jornal tribuna vip 8 julho 2003

4
Publicaçªo mensal do Setor Habitacional Vicente Pires e Regiªo Ano I - Nœmero 8 - Julho de 2003 Tribuna ViP Um jeito prático de pagar suas contas Feira do Produtor Quiosque 15 - Loja 2 - Vicente Pires 397-2454 2“ a 6“ das 9 às 17:30 e sÆbado das 9 às 13:00 Tele Entrega - 397-3001 ChÆcara 182 - Lote 3 - Lojas 2/3 (Próximo ao Correios) Arte na Feira Vicente Pires ganha academia de tênis Tribuna ViP 8

Upload: elide-toledo

Post on 13-Mar-2016

214 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal dirigido a cidade de Vicente Pires, Águas Claras e região

TRANSCRIPT

Publicação mensal do Setor Habitacional Vicente Pires e Região Ano I - Número 8 - Julho de 2003

Tribuna ViP

Um jeito prático de pagar suas contasFeira do Produtor Quiosque 15 - Loja 2 - Vicente Pires

397-24542ª a 6ª das 9 às 17:30 e sábado das 9 às 13:00

Tele Entrega - 397-3001Chácara 182 - Lote 3 - Lojas 2/3 (Próximo ao Correios)

Arte naFeira

Vicente Pires ganhaacademia de tênis

Tribuna ViP8

2

OPINIÃO

Tribuna ViP

EBC- Empresa Brasiliense de Comunicação - CNPJ: 38039285/0001- 47Colônia Agrícola Samambaia Chácara 19 - Lote 25 A - Setor Habitacional Vicente PiresProdução - EBC ComunicaçãoJornalista Responsável - Carlos Toledo - Reg.Prof. 1200/84 DRT-DFCoordenação - Élide F. de ToledoReportagens - Túlio CoutinhoPublicidade - EBC (61) 925-9978 - 3033-7327Endereço eletrônico - [email protected]ção - Jorge Ribeiro - 9107-9499

Conteúdo publicitário de responsabilidade dos anunciantes .Matérias assinadas dividem responsabilidade com o jornal Tribuna ViPSugestões e críticas : EBC Comunicação - Brasília DF

Tribuna ViP Jornal do Setor Habitacional Vicente Pires e Região. Ano I Nº8 julho de 2003 - Publicação dirigida

Lotes da Terracap, lotes da União, lo-tes particulares. Um triângulo onde emcada ponta esto cidadãos desejosos de ve-rem a vida regularizada, documentos emmão, vida que segue.

Cada uma das pontas desse triânguloguarda mistérios quase que indecifráveis.Os proprietários de lotes da Terracap têmdefinido que serão obrigados, por lei, acomprar por meio da participação em lici-tação pública o que até entào entendiamcomo deles. Muitos rasparam o tacho,como diz o outro, fizeram empréstimos,venderam bens. Terão que pagar pelo jápago. Queira o governo ou não, queira ajustiça ou não, os atuais proprietários pa-garam pelos terrenos, e pagaram debaixodas vistas de um governo que hoje se repe-te pela Quarta vez no DF. Esse mesmogoverno, que antes fingiu não ver, hoje sefaz de lupa, e ataca o mal pelos galhosquando todos sabemos que o ditado man-da atacar o mal pela raiz. Vida que segue.

A grilagem não é possível existir porsi só, na vontade apenas de meia dúzia deaproveitadores de boa-fé alheia. Esse go-verno de hoje prefere não cutucar os gri-leiros, aliás nenhum governo no DistritoFederal se meteu com eles. É melhor li-dar com quem não foge, com quem pagaimpostos diariamente, com cidadãos te-merosos da lei, ordeiros. A casa de cida-dãos éticos o governo sabe onde fica, acasa dos grileiros o governo também, sabe,mas finge não saber. Vida que segue.

Pouco a acrescentarMais uma vez nos deparamos com a falta de objetividade nas

questões que envolvem a regularização dos condomínios noDistrito Federal. Muito tem se falado, discutido e até divulga-do nos meios de comunicação sobre este tema que envolvelideranças, autoridades e cidadãos comuns para definir critéri-os que venham atender milhares de pessoas que convivem coma inquietação de ainda não terem seus imóveis documentados.

No início do ano tivemos boas novas com a interferência dogoverno federal anunciando agilidade no processo de regula-rização, principalmente nas terras pertencentes à união. Pas-sado um semestre do anúncio dessa possibilidade, o mesmogoverno aparece com novos planos, criando comissões paratraçar metas e diretrizes para uma política de regularização deterras. Já estamos fartos de tantos e balões de ensaio que todosos dias circulam pela cidade. Enquanto isso o comércio de lo-tes continua de vento em popa nos grandes condomínios deBrasília, as obras se avolumam, bom para o comércio de cons-trução, mas nada animador para quem já se instalou em suascasas e agora espera por infra-estrutura da cidade e garantiasde poder continuar morando no que comprou.

Você gostaria de saber como votam odeputado e o senador que você elegeu pararepresentá-lo no Congresso?

Bem, infelizmente, hoje só em algu-mas matérias eles votam de forma aberta.Em muitos casos, principalmente os maispolêmicos, a votação é secreta.

Os parlamentares podem fazer discur-so defendendo ou condenando um proje-to, mas, na hora de votar, ninguém sabecomo realmente votam.

É isso o que pretende corrigir a Pro-posta de Emenda Constitucional número

Vida que segueUm outro lado do triângulo é formado

pelos proprietários de terrenos em áreasda união. Andam dizendo por aí que es-ses terão um processo mais simples, nãoparticiparam de leilões para comprar no-vamente pelo terreno, mas terão que com-prar. O secretário do governo federal, porsinal aqui de Brasília, vai faze de tudopara colocar a marca do governo delenesse processo. Quem sabe um pouco defacilidade para cidadãos idôneos que bus-cam apenas morar com dignidade. Aquitambém os grileiros serão poupados, osecretário nacional fazia parte de um ou-tro governo do DF que também ignorouos grileiros. Vida que segue.

Fechando o triângulo estão os proprie-tários em terrenos particulares. Teorica-mente são mais privilegiados. Teorica-mente não pagarão novamente pelo ter-reno. Teoricamente terão sua proprieda-de com mais rapidez. Na prática mesmoaté agora nada aconteceu. Aqui entra amorosidade da justiça, processos, instân-cias, advogados e grileiros, estes, masiuma vez livres de qualquer problema.Vida que segue.

Enfim, podemos colocar os proprietá-rios de terrenos em áreas da Terracap, daUnião e particulares em um mesmo bar-co. O que mais assusta é termos que acei-tar grileiros e governos juntos em umoutro barco. Nesse país a vida sempre se-gue.

Túlio Coutinho

PROJETO VOTO ABERTO

Porque a casa do povonão pode ter segredos

39, do Deputado José Roberto Arruda, quepropõe o fim do voto secreto na Câmarae no Senado.

O parlamentar entende que o voto se-creto é uma distorção que precisa ser cor-rigida para dar mais transparência ao Con-gresso. Afinal, quem tem o direito de sem-pre votar secretamente é o eleitor comum.O parlamentar eleito deve sempre votarabertamente, para que seu trabalho possaser acompanhado e julgado por toda a so-ciedade.

Informações sobre o assunto: 322-2002

7Tribuna ViP

Córregos invadidosUma prática que já foi comum em Brasília e que novamente começa a aparecer em alguns pontos da cidade,

pode ser registrada às margens do córrego Vicente Pires, na Estrada Parque Taguatinga. Várias pessoas seinstalaram sob a ponte que transpõe o córrego e estão morando no local. Não bastasse a ação dos invasores deterras que agem frequentemente, mais este fato negativo vem somar à constante degradação daquela área, issosem falar na questão social de famílias que precisam viver em condições sub humanas.

Tapa buracos?A operaçao tapa buracos anunciada pela Administraçao

de Taguatinga ainda nào alcançou as ruas de Vicente Pires.Existem pontos intransitáveis a exemplo da entrada do Car-rapixo , vias próximas ao comércio local onde transitamônibus e caminhões carregados. Nada mau que a operaçãochegasse antes das chuvas. Os moradores agradecem

Passarelaperigosa

Pode não chamaratenção de quem passapelo local, mas a pas-sarela construída pró-xima ao posto da Poli-cia Rodoviária naEPTG, próxima a en-trada de Vicente Pires,está bastante compro-metida e mostra sinaisde corrosào, com a fer-rugem invadindo suaestrutura. Vale lembrarque por ali circulamcentenas de pessoas to-dos os dias e a passare-la é um equipamentode segurança para o ci-dadão que precisa cru-zar as movimentadasvias da Estrada Parque.

Prevenção contra incêndiosVicente Pires ainda conta com áreas verdes repletas de espécies raras da fauma e flora do cerrado. O ipê

roxo por exemplo, se destaca nesta época do ano com árvores floridas e um colorido especial as matas locais,além de outros plantas de beleza rara que podem ser observadas na região. Neste período de seca vale umalerta a todos os moradores de Vicente Pires, pois as queimadas para limpeza de terrenos devem ser observa-das com segurança para evitar a propagação de incêndios. É fundamental colocar em prática todos os cuida-dos necessários no manuseio do fogo. Principais consequências dos incêndios: Mata animais � destrói avegetação- polui cursos d�água � enfraquece o solo � propicia processos erosivos � a fumaça provoca aciden-tes nas vias e agrava problemas respioratórios, principalmente em crianças e idosos.

serviço

3Tribuna ViP

Workshop reúne correspondentesdo BRB Conveniência

Educação

Agora em Vicente Pires,Supletivo de 1º e 2. GrausMoradores de Vicente Pires contam a partir deste mês com mais um importante

serviço na cidade. O Instituto Muniz Filho de Educação está oferecendo Supletivode 1 e 2. Graus, pré-vestibular, e reforço e acompanhamento escolar. Localizadona chácara 192/1 � lote 18, a instituição fica próxima ao colégio Nossa Senhoradas Vitórias e espera contar em breve com muitos alunos que hoje precisam pro-curar outras localidades para estes serviços. Informações : 567-7952

Estudantes de Vicente Pires retornamas aulas no início de agosto. Nossa Se-nhora das Vitórias; Colégio Triunfo, Vi-tória Régia; Colégio DJ; Estrutural ; en-tre outros recebem os alunos depois deuma curta temporada de férias de meiode ano. Vicente Pires registrou uma me-

lhora importante neste ano de 2003 coma chegada de várias instituiçoes de ensi-no, o que facilitou em muito a vida dosmoradores do Setor Habitacional. Outrosrenomados colégios da cidade tem planospara se instalar em Vicente Pires para opróximo ano. Aguardem.

Volta as aulas

BRB de Vicente Pirescompleta um mês de atividadeÉ significativo o movimento da nova

agencia do BRB ás margens da EPTG. Olocal é de grande movimento pois reuneinumeras lojas , restaurantes e serviços di-versos dentro do centro comercial Trans-plantas. O gerente José Carlos Santos in-formou ao Jornal Tribuna ViP , que vemrealizando um trabalho de aproximaçãocom a comunidade local, visitando con-domínios e comerciantes da região, in-

clusive de Águas Claras. A expectativa éatender clientes de várias localidades ad-jacentes como Guará e Taguatinga.

Funcionários do GDF que residem noSetor Habitacional Vicente Pires tambémestão usufruindo dos serviços da novaagência do Banco de Brasília, que ofere-ce amplas instalações aos usuários. Aagência do BRB na EPTG atende pelotelefone 397-3330

Parcerias de sucessoEm Vicente Pires o BRB Conveniência é um sucesso. Funcionando de Segunda a Sexta

das 9 às 17:30 horas e aos sábados de 9 às 13 horas, a loja vem gradativamente ampliandoseus serviços. A comunidade local aprovou a instalação dessa loja na cidade, em ponto defácil acesso, próximo á Feira do Produtor, um dos locais mais conhecidos de Vicente Pires.

Formalizando um leque de serviços quejá estão disponíveis aos clientes, o BRBrealizou em julho, um encontro que reu-niu administradores do Banco de Brasíliae proprietários das lojas BRB Conveniên-cia. Além dos pagamentos de contas deconcessionárias, as lojas oferecem inúme-ros serviços como seguros, títulos de capi-talização, saques, depósitos, recarga de te-lefone pré-pago e outros. O presidentedo BRB, Tarcísio Franklim cumprimen-tou os participantes pelo desempenho con-seguido nessas unidades, lembrando que

estas lojas simplificaram a vida das pesso-as e que hoje esse processo é um sucesso.

O BRB Conveniência atende uma po-pulação bastante variada, desde as comu-nidades que não dispõe de atendimentobancário a clientes de alta renda.

Conforme o gerente Carlos Otoni atu-almente existem em funcionamento 54lojas do BRB Conveniência e até o finaldeste ano o Banco pretende abrir mais 30pontos. O BRB Conveniência foi criadome 2001 para receber usuários e reduziro contingente de pessoas nas agências

Serviço:O BRB Conveniênciade Vicente Pires funcionana Feira do Produtor,quiosque 15 � loja 2Telefone 397-2454

6 Tribuna ViP

Feira do ProdutorNa Feira do Produtor de Vicente Pires,você encontra de tudo um pouco.Na banca da Vilma tem biscoitos caseiros.Vale a pena experimentar

Venha aprender a aperfeiçoaro seu jogo na mais novaacademia de tênis de Vicente Pires

1º TORNEIO ART TENNISINFANTO � JUVENIL E ADULTO

DIA 23/08INSCRIÇÕES ATÉ 21/08

Vicente Pires ganha academia de tênis

4 quadras (rápida e lenta)aulas de baby-tênis

clínica de treinamentoaulas individuais e grupo

aluguel de quadrasaulas no fim de semana

informações : Professor Elias Custódio353-3947 - 96081693

EPTG- em frente a Búfalo Bio

ACADEMIAART TENNIS

Uma nova opção de esporte na cidade. Com a Academia Art Tennis, instalada asmargens da Estrada Parque Taguatinga, ficou mais fácil praticar a modalidade.

Faça uma aula grátis

4 Tribuna ViP

ArtenaFeiraDurante quatro finais de semana, uma exposição de quadros de óleo em tela de vários artistas de Brasília

será opção para quem circula pela Feira do Produtor de Vicente Pires. A iniciativa é de Lídio Rodrigues deOliveira, que organiza e também produziu vários trabalhos em exposiçào. Segundo Rodrigues, �a intençãofoi tornar mais popular este trabalho, nos aproximando deste variado público que frequenta a Feira doProdutor. Todos olham com grande interesse e curiosidade para as telas , comprovando que nossa iniciativavem de encontro a necessidade de aproximação com as pessoas�, resume o artista. São trabalhos com preçosacessíveis , que correspondem a nossa realidade atual, comenta Rodrigues, que já promoveu exposiçoes emvários pontos populares da cidade. Ele expõe seus quadros e de outros artistas e sendo morador de VicentePires quis agora mostrar seu trabalho ä comunidade.

O Administrador de Taguatinga ������� visitou em um final de se-mana a Feira do Produtor de Vicente Pi-res. Junto com seus assessores aproveitoupara ouvir inúmeros pedidos de melhori-as na cidade entre serviços e providenciasimediatas no que diz respeito a infra-es-trutura local. O administrador reconheceas necessidades latentes de Vicente Pires,mas admite que muitos dos serviços exi-gem tempo e dinheiro para sua execução.Assim fica mais uma vez a expectativa deque Vicente Pires continua sendo obser-vada, se é que ainda não pode receber to-dos as melhorias que precisa, pelo menos

não está esquecida e a população conti-nua no seu papel de cobrar das autorida-des dias melhores para a comunidade.

Operação tapa buracos - Anunciadainclusive com faixas na cidade, o serviçode tapa buracos nas ruas de Vicente Piresprecisa ser agilizado. Se está em andamen-to, o trabalho é lento pois ainda não se per-cebe quais ruas foram beneficiadas. O ex-presidente da ARVIPS Alberto de que ====enfatizou que o serviço está sendo feito, masainda não chegou a vários e importante aces-sos da cidade. Vamos esperar que não ter-mine antes do tempo ou que não se estendaaté terminar a estiagem.

Administrdor de Taguatunga visita Feira do Produtor

5Tribuna ViP

O ministério da Cidades entrou de vezna questão de regularização de terras pú-blicas no Distrito Federal. A previsão éde que somente em outubro haverá luzsobre a política fundiária do governoLula, quando então se manifestará umacomissão especialmente formada para dis-cutir este tema envolvendo entre outrosassuntos, a regularização do Setor Habi-tacional Vicente Pires, e demais condo-mínios construídos em terras da União(observe mapa).

Oito técnicos formarão o grupo, quefoi criado pelo secretário-executivo daCasa Civil, Swedenberger Barbosa, paraentão definir as diretrizes oficias do go-verno federal sobre o tema, evitando as-sim especulações e opiniões divergentesa respeito dos loteamentos em área daUnião. Um nome já conhecido por mora-dores de condomínios de Brasília é PedroCelso, secretário do Patrimônio da União,que vai fazer parte desse grupo. Técnicosdo Ministério das Cidades e do Ibamatambém integram a comissão. A iniciati-va de se criar essa comissão partiu exata-mente pela divergências de informaçõesque surgiram nas duas áreas envolvidasno problema fundiário da capital. TantoPedro Celso, quanto o ministro da Cida-des Olívio Dutra manifestaram posiçõesdiferente sobre a questão, o que levou oministro-chefe da casa civil, José Dirceua adotar a criação da comissão especial.

O governo federal considera que qual-quer definição no que toca ao DF deveestar vinculada ao tratamento que o Go-verno Federal vem dispensando às inva-sões de terra em todo o país., tornando-seuma preocupação do Planalto. A comis-são terá dois meses para apresentar umresultado e tudo leva a crer que as discus-sões em torno do assunto serão muitas aexemplo do que propõe o secretário Pe-dro Celso sugerindo alternativas diferen-tes das adotadas pelo governo do DF, maispropenso a adotar o método de licitaçãopublica.

O ministério das Cidades defende quesomente por meio de um convênio entreos governos federal e locais será possívellegalizar os loteamentos em área da Uniãono DF, a exemplo de acordos que o mi-nistério vem realizando com as prefeitu-ras para regularizar situações parecidas emtodo o país, atendendo o que determina oEstatuto das Cidades. Técnicos represen-tantes da União no Conselho de Admi-nistração da Terracap, aprovam o mode-lo sugerido pelo ministro.

O que diz o GDF - Conforme o PortaVoz do GDF Paulo Fona, permanece amesma regra adotada pela Terracap nasquestoes envolvendo terra públicas, ou sejaas terras da União serão regularizadas porconta de um mecanismo a ser decididopelo governo federal e as terras do GDFserào licitadas dando preferencia aos mo-radores

Governo breca regularizações

ilustração:Terracap