jornal ozanam noticias - novembro 2014

8
ÓRGÃO INFORMATIVO DO CONSELHO METROPOLITANO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS-SP • ANO VI | Nº 190 | NOVEMBRO 2014 ENTREVISTA Confrade Amarildo Pereira de Souza, um caso de sucesso do Departamento Nacional de Conferências de Crianças e Adolescentes Pág. 7 Congresso da Região IV apresenta tema para 2015 Pág. 4 “Torneio de futsal” agita comemoração de centenário Pág. 3

Upload: ssvp-conselho-metropolitano-de-sao-jose-dos-campos

Post on 22-Jul-2016

220 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Informativo mensal do Conselho Metropolitano de São José dos Campos, SP SSVP

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Ozanam Noticias - Novembro 2014

ÓRGÃO INFORMATIVO DO CONSELHO METROPOLITANO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS-SP • ANO VI | Nº 190 | NOVEMBRO 2014

ENTREVISTA

Confrade Amarildo Pereira de Souza, um caso de sucesso do Departamento Nacional de Conferências de Crianças e Adolescentes Pág. 7

Congresso da Região IV apresenta tema para 2015 Pág. 4

“Torneio de futsal” agita

comemoração de centenário

Pág. 3

comemoração de centenáriocomemoração de centenário

Page 2: Jornal Ozanam Noticias - Novembro 2014

Ozanam Notícias • Novembro de 20142

Jesus Cristo presente no pobre, fazer-se pobre com o pobre, ouvir suas queixas e descobrir as suas esperanças, rezando e meditando com ele o Evangelho.

O Conselho Metropolitano de São José dos Campos conta com 34 Obras So-ciais (asilos, educandários, creches, etc) e 14 Conselhos Centrais que agrupam aproximadamente 8 mil* vicentinos, distribuídos em mais de mil Conferências. Ao todo são atendidas 5 mil* famílias, às quais são distribuídas 200 toneladas* de alimentos ao mês.

*Números aproximados.

O jornal Ozanam Notícias é uma publicação mensal do Conselho Metropolitano de São José dos Campos (SP), que circula no Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira.

Jornalista Responsável: Ágata Cristiane Henrique / MTB 43.486 – SP

Redação: Ágata Cristiane Henrique

Colaboradores: Carlos Ribeiro, Elisa Catarina Santos, João Henrique, Júlio Teixeira, Pablo Ivair Freitas, Padre José Cárdenas, Paulo Roberto Vadô, Vanessa Gonçalves Silva

Projeto gráfi co e Diagramação: Departamento de Comunicação CM SJC

Tiragem: 7.500 exemplaresImpressão: JAC Editora

As matérias assinadas e opiniões expressas são de responsabilidade de seus autores.

Expediente

DIRETORIAPresidente: Luiz Alberto Barbosa1º Vice-Presidente: Antônio Francisco de Assis2º Vice-Presidente: Deusdeth Dias dos Santos1º Secretário: Maria de Jesus Dias Miranda1º Tesoureiro: José Aparecido da Silva2º Tesoureiro: Edson Ricotta

DEPARTAMENTOS• COMISSÃO DE JOVENS: Vinícius Gabriel Silva de Oliveira• ECAFO: Rita de Cássia Hilário• CCA: Sônia Cristina Pereira• DECOM: Sérgio Peixoto Júnior• DENOR: Sônia de Almeida Santos Alves• ASSESSOR ESPIRITUAL:Pe. José Gerardo Pérez Cárdenas

São José dos Campos: Rinaldo Batista dos SantosNorte de SJC: Claudio SonnewendSul de SJC: Wanderley Rogério Castrioto Leste de SJC: Antonia Augusta SilvaParaibuna: Rafael de Souza FonsecaJacareí: Roberto Tarciso de AbreuCaçapava: Dionísio de CamargoTaubaté: Vicente Benedito PelóggiaPindamonhangaba: José Menino de OliveiraAparecida: Maurício André de LimaGuaratinguetá: João Marcondes dos Santos Filho Lorena: Messias MeirellesCachoeira Paulista: Rogerio BarbosaCruzeiro: João Carlos Gomes Nogueira

Presidentes dos Conselhos Centrais

CONSELHO METROPOLITANODE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Conheça a SSVP

Editorial

A Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) é uma organização católica, de âmbito internacional, composta exclusivamente por leigos, fundada em Paris, em 23 de abril de 1833. Seus membros são chamados confrades e consócias, ou simplesmente vicentinos.

Semanalmente, os vicentinos se reúnem nas chamadas Conferências e nessas reuniões, meditam o Evangelho, debatem e propõem soluções para os proble-mas das famílias assistidas.

O trabalho de campo mais importante dos vicentinos é a visita domiciliar, fei-ta toda semana. Nenhum confrade ou consócia, nem mesmo seu mais alto dirigente, está isento desta missão, que se recomenda que seja feita por, no mínimo, dois membros da Conferência juntos. Em sua visita, o vicentino deve ver

Seja Vicentino!Procure uma conferência vicentina na sua comunidade.

Vinculado ao Conselho Nacional do Brasil, da Sociedade de São Vicente de PauloR. Sebastião Humel, 714 - CentroSão José dos Campos-SP - CEP 12.210-200 Tel.: (12) 2139-0255 • [email protected]

Mudança pra quê?Em breve, ouviremos mais a respeito de Mudanças de Estruturas na

SSVP. Caso você ainda não tenha ouvido falar, procure acompanhar os textos do Pe. José Gerardo sobre o assunto, mensalmente publicados neste jornal.

A pergunta que devemos fazer nesse momento é “mudar pra quê?”.Se observarmos a realidade em que vivemos, podemos concluir que

ela deve ser bastante diferente daquela em que viveram São Vicente e Frederico Ozanam. Eles trabalharam para mudar a realidade de suas épocas, que consideravam injustas para os menos favorecidos.

Imagino que vendo a SSVP, eles (patrono e fundador) fi cariam impressionados com a “rede de caridade” mundial que existe hoje. Porém, fi cariam desapontados com a falta de resultados que ela produz para seus assistidos. Lembrando que a Caridade idealizada por eles não se resumia ao assistencialismo. Onde está a mudança da realidade (estruturas), tão necessária agora quanto naquele tempo?

Nos dias atuais, a realidade é diferente dos séculos 17 e 19: os assistidos não são apenas as pessoas desfavorecidas por doenças, idade ou casta em que nasceram. Hoje, os assistidos da SSVP vivem nas mesmas condições que muitos de seus próprios membros. Somos “pobres amparando pobres”, vítimas de regras injustas da sociedade. Todos temos os mesmos direitos e deveres e podemos concluir também que todos temos sonhos e desejos de uma vida plena. Devemos refl etir, então, se estamos direcionando nossos esforços, de reuniões e visitas a formações e outras atividades, em benefício destes assistidos, para que consigam viver sem nosso auxílio.

Uma pergunta sempre leva à outras: o que devemos mudar? Qual estrutura? De que maneira?

Percebemos assim que ainda há trabalho a fazer. E para que se realize a mudança de estruturas, há também trabalho que devemos deixar de fazer, já que mudar signifi ca muitas vezes abandonar atividades e hábitos que não funcionam mais. Isto tudo em prol de outras práticas que funcionem melhor para alcançar nosso objetivo: a promoção dos assistidos. Como uma rede de pesca, também precisamos de constante manutenção e reforço para continuar sendo úteis ao seu propósito.

Nesse sentido, os presidentes de Centrais, Particulares, Conferências, os Coordenadores dos Departamentos e outros líderes vicentinos precisam liderar: precisam apontar o caminho e orientar os membros de suas unidades nessa nova direção.

Comece questionando: precisamos mudar as estruturas? Estamos obtendo resultado na promoção dos nossos irmãos assistidos?

“Ainda que a fi rmeza seja necessária para atingir o fi m a que nos propomos em nossas boas obras é, contudo, necessário empregar muita ternura nos meios”. (São Vicente de Paulo)

Confrade Sergio Peixoto JuniorCoord. do DECOM do CMSJC

Page 3: Jornal Ozanam Noticias - Novembro 2014

Ozanam Notícias • Novembro de 2014 3

organizou o evento em conjunto com o professor Luciano Edson Lopes.

Após os jogos, houve a entrega de troféus aos vencedores e de meda-lhas a todos os participantes.

ESPIRITUALIDADE

“Mudança de estruturas” é um conceito contemporâneo. No tempo de São Vicente não era conhecido, mesmo se o próprio São Vicente expressou muitas idéias relacionadas com isso. Quando reuniu o primeiro grupo de mulheres para formar uma “Confraria de Caridade”, em Châtillon-les-Dombes, em novembro de 1617, declarou, no Regulamento que escreveu para elas, que às vezes os Pobres sofrem mais por falta de “ordem” que por falta de pessoas caridosas. Continuou animando seus seguidores a examinarem

A Espiritualidade que está na base da mudança de estruturas

os vários elementos da vida dos Pobres, para conhecer suas necessidades mais importantes: alimentação, cuidados de saúde, educação, trabalho, formação espiritual, etc. Hoje em dia, temos consciência de que os Pobres vivem dentro de um sistema social em que muitos destes elementos não existem, num sistema que, se for mudado, pode ajudar as pessoas a sair da pobreza.

Há três frases-chaves na tradição vicentina, que concretamente nos impelem a fazer mais e mais em nossos diferentes ramos, não só

para ajudar os Pobres em suas necessidades mais imediatas, proporcionando-lhes comida, roupa e moradia, mas também para ajudá-los a mudar o sistema social em que vivem, para saírem da pobreza.

A primeira frase é que nosso amor deve ser “afetivo e efetivo”. São Vicente repetiu isso mais de uma vez. Ou disse, por exemplo: “O amor de uma Filha da Caridade não é só terno; é efetivo, porque elas servem os Pobres de maneira concreta”.

Pe. José Gerardo Pérez Cárdenas, CMAssessor Espiritual do CM SJC

O Conselho Particular São José dos Campos promoveu em 14 de se-tembro de 2014, das 8h às 12h, um “Torneio de futsal”. O evento acon-teceu em comemoração ao cente-nário da unidade vicentina e reuniu os Conselhos Particulares São José, Santana e São Dimas, vinculados ao Conselho Central Norte de São José dos Campos.

Participaram do torneio, aproxima-damente, 80 crianças e adolescen-tes, sendo as equipes divididas nas categorias de 7 a 9 anos, 10 a 12 anos e 13 a 15 anos.

Para o presidente do CP SJC, confrade José Robevaldo Lopes, foi uma ótima oportunidade para co-memorar o centenário do Conselho e promover um momento de lazer para as crianças.

“A intenção foi integrar as crian-ças e adolescentes e, por meio do esporte, trazê-los para as Conferên-cias”, conta o coordenador do pro-jeto “Fome de Bola”, do Conselho São José, confrade Paulo Dias, que

Confrades Robevaldo, Paulo Dias e professor Luciano (da esq. p/ dir.) com crianças do projeto “Fome de Bola”, do Conselho São José

No alto: times do Conselho de Santana (esquerda) e São José (direita)

Acima: times do Conselho São Dimas (esquerda) e Conselho São José (direita)

Conselho Particular São José dos Campos promove “Torneio de futsal”

Missa dos Vicentinos - Toda 4ª quinta-feira do mês, às 19h30, acontece a Missa dos Vicentinos na Igreja N. Sra. de Guadalupe, no bairro Jardim das Indústrias, em Jacareí (SP). Nesta missa o fi el é convidado a fazer um gesto concreto: doar um litro de leite, que é entregue ao Lar Frederico Ozanam.

Page 4: Jornal Ozanam Noticias - Novembro 2014

Ozanam Notícias • Novembro de 20144

De 17 a 19 de outubro de 2014, aconteceu em Agudos (SP), o VIII Congresso da Região IV, sediado pelo Conselho Metropolitano de Bauru. Com o objetivo de apre-sentar o livro-tema para o ano de 2015 na SSVP Brasil - “Tecendo a Caridade”, do pe. Mizáel Donizeti Pugioli (CM) – o encontro reuniu 20 participantes do CM Bauru, 22 do CM São Paulo, 23 do CM São José dos Campos, 24 do CM São Carlos, 19 do CM Pouso Alegre, 18 do CM Jundiaí e 13 do CM São José do Rio Preto, totalizando cerca de150 com as inscrições do CNB.

Foram três dias de debates e cria-ção do plano de ação destas uni-dades Vicentinas para a prática do tema. Houve ainda momentos de oração e refl exão, missa e atrações culturais: apresentação musical com crianças do Educandário Ben-to de Abreu Sampaio Vidal, de Marí-lia (SP), regidas pelo Irmão Agenor Lima, e a peça teatral “Frei Junípero e o Pé de Porco”, interpretada pelo Grupo Ararapuca, de Jundiaí (SP).

“Parafraseando aqueles que te-cem, a Caridade na perspectiva de Mudança de Estrutura, para dar certo, precisa ser construída passo a passo, com cuidado, zelo, amor, perseverança e paciência.

E como tecelões e tecelãs da Cari-dade, nós, Vicentinos e Vicentinas, precisamos ser perseverantes, ze-losos e pacientes para tecer a Mu-dança Sistêmica – Mudança de Es-truturas na vida daqueles que Deus confi ou a nós, os Pobres. Ajudar os Pobres a saírem da pobreza!

Nossa Missão é ajudar os Pobres a saírem da pobreza. De que ma-neira se pode fazer isso?

Ano temático 2015 é apresentado no VIII Congresso da Região IV

Tecendo a CaridadePobres continuam Pobres, sobre-

tudo devido às estruturas econômi-cas e sociais injustas.

Quando estas não mudam, porque favorecem os interesses dos mais fortes, quem mais sofre são os mais fracos, os Pobres.

A pobreza pode ser erradicada só por meio da construção de estru-turas justas nas quais os Pobres possam ter igualdade de acesso à educação, postos de trabalho, mo-radia... Por isso, faz-se necessário trabalhar para mudar as estrutu-ras injustas. Mudanças estruturais, neste contexto, não se destinam so-mente a prover alimento, roupas e abrigo para aliviar as necessidades imediatas dos Pobres. Signifi cam assistir os necessitados para mu-dar as estruturas em que vivem e ajudá-los a desenvolver estratégias através das quais possam sair da pobreza”.

(Trecho da palestra do pe. Mizaél Donizetti Pugioli)

Page 5: Jornal Ozanam Noticias - Novembro 2014

Ozanam Notícias • Novembro de 2014 5

“O tema do Congresso desse ano prendeu nossa atenção, entusiasmando-nos ainda mais a trabalhar em prol dos Pobres. “Tecendo a Caridade” é organizar a forma de trabalho efetivo e afetivo, propiciando a verdadeira “Mudança de Estrutura” tão necessária na vida dos menos favorecidos. Acredito que poderemos colher bons frutos num futuro não tão distante”. Luiz Alberto Barbosa, Presidente do CM São José dos Campos

O Lar Frederico Ozanam juntamente com o Lar São Vicente de Paulo, em Jacareí, realizarão de 1º a 22 de dezembro a 6ª edição do “Natal Soli-dário – Adote um velhinho”, que acontece no Shopping Center da cidade.

A Campanha nasceu de um convite feito pela gerência de marketing do shopping e conta com a ajuda de vicentinos voluntários que se intercalam em turnos diurnos e noturnos durante todo o período de arrecadações.

Os interessados podem optar pela doação do “kit de higiene” (shampoo e condicionador), ou do “kit banho” (toalha de banho, de rosto e de mão, lenço umedecido geriátrico e hidratante). Também são aceitas Doações em dinheiro.

A entrega nos dois lares será o dia 23 de dezembro.

Natal Solidário

“Sem dúvida o Congreso foi um tempo de grande unidade. O tema “Tecendo a Caridade” é um convite para vivermos a nossa MISSÃO. Os debates proporcionaram vislumbrar a “Cara” da SSVP na região IV e o que temos que fazer para que, de fato, ao tecermos a caridade, esta construção possa atingir o seu objetivo, que é a PROMOÇÃO dos nossos assitidos”.Rogerio Barbosa, Presidente do CC Cachoeira Paulista

“Foi um Congresso muito especial, divisor de águas! Precisamos quebrar alguns paradigmas, mas o principal deles é ouvir o nosso irmão. Cito como exemplo o evangelho onde o cego

de Jericó pede um milagre para Jesus e Ele pregunta: “O que queres que te faça?”. O cego responde: “Que eu veja!” Nós Vicentinos devemos fazer esta pergunta para nossos assistidos e, juntos, buscarmos esta resposta. Para isso o primeiro passo é uma amizade verdadeira. Temos

que tecer juntos, todos dando o seu melhor, participando efetivamente do desafi o”. Roberto Tarciso de Abreu, Presidente do CC Jacareí

Veja as fotos do Congresso e curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/ssvpcmsjcVeja as fotos do Congresso e curta nossa página no Facebook:

Page 6: Jornal Ozanam Noticias - Novembro 2014

Ozanam Notícias • Novembro de 20146

DESTAQUE DO CNB

“Jesus reza, Jesus chama, Jesus escolhe, Jesus envia os discípulos, Jesus cura a multidão. Dentro desse templo, esse Jesus, que é a Pedra angular, faz todo esse trabalho: é Ele quem leva adiante a Igreja assim. Como dizia Paulo, essa Igreja é edificada sobre o fundamento dos apóstolos. Estes que Ele escolheu aqui: escolheu doze; todos pecadores. Judas não era o mais pecador: não sei quem foi o mais pecador... Judas, pobrezinho, foi aquele que se fechou ao amor e, por isso, se tornou traidor. Mas todos escaparam no momento difícil da Paixão e deixaram Jesus sozinho. Todos são pecadores. Mas Ele os escolheu”.

Fonte: Homilia de 28/10/14 na Casa Santa Marta

Com o PapaREFLEXÃO

Agenda SSVP 2015Já estão à venda as agendas personalizadas

vicentinas 2015. Apesar da quantidade disponível em estoque, elas são edição limitada. Em anos anteriores, vicentinos deixaram para comprar no final do ano, mas elas já tinham esgotado.

A orientação do CNB é que os interessados se adiantem para não correr o risco de ficarem sem a edição de 2015, pois uma boa parcela delas já foi comercializada.

O produto foi elaborado pela Assessoria Espiritual do Conselho Nacional do Brasil e pelo Departamento Nacional de Comunicação. Está disponível em duas versões: espiral e brochura. Ambos têm o mesmo valor – R$17 (já inclusa a taxa de remessa).

Todas as páginas possuem pensamentos inéditos de santos e bem-aventurados da Família Vicentina.

Antes de solicitar agendas ou fazer qualquer depósito referente a elas, envie e-mail para: [email protected] O funcionário Osvaldo Loureiro vai repassar todas as informações e esclarecer as dúvidas.

Fonte: Site SSVP Brasil

Ozanam Notícias • Novembro de 20146

Tríduo em honra a São Vicente de Paulo

O tríduo em honra a São Vicente de Paulo, promovido pelo CC Lorena de 19 a 21 de setembro de 2014, na Capela São Benedito, contou com a presença do bispo diocesano, Dom João Inácio Muller, que presidiu a missa no último dia. Concelebraram os padres Rodrigo Lemos, da paróquia Nossa Senhora Aparecida/Santo Expedito, José Gerardo Pérez Cárdenas, Diretor Espiritual do Conselho Metropolitano de São José dos Campos e o Diácono Ronaldo Cesar, Diretor Espiritual do Conselho Central Lorena.Dia 1° de Outubro de 2014, na Matriz Santo Antônio,

em Guaratinguetá, padre Antônio Peixoto presidiu a Mis-sa de cinco intenções. Em seguida, no salão paroquial, aconteceu a proclamação de 22 novos confrades e con-sócias das Conferências: Puríssimo Coração de Maria, Santa Verônica, São Manoel, Madre Tereza de Calcu-tá, São Pio Pieltricina e Nossa Senhora de Fátima, Sa-grado Coração de Jesus ll e São Geraldo Magela.

Estiveram presentes os Conselhos Particulares São Francisco de Assis, Santa Luiza de Marilac, Francisco Regis Clet, Nossa Senhora do Rosário e Frei Galvão.

Proclamação de novos membros

Page 7: Jornal Ozanam Noticias - Novembro 2014

Ozanam Notícias • Novembro de 2014 7

ENTREVISTA

Amizade fortalece a caminhada vicentinaConfrade Amarildo Pereira de Souza, 24 anos, começou a participar

da Sociedade de São Vicente de Paulo aos 12 anos. Na época, ele ingressou na Conferência de Crianças e Adolescentes Sagrado Coração de Jesus (CP Santana), em São José dos Campos (SP). Já foi tesoureiro de CCA, Coordenador da Comissão de Jovens do Conselho Particular e, atualmente, é Coordenador da Comissão de Jovens do Conselho Central Norte SJC e membro da Conferência São Joaquim (CP São Joaquim). “O que me faz perseverar na caminhada é olhar para o lado e ver que tenho amigos com quem posso sempre contar: “Nunca fui capaz de viver sem amigos” (Ozanam). O Departamento Nacional de Conferências de Crianças e Adolescentes considera Amarildo um caso de sucesso.

Como conheceu a SSVP?Conheci a Sociedade de São

Vicente de Paulo por meio do Coral de Música das Crianças, do qual participava nas missas da Paróquia de Sant’Ana. Lá comecei a colocar em prática o que sabia de música. Tocava violão e, assim, atuava na animação das missas. E quando entrei na Conferência de Crianças e Adolescentes Sagrado Coração de Jesus, não foi diferente, estava sempre acompanhado do violão.

Aos 12 anos de idade, quais foram suas primeiras impressões sobre a SSVP, sobre o trabalho dos vicentinos?

Aos 12 anos já tinha a SSVP como um local cativante, pois como criança queria me divertir, interagir, e a Sociedade São Vicente de Paulo me proporcionou isso por meio das gincanas realizadas, dos campeonatos, passeios, enfim tudo o que por mais simples que pareça, é um grande incentivo para a criança e a comunidade como um todo.

E a partir do momento que estamos unidos a serviço da Igreja, de Deus, nossa missão se torna mais prazerosa e fácil de ser executada”

Você foi à JMJ no Rio? Enquanto liderança da juventude vicentina, quais reflexos você vê da presença do Papa Francisco no Brasil e de seus exemplos no trabalho destes jovens confrades e consócias?

Estive presente na JMJ e, sem dúvida, foram momentos maravilhosos, inesquecíveis. Durante os dias da Jornada senti e presenciei o quanto nossa juventude tem sede de Deus. Pude constatar que é uma fé viva e contagiante a do jovem, todos unidos por um só propósito.

Em sua passagem pelo Brasil em 2013, Papa Francisco nos deixou, e semeia diariamente em nossos corações com suas reflexões e gestos, o legado de amarmos uns aos outros, sem exceção, principalmente os “pequeninos”, conforme diz a Palavra de Deus: “Disse-lhes Jesus: Deixai vir a mim estas criancinhas e não as impeçais, porque o Reino dos céus é para aqueles que se lhes assemelham” (Mt. 19, 14). Isto, para nós Vicentinos, se traduz na forma de acolhermos os confrades, as consócias e, principalmente, os assistidos, para que se sintam amados. Não há melhor forma de vivenciar isso senão na prática.

O que faz você perseverar nas fileiras vicentinas? Como manter

vivo no coração este chamado feito por Deus para servir aos pobres?

O que me faz perseverar na caminhada é olhar para o lado e ver que tenho amigos com quem posso sempre contar: “Nunca fui capaz de viver sem amigos” (Ozanam). Isso se chama viver em “Família Vicentina”, onde um busca ajudar o outro. E a partir do momento que estarmos unidos a serviço da Igreja, de Deus, nossa missão se torna mais prazerosa e fácil de ser executada. Tem um pensamento que sempre levo comigo: “Não podemos desistir, pois Deus nunca desiste de nós”. Portanto devemos nos doar incansavelmente para que aconteça a promoção humana e espiritual dos nossos irmãos mais necessitados. Precisamos entender que ao estar a serviço do pobre vamos realizar a vontade de Deus. E servir com amor é ver Deus na pessoa do pobre.

Em sua passagem pelo Brasil em 2013, Papa Francisco nos deixou, e semeia diariamente em nossos corações com suas reflexões e gestos, o legado de amarmos uns aos outros, sem exceção”

Page 8: Jornal Ozanam Noticias - Novembro 2014

Ozanam Notícias • Novembro de 20148

Posse do novo Presidente da Conferência Maria Mãe Peregrina

A “visita coletiva” é uma iniciativa do Conselho Particular São José Operário, que reúne duas ou mais pessoas de cada Conferência para uma visita coletiva aos assistidos destas unidades vicentinas.

Conferência São João Bosco tem nova Diretoria

CC TaubatéEm 12 de outubro de 2014, o Con-frade Gustavo Henrique Pereira as-sumiu a Presidência da Conferên-cia São João Bosco (CP Jardim da Granja), em São José dos Campos.

Na 36ª Sessão Ordinária da Câma-ra Municipal de Lorena, o Conselho Central de Lorena e a Banda Nobre Anjo foram homenageados com Mo-

Juventude Vicentina e Banda Nobre Anjo recebem homenagem

Gincana Solidária arrecada doações

Por meio da “Gincana Solidária” da SIPAT (Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho) realizada na empresa “Latapack-Bal”, em Jacareí, no dia 22 de outubro de 2014, os funcionários doaram pelo segundo ano consecutivo alimentos ao Conselho Particular Parque Santo Antonio.

Foram arrecadados 840 quilos de alimentos, entre arroz, feijão e açúcar, que foram distribuídos também para os Conselhos Particulares da cidade de São José dos Campos e para outras três entidades.

O Presidente do Conselho Particular Santo Antonio, Geovanio Dantas Carvalho, registra o agradecimento em nome da SSVP: “Toda a família vicentina agradece às doações feitas”.

No dia 20 de outubro de 2014, às 19h30, a Presidente do Conse-lho Particular São Sebastião (CC Leste SJC), Irene Aparecida Rodri-gues, deu posse à nova diretoria da Conferência Maria Mãe Peregrina. Eleito Presidente pela segunda vez, Confrade José Aparecido da Silva assumiu o cargo.

Estiveram presentes a secretária Maria Miranda de Jesus e Sonia Almeida Alves, do DENOR - repre-sentando o Conselho Metropolitano de São José dos Campos - o Co-

ordenador da ECAFO do CP São Sebastião, Confrade Carlos Ribei-ro, além de Confrades e Consócias de diversas Conferências do CP São Sebastião.

Estiveram presentes o Presidente do Conselho Particular, Confrade Júlio Rodolfo Teixeira, o Presidente do Conselho Central São José dos Campos, Rinaldo Batista dos San-tos e a Coordenadora da ECAFO do Conselho Metropolitano, Consócia Rita de Cássia Hilário.

“A posse de Conferência nos enche de alegria, pois são aceitos novos desafi os, que baseados no amor de Deus rendem numerosos frutos para a SSVP e para o crescimento espi-ritual de seus membros”, declara a Consócia Stella Maris Lopes Teixei-ra, membro da Conferência.

Por meio da “Gincana Solidária”

ção de Aplausos feita pelo Vereador e Con-frade, Bruno Camargo.

A homenagem foi prestada porque a ban-da obteve o primeiro lugar que no “Ozanam Fest”, um festival or-ganizado pelo Conse-

lho Metropolitano de São José dos Campos. Com este resultado, eles irão representar o CM SJC no Festi-val Cultural da Região IV.