jornal novos horizontes ed. setembro 2015

12
Setembro de 2015 Fundado em Janeiro de 1972 - Ano XLIII Nº 522

Upload: pascom-paroquia-nssc

Post on 22-Jan-2018

201 views

Category:

Spiritual


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Novos horizontes ed. setembro 2015

Setembro de 2015Fundado em Janeiro de 1972 - Ano XLIII Nº 522

Page 2: Jornal Novos horizontes ed. setembro 2015

DEZEMBRO DE 2013 NOVOS HORIZONTESPÁGINA 02

Missas na Matriz:Domingos: às 7h, 9h, 18h15 e 20h.Segunda-feira: Missa da Esperança, às 19h15.Terça-feira: Celebração da Palavra, às 19h15.Quarta-feira: Missa às 19h15 e, após, Terço dos Homens.Quinta e sexta-feira às 19h15 Todos os sábados, às18h, Missa no

EXPEDIENTE PAROQUIALOrientador: Pe. Gilberto Escarati, mSCRedatores: Carlos Silveira, Claudia Moreira, Marli Jordão, Diácono Jatobá, Diácono João Walterfang, Sergio de Queiroz, Virgínia Lopes.

Fotografia: Anderson Lucena e colaboradores Pascom

Revisão: Maria Clara Fonseca

Editoração e Diagramação: Bruno TortorellaSite: http://paroquianssc.wordpress.comE-mail: [email protected]úncio: Secretaria ParoquialAdministração: Rua Barão, 807 Praça Seca - Jacarepaguá- RJTel.: (21) 2452-5188 e 2464-1947Impressão Gráfica: Newstec Tel: (21) 3552-0580

ex

pe

die

nt

esetembro DE 2015 NOVOS HORIZONTESPÁGINA 02

Em 15 de abril de 1993, o então Cardeal Joseph Ratzinger pu-blica o documento “A interpre-

tação da Bíblia na Igreja”, que trata das questões importantes sobre a maneira correta de entender a Sagrada Escri-tura, e também, nos ajudar a ir mais longe.

Transcrevo a seguir parte da introdu-ção do documento:

“A interpretação dos textos bíblicos continua a suscitar em nossos dias um vivo interesse e provoca importantes discussões. Elas adquiriram dimensões novas nestes últimos anos. Dado à im-portância fundamental da Bíblia para a fé cristã, para a vida da Igreja e para as relações dos cristãos com os fiéis das outras religiões, a Pontifícia Comissão Bíblica foi solicitada a se pronunciar a esse respeito.

O problema da interpretação da Bí-blia não é uma invenção moderna como algumas vezes se quer fazer crer. A própria Bíblia atesta que sua inter-pretação apresenta dificuldades. Ao lado de textos claros, ela comporta pas-sagens obscuras. A segunda carta de Pedro declara que “nenhuma profecia da Escritura resulta de uma interpreta-

O mês de setembro é dedicado à Bíblia, palavra de Deus dita para todos nós. Um tempo de aprofun-darmos e valorizarmos o texto Sa-grado. Deus cria o mundo com as palavras, ele vai dizendo e as coi-sas vão acontecendo. “A palavra é o pincel com que Deus vai dese-nhando o mundo”.

“Nós somos palavras”. Temos res-pirado e respiramos palavras desde que nascemos. Basta abrir a boca que as palavras jorram. Conhece-mos expressões comuns que de-monstram a força e o peso da pa-lavra: “as tuas palavras me fizeram bem”, “me fizeram pensar”, “me feriram”, “me ajudaram a ver as coisas de maneira diferente”, “nun-ca me esqueci das tuas palavras”, “agradeço pelo que você me disse”, “bastou-me aquela palavra”...

Muitas vezes, o presente mais precioso que podemos dar a uma pessoa é o de uma “palavra diferen-te”. A amizade, o amor e todos os sentimentos fortes têm necessida-de de palavras. É graças à força das palavras que derrotamos o silêncio angustiante da solidão, derretemos o gelo da indiferença, aprendemos a partilhar o ser e o ter.

As palavras podem mudar a vida, para o bem ou para o mal. Há palavras que ferem e há palavras que curam. As palavras nos tocam e nos modelam; às vezes, elas nos

Pe. Gilberto Escarati, mSC

Nós somos "palavras"

Editorial

tocam como brisa suave, às vezes como punhais, mas sempre nos deixando marcas profundas de es-tímulos ou de desânimo.

Depois de certas palavras, não resta mais nada a dizer. Todos co-nhecemos pessoas destruídas pelas palavras, como também pessoas reconstruídas, recriadas pelo toque das palavras.

As palavras perdem força e cria-tividade quando não nascem do silêncio. O mundo está repleto de “papos” vazios, confissões fáceis, palavras ocas, louvores desbotados e confidências tediosas. Vivemos cercados de “palavras vãs”, conde-nados a uma civilização que teme o silêncio. Fala-se muito para dizer bem pouco. Jornais, revistas, tevê, outdoors, celular, redes sociais... há demasiado palavrório. Carecemos de poesia.

É extraordinário perceber como as palavras ditas com cuidado e amor produzem efeitos benéfi-cos para o ser humano. Principal-mente nos primeiros anos de vida. Como é importante para um adul-to, um dia criança, ter escutado palavras ordenadoras de emoções, de autoestima! Essas palavras são bem-aventuradas, pois se tornam capazes de fazer crescer, sustentar, enfim, edificar pessoas mais sau-dáveis no convívio social, humano-afetivo, espiritual.

ção particular” (2 Pd 1,20) e ela ob-serva, de outro lado, que as cartas do apóstolo Paulo contêm “alguns pon-tos difíceis de entender, que os igno-rantes e vacilantes torcem, como fa-zem com as demais Escrituras, para sua própria perdição” (2 Pd 3,16).

O problema é, portanto, antigo, mas ele se acentuou com o desen-rolar do tempo. Doravante, para encontrar os fatos e palavras de que fala a Bíblia, os leitores devem voltar a quase vinte ou trinta séculos atrás, o que não deixa de levantar dificul-dades. De outro lado, as questões de interpretação tornaram-se mais complexas nos tempos modernos devido aos progressos feitos pelas ciências humanas. Em que propor-ção esses métodos podem ser consi-derados apropriados à interpretação da Sagrada Escritura? A esta ques-tão a prudência pastoral da Igreja durante muito tempo respondeu de maneira muito reticente, pois muitas vezes os métodos, apesar de seus elementos positivos, encontra-vam-se ligados a opções opostas à fé cristã...”

O Concilio Vaticano II em sua Constituição Dogmática “Dei Ver-bum” Sobre a Revelação Divina, no Capítulo III, nº 180, orienta: “Entre-tanto, já que Deus na Sagrada Escri-tura falou através de homens e de modo humano, deve o interprete da Sagrada Escritura, para bem enten-der o que Deus quis transmitir, in-vestigar atentamente o que os hagió-grafos (escritor do sagrado) de fato quiseram dar a entender e aprouve a Deus manifestar por suas palavras.”

A interpretação da Bíblia na Igreja

Diácono Jatobá

Repouso Santa Maria, Rua Japurá, 555.Secretaria Paroquial:Atendimento de segunda a sexta-feira, de 8h às 20h. Sábados, das 8h às 12h.Inscrição para o Batismo: Atendimento no 1º domingo, às 8h.Confissões e Aconselhamentos: Quinta e sexta-feira, marcando antes na secretaria.

Page 3: Jornal Novos horizontes ed. setembro 2015

SETEMBRO DE 2015 NOVOS HORIZONTESPÁGINA 03Orantes: Terço dos Homens completa

três anos

O Terço dos Homens de nossa Igreja Matriz co-

memorou, no último dia 19 de agosto, o terceiro aniver-sário do grupo. Para festejar, houve uma missa em Ação de Graças pelos 3 anos do Terço dos Homens, que se reúne todas as quartas-fei-ras, na Matriz, para rezar o Terço Mariano. A Missa foi presidida por

Festa Missionária agita seminário de Belford Roxo

Jesus mostra que o Reino é a justiça de Deus, muito mais exigente do que a justiça que os ho-mens praticam. A liberdade e a vida para todos só é possível com a prática do aperfeiçoamento da justiça. O Reino de Deus exige luto e enfren-tamento de conflitos, e o modelo e a integridade do Pai.

O Antigo Testamento prometia o reinado de Deus, que traria bem estar, prosperidade e feli-cidade para todos. Nada do que foi prometido ficará sem se cumprir. Mas, é preciso compreen-der muito bem que o Reino vem pela prática da justiça que Deus quer. Num dos centros do Ser-mão da Montanha (5, 20): “Se a justiça de vocês não superar a dos doutores da Lei e dos fariseus, vocês não entrarão no Reino do Céu”. Os douto-res da lei ou escribas eram os intelectuais. Do-nos do saber que interpretavam a Bíblia para os outros. Sabiam muito bem o que se devia fazer, mas não o faziam e nem sempre ensinavam aos outros o que Deus pedia. Uma forma de conser-var o poder: ocultar. Não basta saber, é preciso praticar. Não basta fazer de conta é preciso ser

Evangelho de Mateus

eficiente, entregando a força que se tem para que o povo construa o Reino junto com Deus para o bem de todos. O senso de justiça não se ape-ga simplesmente a uma regra ou norma escrita, pelo contrário, vai até o fundo dele e se transfor-ma em discernimento que em cada situação dita um ato novo, capaz de encaminhar a liberdade e a vida. A justiça que Jesus exige dos pobres, que se comprometem com Ele, é esse discernimento que vê profundamente as situações, e em todas, ela gera um ato libertador.

O último exemplo dado por Mateus é o do amor aos inimigos (5, 43-48). Em nenhum lugar da Bíblia iremos encontrar a afirmação de que devemos odiar os nossos inimigos.

É preciso compreendermos aquilo que Deus diz através do profeta Ezequiel: “Eu não tenho prazer na morte de ninguém (...) convertam-se e terão a vida (Ez, 18,32).

Temos algo a resolver entre nós, conversando, discutindo e brigando. Aí, talvez, aprendamos o que é o amor, a forma mais perfeita de justiça.

Marli Jordão

Celebração festiva na Matriz contou com a presença do Terço dos Ho-mens de comunidades que pertencem à paróquia

Pe. Gilberto Escarati, mSC, que, após a bênção, entregou medalhinhas de Nossa Senhora do Sagrado Coração aos membros do grupo. O Terço dos Homens da Comu-nidade N. Sra Imaculada Conceição pres-tigiou a comemoração. Ao final da missa, aconteceu um animado parabéns a esses homens de fé e oração.

Fiéis de nossa paróquia prestigiaram a Festa Missioná-ria, com Santa Missa, almoço e bingo no seminário dos mSC em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. O evento aconteceu no dia 16 de agosto e contou com a presença de católicos de paróquias mSC.

Page 4: Jornal Novos horizontes ed. setembro 2015

Janeiro DE 2014 NOVOS HORIZONTESPÁGINA 04SETEMBRO DE 2015 NOVOS HORIZONTESPÁGINA 04

Missa pelo Dia de Santa Rosa de

Lima

No domingo, dia 23 de agosto, celebramos a festa de Santa Rosa de Lima. Padre Rafael, mSC celebrou a Santa Missa na capela que teve a par-ticipação dos lmSC, da Pastoral da Criança, de crianças da catequese e seus familiares, além dos moradores. Na ação de Graças os moradores cantaram uma música criada para Santa Rosa de Lima. Depois, teve almoço festivo e bingo.

Em comunhão com a Igreja do Rio de Janeiro, no último dia 15 de agosto, missionários de nossa paróquia concretizaram o primeiro momento de visita a casas de moradores da comunidade São Francisco de Assis, na Chacrinha. Os cerca de 100 missionários, que participaram de um curso de preparação e momentos de oração e formação, subiram as ruas e vielas da comunidade no 1º encontro que teve como tema: "Queremos ver Jesus, nossa Esperança". Nas casas, os missionários

Ide e fazei discípulos entre todas as nações

entregaram o símbolo da primeira visitação, a vela, e fizeram uma pequena celebração com os moradores. A próxima visita será no dia 19 de Setembro. Todos estão convidados a evan-gelizar. Parabéns a todos!

Page 5: Jornal Novos horizontes ed. setembro 2015

DEZEMBRO DE 2013 NOVOS HORIZONTESPÁGINA 05No dia 15 de agosto, cerca de 100 missionários visitaram casas na comunidade São Francisco de Assis, na Chacrinha. O ato foi uma resposta ao chamado do Papa Francisco, que nos chama à evangelização, e de prática ao apelo da Arquidiocese do Rio, que clama por uma Igreja "além-portas". Muitos paroquianos participaram pela primeira vez de uma missão. Por isso, o Novos Horizontes abre espaço para o depoimento deles. Acompanhe!

COM A PALAVRA

COMUNIDADE

SETEMBRO DE 2015 NOVOS HORIZONTESPÁGINA 05

Meu coração bateu forte e meus olhos se encheram de lágrimas quando soube que

minha comunidade foi escolhida para a missão.

O primeiro passo foi dado. Pela primeira vez

me senti uma verdadeira missionária do Senhor. Só tenho agradecer a todos que vestiram a

camisa. Deu pra perceber a distância que essas

pessoas estão de Deus, pessoas que vieram do Norte e Nordeste do país, que não tem

família aqui e nem com quem conversar. Quando ouvem que Deus é Pai, que nos

ama e que está sempre ao nosso lado, surge

um sorriso e um brilho no olhar. Não dá para

definir a emoção desse momento.

Foi uma experiência fantástica, poder falar do Deus Amor para pessoas tão necessitadas d'Ele. Percebi que não tenho medo, nem vergonha, de anunciar o Amor de Deus por todos os seus filhos, seja com quem

for e aonde for.

Foi uma experiência maravilhosa.

Pude conhecer um pouco do cotidiano das

pessoas, saber de suas dificuldades e perceber que,

mesmo assim, não perderam a fé.

Fazer esse trabalho foi gratificante

pelo fato de estar seguindo os passos de Jesus, o maior

dos evangelizadores. Vi pessoas sedentas de Jesus. Essa ação

evangelizadora foi uma experiência incrível.

Maria Aparecida da Silva

Samara Melo

Maria Teresa

Dalila Costa

"

"

"

"

"

"

"

"

Page 6: Jornal Novos horizontes ed. setembro 2015

SETEMBRO DE 2015 NOVOS HORIZONTESPÁGINA 06

Parabéns, padre Gilberto!

26 de agosto foi dia de celebrarmos o dom da vida de nosso pároco, pa-dre Gilberto Escarati, mSC. A Missa em Ação de Graças foi presidida por ele, e co-celebrada pelos padres Valentim e Rafael, e pelos diáconos André Jatobá e

João Ananias, na Igreja Ma-triz. Padre Gilberto ganhou um vaso de flores e uma blusa de um time de futebol. Ao final, todos foram con-vidados para participar de uma festa surpresa retrô or-ganizada para nosso padre. A noite foi de muita alegria e diversão. Parabéns, padre, que Deus abençoe e lhe dê muita sabedoria e discerni-mento em sua caminhada.

Padre Gilberto ganhando presente

Page 7: Jornal Novos horizontes ed. setembro 2015

SETEMBRO DE 2015 NOVOS HORIZONTESPÁGINA 07

Jesus, Maria e José minha família vossa é

Inspirada pela família de Nazaré, nossa pa-róquia vivenciou a SNF (Semana Nacional da Família) 2015. Do dia dos pais até o dia 15 de agosto, a Igreja de-senvolveu o tema “O amor é a nossa missão: a família plenamente viva." A abertura da SNF ocorreu na Paró-quia de Santa Bárbara, em Rocha Miranda, e teve a participação de membros da pastoral familiar de nossa comunidade. No sábado, dia 15, na Comunidade São Paulo Apóstolo, ocorreu o encerramento da Semana da Família com missa

O grupo de mães que rezam pelos filhos prestigiou a SNF. Ao longo da semana, as missas na Matriz foram

temáticas com bênçãos para família, casais e filhos.

O grupo de viúvos e viúvas de nossa paróquia também participou da Semana Nacional da Família

presidida por padre Rafael. Como era dia de São Tarcísio, coroinhas, acóli-tos e MESC da paróquia participaram da Eucaristia. Antes do término, hou-ve uma tocante adoração e bênção do Santíssimo Sacramento.

Page 8: Jornal Novos horizontes ed. setembro 2015

DEZembrO DE 2013 NOVOS HORIZONTESPÁGINA 08SETEMBRO DE 2015 NOVOS HORIZONTESPÁGINA 08

Terço Vocacional

Por: Claudia MoreiraCATECRIANDO

Jesus disse: "Se permanecerdes na minha Palavra, sereis meus ver-

dadeiros discípulos: conhecereis a verdade e a verdade vos livrará".

João 8,31

Page 9: Jornal Novos horizontes ed. setembro 2015

DEZembrO DE 2013 NOVOS HORIZONTESPÁGINA 09SETEMBRO DE 2015 NOVOS HORIZONTESPÁGINA 09

Seja um patrocinador

Quer divulgar o seu produto em nosso jornal Novos Horizontes? Então ligue para a secretaria da paróquia: 24525188

Você anuncia e colabora com esta obra de evangelização!

Todas as quartas-feiras, das 18:00h às 19:00h, no Sacrário o Terço

Vocacional ROGATE Toda primeira quarta-

feira e toda terceira quarta-feira do mês, o

MOVIMENTO SERRA DO BRASIL, sala "L", das 19:30min às 21:00h, Movimento Leigo por todas as Vocações, na Paróquia.

Venha rezar pelas vocações!

Muitas vezes para restaurar um relaciona-mento é necessário o perdão, mas perdão não é só pedir desculpas. Normalmente, admitimos a existência do problema, mas não a responsa-bilidade do ato; como também, muitas vezes, não se percebe o quanto se magoou, tornando assim tudo muito complicado, daí a dificulda-de em pedir o perdão.

O perdão não pode impor condições, como também não pode exigir mudanças na pessoa, nem pode ser arquivado, para quando necessá-rio pegar a fichinha e expor novamente o seu erro, como muitos fazem, como uma forma de vingança. Nem tão pouco continuar indiferen-te, como forma de punição.

Crônica do Mês

A difícil arte de perdoar

O perdão não é só dizer: vamos esquecer. O esquecer não resulta em perdoar e isso, mui-tas vezes, piora as coisas, causando irritação e ressentimentos. Parece que falei a palavra cer-ta, ‘ressentimento’, que vem acompanhada de mágoa, rancor e uma tremenda angústia que persegue a pessoa sem que, na realidade, ela queira. Perdoar não consiste em fazer obser-vações, nem tão pouco querer dar uma lição no ofensor. O perdão faz curar a ferida, pois vem sempre acompanhado de justiça e mise-ricórdia.

Resumindo: perdão é coisa do coração. Só perdoa realmente aquele que ama. Então, va-mos dar viva ao amor.

Terço Vocacional

Sérgio de Queiroz

Feira Bíblica na Matriz

Excursão

No dia 23 de agosto nossa paróquia, através de uma parceria entre o grupo de perseverança Elo e o grupo de dança Coração Sagrado, realizou a I Feira Bíblica. As maquetes e exposições foram feitas pelas crianças da catequese e pré-catequese da Matriz. Os pequeninos desenvolveram e explicaram com suas próprias palavras as parábolas de Jesus. Padre Gilberto Escarati visitou todos os estantes e ouviu, atentamente, as explicações. Para animar a feira, o grupo de Dança Coração Sagrado fez brincadeiras, preparou dinâmicas e animou o encontro. Parabéns aos organizadores e partici-pantes pela belíssima feira!

FISIOTERAPIA DE GRAÇAA fisioterapia gratuita está com novo horário em nosso Centro Social. O atendimento é realizado às quintas-feiras, de 9h às 12h. Para mais informações, ligue: 2452-5188.

RAPOSO - NATIVIDADE• HOTEL GENTIL: DIAS 23,24 E 35 DEOUTUBRO DE 2015• PADRE MARCELO: 22 DE NOVEMBRODE 2015• APARECIDA DO NORTE :13 DEDEZEMBRO DE 2015Informações pelos telefones:99448-0917/99454-2196(claro)/7757-67483340-0227 ( residência) Pagamento facilitado

Page 10: Jornal Novos horizontes ed. setembro 2015

DIZIMISTAS ANIVERSARIANTES DE SETEMBRO- ELIANA ALVES- LETICIA DAMASCENO C. DE C. CAMARGO- RENATA DE SOUZA OLIVEIRA- ROSE MARIA M. DA COSTA- ARACELES CORREA DE MORAIS- CÉLIA REGINA GOUVEA DE CAMPOS- EDUARDO DE ALMEIDA BRITO- GLÓRIA SEMEN ERVALHA VALERIO- LÚCIA REGINA DE AQUINO GONÇALVES- MARIA CONSUELO LIMA ALVES- MARIA ODETE DA SILVA GASPAR- TATIANA DA SILVA TELLES- MARIA DE FATIMA V. DOS S. DE NIJS- THEREZINHA BARBOSA DOS SANTOS- MATHILDE FERRO DE ZYRA- RITA DA CONCEIÇÃO FABIANO- ANNE MARGARETH R. LOURENÇO- FRANCINALDO MATOS LOPES- JOSÉ DE FREITAS NEVES- MÁRCIA AMORIM MACEDO- OTELINA VERDÃO FERREIRA- WANDA REIS DE BARROS- ALZIRA RODRIGUES DOS SANTOS- MIRIAM BRESCIANI SIMOES DA SILVA- TEREZA MONTEIRO VICTALINO- ANA PAULA DOS S. S. CAVALCANTE- JOSÉ FRANCISCO R.HENRIQUES- MÁRCIO ATAN DE ARAUJO- ALINE CHRISTIANE C. CARDOSO- GERALDO AUGUSTO B.FONTES- MANOEL MARQUES DA SILVA- MARIA DE LOURDES PADERNI SILVA- MARIA JOSÉ MELO- MARLENE DE FATIMA D. DE ASSIS- SELMA RODRIGUES R. DA SILVA VIEIRA- SILVIA TEREZA SILVA DA CUNHA- VERA BARROS DA SILVA- ANA AMELIA MEDINA DE ALMEIDA- CARLOS EDUARDO ALVES FELIX- ANTONIA DA SILVA LEBRE- DOUGLAS BARBOSA DA SILVA- MARCO AURELIO NORA FORMEL- MAURICIO GOMES DE SOUZA- VERA LUCIA DOS SANTOS- CÍCERO ARLINDO LEITE- MARIA HELENA FARIAS ARAGÃO

PÁGINA 10 NOVOS HORIZONTESDEZembrO DE 2013SETEMBRO DE 2015 NOVOS HORIZONTESPÁGINA 10

- JOSELI FELIX DE OLIVEIRA- MARIA DE LOURDES DE MELO- RAYSSA COSTA MALAFAIA- SÉRGIO SILVEIRA DE ARAUJO- VERA LUCIA FONSECA BEDER- CARLOS ALBERTO DOS SANTOS- CÉLIA MARIA LIMA DA SILVA- GABRIEL PACHECO SANTOS- INDAIA GALLO DE MOURA COSTA- JOSÉ LUIZ PITZEN MARTINS- MARCELO XAVIER VIEIRA- PAULO FERNANDES DA SILVA- VALDENIR AFONSO DA SILVA- GILDO JOSE DA SILVA FREITAS- MARIA SALETE DE ABREU MARCIANO- CLEONICE DE OLIVEIRA MATOS- CRISTIANE JORDÃO DE SANTANA MOTA- JANE GABRIEL MIGUEL- ROSÁLIA ROCHA CONCEIÇÃO- ANTÔNIO CARVALHO DE LIMA- ELAINE NASCIMENTO B. DA SILVA- THERESA CHRISTINA DA S.GUIMARAES- VALERIANA DE ALMEIDA SILVA- TÂNIA REGINA C. FERREIRA- VERA LUCIA RASGA DA CONCEIÇÃO- WILMA DE LIRA CARVALHO- JANDIRA DA SILVA- GRACINAIDE SACRAMENTO DA SILVA- MARIA JOSÉ NUNES RODRIGUES- MARIA NAZARÉ AZEVEDO RODRIGUES- MILTON PEREIRA DA SILVA JUNIOR- ALEXSANDRO LOPES MAIA- DAYSE FORTES IORIO- THEREZINHA MAGLIANO- IARA INDIO DO BRASIL- IRENE DOMINGOS DOS SANTOS- LAURA MOREIRA DEVEZA- SALETE DA SILVA- VERA LUCIA PINHEIRO GOMES- ZEFERINA RODRIGUES DA FONSECA- MARIA HELENA DA SILVA- DILMA NASCIMENTO DA ROCHA- DURVALINA ESTEVES BAPTISTA- HELENA XAVIER- MANOEL LOUZEIRO BRAGA- MARLY GONÇALVES LOIOLA- SALUZITA OSSOLA

- MARIA JOSÉ DAS NEVES GALVÃO- FRANCISCA CARLOS DAS NEVES- INSTITUTO GEREMARIO DANTAS- IRACEMA DO CARMO SILVA- MARIA FRANSCISCA DOS SANTOS- JOSÉ MIGUEL DE OLIVEIRA NETO- MARIA DA PENHA R. DA CRUZ- MARINA DALINCOURT NOGUEIRA- ISIS DE FATIMA DELECODE DE ASSIS- JOÃO LUCAS ALEXANDRE C. CANUTO- LUCY FERNANDES ALONSO- LUIZ GUSTAVO S. SILVA- MANOELA DE C. LIMA Y LUCHIONE- PAULO WILSON ROSA DA SILVA- SEBASTIANA MAGALHAES RAMOS- TEREZA CRISTINA OLIVEIRA TAVARES- WANIA ALEXANDRE DE BARROS- BERTA DAS NEVES CABRAL- MAIRCE LOPES LESSA COSTA- MÁRIO PEREIRA DE ASSIS- ROSA DE BRITO FONTENELE- LUIZ GONZAGA PAULO- MARCIA LOPES TEIXEIRA- MARIA RODRIGUES F.CASEIRA- MARIANA DE AZEVEDO FORMEL- NELSON COELHO SANT’ANNA- RICARDO MARINHO DOS SANTOS- ROBERTO CARLOS M. XAVIER- SÉRGIO QUEIROZ RIBEIRO- RENATA DE BARROS ARAGÃO

Page 11: Jornal Novos horizontes ed. setembro 2015

PÁGINA 11 NOVOS HORIZONTESDEZembrO DE 2013SETEMBRO DE 2015 NOVOS HORIZONTESPÁGINA 11

DICA CULTURAL

Tem música, humor, espontaneidade, crítica social e inteligência na sintonia da rádio (fictícia) Sintonia Suburbana, que vai percorrer, até outubro, as lonas e arenas culturais da cidade, com apresentações a preços populares (R$ 0,50 e R$ 0,25). A comédia melodramática retrata a trajetória de personagens e situações de uma comunidade usando uma rádio comunitária que está fazendo aniversário para costurar as histórias de personagens.

'Sintonia Suburbana' se apresenta no RioServiço:Quinta-feira, 17 de setembro, às 15hLona Cultural Municipal Terra –Endereço: Rua Marcos de Macedo, 491, Praça Edson Guimarães- Guadalupe.Tels.: 3018-4203 - Capacidade: 320 lugares

Sexta-feira, 25 de setembro, às 18hLona Cultural Municipal Jacob do BandolimEndereço: Praça do Barro Vermelho - Pechincha, JacarepaguáTel.: 2425-0825 - Capacidade: 400 lugares

A A Igreja Católica nos surpreende a cada dia. É como se nós não contássemos com ela, e de repente, a humanidade

passasse a estar órfã e sem direção. Todo ano, quando lançada a Campanha da Fra-ternidade, a grande maioria da socieda-de passa a discutir o tema, independente de credos; mas, veja a repercussão que a encíclica do Papa Francisco sobre o Meio Ambiente causou no mundo. Tudo isso às véspe-ras da reunião da ONU sobre mu-danças climáticas, que acontecerá em dezembro, em Paris, na qual países ricos e gran-des poluidores do ambiente não aderiram as dire-trizes do encontro.

Publicado em junho de 2015, o documento ins-tituiu o dia 1 de setembro como o dia da criação. O Papa Francisco conclamou aos católicos a um dia de oração pelo cuidado com o planeta e com nosso estilo de vida, que privilegia o consumismo e o desperdício de alimentos, exaure a terra e pro-voca a morte de milhares de pessoas. À medida que cometemos essas ações temos que reconhe-cer que contribuímos para a destruição do meio ambiente.

CRIME CONTRA A NATUREZA É UM CRIME CONTRA DEUS

Nossas atitudes só agravam as mudanças grada-tivas da temperatura, que são capazes de afetar os recantos mais afastados do mundo, até aqueles que o homem nunca tenha pisado.

Nós, católicos, somos mais de um bilhão de fiéis e podemos mudar nossos comporta-mentos e, por con-seguinte, mudar o futuro da huma-nidade. Às vezes não percebemos o errado porque o nosso dia-a-dia é corrido e confuso, mas é nesse mo-mento que temos que confiar em nossos pastores,

que lançam um olhar fora dessa confusão e pro-põem iniciativas importantes que nos dão uma di-reção, como são as “Campanhas da Igreja Católica”

Mas, é preciso fazer nossa parte. Imaginem se em cada bairro, em cada região paroquial, nos tornássemos fiscais, e cobrássemos de nossos vizi-nhos e de nossas autoridades o respeito ambiental para com essa região? Fatalmente, teríamos uma revolução de norte a sul do país capaz de salvar a humanidade da extinção, tarefa que nos confiou Papa Francisco.

Deus perdoa sempre, o homem às vezes e a natu-reza nunca, se não for cuidada.

Carlos Silveira e Virginia Lopes RAPIDINHAS

A partir de outubro, o jornal Novos Hori-zontes vai inaugurar uma coluna para contar a história de nossa paróquia e da congrega-ção dos Missionários do Sagrado Coração. O objetivo é celebrar os 70 anos da presença dos mSC em nossa comunidade e o 70º ani-versário de nossa paróquia. Aguarde!

VEM AÍ

TERÇO NA PRAÇAA Legião de Maria iniciou uma atividade de evangelização. Todo primeiro sábado do mês, o grupo se reúne na Praça Seca, a partir das 17h, para rezar o terço mariano. Junte-se a eles!

ADORAÇÃO NA SÃO PAULO

Toda primeira quinta-feira do mês, a comu-nidade São Paulo Apóstolo, que pertence a nossa paróquia, realiza confissão e adoração ao Santíssimo Sacramento, a partir das 18h30.

RETIRO LEIGOSNos dias 25, 26 e 27 de setembro, em Juiz de Fora, ocorrerá o retiro anual para leigos. O encontro terá a orientação de padre Valen-tim, mSC. As inscrições estão abertas. O va-lor de R$ 300, inclui transporte, alimentação e hospedagem e pode ser parcelado.

ÀS TERÇAS-FEIRAS

MISSA DAS FAMÍLIAS

Terço Mariano na Comunidade São José Operário e na Comunidade Santa Rosa de Lima, às 19h, e na Igreja Matriz, às 18h. Também às terças há um encontro do grupo de Adoração, na comunidade São Paulo Apostolo, às 19h.

Todo primeiro domingo do mês ocorre a Missa das Famílias, às 18h15, na Igreja Ma-triz. Nesta mesma Eucaristia, os zeladores e as famílias visitadas pela capelinha de Nossa Senhora do Sagrado Coração são convida-dos a participar.

Page 12: Jornal Novos horizontes ed. setembro 2015

PÁGINA 12 NOVOS HORIZONTESSETEMBRO DE 2015

O que acontecerá?

MISSA COM DOM ORANI

GRUPO DE VIÚVOSO Grupo Vivo Feliz , que surgiu do Encon-tro de Viúvos e Viúvas com Cristo de nossa paróquia, fará a reunião mensal no dia 24 de setembro, às 15h, no Salão Sagrado Coração. Todos os viúvos de nossa comunidade, que queiram partilhar um momento de evangeli-zação e alegria, são convidados a participar. O lanche será partilhado. Venham!

PALESTRA E ADORAÇÃO COM GRUPO JOVEM

Estão abertas as inscrições para o EPVM (Encontro de Preparação para a Vida Matrimonial), que acontecerá nos dias 14 e 15 de novembro. Maiores informações e inscrições na secretaria paroquial ou com a Pastoral Familiar.

Toda quarta-feira, às 20h, após a missa, na Igreja Matriz. Homem que reza, família que se liberta.

FESTIVAL HALLELUYADe 11 a 13 de setembro, a Lapa receberá o festival católico Halleluya. Organizado pela Comunidade Shalom, o festival gratuito terá diversas atrações musicais. O evento acontece de 20h às 1h no dia 11, com destaque para a apresentação da banda Rosa de Saron, de 18h às 1h, no dia 12, com show de Frutos de Med-jugorje e Adoração e Vida, e de 14h às 22h30, no domingo, dia 13 de setembro, com a pre-sença de Olívia Ferreira e Missionário Sha-lom. Participe!

Está chegando a 30ª edição do DNJ (Dia Na-cional da Juventude). Toda juventude católica é convidada a participar do evento no dia 18 de outubro, na Catedral Metropolitana. Ano-te na sua agenda e participe!

DNJ

O grupo Javé convida os jovens da paró-quia a participarem de um encontro na co-munidade Nossa Senhora das Graças, no dia 12 de setembro, às 14h. Haverá uma palestra com o tema "Misericórdia de Deus em nos-sas vidas", seguida de reflexão e adoração ao Santíssimo Sacramento. Junte-se a eles!

BINGO VICENTINOS

catequese e família

CURSO DE NOIVOS

TERÇO DOS HOMENS

No dia 13 de setembro, às 10h, o cardeal arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, presidirá Eucaristia na comunidade São José Operário. A Santa Missa será em comemora-ção aos 38 anos de fundação da Pastoral das Favelas, que assiste os mais necessitados e promove a dignidade humana.

MISSÃO POPULARDaremos continuidade a missão popular de-nossa paróquia no dia 19 de setembro. Às 13h30, o povo de Deus vai se encontrar no estacionamento da Igreja Matriz para seguir até a capela São Francisco de Assis. Lá, ás 14h, terá um momento de formação e envio dos missionários que visitarão as casas da co-munidade até às 17h. A missão é um convite aberto a todos os paroquianos. Junte- se a nós!

Os vicentinos promoverão um bingo benefi-cente no dia 12 de setembro, a partir das 14h, na Igreja Matriz. As cartelas estão sendo ven-didas a R$ 10 antecipadamente, e R$ 12 no dia do evento. Haverá venda de bebidas e quitutes no dia do bingo.

A Pastoral Familiar convida aos pais e/ou res-ponsáveis pelas crianças da catequese de nos-sa paróquia a participarem da reunião de Ca-tequese e Família a ser realizada no dia 12 de setembro, a partir das 8h, no salão da Matriz.

ANIVERSÁRIO IGDA Direção do Instituto Geremário Dantas (das Filhas de Nossa Senhora do Sagrado Coração) convida paroquianos e ex-alunos para uma missa em Ação de Graças pelos 60 anos de fundação do colégio. A Santa Missa será celebrada por Dom Orani João Tempes-ta, no dia 23 de Setembro, às 16h, no ginásio poliesportivo do IGD. O Instituto Geremário Dantas fica na rua Cândido Benício, 159.

MISSA DOS ARCANJOSNo dia 29 de setembro, a Igreja celebra os Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael. A Santa Missa, em nossa paróquia, ocorrerá às 19h15. Participe!