jornal metro rio - edição de 05/04/2011

16
‘A LIGA’ DISCUTE O AUMENTO DA OBESIDADE NO PAÍS, HOJE NA BAND {pág 09} LINDSAY LOHAN SERÁ SHARON TATE EM FILME SOBRE EX DE POLANSKI {pág 09} REUTERS Voo 447. Enfim, o resgate França acha partes de corpos entre as peças localizadas do avião da Air France, que matou 228 no trajeto Rio-Paris em 2009 {pág 05} Bala perdida faz menos vítimas Relatório do Instituto de Segurança Pública mostra que caiu pela metade o número de pessoas atingidas nos últimos três anos Especialista em Segurança diz que criação da UPP pode ter influenciado redução Entre as vítimas, mortes crescem 87,5% {pág 02} Light vai ter que identificar bueiros Flamengo quer Love Time vai atrás de parceiro para trazer jogador para a Gávea {pág 13} Jovem da Barra morre de dengue Estudante é o nono caso do tipo hemorrágico este ano {pág 03} Procuradoria Geral notifica concessionária para saber onde estão os 130 bueiros-bomba no Centro e na zona sul Fumaça em Copa dá susto {pág 04} Bomba subterrânea MILEY CYRUS CANTA NO RIO EM MAIO {pág 08} Mín 22°C Máx 30°C RIO DE JANEIRO Terça-feira, 5 de abril de 2011 Edição nº 123, ano 1 MACARENA LOBOS/ METRO RIO RECICLE A INFORMAÇÃO: PASSE ESTE JORNAL PARA OUTRO LEITOR O Jornal Metro é impresso em papel certificado FSC, garantia de manejo florestal responsável.

Upload: renato-siqueira

Post on 01-Jul-2015

1.308 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Metro Rio - Edição de 05/04/2011

‘A LIGA’ DISCUTEO AUMENTO DA

OBESIDADE NO PAÍS,HOJE NA BAND {pág 09}

LINDSAY LOHANSERÁ SHARON TATE EM FILME SOBRE EXDE POLANSKI {pág 09}

REUTERS

Voo 447. Enfim, o resgate

França acha partes de corpos entre as peças localizadas do avião da Air France, que matou 228 no trajeto Rio-Paris em 2009 {pág 05}

Bala perdida fazmenos vítimas

Relatório do Instituto de Segurança Pública mostra que caiu pela metade o númerode pessoas atingidas nos últimos três anos Especialista em Segurança diz que criaçãoda UPP pode ter influenciado redução Entre as vítimas, mortes crescem 87,5% {pág 02} Light vai

ter queidentificarbueiros

Flamengo quer Love Time vai atrás de parceiro para trazer jogador para a Gávea {pág 13}

Jovem da Barramorre de dengueEstudante é o nono caso do tipohemorrágico este ano {pág 03}

Procuradoria Geral notificaconcessionária para saber ondeestão os 130 bueiros-bomba noCentro e na zona sul Fumaçaem Copa dá susto {pág 04}

Bomba subterrânea

MILEYCYRUS CANTANO RIO EMMAIO {pág 08}

Mín 22°CMáx 30°C

RIO DE JANEIROTerça-feira, 5 de abril de 2011

Edição nº 123, ano 1

MACARENA LOBOS/ METRO RIO

RE

CIC

LE A

IN

FOR

MA

ÇÃ

O:

PASS

E

EST

E J

OR

NA

L PA

RA

OU

TR

O L

EIT

OR

O Jo

rnal

Met

ro é

impr

esso

em

pap

el c

ertif

icad

o FS

C,

gara

ntia

de

man

ejo

flore

stal

res

pons

ável

.

Page 2: Jornal Metro Rio - Edição de 05/04/2011

O Instituto de SegurançaPública (ISP) divulgou, on-tem, o Relatório TemáticoBala Perdida referente aoano passado. De acordocom os dados, 139 pessoasforam atingidas por balasperdidas, sendo que 15morreram e as outras 124ficaram feridas. O númerode vítimas é o menor dos úl-timos três anos.

O relatório mostra que onúmero de vítimas por ba-las perdidas vem diminuin-do significativamente. Em2007 foram 279 vítimas; em2008 foram 236; e, em2009, diminuiu para 193.

De 2007 para 2010, a re-dução foi de 50,2%. Segun-

do o diretor do Laboratóriode Análise da Violência daUerj, o professor IgnácioCano, essa diminuição podeser atribuída às Unidadesde Polícia Pacificadora(UPPs) – projeto que come-çou em 2008 no Dona Mar-ta e hoje já conta com 16unidades .

“Esse relatório só con-templa casos notificadosnos Registros de Ocorrên-cia (R.O.), mas, mesmo as-sim, é provável que tenhareduzido em função dasUPPs, porque não há maistiroteiros nessas áreas”,afirma Cano.

O número de mortos, noentanto, voltou a aumentar

no ano passado. Em 2007,foram 21; em 2008, 16; eem 2009, oito pessoas mor-reram. Já em 2010, as balasperdidas causaram 15 mor-tes. “Passar de oito para 15,sendo que o total de vítimasé menor, é surpreendente epreocupante”, diz Cano.

O relatório tambémmostra as áreas de maiorincidência de vítimas debalas perdidas no últimoano. A capital fluminenseregistrou 97 vítimas, totali-zando 69,8%. Também fo-ram registradas mortespor bala perdida na Baixa-da Fluminense e no inte-rior do Estado.

Dos atingidos na capital,

a maior parte dos registrosapontou que as vítimaseram do sexo masculino eestavam na faixa etária en-tre 30 e 59 anos.

Outro dado revela que amaioria foi atingida em viaspúblicas. Em cinco regis-tros com vítimas fatais, fo-ram identificados confron-tos policiais. Em nove casosnão houve nenhum eventorelacionado e um se referiaa traficantes que estariampromovendo “tiro ao alvo”pró́ximo ao local do fato.

02

1foco

www.metropoint.comTERÇA-FEIRA, 5 DE ABRIL DE 2011rio

Vítimas de balasperdidas caem 50%

Relatório do Instituto de Segurança Pública mostra que número de pessoas atingidas diminuiude 279 para 139 nos últimos três anos Número de mortos cresce 87,5% de 2009 para 2010

DIVULGAÇÃO

Alemão terá academiaApós a pacificação, o Complexo do Alemão ganhaum projeto de esportes com a inauguração da Aca-demia na Praça, amanhã, às 10h, que terá apresen-tação do grupo AfroReggae. O espaço vai contarcom 25 aparelhos de musculação, além de ofereceraulas de abdominal, ginástica, ioga, capoeira, tai-chi e alongamento. As aulas serão gratuitas.

Saem armas, entram halteres

A academia vai funcionar das 6h às 10h e das 16h às 20h

69,8%RIO - CAPITAL

5,7%GRANDE NITERÓI

5%INTERIOR

DO ESTADO19,5%BAIXADA

FLUMINENSE

Localização

Onde as balas perdidasatingiram no Estado:

[email protected]

Sem noção

O deputado JairBolsonaro (PP-RJ)voltou a fazerdeclaraçõespolêmicas e aatacar Preta Gil.Ontem, oparlamentar disseque a cantora“realiza surubas”,além de nãoesconder, já quepublica os fatosde sua vidapessoal em seublog.

Avião em paneretorna ao RioUm avião que saiu do Aero-porto Internacional TomJobim (Galeão), na Ilha doGovernador, com destino aAtlanta, nos Estados Uni-dos, na madrugada de on-tem, foi obrigado a retor-nar ao Rio após uma pane.A aeronave, que estavapróxima a Brasília, detec-tou um problema no radarmeteorológico, que impe-dia o sobrevoo sobre aAmazônia.

O voo, da Delta Airlines,havia decolado às 21h36 evoltou ao Galeão à 0h44. O

avião despejou o combustí-vel no mar, antes de ater-rissar. O procedimento foiadotado para diminuir opeso do avião e garantirum pouso seguro. Nin-guém ficou ferido.

Os 123 passageiros queestavam a bordo foram le-vados para o hotel Guana-bara, no Centro do Rio. Se-gundo a assessoria de im-prensa da Infraero, o novovoo para Atlanta estavaprevisto para decolar às12h, mas só partiu às12h57. METRO RIO

Homemmorto na Suipa Na manhã de ontem, umhomem, ainda não iden-tificado, foi encontradomorto na sede da Socie-dade União InternacionalProtetora dos Animais(Suipa), na avenida DomHelder Câmara, em Jaca-rezinho, zona norte. Se-gundo policias do 3ºBPM(Méier), o homem teria

caído do muro que dividea Suípa da linha do trem,após ser eletrocutado.

O homem foi encon-trado por funcionáriosque chegavam para tra-balhar no pátio onde fi-cam os cachorros. A víti-ma apresentava queima-duras e mordidas por to-do o corpo.

O caso foi registradona 25ª DP (Engenho No-vo) e a investigação ain-da trabalha na identifi-cação da vítima.

METRO RIO

CPI intercedena destruiçãode armas FALHAS. Em depoimentona CPI das Armas, on-tem, o diretor da Divisãode Fiscalização de Armase Explosivos da PolíciaCivil (Dfae), delegadoClaudio Vieira, disse quea adoção de alguns crité-rios poderia reduzir ematé 70% o arsenal de ar-mas e munição sob pro-teção policial. Para isso, aCPI quer interceder noprocesso de condução doarsenal entre a polícia,que as protege, e o Exér-cito, encarregado de des-truí-las. METRO RIO

UFRJ retomaaulas hojeINCÊNDIO. Após uma se-mana sem aulas, os alu-nos da UFRJ voltam à ro-tina hoje, no Palácio Uni-versitário da Praia Ver-melha. Após novo focode incêndio no Salão Aní-sio Teixeira, controladono domingo, as aulas fo-ram suspensas ontem de-vido à falta d’água – a cai-xa que abastece o prédiofoi afetada. METRO RIO

Breves

Page 3: Jornal Metro Rio - Edição de 05/04/2011

www.metropoint.comTERÇA-FEIRA, 5 DE ABRIL DE 2011

03rio

Estudante morre dedengue hemorrágica

Quem não compareceu aosúltimos três turnos de elei-ção consecutivos e não justi-ficou precisa se apressar. Oprazo para evitar o cancela-mento do título de eleitorjunto ao Tribunal RegionalEleitoral (TRE) é o próximodia 14. Até agora, no Rio,quase 98% dos faltosos, ouseja, mais de 138 mil pes-soas, ainda não comparece-ram ao órgão para regulari-zar sua situação. No país, es-se número chega a quase 1milhão de pessoas.

Os prejuízos para quemperder o período de atuali-zação cadastral são muitos.Segundo o TRE, o cancela-mento do título impede oeleitor de obter passaporteou carteira de identidade,receber salários de funçãoou emprego público, partici-par em concorrência públi-ca ou administrativa, obterempréstimos em bancos ofi-ciais e tomar posse em car-go público, caso seja aprova-do em concurso.

No último período deatualização, 57.488 títulosforam cancelados. O proces-so ocorre sempre no ano se-guinte às eleições.

Para regularizar sua si-tuação, os eleitores podemprocurar o Serviço de Unida-de de Atendimento ao Elei-tor, na sede do TRE no Rio(avenida Presidente Wilson198, Centro), através dos te-lefones 3513-8145 e 2524-8443 ou nos siteswww.tse.jus.br e www.tre-rj.jus.br. Neles, o eleitor de-ve localizar sua zona eleito-ral e se dirigir a ela com car-teira de identidade e com-provante de residência. Nãoé necessário levar o título deeleitor. METRO RIO

Mais de 138 mil pessoas pessoas não regularizaramsituação Prazo para evitar cancelamento é 14 de abril

Fernanda: nona vítima

REPRODUÇÃO

A dengue continua fazendovítimas em todo o Estado doRio. No último sábado, nacapital, a universitária Fer-nanda Cristina Carvalho deSouza Freitas, 19 anos, mor-reu no Barra D’Or de den-gue hemorrágica. A confir-mação do óbito foi feita on-tem, pelo próprio hospital,onde ela deu entrada no sá-bado, às 22h14, e morreucerca de 30 minutos depois.Com o caso, o número de ví-timas da doença na capitalsubiu para nove este ano.

Segundo o pai da jovem,Hernani de Freitas, sua fi-lha foi vítima de negligên-cia por parte de uma médi-ca do Hospital da Barra,primeiro local para onde a

estudante foi levada. “Minha filha foi atendida

por uma profissional negli-gente. Eu quero justiça. Essamédica não pode continuarmatando a filha dos outros”,disse Hernani.

A jovem deu entrada noHospital da Barra com ton-tura e dores nas pernas, às9h, e teve alta às 12h30. Elafoi internada e submetida aexames. Segundo o Hospi-tal, o nível de leucócitos eplaquetas da paciente esta-va normal. METRO RIO

No país, número de pessoas que ainda não procuraram o TRE chega a 1 milhão

EDUARDO MARTINS/ AG A TARDE/ FUTURA PRESS 05/10/2008

Eleitores faltosos podemperder título

“Minha filha foiatendida por uma profissionalnegligente noHospital da Barra.Eu quero justiça.”HERNANI DE FREITAS, PAI DE FERNANDA1,62%

é a porcentagem dos140.339 em situação ir-regular que foram aoTribunal Regional Elei-toral do Rio para evitaro cancelamento do tí-tulo de eleitor.

Enxurradaatinge suldo EstadoA chuva castigou o sul doEstado do Rio nos últimostrês dias. As cidades de Pi-raí e Barra do Piraí sofre-ram danos com a enxurra-da que atingiu a região.

Os estragos foram provo-cados principalmente pelacheia do rio Piraí, que cortaos dois municípios. Em Bar-ra do Piraí, bairros que fi-cam às margens do rio fo-ram afetados, com água amais de um metro de alturanas ruas. Uma rua no distri-to de Vargem Alegre cedeu.Já em Piraí, um açude trans-bordou na área rural do mu-nicípio e rompeu parte deuma estrada.

A Defesa Civil informouque a situação já foi contor-nada nas duas cidades enão há desalojados em ne-nhum dos dois municípios.

METRO RIO

Passageiroganha indenizaçãoO Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro condenou aempresa de ônibus ViaçãoGalo Branco a indenizar umpassageiro em R$ 15 milpor dano moral. Ele teria si-do agredido com socos pelocobrador do veículo. A deci-são é do desembargadorGuaraci Vianna, da 19ª Câ-mara Cível.

De acordo com o TJ, aagressão aconteceu por con-ta do troco da passagem. Opassageiro pagou com umanota de R$ 5 e, quando per-cebeu que o troco estava er-rado, foi questionar o cobra-dor, que respondeu com aagressão. METRO RIO

Page 4: Jornal Metro Rio - Edição de 05/04/2011

Fumaça em bueiro faz Light interditar novo trecho de rua no bairro Prefeitura cria comissão para acompanhar concessionária e diz que pode entrar na Justiça caso melhorias não sejam feitas com urgência no serviço de energia

Copacabana entra em rotina explosiva

MACARENA LOBOS/METRO RIO

Preocupada com a sequên-cia de acidentes nos buei-ros da cidade, a prefeiturado Rio exigiu, por meio deum ofício, que a Light in-forme imediatamente a lo-calização dos 130 pontoscríticos, considerados de al-to risco, em sua rede sub-terrânea entre o Centro e azona sul.

Ontem, três dias depoisdo grave acidente na ave-nida Nossa Senhora de Co-pacabana, que deixou cin-co feridos, mais dois buei-ros do bairro (na rua Djal-ma Ulrich) foram vistoria-dos por técnicos depois deexpelirem uma fumaçabranca.

O incidente acontecia aomesmo tempo que o pre-feito Eduardo Paes criava,em uma reunião, uma co-missão multidisciplinar pa-ra cobrar e acompanharmedidas a serem adotadaspela concessionária res-ponsável pelo fornecimen-to de energia e pela Aneel(Agência Nacional de Ener-gia Elétrica).

“A prefeitura exige que aLight informe imediata-mente onde estão os pon-tos críticos citados peloseu presidente. Isso nãopode ser passado assim deforma vaga, pela impren-sa, como foi”, explicou osecretário municipal deConservação e Serviços Pú-blicos (Seconserva), CarlosRoberto Osório.

Ficará a cargo da Secon-

serva o comando da comis-são, que ainda contarácom membros da Secreta-ria Municipal de Obras(SMO), da Companhia Mu-nicipal de Energia e Ilumi-nação (RioLuz) e da DefesaCivil.

Sem poder fiscalizar (deacordo com as leis brasilei-ras, o papel de fiscalizaçãoé da agência reguladora), aprefeitura vai contrataruma empresa independen-te para avaliar os trabalhos

realizados pela Light, as-sim como os equipamen-tos utilizados. A direção daconcessionária e a presi-dência da Aneel já foramnotificadas extrajudicial-mente pela ProcuradoriaGeral do Município.

Em nota oficial, a Lightdiz que, depois de um ma-peamento, 1.170 câmarassubterrâneas foram inspe-cionadas. Desse total, 1.040já foram modernizadas. Pa-ra a concessionária, as 130

câmaras restantes estãosendo trabalhadas pelaequipe de manutenção – oque não significa que irãoexplodir.

No fim da tarde, MarcoAntônio Andrade de SouzaFilho, de 21 anos, caiu emum bueiro da Light abertoem Copacabana e machu-cou uma das pernas.

Lúcia Araújo 50 ANOS, COPACABANA

“Há 5 anos, ouço histórias de gentereclamando dos bueiros e ninguém

vem fazer a manutenção deles. Alguma hora ia acontecer tragédia.”

Telma Piero48 ANOS, COPACABANA

“Estava próxima ao local do bueiroquando ele estourou. O barulho foi

muito forte. Agora tenho receio de andar por aqui.”

Ricardo Souza57, COPACABANA

“É complicado. Ninguém mais se sente seguro de andar por aqui. E opior: Copacabana é bairro turístico. Estamos perdendo muita receita.”

Lindomar Alves35 ANOS, COPACABANA

“Esse problema não é de hoje. Sorteque não aconteceu um desastre

maior. Com esse incidente as autori-dades vão prestar mais atenção.”

Maiara Heusi27 ANOS, COPACABANA

“Sempre ouvi de meus pais: ‘Não pise nos bueiros de Copacabana,

eles são perigosos’. Agora agradeçopor ter ouvido o conselho deles.”

Vox Pop Você se sente seguro de andar nas ruas de Copacabana?

60 segundos

Secretário chefia comissão interdisciplinar

CARLOS ROBERTO OSÓRIO‘VAMOS ÀS ÚLTIMAS

CONSEQUÊNCIAS’Secretário de conservaçãoexige providências imedia-tas da Light no subsolo doRio de Janeiro.

O que vai ser exigido com acriação da nova comissão?A Light precisa nos re-passar de imediato a re-lação dos locais que ne-cessitam de obras emer-genciais, além de nos in-formar oficialmente queprovidências estão sendotomadas para evitar osproblemas.E se nada for feito?Caso a Aneel, que tem odever de fiscalizar, e aLight não cumpram como seu papel previsto den-tro da lei, a prefeitura

pode entrar com umaação exigindo punições. Quais punições?Vamos às últimas conse-quências para protegernosso cidadão, nosso pa-trimônio público e aimagem da cidade. Se forpreciso, vamos à Justiça.E a prefeitura não sabia dasituação antes?Sim, tanto que estamosfazendo um mapeamen-to digital inédito do sub-solo com as quatro con-cessionárias (CEG, Oi,Light e Cedae). A primei-ra fase, no Centro, termi-na no fim do ano. A se-gunda fase, que será nazona sul, começa no anoque vem. J.C.

Bueiro na esquina da rua Djalma Ulrich soltou fumaça na manhã de ontem

[email protected]

LUIZ GOMES/FUTURA PRESS

www.metropoint.comTERÇA-FEIRA, 5 DE ABRIL DE 2011

04 rio

Page 5: Jornal Metro Rio - Edição de 05/04/2011

www.metropoint.comTERÇA-FEIRA, 5 DE ABRIL DE 2011

05brasil

Maria Alice B. dos Santos,55 anos, professora deCorrentina (BA) – A ferro-via Transnordestina paranós é um sonho que esta-mos vendo realizar. Paraquando está prevista asua conclusão?

Presidenta Dilma – De fa-to, Maria Alice, finalmenteestamos vendo a realiza-ção de um sonho, que,aliás, é muito antigo – da-ta do tempo do Império.De lá para cá, pelo menostrês governos retomarama ideia da Transnordesti-na, produziram novos es-tudos sobre o assunto, re-fizeram o traçado, mas deconcreto nada foi feito. So-mente no governo passa-

do o empreendimento co-meçou a tomar forma. Nóspretendemos que os traba-lhos estejam concluídosaté 2013. A Transnordesti-na terá 1.728 km de exten-são e vai ligar a cidade deEliseu Martins (PI) aos por-tos de Suape (PE) e Pecém(CE), capazes de operar na-vios de grande porte. Ostrabalhos da ferrovia estãoavançados – mais de 50%do total está com obrasem execução. São 25 fren-tes, que empregam direta-mente mais de 11 mil tra-balhadores. Trata-se de ummegaempreendimentoque vai contribuir para aredução das nossas desi-gualdades regionais e so-ciais. Voltada especial-

mente para o transportede produtos agrícolas e deminério do semiárido, da-rá um grande impulso aodesenvolvimento econô-mico e à geração de em-pregos no Nordeste.

Carmen Wanda R. Schnei-der, 38 anos, professorade Carazinho (RS) – Aimagem do Brasil no ex-terior melhorou nos últi-mos anos, mas ainda so-mos vistos como um paísonde impera a corrupçãoe a violência. Como mu-dar isto?

Presidenta Dilma – Vocêtem razão em dizer que anossa imagem vem melho-rando no exterior. Isso éresultado da nossa políticade crescimento econômi-co, com democracia e in-clusão social. Em relação àcorrupção e à violência,ainda temos muito queavançar, mas os problemasestão sendo enfrentadoscom firmeza. A Polícia Fe-deral (PF) vem atuando emparceria, principalmente,com a Controladoria-Geralda União, o Tribunal de

Contas da União, a ReceitaFederal, INSS e o Ibama.Somente em 2010, foramrealizadas 63 operações es-peciais, que chegaram aosníveis mais altos da hierar-quia das organizações cri-minosas. Fica a impressãode que a corrupção está au-mentando, mas o que cres-ce mesmo é a investigaçãoe a identificação dos crimi-nosos. A PF desenvolvetambém um processo im-portantíssimo de integra-ção com as forças de segu-rança estaduais, a exemplodo que ocorreu recente-mente nas ocupações demorros no Rio de Janeiro.Aliás, o governo federaltrabalha com o governo doRio no projeto das Unida-des de Polícia Pacificadora(UPPs). Entramos comobras de infraestrutura,com programas para os jo-vens, que oferecem espor-tes, lazer e cursos de capa-citação. Da mesma forma,implantamos os Territó-rios de Paz nos locais emque a juventude vive emsituação de vulnerabilida-de. São mais de 90 açõesde repressão e de preven-

ção do crime. Estes sãoapenas alguns exemplosdas nossas iniciativas naárea da segurança pública.

Joaquim G. Espindola, 69anos, advogado de Arco-verde (PE) – De que formaos benefícios sociais cria-dos no governo anteriorserão ampliados?

Presidenta Dilma – Os be-nefícios estão sendo am-pliados fortemente e de vá-rias formas, pois temos co-mo prioridade o combate àpobreza extrema. O valordos benefícios do Bolsa Fa-mília, por exemplo, a par-tir deste mês, receberá umreajuste médio de 19,4%, oque representa um aumen-to real, ou seja, acima dainflação, de 8,7%. O au-mento mais expressivo, de45,5%, foi para a faixa de 0a 15 anos, porque achamosque crianças e jovens de-vem ser os principais bene-ficiários. Os estudos mos-tram que, depois da im-plantação do programa, oBrasil tem conseguido re-duzir de forma significati-va a desnutrição infantil. O

índice de crianças e adoles-centes de 6 a 16 anos forada escola caiu 36% em rela-ção às famílias não atendi-das. É bom lembrar que oBolsa Família é um progra-ma que combate a pobrezae também estimula a eco-nomia. Outro exemplo deampliação dos benefícios:há menos de duas sema-nas, assinei acordo para aconstrução de 718 crechesem 419 municípios. Esselote faz parte das 6 milunidades que vamos im-plantar até 2014. Lança-mos também o programaSaúde Não Tem Preço, paraa distribuição gratuita demedicamentos para diabe-tes e hipertensão. No pri-meiro mês de funciona-mento do programa, o nú-mero de remédios distri-buídos para diabetes au-mentou em 50% e, para hi-pertensão, em 61%. Citotambém o Rede Cegonha,que vai garantir atendi-mento adequado e huma-no para mães e filhos, des-de a confirmação da gravi-dez. Os investimentos noprograma serão de R$ 9,4bilhões até 2014.

Coluna

CONVERSA COMA PRESIDENTAENVIE SUAS PERGUNTAS ÀPRESIDENTA PARA O [email protected]

Dois anos depois do aciden-te, a França promete recu-perar e identificar os restosmortais localizados ontemnos destroços do voo 447,da Air France, que caiu noAtlântico em junho de2009 com 228 pessoas abordo quando fazia o traje-to entre Rio e Paris.

Segundo a ministra deTransportes francesa, Nat-halie Kosciusko-Morizet, anova fase de buscas, come-çará “entre três semanas aum mês”. Segundo ela,“grande parte” do avião foilocalizada no domingo e os“corpos que se encontramno interior da fuselagempoderão ser identificados”.As autoridades não infor-maram quantos corpos po-dem estar nos destroços.

Com a localização daaeronave, aumentam aschances de que as caixas-pretas sejam encontradas epossam revelar as causasda tragédia que vitimou228 pessoas em 1º de junhode 2009, quando o voo par-

tiu do Rio de Janeiro em di-reção a Paris.

Esta é a quarta fase debuscas, realizada em umaárea de 10 mil km2 com trêssubmarinos-robôs. Os equi-pamentos podem descer a4 mil metros de profundi-dade e têm sensores quepodem detectar qualquermaterial do avião.

As caixas-pretas, que pe-sam 10 kg cada e têm a corlaranja, registram todos osdados de um voo, incluindoconversas na cabine, e emi-tem um sinal por um perío-do de 30 a 42 dias.

METRO

Com a localização dos destroços, há esperança de que sejam encontradas as caixas-pretas,que podem esclarecer as causas do acidente Buscas foram feitas por submarinos-robôs

França promete resgatarcorpos de voo Rio-Paris

50corpos de passageirosdo avião, que levava228 pessoas, haviamsido encontrados apóso acidente, e apenas3% da estrutura da aeronave tinha sido recuperada.

Parte do motor do Airbus, localizado por submarino

DIVULGAÇÃO/BEA

Agência divulga fotos de destroçosO BEA (Birô de Investiga-ções e Análises), órgão dogoverno francês, divulgouontem as primeiras ima-

gens que mostram as peçasdo Airbus A330 da Air Fran-ce encontradas no oceanoanteontem. Segundo o ór-

gão, foram encontradaspartes do motor, da fusela-gem, das asas e do trem depouso da aeronave. METRO

Operadoras seapropriam debens públicosA privatização do sistema detelefonia no Brasil transfe-riu para a iniciativa privadaimóveis e terrenos que per-tenciam às antigas “teles”estatais, mas que deveriamser devolvidos à União nofim dos contratos de con-cessão com as operadoras.

No entanto, como não háuma fiscalização eficientepor parte da Anatel, as emp-resas acabam se apro-priando desse patrimôniopúblico.

Denúncia feita ontem pe-lo “Jornal da Band” mostraque um prédio de 20 milmetros quadrados, construí-do pela antiga Telegoiás, ad-quirida pela Brasil Telecom,hoje OI Telemar, foi coloca-do como garantia de penho-ra em um processo de exe-cução fiscal.

De acordo com a Justiçade Goiás, a empresa agiu deforma irregular, já que apre-sentou um imóvel reversí-vel, ou seja, que deve voltarà União, como se fosse umbem privado.

Durante o processo, aAnatel se pronunciou deforma dúbia, mas, após oprocurador-chefe do TCUdeclarar que a postura daagência era “estranha”, oórgão confirmou que o pré-dio não poderia ter sido usa-do como garantia.

Page 6: Jornal Metro Rio - Edição de 05/04/2011

www.metropoint.comTERÇA-FEIRA, 5 DE ABRIL DE 2011

06 economia

Projeto aumentadesconto no IROs contribuintes que opta-rem pela declaração sim-plificada do IR (Imposto deRenda) podem receber umdesconto maior, caso sejaaprovada uma propostaque tramita na Câmara. Oprojeto do deputado Anto-nio Carlos Mendes Thame(PSDB-SP) prevê o aumentodo desconto de R$16.639,98, contra os atuaisR$ 13.317,09.

Segundo Thame, o li-mite do desconto simpli-ficado deve ser maior de-vido ao aumento do nú-mero de pessoas que pa-gam o tributo. “Nos últi-

mos anos, houve sucessi-vos reajustes nas faixasde rendimentos da tabelaprogressiva do Impostode Renda, sempre acom-panhados de reajustes demesmo percentual nos li-mites de dedução”, ava-liou o parlamentar à“Agência Câmara”.

A Receita Federal divul-gou ontem que 5,7 milhõesde contribuintes já entre-garam a prestação de con-tas, o que representa 22,8%do total esperado. A decla-ração pode ser enviada atéo próximo dia 29.

METRO

Proposta, que ainda precisa ser aprovada, deve beneficiar contribuintesde menor renda Entrega da declaração tem de ser feita até o fim do mês

Mordida do leão pode ficar mais suave

CAMERON SPENCER/GETTYIMAGES

É possível driblarIOF alto no exteriorO aumento do IOF (Impos-to sobre Operações Finan-ceiras) para compras feitascom cartão de crédito noexterior não impede que osviajantes economizem, se-gundo reportagem da “Fo-lha de S. Paulo”.

Cartões pré-pagos, car-tão de débito, travelerscheques e moeda em espé-cie são tributados em0,38%. Já os cartões de cré-dito recebem cobrança de6,38%, desde que a presi-dente Dilma Rousseff san-cionou uma Medida Provi-sória aumentando o impos-to, que antes era de 2,38%.

Os cartões pré-pagos ain-da são oferecidos por al-guns bancos, mas podemser encontrados em váriascorretoras de câmbio. Alémdo imposto menor, permi-tem realizar compras on-li-ne em lojas do exterior eutilizar a função débito. Hácobrança de taxa (normal-mente, US$ 2,50) para reali-zação de saques.

Os cartões de débito pre-cisam ser ativados parafuncionar no exterior, e ge-ralmente têm taxas maio-res. Os travelers chequessão outra opção, mas têmaceitação limitada. METRO

Previsão de inflação sobe O mercado voltou a elevara previsão de inflação para2011. Segundo o boletimFocus, divulgado ontem pe-lo BC (Banco Central), aprevisão é de que o IPCA(Índice de Preços ao Consu-midor Amplo), indicadoroficial da inflação, feche o

ano com alta de 6,02%. Nasemana passada, a previsãoera de 6%.

O BC anunciou na últi-ma semana que avalia ser“aceitável” deixar que a in-flação fique acima do cen-tro da meta de 4,5% em2011. METRO

Restituição

1o lote15/06/20112o lote 15/07/20113o lote 15/08/20114o lote 15/09/20115o lote 17/10/20116o lote 16/11/20117o lote 15/12/2011

Variação da Inflação Em 2011, o IPCA deve subir pela terceira vez consecutiva

em relação ao ano anterior

Fonte: BancoCentral

2

4

6

8

10

2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011

9,30

7,60

5,69

3,14 4,46

5,904,31

5,91 6,02

Cartão pré-pago é opção

ALYS TOMLINSON/IMAGE SOURCE/FOLHAPRESS

Contribuintes

A quantidade de pessoasque passaram a declarar IRdisparou nos últimos anos

25

18,35

MILHÕES DE CONTRIBUINTES EM 2011

MILHÕES EM2004

Empreendedoresganham maisNEGÓCIOS. O faturamentodas microfranquias cres-ceu 25% no Brasil em2010, segundo levanta-mento da ABF (AssociaçãoBrasileira de Franchi-sing). A procura por fran-quias baratas tem impul-sionado o crescimentodas chamadas microfran-quias em todo o Brasil.São opções de negóciodentro do modelo defranquia que exigem in-vestimento de até R$ 50mil. METRO

Mudam regrasda telefoniaIDEIAS. A Anatel (AgênciaNacional de Telecomuni-cações) começou a rece-ber ontem, por meio deConsulta Pública, suges-tões para a proposta denovas regras da telefoniafixa. Entre as inovaçõessugeridas pela agência es-tão a adoção da avaliaçãoda qualidade percebidapelo cliente. As contribui-ções podem ser enviadaspelo e-mail: [email protected] ou pelofax: (61) 2312-2002.

METRO

Juro compostoé anuladoPROPOSTA. As cláusulas decontratos que determi-nam a cobrança de jurossobre juros podem seranuladas, segundo proje-to do deputado Sandes Jú-nior (PP-GO), que estásendo analisado pela Câ-mara dos Deputados. Oobjetivo é derrubar a prá-tica do anatocismo – in-corporação de juros ven-cidos ao capital e a co-brança de juros sobre omontante capitalizado.

METRO

Gasolina émais vantajosaCOMBUSTÍVEL. Abastecercom gasolina vale mais apena do que com álcoolem todos os Estados brasi-leiros, segundo a ANP(Agência Nacional do Pe-tróleo). No cálculo realiza-do pela entidade, são uti-lizados valores médios co-letados em postos de todoo país. Quando o preço doetanol é superior a 70% dovalor cobrado pela gasoli-na, o biocombustível dei-xa de ser vantajoso. Os Es-tados onde o álcool maisperdeu competitividadesão o Rio Grande do Sul eo Distrito Federal, onde opreço em relação à gasoli-na é de 99,2% e 98,5%, res-pectivamente. METRO

Breves

MERCADO

Fitch eleva notado BrasilA agência de classifica-ção de risco Fitch Ra-tings melhorou a nota declassificação de risco doBrasil de BBB- para BBB,com perspectiva estável.

O anúncio do gover-no de cortes de gastosem 2011 e o aumentono salário mínimo,

além da redução nosempréstimos do Tesou-ro para o BNDES (BancoNacional de Desenvolvi-mento Econômico e So-cial) dão suporte parauma melhora gradualna posição fiscal dopaís, justificou a Fitch.

METRO

Page 7: Jornal Metro Rio - Edição de 05/04/2011

www.metropoint.comTERÇA-FEIRA, 5 DE ABRIL DE 2011

07mundo

Rebeldes retomamterminal petrolífero

ONU lança mísseisna Costa do MarfimHelicópteros da ONU (Orga-nização das Nações Unidas)lançaram, ontem, quatromísseis sobre as forças dopresidente da Costa doMarfim, Laurent Gbagbo.

O ataque da ONU atingiua residência e o palácio pre-sidencial de Gbagbo, que serecusa a entregar o poderao presidente eleito Alassa-ne Ouattara.

Para ajudar na missão depaz, Nicolas Sarkozy, presi-dente da França, autorizouo envio de mais 150 solda-

dos para Abidjã, a maior ci-dade do país, elevando para1.650 o contingente fran-cês na Costa do Marfim.

Os soldados de Sarkozytambém devem protegercidadãos franceses, que for-mam uma comunidade de12 mil pessoas no país afri-cano.

A Costa do Marfim en-frenta grave crise políticadesde novembro, quandoGbagbo foi derrotado nasurnas pelo opositor Alassa-ne Ouattara. METRO

Com um vídeo de algunsminutos divulgado ontemna internet, o presidentedos Estados Unidos, BarackObama, anunciou sua cam-panha para a candidatura àreeleição em 2012.

Conhecido pelo uso dainternet para angariar fun-dos e eleitores, Obama de-clarou que o país precisaproteger o progresso con-quistado nos últimos anos.“Peço a ajuda de vocês paradar forma ao nosso plano,enquanto criamos umacampanha de maior alcan-ce, mais centrada e inova-dora”, disse o democrata.

Obama já entrou em con-tato com seus principaisdoadores. Os responsáveispela campanha eleitoral es-peram que os aliados dopresidente arrecadem US$500 milhões e que a campa-nha levante mais US$ 500milhões, totalizando US$ 1bilhão.

O presidente está comum índice de aprovação de

DENNIS BRACK-POOL/GETTY IMAGES

REUTERS

Após semanas de conflito,os rebeldes que combatemo ditador líbio MuammarKadafi retomaram ontem ocontrole da região de NovaBrega – que faz parte da ci-dade petrolífera de Brega.

Os insurgentes agoraplanejam avançar para re-cuperar o controle de todaa cidade, segundo Omar

Hamza, ex-membro da For-ça Aérea da Líbia e que ago-ra está do lado dos oposito-res. Por causa dos confron-tos, mulheres e crianças ti-veram que deixar a cidade.

O porta-voz do regime lí-bio, Moussa Ibrahim, afir-mou que Kadafi está dis-posto a aceitar reformaspolíticas e a discutir solu-

ções para o conflito com aspotências ocidentais.

Na noite de ontem, Ka-dafi voltou a aparecer empúblico em Tripoli, depoisde duas semanas. Ele sau-dou algumas dezenas deapoiantes.

As imagens foram mos-tradas pela televisão oficiallíbia. METRO

Obama começou sua carreira como senador por Illinois

SUKREE SUKPLANG/REUTERS

O Japão começou a lançarcerca de 11,5 mil toneladasde água radioativa da usinade Fukushima no OceanoPacífico. A concentração deradiotividade do líquidoem questão é cem vezesmaior que o limite legal.

Segundo Koichiro Naka-mura, vice-diretor geral daAgência de Segurança In-dustrial do Japão, a medidaé necessária para evitar ris-cos maiores.

O objetivo da operação éabrir espaço para armaze-nar água com radioativida-de mais elevada. METRO

74%, segundo pesquisa di-vulgada recentemente pelaUniversidade de Quinni-piac, nos Estados Unidos.

Mas, para ser reeleito,Obama terá que enfrentaros eleitores decepcionadoscom a lenta recuperaçãoeconômica do país, a demo-ra da implementação doprojeto de reforma para asaúde e o fracasso da guerracontra o terrorismo no Afe-ganistão. O democrata ga-rantiu que esta será sua últi-ma campanha, pelo menoscomo candidato. METRO

Vídeo divulgadono site oficial

barackobama.com conta com o depoimento

de um grupo de partidários do

presidente

“Da mesma formaque o governo lutapara proteger oprogressoconquistado, nósprecisamos nosmobilizar para2012.”BARACK OBAMA, PRESIDENTE DOSESTADOS UNIDOS

Presidente norte-americano divulga candidatura para 2012 na web Democrata já entrou em contato com doadores para arrecadar fundos

Barack Obama inicia campanha à reeleição

Explosão de mísseis lançados pela ONU

Koichiro Nakamura

Protestos noIêmen deixam 36 feridosCerca de 12 manifes-tantes foram mortos e36 ficaram feridos, on-tem, durante protes-tos no Iêmen, contra oditador Ali AbdullahSaleh. Os rebeldes ten-taram se refugiar masforam atingidos poratiradores. METRO

REUTERS

Manifestantes atacam tropas de Kadafi na região de Nova Brega

Japão despeja água radioativa no mar

Page 8: Jornal Metro Rio - Edição de 05/04/2011

www.metropoint.comTERÇA-FEIRA, 5 DE ABRIL DE 2011cultura08

2cultura

Miley: a atriz e cantora se apresentará pela primeira vez na América Latina

DIVULGAÇÃO

A estrelinha adolescenteMiley Cyrus, conhecidamundialmente pelo seria-do de TV “Hannah Monta-na”, incluiu a América Lati-na na turnê “Gypsy Heart”.

A atriz e cantora, de 18anos, vai se apresentartambém no Equador, Peru,Argentina, Chile, Paraguai,Venezuela, Colômbia, Cos-

ta Rica, Panamá e México. “Essa turnê é a realiza-

ção de um sonho. Além devisitar essas cidades pela

primeira vez, quero en-contrar os fãs, que já seique são muito calorosos.Não é uma turnê paramim, mas sim para o pú-blico”, disse a cantora emcomunicado à imprensa.

O show no Rio acontece-rá em 13 de maio, na HSBCArena, na Barra da Tijuca.No dia seguinte, Miley se

apresentará no Anhembi,em São Paulo, encerrandosua passagem pelo Brasil.

Ainda não foram divul-gadas informacões sobre avenda de ingressos para osshows da cantora.

A americana Miley Cyrus anunciou ontem que fará shows na cidade e em São PauloApresentações terão sucessos e músicas do último disco da estrela de ‘Hannah Montana’

No Rio, em 13 de maio

PAULO.COSTA @METROJORNAL.COM.BRWWW.METROPOINT.COM

Revelação da música popfrancesa, a cantora Berryse apresenta hoje pela pri-meira vez no Rio de Janei-ro. No show, gratuito, elavai apresentar as cançõesdo seu primeiro disco,“Mademoiselle”, que este-ve no topo da lista dos ál-buns mais tocados naFrança e recebeu certifica-do de “Disque d'or”.

Berry, de 32 anos – cujonome de batismo é ÉlisePottier – já iniciou as gra-vações de seu segundo ál-bum, que terá a participa-ção do músico brasileiroEumir Deodato.

A cantora francesa disse

ser uma grande admirado-ra da bossa nova, e compôsuma bossa à francesa inspi-rada em “Corcovado” – se-gundo ela, a música maisbonita do mundo – espe-cialmente para as cordasdo arranjador brasileiro.

No show desta noite,Berry estará acompanhadapelos músicos Lionel Du-dognon e Thomas Coeu-riot, ambos nos violões.

METRO RIO

No auditório da Aliança Francesa de Botafogo (rua Muniz Barreto, 730, tel.: 2286-4248). Hoje, às 20h. Entrada gratuita.

A francesa Berry

DIVULGAÇÃO

Francesa Berry canta hoje

16milhões é o número

aproximado de discos que a cantoraMiley Cyrus já vendeuem todo o mundo.

A banda inglesaMcFly tambémconfirmou showsno Brasil. No Rio,ela toca em 21/05.

Swift é premiadanos EUAA cantora americana TaylorSwift, de 21 anos, conquis-tou no último domingo, pe-la primeira vez em sua car-reira, o prêmio principalno Academy of CountryMusic Awards, cuja cerimô-nia aconteceu em Las Ve-gas, nos EUA.

“Essa é a primeira vezque eu ganhei e estou sim-plesmente louca”, disseSwift, às lágrimas, após re-ceber o troféu. “O fato deisso vir dos fãs o torna tãolindo... Vocês são a melhorcoisa que já aconteceu co-migo”, completou a artista.

METRO RIO

Mito

O americanoBob Dylan seapresentousemanapassada emPequim eXangai, naChina. Os showspodem abrir asportas doregimecomunista,historicamenterefratário amanifestaçõesda cultura pop,e a outrosartistas damúsica.

Page 9: Jornal Metro Rio - Edição de 05/04/2011

www.metropoint.comTERÇA-FEIRA, 5 DE ABRIL DE 2011

09cultura

Norah Jones presta tributo a Ray Charles

Artistas de jazz, músicacountry e folk se uniram pa-ra celebrar um dos nomesmais importantes da soulmusic, o americano RayCharles.

O cantor e compositor,representado no cinemapor Jamie Foxx (ganhadordo Oscar por sua atuaçãoem “Ray”), é tema do álbum“Here We Go Again: Cele-brating the Genious of RayCharles”, gravado no Jazz AtLincoln Center por WyntonMarsalis, Willie Nelson eNorah Jones, convidada peladupla.

Lançado pela gravadoraEMI no Brasil, o disco traz12 faixas sobre os altos ebaixos do amor.

No repertório, canções

que consagraram Ray: “Hal-lelujah I Love Her So”,“Cryin’ Time”, “Hit theRoad Jack”, “Busted”, “Ma-kin’ Whoopie” e “What’d ISay”, entre outras.

Todas as composiçõescontam com arranjos dife-renciados, em melodias quemesclam gospel, boogaloo,balada country, bolero, hardbop, r&b, valsa e swing 4/4.

“Eu conheço muito bemtodas aquelas canções. To-dos amamos sua música. Es-se é o fator comum”, disseNorah Jones, ao explicar asintonia entre ela e a duplade músicos.

Norah solta a voz em clássicos do soul em novo á[email protected]

Flip anunciamais doisconvidadosA organização da Festa Lite-rária Internacional de Pa-raty (Flip) anunciou ontemque os escritores colombia-nos Héctor Abad e LauraRestrepo confirmaram pre-sença no evento, que esteano acontecerá entre os di-as 6 e 10 de julho.

Ambos irão apresentarna nona edição da Feira osseus livros mais recentes,com temática semelhante.“A Ausência Que Seremos”,de Abad, e “Heróis De-mais”, de Restrepo, têm co-mo pano de fundo a mili-tância contra as ditadurasna Colômbia e na Argenti-na, respectivamente.

A Flip já havia confirma-do a presença de, entre ou-tros escritores, João UbaldoRibeiro, Michel Houelle-becq, James Ellroy, AntonioTabucchi, Claude Lanz-mann, David Remnick, JoeSacco, Emmanuel Carrère eAndrés Neuman.

Neste ano, a Feira Literá-ria Internacional de Paratyvai homenagear o escritorbrasileiro Oswald de An-drade, um dos maiores íco-nes do modernismo.

METRO RIO

Os problemas relacionadosao excesso de peso no Bra-sil serão o principal temado jornalístico “A Liga”,que vai ao ar hoje, na Band,a partir das 22h15.

O programa comandadopor Rafinha Bastos (ao ladode Sophia Reis, Debora Vi-lalba e Thaíde) vai mostrarque 90 milhões de brasilei-ros estão acima do pesoideal e, deste total, 21 mi-

lhões possuem 20% oumais de sobrepeso, o que jáconfigura obesidade, se-gundo a Organização Mun-dial de Saúde.

Questões de saúde e es-tética estão no centro doprograma. Os repórteres daLiga entrevistaram brasilei-ros que buscaram na cirur-gia de redução de estôma-go uma solução para a obe-sidade. METRO RIO

DIVULGAÇÃO

‘A Liga’ aborda a obesidade no Brasil

‘Uma manhã gloriosa’inspira novo romanceLançado no Brasil na últi-ma sexta-feira, o longa-me-tragem “Uma manhã glo-riosa”, protagonizado porHarrison Ford e RachelMcAdams, inspirou o ro-

mance homônino, escritopela autora de livros juve-nis Diana Peterfreund, quechega às livrarias cariocaspela editora Record (272páginas, R$ 29,90).

Diana tomou como baseo roteiro escrito por AlineBrosh McKenna, que giraem torno da produção deum novo programa de TVde uma emissora america-na. A jovem e ambiciosaprodutora Becky Fuller, de-mitida e desesperada porum novo emprego, enxer-ga uma oportunidade narevitalização de um pro-grama decadente. O pro-blema será convencer oconsagrado âncora MikePomeroy a assumir a fun-ção. METRO RIO

Harrison Ford em cena

DIVULGAÇÃO

A capa do livro

A equipe de “A Liga”

Lindsay pode ser Sharon TateLindsay Lohan, a garota-problema de Hollywood,negocia a assinatura de umcontrato para viver no cine-ma a atriz Sharon Tate, as-sassinada em 1969 por se-guidores do fanático Char-les Manson. Sharon era ca-sada com o cineasta polo-nês Roman Polanski e esta-va grávida quando morreu.

O longa-metragem seráintitulado “Eyes of a drea-mer” (Olhos de um sonha-dor, em tradução livre) e te-rá produção de Brad Wy-man. METRO RIO

Cantora americana participa doálbum que homenageia o gênio do soul e conta ainda com as vozesde Wynton Marsalis e Willie Nelson

Lindsay Lohan

DAVID MCNEW/GETTY

Lily Collins é a novaBranca de NeveFilha do cantor britânicoPhil Collins, a atriz LilyCollins vai estrelar umadas três versões da históriade Branca de Neve queatualmente estão em pro-dução em Hollywood.

O longa-metragem queterá Lily (de “Um sonhopossível”, com Sandra Bu-lock) no papel principal se-rá produzido por Brett Rat-ner (diretor de “DragãoVermelho”) e dirigido por

Tarsem Singh, de acordocom a revista “Variety”, es-pecializada na coberturado mercado de cinema.

A Rainha Má será inter-pretada pela estrela JuliaRoberts, enquanto o Prínci-pe ficará a cargo do aindadesconhecido ator ArmieHammer.

As filmagens começarãoem maio e o lançamentoestá previsto para 29 de ju-nho de 2012. METRO RIO

Lily Collins

MAX MORSE/GETTY

DIVULGAÇÃO

Page 10: Jornal Metro Rio - Edição de 05/04/2011

www.metropoint.comTERÇA-FEIRA, 5 DE ABRIL DE 2011

10 cultura

Leitor fala

Para falar com a redação: [email protected]

Você tem medo de andar por Copacabana depoisda explosão no bueiro da Light?

Siga o Metro no Twitter: @jornal_metroRJ

@marcosadauto: Sempre tive! As histórias sobreos bueiros de Copa são antigas e ninguém nuncafez nada. Absurdo!

@Lucas_Kaka: Agora não tenho mais segurança deandar livremente pela cidade. Quando não são asbalas perdidas, são bueiros explodindo!

@mariaritamiranda: Muito! Sorte que nãoaconteceu nada de mais grave. Agora é precisomanutenção constante.

Consumo de drogasLá se vão 60 dias desde as primeirasreclamações. Um grupo de cerca dedez menores fuma crack na ruaVilella Tavares, altura donúmero 374, para desespero dosmoradores que, sem policiamento,ficam à mercê do comportamentoagressivo dos drogados. Será queninguém tomará providências?Marcio Silva – Rio de Janeiro, RJ

Sem luzNo domingo, um longo trecho daGrajaú-Jacarepaguá ficou sem luz. E,apesar do perigo, sem policiamento.Bruno Ferreira – Rio de Janeiro, RJ

Participe também no Facebook:www.facebook.com/metrojornalWeb

Pergunta

Áries – 21/3 a 20/4Tenha certeza de que seus caminhosestão abertos. A certeza de um pe-

ríodo de sorte está em seu dia. Mantenha acompreensão com as pessoas à sua volta.

Touro – 21/4 a 20/5Não participe de algo que você nãoesteja certo da integridade da ação.

Evite a irritabilidade através de práticas corpo-rais ou meditativas. Uma sugestão é fazer ioga.

Gêmeos – 21/5 a 20/6Cuide da sua alimentação, evite o ex-cesso de sal e aumente o consumo de

água mineral. Compartilhe com as pessoas suaspercepções a respeito de assuntos diversos.

Câncer – 21/6 a 22/7Suas emoções estão muito rígidas, aspessoas não conseguem te com-

preender. Liberte seus sentimentos. Se for ne-cessário, chore, grite, respire e seja feliz.

Leão – 23/7 a 22/8Tome iniciativa, não passe para osoutros coisas que você assumiu, ou

que você pode realizar. Não cobre do outro ati-tudes que, muitas vezes, você mesmo não tem.

Virgem – 23/8 a 22/9Não fique apenas no discurso, fa-lando sem agir. Vá à luta, batalhe

pelos seus objetivos, nada vai cair no seu colode mãos beijadas.

Libra – 23/9 a 22/10A iniciativa que normalmente vocêtem em seu relacionamento deve ser

a mesma para assuntos profissionais. Tenha acapacidade de ir atrás de seus sonhos.

Escorpião – 23/10 a 21/11Tenha iniciativa para realizar as mu-danças que estão sendo necessárias

no seu dia. O passado já passou, não adiantachorar pelo leite derramado.

Sagitário – 22/11 a 21/12Você é uma pessoa privilegiada, sintana sua alma a realização de seus so-

nhos e projetos. O seu estado de espírito farácom que seus caminhos sejam abertos.

Capricórnio – 22/12 a 20/1Algumas eliminações são necessáriasem nosso caminho, pois o novo só

consegue entrar se tiver espaço. Abra umlugar em sua vida para atrair surpresas.

Aquário – 21/1 a 19/2Viva o seu hoje com muita alegria e har-monia. Prepare uma surpresa para uma

pessoa especial na sua vida. Resgate no seu dia adia seu espírito de juventude e cordialidade.

Peixes – 20/2 a 20/3Se estiver comprometido aproveite,pois o seu romance vai de vento em

popa. Se estiver sozinho, ótimo momento paraencontrar sua cara metade.

Tânia Gori é reitora da Universidade Livre Holística Casa de Bruxa e convida todos a participarem da palestra gra-tuita sobre “Cultura Inca: Deus Sol e a História da Criação”, que acontece dia 13 de abril, às 20h, na sede da institui-ção. Para participar é solicitado trazer um produto de limpeza. Mais informações no site: www.casadebruxa.com.brou pelo telefone (11) 4994-4327.

Horóscopo

No Oriente, hoje se reverencia a deusa Kwan Yin. Ela cuida da proteção, da cura, do

amor e da sabedoria.

por Tânia Gori*

ExpedientePresidente: Cláudio Costa Bianchini. Gerente Executivo: Túlio Guimarães. Editora Geral: Ana Lúcia do Vale. Coordenador de Redação: Irineu Masiero. Editora de Arte: Cláudia Lorena. Diretora Financeira: Sara Velloso. Diretor de Operações: Luís Henrique Correa. Grupo Bandeirantes de Comunicação RJ - Diretor Geral: Daruiz ParanhosEditado e distribuído por SP Publimetro S/A. Endereço: Rua Álvaro Ramos, 350, 4º andar, Botafogo, CEP 22280-110, Rio de Janeiro, RJ. O jornal Metro Rio é impresso pela News Technology Gráfica e Editora Ltda.

O jornal Metro é uma joint venture do Grupo Bandeirantes de Comunicação e da Metro Internacional. Está presente em 23 países e tem alcance diário superior a 20 milhões de leitores. Distribuído gratuitamente de segunda a sexta na cidade do Rio de Janeiro.

Telefone comercial: 021/2586-9575 Telefone redação: 021/2586-9565

“A tiragem desta edição de 1oo.000 exemplares é auditada pela BDO.”

Sudoku

por FariniOs invasores

Cruzadas

Page 11: Jornal Metro Rio - Edição de 05/04/2011

Já não fazem mais sacadascomo antigamente. Antespequena e relegada a espa-ços pouco aproveitados, aárea cresceu – não só emtamanho, mas em impor-tância: para jardins, loun-ges, churrasqueiras e atépiscinas. E para que as no-vas funções sejam possí-veis, com conforto e segu-rança, e sem abrir mão davista, o envidraçamento vi-rou moda e surge como op-ção das mais eficientes.

“O principal objetivodos moradores [ao instalaros vidros junto ao guarda-

corpo] é criar um novo am-biente em que prevaleça asegurança e integre o espa-ço interno à varanda”, afir-ma Juliana Camilo, que di-vide o escritório de arquite-tura com Rodayka Santana.

A proposta do envidraça-mento da área externa suge-re a abertura total ou parcialdas lâminas de vidro, alémde funcionar como isola-

mento acústico e térmico.Composto por painéis

individuais de vidro tempe-rado, o sistema não interfe-re na visão panorâmica,pois não há interferênciade esquadrias verticais en-tre as placas. Por meio demovimentos articuladosdeslizantes entre trilhos dealumínio, há total amplitu-de em sua abertura, já quetodos os painéis podem serrecolhidos paralela e late-ralmente – sem que fiquemfixos ou sobrepostos.

“A partir deste recurso,há melhor aproveitamento

da área útil do apartamen-to, considerando a área ex-terna, em todas as estaçõesdo ano”, afirma Rodayka.

Mas de nada adianta umequipamento de qualidadesem mão de obra especiali-zada para instalar o produ-to. Para evitar problemas,cada fabricante tem suaequipe de instaladores –própria ou terceirizada –que produzem, vendem efazem a instalação. “Issoacontece porque o sistemade cada empresa possui ca-racterísticas próprias, quedevem ser adequadas às

condições de cada ambien-te”, considera Juliana.

Custo

Para determinar o valor e otempo de instalação doequipamento, a empresamanda um consultor quefaz o cálculo para a aplica-ção. O custo varia de acor-do com o número e a altu-ra das lâminas de vidro queserão necessárias para co-brir a sacada.

www.metropoint.comTERÇA-FEIRA, 5 DE ABRIL DE 2011 casa 11

+

Aberto, proporciona ventilação; fechado, oferece segurança e privacidade

Vidro na varanda:uma ótima sacada

BESGLAS/DIVULGAÇÃO

Cada vez mais utilizadas como extensão da sala de estar, as varandas e sacadas sãofechadas com vidros para melhor aproveitamento do local

WILSON.DELL’[email protected]

Precaução

Quem quiser ter uma sacada envidraçadaprecisa, antes de maisnada, comunicar a in-tenção ao síndico. Emseguida, é necessáriolevar o assunto paraaprovação da assem-bleia e verificação daconvenção. Se o envi-draçamento for apli-cado sem autoriza-ção, os outros mora-dores podem pleitearjudicialmente a retira-da do sistema.

Onde?

Espaço Aberto:

8234-6486/7822-0406

Reiki: 2431-4612/3326-2080

Page 12: Jornal Metro Rio - Edição de 05/04/2011

www.metropoint.comTERÇA-FEIRA, 5 DE ABRIL DE 2011

12 turismo

A ilha de Santa Lúcia com-bina o que o Caribe temde melhor: paisagens ines-quecíveis, praias, hotéisde luxo e restaurantes dedar água na boca.

O mergulho é uma dasprincipais atrações da ci-dade. Como a ilha está lo-calizada na ponta de umvulcão submarino, é possí-vel encontrar corais natu-rais ao redor do vulcão enavios afundados que for-mam recifes artificiais emsuas proximidades.

A ilha também ofereceopções de passeios para osturistas que preferem ficarem terra firme. É possíveldesvendar os patrimônioshistóricos de Santa Lúcia esuas riquezas naturais.Além disso, alguns resortspossuem campos de golfee outras atrações.

Se você está interessadoem conhecer todas as par-ticularidades da ilha visiteo parque Fond LatisabCreole. Lá é possível ob-servar a cultura local, co-mo a preparação do pãode mandioca da região, acaptura de lagostas nos la-gos e coleta mel nas col-meias.

Nos finais de semana enas sextas-feiras, a dica éprocurar as festas das pe-quenas aldeias ao sul dailha. É possível encontrarbarracas de frutos do mare bares com especialida-des caribenhas. O localmais badalado da ilha é acidade de Gros Islet, próxi-ma da baía Rodney.

Ilha do Caribe reúne praias paradisíacas, esportes aquáticos e monumentos históricos Destino é ideal para casais e mergulhadores Hotéis são os pontos românticos da cidade

Mergulhe em

Windsurf e ski na água são outras atrações da ilha

FOTOS: STOCKXCHNG

Passeios

O resort Ladera é olugar ideal paraapreciar uma paisa-gem incrível e pro-var a culinária típi-ca da ilha (www.la-dera.com)

O shopping PointSeraphine é a me-lhor opção para fa-zer compras e en-contrar promoçõesespeciais

O hotel Ti Kaye é omais procurado(www.tikaye.com)

1

2

3

1

2

3

Direto do fundo do marIniciantes ou profissionaispodem mergulhar naságuas de Santa Lúcia. Ailha oferece aulas de mer-gulho e locais para aluguelde equipamento.

Na base de Graos Pi-

ton, um dos pontos deorigem vulcânica da ilhacom 771 metros de altu-ra, os mergulhadores en-contram um ótimo localpara explorar.

Você também pode visi-

tar o Soufrière Marine Ma-nagement Area, na costaoeste. Trata-se de um pro-jeto para conservar o am-biente costeiro da ilha esuas riquezas marítimas.

METRO

KIRSTY ROSSMETRO INTERNACIONAL ESPECIAL PARA METRO RIO

Dicaspara a viagemNo Aeroporto Internacio-nal de Hewanorra é pos-sível encontrar váriascompanhias aéreas. Veri-fique qual é a melhor op-ção com sua agência de viagemEvite dirigir sozinho porSoufrière, cidade locali-zada a oeste de Santa Lú-cia. A melhor opção écontratar um guiaA ilha oferece vários ho-téis. Os mais famosos sãoos que oferecem acomo-dações românticas eaconchegantes

Santa Lúcia

Mergulhadores encontram corais e esponjas marinhas nas águas da cidade caribenha

Page 13: Jornal Metro Rio - Edição de 05/04/2011

www.metropoint.comTERÇA-FEIRA, 5 DE ABRIL DE 2011esporte 13

3esporteLove e Fla

voltam a conversarDepois de rejeitar Adrianopor causa do seu históricode indisciplina, o Flamengocontinua em busca de umhomem de área para fazerdupla de ataque com Ronal-dinho Gaúcho. Vagner Love,que defendeu o time no pri-meiro semestre de 2010 - es-tá atualmente no CSKA, daRússia - e esteve semanapassada na Gávea para rene-gociar sua dívida com o clu-be, voltou a fazer parte dosplanos da diretoria para ain-da este ano.

“Há um interesse recípro-co do clube e do jogador,mas não está simples. Paraisso se materializar temuma distância grande ainda.De coração e de vontade, oLove é o primeiro nome danossa lista. Mas futebol émuito dinâmico, pode ter al-guma outra oportunidadede negociação mais vantajo-sa para o clube. Os russos es-tão dificultando muito”, dis-se ontem a presidente Patrí-cia Amorim em entrevistaao jornal “Lance”.

Para viabilizar a volta deLove, o Flamengo precisaprimeiro fechar um acordovantajoso com a venda dosdireitos de transmissão dosseus jogos no Brasileiro, oque deve acontecer ainda es-ta semana, e buscar um par-ceiro para pagar o salário do“atacante do amor”.

IntertemporadaO Flamengo viajou ontempara Atibaia, interior de SãoPaulo, onde vai se prepararpara o clássico contra o Bo-tafogo, domingo, às 18h30,no Engenhão, pela penúlti-ma rodada da fase classifica-tória da Taça Rio.

Campeão da Taça Gua-nabara, o rubro-negro é vi-ce-líder do Grupo A, com12 pontos, um a menosque o líder Vasco. Ronaldi-nho Gaúcho sofreu umapancada na perna direitana vitória por 2 a 1 sobre oBoavista, sábado, mas nãopreocupa. METRO RIO

Love interessa ao Fla

MÁRCIA FEITOSA/VIPCOMM

Depois de participar doMundial de Futevôlei nasareias de Ipanema, no últi-mo fim de semana, o ex-meia paraguaio Romerito,que defendeu o Fluminen-se na década de 1980, este-ve ontem nas Laranjeiraspara dar uma força aosguerreiros, poucas horasantes do embarque paraMontevidéu, onde o trico-lor enfrenta o Nacional-URU, amanhã, às 21h50 (deBrasília), pela penúltimarodada da primeira fase daLibertadores.

Sem meias palavras, Ro-merito jogou boa parte daresponsabilidade da parti-

da decisiva - o Flu é terceirocolocado e precisa ganharpara não precisar do resul-tado de terceiros na últimarodada, contra o Argenti-nos Júniors - nos ombrosdo capitão e dono da cami-sa 9 da equipe: “Fred é ohomem para decidir”, disseo ex-jogador.

Clima de guerraFred não foge da responsa-bilidade e revela que o Fluestá encarando a partidacomo uma guerra: “Masguerra dentro de campo,brigando pela bola”, expli-ca. “É motivo de honra umjogador que fez história

aqui falar aquilo para mimdepois do treino. Isso memotiva muito. Espero umdia fazer pelo menos meta-de do que ele já fez”, disseo atacante.

Confiante, Romeritoacredita que o Flu vai con-quistar a vaga para a segun-da fase com duas vitóriasnos próximos dois jogos:“O Nacional e o ArgentinosJuniors (adversário na últi-ma rodada da primeira fa-se) não são melhores do oAmérica-MEX. E consegui-mos vencer os mexicanos.Temos um time tecnica-mente melhor”, acredita oex-meia. METRO RIO

Romerito: ‘Fred é ohomem para decidir’

Ex-meia paraguaio, ídolo do Flu nos anos 80, visita as Laranjeiras antes doembarque para o Uruguai e convoca o capitão para a decisão na Libertadores

Lateral do Nova Iguaçu no Bota11pontos tem o Fogão naTaça Rio. Segundo colo-cado do Grupo B, atrásdo Olaria (13), o Alvine-gro está empatado como Flu e enfrenta o Fla,domingo, pela penúlti-ma rodada do returno.

O Botafogo anunciou ontema contratação do lateral-es-querdo Bruno Cortês, ex-Nova Iguaçu. Cortês, de 24anos, fez exames médicospela manhã em General Se-veriano e assinou contratoaté final de 2011.

Assim como Bruno Tiago,que se juntou ao grupo em2010, depois de se destacarno Madureira, e hoje vem

conquistando o seu lugar naequipe alvinegra, Cortês éum dos destaques do Cario-ca. Metade de seu passe per-tence ao Nova Iguaçu e a ou-tra à empresa Trivela, forne-cedora de material esporti-vo do time da Baixada Flu-minense. O Glorioso terá aprioridade na compra deseus direitos federativos.

METRO RIO

CAIO AMY/PHOTOCAMERA

CAIO AMY/PHOTOCAMERA

Bruno Cortês

DIVULGAÇÃO

Tênis

“Acho que Novakserá o nº 1 do

mundo, mas aindanão sinto sua

respiração no meupescoço. O normal

seria ele ser onúmero 1 em

um mês e meio ou dois.”

RAFAEL NADAL, Nº 1 DO MUNDO

“É cedo parafalar de nº 1 do

mundo, ainda háuma grandediferença.

Definitivamente,Rafa (Nadal) é omelhor jogador

do mundoagora.”

NOVAK DJOKOVIC, Nº 2

REUTERS/JOE SKIPPER

Fred ouve os conselhos de Romerito e diz que o Flu está pronto para a “guerra”

Romerito confia no Flu

“Se o Fluminensenão entrar nasprovocações doNacional, podevencer. Será umjogo de muitapancada. Nãopodemos serenvolvidos por eles.”ROMERITO

“A expectativa é porum clima de guerra.Mas guerra dentrode campo, brigandopela bola.”FRED

Frases

REUTERS/ANDREW INNERARITY

Page 14: Jornal Metro Rio - Edição de 05/04/2011

www.metropoint.comTERÇA-FEIRA, 5 DE ABRIL DE 2011

14 esporte

A Federação de Futebol doJapão confirmou ontemque a sua seleção não parti-cipará da Copa América daArgentina devido ao terre-moto que atingiu o país nodia 11 de março.

O Japão, que participariada competição na condiçãode convidado, estava nogrupo A da primeira fase

do torneio, que será dispu-tado entre 1º e 24 de julho,junto com Colômbia, Bolí-via e Argentina.

Nicolás Leoz, presidenteda Conmebol, lamentou anotícia, mas garantiu com-preender a decisão, que se-gundo ele “não afetará ascordiais relações com a Fe-deração de Futebol do Ja-

pão”. Além disso, o dirigen-te disse que analisará a pos-sibilidade de convidar umaseleção para substituir a ja-ponesa.

Espanha na áreaDe acordo com o diário ar-gentino “La Nación”, a Es-panha, atual campeã mun-dial poderia receber esse

convite. Outras opções se-riam Honduras, Costa Ricaou Estados Unidos.

No entanto, as seleçõesda Concacaf só poderiamenviar equipes sub-23 porconta da disputa da CopaOuro que termina no dia25 de junho, pouco antesdo início da Copa América.

METRO RIO

Unilever estreia na semi fora de casaÚnica equipe carioca nas se-mifinais da Superliga de Vô-lei 2010/11 - depois da elimi-nação do Macaé Sports -, aUnilever vai começar emSão Paulo a disputa por umavaga na final da temporada.

O primeiro confronto dasérie melhor de três contrao Pinheiros/Mackenzie -quarto colocado na primei-ra fase - será sexta-feira, às18h15, no Ginásio HenriqueVillaboin, em São Paulo (SP).

Time de melhor campa-

nha na fase classificatóriada competição, a Unileverganhou o direito de esco-lher o local da primeira par-tida da semifinal e o técnicoBernardinho optou pela es-treia fora de casa.

A Unilever chegou à se-mifinal depois de derrotar oBMG/São Bernardo duas ve-zes seguidas por 3 a 0 nosplayoffs das quartas de final,semana passada. Já o Pinhei-ros precisou de três partidascontra o Usiminas/Minas pa-

ra avançar.O segundo jogo será no

dia 16 de abril (sábado), às10h, no Ginásio do Maraca-nãzinho, no Rio. O terceiroconfronto, se necessário, se-rá dia 22, às 20h30, tambémno Maracanãzinho.

Nos dois jogos entre Uni-lever e Pinheiros na Superli-ga nesta temporada, o timecarioca levou a melhor, ven-cendo no turno e no retur-no pelo mesmo placar: 3sets a 2. METRO RIO

O técnico Bernardinho

FÁBIO CASTRO/ ADOROFOTO

Japão fora da Copa América

Números mostram a importânciado jogador no meio-campo vascaíno

Depois da ótima atuação contra oBangu, pela Taça Rio, meia desabafa A diferença salta aos olhose é confirmada pelos núme-ros. O Vasco, com o meia Fe-lipe é um, mais criativo, ve-loz e ofensivo. Sem ele, é ou-tro, lento, previsível e fácilde ser marcado. Foi o que fi-cou claro na atuação de galado jogador na vitória por 4 a0 sobre o Bangu, domingo,que manteve o time na lide-rança do Grupo A da TaçaRio. No meio da semana, ocamisa 6 não enfrentou oABC-RN, em Natal, pela Co-pa do Brasil. O resultado foium 0 a 0 sonolento, compoucas chances de gol.

“É uma resposta paraquem disse que eu não ti-nha mais condição de ren-der”, desabafou Felipe. Prati-camente garantido na semi-final da Taça Rio, o Vascovolta a enfrentar o ABC,amanhã, em São Januário,por vaga nas oitavas da Co-pa do Brasil. METRO RIO

Com Felipe, o Vasco tem mais de 80% de aproveitamento

MAURÍCIO VAL / FOTOCOM.NET

‘É para quem disseque eu estava velho’

“Ouvi muita coisa eminhas atuaçõesrecentes são paraquem disse que euestava velho, queeu não deveria tervoltado. É umaresposta.”FELIPE, MEIA DO VASCO

81%de aproveitamento dospontos tem o Vascocom Felipe em campo.Desde seu retorno,após a demissão dotécnico Paulo CésarGusmão, foram 9 jogoscom ele, nos quais oCruzmaltino venceu se-te, empatou uma e per-deu outra.

Hélio Castroneves durante etapa de St. Petersburg

opinião

HOMENAGEM ASONDERMANNE A CAMINHODO BARBERMOTORSPORTSHELIO CASTRONEVES

Bom-dia, leitores amigos do Metro! Quero ini-ciar minha coluna reverenciando a memóriado piloto Gustavo Sondermann, que tão lamen-

tavelmente perdeu a vida em um acidente ocorrido do-mingo, em Interlagos, e expressar à sua família os maisprofundos sentimentos de toda a família Castroneves e,tenho certeza, de todos os amantes do automobilismo.

Aos 29 anos, Gustavo já havia construído uma car-reira de sucesso e certamente avançaria muito mais, ta-lentoso que era, e apoiado por uma família como pou-cas. Tive a alegria de conhecê-los, tempos atrás, numaprova da Stock Car. Fomos apresentados pelo AmirNasr e fiquei com a melhor das impressões. No domin-go, ao saber da triste notícia, veio à minha mente a lem-brança daquele grupo tão unido, entusiasmado e con-duzido pelo amor. Custou-me acreditar que uma coisatão triste tenha acontecido com gente tão bacana.

Gostaria de dizer mais, mas a grande verdade é quefaltam palavras nessas horas. Desejo, então, que Deustenha recebido o Gustavo com todas as glórias que elemerece e ampare seus entes queridos e amigos nummomento de tanta dor. E que todo o automobilismoaprenda as lições, que uma situação tão limite como es-sa proporciona, para que nunca mais volte a acontecer.

Barber Motosports ParkE chegamos à semana de mais uma corrida da Indy. De-pois do início um pouco diferente daquilo que eu tinhaimaginado na corrida de St. Petersburg, vamos agorapara a segunda etapa no Barber Motorsports Park. Es-tou particularmente ansioso porque tenho tido boasperformances nessa belíssima pista do Alabama. Alémde ter vencido a primeira disputa realizada nessa pista,em 2010, fui o mais rápido nos testes da pré-tempora-da, que foram realizados lá também.

As características do Barber Motorsports Park sãobem especiais. É um circuito com um pouco de tudo, oque torna cada volta um verdadeiro desafio. São subi-das e descidas, trechos de alta e baixa, retas e curvas si-nuosas. O meu Dallara Penske tem se mostrado muitocompetitivo em todas as oportunidades em que lá esti-vemos. E, claro, espero que isso se repita já a partir dasexta-feira, quando começam os treinos livres. No sá-bado será a classificação e, no domingo, ao vivo pelaBand, espero que todos apreciem a corrida.

Mas a gente precisa sempre ter em mente que o au-tomobilismo não é uma ciência exata. São tantas as va-riáveis que alteram o comportamento do carro, deuma hora para outra, que você pode estar muito bemnum treino e, no outro, sem que seja possível identifi-car objetivamente o motivo, a performance muda. En-tão, apesar de nós do Team Penske já termos um setuppadrão estabelecido, temos de trabalhar bastante, des-de o primeiro minuto de treino, para fazer os ajustesnecessários. Abraço a todos e excelente semana!

twitter.com/h3lio e [email protected]

Page 15: Jornal Metro Rio - Edição de 05/04/2011

www.metropoint.comTERÇA-FEIRA, 5 DE ABRIL DE 2011

15esporte

O vôlei veste a farda

A família de Gustavo Son-dermann, de 29 anos, quesofreu um grave acidentedurante a prova da CopaMontana – categoria deacesso à Stock Car, princi-pal modalidade automobi-lística do Brasil –, domin-go, em Interlagos, São Pau-lo, confirmou ontem amorte cerebral do pilotono Hospital São Luiz, noMorumbi. Em seguida, osfamiliares anunciaram adoação dos órgãos de Gus-tavo. O enterro deve seramanhã, em São Paulo.

Piloto da J.Star Racing,Sondermann saiu da pistaapós um toque com TiagoGeronimi. O carro bateu nomuro interno, voltou parao traçado e foi atingido em

cheio pelo de Pedro Boesel.Ele teve parada respirató-ria ainda na pista, mas foireanimado e levado para ohospital, onde chegou jáem coma. No começo danoite, os médicos confir-maram o quadro irreversí-

vel. Boesel teve fratura daclavícula direita e um cortena perna, e Cesquim nãosofreu ferimentos.

A tragédia reabriu umavelha discussão sobre a se-gurança da Curva do Café,onde aconteceu o acidentede Gustavo. Em 2007, Ra-fael Sperafico, companhei-ro de Sondermann na épo-ca, morreu em um aciden-te parecido, pela extintaStock Light. Ontem, a equi-pe responsável pela gestãodo autódromo foi até o lo-cal para uma inspeção.

O gestor Octavio Guaz-zelli disse que não há in-tenção de tomar qualqueratitude em relação ao tra-çado, nem o projeto deconstruir uma área de esca-

pe: “Interlagos é homolo-gado pela FIA no nível A, onível mais alto de seguran-ça. O softwall daquela áreaé da mais alta tecnologia,desenvolvido para os cir-cuitos ovais americanos”.

METRO RIO

Lista de convocados para os JogosMundiais Militares, em julho, temcraques da Seleção de Bernardinho

Maiores adversários são China e IrãA equipe de vôlei masculinoque vai defender o Brasilnos Jogos Mundiais Milita-res (de 16 a 24 de julho, noRio) conta até com craquecampeão olímpico. O opos-to Anderson, medalha deouro nas Olimpíadas de Ate-nas de 2004, e prata nos Jo-gos de Pequim de 2008, estána lista de convocados ao la-do de outros destaques dovôlei brasileiro como os cen-trais Jardel e Douglas Cor-deiro, o levantador Vinhedoe o ponteiro Thiago Sens.

Foram convocados 20atletas, mas apenas 12 vãodisputar os jogos. Segundo ochefe de equipe da seleçãomilitar brasileira, Major Pi-nheiro, o treinamento de jo-gadores que já foram da Se-leção exige responsabilida-de. “Conseguimos unir a ex-

periência deles com a estru-tura que o Exército nos ofe-rece”, afirma.

Motivar atletas que já sãorealizados na profissão ecom passagem pela seleçãopara disputar os Jogos Mili-tares é um dos desafios:“Temos atletas que já foramcampeões olímpicos, o má-ximo do esporte, e eles sevoluntariaram para essemundial militar. Isso já de-nota motivação”, revela ochefe de equipe, que vê Chi-na e Irã como os possíveismaiores adversários. “Asequipes convocam profissio-nais. O time da China é mui-to forte e o Irã derrotou oBrasil no Campeonato Mili-tar Mundial, em 2009”, diz.

Como a equipe Unileverde Bernardinho tambémtreina no ginásio do Exérci-to, na Urca, as conversasentre os técnicos das equi-pes civil e militar são cons-tantes. METRO RIO

O campeão olímpico em Atenas (2004), agora Sargento Anderson, está na lista de convocados

FOTOS: SILVIO ÁVILA / CBV

“Alguns atletas quenão têm maiscomo competir emjogos civis veemnos Jogos Militaresa chance dedefender mais umavez o Brasil.”MAJOR PINHEIRO, CHEFE DE EQUIPEDA SELEÇÃO MILITAR BRASILEIRA

Vinhedo vai jogar nos Jogos Militares

Convocados

LevantadoresSarg. Raphael Margarido - Vinhedo (Pinheiros) Sarg. Thiago Gelinski - Gelinski (Campinas) Sarg. Guilherme Brito San-tos (Londrina)CentraisSarg. Vinícius de Siqueira -Vini (Sesi)Sarg. Douglas David AlvesCordeiro (Cruzeiro) Sarg. Rodrigo dos Santos -Jardel (Cimed) Sd. Valdir Gonçalves Júnior -Juninho (Sesi)Sd. Marcos do Nascimento -Silêncio (Pinheiros) Sd. Giovanni das Chagas(Montes Claros)PonteirosTen. André Ritter (BIMtz)Sarg. Thiago Henrique Sens(Campinas)Sarg. Raphael de Oliveira(Halfbank-TUR)Sarg. Renato Russomanodos Santos (Cimed)Sd. Ygor Duarte - Ceará (SãoBernardo)Sd. Paulo Ferreira - Gaúcho(Londrina)Sd. Pablo de Souza Cirquei-ra (Sesi)OpostosSarg. Anderson Rodrigues(Cimed)Sd. Paulo Victor da Silva - PV(Tyrol/AUS) Sd. Alexander Marczewski -Alemão (Montes Claros) LíberosSarg. Lucas Provenzo Joãode Deus - Lukinha (Campi-nas) Sd. Rafael Camargoda Silva - Rafinha (Qatar)

Órgãos de Gustavo Sondermann serão doados

DIVULGAÇÃO

“Interlagoscontinua sendo omais seguro dopaís. Não podemosdemonizar ocircuito. São muitosos fatores quefazem com que umacidente ocorra.”OCTAVIO GUAZZELLI, GESTOR DEINTERLAGOS

“A gente já pedemudanças háalgum tempo.Desde o acidentecom o Rafael[Sperafico], ospilotos da Stockpedem umamudança na Curva do Café.”CACÁ BUENO, PILOTO DA STOCK CAR

Acidente reabre discussão sobre segurança

Page 16: Jornal Metro Rio - Edição de 05/04/2011