jornal radar news - ed. 82

16
Reportagem Especial | 04 Ponto Final | 16 Ponto de Vista | 05 2º Caderno Por que tanto atraso para a internacionalização do Aeroporto Leite Lopes? Presidente da OAB de RP fala sobre a campanha que fiscalizou os serviços de cartórios locais Moradores de Ribeirão contam como estão enfrentando a crise econômica Exposição relembra os 50 anos de carreira da atriz Regina Duarte Muito além do papel de um jornal radarnews grupomidia 16 99637-0707 RIBEIRÃO E REGIÃO ANO 3 Nº 82 www.radarnews.com.br DE 17 A 23 DE ABRIL DE 2015 CURTA E COMENTE: Distribuição gratuita. Venda proibida RadarNewsBR @RadarNewsBR INFLAÇÃO O MEDO DA

Upload: grupo-midia

Post on 21-Jul-2016

224 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

O RN mostra nesta edição como os moradores de Ribeirão estão enfrentando a crise econômica. Também confira uma entrevista com Presidente da OAB de Ribeirão Preto.

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Radar News - Ed. 82

Reportagem Especial | 04

Ponto Final | 16

Ponto de Vista | 05

2º Caderno Por que tanto atraso para a internacionalização do Aeroporto Leite Lopes?

Presidente da OAB de RP fala sobre a campanha que fiscalizou os serviços de cartórios locais

Moradores de Ribeirão contam como estão enfrentando a crise econômica

Exposição relembra os 50 anos de carreira da atriz Regina Duarte

Muito além do papel de um jornal radarnews grupomidia 16 99637-0707

RIBEIRÃO E REGIÃOANO 3 Nº 82

www.radarnews.com.br

DE 17 A 23 DE ABRIL DE 2015

CURTA E COMENTE:

Distribuição gratuita. Venda proibida

RadarNewsBR@RadarNewsBR

inflaçãoo medo da

Page 2: Jornal Radar News - Ed. 82

RADAR NEWS | PRIMEIRO CADERNOCIRCULAÇÃO RIBEIRÃO E REGIÃO

DE 17 A 23 DE ABRIL DE 2015

Publisher: Edmilson Jr. Caparelli

Diretora Administrativa: Lúcia Rodrigues

Diretor Executivo: Marcelo Caparelli

Diretor Marketing: Jailson Rainer

Diretora de Eventos: Erica Almeida Alves

Conselho Editorial: Edmilson Jr. Caparelli, Lúcia Rodrigues,

Marcelo Caparelli, Thiago Cruz, Carla de Paula Pinto e Patricia Bonelli

Editor: Thiago Cruz

Editora do 2º Caderno: Patricia Bonelli

Tiragem: 20.000 exemplares

Trabalhe Conosco: [email protected]

AVISO IMPORTANTE: O Radar News não se responsabiliza pelas informações contidas nos artigos. Elas não emitem, necessariamente, a opinião do jornal. Também não se responsabiliza pela autenticidade dos anúncios publicados, nem pela credibilidade dos anunciantes e a qualidade dos produtos por eles oferecidos, sendo todos de única e exclusiva responsabilidade dos anunciantes.

Dúvidas, críticas e sugestões: [email protected] Tel: Ribeirão Preto (16) 3629-3010São Paulo (11) 3014-2499

Jornal do

17/04 – Sexta-feira Av. Celso Charuri - Dr - Limite: 70km/hAv. Marechal Costa E Silva - Limite: 60km/hAv. Luzitana - Limite: 60km/hAv. Costabile Romano - Limite: 60km/h

RN IMPRESSO

Primeiro caderno 8 páginasSegundo caderno 3 páginasRN Plus 5 páginasTotal da edição 16 páginas

[email protected]

ONDE ESTAMOS:

O RN fala com você

LOCALIzAçÃO DOS RADARES

SEX

SAB

DOM

17

/04

18/0

419

/04 21º

28º

18º

30º

18º

30º

EDMILSON JR. CAPARELLI

2

[email protected]

Na busca da tesoura mágica

Opinião

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Sol e aumento de nuvens de manhã.

Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Sol e aumento de nuvens de manhã.

Pancadas de chuva à tarde e à noite.

18/04- SábadoAv. Celso Charuri - Dr - Limite: 70km/hAv. Prof JoÃo Fiusa - Limite: 60km/hAv. Presidente Kennedy - Limite: 60km/hAv. Maurilio Biagi - Limite: 70km/h

OBS: Devido a implantação da passagem de pedestre semaforizada na Av. Presidente Vargas entre as avenidas Mariano Pedroso de Almeida e José Cesário M. da Silva, nos trechos onde a velocidade máxima permitida é de 70Km/h passará a ser 60Km/h.

Radar fixo: Av. Dr Celso Charuri - 70Km/h.Obs: A presente escala poderá ser alterada de acordo com as necessidades da TRANSERP.

Redação: Carla de Paula Pinto

Correspondente São Paulo: Thaia Duó

Diagramação e Criação: Erica Almeida Alves e Valéria Vilas Bôas

Gerente Comercial: Eliana Rodrigues

Comente esta charge: [email protected]

Um fator que atrapalha muitís-simo os seres humanos na busca pela própria evolução é a “sín-drome do sapo escaldado”. Mui-tas vezes, nos lembramos do gato escaldado, mas aqui o assunto é o pobre do sapo mesmo. Esse amável (mas de longe) bichinho tem uma característica bastante interessante: ele não consegue detectar mudanças graduais na temperatura do ambiente.

Claro que ele pode perfeita-mente perceber que entrou (ten-do sido colocado) em uma pane-la com água fervendo porque a mudança de temperatura, nesse caso, foi brusca. Inclusive, logo depois de notar onde entrou, cer-tamente, ele vai tentar escapar. Mas, caso ele tenha sido colo-cado em um caldeirão com água

Quando este ano começou, muitas pessoas ainda tinham a esperança de uma mudança na desastrosa economia nacional. No entanto, já estamos no quarto mês de 2015 e as expectativas para re-tomar o controle econômico ainda é baixo. Para 2016, a estimativa dos economistas para o Índice Nacional de Preços ao Consumi-dor (IPCA) ficou estável em 5,6%.

É sobre essa instabilidade finan-ceira que trata a Reportagem Es-pecial desta semana. Na matéria, você confere como os moradores de Ribeirão vêm driblando a temí-vel inflação. A nossa equipe con-versou com economistas que dão dicas tanto para os trabalhadores,

“O salário dos trabalhadores terceirizados é bem menor do que o dos empregados formais. Além disso, os terceirizados são repre-sentados por sindicatos de setores distintos. Mesmo assim, com tais informações o Deputado Federal Baleia Rossi (PMDB) votou a favor da aprovação da PL 4.330, que favorece a terceirização no Brasil. É lamentável saber disso.”

O que o Governo Federal deve fazer para evitar a crise econômica continue?

Reformular novamente a equipe econômica. O Ministro Levy não está conduzindo bem a pasta.

Acreditar nas medidas do Ministro Levy. Os atuais ajustes ajudarão a economia fortalecer nos próximos meses.

Participe da votação no radarnews.com.br

MARCELO [email protected]

Sapo Escaldadonatural (20 a 25 graus), e essa água seja aquecida pouco a pou-co, ele não consegue identificar as mudanças de forma eficiente. As pequenas mudanças não são notadas.

O problema é que a água passa a 30, 40, 50 graus, continua au-mentando até ferver, e o pobre do sapo morre escaldado sem se mexer. Pergunta: qual é a re-lação desse fato com a carreira de pessoas e empresas? É que muitas vezes parecemos sapos. Demoramos muito a perceber que as mudanças no ambiente (e também dentro da empresa) são constantes e graduais; não ficamos atentos a isso e somos surpreendidos por alguma alte-ração drástica que compromete de verdade o rendimento, nossa

trajetória e os resultados do tra-balho.

As mudanças podem se ori-ginar na economia, na política, na legislação, na tecnologia, na concorrência, nos clientes e em tantos outros fatores externos à nossa carreira ou empresa. Mas as pessoas demoram muito para perceber as alterações. Com isso a reação costuma ser tardia e os resultados diferentes dos dese-jados. A solução passa pelo fato de estarmos sempre atentos ao que acontece fora dos nossos do-mínios. Muitas oportunidades e ameaças são apresentadas no dia a dia. Cabe a nós o estado de aler-ta e de interesse constantes para aproveitarmos as oportunidades, evitar as ameaças, não sucumbin-do como o “sapo escaldado”.

LEITOR

radarnews grupomidia

16 99637-0707

RadarNewsBR@RadarNewsBR

Palavras do Leitor

Alessandro Texeira Operador de Máquina

quanto para os empresários de como enfrentar essa má fase.

Já no Ponto de Vista, trazemos uma entrevista com o Presidente da 12ª Subseção da OAB de Ri-beirão Preto, Domingos Stocco, que comenta sobre a Campanha “De Olho no Fórum”, que visa melhorar a qualidade dos serviços jurídicos na cidade.

Na última página, você confere uma reflexão sobre a lendária in-ternacionalização do Aeroporto Leite Lopes. O texto destaca que o impasse entre os governos Mu-nicipal, Estadual e Federal tem sido um dos principais fatores para o atraso da obra do local.

Boa leitura!

CHARGE DA SEMANA

DISK RADAR

Enquete

Page 3: Jornal Radar News - Ed. 82

RADAR NEWS | PRIMEIRO CADERNOCIRCULAÇÃO RIBEIRÃO E REGIÃO

DE 17 A 23 DE ABRIL DE 2015

Notícias

DISK RADARCriança de 2 anos morre por superbactéria em Ribeirão

Moradores reclamam de terreno com mato alto e entulhos

Local

Nesta semana, a Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto confir-mou a morte de Kevin Gabriel Pereira Felipe, de 2 anos, por meningococcemia. A criança es-tava internada desde a madruga-da de domingo (12/4), no Hospi-tal das Clínicas, mas não resistiu à superbactéria.

O menino brincou durante toda a manhã de sábado (11/4). No meio da tarde, a criança apresen-tou febre e foi medicada com um antitérmico. Contudo, no meio da madrugada de domingo, o menino acordou com nova febre, gemendo e vomitando.

De acordo com parentes de Ke-vin, o menino foi para a UBDS Quintino 2, mas já chegou na unidade desfalecido. Em seguida, a criança foi transferida para a Unidade de Emergência do Hos-pital das Clínicas, mas morreu no final da noite do mesmo dia.

Os moradores da Rua Japurá, no bairro Ipiranga, na Zona Nor-te de Ribeirão Preto estão indig-nados com o mato alto, lixos e os entulhos em um terreno que fica ao lado da linha do trem (próxi-mo ao muro de uma companhia de bebidas). De acordo com co-merciantes do entorno do terre-no, há mais de três meses que o local não recebe nenhum tipo de limpeza por parte da Prefeitura.

Por meio do Whatsapp do RN (16. 99637.0707), um morador que prefere não se identificar, disse que o mato alto no terreno tem sido espaço para que vários usuá-rios de drogas frequentem o local, principalmente, durante a noite.

[email protected]

Principais alterações e dúvidas sobre as novas regras do auxílio-doença e pensão por morte

ADRIANO PEIxOTO

• Quando passa a valer as novas regras!

As novas regras estão regulamen-tadas pela MP 664, e passaram a valer no dia 01/03/2015, mas somente para as situações em que início da doença ou morte do segurado ocorrer após esta data. Se a doença ou morte do segurado ocorrer antes de 28/02/2015, valem as regras anteriores.

• Mudanças na concessão do auxílio doença!

A nova regra prevê duas mudanças. Uma referente ao valor do benefício, que não poderá exceder a média das últimas 12 contribuições, e a outra mudança esta na situação da doença ou morte do segurado ocorrer após 01/03/2015, na qual obriga a empresa a pagar o salário do empregado durante os primeiros 30 dias da incapacidade, anteriormente eram apenas 15 dias.

• Mudanças na concessão da pen-são por morte!

Na pensão por morte houve signi-ficativas alterações, inicialmente des-tacamos o tempo de duração do be-nefício, prevendo benefício vitalício apenas aos cônjuges com 44 anos ou mais é para o cônjuge inválido, para as demais idades o critério utilizado

é a expectativa de sobrevida em anos apurada pelo IBGE.

Outra alteração prejudicial ao se-gurado está no valor do benefício e o fim da reversão das cotas em favor dos demais dependentes, ou seja, na lei antiga cada dependente tinha o di-reito a uma a cota individual de 10%, que em havendo o seu cancelamento, o valor revertia aos demais, com a nova regra isso não mais vai aconte-cer, mas o valor da pensão nunca será inferior a 60% do valor do benefício ou um salário mínimo.

Quando o segurado for dar entrada na pensão morte, deverá comprovar pelo menos 24 meses de contribuição. O tempo mínimo não será exigido em caso de acidente de trabalho, doença profissional ou do trabalho.

Ainda, no requerimento do pedido de pensão morte, o segurado deverá comprovar dois anos de casamento ou união estável para ter direito ao benefício, com exceção se o óbito do segurado for decorrente de acidente posterior ao casamento ou ao início da união estável, em caso de cônjuge inválido.

Não terá direito ao beneficio à pensão por morte para o dependente condenado pela prática de crime do-loso que tenha resultado na morte do segurado.

Os vizinhos do terreno infor-maram à reportagem que já liga-ram para a Administração Muni-cipal várias vezes para resolver o problema, no entanto nada ainda foi feito.

Por meio de nota, a Coordena-doria de Comunicação Social da Prefeitura informou que encami-nhará o problema para a Coorde-nadoria de Limpeza Urbana, que incluirá o serviço na programa-ção do departamento.

Confira o vídeo com imagens do matagal feitas por leitor do RN.

Page 4: Jornal Radar News - Ed. 82

RADAR NEWS | PRIMEIRO CADERNOCIRCULAÇÃO RIBEIRÃO E REGIÃO

DE 17 A 23 DE ABRIL DE 2015

Compartilhe: radarnews.grupomidia.com/2015/04/inflacao/

4Reportagem Especialpor Thiago Cruz

Como os moradores de Ribeirão tentam driblar os efeitos da inflação?

Mudança de hábitos

Foto

s:A

Rqu

ivo

Pess

oal

Em tempos de crise econômica, o grande desafio do bra-sileiro é encontrar maneiras para driblar essa má fase. No mês passado, por exemplo, a inflação foi a maior dos últimos 20 anos. O Brasil chegou ao quarto mês do ano com a inflação oficial de 8,13% (IPCA - Índice Nacional

de Preços ao Consumidor Amplo), no acumulado dos últimos 12 meses.Para os especialistas, a taxa da inflação é alta. Para o consumidor é

muito maior do que se apresenta. A sensação das pessoas é que o custo de vida está aumentando todos os dias.

O economista Gilson Schwartz, Professor da USP, afirma que este aumento da inf lação já era esperado em função dos ajustes de preços, tarifas e subsídios na área tributária. “É um ajuste de curto prazo, não um descontrole que levará a uma crise financeira e fiscal”, afirma.

Schwartz acredita que assim que passar o período de ajuste dos preços relativos, sem indexação ou repasses generalizados, será possível voltar a um cenário de estabilidade com inflação baixa.

Esse retorno do controle econômico no Brasil é o que espera a assistente de departamento pessoal Flavia Araujo, de 39 anos, que juntamente com sua família teve, que mudar os hábitos de vida por causa da alta dos preços de produtos e serviços. “Na minha casa, tivemos que fazer algumas restrições, como ir menos ao supermercado e reduzir as saí-das para lazer.”

Flavia, que mora com o marido e a filha de 18 anos, relembra que sua família tinha o hábito de ir ao supermercado semanalmente para com-prar ingredientes mais específicos como bebidas. “Agora, estamos prio-rizando os itens mais básicos. Deixamos de comprar produtos mais su-pérfluos como as carnes de primeira, palmito, desodorante de ambiente e bolachas. Alguns materiais de limpeza tive que mudar de marca. Tem que ter jogo de cintura”, afirma.

Por causa do calor intenso de Ribeirão Preto, a assistente disse que tem vontade de comprar um ar-condicionado, mas por causa da alta da taxa da energia elétrica desistiu da ideia. “Não tem como economizar usando um aparelho deste porte, infelizmente.”

Quem também teve que modificar os hábitos é a pensionista Thelma Ávila, de 57 anos, a começar pela economia de energia ao tomar banhos mais rápidos com o chuveiro na temperatura mais baixa e desligar a maioria dos aparelhos da casa da tomada.

No supermercado, Thelma afirma que somente compra o que preci-sa, além de buscar sempre promoções e marcas mais baratas. “Apenas compro os produtos básicos que estão faltando em casa. Não dá para gastar com itens tão desnecessários como antigamente”, relata.

Da mesma forma que Flavia e Thelma diminuíram os gastos, a professo-ra Lena Lopes da Silva, de 49 anos, tem procurado economizar. Contudo, Lena conta que mesmo com todas as economias que tem feito, não sentiu uma redução significativa nas despesas. “Está tudo muito caro, princi-palmente, alimentos e a energia elétrica. Infelizmente pagamos pela má administração dos nossos governantes”, afirma.

Efeitos da crise – O gerente de relacionamentos Fabiano Guimarães, de 38 anos, afirma que sua família tem buscado economizar em relação a energia elétrica e combustíveis. Um dos fatores que me prejudicou foi a alta do câmbio local, que me fez cancelar uma viagem ao exterior”, diz Fabiano que é casado e pai de dois filhos.

Fabiano teme que esse descontrole da economia possa afetar a sua vida financeira no futuro. “Tenho consciência plena de que a política econômica do governo atual tem um impacto negativo grande na minha qualidade de vida hoje e será muito pior nos próximos anos, ainda mais se se continuar essa atual ideologia política”, relata.

O Ministro da Fazenda, Joaquim Levy, afirmou à imprensa que o Ban-co Central tem se expressado com clareza e consistência em relação à importância do controle da inflação e mostrado a sua disposição em tomar as medidas cabíveis. Em entrevista coletiva, Levy, disse que as medidas de ajuste fiscal têm por objetivo, justamente, possibilitar um retorno do crescimento para a economia brasileira.

Especialistas apontam os caminhos para economizar

O professor Luciano Nakabashi, da USP Ribeirão Preto, avalia que os mais prejudicados com esta crise são os trabalhadores das clas-ses menos favorecidas. “Nos momentos mais difíceis é ideal que o trabalhador gaste somente com o que de fato é essencial. É sempre bom fazer uma análise para cortar os gastos por produtos que não são necessários. É bom evitar qualquer tipo de compras parceladas.”

Na opinião do economista Gilson Schwartz, os trabalhadores que re-cebem menos de três salários mínimos precisam identificar os gastos supérfluos para cortar despesas, comparar preços e, em último caso, renegociar dívidas (para quem consumiu além da conta achando que dava para encarar as prestações). “Com os juros em alta, oriento tam-bém evitar dívidas no banco e no cartão de crédito”, completa.

Em relação às empresas e indústrias, Schwartz afirma que a crise econômica depende muito do setor, pois essa má fase é a oportuni-dade para muitos. “Com o dólar em alta, o turismo interno será mais atrativo, mas para isso os empresários do setor devem inovar na oferta de produtos. Há uma tendência à substituição de importações, o que pode ajudar a manter a demanda em algumas áreas apesar dos cortes de emprego, renda e investimentos na economia como um todo.”

Para Schwartz, o Brasil precisa ter confiança no governo, racionali-dade por parte do consumidor e criatividade por parte das empresas. “São as três condições para superarmos o atual ciclo de instabilidade política e pressões inflacionárias em um ambiente de recessão.”

Alimentos mais caros

O Instituto de Economia da Asso-ciação Comercial e Industrial de Ri-beirão Preto (ACIRP-RP) divulgou, nesta semana, a taxa de inflação em março, de 1,1%, a maior nos últimos cinco anos. No acumulado do primei-ro trimestre, o índice é de 3,3%. Dos 10 itens analisados, oito deles são do setor de alimentação, com destaque para a cebola, o tomate e o chuchu.

“Um dos fatores que me prejudi-cou foi a alta do câmbio local, que

me fez cancelar uma viagem ao exterior”

Fabiano Guimarães

“Na minha casa, tivemos que fazer algumas res-

trições como reduzir as saídas para lazer.”

Flavia Araujo

Page 5: Jornal Radar News - Ed. 82

RADAR NEWS | PRIMEIRO CADERNOCIRCULAÇÃO RIBEIRÃO E REGIÃO

DE 17 A 23 DE ABRIL DE 2015

Compartilhe: radarnews.grupomidia.com/2015/04/advocacia/

5Ponto de Vista

RN – Recentemente, o Governo Federal sancionou com sete vetos o texto do novo Código de Processo Civil. Como você analisa esta iniciativa?Domingos Assad Stocco: O nosso sistema jurídico neces-sitava ser aperfeiçoado, algumas regras processuais preci-savam ser revistas. O novo Código de Processo Civil pode significar um avanço nas questões que dizem respeito a proteção maior dos direitos relativos ao exercício da cida-dania e de nossa sociedade. Mas de nada adiantará uma nova lei sem investimento na estrutura básica do Judiciário,

A voz da advocaciaPresidente da 12ª Subseção de Ribeirão da OAB comenta a campanha que apontou má qualidade nos serviços de alguns cartórios locais

CARLA DE PAULA [email protected]

O Presidente da 12ª Subseção de Ribeirão Preto da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Domingos Assad Stocco, disse que o novo Código de Processo Civil é uma garantia de agilidade nos processos judiciais. Em entrevista ao RN, Stocco comentou que a OAB quer trabalhar com o Judiciá-rio e falou da campanha “De Olho no Fórum”, que analisa a qualidade de serviço dos cartórios locais.

sem treinamento em gestão. Temos que nos comprometer e o setor da advocacia fará a sua parte. No entanto, as demais instituições políticas e jurídicas também deverão fazer a sua.

RN – Quais são os avanços que esse novo código traz?Stocco: Sem dúvida, o principal efeito dessa nova lei é o ga-nho de mais agilidade nos julgamentos. A sociedade civil espera com o novo Código de Processo Civil mais agilidade nos pro-cessos jurídicos, evidentemente sem deixar de lado os direitos e garantias individuais previstos em nossa Constituição Federal.

RN - Uma das lutas da Comissão da Mulher Advogada (Comad) é reduzir os índices de violência contra as mu-lheres. Como você avalia as conquistas deste grupo nos últimos dois anos?Stocco: Hoje, as mulheres já são a maioria na advocacia do Estado de São Paulo, o que demonstra que nossa classe já dá o exemplo. Todavia, das nossas colegas de gestão posso afirmar que são advogadas brilhantes e empenhadas na causa de suas clientes e também na parte institucional. No ano pas-sado, realizamos 150 eventos de todos os formatos na Casa da Advocacia e grande parte destes encontros trataram de questões relativas à mulher e ao combate a qualquer tipo de segregação na sociedade civil.

RN – Qual o objetivo da Campanha “De Olho no Fórum” realizada pela OAB de Ribeirão Preto?

Stocco: O nosso intuito é fazer uma pesquisa diretamente com a advocacia, ou seja, criar um mapa dos serviços presta-dos à classe. Nos primeiros meses da iniciativa, alguns cartó-rios ficaram abaixo da média, o que já prevíamos. Agora, co-meçaremos uma campanha nos fóruns trabalhista e Federal.

RN- A OAB quer trabalhar com o Judiciário?Stocco: Sim. O mote de uma das nossas campanhas era jus-tamente: “O advogado não é visitante, é parte da Justiça”. É nisso que acreditamos e é isso que a Constituição nos garante. O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo violável por seus atos e manifestações no exercício da profis-são, nos limites da lei. Antes, na fila do protocolo, os advoga-dos sofriam muito com a demora de atendimento. Agora, em ação conjunta com a direção do Fórum conseguimos instalar o procedimento via código de barras e melhorar o atendimento.

RN- Quais são as metas da 12ª Subseção de Ribeirão Preto da OAB para 2015?Stocco: Temos a segunda parte da grande reforma na Casa da Advocacia, que trata de três frentes: conforto, segurança e aces-sibilidade. Também estamos ampliando os serviços de aperfei-çoamento profissional através de eventos e palestras e no forta-lecimento da ESA (Escola Superior de Advocacia). Neste ano, queremos particularizar a transparência e a abertura da gestão, ampla e irrestrita, cada vez mais para que a advocacia se faça pre-sente dentro da Entidade.

Domingos Assad Stocco

Page 6: Jornal Radar News - Ed. 82

RADAR NEWS | PRIMEIRO CADERNOCIRCULAÇÃO RIBEIRÃO E REGIÃO

DE 17 A 23 DE ABRIL DE 2015

6

Programa “Time do Emprego” abre novas vagas

Gisele se despede das passarelas

Região

Brasil e Mundo

Política

Notícias

Após 20 anos de carreira, a modelo brasileira Gisele Bündchen se despediu das passarelas ao desfilar, emocionada, na São Paulo Fashion Week nesta semana. “Sou muito grata por ter tido a opor-tunidade, aos 14 anos, de iniciar esta jornada. É um privilégio estar fazendo meu último desfile por escolha própria e ainda continuar trabalhando em outras facetas da indústria”, afirmou a modelo.

Câmbio16/04/2015- 15h

Compra Venda Variação

Dólar com. 3,0158 3,0168 -0,58%

Dólar tur. 2,9900 3,1800 -1,24%

Euro 3,2417 3,2431 +0,17%

Libra 4,5027 4,5054 +0,17%

Pesos arg. 0,3402 0,3404 -0,44%

Fonte Thompson Reuters

THIAGO [email protected]

A necessidade de dosar os ajustes a serem realizados. O Ministro Levy tem uma orientação correta ao tentar corrigir importantes distorções da eco-nomia brasileira. Entretanto, o exage-ro pode matar o “doente” neste caso a economia brasileira. A indústria e muitos setores econômicos sofreram os efeitos de redução de nível de ativida-de. Neste sentido, querer obter um su-perávit fiscal de mais de 1% do PIB vai gerar um custo muito alto para todos. O ideal seria o governo ser mais realista ao baixar suas metas de superávit (para no máximo 0,5% do PIB).

A economia brasileira necessita de um projeto de reforma tributária am-plo, que reduza a guerra fiscal entre Estados, utilizando as alíquotas dife-renciadas de ICMS. Adicionalmente, precisamos urgentemente discutir a nossa carga tributária. Atualmente a, carga tributária brasileira equivale a 36% do PIB, enquanto na maioria dos países emergentes ela é de 25% do PIB. O pior é que diariamente temos visto notícias de desvios da aplicação desses recursos. Ações concretas de combate e punição mais rigorosas pelos desvios seria um importante sinal que a socie-dade gostaria de ver. Ajustar a carga

EDGARD MERLO [email protected]

Uma discussão sobre as principais notícias da economia

Confira mais detalhes em radarnews.com.br

tributária e fiscalizar melhor os des-vios. Qual a agenda do governo nesse sentido?

A grande discussão que a sociedade brasileira enfrenta e que deve ter im-pactos importantes é a questão da con-tratação de mão de obra terceirizada. Neste caso, acho que devem ocorrer ajustes para dar maior competitividade para a indústria nacional. Entretanto, a questão central não está sendo dis-cutida que é definir claramente como o trabalhador terceirizado se insere na legislação trabalhista, essa questão vai além da discussão de atividade meio e atividade fim que está gerando tanta discussão no congresso nacional.

Finalmente, se não melhorar com ur-gência o combate à dengue, logo essa epidemia vai afetar a economia do Estado de São Paulo. Algumas ações como mapeamento dos focos, ações melhor coordenadas, são muito neces-sárias neste momento. Estamos tendo 220 casos por hora no Estado de São Paulo. O que será feito, qual o plano de combate a essa epidemia?

Foto

: Div

ulga

ção

O número de casos de dengue no Brasil este ano, até o dia 28 de março, aumentou 240,1% em relação ao mesmo período do ano passado, com um total de 460,5 mil, contra 135,3 mil re-gistrados no primeiro trimestre de 2014, conforme balanço di-vulgado nesta semana pelo Mi-nistério da Saúde.

O balanço aponta que, até 28 de março, 132 pessoas morre-ram em decorrência da doença, número 29% maior que em 2014, quando foram 102 as mortes, no mesmo período. Os casos gra-ves também aumentaram: foram registrados 235 este ano, o que

Com o objetivo de orientar e preparar o cidadão na busca por um emprego compatível com seus interesses e suas habilida-des, o programa “Time do Em-prego” abriu novas vagas para trabalhadores, desempregados e jovens interessados em apri-morarem suas habilidades pro-fissionais.

As aulas incluem formula-ção de currículo, planejamento financeiro, habilidades e com-petências, preparação para en-trevistas, e comportamento no ambiente profissional.

Para participar, é necessário que o candidato tenha 16 anos completos. As inscrições se-guirão até o próximo dia 24/4 e devem ser realizadas no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), localizado à Rua Epitá-cio Pessoa, nº 1.429, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (16) 3942-3566.

Casos de dengue no Brasil aumentam 240% no primeiro trimestre do ano

Vaccari é preso na Lava Jato

Maria Sodré assume superintendência da Coderp,após saída do PMDB no comando da companhia

representa um aumento 39,1% na comparação de 2014, quando foram registrados 169, também até 28 de março.

A Região Sudeste apresenta 304.251 casos (357,5 por 100 mil habitantes).

O tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, foi preso na quar-ta-feira (15/4) na 12ª etapa da Operação Lava Jato, de acordo com informações da Polícia Federal, que realizou a prisão. Ele é investigado por suspeita de receber propina em esquema de corrupção na Petrobras. O mandado contra Vaccari é de prisão preventiva e ele foi detido em casa, em São Paulo.

Além da prisão de Vaccari, a PF executou mandado de condu-ção coercitiva contra a mulher dele, Gisela Lima, que foi ouvida pelos policias em casa. Na condução coercitiva, a pessoa presta depoimento e é liberada.

A direção do PT considerou desnecessária a prisão de Vacca-ri. Em nota assinada pelo presidente da legenda, Ruy Falcão, o partido reafirmou confiança na inocência de Vaccari. “A deten-ção é injustificada, visto que, desde o início das investigações, ele sempre se colocou à disposição das autoridades para prestar qualquer esclarecimento que lhe fosse solicitado.

Com o intuito de cumprir a promessa de economia de R$ 2,7 milhões na Companhia de Desenvolvimento Econômico (Co-derp), o Governo Dárcy Vera (PSD) nomeou nesta semana como superintendente da companhia Maria Sodré, que também é secretária de Assistência Social e considerada uma funcioná-ria de confiança da prefeita.

Ricardo Ribeiro (PMDB), que ocupou o cargo de superinten-dente por pouco mais de dois meses desde a saída de Davi Cury (PMDB), retorna para o cargo de diretor financeiro.

Os peemedebistas estavam no comando da Coderp desde 2009, primeiro ano do mandato anterior de Dárcy.

Foto

: Div

ulga

ção

Foto

: Div

ulga

ção

Page 7: Jornal Radar News - Ed. 82

RADAR NEWS | PRIMEIRO CADERNOCIRCULAÇÃO RIBEIRÃO E REGIÃO

DE 17 A 23 DE ABRIL DE 2015

7

Fonte Thompson Reuters

O Diário Oficial da União divulgou, em fevereiro, uma nova regra que permitirá saber quanto custa um carro sem o valor dos impostos, seja ele novo ou usado.

De acordo com a Lei 13.111, sancionada pelo Governo Federal, todos os empresários que vendem veículos automotores (carros, motos, ônibus, caminhões, etc) passam a ser obrigados a apre-sentar ao comprador quanto ele pagará de tributos na aquisição.

Além disso, o comerciante também deverá informar a situ-ação do veículo quanto a furto, multas, taxas anuais (IPVA, licenciamento), alienação fiduciária (se ele está financiado) e qualquer outro débito que impeça o comprador de circular com o modelo.

Todas essas informações devem aparecer no contrato de compra do veículo. A empresa também fica obrigada a arcar com todos os custos de tributos, taxas e multas existentes sobre o veículo até o momento da aquisição.

Caso o veículo seja descoberto como produto de roubo poste-riormente, o comerciante fica obrigado a restituir o comprador no valor integral pago. Segundo a publicação no Diário Oficial, a nova lei entrará em vigor a partir deste mês.

Carga altaDiversos estudos apontam que a carga tributária é um dos fa-

tores que deixam o preço do veículo mais caro no Brasil. Um deles, divulgado pela Anfavea, diz que os impostos representam 28,1% do valor de um carro flex com motorização entre 1.0 e 2.0.

De acordo com Ricardo Bacellar, Diretor de Relaciona-mento da KPMG para o setor automotivo, em países como Estados Unidos ou Japão, a carga é de apenas 7% e 9,9%, respectivamente.

Nova lei permitirá saber quanto custa um carro sem impostos

A nova lei entrará em vigor a partir deste mês

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

Page 8: Jornal Radar News - Ed. 82

RADAR NEWS - ciRculAção RiBEiRão E REGião - DE 17 A 23 DE ABRil DE 2015/Mix

Page 9: Jornal Radar News - Ed. 82

RADAR NEWS - ciRculAção RiBEiRão E REGião - DE 17 A 23 DE ABRil DE 2015 RADAR NEWS - ciRculAção RiBEiRão E REGião - DE 17 A 23 DE ABRil DE 2015/Mix

Page 10: Jornal Radar News - Ed. 82

RADAR NEWS - ciRculAção RiBEiRão E REGião - DE 17 A 23 DE ABRil DE 2015/Mix

Page 11: Jornal Radar News - Ed. 82

RADAR NEWS - ciRculAção RiBEiRão E REGião - DE 17 A 23 DE ABRil DE 2015 RADAR NEWS - ciRculAção RiBEiRão E REGião - DE 17 A 23 DE ABRil DE 2015/Auto

Page 12: Jornal Radar News - Ed. 82

RADAR NEWS | SEGUNDO CADERNOCIRCULAÇÃO RIBEIRÃO E REGIÃO

DE 17 A 23 DE ABRIL DE 2015

2º CADERNO12

Se não fosse a ousadia de um garoto de 11 anos em ligar para a casa da mãe da atriz Regina Duarte para pedir uma foto autogra-fada, talvez hoje não houvesse a possibili-dade dos demais admiradores conhecerem

cada pedacinho de sua história através de figurinos, artigos pessoais, fotos e vídeos.

A mostra “Espelho da Arte - A Atriz e Seu Tempo”, que comemora os 50 anos da atriz que recebeu o título de “Namoradinha do Brasil”, foi organizada pelo ator e artista plástico Ivan Izzo, que há 30 anos acompanha a carreira da artista. “Meu relacionamento começa com a mãe da Regina, que mais tarde, me apresenta para ela e, aos poucos, vamos construindo uma relação de amizade”, conta Izzo.

A exposição propõe uma viagem ao túnel do tempo, onde o espectador poderá revisitar momentos de sua

Exposição comemora 50 anos de carreira da atriz Regina Duarte

Espelho da Arte

Compartilhe: radarnews.grupo-midia.com/2015/04/regina/

própria vida, espelhados na vida artística de Regina Duarte. A mostra já recebeu mais de 80 mil visitan-tes nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Cam-pinas e Salvador.

Além de reunir figurinos originais e adereços de personagens icônicos usados pela atriz ao longo de sua carreira, como o vestido de paetê da extrava-gante viúva Porcina, de Roque Santeiro, a batuta original de Chiquinha Gonzaga - presente da fa-mília da compositora pela personagem na minissé-rie de Lauro César Muniz, em 1999 -, bem como textos de teatro, cinema e televisão com anotações pessoais. “No ‘Relicário’, misturei fotos da carreira com recordações da vida pessoal. Ao todo, na expo-sição, são mais de duas mil imagens, que eu mesmo garimpei e tratei”, revela.

Composta por cenários que se ordenam cronolo-gicamente, divididos por décadas, uma linha do tempo conduz os visitantes por 11 ambientes que estabelecem relação dos principais trabalhos da

atriz com fatos históricos do Brasil e do Mundo. Já os trabalhos de Regina Duarte no cinema podem ser contemplados dentro da própria exposição em uma sala exclusiva. A estrutura e o mobiliário são confeccionados em papelão reciclável, a cenografia assinada por J.C Serroni faz com que a exposição enalteça a importância da sustentabilidade.

ServiçoO que: Exposição “Espelho da

Arte - A Atriz e Seu Tempo” - os 50 anos de carreira de Regina Duarte

Quando: de 14 de abril a 10 de maio

Onde: Shopping Iguatemi Ri-beirão Preto - piso superior

Horários: Segunda a sexta: 12h às22h / Sábado: das 10h às 22h / Domingos e feriados: das 12h às 20h

Entrada Gratuita

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

Page 13: Jornal Radar News - Ed. 82

RADAR NEWS | SEGUNDO CADERNOCIRCULAÇÃO RIBEIRÃO E REGIÃO

DE 17 A 23 DE ABRIL DE 2015

13

PATRIcIA [email protected]

Ana Paula e Luis Carlos Santos

Rodrigo Mari Rogerio Mari e Mauricio Abravanel

Fabiana Martins

Marlon PitaTaly Araujo

Ana Paula Franchini e Lucas Rezende Martinelli

Equipe agência MOV de Ribeirão Preto

Ana Paula Lemos Mariano, Paulo Mariano e

Leonardo Luz

César Pelicioni e Camila Sarantopoulos

Larissa Hilário e Maicon Lopes

Confira mais fotos:

REDE SOcIAl

instagram.com/redesocialrn

No dia 8 de abril, o Theatro Pedro II foi palco de uma noite cheia de come-morações. O FestVídeo, levou mais de 900 pessoas para a edição especial de 25 anos do festival. Organizado pela APP Ribeirão, o cerimonial de premiação também trouxe uma apresentação do espetáculo Minaz Rock, da Cia. Minaz. Foram premiadas, ao todo, 12 cidades do interior do Brasil. Dentre os 42 tro-féus entregues, profissionais de Ribeirão Preto e Franca foram responsáveis pela conquista de nove deles.

Feira de imóveis Premiação

No Palco

Foto

s: P

aulo

Mes

trin

erFo

tos:

Div

ulga

ção

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

No dia 11 de abril, o cantor Zé Ramalho se apresentou no Centro de Eventos do RibeirãoShopping. Com mais de três décadas de carreira, o artista fez uma apresentação cantando seus maiores sucessos desde o lançamento de seu primeiro álbum solo em que emplacou “Avohai”. Durante o show, o público vibrou ao som de grandes clássicos que venderam milhões de discos, como Frevo Mulher, Admirável Gado Novo, Chão de Giz, Beira-Mar, Eternas Ondas, Garoto de Aluguel, Vila do Sossego e Banquete de Signos, além da releitura de Trêm das Sete, Medo da Chuva e Sinônimo, de Raul Seixas.

No último final de semana, Ribeirão Preto sediou a Cons-truribeirão (Feira da Construção Civil, Arquitetura, Enge-nharia e Acabamen-to). Durante o evento, a Perplan Empreendi-mentos e Urbaniza-ção apresentou seus projetos mais recen-tes ao público: Portal da Mata e Ubër Van Der Rohe, além do futuro lançamento, o Upper Ribeirão.

Page 14: Jornal Radar News - Ed. 82

RADAR NEWS | SEGUNDO CADERNOCIRCULAÇÃO RIBEIRÃO E REGIÃO

DE 17 A 23 DE ABRIL DE 2015

ERIcA AlvES

[email protected]

DumontCidadezinha pacata e acolhedora

Município loca-lizado a 18 km de Ribeirão Preto, Dumont é uma cidade

tranquila, pacata e hospitaleira.A origem do município deve-se

ao engenheiro Henrique Dumont, pai de Santos Dumont, que com-prou uma fazenda na região por volta de 1879. Em 1942, a proprie-dade foi loteada entre colonos, principalmente imigrantes italia-nos, para trabalharem nas lavouras de café. Após 11 anos foi criado o distrito, ligado a Ribeirão Preto. Em 1963, Dumont foi emancipada.

A cidade abriga o Museu Al-berto Santos Dumont, que é uma homenagem ao pai da aviação. O local reúne objetos pessoais de Santos Dumont, que ganhou fama internacional.

Além do museu, outro lugar que atrai os visitantes da cidade é a Igreja Matriz de Dumont, loca-lizada a poucos quilômetros do centro do município, a igreja é frequentada pelos habitantes da cidade e da região.

HoróscopoÁries - 21/3 a 20/4Período para lidar de maneira paciente com diferenças em seus relacionamentos e com tendências para mudanças na maneira de vivenciar algumas delas.

Touro – 21/4 a 20/5 Assuntos relacionados ao corpo e a saúde tendem a tomar atenção. Período pro-pício para cuidados extras. Atente-se para não se desgastar demais com assuntos dos outros.

Gêmeos – 21/5 a 20/6Cuide para não querer resolver tudo ao mesmo tempo e sem foco. Será um período com tendências para mudar conceitos sobre relações que tinha e também atitudes diante de projetos.

Câncer – 21/6 a 21/7Questões profissionais recomendam ponderação com diferenças e mesmo diante de atritos que possa vivenciar. Na vida afetiva, assuntos antigos ou alguns senti-mentos precisam ser superados.

Leão – 22/7 a 22/8 Semana importante para tratar temas que envolvam documentos, papéis e nego-ciações pendentes. Período para decisões que envolvam estudos, viagens e ativi-dades culturais.

Virgem – 23/8 a 22/9Período propenso a contratempos nas finanças e a gastos extras. Temas que en-volvam crenças, religião e espiritualidade serão bem vindos para recompor suas energias de desgastes recentes.

Libra – 23/9 a 22/10Em geral eclipses são influências capazes de provocar revelações, imprevistos ou variações capazes de refletir em costumes gerais. Período para momentos sociais mais intensos.

Escorpião – 23/10 a 21/11Sua rotina é propensa a alguns desgastes, especialmente para solucionar pendên-cias materiais e empenho com novidades no trabalho. Valorize cuidados com o corpo e a saúde.

Sagitário – 22/11 a 21/12atenção a detalhes que envolvam documentos, e-mails e algo escrito que esteja empenhado. Influência especial para bons momentos sociais e mais romantismo na vida amorosa.

Capricórnio – 22/12 a 20/1Semana em que questões familiares apontam oportunidades para organizar as-suntos e ser portar com paciência diante da conduta com quem é mais próximo.

Aquário – 21/1 a 19/2Atividades culturais e estudos serão bem vindas para compensar desgastes associados a sua rotina. Período especial também para estabelecer contatos à distância.

Peixes – 20/2 a 20/3Os próximos dias são positivos para uma reflexão sobre seus valores, especialmente para priorizar o que é necessário. Na vida afetiva, possibilidades de vivenciar assun-tos íntimos com mais intensidade.

Maio está chegando. Tradicionalmente conhe-cido como o mês das noivas, neste quinto perí-odo do ano, o número de casamentos cresce, o que torna o aluguel de vestidos, salões e mais componentes da ocasião mais caros nesta época.

Entre as principais preocupações das noivas está o modelito que irá vestir. Os modelos no estilo “princesa”, compostos por muito volume na saia, rendas e bordados são um clássico que nunca saem de moda. Algumas noivas, que cultivam o sonho do casamento desde meninas, optam por este desenho para o dia especial. Mas para contextualizar a tradição ao contem-porâneo, muitos vestidos ganharam detalhes em cores, decotes e adornos modernos.

Ana Carolina Neves, de 28 anos, é uma das

Renda, bordado e tons pastelMODA

Vestido de noiva traz encanto e tradição para o casamento

Foto

: Div

ulga

ção

14

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

noivas do mês de maio que procurou por algo que misturasse os dois estilos. “Eu queria um vestido tradicional, porém com um toque mo-derno e sensual, tinha escolhido um justinho, mas depois pensei melhor e optei pelo volumo-so, que me dava mais ‘cara de noiva’”, conta.

Mas não são todas as mulheres que se iden-tificaram com o estilo da princesa. E para elas há também opções. Modelos mais modernos, leves, sensuais e cômodos, cada um para um estilo de cerimônia e perfil de noiva. “O de duas peças, aquele que se retira a parte de bai-xo e o vestido fica curto para aproveitar a fes-ta está em alta”, conta Luma Aguiar, estilista que alertou que as caldas muito longas, luvas e braceletes em excesso devem ser descartados.

Page 15: Jornal Radar News - Ed. 82

RADAR NEWS | PRIMEIRO CADERNOCIRCULAÇÃO RIBEIRÃO E REGIÃO

DE 17 A 23 DE ABRIL DE 2015

Foto

: Div

ulga

ção

O mais recente levantamento do Insti-tuto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) destaca informações relevantes sobre a situação da perda auditiva nos brasileiros. A pesquisa avaliou pessoas com problemas permanentes e consta-tou que mais de 9 milhões de cidadãos declararam ter algum tipo de deficiência auditiva.

Contudo, 95% dos casos podem ser tra-tados com aparelhos auditivos, embora esses não tenham a função de reverter à perda, mas sim de apoiar a comunica-ção, amplificando o som.

Viver com aparelho auditivo é tão co-mum quanto usar óculos para leitura ou um aparelho dentário. Porém, por pre-conceito, muitas pessoas relutam em procurar ajuda, mesmo identificando a perda auditiva em seu cotidiano.

No mercado é possível encontrar mui-tos aparelhos auditivos imperceptíveis que aliam conforto, praticidade, segu-rança e design, devolvendo uma experi-ência auditiva completa ao usuário.

Alguns aparelhos contam com tecno-

Você tem deficiência auditiva? Saiba mais sobre o uso do aparelho

logias como a Bluetooth que torna fácil a sincronização de todos os seus dispositi-vos eletrônicos ao seu aparelho auditivo, permitindo, por exemplo, dar um mergu-lho na piscina e ouvir sua música preferida ao mesmo tempo.

O Diretor Executivo Edson A.L. de Mat-tos, de 61 anos, usuário de aparelho audi-tivo desde 2003, destaca os benefícios do equipamento. “Os aparelhos auditivos me ajudaram a melhorar a qualidade de vida no meu trabalho, melhorando o nível de prazer da minha vida e da minha persona-lidade”, elogia.

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

Foto

: Div

ulga

ção

O líbero Serginho voltou a ser convocado para jogar pela Seleção masculina de vôlei. Nesta semana, em entrevista coletiva, o treinador Bernardinho revelou os 25 nomes que estarão presentes na disputa da Liga Mundial, que será um dos últi-mos testes antes dele decidir a equi-pe que estará nos Jogos Olímpicos do Rio.

“Teremos um grupo volumoso de atletas, mas o projeto é fazer uma boa Liga Mundial. Vamos fazer al-guns testes e trabalhar alguns joga-dores para fechar o grupo de 2016. O próximo ano será de definição ab-soluta. Os últimos testes serão feitos em 2015″, disse o técnico durante coletiva de imprensa.

Serginho deixou a Seleção de-pois de disputar as Olimpíadas de Londres, em 2012, quando a equi-pe perdeu a medalha de ouro para

15ESPORTESerginho está de volta na Seleção masculina de vôlei

Tricolor de Ribeirão garante vaga na Série D do Brasileirão

Wanderlei Silva critica testes antidoping surpresa

MORAES [email protected]

Parabéns ao Botafogo

O Botafogo, apesar de ter seu ren-dimento abaixo de anos anteriores, culpa de uma competição fraca, conquistou uma vaga no brasileiro da série D, mesmo perdendo para o Palmeiras. Foi legal, muito bom, mas já é hora de pensar no segundo semestre da equipe. Não tem mais desculpa, já é hora de conversar com alguns atletas do atual elenco e pensar em novos nomes para o futu-ro. A série D está mais próxima do que muitos imaginam. Ouvi dizer que o assunto só será debatido após as eleições presidenciais do clube. Acho uma grande besteira, mas tem fundamento, afinal, apesar de pare-cer bastante unida, a diretoria atual está rachada e cada grupo puxando para o seu lado.

Gustavo Assed deve aparecer

Vitinho e Wesley

Mas não como candidato a dis-puta pela presidência do clube e sim como um grande apoiador. Até pelo que foi dito por Rogério Barizza, que afirmou não ser mais candidato, e também pelo que ouvi, não recebe-ria o apoio de Assed, parece que não agradou.

Não precisou de muito tempo para Vitinho e Wesley mostrarem seus va-lores. As informações dão conta de que o que eles produziram dentro de campo despertou a atenção do San-tos. Detalhe, se tem algum clube no Brasil que conhece de base, esse clu-be é o Santos. Pergunta: se até o San-tos mostrou interesse nos pratas da casa do Botafogo, porque os técnicos que estavam no clube não utilizavam os meninos? Juízo, gente!

O principal objetivo do Botafogo no Paulistão 2015 foi alcançado. Ao final da fase das quartas de fi-nal foram confirmados o Tricolor, que fechou a competição com 22 pontos, além do Red Bull Brasil, que fez 24, como os representantes do Estado de São Paulo na disputa da Série D do Campeonato Brasi-leiro. O Pantera voltará a disputar a competição depois de dois anos.

Três times sem calendário avan-çaram até a segunda fase do Esta-dual, porém todos foram elimina-dos. Segundo o regulamento, as equipes que chegarem mais longe

na competição é que ficarão com as vagas no Nacional e como os to-dos os três times caíram na mesma fase, prevaleceu a pontuação já ob-tida até aqui. O XV de Piracicaba, que foi eliminado pelo Santos e ha-via somado 18 pontos, ficou de fora da Série D.

Além de Botafogo e Red Bull Bra-sil, a Série D do Brasileiro contará com a presença de mais um clube paulista. O São Caetano já tem pre-sença garantida por ter sido rebaixa-do da Série C na última temporada.

O torneio será organizado pela CBF e será iniciado no dia 12 de julho

Banido por toda a vida do MMA pela Comissão Atlé-tica de Nevada, por fugir de um teste antidoping, Wan-derlei Silva disparou contra a forma que são realizados os testes antidoping. Depois de comparar o UFC à es-cravidão, ele agora chamou os exames realizados nos atletas de inconstitucionais e defendeu o direito dos lu-tadores de ter privacidade fora das competições.

Wanderlei defende que os testes sejam feitos apenas nos dias das competições. “Você precisa estar no mesmo nível de seu adversário no dia da luta. Você não pode ter uma regra assim (do antidoping). Eles (os dirigentes) não são atletas e não sabem pelo que temos de passar para fazer o espetáculo acontecer”, afirmou Wanderlei à imprensa.

É uma realidade cada vez mais presente a quebra de incisivos superiores, que são os dois dentes da frente, de cima. Não existe nada mais desesperador do que olhar um dente des-ses quebrado na boca. Quebrou seu dente da frente? Saiba o que fazer a partir de agora.

Normalmente as pessoas quebram esses dentes:

- Em quedas que você bate com a boca no chão ou no muro ou mesmo em outros objetos duros. Acidentes graves como de carro ou moto. Lutas marciais quando você não está usando seu protetor bucal. Esportes de contato como basquete.

Vá direto para o dentista se possível. O mo-mento entre duas ou três horas após a quebra é um importante período. Qualquer coisa que passe desse tempo reduzirá as chances de você reviver o dente na medida em que abre a possibilidade de uma infecção ou da perda do que restou. Guarde os pedaços de dente que-brado sempre que possível. Isso pode ser feito se você estiver consciente da hora da quebra e não engolir os pedaços do dente.

Cuspa qualquer coisa que estiver em sua

Quebrou seu dente da frente, e agora?

DR. EDUARDO LANDI

[email protected]

cirurgião dentista - CRO 80351

boca, e separe fragmentos do dente entre os alimentos.

Se possível, lave os pedaços do dente em água corrente, mas tome cuidado para não perdê-los na própria pia. Deixe um pouco de água corrente passar por ele. Enxágue seu dente e faça um bochecho utilizando água salgada quente. Bochechar uma solução de água e sal pode afastar uma possível infec-ção. Pare qualquer sangramento aplicando gazes no local afetado por 10 minutos. Se a gaze não interromper o sangramento, lave a boca com um pouco de água fria. O frio contrai vasos sanguíneos, ajudando a conter o sangramento. Use cera de parafina para co-brir quaisquer pontas afiadas em sua boca. Cubra o dente com chiclete sem sabor caso a cera de parafina se encontre indisponível. Alivie a dor e reduza os inchaços aplicando uma compressa fria em seu rosto na área do dente quebrado. Tome um analgésico an-ti-inflamatório. Conforte-se um pouco mais enquanto espera pelo tratamento.

Evite acidentes, tenha sempre o celular de um dentista que possa lhe atender em casos de urgência.

a Rússia. No entanto, nas últimas semanas, Bernardinho deixou claro que estava observando o jogador, vice-campeão da Superliga com o Sesi, que sempre disse que estaria à disposição da Seleção, se esta pre-cisasse.

Confira os 25 atletas convocados:

Levantadores: Bruninho, Fernan-do Kreling, Murilo Radcke, Rapha e William Arjona

Ponteiros: Lipe, Lucarelli, Lucas Loh, Maurício Borges, Murilo e Sa-muel

Opostos: Evandro, Renan, Vis-sotto e Wallace

Centrais: Éder, Isac, Lucão, Mau-rício Souza, Riad e Sidão

Líberos: Felipe, Mario Jr, Tiago Brendle e Serginho.

Foto

: Div

ulga

ção

Page 16: Jornal Radar News - Ed. 82

Quanto custa este voo?A obra do Leite Lopes será realizada pelo Go-

verno Federal e custará R$ 256 milhões aos co-fres públicos. O projeto envolve a ampliação da pista de 1,7 mil para 2,6 mil metros; do pátio de aeronaves, que terá capacidade para 17 aviões, enquanto hoje comporta oito; e ampliação do terminal de passageiros de 4 mil para 37,9 mil m², incluindo instalação de pontes de embarque.

Ao governo paulista caberá investir R$ 240 milhões, sendo 70% do valor no reassentamento das famílias removidas do entorno do aeropor-to e 30% na obra de deslocamento da Avenida Thomas Alberto Whatelly, que passará embai-xo da pista do aeroporto, em direção à Rodovia Anhanguera (SP-330).

Ainda cabe à administração municipal investir R$ 25 milhões na construção do novo sítio ae-roportuário e de uma ciclovia próxima ao Leite Lopes. Contudo, desse total, R$ 19 milhões que estavam previstos para o orçamento de 2015 fo-ram transferidos, em novembro do ano passado, para o pagamento do 13º salário de servidores públicos, aposentados e pensionistas, além de ações judiciais.

PATRíCIA BONELLIERICA ALVES

SocialTurismo

Frase: “Os guerreirOs vitOriOsOs vencem antes de ir à guerra, aO passO que Os derrOtadOs

vãO à guerra e só entãO prOcuram a vitória.” sun tzu ( a arte da guerra)

EDUARDO LANDI

Cirurgião-dentista com especialização em periodontia

REDAçÃOMatriz: Rua Antônio Manoel Moquenco Pardal, 1027 - Ribeirânia - CEP: 14096-290 Ribeirão Preto-SPSucursal: Av. Paulista, 1471, 11º AndarSão Paulo/SP - Tel.: 11 [email protected]

ATENDIMENTO AO [email protected]: (16) [email protected]: (16) 3629-3010

CIRCULAçÃO REGIONAL:Ribeirão Preto, Sertãozinho, Altinópolis, Barrinha,Batatais, Brodowski, Cassiados Coqueiros, Cajuru, Cravinhos, Dumond,Guatapará, Jaboticabal, Jardinópolis, MorroAgudo, Orlândia, Pontal, Pradópolis, Serrana,Serra Azul, São Joaquim da Barra, Sales Oliveira,Santo Antônio da Alegria.

RADAR NEWS - CIRCULAÇÃO RIBEIRÃO E REGIÃO - DE 17 A 23 DE ABRIL DE 2015

Ponto FINAL

ADRIANO PEIxOTO

Advogado especialista em Direito

do Trabalho e Previdenciário

Uma novela sem fim. Este poderia ser o resu-mo do impasse para a internacionalização do Aeroporto Leite Lopes, em Ribeirão Preto. Há mais de 10 anos que os capítulos dessa reformulação se arrastam entre os governos

Municipal, Estadual e Federal.Diante de todos os atrasos para alterar as estruturas deste

aeroporto, vemos que falta harmonia entre os principais go-vernantes do País para promover o desenvolvimento da nossa região.

Será que os investimentos anunciados para o aeroporto ge-rará bons frutos regionais? Ou será apenas uma bandeira elei-toral dos políticos de olho nos votos das próximas eleições? Esperamos que não.

Até que ponto vale investir milhões no setor aéreo enquanto a saúde e a educação passam por situações alarmantes? Con-tudo, esperamos que essa internacionalização possa abrir, no mínimo, novos horizontes como a geração de mais empregos para a região.

Depois de uma sucessão de atrasos, o Ministro-chefe da Se-cretaria da Aviação Civil, Eliseu Padilha, anunciou, neste mês, um cronograma envolvendo as obras do Leite Lopes para uma comitiva de Ribeirão Preto.

Entretanto, será que este cronograma de investimentos sairá de fato do papel? Ou se tornará mais uma lenda política? Con-forme foi anunciado pela Secretaria de Aviação Civil (SAC), o processo de licitação das obras deve ser iniciado a partir de setembro.

Até o mês das flores chegar, muitos entraves precisam de solução. Um deles é a falta de consenso entre os governos Al-ckmin e Dilma para resolver pendências a exemplo do projeto para desapropriação da área onde a pista será ampliada. Na semana passada, o Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp) solicitou aos técnicos da Secretaria de Aviação Civil (SAC) alterações no projeto executivo apresentado para a ampliação do Aeroporto Leite Lopes.

Se essa burocracia não fosse tão grande, a readequação da pista do Leite Lopes já deveria ter acontecido. Já era para o ae-roporto de Ribeirão Preto estar recebendo aeronaves maiores, que fazem rotas internacionais e, principalmente, transporte de cargas. Se não fosse esse jogo de empurra-empurra, já era para os passageiros estarem utilizando um novo terminal com 30 mil m², conforme prometido a antes.

No entanto, temos que, mais uma vez, esperar a boa vonta-de dos nossos governantes de se unirem para transformar essa novela em uma realidade.

Enfim, quando chegará este tão atrasado voo da internacio-nalização? Que não demore por mais uma década.

Decolagem do empurra-empurraCompartilhe: radarnews.grupomidia.

com/2015/04/aeroporto/

Foto

s: D

ivul

gaçã

o