jornal ozanam noticias - abril 2015

8
FORMAÇÃO Plenária trabalha Comunicação e Liderança Pág. 4 ÓRGÃO INFORMATIVO DO CONSELHO METROPOLITANO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS-SP • ANO VI | Nº 194 | ABRIL 2015 Ano do Orientador de Conferências de Crianças e Adolescentes Ano do Orientador de Conferências de Crianças e Adolescentes ENTREVISTA Orientadora de CCA tem 42 anos de vida vicentina Pág. 5 Pág. 7

Upload: ssvp-conselho-metropolitano-de-sao-jose-dos-campos

Post on 21-Jul-2016

230 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

SSVP - Conselho Metropolitano de São José dos Campos

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Ozanam Noticias - Abril 2015

FORMAÇÃO

Plenária trabalha Comunicação e Liderança

Pág. 4

ÓRGÃO INFORMATIVO DO CONSELHO METROPOLITANO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS-SP • ANO VI | Nº 194 | ABRIL 2015

Ano do Orientador de Conferências de Crianças e Adolescentes

Ano do Orientador de Conferências de Crianças e Adolescentes

ENTREVISTA

Orientadora de CCA tem 42 anos de vida vicentina

Pág. 5

Pág. 7

Page 2: Jornal Ozanam Noticias - Abril 2015

Ozanam Notícias • Abril de 20152

Jesus Cristo presente no pobre, fazer-se pobre com o pobre, ouvir suas queixas e descobrir as suas esperanças, rezando e meditando com ele o Evangelho.

O Conselho Metropolitano de São José dos Campos conta com 34 Obras So-ciais (asilos, educandários, creches, etc) e 14 Conselhos Centrais que agrupam aproximadamente 8 mil* vicentinos, distribuídos em mais de mil Conferências. Ao todo são atendidas 5 mil* famílias, às quais são distribuídas 200 toneladas* de alimentos ao mês.

*Números aproximados.

O jornal Ozanam Notícias é uma publicação mensal do Conselho Metropolitano de São José dos Campos (SP), que circula no Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira.

Jornalista Responsável: Ágata Cristiane Henrique / MTB 43.486 – SP

Redação: Ágata Cristiane HenriqueMarcia do Valle

Colaboradores: Adriano Moura, Aline Lemes, Ana Maria C. Leite, Elisa Catarina Santos, João Henrique, Juliana Rosa, Luiz Alberto Barbosa, Pablo Ivair Freitas, Pe. José Cárdenas, Rita Hilário, Tereza Rocha, Thamirez Paes, Vanessa Gonçalves Silva

Projeto gráfico e Diagramação: Departamento de Comunicação CM SJC

Tiragem: 7.500 exemplares • Impressão: JAC Editora

As matérias assinadas e opiniões expressas são de responsabilidade de seus autores.

Expediente

DIRETORIA Presidente: Luiz Alberto Barbosa 1º Vice-Presidente: Antônio Francisco de Assis 2º Vice-Presidente: Deusdeth Dias dos Santos 1º Secretário: Maria de Jesus Dias Miranda 2º Secretário: Rita de Cássia 1º Tesoureiro: José Aparecido da Silva 2º Tesoureiro: Edson Ricotta

DEPARTAMENTOS • COMISSÃO DE JOVENS: Vinícius Gabriel Silva de Oliveira • ECAFO: Rita de Cássia Hilário • CCA: Sônia Cristina Pereira • DECOM: Sérgio Peixoto Júnior • DENOR: Sônia de Almeida Santos Alves • ASSESSOR ESPIRITUAL: Pe. José Gerardo Pérez Cárdenas

São José dos Campos: Nivaldo Rodrigues Simões Norte de SJC: Claudio Sonnewend Sul de SJC: Wanderley Rogério Castrioto Leste de SJC: Antonia Augusta Silva Paraibuna: Rafael de Souza Fonseca Jacareí: Roberto Tarciso de Abreu Caçapava: Dionísio de Camargo Taubaté: Vicente Benedito Pelóggia Pindamonhangaba: José Menino de Oliveira Aparecida: Maurício André de Lima Guaratinguetá: João Marcondes dos Santos Filho Lorena: Messias Meirelles Cachoeira Paulista: Rogerio Barbosa Cruzeiro: João Carlos Gomes Nogueira

Presidentes dos Conselhos Centrais

CONSELHO METROPOLITANODE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Conheça a SSVP

Editorial

A Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) é uma organização católica, de âmbito internacional, composta exclusivamente por leigos, fundada em Paris, em 23 de abril de 1833. Seus membros são chamados confrades e consócias, ou simplesmente vicentinos.

Semanalmente, os vicentinos se reúnem nas chamadas Conferências e nessas reuniões, meditam o Evangelho, debatem e propõem soluções para os proble-mas das famílias assistidas.

O trabalho de campo mais importante dos vicentinos é a visita domiciliar, fei-ta toda semana. Nenhum confrade ou consócia, nem mesmo seu mais alto dirigente, está isento desta missão, que se recomenda que seja feita por, no mínimo, dois membros da Conferência juntos. Em sua visita, o vicentino deve ver

Seja Vicentino!Procure uma conferência vicentina na sua comunidade.

Vinculado ao Conselho Nacional do Brasil, da Sociedade de São Vicente de Paulo R. Sebastião Humel, 714 - Centro São José dos Campos-SP - CEP 12.210-200 Tel.: (12) 2139-0255 • [email protected]

Estimados Confrades e Consócias,Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!Como está sua expectativa para a nossa 45ª

Romaria Nacional dos Vicentinos à Aparecida? Eis que quando menos esperarmos, já chegou! Por isso a importância de pensarmos nos detalhes desde já, para que seja um momento especial.

São dois os grandes desafios que temos: o primeiro é participar dos dois dias de atividades - especialmente o dia 3 de maio, dia da nossa grande festa. O segundo é levarmos o maior número possível de vicentinos à Romaria, pois além de morarmos perto de Aparecida, temos que suprir as ausências dos nossos irmãos vicentinos que moram longe e por algum motivo não puderam estar presentes. Quantos ônibus seu Conselho já lotou e ainda pode lotar? Só depende de você, de nós, vamos à luta!

A Romaria é, sem dúvida, a maior concentração anual de vicentinos no mundo. Nela nós revigoramos o ardor vicentino, o nosso coração se alegra por fazer parte desta grande família e ganhamos fôlego, renovamos nossas forças para mais um ano de atividade.

Não podemos esquecer ainda que neste mesmo dia realizamos a Festa Regulamentar em honra ao Beato Antônio Frederico Ozanam.

Para quem for participar de toda a festa, segue a programação e algumas orientações:

Dia 2 de maio09h - Via Sacra no Morro do Cruzeiro15h - WorkShop com o Delegado Internacional da Juventude Vicentina no subsolo do Centro de Eventos19h - Festival Cultural Ozanam no Centro de Eventos

Dia 3 de maio07h30 - Concentração no Centro de Eventos8h - Festa Regulamentar no Centro de Eventos10h - Missa no Centro de Eventos

A loja do Conselho Nacional do Brasil (CNB) funcionará durante os dois dias com produtos da SSVP.

Contamos com a presença de todos para abrilhantarmos ainda mais essa nossa festa.

Fraternalmente,Confrade Luiz Alberto Barbosa

Presidente do CM São José dos Campos

Page 3: Jornal Ozanam Noticias - Abril 2015

Ozanam Notícias • Março de 2015 3

ESPIRITUALIDADE

• Começar com uma análise séria da realidade local, partindo de dados concretos e elaborando cada projeto em torno à própria realidade.

• Ter uma visão global, para satisfazer uma série de necessidades humanas básicas - individuais e sociais, espirituais e físicas, especialmente trabalho, cuidados com a saúde, moradia, educação, crescimento espiritu-al - dando um enfoque integral à prevenção e ao desen-volvimento sustentável.

• Implementar estratégias coerentes, começando mo-destamente, delegando tarefas e responsabilidades e proporcionando serviços de qualidade, em respeito à dignidade das pessoas.

• Sistematizar, institucionalizar e avaliar o projeto e sua realização, descrevendo indicadores observáveis e os resultados obtidos.

• Conseguir que o projeto seja autossustentável e ga-rantir os recursos materiais e humanos para assegurar sua continuidade.

• Ser transparentes, convidando a participar na elabora-ção de orçamentos e comentando os relatórios financei-ros com os participantes no projeto. Manter um estrito controle quanto ao manejo do dinheiro.

Exemplo: Federação de Pessoas Sem-Teto nas Filipinas

Quando se iniciou este projeto, vários ramos da Fa-mília Vicentina, os padres da Congregação da Missão, as Filhas da Caridade, a AIC, a SSVP e a Juventude Mariana começaram a trabalhar juntos em Payatas, nas favelas de Manila.

Estratégias orientadas às tarefas (organização)

Conselho Central Sul SJC homenageia confrade

Depois de uma séria análise da realidade local, inicia-ram um projeto global, para satisfazer as necessidades básicas das pessoas que trabalhavam no enorme lixão da capital. O elemento central que aglutinou toda a co-munidade foi um programa de poupança, que trabalha-va às 24 horas do dia, coordenado pelo pe. Norberto Carcellar, CM.

Iniciou-se um processo contínuo de formação com o fim de fortalecer os pobres, para que se tornassem os principais agentes de seu próprio desenvolvimento. De um simples programa de poupança e de empréstimos em Payatas, o trabalho da Federação de Pessoas Sem--Teto das Filipinas conseguiu mobilizar assentamentos urbanos informais e favelas ao redor de moradias e de questões de propriedade da terra. No caso de desas-tres naturais, a Federação dá ajuda e apoio tanto a seus membros como aos pobres, entre os mais pobres.

Conforme crescia o trabalho, a Federação dos Sem-Teto foi encontrando sócios e colaboradores entre vários acionistas, empresários, profissionais liberais e acadêmicos, governos locais, agências nacionais, organizações internacionais e instituições multilaterais. De forma gradual, um sistema de apoio mais amplo surgiu de seu constante compromisso: um sistema social criado de redes de comunidades, que implementam estratégias para administrar os re-cursos comunitários.

Fonte: Trecho da carta escrita há seis anos pela então Presidente Internacional da AIC, Patricia Nava, e pelo Padre Geral da Congregação

da Missão, Robert Paul Maloney, sobre a “Mudança de Estruturas”

Pe. José Gerardo Pérez Cárdenas, CMAssessor Espiritual do CM SJC

No dia 17 de março foi feita uma homenagem ao confrade Ange-nor Antônio de Morais, falecido em 18 de dezembro de 2014, aos 71 anos. Foi vicentino durante 40 anos. No Central Sul São José dos Campos, foi coordenador do ECA-FO por dois anos e, posteriormente, foi Coordenador das Conferências de Crianças e Adolescentes.

Além de um vídeo com fotos do confrade Agenor atu-ando na SSVP, o presidente e o vice-presidente do CC Sul SJC, Wanderley Rogério Castrioto e Gilson Ribeiro Campos, entregaram uma placa à esposa do senhor Angenor. Também uma das salas da UNIVIP SUL pas-sou a ter o nome do confrade.

Page 4: Jornal Ozanam Noticias - Abril 2015

Ozanam Notícias • Abril de 20154

Comunicação e Liderança foram temas da Plenária do CC Sul SJC

Conselho Metropolitano de SJC participa de Encontro Nacional da ECAFO

Organizada pela diretoria do Con-selho Central Sul, aconteceu no dia 1º de março a Plenária deste Con-selho, que reuniu 80 vicentinos. O tema adotado foi: Tecendo a Cari-dade - Comunicação e Liderança.

O confrade e Coordenador do De-partamento de Comunição do Con-selho Metropolitano de São José dos Campos (DECOM), Sergio Peixoto Junior, abordou neste encontro o tema: Comunicação na SSVP. Ser-gio enfatizou que para uma comuni-cação vicentina eficaz é necessário relacionamento. “É preciso constante indagação de como está a comunica-ção entre nossas unidades e principal-mente entre as conferências e seus assistidos”, disse o palestrante. Ainda segundo o Coordenador do DECOM, devemos refletir a respeito da “promo-ção social”, que é o objetivo central da existência da SSVP, verificando se ela tem sido de fato planejada e buscada por todos os vicentinos.

Convidado para falar sobre Lide-rança, Paulo Martins, Professor e

Coordenador do Curso de Tecnolo-gia em Gestão de Recursos Huma-nos da Universidade Anhanguera, Coach, Treinador de Equipes, trou-xe para consócias e confrades pre-sentes, a reflexão sobre o momen-to dinâmico e competitivo em que passa a humanidade. Mostrando que é preciso mudanças, profissio-nalismo e capacitação para obter resultados positivos ele diz: “É pre-ciso ter uma visão bem determinada da Missão na SSVP, que valores e comportamentos impulsionam para o trabalho missionário”. O professor reforça que gerenciar é planejar, di-

e empenho”.

O evento foi encerrado em clima de fraternidade, com sorteio de brindes e divulgações dos próximos traba-lhos, encontros e eventos.

vidir tarefas, conferir, acompanhar, unir, mo-tivar. “É preciso deixar um legado de liderança, um exemplo para as fu-turas gerações”, como deixou o próprio Fre-derico Ozanam quando sonhou uma “rede de caridade”. Ele comple-ta: “fazemos bem tudo o que fazemos com amor

O Conselho Metropolitano foi representado pela coordenadora da ECAFO, consócia Rita de Cássia Hilário, e pelo coordenador da ECAFO do CP São Sebastião, confrade Carlos Ribeiro, no Encontro Nacional da ECAFO em Osasco (SP). O evento aconteceu de 13 a 15 de março, com o tema “Formando Formadores”.

Foram mais de 70 participantes, entre coorde-nadores da ECAFO de diversas regiões do Bra-sil, presidentes dos Conselhos Metropolitanos e membros da diretoria do Conselho Nacional do Brasil.

Os assuntos abordados foram “A Espiritua-lidade Vicentina”, “O Papel do Presidente de Conselho”, com foco no Conselho Particular, “Formação Continuada”, “Marketing dentro da SSVP” e “Comunicação”.

* POR MARCIA DO VALLE

Page 5: Jornal Ozanam Noticias - Abril 2015

Ozanam Notícias • Março de 2015 5

Dedicação ao trabalho vicentino iniciou com o irmão que hoje é Arcebispo

Este mês conversamos com a Orientadora de Conferência de Crianças e Adolescentes (CCA), São Gabriel Arcanjo, Coordenadora das CCA’s no Conselho Central (CC) Leste de São José dos Campos e também Tesoureira da Conferência Santo Antônio de Pádua, além de ajudar na formação no Conselho Particular (CP), Benedita Augusta Silva Ferreira, 55 anos, sendo 42 anos de vida vicentina, é esposa, mãe de quatro filhos e dois netos. Bene, como é conhecida, fala com emoção do trabalho com crianças e adolescentes iniciado em 2003.

* POR MARCIA DO VALLE

ENTREVISTA

Quando você se tornou vicentina e por quê?

Comecei minha vida vicentina em 24 de setembro de 1972. Meus três irmãos faziam parte de uma con-ferência de adultos que pertencia ao Conselho Particular de Eugênio de Melo. Na época o Conselho Particular estava incentivando a criação de Conferências de Jovens e solicitaram ao meu irmão que preparasse um grupo. Ele convidou a mim e outros jovens para fazer parte e assim nasceu a Conferen-cia Nossa Senhora Aparecida.

Você é irmã de Dom Moacir, Arcebispo de Ribeirão Preto. Que influências você herdou dele?

Meu irmão sempre foi um grande líder, o fundador da Conferência de Jovens que mencionei. A SSVP foi o primeiro movimento da Igreja que ele participou e em minha primeira Conferência ele já era presidente. Guardo seus valiosos ensinamen-tos, ele nos pedia para visitar as fa-mílias assistidas logo após a Missa de domingo e dizia: “É preciso que vocês estejam repletos de Deus para poder levá-lo até as famílias assistidas”, nos mostrando a impor-tância da participação frequente na Eucaristia.

O que você considera especial no seu trabalho?

O amor que tenho pela Missão. Jesus disse: “Deixai vir a mim es-

tas criancinhas e não as impeçais, porque o reino dos céus é para aqueles que se lhes assemelha.” (Mt 19,14).

Não basta “deixar” é preciso conduzi-las até Jesus. Ser vicen-tino não é somente “ir”, mas é alegrar-se, rir, comemorar, louvar, agradecer, chorar, aprender e sonhar com Jesus na pessoa do irmão que sofre.

Conte-nos alguns fatos marcantes no trabalho da CCA.

Quando a CCA São Gabriel Ar-canjo estava com 43 membros, os que já tinham 13, 14 e 15 anos se propuseram a formar uma Confe-rência de Jovens. Depois de estu-dos e preparação, ficamos muito felizes por reativar uma Conferên-cia no Conselho Particular.

A celebração dos 10 anos da CCA, bem como o recebimento da Carta de Agregação foi um momen-to muito importante.

Lembro também do Encontro dos membros da CCA com o Presiden-te do Conselho Geral Internacional, confrade Michael Thio na cidade de Aparecida. Fizemos uma core-ografia e entregamos a ele uma imagem de São Gabriel Arcanjo. Ele abraçou cada membro da CCA e uma das meninas, espontanea-mente, tirou um broxinho seu e lhe deu com muita emoção.

Qual a importância deste trabalho?

É um trabalho primordial, ensinar as crianças e adolescentes que o mundo pode ser mais irmão e responsável. É ter a certeza de um futuro melhor para estes jovens, tendo sempre em vista, que isso é possível porque Jesus está presen-te na vida de cada um.

Deixe uma mensagem para as crianças e adolescentes.

Obrigada crianças por trazerem o brilho e a energia para a SSVP. Entrei na SSVP na idade de vocês e não me arrependo de nada do que fiz. Jesus quer que as pessoas saibam que Ele é Amor, pois é preciso que todos se amem mais, se respeitem mais, para que o mundo seja mais fraterno. Parabéns e continuem firmes no trabalho.

Consócia Bene e membros de CCA com o Presidente do Conselho Geral Internacional, confrade Michael Thio,

durante visita ao Brasil

Page 6: Jornal Ozanam Noticias - Abril 2015

Ozanam Notícias • Abril de 20156

Beata Nha Chica – Baependi (MG): 14/06 – R$ 75,00Itapecerica da Serra (SP): 13/09 – R$ 35,00Divino Pai Eterno – Trindade (GO): 26 a 29/11 – R$ 700,00Divino Pai Eterno – Trindade (GO): 03 a 06/12 – R$ 700,00As passagens já estão à venda. Toda a renda arrecadada será revertida para o Conselho Central de Jacareí.Para mais informações, os telefones para contato são: (12) 3953-1080 / (12) 98829-5748: confrade Expedito (Cocada) (12) 98849-2312: consócia Luciane (Comissão de Jovens)

Ozanam Notícias • Abril de 20156

REFLEXÃO

Com o PapaPedir perdão é outra coisa, é diferente de pedir

desculpa. Eu erro? Mas me desculpe, errei… Pequei! Não tem nada a ver uma coisa com outra. O pecado não é um simples erro. O pecado é idolatria, é adorar o ídolo, o ídolo do orgulho, da vaidade, do dinheiro, do “eu mesmo, do bem-estar… Tantos ídolos que nós temos. E, por isso, Azarias não pede desculpas: pede perdão.

Jesus nos ensina a rezar ao Pai assim: ‘Perdoa os nossos pecados assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido’. Se eu não sou capaz de perdoar, não sou capaz de pedir perdão. ‘Mas, padre, eu me confesso, vou ao confessionário…’. ‘E o que faz antes de se confessar?’. ‘Mas, eu penso nas coisas que fiz de mal…’. ‘Tudo bem’. ‘Peço perdão ao Senhor e prometo não fazer de novo…’. “Certo. E depois vai até ao sacerdote? Antes, porém, falta algo: perdoou a quem lhe fez mal?

Este é o discurso que Jesus nos ensina sobre o perdão. Primeiro: pedir perdão não é um simples pedido de desculpas, é ter consciência do pecado, da idolatria que eu perpetrei, das tantas idolatrias. Segundo: Deus sempre perdoa, sempre. Mas pede que eu perdoe. Se eu não perdoo, em um certo modo fecho as portas ao perdão de Deus. ‘Perdoa os nossos pecados assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido’.

Fonte: Homilia do Papa Francisco em 10 de março de 2015

Durante os dias 7 e 8 de março de 2015, o Lar São Vicente de Paulo de Igaratá realizou a tradicional Pa-monhada, que já está na quarta edição.

A diretoria do Lar fez uma homenagem às mulheres que trabalharam no evento e que apoiaram.

Contribuíram para a realização da Pamonhada: a pa-róquia Nossa Senhora do Patrocínio, em especial do Pároco, padre Fábio Ferreira Costa; os vicentinos do Conselho Central de Jacareí e a Comunidade Dom Bosco, da paróquia Nossa Senhora do Paraíso.

4ª Pamonhada doLar São Vicente de Paulo de Igaratá

Excursões do Conselho Central Jacareí em 2015

Page 7: Jornal Ozanam Noticias - Abril 2015

Ozanam Notícias • Março de 2015 7

Conselho Nacional do Brasil dedica 2015 o “Ano do Orientador de CCAs”

evento é reunir os orientadores de toda a região para um momento formativo e celebrativo. “Sempre foi um sonho reunir orientadores de CCAs da região para a troca de experiências e acredi-to que esta será uma oportunidade de crescimento para todos”. Ele acres-centa: “espero um Encontro animado, no qual o espírito de amizade possa abrilhantar este momento único para a nossa região”.

Dentre as muitas ações do Conselho Nacional do Brasil (CNB) para este Ano, teve início o Concurso de Orientado-res de CCAs. As informações podem ser obtidas com a Coordenadora de CCAs do Conselho Metropolitano. Ou-tra iniciativa de extrema importância para o CNB foi a Oração do Orientador, elaborada pelo Assessor Espiritual, pe. Alexandre Nahass Franco, devendo ser meditada pelos Orientadores de CCAs em todas as oportunidades possíveis.

Valorizar e reconhecer o importante trabalho de confrades e consócias atu-antes nas Unidades Vicentinas Mirins motivou a Coordenação Nacional das Conferências de Crianças e Adoles-centes (CN CCA) a definir 2015 o “Ano do Orientador de CCAs”. O objetivo é propagar o relevante trabalho dos Orientadores na formação espiritual e humana do público infanto-juvenil. O tema escolhido - “Na Missão com a CCA, o Orientador Tece a Caridade e renova a SSVP” – é referência para os trabalhos que serão desenvolvidos.

O idealizador do Ano do Orientador, Coordenador das CCA Região IV, Willian Alves, fala da importância do trabalho dos orientadores: “Costumo comparar com o mercado de trabalho e do futebol. Uma boa empresa prepa-ra seus sucessores dentro da própria companhia, pois esta pessoa já conhe-ce a cultura da empresa. Um bom time de futebol sempre tem uma escolinha para formar os futuros “craques”. Com o advento das CCA’s na SSVP, temos esta mesma perspectiva de formar bons vicentinos que irão dar continuida-de na missão com os mais empobreci-dos. Preparar a criança e o adolescen-te para dar continuidade ao trabalho é termos a certeza de que a missão não terá um prazo fim, ela sem- pre será recomeçada. O pa-pel do orienta-dor é plantar a semente e cuidar para que ela dê bons frutos. Os frutos surgirão atra-vés da ação do Espírito Santo, mas temos a consciência de que os primei-ros passos foram dados. A criança e o adolescente gostam de ajudar, eles pre-cisam ser estimulados para isto, e o tra-balho com as CCA’s é justamente este estímulo. O bom vicentino de amanhã

acontecerá através do bom trabalho que o orientador faz hoje”.

A Coordenadora do Departamento CCA do Conse-lho Metropolitano de São José dos Campos, Sônia Pereira, considera o Ano do Orienta-dor de CCA um res-paldo aos trabalhos desses orientado-res que, segundo ela, “cuidam com amor e carinho das ‘sementinhas’, crianças e adoles-centes que poste-riormente darão con-tinuidade à missão da Sociedade São Vicente de Paulo”. Sônia salienta que os ‘frutos colhidos’ desses trabalhos são inúmeros e destaca, especialmen-te, o de ver crianças e adolescentes, que passaram pelas CCA’s e tornaram--se adultos realizados, assumirem car-

gos de liderança na SSVP em bus-

ca de um fu-turo melhor, mais justo e solidário.

A partir desta te-

mática acon-tecerá o En-

contro Regional de Orientadores CCAs da Região IV

do Conselho Nacional do Brasil, que será realizado em dois momentos: o primeiro no próximo dia 9 de maio, no Centro de Formação Antonio Frederico Ozanam, em Jundiaí (SP), e o segundo dia 16 de agosto, em Borborema (SP). O responsável pelo Encontro de Orien-tadores, Willian, explica que o intuito do

* Por Marcia do Valle * Ilustração: Marcia Torquato

Page 8: Jornal Ozanam Noticias - Abril 2015

Ozanam Notícias • Abril de 20158

A primeira etapa dos Jogos Vicentinos de Lorena 2015 (JOVIL) aconte-ceu no dia 22 de março no Conselho Particular Santa Edwiges, com mais de 40 participantes. Na programação, gincanas e muita animação.

A segunda etapa do JOVIL será realizada no Conselho Particular São Be-nedito.

A Comissão de Jovens do CC Lorena aposta em eventos como esse para atrair mais jovens e adolescentes para a SSVP.

ACONTECE NA SSVP

CC SJC E NORTE SJC

CC GUARATINGUETÁ

Ozanam Notícias digital!Acesse pelo endereço abaixo ou pelo

QRcode com seu celular:http://tinyurl.com/jornaloz

A Conferência Santo André (CP Be-lém), área do Conselho Central Tauba-té, completou 76 anos em 12 de março de 1939. Para comemorar, confrade e consócias participaram da em 14 de março da Missa de Cinco Intenções, presidida pelo padre Celso Longo.

Novamente com apoio do padre Antonio Peixoto, foi reativada a Conferência São José (CC Guara-tinguetá). A unidade vicentina conta com 16 membros e assiste quatro famílias.

Uma equipe de vicentinos, sob a orientação do presidente do Con-selho Central de Guaratinguetá, confrade João Marcondes dos Santos Filho, organizou em de 2 de março de 2015 um encontro para recrutar confrades e consó-cias. Além do papel do vicentino, também foi falado sobre a Regra, Jesus representado no pobre e São Vicente de Paulo e Ozanam. Para a realização do recrutamento, a SSVP contou com o apoio do pa-dre Antônio Peixoto.

A Escola de Capacitação Antônio Frederico Ozanam do Conselho Metropolitano de São José dos Campos aplicou o Módulo “Ca-pacitação para Novas Direto-rias” para as novas diretorias dos Conselhos Centrais SJC e Norte. A formação aconteceu em 21 de março de 2015, na sede do Con-selho Particular São Judas Tadeu. Estiveram presentes 13 confrades e consócias.

CC PARAIBUNA

Aparecida de Fátima e Antonio Carlos são membros da Conferência Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (CP Bela Vista), área do CC de Pa-raibuna. Com o dom de cantar, eles animam os eventos vicentinos.

CC TAUBATÉ

Primeira Etapa dos Jogos Vicentinos de Lorena