jornal ozanam noticias - julho 2014

8
ÓRGÃO INFORMATIVO DO CONSELHO METROPOLITANO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS-SP • ANO VI | Nº 186 | JULHO 2014 Entrevista Confrade Maicon Bueno foi assistido pela SSVP e hoje é presidente do Conselho Particular Santa Luísa de Marillac Pág. 5 Concurso Pintando a Fraternidade Pág. 3 Com cursos do Projeto “Vida Nova”, Conselho Central de Cruzeiro avança no serviço ao próximo Pág. 7

Upload: ssvp-conselho-metropolitano-de-sao-jose-dos-campos

Post on 22-Jul-2016

226 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

Informativo mensal do Conselho Metropolitano de São José dos Campos, SP SSVP

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Ozanam Noticias - Julho 2014

ÓRGÃO INFORMATIVO DO CONSELHO METROPOLITANO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS-SP • ANO VI | Nº 186 | JULHO 2014

Entrevista

Confrade Maicon Bueno foi assistido pela SSVP e hoje é presidente do Conselho Particular Santa Luísa de Marillac Pág. 5

Concurso Pintando a Fraternidade

Pág. 3

Com cursos do Projeto “Vida Nova”, Conselho Central de Cruzeiro avança no serviço ao próximo Pág. 7

Page 2: Jornal Ozanam Noticias - Julho 2014

Ozanam Notícias • Julho de 20142

Jesus Cristo presente no pobre, fazer-se pobre com o pobre, ouvir suas queixas e descobrir as suas esperanças, rezando e meditando com ele o Evangelho.

O Conselho Metropolitano de São José dos Campos conta com 34 Obras So-ciais (asilos, educandários, creches, etc) e 14 Conselhos Centrais que agrupam aproximadamente 8 mil* vicentinos, distribuídos em mais de mil Conferências. Ao todo são atendidas 5 mil* famílias, às quais são distribuídas 200 toneladas* de alimentos ao mês.

*Números aproximados.

O jornal Ozanam Notícias é uma publicação mensal do Conselho Metropolitano de São José dos Campos (SP), que circula nas Conferências Vicentinas do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira.

Jornalista Responsável: Ágata Cristiane Henrique / MTB 43.486 – SP

Redação: Ágata Cristiane Henrique

Colaboradores: Ana Maria Camargo Leite, Antonio Francisco de Assis, Elizete Pereira, Geovani Ribeiro, João Henrique, Pe. José Cárdenas, Leydivânia Santana, Maicon Bueno, Vanessa Gonçalves Silva

Projeto gráfico e Diagramação: Departamento de Comunicação CM SJC

Tiragem: 7.000 exemplares Impressão: JAC Editora

As matérias assinadas e opiniões expressas são de responsabilidade de seus autores.

Expediente

DIRETORIA Presidente: Luiz Alberto Barbosa 1º Vice-Presidente: Antônio Francisco de Assis 2º Vice-Presidente: Deusdeth Dias dos Santos 1º Secretário: Maria de Jesus Dias Miranda 1º Tesoureiro: José Aparecido da Silva 2º Tesoureiro: Edson Ricotta

DEPARTAmEnTOs • COMISSÃO DE JOVENS: Vinícius Gabriel Silva de Oliveira • ECAFO: Rita de Cássia Hilário • CCA: Sônia Cristina Pereira • DECOM: Sérgio Peixoto Júnior • DENOR: Sônia de Almeida Santos Alves • ASSESSOR ESPIRITUAL: Pe. José Gerardo Pérez Cárdenas

São José dos Campos: Rinaldo Batista dos Santos Norte de SJC: Claudio Sonnewend Sul de SJC: Wanderley Rogério Castrioto Leste de SJC: Antonia Augusta Silva Paraibuna: Rafael de Souza Fonseca Jacareí: Roberto Tarciso de Abreu Caçapava: Dionísio de Camargo Taubaté: José Maria Marcondes Pindamonhangaba: José Menino de Oliveira Aparecida: Mauricio André de Lima Guaratinguetá: José Marcondes Lorena: Messias Meirelles Cachoeira Paulista: Rogerio Barbosa Cruzeiro: João Carlos Gomes Nogueira

Presidentes dos Conselhos Centrais

CONSELHO METROPOLITANODE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Conheça a SSVP

Errata

Editorial

A Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) é uma organização católica, de âmbito internacional, composta exclusivamente por leigos, fundada em Paris, em 23 de abril de 1833. Seus membros são chamados confrades e consócias, ou simplesmente vicentinos.

Semanalmente, os vicentinos se reúnem nas chamadas Conferências e nessas reuniões, meditam o Evangelho, debatem e propõem soluções para os proble-mas das famílias assistidas.

O trabalho de campo mais importante dos vicentinos é a visita domiciliar, fei-ta toda semana. Nenhum confrade ou consócia, nem mesmo seu mais alto dirigente, está isento desta missão, que se recomenda que seja feita por, no mínimo, dois membros da Conferência juntos. Em sua visita, o vicentino deve ver

Na edição de junho/2014 do Jornal Ozanam Notícias, na matéria “Encontro reúne juventude vicentina” (pág. 4), o nome correto do coordenador da Comissão de Jovens do CC Leste SJC é Omar de Assis Soares, e não “Osmar”, como foi escrito.

Seja Vicentino!Procure uma conferência vicentina na sua paróquia.

Vinculado ao Conselho Nacional do Brasil, da Sociedade de São Vicente de Paulo R. Sebastião Humel, 714 - Centro São José dos Campos-SP - CEP 12.210-200 Tel.: (12) 2139-0255 • [email protected] C om o poder e a força da oração podemos cumprir

a missão que Deus nos confiou. Para nós, cristãos vicentinos, o primeiro compromisso é com nossos irmãos assistidos, desprovidos de bens materiais e, muitas vezes, de valores morais; vítimas do esquecimento, exclusão e adversidades (Regra, pág.17).

Para aprimorarmos nosso comprometimento, podemos começar por cumprir os horários estabelecidos para as visitas semanais às famílias assistidas. O que vale também para os eventos, as reuniões e assembleias vicentinas. Afinal o outro se esforçou para vivenciarmos junto aquele determinado momento.

É um ato simples e importante, que precisa ser praticado a partir da obediência ao Evangelho e à Regra da SSVP, que nos ilumina e guia na caminhada de fé. O cristão vicentino deve ser exemplo na família, na igreja, no trabalho, onde ele estiver. Ao desempenhar seu papel com Amor e Caridade estará testemunhando Cristo e sendo obediente à missão: “Ide e evangelizai a todos” e “Ajudar o próximo faz bem”.

Uma frase que levo sempre comigo é: “Vale mais um grama de exemplo do que uma tonelada de conselhos”. Para nos impulsionar, relembro aqui a oração antes da visita aos assistidos (Regra, pág. 266): “MEU JESUS, AJUDAI-ME NO BEM QUE, EM VOSSO NOME DESEJO FAZER; PORQUE SÓ POR MIM, NÃO POSSO... ESTAI COMIGO... FAZEI QUE A VOSSA GRAÇA ILUMINE ESSE MEU IRMÃO, ENQUANTO ME OUVIR”.

Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Confrade Antonio Francisco de Assis Vice-Presidente do Conselho Metropolitano SJC

Page 3: Jornal Ozanam Noticias - Julho 2014

Ozanam Notícias • Julho de 2014 3

ESPIRITUALIDADE

Caros Confrades e Consócias do Conselho Metropolitano de São José dos Campos da SSVP, Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo! Para todos, abraço e paz no Seu nome. Mais uma vez ofereço minha contribuição ao jornal Ozanam Notícias, para que possa levar a você leitor uma refl exão que o ajudará e motivará a levar aos pobres a libertação desejada por Deus: A MUDANÇA DE ESTRUTURAS. Prosseguimos com a leitura de mais um trecho da carta escrita há seis anos pela então Presidente Internacional da AIC, Patricia Nava, e pelo Padre Geral da Congregação da Missão, Robert Paul Maloney, sobre a

Mudança de estruturas“Mudança de Estruturas”.

“(...) em anos recentes a Família Vicentina tem dirigido seus esforços com maior frequência para mudar as estruturas. É claro que, numa Família como a nossa, dar um serviço imediato e trabalhar para a mudança de estruturas não implica em excluir uma coisa da outra. Ambas constituem um imperativo. É importante, para nós, trabalhar para conhecer as necessidades imediatas dos Pobres. Por outra parte, é da máxima importância que também promovamos mudanças a longo prazo. No curso dos últimos anos, deram-se passos importantes neste sentido.

I. ANTECEDENTES

Em 2006, animado e apoiado por uma fundação, o Superior Geral da Congregação da Missão, Pe. Gregory Gay, nomeou uma Comissão para a Promoção da Mudança de Estruturas e lhe deu o seguinte mandato: “contribuir para realizar uma mudança de estruturas através do apostolado dos membros da Família Vicentina, especialmente daqueles cujo ministério é servir os Pobres oprimidos”.

Pe. José Gerardo Pérez Cárdenas, CMAssessor Espiritual do CM SJC

Destaque no concurso “Pintando a Fraternidade”No concurso “Pintando a Fra-

ternidade”, promovido pela Coor-denação Nacional de Conferên-cias de Crianças e Adolescentes, o desenho destaque do Conse-lho Metropolitano de São José

dos Campos foi o do confrade Windell Henrique, 12 anos, mem-bro da Conferência São Domingo Sávio (CP Jardim Oriente). Ele e os demais (24) “Desenho Desta-que do Metropolitano” receberam

um boneco da Turma do Vi-cente. Além deles, o concur-so premiou os seis melhores desenhos. No total, o tema da Campanha da Fraterni-dade 2014 - “Fraternidade e Tráfi co Humano” – foi re-tratado em 590 desenhos feitos pelo público infanto--juvenil da Sociedade de São Vicente de Paulo.

Confrade Windell com seu pai

Page 4: Jornal Ozanam Noticias - Julho 2014

Ozanam Notícias • Julho de 20144

Confrades e consócias da área do Conselho Particular do Bairro Cedro (CC Paraibuna) se reuniram em 25 de maio de 2014 para uma manhã de formação sobre a Espiritualidade Vicentina. O tema foi apresentado pelo presidente do CC, confrade Rafael Fonseca, para 30 pessoas.

Durante o encontro, o presidente da Conferência Nos-sa Senhora Aparecida, confrade Sinival Barros, tam-bém trouxe para a reflexão a realidade das famílias as-sistidas de hoje e como deve ser o olhar dos vicentinos diante disto.

Vicentinos participam de manhã de formação

Lar Frederico Ozanam realiza tradicional “Pamonhada Vicentina”

Nos dias 31 de maio e 1° de junho de 2014, o Lar Fre-derico Ozanam, em Jacareí (SP), realizou pelo segun-do ano consecutivo a “Pamonhada Vicentina”. O evento contou com a participação de confrades e consócias dos Conselhos Particulares de Jacareí, Igaratá e Santa Branca.

Esse ano foram necessários 350 sacos de milho (aproximadamente 14.000 espigas). Além de pamo-nhas, teve também curau, canjiquinha, suco de milho e bolos. Para a criançada pipoca, algodão doce, barraca do peixinho e cama elástica.

A renda arrecadada foi revertida para o atendimento dos 74 idosos que vivem no Lar. A presidente da Obra é a consócia Marli Aparecida Peixoto.

“Café de Ozanam” alimenta espiritualidade vicentina

O Conselho Particular São Judas Tadeu (CC SJC) re-alizou no dia 25 de maio de 2014, às 8h30, o “Café de Ozanam”. É um momento diferente que os vicentinos organizam há quatro para conversarem sobre suas ex-periências. Nesta manhã de domingo, o encontro reuniu coordenadores da ECAFO dos Conselhos Particulares, dois convidados, o presidente do CC, Rinaldo Batista dos Santos e o coordenador da ECAFO, Nivaldo Rodri-gues Simões.

A partilha foi sobre os temas: “O que você vê na pes-soa de Ozanam, como fundador da SSVP?” e “A visita ao assistido motiva você a buscar melhores condições de vida para as pessoas, através da mudança de estru-tura?”. Também meditaram o Salmo 40, 1-4. O encontro terminou às 10h30.

Page 5: Jornal Ozanam Noticias - Julho 2014

Ozanam Notícias • Julho de 2014 5

ENTREVISTA

“Chorei e abracei cada um, ‘os meus heróis (os vicentinos)’. Comi um pedaço de bolo e fui feliz para escola, pois sabia que meus irmãos teriam o que comer”

Gratidão à SSVP e amor ao próximoMaicon José Salviano Bueno é o mais velho de seis

filhos. Quando tinha 14 anos sua família foi assistida pela Conferência Nossa Senhora de Fátima e, em seguida, pela Conferência São Pio de Pietrelcina, vizinhas do bairro onde moravam, na zona rural de Guaratinguetá (SP). Sua mãe era dona de casa e seu pai estava desempregado e bebia muito. Recentemente, em 21 de junho de 2014, Maicon assumiu a presidência do Conselho Particular Santa Luísa de Marillac. Já foi vice-presidente, tesoureiro e primeiro e segundo secretário de Conferência e coordenador da Comissão de Jovens do Conselho Central de Guaratinguetá. Hoje tem 25 anos, é mecânico e um “novo Maicon”, com alegria no coração e feliz por ajudar quem um dia o ajudou.

Qual era a realidade da sua família quando começaram a receber a ajuda da SSVP?Passávamos por muitas difi-

culdades. Minha mãe era dona de casa e meu pai estava de-sempregado e bebia muito. Na época eu tinha 14 anos e meus irmãos eram pequenos. Moráva-mos na Colônia do Piagui, um bairro na zona rural de Guaratin-guetá (SP).

O que a visita semanal significava pra você? Consegue descrever uma que tenha marcado bastante?Era um alívio pra mim, pois na-

quele dia tinha certeza que eu e meus irmãos teríamos algo pra comer. Eles chegavam toda quinta-feira no final da tarde e sempre traziam pães doces e bolachas. Uma data que ficou marcada foi a segunda-feira de 15 de janeiro de 2004, dia do meu aniversário, pois não tínha-mos nada pra comer. Minha mãe estava desesperada porque não havia leite para os meus irmãos de um ano e meio e de três anos e o padeiro já não vendia mais pra gente, pois a conta estava alta demais. Enquanto nos pre-parávamos pra ir à escola, por volta de 11h, com muita fome,

prepara os escolhidos. Se eu fui escolhido é porque Ele acredita em mim.

ela até nos disse: “Pelo menos lá vocês irão comer”. Eu era mui-to apegado aos meus irmãos e vê-los passando por isto cortava o coração. Quando estávamos saindo pra pegar a Kombi es-colar, ouvimos palmas. Ao sair no portão, eram os vicentinos com um bolo, pães doces e leite. Chorei e abracei cada um, “os meus heróis”. Comi um pedaço de bolo e fui feliz para escola, pois sabia que meus irmãos te-riam o que comer. A partir daí, os vicentinos passaram a nos dar pão e leite todos os dias.

O que o levou a se tornar um confrade? Eu gostava muito de jogar fu-

tebol. Um dia os vicentinos me convidaram pra jogar com eles e aceitei. Nos reuníamos todo do-mingo de manhã numa quadra de escola. Aí veio o convite para participar da Conferência. Aos 16 anos comecei a participar da Conferência São Pio de Pie-trelcina, vinculada ao Conselho Particular Santa Luísa de Ma-rillac, do qual hoje sou presiden-te. Cheguei a pensar que não estava preparado para tal cargo, mas um amigo disse que Deus não escolhe os preparados, mas

Confrade Maicon (da dir. p/ esq.) em evento vicentino

Depois que conheceu a SSVP, o que mudou na sua vida?A SSVP foi um divisor de águas

na minha vida. Antes dela eu era uma pessoa fria, angustiada por tudo o que vivia. Depois que co-nheci o trabalho dos vicentinos nasceu um “novo Maicon”, com alegria no coração e feliz por ajudar quem um dia me ajudou. Minha vida mudou totalmente, passei a enxergar as pessoas, as situações com outros olhos. Me aproximei mais de Deus e pude conhecer melhor a história da SSVP. Quero viver bastante para ajudar o próximo, como di-zia São Vicente de Paulo: “pro-curar não dormir tanto e traba-lhar mais pra Deus”.

Page 6: Jornal Ozanam Noticias - Julho 2014

Ozanam Notícias • Julho de 20146

Inscrições abertas para o 2o módulo da ação “Desafio Jovens Caridosos”

DESTAQUE DO CNB

“Não parece que no nosso tempo nos seja necessário um suplemento de partilha fraterna e de amor? Não parece que todos temos necessidade de um suplemento de caridade? Não se trata de uma ajuda sem envolvimento, mas de uma caridade que partilha, que cuida do sofrimento do irmão. Peçamos à Virgem Santa para nos apoiar com a sua intercessão no nosso empenho de seguir Cristo no caminho da fé e da caridade, o caminho traçado pelo nosso Batismo”.

Fonte: Angelus, 12 de janeiro de 2014

Com o PapaREFLEXÃO

Já estão abertas as inscrições para o 2º módulo da ação “Desafio Jovens Caridosos”, que consiste em apresentar um “caso de sucesso” - ocorrido de 2013 até a data de inscrição - em que o jovem vicentino inscrito (entre 15 e 35 anos, com fre-quência regular comprovada por livro ata ou livro de chamada) tenha auxiliado na promoção social de uma pessoa, família ou comunidade, em consonância com as “Mudanças de Estruturas”.

A proposta visa motivar os jovens a aperfei-çoarem suas ações de caridade, com aplicação do tema Mudança de Estruturas, e divulgar as melhores práticas de serviço ao próximo.

O confrade ou consócia pode solicitar a ficha de inscrição ao Conselho Metropolitano de São José dos Campos. Quando enviada pelo correio, a data limite para inscrição será considerada a data da postagem da documentação e caso seja enca-minhada via e-mail, o horário considerado será 23h59.

O mesmo Jovem Vicentino pode fazer mais de uma inscrição. Se o mesmo “caso de sucesso” for enviado por dois jovens diferentes, será avaliado somente o primeiro.

Os jovens vicentinos interessados podem fazer sua inscrição para o 2º Módulo até 30 de setembro de 2014. Mais informações pelo e-mail da Comis-são Nacional de Jovens: [email protected]

O desafio foi dividido em três módulos. O primeiro já foi concluído.

Premiação1º lugar de cada módulo: Kit vicentino com uma bandeira da SSVP, livros vicentinos e um ano de assinatura do Boletim Brasileiro da SSVP; uma placa de honra ao mérito; e um tablete.

2º lugar de cada módulo: Kit vicentino com uma placa de honra ao mérito e uma câmera digital.

3º lugar de cada módulo: Kit vicentino com uma placa de honra ao mérito e um smartphone.

Premiação especial: O jovem que enviar o melhor “caso de sucesso” de todos os módulos ganhará uma passagem para a Jornada Mundial da Juven-tude de 2016, em Cracóvia, na Polônia.

I Retiro Espiritual do CP Campos de São José

“Amor Caridade e Ação” foi o tema do I Retiro Espi-ritual promovido pelo Conselho Particular Campos de São José (CC Leste SJC) no dia 8 de junho de 2014 na Capela Santa Cecília, em São José dos Campos (SP).

Participaram do encontro cerca de 70 confrades e consócias. A programação do encontro trouxe pales-tras, dinâmicas, momento de oração e de Adoração ao Santíssimo Sacramento.

Page 7: Jornal Ozanam Noticias - Julho 2014

Ozanam Notícias • Julho de 2014 7

“Mão na massa!” É assim que o Conselho Central de Cruzeiro tem feito a diferença na vida de muitas pessoas que buscam qualificação para conseguir um espaço no mer-cado de trabalho. Desde 2 de junho de 2011, a unidade vicentina realiza em sua sede o curso de Panificação Industrial - todos os tipos de pães (de sal, doces), salgados, doces e confeitaria básica. Os primeiros passos para a implantação deste projeto foram dados pelo confrade Altamiro Donizetti Soares Belarmi-no (Miro), enquanto presidente do Conselho Central na gestão anterior a esta.

No mês passado, 48 alunos inicia-ram a quinta turma do curso, que há um ano contempla também a população local, visto o aumento na procura por vaga. A primeira turma formou 11 pessoas, todas assisti-das pela SSVP.

Entre uma fornada e outra, muito aprendizado. “Achei que aplicaria apenas um curso, mas estou aqui até hoje. São 25 anos atuando no ramo e esta é, sem dúvida, uma experiência muito gratificante, um crescimento profissional e pessoal”, conta o padeiro e professor do cur-so, Clóvis Roberto Soares.

A última turma está dividida em quatro grupos de 12 alunos, que durante três meses se reúnem duas vezes na semana para aprender o ofício. Cada aula tem três horas de duração, sendo as duas primei-ras teóricas e as demais práticas. O produto final, principalmente os pães, é repassado ao “Sopão”, ini-ciativa vicentina que atende diaria-mente moradores de rua.

E a beleza dessa iniciativa se es-tende, literalmente, para o salão de cabeleireiro, outro curso que acon-tece na unidade vicentina de terça a sexta-feira, no período da tarde. O tempo médio para a conclusão é

Cursos de panificação e de cabeleireiro geram aprendizado e profissionalização

de seis meses a um ano, conforme o desempenho de cada aluna. A pri-meira turma completou o curso em dezembro de 2008. Para a cabelei-reira e professora desde o início, Marilda Moreira da Silva, o trabalho é prazeroso: “É ensinando, multipli-cando que crescemos. E para que a transformação social aconteça, pre-cisamos acreditar no ser humano”, afirma.

Os dois cursos fazem parte do “Projeto Vida Nova”, lançado em 2003 e que já ofereceu capacita-ções em outras áreas. Para iniciá--los o Conselho Central de Cruzeiro contou com recursos financeiros re-cebidos por meio de um “Convênio de repasse financeiro para entida-de social, proveniente de indicação parlamentar”.

Ao final dos cursos, os alunos re-cebem certificado e podem contar com a ajuda da SSVP para fazer seu currículo.

Ter feito parte dessa história é motivo de satisfação e alegria para o presidente da unidade vicentina, confrade João Carlos Gomes Nogueira, que deu vida ao curso de cabeleireiro quando era presidente do CP Cruzeiro: “É muito gratificante poder contribuir para o desenvolvimento das pessoas. Acompanhar este processo nos faz ter a certeza que é possível avançar, afinal nossa missão é servir ao próximo”.

São disponibilizadas duas vagas gratuitas para assistidos em cada um dos cursos. Para os demais inscritos o valor mensal é de R$ 50

(cinquenta reais), que custeia as despesas com apostila, matéria--prima, vestuário e ins-trumentos de trabalho.

Todas as turmas fina-lizadas até momento, nos dois cursos, so-mam 140 pessoas for-madas. A faixa etária do público atendido é de 16 a 68 anos.

Page 8: Jornal Ozanam Noticias - Julho 2014

Ozanam Notícias • Julho de 20148

Aconteceu no dia 22 de junho de 2014 a cerimônia de posse da nova diretoria do Conselho Central de Guaratinguetá. Na ocasião, os vicentinos participaram de uma missa em ação de graças.

O novo presidente é o confrade José Marcondes.

Em 29 de junho de 2014 a presi-dente do CC Leste SJC, Antonia Au-gusta Silva, empossou a nova dire-toria do Conselho Particular Jardim São Vicente. Assumiu a presidência a consócia Irani Rita Moreira Santos.

A cerimônia aconteceu na sede do Conselho Particular, após a missa das 7h, na Paróquia São Vicente de Paulo. Estiveram presentes os pre-sidentes do CP Campos São José, Maria de Fatima Diolina de Souza, do CP São Sebastião, Irene Apareci-da de Morais Rodrigues, do CP Vila Tesouro, Wanilda Cardoso Barbosa, do CP Santa Inês, Antonio Genesio Ribeiro, do Conselho Metropolitano de SJC, Luiz Alberto Barbosa, além da coordenadora do Decom e da Ecafo do CC Leste SJC, Elizete Pe-reira de Oliveira e Aparecido Silva.

A Conferência São José (CP Santo Antônio), área do CC de Paraibuna, completou 101 anos de fundação em 16 de junho de 2014. Cerca de 50 pessoas participaram da confraterni-zação, realizada após a reunião. Es-tiveram presentes a presidente e o vice-presidente do CP, consócia Ana Maria Camargo e confrade João An-tunes Bittencourt.

As idosas do Asilo Amélia Ozanam, em Tremembé (SP), receberam a visita dos vicentinos do Conselho Particular São José Operário no dia 20 de junho de 2014. Foram momentos marcantes, de muita alegria, com direito a lanche, salgadinhos, bolo e arroz. Também deram um toque especial a este momento os professores de dança Machado e Adriana e seus alunos.

Posse do CC Guaratinguetá

Nova diretoria do CP Jardim São Vicente

Conferência completa 101 anos

Conselho Central de Taubaté

A consócia Silvia Cecília França Quintanilha D’Angelo, da Confe-rência São Pedro (CP São José Operário), em Taubaté (SP), es-teve na Austrália e conheceu a loja/bazar dos vicentinos. O di-nheiro arrecadado com a venda é revertido para ajudar famílias em situação de risco social.

Vicentinos participam de missa na Paróquia São José Operário, em Tau-baté (SP). Todo segundo domingo do mês eles são os responsáveis pela equipe de liturgia e pelos músicos da missa das 18h.