jornal radar news - ed. 93

16
Reportagem Especial | 05 Ponto de Vista | 06 Má administração do Daerp é apontada por especialistas e usuários como o verdadeiro motivo do reajuste de 20,5% na conta de água 2º Caderno 2º Caderno Saúde | 11 Ponto Final | 16 Com Schwarzenegger, ‘Exterminador do Futuro’ estreia no Brasil Atrasos no salário dos servidores da Prefeitura são mais uma pedra do Governo Dárcy Entrevista destaca os riscos e esclarece dúvidas sobre as cirurgias plásticas Pelo 22º ano, Ribeirão realiza o Festival Tanabata Diretor administrativo da Beneficência Portuguesa de Ribeirão fala da crise enfrentada pelo hospital FONTE DE INDIGNAÇÃO Muito além do papel de um jornal radarnews grupomidia 16 99637-0707 RIBEIRÃO E REGIÃO ANO 3 Nº 93 www.radarnews.com.br DE 03 A 09 DE JULHO DE 2015 CURTA E COMENTE: Distribuição gratuita. Venda proibida RadarNewsBR @RadarNewsBR ANTES DO RIO, ELA PASSA POR AQUI Tocha olímpica dos Jogos de 2016 passará por Ribeirão Preto RN visita à cidade maravilhosa e mostra como está o Parque Olímpico Esporte | 15

Upload: grupo-midia

Post on 22-Jul-2016

218 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

O RN mostra os bastidores dos Jogos do Rio de 2016. Também você confere uma reportagem sobre a indignação dos moradores de Ribeirão com o serviço do Daerp.

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Radar News - Ed. 93

Reportagem Especial | 05

Ponto de Vista | 06

Má administração do Daerp é apontada por especialistas e usuários como o verdadeiro motivo do reajuste de 20,5% na conta de água

2º Caderno

2º Caderno

Saúde | 11

Ponto Final | 16

Com Schwarzenegger, ‘Exterminador do Futuro’ estreia no Brasil

Atrasos no salário dos servidores da Prefeitura são mais uma pedra do Governo Dárcy

Entrevista destaca os riscos e esclarecedúvidas sobre as cirurgias plásticas

Pelo 22º ano, Ribeirão realiza o Festival Tanabata

Diretor administrativo da Beneficência Portuguesa de Ribeirão fala da crise enfrentada pelo hospital

FONTE DE INDIGNAÇÃO

Muito além do papel de um jornalradarnews grupomidia 16 99637-0707

RIBEIRÃO E REGIÃOANO 3 Nº 93

www.radarnews.com.br

DE 03 A 09 DE JULHO DE 2015

CURTA E COMENTE:

Distribuição gratuita. Venda proibida

RadarNewsBR@RadarNewsBR

ANTES DO RIO,ELA PASSA POR AQUITocha olímpica dos Jogos de 2016 passará por Ribeirão PretoRN visita à cidade maravilhosa e mostra como está o Parque Olímpico Esporte | 15

Page 2: Jornal Radar News - Ed. 93

RADAR NEWS | PRIMEIRO CADERNOCIRCULAÇÃO RIBEIRÃO E REGIÃO

DE 03 A 09 DE JULHO DE 2015

Publisher: Edmilson Jr. Caparelli

Diretora Administrativa: Lúcia Rodrigues

Diretor Executivo: Marcelo Caparelli

Diretor Marketing: Jailson Rainer

Diretora de Eventos: Erica Almeida Alves

Conselho Editorial: Edmilson Jr. Caparelli, Lúcia Rodrigues,

Marcelo Caparelli, Thiago Cruz, Carla de Paula Pinto e Patricia Bonelli

Editor: Thiago Cruz

Editora do 2º Caderno: Patricia Bonelli

Tiragem: 20.000 exemplares

Trabalhe Conosco: [email protected]

AVISO IMPORTANTE: O Radar News não se responsabiliza pelas informações contidas nos artigos. Elas não emitem, necessariamente, a opinião do jornal. Também não se responsabiliza pela autenticidade dos anúncios publicados, nem pela credibilidade dos anunciantes e a qualidade dos produtos por eles oferecidos, sendo todos de única e exclusiva responsabilidade dos anunciantes.

Dúvidas, críticas e sugestões: [email protected] Tel: Ribeirão Preto (16) 3629-3010São Paulo (11) 3014-2499

Jornal do

03/07– Sexta-feira Av. Celso Charuri - 70km/hAv. Marechal Costa E Silva - 60km/hAv. Luzitana - 60km/hAv. IndependÊncia - 60km/hAv. Eduardo Andrea Matarazzo - 70km/h

RN IMPRESSO

Primeiro caderno 8 páginasSegundo caderno 3 páginasRN Plus 5 páginasTotal da edição 16 páginas

O RN fala com você

LOCALIzAçÃO DOS RADARES

SEX

SAB

DOM

03

/07

04/0

705

/07 16º

25º

18º

27º

18º

30º

EDMILSON JR. CAPARELLI

2

[email protected]

Entre pedras e fogo

Opinião

Sol com muitas nuvens durante o

dia. Período nubla-dos, com chuva a

qualquer hora

Sol com muitas nuvens durante o

dia. Período nubla-dos, com chuva a

qualquer hora

Sol e aumento de nuvens de manhã.Pancadas de chuva

à tarde e à noite

04/07- SábadoAv. Celso Charuri - 70km/hAv. Presidente Vargas - 70km/hAv. Presidente Kennedy - 60km/hAv. Maurilio Biagi - 70km/hAv. Marechal Costa E Silva - 60km/h

OBS: Devido a implantação da passagem de pedestre semaforizada na Av. Presidente Vargas entre as avenidas Mariano Pedroso de Almeida e José Cesário M. da Silva, nos trechos onde a velocidade máxima permitida é de 70Km/h passará a ser 60Km/h.

Radar fixo: Av. Dr Celso Charuri - 70Km/h.Obs: A presente escala poderá ser alterada de acordo com as necessidades da TRANSERP.

Redação: Carla de Paula Pinto

Correspondente São Paulo: Thaia Duó

Diagramação e Criação: Erica Almeida Alves e Valéria Vilas Bôas

Gerente Comercial: Eliana Rodrigues

Algo que parece rotineiro em Ri-beirão Preto é ouvir reclamações quanto ao serviço do Departamen-to de Água e Esgoto de Ribeirão Preto (Daerp). Enquanto alguns moradores reclamam de vazamen-to nas ruas, outros cidadãos quei-xam do descaso da autarquia para solucionar a falta d´água.

Essa insatisfação com o Daerp é o assunto da Reportagem Especial desta edição. Na matéria, mostra-mos que o aumento de 20,52% na conta de água não foi recebido com bons olhos por parte dos usuários do serviço ligado à Prefeitura.

“Também concordo com o que foi informado na reportagem da edição passada. O álcool realmente é a droga que mais afeta a saúde dos morado-res de Ribeirão. Basta passar em frente de algumas conveniências dos pos-tos de gasolina ou bares próximos às escolas que encontramos adolescentes consumirem bebidas alcoólicas. Nossas autoridades precisam aumentar a fiscalização. Do jeito que está não pode continuar.”

Este é um assunto que vem sendo tratado com muita frequ-ência dentro das empresas pelo mundo. O anseio de buscar no-vas e melhores práticas e, como consequência, se tornar mais competitivo no mercado, é algo muitíssimo comum na cabeça de profissionais que ocupam cargos de liderança nas organizações.

O problema é que existe uma distância gigantesca entre esses anseios e o que acontece de prá-tico no dia a dia das pessoas que compõem as equipes de trabalho. O mais usual é observar que as pessoas se mantêm presas a pro-cedimentos e posturas por mui-tos anos (ou décadas). Parece que esperam que a melhoria contínua ocorra por um milagre e surja como um raio de luz em algum

MARCELO [email protected]

Melhoria contínuamomento da vida da empresa.

Acontece que as coisas não são tão simples assim. A construção de uma empresa com vantagens competitivas sustentáveis pas-sa por um trabalho sistemático no sentido das constantes ade-quações, ajustes e subsequente evolução. Mais uma vez destaco a palavra “trabalho”. Mas não aquele trabalho que se faz roti-neiramente ao longo dos dias, meses e anos. Aqui precisamos de atividades que verdadeira-mente representem inovações na forma de buscar os resultados. Não necessariamente inovações que reinventem a roda. Mas aquelas que obrigatoriamente façam com que as pessoas rom-pam com as práticas mais con-fortáveis e busquem explorar o

16 99637-0707

[email protected]

ONDE ESTAMOS:

LEITOR

radarnews grupomidia

RadarNewsBR@RadarNewsBR

Palavras do Leitor

Sônia Maria Lemes, Professora CHARGE DA SEMANA

EDITORIAL

próprio potencial; individual e da equipe.

Costumo dizer que existem duas responsabilidades básicas em pessoas que ocupam funções de Liderança. A primeira é bus-car continuamente a própria evo-lução como gestor de pessoas e de processos. Deve investigar os pontos fracos da própria atuação e estruturar ações para minimi-zar essas dificuldades; da mesma maneira, seguir trabalhando para potencializar os pontos fortes. A segunda responsabilidade é de es-timular constantemente a melho-ria de sua equipe. Cuidar de quem efetivamente realiza o trabalho é absolutamente vital. Somente as-sim poderemos colher os frutos de uma empresa que melhora conti-nuamente.

Comente esta charge: [email protected]

Previsão do tempo

Já no Ponto Final, também apre-sentamos outro questionamento sobre a gestão do Governo Dárcy (PSD). O texto traz a uma reflexão sobre a prorrogação no pagamento da primeira parcela do 13º salário dos servidores municipais, que era para ser feito nesta semana.

E ao falar de Ribeirão, desta-camos na editoria de Esportes a notícia sobre a passagem da tocha olímpica dos Jogos de 2016, no nos-so município. A equipe do RN foi até ao Rio de Janeiro e trouxe mais detalhes dessa histórica escolha.

Tenha uma ótima leitura!

Page 3: Jornal Radar News - Ed. 93

RADAR NEWS | PRIMEIRO CADERNOCIRCULAÇÃO RIBEIRÃO E REGIÃO

DE 03 A 09 DE JULHO DE 2015

3Notícias CARLA DE PAULA [email protected]

[email protected]

Novas regras do auxílio doença

ADRIANO PEIxOTOEdital para licitação das obras de mobilidade urbana é publicado

Servidores municipais pedirão intervenção no MP por 13º salário

Local

O Sindicato dos Servidores Municipais de Ri-beirão Preto recebeu nesta semana, um ofício da Prefeitura assinado pelo Secretário Muni-cipal da Fazenda, Sérgio Nalini, comunicando que “o pagamento da primeira parcela do 13º salário será no dia 20 de novembro de 2015”. O pagamento estava previsto para esta semana.

Diante disso, o Sindicato através do seu De-partamento Jurídico, irá propor uma ação ju-dicial visando garantir o pagamento do déci-mo terceiro salário e demais verbas salariais e ainda uma representação junto ao Ministério Público cobrando a apuração de eventual crime de responsabilidade e de infração político ad-ministrativo junto à Câmara Municipal, ambos previstos no Decreto 201/67.

Essa medida foi anunciada pelo Presidente do Sindicato, Wagner Rodrigues, logo após receber o documento do governo formalizan-do o não pagamento. Mas segundo ele, desde a última sexta-feira, 26, quando já havia o risco iminente de um calote da prefeitura, a diretoria esteve reunida com os advogados da entidade para buscar amparo legal contra mais essa tentativa de golpe do governo nos trabalhadores.

A Prefeitura de Ribeirão Pre-to publicou no Diário Oficial do Município nesta semana, dois avisos de licitações para exe-cução de obras de mobilidade urbana. As obras contemplam a construção dos corredores estruturais de ônibus urbanos Norte-Sul e Leste-Oeste. A abertura dos envelopes com as propostas está prevista para o dia 28 de agosto.

No total, as obras estão divi-didas em duas licitações, uma para o corredor estrutural Nor-te-Sul, orçado em R$ 153,7 mi-

As novas normas de concessão do auxílio-do-ença passaram a valer a partir desse 1º de março de 2015.

Entre as regras estão o tempo mínimo de con-tribuição para obtenção da pensão por morte e a ampliação do prazo para o trabalhador receber o pagamento diretamente da empresa em caso de afastamento.

Os benefícios estão garantidos, mas há ne-cessidade de atualização das regras de acesso para acompanhar as transfor-mações da sociedade.

Nas regras anteriores do auxilio doença, o va-lor apurado do beneficio levava em consideração a média das 80% maiores contribuições que o tra-balhador verteu ao INSS,

Foto

: Div

ulga

ção

com inicio a partir de ju-lho de 1994.

Atualmente, as regras leva em consideração a média dos últimos 12 me-ses de contribuição.

O que mudou também foram era que a empresa responsabilizava-se pelo pagamento dos primeiros 15 dias. Porém agora a responsabilidade das em-presas é o pagamento dos primeiros 30 dias.

E outra alteração, que a meu ver beneficio muito os segurados é na reali-zação da pericia médica, que pelas regras anterio-res era realizada exclusi-vamente pelos médicos do INSS.

Agora haverá convê-nios sob a supervisão do INSS com empresas que possuem serviços médicos.

lhões; a outra para o corredor estrutural Leste-Oeste, no valor de R$ 100,6 milhões.

De acordo com o secretário de Obras Públicas, o engenheiro Abranche Fuad Abdo, foi neces-sária a publicação de um novo edital para acrescentar os apon-tamentos feitos pelo Tribunal de Contas do Estado.

“Nesta nova publicação da li-citação foi adotado um critério de julgamento mais amplo, onde incluímos técnica e preço além de um pregão presencial”, des-tacou o secretário.

Page 4: Jornal Radar News - Ed. 93

RADAR NEWS | PRIMEIRO CADERNOCIRCULAÇÃO RIBEIRÃO E REGIÃO

DE 03 A 09 DE JULHO DE 2015

4

Câmbio02/07/2015- 15h20

Compra Venda Variação

Dólar com. 3,1001 3,1017 -1,38%

Dólar tur. 3,0900 3,2700 -1,51%

Euro 3,4370 3,4394 -1,06%

Libra 4,8391 4,8422 -1,43%

Pesos arg. 0,3407 0,3411 -1,39%

Fonte Thompson Reuters

Nesta semana, os presidentes do Brasil, Dilma Rousseff, e dos EUA, Barack Obama, defenderam o en-tendimento de que a governança da Internet deve ser “transparente e inclusiva”. A declaração é feita após dois anos de relações estremecidas devido à espionagem da Agência de Segurança Nacional (NSA, em inglês) a Dilma. A descoberta levou ao cancelamento de uma visita de Estado prevista para 2013.

Em comunicado conjunto, Dil-ma e Obama concordaram que o gerenciamento da rede deverá ter “a participação dos governos, da sociedade civil, do setor privado e

Dilma e Obama falam de Internet “transparente e inclusiva”

Câmara aprova nova proposta para reduzir a maioridade penal

Quantos vereadores Ribeirão Preto precisa?

Governo Dilma é considerado ruim ou péssimo por 68%da população

A crise política no Brasil tem se intensi-ficado com as novas delações premiadas de importantes empresários e ameaça atingir até o alto escalão do governo atu-al. Nestes momentos, a insegurança polí-tica faz com que grande parte das contra-tações governamentais fiquem paradas, pois esse cenário de insegurança acaba por se refletir por todo o governo.

A crise na economia também avança com a falta de perspectivas claras para uma economia em processo de ajusta-mento. No Brasil a taxa média de de-semprego deve ser de 8%, a mais alta da última década. Adicionalmente, o Pro-duto Interno Bruto (PIB) deverá crescer apenas no setor agropecuário (aumento de 3%) e poderá cair acentuadamente na indústria (queda de 7%) e no setor de ser-viços (queda de 1%). Somando-se que a taxa de juros deve continuar a aumentar para combater a inflação deveremos ter uma queda 3% da renda gerada na eco-nomia brasileira.

No cenário externo as expectativas tam-bém não são das melhores, pois a crise

EDGARD MERLO [email protected]

A crise política e econômica e os acordos com os Estados Unidos

Confira mais detalhes em radarnews.com.br

Brasil e Mundo Política

Notícias

Em nova votação, o Plená-rio da Câmara dos Deputados aprovou a emenda que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos em casos de crimes he-diondos (estupro, sequestro, la-trocínio, homicídio qualificado e outros), homicídio doloso e lesão corporal seguida de mor-te. O resultado do pleito teve 323 votos a favor, 155 contra e

das organizações internacionais”.Com isso, segundo os presiden-

tes, a internet cumprirá o “poten-cial como ferramenta poderosa para o desenvolvimento econômi-co e social”. As propostas são si-milares às apresentadas pela con-ferência NETMundial.

ESPIONAGEM: A governan-ça da web passou ser uma das principais bandeiras de Dilma na política externa desde que se descobriu a espionagem em 2013. A informação estava em documentos da NSA revelados por Edward Snowden.

da dívida grega promete se arrastar e ter uma resolução que deve aumentar a ins-tabilidade nos grandes mercados globais.

Diante desse quadro tão severo, a pre-sidente Dilma tem feito o possível para esse momento ao tentar buscar a retoma-da das parcerias entre o setor público e o privado para investir nos gargalos de nossa infraestrutura (transportes, portos, aeroportos, etc).

A visita aos EUA também é parte dessa tentativa de montar uma agenda positiva para melhorar as expectativas na econo-mia brasileira. No passado deu certo e a economia americana ainda possui um importante papel para movimentar a eco-nomia mundial. Provavelmente, esses in-vestimentos virão acompanhados de uma maior liberalização da economia brasilei-ra. Resta a pergunta: será que os resulta-dos econômicos conseguirão chegar logo para evitar que a recessão na economia brasileira continue no próximo ano?

Foto

: Div

ulga

ção

ção da maioridade crimes como roubo com causa de aumento de pena, tortura, tráfico de drogas e lesão corporal grave. Estas in-frações constavam no texto que havia sido rejeitado em votação na madrugada de terça (30/6) para quarta-feira (1/7).

A nova votação foi consi-derada uma manobra do Pre-sidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que apoia-va o texto derrotado no dia an-terior (30/6). Com a retirada de alguns crimes da redução da maioridade, o líder dos de-putados propôs o tema nova-mente ao pleito e conseguiu a aprovação.

O Tribunal de Justiça (TJ-SP) entende que o Legislativo deve ter entre 25 e 27 cadeiras no man-dato que vai de 2017 a 2020. Essa avaliação do TJ segue as regras do princípio da proporcionali-dade habitante/vereador. Entre-tanto, essa medida acabou sendo contestada pela Câmara no STF (Supremo Tribunal Federal).

O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) in-formou que pode mais uma vez, coletar assinaturas nas ruas e mover outra ação de iniciativa popular, mas desta vez pela ma-nutenção das 22 cadeiras atuais.

A manutenção das 22 vagas já foi debatida com presiden-tes das 25 entidades do Fórum de Entidades de Ribeirão Preto (Ferp). O grupo espera conse-guir manter quantidade atual de parlamentares na Casa de Leis.

Nesta semana, a equipe do RN conversou com alguns vereado-res, de Ribeirão Preto, para sa-ber a opinião deles sobre qual número de parlamentares que o município precisa. Todos os par-lamentares que falaram ao Ra-dar News afirmaram ser contra a alteração do número de cadeiras.

O governo Dilma Rousseff foi considerado ruim ou pés-simo para 68% da população, em junho, quatro pontos per-centuais acima dos 64% registrados em março, de acordo com a pesquisa CNI-Ibope, divulgada, nesta semana, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

De acordo com o levantamento, o percentual de pessoas que consideram o governo ótimo ou bom caiu de 12% para 9% no mesmo período. Para 21%, o governo da presidenta é avaliado como regular.

Segundo a pesquisa, 83% desaprovam e 15% aprovam a maneira de a presidenta governar. Na pesquisa anterior, referente a março, esses percentuais estavam em 78% e 19%, respectivamente. De acordo com a pesquisa, 78% dos brasileiros não confiam na presidenta, enquanto 20% confiam. Em março, esses índices estavam em 74% e 24%, respectivamente.

A pesquisa foi feita entre os dias 18 e 21 de junho a partir de 2002 entrevistas feitas em 141 municípios. A margem de erro é 2 pontos percentuais.

duas abstenções.A emenda dos depu-

tados Rogério Rosso (PSD-DF) e André Moura (PSC-SE) à PEC da Maioridade Penal (PEC 171/93) deixa fora da redu-

Confira o vídeo:

Page 5: Jornal Radar News - Ed. 93

RADAR NEWS | PRIMEIRO CADERNOCIRCULAÇÃO RIBEIRÃO E REGIÃO

DE 03 A 09 DE JULHO DE 2015

5Reportagem Especialpor Thiago Cruz

Fonte Thompson Reuters

O Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do Daerp atende pelo número 115.

Reajuste merecido?Mesmo com vazamentos e falhas no fornecimento, Daerp aumenta mais de 20% o valor da conta de água

COMPARATIVO

O Daerp ainda informou por meio de nota que os valores pagos pela população pelo custo da água continuam sendo inferiores a outras empresas e autarquias como a Sabesp (Governo do Esta-do) e a Sanasa (Campinas):

Tarifa SocialDaerp – 10 m³ - R$ 6,15 Sabesp – 10 m³ - R$ 12,60 (+105%)Sanasa – 10 m³ - R$ 11,89 (+ 91%)

Tarifa ResidencialDaerp – 10 m³ - R$ 17,96Sabesp – 10m³ - R$ 37,19 (+ 107%)Sanasa – 10m³ - R$ 50,23 (+ 180%)

Usuários do serviço são contra ao aumento na tarifa

Apesar dos investimentos, nos últimos quatro anos, em poços, reservatórios e redes orçados em R$ 20 milhões por meio do Programa de Aceleração Cresci-mento (PAC), muitos usuários estão insatisfeitos com o serviço oferecido pela autarquia.

O empresário Luiz Ângelo Zorzenon, de 59 anos, não aprova o aumento da tarifa de água em mais de 20%. “Trabalho com o comércio e esse reajuste irá nos pre-judicar muito. “Vejo que falta no Daerp mais organiza-ção e quem leva o prejuízo é o povo”, afirma.

Quem também não aprova o reajuste é a internauta Soraya Melo, de 53 anos. “Agora, teremos que pagar mais caro por nenhuma melhoria. É muita falta de respeito com os usuários do serviço”, reclama Soraya, moradora do bairro Iguatemi.

Já a dona de casa Regina Aparecida, moradora do Jardim Independência, conta que os vazamentos se multiplicam no seu bairro. “Além de tudo isso, o Daerp ainda tem a coragem de aumentar a tarifa da água. O desrespeito é muito grande conosco”, lamenta.

A auxiliar de impressão Adriana Medeiros, de 47 anos, moradora do Jardim Paiva II, relata que seu bair-ro fica vários dias sem água. “Tem dia que vamos lavar roupa e o departamento desliga o registro.”

O supervisor de futebol Antonio Rodrigues Gallo, de 58 anos, diz que a energia elétrica aumentou, mas o salário do trabalhador continua o mesmo. “A ganância e a incapacidade de nossos governantes sempre dá no mesmo resultado: quem paga a conta é o povo”, afirma.

Outra indignação ao serviço do Daerp é feita pelo empresário Aurélio Cardoso, de 48 anos, que questio-na os painéis de publicidade na cidade sobre a autar-quia. “Tem que resolver os problemas de vazamento da rede e não gastar com propaganda em pontos de ônibus”, opina.

Além do alto preço dos alimen-tos e da tarifa de energia, os moradores de Ribeirão Preto terão que preparar o bolso para o aumento na conta de água. O Departamento de

Água e Esgoto de Ribeirão Preto (Daerp) anun-ciou que serão reajustados 20,52% no serviço. O índice entra em vigor no final deste mês.

Por meio de nota à imprensa, o Superinten-dente da autarquia, Marco Antônio dos Santos, afirmou que o aumento ocorre em função dos reajustes da energia elétrica, sendo 52,47% de janeiro até junho; do salário dos servidores mu-nicipais; em 23%, e da alta da inflação: 7,68% até junho. De acordo com o Daerp, a energia elé-trica corresponde a 33% dos custos operacionais da autarquia.

Na avaliação do Vice-presidente da Sociedade de Defesa Regional do Meio Ambiente (Soder-ma), o engenheiro Paulo Finotti, o Daerp precisa rever este novo reajuste e esclarecer para a po-pulação de que maneira os gastos com a ener-gia tem influenciado neste aumento da tarifa. “Como a captação da água exige alguns procedi-mentos subterrâneos, é natural a autarquia gas-tar mais energia. Contudo, este custo poderia ser menor se o departamento investisse em formas econômicas de energia, por exemplo, a energia solar e a fotovoltaica.”

Além disso, Finotti analisa que o departamento deveria ter uma maior preocupação com a gran-de quantidade de vazamentos da cidade. “Uma das medidas para solucionar tal problema seria a construção de novos reservatórios”, afirma ao dizer que falta um planejamento estratégico das atividades dentro do Daerp.

Finotti também afirmou que Ribeirão necessita de uma maior fiscalização contra os poços clan-destinos. “Estes locais atrapalham o abasteci-mento de vários bairros e o Daerp não tem con-seguido multar os donos destes poços”, comenta.

O Coordenador da Câmara Técnica da Com-panhia Ambiental do Estado de São Paulo (Ce-tesb), Marco Antonio Sanchez Artuzo, também acredita que o Daerp precisa investir em políti-cas de planejamento para diminuir os problemas. “O Daerp poderia avaliar o serviço de captação, transporte e distribuição. Quem sabe assim, a ta-rifa não sofreria esse grande reajuste.”

Vazamento registrado, no mês passado, no Jardim Paulista em Ribeirão.

Daerp garante troca de 85 mil hidrômetros

Em relação aos investimentos, o Daerp informa que está conseguindo mudar a estrutura da rede física, e garante que tem proposto significativas melhorias aos moradores, investindo em troca e im-plantação de redes.

Além disso, o valor do Fundo Especial para subs-tituição de hidrômetros em Ribeirão será de R$ 1,31. O departamento avisa que tem trocado, como rotina, hidrômetros com problemas em todos os bairros. Foram comprados 85 mil hidrômetros recentemente. “Quanto às melhorias com os novos hidrômetros mais modernos, o Daerp pretende re-cuperar as perdas (consumos) que não são compu-tados com os hidrômetros com defeitos, parados, quebrados e com mais de cinco anos de vida útil. Haverá alteração na conta apenas dos usuários em que o consumo for feito a partir da substituição dos hidrômetros que estavam com defeitos, para-dos, quebrados e outros que não marcavam consu-mo real”, destaca o comunicado.

Page 6: Jornal Radar News - Ed. 93

RADAR NEWS | PRIMEIRO CADERNOCIRCULAÇÃO RIBEIRÃO E REGIÃO

DE 03 A 09 DE JULHO DE 2015

6Ponto de Vista

RN – Quais cuidados que as pessoas devem ter antes de fazer uma cirurgia plástica? Alexandre Kataoka: Com as cirurgias plás-ticas cada vez mais acessíveis, muitas pessoas recorrem a profissionais que não estão capa-citados a realizá-las e acabam deformando o rosto e o corpo, trazendo transtornos aos pa-cientes. O que seria a realização de um sonho pode acabar se tornando um grande pesadelo.

RN – Qual a sua recomendação para en-contrar um bom cirurgião plástico?Kataoka: Sempre cheque se o médico possui registro na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e se possui o título de especialis-ta, o que o torna habilitado para fazer a cirurgia com toda segurança. Sempre peça para que o cirurgião explique cada passo do procedimento na sua primeira consulta. Nunca esqueça de ve-rificar o local onde será realizado o procedimen-to, o hospital ou a clínica. Ele deve ter uma boa infraestrutura e todos os recursos necessários para que haja segurança durante a cirurgia.

RN – Em alguns casos, as mulheres querem seios maiores que 350ml, já considerados grandes. Quais são os principais riscos?Kataoka: Se tentarmos utilizar uma prótese muito grande em uma paciente que não te-nha pele suficiente isso poderá levar a estrias na mama e a dores, além de poder ocasionar dobras na prótese por não haver espaço sufi-ciente para ela se adequar. Dores nas costas ocasionadas pelo uso de próteses ocorrem

Na mira da perfeiçãoEspecialistas falam de riscos e esclarecem dúvidas sobre as cirurgias estéticas

Como alguns já ouviram falar, julho é o “mês da cirurgia plástica”, justamente por ser a época de fé-rias e, sobretudo do Inverno, um período propício para este e outros tipos de cirurgia. Prova disso, é a pesquisa da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP-SP), no qual revela que 86% dos médicos do Estado de São Paulo realizam cirur-gias neste mês.

quando essas são excessivamente grandes para a paciente. O bumbum “Made in Brazil” também é bastante pedido, mas em alguns casos o tamanho ultrapassa o que é conside-rado normal.

RN – Quais as cirurgias mais procuradas pelos homens no Brasil?Kataoka: Dados da última pesquisa da IS-PAS (Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética) que 12,8% dos homens do mundo fizeram procedimentos cirúrgicos, o equivalente a mais de 3 milhões de proce-dimentos cirúrgicos. As cirurgias plásticas realizadas com maior frequência em homens de todo o mundo foram: nariz (266.662), re-dução de mama ou ginecomastia (263.179), pálpebras (235.064), lipoaspiração (228.148) e orelha (151.288).

RN – Quais as vantagens que o Inverno traz em relação ao verão para quem pretende re-alizar cirurgias plásticas?Arnaldo Korn: O Inverno é melhor para fa-zer as cirurgias como lipoaspiração, abdomi-noplastia, cirurgia da face, em que o inchaço é mais acentuado. Outro ponto a considerar, é que muitas cirurgias plásticas necessitam da recuperação do uso de cintas elásticas por mais de um mês, o que é melhor tolerado em dias frios.

RN – RN - Para quem trabalha ou estuda, é importante a pessoa que for fazer a cirurgia

THIAGO [email protected]

Alexandre Kataoka, Especialista pela Sociedade Brasi-leira de Cirurgia Plástica e Perito do Instituto de Medici-na Social e Criminologia do Estado de São Paulo (IMESC) Arnaldo Korn, diretor do Centro

Nacional de Cirurgia Plástica

tirar alguns dias de folga?Korn: É fundamental que a pessoa tenha um determinado tempo para a recuperação, pois, se for mal feita, influenciará diretamente no resultado da cirurgia. Assim, é melhor se programar para que tenha tempo suficiente para a recuperação, sem ter que voltar ao tra-balho ou escola antes do período ideal.

RN – Quando o problema na programação da cirurgia é o financeiro, existe algum plano de parcelamento para este tipo de procedimento?Korn: Sim. Porque hoje, muitos especialistas trabalham com empresas que prestam servi-ços de assessoria administrativa e financeira, auxiliando assim o pagamento do procedi-mento em parcelas. Desta forma, o paciente não depende do décimo ter-ceiro.

Page 7: Jornal Radar News - Ed. 93

RADAR NEWS CIRCULAÇÃO RIBEIRÃO E REGIÃO

DE 03 A 09 DE JULHO DE 2015

7

DecoraçãoIncluir poltronas na decoração garante charme e funcionalidade

Agregar charme à sala de estar sem abrir mão da funcionalidade é uma das funções desempenhadas pelas poltronas. Em couro, tecido, neutra, colorida, com design clássico ou divertido e outras variações, esse móvel quase sempre é um acessório de destaque por ser fácil de combinar e útil em lares de todos os estilos. Além da beleza, a funcionalidade das poltronas precisa ser analisada antes de montar o espaço.

Segundo especialistas em designer de interior, o importante é que a proposta seja adequada para cada tipo de espaço. Além disso, os pro-fissionais da decoração afirmam que além da beleza do produto, a fun-cionalidade e objetivo no ambiente devem ser os pontos de partida para a escolha do modelo mais adequado.

Mais dicas:• Além de acolher, a poltrona deve combinar com o ambiente. Para

decorar, além dessa característica fundamental, vale pensar no conceito de uso de espaço do usuário, materiais, tons e cores do ambiente.

• As particularidades do ambiente devem ser analisadas antes de in-cluir a poltrona na decoração e como parte importante para agregar funcionalidade ao espaço. Por exemplo, em locais de relaxamento e descanso, a poltrona deve ser aconchegante e confortável. Já em escri-tórios, o móvel deve fazer referência à concentração, leitura e desen-volvimento de ideias.

• Uma outra vantagem de ter uma poltrona é que ela facilita na socia-lização de quem está no ambiente. Isso acontece porque, geralmente, ela é posicionada de forma que permite que quem fica sentado nela possa ver quem está no sofá.

Imobiliárias se aliam a bancos privados para facilitar o financiamento do imóvel

Compradores de imóveis estão se mostrando mais cautelosos e preocupados com as recen-tes mudanças no mercado de crédito imobiliário brasileiro. A redução do teto do financiamento em bancos públicos fez com que as instituições privadas se destacassem como alternativa para o investidor, uma vez que elas mantêm suas taxas mesmo em meio à crise. Para estimular o fecha-mento de novos negócios, a RE/MAX vem rea-lizando uma parceria com o Itaú, oferecendo aos clientes a política de crédito praticada por aquele banco, ou seja, com aprovação máxima de 80% do valor de avaliação dos imóveis, independen-temente de serem novos ou usados.

Especialistas em crédito imobiliário explicam que essa política permite que a imobiliária passe a ter uma gerenciadora própria de crédito. Isso, evita que o cliente percorra uma maratona buro-crática para a obtenção de crédito, ganhando um processo mais ágil e com conforto, segurança e melhores condições de mercado.

COMO FUNCIONA:

A imobiliária parceira de um banco negocia por meio de um agente facilitador, podendo encontrar taxas mais atrativas e garantindo um processo mais rápido e menos oneroso para o consumidor final, sem custo algum para o cliente.

Foto

: Div

ulga

ção

Foto

: Div

ulga

ção

Page 8: Jornal Radar News - Ed. 93

RADAR NEWS - ciRculAção RiBEiRão E REGião - DE 03 A 09 DE JulHo DE 2015/Mix

Page 9: Jornal Radar News - Ed. 93

RADAR NEWS - ciRculAção RiBEiRão E REGião - DE 03 A 09 DE JulHo DE 2015 RADAR NEWS - ciRculAção RiBEiRão E REGião - DE 03 A 09 DE JulHo DE 2015/Mix

Page 10: Jornal Radar News - Ed. 93

RADAR NEWS - ciRculAção RiBEiRão E REGião - DE 03 A 09 DE JulHo DE 2015

Page 11: Jornal Radar News - Ed. 93

RADAR NEWS - ciRculAção RiBEiRão E REGião - DE 03 A 09 DE JulHo DE 2015 RADAR NEWS - ciRculAção RiBEiRão E REGião - DE 03 A 09 DE JulHo DE 2015 11

Planos de saúde tentam fazer cliente deixar cigarro

Técnica de planejamento empresarial pode ajudar mulheres a terem o parto que desejam

Aumenta em 30% número de pessoas que iniciam tratamento contra Aids

Hospital Beneficência Portuguesa de Ribeirão em crise

Preocupadas com os custos de tratamentos de doenças graves cau-sadas pelo cigarro, operadoras de saúde têm tentado atrair pacientes para programas antitabagismo. Com investimento relativamente baixo, as empresas vêm ampliando a ini-ciativa e tentando novas formas de fazer o fumante aderir ao projeto.

A segunda maior operadora de saúde do País, com 4 milhões de beneficiários, a Amil investe cerca de R$ 300 por paciente em um pro-grama com consultas individuais e

Claro que a proposta parece exótica. O governo federal quer obrigar médicos e hospitais a fazerem mais partos normais, mas os obstetras tradicionais de-fendem a cesárea, e tem ainda a “moda” de parir em casa. Ouvir todos os lados, ponderar todos os alertas, administrar os riscos e depois driblar a concorrência dos palpites e das ameaças à vida do próprio f ilho, é uma das tarefas mais difíceis do mundo. Por isso, a ideia do planejamento estratégi-co para atingir um objetivo com final feliz é, sim, apropriada e ef icaz. É o que explica a pedia-tra Luciana Herrero no livro “O Diário de Bordo do Parto”, ”, que será lançado oficialmente no dia 04 de julho, às 16h na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi, em uma roda de conversa. “Essa ferramenta, usada no desenvolvi-mento de processos de qualidade, vai ajudar a mulher a ter um ra-ciocínio mais claro e objetivo so-bre as suas opções e os caminhos que pode traçar para si mesma”, explica a autora. A médica fez um levantamento de todas as pes-quisas sobre o assunto e explica quais são as práticas confiáveis e

O número de pacientes porta-dores do vírus HIV que iniciaram tratamento com medicamentos an-tirretrovirais no Brasil passou de 57 mil para 74 mil entre 2013 e 2014. Segundo o Ministério da Saúde, isso se deve à ampliação do público-alvo dos remédios destinados a pessoas com HIV pela rede pública de saúde, a partir de dezembro de 2013. Atual-mente, mais de 400 mil pessoas soro-positivas se tratam na rede pública.

Nesta semana, o Hospital Beneficência Portuguesa de Ribeirão Preto paralisou o atendimento ambulatorial e as cirurgias eletivas aos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde).

A instituição alegou que o Governo da Pre-feita Dárcy (PSD) deve R$ 2 milhões em re-passes atrasados e que a quantia é para pagar prestadores de serviço e fornecedores. A ad-ministração do hospital informa que inclu-sive, os médicos não recebem desde janeiro por conta da verba não depositada.

Em entrevista ao RN, o Diretor Adminis-trativo da instituição, Ricardo Marques, diz 15 cirurgias foram canceladas por causa da paralisação. “Assim, que o hospital voltar ao normal uma nova data será marcada para estes casos cirúrgicos”, afirma.

Marques disse que no caso das cirurgias de urgências a Beneficência Portuguesa está informando à Secretaria Municipal de Saúde para que outra unidade de saúde pos-sa atender estes procedimentos.

em grupo e monitoramento remoto. O valor é inferior à despesa que a operadora teria com o tratamento de um câncer de pulmão, por exemplo, uma das principais doenças associa-das ao tabagismo. Um paciente com esse tipo de tumor custa ao plano en-tre R$ 200 mil e R$ 400 mil.

Desde 2012, quando o programa foi criado, mais de 5 mil clientes da operadora aderiram ao progra-ma, média de 130 adesões mensais. Atualmente, 400 pacientes procu-ram o serviço por mês.

Foto

: Div

ulga

ção

A prótese dentária é a arte dental ou ciência que estuda e recompõe estruturas bucais perdidas, a função mastigatória a estética dos dentes visando restaurar e manter a aparência a saúde e o bem estar.

Seu processo de confecção ao longo dos anos vem se mo-dernizando e hoje possuímos tecnologia capaz de desenvol-ver essas próteses de forma muito mais precisa com auxílio de métodos digitais e robôs, ga-rantindo maior previsibilidade, menor índice de repetições e perfeita adaptação.

Prótese dentária computadorizada

DR. EDUARDO LANDI

[email protected]

cirurgião dentista - CRO 80351

Esta alta tecnologia conhe-cida como prótese metal free (prótese livre de metal) tem suas indicações para coroas unitárias (1 elemento) ou pró-teses fixas (2 ou mais elemen-tos) .Podem ser instaladas so-bre dentes naturais como sobre implantes. São feitas de uma estrutura em zircônia (CAD-CAM) e revestida em porcela-na o que não dispensa a habi-lidade artística do técnico em prótese (protético).

Portanto fica a dica de mais uma técnica que a odontologia dispõe para restaurar seu sorriso!

realmente baseadas em evidên-cias científ icas. “Cada mulher tem o direito de saber a verdade sobre os riscos do parto que esco-lheu, seja ele qual for. Não defen-do este ou aquele jeito de parir, acho que minha missão é ajudar a esclarecer, informar, levantar questões e ajudar as mães a luta-rem pelo que é melhor para elas e para seus bebês”, diz Luciana Herrero. A obra ainda conta com relatos de profissionais envolvi-dos no parto e de depoimentos de diversas celebridades.

Foto

: Div

ulga

ção

Questionado sobre as reuniões que a diretoria do hospital teve com os se-cretários da Prefeitura no Ministério Público, Marques disse que nenhuma proposta foi apresentada. “Esperamos uma solução definitiva. Não pode-mos ficar com o hospital sem estes atendimentos essenciais”, afirma.

Em nota à imprensa, a Prefeitura confirmou o repasse de R$ 453 mil, mas informou que ainda não tem previsão de quando irá pagar o restante do valor devido.

Até o fechamento desta edição a Beneficência Portuguesa ainda conti-nuava com o atendimento ambulatorial e as cirurgias eletivas paralisadas.

Foto

: Div

ulga

ção

Foto

: Div

ulga

ção

Page 12: Jornal Radar News - Ed. 93

RADAR NEWS | SEGUNDO CADERNOCIRCULAÇÃO RIBEIRÃO E REGIÃO

DE 03 A 09 DE JULHO DE 2015

12

2º CADERNO

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

Entre os dias 3 e 5 de julho, Ribeirão Preto se transforma em um pedaço do Japão. O Festival Tanabata, que chega a sua 22ª edição, acontece no

Morro do São Bento e trará mais de 100 atrações, dentre elas apresentações musicais, oficinas, culinária japonesa, artesanatos, artes marciais, apresentação de grupos de Taiko, entre outras.

No ano passado, o Tanabata recebeu aproximadamente 60 mil pessoas durante os três dias de evento e a expectativa para este ano não é de público menor.

O festival vem crescendo a cada edição. Neste ano, serão mais 60 expositores de decoração, utilidades de cozinha, amuletos e comidas típicas. “Nossa intensão é aprimorar a cada ano o festival, fazendo sempre do Tanabata uma festa bonita, em que o público sinta-se a vontade. Desta forma, mantemos a tradição de nosso evento e conseguimos

Ribeirão recebe o 22º Festival TanabataCulinária, música e arte japonesa estarão em evidência no Morro do São Bento

Além de aproximar o público dos costumes orientais, o Tanabata tem como objetivo principal divulgar a cultura japonesa em seus muitos aspectos, como as danças, música, artes marciais, culinária, vestuário e hospitalidade.

O festival é realizado pela Associação Cultural Japonesa de Ribeirão Preto e Associação Nipo-Brasileira de Ribeirão Preto, com apoio da Secretaria Municipal da Cultura e do Programa de Ação Cultural - PROAC – ICMS do Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Estado da Cultura.

A 57 Km de Ribeirão Preto, Jaboticabal é uma cidade que encanta aos que nela chega. Conhecida como

a “Cidade das Rosas” devido as praças e jardins cobertos por roseiras, a cidade proporciona uma variedade de atividades culturais. São diversas feiras e eventos que movimentam o município e a tornam conhecida também como Athenas Paulista, devido ao desenvolvimento de importantes pesquisas realizadas no campus local da Unesp.

Um dos eventos que mais se destaca é a Festa do Quitute e Expo-Feira de Arte e Artesanato, tradicional festa do interior paulista, faz parte do calendário de comemoração de aniversário da cidade (16/7), e reúne anualmente milhares de pessoas na Estação de Eventos Cora Coralina. No local há shows e os turistas podem aproveitar para conferir diversos pratos da culinária mineira, nordestina, italiana e japonesa. A renda arrecadada na venda dos quitutes é revertida às entidades da cidade.

Além dos eventos, quem passa por Jaboticabal pode aproveitar e conhecer o Museu Histórico Aloísio de Almeida, que conta a história da cidade e do país, através de seu acervo formado por objetos, utensílios, documentos, livros, esculturas e pinturas.

Outro local que vale a pena conhecer é a Catedral Nossa Senhora do Carmo,

Serviço:O que: 22º Festival TanabataQuando: 03, 04 e 05 de julho Onde: Morro do São Bento (ao lado do Teatro Municipal) Quanto: Entrada Gratuita Hora: Sexta: a partir das 19 horas Sábado e Domingo: das 13 às 23 horas

transmitir para mais pessoas a riqueza da cultura japonesa”, diz Sadao Sakai, Presidente da Associação Cultural Japonesa de Ribeirão Preto.

Quem for até o Morro do São Bento poderá participar também de diversas atividades e ainda desfrutar de novidades, como a exposição de Origamis do grupo Kakushin, de São Carlos.

O público jovem também tem diversão garantida, no espaço Seinen Kai, onde haverá um palco exclusivo a esse público. Criado em 2012, o Seinen Kai é um espaço que promove a fusão entre a cultura tradicional e a cultura Pop japonesa dentro do festival, oferecendo aos jovens atrações como o tradicional desfile e concurso de cosplay, apresentações musicais, oficinas, workshop, entre outras atividades.

HistóriaConhecida como a maior festa

tradicional do Japão no Brasil, o Tanabata ou “Festa das Estrelas” é baseada em uma lenda milenar japonesa, que relata a história da princesa Orihime e seu amado Kengyu. O casal se encontra apenas uma vez por ano, no mês de julho, quando é realizado o evento.

ERIcA AlvES

[email protected]

A “Cidade das Rosas” está em festa Jaboticabal comemora 187 anos com a tradicional festa do Quitute

considerada o marco zero da cidade, é dedicada à padroeira de Jaboticabal, além de sua beleza, o local traz muita história.

Um dos principais pontos de encontro de Jaboticabal é a Esplanada dos Lagos. O local é ótimo para toda a família fazer caminhada e aproveitar um dia se sol com atividades de lazer.

Não perca!A abertura da 33ª Festa do

Quitute e Expofeira de Arte e

Artesanato será dia 15 de julho.

Serão mais de 40 atrações musicais

em cinco dias de festa, com dois

palcos revezando as atrações

confirmadas.Confira a programação completa

no site radarnews.com.br

Page 13: Jornal Radar News - Ed. 93

RADAR NEWS | SEGUNDO CADERNOCIRCULAÇÃO RIBEIRÃO E REGIÃO

DE 03 A 09 DE JULHO DE 2015

PATRIcIA [email protected]

Daniela Aguiar Nogueira e Luiz Aguiar

Gustavo Lopes e Ed Mendes

The Moondogs

Daniela e Alexandre Zambon

Isadora Mamed e Mariah Marques

Luis Paulo e Gustavo Junqueira

Tatiane Marcolino Herrera

Paloma Malosso Cavichiolli e Eduardo Mabtum

Luciana Silva Francoi e Sonia Martins

Castroviejo

Aline de Carvalho e Suelaine Candido

Eder e Graciele Seleguim

Rafaela Capuzzo

Confira mais fotos:

REDE SOcIAl

instagram.com/redesocialrn

The Moondogs

Night Run PowerSkin

O Absolutto Bar e Gastronomia recebeu, no dia 28 de junho, a banda The Moondogs, que encantou os clientes. O grupo mostrou sua experiência no cenário musical após passagem pelo SuperStar. A The Moondogs apresenta o genuíno rock’n’ roll com forte influência de Beatles, inclusive no nome, já que Johnny & The Moondogs foi o primeiro nome da banda de Lennon e companhia.

A Onodera Estética de Ribeirão Preto realizou no dia 24 de junho um coquetel de lançamento do PowerSkin, a nova opção de tratamento que traz tecnologia importada e está disponível no Brasil com exclusividade na rede. Quem marcou presença no evento ganhou um kit de produtos da La Roche Posay e descontos especiais.

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

No dia 27 de junho, Ribeirão Preto recebeu a etapa Fogo da corrida Night Run. A prova realizada com o apoio do Shopping Iguatemi Ribeirão Preto foi disputada em 5 km e 10 km, saindo da Av. Luiz Eduardo de Toledo Prado. A premiação conferiu troféus aos três primeiros colocados das provas nas categorias masculina e feminina.

13

Lançamento A Santa Emília Caminhões e Ônibus lançou em junho, para clientes e colaboradores, a linha de ônibus específica para o transporte rural. Foto: Luis Carlos Marques e Cristiana Michelan.

Novo parqueRibeirão Preto ganhou um novo parque de presente de aniversário. A iniciativa é da Multiplan – controladora e administradora do RibeirãoShopping e do Shopping Santa Úrsula. O anúncio foi feito no dia 18 de junho no Palácio Rio Branco.Foto: Prefeita Dárcy Vera e Félix Diez avaliam o projeto.

Curso Técnico A hairstylist Eliane Pavini, proprietária do Shampoo Intercoiffure, esteve em Florianópolis na última semana participando de um curso de reciclagem no Centro Técnico da Keune, com a sueca Diana Boucinha, educadora sênior Keune Suíça. Foto: Eliane Pavini e Diana Boucinha.

Doação de agasalhosDurante os meses de maio e junho, colaboradores da equipe da Coca-Cola Andina Ribeirão Preto se mobilizaram para participar da campanha de doação de agasalhos. Mais de 600 peças foram entregues ao Fundo Social de Solidariedade de Ribeirão.Foto: José Luiz Ferreira da Cruz Junior e Mariana Nogueira da Coca-Cola Andina Ribeirão Preto com Rubia Moreira do Fundo Social de Solidariedade.

Page 14: Jornal Radar News - Ed. 93

RADAR NEWS | SEGUNDO CADERNOCIRCULAÇÃO RIBEIRÃO E REGIÃO

DE 03 A 09 DE JULHO DE 2015

14

HoróscopoÁries - 21/3 a 20/4Passeios e programas diferentes farão muito bem. Fale do futuro e dos planos em co-mum que você deseja conquistar com seu par. Pode sentir saudade de alguém de fora.

Touro – 21/4 a 20/5 No trabalho, não tenha medo de mostrar que quer aprender e crescer. Pode ter sucesso em curso ou promoção. Use a criatividade para lucrar. Você vai querer liderar e proteger a família.

Gêmeos – 21/5 a 20/6O clima anda tenso na vida amorosa, portanto, não seja tão dura com o parceiro. É aconselhável investir na conversa e fazer acordos, saiba ceder. Sair da rotina pode aliviar os problemas a dois.

Câncer – 21/6 a 21/7Adapte-se aos imprevistos, siga a intuição. Pode entrar uma grana extra. Você vai contagiar todos com seu entusiasmo e alto-astral. Mudar a decoração de casa pode ser divertido.

Leão – 22/7 a 22/8 Hora de mostrar todo seu potencial e dedicação no trabalho. Una-se aos colegas com quem tem afinidades. Sintonia e entendimento com parentes. Você vai zelar pelo conforto e segurança da família.

Virgem – 23/8 a 22/9Apoie seu amado e reforce o companheirismo. Você vai animar os colegas de trabalho e dará exemplo de determinação e coragem. Seja prestativa e ajude no que puder.

Libra – 23/9 a 22/10Diálogo e descontração vão animar o relacionamento amoroso. Aproveite para pla-nejar o futuro junto com seu par. No trabalho, faça contatos e ouça com mais atenção as opiniões dos colegas.

Escorpião – 23/10 a 21/11É hora de concentrar os esforços para ganhar mais. Se precisa de dinheiro, mostre que não tem medo, desde que o pagamento compense. A cor ideal da semana é o verde.

Sagitário – 22/11 a 21/12Você vai se sentir mais à vontade para ir atrás dos seus interesses pessoais. Boa semana para agir em equipe. Tome cuidado com o romance à distância. Tempo para usar roupas cor de rosa.

Capricórnio – 22/12 a 20/1Na vida afetiva, mantenha um segredo bem guardado. Reforce a cumplicidade e a es-tabilidade da união. Mas é melhor controlar o ciúme e a vontade de mandar na relação.

Aquário – 21/1 a 19/2Converse, esclareça um mal-entendido e reforce a confiança entre o casal. Pen-se no futuro e lute pelo que quer. No serviço, mostre atitude, aposte em ideias ousadas.

Peixes – 20/2 a 20/3Some forças com o parceiro para realizar as metas em comum, assim, vai ficar mais fácil. Conquistas vão fortalecer a união e a confiança. No trabalho, boa semana para sonhar alto.

O astro do cinema, Arnold Schwarzenegger encarna mais uma vez o Exterminador, um robô com rosto humano que, há trinta anos, já anunciava um futuro na qual a humanidade seria dominada por máquinas.

O quinto capítulo da saga criada por James Cameron em 1984, “O Exterminador do Fu-turo: Gênesis”, estreia nas telas brasileiras nesta semana, trans-portando os telespectadores ao ano de 2029.

Os fãs da saga vão reco-nhecer o enredo da série, que consiste em idas e vindas ao tempo, mas também descobri-rão que este filme, dirigido por Alan Taylor, explora novas di-reções, nem sempre fáceis de acompanhar.

Desta vez, Schwarzeneg-ger desempenha o papel que o transformou em uma celebrida-de em todo o mundo no início dos anos 1980 depois de uma carreira no fisioculturismo, que lhe rendeu cinco coroações como Mr. Universo.

No filme, a resistência dos

DIcA DE fIlMELançamentoSchwarzenegger está de volta em ‘O Exterminador do Futuro: Gênesis’

humanos é comandada por John Connor no fu-turo. Ele envia o sargento Kyle Reese de volta ao ano de 1984, para garantir a segurança de Sarah Connor. Vai ser preciso que ele lide com novos inimigos, contando com a ajuda do Guardião T-800 (Schwarzenegger).

THAIS [email protected]

/thaiscaparellioficial thaiscaparelli

@thaiscaparelli

O novo single de Demi Lovato ficou em 1º lugar no Brasil 35 minutos depois de ser lançado. O lançamento de “Cool for the summer” ocorreu oficialmente nesta quarta-feira (01/07), e deixou a cantora emocionada com o sucesso. Os fãs brasileiros de Demi mostraram que estão com tudo, em seu Instagram, a estrela pop disse: “Isso é tudo!!!!! Eu amo vocês meus Lovatics brasileiros!!!! #COOLFORTHESUMMER”.

As pontas duplas revelam o atual estado de saúde de nossos cabelos, por isso é sempre bom tomar bastante cuidado com esse aspecto. Conheça algumas dicas para acabar com as terríveis pontas duplas:

1. Lavar os cabelos com água morna ou, de preferên-cia, fria. A água quente ajuda no ressecamento dos ca-belos e também na aparição pontas duplas.

2. Sempre utilizar protetor térmico ao usar secador ou chapinha. O produto é capaz de prevenir os danos cau-sados por esses equipamentos, grandes vilões dos fios.

3. Fazer hidratações sempre. As hidratações ajudam a repor os nutrientes perdidos pelos cabelos que são im-portantes para manutenção da leveza. Além de essen-cial para o combate à secura e quebra de fios.

SuperDica:

Celebridades

Como dar fim as pontas duplas

Demi Lovato lança novo single!

Foto

: Div

ulga

ção

Page 15: Jornal Radar News - Ed. 93

RADAR NEWS | PRIMEIRO CADERNOCIRCULAÇÃO RIBEIRÃO E REGIÃO

DE 03 A 09 DE JULHO DE 2015

15ESPORTE

Ribeirão receberá a tocha olímpicados Jogos de 2016 do Rio de Janeiro

OLHAR NAS OLIMPÍADAS

Radar News visita as obras dos Jogos do Rio-2016

MORAES [email protected]

Não poderia deixar de me expressar

Sei que aqui, neste espaço, cos-tumamos tratar mais das coisas do nosso futebol caipira. Mas diante dos fatos e de minhas frustrações, não posso deixar de expressar meu sentimento sobre a Seleção Brasi-leira. Mais uma eliminação para o Paraguai é muito para minha cabe-ça. Sem contar que esse time para-guaio está muito longe de ser um dos melhores do nosso vizinho. O que vimos foi um verdadeiro fias-co dentro e fora de campo. Incom-petência pura!

Nesta semana, a reportagem do RN esteve no Rio de Janeiro, para visitar as obras das Olímpiadas de 2016. O Radar News visitou o Parque Olímpico, no Bair-ro Barra da Tijuca, para verificar o anda-mento das obras do evento esportivo que será realizado em agosto do ano que vem.

De acordo com o Comitê Organizador da Olimpíada, as obras estão caminhan-do de forma adequada, dentro dos pra-zos, para garantir tanto a realização dos eventos-teste, quanto dos Jogos.

O Parque Olímpico receberá mais de 15 modalidades olímpicas e dez para-olímpicas. Este complexo é o mais im-portante do evento e conta com uma área de aproximadamente 1,18 milhão de m², o local também abrigará estrutu-ras técnicas, como o Centro Principal de Mídia (MPC) e o Centro Internacional de Transmissão (IBC).

No Parque Olímpico, serão construí-das instalações temporárias para a dis-puta de algumas competições. A Arena do Futuro, por exemplo, será transfor-

A tocha olímpica dos Jogos de 2016 pas-sará por Ribeirão Preto. O objeto, que deve percorrer 20 mil km durante 100 dias de revezamento, passará por 250 cidades do Brasil, incluindo todas as

capitais. A tocha percorrerá todos os Estados até chegar ao Rio de Janeiro.

A informação sobre a passagem da tocha por Ribeirão foi confirmada ao RN, pelo empresário de Ribeirão Preto Maurílio Biagi, Membro do Comitê Organizador dos jo-gos. “É mais uma ótima oportunidade que Ribeirão tem de participar, de alguma forma, de um evento esportivo mundial”, afirmou.

Segundo Biagi, ainda não foi definido qual o atleta ou personalidade local que carregará a tocha em Ribeirão Preto. “Esperamos que seja alguém que represente bem a nossa cidade em mais um dia histórico para o município.”

O Comitê Organizador das Olimpíadas divulgará, na sexta-feira (3/7), a rota do revezamento.

Modelo da Tocha – Relíquia dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, a tocha Rio-2016 terá em sua composição uma das principais características da próxima edição do evento: a sustentabilidade. Conforme divulgado na im-prensa, o objeto será feito de alumínio reciclado, utili-zando somente material reaproveitado.

Wallas Taxi7812-4542

Reflexo dos bastidores

O que os jogadores do Brasil fi-zeram nesta Copa América é mo-tivo de vergonha e um fato para ser apagado de nossas memórias. Porém, o que observamos dentro das quatro linhas nada mais é do que enxergamos nos bastidores da Confederação Brasileira de Fute-bol (CBF). Não existe comando, apenas alguns comandantes au-toritários e de passado e presente duvidosos. Só para relembramos, um ex-presidente (José Maria Ma-rin) está preso, seu anterior, Ri-cardo Teixeira, está desaparecido, e assim que aparecer será preso também, e o atual, Marco Polo Del Nero, está sendo investiga-do. Como poderemos ter um bom time dentro de campo, se fora a coisa é pior do que na casa da Mãe Joana. E ela que me perdoe a com-paração, acho até que a Mãe Joana se ofenderá comigo, aliás, os bor-déis da época regulamentados por ela eram muito mais descentes que a CBF.

Ima

ge

m il

ustra

tiva

venha e consulte!

Mangueiras industriais, agrícolas,para jardim e etc.!

Mangueiraspara todas asaplicações!

Uma enorme variedade de produtospara as mais diversas aplicações,

seja em casa ou no trabalho!

mada em quatro escolas municipais. Durante os Jogos, o espaço receberá um centro de esportes aquáticos e oito qua-dras no Centro de Tênis.

O local deve receber, diariamente, um público estimado em 120 mil pessoas para assistir às competições de basque-tebol, judô, taekwondo, luta-livre, luta greco-romana, handebol, tênis, ciclis-mo (pista), polo aquático, natação, nado sincronizado, ginástica artística, ginás-tica rítmica e ginástica de trampolim, esgrima e saltos ornamentais.

Já para as competições paraolímpicas, o Parque Olímpico receberá basquetebol em cadeira de rodas, rúgbi em cadeira de rodas, judô, bocha, futebol de cinco, golbol, tênis em cadeira de rodas, ciclis-mo e natação.

“É mais uma ótima oportunidade que Ribeirão tem de participar, de alguma forma, de um evento e s p o r t i v o mundial”

Confira a c o b e r t u r a completa da visita do RN ao Rio:

Foto

: RN

Maurílio Biagi

Page 16: Jornal Radar News - Ed. 93

Compartilhe:

THAÍS CAPARELLI

Colunista

Frase: ” as idéias e estratégias são importantes, mas o verdadeiro desaFio é a sua execução.” percy Barnevick

EDUARDO LANDI

Cirurgião-dentista com especialização em periodontia

REDAçÃOMatriz: Rua Antônio Manoel Moquenco Pardal, 1027 - Ribeirânia - CEP: 14096-290 Ribeirão Preto-SPSucursal: Av. Paulista, 1471, 11º AndarSão Paulo/SP - Tel.: 11 [email protected]

ATENDIMENTO AO [email protected]: (16) [email protected]: (16) 3629-3010

CIRCULAçÃO REGIONAL:Ribeirão Preto, Sertãozinho, Altinópolis, Barrinha,Batatais, Brodowski, Cassia dos Coqueiros, Cajuru, Cravinhos, Dumond,Guatapará, Jaboticabal, Jardinópolis, Morro Agudo, Orlândia, Pontal, Pradópolis, Serrana, Serra Azul, São Joaquim da Barra, Sales Oliveira, Santo Antônio da Alegria.

DISTRIBUIçÃODesde a edição de nº 52, de 22/8/2014, que o Radar News deixou de ser distribuído nos semáforos. Atualmente, o jornal circula somente nas lojas credenciadas e nos endereços de assinantes.

RADAR NEWS - CIRCULAÇÃO RIBEIRÃO E REGIÃO - DE 03 A 09 DE JULHO DE 2015

Ponto FINAL

ADRIANO PEIxOTOERICA ALVES

Turismo

Advogado especialista em Direito

do Trabalho e Previdenciário

Falha de gestão?

Que a prefeitura de Ribeirão Preto está em crise já não é mais novidade para ninguém. O que surpreendeu os servi-dores municipais diretos nesta

semana, mais especificamente os cerca de três mil professores da rede municipal de ensino, foi a notícia de que o já tradicional adiantamento do décimo terceiro, solicita-do por boa parte deles, não vai sair.

A alegação da administração municipal é de que a decisão foi tomada com base na instabilidade econômica, acordos jurídi-cos, e pagamento dos fornecedores, colo-cados como prioridade neste momento.

Porém, o que tem nos feito refletir e ques-

tionar é o fato de que os “furos” da prefeitura não vêm de hoje. Em janeiro, esses mesmos servidores protestavam por não terem rece-bido férias antes do período de recesso, e do atraso do 13º salário do ano passado. Sem falar dos recorrentes atrasos nos pagamentos de salários de outros servidores e também de terceirizados.

Sem falar na crise da Saúde, por exem-plo a paralisação do Hospital Beneficên-cia Portuguesa, que devido a dívida R$ 1,5 milhão da prefeitura deixou de atender pacientes do SUS em consultas, exames e cirurgias eletivas. E não é só para a Bene-ficência que a prefeitura está devendo. O déficit com a Santa Casa chega a R$1 mi-

Dívida da prefeitura com hospitais(Atraso de repasse de verbas)Beneficência Portuguesa – R$ 1,5 milhãoSanta Casa – R$ 1 milhãoSanta Lydia – R$ 800 mil

Foto

: Div

ulga

ção

lhão e com o Hospital Santa Lydia a R$ 800 mil.

O que estaria acontecendo com a ad-ministração pública? Os impostos conti-nuam sendo arrecadados, mas as contas não conseguem mais serem pagas? Seria incompetência da gestão ou a “crise” que assombrou os brasileiros neste primeiro semestre estava aguardando a hora de en-trar em ação em âmbito nacional lá dentro da prefeitura?