jornal novos horizontes - novembro 2013

12
Fundado em Janeiro de 1972 - Ano XLI Nº 500 Novembro de 2013 Chegamos, neste mês de novembro de 2013, a 500 edições publicadas de nosso Jornal Novos Horizontes. Amigo que nos acompanha a cada primeiro domingo do mês. Um jornal que tem por objetivo informar e anunciar o Evangelho. Com nossos leitores e paroquianos queremos compartilhar este momento de alegria. Nosso jornal guarda a memória da paróquia Página 12 √ Edição Comemorativa

Upload: pascom-paroquia-nssc

Post on 24-May-2015

146 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Essa é 500ª edição do Jornal Novos Horizontes, que pertence a Paróquia Nossa Senhora do sagrado Coração e é distribuida gratuitamente todo primeiro domingo do mês após as MIssas. Parabéns a vocês!

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Novos horizontes - Novembro 2013

Fundado em Janeiro de 1972 - Ano XLI Nº 500 Novembro de 2013

Chegamos, neste mês de novembro de 2013, a

500 edições publicadas de nosso Jornal Novos

Horizontes. Amigo que nos acompanha a cada

primeiro domingo do mês. Um jornal que tem

por objetivo informar e anunciar o Evangelho.

Com nossos leitores e paroquianos queremos

compartilhar este momento de alegria.

Nosso jornal guarda a

memória da paróquia

Página 12

√ Edição Comemorativa

Page 2: Jornal Novos horizontes - Novembro 2013

EditorialMonsenhor Guedes, Arquidiocese de Niterói

NOVEMBRO DE 2013 NOVOS HORIZONTESPÁGINA 02

EXPEDIENTE PAROQUIALMissas:

Domingos: às 7h, 9h, 18h15 e 20h.Segunda-feira: Missa da Esperança, às 19h15

Quarta-feira: Missa às 19h15 e após, Terço dos HomensQuinta e sexta-feira na Matriz, às 19h15 1ª sexta-feira do mês: às 6h45 e às 19h15

Todos os sábados, às18h, Missa no Repouso Santa Maria, Rua Japurá, 555.

Secretaria Paroquial:Atendimento de segunda a sexta-feira, de 8h às 20h. Sábados, das 8h às 12h.

ex

pe

die

nt

e

Orientador: Pe. Valentim Menezes, mSCRedatores: Aurenei Walterfang, Carlos Silveira, Carolina Belisário, Cerqueira Lima, Marli Jordão, Diácono Jatobá, Diácono João Walterfang, Ir. Gislene fdz, Sergio de Queiroz, Virgínia Lopes e Luiz Antônio.Fotografia: Anderson Lucena e PascomRevisão: Maria Clara FonsecaEditoração e Diagramação: Bruno Tortorella

Site: http://paroquianssc.wordpress.comE-mail:[email protected]úncio:Secretaria ParoquialAdministração: Rua Barão, 807 Praça Seca- Jacarepaguá- RJTel.: (21) 2452-5188 e 2464-1947Impressão Gráfica:ZM Notícias - Tel: (21) 2669-1515

São Tomás diria o seguin-te:“Não podemos merecer – pro-priamente falando – a salvação de ninguém, mas podemos orar nessa intenção, recorrendo à di-vina liberdade e misericórdia.” Também a oferta de esmolas aos pobres ou à Igreja, para o culto, está nessa linha, e é precisamente assim que se entende o costume de acender velas: trata-se de ex-primir o culto a Deus e, na me-dida em que tal intenção estiver animada de amor e mérito, po-derá indiretamente beneficiar as almas.

Aproveito para parabe-nizar a todos que tornam o Jor-nal NH uma realidade. Sinto-me muito honrado em poder parti-cipar como colaborador desde jornal e, principalmente, nesta edição comemorativa. Parabéns NH!

Diácono Jatobá

*No dia 28 de novembro, nosso querido diácono completará 4 anos de ordenado. Que Nossa Senhora do Sagrado Coração o abençoe e o fortaleça sempre sua vocação.

O dia de Finados oferece-nos oportunidades diversas, tanto no campo das virtudes da fé e da es-perança, como num profundo mer-gulho na nossa condição de seres transitórios, limitados no tempo e no espaço da história em curso. De-bruçamos sobre a tirania da morte, mas sentindo e celebrando a mag-nífica suavidade da Ressurreição de Jesus. Afinal, a morte termina com o nosso peregrinar terreno e nos projeta e nos conduz à esplêndida e aguardada residência definitiva, o céu. Os limites humanos não exis-tirão mais e nas mãos do Pai do céu serão colocados os bens que praticamos. A riqueza da Sagrada Liturgia das Santas Missas com as diversas opções de leituras e textos eucológicos utilizados em nossas igrejas e nos cemitérios, conduz-nos a momentos de luz e vida, em-bora esteja presente o desconforto da certeza de nossa transitoriedade.

“A Igreja, diz-nos o Missal Ro-mano, oferece o sacrifício euca-rístico da Páscoa de Cristo pelos defuntos, a fim de que, pela comu-nhão de todos os membros de Cris-to entre si, o que obtém para uns o socorro espiritual traga aos outros a consolação da esperança”.

A força da sagrada Eucaristia in-vade a nossa pobre miséria e nos

A Lembrança dos Fieis

Defuntos à Luz da Ressurreição

faz perceber e sentir que já somos vitoriosos na derrota que a morte sofreu pela morte de Jesus Cristo. No momento em que Jesus mor-ria a poderosa morte era vencida e, naquela sepultura de Jesus, ela foi depositada e desapareceu. “A morte foi tragada pela vitória. Ó morte, onde está a tua vitória? Onde está o teu aguilhão?” (1Cor 15,55).

A certeza da morte e a lembran-ça dos mortos presentes e colo-cados nas missas evocam nossas limitações humanas, mas dimen-sionam nossa existência na cer-teza de que no canteiro de nossas ações vamos semeando e cultivan-do a semente do Reino que já está entre nós. Quem sabe, no palco de nossas possíveis tristezas onde a poderosa morte está em cena, há de reacender, ainda com mais for-ça, a presença do Senhor vivo e ressuscitado.

Celebrar o dia de Finados na di-mensão da fé e da esperança, na maturidade da caridade sem me-dida é um momento fecundo para se adubar com carinho o canteiro de nossa vida com as boas obras, regá-lo com nossas lágrimas, es-perando que a colheita não deva, necessariamente, acontecer aqui, mas na glória do céu. Até lá!

A Oração e o Sacrifício

pelos mortos

No 2º livro dos Macabeus (12, 39-46) lemos a passagem bíblica sobre a oração e o sacrifício pelos mortos: “O nobre Judas pediu ao povo para ficar longe do pecado. Então fizeram uma coleta individual, reuniram duas mil moedas de prata e mandaram a Jerusalém, a fim de que fosse ofere-cido um sacrifício pelo pecado. Ele agiu com grande retidão e nobreza, pensando na ressurreição”. Ao me-nos, desde a metade do século II, se sabe ser a Missa ofertável na inten-ção dos defuntos. Cerca do ano 140, escrevia Aristides de Atenas: “se um fiel morrer proporcione a ele a salva-ção celebrando a eucaristia e orando junto a seus despojos”. Assim, São Paulo, na 2ª carta a Timóteo – 1, 18 – ora a Deus pelo amigo, Onesíforo: “O Senhor lhe conceda alcançar a misericórdia do Senhor naquele dia”.

Evidentemente, está suposto um estado após a morte, antes da bem-aventurança definitiva, no qual as al-mas possam ser auxiliadas por nossas orações e pela oferenda sacrifical da Missa.

Aprofundando a Fé!

Page 3: Jornal Novos horizontes - Novembro 2013

NOVEMBRO DE 2013 NOVOS HORIZONTESPÁGINA 03

Neste capítulo 7, 1-23 de Marcos, vemos a preocupação de Jesus com o povo faminto, que não tem o que comer, enquanto os fariseus e doutores da Lei se preocupam com os seus ri-tuais (7, 2-4), o lavar as mãos para comer tem dúvida, preocupações diferentes em torno do alimento: Jesus ensina a partilha; os “teólogos” da época ensinam o ritual de pureza para comer.

O que está por trás dessas tradições religiosas defendidas rigorosamente pelos fariseus e dou-tores da Lei?

Recorrendo o projeto Isaías, Jesus os desmas-cara, mostrando que eles estão interessados em defender tradições que eles mesmos criaram, ainda que passem por cima dos mandamentos de Deus (Mc. 7, 6-13); o que Deus quer é que realizemos uma prática que produza liberdade e vida, e não ter um culto religioso que se importe com a situação dos irmãos necessitados.

Anos que estamos no meio da multidão

LIXO ZERO

O Evangelho de Marcos

e que Jesus se dirige para ensinar uma nova for-ma de moralidade: “escutem todos e compreen-dam: O que vem de fora e entra numa pessoa, não há torna impura; as coisas que saem de den-tro da pessoa é que o tornam impura. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.” (Mc. 7, 14-16).

A moralidade de Jesus, portanto, está centrada na consciência humana, que cria os projetos e dá uma direção as coisas.

Ao abolir a lei, sofre a pureza e impureza que vigorava na sua época (será que ainda não vigo-ra hoje?) e que era fundamento de uma socie-dade injusta e hipócrita. Jesus quebra tabus que solidificam diferenças entre as pessoas, gerando privilégios e marginalizados, opressores e opri-midos.

É a parte dessa nova moralidade que ele mes-mo pouco se importava em se tornar impuro, ser causa de escândalo e gera conflito. Jesus era pa-ciente e tolerava os erros das pessoas, mas não suportava a hipocrisia.

A moralidade de Jesus é a da integridade, isto é, a pessoa ser por fora o que é por dentro, sem se identificar com máscaras que envolvem e en-durecem o coração.

(Continua)Marli Jordão

Há alguns dias, o Rio de Janeiro resolveu endu-recer com a po-

pulação a questão do despejo de lixo nas ruas da cidade. O interessante é que a maioria das pessoas acha que jogar um pequeno resíduo no chão não tem importância, como por exemplo, um papel de bala ou mesmo uma guim-ba de cigarro. Essa, então, é depositada em vários lugares e as pessoas não sabem que o filtro do cigarro é consti-tuído de um material fibroso que pode esgarçar e é de di-fícil decomposição. E mais uma vez nós esbarramos na

questão da educação, e o que vemos hoje, é uma grande greve dos professores, nos parece que tudo está fora do lugar, ninguém se entende, e não é só na cidade, essa con-fusão de valores acontece em todo país, o que é certo e o que é errado? O pior é que o “Lixo Zero” acontece só nas áreas públicas, mas os resídu-os em áreas privadas também são responsáveis das grandes enchentes. Os mesmo cigar-ros que estávamos falando, se jogados em vasos sanitários não só contribuem para os entupimentos das tubulações de ruas, como também do desperdício de grandes volu-

mes de água potável com as descargas.

O professor é peça fun-damental nesse processo, precisamos valorizá-los. Se procurarmos mais, veremos que o termo “Lixo Zero” foi mal colocado e se fôssemos buscar outros tipos de lixo, encontraremos vários, como a poluição sonora, a poluição visual, a poluição do ar, etc. E, finalmente, a moral, ela está por toda parte. Como pa-garíamos tanta multa?

* Estamos colaborando com o Jornal há 7 anos, foi quando a Igreja completava seus 60 anos. Carlos Silveira e

Virgínia Lopes Números do programa

Lixo Zero

Na cidade, ou só nas áreas públicas.

R$ 98 à R$ 3.000Variância do valor da multa para aqueles que

jogarem lixo no chão

15número de bairros que já receberam o

programa.50%

equivale a redução de lixo recolhido no Centro da cidade, após implantação do Lixo Zero

Page 4: Jornal Novos horizontes - Novembro 2013

NOVEMBRO DE 2013 NOVOS HORIZONTESPÁGINA 04

“O mundo gelou diante da absurda realidade que passou a viver nos últimos quatro meses”

O nosso Centro Social está passando para outra etapa da sua existência, agora em interação com as Pastorais Sociais (Pastoral da Criança, Pastoral da Saúde, Pastoral da Tercei-ra Idade, Vicentinos, Grupo Pau Brasil e Justi-ça e Paz) está buscando com isso maior entro-samento, para melhor atender aos nossos mais necessitados. Queremos assistir e promover. Mensalmente, já estamos realizando reuniões, nas quais, vamos discutindo os nossos objeti-vos e quais são as dificuldades para alcançá-los

A partir do mês de novembro, passaremos a realizar palestras educativas, a primeira será rea-lizada no dia 05 de novembro, às 19 h: 30 min. - no Céuzinho. O palestrante será Tobias, do Vicariato Oeste, que falará sobre as Pastorais Sociais e a transformação de uma realidade. Todos poderão parti-cipar e entender melhor a importância da Ação Social da Igreja.Todos os meses, o Vicariato Suburbano realiza reunião com todas as suas Pastorais e Grupos da Ação Social na Igreja de Santa Terezinha, na Rua Macabu, em Coelho Neto. Cada reunião faz parte do trabalho idealizado pelo padre Sérgio, que começou com um número reduzidíssimo de participantes; porém, agora, a presença de novos adeptos vai aumentando mês a mês. A próxima reunião será no dia 30 de novembro, às 9:00 horas. Compareça você também! O ano de 2014, será o ano da Caridade Social e o seu lançamento acontecerá na Assembleia Arquidiocesana da 5ª Semana Social, no dia 14 de dezembro, às 8:00 horas, na Igreja de Santana, no Centro da cidade. Prezado irmão e prezada irmã a messe é grande e os operários são poucos, por isso, estamos esperando e contamos com a sua colaboração. Ingressem numa Pastoral Social ou no nosso Centro Comunitário e transforme a tristeza de alguém em alegria; a sua palavra, o seu trabalho e o seu abraço podem ser a mudança de vida de muita gente. Diácono João Ananias

Centro da Ação Social da Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração

Nota de Falecimento

Espionagem Internacional

O que é bom para os Estados Unidos, não é bom para o Brasil. O mundo gelou diante da absurda realidade que passou a viver nos últimos quatro meses. Pindorama estava e está sendo espionada pelos donos do mundo sob o pretexto de combate ao terrorismo tupiniquim. O nosso país viu-se envolvido pelo sistema de comunicação ciber-nética dos nossos” irmãozinhos”, conhecidos com o

o sistema de monitoramento das pessoas, dos es-tados e de tudo que ocorre nos bastidores da so-ciedade está sob os olhares incansáveis da ciberné-tica. Não adianta roer as unhas, somos ainda do terceiro mundo e desde 1950 os olhares bisbilho-teiros nos controlam.

Antonio Cerqueira

nome genérico de “Tio Sam” e a nossa Presi-dente com seu celular, seu telefone fixo e suas correspondências violadas, desmarcou a via-gem a nível de Estado que faria a Washington, exigindo do Presidente Obama desculpas pelo ocorrido. Quando tudo parecia sanado eis que os irmãozinhos do México, França e Alemanha prestam queixa ao Parlamento da União Eu-

ropeia e se descobre a partir daí, que o Reino Unido também possui um sistema de parceria com o dos Estados Unidos e que a Rússia em curto prazo estará no páreo das demais potên-cias. E nós !..

Ao ler os nossos jornais fica-se sabendo que

Faleceu no dia 20 de outubro Almir Fernandes, membro da Congregação Mariana e do ECC de nossa paróquia. Que Deus receba mais esse irmão na festa do céu que nunca se acaba e que Nossa Senhora do Sagrado Coração interceda pela paz e bem da família. *Rezemos pelos falecidos de nossa comunidade

Page 5: Jornal Novos horizontes - Novembro 2013

NOVEMBRO DE 2013 NOVOS HORIZONTESPÁGINA 05

No mês de outubro, celebramos São Francisco que nos convida a contemplar os outros homens, o mundo e todas as criaturas com o olhar que Deus mesmo coloca sobre uns e outros. Ele nos en-sina “a descobrir sua beleza, a admirá-la e a amá-la. A qualida-de do “ser fraterno” depende da qualidade do olhar. Não se pode amar o irmão ignorando-o; não será ele amado quando olhado do alto. Francisco soube olhar os leprosos e, para além das chagas purulentas, soube ver os “irmãos-cristãos”. Em nossa paróquia, nós temos a querida comunidade de São Francisco de Assis, que a exemplo de seu padroeiro, viive a simplicidade em anunciar o Evangelho, com

gestos simples, mas permanentes, se faz presen-te junto a povo da Chacrinha. Nesta festa, lembramos de modo espe-cial Padre Frank, que homenageou o seu Pa-droeiro de nome, erguendo para ele um igreja viva. Que esses dois Franciscos olhem por nós. Luiz Antonio

Comemorar e sempre bom, ainda mais quinhentas publicacões do nosso querido Jornal Novos Horizontes que leva todos os ensinamentos de Jesus Cristo para a comunidade, também as informacões que estão acontecendo em nossa Paróquia e vários anúncios de interesses para os paroquianos. É por isso que eu parabenizo o Jornal que continua sendo sempre uma nota dez. Yan Marques, acólito.

Agradeço e parabenizo a todos os organizadores e editores ,ou ate mesmo aquele que de uma maneira ou de outra ajudou a levar as informações e fazendo das palavras de Deus ,uma verdadeira evangelizaçãoClaudia Pereira, paroquiana.

Existem missões que são extremamente sublimes nesta vida, a de anunciar o Evangelho é uma delas. Por isso demonstro minha profunda admiração pela forma incansável, com a qual os Novos Horizontes se dedicou e dedica ao objetivo de informar e levar Cristo as pessoas. Não poderia deixar de prestar-lhes as minhas homenagens nesta edição comemorativa.Obrigada pelos 41 anos de existência e que Deus permita muitos outros. Meus Parabéns!!! Creusa Oliveira, Comunidade São Francisco de Assis.

Ao Jornal Novos Horizontes, nossos parabéns pelas 500 edições publicadas e também pelo ótimo trabalho da equipe que durante todo esse tempo nos trouxe tanta informação referente aos eventos e ao Evangelho. Este é um dos grandes patrimônios de nossa comunidade! Mariana e Antonio - Castro/PR.

Eu e a comunidade São Paulo Apóstolo queremos parabenizar o jornal novos horizontes pelas 500 edições, sempre nos informando tudo o que acontece em nossa paróquia e nos dando vários ensinamentos para nossa caminhada até Cristo. Que Deus ilumine a todos que trabalham na elaboração desse jornal abençoado e que venham muitas edições pela frente um grande abraço. Roseli dos Santos, São Paulo Apóstolo.

COM A PALAVRA

Comunidade São Francisco de Assis celebra seu padroeiro

A COMUNIDADE

Pertencente a Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração, comunidade festeja, com bonita celebração, São Francisco de Assis.

Page 6: Jornal Novos horizontes - Novembro 2013

novembro DE 2013 NOVOS HORIZONTESPÁGINA 06

O que aconteceu? A PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO SAGRADO CORAÇÃO CELEBROU 67 ANOS DE VIDA COM UM INÉDITO NOVENÁRIO.

O ANIVERSÁRIO PAROQUIAL FOI COMEMORADO COM EMOÇÃO, FÉ E UNIDADE. CENTENAS DE FIÉIS

PARTICIPARAM DOS FESTEJOS. PARABÉNS PARÓQUIA!

TEMPO PAROQUIAL

O Coral Júlio Chevalier, de nossa paróquia, abril-hantou o novenário. Ele se apresentou nos dias 15 e 19 de outubro. Com músicas tradicionais e especialmente ensaiadas para a festa, o coro, conduzido pelo Maestro Luiz Lima, solenizaram a Santa Missa, com suas vozes.

No dia 15, os professores foram responsáveis pela Eucaristia presidida por Padre Germano, mSC. Ao final, eles receberam, pelas mãos do sacerdote, uma bênção. Já no dia 19, a Missa foi celebrada por Pe.Valentim, com bênção aos estudantes. Em seguida, houve procissão das velas. O 8º dia da novena foi encerrado com música ao vivo e barraquinhas.

Missa solene de aniversário da paróquia. Com a igreja lotada, fiéis veneraram a imagem de Nossa Senho-ra do Sagrado Coração. Na mesma data, a nova imagem foi apresentada.

Page 7: Jornal Novos horizontes - Novembro 2013

novembro DE 2013 NOVOS HORIZONTESPÁGINA 07

O que acontecerá?

Povo peregrina pelo estacionamento da Matriz du-rante procissão das Velas, no dia 19 de outubro.

LEGADO JMJ

Os militares participaram da Santa Missa do 6º dia da novena, presidida por Padre Jean Aguiar, mSC. Durante a procissão de entrada, os militares com-poram uma coroa de flores para a passagem da equipe celebrativa. Advogados, bancários, catequistas e profis-sionais da saúde também participaram do novenáario

Na missa de envio da Jornada Mun-dial da Juventude, em Copacabana, o Papa Francisco disse aos jovens: “Ide, sem medo, para servir.” Tendo como referencia essas palavras e o próprio lema da Jornada “Ide e fazei discípu-los entre todas as nações” (Mt 28,19), a antiga coordenação paroquial da JMJ resolveu propor um trabalho social, para os voluntários da JMJ, em uma das nossas Comunidades.A Comunidade escolhida foi a Santa Rosa de Lima que fica na Rua Capitão Meneses. A ideia é ir uma vez por mês na comunidade para brincar com as crianças, contar histórias, levar um pouco alegria, cultura e, é claro, um pouco de evangelização para elas.Nesse trabalho contamos com a ajuda da Pastoral da Criança que já faz um trabalho local. No último dia 26 de outubro fizemos a nosso primeiro encontro com as crian-ças: uma festa de dia das crianças. Embora inicialmente os volun-tários da JMJ tenham sido con-vidados, todos que queiram par-ticipar são muito bem-vindos.

Cristina Machado

CAMPANHA DE DOAÇÃO Nossa paróquia tem o bonito hábito de nos 1º e 3º domingos de cada mês realizar a doação de alimentos não perecíveis e de leite para filhos de mães soropositivas, respectivamente. Em algumas missas, porém, os fiéis têm esquecido de contribuir e tem faltado, especialmente, leite. Por isso, irmão e irmã, não deixe de praticar esse gesto de amor e solidariedade ao próximo. Faça, mensalmente, sua pequena colaboração que se torna grande com a ajuda de todos. Paz e bem!

Page 8: Jornal Novos horizontes - Novembro 2013

novembrO DE 2013 NOVOS HORIZONTESPÁGINA 08

CATECRIANDO Por: Claudia Moreira

Page 9: Jornal Novos horizontes - Novembro 2013

novembrO DE 2013 NOVOS HORIZONTESPÁGINA 09

Foi com um misto de alegria, medo eresponsabilidade que decidi aceitar o convite de coordenar o Jornal Novos Horizontes. Após pouco mais de um ano colaborando com a publicação de matérias, padre Valen-tim, apoiado pela então coordenadora, Lygia Maria, me fizeram o convite, devido minha iniciação na carreira jornalística. Desde a edição Janeiro 2013, coordeno os NH. Agradeço a Deus pela oportunidade de co-laborar para que tantas pessoas possam não só receber ensinamentos à Luz do Evagen-lho, como também se manterem informadas do que ocorre em nossa paróquia. São 41 anos, 500 edições, e bendigo ao Senhor por fazer parte dessa história. N.S.Sagrado Co-ração nos abençoe sempre!

A HISTÓRIA CONTADA POR SEUS INTEGRANTES

Após 41 anos de existência e 500 edições publicadas, Diácono Ca-seira, que coordenou os 25 primeiros anos do jornal, Lygia Maria, que esteve a frente por 18 anos, e Bruno Tortorella, que completará 1 ano,

compartilham suas experiências e um pouco da memória dos Novos Horizontes.

PATROCÍNIO

Quer divulgar o seu produto em nosso jornal Novos Horizontes?

Então ligue para a secretaria da igreja: 24525188.

Você anuncia e colabora com esta obra de evangelização!

SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

Todas as primeiras sextas-feiras de cada mês, nossa paróquia tem uma vasta programação dedicada ao Sagrado Coração de Jesus:Missas- 6h45 e 19h15Adoração Comunitária: 7h30 às 8h30 e 18h às 19hAdoração Individual: 8h30 às 16h

VOCÊ SABIA?Às quartas e quintas-feiras a celebração da Santa Missa, em nossa Igreja Matriz, conta com a animação do Ministério de Música paroquial. Mais um incentivo para que você cultive o saudável hábito de participar da Eucaristia diariamente! Venha celebrar conosco, de segunda à sexta, às 19h15.

- Você é a Lygia Maria? Pe. Fernando me pediu para convidar você para uma reunião dos Novos Horizontes, no próximo sábado. As-sim, no pátio da Matriz, fui chamada pela Rita de Cássia, em 1995, para fazer parte de uma nova equipe que teria como objetivo mudar o tradicional informativo da paróquia que saía mensalmente – desde 1972 - para a nova edição tabloide, com 4 páginas, continuando a cumprir o seu bonito propósito de informar e evangelizar a Comunidade Paroquial da Praça Seca, e sempre no primeiro domingo do mês. Em dezembro de 2012, saí do jornal e, junto a mim, o Diácono Caseira, Rita de Cássia, Paulo Amaro, Sonia Caseira e Ricardo Jorge. Louvado seja Jesus Cristo pelos anos de serviço presta-dos ao jornal.

Com a chegada do novo pároco, padre Gilberto de Roij, nos anos 70, muitas coisas foram reestrutura-das. Ele buscou apoio junto à Congregação Mari-ana, um grupo muito ativo e comprometido com toda a comunidade. Assim, com o estímulo e apoio do nosso novo padre, nasceu os “Novos Horizon-tes”: um jornal que pretendia formar e informar, circulando para envolver a vida de toda a comuni-dade paroquial. Primeiro, algumas cópias, máquina de es-crever e carbono, mais tarde mimeógrafos manuais à álcool e, depois, no stencil do mimeógrafo à tinta na casa paroquial. Tudo isso com o patrocínio do Sr. Gonçalves, paroquiano assíduo e comerciante. Com o tempo, conseguimos a ajuda do Sr. Pedro, através do Colégio Monnerat, onde lecionei e fui diretor. Sr. Pedro acreditou no projeto e com toda a gentileza nos fazia um preço camarada e ainda trazia o jornal aqui na Praça Seca. Assim permaneceu por muito tempo, com aquele formato composto por quatro folhas ofício, lembram? Em inúmeras edições utilizei o artifício de um pseudônimo para escrever artigos, o “Águia Azul”, alguém se lembra? Bem depois formamos uma equipe, o que propiciou um crescimento e mu-dança do formato. Estive sempre motivado a não abandonar esta grande missão que nos foi dada. Sempre orientado pelo espírito de unidade tão im-portante, como testemunho de prova de que Deus nos dá força, e pela inspiração da nossa mãe Maria.

Page 10: Jornal Novos horizontes - Novembro 2013

DIZIMISTAS ANIVERSARIANTES DE NOVEMBRO•  ANTONIA DOS SANTOS SOUZA•  AURORA DOS SANTOS•  CLAUDIO RAFAEL B. LINHARES•  CREUSA F. DA SILVA SANTOS•  DANIEL M. CALAZANS•  ISAURA A. DE BRITO•  MARIA ANGELA M. CIELLO•  PAULO ROBERTO S. DE ANDRADE•  RITA MARIA DE ABREU AYRES•  ANGNELO M. CALADO•  DEISE CRISTINA R. ALCANTARA•  LUCIA VALENTIM A.VIEIRA•  MARGARETE M. ERVILHA•  MARIA EURIDICE DE SÁ BACCI•  ROGERIO A. DE QUEIROZ•  BETH VALTES•  MARCO AURELIO•  NOEMIA DOS SANTOS CEREIRA•  RONALDO C. PEIXOTO•  AMALIA G. VALENTE•  EDIO A. GONÇALVES•  ELIMAR B. DE MOURA PEGADO•  ELZA G. CAVALCANTI•  JUÇARA C. MARTINS•  LEONARDO B. DE OLIVEIRA•  LUCIANA MOURA •  LUCIANA S. DE MATTOS MOURA•  CECILIA DA SILVA OLIVEIRA•  MARLENE C.DOS SANTOS•  NIZETE B. DE SOUSA MARINHO•  LYA FERNANDES TEIXEIRA•  RUTH RAMOS•  ABILIO C. SOUSA•  BARBARA CHRISTINA COELHO•  DANIELA DE ALMEIDA LIMA•  EDUARDO P. B. DAS NEVES•  GEOVANE B. DE SOUZA•  GILDO JUNIOR•  JOVINO M. DA SILVA•  MORGANA K. DE LIMA GONÇALVES•  LUCIENE DA SILVA•  MARIA GOLFETTO SANTAGUEDA•  NELY F. SALINO•  PATRICIA F. DE ALMEIDA LOPES•  ROSA DAS VIRGENS L. DA SILVA•  ALESSANDRA R. ALVES•  MARIA DA PENHA M. BARBOSA•  ANA MARIA DOS SANTOS SILVA•  ANA MARIA P. BRANDÃO•  MARIA MARISA R. PEREGRINE•  MARIA TEREZA R. RIBEIRO•  NELSON ANTONIO DOS SANTOS •  ZILDA F. DA SILVA•  HERLLA A. CORDEIRO DA SILVA•  ROSANE DE SOUZA OLIVEIRA•  ANA CAROLINA S. MONTEIRO•  BENEDITA C. NOBERTO•  CARMEM JOSE S. MOREIRA•  CATIA P. ARAUJO•  CELIA REGINA DE ABREU AYRES

•  CRISALIDA F. DA SILVA•  JACINTA S. DA SILVA•  MARIA CANDIDA C. DO NASCIMENTO•  MARIA DE FATIMA B. PEREIRA•  MARIA DE LOURDES A. FARIA•  DEBORA F. CURATO DAS NEVES•  CARLA DA SILVA SANTOS•  IRACEMA S. FONTES•  MARIA DO CARMO PEREIRA•  CIARA M. LINHARES•  DOUGLAS M. RIBEIRO DOS SANTOS•  EDITH F. DE OLIVEIRA•  FRANCISCO G. BANDEIRA•  MARCUS VINICIUS C. DE LIMA•  MARIA CLARA DA SILVA CASTRO•  MILTON E. CARDOSO•  THEREZA DE ABREU AYRES•  ANTONIO M. LOPES•  CARLOS HENRIQUE DE MOURA GALVES•  ELIZABETE DA SILVA S. GONÇALVES•  MARIA JOSEFINA M. LEMOS•  MARIA ZIZELDA N. LIMA•  MARLENE G. DA CUNHA•  MANOEL KLINGER M. DA CUNHA•  MARIA DAS DORES B. SILVA•  HUMBERTO F. DE ALBUQUERQUE•  PAULO EDUARDO DA SILVA NASCIMENTO•  VERONICA P. B. GOUVEIA•  ADRIANA S. DA SILVA•  ALUISIO F. DO NASCIMENTO•  HEMETERIO  S. CAVALCANTE•  MARIA IZABEL DE CARVALHO MENEZES•  MATEUS S. KROPF•  RAYANE ANTONIO•  THEREZINHA DE JESUS DA SILVA ARAUJO•  ALINE S. BASTOS•  CARLOS EDUARDO VIEIRA•  DJAIR QUEIROZ•  FLAVIO T. FELIX•  IRANEIDA DE OLIVEIRA DINIZ•  MARIA MARGARIDA BARBOSA•  WILDA DA SILVA E SOUZA•  ELEONORA VECCHI•  MARIA APARECIDA S. DA SILVA•  MARIA JOSE N. GALVÃO•  MARCELO S. PACHECO•  JOSE CARLOS DE OLIVEIRA MARCONDES•  SUELI FATIMA B. BARBOSA•  CIBELE M. DA SILVA•  LUCAS F. DA SILVA PIMENTA•  REGINA MARIA DA SILVA•  ROSANGELA DA S. SOUZA•  ANA MARIA DE AMORIM LAGE•  ELIETE DA COSTA TUROLA•  JOAQUIM M. DE OLIVEIRA•  LOURDES B. SIMOES•  MARIA AVANY ARAGÃO•  ANA ELISA B. DOS SANTOS•  MANOEL JOSE S. DOS SANTOS•  ANDRE DE SOUZA FRANCISCO•  ANITA G. LOBO•  CESAR LUIZ DA COSTA

•  JOÃO LUIZ B. TURETTA•  SILVIO M. ARAES•  WALDA M. LEITE DA SILVA•  CLAUDIO A. SCHNIDT•  EDSON DE ABREU MARCIANO•  LILIOSA BARBOSA LIMA•  ALCIONY T. DA SILVA DANTAS•  CLAUDIA MARCIA DOS SANTOS LIMA•  MICHELE C. POLITANO•  PAULO CESAR L. GONÇALVES•  ERCULANA DE SOUZA CANUTO•  MARIA SANTANA N. DE KIMA•  MARILENE M. DE ANDRADE COSTA•  NILSON CARLOS DA SILVA PEIXOTO•  ANA PAULA B. COELHO•  GABRIELA DOS SANTOS DE MORAIS•  LOURDES ARAUJO•  SANDRA M. RODRIGUES•  SONIA REGINA DA SILVA LIMA•  VILMA ALVES PEIXOTO JOLO

PÁGINA 10 NOVOS HORIZONTESnovembrO DE 2013

Recebei, Senhor, a minha oferta Não é uma esmola, porque não sois

mendigo! Não é um auxílio, porque não precisais dele! Também não é o que so-bra, que vos ofereço. Esta oferta repre-senta minha gratidão! Pois o que tenho

eu o recebi de vós.Amém.

“Contribuindo com o dízimo, estamos permitindo que o Corpo de Cristo seja cada vez

participado.” (1Cor 12)

Oração do Dizimista

Page 11: Jornal Novos horizontes - Novembro 2013

PÁGINA 11 NOVOS HORIZONTESnovembrO DE 2013

No dia 20 de outubro, durante a missa solene de aniversário de 67 anos de nossa paróquia, a comunidade foi pre-senteada com a bela im-agem de Nossa Senhora do Sagrado Coração, em estilo barroco. Con-feccionada pelo artista pernambucano, Eduardo Cavalcante, a imagem tem mais de 1,5 metro de altura e foi adquirida com doação dos fiéis.

COMUNIDADE GANHA NOVA IMAGEM DE NOSSA SENHORA DO SAGRADO CORAÇÃO

DICA CULTURAL

Os números dos telefones celulares estão recebendo mais um dígito para atender

à crescente demanda pelo serviço móvel no Brasil. A decisão foi aprovada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O número 9 será acrescentado à frente dos nú-meros atuais e apenas usuários de telefonia móvel (celulares) terão de realizar as altera-ções. Os telefones fixos continuarão com 8 dígitos.

As pessoas que quiserem ligar de qualquer telefone - seja fixo ou móvel – para celular terão de acrescentar o 9, antes do número an-tigo, para que a ligação seja completada. Até o fim de 2016, todo o país terá implementado mais um dígito. O Estado do Rio de Janeiro (21, 22 e 24) teve o acréscimo do número de dígitos, no último dia 27 de outubro.

Durante os dez primeiros dias, isto é, até 5 de novembro, as ligações com oito dígitos serão completadas normalmente pelas opera-doras. Após essa data, a ligação será inter-ceptada por uma mensagem pedindo que o usuário refaça a chamada da maneira correta. A partir de 4 de fevereiro, quem não colocar o 9 antes do número discado, não conseguirá concluir a chamada. Fique atento!

Fonte: Anatel

Vinícius - 100 Anos

Vinícius de Moraes completaria em 2013 um século de vida. Para marcar essa data especial, o Teatro SESI Centro apresenta a exposição Vinícius – 100 anos, uma coletânea, de cerca de 200 itens, de obras e curiosidades sobre um dos maiores artistas brasileiros de todos os tempos.

Fotos de várias fases da vida do poetinha, nascido no Rio de Janeiro, vão estar presentes na mostra, além de poesias, frases, figurinos desenhados por ele e informações curiosas, como di-plomas que mostram o êxito alcançado em diversas disciplinas escolares. Um texto em que Viní-cius se descreve, em formato de auto-retrato, também estará exposto.

De 15/10 a 7/12. De segunda a sexta das 10h às 20h, sábados, das 16h às 20hLocal: Teatro Sesi - Avenida Graça Aranha, 1, Centro Outras informações: Entrada franca. Mais informações com o Teatro Sesi: (21) 2563-2506 / [email protected]

Fonte: Secretaria Municipal de Cultura

Celulares do Rio recebem nono dígito

Page 12: Jornal Novos horizontes - Novembro 2013

PÁGINA 12 NOVOS HORIZONTESnovembrO DE 2013

Na vida, as coisas nunca são como parecem. Mas, ser e parecer caminham de forma paralela e é só termos cuidado para não confundir-mos o que parece ser com o que é real. Fazendo uma análise, percebe-mos que essa história vai até muito além. Podemos citar os gêmeos que, embora parecidos, são completamen-te diferentes. Sabemos também que as árvores, mesmo sendo da mesma espécie, nunca dão frutos iguais. Assim, como o mesmo sal, tomate e cebola fazem temperos di-ferentes, em mãos diferentes, a vida de uma pessoa nunca é igual a da ou-tra. O amor de um filho nunca é igual ao amor do pai, que é capaz de dar, sem questionar, o seu coração para manter vivo seu filho. Mas, ambos se amam. Mas, na realidade, o que mais me intriga são as coisas naturais. O frio pode não estar no inver-

no, como o calor pode não estar mais no verão; fru-tos nascem fora de época, folhas caem em plena pri-mavera, enquanto flores nascem no outono. Logo, o que parece ser não é. Conforme o dia vai amanhecendo mais cedo no verão, as noites demoram a chegar e ficam mais curtas. Poderíamos curtir nesta época o nascer do sol com tranquilidade, se não fosse o horário de verão criado pelo homem; daí, parece que você está saindo de casa às sete ho-ras, quando, na realidade, está saindo às seis. Até fevereiro, aos domingos, as missas das 18h15 vão começar com um belo e quente sol da tarde. Mas, diferente mesmo está sendo a 500ª edição do JORNAL NO-VOS HORIZONTES. Com certeza a essência é a mesma, cumprindo com fidelidade a sua missão de informar e evangelizar.

Sérgio de Queiroz

Crônica do MêsSó parece ser

NOSSO JORNAL GUARDA A MEMÓRIA DA PARÓQUIAEm 1995 fui chamada a fazer parte

da equipe dos Novos Horizontes Éramos seis para o novo momento: Pe. Fernando, Diácono Caseira, editor responsável pelos 25 primeiros anos dos Novos Horizontes; Rita de Cássia, da Comunicação; Fernanda Caseira, da Liturgia e Sonia Maços Caseira, dos Leigos mSC, única jornalista do grupo, e eu, da Catequese e do Batismo. Do nosso dirigente espiritual recebemos uma boa dica: sair do espaço da comunidade e olhar também a realidade do mundo. Os primeiros números foram editados numa gráfica, em Teresópolis, mas logo começamos uma parceria com o Jornal Testemunho de Fé que era editado na Paróquia Nossa Senhora do Amparo e de Santa Maria Goretti, em Cascadura. Fernanda e eu recebiamos os artigos e láíamos nós para uma tarde de d iagramação. Pe. Carpinteiro e o diagramador Alex traziam os Novos Horizontes, na véspera do dia da entrega, e os deixavam na Casa Paroquial.

Com o pas-sar dos anos, ficamos inde-pendentes na diagramação e nosso jornal foi, aos poucos, se modificando.

Nas páginas, os acontecimentos mais sig-nificativos de nossa comunidade paroquial iam sendo registrados, mês a mês, com fa-tos e fotos, como a Bênção do Papa João Paulo II pelo Jubileu de Ouro da Paróquia, as missas e os festejos do Cinquentenário, a compra do terreno da Matriz (fruto da intercessão de Nossa Senhora do Sagrado Coração), a visita de Zilda Arns à nossa Pastoral da Criança e muitos outros.

Em 2008, a equipe do jornal preparou a inauguração do Centro de Memória Pe. Jerônimo Vermin, mSC, que mostra a história de nossa Paróquia, através de seu acervo. Lá estão guardados e encaderna-dos todos os números do jornal. Em dezembro de 2012, saí do jornal e, jun-to a mim, o Caseira, Rita de Cássia, Paulo Amaro, Sonia Caseira e Ricardo Jorge.

Louvado seja Jesus Cristo pelos anos de serviço prestados ao jornal. Assumiu a coordenação o jovem estudante de jornalismo, Bruno

Tortorella que tem a mesma idade dos Novos Horizontes, em sua edição tabloide, já que os dois nasceram em 1995. É a vida em seu eterno fluir renovador. Que Deus continue derramando muitas bênçãos em toda a equipe, em seu trabalho de anunciar a Boa Nova, de manter viva a esperança cristã e de registrar a rica história da Comunidade Paroquial da Praça Seca.

Lygia Maria