jornal radar news - ed. 97

16
Entrevista destaca o poder da inovação e a liderança no mercado de trabalho Empresário Jamil Albuquerque é o Editor Especial desta edição Confira algumas dicas para presentear sem estourar o seu orçamento Muito além do papel de um jornal radarnews grupomidia 16 99637-0707 RIBEIRÃO E REGIÃO ANO 3 Nº 97 www.radarnews.com.br DE 31 DE JULHO A 06 DE AGOSTO DE 2015 CURTA E COMENTE: Distribuição gratuita. Venda proibida RadarNewsBR @RadarNewsBR DIA DOS PAIS Em tempos de crise, Especialistas apontam quais caminhos seguir para driblar os efeitos do mau desempenho da economia INOVE-SE Ponto de Vista | 06 Reportagem Especial | 05 RN Plus Veja o vídeo http://goo.gl/ykP9Dk:

Upload: grupo-midia

Post on 22-Jul-2016

223 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

O RN desta semana traz uma reportagem sobre superação da atual crise econômica. Confira também uma entrevista sobre empreendedorismo e inovação.

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Radar News - Ed. 97

Entrevista destaca o poder da inovação e a liderança no mercado de trabalho

Empresário Jamil Albuquerque é o Editor Especial desta edição

Confira algumas dicas para presentear sem estourar o seu orçamento

Muito além do papel de um jornalradarnews grupomidia 16 99637-0707

RIBEIRÃO E REGIÃOANO 3 Nº 97

www.radarnews.com.br

DE 31 DE JULHO A 06 DE AGOSTO DE 2015

CURTA E COMENTE:

Distribuição gratuita. Venda proibida

RadarNewsBR@RadarNewsBR

DIA DOS PAIS

Em tempos de crise,

Especialistas apontam quais caminhos seguir para driblar os efeitos do mau desempenho da economia

INOVE-SE

Ponto de Vista | 06Reportagem Especial | 05

RN Plus

Veja o vídeohttp://goo.gl/ykP9Dk:

Page 2: Jornal Radar News - Ed. 97

RADAR NEWS | PRIMEIRO CADERNOCIRCULAÇÃO RIBEIRÃO E REGIÃO

DE 31 DE JULHO A 06 DE AGOSTO DE 2015

Publisher: Edmilson Jr. Caparelli

Diretora Administrativa: Lúcia Rodrigues

Diretor Executivo: Marcelo Caparelli

Diretor Marketing: Jailson Rainer

Diretora de Eventos: Erica Almeida Alves

Conselho Editorial: Edmilson Jr. Caparelli, Lúcia Rodrigues,

Marcelo Caparelli, Thiago Cruz, Carla de Paula Pinto e Patricia Bonelli

Editor: Thiago Cruz

Editora do 2º Caderno: Patricia Bonelli

Tiragem: 20.000 exemplares

Trabalhe Conosco: [email protected]

AVISO IMPORTANTE: O Radar News não se responsabiliza pelas informações contidas nos artigos. Elas não emitem, necessariamente, a opinião do jornal. Também não se responsabiliza pela autenticidade dos anúncios publicados, nem pela credibilidade dos anunciantes e a qualidade dos produtos por eles oferecidos, sendo todos de única e exclusiva responsabilidade dos anunciantes.

Dúvidas, críticas e sugestões: [email protected] Tel: Ribeirão Preto (16) 3629-3010São Paulo (11) 3014-2499

Jornal do

31/07– Sexta-feira Av. Celso Charuri - 70km/hAv. Prof João Fiusa - 60km/hAv. Marechal Costa E Silva - 60km/hAv. Luzitana - 60km/hAv. Costabile Romano - 60km/h

RN IMPRESSO

Primeiro caderno 8 páginasSegundo caderno 3 páginasRN Plus 5 páginasTotal da edição 16 páginas

O RN fala com você

LOCALIzAçÃO DOS RADARES

SEX

SAB

DOM

31

/07

01/0

802

/08 15º

31º

15º

31º

14º

31º

JAMIL ALBUqUERqUEEMPREsáRiO

2

Caminhos da superação

Opinião

Tempo ensolarado, com nevoeiro ao

amanhecer.Noite de céu limpo.

Sol o dia todo sem nuvens no céu. Noi-te de tempo aberto ainda sem nuvens

Sol o dia todo sem nuvens no céu. Noi-te de tempo aberto ainda sem nuvens

01/08- SábadoAv. Celso Charuri - 70km/hAv. Presidente Vargas - 70km/hAv. Presidente Kennedy - 60km/hAv. Maurilio Biagi - 70km/hAv. Marechal Costa E Silva - 60km/h

OBS: Devido a implantação da passagem de pedestre semaforizada na Av. Presidente Vargas entre as avenidas Mariano Pedroso de Almeida e José Cesário M. da Silva, nos trechos onde a velocidade máxima permitida é de 70Km/h passará a ser 60Km/h.

Radar fixo: Av. Dr Celso Charuri - 70Km/h.Obs: A presente escala poderá ser alterada de acordo com as necessidades da TRANSERP.

Redação: Carla de Paula Pinto

Diagramação e Criação: Erica Almeida Alves e Valéria Vilas Bôas

Gerente Comercial: Gislaine Almeida

Executiva de Contas: Eliana Rodrigues

Em abril deste ano, partici-pei como convidado do evento “Criação de Empregos e Traba-lho Digno para Todos” na sede da ONU, em Nova iorque. Re-presentantes de 58 países par-ticiparam do evento, que mos-trou o empreendedorismo como solução principal para todas as mazelas da ausência de empre-go e trabalho digno.

Na ocasião, tive a oportuni-dade de almoçar com o superin-tendente do território de Nova iorque, o sr. Robert A. Johnson, e perguntei a ele qual foi o se-gredo para os EUA superarem a crise de 2008. O motivo, se-gundo Robert A. Johnson, é a preparação que os líderes ame-ricanos, tanto políticos como empresariais, têm para supera-rem crises. Os EUA têm essa preparação em seu DNA, pois foi um País forjado nas crises.

E como a crise econômica do Brasil já se instalava, não perdi a oportunidade e perguntei a ele qual era a visão dos líderes ame-ricanos sobre este momento do nosso País. A resposta foi mui-

O Editor Especial é responsável apenas pela produção deste Edito-rial e do Ponto Final. Já a Reportagem Especial e o Ponto de Vista é uma realização do RN com base nas sugestões do Editor Especial.

A competência profissional é formada à partir da construção do conhecimento necessário para realização de determina-do trabalho. É imperativo que a pessoa tenha, no mínimo, co-nhecimentos básicos sobre as ta-refas que realizará no dia a dia. Além disso, deve ter também as ferramentas necessárias para colocar esse conhecimento em prática. As habilidades são fun-damentais. E, como passo derra-deiro, a atitude para transformar o conhecimento e as habilidades em prestação de serviços.

Mas, para fazer com que essa atitude seja reconhecida com uma prática própria da com-petência profissional, é preciso que o trabalhador tenha, bem desenvolvida, a “noção de ser-

MARCELO [email protected]

Agregamos valor? Quanto

16 99637-0707

[email protected]

ONDE ESTAMOS:

LEITOR

radarnews grupomidia

RadarNewsBR@RadarNewsBR

CHARGE DA SEMANA

EDITOR ESPECIAL

Comente esta charge: [email protected]

Previsão do tempo

to interessante: “o Brasil tem mais recursos que os EUA para superar crises, o grande desafio é que os líderes brasileiros não são tão preparados para superá-las, eles fazem uma crise por causa da crise”.

E isso é o que realmente temos visto. A própria imprensa foca neste pavor gerado pela crise, então, para esta edição do Ra-dar News, o foco é outro: quais os caminhos para superá-la?

As reportagens vão mostrar que ela também tem seu lado bom, a crise é uma oportunida-de para falar de superação, ino-vação, criatividade e liderança. Além disso, abordamos o empre-endedorismo, que é a capacidade de levantar negócios e o intra-empreendedorismo, que é dar li-berdade às pessoas para que elas sejam inovadoras dentro de uma empresa que já existe.

A compreensão do contexto que vivemos e de como passar por ele, está nas mãos de pessoas preparadas, líderes preparados.

Portanto, boa leitura e mãos à obra!

viços”. É igualmente decisivo que os profissionais entendam que estão no trabalho com a in-cumbência de prestar o melhor serviço possível. Para isso, tor-nam-se básicas algumas pergun-tas que todo trabalhador deveria fazer: será que presto o melhor serviço que eu posso? Eu pode-ria agregar mais valor às pessoas (clientes, colegas do meu depar-tamento e de outras áreas, forne-cedores, parceiros, etc.) que se relacionam comigo no trabalho? O que eu poderia fazer para que eu melhore ainda mais a condi-ção dos serviços que realizo em direção aos outros?

Certamente, as respostas nos trariam mais doses de proa-tividade e alguns importan-tes compromissos assumidos.

Compromissos que nos farão, continuamente, verificar o que poderia ser feito para agregar cada vez mais valor nas ativi-dades profissionais sob nossa responsabilidade. O mesmo se aplica às questões pesso-ais. Faríamos também a auto-provocação para saber o que poderíamos fazer para sermos melhores pais, filhos, cônju-ges, netos, amigos, etc. Dessa forma, conseguiríamos deline-ar um plano de ação baseado naquilo que entendemos que podemos fazer, para sermos profissionais (e pessoas) con-tinuamente melhorados. Te-ríamos um guia para nortear as nossas ações, nos tornando cada vez mais competentes, produtivos e promissores!

Page 3: Jornal Radar News - Ed. 97

RADAR NEWS | PRIMEIRO CADERNOCIRCULAÇÃO RIBEIRÃO E REGIÃO

DE 31 DE JULHO A 06 DE AGOSTO DE 2015

3Notícias CARLA DE PAULA [email protected]

Centro do Voluntariado de Ribeirão Preto lança projeto Acolher

IML confirma morte de jovem após aplicar hidrogel no órgão genital Após quatro meses do desaparecimento,

Gabriela é enterrada

Local

O Centro de Voluntariado de Ribeirão Preto lança no dia 11 de agosto, a capa-citação para o projeto Acolher – Atendi-mento Domiciliar ao idoso. As inscrições para as pessoas interessadas em serem voluntárias estão abertas até dia 7 deste mês.O Acolher é um serviço de atendi-mento domiciliar ao idoso e família.

A capacitação será entre 11 de agosto e 15 de setembro, na sede do Centro de Vo-luntariado de Ribeirão Preto (Rua João Penteado, 676, sala 9) haverá uma série de palestras e encontros para capacitar as pessoas que quiserem se tornar acolhe-doras. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (16) 3635-1739 ou e-mail: [email protected].

Nesta semana, o instituto Médico Legal (iML) de Ribeirão Preto confirmou que um jovem de 18 anos, morreu na sexta-feira (24/7), por ter aplicado hidrogel no pênis. O boletim de ocor-rência informa que o rapaz injetou a substância no órgão genital, mas não resistiu a um quadro de insuficiência respiratória aguda e morreu quatro horas após ser atendido na Unidade de

[email protected]

Pensão por morte

ADRIANO PEIxOTO

Depois de tantas especulações o senado aprovou neste mês, a medi-da provisória 664, que já havia sido aprovado pela Câmara, restringindo o acesso ao pagamento da pensão por morte. Agora temos que aguardar a sanção da presidente Dilma Rousseff.

Pela nova Lei, especificamente no que tange a pensão por morte, os côn-juges só poderão requerer este bene-ficio pela morte do companheiro se o tempo de união estável ou casamento for de mais de dois anos e o segurado, no caso o falecido, tiver contribuído para o iNss por, no mínimo, um ano e meio.

Antes, não era exigido tempo míni-mo de contribuição para que os depen-

dentes tivessem direito ao benefício, mas era necessário que, na data da morte, o segurado estivesse contri-buindo para a Previdência social.

O Senado também confirmou a alte-ração feita na Câmara que institui que o benefício pago pela Previdência so-cial aos pensionistas continuará sendo o valor da aposentadoria que o segura-do recebia ou teria direito a receber se estivesse aposentado por invalidez na data da morte. O governo havia pre-visto no texto original a redução do benefício pela metade.

Foto

: Div

ulga

ção

Emergência do Hospital das Clínicas (HC-UE).De acordo com o médico legista Mário Mar-

cos Abeid, autor do laudo, o rapaz não tinha co-nhecimento técnico para fazer o procedimento. Ainda de acordo com Abeid, não foi possível detectar a quantidade de produto usado pelo jo-vem. Também não havia indícios de aplicações em outras partes do corpo.

O enterro da garota Gabriela Apare-cida da silva, de 12 anos, que havia desaparecido há quatro meses foi re-alizado nesta semana, no Cemitério Parque dos Girassóis, na zona sul, em Ribeirão Preto.

Gabriela desapareceu no dia 17 de março, após ter sido vista pela última

Confira mais detalhes em radarnews.com.br

vez em frente à Escola Estadual Jardim Progresso, no Jardim Marchesi, zona Oeste. segundo a Polícia Civil a ossada humana achada em um canavial, no dia 12 de abril, era de Gabriela. Conforme as investigações a menina pode ter sido assassinada a pedradas. A polícia tenta identificar o autor do crime.

Page 4: Jornal Radar News - Ed. 97

RADAR NEWS | PRIMEIRO CADERNOCIRCULAÇÃO RIBEIRÃO E REGIÃO

DE 31 DE JULHO A 06 DE AGOSTO DE 2015

4

Câmbio30/07/2015- 16h

Compra Venda Variação

Dólar com. 3,3765 3,3779 +1,46%

Dólar tur. 3,3600 3,5600 +1,43%

Euro 3,6888 3,6920 +1,08%

Libra 5,2684 5,2719 +1,55%

Pesos arg. 0,3675 0,3678 +1,49%

Fonte Thompson Reuters

O empresário Joe Jackson agradeceu em seu site pessoal, nesta semana, o apoio dos fãs e parentes para sua re-cuperação. O pai do cantor Michael Jackson está internado desde domingo (26/7) na Unidade de Terapia intensi-va (UTi) do Hospital Albert Einstein, na Zona sul de são Paulo, com diag-nóstico de acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico associado a um qua-dro de arritmia cardíaca.

Joe veio à capital paulista para come-morar seu 87º aniversário, que aconte-ceu na noite de domingo. “Aos meus parentes, amigos, conhecidos e fãs ao redor do mundo. Eu quero agradecer a todos vocês pelas orações, apoio inaba-lável e desejos de melhoras nestes tem-pos difíceis”, afirmou no comunicado.

O jornalista de Ribeirão Preto, José Luiz Datena (da TV Bandeirantes) é pré-candidato à Prefeitura de são Paulo nas Eleições 2016, informou o Partido Progressista (PP). A filiação do jornalista à legenda aconteceu nesta semana.

Datena não deverá ter adversários no partido. O apresentador só será oficialmente considerado candidato no ano que vem, quando acontecem

Após AVC, pai de Michael Jackson agradece fãs em site pessoal

PP anuncia Datena como pré-candidato à Prefeitura de SP

Promoção chega ao fim e combustíveis ficam mais caros em Ribeirão Preto

A Cinépolis, empresa multinacional Mexicana, 4ª maior operadora de cinemas do mundo, maior da América Latina, contrata PCD - Pessoa com deficiência. Não é necessário ter experiência. Interessados enviar cv para: [email protected]

Desde a década de 80, não tivemos uma combinação tão negativa na economia bra-sileira. Um dos resultados mais perversos é que a população está endividada e agora o ajuste de contas da economia no setor público terá que ser feita com a economia desaque-cida.

Entretanto, algumas soluções criativas para enfrentar a crise atual estão sendo propostas:

- Tivemos a flexibilização da jornada de tra-balho na indústria, que agora começa a ser discutida para ser ampliada também para o setor de comércio. sem dúvida, essa é uma medida mais do que necessária para esse mo-mento visando preservar os empregos, ainda que tenhamos uma redução no nível de renda.

- A necessidade de uma reforma política começa a ficar cada vez mais evidente. O sistema presidencialista da forma como está estruturado onde o apoio ao poder executivo

EDGARD MERLO [email protected]

Soluções criativas para enfrentar a crise

Confira mais detalhes em radarnews.com.br

Brasil e Mundo

Local

Politica

Notícias

está relacionado à troca de “favores” mútuos mostrou o seu limite.

Portanto, embora neste segundo semestre, a economia ainda deva andar de lado, com baixo crescimento algumas importantes ações foram tomadas e que gostaria de destacar: a retomada da gestão da economia em bases mais realistas e a busca da maior transparência da gestão públi-ca. A questão política embora sua solução não esteja clara, pelo menos começa a ser discutida. serão uns tempos difíceis para nós cidadãos, que mais uma vez teremos que ajustar nossas despe-sas, mas caso esses avanços se concretizem no campo político, econômico e da melhoria da ges-tão dos recursos públicos estaremos dando um passo importante para que o crescimento seja retomado no próximo ano.

Foto

: Div

ulga

ção

as convenções do partido.O vice da chapa deverá ser o De-

putado Federal Antonio de Olim, também do PP. O deputado, que foi delegado do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), esteve na reunião que acertou a ida do ribeirão-pretano à legenda. Também esteve presente o presidente estadual do PP, Deputa-do Federal Guilherme Mussi.

Depois de ficar por 12 dias com o preço mais barato em relação a outras cidades do Brasil, os combustíveis em Ribeirão, registaram uma nova alta nos preços. O litro do etanol, que chegou a R$ 1,49, volta para R$ 1,99, enquanto a gasolina, que atingiu R$ 2,89, está por volta de R$ 3,29.

De acordo com o Presidente Regional do sincopetro, Oswaldo Nunes Manaia Júnior, essa a redução do preço ocorrida na segunda quinzena de julho foi uma promoção.

Foto

: Div

ulga

ção

Page 5: Jornal Radar News - Ed. 97

RADAR NEWS | PRIMEIRO CADERNOCIRCULAÇÃO RIBEIRÃO E REGIÃO

DE 31 DE JULHO A 06 DE AGOSTO DE 2015

5Reportagem Especialpor Thiago Cruz

Fonte Thompson Reuters

“Não foi fácil buscar uma nova posição no mercado. Precisei ter muita determinação O segredo é não desanimar”.José Floriano Melo,VendedorÉ possível superar a atual crise econômi-

ca enfrentada pelo Brasil? Essa tem sido uma das principais questões discutidas em todo o País nos últimos meses. A busca pela superação diante de resulta-

dos negativos da economia é um dos desafios tanto para empresários, quanto para empregados e para aqueles que tentam uma vaga no mercado de trabalho.

Contra a maré desse mau desempenho econômico, ainda existem brasileiros que acreditam em melhorias. O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (icec) fechou em junho com alta de 0,6%, na série livre de influência sazonal, segundo a Confederação Nacio-nal do Comércio de Bens, serviços e Turismo (CNC). Conforme a entidade, o rompimento na sequência de queda, iniciada em setembro do ano passado, levou em consideração a perspectiva de uma segunda metade de ano melhor para determinados segmentos do varejo.

O resultado positivo do icec na comparação mensal foi influenciado principalmente pela alta, pelo segun-do mês consecutivo, do índice que mede o grau de otimismo do empresário do comércio, com um cres-cimento de 3,8%. O subíndice que mede o avanço do otimismo dos empresários em relação à economia cresceu 7,7% em relação ao mês anterior.

Na opinião do Presidente da Associação Comercial e industrial de Ribeirão Preto (ACiRP), Antonio Car-los Maçonetto, esse otimismo é essencial para supe-rar crises. “Neste momento, aprendemos que não se pode colocar todos os ovos em uma única cesta. Dessa maneira, é preciso ser criativo e inovador para abrir novos caminhos, encontrar novas formas de fazer ne-gócios, maneiras diferentes de se economizar, fazer o mesmo (ou até mais) com menos. Crises vem e vão, mas o bom empreendedor sabe contorná-las e seguir em frente”, avalia.

O economista do sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto (Sincovarp), Marcelo Buosi, afir-ma que a crise pode estar em um dos seus momentos mais intensos. No entanto, Buosi diz que as pessoas precisam entender que assim como acontece em uma empresa, o mundo também passa por reestruturações e, neste caso, controlar os gastos tem sido a palavra de ordem. “Um frase que sempre falo: o mundo não vai parar. Diante disso, devemos nos movimentar e buscar meios para driblar essa má fase.”

Apesar dos efeitos do baixo desempenho da economia, especialistas afirmam que resultados positivos são possíveis

Na contramão da crise

O economista disse que a empresa que conseguir oferecer um preço mais em conta terá mais chances de conquistar o consumidor. Além disso, Buosi aconselha que as empresas que querem se manter no mercado devem economizar em diversos pontos. “Reduzir os supérfluos é primordial nesta época”, detalha.

Outra sugestão do economista do sicovarp é o investimen-to em treinamento para os funcionários nesta fase crítica da economia. “Uma consultoria ou um suporte motivacional po-dem render bons resultados para a empresa.”

O Global Business e instrutor de Treinamento da Escola de Negócios Master Mind, Anderson Pita, afirma que os pro-dutos estão cada vez mais parecidos em qualidade e custo, desta forma o atendimento é o maior diferencial. Para Pita, os consumidores estão com menos tempo para fazer cotações e estão mais carentes de bom atendimento. “Os comerciantes que compreenderem esta necessidade de mercado e atendê-la

Escapando da crise no mercado de trabalho

O vendedor ribeirão-pretano José Floriano Melo, de 41 anos, conse-guiu, neste ano, driblar a crise ao se recolocar no mercado de trabalho em menos de quatro meses. Em março, a revendedora de máquinas agrícola que Melo trabalhou, por seis anos, o demitiu juntamente com outros funcionários. Neste mês de julho, o vendedor foi contratado por uma empresa especializada em peças automotivas. “Não foi fácil buscar uma nova posição no mercado. Precisei ter muita determinação e distribuir vários currículos. O segredo é não desanimar”, relata.

Para quem está em busca de uma vaga no mercado de trabalho nes-ta fase crítica da economia, a Diretora da Talento RH, Claudia Cas-tro, aconselha ser persistente para conseguir uma nova oportunidade. “Também destaco que é um momento para ter cuidado com as esco-lhas, apesar de muitas das vezes a necessidade gritar mais alto”, alerta.

Claudia também reforça ao dizer que nesta fase de crise os profissio-nais necessitam de muita dedicação, empenho, consistência e muita eficácia. “Seja para seu cliente/colega interno, para seu líder ou para seu cliente final”, afirma.

O Presidente da Acirp sugere paciência, perseverança e capacitação para conquistar um novo emprego neste período. “Manter-se informa-do sobre os rumos de sua área de interesse e atualizado em relação a sua profissão também podem render bons frutos.”

Anderson Pita avalia que o mercado é comparador de mão de obra qualificada e também afirma que dominar mais de um idioma ajuda bastante para quem almeja uma posição mais elevada. “Outro fator importantíssimo é estar disposto a ocupar funções diferentes de sua formação. A flexibilidade se tornou um diferencial competitivo. Em momentos de guerra, os generais buscam os soldados mais prepara-dos”, acrescenta.

Foto

: Div

ulga

ção

se destacará.”O instrutor conta que conhece uma loja de roupa infantil

na cidade de João Pessoa (PB), em que as funcionárias são treinadas para atender primeiro as crianças e depois os pais. “isso já é um diferencial. Para aprimorar, elas contam his-tórias para as crianças, uma vez por semana. Assim, conse-guem um bom movimento para a loja. Usar a criatividade e o encantamento para fidelizar seus clientes é muito importante. Hoje, o atendimento é o produto diferencial”, finaliza.

Page 6: Jornal Radar News - Ed. 97

RADAR NEWS | PRIMEIRO CADERNOCIRCULAÇÃO RIBEIRÃO E REGIÃO

DE 31 DE JULHO A 06 DE AGOSTO DE 2015

6

Foto

: Div

ulga

ção

Ponto de Vista

RN - Qual a importância de os empresários bus-carem a inovação, ainda mais nesta época de crise econômica?Leopodo Andretto: sem dúvida alguma a inova-ção é a principal estratégia para ser adotada em cenários como o atual que é extremamente com-petitivo, globalizado e de muitas incertezas. Os Estados Unidos da América saíram fortalecidos da sua crise, em 2008, devido à sua enraizada prá-tica de inovação em três níveis: empresarial, insti-tucional e profissional.

RN - O que precisa ser feito para estimular a busca por inovação no Brasil?Andretto: Muito ainda precisa ser feito. Nosso País infelizmente está entre as últimas colocações no ranking mundial de países inovadores. Posição

Pilares da vitóriaEspecialistas falam das vantagens dainovação e da liderança no mercado de trabalho

Ao enfrentar períodos turbulentos na economia muito se discute sobre qual caminho trilhar para não se afundar com os resultados críticos do País. Para alguns especialistas a inovação e a liderança são gran-des ferramentas para enfrentar este baixo desempe-nho econômico. Leopoldo Andretto, Coordenador de cursos de Gestão para executivos brasileiros na Uni-versidade da Califórnia, afirma que a inovação é fun-damental neste mercado competitivo. Já o empresário e instrutor do Master Mind, Rogerio silva, diz que bons resultados surgem a partir de uma boa liderança.

THIAGO [email protected]

essa fruto de uma falta de política governamental para estímulo da inovação, falta de interação en-tre Universidade/Empresa, excesso de burocracia e política inadequada do Ministério da Educação quanto às pesquisas.

RN – Como você define um empreendedor de sucesso? Andretto: Para ter sucesso como empreendedor é necessário praticar intensamente a inovação, fazer planejamento estratégico pesquisando necessida-des dos consumidores não atendidas ou mal aten-didas. É preciso saber trabalhar em equipe, não ter aversão a riscos e ter capital inicial suficiente (ou acesso ao mesmo).

RN - Qual a sua mensagem para quem busca ser um empreendedor neste cenário de crise?Andretto: “saiam da caixa”, viajem para fora, procurem pesquisar o que se faz em países líderes em inovação no mundo (EUA e países nórdicos) e tragam as novidades que ainda não chegaram ao nosso País, adaptando-as à nossa cultura, demo-grafia e economia.

RN - Qual a sua avaliação sobre a criação de patentes no Brasil nos últimos dois anos? Andretto: Nosso número de registro de patentes internacionais é uma das menores do mundo. Para se ter uma ideia, uma única multinacional com sede em san Diego, Califórnia (a Qualcomm inc., na qual os grupos de executivos que levamos ao EUA fazem uma visita técnica) em apenas 30 anos de existência registrou mais de 16 mil patentes interna-

cionais, sendo que no Brasil no ano passa-do as empresas e universidades registraram apenas cerca 500.

RN - Qual a importância de um líder na sociedade humana?Rogerio Silva: A palavra LÍDER vem do inglês (LEADER), que significa coman-dar, chefiar, guiar, o líder é aquele que indica o caminho, que dá as diretriz, que constrói objetivos bem definidos, que tem convicção suficiente para fazer com que as pessoas acreditem nele. Por isso, uma sociedade sem um grande liderança ela é frágil, observe o momento em que o Brasil esta enfrentando, isso é resultado de uma liderança mal consolidada.

RN - Quais são as principais atividades atribuídas à liderança que realmente fa-zem a diferença no mercado de trabalho?Silva: O que digo sempre é que as com-petências mais admiradas de um líder são competências emocionais. Robert Wong, conhecido como caçador de talentos, que trabalha com grandes executivos, diz que são duas as qualidades mais procuradas nos lideres: resistência a frustração e ca-pacidade de resolver problemas, na minha visão são essas as atribuições.

RN - Devido as constantes mudanças das em-presas, existe um modelo ideal para liderar?

Silva: A capacidade de adaptação, hoje existe um desafio muito grande da liderança entre gerações. No co-meço do ano, participei de um pro-cesso sucessório de uma média em-presa no interior paulista, e lá tinha o grande resultado que a liderança conservadora já havia alcançado e a grande quantidade de informações que a nova geração queria colocar em prática. Como resolver isso? É necessário muita flexibilidade, en-contrar o equilíbrio, liderar o mundo em constante transformação requer muita habilidade.

Leopodo Andretto

Rogerio Silva

Compartilhe:http://goo.gl/sBmm4x

Page 7: Jornal Radar News - Ed. 97

RADAR NEWS CIRCULAÇÃO RIBEIRÃO E REGIÃO

DE 31 DE JULHO A 06 DE AGOSTO DE 2015

7

Para todos os estilos e gostosCom o Dia dos Pais se aproximando, veja as dicas para presentear sem estourar o orçamento

Datas importantes para a família, como o Dia dos Pais, a ser come-morado no próxi-

mo dia 9, não precisam passar em branco porque a situação econômi-ca é desfavorável para uma grande parcela da população. Caso sua renda esteja totalmente comprome-tida e não permita nenhum tipo de extravagância de consumo, esse é o momento de usar a criatividade para presentear.

O superintendente do serasaCon-sumidor, Julio Leandro, aconselha, para não comprometer a situação das finanças em casa, a comprar o presente o quanto antes e pagar à vista. “É preciso ficar atentos para não haver um descontrole do orçamento, porque as prestações podem se sobrepor umas às outras. se não tiver jeito, parcele em no máximo duas vezes”, afirma.

Confira algumas sugestões para deixar a data ainda mais especial sem pesar no seu bolso:

- Evite comprar presentes caros para não comprometer ainda mais a renda.

- Evite parcelamentos de longo prazo, pois eles aumentam o ris-

co de descontrole e podem levar à inadimplência.

- invista em presentes criativos: • Meias, gravatas, cintos, lenços,

chaveiros, porta cartões e porta-retratos. Algumas lojas de Ribei-rão e região vendem esses produ-tos em kits, com preços bastante acessíveis.

• Livros: se seu pai gosta de ler, você pode adquirir um exemplar em livrarias e lojas especializadas com preços acessíveis.

• Kit carro: pais que gostam de cuidar do carro vão gostar de receber um kit com produtos de limpeza automotivos. Capriche na apresentação, montando uma cesta com alguns desses itens.

• Kit barba: um conjunto com lâ-mina, espuma de barbear e loção pós-barba pode ser encontrado por preços acessíveis em várias lojas. Normalmente, comprar os produtos separadamente barateia ainda mais o custo final.

• Bombons/trufas: várias lojas de Ribeirão e região têm promo-ções de chocolates durante datas comemorativas.

• Bebidas: uma boa pesquisa de preços em adegas ou supermerca-dos pode garantir uma garrafa da bebida predileta de seu pai por um preço razoável.

Promoções para atrair clientes

Para comemorar o Dia dos Pais, os shoppings de Ribei-rão oferecem diversas opções de lazer, cultura e gastrono-mia. Esses empreendimentos contam com restaurantes que possuem cardápios exclusivos e especializados para esta data especial. Além disso, estes centros de compras realizam campanhas promocionais de Dia dos Pais. No iguatemi, de 30 de julho até 16 de agosto, os clientes poderão concorrer a um Audi A3 sedan, a cada R$ 400 em compras. No igua-temi, de segunda a quinta-fei-ra, os cupons são em dobro. Já o Novo shopping, a par-tir do sábado (1/8), fará uma campanha que sorteará cinco televisores de 48” - samsung - Curved 3D e um automóvel Renault Fluence Dinamique 2.0 - 0 km. Para concor-rer aos prêmios e incrementar o presente do pai, os clientes devem trocar as notas fiscais, a cada R$ 300 em compras, por um cupom no posto da campanha instalado próximo à Praça de Eventos.

Foto

: Div

ulga

ção

Comércio de Ribeirão Preto terá horário especial para o Dia dos Pais

O comércio de Ribeirão Preto está confiante e aposta nas compras do Dia dos Pais para alavancar as ven-das do mês de agosto. As compras devem girar entre R$ 60 a R$ 100, principalmente com presentes de uso pessoal, como acessórios, calçados e vestuário. Entre os mais vendidos, estão os eletrônicos, smartphones e tablets. “No comércio de Ribeirão Preto, o público en-contra uma grande variedade de itens com preços atra-tivos”, explica Paulo César Garcia Lopes, Presidente do sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto e região (sincovarp).

Lopes afirma que essa será uma grande oportunidade para que o consumidor possa pesquisar preços e fazer bons negócios. “Essa data abre com chave de ouro o segundo semestre do ano. A expectativa é que as datas festivas possam impulsionar a economia no segundo semestre”, conclui.

Horário de funcionamento do comércio7 de agosto (sexta-feira) – das 8h às 22h 8 de agosto (sábado) – das 9h às 18h

Rogerio Silva

Page 8: Jornal Radar News - Ed. 97

RADAR NEWS - ciRculAção RiBEiRão E REGião - DE 31 DE JulHo A 06 DE AGoSTo DE 2015/Mix

Page 9: Jornal Radar News - Ed. 97

RADAR NEWS - ciRculAção RiBEiRão E REGião - DE 31 DE JulHo A 06 DE AGoSTo DE 2015 RADAR NEWS - ciRculAção RiBEiRão E REGião - DE 31 DE JulHo A 06 DE AGoSTo DE 2015/Mix

Page 10: Jornal Radar News - Ed. 97

RADAR NEWS - ciRculAção RiBEiRão E REGião - DE 31 DE JulHo A 06 DE AGoSTo DE 2015/Mix

Page 11: Jornal Radar News - Ed. 97

RADAR NEWS - ciRculAção RiBEiRão E REGião - DE 31 DE JulHo A 06 DE AGoSTo DE 2015 RADAR NEWS - ciRculAção RiBEiRão E REGião - DE 31 DE JulHo A 06 DE AGoSTo DE 2015

Ministério da Saúde convoca população para fazer teste da Hepatite C

Vacina contra a Dengue mostra mais eficácia em maiores de 9 anos

Pró-Sangue reforça a importância da doação no período de frio

Pesquisa da USP de Ribeirão revelamais benefícios do aleitamento materno

O Ministério da saúde está convocando a população para fazer o teste da Hepatite C e se vacinar contra as Hepatites A e B. O teste pode ser feito nos postos da rede pública de saúde. A recomendação é feita especialmen-te para pessoas com mais de 40 anos.

O Ministério da saúde considera pri-mordialmente esta faixa etária porque nas décadas de 80 e 90 havia mais uso de drogas injetáveis, transfusões de sangue e hemodiálise com menor controle e sexo desprotegido.

Considerado pelo Ministério da saúde um grave problema de saúde pública, a hepati-te é uma inflamação do fígado. Pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. são doenças silenciosas que nem sempre apre-sentam os sintomas predominantes, como cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos ama-relados, urina escura e fezes claras.

Contra as hepatites A e B existe imuniza-

Artigo publicado nesta semana, na revista New England Journal of Medicine mostra que a vacina contra a Dengue, do laboratório francês Sanofi Pasteur, tem maior eficácia em pessoas maiores de 9 anos. Como o imunizante foi testa-do em pessoas de até 60 anos, este é o limite da indicação do produto.

O imunizante, de forma geral, mostrou eficácia de 60,8% contra os quatro sorotipos da doença, taxa de redução de hospitalização de 80,3% e diminuição de 95,5% de casos graves da Dengue. Uma vez aprovada, a imunização será

ção, a primeira para crianças entre 1 e 2 anos de idade e a segunda, em três doses, para quem tem até 49 anos. As duas vacinas podem ser tomadas durante todo o ano nos postos de vacinação do sistema Único de saúde.

Uma pesquisa na Escola de Enfermagem de Ribei-rão Preto (EERP) da UsP constatou que o aleitamen-to materno garante menores taxas de diarreia aguda, infecções do trato respiratório e a menor mortalidade de crianças por essas doenças.

Os resultados do estudo mostraram, ainda, que crianças que não mamaram tiveram 2,6 vezes mais chances de ter diarreia. Outros dados chamaram a atenção, como a constatação de que o uso da chupeta, especialmente durante o dia, pode elevar em quatro vezes as chances de a criança parar de mamar o pei-to, quando comparada com crianças que não usam. E, ainda que as crianças que não usaram mamadeira apresentaram 16 vezes mais chances de receberem o aleitamento materno.

A Fundação Pró-sangue reforça a importância da doação em todo o Estado de são Paulo, principalmente neste período de clima frio, quando, normalmente, o número de doadores re-duz em média 30%. “Este é um período em que as pessoas estão menos dispostas a saírem de casa, por exemplo, até para passear, e se esquecem da necessidade e importância da doação de sangue. Então, cabe a nós relembrar a população a fazer o seu ato solidário e continuar doando”, declara a médica do setor de captação da Fundação Pró-sangue, Fátima Hangai.

A médica lembrou que outros fatores, como o aumento das infecções respiratórias no in-

Foto

: Div

ulga

ção

feita em três doses, com intervalos de seis meses.

A vacina aguarda registro da Agência Nacional de Vigilância sanitária (Anvisa) desde março, quando a sanofi entrou com pe-dido, mas a agência reguladora não deu prazo para o fim da aná-lise do pedido. segundo sheila Homsani, diretora médica da sa-nofi Pasteur, até o final do ano o laboratório espera conseguir o registro da vacina em 20 países. O levantamento publicado hoje é uma junção dos estudos feitos na América Latina e na ásia.

Foto

: Div

ulga

ção

É sempre preocupante uma ex-pressão, triste e desanimada. Há que reagir. Tudo fica mais fácil quando conquistamos a beleza de um sorriso sincero, expressão máxima da felicidade. Fique cer-to da máxima que define bem: “O sorriso é a curva mais bonita no corpo de qualquer pessoa”.

O poeta Arnaldo Padovani acon-

Sorrir é Fundamental! Para isso, cuide sempre dos seus dentes!

[email protected]

cirurgião dentista - CRO 80351DR. EDUARDO LANDI

Foto

: Div

ulga

ção

selha que “ainda que haja noite no coração, vale a pena sorrir para que haja estrelas na escuridão”. sem dúvida, em quaisquer circunstân-cias e desafios de nossa vida e do desconhecido futuro, lembremo-nos de sorrir. Diretamente pode não acabar com um problema, mas será de grande ajuda para encontrar o caminho que leve a solucioná-lo.

verno, resfriados, gripes e os meses de fé-rias que coincidem com o período, também têm influência na diminuição dos candida-tos à doação e sugere que o ato solidário seja feito com antecedência, levando em consideração estes aspectos.

Page 12: Jornal Radar News - Ed. 97

RADAR NEWS | SEGUNDO CADERNOCIRCULAÇÃO RIBEIRÃO E REGIÃO

DE 31 DE JULHO A 06 DE AGOSTO DE 2015

12

2º CADERNO

No dia 27 de agosto, às 20 horas, acontece o show do novo DVD de Leonardo e Eduardo Costa, “Cabaré”, em prol do Hospital do Câncer de Barretos. O evento beneficente tem

como parceiro este ano a Virazóm, Buffet Palato e diversas empresas patrocinadoras.

Com 200 mesas disponíveis, os convites variam de 350 a 500 reais, com jantar completo, água, refrigerante, cerveja e whisky open bar. O evento também está oferecendo também mesas para empresas que tenham interesse em patrocinar.

Este ano, o evento é iniciativa de amigos e familiares de Eduardo e Julia Caiado, como uma homenagem ao casal que organizou as duas edições anteriores. Em 2013, o show beneficente foi com a dupla Zezé di Camargo e Luciano e, em 2014, com a dupla Bruno e Marrone. Os artistas doaram cachês e os lucros para o Hospital do Câncer de Barretos.

Sobre o showsucesso no Brasil inteiro, o show Cabaré traz muitas

músicas de sucesso do universo sertanejo. Além disso, os artistas interagem muito com o público, contam histórias e fazem brincadeiras com a plateia.

Leonardo e Eduardo da Costa, dois dos maiores nomes da música sertaneja, trazem agora ao mercado o projeto Cabaré, que marca a concretização de um sonho dos dois

SERVIÇOO que: show Cabaré – Leonardo e Eduardo Costaquando: 27 de agosto de 2015Hora:À partir das 20hOnde: Taiwan Safira

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

Em prol do Hospital do Câncer de Barretos

artistas. O CD é composto por 16 faixas com canções clássicas do sertanejo que por muito tempo embalaram os Cabarés como “Blusa Vermelha”, “ Vestido de seda”, “Borbulhas de Amor”, etc. O álbum ainda marca também a primeira vez que Leonardo grava um projeto com outro parceiro, após a morte de Leandro.

Para Leonardo e Eduardo Costa, Cabaré é a realização de um sonho. Para o mercado e os amantes da música sertaneja, o álbum marca o encontro de dois dos maiores nomes do gênero. Uma mistura que não poderia dar outro resultado: um espetáculo belíssimo e inesquecível. Eduardo Costa, atua pela primeira vez ao lado do amigo como uma dupla sertaneja. Cabaré é inédito e inesquecível para Leonardo, Eduardo Costa e, principalmente para os amantes da música sertaneja.

Mais informações: 16. 3620-2266.

Show “Cabaré”, com Leonardo e Eduardo Costa, une solidariedade e boa música em Ribeirão Preto

Page 13: Jornal Radar News - Ed. 97

RADAR NEWS | SEGUNDO CADERNOCIRCULAÇÃO RIBEIRÃO E REGIÃO

DE 31 DE JULHO A 06 DE AGOSTO DE 2015

PATRIcIA [email protected]

Tim e Marcos Botelho

Marcelo Lania Garcia e Reza Lania

Vinicius Bazan e Felix Diez

Tania Mansur e Rodrigo Mari

Luciane , Laura, Lais e Cassio Gonçalves Betini

Ieda Daniel e Leticia Daniel Coelho

José Luiz Camarero Neto

Nicolas Braga

Fred Balbino e Camila SoaresEdson Vieira, Elaine Faria e Arthur

Anelise Laguna e Natalia Ienco

Roberto Eleutério, Cristian Burigo e Eduardo Grasso

Confira mais fotos:

REDE SOcIAl

instagram.com/redesocialrn

Hiperativo em Ribeirão

Sunset Run Festa Julina

O comediante Paulo Gustavo esteve em Ribeirão Preto, no dia 23 de julho, com seu espetáculo de stand up, o Hiperativo. A apresentação aconteceu no Centro de eventos do Ribeirãoshopping em uma parceria entre a Virazóm e o centro de compras e abordou muitos detalhes da vida do artista.

As empresas Bild D e s e n v o l v i m e n t o imobiliário e Vitta Residencial promoveram no dia 16 de julho mais uma tradicional Festa Julina, no Espaço Golf, em Ribeirão Preto (sP). Cerca de 340 profissionais participaram do evento, que contou com a atração musical da dupla sertaneja Júlio Cesar e Adriano.

Foto

s: P

aulo

Mes

trin

erFo

tos:

Div

ulga

ção

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

Com mais de 100 atletas, a tradicional equipe da Clínica Corpore de Ribeirão participou da sunset Run, realizada na Fazenda santa Maria. Os atletas do centro de treinamento desfrutaram de toda a infraestrutura das tendas da clínica com conforto e exclusividade.

13

Loja conceito A Eduardo Convites, com tradição de 53 anos no mercado gráfico de Ribeirão Preto, passa a atuar com convites de casamentos e festas, criação, papelaria personalizada, papelaria especial para corporativo a partir deste semestre.Tudo com setor próprio dentro da Gráfica.Foto: Eduardo Zanetti Trindade

Relatos do Nepal O Absolutto Bar e Gastronomia promoveu, no dia 28 de julho, um evento com a participação do jornalista Gustavo Junqueira, sócio fundador da Conceito Comunicação, que contou a sua experiência durante a viagem de três meses, realizada entre abril e junho deste ano, para o Nepal. Foto: O jornalista Gustavo Junqueira

Congresso Nos dias 19, 20 e 21 de novembro, Ribeirão Preto vai receber o 1º. Congresso Nacional OPMED, que será realizado no Hotel JP. O evento é dirigido a diretores e técnicos de todos os planos de saúde, auditores, profissionais da área médica e da saúde, gestores de saúde.Foto: André Tomazella, Luis Neves, Otto Barbosa Jr, Antonio Luiz Chaguri, Tajumar Martins e Hélio issa

Curso de cupcakes No dia 23 de julho, o o Buffet Black Tie, do stream Palace Hotel, em Ribeirão Preto, promoveu um curso especial de férias: produção culinária de cupcakes para crianças. A aula foi ministrada pela cake design Lara Lacerda. Foto: A cake design Lara Lacerda

Page 14: Jornal Radar News - Ed. 97

RADAR NEWS | SEGUNDO CADERNOCIRCULAÇÃO RIBEIRÃO E REGIÃO

DE 31 DE JULHO A 06 DE AGOSTO DE 201514

HoróscopoÁries - 21/3 a 20/4Você pode enfrentar desafios e mudanças nos planos. Isso incluir coisas de trabalho, mas também assuntos pessoais, incluindo os familiares. Uma boa conversa com al-gum amigo mais experiente, que já tenha passado por isso, pode ajudar.Touro – 21/4 a 20/5 Você pode oscilar um pouco entre o otimismo e o pessimismo. E ter a humildade de desistir daquilo que está claro que não vai mais funcionar. Cuide mais de você, valorize-se mais.

Gêmeos – 21/5 a 20/6Você pode sentir um salto positivo em alguns assuntos que até então pareciam um tanto amarrados. Bons dias também para contatos, cursos, eventos e viagens. Uma semana mais movimentada, que tende a elevar seu otimismo e auto estima.

Câncer – 21/6 a 21/7Você está mais comunicativo, sabendo valorizar os pontos mais importantes. Uma ótima semana para encontros e eventos sociais, que podem abrir para novos e im-portantes contatos para o futuro. semana de ganhos e novidades.

Leão – 22/7 a 22/8 É importante estar com as pessoas mais queridas, compartilhar a vida com quem gos-ta de você. Bons dias para se agradar, fazer coisas que gosta. Bons dias para se agra-dar, comprar um presente de aniversário para você mesmo, fazer coisas que gosta.

Virgem – 23/8 a 22/9Concentre-se em se auto conhecer e ouvir suas emoções e insights. Preste atenção também nos seus sonhos. Bons dias para cuidar de você e de sua saúde, incluindo saúde emocional. Organizar bem sua rotina ajuda a resolver tudo.

Libra – 23/9 a 22/10Ótima semana para estar com amigos, participar de eventos e encontrar pessoas. Bons dias para se aliar às pessoas que podem ajudar em seus planos e estratégias profissio-nais. só tome cuidado para não perder tempo demais preocupado com a perfeição.

Escorpião – 23/10 a 21/11Por mais que você tenha trabalho e coisas para fazer, sua família também precisa da sua atenção e organizar bem as coisas e a rotina domestica ajuda também na produ-tividade intelectual e profissional.

Sagitário – 22/11 a 21/12Pense nisso e planeje. Você precisa ter contato com assuntos, lugares e pessoas di-ferentes, que vão abrir sua mente para novas ideias e caminhos. Pense em como melhorar seu currículo e aprender coisas novas.

Capricórnio – 22/12 a 20/1A semana pede mais inovação e flexibilidade. Semana boa para aquelas conversas importantes, mesmo que sejam difíceis, mas que possam resolver pendências e proble-mas em suas relações, sejam elas familiares, amorosas ou profissionais.

Aquário – 21/1 a 19/2Você precisa observar quais padrões funcionam e o que precisa ser mudado em você e sua personalidade. Aproveite também para repensar a forma como encara a vida. Aproveite essa semana para estreitar laços e alinhar as parcerias.

Peixes – 20/2 a 20/3O céu pede que você mude velhos padrões e que não fique preso no que não está dando certo. Algum assunto afetivo pode voltar, mas tome cuidado ao tentar reviver o que já devia ter terminado. Cuide mais de suas emoções.

Page 15: Jornal Radar News - Ed. 97

RADAR NEWS | PRIMEIRO CADERNOCIRCULAÇÃO RIBEIRÃO E REGIÃO

DE 31 DE JULHO A 06 DE AGOSTO DE 2015

15ESPORTENeymar concorre ao gol mais bonito da Europa

zico pede apoio da CBF para eleição à Presidência da Fifa

Brasil encerra participação no Pan em 3º lugar no quadro geral de medalhas

Vagner Love garante que não xingou Tite ao ser substituído

Depois de as câmeras de uma TV brasileira terem f lagrado Vagner Love esbravejando após substituição no empate por 1 a 1 com o Coritiba, no Couto Pe-reira, tanto o atacante quanto o técnico se explicaram. O cami-sa nove garantiu que não ofen-deu Tite e esbravejou com um lance errado da partida.

“Foi um lance de contra-a-taque, escorei a bola para o Elias, receberia livre e não aconteceu. Ai levantou a pla-ca para eu sair, foi simultâ-neo, estava chateado. Não me falaram que disseram que eu

A Uefa divulgou nesta sema-na, a lista dos dez concorrentes ao gol mais bonito da temporada 2014/2015, que além da Liga dos Campeões, inclui a Liga Europa e os torneios europeus das sele-ções de base.

Entre os candidatos estão Neymar, com um golaço so-bre o Paris saint-Germain, nas quartas de f inal da Liga dos

O ex-jogador do Flamengo e da seleção brasileira Artur Antunes Coimbra, o Zico, atu-almente técnico do Goa FC, da Índia, recorreu à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em busca de apoio para sua candi-datura à presidência da Fifa.

O pedido de ajuda foi feito em forma de uma carta envia-da à entidade, solicitando o registro de sua candidatura. A eleição está marcada para 26 de fevereiro de 2016.

Para que possa concorrer ao cargo como sucessor de Joseph Blatter, qualquer candidato precisa do apoio da confedera-ção de futebol de seu país, CBF no caso de Zico, e de outras cinco entidades.

O Brasil encerrou a participação nos Jogos Pan-Americanos de Toronto em terceiro lugar no quadro geral de medalhas. É a mesma colo-cação das últimas duas edições do evento, em Guadalajara (2011) e no Rio de Janeiro (2007). Nesta edição do Pan, os brasileiros conquista-ram 41 medalhas de ouro, 40 de prata e 60 de bronze, totalizando 141. O Brasil ficou atrás apenas dos Estados Unidos, com 103 medalhas de ouro, 81 de prata e 81 de bronze, e do Ca-nadá (78 de ouro, 69 de prata e 70 de bronze).

Wallas Taxi7812-4542

Foto

: Div

ulga

ção

xinguei o professor, soube em são Paulo, e aí procurei ele para explicar. seria desonroso da minha parte”, disse em en-trevista coletiva.

Tite tratou de defender seu co-mandado das críticas. “O lance que aconteceu em cima de um erro de contra-ataque e de situ-ações que poderiam ser melhor escolhidas. Elas não foram em relação ao técnico. O Vagner tem sido muito autêntico e eu falo especificamente para o tor-cedor que não teve desrespeito ao técnico, ao clube, ao torcedor e ao seu colega”, garantiu.

Campeões, depois de um pas-se de iniesta, que driblou todo mundo antes de entregar a bola ao brasileiro.

A lista também inclui Cris-tiano Ronaldo, vencedor do prê-mio da última edição da Liga dos Campeões, e Lionel Messi, seu companheiro no ataque do Barce-lona e Mariam Abdulai, única re-presentante do futebol feminino.

Foto

: Div

ulga

ção

Foto

: Div

ulga

ção

Foto

: Div

ulga

ção

*Valor promocional para pagamento a vista.

por apenas R$485*

A única ferramenta que você irá precisarpara furar e parafusar.

Martelete SDSPlus a bateriaWORX

Uma enorme variedade deprodutos com o melhor preço e

a mais alta qualidade!

Page 16: Jornal Radar News - Ed. 97

THAíS CAPARELLI

ColunistaComentaristade Esportes na televisão

Frase: “O verdadeirO vencedOr e aquele que planeja seus passOs sem pisar em ninguém.” marcelO crivella

EDUARDO LANDI MARCELO JABURMORAES JUNIOR

Cirurgião-dentista com especialização em periodontia

REDAçÃOMatriz: Rua Antônio Manoel Moquenco Pardal, 1027 - Ribeirânia - CEP: 14096-290 Ribeirão Preto-sPsucursal: Av. Paulista, 1471, 11º Andarsão Paulo/sP - Tel.: 11 [email protected]

ATENDIMENTO AO [email protected]: (16) [email protected]: (16) 3629-3010

CIRCULAçÃO REGIONAL:Ribeirão Preto, sertãozinho, Altinópolis, Barrinha,Batatais, Brodowski, Cassia dos Coqueiros, Cajuru, Cravinhos, Dumond,Guatapará, Jaboticabal, Jardinópolis, Morro Agudo, Orlândia, Pontal, Pradópolis, serrana, serra Azul, são Joaquim da Barra, sales Oliveira, santo Antônio da Alegria.

DISTRIBUIçÃODesde a edição de nº 52, de 22/8/2014, que o Radar News deixou de ser distribuído nos semáforos. Atualmente, o jornal circula somente nas lojas credenciadas e nos endereços de assinantes.

RADAR NEWS - CIRCULAÇÃO RIBEIRÃO E REGIÃO - DE 31 DE JULHO A 06 DE AGOSTO DE 2015

Ponto FINALPor Jamil Albuquerque

Professor epalestrante de cursos de Pós Graduação e

TreinamentosCorporativos

O perigo da acrisia

C erta vez, um amigo que trabalha como voluntário do CVV (Cen-tro de Valorização da Vida) me disse sua máxima de vida: a única questão filosófica relevante é a morte.

Ele convive muito perto de pessoas que chegam às linhas limi-tes de interromperem as próprias vidas e, o que mais me surpre-

endeu, foi sua revelação de que essas pessoas não chegam a este ponto por causa de problemas e sim porque perderam a esperança, ou seja, a capacidade de reação perante a própria vida.

E foi este amigo que me falou sobre um termo até então desconhecido por mim: acrisia. A acrisia é um termo da medicina e refere-se ao período que o paciente não tem reação alguma no enfrentamento de uma doença, ou seja, o corpo não reage. É como se o corpo, assim como as pessoas que meu amigo lida, também tivesse perdido a esperança.

Então, pego este conceito da medicina e trago para a economia. Uma economia sem reação é uma economia que passa pela acrisia, portanto, não pode existir uma economia sem crise.

Podemos pensar da seguinte maneira: a crise está para o mercado como a gripe está para o corpo humano. O corpo precisa de um ajuste, um alinhamento, pro-duzir a defesa necessária para combater a gripe.

O que está acontecendo agora em nosso País é um período de alinhamento. Pior que viver este momento, seria viver uma estagnação, viver na acrisia. O de-senvolvimento econômico no Brasil seguia por uma rota desenfreada e precisava desacelerar, da mesma maneira que uma gripe mal cuidada pode se transformar

em uma pneumonia. Pior que a inf lação é a def lação. A maioria de nós pensa “seria um sonho

se os preços caíssem”, mas a pior coisa que pode acontecer para a economia nacional é os preços não evoluírem. Por quê? Porque as pessoas não compra-riam nada, esperando que os produtos ficassem mais baratos amanhã e os empresários não produziriam, porque teriam um custo hoje e amanhã teriam que vender mais barato. Uma def lação acaba com o País muito mais rápido do que se imagina.

Perante o pavor de viver em uma crise econômica, alguns dizem “vou em-bora do Brasil”, se alguns países servem de inspiração, podemos pegar então o EUA. Os americanos dizem que são nas crises que aparecem as grandes inovações, os grandes comandos, os grandes líderes.

O binômio risco e oportunidade formado pela crise mostra que existem perdas necessárias. A crise traz dificuldades que podem ser tratadas como desafios e que nos levam a outros patamares. Afinal, sem atrito, a roda não gira. O que precisa é de olhos para enxergar.

Analisar e projetar cenários, ter a capacidade de prospectar o futuro, são dons que definem um profissional de alto desempenho. Quanto tempo a crise levará para se dissipar e pertencer apenas aos livros de história? A resposta pode estar na velocidade da inovação. Um dito popular cai bem: “não há mal que sempre dure, nem bem que nunca acabe”.

Enquanto isso, como você vai passar por este momento? Vai enxergar oportuni-dades ou entrar na acrisia? se não houver vento, reme. se tiver, ajuste suas velas.