jornal novos horizontes - março 2015

12
Março de 2015 Fundado em Janeiro de 1972 - Ano XLIII Nº 516 Já estamos vivenciando o Tempo Quares- mal. Tempo de jejum, oração e caridade. A Quaresma proporciona aos cristãos um período fecundo de conversão. Dentro de poucas semanas, morreremos, junto com Cristo, para tudo o que nos desvia do ca- minho de Deus. Assim, com Jesus Cristo, poderemos ressuscitar, na Páscoa do Se- nhor, para uma vida nova.

Upload: pascom-paroquia-nssc

Post on 20-Jul-2015

102 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Novos horizontes - Março 2015

Março de 2015Fundado em Janeiro de 1972 - Ano XLIII Nº 516Já estamos vivenciando o Tempo Quares-mal. Tempo de jejum, oração e caridade.

A Quaresma proporciona aos cristãos um período fecundo de conversão. Dentro de poucas semanas, morreremos, junto com Cristo, para tudo o que nos desvia do ca-minho de Deus. Assim, com Jesus Cristo, poderemos ressuscitar, na Páscoa do Se-

nhor, para uma vida nova.

Page 2: Jornal Novos horizontes - Março 2015

DEZEMBRO DE 2013 NOVOS HORIZONTESPÁGINA 02

Missas na Matriz:Domingos: às 7h, 9h, 18h15 e 20h.Segunda-feira: Missa da Esperança, às 19h15.Terça-feira: Celebração da Palavra, às 19h15.Quarta-feira: Missa às 19h15 e, após, Terço dos Homens.Quinta e sexta-feira às 19h15 1ª sexta-feira do mês: às 6h45 e às 19h15

EXPEDIENTE PAROQUIALOrientador: Pe. Gilberto Escarati, mSCRedatores: Carlos Silveira, Carolina Belisário, Claudia Moreira, Marli Jordão, Diácono Jatobá, Diácono João Walterfang, Ir. Gislene fdz, Sergio de Queiroz, Virgínia Lopes.Fotografia: Anderson Lucena e PascomRevisão: Maria Clara Fonseca

Editoração e Diagramação: Bruno TortorellaSite: http://paroquianssc.wordpress.comE-mail: [email protected]úncio: Secretaria ParoquialAdministração: Rua Barão, 807 Praça Seca - Jacarepaguá- RJTel.: (21) 2452-5188 e 2464-1947Impressão Gráfica: Newstec Tel: (21) 3552-0580

ex

pe

die

nt

emarçO DE 2015 NOVOS HORIZONTESPÁGINA 02

Vivemos a Quaresma, este retiro de quarenta dias do Povo de Deus, tendo em

vista a Páscoa: a festa central do Cristianismo, o ponto alto do ano litúrgico cuja expressão máxima é a Vigília Pascal.

Tempo de acolher em nossas vi-das o dom divino da reconciliação: “Reconciliai-vos com Deus! Em nome de Cristo rogamos: que não recebais em vão sua graça, seu per-dão; eis o tempo favorável, o dia da salvação!”.

Tempo no qual procuramos fazer tudo melhor que em qualquer épo-ca. Tempo de deixar tudo o que é velho em nós; tempo de nos abrir à vida sempre nova, que brota da Cruz. Tempo de dirigir-nos com Jesus ao deserto. Tempo de refazer-mos, com o povo de Deus, os qua-renta anos de travessia do deserto. Tempo de escutarmos a pregação

Queridos leitores do jornal Novos Horizon-tes! Sou o Padre Gilberto Escarati, pertenço a congregação dos Missio-nários do Sagrado Coração. Sou mi-neiro, nascido na cidade de Juiz de Fora, tenho 21 anos de vida religio-sa e 17 anos de sacerdócio. Comecei minha caminhada vocacional no ano de 1983 e entrei para o seminário no ano de 1986. Desde o meu tempo de catequese, me encantei com o jeito de trabalhar dos padres Missioná-rios do Sagrado Coração, entre eles, o do Padre Tiago Prins e o do Padre Mario Rubens. Outro elemento que alimentou minha vocação era o esti-lo dos seminaristas Msc, já que a casa dos meus pais ficava perto do semi-nário.Vivi também um momento es-pecial da minha formação, em 1992, morei na Paróquia Sagrada Família, na estrada do Rio grande, na vizinha Taquara. Foi neste período que tive um pequeno contato com esta paró-quia da Praça Seca, sobretudo com o Padre Fernando Magalhães.

Ordenei padre em Juiz de Fora, no dia 10 de Janeiro de 1998.Trabalhei os dois primeiros anos de padre na Paróquia da Barra, em Muriaé. De-pois, fui nomeado para a formação, trabalhando onze anos como forma-dor, fazendo uma das experiências mais fecundas de minha vida. Foi um tempo forte e profundo, além de formador, também era animador

Pe. Gilberto Escarati, mSC

“O coração fala ao

Coração”

Editorial

vocacional, costumava dizer que além de acompanhar os semina-ristas, tinha que procurá-los e des-pertar neles o desejo em ser padre. Neste tempo, fui formador um ano das teologias em Contagem, sete anos, no seminário menor em Juiz de Fora e três anos na filosofia em Vitória e Vila Velha, ES. Depois que deixei a formação, fui Pároco da Paróquia Santa Terezinha em vila Velha, ES, e logo depois, fui nomeado para a Missão do Vale do Jequitinhonha (Joaíma e Monte Formoso), onde estava nos últimos três anos.

Espero viver nesta paróquia um tempo fecundo, fazendo primeira-mente uma experiência forte com Deus junto a todas as forças que nos reúnem como Igreja: resgatan-do a nossa “paroquialidade”, unin-do as comunidades com a Matriz, à luz da missão, mantendo o firme propósito de sermos“ uma Igreja em estado permanente de missão” e conseguindo chegar assim, nas periferias geográficas e existenciais da nossa paróquia.

Por fim, desejo falar ao coração de cada um, levando com alegria o carisma de nossa congregação: “de fazer amado o coração de Jesus”, sendo um coração onde não há coração (Pe. Julio Chevalier). Rogo a intercessão de NSSC sobre todos nós e que Deus nos abençoe.

de Jonas quarenta dias em Nínive.Ajuda-nos neste tempo de pre-

paração, no qual já começamos a celebrar o mistério da páscoa, três práticas significativas, conhecidas no Antigo Testamento: a oração, a esmola e o jejum.

É a oração que abre em nós o es-paço que Deus irá ocupar e onde vai agir. Pela oração, realiza-se em nós uma conversão; situamo-nos em nosso lugar de criaturas. In-tensificamos a escuta da Palavra de Deus na Escritura e na vida.

O jejum desperta em nós a capa-cidade de autodomínio. É tomar uma atitude de respeito e liberdade diante das coisas, vencendo o mal e solidarizando-nos com as pesso-as que sofrem privações. O jejum do corpo nos ajudará a tornarmos mais atentos e livres se associado ao jejum do espírito. Jejum é uma espécie de faxina. O que podemos eliminar de nossas atividades diá-rias? A agitação de nosso dia a dia? De que poderíamos nos privar? A que renunciar? Há vários tipos de jejum.

Na esmola somos chamados a viver como irmãos. A fraternidade celebra a nossa capacidade de nos doar, de partilhar generosamente os nossos bens com nossos irmãos e irmãs. Existem muitas maneiras de adotarmos gestos solidários.

O Senhor vos conceda o perdão e a paz

Acesse também o grupo "Paroquianos da Pnssc" e fique por dentro de tudo da nossa vida de comunidade!

Diácono Jatobá

Curta a Pascom no Facebook

Todos os sábados, às18h, Missa no Repouso Santa Maria, Rua Japurá, 555.Secretaria Paroquial:Atendimento de segunda a sexta-feira, de 8h às 20h. Sábados, das 8h às 12h.Inscrição para o Batismo: Atendimento no 1º domingo, às 8h.Confissões e Aconselhamentos: Quinta e sexta-feira, marcando antes na secretaria.

Page 3: Jornal Novos horizontes - Março 2015

MaRçO DE 2015 NOVOS HORIZONTESPÁGINA 03Convertei-vos e credes no evangelho

25 anos de Vida Consagrada

Missa de Rua

Introdução:O Evangelho, segundo Mateus, não é o pri-

meiro, mas foi colocado no começo do Novo Testamento.

Pela escolha do seu material, bem como pela ordenação do mesmo, o Evangelho de Mateus desvenda as preocupações do ambiente em que foi escrito. Indiquemos três aspectos do mes-mo.

1º Mateus é o evangelista que mais insiste na lei, na Escritura, nos costumes judaicos: por exemplo, introduz três grandes práticas de pie-dade judaica (esmola, oração e jejum), mas a insistência na lei é corrigida por outra, sobre a plenificação que a lei deve receber e que a Es-critura aponta na própria pessoa de Jesus e, por fim, sobre os abusos gerados pelas tradições farisaicas. Mateus insiste na passagem da Boa Nova aos pagãos; o que lhe interessa é, portan-to, a explosão do evangelho no âmbito do mun-do inteiro; todos os homens serão chamados a

O Evangelho de Mateus

juízo pelo Filho do Homem, todas as nações serão convidadas a receber os ensinamentos de Jesus.

2º Em Mateus, os discípulos ocupam um lu-gar único na economia da Revelação; são pro-fetas, sábios e escribas da nova lei, mas, Mateus aplicou-se em fazer deles tipos duradouros, as-sim eles prefiguram o comportamento de qual-quer discípulo do porvir, até mesmo quando se mostram hímens de pouca fé.

3º Finalmente, o retrato de Cristo é influen-ciado pela comunidade Cristã de Mateus. Ele apresenta Jesus como o Mestre, o Docente por excelência (Mt 5,2-19; 4, 23; 7,29); o Mestre ensina principalmente a Nova “Justiça”, ou seja uma fidelidade Nova à lei de Deus (5,19-20; 15,9); dela é o interesse revestido da “autorida-de” suprema de Deus.

Desde o início do Evangelho, Jesus é Cristo, filho de Davi, Filho do próprio Deus, Jesus é o intérprete decisivo da vontade de Deus. O Je-sus de Mateus é, portanto, o Mestre da Justiça. Com sua presença, palavra e ação, ele vai en-sinando a comunidade a lutar pela justiça que liberta a todos para uma vida digna.

No dia 25 de fevereiro ocorreu a primeira missa de rua, realizada por nossa paróquia, neste Tempo Quaresmal. A celebração, presidida por Padre Ra-fael Lima, aconteceu na Vila da Light e teve uma grande presença de fiéis que frequentam nossa

As irmãs Edna Maria e Eliane, filhas do Divino Zelo, celebraram, no dia 21 de fevereiro, 25 anos de Vida Consagrada. A missa em ação de graças foi presidida por padre Gilberto Escarati, no Convento do Divino Zelo.

Ao final, as irmãs Edna Maria e Eliane repartiram um bolo em comemoração a data. Louvado seja Deus pelo dom de consagração de nossas irmãs.

A celebração da Quarta-feira de Cinzas marcou o início da Quaresma, tempo de je-jum, oração e caridade em que os cristãos-católicos são convocados a preparar-se para a Páscoa do Senhor.

Na Eucaristia da manhã, padre Rafael Lima, durante a homilia, lembrou que mais do que nos arrependermos é preciso que te-

Marli Jordão

nhamos uma proposta de mudança de vida. "Rasgar o coração diante de Deus e dos ir-

mãos é dizer com toda força que queremos re-começar, e o primeiro passo é arrepender-se. A dor nos educa e nos humaniza. Deus não quer sacrifício, mas ele espera uma atitude ativa de querermos nos reconciliar", afirmou pe. Rafael..

igreja e de católicos do bairro. Na página 12, você confere a lista completa das missas de rua.

Page 4: Jornal Novos horizontes - Março 2015

Janeiro DE 2014 NOVOS HORIZONTESPÁGINA 04MARÇO DE 2015 NOVOS HORIZONTESPÁGINA 04

O que aconteceu?

Em cerimônia marcada pela alegria e pela esperança, fiéis da Praça Seca acolhem os seus novos sacerdotes: padres Gilberto Escarati e Rafael Lima

Page 5: Jornal Novos horizontes - Março 2015

DEZEMBRO DE 2013 NOVOS HORIZONTESPÁGINA 05Pelo segundo ano, nossa paróquia realiza a Via-Sacra, durante as sextas-feiras do Tempo Quaresmal. A ação missionária teve início no final de fevereiro e pode ser feita por membros de pastoral, e acolhida por paroquianos que morem em vilas ou condomínios. A seguir, uma entrevista com o casal Rafael e Ciara, um dos responsáveis pelo incentivo às Vias-Sacras. Acompanhe!

COM A PALAVRA

COMUNIDADE

MARÇO DE 2015 NOVOS HORIZONTESPÁGINA 05

NH: Como será realizada a Via-Sa-cra?

Rafael e Ciara: Será realizada mediante a compra do livro da Campanha da Fraternidade, pois ele contém todas as estações, cânti-cos e orientações. O livro está dividos em três partes, com 15 estações, um di-rigente e dois leito-

res. Assim, a cada sexta-feira da Quaresma, os grupos são convocados a realizar as 15 estações em 15 casas diferentes. Se não for possível, não há problema em fazer mais de uma estação numa mesma casa.NH: Quem tiver interesse em participar, como deve proceder?

Rafael e Ciara: Comprar o livro, que custa R$3, com a equipe da Comipa ao término das missas dominicais ou na secretaria da Igreja, montar um grupo e, nas sextas-fei-ras, sair em missão pelas ruas do bairro.

NH: Como as pessoas que montarem um grupo devem agir?Rafael e Ciara: Elas devem se identificar como paroquianos de nossa Igreja e convi-dar os moradores a fazer a Via-Sacra, colo-cando em intenção os familiares daquela casa e conduzindo a estação que vem muito bem explicada no livreto. Ao final, pode convidar os membros da casa a participar de nossas missas.

NH: Qual o objetivo de realizar essa Via-Sa-cra por condomínios, vilas e casas de nosso bairro?Rafael e Ciara: O objetivo é sair do seu coti-diano e ir ao encontro de seu próximo e re-viver a Via-Sacra de Cristo nos dias de hoje.

Anote na sua agenda!

Vias - Sacras na Quaresma

TEMA: "Fraternidade e a Sociedade"QUANDO? Durante as sextas-feiras da QuaresmaONDE? Em casas, vilas e condomíniosQUE HORAS? De acordo com a disponibilidade de cada umCOMO FAZER? Compre o livrinho da CF 2015, forme um grupo, siga as instruções e visite famíliasQUANTO? R$3

Todos são convidados. Participe!

De repente começamos a ver nos noti-ciários que os problemas como saúde, educação e segurança, discutidos pela

população no seu dia a dia, são menores perto do que está por vir. A situação do país é muito mais grave no que se refere ao fornecimento de água, e consequentemente, a energia. Como não poderia deixar de ser, o brasileiro culturalmente deixa para resolver os problemas na última hora e tudo está interligado: a crise da água nos leva a falta de energia e a de alimento, um caos to-tal. Até que ponto a população pode acreditar nas autoridades? Há anos atrás já deveríamos estar fazendo um controle maior do consumo de água, preservando nossos mananciais, e não deixar para última hora.

São Paulo sustentou até o último instante que não era necessário o racionamento aumentando ainda mais a crise de credibilidade. A população

se sente órfã não acreditando em mais ninguém, o Rio de Janeiro vai pelo mesmo caminho.

Hoje, o brasileiro faz uma análise rápida e de-pendendo da origem da notícia ele acredita ou não, convém alertar que o conjunto de informa-ções recebidas do assunto, como as chuvas que vem caindo em nossas represas não resolverão o problema, além da conscientização da população, um conjunto de ações deverão ser feitas para os níveis dos mesmos aumentarem, principalmente,

no meio urbano. A comunidade não pode ficar restrita a economizar água só da sua casa. Para que possamos avançar, necessitamos da água da rua, do bairro e da cidade. Essas medidas também terão que ser extensivas ao meio rural, que vão garantir o futuro da nossa energia e da comida na nossa mesa. Assim o primeiro passo será respeitarmos nossos rios dando-lhes vida novamente, restaurando-o desde a nascente até sua foz.

EFEITO DOMINÓ Carlos Silveira e Virginia Lopes

Page 6: Jornal Novos horizontes - Março 2015

MARÇO DE 2015 NOVOS HORIZONTESPÁGINA 06

SEMANA SANTA NAS COMUNIDADES 29 de Março - Domingo de Ramos9h: Todas as comunidades se unem para celebrar a Missa da Paz, no coreto da Praça Seca.

3 de Abril - Sexta-feira Santa15h: Início da Via Sacra na Comunidade Imaculada Conceição, seguindo pelas ruas do bairro em direção à Comunidade São Francisco de Assis, onde haverá a Celebração da Paixão.

4 de Abril - Sábado Santo

20h: Celebração Solene da Vigília Pascal e bênção do fogo na Comunidade Imaculada Conceição.

5 de Abril - Domingo de Páscoa

8h: Comunidade São José Operário (Missa) Comunidade Imaculada Conceição (Celebração da Palavra)

10h: Comunidade São Paulo Apóstolo (Missa) Comunidade São Francisco de Assis (Celebração da Palavra)

18h: Comunidade Divino Espírito Santo (Missa)

PRÉ-VESTIBULARO Pré-vestibular comunitário Ganga Zumba, que

atua em nossa paróquia, precisa de professores volun-tários ou estagiários que estejam fazendo licenciatura para ministrar aulas de Inglês e Física.

Os interessados em ajudar podem procurar a sala do Pré-Vestibular, na lateral da Igreja, de segunda à sexta-feira, das 18h às 21h, e sábados, das 8h às 12h, munidos de seus currículos.

O pré-vest ainda está aceitando inscrições para a lis-ta de espera. Basta deixar seu nome junto à coorde-nação.

Page 7: Jornal Novos horizontes - Março 2015

MARÇO DE 2015 NOVOS HORIZONTESPÁGINA 07

SEMANA SANTA NA MATRIZ 27 de Março - Sexta-feira15h: Confissão Comunitária da Penitência19h: Confissão Comunitária da Penitência

29 de Março - Domingo de Ramos6h45: Bênção dos Ramos na entrada do estacionamento e, logo após, pequena procissão até a Igreja. Missa às 7h.

8h15: Concentração e Bênção dos Ramos na esquina das ruas Parintins com Baronesa. Logo após, procissão até o coreto da Praça Seca, onde será celebrada a Missa de Ramos, às 9h, com todas as Comunidades da Paróquia;

18h: Bênção dos Ramos no estacionamento da Igreja. Logo após, procissão pela rua Interlagos, seguindo para a Igreja, onde será celebrada a Missa de Ramos com os jovens.

19h45: Bênção dos Ramos com as Famílias, no pátio, em frente a cantina. Logo após, Missa de Ramos dentro da Igreja.

30 de Março - Segunda-feira Santa19h15: Missa da Esperança (Missa pelos Falecidos) na Matriz e, logo após, procissão com Nossa Senhora das Dores até o Convento do Divino Zelo, na Rua Florianópolis.

31 de Março- Terça-feira Santa

19h15: Missa do Senhor dos Passos e, em seguida, procissão até o Colégio Padre Butinhá, na Rua Barão.

1º de Abril - Quarta-feira Santa19h: Procissão com as mulheres saindo do Divino Zelo e procissão com os homens saindo do Colégio Padre Butinhá. O encontro será na Matriz, com Missa, às 19h30.

2 de Abril - Quinta-feira Santa

17h: Missa do Lava-Pés com as crianças;20h: Missa solene do Lava-Pés. Após a celebração, procissão com o Santíssimo Sacramento até o Salão paroquial, onde haverá Adoração até 00h.

3 de Abril - Sexta-feira Santa

4h: Caminhada da Penitência, em silêncio, pelas ruas do bairro. 15h: Celebração e encenação da Paixão do Senhor. Após, procissão com o senhor morto pelas ruas do bairro e retorno à Igreja.

4 de Abril - Sábado Santo20h: Solene Vigília Pascal com bênção do fogo no estacionamento.

5 de Abril - Domingo de Páscoa

Missas da Páscoa do Senhor às 7h, 9h, 18h15 e 20h.

Page 8: Jornal Novos horizontes - Março 2015

DEZembrO DE 2013 NOVOS HORIZONTESPÁGINA 08maRçO DE 2015 NOVOS HORIZONTESPÁGINA 08

Por: Claudia Moreira

CATECRIANDO

Page 9: Jornal Novos horizontes - Março 2015

DEZembrO DE 2013 NOVOS HORIZONTESPÁGINA 09mARÇO DE 2015 NOVOS HORIZONTESPÁGINA 09

Seja um patrocinador

Quer divulgar o seu produto em nosso jornal Novos Horizontes? Então ligue para a secretaria da paróquia: 24525188

Você anuncia e colabora com esta obra de evangelização!

Todas as quartas-feiras, das 18:00h às 19:00h, no Sacrário o Terço Vocacional ROGATE - reiniciando dia 7 de janeiro Toda primeira quarta-feira e toda terceira quarta-feira do mês, o MOVIMENTO SERRA DO BRASIL, sala "L", das 19:30min às 21:00h,

Movimento Leigo por todas as Vocações, na Paróquia. Reinício no dia 4 de fevereiro.

Venha rezar pelas vocações!

Na adolescência, eu tinha um amigo que também se chamava Sergio. Andávamos muito de bicicleta, estudávamos juntos na mesma escola e eu era o queridinho da mãe dele. Isso gerava um pouco de ciúmes, que era ao meu ver muito normal. Vanda Ke-ndall era uma mulher morena, de 38 anos, linda, olhos azuis e, um corpo muito boni-to. Quando saíamos juntos andávamos de braços dados o tempo todo e, às vezes, eu me sentia meio idiota quando ela, em reu-niões na sua casa, me puxava para o seu colo na frente de todos dizendo: queridinho da mamãe. Meu relacionamento com Van-da era mesmo de filho. Lembro-me muito bem até, hoje, quando choramos abraçados, o dia inteiro, pela morte trágica de seu ma-rido, Cap. Kendall, que morreu em serviço; um cabo de aço arrebentado o levou prema-turamente. Cinco anos depois da morte do

Crônica do Mês

Recordações

capitão, Vanda se casou com um colega de farda do marido e foi pros confins do Ama-zonas, quando perdi basicamente um ir-mão e uma mãe por afinidade, sem nenhum compromisso a não ser o amor.

Fico pensando: hoje com toda essa tecno-logia, não teríamos perdido nosso contato, mas tudo isso aconteceu há mais de meio século, quando enviar uma carta era a coisa mais difícil do mundo e a certeza de ela che-gar ao seu destino maior ainda.

As proximidades de algumas datas, quase sempre me fazem recordar. A família Ke-ndall adorava carnaval e era extremamente religiosa, a Quaresma se tornava uma qua-rentena. Mas a comemoração da Páscoa era uma festa com direito a coelhinhos e cho-colates e o almoço de domingo era mara-vilhoso.

terço VOCACIONAL

Mensalmente, todos os paroquianos são con-vidados a depositar R$ 2 na urna que, a cada

domingo, fica localizada em algum espaço dife-rente dentro da Igreja. Além disso, aquele que colaborar, é convocado a rezar uma Ave-Maria

pelas Vocações. A campanha é permanente. Participe e ajude os futuros sacerdotes Missio-

nários do Sagrado Coração!

Sérgio de Queiroz

Page 10: Jornal Novos horizontes - Março 2015

DIZIMISTAS AnIverSArIAnTeS De MArÇO- MARIA AUGUSTA G. DE BASTOS- MATILDE S. DE CARVALHO- ODYR DA CONCEIÇÃO- VITOR D. NASCIMENTO- CARLOS DE SOUZA MATTOS- MARIZE AUGUSTA PEREIRAMARLENE A. DA SILVA- RENATA F. NOGUEIRA DA GAMA- RENECITA F. NOGUEURA DA GAMA- JOÃO B. BARBOSA- JUAÇANA DA SILVA PINTO- MARIA REGINA M. DA SILVA BARBOSA- STELA MACHADO- LUIZ CARLOS LAURIA-MARIA GABRIELA DOS SANTOS VENTURA- SARA DE ABREU MACIANO- SÔNIA AUGUSTO PINTO- VALTER DE CARVALHO KLEIN- CARLA S. DO NASCIMENTO- JOSÉ ALVES MOREIRA- ANA LUCIA A. DE FIGUEIREDO RIBEIRO- HERONDINA MARIA DA SILVA- JOSÉ ANTONIO M. DE CARVALHO- NEUCI SÁ DE MELLO- EDONE A. DE MELLO- LEACIR BARBOZA- MARIA DA PENHA M. MIRANDA- NAIR M. DE ARAUJO ROCHA- THAMARA DE OLIVEIRA CHAGAS- EDITH R. MADRIAGA- IRENE INACIO DA FONSECA REIS- MARLUCE DE SOUZA C. COSTA- NAIR R. ASSUNÇÃO- VERA DE SOUZA DA SILVA- MARCIO GUILHERME V. FRADE- MARIA LUCIA DA C. L. FORTES- NEIDY DA SILVA SANTORO- IRANY CAIRU C. DOS SANTOS- WILMA A. SOARES- WILMA P. FARIA- JEANE PRISCYLLA D. S. FALÇÃO- MARIA DA GLORIA CARLIM- MARIA GARCIA BATISTA- NEUSA NALOSKI- CONCEIÇÃO G. PEIXOTO- JANETH C. FERREIRA- MARIA C. DE O. C. SAMPAIO- WANDERLEY L. DE MORAES- MAGALY F. JACOB

PÁGINA 10 NOVOS HORIZONTESDEZembrO DE 2013MARÇO DE 2015 NOVOS HORIZONTESPÁGINA 10

- ALVARO SALLES- APARECIDA ANTUNES- ISABELA S. DOS SANTOS- LUIZ CARLOS DA SILVA- MARIA BERNARDETE DA SILVA- SÔNIA D. MACHADO- AMADEU FERNANDES- ELIANE T. GOMES- NORMA C. DE OLIVEIRA BRITO- ROBERTO G. BORGES- ANTONIA F. MONTEIRO- ELZA P. DA SILVA- EFIGÊNIA VIEIRA- GISELE M. DA PAIXÃO FERREIRA- LUIS HENRIQUE DE PAULA REIS- PAULO ROBERTO M. FERREIRA- PEDRO LUCAS DA SILVA- VALERIA PIRES- SÔNIA CESAR COSTA- THIAGO F. SARDINHA- ELIANE G. DE ARAUJO- JOSEFA LEDIANE DA SILVA- BRUNO CAVALCANTE- ISABELA S. RODRIGUES- JOSENILDA M. DOS SANTOS- RIVALDA R. DE SOUZA- ANTONIO JOSE MACHADO- JOÃO GOMES DE MELO- MARIANE F. DE ANDRADE- SANDRA MARIA S. SANTOS- VIVIANE R. CARDOSO- RUNILSO PASSOS- VARNEI F. SILVA- DENISE RELVA B. MAIA- HUMBERTO DA SILVA MACHADO- IVAN DA SILVA CANAVARRO- EMILIA DAS VIRGENS L. DE SOUZA- IRACY DE CASTRO LOPES- MABEL P. ANTUNES DE OLIVEIRA- MARIA DARC R. DOS SANTOS- MARIZETE R. COSME- PAULO FRANCISCO DAS CHAGAS O. NATAL- VERÔNICA D. MOSSRI- ADRIANA C. MAIA- ELIZABETH MENEZES S. DA SILVA- NEUSA SANTANA- ALVINO G. DA SILVA- JOSÉ V. DA SILVA FILHO- LUIZA M. MOTTA

- MARIA EDUARDA A. FERREIRA- MARIA ESTER RIGUETI- ALEXANDRE DA SILVA NETTO- MARIZA DE O. CORREA- MATILDE C. TAVARES- FRANCISCO DE CERQUEIRA L. MARTINS- GEORGINA A. R. LORENZO- MARIA APARECIDA SOARES- REGINA CELIA S. DA COSTA- GEANE RAIMUNDO DO NASCIMENTO- IVAN CLEBER J. DA SILVA- JHULIA O. SOUSA- MARIA DO CARMO A. RABELLO- MARILDA DE SOUZA RODRIGUES

TERÇO DOS HOMENSVenha rezar com os homens de nossa comunidade, todas as quartas-feiras após a Santa Missa. Homem que reza, família que se liberta. Estão todos convidados. Participe!

AluguelAlugo Quitinete grande para senhora. Rua Barão, próximo à Igreja Nossa Senhora do Sagrado Coração, em

condomínio fechado. R$480 + Taxas

Maiores informações: 2452-5463 / 975251214

Page 11: Jornal Novos horizontes - Março 2015

PÁGINA 11 NOVOS HORIZONTESDEZembrO DE 2013MARÇO DE 2015 NOVOS HORIZONTESPÁGINA 11

2ª feira:

ACUPUNTURA: 8h30 às 12h;DANÇA DE SALÃO: 14h às 16h;DENTISTA: 9h às 12h;EMPRÉSTIMOS DE UTENSÍLIOS: 9h às 12h;FARMÁCIA: 14h às 16h;FISIOTERAPIA: 14h30 às 17h;PEDIATRA: 14h às 17h.

3ª feira:

DANÇA DE SALÃO: 14h às 16h;DENTISTA: 14h às 17h;GINÁSTICA: 9h às 10h30.

4ª feira:

GINÁSTICA: 9h às 10h30; DANÇA DE SALÃO: 14h às 16h;

5ª feira:

ARTESANATO: 14h às 17h;DENTISTA: 9h às 12h;EMPRÉSTIMOS DE UTENSÍLIOS: 9h às 12h;GINÁSTICA: 9h às 10h30;

6ª feira:

EMPRÉSTIMOS DE UTENSÍLIOS: 9h às 12h;FARMÁCIA: 14h às 16h.FISIOTERAPIA: 10h às 13h;PSICÓLOGA COM FLORAIS: 10h às 13h (3ª IDADE);

2º Sábado do Mês: Clínico Geral - 8h às 12h.

2º Domingo do Mês: BAZAR - 8h às 11h.

SERVIÇOS CENTRO SOCIAl DA PARóqUIA NOSSA

SENhORA DO SAgRADO CORAÇãO

DICA CULTURAL

Como parte das comemorações aos 450 anos da cidade, a Cinemateca do MAM (Museu de Arte Moderna) exibe, até o fim de 2015, a mostra O Rio de Janeiro no Cinema, com o olhar cinematográfico sobre a cidade, seus costumes e mudanças. Os filmes serão divididos em temas mensais. Em março, será o retrato do Rio dos anos 1920 e 1930.

Sempre na primeira semana do mês. • MAM - Avenida Infante Dom

Henrique, 85, Aterro do Flamengo. • A classificação etária depende de cada

filme, já a entrada é gratuita.• Mais informações: 3883-5600 ou

mamrio.org.brFonte: Jornal Destak

O Rio de Janeiro no Cinema

A humanidade atual vive um grave mo-mento, no qual a luta para construir uma sociedade livre, justa e fraterna

parece seriamente ameaçada. Vemos, com bas-tante frequência, exemplos de violência, cor-rupção, materialismo, egoísmo, desequilíbrio emocional, além de todas as formas de opressão e ataques à dignidade humana.

No ano da esperança, a igreja, na defesa dos valores cristãos, quer cada vez mais assumir a defesa dos direitos humanos e o compromisso, de cada um e de todos, com os mecanismos que podem contribuir com a superação das injusti-ças sociais e garantir os direitos individuais.

Neste sentido, tem apoiado os movimentos e espaços legítimos de participação popular na condução das questões de interesse público. A participação da sociedade civil é de extrema im-portância para que haja avanço no diálogo com o governo, visando as melhores soluções para a população.

CONSElhO TUTElAR: UM COMPROMISSO CRISTãO PElOS DIREITOS hUMANOS

No Brasil a criação e o desenvolvimento dos Conselhos de direitos são um grande espa-ço do exercício da cidadania e estão garantidos na Constituição Federal de 1988. O Conselho Tutelar (criado pela lei nº. 8.069 de 1990) tem importância fundamental como órgão encarre-gado por zelar, promover, orientar, encaminhar e tomar providências em situações de vulnera-bilidade pessoal e social das crianças e adoles-centes, como abandono, negligência, exploração, violência, crueldade e discriminação.

O Conselho Tutelar é um órgão autônomo, ligado à Secretaria Municipal de Assistência So-cial (para todos os 5.564 municípios brasileiros) administrativamente e composto por 5 membros e 5 suplentes eleitos por voto direto. A eleição ocorrerá em todo o Brasil em outubro de 2015 para um mandato de 2016 a 2020.

No Rio de Janeiro e, em particular, para os moradores de Jacarepaguá, temos atualmente o Conselho de Jacarepaguá (Colônia Juliano Mo-reira) e o Conselho da Barra (Escola Municipal Colômbia).

A Comissão de Justiça e Paz da Paróquia Nos-sa Senhora do Sagrado Coração da Praça Seca, sintonizada com as orientações da estrutura da igreja e os valores cristãos, estará promovendo na Paróquia, no dia 21 de março, um importante encontro sobre o tema Conselho Tutelar. Partici-pe e divulgue.

Comissão Justiça e Paz PNSSC

“Os direitos humanos são violados não só pelo terrorismo, a repressão, os assassinatos, mas também pela existência de extrema pobreza e estruturas econômicas injustas, que originam as grandes desigualdades.” (Papa Francisco)

MÃES QUE REZAM PELOS FILHOSOs encontros acontecem sempre, às quartas-feiras, às 20h. Na primeira quarta de cada mês, na Capela do Santíssimo e, nas outras quartas, no salão térreo da Casa Paroquial. Temos, junto a nós, a proteção da Mãe de Jesus e de Santa Mônica,mãe de Santo Agostinho, que é a padroeira do grupo.Receberemos com alegria todas as mães que queiram participar.Santa Maria, rogai por nós!

Page 12: Jornal Novos horizontes - Março 2015

PÁGINA 12 NOVOS HORIZONTESMARÇO DE 2015

O que acontecerá? Permanecem abertas as inscrições para a Ca-

tequese de Adultos em 2015. O Catecumena-to é uma preparação para que a pessoa possa receber os sacramentos que a Igreja denomia como os de Iniciação Cristã: Batismo, Euca-ristia e Crisma. Os interessados podem pegar sua ficha de inscrição na secretaria paroquial, preenchê-la e devolver lá mesmo. As inscrições poderão ser feitas também nos intervalos das missas dominicais.

CATEQUESE COM ADULTOS

Terá início no dia 15 de março a Oficina de Oração e Vida. Os jovens aprenderão a ter uma vida mais orante e uma maior intimidade com Deus. Os encontros serão aos domingos, de 10h às 12h, durante 2 meses e meio. Inscri-ções após as missas ou diretamente com Elisa Benjamin.

OFICINA DE ORAÇÃO E VIDA

MUTIRÃO DE CONFISSÕES

As confissões individuais do Tempo Quaresmal acontecerão no dia 26 de março, a partir das 19h. Padres de paróquias da forania virão até nossa Matriz para atender aos fiéis que desejarem se confessar.

CATEQUESE INFANTIL

Continuam abertas as inscrições para a Ca-tequese Infantil. Os interessados podem reali-zar a inscrição, das 8h às 10h, às quartas-fei-ras, das 8h às 11h, aos sábados, e após a missa das 9h. Documentos necessários:• 2 fotos 3x4 da criança;• Xerox do Certificado de Batismo (se a

criança já foi batizada);• Xerox da Certidão de Nascimento.

ROMARIAVocê já pode garantir vaga na Romaria de

Nossa Senhora do Sagrado Coração à Juiz de Fora. A Romaria será no dia 3 de maio. Interessados devem comparecer a secretaria paroquial com cópia da identidade. Também estão à venda camisas de Nossa Senhora pelo valor de 20 reais. Participe!

No dia 19 de março haverá procissão de São José saindo da comunidade, localizada no final da Rua Barão, passando pelo colégio Padre Bu-tinhá e seguindo até a Matriz, onde será celebra-da uma missa em horário a definir. Participe!

SÃO JOSÉ

Missas de Rua na Quaresma

As missas ocorrem às quartas-feiras, às 19h15. Nestes dias não haverá missa na Matriz. *Programação sujeita a alterações.

04/03: Rua Pinto Teles, na Praça Márcia Mendes.11/03: Rua Bernardino, nº 59918/03: Rua Carimã (no Buraco do Ouro)25/03: Rua Conceição, nº 90, Pça Orlando Bonfim.

Missas de Rua nas Comunidades

As celebrações ocorrerão às 19h30 em ruas

próximas às comunidades.

04/03: Nossa Senhora das Graças05/03: São Francisco de Assis e Divino Espírito Santo11/03: São José Operário12/03: São Paulo Apóstolo26/03: Santa Rosa de Lima

Convidem seus amigos, familiares e, principalmente, os moradores da região.

Você pode saber mais da formação de sacer-dotes mSC através do novo site da congrega-ção: www.misacor.org.br

SEMINÁRIOS DA CONGREGAÇÃO

CURSO DO CONSELHO TUTELAR

A Comissão de Justiça e Paz de nossa paróquia promoverá um "Encontro de Fé e Cidadania", no dia 21 de março, das 8h às 12h. O encontro, que terá como tema "Conselho Tutelar e as Eleições 2015", ocorrerá no Ceuzinho com vagas limitadas. Haverá lanche partilhado (por isso, traga sua contribuição) e almoço fornecido pela Comissão. Todos podem participar.