jornal novos horizontes - edição julho de 2015

12
Julho de 2015 Fundado em Janeiro de 1972 - Ano XLIII Nº 520

Upload: pascom-paroquia-nssc

Post on 06-Aug-2015

55 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Novos horizontes - edição julho de 2015

Julho de 2015Fundado em Janeiro de 1972 - Ano XLIII Nº 520

Page 2: Jornal Novos horizontes - edição julho de 2015

DEZEMBRO DE 2013 NOVOS HORIZONTESPÁGINA 02

Missas na Matriz:Domingos: às 7h, 9h, 18h15 e 20h.Segunda-feira: Missa da Esperança, às 19h15.Terça-feira: Celebração da Palavra, às 19h15.Quarta-feira: Missa às 19h15 e, após, Terço dos Homens.Quinta e sexta-feira às 19h15 Todos os sábados, às18h, Missa no

EXPEDIENTE PAROQUIALOrientador: Pe. Gilberto Escarati, mSCRedatores: Carlos Silveira, Claudia Moreira, Marli Jordão, Diácono Jatobá, Diácono João Walterfang, Ir. Gislene fdz, Sergio de Queiroz, Virgínia Lopes.

Fotografia: Anderson Lucena e colaboradores PascomRevisão: Maria Clara Fonseca

Editoração e Diagramação: Bruno TortorellaSite: http://paroquianssc.wordpress.comE-mail: [email protected]úncio: Secretaria ParoquialAdministração: Rua Barão, 807 Praça Seca - Jacarepaguá- RJTel.: (21) 2452-5188 e 2464-1947Impressão Gráfica: Newstec Tel: (21) 3552-0580

ex

pe

die

nt

eJUlHO DE 2015 NOVOS HORIZONTESPÁGINA 02

Jesus foi batizado e recebeu o Espírito de Deus. Agora está pronto para pôr em prática o

projeto de Deus, o Reino de Justiça que cria liberdade e vida para to-dos.

A primeira obra do Espírito em Jesus e em nós, é abrir nossos olhos para ver o que impede o rei-no da justiça.

As tentações acontecem no de-serto. Jesus retorna essa parte da história do seu povo, e os quarenta dias de jejum recordam os quaren-ta anos de Isabel no deserto, antes de entrar na Terra Prometida, onde haverá justiça e vida para todos.

Antes, porém é necessário com-preender quais são as tentações que criam a injustiça e a desigual-dade, que deixam o povo na misé-ria e produzem o privilégio de uma pequena maioria. Quais são elas? Mateus resumiu aquilo que vai ser a luta de Jesus a vida inteira.

Não devemos cobiçar a abun-dância para nós, deixando os ou-tros sem o necessário. Deus não promete abundância para nin-guém. Ele quer que todos tenham

Estamos vivendo neste ano de 2015, em nos-sa Arquidiocese, o ano da Esperan-ça. E o grande gesto concreto pro-posto é a missão popular. Atitude que nos convoca a sairmos e irmos ao encontro dos outros. Somos a Igreja do ir, nos lembra o mandato evangélico: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações”(MT 28,19).O Papa Francisco nos provoca em sua exortação apostólica: “A comuni-dade missionária experimenta que o Senhor tomou a iniciativa, prece-deu-a no amor(1Jo 4,10) e, por isso, ela sabe tomar a iniciativa de sem medo, ir ao encontro, procurar os afastados e chegar às encruzilhadas dos caminhos para convidar os ex-cluídos”(EG 24).

Atendendo a este provocante convite da nossa Arquidiocese, rea-lizamos no dia 27 de junho, sábado, um encontro de formação e anima-ção missionária. Este foi brilhan-temente assessorado pelo Pe.Luis Maurício, filho de nossa paróquia e representante do conselho missio-nário diocesano (COMIDI), tendo uma participação de cerca de 100 pessoas. Pe. Maurício inflamou os nossos corações, primeiramente com uma formação profunda do sentido missionário, e em seguida nos convocou para a ação missio-nária, expondo concretamente os passos a serem seguidos.

Pe. Gilberto Escarati, mSC

Tempos de MISSãO

Editorial

Nossa paróquia prontamente respondeu ao apelo missionário. Primeiramente escolhemos a área para este gesto concreto. A comu-nidade escolhida foi a São Francis-co. Em seguida, fizemos o nosso calendário, respondendo também a proposta Arquidiocesana do pro-jeto missionário que consiste em encontros celebrativos nas casas vi-sitadas. Sendo assim: 1º Encontro: Queremos ver Jesus, nossa Espe-rança (símbolo da vela) Jo 9,1-11. 2º Encontro: Senhor, “dá-nos desta água” (símbolo a água) Jo 4. 3º En-contro: Amou-nos até o fim (sím-bolo a cruz) Jo 13,1-13. Citando as palavras do projeto missionário: “Estes temas focalizarão Jesus como nossa Esperança. E nossa atenção deverá ser criar envolvimento e re-lação de confiança para que juntos esperemos no Senhor Jesus”.

Então, meus queridos irmãos, é novamente tempo de missão, va-mos arregaçar as mangas e ir ao encontro dos nossos irmãos, nas periferias geográficas e existenciais (Papa Francisco). A missão nos tira da zona de conforto e acomodação. Não deixemos que o medo tome conta do nosso coração, sobretudo, o temor da violência. É o senhor que novamente nos convoca e ago-ra sobre o olhar da esperança: “Dai razão da vossa esperança” (1Pd 3,15).

o necessário e o suficiente para vi-ver bem.

Jesus cita Deuteronômio 8,3, lembrando que “não só de pão vive o homem, mas toda palavra que sai da boca de Deus”. Por que isso? Porque a palavra de Deus nos ensina que não basta comer, é preciso também vestir, ter mo-radia, escola, assistência médica, lazer, enfim tendo o que é neces-sário para viver dignamente.

É grande a ousadia de entortar o projeto de Deus para satisfazer interesses egoístas, simplesmen-te para “brilhar” diante do povo, Isto é querer manipular a Deus para tapear os outros. Diante de Deus todos são iguais e cada um tem muito valor (Mt. 4, 5-7), Ma-teus (4, 8-11) nesta citação uma coisa fica bem clara, o poder e a riqueza são coisas próprias do diabo. Por que? Por que o po-der se constrói através do roubo das liberdades dos outros. Poder é liberdade do povo acumulada na mão de poucos, ou de um só. Deus não quer isso. Ele quer que todos participem das decisões que encaminham a sociedade e a his-tória. Deus não quer que alguns poderosos dominem e oprimam o povo enfraquecido. Deus quer que os bens da vida sejam reparti-dos entre todos.

Vai começar o Reino de Deus quando a justiça trouxer liberda-de e vida para todos. quando o homem deixar de lado seus inte-resses egoístas e deixar o caminho para a ação de Deus!!!!

O Evangelho de Mateus

Marli Jordáo

Repouso Santa Maria, Rua Japurá, 555.Secretaria Paroquial:Atendimento de segunda a sexta-feira, de 8h às 20h. Sábados, das 8h às 12h.Inscrição para o Batismo: Atendimento no 1º domingo, às 8h.Confissões e Aconselhamentos: Quinta e sexta-feira, marcando antes na secretaria.

Page 3: Jornal Novos horizontes - edição julho de 2015

JUlHO DE 2015 NOVOS HORIZONTESPÁGINA 03

Sagrado Coração de Jesus, fazei o nosso coração semelhante ao vosso

Três paroquianos receberam a fita do Apostolado da Oração e passaram a fazer

parte do movimento. A solenidade ocorreu durante a missa em honra ao Sagrado Cora-ção de Jesus, no último dia 12 de junho. A missa foi presidida por Padre Gilberto Esca-

rati, mSC, na Matriz. Na ação de graças, o apostolado fez uma bonita coroação do Sagrado Coração de Jesus. Antes da bênção final, pe. Gilberto aben-çoou os casais e namorados que também co-memoravam o dia dedicado a eles.

2ª feira:

ACUPUNTURA: 8h30 às 12h;DANÇA DE SALÃO: 14h às 16h;DENTISTA: 9h às 12h;EMPRÉSTIMOS DE UTENSÍLIOS: 9h às 12h;FARMÁCIA: 14h às 16h;FISIOTERAPIA: 14h30 às 17h;PEDIATRA: 14h às 17h.

3ª feira:

DANÇA DE SALÃO: 14h às 16h;DENTISTA: 14h às 17h;GINÁSTICA: 9h às 10h30.

4ª feira:

GINÁSTICA: 9h às 10h30; DANÇA DE SALÃO: 14h às 16h;

5ª feira:

ARTESANATO: 14h às 17h;DENTISTA: 9h às 12h;EMPRÉSTIMOS DE UTENSÍLIOS: 9h às 12h;GINÁSTICA: 9h às 10h30;

6ª feira:

EMPRÉSTIMOS DE UTENSÍLIOS: 9h às 12h;FARMÁCIA: 14h às 16h.FISIOTERAPIA: 10h às 13h;PSICÓLOGA COM FLORAIS: 10h às 13h (3ª IDADE);

2º Sábado do Mês: Clínico Geral - 8h às 12h.

2º Domingo do Mês: BAZAR - 8h às 11h.

SERVIÇOS CEntRO SOCIal da PaRóquIa nOSSa

SEnhORa dO SagRadO CORaÇãO

A comunidade São José Operário, que perten-ce a nossa paróquia, realizou no último dia 7 de junho uma ação ecológica na quadra do Frankão anexa à capela. O evento abordou questões prá-ticas, educacionais, éticas e de responsabilidade para com o meio ambiente, em comemoração ao Dia Internacional do Meio Ambiente. Na programação teve Santa Missa, celebrada por Pe. Rafael Lima,mSC, gincana ecológica com os jovens e moradores do local, palestras, aferição de pressão arterial e orientação sobre a dengue, além de informações sobre doenças causadas pela falta de cuidado com o meio am-biente. O evento foi promovido pela Comissão de Justiça, Paz e Integridade da Criação.

Ação Ecológica no Dia do Meio Ambiente

Na Solenidade, três novos membros receberam a fita do Apostolado da Oração

Page 4: Jornal Novos horizontes - edição julho de 2015

Janeiro DE 2014 NOVOS HORIZONTESPÁGINA 04JUlHO DE 2015 NOVOS HORIZONTESPÁGINA 04

O que aconteceu?

Muito forró e animação no Arraiá Sô da Paz Sô!

A Tradicional festa junina da Paróquia Nos-sa Senhora do Sagrado Coração reuniu milha-res de pessoas nos dias 12, 13 e 14 de junho. A Noite dos Caldos serviu para esquentar os festejos. A noite foi agradável e com boa músi-ca, comandada pelo casal paroquiano Daniele e Gildo Junior. Já no sábado, junto com o forró pé de serra,

teve apresentação da quadrilha da catequese, que empolgou o povo. A animação e o am-biente fraterno de nossa festa junina também deram o tom dos festejos no domingo, dia 14. A última noite da festa contou com a presença da quadrilha da Comunidade São José Operá-rio. Viva São João! Viva nossa paróquia sem-pre viva!

Jesus se dá em alimento para nós. Esta certeza foi celebrada na Solenidade do Corpo e San-gue de Cristo, no último dia 4 de junho. Padre Gilberto, dian-te de uma assembleia repleta de fiéis, falou da importância de avaliarmos a qualidade de nos-sa comunhão. Lembrou ainda que Cristo se dá em corpo para nos revigorar e fortalecer nossa caminhada cristã.

A Comunidade Imaculada Conceição pro-moveu, no dia dos Namorados, um baile retrô. O salão da capela foi produzido com símbolos do túnel do tempo o que fez com que os presentes dançassem ao som de mú-sicas dos anos 50, 60, 70 e 80. Não faltou ale-gria e diversão.

Corpus Christi

Baile dos Namorados

Retrô

Agradecemos a todos os envolvidos na organização e execução de nosso Arraiá. Parabéns!

Page 5: Jornal Novos horizontes - edição julho de 2015

DEZEMBRO DE 2013 NOVOS HORIZONTESPÁGINA 05No mês de julho, a Igreja celebra a festa de São Camilo de Léllis, padroeiro dos enfermos e patrono da Pastoral da Saúde. Como ocorre anualmente, os enfermos de nossa comunidade são convidados a participar da Santa Missa de São Camilo, no dia 14, às 15h. A coordenadora da Pastoral da Saúde, Telma Mulinari, explica de que forma a pastoral atua e quais serão as necessidades do grupo no dia da missa. Acompanhe!

COM A PALAVRA

COMUNIDADE

JUlHO DE 2015 NOVOS HORIZONTESPÁGINA 05

NH: Quantos agentes estão hoje na pasto-ral?Telma Mulinari: Hoje temos 25 agentes, que foram convidados através de cursos ou se voluntariaram. Para participar da pastoral

não é necessário atuar necessariamente na área da saúde. NH: Como se dá o trabalho da pastoral?Telma: Nós visitamos paroquianos que estão enfermos e pessoas que não são de igreja. É uma visita espiritual, nela rezamos

com a família, constatamos qual proble-ma de saúde daquela pessoa e se precisa da presença do padre para confessar, por exemplo. NH: Como é a recepção dos enfermos? Telma: Eles sentem muita falta e ficam felizes com nossa presença. Visitamos a cada 15 dias, mas, se dependesse deles, seria toda semana. Eles se alegram por-que alguém está dando a atenção que eles merecem. NH: E como será o trabalho no dia da missa? Telma: Nós convidamos os enfermos dos repousos e das casas que atendemos, mas

SANTO ANTÔNIO

apenas aqueles que têm condições físicas de sair participarão da missa. Os Mesc's, que levam a comunhão aos doentes, pedem a liberação dos familiares para que possa-mos trazer o doente até a Igreja no dia de São Camilo. NH: Que tipo de ajuda será necessária no dia da missa de São Camilo?Telma: Precisamos de paroquianos que te-nham carro para que possam buscar e levar o doente. Também deixo um apelo: precisamos de voluntários na área da saúde para ajudar na verificação da pressão arterial aos domin-gos, após a missa das 7h.

A Igreja celebrou, no último dia 13 de junho, a festa de Santo Antônio. Du-rante a homilia, padre Gilberto, mSC

explicou a história de Santo Antônio e uma das versões que o tornou conhe-

cido como o Santo Casamenteiro. Uma jovem teria pedido ajuda a Antônio

para se casar e, após pedir em oração, a mulher teria conseguido um marido. Mas, padre Gilberto também lembrou

o lado assistencialista de Santo Antônio. Ele, num certo

dia, tomou todos os pães de um convento e os distri-buiu aos pobres. Além

disso, o lado evangeliza-dor de Santo Antônio foi

ressaltado. Um grande anunciador da Palavra

de Deus, o santo pregava o Evangelho e vivia uma

vida coerente com os preceitos do Senhor. Viva Santo Antônio!

Page 6: Jornal Novos horizontes - edição julho de 2015

JUlHO DE 2015 NOVOS HORIZONTESPÁGINA 06

A Igreja em Estado Permanente de Missão

Debate sobre a redução da maioridade penal

A Comissão de Justiça e Paz, integridade da Criação de nossa paróquia, promoveu, no dia 27 de junho, na Matriz, um encontro para discutir a proposta de emenda constitucional (PEC) 171/93. A PEC trata da redução da maioridade penal. A PEC foi tema do encontro que também abordou as características do sistema socioeducativo no país. A defensora pública Dra. Eufrásia e a represen-tante da Assessoria de Medidas Socioeducativas e ao Egresso, Nina Silva, mediaram o debate.

Nossa paróquia realizou um curso de formação de agentes para a missão popular, que ocorrerá no segundo semestre deste ano. O encontro foi mi-

nistrado pelo padre Luis Maurício no dia 27 de junho. O sacerdote afirmou que não existe a possiblidade de sermos cristãos católicos batizados se não viven-ciarmos o Estado Permanente de Missão proposto pela Igreja.

Após a palestra, dois paroquianos fizeram uma encenação de um missionário chegando à casa de uma família e, logo após, em conselho, foram definidas as datas em que serão feitas as missões. Mais informações na página 11.

Page 7: Jornal Novos horizontes - edição julho de 2015

JUlHO DE 2015 NOVOS HORIZONTESPÁGINA 07

Viva os apóstolos Pedro e Paulo!

No dia 28 de junho, domingo, a comuni-dade São Paulo Apóstolo, que pertence a nossa paróquia, antecipou a comemoração religiosa pelo Dia de S. Pedro e S. Paulo (29) com uma procissão pela ruas da co-munidade, seguida de Missa e confraterni-zação. Durante a procissão, padre Rafael, mSC cumprimentou moradores e abençoou um estabelecimento. A missa em louvor a São Paulo foi celebrada, em seguida, na capela da comunidade. A festa do padroeiro teve a presença de irmãs das casas religiosas do bairro e das comunidades co-irmãs.

O padroeiro da comunidade foi enfeitado em um bonito andor. Pelas ruas, padre Rafael, mSC distribuiu cumprimentos e aco-lheu os moradores da região

Page 8: Jornal Novos horizontes - edição julho de 2015

DEZembrO DE 2013 NOVOS HORIZONTESPÁGINA 08JUlHO DE 2015 NOVOS HORIZONTESPÁGINA 08

Por: Claudia MoreiraCATECRIANDO

Page 9: Jornal Novos horizontes - edição julho de 2015

DEZembrO DE 2013 NOVOS HORIZONTESPÁGINA 09JUlHO DE 2015 NOVOS HORIZONTESPÁGINA 09

Seja um patrocinador

Quer divulgar o seu produto em nosso jornal Novos Horizontes? Então ligue para a secretaria da paróquia: 24525188

Você anuncia e colabora com esta obra de evangelização!

Todas as quartas-feiras, das 18:00h às 19:00h, no Sacrário o Terço Vocacional

ROGATE Toda primeira quarta-feira e toda

terceira quarta-feira do mês, o MOVIMENTO SERRA DO BRASIL, sala "L", das 19:30min às 21:00h, Movimento

Leigo por todas as Vocações, na Paróquia. Venha rezar pelas vocações!

É fato que a internet virou um meio de co-municação que veicula imediatamente os fa-tos, isso não se pode negar; mas tem aconte-cido (não se sabe muito bem o motivo) que determinadas notícias alarmistas não são verdadeiras e só servem para causar pânico em seus usuários. A quantidade de mentiras, de informações falsas, chega periodicamen-te hoje aos celulares, computadores e são es-palhadas com uma velocidade assustadora; muitas como se fossem coisa nova, mas que, na realidade, são simplesmente falsas notícias reeditadas. Qual seria o real motivo? Muitos podem ser os motivos. Um deles seria fazer com que o legislativo já mal afamado venha a ficar mais desacreditado?

Agora começou a circular novamente uma mentira que, no mínimo, está deixando as pessoas assustadas: o fim do 13º salário! Uma covardia que tem abalado a estrutura do tra-

Crônica do Mês

Redes sociais: verdades e mentiras

Amor e respeito ao próximo

balhador já sofrido com tanta demanda traba-lhista que faz desacreditar os sindicatos. Em 2001, o Presidente do Brasil encaminhou ao Congresso Nacional um projeto de Lei sob o nº 5483/2001, que dispõe sobre a “Flexibiliza-ção das Leis de Trabalho”. Mas em 2003 esse projeto foi arquivado pelo novo Presidente da República, afastando do povo brasileiro um terrível fantasma. Portanto não passemos para frente qualquer notícia antes de verificar com o tão conhecido “Google” a veracidade dos fatos.

Ainda bem que, por outro lado, as redes so-ciais têm o importante papel de aproximar as pessoas que, mesmo quando distantes, passam a fazer parte do nosso cotidiano, com fatos, fotos, lembranças, diálogos, mantendo assim viva a imagem do amigo que, mesmo estando longe, fica, dessa forma, bem mais próximo e se faz até presente em nossa vida.

Terço Vocacional É hora de mostrar a força e a união de nossa Paróquia!

Nossa irmã Flávia Atayde está com o seu pai internado, precisando de doação de sangue e plaquetas.

Além deste ato de carinho e compaixão, pedimos para que mantenham o nome dele em suas orações e o de sua família que precisa de muita

força neste momento.A doação deverá ocorrer no Banco de Sangue CTA:

Rua Santo Amaro, número 80, 1º subsolo - Glória, dentro do Hospi-tal Beneficiência Portuguesa, de segunda à sexta, de 7h30 às 15h e aos

sábados, de 7h30 às 10h30. Telefone: 2224-0945Paciente Valdomiro de Atayde Silva, Hospital Bambina, Código: 66400.

Sérgio de Queiroz

Esta imagem vai ficar guardada para sempre na memória dos cristãos. A candomblecista Kailane Campos, de 11 anos, apedrejada na saída de um culto, foi recebida pelo arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta. Na sede da arquidiocese, na Glória, zona Sul do Rio, a jovem tomou café da manhã e conversou com líderes religiosos da Igreja sobre o episódio de violência. Ao final do encontro, a candomble-cista deu um caloroso beijo em nosso cardeal!

Doação de SangueFoto: Gustavo Oliveira

Page 10: Jornal Novos horizontes - edição julho de 2015

DIZIMISTAS AnIVerSArIAnTeS De JUlHO- GRACIETTE APARECIDA MORAIS DA SILVA- SILVIA LUCIA DE OLIVEIRA TAVARES- ANTÔNIO LUIZ CERQUEIRA OLIVEIRA- ELZA MARIA DE MORAES MENDES GADELHA- LUCIA FATIMA DE OLIVEIRA BATISTA DA SILVA- NICEA DA SILVA MORAES- ILCEA VIEIRA- MARIA DALVA DE OLIVEIRA GAMA- PAULO CESAR VIEIRA FERREIRA- JOÃO PEDRO COELHO BARRA- KATIA COIMBRA MAMA- ZAIDA S. P. C. NAPOLEÃO- CARLOS DOMINGOS DA CRUZ- EDISON DE OLIVIERA RIBEIRO FILHO- MANOEL VALDECI DA SILVA- ALMIRO TARDEN- FERNANDO MANOEL PATRICIO DA SILVA- SANDRA HELENA P. DA SILVA - ANA MARIA SIMOES ROSA- LIVIA MARIA FONSECA SANTANA- ANA CRISTINA DA SILVA FRAGA- HOMERO RODRIGUES - DANIELA DE SOUZA ALVES DA SILVA- JOÃO PEDRO DE AZEVEDO FORMEL- JOSÉ METON CARDOSO RIBEIRO- LEDAI MARIANO DE SOUZA- CECILIA BARBOSA DA SILVA- CRISTINA SILVA DE OLIVEIRA- SOLANGE REGINA GOMES DE OLIVEIRA- DELMA DE MIRANDA OLIVEIRA- JOANITA PEREIRA ABRAÃO- LOURDES MOREIRA HOMEM- MARIA LUCIA DAFLON COUTO- AUGUSTO VIEIRA DOS SANTOS- HERMINIA SANTI VIEIRA- ISABEL CRISTINA DE AZEVEDO- LOURDES DE FATIMA G. DA SILVA VIEIRA- MARCELO VIEIRA DAS NEVES- NEOLITA LOUGON DE OLIVEIRA- ANA LUCIA SILVA NEVES- ANA LUCIA VIEIRA NUNEZ- ISALMIR SARAIVA LOPES- CLAUDIA DE CARVALHO CORREA- MARIA CORREIA DA SILVA

PÁGINA 10 NOVOS HORIZONTESDEZembrO DE 2013JUlHO DE 2015 NOVOS HORIZONTESPÁGINA 10

- JESSIANE M. MONTEIRO- MARIA HELENA F. MENEZES- MARIA ROSAS DE CARVALHO- IZABEL DAS CHAGAS BRASILIENSE- MARIA TERESA DIAS DO PAÇO- SUELI DE SOUZA CALVÃO- ENOE DE CARVALHO GONÇALVES- IZABEL DE A. CARDOSO- POLIANA SANTOS- GENELUCIA DA SILVA SOUZA- JOSÉ RICARDO DA SILVA CASTRO- MAGALI DE ABREU RANGEL- MARIA DE LOURDES MEDEIROS JACOBINA- MARINA DOS SANTOS BARCELLOS- NELY ELOY FERREIRA- GILDA TEIXIERA DA SILVA- LETICIA VALERIA GONÇALVES DA SILVA- LUIZA RODRIGUES SAMPAIO- MARIA ESTHER FERREIRA FIGUEIREDO- MARIA LUCIA DIAS PORTUGAL SILVA- MARIA RITA MENDES- LÚCIA CRISTINA FERNANDES CARDOSO- LUIS RAFAEL REGIS DOS SANTOS- NEUSA MARIA ALVES MARCELLO- CARLOS MIGUEL COELHO COSTA- MARIA GORETTI PEREIRA DE LIMA- MILENA BONIFACIO DE SOUZA- GRACE KELI ROSENO- IZABEL RAINHA DAS DORES- NEIDE MARIA VEIRA ROCHA- RAYMUNDA DIAS- SARA PEREIRA MATHEUS - MARIA JOSE DE SOUZA VIEIRA- SANDRA LARA DA SILVA- THEREZINHA FONTES- AMÉLIA DE BARROS CORREIA- CARMELA RIENTE MARTORELI- JOSÉ ALVES DE MORAIS- JOSEFA BARBOSA FERREIRA- LIDIELMA RODRIGUES LIMA- MARLENE DE SOUZA SANTOS- MARTHA BRAZ DE AZEVEDO- ALEXANDRE LOPES DE MORAES- CECILIA GUILHERME DE OLIVEIRA SOUZA- NARCELLE MARIA MELLO SOUZA- MARIA LUCIA DA SILVA A. CANUTO- EDSON RAMOS DA SILVA

- ALESSANDRA OLIVEIRA DE MENDONÇA- FLÁVIO ROSA BEZERRA- HAYDEE TENORIO DA SILVA- JÚLIO CESAR FERREIRA BARCELOS- NILTON MARTINS COELHO- ROBERTA KELLEN S.S. FURTADO- FRANCISCO RIBEIRO DA SILVA- MARCIO CARDOSO DOS SANTOS FONSECA- MARIA LUIZA B. TEIXEIRA- MARLI JORDÃO SANTANA DA MOTA- FRANCISCA VIEIRA DA SILVEIRA- MARLI LOUREIRO DE OLIVIERA- AMÉLIA LAGE PEREIRA- VERA LUCIA DA SILVA RODRIGUES- IDIMAR GODINHO DE SOUZA- JULIA CALAZANS DE ANDRADE- NELLY GOUVEIA

“Contribuindo com o dízimo, estamos permitindo que o Corpo de Cristo seja cada vez

participado.” (1Cor 12)

Page 11: Jornal Novos horizontes - edição julho de 2015

PÁGINA 11 NOVOS HORIZONTESDEZembrO DE 2013JUlHO DE 2015 NOVOS HORIZONTESPÁGINA 11

DICA CULTURAL

Diversas unidades do Sesc no Rio aplicam premissas sustentáveis a uma das mais conhecidas celebrações folclóricas brasileira: a festa junina. Unidade Madureira18/7 de 14h às 21h - Funcionamento das barracas com comidas típicas e brincadeiras14h às 21h - Brinquedos, brincadeiras e oficinas.14h às 19h30 - Sonorização com DJ15h às 15:45h - Contação de Histórias com a temática14h às 18h - Animação com recreação e animadores.17h às 17h30 - Apresentação de quadrilha18h - Apresentação artística (Abertura): Forró Abuletado

Eco arraiá no Sesc de Madureira19h30 - Apresentação artística: Maria Filó21h - Encerramento19/7 de 14h às 20h - Funcionamento das barracas com comidas típicas14h às 20h - Brinquedos, brincadeiras e oficinas.14h às 18h30 - Sonorização com DJ14h às 18h30 - Animação com recreação e animadores.16h às 17h - Apresentação da quadrilha do TSI.18h30 - Apresentação artística: Pimenta do Reino; 20h - EncerramentoServiço:Sesc Madureira - R. Ewbanck da Câmara, 90 . Telefone: (21) 3350-7744. Ingressos: R$2

Como gesto concreto do Ano da Es-perança, a Igreja Católica do Rio decidiu realizar missões popula-

res em todas as paróquias da Arquidiocese. Por isso, fiéis de nossa comunidade foram capacitados para visitarem casas do bairro a fim de evangelizar e mostrar uma Igreja viva e atenta às realidades sociais.

No último dia 27 de ju-nho, pe. Luis Maurício, vocação que surgiu em nossa comunidade, mi-nistrou o curso de for-mação e capacitação de agentes para a missão. Ele afirmou que, além da mis-sionariedade que recebe-mos pelo batismo, nossa paróquia tem o dever de ir “além portas” por conta da dimensão carismática da congregação dos Missionários do Sagra-do Coração. Padre Luis Maurício ressaltou que a Igreja deve estar em Estado Perma-nente de Missão e que o cristão deve ser como a samaritana que, ao beber da fonte que é Jesus, se sente animada para ir ao en-contro do irmão mais necessitado.

O curso teve o objetivo de conscienti-zar os paroquianos para a importância do anúncio da mensagem de Cristo às pessoas

UMA IGREJA "ALÉM - PORTAS"

que não conhecem os valores evangélicos. O sacerdote disse que a missão não deve impor valores, mas que deve ser um gesto de cortesia e gratuidade com o intuito de criar vínculos fraternos para com os irmãos. Na Praça Seca, a missão acontecerá em três datas diferentes nas casas da comunidade São Francisco de Assis. Serão confeccionados crachás, faixas e

camisas para chamar a atenção para o trabalho de evangeliza-ção. Veja a programação:

5 de julho – envio de todas as paróquias para a missão, na Catedral do Rio, às 11h30.

15 de agosto – Primeiro dia de visita às casas da comuni-dade São Francisco de Assis. Haverá envio dos missioná-rios, a partir das 14h, na cape-la. A visitação acontecerá até às 17h.

19 de setembro – Segundo dia de visita às casas da comunidade São Francisco de Assis.

24 de outubro – Terceiro dia de visita às ca-sas da comunidade São Francisco de Assis.

14 de novembro – Evento missionário. En-contro de quem participou da missão e das famílias visitadas. Local e horário a definir.

21 de novembro – Festa da Unidade missio-nária na Catedral Metropolitana do Rio.

Bruno Tortorella

O nosso Centro Social continua o seu tra-balho de ajudar o próximo. No ano de 2014 foram 4354 atendimentos em suas 11 mo-dalidades de serviços; contando com 16 vo-luntários, que com grande demonstração de solidariedade, dão testemunho da Caridade Social em nossa Igreja. Juntamente com o Centro Social estão a Pastoral da Criança e os Vicentinos. A Pastoral da Criança efetuou cerca de 2200 atendimentos em nossas co-munidades e os Vicentinos distribuíram, na matriz, 351 cestas básicas de alimentos, ele-vando assim, para 6905 o número de atendi-mentos prestados no ano passado.

Como é de costume realizamos no final de cada ano o NATAL SEM FOME, arre-cadamos em 2014, um total de 2264 Kg de alimentos. Tudo o que foi recebido foi dis-tribuído da seguinte forma: 1000 Kg entre-gues aos Vicentinos – Conferência Rainha do Santíssimo Rosário; 823 Kg levados para a Casa São Francisco de Assis – Abrigo dos Desamparados, em Vilar dos Teles, e 441 Kg levados ao Seminário Nossa Senhora do Sagrado Coração, em Belford Roxo. Agra-decemos imensamente a colaboração de toda a população da Praça Seca e dos Supermer-cados Mundial, Premium e Intercontinen-tal. Que o nosso bom Deus retribua-os com Prosperidade e Bênçãos o atendimento ao nosso apelo!

Continuando o seu trabalho de atendimen-to aos mais necessitados e querendo levar a todos uma qualidade de vida melhor, o nosso Centro Social, com o propósito de promover o ser humano, convida a todos que venham nos conhecer e ver o que a Paróquia Nos-sa Senhora do Sagrado Coração faz em res-posta ao Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. Junte-se a nós, apresentando-se como nosso Voluntário. O trabalho voluntário não é serviço, é terapia...!

Centro da Ação Social da Paróquia Nossa

Senhora do Sagrado Coração

Diácono João Ananias

Page 12: Jornal Novos horizontes - edição julho de 2015

PÁGINA 12 NOVOS HORIZONTESJUlHO DE 2015

O que acontecerá?

GRUPO DE VIÚVOS

SÃO CAMILO DE LÉLLISNo dia 14 de julho acontecerá a missa de São Camilo de Léllis, patrono dos enfermos. A celebração com a Unção dos Enfermos será às 15h. Tragam pessoas que estejam doentes para receber a unção!

VISITA DA IMAGEMA imagem peregrina de Nossa Senhora Apa-recida, vinda do Santuário Nacional, estará em nossa paróquia, no dia 25 de julho, de 12h às 14h. Aqueles que puderem, compareçam à Igreja Matriz para receber a bênção de Nossa Senhora Aparecida!

O Coral padre Júlio Chevalier, de nossa paróquia, vai animar as seguintes missas nesse ano:

9 de agosto - Missa das 18h154 de outubro - Missa das 20h24 de dezembro - Missa de Natal às 19hO coral ensaia todas as quartas-feiras, às

16h, no Ceuzinho. Quem quiser participar, basta comparecer no dia nos ensaios.

Amado seja por toda parte o Sagrado Coração de Jesus:

Eternamente!

Toda quarta-feira, às 20h, após a Missa na Igreja Matriz. Homem que reza, família que se liberta.

FESTAS JULHINAS

Nossa senhora docarmo

Dia 16 de julho, a Igreja celebra Nossa Senho-ra do Carmo. A missa será às 19h15. Participe e traga seu escapulário para ser benzido!

Nos dias 24, 25 e 26 de julho as dependên-cias da Igreja Matriz estarão ocupadas para a realização do 30º Encontro de Casais com Cristo. A coordenação do encontro pede que os paroquianos evitem ir para a missa, no domingo dia 26, de carro.

Grupo de mães que rezam pelos filhos. Toda quarta-feira, às 20h, debaixo da casa paro-quial. Aberto a todas as mães da comunidade.

A Festa Julhina na Comunidade Santa Rosa de Lima será no dia 11 de julho, a partir das 17h;Na comunidade São Francisco de Assis os festejos também serão no dia 11 de julho, às 18h.;Na São José a festa julhina ocorrerá no dia 19 de julho após a missa das 8h;

ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO

A Catequese de Jovens e Adultos (Iniciação Cristã) de nossa paróquia iniciará suas ativi-dades no mês de agosto. As aulas vão começar no dia 2/08, às 17h, e a abertura será na missa das 18h15. As inscrições ainda podem ser fei-tas na secretaria paroquial. Se você conhece alguém, convide-o!

catequese de adultos

CORAL PADRE JÚLIO CHEVaLIER

O Grupo Vivo Feliz , que surgiu do Encon-tro de Viúvos e Viúvas com Cristo de nossa paróquia, fará a reunião mensal no dia 30 de julho, às 15h, no Salão Sagrado Coração.Todos os viúvos de nossa comunidade, que queiram partilhar um momento de evangeli-zação e alegria, são convidados a participar. O lanche será partilhado. Venham!

TERÇO DOS HOMENS

MÃES QUE REZAM

GRUPO DE JOVENS JAVÉNo dia 11 de julho, o grupo jovem Javé reali-zará um debate sobre a proposta de redução da maioridade penal, que está tramitando no Congresso. O encontro será às 15h, na Matriz. Todos estão convidados!

LEGIÃO DE MARIAA Legião de Maria iniciou uma atividade de evangelização. Todo primeiro sábado do mês, às 17h, o grupo se reúne em frente ao chafariz da praça para rezar o terço. Junte-se a eles!

ROMARIA A APARECIDANo dia 28 de agosto, a Arquidiocese do Rio

fará sua Romaria anual ao Santuário Nacional de Aparecida. Se você quiser participar deste momento de fé, basta comparecer à secretaria paroquial com a cópia da identidade. Garanta sua passagem!