jornal novos horizontes - dezembro 2013

12
Fundado em Janeiro de 1972 - Ano XLI Nº 501 Dezembro de 2013 "Aguardamos a vinda do Cristo Salvador" TEMPO DO ADVENTO

Upload: pascom-paroquia-nssc

Post on 07-Nov-2014

724 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal Novos Horizontes - edição de dezembro de 2013 jornal pertencente a Paroquia Nossa Senhora do sagrado Coração , e entregue gratuitamente todo primeiro domingo de cada mês, após as Missas

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Novos horizontes - dezembro 2013

Fundado em Janeiro de 1972 - Ano XLI Nº 501 Dezembro de 2013

"Aguardamos a vinda do Cristo Salvador"

TEMPO DO ADVENTO

Page 2: Jornal Novos horizontes - dezembro 2013

DEZEMBRO DE 2013 NOVOS HORIZONTESPÁGINA 02

No olhar da Fé

Quem já não ouviu em al-gum lugar, seja qual for, uma pequena frase ou

um texto mais longo retirado da Bí-blia? Em sua religião ou não, o fato é que essas palavras permeiam nos-sas vidas, e geralmente, são citadas no momento de extrema refle-xão.

Todos nós viajamos men-talmente quan-do recebemos uma informa-ção, e como não deixaria de ser, quando lemos ou ouvimos a Sagrada Escritura.

Conhecer a Bíblia pela palavra é importante para balizar a nossa vida. Agora, imaginemos os locais desses acontecimentos daquela época, vividos por Jesus, e se fos-sem visitados por nós "Estar na Terra Santa”.

Esse é um momento mágico, que pode ser vivido por qualquer ser humano com ou sem credo, que

"Conhecer a Bíblia pela palavra é im-

portante para bali-zar a nossa vida. "

EditorialPe. Valentim, mSC

Deus não se cansa de buscar o seu povo, tra-zer-lhes a Salvação, so-corre-los e levá-los ao

caminho da Vida. Advento é a re-tomada da promessa: “ o verbo se faz carne e habita no meio de nós.” Eis que somos hoje, convidados a perceber os sinais, identificar onde Jesus nasce, onde Ele está. Há mui-tos séculos atrás, num ambiente de muita miséria e violência, numa pequena manjedoura, “ um menino nos foi dado”, ele tornou-se a nossa salvação. Muitos tiveram dificul-dades de encontrar esse menino, de aceitar a sua proposta. E nós? Conseguimos perceber na nossa vida, nessa realidade violenta e corrupta, nessa sociedade desuma-na, a presença do Salvador Jesus? Não há dúvidas que Ele nasceu e está no meio de nós. Somos cha-mados, nesse Advento, a mais uma vez limpar os olhos e o coração, para ver e acolher a salvação que nos é dada. É tempo de espera fe-cunda. Avaliar, fazer planos e pro-jetos para um tempo novo. Nossa assembleia paroquial, com o tema: Paróquia, comunidade de comu-nidades, reviu toda a caminhada de 2013 e projetou um belo cami-nho para 2014. Um tempo novo.

Crer que o seu nascimento em nossa vida e realidade transforma e faz possível a paz. Para isso so-mos convocados para, em comu-nidade de vizinhos, celebrarmos a Novena de Natal, aproveitan-do esse tempo forte de espera e conversão. Abrir corações, abrir portas para o próximo, esse mais próximo, que chamamos de vi-zinho, que às vezes, mal conhe-cemos. Chame-o para celebrar esse acontecimento único, Deus nascendo no meio de nós - Natal. Agradecidos a Deus por ter nos concedido mais um ano de Vida, queremos nos comprometer a fazer desse Tempo Novo, que chamamos de Ano, tempo para amar, fazendo de nossa paróquia, uma comuni-dade de comunidades, lugar de construção do Reino de Deus. Os Novos Horizontes esteve presente todos os meses desse ano em nos-sas casas, levando uma mensagem de esperança e vida. Aproveio esse meio de comunicação, para desejar a cada um de nossos paroquianos, um tempo de Advento, verdadei-ramente fecundo e um nascimento real de Jesus na vida de cada um para um ano novo de Luz e Graça. De Coração, Pe. Valentim,msc

Uma Fé que Recomeça sempre: Advento e Natal

Missas:Domingos: às 7h, 9h, 18h15 e 20h.Segunda-feira: Missa da Esperança, às 19h15Quarta-feira: Missa às 19h15 e após, Terço dos HomensQuinta e sexta-feira na Matriz, às 19h15 1ª sexta-feira do mês: às 6h45 e às 19h15Todos os sábados, às18h, Missa no Repouso Santa Maria, Rua Japurá, 555.Secretaria Paroquial:Atendimento de segunda a sexta-feira, de 8h às 20h. Sábados, das 8h às 12h.Inscrição para o Batismo: Atendimento no 1º domingo, às 8h.Confissões e Aconselhamentos: Quinta e sexta-feira, marcando antes na secretaria paroquial.

Orientador: Pe. Valentim Menezes, mSCRedatores: Aurenei Walterfang, Carlos Silveira, Carolina Belisário, Cerqueira Lima, Marli Jordão, Diácono Jatobá, Diácono João Walterfang, Ir. Gislene fdz, Sergio de Queiroz, Virgínia Lopes e Luiz Antônio.Fotografia: Anderson Lucena e PascomRevisão: Maria Clara Fonseca

Editoração e Diagramação: Bruno TortorellaSite: http://paroquianssc.wordpress.comE-mail: [email protected]úncio: Secretaria ParoquialAdministração: Rua Barão, 807 Praça Seca - Jacarepaguá- RJTel.: (21) 2452-5188 e 2464-1947Impressão Gráfica: Newstec Tel: (21) 3552-0580

EXPEDIENTE PAROQUIAL

ex

pe

die

nt

e

marcará sua vida! Vários são os tes-temunhos de peregrinos que tiveram oportunidades de visitar esses luga-res e afirmaram que mudaram seu comportamento a partir dali.

Visitar o Santo Sepulcro, para os cristãos renovar seu Batismo nas águas do Rio Jor-dão, está em Be-lém, na Igreja da Natividade, e tocar a pedra onde estava a manjedoura no momento do nasci-mento de Jesus. Fi-

caríamos citandos esses lugares que nos faz lembrar a nossa existência, tudo é indescritível! Quem tiver essa oportunidade, vá! Com certeza sua vida será outra! Estamos no período do Advento, momento de preparação e reflexão. Vamos viver intensamen-te esse período! Que Deus nos aben-çoe!

Carlos Silveira e Virgínia Lopes

Page 3: Jornal Novos horizontes - dezembro 2013

DEZEMBRO DE 2013 NOVOS HORIZONTESPÁGINA 03

Já vimos como a atividade de Jesus está in-timamente ligada a libertação das pessoas de qualquer tipo de alienação e escravidão. Tal poder alienador e escravizador no decorrer do Evangelho, se relaciona com a possessão de-moníaca (Mc 7, 25-26). Jesus, portanto, está diante de um caso que implica diretamente na missão que o Pai lhe designou: arrancar as pes-soas do poder demoníaco.

Em Marcos (7, 27-30), notamos que para a mulher deste texto, Jesus é a migalha rejeitada que vem alimentar o mundo pagão. Notemos, também, que é da boca dessa mulher pagã que sai uma confissão de fé autêntica: ela chama Jesus de Senhor (com maiúscula), isto é reco-nhece o seu poder divino.

Diante da fé da mulher em seu poder de liber-tação e salvação, a ação de Jesus se desenca-deia imediatamente (Mc 7, 29). Embora a fé da mulher não seja expressamente nomeada,

O Evangelho de Marcos

Jesus a reconhece e, por isto, afirma que o “demônio já saiu de sua filha”. A aceitação do projeto de Deus trazido por Jesus se torna Boa Notícia Concreta que alegra os marginalizados “Ela voltou para casa e encontrou sua filha dei-tada na cama, pois o demônio tinha saído dela” (Mc 7, 30).

Movido pela missão que o Pai lhe dera e pela fé da mulher pagã, Jesus sai de casa, onde se recolhera e percorre a região da De-cópole, que também é pagã (7, 31). Ele cura um surdo-mudo, simbolizando a libertação das pessoas (Mc 7, 31-35) anunciando a palavra transformadora.

No Reino que Jesus anuncia, não há lu-gar para o mascaramento da realidade ou cen-sura ideológica. Se ele recomendava para que “não contasse nada a ninguém”, não era para se proteger, mas para que sua missão não fosse desvirtuada (Mc 7, 36).

Jesus provoca admiração pelas suas ações: “Jesus faz bem todas as coisas. Faz os surdos ouvirem e os mudos falarem (Mc 7,37). Essa frase resume o essencial da atividade de Jesus e indica porque Deus estava com ele.

(Continua)Marli Jordão

Mais de 100 partici-pantes, entre lideranças do Conselho Pastoral Paroquial e represen-tantes de movimentos e pastorais estiveram reu-nidos durante a tarde do último dia 23 de novem-bro, no Ceuzinho, para a realização da Assem-bleia Paroquial para o ano de 2014. O encontro foi dirigido pelo pároco, padre Valentim. As lide-ranças de pastorais fo-ram acolhidas e, em se-guida, após um momen-to de espiritualidade, foi apresentado no data show a retrospectiva de quase tudo que aconte-ceu no ano de 2013 em nossa matriz. Nosso pá-

roco iniciou a reunião explicando a di-nâmica de grupo, separados por cores, onde cada conjunto faria uma reflexão e responderia a pergunta: “O que acon-teceu em 2013 e o que não pode ficar de fora em 2014?”. Das atividades que não podem faltar em 2014, estão: Festa dos Santos de nossa devoção, Encontro de viúvas, Mil Ave Maria, Procissão e missas de ruas no período da Quares-ma, Acolhimento aos grupos de jovens, Escola da Fé, Adoração ao Santíssimo, Vigília de Pentecostes, Semana da Fa-mília, Terço dos Homens, Mães que rezam pelos filhos, Escola catequética, Novenário de aniversário da Paróquia.

As sugestões para 2014: Evento eco-lógico de âmbito paroquial, Curso de capacitação de liderança, Chamada para engajamento em pastorais, Encon-trão dos dizimistas, Retorno das missas de sábado às 18h na Comunidade São Paulo Apóstolo, Aprofundamentos Bí-

blicos, Encontrão Coroinhas e Acólitos entre todas as comunidades, Silêncio dentro da igreja, Legião de Maria Infan-til e Juvenil,entre outros.

Após ouvir a comunidade, padre Va-lentim explicou sobre o Estudo 104 da CNBB “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia”. Ele é um subsí-dio para reflexão e aprofundamento da vida paroquial, apontando caminhos que podem ajudar cada paróquia a ser uma verdadeira casa de comunhão e de vivência da Palavra. Nosso pároco deu exemplo de como as pastorais podem ser uma grande família. Logo após esse rico subsídio, a assembleia partilhou um delicioso lanche.

Próximo ao fim do encontro foi apre-sentado no data show um esboço do pro-jeto de construção do Ceuzão, no esta-cionamento da matriz, que será compos-to por uma extensa área de lazer, centro pastoral, além do estacionamento. O pa-dre apresentou o custo do projeto, expli-cou a importância do compromisso dos 10% do dízimo e comprovou que pelo número de inscritos no dízimo se cada um entregasse no mínimo 10% do que se recebe, conseguiríamos realizar este projeto, sem sacrifício algum.

O último passo foi a aprovação do ex-tenso e dinâmico calendário paroquial de 2014, na qual se tem a relação de to-dos os eventos e atividades de cada pas-toral, bem como dia, horário e sala utili-zados. Tivemos poucas colisões de datas e uma grande maturidade em adaptá-las. Encerrando as atividades padre Valen-tim fez uma oração e deu a bênção final. Margareth Galves

Lideranças definem metas para 2014 em Assembleia Paroquial de Pastoral

Avaliação do ano pastoral de 2013 e sugestões para 2014 foram o tema central do encontro, que também elegeu a comunicação, a chamada para participação em pastorais e um espaço

maior para os jovens como prioridades da Paróquia para o próximo ano.

EXCURSÕESAPARECIDA DO NORTE

Dia 15/12/2013VALOR - R$80,00

SITIO MÔNICA E MÁRCIADIA 26 DE JANEIRO DE 2014

O VALOR É COBRADO POR IDADE

MAIORES INFORMAÇÕESTELEFONES:3340-0227/99448-0917/99454-2196/7757-6748FERNANDO E LÚCIA

Page 4: Jornal Novos horizontes - dezembro 2013

DEZEMBRO DE 2013 NOVOS HORIZONTESPÁGINA 04Viva a República!

O brasileiro, neste início de novo século, começou a respirar os benéficos ares republicanos e sentiu com muito calor a presença dos princípios norteadores da República, tão ultrajados desde a sua implantação.

Em 1889, quando proclamada, permitiu-se ser mas-sa de manobra dos famosos “coronéis”, instalando-se no poder através de artimanhas muito comuns no ro-dízio político dos países, sempre escorados na figura

saber que nós, brasileiro do século vinte e um, lemos o seu livro “O Espírito das Leis.”

Obrigado Senhor por nos fazer crer que a har-monia entre os três poderes é o que permite a fe-licidade da nação. Hoje, nós temos um judiciário e em sua liderança o eminente causídico Joaquim Barbosa. Nosso reconhecimento.

Antonio Cerqueira

do caudilho e nas armas dos quartéis. A autonomia dos poderes Executivo, Legisla-tivo e Judiciário ficava guardada nas pági-nas de seu “best-seller”, servindo apenas para figurar nos discursos revolucionários e nas prateleiras das bibliotecas escolares “O Espírito das Leis”

Instalados no poder através de eleições fraudadas, os coronéis impunham as suas leis e estabeleciam as regras de atuação dos poderes da República. As oligarquias “Café com Leite” São Paulo x Minas, parecem es-tar no poder até os nossos dias. Entretanto, já é possível enxergar-se no fim do túnel, tênue luz a procura de novos caminhos para o fazer politico brasileiro. Já é possí-vel acreditar que o bastão da credibilidade está a nossa disposição mostrando-nos ca-minhos novos e sólidos a seguir. E lá, do seu túmulo, aplaudirá com o entusiasmo do jovem, a querência dos mais idosos e a certeza do dever cumprido, o filósofo fran-cês Montesquieu e, mais satisfeito ainda, ao

Mais uma vez, vamos viver um tem-po de arrependimento, fraternidade e paz, na esperança de um mundo novo, em que sentimentos ruins devem ser es-quecidos e não colocados de lado para tornar a revivê-los após o Natal. O ani-versário de Jesus, de certa forma, opera milagres nas pessoas, amolece seus co-rações que, mesmo não vivendo o Natal com um espírito Cristão, fazem questão absoluta de, pelo menos uma vez por ano, cumprimentar e sorrir, desejando um Feliz Natal.

Esse milagre natalino se estende até o dia 1º de janeiro quando se é deseja-do, esquecendo mágoas e rancores, um Feliz Ano Novo, até que tudo volte ao normal.

Aí, vem a pergunta: tudo isso que foi escrito é mentira? É claro que tudo na vida pode ser contestado e até digam que existe em tudo isso grande exagero, mas lembrem-se, sejamos honestos, estamos em pleno advento.

Espero que 2014 seja um ano de muitas conquistas e amor. Que a família seja respeitada, que a fraternidade e a paz continuem não só no coração de nossa Igreja, mas também fora dela. Que res-peitemos nossos irmãos para que também sejamos respeitados. Que a justiça prevaleça para que o ser humano seja feliz, substituindo a mirra, o alecrim e o incenso, por gestos e atitudes de amor, pois esses são os presentes que devemos dar a Jesus por mais um aniversário.

Sérgio de Queiroz

Crônica do MêsPresentes para Jesus

PATROCÍNIO Quer divulgar o seu produto em nosso jornal Novos Horizontes? Então ligue para a secretaria da igreja: 24525188. Você anuncia e colabora com esta obra de evangelização!

Page 5: Jornal Novos horizontes - dezembro 2013

DEZEMBRO DE 2013 NOVOS HORIZONTESPÁGINA 05

O Tempo do Advento é o ponto de partida do Ano Litúrgico: a espera do Messias. Os fiéis se preparam pela conversão para a celebração dessa vin-da: “Revestido de nossa fragilidade, ele veio à primeira vez… revestido de sua glória, ele virá uma segunda vez”Dentro dessa temática celebramos a Imaculada Conceição de Maria, não apenas a mãe dos deserdados, mas a mulher das grandes decisões, aberta a ação do Espírito Santo, envolvida na celebração dessa vinda: “Revestido de nossa fragilidade, ele veio à primeira vez… revestido de sua glória, ele virá uma segunda vez”

Dentro dessa temática celebramos a Imaculada Conceição de Maria, não apenas a mãe dos deserdados, mas a mulher das grandes decisões, aberta a ação do Espírito Santo, envolvida na divulgação da fé disposta a colaborar com os planos do Pai. Maria é procla-mada feliz e cheia de graça porque o Senhor está com ela, assim como está com todos os homens e mulheres. Acreditar na presença de Deus cami-

Iniciamos um novo Ano Litúrgico com o coração repleto de esperança. Iniciamos o Advento fortalecendo nossa esperança, para que os acontecimentos do mundo presente não nos tornem indiferentes no caminho que conduz ao encontro do Senhor, que virá.

NH: Porque decidiu se inscrever na Crisma?

Giovanna: Poris estou em busca de equilíbrio para suportar as batalhas diárias. Além disso, a Crisma é um dos sacramentos da Igreja e, uma vez que você professa uma fé, é fundamental você mergulhar em todos os ensinamentos que ela lhe oferece .

NH: Qual sua expectativa?

Giovanna: Espero do fundo do meu coração ser uma pessoa melhor usando tudo o que estou aprendendo na casa do Pai.

NH: Como você vê a importância de receber o Sacramento da Confirmação?

Giovanna: Será uma forma de crescimento e amadurecimento da minha fé na Igreja e em Cristo.

Teve início mais uma turma de preparação que irá receber, no ano que vem, o Sacramento do Crisma. Com cerca de 50 jovens, o Crisma iniciou no último dia 3 de novembro. Giovanna di Paula é uma das crismandas e fala aos Novos Horizontes sobre sua expectativa para receber o Sacramento da Confirmação. Confira!

COM A PALAVRA

Maria: a mulher do Sim

A COMUNIDADE

Pertencente a Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração, a comunidade Imaculada Conceição, na Rua São Lázaro, 8, Chacrinha, celebrará sua padroeira. Todos

os paroquianos são convidados a participar!nhando com o ser humano e assumir o compromisso que isso exige é o grande desafio de hoje é a nossa meta para 2014, caro amigo leitor aproveito para de-sejar a você um Santo Natal e Ano Novo repleto da graça de Deus, obrigado pela paciência uma grande Abraço

Luiz Antonio

Programação da Festa da Padroeira

05/12- Celebração presidida pelo Diac. Ja-tobá na Rua Florianópolis 1372 (Próximo ao Depósito de gás)

06/12- Missa presidida pelo Padre Valen-tim na Rua Luiz Beltrão,Vila 1226, próximo a esquina com a Rua Quiririm às 19h30min

07/12- Acolhida ao Padre Vicente na Mis-sa do 3º dia do tríduo na Capela da Comu-nidade às 19h:30 min logo após petisco com música ao vivo.

08/12- Procissão saindo da esquina da Rua Gustavo Dória às 08h:30 min seguindo com a missa e o almoço, o prato será churrasco e o valor R$ 10,00

Page 6: Jornal Novos horizontes - dezembro 2013

DEZembro DE 2013 NOVOS HORIZONTESPÁGINA 06

O que aconteceu?JESUS MUSIC

FESTA DA UNIDADE

TEMPO PAROQUIAL

Texto: Jornal Testemunho de Fé.Fotos: Gustavo Oliveira.

Catedral do Rio ficou cheia com convocação arquidiocesana para encerramento do Ano Litúrgico da Igreja.

Com união e alegria, a Arquidiocese do Rio celebrou Cristo, Rei do Universo, na tarde deste sábado, dia 23, na Cate-dral de São Sebastião. A ideia da Festa da Unidade Arquidiocesana, que surgiu no coração do arcebispo Dom Orani João Tempesta, foi plenamente acolhida pelos mais de seis mil fiéis que, vindos de todos os vicariatos, lotaram a igreja

Novamente o En-contro de Adoles-centes com Cristo (EAC) de nossa paróquia deu um show de alegria, fraternidade e bom-humor. Na noite do último dia 23 de novembro o movi-mento promoveu o "Jesus Music", no pá-tio da Igreja Matriz.

Page 7: Jornal Novos horizontes - dezembro 2013

DEZembro DE 2013 NOVOS HORIZONTESPÁGINA 07

MISSAS DE NATAL

Dia 8 de dezembro, de 8h às 17h30, encerrando com Missa às 18h15. Para jovens de 15 a 28 anos, em nossa Ma-triz. Convide seus amigos e entre nessa!

O que acontecerá?

O mutirão de confissão comunitária , no Tem-po do Advento, ocorrerá no dia 19 de dezem-bro, quinta-feira, às 19h, na Igreja Matriz. Venha receber a Misericórdia do nosso Deus"

CONFISSÃO COMUNITÁRIA

Na Matriz:25/12-- Missa do Dia de Natal às 9 e 18 horas.

Nas Comunidades:

24/12- Missa da Noite de Natal às 19h na Comuni-dade São Paulo Apóstolo.

24/12-- Missa da Noite de Natal às 21h, na Comu-nidade Imaculada Con-

ceição.

MISSAS DE ANO NOVONa Matriz:

31/12- Missa de Ação de Graças pelo ano 2013 às

20 horas.

01/01- Missa da Festa de Santa Maria Mãe de Deus às

9 e 18 horas.

Nas Comunidades:

Não Haverá missas no dia 31/12 e no dia 01/01/2014. As

celebrações serão, apenas, na Igreja Matriz.

Na Matriz:24/12- Missa da Noite de Natal às 18

e 20 horas.

NATAL SEM FOMENossa paróquia tem o bonito hábito de anualmente realizar a Campanha Natal sem Fome. Nesse ano, as doações serão feitas de 2 a 18 de dezembro, na Matriz. Doe 1kg de alimento não-perecível para serem entregues cestas básicas às famílias carentes de nossa comunidade. Mobilize seus vizinhos e façamos um Natal mais justo e fraterno.

ENCONTRÃO DE JOVENS

Protetora dos olhos, será celebrada em nossa paróquia no dia 13 de dezembro, com missa solene às 19h15. A missa fes-tiva terá bênção dos olhos. Participe!

SANTA LUZIA

21/12- Encerramento Paroquial da Novena de Natal às 19 horas.

Page 8: Jornal Novos horizontes - dezembro 2013

DEZembrO DE 2013 NOVOS HORIZONTESPÁGINA 08

CATECRIANDOPor: Claudia Moreira

Page 9: Jornal Novos horizontes - dezembro 2013

DEZembrO DE 2013 NOVOS HORIZONTESPÁGINA 09

Mais uma vez contamos com a participação de to-dos; a solidariedade faz parte da Praça Seca, que, mais uma vez, se manifes-tará e levará aos mais ne-cessitados um Natal digno, porque o que é doado é Pão Multiplicado.

FELIZ NATAL E PRÓS-PERO 2014 !

Diácono João Ananias

fez a seu pai. Este lhe respondeu: “Es-creva ao editor do jornal local! Se ele disser que existe, então ele existe de fato”. Foi o que ela fez. Recebeu esta breve e bela resposta:

Sim, Virgínia, Papai Noel existe. Isto é tão certo quanto a existência do amor, da generosidade e da devoção. E você sabe que tudo isto existe de verdade, trazendo mais beleza e ale-gria à nossa vida. Como seria triste o mundo se não houvesse o Papai Noel! Seria tão triste quanto não existir Vir-gínias como você. Não haveria fé das crianças, nem a poesia e a fantasia que tornam nossa existência leve e bonita. Mas, para isso, temos que aprender a ver com os olhos do coração e do amor. Então, percebemos que não há nenhum sinal de que o Papai Noel não exista. Se existe o Papai Noel? Graças a Deus ele vive e viverá sempre que houver crianças grandes e pequenas que aprenderam a ver com os olhos do coração.

Para os cristãos vale a figura do me-nino Jesus que treme sobre as palhi-nhas sendo aquecido pelo bafo do boi e do jumento.

Diácono Jatobá

Natal X Consumismo: Papai Noel existe?

O Natal está chegando. Podemos perceber isto quando andamos pelas ruas e vemos as varandas dos aparta-mentos enfeitadas com luzes piscan-do. Na televisão e nas lojas, o que vemos é o apelo para as compras de natal, facilitadas pelos cartões de cré-dito e demais ofertas. O Natal é sem dúvida a data mais lucrativa para o co-mércio, pois além dos presentes, tam-bém se gasta com a reforma da casa e comida.

Não sou contra a decoração natalina ou tampouco contra a morte do peru. Poderíamos parar e pensar que a cada ano somos vítimas do comércio, que dois meses antes do Natal já está mar-telando ofertas em nossa cabeça; coi-sas que nós, muitas vezes, nem preci-samos, mas compramos por conta das “facilidades”. Então, o Natal deixa de ser a celebração de um nascimento que mudou a história da humanidade toda para dar lugar aos apelos do co-mércio.

Leonardo Boff trata deste assunto no seu artigo intitulado “Natal: ver com os olhos do coração” publicado pelo CEBI em dezembro de 2010, ele diz:

Somos obrigados a viver num mun-

do onde a mercadoria é o objeto mais explícito do desejo de crianças e de adultos. A mercadoria tem que ter bri-lho e magia, senão ninguém a compra. Ela fala mais para os olhos cobiço-sos do que para o coração amoroso. É dentro desta dinâmica que se ins-creve a figura do Papai Noel. Ele é a elaboração comercial de São Nicolau -Santa Claus. Era bispo, nascido no ano 281 na atual Turquia. Na época de Natal, saia vestido de bispo, todo vermelho, usava um bastão e um saco com os presentes para as crianças. En-tregava-os com um bilhetinho dizendo que vinham do Menino Jesus.

Santa Claus deu origem ao atual Papai Noel, criação de um cartunis-ta norte-americano Thomas Nast em 1886, posteriormente divulgado pela Coca-Cola já que nesta época de frio caía muito seu consumo. A imagem do bom velhinho com roupa vermelha e saco nas costas, bonachão, dando bons conselhos às crianças e entregan-do-lhes presentes é a figura predomi-nante nas ruas e nas lojas em tempo de Natal.

Papai Noel existe? Esta foi a per-gunta que Virgínia, menina de 8 anos,

Aprofundando a Fé!

bairro.E, como faremos? Diversos

pontos de coletas de donativos serão colocados em edifícios, lojas, condomínios e na matriz, tendo cada local para doação uma pessoa ou grupo de pesso-as que estarão encarregadas de recolher os donativos. Tudo o que for arrecadado será dividido e entregues aos idosos do Abri-go Santa Luzia e do Lar Pedro Richard e, também, aos Vicen-tinos.

O Abrigo Santa Luzia e o Lar Pedro Richard são tradicionais instituições da Praça Seca, que abrigam idosos carentes. Os Vi-centinos é um grupo de oração e caridade tradicional da Igreja Católica, hoje, incumbida na distribuição de alimentos e rou-pas às pessoas por eles cadastra-das em nossa paróquia.

Solicitamos às pessoas que fa-rão os donativos que doem: ali-mentos não perecíveis, roupas, calçados, brinquedos em bom estado e fraldas geriátricas des-cartáveis.

12ª CRUZADA CONTRA A FOME

Como acontece desde 2002 a Paróquia de Nossa Senho-ra do Sagrado Coração, con-tando com a colaboração de toda a Comunidade, realizará mais uma Cruzada Contra a Fome. Neste ano, devido as obras que estão sendo reali-zadas, não faremos a tradi-cional carreata pelas ruas do

Page 10: Jornal Novos horizontes - dezembro 2013

DIZIMISTAS ANIVERSARIANTES DE DEZEMBRO- CONCETTA IASMIM GONÇALVES- MARIA DA GLORIA SOUZA- ELIZIA R. S. DIAS- LEANDRO GUIMAREAS DE ABREU- LENITA GARCIA LUCIANO- MARGARIDA MARQUES SÁ- MARIA DO SOCORRO ABREU- JOSE MAURICIO F. CASEIRA- JULIANA B. NOVA DO PRADO AGUIAR- PAULO ROBERTO DE MENESES- FATIMA MACHADO- VALMIRA DIAS DE MELO- BRUNA DA SILVA MARTINS- FABIO RODRIGUES NEVES- GERALDO FRANCISCO A. DE SOUZA- LAIS CONCEIÇÃO C. DAMACENO- ALOYSIO DA SILVEIRA- EUNICE VIANNA VEIRA- GERSON CREDER ALBERNAZ- JORGE FERREIRA DE CARVALHO- MARIA LUCIMAR MENESES SILVA- RISALDA DIAS AMORIM- AGUEDA MARIA DE GOES- CARLOS ROBERTO DOS SANTOS- FERNANDO SIRICA- MOACIR MARTINS DE ALMEIDA- FLAUZINA DOS SANTOS MALTA- GABRIELLA FERREIRA MONTEIRO- IARA MORAES DE AGUIAR- MEIRY CONCEIÇÃO DO N. CHAVES- NILVA FERREIRA PEREIRA- NILZA CAMPOS CARNEIRO- PHELIPPE GABRIEL T. C. DOS SANTOS- CONCEIÇÃO IZABEL DE SOUSA PEREIRA- GIOVANNA DA SILVA MOTTA- VERA LUCIA GRAEEF MACEDO- AILTON RODRIGUES DA SILVA- OTACIR MENDES DE MORAIS- DENISE VALADARES- LIA SANTOS GONÇALVES- MARCELO GOMES DA ROCHA- ROBSONDA TRINDADE SILVA- TALITA LUIZA DE ALVARENGA FELIX- CARLOS MANOEL ROCHA- ARTEMISIA CONTREIRAS SÃO PEDRO- JORGE SÁ- ALINA BRAUN DE ANDRADE- ARLETE O. DE QUEIROZ DA SILVA- MARIA AMELIA VEIRA MOREIRA- MARIA APARECIDA DE A. DE LACERDA- MARIA DE FATIMA BATISTA- VIVIANE DE ALENCAR E SILVA- ALBERTO MARIA FERREIRA- BIACA DE LIMA GONÇALVES

PÁGINA 10 NOVOS HORIZONTESDEZembrO DE 2013

“Contribuindo com o dízimo, estamos permitindo que o Corpo de Cristo seja cada vez

participado.” (1Cor 12)

- BRENDA DE LIMA GONÇALVES- CARLOS ALBERTO VERISSIMO DA SILVA- GUILHERMINA FERNANDES TAVARES- MARY DE SOUZA FRANCISCO- DENISE F. DE CARVALHO SILVA- LUZIA LIMA DE ANDRADE- MELCHIADES GANDARELY PASSOS- BEATRIZ CASSANELI DO NASCIMENTO- DANILO COSTA CRUZ- NOEMI REGINA DE S. BALTAZAR- SONIA VIANNA DOS PASSOS- TATIANA MOURA DE PAIVA- ANNA UMBELINA DA COSTA PEREIRA- MARIA CELIA D. DE MELLO SANTOS- VERA REGINA DE A. RODRIGUES- ADRIANA BELLUZE SOUZA- LEONARDO CASTRO DE FRANÇA- MARLY LEANDRO DA SILVA- PAULO SIDNEY SIQUEIRA- RAFAEL MARTINS- ANDREA CORREA PEREIRA- CLAUDIA GONÇALCES C. DE BARROS- GEOVANIA JORGE DAS NEVES- IEDA SOARES DOS SANTOS- INGRID FURTUNATO N. COBUCI - JORGE DE SOUZA PINTO- MARCELO DE CASTRO SALOMÃO- MARIA DE FATIMA M. PINTO- ELIEZER NOGUEIRA TEIXEIRA- ASMERALDA ALVES LUCENA- MARLENE PEREIRA FOLY- NEIDE C. DA ROSA GONÇALVES- ANTONIO DE QUEIROZ- CLEONICE DA FONSECA SILVA- GEORGINA PEREIRA DE OLIVEIRA- JANETE MACHADO DOS SANTOS- LUIS CESAR GOMES DE MELO- MARIA CONCEIÇÃO A. DE MELO- MARIA GORETE M. PEREIRA TORRES- MARY DO NASCIMENTO BARROS- ANA ROSA DA SILVA- EVA MARIA M. GONÇALVES- LUZIA GOMES DE SOUZA- MARCO AURELIO DE CASTRO PIMENTA- RENATA LANNA DOS SANTOS- VALERIANA FERREIRA DE PAULA- ALZIRA DO NASCIMENTO- BERENICE BRITO TURETTA- DARCY M. SILCA DE SOUZA- EDMAR GARCIA- HELIO MATHIAS TELHADO- HELOISA SOARES KROPF- MANOEL EDUARDO DA SILVA- MARLETE SANTOS

- THEREZINHA DE JESUS B. DE OLIVEIRA- ANA MARIA COELHO MARTINS- DORA MARIA M. DE ANDRADE- EDINALDO VIRGILIO BARBOSA- GUSTAVO MOREIRA SILVA- JOSICLEIDE NATALIA DA SILVA- JOSILENE HOLANDA DE FREITAS- MARCO ANTONIO L. PINHEIRO- MARYSA TELLMA G. TEIXEIRA- VILMA PEREIRA DA SILVA- CAROLINA DA ROCHA EUGENIO- LUIZ FERNANDO BITTON MIGON- LUZIA DOS SANTOS P. GONÇALVES- PAULO ROBERTO R. DE FREITAS- AIDA ROMÃO R. DA SILVA- ELISABETE BRAGANÇA- ELZA DE SOUZA ARENA- IRAN DE CARVALHO- SEBASTIÃO MARTINS GOMIDES- VANDA DOS SANTOS DAS COSTA- VERA LUCIA DA SILVA D. DOS SANTOS- VERA LUCIA SILVA DE SOUZA- MARCELO DE SOUZA PEREIRA- MARGARIDA F. DE SOUZA- APARECIDA MAIA DE OLIVEIRA- JACKSON DA SILVA OLIVEIRA- JAQUELINE S. C. BARRA- MARIA DA CONCEIÇÃO G. PINTO- MARIA DE FATIMA OLIVEIRA T. SILVA- ROSINA DE ARAUJO MARQUES- ANGELA MAIA NEVES- EDILSON QUEIROZ GOMES- ROSANE M. NASCIMENTO SANTOS

Page 11: Jornal Novos horizontes - dezembro 2013

PÁGINA 11 NOVOS HORIZONTESDEZembrO DE 2013

“Eis-me aqui Senhor”

Ao iniciar mais um fim de ano, mais uma vez minha congregação precisou de meu sim. Estando eu há dez meses na Paróquia de São Pedro de Alcântara, em São Gonçalo, o grupo precisou que eu viesse em missão à Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração.

Quero a exemplo de Maria, poder dizer sem-pre: “Eis-me aqui o servo do Senhor” Lc 1,38.

Servir ao povo de Deus é missão não só nos-sa , mas com certeza de todos, cada qual com seus dons e talentos. Sei da necessidade de nossa presença e quero também, como tantos irmãos missionários que passaram por aí, me

PARÓQUIA ACOLHE NOVO VIGÁRIO. SEJA BEM-VINDO, PADRE VICENTE.

Foi divulgada no último dia 26 de novembro, a Exortação Apostólica ‘Evangelii Gaudium’, em português, Alegria do Evangelho, a primeira do pontificado do Papa Francisco.

A exortação fala sobre o anúncio do evange-lho no mundo atual. No texto, Francisco pro-põe “algumas diretrizes que possam encorajar e orientar, em toda a Igreja, uma nova etapa evangelizadora, cheia de ardor e dinamismo”. O pontífice aborda, entre outros pontos, a trans-formação da Igreja missionária, as tentações dos agentes pastorais, a preparação da homilia, a inclusão social dos pobres e as motivações es-pirituais para o compromisso missionário.

“Com Jesus Cristo, renasce, sem cessar, a alegria. Quero, com esta Exortação, dirigir-me aos fiéis cristãos, a fim de convidá-los para uma nova etapa evangelizadora, marcada por esta alegria, e indicar caminhos para o percurso da Igreja nos próximos anos”, escreve o Pontífice logo no início da Exortação.

A Exortação Apostólica está dividida em cin-co capítulos: a transformação missionária da Igreja, na crise do compromisso comunitário, o anúncio do Evangelho, a dimensão social da evangelização e evangelizadores com espírito. Na internet, é possível encontrar o documento apostólico na íntegra. Não deixe de ler!

Fontes: CNBB, Canção Nova.

DICA CULTURALO Boi da Cara Preta

O Boi da Cara Preta é um musical infantil inspirado no conto e na famosa cantiga de ninar “Boi, boi, boi... Boi da cara preta...” com referência estética e musical do folguedo popular brasileiro: Bumba meu Boi, ou Boi Bumbá. A peça transmite e resgata as parlendas, seus personagens, cria-turas e outros elementos presentes nos acalantos e nas histórias de crianças e que fazem parte, até hoje, do imaginário infantil.

Com texto de estreia da autora Barbara Duvivier e direção de Daniel Dias da Silva (mesmo di-retor de O Gato de Botas, que marcou a reabertura do Imperator, em 2012), o espetáculo é para todas as idades.

De 2/11 a 24/12. Sábados e domingos, às 16h.

Local: Imperator - Centro Cultural João Nogueira - Rua Dias da Cruz, 170, Méier Outras informações: Ingressos a R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia). Mais informações com o Imperator: (21) 2596-1090 ou 2597-3897.

Fonte: Secretaria Municipal de Cultura

Papa escreve sua primeira Encíclica Apostólica

deixar encantar por este povo que me parece tão amoroso e amável. Que o Senhor me ajude a somar forças para que junto ao Padre Valentim e com todas as Comunidades que iremos servir o Reino de Deus, continue se manifestando por meio de nós.

Quero dizer-vos também da minha alegria de estar voltando a Jacarepaguá, e especialmente, de trabalhar na Praça Seca, onde sempre foi meu desejo. Que Deus, o Coração de Jesus e a presença amorosa de Maria seja nossa força.

Pe Vicente Rosa Corrêa, mSC

*Veja, a seguir, algumas informações sobre a trajetória do nosso novo vigário.

Natural de Juiz de Fora - Minas Gerais, Vi-cente nasceu em 13 de maio de 1966 e foi or-denado padre no dia 12 de dezembro 1998.

Iniciou seu trabalho em Muriaé, depois pas-sou por Cidade de Deus, Belford Roxo, Al-cântara e agora à partir do dia 27 de novembro de 2013, estará servindo à Paróquia Nossa Se-nhora do Sagrado Coração.

Há treze anos é Capelão do Instituto Gere-mário Dantas das Filhas de Nossa Senhora do Sagrado Coração no Campinho.

Padre Vicente Rosa Corrêa

Page 12: Jornal Novos horizontes - dezembro 2013

PÁGINA 12 NOVOS HORIZONTESDEZembrO DE 2013

DEPOIS DE PERPASSAR POR 4 DOMINGOS DE PREPARAÇÃO, O MENINO DEUS NASCERÁ EM NOSSO MEIO. NOSSO JORNAL DESE-JA QUE O CORAÇÃO DE CADA UM SE TORNE UMA MANJEDOURA

PARA ACOLHER A VIDA. FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO NOVO.

O mistério da encarnação desconcerta. Do seio da Trindade, Deus faz-se presença, um grande presente. Um menino nasce...

e, na verdade, é um Filho que foi dado, doado! Ao escolher nascer como nós, Deus, inaugura

com Jesus Cristo um novo tempo de possibilidades “..o povo que andava nas trevas viu uma luz...” (Jo 1 ). Um novo tempo onde o absurdamente simples, o nascimento de uma criança, torna-se um camin-ho de possibilidades e descobertas.

Possibilidade de encontrá-lo na realidade frágil, no abandonado... Naquele que está ao nosso lado, em nossa família, em nosso trabalho, em nossa viz-inhança... e que a indiferença e a pressa não nos deixa enxergar. E descoberta do grande fato de que Ele está no meio de nós! E por isto precisa ser cui-dado e acolhido!

Na fragilidade de uma criança, Deus manifesta-se por inteiro. Porque ao “dar o Filho”, “ao vir habitar entre nós”, entrega aquilo que é íntimo Seu, que faz parte de Sua própria essência para o bem e para a paz. Ensina-nos a dinâmica da entrega- doa-ção- gratuidade- misericórdia e vida em abundan-cia contra toda desesperança...

Enfim, é tempo de compartilhar a memória. Memória da Encarnação de Deus em nosso meio! Tempo para fazer um caminho de conversão, de vigilância, de acolhida, de entendimento e de per-severança. Tempo de conhecimento interno que, da fragilidade do cotidiano e do simples e das possi-bilidades que cada dificuldade ou oportunidade nos aponta, brota a força da presença viva de Deus en-tre nós.

Irmã Eliene Honorato, Filha de São José.

“NASCEU-NOS HOJE UM MENINO

E UM FILHO NOS FOI DADO...” ( Is 9,5)

SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

Todas as primeiras sextas-feiras de cada mês, nossa paróquia tem uma vasta programação dedicada ao Sagrado Coração de Jesus:Missas- 6h45 e 19h15Adoração Comunitária: 7h30 às 8h30 e 18h às 19hAdoração Individual: 8h30 às 16h