional da categoria. No total 140 pilotos inscritos vindos de Goiânia, Uberlândia, Belo Horizonte, Juiz de Fora e São Paulo, além de Brasília, fizeram o brilho do evento conforme o organizador da prova Miquéias França. Ele lembra que no ano de 2004 o torneio também foi realizado aqui na cidade. Nesta edição 2010 do Grande Premio Brasil de Autorama, foram destaques pilo-tos de Brasília e de São Paulo. A modalidade reúne adeptos a partir dos 5 anos de idade que podem utilizar as pistas de segunda a sábado nas amplas instalações do GP Brasil na rua 12 de Vicente Pires.

Foto: charles albert

8 Tribuna ViP fOrmaÇãO