jornal radar news - ed. 103

16
Foto: Divulgação Segundo Caderno Ponto Final | 16 Festival teatral traz cerca de 100 apresentações Reflexão destaca os efeitos da guerra síria no mundo Muito além do papel de um jornal radarnews grupomidia 16 99637-0707 RIBEIRÃO E REGIÃO ANO 3 Nº 103 www.radarnews.com.br 11 DE SETEMBRO DE 2015 Edição Semanal CURTA E COMENTE: Distribuição gratuita. Venda proibida RadarNewsBR @RadarNewsBR Ponto de Vista | 06 Entrevista destaca os sintomas e as formas de tratamento QUE VAREJÃO É ESSE? DE OLHO NO TORCICOLO Ministério Público investiga licitação da Prefeitura na compra de hortifrútis Reportagem Especial | 05

Upload: grupo-midia

Post on 23-Jul-2016

231 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

A Reportagem Especial do RN destaca uma possível irregularidade na licitação da Prefeitura de Ribeirão Preto para a compra de hortifrútis. Confira também uma entrevista sobre como se tratar do torcicolo.

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Radar News - Ed. 103

Foto

: Div

ulga

ção

Segundo Caderno Ponto Final | 16

Festival teatral traz cerca de 100 apresentações

Reflexão destaca os efeitos da guerra síria no mundo

Muito além do papel de um jornal

radarnews grupomidia 16 99637-0707

RibeiRão e ReGiãoANo 3 Nº 103

www.radarnews.com.br

11 de SetembRo de 2015Edição SemanalCURtA e ComeNte:

Distribuição gratuita. Venda proibida

RadarNewsBR@RadarNewsBR

Ponto de Vista | 06Entrevista destaca os sintomas e as formas de tratamento

QUe VAREJÃO É eSSe?

de oLHo No toRCiCoLo

ministério Público investiga licitação da Prefeitura na compra de hortifrútis

Reportagem especial | 05

Page 2: Jornal Radar News - Ed. 103

RADAR NEWS | PRIMEIRO CADERNO11 DE SETEMBRO DE 2015

Publisher: Edmilson Jr. Caparelli

diretora Administrativa: Lúcia Rodrigues

Diretor Executivo: Marcelo Caparelli

diretora Comercial: Giovana Teixeira

diretor marketing: Jailson Rainer

diretora de eventos: Erica Almeida Alves

Conselho editorial: Edmilson Jr. Caparelli, Lúcia Rodrigues,

Marcelo Caparelli, Thiago Cruz, Carla de Paula Pinto e Patricia Bonelli

tiragem: 20.000 exemplares

trabalhe Conosco: [email protected]

AVISO IMPORTANTE: O Radar News não se responsabiliza pelas informações contidas nos artigos. Elas não emitem, necessariamente, a opinião do jornal. Também não se responsabiliza pela autenticidade dos anúncios publicados, nem pela credibilidade dos anunciantes e a qualidade dos produtos por eles oferecidos, sendo todos de única e exclusiva responsabilidade dos anunciantes.

dúvidas, críticas e sugestões: [email protected]: Ribeirão Preto (16) 3629-3010

São Paulo (11) 3014-2499

Jornal do

11/09– Sexta-feira Av. Celso Charuri - 70km/hAv. marechal Costa e Silva - 60km/hAv. Luzitana - 60km/hAv. independência - 60km/hAv. eduardo Andrea matarazzo - 70km/h

RN IMPRESSOPrimeiro caderno 9 páginasSegundo caderno 3 páginasRN Plus 4 páginasTotal da edição 16páginas

LoCALizAção doS RAdAReS

SEX

SAB

DOM

11

/09

12/0

913

/09 17º

26º

18º

24º

20º

26º

EDMILSON JR. CAPARELLI

2

[email protected]

Opinião

Chuvoso durante o dia e a noite

Chuvoso durante o dia e a noite

Sol com muitas nuvens durante o

dia. Períodos nubla-dos, com chuva a

qualquer hora.

12/09- SábadoAv. Celso Charuri - 70km/hAv. Presidente Vargas - 60km/hAv. Presidente Kennedy - 60km/hAv. maurilio biagi - 70km/hAv. marechal Costa e Silva - 60km/h

OBS: Devido a implantação da passagem de pedestre semaforizada na Av. Presidente Vargas entre as avenidas Mariano Pedroso de Almeida e José Cesário M. da Silva, nos trechos onde a velocidade máxima permitida é de 70Km/h passará a ser 60Km/h.

Radar fixo: Av. Dr Celso Charuri - 70Km/h.obs: A presente escala poderá ser alterada de acordo com as necessidades da tRANSeRP.

editor: Thiago Cruz

editora do 2º Caderno: Patricia Bonelli

Redação: Carla de Paula Pinto e Camila Ruiz

Diagramação e Criação: Erica Almeida Alves e Valéria Vilas Bôas

Gerente Comercial: Gislaine Almeida

editoRiAL

Previsão do tempoO RN fala com você

16 99637-0707

edGARd meRLo [email protected]

Confira mais detalhes em radarnews.com.br

CHARGe dA SemANA

Comente esta charge: [email protected]

O velho ditado popular já diz que para escapar da crise é preciso ‘sair do vermelho’. A partir de agora, em Ribeirão Preto, os motoristas que forem estacionar seus veículos na região Central deverão pensar duas vezes. A Prefeitura aumentou o pre-ço do cartão da “Área Azul” de R$ 1 para R$ 3.

Mas a mudança está na corda bam-ba para o Governo Dárcy (PSD). Isso porque a 2ª Vara da Fazenda Públi-ca de Ribeirão Preto, determinou a suspensão desde aumento logo após o anúncio, alegando que a medida foi

Saindo do azul

[email protected]

motorista – Aposentadoria especial

AdRiANo Peixoto

A aposentadoria especial é uma espécie de benefício por tempo de contribuição, com redução do tempo necessário para ser con-cedida em razão do exercício de atividades consideradas prejudiciais à saúde ou a inte-gridade física. Para solicitá-la o segurado deve comprovar, além do tempo de trabalho (15, 20 ou 25 anos), a efetiva exposição aos agentes nocivos físicos, químicos, biológi-cos, bem como de qualquer associação de agentes prejudiciais a sua saúde ou a sua integridade física de acordo com o período exigido para a concessão do benefício.

A partir de 1/1/2004, a comprovação da efetiva exposição do segurado aos agentes nocivos prejudiciais a sua saúde ou a sua integridade física deve ser feita mediante o preenchimento, pela empresa, de formulário próprio, denominado PPP (Perfil Profissio-grafico Previdenciário) que contém o histó-rico laboral do trabalhador e deverá conter informações de registros ambientais, das exposições em que o trabalhador está ex-posto, isto tudo baseado em laudos técnicos ambientais.

Dentre as atividades profissionais re-lacionadas no quadro anexo do Decre-to 53.831/64 e nos anexos do Decreto 83.080/79, temos a atividade de motorista de caminhão de cargas e de motorista de ônibus, que é enquadrada nos códigos 2.4.4 do anexo 53.831/64 e no código 2.4.2 do anexo II do decreto 83.08/79.

As atividades de motorista de caminhão de cargas e de motorista de ônibus gozam de presunção absoluta de insalubridade até a edição da Lei 9.032/95, sendo consi-derada como especial quando comprovado o exercício através de formulário (PPP) até a data da publicação do Decreto 2.172/97.

O trabalho do motorista é um tipo de ati-vidade penosa que acarreta desgaste físi-co ou mental ao trabalhador, além dos pa-drões normais de trabalho desenvolvidos no seu dia-a-dia laboral, provocando-lhe uma sobrecarga física e/ou psíquica. Tra-ta-se de um labor árduo e degradante, que agride a saúde, a integridade física e, por conseguinte, à dignidade humana do tra-balhador.

Nesta semana, a agência Stan-dard & Poor’s rebaixou a nota da economia brasileira, sugerindo que o Brasil passa a ser um mau pagador o que implica na perda do grau de investimento.

Essa notícia é muito ruim para a economia brasileira porque neste momento estamos preci-sando muito de investimentos externos. Uma consequência da perda do grau de investimento será uma da série de fundos de investimento externos que dei-xarão de investir nas empresas brasileiras.

O Ministro da Economia, Jo-aquim Levy, na sua atual ten-tativa de ajuste lembra muito aquele ditado “uma andorinha não faz o verão”. Sem o apoio da presidente e do partido que a apoia reduzindo gastos o ajuste fica cada dia mais distante.

Enfim, um economista famoso sintetizou muito bem essa situ-ação: se o ajuste não for reali-

A perda do grau de investimento da economia brasileira

zado logo, corremos um grande risco de um ajuste doloroso ba-seado em inflação e desempre-go pelos próximos anos.

Novamente, se pudesse fa-zer a presidente nos ouvir, eu pediria mais pragmatismo na condução da economia. Sei que seria inevitável a tentativa de novos impostos, mas ficar o ajuste somente neste ponto, e pior com um grande questio-namento do ajuste, é recorrer a uma saída que já mostrou ter um preço muito alto para a so-ciedade.

Eu sinceramente, gostaria de ter melhores notícias da nossa economia, infelizmente, esta semana, novamente mostrou que nossos governantes falam do remédio amargo mas relutam em fazer sua parte no ajuste.

“abrupta” e “desacompanhada de maiores esclarecimentos”.

Independente da posição da Jus-tiça, precisamos sim de mais in-formações sobre esse reajuste de 200%. Se a Prefeitura quer aumen-tar, então informe com mais deta-lhes o motivo do aumento. Espera-mos por uma mudança que de fato seja benéfica para todos.

Os motoristas precisam é de mais segurança para os veículos. Acredito que o governo deveria buscar soluções mais eficientes para a mobilidade no Centro.

Page 3: Jornal Radar News - Ed. 103

CIRCULAÇÃO RIBEIRÃO E REGIÃOEdIÇÃO SEmAnAL

3Notícias CARLA de PAULA [email protected]

Local

Mercado

Nesta semana, a Prefeita Dárcy Vera (PSD) anunciou que não vai cumprir uma lei aprovada pela Câmara de Ribeirão Preto que proíbe obras na Praça das Bandeiras e da Catedral para receber novas esta-ções de ônibus .

De acordo com a Coordenadoria de Comunicação Social da Prefei-tura, a chefe do executivo deve ingressar com uma ação direta de in-constitucionalidade (Adin) depois da publicação de um novo decreto.

A proibição foi aprovada, em junho, pela Câmara depois de reivindi-cações de entidades e de representantes da igreja católica sobre os ris-cos que a movimentação de passageiros e de ônibus causa à estrutura da Catedral Metropolitana de São Sebastião, patrimônio histórico do Estado. A possibilidade de danos ao prédio foi confirmada por uma comissão especial de estudos (CEE) do Legislativo.

O vereador Rodrigo Simões (PP), autor do projeto, considerou “au-toritária” a postura adotada pela prefeita.

Lei que proíbe obras na praça daCatedral não será cumprida por Dárcy

Foto

: Div

ulga

ção

Pesquisa do SPC Brasil (Servi-ço de Proteção ao Crédito) e da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) mostra que 33,2% das compras feitas por im-pulso e sem planejamento acon-tecem no supermercado. Em se-guida, estão as compras de roupas (19,2%) e de eletrônicos (13,2%).

Considerando apenas as cinco

Supermercado lidera compras por impulso, aponta pesquisa

últimas compras de supermerca-do, 43% foram feitas por impulso, segundo os entrevistados ouvidos no estudo. O índice é maior entre as mulheres (46,4%), os jovens (51,2%) e os pertencentes às clas-ses C, D e E (44,6%).

As compras não planejadas são motivadas pela necessidade de le-var vantagens em suas escolhas e

pela ansiedade de aproveitar tudo na hora: 30,4% garantem que o motivo da compra é o preço muito bom, enquanto 20,3% justificam dizendo que viram o produto e ficaram com vontade de comprar e usar na hora. Cerca de 8 em cada 10 consumido-res ouvidos (84,1%) admitem que as promoções os levaram a realizar compras sem pensar.

Page 4: Jornal Radar News - Ed. 103

RADAR NEWS | PRIMEIRO CADERNO11 DE SETEMBRO DE 2015

4Notícias

O Brasil aparece no topo do ranking de um levantamento feito pela Anistia Internacional sobre mortes causadas por forças poli-ciais. Somente em 2012, foram 56 mil mortes no País. Em 2014, 15,6% dos homicídios ocorridos foram causados pela polícia. Os dados mostram também que, em alguns casos, as vítimas estavam rendidas, feridas ou não foram advertidas para que pudessem se entregar.

A Anistia Internacional acompa-nhou 220 investigações envolvendo mortes provocadas por policiais no Brasil desde 2011. Um caso, apenas, teve o policial acusado formalmen-te pela Justiça. Em 2015, 183 in-vestigações ainda não haviam sido concluídas.

Polícia brasileira é a que mais mata no mundo

Brasil e Mundo

Processo decisório, de forma geral, é tratado como algo sofisticado, difícil e complexo. Não que eu queira, com essa introdução, reduzir as tomadas de decisão em nossas vidas como algo muito simples. Mas quero sim dizer que elas estão cons-tantemente presentes no nosso dia a dia. Quando optamos pelas roupas que vesti-mos, pelo horário que acordamos e pelo caminho que vamos fazer até o trabalho, tomamos nossas decisões. Decisão é algo inerente e corriqueiro para todos nós.

É claro que, enquanto algumas decisões são bastante simples, outras se tornam mais complexas à medida que muitos fa-tores passam a interferir nas escolhas que fazemos. Sair ou não do emprego atual, contar ou não aquele problema mais sério, decidir-se pela mudança do estilo de vida e etc. Quanto mais impacto percebemos que nossas decisões terão no nosso futuro e no futuro das pessoas que nos cercam, maior a complexidade e mais chance te-mos de hesitar frente às opções que temos.

Com relação à melhoria da qualidade de vida, talvez não tivéssemos muitas ra-zões para ter dúvidas. Digo isso porque,

MARCELO [email protected]

Tomada de decisão e qualidade de vidade maneira geral, queremos uma mente e um corpo harmonizados para vivermos dias melhores. No caso dos mais jovens, esses cuidados com uma vida melhor são importantes para potencializar todo o vigor físico já existente. Para aqueles (como eu), dos quarenta em diante, a atenção com a qualidade de vida é decisiva para envelhe-cer com uma condição física que propicie um belo acompanhamento para as ativida-des mentais e intelectuais, um pouco mais aprimoradas pelas experiências vividas. É o momento da junção do gerenciamento amadurecido das emoções com um orga-nismo ainda disposto a ajudar no que for preciso.

Para isso é preciso disciplina, carinho e cuidado. Foco na melhoria dos hábitos alimentares, programa de exercícios físi-cos regulares e orientados, atividades de meditação, atenção com o lado espiritual e esforço no sentido de relacionamentos mais saudáveis consigo mesmo e com as outras pessoas. Qualidade de vida é algo profun-damente amplo e pessoal; mas dificilmente os fatores abordados nesse parágrafo não farão parte dessa busca.

No relatório, a Anistia sugere investigações independentes, pu-nições em casos de abuso e regras mais rígidas de conduta para agen-tes da lei como ferramenta para re-duzir esses números.

Foto

: Div

ulga

ção

Mercado

O WhatsApp, aplicativo de mensagens mais fa-moso do mundo, atingiu mais um recorde. A pla-taforma norte-americana ultrapassou os 900 mi-lhões de usuários ativos por mês.

A notícia foi dada pelo fundador da companhia, Jan Koum, e elogiada pelo CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, que comprou o app em 2014 por US$ 22 bilhões.

Até abril deste ano, o número de usuários do WhatsApp era de 800 milhões por mês. Esse cres-cimento mostra a força que o serviço tem e a sua maior penetração em países em desenvolvimento.

O acontecimento veio cerca de uma semana depois do anúncio de Zuckerberg de que sua rede social foi acessada por 1 bilhão de usuários únicos em apenas um dia.

WhatsApp atinge marca de 900 milhões de usuários ativos

Foto

: Div

ulga

ção

A população brasileira tem percebido a crise pela qual pas-sa o País, aponta o estudo Re-tratos da Sociedade Brasileira – Mercado de Trabalho, divul-gado, nesta semana, pela Con-federação Nacional da Indústria (CNI). De acordo com o levan-tamento, 86% concordam total-mente ou em parte com a frase “O Brasil está vivendo uma cri-se econômica”, enquanto 11%

Brasileiro busca qualificação e renda extra, diz pesquisa

discordam total ou parcialmente com a afirmativa. O restante diz não concordar nem discordar (2%) com a frase, e 1% diz não saber ou não respondeu.

Diante do cenário atual, quase metade da população informou ter buscado trabalho extra para com-plementar a renda, e 24% busca-ram estudo a fim de se qualificar e diminuir o risco de perder o emprego. De acordo com a CNI a

adoção dessa estratégia (qualifica-ção) é mais comum entre os mais jovens (37% das pessoas com ida-de entre 16 e 24 anos) e entre os com maior o grau de instrução (30% dos com grau superior).

Para a pesquisa, foram entre-

vistados, entre os dias 18 e 21 de julho, 2002 pes-soas em 141 mu-nicípios.

Câmbio10/09/2015- 17hCompra Venda Variação

Dólar com. 3,8497 3,8504 +1,34%

Dólar tur. 3,8400 4,0800 +1,75%

Euro 4,3417 4,3444 +2,4%

Libra 5,9466 5,9508 +2,32%

Pesos arg. 0,4116 0,4120 +1,63%

Fonte Thompson Reuters

Page 5: Jornal Radar News - Ed. 103

CIRCULAÇÃO RIBEIRÃO E REGIÃOEdIÇÃO SEmAnAL

Reportagem Especialpor Thiago Cruz

5

Mesmo com suspeita de ir-regularidades no edital, a Prefeitura de Ribeirão Preto abriu, nesta semana, o pre-gão para a compra de hor-tifrutigranjeiros. Envelopes

de empresas interessadas contendo as propostas de preços foram recebidos pela Secretaria de Adminis-tração. O valor estimado da licitação de acordo com o Governo Municipal é de R$ 1.113.943,00.

Na semana passada, o vereador Bertinho Scandiuz-zi (PSDB) enviou uma denúncia ao Ministério Públi-co informando que o referido edital de Nº 0150/2015 da Administração Municipal registrava preços aci-ma do mercado. No documento, o vereador destacou para a promotoria vários produtos com preços duas ou três vezes maior do que os adotados pela Compa-nhia Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp).

Scandiuzzi informou à reportagem que este docu-mento enviado ao MP está anexado a um inquérito que já estava em andamento desde junho, em que envolvia o mesmo problema quanto aos valores dos hortifrútis.

“Neste último edital, encontramos algumas diver-gências. Produtos como o repolho, que, na época, chegou ao valor de mercado de R$ 0,63, foi cotado pela prefeitura no valor de R$ 1,03. Já o alface que custava R$ 2,05 foi cotado por R$ 3,48. Assim, acon-teceu com a couve, de R$ 1,59, foi avaliada em R$ 3,69”, destacou o tucano ao RN.

Além destes hortifrútis, o documento enviado pelo vereador ao MP aponta que a batata (lisa miúda) que no mercado custa R$ 0,94, poderá ser adquirida pela Prefeitura por até R$ 3,90 o quilo. “A cebola, cotada pela prefeitura a R$ 6,67, é vendida a um valor médio de R$ 3,84 o quilo”, destaca o documento elaborado pelo parlamentar.

Scandiuzzi destaca ainda que o edital elaborado pela prefeitura não fez uma ampla pesquisa de merca-do (com diferentes fornecedores). O vereador da ala tucana disse também que existem irregularidades no edital quanto às especificações de produtos. Segundo ele, em alguns casos, folhagens e leguminosas, que são vendidas por maço ou engradado, aparecem por quilo, com valores acima da média.

“Não dá para entender. Por exemplo, o abacate for-tuna está com o preço de mercado a R$ 4 e o preço desta licitação aponta R$ 6,19”, reforça o vereador.

Conforme o documento, a Laranja Lima de R$ 1,72 no mercado, poderá ser fornecida para a Prefeitura

SUPeRFAtURAmeNto?Possível irregularidade em licitação da Prefeitura para compra de hortifrútis é investigada pelo MP

por até R$ 3,93 o quilo. A Tangerina Pocan de R$ 2,16 no Ceagesp, tem o preço previsto pelo edital em R$ 5,93.

O documento enviado pelo vereador ao MP mostra que a prefeitura cotou o quilo do almeirão por R$ 2,20, sendo que no Ceagesp, custa R$ 1,35. O mesmo ocorre com o quilo do brócolis que custa em média no mercado R$ 2,10 e foi estimado pela Prefeitura por R$ 3,63.

O tucano afirmou que enviou uma representação ao Ministério Público solicitando a anulação da licita-ção. Segundo Bertinho, o MP já instaurou inquérito para investigar a denúncia. “O documento que apre-sentamos foi uma segunda licitação com indícios de superfaturamento.”

Dependendo da conclusão do inquérito do MP, há uma possibilidade de ser criada uma Comissão Especial de Estudos (CEE) ou até uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para confirmar tais irregularidades relacionadas a compra de hortifrú-tis para 134 repartições do Governo Municipal.

“Se a prefeitura tivesse o mínimo de decência, anularia a licitação diante da posição do Ministé-rio Público para mostrar transparência, mas não o fez na primeira denúncia em junho. Portanto, dependemos da conclusão do inquérito. Essa pre-feitura só funciona na Justiça”, conclui Bertinho.

PReFeitURA iNFoRmA QUe PReStARá eSCLAReCimeNtoS Ao mP

Em relação a representação enviada por Scan-diuzzi ao Ministério Público, a Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura informou que a Administração Municipal prestará todos os escla-recimentos necessários.

Guilherme H. Gabriel da Silva, Diretor do De-partamento de Materiais e Licitações, disse à re-portagem por telefone, que a Secretaria Municipal de Administração recebeu normalmente os enve-lopes da licitação, na quinta-feira (10/9) por alegar que a Prefeitura não recebeu nenhum questiona-mento do MP.

A reportagem entrou em contato com o Ministé-rio Público em busca de novas informações sobre a investigação, mas até o fechamento desta edição não obteve resposta.

SeCRetáRio CHeGoU A FALAR QUe PReçoS SOfREM VARIAçõES

Em junho, a Secretaria de Administração divulgou que esta li-citação de alimentos hortifrutigranjeiros atenderia 134 pontos da Administração Municipal, como departamentos da Assistência Social, Educação e Meio Ambiente. Na época, Guilherme Hen-rique da Silva disse que os preços que constam no edital são va-lores de referência coletados em fevereiro, sempre com base nas cotações do Ceagesp. “Estes preços sofrem variações diárias, o que pode acarretar diferença entre o preço atual do produto e o cotado à época”, explicou o secretário.

Fonte Thompson Reuters

Documento enviado por Bertinho ao MP

Page 6: Jornal Radar News - Ed. 103

RADAR NEWS | PRIMEIRO CADERNO11 DE SETEMBRO DE 2015

6

de olho na coluna especialista diz que torcicolo está relacionado a certas atividades e a idade

A dor na região cervical da coluna é chamada de cer-vicalgia. Quando ela acontece de maneira transitória, é popularmente conhecida como torcicolo. No Brasil, acre-dita-se que 55% da população terá estes sintomas, sendo que destes, 12% das mulheres e 9% dos homens terão cer-vicalgia crônica.

Os sintomas da torcicolo aparecem de forma mais lenta. Essa contração está relacionada a movimentos bruscos do pescoço, longa permanência em posição forçada, esforço ou trauma e até mesmo alterações da Articulação Têmporo Mandibular (ATM). O principal sintoma é a dor durante o movimento dor durante movimento e melhora, em repouso.

O fisioterapeuta Giuliano Martins, Diretor Regional da As-sociação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRColuna), conversou com o RN e disse que o paciente com torcicolo cos-tuma adquirir uma atitude de defesa, rigidez dos movimentos, alteração na mobilidade do pescoço e uma dor localizada no pescoço até a região do ombro ou em todo o membro superior.

tHiAGo [email protected]

Compartilhe:radarnews.grupomidia.com/2015/09/torcicolo/

Ponto de Vista

RN – Quais são os principais sintomas de torcicolo?Giuliano Martins: O paciente pode queixar-se desde um descon-forto leve local e uma sensação de cansaço, até uma dor mais forte e limitante. O braço, além de doer, pode apresentar mudanças de sen-sibilidade e força muscular, as chamadas ‘alterações neurológicas’.

RN – Por que as pessoas com torcicolo costumam reclamar da fraqueza muscular?Martins: A fraqueza muscular acontece em casos mais graves ou prolongados, sendo geralmente progressiva. Podem exis-tir também alterações nos reflexos encontrados em algumas inserções musculares no punho, cotovelo e ombro, nos casos mais graves.

Foto

: Div

ulga

ção

RN – Quais são os fatores que influenciam para o surgimento de torcicolo?Martins: Tanto no ambiente profissional como no doméstico, o torcicolo pode surgir decorrente de desordem mecânica, fa-tores posturais e ergonômicos ou ao excesso de sobrecarga dos membros superiores. Trabalhos que envolvam movimentos repetitivos de membros superiores e flexão da coluna cervical estão relacionados a esse desconforto. O torcicolo pode ocorrer também quando há uma doença associada, por exemplo, uma alteração de um nervo na coluna (hérnia de disco), ou, por causa de doenças dos discos da coluna (bicos de papagaio, formações ósseas anormais).

RN – Uma pessoa com torcicolo pode sofrer quais danos no ambiente de trabalho?Martins: A dor cervical resulta em importante perda na produ-tividade em certas ocupações. A maior predisposição de lesão associa-se a certos tipos de atividades e a idade.

RN – Qual a sua orientação quanto ao uso de colchão e tra-vesseiro para quem tem torcicolo?Martins: O colchão e o travesseiro influenciam na causa e no tratamento porque quando muito baixos ou muito altos causam desconforto e dor devido ao desalinhamento do pescoço. O im-portante é dormir de lado com um travesseiro que ocupe o espa-ço entre a cabeça e o colchão, mantendo o alinhamento correto da coluna cervical.

RN – Quais os tratamentos mais indicados paraquem tem torcicolo?Martins: A fisioterapia ajuda no tratamento, tanto na prevenção, quanto no alívio da dor. Por meio de terapias manuais específi-cas e da mesa de tração é possível conseguir excelentes resulta-dos. Durante o tratamento em muitos casos podem ser adotados

o RMA (Reconstrução Músculo Articular) da coluna vertebral, sendo este um programa que utiliza técnicas de fisioterapia ma-nual, mesa de tração eletrônica, estabilização vertebral e exercí-cios de musculação. A atividade física regular e a boa postura no trabalho e no lazer também podem prevenir o problema.

RN – Como você avalia o uso de alternativas para diminuir as dores da coluna a exemplo das massagens?Martins: Alguns métodos alternativos de cura podem represen-tar verdadeiros perigos para o corpo. A massagem, por exemplo, que é destinada ao relaxamento muscular, não é recomendada para o tratamento de patologias de coluna. O risco está nos pro-fissionais que não possuem conhecimento específico sobre a anatomia e fisiologia, e tentam aplicar técnicas para promover alívio. Nessas situações, o paciente pode acabar com uma dor ainda mais forte, agravando o quadro. O importante é buscar ajuda de um profissional da saúde habilitado a fazer o diagnósti-co preciso, para um tratamento adequado.

Giuliano Martins

Page 7: Jornal Radar News - Ed. 103

CIRCULAÇÃO RIBEIRÃO E REGIÃOEdIÇÃO SEmAnAL

7

Foto

: Div

ulga

ção

Aliado da fisioterapiaEntre outros benefícios, pilates, alivia as tensões, dores nas costas e respiração

O Pilates está na moda e não é por acaso. É um método de exercício físico que utiliza o peso do próprio corpo e também molas como forma de resistência extra por meio de equipamentos específicos. É uma técnica de reeducação do movimento que visa trabalhar o corpo

todo, trazendo equilíbrio muscular e mental.

Um dos objetivos mais importantes da atividade é o realinhamento postural. Os exercícios, somados ao ganho de força e flexibilidade adquiridas com a prá-tica, implicam diretamente na aquisição de uma boa postura. Muitas vezes as dores no corpo são conse-quência da postura (falta de flexibilidade ou força) e melhoram e até desaparecem com a prática de Pilates.

Toda a técnica está baseada em seis princípios que pretendem devolver ao homem uma movi-mentação mais espontânea e consciente: o cen-tro de força (core), a concentração, o controle, a fluidez de movimento, a precisão e a respiração.

Para o fisioterapeuta Pericles Machado, respon-sável técnico da clínica Physio Athletic, o método é uma excelente ferramenta de trabalho devido aos seus inúmeros benefícios no que diz respeito a as-pectos traumato ortopédicos, respiratórios, questões posturais, ganho de flexibilidade entre outros. É um método que não tem contraindicações, desde que haja o domínio do profissional, o que permitirá a ele ter o discernimento necessário sobre o que fazer e não fazer durante o trabalho.“É fundamental que os exercícios propostos sejam adequados ao praticante,

realizados no seu ritmo e com progressão propor-cional ao desempenho apresentado. Costumamos também indicar o Pilates para os casos de distúrbios posturais, dores crônicas e reabilitação de atletas” explica o fisioterapeuta.

Entre os principais benefícios da prática desta-cam-se: alongar, tonificar e definir a musculatura; melhorar a postura; trabalhar a percepção do cor-po e da mente; prevenir e recuperar lesões; reduzir o “stress” e aliviar as tensões; deixar sua coluna mais forte e flexível; aumentar a coordenação e o equilíbrio; complementar o seu treino esportivo e melhorar o visual de seu corpo e a sua autoestima.

As mudanças mais visíveis são: pescoço mais alongado, cintura mais afinada, parede abdomi-nal firme e plana, pernas e braços tonificados e uma correção postural que promove melhoras no aspecto estético e funcional, dando mais energia e disposição ao praticante.

O Pilates tem sessões de sessenta minutos e o tempo do tratamento depende da necessidade do paciente. “O indicado é praticar de uma a três vezes por semana, dependendo do caso” avalia Pericles.

Page 8: Jornal Radar News - Ed. 103

RADAR NEWS - 11 DE SETEMBRO DE 2015/Mix

Page 9: Jornal Radar News - Ed. 103

RADAR NEWS - 11 DE SETEMBRO DE 2015 ciRculAçãO RiBEiRãO E REGiãO - EDiçãO SEMANAl/Mix

Page 10: Jornal Radar News - Ed. 103

RADAR NEWS - 11 DE SETEMBRO DE 2015/Mix

Page 11: Jornal Radar News - Ed. 103

CIRCULAÇÃO RIBEIRÃO E REGIÃOEdIÇÃO SEmAnAL

RAdAR nEWS - 11 dE SETEmBRO dE 2015

Reabilitações orais são tratamen-tos interdisciplinares, planejados nos mínimos detalhes com o objetivo de recuperar a função e a estética do pa-ciente, e trazer de volta o seu sorriso e conforto ao mastigar.

A perda dos dentes geralmente leva a uma série de efeitos secundá-rios entrelaçados em uma patologia complexa. Este tipo de paciente ge-ralmente sofre por um longo perío-do de tempo, tem sérios problemas, tanto funcionais e estéticos, que tornam bastante desconfortável sua vida. A boca humana é um ambiente complexo, em que todas as estrutu-ras (dentes, gengivas, articulação, etc) estão inter-relacionadas, assim como os demais órgãos do corpo humano. Qualquer problema em uma destas estruturas vai gerar um efeito dominó nas outras estrutu-ras. É por isso que no longo prazo, nenhum paciente pode ser parcial-mente tratado. Porque se o tratamos apenas parcialmente, provavelmente iremos tratar apenas os efeitos e não as causas, e assim, não eliminar as verdadeiras raízes do problema.

Reabilitações orais complexas

[email protected]

cirurgião dentista - CRO 80351dR. edUARdo LANdi

11

Idealmente, todos os pacientes de-vem ser tratados sob esta filosofia e após o tratamento concluído, é importante que haja um programa de manutenção e controle com pelo menos duas visitas anuais.

A chave do sucesso em casos com-plexos é o planejamento detalhado, o mais preciso possível, e a sincro-nização de uma equipe especializa-da para cada etapa do tratamento. Cada caso tem um modelo digital, que depois é transformado em cera, por um técnico de prótese dentária, e, mais tarde, torna-se o guia para ortodontia, periodontia, ou a cirur-gia de implante, se necessário. Toda a comunicação na equipe de trata-mento é visual, com base em fotos e vídeos. Desta forma, podemos pla-nejar e sincronizar os implantes, as cirurgias periodontais, o tratamento ortodôntico, tratamentos endodônti-cos, e qualquer outro procedimento que o caso pode exigir. Desta forma, podemos restaurar o sorriso perdido e saúde do paciente, e trazer de volta a sua expressão emocional e alegria para a vida.

Consumo de produtos funcionais crescem no brasil

O brasileiro está mais preocu-pado com a alimentação do que o restante do mundo. Isso é o que sugerem diversas pesquisas sobre o mercado de alimentação saudá-vel. De acordo com o levantamen-to do instituto internacional de pesquisas, Euromonitor, os produ-tos naturais movimentaram US$ 35 bilhões no Brasil, em 2014. Apesar dos alimentos e bebidas tradicionais terem um crescimen-to de 68%, os naturais, orgânicos e funcionais aumentaram 98% no mesmo período.

Os produtos funcionais, inclusive,

apresentam uma estimativa ainda maior, com uma média de crescimen-to de 14,8% até 2018. A expectativa para este ano é que ele movimente quase US$ 20 milhões e de mais de US$ 30 milhões até o mesmo ano.

“O brasileiro tem se preocupado com aquilo que compra e leva à sua mesa, para seus filhos, princi-palmente. A questão da saúde está presente constantemente no nosso dia a dia e as empresas começam a enxergar a necessidade de aten-der a este público”, afirma Daniel Feferbaum, Diretor de uma fabri-cante da bebida funcional.

Foto

: Div

ulga

ção

ortopedista alerta para consequências em acidentes domésticos e de trânsito

Dieta para prevenção do Alzheimer pode reduzir em 53% risco da doença

Entre 20% e 40% dos acidentes domésticos e de trânsito acometem as mãos, sendo as fraturas ou os fe-rimentos por objeto cortante os mais frequentes. Quando os ferimentos são profundos, podem comprome-ter a função dos tendões e nervos, e com isso limitar os movimentos e a sensibilidade do membro.

“Cortes superficiais conhecidos do dia a dia, o organismo se en-carrega de cicatrizar. Já os cortes profundos precisam de avaliação imediata do especialista. Caso contrário, poderá comprometer se-riamente a coordenação de movi-mentos, podendo levar a pessoa à limitação permanente”, informa o

Como prevenir o Alzheimer ainda é um mistério, mas pesquisadores e médicos nutrólogos afirmam que os hábitos cotidianos, principalmente os alimentares, influenciam direta-mente no surgimento da doença. A dieta MIND, programa alimentar que une a dieta mediterrânea com a dieta DASH, apresentou bons resul-tados em pesquisas científicas que investigam a incidência do Alzhei-mer e formas de retardar ou evitar seu aparecimento.

Segundo o médico nutrólogo e Diretor da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), Nelson Iucif Jr., a dieta MIND é mais fácil de ser seguida, pois é bem aceita pe-

médico João Carlos Belloti, cirur-gião especialista em microcirurgia de mãos.

Como primeiro passo, em caso de acidente, Belloti indica: “Lavar o lo-cal com água corrente e jamais usar opções como borra de café, sabão ou qualquer outro. Isso pode infeccio-nar e dificultar a recuperação local”.

Se o acidente for grave e houver uma parte amputada, esta deve ser lavada com água e colocada imer-sa em um saco plástico com água ou soro fisiológico. Este primeiro saco plástico deve ser colocado em um segundo saco com água e gelo. Nunca se deve colocar a parte ampu-tada em contato direto com o gelo.

beber meio litro de água 30 minutos antes de comer ajuda a emagrecer

mortalidade infantil no Brasil caiu 73% nos últimos 25 anos, diz omS

Beber meio litro de água 30 mi-nutos antes de iniciar as refeições principais pode ajudar adultos obesos a perder peso. É o que diz uma pesquisa da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, publicada no periódico científico Obesity.

Para chegar a essa conclusão os pesquisadores recrutaram adultos obesos e os monitoraram por um período de 12 semanas. A cada um dos participantes foi oferecido uma consulta sobre gestão do peso, com recomendações sobre como adap-tar o estilo de vida e como melho-

A mortalidade infantil no Brasil caiu 73% nos últimos 25 anos, segun-do dados divulgados, nesta semana, pela Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com o relatório Níveis e Tendências da Mortalidade Infantil 2015, o índice de mortes entre crianças brasileiras menores de 5 anos passou, em 1990, de 61 óbitos para cada mil nascidas vivas para 16 óbitos para cada mil nascidas vivas em 2015.

Apesar dos avanços, a OMS desta-cou que as disparidades persistem no país. O estudo indica que, dos cerca de 5,5 mil municípios brasileiros, mais de mil registraram taxa de mortalidade infantil de até cinco óbitos para cada mil nascidas vivas em 2013, enquanto em 32 cidades a taxa superava 80 óbi-tos para cada mil nascidas vivas.

Além disso, crianças indígenas que vivem no Brasil têm duas vezes mais chance de morrer antes de completar o primeiro ano de vida que as demais. Se-gundo o relatório, esse tipo de exemplo demonstra que, mesmo em países com níveis relativamente baixos de mortali-dade infantil, são necessários maiores esforços para reduzir as disparidades entre diferentes grupos sociais.

rar a dieta e o nível de atividade fí-sica para atingir um peso saudável.

Para 41 pessoas foi pedido que bebessem água antes das refeições, enquanto 43 pessoas foram convi-dadas a imaginar ter a barriga cheia antes de comer.

Aqueles que receberam a reco-mendação de beber água antes de comer perderam, em média, 1,3kg a mais comparando com os que per-tenciam ao grupo de controle.

Os participantes que adotaram essa prática para as três refeições principais do dia perderam em mé-dia 4,3 quilos em 12 semanas.

Cientistas de vários países de-senvolveram uma análise genética que permite estabelecer a idade biológica de uma pessoa, além de descobrir o ritmo de envelheci-mento e o grau de risco para desen-volver doenças como o Alzheimer.

O teste de sangue, desenvolvido por pesquisadores do Reino Uni-do, Suécia e Estados Unidos, teve seu resultado publicado, nesta se-mana, em uma revista científica.

Pesquisadores do King’s Colle-ge, de Londres, que trabalharam na análise, afirmaram que a “ida-de biológica” é mais útil do que trabalhar baseado na data de nas-cimento de uma pessoa.

O estudo não especifica o que pode ser feito para diminuir o pro-cesso de envelhecimento, mas se centrou em comparar o comporta-mento de 150 genes em dois grupos de pessoas, um de cerca de 25 anos e outro de 65 anos.

Segundo os especialistas, “saúde” e “idade” são coisas que não pare-cem estar diretamente relacionadas, pois levar ou não uma vida seden-tária não parece afetar a velocidade do envelhecimento do corpo.

Análise genética permite saber idade biológica de uma pessoa

los pacientes. “Pela prática clínica observamos que a aceitação é muito boa, uma vez que os alimentos são bem variados”. Os pesquisadores também explicam que o risco para Alzheimer é reduzido em 53% em comparação com as pessoas que fi-zeram outras dietas, e mesmo as pes-soas que não seguiram a dieta à risca tiveram o risco diminuído em 35%.

“É importante lembrar que não exis-te milagre e não é apenas um único alimento que fará a diferença. A dieta MIND é a junção de nutrientes e a ex-clusão de outros. Nós, como médicos, indicamos um conjunto de alimentos que combinados trarão benefícios para as pessoas”, conclui Iucif.

Foto

: Div

ulga

ção

Page 12: Jornal Radar News - Ed. 103

RADAR NEWS | SEGUNDO CADERNO11 DE SETEMBRO DE 2015

Foto

: Div

ulga

ção

12

2º CADERNORibeirão Preto e região recebem festival de teatro Com programação robusta, o evento conta com quase 100 apresentações teatrais

Veja a programação completa aqui:http://goo.gl/GQbjcs

A 11ª edição do Festival de Teatro TPC está ainda mais democrática. Com 98 apresentações na programação, o evento acontece entre os dias 11 e 27 de setembro em Ribeirão Preto, com sessões no Centro Cultural Palace, Teatro Pedro

II, Teatro Municipal, Teatro de Arena e Sala Marcos Caruso, além de mais nove cidades da região.

Em Ribeirão Preto, os ingressos terão valores populares, sendo R$ 20 a inteira e R$ 10 a meia entrada, que podem ser retirados na Escola de Teatro TPC, localizada na Rua Marcondes Salgado, 731, ou com uma hora de antecedência no próprio local de apresentação.

Os espetáculos contam com apresentações de atores profissionais do grupo TPC, alunos dos cursos de teatro e também de grupos convidados. A programação conta com peças que abordam diversos temas que devem ser refletidos em família, como o uso de drogas e gravidez na adolescência.

APRESENTAçõES NA REgIÃOO projeto será apresentado em mais nove cidades da região

de Ribeirão Preto, gratuitamente, sendo em Sertãozinho, Cruz das Posses, Barrinha, Viradouro, Dumont, São Simão, Matão, Jardinópolis e Serrana.

Para a realização da itinerância, o projeto recebeu patrocínio da RTE Rodonaves, Grupo Balbo, Doces Santa Helena, Pedra Agroindustrial e apoio da Copersucar, por meio do Programa de Ação Cultural – ProAc, da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, e realização da Origem Produções.

“O Festival de Teatro aumentou sua abrangência e conta com o desafio de levar cultura e entretenimento a um número ainda maior de espectadores”, revela Noir Evangelista, diretor da Escola de Teatro TPC.

“Esta edição está grandiosa e os números são impressionantes. São mais de 150 profissionais envolvidos, entre atores, sonoplastas, diretores e alunos do curso de teatro. Tudo isso para alcançar o principal objetivo do Festival que é formar novos públicos e difundir a cultura para um número ainda maior de pessoas”, explica Marici Vila, diretora da Origem Produções.

Page 13: Jornal Radar News - Ed. 103

CIRCULAÇÃO RIBEIRÃO E REGIÃOEdIÇÃO SEmAnAL

PaTRIcIa [email protected]

Mara Pereira Alvim

Neida Yasbek Felício

Edineya Maçonetto

Luciana Carvalho Gallo

Regina Ricciardi

Anna Maria Costa Roxo da Fonseca

Danilo Elena e Julio Caliento

Eduardo Zeith e Rodrigo Chistoforo

José Vitor JordaniJessica Shikasho

Maria Flávia Monteiro e Sthefano Scalon Cruvinel

Rodrigo Saccarelli, Fabio Franco, Thiago Faraco

e José Luiz Camarero Neto

Confira mais fotos:

REdE SOcIal

instagram.com/redesocialrn

Tarde beneficente

Entrega Happy hour fashion

No dia 2 de setembro, o Hospital do Câncer de Ribeirão Preto realizou sua segunda tarde beneficente de 2015. O evento, que já é tradicional na cidade, ocorreu na Paróquia Santa Terezinha Doutora, e sua arrecadação é destinada a ajudar na finalização das obras do centro cirúrgico da instituição.

No final de agosto, a Diesel do RibeirãoShopping promoveu um happy hour na loja, com as cervejas artesanais Invicta. O objetivo do evento foi reunir clientes e promover um esquenta para o baladeiros, que em seguida, foram curtir a Festa do Peão de Barretos. Durante a noite, os clientes tiveram descontos especiais e ganharam kits Invicta.

Na quarta-feira, 2 de setembro, a Bild D e s e n v o l v i m e n t o Imobiliário entregou mais um empreendimento em Ribeirão Preto: o Ibiza Residence, localizado na Avenida Caramuru, no Jardim República. Na ocasião foi promovido um coquetel para convidados e futuros moradores.

13

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

Sábado PowerNo sábado 29 de agosto, o Stúdio 2you e a 2run Assessoria Esportiva realizaram o Sábado Power com uma sequência de exercícios de musculação e ginástica. Dezenas de alunos participaram do evento, que terminou com um café da manhã saudável e reforçado. Foto: Alunos e professores que participaram da atividade

Feriado SertanejoNa véspera do feriado que marca a independência do Brasil, os baladeiros de Ribeirão e região tiveram uma opção diferente para se divertir. A Chess Pub, promoveu uma noite de descontração com quatro atrações sertanejas diferentes, abrindo as portas ao cair do sol no domingo e encerrando as atividades no raiar da segunda-feira.Foto: Carlos Borsato, proprietário do Pub Sertanejo

LançamentoNo dia 3 de setembro, a Fisioforma lançou sua linha própria de produtos para tratamento da pele e do corpo. São cosméticos com ativos na concentração necessária, que os clientes podem utilizar em casa, e que potencializam os tratamentos feitos em cabine. Durante o coquetel de lançamento dos produtos também foram apresentados os novos protocolos de verão da clínica.Foto: : Luciana Sensini e Julia Minicucci

Ganhando mercadoPrestes a completar um ano de atuação em Ribeirão Preto, a ProAmbient Serviços de Engenharia Civil e Ambiental está ampliando sua atuação e conquistando novos clientes que visam projetos sustentáveis com respeito as normas ambientais. Foto: Os sócios Renato Crósta e Fernanda Crósta

Page 14: Jornal Radar News - Ed. 103

RADAR NEWS | SEGUNDO CADERNO11 DE SETEMBRO DE 2015

14HoróscopoÁries - 21/3 a 20/4É uma ótima semana para resolver coisas, ariano. Você pode se sentir mais produtivo e rápido e com isso vai dar conta de tudo que precisa fazer. Ainda mais que tende a ter gente para te ajudar. Por isso, não hesite em pedir ajuda. Touro – 21/4 a 20/5 O céu está pedindo mais paixão e leveza, taurino. A ideia é se divertir mais e também se agradar um pouco mais. Pode comprar alguma coisa que queria faz tempo, ou fazer alguma coisa que está com muita vontade.

Gêmeos – 21/5 a 20/6Vá com calma, pois a semana promete intensidade e é importante estar centrado e orga-nizado para dar conta de tudo. Suas emoções estão mais evidentes e vale a pena perceber como está se sentindo pra tentar resolver pendencias emocionais e afetivas.

Câncer – 21/6 a 21/7Tente a ser um momento mais leve, canceriano, apesar de tanta intensidade. Suas emoções estão à f lor da pele, mas o céu promete bons sentimentos e sensações a você.

Leão – 22/7 a 22/8 É uma ótima semana para resolver coisas e planejar, leonino. Cuide do que falta para que as coisas possam fluir melhor. Isso inclui assuntos práticos, materiais, financeiros, mas também os emocionais.

Virgem – 23/8 a 22/9É uma semana de resultados, virginiano. Você vai perceber o que está ou não dando certo. Mas é importante ter clareza e desprendimento para abrir mão do que não está funcionando e também para fazer as mudanças e ajustes que se fizerem necessários.

Libra – 23/9 a 22/10Você vai sentir que muita coisa volta a fluir, libriano. Mas ainda é uma semana para refletir e planejar, sem pressa de dar o próximo passo, que poderá ser dado a partir da Lua Nova, na próxima semana.

Escorpião – 23/10 a 21/11Aposte nas novidades, escorpiano, e não tenha medo de mudar ou fazer coisas dife-rentes, principalmente no campo profissional. De qualquer forma, é uma boa semana para todo tipo de mudança, limpeza, faxina e finalização.

Sagitário – 22/11 a 21/12É um belo momento, sagitariano. Semana de oportunidades para novos negócios, trabalhos e parcerias. Alias, é uma boa semana para procurar pessoas que possam te ajudar e ouvir propostas que venham por ai.

Capricórnio – 22/12 a 20/1Pense na sua saúde, em como organiza seu tempo, se sua alimentação é saudável e se está fazendo aquilo que gosta. É uma boa semana para organizar melhor as coisas do dia a dia e marcar um check-up ou consulta médica para ver se está tudo em ordem.

Aquário – 21/1 a 19/2O desafio da semana é conciliar diversão com suas responsabilidades e tantas coi-sas pra fazer, aquariano. Lembre-se que nesse momento cada detalhe é importante na conquista do seu futuro. Por isso, nada de fazer as coisas no piloto automático.

Peixes – 20/2 a 20/3Pense no que mais importa nesse momento, pisciano. A semana coloca você em contato com suas emoções e com os assuntos amorosos e familiares. É importante organizar sua rotina e trabalho de forma que sua saúde e vida familiar fiquem bem.

MOda

Sommelier de cervejasCurso de tecnologia e prática cervejeira será realizado em Ribeirão Preto

Se engana quem pensa que cerveja não é uma arte. São mais de 150 estilos es-palhado pelo mundo, divididos, princi-palmente, entre três tipos: Ale, Lager e Lambics. Com o primeiro gole datado

há aproximadamente 10 mil anos, na Mesopotâmia, a bebida não foi inventada, e sim descoberta por acaso.

Para os amantes da bebida, existe agora uma oportunidade de conhecer a história, os tipos, estilos e combinações que têm feito cada vez mais sucesso com a consolidação das cervejas artesanais e degustação da bebida de maneira consciente, considerando seu paladar: o curso de Sommelier de cervejas.

“Observando o crescimento deste mercado e o in-teresse das pessoas pelo assunto, estamos trazendo para Ribeirão, em parceria com a Science of Beer, o curso Sommelier de Cervejas, com o objetivo de preparar profissionais para o novo cenário cervejeiro brasileiro”, comenta Rodrigo Silveira, Mestre cerve-jeiro cervejaria Invicta de Ribeirão Preto.

Na programação os alunos passam pela parte teórica com uma introdução à história da cerve-ja, em seguida têm uma abordagem da valoriza-ção das cervejas especiais, processos cervejei-ros, tipos de fermentação, e principais regiões produtoras. Além, claro, de aprenderem técni-cas de degustação, bases gastronômicas como harmonização, gestão sensorial e degustação de mais de 80 rótulos da bebida.

A turma está marcada para começar em 19 de setembro, tem duração de quatro meses e carga horária de 70 horas-aula, sendo um final de se-mana por mês, aos sábados e domingos das 9h às 17h30.

Serviçoo que: Curso de Sommelier de cervejasonde: Cervejaria Invicta (Avenida do Café,

1.365)Quando: a partir de 19 de setembroInformações: sommelierdecerveja1@gmail.

com ou pelo telefone (16) 3878.1020

Foto

s: D

ivul

gaçã

oão

Page 15: Jornal Radar News - Ed. 103

CIRCULAÇÃO RIBEIRÃO E REGIÃOEdIÇÃO SEmAnAL

15ESPORTE Certificado de formador do Botafogo é renovado por mais dois anos Ribeirão-pretano se prepara para

o mundial de Jiu-JitsuEm ofício assinado pelo presi-

dente da CBF (Confederação Bra-sileira de Futebol), Marco Polo Del Nero, o Botafogo de Ribeirão Pre-to teve, neste mês, o seu Certifica-do de Clube Formador renovado por mais dois anos. O Pantera foi mantido na classe A, o que atesta o trabalho desenvolvido pelo clube na formação de jovens jogadores.

O Pantera foi incluído no seleto grupo de clubes que detém o Certi-ficado de Clube Formador da CBF em julho de 2013. Para a renova-ção, o clube recebeu a visita, há dois meses, do Vice-presidente do Departamento de Competições da Federação Paulista de Futebol, Isi-dro Suita Martinez, que vistoriou as instalações do Estádio Santa Cruz e do Centro de Treinamentos Manoel Leão, além de conferir de perto todas as exigências da CBF para a emissão do selo.

“É o fruto de um trabalho que o Botafogo vem desempenhando nos últimos anos. Temos um CT estru-turado, com profissionais capacita-dos que vão além do trabalho com bola, mas também médicos, enfer-meira, assistente social, psicóloga, professores, entre outros, para que possamos formar e revelar atletas para o futebol mundial, que sempre foi um dos principais destaques do

O ribeirão-pretano André Ushiro-bira está na reta final de preparação para o Mundial de Jiu-Jitsu, que acontece nos dia 25 e 26 de setem-bro, em Las Vegas, nos Estados Unidos. O campeonato é organiza-do pela IBJJF, principal federação do esporte.

Ushirobira compete na categoria máster faixa preta, no peso médio, a qual foi campeão em 2012 e 2014. “É o campeonato mais forte do ano. Não tem segredo. É só treinar, mas treinar muito. Nesse período final eu aumento minha rotina de treinos”, disse o lutador, que conquistou os outros três títulos mundiais compe-tindo pela CBJJE.

Segundo ele, nessa fase de prepa-ração, é importante também cuidar da parte psicológica. “A ansiedade sempre vai existir e eu controlo mi-nha cabeça todos os dias para não entrar muito na pressão. Procuro encontrar um equilíbrio que não me deixe muito ansioso e afobado e nem muito apático para lutar. Tenho que estar focado e ir para cima, com nenhum fator externo interferindo na sua mente”, afirma.

Botafogo em sua história”, afirmou o Presidente Gerson Engracia Garcia.

O Certificado de Clube Formador garante à agremiação uma série de vantagens, como poder fazer um contrato de formação com atletas entre 14 e 16 anos, reembolso fi-nanceiro no valor de 200 vezes o custo de formação à agremiação caso o clube formador, devidamen-te certificado, ficar impossibilitado de assinar o primeiro contrato de trabalho por oposição do atleta, ou ele se vincular, sob qualquer forma, a outro clube sem a autorização do formador, além do mecanismo de solidariedade da FIFA, para atletas que passarem pelo clube e forem transferidos internacionalmente.

“O selo dá ao Botafogo uma tran-quilidade maior para fazer investi-mentos em suas categorias de base, já que nossos atletas estão protegi-dos. Todo o trabalho que estamos fa-zendo vem dando resultado em cam-po, como chegar à final da Copa SP de Júnior e também do Paulista de Juniores, títulos em Jogos Regionais e Jogos Abertos, boas campanhas nos Paulistas Sub-15 e Sub-17, além de já termos negociados alguns atle-tas, como o Wesley (Santos), o Alex (Cruzeiro), ou até mesmo o Isaac Prado, que foi emprestado ao Corin-thians”, explicou Engracia Garcia.

CoNQUiStAS

Ushirobira é dono de 23 títulos, somando as três confederações. Entre os destaques está o título de campeão internacional máster, o título bicampeão do Miami Open e o título de campeão campeão sul-a-mericano.

Na CBJJ ganhou três vezes o

campeonato brasileiro e duas vezes o nacional por equipes e pela CBJ-JE, foi tricampeão mundial e penta brasileiro. “Todos os títulos são im-portantes. Cada um tem sua história e todas as lutas são difíceis. Mas, para mim, os que tem mais peso são os mundiais da IBJJF, que acontece todos os anos nos Estados Unidos”, comenta Ushirobira.

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

Page 16: Jornal Radar News - Ed. 103

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

edUARdo LANdi

Cirurgião-dentista com especialização em periodontia

RedAçãoMatriz: Rua Aureliano Garcia de Oliveira, 256 Ribeirânia - CEP: 14096-290 Ribeirão Preto-SPSucursal: Av. Paulista, 1471, 11º AndarSão Paulo/SP - Tel.: 11 [email protected]

AteNdimeNto Ao [email protected]: (16) [email protected]: (16) 3629-3010

CiRCULAção ReGioNAL:Ribeirão Preto, Sertãozinho, Altinópolis, Barrinha,Batatais, Brodowski, Cassia dos Coqueiros, Cajuru, Cravinhos, Dumond, Guatapará, Jaboticabal, Jardinópolis, Morro Agudo, Orlândia, Pontal, Pradópolis, Serrana, Serra Azul, São Joaquim da Barra, Sales Oliveira, Santo Antônio da Alegria.

diStRibUiçãoO Radar News é distribuído gratuitamente nas principais bancas de revistas, lojas de conveniências, academias, repartições públicas, condomínios residenciais e comerciais, padarias, entre outros pontos credenciados. E também é distribuído no endereço de assinantes na cidade e região.

RADAR NEWS - CIRCULAÇÃO RIBEIRÃO E REGIÃO - 11 DE SETEMBRO DE 2015

Compartilhe:radarnews.grupomidia.

com/2015/09/guerrasiria/

Frase: atingir um objetivo que você não tem é tão diFícil quanto voltar de um lugar para onde você nunca Foi. Zig Ziglar

Avalanche humanaApós mais de três anos de combate, guerra síria reflete no mundo

Ponto FINAL

Uma imagem chocou o mundo nos últimos dias: o garoto sírio Aylan Kurdi, de três anos, morto por afo-gamento em uma praia, após nau-frágio na Turquia. Aylan e sua fa-

mília eram mais alguns do milhares de refugiados que fogem da guerra que se instalou na Síria desde o início de 2011, quando começou a repressão vio-lenta do Presidente Bashar al-Assad a manifestan-tes que pediam sua saída do cargo.

Desde então, forças do governo têm enfrentado grupos de oposição. A situação piorou nos últimos meses com a formação e avanço do grupo Estado Islâmico (EI), que agora controla grandes partes da Síria e do Iraque.

O terror, a miséria, e, sobretudo, a falta de segu-rança nos lugares ocupados pelos grupos terroris-tas do Estado Islâmico (EI) e a Frente Al-Nusra, entre outras organizações extremistas armadas presentes, provocaram esta avalanche humana que coloca a Síria hoje entre os primeiros emissores de refugiados.

Depois de mais de 50 meses da sangrenta guerra, o risco permanente de morrer entre o fogo cruzado, a perda de moradias e propriedades e, a imposição de dogmas religiosos nas regiões ocupadas pelos jihadistas, milhões de sírios decidiram deixar seus territórios e buscar amparo em lugares seguros.

Mas estas não são as únicas causas destes des-locamentos em massa. Também respondem a ma-nobras políticas, desenvolvidas pelos estrategistas que organizaram esta guerra e que estão dirigidos a gerar o caos, a fragmentação do País.

De acordo com a Anistia Internacional, 95% dos refugiados sírios estão em apenas cinco paí-ses: Turquia, Líbano, Jordânia, Iraque e Egito. A Turquia, com 1,6 milhão de refugiados sírios, e o Líbano, com 1,1 milhão, são os principais destinos, entretanto, os refugiados já se espalham por todo o mundo, inclusive no Brasil.

As migrações, quase em sua totalidade, são clan-destinas, pois apesar de os sírios poderem solicitar um visto de turista ou permissão de trabalho, o processo é caro, e há a percepção generalizada de

restrições veladas que dificultam, na prática, a obtenção de vistos.

Neste momento, os países europeus mais ricos têm sido o principal destino dos refu-giados. Eles tentam chegar, inclusive à nado, pelo mar.

A situação já começa a gerar polêmica e incomodar alguns líderes, que estão propon-do cotas de refugiados aos países com medo que essa avalanche humana prejudique seu crescimento e economia. Certo, a função de cada País é zelar pelo seu povo e, realmente, a migração desenfreada pode acarretar em uma desestruturação social. Porém, onde está a consciência humanitária? Seria justo “deixar morrer” milhares de inocentes em meio a uma guerra descontrolada para di-vidir em menos pedaços a riqueza daqueles países que já alcançaram o desenvolvimento econômico, humano e social?

Apesar de já ter declarado que a guerra na Síria gerou mais de três milhões de refugia-dos e é a maior crise humana da nossa era, com quase metade da população forçada a

deixar suas casas, a ONU não tomou posi-ção quanto a situação. Há quem diga que a “imparcialidade” do órgão que deveria intervir na situação que está massacrando um povo é porque os Estados Unidos são simpáticos aos rebeldes e a Rússia e a China são simpáticas ao governo que está no poder.

oUtRoS PAíSeS tAmbÉm GeRAm ReFUGiAdoSDe acordo com dados divulgados pela ONU, há quatro grandes cri-

ses humanas no mundo, geradas por conflitos e que resultam em milha-res de mortos e milhões de desalojados e refugiados.

Na República Centro-Africana, o conflito destruiu comunidades e for-çou milhares de moradores a deixarem suas casas. Há mais de meio mi-lhão de pessoas deslocadas dentro do País e mais de 400 mil refugiados.

No Iraque, mais 1,2 milhão de pessoas foram desalojadas dentro do país neste ano devido à nova onda de violência e o avanço do EI. Cerca de 40 mil iraquianos deixaram o país, que recebeu mais de 215 mil refugiados sírios.

Já no Sudão do Sul, há quase 1,3 milhão de desalojados e cerca de 450 mil refugiados em países vizinhos.

tHAíS CAPAReLLi

Colunista

MARCELO JABUR AdRiANo Peixoto

Advogado especialista em Direito

do Trabalho e Previdenciário

Professor epalestrante de cursos de Pós Graduação e

TreinamentosCorporativos