jornal impacto 14 de novembro 2014

36
QUINTA-FEIRA • 12 DE JUNHO DE 2014 Pág. 7 C M Y K CMYK www.ginoticias.com.br Edição 2074 • Ano 17 Adamantina - SP • sexta-feira, 14 de novembro de 2014 Em meio à levantamento do numeros de vítimas de acidentes de trânsito em Adamantina, o Corpo de Bombeiros em parceria com a Prefeitura realizará uma campanha no município. De acordo com o 1º Sargento Evandro Nakazima Baldo o cruzamento da avenida Rio Branco com a rua Fioravante Spósito é um dos principais pontos de acidentes com vítimas graves em Adamantina. Pág. 23 Região TCE aprova contas de 2012 do ex-prefeito de Flórida Paulista Pág. 12 Educação Estudantes de direito da FAI conquistam aprovação no Exame da OAB Pág. 9 Polêmica Bispo não define permanência de Pe.Wilson em Adamantina Pág. 7 Região Secretaria de Agricultura realiza troca de óleo de cozinha usado por novo Jurídico desmente boatos sobre atual situação financeira da Prefeitura A secretária de assuntos jurídicos da Prefeitura de Adamantina, Maria Cristina Dias, falou sobre boatos e críticas à atual administração, que segundo ela, tem repercutido de forma negativa aos olhos da população. Pág. 5 Segurança Segurança

Upload: jornal-impacto

Post on 06-Apr-2016

233 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal IMPACTO 14 de novembro 2014

QUINTA-FEIRA • 12 DE JUNHO DE 2014

Pág. 7

C M

Y K

CMYK

www.ginoticias.com.br

Edição 2074 • Ano 17 Adamantina - SP • sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Em meio à levantamento do numeros de vítimas de acidentes de trânsito em Adamantina, o Corpo de Bombeiros em parceria com a Prefeitura realizará uma campanha no município. De acordo com o 1º Sargento Evandro Nakazima Baldo o cruzamento da avenida Rio Branco com a rua Fioravante Spósito é um dos principais pontos de acidentes com vítimas graves em Adamantina.

Pág. 23

RegiãoTCE aprova contas de 2012 do ex-prefeitode Flórida Paulista

Pág. 12

EducaçãoEstudantes de direito da FAI conquistam aprovação no Exame da OAB

Pág. 9

PolêmicaBispo não define permanência de Pe.Wilson em Adamantina

Pág. 7

RegiãoSecretaria de Agricultura realiza troca de óleo de cozinha usado por novo

Jurídico desmente boatos sobre atual situação financeira da PrefeituraA secretária de assuntos jurídicos da Prefeitura de Adamantina, Maria Cristina Dias, falou sobre boatos e críticas à atual administração, que segundo ela, tem repercutido de forma negativa aos olhos da população.

Pág. 5

SegurançaSegurança

Page 2: Jornal IMPACTO 14 de novembro 2014

2 IMPACTO

-

opinião sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Diretor e Jornalista responsávelSérgio Vanderlei - 99739-7000 - MTb - 46.188/SP - [email protected]

Gerente AdministrativoAlessandro dos Santos - 99605-5180 - [email protected]

Departamento Comercial Rogério Grespi - 99736-2449 - [email protected] Romão - 99715-5662 - [email protected]

Departamento Assinaturas/Cobranças

Diego Mateus - 99671-9775 - [email protected]

Diagramação e CriaçãoLucas T. Mazoca - [email protected]

RedaçãoAugusto Santos - [email protected]

Fernanda M. Silva - [email protected]

DistribuiçãoDiego Mateus - 99671-9775 - [email protected]

CirculaçãoAdamantina - Mariápolis - Parapuã - Osvaldo Cruz - Salmourão - Sagres - Inúbia Paulista - Lucélia - Flórida Paulista - Flora

Rica - Irapuru - Pacaembu - Junqueirópolis - Rinópolis e Rubiácea

Tiragem - 4 mil exemplares

Rua Dep. Salles Filho, 117 Centro - Adamantina-SP - CEP 17800-000 Telefone/Fax: (18) 3522-1199 - www.ginoticias.com.br

IMPACTOSilva & Monarin Editora Ltda ME.

CNPJ - 02.463.047/0001-17

Editorial

Foto da semana

Quem está com a razão?Neste momento em

que há um movimento municipalista voltado a buscar alter nativas que minimizem a falta de recursos dos municí-pios, o que inclui Ada-m a n t i n a , d e u m l a d o está a Administração, que afirma que apesar da crise há empenho e dinheiro em caixa para continuar com os servi-ços públicos já existen-te . Do outro lado, está uma fatia da população e digamos os oposicio-

nistas, que atribuem à crise a incompetência.

N e s t e m o m e n t o e m que todos são afetados de alguma forma, uma per-gunta fica no ar: Quem está com a razão? Po-rém, há de se fazer uma reflexão e questionar se é esta a pergunta que realmente deve ser feita.

O momento é de pre-ocupação, pois há uma estagnação financeira e econômica, que afe -t a t o d o s o s s e t o r e s e se guimentos da muni-

cipalidade e mediante aos fatos, não há espa-ços para discutir quem está certo ou errado. O momento deveria ser de cooperação e a pergun-ta a ser feita é: o que e como fazer?

O significado desta pergunta não está so-mente no que ela signi-fica de fato, está tam-bém na possibilidade de não atribuir responsa-bilidades para apenas um dos lados, mais sim de todos os outros.

E u e r a p e q u e n o e logo pela manhã ao sair de casa para ir para escola,ouvia ao longe o barulho dos trilhos da ferrovia amarrotados de vagões;muitos deles car-regados com café, arroz, feijão, algodão ou com-pessoas que utilizavam como meio de transporte. Pensava eu que algumdia poderia utilizar desde mesmo serviço. Hoje te-mos apenas uma ououtra

Templo do Ecumenismo Divino

Você é favorável a redução do horário de atendimento na Prefeitura para conter gastos?

Com o que pretende gastar seu 13º salário?

SimNão

IndiferenteDepende de quanto se economizará

Irei poupar (48%)Pagamento de contas (46%)

Viagem (4%)Presentes (2%)

Enquete da semana

Dê a sua opinião no portal

Equipe do Corpo de Bombeiros em local que mais tem acidentes de trânsito em Adamantina o cruzamento da avenida Rio Branco com a rua Fioravante Spósito

Nossa Missão“Informar, defender os interesses coletivos, promover a discussão de

idéias e estimular a prática da democracia.”

Saudade x calor

Resultado Anterior

ÉvertonPiardi - Economista

rodovia recém “concer-tada”, os trilhos viraram cemitérios desaudades e o transporte aéreo ainda engatinha a passos lentos por aqui.

Te n h o m e d o, p o i s, o que aconteceu com o transporte na re gião, podeacontecer com a energia elétrica, com as telecomunicações, com osaneamento básico, com a falta de água; problema já enfrentado noesta-do de São Paulo. O que chama a atenção, é que somente agora osgover-nos estaduais e federais se reuniram para tomar as devidasprovidências; algo em torno de uns 3 bilhões de reais resolva. Muitopouco perto dos 120 bilhões investidos em infraestrutura no Brasil.

Diante destes peque-nos problemas, dois fa-

tos gostariam de desta-car. Oprimeiro aconte-ceu quando estava utili-zando a rodovia SP-294 e na minhafrente estava circulando um caminhão cheio de grãos. O fato a serobservado é a quan-tidade de grãos que es-tavam caindo para fora docaminhão, ficando per-dido por toda rodovia até o final de seu destino.

E quem pag ará por isso? O produtor? Moto-rista? O comprador;? O segundo ponto a destacar foi uma reportagem que v i n a t e l ev i s ã o, o n d e asíndica do condomínio tinha proibido as crian-ças de utilizar apiscina só porque a cidade onde ela e as crianças moram está passandopelo pro-blema de abastecimento de água. Problema essa mulher iria terse eu mo-rasse nesse condomínio.

Vem o tempo em que to-dos compreenderemosa im-portância da prática de um frutuoso e fraterno inter--relacionamento espiritual, social, religioso, político, científico, filosófico, espor-tivo etc. É uma questão de estratégia de sobrevivên-cia, que tem na Economia da Solidariedade Humana indispensável alicerce. In-sisto nesse caminho desde a década de 1980, quando defendi essa tese na “Folha de S.Paulo”. É solução com-patível com a Humanidade que precisa ter humanidade com ela mesma.

Para sairmos vitoriosos, considero muito útil ou-virmos, em nossas Almas, a Inspiração de Deus ou — para os que ainda não descobriram o Pai Celestial — dar atenção ao bom senso da Paz. Aliás, de forma ins-tintiva, as criaturas sempre procuram como parâmetro uma Experiência Superior.

Visando atender igual-mente a esse anseio, fun-

Fernanda Silva

José de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor.

[email protected]

dei em Brasília, no dia 21/10/1989, o Templo da Boa Vontade (TBV). Em “ Re f l e x õ e s d a A l m a ” (2003), destaquei quatro pilares que regem nos-sas ações:Ecumenismo Irrestrito,Ecumenismo To-tal, Ecumenismo dos Cora-ções e Ecumenismo Divino.

Apresento hoje a vocês o que fundamenta o TBV na sua expressão de Templo do Ecumenismo Divino. Trata--se do contato socioespiri-tual entrea criatura e seu Criador. (...) Portanto,falo da universalização do ser hu-manoque se integra na sua origem divina,tornando-se o Homem-Vertical, querdi-zer, o Homem-Espiritual, ou mais: oHomem-Espírito. É o fim do império damatéria, pela pura e simples compre-ensãode que ela não existe (porquanto o próprioátomo é cheio de espaços vagos). Daíeu já ter afirmado que matéria tambémé Espírito.

No próximo sábado, 8/11, a partir das 15horas, celebraremos o Jubileu de Prata do TBV, na Praça Alziro Zarur (em frente ao Templo). Estão todos cor-dialmente convidados.

APARECIDA LIBERATOHá poucos dias, no Con-

junto Educacional Boa Vontade, em São Paulo/SP, nossa amiga Aparecida Liberato, numeróloga e escritora, comentou sobre sua visita ao Templo da Paz e seus 25 anos: “Foi dos mo-

mentos mais incríveis que passei. Um Templo que tem toda uma história e uma ligação com números. É um lugar que recebe a todos. Lembro-me de que estava fazendo o caminho da Es-piral e o quanto consegui retroceder no meu passado e pensar em mim mesma, me destituir de tudo que não era bom para mim. Quando terminei, estava tão leve e inspirada! Meus parabéns para o Templo, para o Paiva Netto e para essa gente maravilhosa que está no mundo inteiro e que comunga nesse valor de fraternidade!”.

GUGAConsiderado o maior

tenista da história do Bra-sil, o entusiasta Gustavo Kuerten, o querido Guga, lançou recentemente a obra “Guga – um brasileiro”, em que nos conta sua trajetória de vida desde a infância. Além de ter sido um feste-jado campeão em quadra, é um vencedor de obstáculos. Fiquei feliz ao receber seu livro autografado: “Ao José de Paiva Netto, um abraço carinhoso”. Quando me dirigiu suas fraternas pala-vras, relatou: “Tenho fortes lembranças da LBV, pois desde pequeno já acompa-nhava seus programas pela televisão”.

Ao Guga, o agradeci-mento e o afetuoso abra-ço dos legionários da Boa Vontade.

Page 3: Jornal IMPACTO 14 de novembro 2014

3IMPACTO sexta-feira, 14 de novembro de 2014 informe

Page 4: Jornal IMPACTO 14 de novembro 2014

4 IMPACTOgeral sexta-feira, 14 de novembro de 2014

C M

Y K

CMYK

Sorriso do Bem tem representante de Adamantina

Projeto

A dentista adamantinense Cinthia Eloá Quinto Mar-tins representou a cidade em evento de premiação da maior rede de voluntariado do mun-do. Promovido pela Turma do Bem (TdB), o Sorriso do Bem foi realizado na capital paulista e reuniu cerca de 400 profissionais da América Latina e Portugal.

A TdB é uma OSCIP (Or-ganização da Sociedade Civil de Interesse Público), funda-da em 2002, que visa mudan-ças de percepção da sociedade sobre a saúde bucal e da classe odontológica quanto ao im-pacto socioambiental de suas atividades.

Conselheiros, diretores, CAASPe presidentes de subseções debateram sobre temas de interesse da classe e da sociedade

Drª Cinthia Eloá e estudante da FAI Luan Rosseto durante evento Sorriso do Bem

Ecosport Freestyle 1.6 completa – controle de som no volante (prata primavera

Fiesta Hatch Prata 2001 1.00 completo

Fox Trend Prata 2011 1.6 completo

Astra Advantage preto 2008 completo

Fiesta Hatch 2008, 1.6 – completo preto Corsa Spirit cinza 2003 Ar, vidro elétrico,

Av. Marechal Castelo Branco, 585 - VI. Jamil de Lima - Adamantina- SP

Presidente da OAB de Adamantina participa de evento da ordem em Atibaia

O presidente da OAB (Or-dem dos Advogados do Brasil) de Adamantina, Igor Terraz Pinto e o conselheiro estadual da OAB-SP, Sidnei Alzidio Pinto, reuniram-se com lide-ranças da ordem na semana passada em Atibaia, para o 36º Colégio de Presidentes de Subseções da OAB-SP.

O encontro teve como tema “A advocacia propulsora dos avanços democráticos e os 20 anos do Estatuto da OAB”.

Representantes das 229 subseções da ordem no Es-tado e os mais de 350 mil advogados paulistas foram representados por cerca de mil dirigentes. A solenidade de abertura contou com a presença da secretária de justiça do Estado, Eloisa de Sousa Arruda e do presidente do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinícius Furtado Coelho.

Durante quatro dias, con-selheiros, diretores, CAASP (Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo) e presidentes de subseções debateram sobre inúmeros temas do interesse da classe e da sociedade.

Na sessão de encerra-mento, foi lida a “Carta de Atibaia”, que reflete posicio-namentos sobre os assuntos mais relevantes discutidos durante o encontro,com des-taque para o engajamento da OAB por uma ampla e imedia-ta reforma política no país; a

defesa do Exame de Ordem e das eleições diretas para a presidência do Conselho Federal da OAB; incentivo à participação da mulher e do jovem advogado na política interna e externa da Ordem e a luta contra a PEC (Proposta de Emenda Constitucional)das defensorias e o Projeto que cria o paralegal(bacharel em Direito sem aprovação no Exame da OAB que poderia exercer algumas atividades num escritório de advocacia).

A Carta também traz um protesto contra limitações à impetração do habeas corpus e a luta pela criminalização das prerrogativas profissio-nais do advogado, fundamen-tais para o exercício de uma advocacia independente de pressões ou ingerências de qualquer natureza.

Pugnar pela duração ra-zoável do processo e fortale-cer e ampliar o projeto OAB--Concilia foram outras duas

preocupações da Carta de Atibaia, diante do volume de 100 milhões de processos em tramitação no Judiciário nacional, sendo 25 milhões ações de São Paulo, volume que compromete o direito à razoável duração do processo e cria dificuldades à prestação jurisdicional; o que evidencia a necessidade de buscar solu-ções alternativas de conflitos, como o projeto OAB-Concilia, que tem obtido 80% de su-cesso nas subseções onde foi instalado.

O presidente da OAB de Adamantina, Igor Terraz Pinto, frisou a importância do evento, especialmente por fomentar o debate e a troca de experiências sobre os mais variados assuntos do interesse da advocacia e da comuni-dade, como por exemplo a necessidade de uma reforma política, que constitui tema de consenso na sociedade brasi-leira. Assessoria de Imprensa

O TdB mantém o Projeto Dentista do Bem, que conta com o trabalho voluntário de cirurgiões-dentistas que atendem a crianças e ado-lescentes de baixa renda, proporcionando-lhes trata-mento odontológico gratuito. A seleção dos pacientes ocor-re por grau de necessidade. A triagem é feita em escolas públicas ou organizações sociais, entre pessoas de 11 a 17 anos, levando-se em con-sideração problemas bucais mais graves, os mais pobres e mais velhos.

O tratamento, feito no con-sultório do próprio dentista voluntário, é de caráter cura-

tivo, preventivo e educativo. Todos os anos, a TdB rea-

liza a premiação Sorriso Do Bem e pela 6º vez a dentista voluntária e coordenadora regional Dra. Cinthia Eloá de S. Quinto Martins, represen-tou Adamantina; escolhida novamente como embaixa-dora da TdB.

Segundo Cinthia “para que o projeto Dentista do Bem cresça e alcance mais jovens, é importante ampliar a rede”, destacou.

Ela explica que dentistas que queiram atender pacien-tes do projeto, devem entrar em contato. GiNotícias

Page 5: Jornal IMPACTO 14 de novembro 2014

5IMPACTO sexta-feira, 14 de novembro de 2014 informeC

M Y

K

CMYK

Bombeiros realizam avaliação de principais pontos de acidentes em Adamantina

André Claudino sofreu acidente de moto em maio de 2013

C M

Y K

CMYK

Diminuição de vítimas de trânsito será tema de campanha do Corpo de Bombeiros e Prefeitura

FERNANDA SILVA

Grupo IMPACTO

Desde o início do se-mestre o Corpo de Bom-beiros realiza um levan-tamento para apurar o número de vít imas de acidentes de trânsito em Adamantina a fim de di-minuir os índices.

De acordo com o 1 º Sarg ento do Cor po de B o m b e i r o s , E v a n d r o Nakazima Baldo, um dos principais pontos de aci-dentes em Adamantina é o cruzamento da avenida Rio Branco com a rua Fio-ravante Spósito. Dando sequencia a este levanta-mento, nesta semana foi realizado um encontro em que foram discutidas

ações para conscientizar a população em relação aos danos causados pelos acidentes de trânsito. “A nossa missão é garantir a segurança da população, ainda estamos em fase de apuração de dados, mas o que já percebemos é o alto número de jovens motoci-clistas que em lesões sim-ples ficam no mínimo 60 dias afastados do serviço e com isso gera uma sé-rie de conseqüências so-ciais”, afirma Nakazima.

Já o soldado Carlos Eduardo Ebiling afirma que diminuindo o número de vítimas outros setores também são beneficiados. “Será uma consequência, pois o déficit dará espaço para que outros tipos de

atendimentos emergên-cias sejam priorizados”.

A Campanha será rea-lizada dia 22 na avenida Rio Branco e mostrará aos adamantinenses e toda região a importân-cia de dirigir, trafegar e caminhar consciente, evitando acidentes.

“São vidas que estão em jogo, atualmente mui-tos jovens ficam afasta-dos do emprego por con-ta de invalidez causada em acidentes e com isso perdem diversas oportu-nidades de crescimento”, declara Ebeling.

C a s o s c o m o o d o adamantinense André Claudino, de 21 anos, são exemplos de que aci-dentes de trânsito podem

gerar conseqüências gra-víssimas pelo resto da vida.

André sofreu acidente de moto enquanto voltava do trabalho em Lucélia em maio de 2013. “Fiquei internado por 20 dias e sofri uma lesão no nervo gravíssima no braço cha-mada de plexio braquial que é o rompimento do tendão e fez com que eu perdesse os movimentos do braço”, declara.

O jovem faz tratamen-to em São Paulo e já pas-sou por uma cirurgia em janeiro deste ano, agora realiza o processo de re-

cuperação que segundo ele dura até dois anos, porém o movimento não voltará a ser 100%. Até o fim da recuperação An-dré permanecerá afasta-do do serviço e deixa uma mensagem a todos sobre a importância da cons-cientização no trânsito. “Foi um g rande susto, mas, Graças a Deus nun-ca tirei o sorriso do rosto e deixo o meu exemplo para que todos tenham mais cuidado pois o bem mais precioso que temos é a vida”.

Page 6: Jornal IMPACTO 14 de novembro 2014

6 IMPACTOgeral sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Page 7: Jornal IMPACTO 14 de novembro 2014

7IMPACTO sexta-feira, 14 de novembro de 2014 geral

Maria Cristina Dias: “A Prefeitura não está quebrada”

Objetivo Fim de ano

Sobre a Prefeitura estar quebrada, Maria Cristina Dias afirma que não passam de boatos

Chegada do Papai Noel deve trazer público de toda a região para Adamantina

AUGUSTO SANTOSGrupo IMPACTO

Na tarde da última quartafei-ra (12), a secretária de assuntos jurídicos da Prefeitura de Ada-mantina, Maria Cristina Dias, recebeu o IMPACTO para falar com exclusividade sobre boatos e críticas à atual administração, que segundo ela tem repercutido de forma negativa aos olhos da população, que tem manifestado preocupação quanto à saúde fi-nanceira e econômica do Execu-tivo. Cristina posicionou-se em relação aos rumores e afirmou que não há motivos para preo-cupação.

Tendo em mãos um relató-rio contendo estatísticas sobre os repasses do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), a arrecadação de tributos por meio do ICMS (Imposto sobre Opera-ções relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Inte-restadual e Intermunicipal e de Comunicação) e IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), tendo o período de 2003 a 2013, a secretária explicou como ocorreu a evolução dos recursos municipais nos 10 anos anteriores a 2014.

O relatórioSegundo o relatório apresen-

tado, os recursos financeiros da Prefeitura cresceram consecu-tivamente durante o período. Em 2003, somente o repasse de FPM foi de mais de R$ 5,5 mi. Desde então, nos anos seguintes, aumentou ano-a-ano. Exceto em 2009, quando o valor do repasse apresentou um recuo de consi-deráveis 5,59%, totalizando um repasse menor que 2010. Depois disso, os repasses do Fundo vol-taram a crescer, até que em 2013 ultrapassaram os R$ 17,7 mi. Porém o documento deixa claro que durante o período houve os-cilações no índice que “mede” a variação a cada ano, fazendo com que o aumento dos repasses ficas-se menor anualmente, inclusive bem abaixo do Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M). Para se entender melhor, daremos as

Secretaria de Agricultura realiza troca de óleo de cozinha usado por novo

Chegada do Papai Noel e inauguração da decoração natalina acontecem dia 30

GiNoticias

estatísticas do ano de 2013. No ano passado, os repasses foram de R$ 17.740.323,53, um aumento de 2,73% em relação ao ano de 2012. Ao mesmo tempo, o IGP-M ficou em 5,52%, portando acima da variação, gerando um déficit de aumento real de -2,79% dos repasses. O que em termos eco-nômicos significa uma retração nos índices de crescimento do FPM, que segundo o relatório foi menor que 2012.

Quanto aos repasses de ICMS e IPVA, algumas oscilações ocor-reram de 2003 a 2013, porém, no último ano, o índice de aumento para os dois impostos ficou acima do IGP- M, o que de fato deveria ser considerado algo positivo, se não fosse o fato de apresentar uma pequena variação para cima, com percentuais menores que 1,5%, portanto, irrisórios.

Cabe ressaltar que o relatório considera a variação da inflação, que no período de 10 anos foi de 52,16%.

“Os recursos disponíveis são suficientes para custear os serviços já existentes”

Maria Cristina explica que a dificuldade financeira da Prefei-tura está em não conseguir con-solidar projetos em andamento e outros em fase de planejamento em virtude da falta de recursos, a exemplo de obras e melhorias que estão paralisadas. Porém, destacou que a administração não precisou paralisar os servi-ços públicos para conter gastos. Cristina destacou que os serviços básicos (saúde, educação, limpeza urbana, etc.) estão garantidos e dispõe de dinheiro para continu-ar custeando os mesmos.

“A crise existe sim, mas ela é nacional, e a Prefeitura não está quebrada como alguns andam afirmando por aí. Os recursos disponíveis são suficientes para custear os serviços já existentes, porém, não é possível neste mo-mento assumir novos compromis-

sos de ordem financeira”, disse Cristina.

A secretária ainda falou que Adamantina tem se destacado em relação a outros municípios da região por não adotar medidas de austeridade.

“Este momento pelo qual passamos não é uma realidade exclusiva de Adamantina, ou-tras cidades, pelo País, também sofrem com a dificuldade de falta de recursos. Na nossa região algumas Prefeituras adotaram expediente reduzido para evitar gastos maiores”, declarou.

Sobre o temor do funcionalis-mo quanto à estabilidade dos car-gos efetivos na Prefeitura, Maria Cristina declarou que nenhum dos funcionários municipais corre o risco de perdê-los.

“De fato não é possível reali-zar novas contratações, porém, os servidores que hoje fazem parte do quadro da municipali-dade não precisam temer pelos seus empregos, pois os recursos existentes garantem ao funcio-nalismo sua permanência nos mais diversos cargos e divisões da administração”, ressaltou.

A secretária ainda enfatizou que não há servidores com salá-rios atrasados e demais benefí-cios têm sido pagos em dia.

Quando questionada sobre novos projetos para Adamantina, a secretária admitiu que não há condições de serem executados com recursos próprios do Execu-tivo, mais ressaltou que existem outras alternativas.

“Estamos buscando recursos por meio de projetos nos governos Federal e Estadual, além de emen-das parlamentares, que acredita-mos entre curto e médio prazo, estarão a disposição do município para que possamos concluir e iniciar novos projetos”, explicou.

“O que ocorre é um problema originado em outros tempos”

Sobre as várias críticas,

Maria Cristina defendeu que há pontos de vista precipita-dos e desconhecimento sobre economia.

“A crise existe. Há um ar-rocho financeiro que não é negado de forma alguma pela administração. Há quem diga que a falta de recursos é por in-competência, o que de fato não condiz com a verdade. O que ocorre é um problema origina-do em outros tempos, que teve a sua fase crítica desencadeada neste momento”, esclareceu.

“Existe total empenho, seriedade e respeito para com os problemas de Adamantina”

Os rumores sobre a real situação financeira da Prefei-tura ultrapassou os limites do Paço Municipal, e tem domi-

Prefeitura de Adamantina através da Secretaria de Agri-cultura, Abastecimento e Meio Ambienta realiza troca de óleo utilizado na cozinha por um litro de óleo novo. Para isso é preciso armazenar 4 litros de óleo usados em garrafas pets e levar nos pos-tos autorizados para troca.

O óleo de cozinha em pequena ou grande quantidade é hoje um ingrediente indispensável em nosso cardápio e o manuseio desse produto é feito, muitas vezes, de forma incorreta. Jogar o óleo fora de maneira indevida pode trazer irreversíveis danos

A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Cultu-ra e Turismo, realiza no domingo (30 de novembro) o evento de maior expectativa do ano – a tra-dicional Chegada do Papai Noel.

O bom velhinho, que tradicio-nalmente chega na Cidade Joia das mais diferentes maneiras, deverá surpreender novamente este ano. Depois de chegar em uma singela carroça e sair de camaro ama-relo no ano passado, na Estação Recreio, este ano ele chegará em outro local – nas proximidades da Praça ÉlioMicheloni. O evento está marcado para às 20h.

O evento inaugurará oficial-mente a decoração natalina de toda a cidade. Neste ano, o Fundo Social de Solidariedade também apresentará novidades. As prin-cipais avenidas da cidade – Rio Branco e Capitão José Antonio

nado rodas de discussão pelas ruas da cidade.

“Esta administração tem o compromisso de honrar os im-postos dos contribuintes, que podem estar certos e seguros que estamos fazendo um traba-lho transparente e com respon-sabilidade. Apesar do momento que estamos passando, existe total empenho, seriedade e res-peito para com os problemas de Adamantina, que sabemos que não são poucos”, disse.

Sobre o que a população deve supor e esperar para o futuro, a secretária explica que tudo tem sido feito para sanar os problemas de ordem financeira e retomar o ritmo de desenvolvimento.

“A prefeitura não está que-b r a d a . E s t a m o s h o n r a n d o com sufoco, o que é nor mal em tempos de diminuição de recursos, os compromissos assumidos e planejando para superar mos este momento. A população deve manter a confiança e, sobretudo estar ciente de que os serviços pú-blicos continuarão a atender as demandas”, finalizou.

ao meio ambiente.Pesquisas mostram que um

litro de óleo de cozinha pode chegar a poluir até um milhão de litros de água. Por isso fique atento, não descarte o óleo usado na pia da cozinha, junte 4 litros de óleo usado e troque por 1 litro de óleo novo nos seguintes locais:

• IAMA – Rua Paraíba, 269 – jd. Brasil

• LAR CRISTÃO – Rua Arno Kiefer, 507 – Vila Cicma

• SAAMA – Rua Valter Mene-guim, 100 – Vila Jardim (Polies-portivo)

Assessoria de Imprensa

de Oliveira – receberão novas peças de decoração, todas feitas de ferro e luzes, estrutura seme-lhante a utilizada nas avenidas de Gramado – cidade referência na decoração de Natal.

A expectativa também é com relação a Praça ÉlioMicheloni e a Casa do Papai Noel, que também será aberta logo após a Chegada do Papai Noel.

Assessoria de Imprensa

Page 8: Jornal IMPACTO 14 de novembro 2014

8 social sexta-feira, 14 de novembro de 2014 IMPACTOC

M Y

K

CMYK

O casal Zeferino Menini e Aracy

Os noivos Maria Angelica e Antônio dizeram ''sim'' no último sábado (8). Felicidades!

Intercambiário do Rotary de Adamantina, Matheus Cunha Ferreira Castro Tolentino, foi empossado como presidente do Interact Club da Escola Kerman High School nos Estados Unidos. Parabéns!

Esbanjando charme e alegria as amigas Cláudia Minutti e Sueli Barbieri

A profissional na área de cabelos Solange Barrem "Sol"comemorou idade nova nesta quinta-feira (12). Sucesso !

Mauro Foto

Page 9: Jornal IMPACTO 14 de novembro 2014

IMPACTO

C M

Y K

CMYK

O paróco desconhece qualquer decisão tomada pelo bispo

Adamantina-SP - sexta-feira, 14 de novembro de 2014 •

Bispo não define permanência de Pe.Wilson em Adamantina

AUGUSTO SANTOSGrupo IMPACTO

Na última terça-feira (11), a portas fechadas, o Bispo de Marilia Dom Luiz Antônio Cipolini, reuniu-se com o Conselho Diocesano no Insti-tuto Pastoral de Adamantina (IPA) para debater sobre o assunto que tem dominado as rodas de discussões, princi-palmente entre fiéis católicos. Trata-se sobre a permanência do Padre Wilson Luís Ramos á frente da Paróquia Santo Antônio.

Uma decisão por parte de Dom Cipolini sobre o futuro de Padre Wilson tem sido aguardada com apreensão pe-los católicos adamantinenses, tanto aqueles que são favorá-

veis, como os que são contra a permanência do sacerdote.

Apesar do encontro nesta semana, que não contou com a presença do padre, ainda não é conhecida decisão al-guma sobre o tema.

Vale ressaltar que Padre Wilson em ocasiões anterio-res, inclusive em entrevis-tas ao IMPACTO e demais veículos da imprensa local, manifestou sua vontade de permanecer à frente da paró-quia, sendo inclusive apoiado por parte dos fiéis, que no mês passado foram ouvidos pelo Conselho Diocesano, vi-sando que a Cúria de Marília representada na pessoa de Dom Cipolini em base a uma decisão, que ainda não se sabe se já está tomada.

Na manhã da última quar-ta-feira (12), um dia após a reunião do Conselho Dioce-sano, o IMPACTO procurou Padre Wilson para se pro-nunciar sobre o assunto e ele informou que desconhece qualquer decisão tomada pelo bispo e que também aguarda o pronunciamento de Dom Cipolini.

O padre declarou que uma nova reunião está agendada para ocorrer na próxima quarta-feira (19), porém não soube informar se na ocasião será anunciada a decisão do bispo sobre o seu futuro.Padre Wilson não deu mais detalhes do assunto.

O IMPACTO entrou em contato com o Padre José Orandi da Silva, da Paróquia

Sagrada Família,em Lucélia, que é membro do Conselho Diocesano para comentar o caso, porém informou que somente Padre Wilson poderia falar sobre o assunto.

Ainda, a reportagem ten-tou falar com Dom Luiz An-tônio, que não foi encontrado para se pronunciar e até o fechamento desta edição não obtivemos retorno.

Diante dos fatos, a conclu-são que se pode chegar é de que a comunidade católica em Adamantina terá que aguardar por mais um tempo o desfecho desta história.

cotidiano

Page 10: Jornal IMPACTO 14 de novembro 2014

10 IMPACTOcotidiano sexta-feira, 14 de novembro de 2014

C M

Y K

CMYK

Page 11: Jornal IMPACTO 14 de novembro 2014

11IMPACTO sexta-feira, 14 de novembro de 2014 cotidianoC

M Y

K

CMYK

Page 12: Jornal IMPACTO 14 de novembro 2014

12 IMPACTOcotidiano sexta-feira, 14 de novembro de 2014

C M

Y K

CMYK

C M

Y K

CMYK

Estudantes de direito da FAI conquistam aprovação no Exame de Ordem

PRISCILA CALDEIRAEspecial para o IMPACTO

Uma somatória de fa-tores: dedicação indivi-dual, esforço coletivo dos professores e educação de qualidade culminaram na aprovação de dez alunos de Direito das Faculdades Adamantinenses Integra-das (FAI) no XIII e XIV Exame de Ordem Unifi-cado.

O exame, aplicado pelo Conselho Federal da Or-dem dos Advogados do Brasil (OAB), é requisito necessário para a inscri-ção nos quadros da OAB como advogado.

Os alunos do 10º termo André Florindo, Camila Zerbini, Leandro Mota, Leonardo Fredi, Lorena Sartorato, Lucas Bonora, Maiara Coleto, Marcos Zanata, MaylaFurlaneti e Rafael Alexandre recebe-rão a carteira para advo-

gar após a colação de grau.De acordo com a coor-

denadora do curso, pro-fessora Mariângela Ber-gamini de Castro, tem aumentado o número de concluintes que são apro-vados no Exame.

“Neste ano 90% dos alu-nos que obtiveram aprova-ção na 1ª fase dos exames, também obtiveram suces-so na 2ª fase, logrando a tão almejada aprovação. É mais uma prova que há uma grande preocupação da Instituição em investir na qualidade de ensino”, ressalta.

A coordenadora desta-ca especialmente o esforço de cada aluno aos estudos respaldado pela infraes-trutura da FAI, por meio do acervo atualizado da Biblioteca, a prática pro-porcionada pelo Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), o atendimento na Unidade Avançada de Atendimento

Judiciário (UAAJ) e a pes-quisa através do Centro de Estudos, Pesquisas e Ati-vidades Complementares (CEPAC).

O diretor geral da FAI, professor Dr. Márcio Car-dim, afirma que toda a infraestrutura destinada pela instituição para o curso de Direito será am-pliada.

“Essas aprovações re-velam o trabalho que o corpo docente vem de-senvolvendo nas discipli-nas e o comprometimento dos alunos perante toda a parte acadêmica: au-las, estágios e Trabalho de Conclusão de Curso. Toda a infraestrutura será ampliada por meio de con-vênio com o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo para a implantação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC)”, finaliza.

Coordenadora do curso, profª Mariângela, comemora aprovação dos alunos Marcos Zanata, André Florindo, Leandro Mota, Mayla Furlaneti, Lucas Bonora, Maiara Coleto, Camila Zerbini,

Leonardo Fredi, Lorena Sartorato, e Rafael Alexandre

Daniel Torres

Page 13: Jornal IMPACTO 14 de novembro 2014

C M

Y K

CMYK

C M

Y K

CMYK

Marco Túlio e Adriano ganham destaque no mundo sertanejo

FERNANDA SILVAGrupo IMPACTO

Quem já ouviu o hit “Bi-gode no Decote”, sucesso nas noites de baladas adamanti-nenses, sabe que quando se fala em Marco Túlio e Adriano é impossivel ficar parado.

A dupla lota casas de shows em Adamantina e região e se destaca no mundo sertanejo. Nascidos em Valparaiso, a dupla é formada por dois ir-mãos que iniciaram a carreira em 2011, em Três Lagoas/MS, após apresentações em bares renderem elogios do público.

Quando então encon-traram o atual empresário Willian Colotonio que acre-ditou no sonho dos irmãos e começou a produzir e vender os shows da dupla para várias cidades do interior de São

Paulo.De acordo com eles, a

missão de Marco Túlio e Adriano é “levar, através da música, muita emoção e alegria à vida das pessoas”.

A dupla ganhou destaque em apresentações feitas em Adamantina por isso têm um grande carinho pela cidade. “Foi em Adamantina que gra-vamos e lançamos os nossos primeiros clipes. Costumamos dizer e reconhecer por onde passamos que, Adamantina e região acolheram Marco Túlio e Adriano, e estão sendo, de alguma forma, responsáveis pelo sucesso que a dupla vive neste momento”, destacam.

Entre os principais hits da dupla está “Bigode No De-cote”, “Ei Gatinha” e “Fiquei Só”. O projeto da dupla agora é poder voar ainda mais alto,

Adamantina-SP - sexta-feira, 14 de novembro de 2014 • www.ginoticias.com.br

IMPACTO

recentemente firmaram uma grande parceria com a empresa TOP Music-BR, dos compositores adaman-tinenses Tiago Marcelo e Diego Kraemer e em breve lançarão o mais novo hit que pretende “grudar na cabeça” do público, denomi-nado “Pisa que ela gruda”.

“Aos poucos estamos ganhando espaço em um universo muito disputado e isso nos deixa muito feliz, o reconhecimento do públi-co com o nosso trabalho é imenso e só temos a agrade-cer a cada um que nos pre-sencia nos shows realizados em Adamantina e região. Garantimos que vamos bus-car cada vez mais retribuir este carinho com shows que ficarão na memória de cada um”, finalizam.

Page 14: Jornal IMPACTO 14 de novembro 2014

14 IMPACTOcaderno2 sexta-feira, 24 de setembro de 2014

Gelare completa um mês de inauguração

Festa do Branco será amanhã

Sorveteria Gelare- mais uma opção em Adamantina

AUGUSTO SANTOSGrupo IMPACTO

Nestes dias em que somos afeta-dos pela onda de calor que está esta-cionada sobre a região, procuramos formas de minimizar os efeitos das altas temperaturas, que são sentidas de várias formas pelo nosso corpo.

Uma alternativa, talvez a mais utilizada é o consumo de produtos gelados: um refrigerante, um suco, em alguns casos até mesmo uma cervejinha ou chopinho, porém, um produto é imbatível quando se trata de aliviar o calor, são os sorvestes, sejam eles na forma de picolés ou massas.

Em Adamantina, a Gelare Sorve-tes Finos é o lugar certo para quem busca alivio e sabores. A sorveteria completou um mês de inaugura-ção na última segunda-feira (10) e durante o período conquistou uma clientela bastante fiel, uma vez que o que pode ser considerado a boutique dos sorvetes oferece uma variedade de sorvestes gourmet, com ingredientes refinados vindos direto da Itália.

A Gelare se destaca de outros estabelecimentos do mesmo segui-mento por oferecer produtos com sabores intensos e de alta qualida-de, aliando o que há de melhor em sorvetes.

Ainda, a sorveteria mantém um ambiente agradável, bastante convidativo e com climatização,

Como no ano passado, desde que foi anunciada há cerca de três meses, a edição 2014 da Festa do Branco que ocorre tradicional-mente no Bar do Diogo, é aguar-dada com grande expectativa por aqueles que adquiriram convites já nos lotes iniciais de venda.

O evento se destaca pelo estilo musical eletrônico, que neste ano fica por conta do DJ Luciano Costa e a vocal Thalita Dias, que juntos desenvolvem o Projeto Live2 Life, que transita desde os sons mais relaxantes aos frenéti-cos, com apelo de sensualidade e

Cinema

Balada

Cine HOS: telona exibe filmes sobre Tim Maia e Drácula

Sessão das 19h - Baseado na obra literária "Vale Tudo - O Som e a Fúria de Tim Maia", a biogra-fia do cantor Tim Maia chega às telonas e percorre cinquenta anos na vida do artista, partindo desde a sua infância no Rio de Janeiro até a sua morte, aos 55 anos de idade, incluindo a passagem pelos Estados Unidos, onde o cantor descobre novos estilos musicais e é preso por roubo e posse de drogas. O filme do diretor Mauro Lima, trás no elenco atores da nova geração: Cauã Reymond, Alinne Moraes, Nando Cunha, Laila Zaid, Robson Nunes, Babu Santana, entre outros.

Sessão das 21h30 –Os habi-tantes da Transilvânia sempre foram inimigos dos turcos, com quem tiveram batalhas épicas. Para evitar que sua população fosse massacrada, o rei local acei-tou entregar aos turcos centenas de crianças. Entre elas estava seu

próprio filho, VladTepes (Luke Evans), que aprendeu com os tur-cos a arte de guerrear. Logo Vlad ganhou fama pela ferocidade nas batalhas e também por empalar os derrotados. De volta à Transil-vânia, onde é nomeado príncipe, ele governa em paz por 10 anos. Só que o rei Mehmed (Dominic Cooper) mais uma vez exige que 100 crianças sejam entregues aos turcos. Vlad se recusa e, com isso, inicia uma nova guerra. Para vencê-la, ele recorre a um ser das trevas (Charles Dance) que vive pela região. Após beber o sangue dele, Vlad se torna um vampiro e ganha poderes sobrehumanos.

Ingressos – As entradas do Cine HOS estão com os seguintes valores: inteira, R$ 18, meia R$ 9 e associados HOS/Fisk, R$ 8.

O cinema fica localizado na rua Ademar de Barros, 276. Mais informações pelo telefone (18) 3522-3383.

Divulgação

Divulgação

Augusto Santos

Festa do Branco ocorre neste sábado (15) no Bar do Diogo

perfeito para rebater o calor de que tanto procuramos fugir.

Segundo a proprietária da fran-quia adamantinense, Camila Szpin, “além de sorvetes, oferecemos outras alternativas: são sundaes, milk--shakes, café expresso, cappuccino, açaí, entre outros”, destacou.

A Gelare Sorvestes Finos está localizada na alameda Fernão Dias, 531 – Centro. Informações podem ser

obtidas pelo telefone (18) 3521-2255. O horário de funcionamento são os seguintes: de terça à quintas-feiras, das 13h às 22h e de sextas-feiras à domingos, das 13h às 23h.

Camila informou que durante dezembro, último mês do ano, a loja permanecerá aberta as segundas--feiras, em virtude do movimento esperado no comércio com a proxi-midade do Natal.

vertentes do Electro e do Soul.O evento ainda trás outro

projeto de música eletrônica, o “Overload – Energia Positiva”, com os DJs Guilherme Neves e Lucas Rocha.

Segundo o organizador da Festa do Branco, Lucas Garcia, inicialmente, os portões para o evento estão programados para serem abertos às 22h, porém pode sofrer mudança de horário conforme os fatores climáticos.

Os ingressos do 1º e 2º lotes já estão esgotados. Na segun-da-feira (10), Lucas disse que

acreditava que no dia de hoje (14), véspera do dia da festa, os ingressos do 3º lote também já estariam esgotados, porém ressaltou que as pessoas devem buscar se informar sobre ingres-sos remanescentes.

Ele destacou que não será feita a venda de convites na bi-lheteria, sendo portanto a comer-cialização antecipada e lembrou que é obrigatório o uso de uma peça de vestuário de cor branca.

Lucas ainda enfatizou que não será permitida a entrada de menores de 18 anos.

Page 15: Jornal IMPACTO 14 de novembro 2014

15IMPACTO sexta-feira, 14 de novembro de 2014 caderno2

POR DENTRO DO TURISMO JARBAS FAVORETOEspecial para o IMPACTO

Iguape, verdadeiro pa-trimônio - Cidade berço da colonização japonesa, em título concedido por Lei Federal, Iguape tem em seu território as Re-servas de Mata Atlântica do Sudeste, que foram tombadas pela Unesco em 1999 como ‘Patrimônio da Humanidade’.

Localizada numa re-gião belíssima, Iguape tem 70% de sua área pro-tegida, pois inclui a Esta-ção Ecológica dos Chauás (pouco conhecida ainda), tem parte da Área de Pro-teção Ambiental (Apa Cananéia-Iguape-Peruí-be), e perto de 85% do seu território abriga a famosa Estação Ecológica Juréia--Itatins. Todo o município de Iguape ocupa perto de 2.000 km2.

Vários dos seus casa-rões estão tombados como patrimônio nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Na-cional. Provando pulsar ali também um bom poten-cial artístico, fomos con-templados com números executados por sua Banda Municipal Mirim, algo que não nos cansamos de ouvir tamanha a perfeição de suas interpretações.

As atrações de IguapeOs inúmeros atrativos

culturais, religiosos e his-tóricos são curtição para os visitantes. Os romeiros festejam o Bom Jesus de Iguape. Os estudiosos cur-tem a cultura tradicional e a herança histórica. E os turistas curtem uma hospitalidade elogiável, já

Chegada do Papai Noel está prevista para o dia 30

Papai Noel “chega” a Adamantina no final do mês

Assessoria de Imprensa

A Prefeitura de Ada-mantina, por meio da Se-cretaria de Cultura e Tu-rismo, realiza no domingo (30 de novembro) o evento de maior expectativa do ano – a tradicional Chega-da do Papai Noel.

O bom velhinho, que tradicionalmente chega na Cidade Joia das mais diferentes maneiras, de-verá surpreender nova-mente este ano. Depois de

chegar em uma singela carroça e sair de camaro amarelo no ano passado, na Estação Recreio, este ano ele chegará em outro local – nas proximidades da Praça Élio Micheloni. O evento está marcado para às 20h.

O evento inaugurará oficialmente a decoração natalina de toda a cidade. Neste ano, o Fundo Social de Solidariedade também apresentará novidades. As principais avenidas

da cidade – Rio Branco e Capitão José Antonio de Oliveira – receberão novas peças de decoração, todas feitas de ferro e luzes, estrutura semelhante a utilizada nas avenidas de Gramado – cidade referên-cia na decoração de Natal.

A expectat iva tam -b é m é c o m r e l a ç ã o a Praça Élio Micheloni e a Casa do Papai Noel, que também será aberta logo após a Chegada do Papai Noel.

Paisagismo

Assessoria de IMprensa

que isso é uma caracterís-tica natural do povo local.

As belezas naturais, por sua vez, servem a to-dos com os seus rios, mor-ros, praias, cachoeiras e manguezais e o apelido da cidade de “A Princesa do Litoral”.

De 14 a 16 de novembro, a Prefeitura de Iguape oferece a 20ª Edição da Festa do Robalo que será realizada a partir das 19 horas, sempre na Barra do Ribeira (Juréia). Haverá apresentações musicais, comidas caiçaras, artesa-nato, show pirotécnico e, claro, o Robalo.

Iguape está localizada em nosso Litoral Sul, na região do Vale do Ribei-ra, e integrada na Bacia Hidrográfica do Ribeira. Está, ainda, numa estra-tégica posição entre as capitais de São Paulo (208 km) e de Curitiba (260 km), com acesso pela BR-116. Visite Iguape. Mais infor-mações (13) 3842-7028.

Sala São Paulo 2015Neste fim de ano, com

as prefeituras se prepa-rando para um bom de-sempenho no próximo ano, inclusive organizan-do o seu orçamento para 2015, certamente estará prevendo a participação da sua cidade no Salão São Paulo de Turismo que será realizado nos dias 24, 25 e 26 de Junho, na capital paulistana.

Essa exposição, que mostra o potencial tu-rístico ao lado de todo o desenvolvimento das nossas cidades, tem sido de grande ajuda, mais pre-cisamente para as cidades pretendentes ao galardão

das nossas “Cidades de Interesse Turístico”, como também tem mostrado o quanto foram melhoradas as nossas belas “Estâncias Turísticas”.

O local do evento será no Centro de Convenções São Luís, em plena região da Av. Paulista e, portanto, na cidade maior emissora de turistas. As reservas para estandes já estão sen-do aceitas pela AMITur (11) 3758-0142 e pela Con-teúdo Brasil (11) 2069-9058.

O cliente é o reiSem exageros frívolos,

hoje em dia o cliente pre-cisa realmente ser tratado como um rei. No caso dos restaurantes, se em mais de um lugar a comida é boa, o ambiente é bom, etc., será necessário que se capriche no atendimento para uma conquista du-radoura.

Hoje, os restaurantes d e c l a s s e n ã o q u e re m mais simplesmente um co zinheiro! Agora são r e q u e r i d o s C h e f e s d e C o z i n h a g a b a r i t a d o s, isto é, não interessa ape-nas saber fazer um de-ter minado prato, mas sim saber como melhor fazê-lo e por que se “faz assim ou assado”. São os cursos profissionalizan-tes que estão ditando a diferença.

O m e s m o s e a p l i c a a o s g a r ç o n s, q u e n ã o mais podem ser apenas a q u e l e s f u n c i o n á r i o s “bonzinhos”. O profissio-nal tem que se reciclar e aprender o que é que ele tem de fazer, de qual maneira fazer e, princi-palmente, o que é que ele não deve fazer!

Page 16: Jornal IMPACTO 14 de novembro 2014

16 IMPACTOcaderno2 sexta-feira, 14 de novembro de 2014

AdamantinaJoão Carlos Rodrigues

VereadoreS eleitoS:

Álbum de: Nilson Albanez-1959Colaboração: João Carlos Rodrigues-Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas do

IBGE

Vereadores Eleitos: Abdon Prado Lima, Braulio Porto Costa, Domingos Martins, Eloy Russafa, Ernesto Theodoro Simon Jr, Euclydes Romanini, Fioravante Tassi,

Francisco Dario Tóffoli, Francisco Gimenes Roda Filho, Gervásio Rodolpho Pozzeti, Issa Lima Netto, Kioto Kahi, Manoel Antonio Azevedo, Oswaldo Rodrigues de

Freitas, Primo Fioravante Vicente, Roldão Simione e Tosyo Niama.

Suplentes que exerceram o mandato: Agenor Serra Ribeiro, Antonio Luiz Toledo Vale, Arlindo Garbes Dias, Avelino Mota de Siqueira, Clóvis Marinho, Décio Pimentel, João Pedro Tesser, Mario Kawaguti, Nelson de Souza, Olavo Mendonça

de Faria, Quintino Francisco da Gama, Sebastião de Almeida e Waldemar de Santi.

início da década de 50

ClÍnica Veterinária oferece amplo espaço e linha de produtos

Bolo de cenoura

Capoeira de Adamantina participa de evento em Álvares Machado

Receita

Esporte

AUGUSTO SANTOSGrupo IMPACTO

Quem é apaixonado por bichos, principalmente do-mésticos, tem a preocupa-ção constante quanto ao bem-estar dos animais, o que inclui sua saúde.

Adamantina ganhou na semana passada mais uma alternativa para aqueles que prezam pela longevidade e saúde dos animais. Foi inaugu-rada a CMV (Clinica Médica Veterinária) dos veterinários Vanessa Ribeiro dos Santos e João Victor Fratine Zampar.

A clínica dos profissionais fica em localização privilegia-da, na alameda Padre Nóbre-ga, 879 – Centro e dispõe de amplo espaço com estrutura de clínicas conceituadas.

Os donos de animais podem encontrar no local uma pet shop, com ampla variedade de produtos ve-terinários, como: roupas, acessórios, brinquedos e produtos de higiene, além de oferecer uma linha com-pleta de nutrição, com ra-ções e outros alimentos.

Na parte de farmácia veterinária a clínica tem a disposição linhas de me-

INGREDIENTES1/2 xícara (chá) de óleo3 cenouras médias raladas4 ovos2 xícaras (chá) de açúcar2 1/2 xícaras (chá) de fari-

nha de trigo1 colher (sopa) de fermento

em póCobertura1 colher (sopa) de manteiga3 colheres (sopa) de cho-

colate em pó ou achocolatado1 xícara (chá) de açúcarSe desejar uma cobertura

molinha coloque 5 colheres de leite

MODO DE PREPAROBata no liquidificador pri-

meiro a cenoura com os ovos e o óleo, acrescente o açúcar e bata por uns 5 minutos

Depois numa tigela ou na

No último final de se-mana, membros da Casa Cultural de Capoeira de Adamantina, representa-ram a cidade em mais um evento, desta vez na cidade de Álvares Machado.

O evento que contou com a participação de vários dos mais reconhecidos mestres do esporte na região rece-

dicamentos para atender a todas as necessidades do animal, além de oferecer uma sala de vacinação com toda estrutura necessária.

A clíica ainda tem a dis-posição dos seus clientes o serviço de internação para animais, sendo os mesmos acompanhados pelos veteriná-rios. Uma sala isolada garante que bichos portadores de do-enças infectocontagiosas não coloquem em risco a sua saúde e a dos demais animais, evitan-do a disseminação de doenças. Ainda para determinados procedimentos, incluindo os cirúrgicos, o local está dotado de equipamento para anes-tesia inalatória e um amplo laboratório. Um profissional

especialista, garante diagnós-ticos por imagem.

Segundo João Victor, “a clinica atende animais de todos os portes: pequenos, médios e grandes, incluindo animais silvestres”, destacou.

O funcionamento na CMV ocorre de segundas à sextas--feiras, das 8h às 18h e sábados e domingos, das 8h às 12h.

Vanessa destaca que: “os atendimentos fora do expe-diente de funcionamento da clínica também são realiza-dos, bastando apenas o cliente entrar em contato, a qualquer hora do dia”, disse.

Serviço - (18) 3521-5029 (CMV), (18) 99628-4108 (Va-nessa) e (18) 99635-8635 (João Victor).

Os veterinários João Victor e Vanessa, apresentam a clinica

Cerca de 800 pessoas compareceram ao evento

Rigina Romão

beu uma etapa do Campeo-nato Interno Interestadual, além de mais um batizado e a troca de cordões.

O mestre adamanti-nense Ura, foi um dos convidados para integrar a equipe de arbitragem.

Segundo os organiza-dores, mais de 800 pessoas compareceram ao evento,

entre profissionais, adep-tos e autoridades.

A Casa Cultural de Ca-poeira de Adamantina ex-pressou agradecimento ao Poder Executivo da cidade. “Agradeço ao prefeito Ivo Santos pelo apoio no des-locamento ao município de Alvares Machado”, de-clarou mestre Ura.

batedeira, coloque o restante dos ingredientes misturando tudo, menos o fermento

Esse é misturado lenta-mente com uma colher

Asse em forno pré-aqueci-do (180ºC) por 40 minutos

Para a Cobertura:Misture todos os ingre-

dientes, leve ao fogo, faça uma calda e coloque por

Divulgação

cima do boloSe o seu liquidificador for

bem potente, o bolo todo pode ser feito nele

Informações AdicionaisVocê poderá seguir ao

video ou a receita escrita, o resultado será perfeito dos 2 modos. Utilize cerca de 250g de cenoura para o bolo não solar.

Page 17: Jornal IMPACTO 14 de novembro 2014

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

17 EntretenimentoIMPACTOLULUZINHA TEEN - Tirinha 27 Clube da Mafalda - Tirinha 67 www.clubedamafalda.blogspot.com.br

sudoku.mundopt.comSudoku

O objet ivo do jogo é preencher um quadrado 9x9 com números de 1 a 9 sem repetir em cada linha e coluna. Também não se pode repetir números em cada quadrado 3x3.

Sudoku - Solução

rachacuca.com.br Palavra Cruzada #23

2. Frouxo; relaxado; gasto. (5)3. Esposas do Rei. (7)4. Normalmente pintada com esmalte pelas mulheres. (4)5. Causar atrofia. (8)

1. Órgão de reprodução sexuada

das plantas. (4)

4. Que é da opinião de todos;

relativo a todos. (plural) (8)

8. Esticar, estender, alongar (8)

9. ___ querido: pessoa

importante na sua vida. (4)

10. Peça de cortiça usada para

tapar garrafas. (5)

11. Dar como oferta; oferecer. (7)

13. Pessoa, em inglês. (6)

15. Cavidade entre o braço e o

ombro. (plural) (6)

17. Encanador, em inglês. (7)

19. O que há de melhor; minoria

poderosa. (5)

22. Frutos da videira. (4)

23. Exercício do magistério. (8)

24. Dispersa; difundida; solta.

(plural) (8)

25. Seven, em português. (4)

Verticais

Horizontais

6. Projetar; planejar; criar uma idéia. (5)7. Via de transporte terrestre. (7)12. Que tem ondas. (8)14. Relativo aos eslavos. (feminino, plural) (7)

16. Ilhas, em inglês. (7)18. Dar na ___: ter o mesmo resultado. (5)20. Girar, torcer, em inglês. (5)21. Habitações indígenas. (4)

Page 18: Jornal IMPACTO 14 de novembro 2014

18 social ComércioC

M Y

K

CMYK

Angela Fagundes comemora o 7º aniversário de sua loja, a Intuição Tinho Freitas e Marisa Mendes, da loja Pinta Preta em um click especial para o Impacto

A dermatologista Drª. Juliana Carvalho inaugura com outros profissionais em breve a Bela Pelle Clínica. Na foto

com o cantor Latino

A competende equipe da Farmacia Nativa, sempre atendendo bem aos clientes

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Page 19: Jornal IMPACTO 14 de novembro 2014

C M

Y K

CMYK

IMPACTOAdamantina-SP - sexta-feira, 19 de setembro de 2014• www.ginoticias.com.br

saúdeAdamantina-SP - sexta-feira, 14 de novembro de 2014 • www.ginoticias.com.br

Tomografia computadorizada para detectar câncer de pulmão

O câncer de pulmão é um dos tipos mais frequen-tes de câncer e o de maior mortalidade no Brasil e no mundo. O diagnóstico pre-coce tem papel fundamen-tal para a cura da doença. Atualmente, um dos gran-des aliados da medicina na identificação deste tipo de câncer é a chamada TCBD (Tomografia Computado-rizada de Baixa Dosagem).

A tomografia computa-dorizada de baixa dosagem é o exame mais indicado como método de rastrea-mento para o câncer de pul-mão. Devido a sua menor dose de radiação, pode ser repetida frequentemente para o acompanhamento dos pacientes com alguma alteração já identificada no pulmão. Além disso, a TCBD também detecta possíveis doenças provoca-das pelo tabagismo, antes mesmo de manifestarem qualquer sintoma.

Métodos como radio-grafia do tórax, citologia

do escarro e marcadores biomoleculares não de-monstram eficácia na pre-venção da mortalidade por câncer de pulmão.

Serviços - Já disponível na Clinica Santa Rita, o agendamento do exame pode ser feito pelo telefone (18) 3528-7801 ou no pró-prio site da clinica www.santaritax.com.br usando o Chat online .

Quem pode fazer o exameOs pacientes candidatos

ao rastreamento de câncer de pulmão por meio da tomografia computado-rizada de baixa dosagem (TCBD) devem ser:

Fumantes com carga tabágica (exposição do indivíduo ao tabagismo) maior ou igual a 30 maços ano (número de maços por dia X anos que fumou);

Ex-fumantes que cessa-ram o tabagismo há menos de 15 anos, e com idade entre 55 e 74 anos.

Preferencialmente, de-vem ser pessoas sem sin-

tomas, pois tal condição já pode ser um sinal de doença mais avançada cujo diagnóstico precoce é menos provável.

Para este perfil de pa-cientes já há evidências na literatura médica de que a tomografia compu-tadorizada de baixa do-sagem, como método de rastreamento, possibilita uma redução significati-va da mortalidade (mais de 20%) por câncer de pulmão.

Recomendações* Abandone o cigarro;

o tabagismo é responsá-vel pela imensa maioria dos casos de câncer de pulmão;

* Se você fuma ou fu-mou por mais de 10 anos, deve fazer raios-X de pul-mão ou uma tomografia a cada um ou 2 anos;

* Evite a exposição a agentes químicos, ou m e t a i s p e s a d o s, c o m o asbesto, arsênico, entre outros.

Page 20: Jornal IMPACTO 14 de novembro 2014

20 IMPACTOsaúde sexta-feira 24 de outubro de 2014

C M

Y K

CMYK

CuriosidadeEntenda por que dormir demais deixa as pessoas com sono

C M

Y K

CMYK

Dormiu mais do que o normal na noite passada, mas continua cansado? Pois é, ao contrário do que se imagina, ter horas extras de sono pode não ser a cura para o cansaço. Isso porque o corpo funciona dentro de uma rotina de sono e está adaptado e acostumado com esta consistência. Ficar mais tempo na cama inter-rompe justamente este ritmo já estabelecido.

Segundo pesquisa ame-ricana, a média de um ciclo

de sono é de 90 minutos, o que significa que as pessoas têm aproximadamente cinco etapas dessas durante uma noite de 7,5 horas de repou-so. Portanto, quem fica uma hora a mais na cama além do que está acostumado des-perta no estágio 3 ou 4 deste ciclo, que representa o sono profundo. Além de ser mais difícil acordar nesta fase, é a interrupção desta etapa completa que deixará a pes-soa exausta e desanimada

durante todo o dia. Vale lem-brar que quantidade não é qualidade. Você pode dormir muito e ainda estar privado de um bom sono.

Para ter uma qualidade melhor de sono, o ideal é marcar o horário que precisa levantar da cama de manhã e diminuir 7,5 horas para as-sim encontrar o tempo certo de ir dormir e poder comple-tar os cinco ciclos completos durante a noite.

Fonte: Saúde Terra

Page 21: Jornal IMPACTO 14 de novembro 2014

21IMPACTO sexta-feira, 14 de novembro de 2014 saúdeC

M Y

K

CMYK

Depressão pós-parto: como tratar?

C M

Y K

CMYK

FERNANDA SILVAGrupo IMPACTO

Um momento único na vida de uma mulher pode tornar-se um sério pro-blema de saúde. Quando se fala de gestação muitas coisas vem a tona, mas o que muitas vezes pas-sa por despercebido é a depressão pós-parto. De acordo com a psicóloga Danieli da Mata, existe uma fase imediatamente após o parto denominada baby blues ou blues pós--parto que geralmente tem início poucos dias depois do parto e provoca triste za, preocupação, nervosismo e vontade de chorar, é bem mais séria do que uma melancolia. “Esta é uma fase normal, mas se os sintomas não desaparecerem após algu-mas semana ou se inten-sificarem, poderá estar presente uma depressão pós-parto”, explica.

A depressão pós-parto é uma depressão modera-da ou grave que acomete uma mulher após ela ter dado à luz um bebê. Ela

C M

Y K

CMYK

A psicóloga Danieli da Mata

pode ocorrer logo após o parto ou até um ano de-pois. Na maioria das ve-zes, ocorre dentro de três meses após o parto. Este tipo de depressão pode in-terferir com a capacidade para cuidar do bebê,

Enquanto a maior par-te das mães consegue su-perar aquela tristeza ini-cial e passa a curtir seus bebês, uma mulher com depressão pós-parto fica cada vez mais ansiosa e tomada por sentimentos desagradáveis.

Daniele explica que em alguns casos, a mãe já estava deprimida antes

mesmo do nascimento da criança, e simplesmente continua a ter os mesmos sentimentos. Para outras mulheres, no entanto, a depressão começa sema-nas ou até meses após o parto. O que parecia ser um prazer aos poucos co-meça a parecer um fardo, e a vida de certas mulheres chega a ficar paralisada.

“É possível que as enor-mes mudanças hormonais da gestação sejam respon-sáveis por esses sintomas, que tendem a desaparecer em questão de dias”.

Terapia – A psicóloga afirma que o melhor tra-

Sintomas* Irritabilidade, crises de choro constantes e ansiedade* Diminuição da energia, sensação de cansaço constante* Sensação de vazio e de tristeza constante* Desinteresse pelo bebê* Falta de auto-estima* Vontade de dormir muito ou de dormir pouco* Sentimentos de culpa, incapacidade, pessimismo, sensação de inutilidade* Perda de interesse no sexo, e nas atividades lúdicas diárias* Perda de peso ou aumento de peso excessivo* Pensamentos de suicídio ou tentativa de suicídio* Dificuldade de concentração e falta de memória* Dificuldade em tomar decisões* Sintomas físicos como: problemas de pele, dores de cabeça, problemas digestivos, dores crónicas que não desaparecem

tamento para esse mal é conversar com alguém treinado para lidar com o que a mulher está sen-t ind o. “ M u i t a s ve z e s somente a terapia já é suficiente para reverter o quadro, embora, haja também a necessidade de associar ao tratamento algum tipo de medicação (que só pode ser prescri-ta por médicos). Não se intimide em procurar ajuda especial izada e encare isso como um ato de amor pelo seu bebê, para que você possa ser de fato a mãe que sempre sonhou ser”, afirma.

Page 22: Jornal IMPACTO 14 de novembro 2014

22 IMPACTOsaúde sexta-feira, 14 de novembro de 2014

C M

Y K

CMYK

C M

Y K

CMYK

Page 23: Jornal IMPACTO 14 de novembro 2014

C M

Y K

CMYK

C M

Y K

CMYK

cidadesIMPACTO

Adamantina-SP - sexta-feira, 14 de novembro de 2014 • www.ginoticias.com.br

TCE aprova contas de 2012 do ex-prefeito de Flórida Paulista

AUGUSTO SANTOSGrupo IMPACTO

O Tribunal de Contas do Estado São Paulo (TCE – SP) expediu parecer

Ex-prefeito de Flórida Paulista, Wilson Fróio Junior comemora parecer do TCE

favorável a aprovação das contas do ex-prefeito de Flórida Paulista, Wilson FróioJunior(PMDB).

A decisão é referente a apontamentos de supos-

tas irregularidades na movimentação financeira do Executivo floridense, cometidas durante o exer-cício do ano de 2012.

As contas foram fiscali-

zadas pela equipe técnica da Unidade Regional do TCE em Adamantina, que reconheceu os resultados contábeis apresentados pela administração muni-cipal na aplicação de recur-sos da educação, do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Edu-cação Básica e de Valori-zação dos Profissionais da Educação), da valorização do magistério, de despesas de pessoal, da saúde e exe-cução orçamentária.

Na quinta-feira (13), o IMPACTO ouviu o ex-pre-

feito de Flórida Paulista, que manifestou-se sobre o assunto.

Fróio destacou que a aprovação das contas do período em que foi prefei-to deixa a sensação de de-ver cumprido e que fecha o ciclo dos quase quatro anos em que chefiou o Executivo.

“Tivemos êxito du-rante o período em que per maneci à frente da administração. Governei com transparência e ho-nestidade”, declarou.

Fróio ainda ressaltou

que quando prefeito não favoreceu grupos e agra-deceua sua equipe, em especialmente a sua es-posa, Nelci e secretários, destacando a importância dos mesmos.

“Trabalhamos no sen-tido de conquistar me-lhorias para a cidade nos mais diversos setores e hoje me orgulho da forma com a qual trabalhamos”, informou.

Finalizando, o ex-pre-feito preferiu não tecer comentários sobre o con-texto político.

Page 24: Jornal IMPACTO 14 de novembro 2014

24 IMPACTOcidades sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Campanha de vacinação será realizada até o dia 28 de novembro

João José da Silva, diretor de Tributação da prefeitura de Osvaldo Cruz

Prefeitura define prêmios do IPTU Premiado

Restrições na queima da palha da cana-de-açúcar continuam até o dia 30

Osvaldo Cruz Região

A queima da palha da cana--de-açúcar continua proibida no estado de São Paulo das 6h às 20h, até o próximo dia 30, conforme determina resolução da Secreta-ria Estadual do Meio Ambiente (Sema), datada de 7 de maio de 2014.

A proibição começou a vigorar em 1º de junho, mas além do ho-rário das 6h às 20h, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), informa que a queima da palha está suspensa em qualquer período do dia, em dezenas de mu-nicípios do Estado.

Na região, estão incluídas nes-sas restrições, de acordo com o site da Cetesb, as cidades de Monte Cas-telo, Panorama, Paulicéia, Santa

Mercedes, Ouro Verde e São João do Pau D’Alho.

Segundo a portaria da Sema, nos demais horários do dia, a queima da palha fica suspensa por região, considerando o teor médio da umidade relativa do ar, medi-do das 12h às 17h e sempre que a umidade do ar for inferior a 20%, ficando sem validade os comuni-cados de queimas previamente encaminhados.

Conforme informações da Ce-tesb de Dracena, a suspensão da queima da palha, das 20h às 6h, é adotada quando as condições atmosféricas estiverem desfavo-ráveis, com a umidade relativa do ar elevada e o tempo muito seco.

Região aplica mais de 23 mil doses de vacina contra sarampo e poliomielite

No “Dia D” da campanha de vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil) e o sarampo – realizado nesse sábado (8) -, a região de Presidente Prudente contabilizou 23.432 aplicações de doses das suas vacinas. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

Segundo a secretária, até as 16h desse sábado (8), 11.141 doses de vacina contra o sarampo e 12.291 contra a poliomielite ha-viam sido aplicadas em crianças da região de Presidente Prudente.

Em todo o Estado, cerca de 800 mil doses de vacinas haviam sido aplicadas. Somente contra o sarampo, 376.806 crianças foram imunizadas, já contra a pólio, o número de crianças que tomaram a vacina, até o balanço, foi de 416.586. No total, 5,9 mil postos fixos e volantes ficaram

abertos até as 17h em todo o Estado.

Até o final da campanha, a Secretaria pretende imunizar 2,1 milhões de crianças contra o sarampo, com idades entre 1 ano e menores de 5 anos, e 2,4 milhões de crianças contra o poliomielite, entre seis meses e menores de 5 anos. Os números correspondem à meta de cober-tura de 95% dos públicos-alvo da campanha.

Segundo a secretaria, o Esta-do de São Paulo não registra ne-nhum caso de paralisia infantil desde 1988. Entretanto, a doença ainda é registrada nos continen-tes africano e asiático, sobretudo nos países Afeganistão, Nigéria e Paquistão. Somente até setembro desse ano foram 149 casos regis-trados nessas localidades.

Com relação ao sarampo, o

Estado de São Paulo não tem nenhum caso autóctone (com transmissão direta em territó-rio estadual) desde 2000. Nesse ano há o registro de sete casos importados da doença no Estado. No Brasil, somente até outubro desse ano, há 514 casos confir-mados, com concentração de incidência no Ceará.

“A vacinação é a forma mais eficaz para a prevenção contra o sarampo e a poliomielite. Por isso, é importante que pais e responsáveis levem as crianças em uma unidade básica de saúde mais próxima de sua residên-cia”, afirma Helena Sato, direto-ra de imunização da Secretaria.

A campanha de vacinação contra sarampo e paralisia infantil acontecerá em todo o Estado até o dia 28 de novembro.

iFronteira

Os motivos estão relacionados à saúde, como na prevenção de pro-blemas respiratórios e qualidade de vida da população.

Na quinta-feira, 6, a estação climatológica da Unesp de Dracena indicava a umidade relativa do ar em 43%.

Na região, segundo a Cetesb, estão em operação, usinas de álcool nas cidades de Lucélia, Adamanti-na, Flórida Paulista, Junqueirópo-lis (duas), Santa Mercedes e Nova Independência.

SERVIÇO – As informações sobre a suspensão e a liberação da queima da palha de cana estão dis-ponibilizadas na página da Cetesb na internet.Portal Regional

Heloise Hamada/iFronteira

A Prefeitura de Osvaldo Cruz, através do setor de Tributação, de-finiu os prêmios do sorteio do IPTU Premiado 2014.

A ação é voltada para os contri-buintes cadastrados e que estão em dia com o exercício de 2014.

De acordo com responsável pelo setor de Tributação, João José da Silva, os prêmios para este são uma Moto 0km, oito vales-compras de R$ 500, três TV 32 Polegadas, um refri-gerador, dois fogões de seis bocas, um fogão de quatro bocas, além de dois fornos microondas.

“Quem já efetuou o pagamento da cota única, no início do ano, já pode procurar o setor de Tributação, munido do carnê do IPTU quitado, para retirar e preencher o cupom que será depositado na urna”, ex-plicou João José.

Para quem está pagando o IPTU parcelado, o cupom será entregue após a quitação da décima e última parcela.

O Departamento de Tributação da Prefeitura atende das 9 às 16 ho-ras, com plantão durante o horário de almoço.

Page 25: Jornal IMPACTO 14 de novembro 2014

25IMPACTO sexta-feira, 14 de novembro de 2014 cidades

Ex-prefeita de Pacaembu é acusada de improbidade administrativa

Queima da matéria prima pode causar emissão de particulas poluentes no

Costureira tenta entrar em presídio com droga na genitália

Prefeitura decide transferir rodeio para final do mês

MP obtém liminares contra 39 cerâmicas Região

Junqueirópolis

Flórida Paulista

A Polícia Civil de Dracena prendeu uma costureira de 19 anos que tentou entrar na Peni-tenciária de Junqueirópolis com 238,8 gramas de maconha, neste domingo (9), às 10h. Ela plane-java entregar a droga para seu companheiro, um dos detentos da unidade.

De acordo com a polícia, uma denúncia que chegou à Dele-gacia de Investigações Gerais (DIG) fez com os policiais aguar-dassem a chegada da mulher. Quando questionada se possuía alguma droga, a mulher confes-sou transportar o entorpecente em sua genitália, concordando

ESTELA MENDESEspecial para o IMPACTO

A Prefeitura de Flórida Pau-lista decidiu alterar a data de realização do 1º Rodeio Flórida Fest (RFF) que aconteceria neste fial de semana. Ainda sem defiição da grade de shows, o diretor de eventos da Secretaria de Cultura Esporte e Lazer, Joci-

O Ministério Público obteve li-minares da Justiça sobre as 39 ações civis públicas contra 24 cerâmicas instaladas em Panorama e contra 15 empresas do setor sediadas em Pauli-céia, ajuizadas no dia 3 de novembro no intuito de combater a emissão descontrolada de poluentes.

O objetivo é combater a poluição e a degradação do meio ambiente provocadas pela emissão de gases resultante da queima de diversos produtos combustíveis para o aque-cimento dos fornos que produzem tijolos e telhas.

Nas liminares, concedidas no dia 6 de novembro, o juiz Walter de Oliveira Junior, da 2ª Vara Judicial de Panorama, determinou que as empresas apresentem, no prazo de

em retirar espontaneamente o invólucro.

Diante dos fatos, foi dada voz de prisão à costureira que foi encaminhada a Delegacia de Dracena, de onde posterior-mente, será encaminhada para a Penitenciária Feminina de Tupi Paulista, ainda conforme a Polícia Civil.

Caso venha a ser condenada, a suspeita, que veio de São Paulo (SP), poderá pegar pena de cin-co a 15 anos de reclusão, já que responderá por tráfico de drogas em razão do fato ter ocorrido no interior do presídio, conforme a polícia. G1

mar Rocha, informou à reporta-gem que o evento foi transferido para o fial deste mês, de 27 a 30 de novembro, ainda com entra-da franca. Além das montarias e shows, o rodeio contará com praça de alimentação completa e parque de diversão gratuito para as crianças. As reformas no local já estão em fase final para receber a festividade.

Justiça analisa denúncia de contrato de 'fachada' firmado por ex-prefeita de Pacaembu

ARIANE VIANAEspecial para o IMPACTO

A Justiça acolheu uma ação ci-vil pública ajuizada pelo Ministé-rio Público Estadual (MPE) por ato de improbidade administrativa contra a ex-prefeita de Pacaembu, Siomara Berlanga Mugnai Neves, e o ex-provedor da Associação da Irmandade da Santa Casa, José Roberto Martins Mozini. O órgão acusa a ex-chefe do executivo de disponibilizar cerca de R$ 157 mil a instituição e contratar pessoas sem nenhum tipo de seleção por meio de concurso público.

Conforme o texto, a ação é resultado de um inquérito civil aberto na época para apurar ofen-sas aos princípios administrativos na prefeitura e na Santa Casa de Pacaembu. Conforme relata o

documento do MPE, em janeiro de 2012, a então prefeita firmou convênio com entidades que prestaram assistência aos mora-dores para a execução de ações e serviços do projeto “Cidade Lim-pa”. Dentre elas, a Associação da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia esteve envolvida e foi representada, na época, pelo provedor.

Logo, a prefeita disponibilizou a quantia de R$ 157.052,35 mil à as-sociação, “destinada à execução e operacionalização do programa”. Desse modo, a Promotoria afirma que, a Santa Casa passou a fazer parte do quadro de entidades sub-vencionadas pelo Poder Público, “com o propósito de servir de fachada à contratação de pesso-as sem que houvesse qualquer seleção por meio de concurso

público”, consta no documento.Ainda de acordo com o MPE,

as contratações eram feitas por intermédio de José Roberto, que era provedor da associação. As admissões foram feitas no perí-odo de 9 de julho de 2012 a 31 de dezembro de 2012. Para a Pro-motoria, houve desrespeito por parte da administração pública.

Siomara e José Roberto “apre-sentaram defesa preliminar adu-zindo que não houve desrespeito à Lei de Improbidade”, mas ela foi julgada “improcedente”, segundo o promotor Rodrigo Antonio Menegatti.

A equipe de reportagem do tentou contato com a advogada de Siomara, Camila Mugnai Ne-ves, alegou, por telefone, que a ex-prefeita “prosseguiu apenas com as práticas anteriores”. “Ela participou do Executivo por dois anos e, antes dela ocupar o cargo maior, já existiam algumas irregularidades. Não vamos nos pronunciar mais sobre o assunto, somente continuar com o proces-so de defesa dela”, diz.

Já o advogado de José Rober-to, Rogério Monteiro de Barros, por nota, disse que seu cliente "declara não ter praticado ne-nhum ato de improbidade e pre-fere não se manifestar até que seja oficialmente intimado".

O representante da prefei-tura, Alex Fernando Rafael, afirmou também "não ter sido notificado oficialmente sobre a ação civil" e diz que "só pode se pronunciar quando isso for feito".

três meses, documentos que compro-vem a sua regularidade empresarial e ambiental, sob pena de multa diária de R$ 1 mil.

As liminares determinam ainda que as empresas indiquem um pro-jeto técnico ambiental elaborado por órgão competente, sob pena de suspensão das atividades, no prazo de três meses. Depois disso, os estabe-lecimentos terão um novo prazo, este de seis meses, para a adequação das atividades às normas de regulação ambiental.

As decisões foram pedidas em 39 ações ajuizadas pelo promotor de justiça de Defesa do Meio Ambiente de Panorama, Daniel Magalhães Al-buquerque Silva, para obrigar que as empresas ceramistas comprovassem

a regularidade ambiental quanto à emissão de gases poluentes, bem como a matéria prima utilizada para combustão e eventuais comburentes.

As ações são resultado de inqué-rito civil ao qual foi juntada docu-mentação da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), documento este que informa sobre a existência de diversas técnicas para a eliminação da emissão de gases poluentes.

Outro ladoA Cooperativa das Indústrias Ce-

râmicas do Oeste Paulista (Incoesp) informou que alguns empresários já foram notificados e começam a preparar ofícios pedindo ajuda para sanarem os problemas.

G1

Page 26: Jornal IMPACTO 14 de novembro 2014

26 IMPACTOcidades sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Élzio Stelato Júnior foi condenado por fraude em processo licitatório promovido em 2002

Eng. Valdemir Ravagnani, Membro do GT do Crea-SP sobre o assunto; Eng. Elisabete Rodrigues, Chefe de Gabinete do Crea-SP; Rubens Rizek, Secretário do Meio Ambiente; Eng. Agr. Nelson Matheus, Diretor e Conselheiro do Crea-SP; e Eng.

Agr. José Eduardo Abramides Testa, Conselheiro do Crea-SP.

Ex-prefeito de Dracena é condenado por fraude em processo licitatório

A Justiça condenou o ex-prefeito de Dracena, Élzio Stelato Júnior, um assessor jurídico da prefeitura, três funcionários públicos e dois empre-sários por fraude em um processo licitatório promovido em 2002 para aquisição de materiais de informáti-ca, como cartuchos, toners e fitas de impressora.

O juiz Rogê Nain Tenn entendeu que os réus frustraram a competiti-vidade da licitação. Os reús foram condenados a penas que variam de dois a três anos de prisão, além de multa. Entretanto, as penalidades

Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Nova Alta Paulista

Secretaria Estadual de Meio Ambiente lança Plano de Resíduos Sólidos

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SMA) lançou no dia 29 de outubro, em cerimônia reali-zada em sua sede, o Plano de Re-síduos Sólidos para o Estado de São Paulo, como parte das políti-cas nacional e estadual do setor, que visam provocar uma gradual mudança de atitude e hábitos de consumo na sociedade.

Com o plano o Estado poderá programar e executar atividades capazes de transformar a situa-ção atual em condição desejada, de modo a aumentar a eficácia e a efetividade da gestão dos resí-duos sólidos. O documento lida com questões de curto, médio e longo prazos, com vistas não só a resolver problemas imediatos, mas também evitar e mitigar

problemas futuros e potencia-lizar boas práticas e soluções inovadoras na área.

O secretário do Meio Am-biente, Rubens Rizek, afirmou que “se trata de ferramenta de evolução cívica e social”, aproveitando para declarar a importância da valorização das carreiras técnicas da SMA e da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB). “Especia-listas ambientais e executivos públicos tornaram possível o desenvolvimento deste trabalho. Essa moçada jovem é o futuro da gestão ambiental e mostra que se pode fazer gestão pública de forma técnica, sem misturar com questões políticas” – afirmou o secretário.

foram convertidas em pagamento de salário mínimo.

Os maiores valores são do ex- pre-feito e do assessor jurídico da época. Cada um deve desembolsar cerca de R$ 145 mil. "[...] as provas trazidas pela acusação demonstram [...] que a competitividade da licitação de modalidade convite número 20/2002 foi absolutamente vilipendiada pelo expediente descrito", aponta Tenn.

A decisão ainda cabe recurso ao Tribunal de Justiça. O advogado do ex-prefeito Élzio Stelato Júnior afir-mou que recorrerá da decisão.

Inscrições para processo seletivo de professores terminam hojeOsvaldo Cruz

Terminam nesta sexta-feira (14) as inscrições para o Processo Seletivo de professores que preten-dam ministrar aulas no ano letivo 2015 na rede municipal de ensino.

De acordo com o edital que está publicado no site da Prefeitura de Osvaldo Cruz, Atos Oficiais os pro-fessores serão contratados para as áreas de ENSINO FUNDAMEN-TAL, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, EDUCAÇÃO FISICA e INGLÊS, EDUCAÇÃO INFANTIL, além de monitores de APOIO PEDAGÓGI-CO, PROJETO “SUPER LEGAL” e “BRINCANDO E APRENDEN-

DO”. As inscrições foram abertas na

terça-feira (11) das 9h as 12h e das 14h as 16h na Secretaria de Edu-cação Municipal, na Rua Rodolfo Zaros, 795.

Condições- Ser brasileiro nato ou natu-

ralizado, ou cidadão português a quem foi deferido a igualdade nas condições previstas pelo Decreto Federal nº. 74361/72;

- Ter no mínimo 18 anos de idade completos até a data da admissão;

- Ser eleitor e estar quite com a

justiça eleitoral; - Estar quite com o serviço mi-

litar (se for o caso); - Gozar de boa saúde física e

mental; - Conhecer e estar de acordo

com as exigências contidas no edital disponível no link; http://www.osvaldocruz.sp.gov.br/atos--oficiais/

Para inscrições - Para se inscre-ver o candidato deverá, no período das inscrições, apresentar-se na Secretaria de Educação com có-pia do RG, cópia do diploma da habilitação exigida como requisito

Com número insuficiente de atletas, Pacaembu desiste dos Jogos Abertos

Frustração é a palavra que define o sentimento da equipe feminina de caratê de Pacaem-bu após confirmar a desistên-cia dos 78º Jogos Abertos do Interior, que serão realizados em Bauru a partir da próxima quarta-feira (19) até o dia 29 des-te mês. Após conquistar meda-lha de ouro nos Jogos Regionais em Osvaldo Cruz, o município da Nova Alta Paulista conquis-tou o direito de disputar a maior competição amadora da Amé-rica Latina pela primeira vez em sua história. Porém, as três atletas que compõem a delega-ção pacaembuense não poderão competir por não conseguirem liberação de seus trabalhos.

Triste com a notícia de que não poderá representar o mu-nicípio, o técnico Luiz Carlos Barbosa comenta que sua equi-pe estava bem preparada e tinha chances reais de conquistar um resultado expressivo nos Jogos.

- É muito triste. Essa seria a nossa primeira vez nos Abertos e infelizmente não vamos poder estar lá. Após os Regionais, o foco das nossas atletas estava voltado para essa disputa e treinamos muito para buscar

um grande resultado. Agora, va-mos ter que conviver com essa tristeza de não poder competir - explica.

Por desistir da competição, a cidade deverá ser punida na próxima edição dos Jogos Re-gionais, conforme o artigo 12 do regulamento dos Abertos: "Os municípios participantes dos Jogos Regionais classificados

para os Jogos Abertos “Horácio Baby Barioni” deverão obriga-toriamente participar do mes-mo em todas as modalidades classificadas. Caso isso não ocorra, ficará impedido de par-ticipar dos Jogos Regionais do ano seguinte nas modalidades, categoria e sexo em que deixou de participar."

para o preenchimento da função pretendida, cópia de títulos con-forme edital e recolher no ato da inscrição taxa de R$ 20 a título de ressarcimento de despesas com materiais e serviços.

Provas e títulos - O presente processo seletivo será composto de prova escrita e contagem de tí-tulos e prova objetiva contará com 20 questões de múltipla escolha. As provas terão duração de duas horas e serão realizadas no dia 7 de dezembro próximo na Escola “MAX WIRTH”, na avenida Max Wirth – 740.

Para professores que preten-dam trabalhar com as modalida-des de Ensino Fundamental I e Inglês a prova será às 08 horas; Educação Física e Educação In-clusiva às 10h00 e Professor de Educação Infantil às 13 horas.

Já os candidatos a monito-res, das 15h as 19h, podendo o candidato participar de até três provas distribuídas em horários diferentes. O Edital na integra está disponível no site www .osvaldocruz.sp.gov.br e afixa-do na Secretaria Municipal de Educação.

Foto: Ilustrativa)

Page 27: Jornal IMPACTO 14 de novembro 2014

27IMPACTO

Representantes da Prefeitura durante encontro sobre o Consórcio

Placas indicam os limites de velocidade, na divisa entre Dracena e Junqueirópolis

Prefeito e vice recebem equipamentos para a instalação nas residências do Jardim Sol Nascente

sexta-feira, 14 de novembro de 2014 cidades

ParapuãPacaembu adere ao Consórcio Intermunicipal de Artes e Cultura

Pacaembu deve ser uma das cidades que fará parte do CIAC (Consórcio Intermunicipal de Artes e Cultura), que está sendo criado a partir de uma parceria entre os municípios da Nova Alta Paulista.

A Cidade Paraíso confirmou a adesão na reunião realizada em

A CDHU (Companhia de De-senvolvimento Habitacional Ur-bano), iniciou na última semana a instalação de aquecedores solar nas 119 residências do conjunto habitacional Jardim Sol Nascente.

Os equipamentos haviam sido anunciados pelo governador Ge-raldo Alckmin assim que ocorreu

PEDRO AFONSOEspecial para o IMPACTO

Ao todo seis bandas de Osvaldo Cruz, Lucélia e Adamantina estarão reunidas no próximo dia 20 de dezem-bro (um sábado) no Clube das Bandei-ras para a segunda edição do Rock N’ Ruy – festival de rock organizado por músicos voluntários da cidade.

Além de reunir apaixonados pelo rock and roll, o evento homenageia o professor Ruy Camarinha de Souza, já falecido, que também foi artista plástico, radialista, jornalista e mú-sico, entre outras atividades. O pro-fessor Ruy chegou a exercer o cargo de secretário de Cultura e Esportes em Osvaldo Cruz e dá nome à Concha Acústica na área da antiga Fepasa.

O Festival Rock N’ Ruy também visa arrecadar fundos para entidades assistenciais da cidade. Neste ano, toda renda será revertida à Rede Feminina de Combate ao Câncer, que atende a quase 1 mil pessoas direta ou indiretamente.

“O objetivo é estimular o apare-cimento de novas bandas e talentos. Quem vai se apresentar, não recebe nada e nem há premiação”, destacou o advogado Marcelo Moura, que é um

No trecho da rodovia Comandan-te João Ribeiro de Barros (SP-294) entre Dracena e Junqueirópolis, onde as obras de reformas estão em fase de conclusão, foram instaladas há poucos dias, placas indicando os limites de velocidade, alerta para pista escorregadia e a proibição de conversão no local que possui can-teiro central.

As novas placas estão instaladas no trecho de limite entre os dois municípios, local que até antes da re-forma da rodovia era considerado de risco, onde diversos acidentes graves foram registrados, principalmente nos dias de chuvas, onde há uma curva acentuada e a água invadia a pista, tornando-a escorregadia.

Com as obras de melhorias, o canteiro central foi reformado e re-alizado adequações para evitar que a água das chuvas escorresse para a pista, formando bolsões de água, provocando perigos de acidentes com a aquaplanagem dos veículos.

As placas indicam o limite máxi-mo de velocidade de 100 km/h para veículos leves e 80 km/h para veícu-los pesados. Nos locais onde as obras ainda estão em andamento, segundo

Tupã no mês de outubro, da qual representaram a Prefeitura de Pa-caembu a secretária de educação Silvia Cruz de Souza e a diretora de cultura Mariluci Longhi.

Será o 2º Consórcio deste seg-mento do país. O primeiro existe na região de São José do Rio Preto.

A finalidade do CIAC é ter a

a entrega das casas, porém houve uma demora para a instalação por conta da licitação. As 109 casas já terão este benefício.

Com o equipamento, as famí-lias economizarão energia elétri-ca, contribuindo diretamente para a preservação do meio ambiente e com o orçamento doméstico.

dos organizadores do evento, ao lado de outros músicos voluntários que encabeçam a ideia.

Cada banda terá meia hora para se apresentar e o encerramento será com o U2 Cover.

SorteioAinda de acordo com Marcelo

Moura, entre uma banda e outra haverá o sorteio de camisetas e instrumentos, como uma guitarra, um pedal para guitarra e um cajon (instrumento de percussão).

Ingressos à vendaO primeiro lote de ingressos

para o Rock N’ Ruy está à venda, ao preço de R$ 10, nos seguintes pontos de venda:

- Conservatório Musical Villa Lobos

- Clube das Bandeiras- Lojas Mirage (Osvaldo Cruz,

Lucélia e Adamantina)- Supermercado Bandeiras (em

Osvaldo Cruz).- Com Promoters: Beatriz (18

99703-3738) e Verena (18 99606-9992) e demais músicos voluntários.

O Rock N’ Ruy acontece no dia 20 de dezembro às 21 horas no Clube das Bandeiras de Osvaldo Cruz.

o DER de Dracena, o limite continua sendo 60 km/h, mesma velocidade permitida nas proximidades dos trevos dos municípios.

Além da indicação de velocida-des máxima e mínima, as placas no trecho conhecido como “matinha”, também orientam o motorista da proibição de conversão no canteiro e alertam o condutor para ter cautela

prioridade em obras, projetos e ações destinada pelos governos estadual e federal para ambas as áreas. Mas, para isso, é preciso estar com o Consórcio devida-mente regulamentado. Também possibilitaria a troca de atividades entre os próprios municípios inte-grantes. Assessoria de Imprensa

Tem início instalação de aquecedores solar nas residências do Jardim Sol Nascente

Rock N’ Ruy reúne seis bandas em dezembroPlacas com indicações dos limites de

velocidade são instaladas na SP-294

RegiãoOsvaldo Cruz

por se tratar de um trecho escorre-gadio.

Ainda segundo o DER, nos aces-sos à zona urbana de Dracena, nos trevos das avenidas Washington Luiz, José Bonifácio e na rua Ipiran-ga foram instaladas na terça-feira, 11, a pedido dos motoristas, novas placas indicativas.

Portal Regional

Page 28: Jornal IMPACTO 14 de novembro 2014

28 IMPACTOcidades sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Prefeitura de Osvaldo Cruz ajuda OAB em processo para implantação de serviços da Justiça do Trabalho

A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil local, Ana Cristina Tavares Finotti, confirmou nesta quinta-feira (6), que na segunda-feira (3) manteve audiência com o pre-sidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, ao qual está vinculada a Vara do Trabalho de Adamantina e que compreende o município de Osvaldo Cruz, no sentido de instalar por aqui um posto de atendimento da Justiça do Trabalho.

"Há uma demanda repri-mida de pessoas que preci-sam ingressar com ações na Justiça do Trabalho, mas não o fazem por vários motivos, entre eles ter que se dirigir até Adamantina. Em que pese hoje a Justiça do Trabalho já ter digitalizado os proces-sos (os advogados atuam e movimentam processos pela internet), as audiências são feitas em Adamantina e para o cidadão isso compromete o acesso aos serviços", disse a advogada Ana Cristina.

Nesta semana ela e o pre-feito Edmar Mazucato, além de membros da diretoria da OAB local estiveram em Campinas e o TRT sinalizou favoravelmente pela instala-ção do posto de atendimento. "Buscamos parceria com a

Prefeitura de Osvaldo Cruz e o prefeito tem sido atencioso para com a OAB. Buscamos ainda apoio os outros prefeitos da Comarca (Parapuã, Sagres e Salmourão) e da Câmara Municipal local. Com isso acredito que nosso projeto está tomando corpo e na audi-ência de segunda-feira houve um avanço importante", disse a presidente da OAB.

A Prefeitura ofereceu o prédio do antigo Fórum, onde hoje funciona o CEJUSC (Cen-tro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania) (servi-ço da Justiça Estadual), mas que tem espaço para abrigar os dois serviços.

Implantação da 3ª VaraA advogada Ana Cristina

também lembrou que a OAB local acompanha perante o Tribunal de Justiça de São Paulo, aí perante a Justiça Es-tadual, o pedido e aprovação para implantação da 3ª Vara Judicial da Comarca.

"O Tribunal de Justiça está em vias de digitalização dos processos e precisamos verificar como isso vai fun-cionar na prática. O processo ainda está em andamento e depois é que o TJ vai decidir quando implantar a 3ª Vara em Osvaldo Cruz", finalizou a advogada.

Assessoria de Imprensa

Prefeito esteve em Campinas para discutir o assunto

O governo do Estado de São Paulo depositou nesta terça-feira (11) R$ 497,33 milhões em repasses de ICMS para os 645 municí-pios paulistas. O repasse feito pela Secretaria da Fazenda é referente ao montante arrecadado no período de 3 a 7 de novem-bro de 2014. Os valores correspondem a 25% da arrecadação do imposto, que são distribuídos às ad-ministrações municipais com base na aplicação do Índice de Participação dos Municípios (IPM) definido para cada cidade.

Para o mês de novem-bro, a Secretaria da Fa-zenda estima um repasse total de R$ 2,13 bilhões, distribuídos em quatro depósitos semanais para os municípios paulistas. Os depósitos semanais são realizados por meio da Se-cretaria da Fazenda sem-pre até o segundo dia útil de cada semana, conforme prevê a Lei Complemen-tar nº 63, de 11/01/1990. As consultas dos valores podem ser feitas no site

Em cumprimento à “Lei dos Desmanches”, foi realiza-da nesta quinta-feira (13) uma ação operacional na área cor-respondente à Delegacia Sec-cional de Polícia de Adaman-tina, composta por agentes da Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Técnico-Científica, Detran, Secretaria da Fa-zenda e Prefeitura, a equipe interagências vistoriou um estabelecimento comercial em Adamantina e outros três em Lucélia.

Os trabalhos tiveram iní-cio às 8h, após reunião de todos os órgãos envolvidos.

Não sendo constatada irregularidade no estabele-cimento vistoriado em Ada-mantina, a equipe deslocou--se para Lucélia, onde em um dos locais foram encetadas buscas, vindo a serem locali-zadas e apreendidas 11 carca-ças de chassis de caminhões/

Os telespectadores de Osvaldo Cruz que estão acostumados em assistir a Rede Vida de Televisão já podem acessar o sinal do canal através de sistema digital pelo UHF.

Para sintonizar a Rede Vida é necessário que o usuário tenha um televisor com conversor digital ou compre o conversor sepa-radamente, caso contrário não irá conseguir assistir a programação do canal ca-tólico. Isto porque a Rede Vida tirou do ar o trans-missor antigo (em sistema de VHF) temporariamente para manutenção.

A Rede Vida é a primei-ra emissora a implantar o sistema digital na cidade.

Assessoria de Imprensa

da Secretaria da Fazen-da (www.fazenda.sp.gov.br), no link Municípios e Parcerias > Repasse de Tributos.

Nos dez meses do ano a Secretaria da Fazenda depositou R$ 19,87 bilhões aos municípios paulistas.

Em 2013, em 53 depósi-tos realizados, o Governo de São Paulo repassou às prefeituras do Estado o total de R$ 24,02 bilhões.

Agenda TributáriaOs valores semanais

transferidos aos muni-cípios paulistas variam em função dos prazos de pag amento do imposto fixados no regulamento do ICMS. Dependendo do mês, pode haver até cinco datas de repasses. As va-riações destes depósitos oscilam conforme o calen-dário mensal, os prazos de recolhimento e o volume dos recursos arrecadados. A agenda de pagamentos está concentrada em até 5 períodos diferentes no mês, além de outros reco-lhimentos diários, como

carretas, com a numeração do chassis recortada.

Foi realizado exame peri-cial visando a correta iden-tificação dos veículos, sendo que dentre os identificados, embora ficasse verificado que a carcaça estava há bas-tante tempo no pátio da em-presa, em consulta junto ao banco de dados de veículos, ficou esclarecido que havia sido providenciado seu li-cenciamento neste mês de novembro.

Além disso, constava res-trição judicial sobre alguns dos caminhões que somente existiam, agora, em forma de carcaça.

Todos os chassis foram apreendidos e, diante da im-possibilidade de retirada do local, foi efetivado um depósito ao representante da empresa, o qual ficou como fiel depositário dos bens.

Fazenda repassa R$ 497 milhões em ICMS às prefeituras

Operação desmanche apreende 11 carcaças de chassis de caminhão com suspeitas de ilicitude em Lucélia

Espectadores já podem assistir Rede Vida com sinal digital

Região

Região Osvaldo Cruz

por exemplo, os relativos à liberação das operações com importações.

Índice de Participação

dos MunicípiosOs repasses aos mu-

nicípios são liberados de acordo com os respectivos Índices de Participação dos Municípios, conforme determina a Constituição Federal, de 5 de outubro de 1988. Em seu artigo 158, inciso IV está estabele-cido que 25% do produto da arrecadação de ICMS pertencem aos municí-pios, e 25% do montante transferido pela União ao Estado, referente ao Fun-do de Exportação (artigo 159, inciso II e § 3º).

Os índices de parti-cipação dos municípios são apurados anualmente (artigo 3°, da LC 63/1990), para aplicação no exercí-cio seguinte, observando os critérios estabelecidos pela Lei Estadual nº 3.201, de 23/12/81, com alterações introduzidas pela Lei Esta-dual nº 8.510, de 29/12/93. Secretaria da Fazenda

Também ficou constatada eventual prática de crime ambiental, posto que haviam vários galões de óleo depo-sitados em uma caçamba, inclusive com vazamento do produto para o solo, sendo também elaborado boletim de ocorrência e acionada a Cetesb para fiscalização no local.

Os fatos serão apurados através de Inquérito Poli-cial, o qual após regular tra-mitação será encaminhado pela Polícia Civil à Justiça.

As ações operacionais, integrando todo o aparato do Estado de São Paulo, visa coibir a prática de re-ceptação e revenda de peças oriundas de veí¬culos furta-dos no Estado, o que irá, de pronto, reduzir o í¬mpeto dos meliantes no cometi-mento do crime de furto/roubo de veí-culos.

Page 29: Jornal IMPACTO 14 de novembro 2014

29IMPACTO sexta-feira, 14 de novembro de 2014 cidades

Estudantes têm até hoje para confirmar matrículas nos cursos técnicos do Vence

Os 20 mil alunos do Ensino Médio da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo selecio-nados para os 60 cursos técnicos do Programa Vence têm até hoje (14) para confirmar a matrícula nas instituições conveniadas. A lista dos selecionados por meio de sorteio está disponível no Por-tal da Secretaria. É necessário faze o cadastro pessoalmente na unidade.

No ato da matrícula é preci-so apresentar o registro do aluno (RA), declaração de frequência, carteira de identidade, CPF, título de eleitor, comprovante de quitação do serviço militar (para maiores de 18 anos do sexo masculino), comprovante de re-

sidência e foto 3x4. Estudantes matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA) também puderam participar da seleção.

No Vence, ao mesmo tempo em que frequenta a escola estadu-al, o participante faz – no horário oposto – o curso técnico voltado ao mercado de trabalho em uma das instituições parceiras. Em 2014, os cursos mais concorridos foram: manutenção administra-ção, enfermagem, informática, segurança do trabalho e estética.

Uma segunda chamada, com as vagas remanescentes, está marcada para o período entre 17 a 29 de novembro. É possível acompanhar o processo no site www.vence.sp.gov.br. A previsão

Casas tiveram problemas com a chuva desta semana

Dois policiais civis, de 52 e 64 anos, e três detentas, de 19, 36 e 66 anos, tiveram ferimen-tos leves após a viatura em que estavam capotar nesta segunda--feira (10), na Rodovia General Euclides de Oliveira Figueiredo, em Dracena. As presas seriam transferidas para a Penitenciá-ria Feminina de Tupi Paulista.

De acordo com informações da Polícia Civil, o acidente aconteceu por volta das 10h35, quando o condutor do carro, por motivos ainda desconhecidos, perdeu o controle da viatura e atravessou a pista contrária. Logo, o veículo capotou e caiu

MARIANE GASPARETOEspecial para o IMPACTO

Dos 30 municípios da re-gião que participaram de uma pesquisa realizada pelo Cepam (Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal), 46,6%, ou seja, 14, apontam a Saúde como área prioritária na gestão municipal. O levan-tamento considera os compro-missos e as prioridades dos prefeitos paulistas, eleitos para a gestão de 2013/ 2016.

Em segundo lugar na pes-quisa vem a gestão pública, destacada por seis municípios (20%); em seguida o Trabalho, Indústria, Comércio e Serviços, listados por quatro administra-ções (13,3%); Habitação e Edu-cação, por duas (6,6%); e Gestão Ambiental e Urbanismo, por uma (3,3%). O objetivo da pes-quisa realizada é diagnosticar a caracterização da gestão em exercício, sob o olhar dos pre-feitos eleitos e reeleitos.

Já conforme os dados apre-sentados sobre todos os municí-pios do Estado cujas prioridades foram analisadas, novamente Saúde aparece em primeiro lugar, com 94,29%; seguida de Educação, com 74,46%; e Habi-tação, com 47,28%. Quanto aos três primeiros compromisso de campanha citados, a Saúde continua figurando o primeiro lugar (91,59%), Educação o se-gundo (53,04%) e Habitação o

em uma ribanceira.Os policiais e as detentas

foram socorridos e encaminha-dos à Santa Casa de Dracena, com leves escoriações. Nenhum outro automóvel foi atingido, se-gundo a corporação. Já a viatura ficou parcialmente danificada. A perícia compareceu no local e deve apontar as causas reais do acidente.

As mulheres retornaram à Cadeia de Dracena no fim da tar-de desta segunda-feira, contudo devem ser transferidas, nova-mente, para Tupi Paulista nesta semana, conforme informações da polícia. G1

terceiro (40,29%).Além disso, duas delas – Saú-

de (75,07%) e Habitação (24,38%) – também foram listadas pelos prefeitos entre as que apresen-taram mais dificuldades, no iní-cio da gestão. Administração/Gestão Pública (50,68%) aparece em segundo lugar, em grau de dificuldade.

O prefeito de Junqueirópolis, Helio Aparecido Mendes Furini (PSDB) explica que priorizou o setor do trabalho na pesquisa por conta da geração de empre-gos para o município. “Esse é nosso objetivo maior, tanto que criamos um distrito industrial para a instalação de empresas. No entanto, a Saúde é uma área muito importante e, por essa ra-zão, já é pontuada como segunda prioridade”, pontua.

Já Elias Natalino Pereira (PSDB) expõe que em Tarabai a principal área elencada foi Habitação, visto que“o aluguel demais e a população passou a cobrar bastante da adminis-tração que desse enfoque nessa área. “Isso não significa que nossas outras prioridades são sobrepujadas por essa, apenas que a Habitação é nosso foco momentâneo”, enfatiza.

Para o chefe do Executivo de Martinópolis, Antonio Leal Cordeiro, Tonho (PV), a área da Saúde sempre é a principal prioridade dos municípios, apesar de ser uma questão de difícil solução, por conta da fal-

Policiais e 3 detentas ficam feridos após viatura capotar em Dracena

46,6% dos municípios da região priorizam Saúde

Região

Região II

ta de recursos. Ele pontua que sua gestão também prioriza, em segundo lugar, a manutenção de serviços públicos de qualidade, educação e conservação de ruas, na zona rural e urbana, dentre outros aspectos importantes.

AnálisePara o sociólogo Luiz Antô-

nio Sobreiro Cabreira, não há como elencar uma principal prioridade para os municípios visto que o ser humano “apre-senta um conjunto de necessi-dades e precisa ser abrigado em várias áreas como Habitação, Saúde, Educação e outras”. Con-forme ele, o que deve ser feito pelos gestores é uma análise das partes deficitárias apresentadas e mobilizar esforços para elas.

No entanto, conforme o soció-logo, os dados deixam claro que falta diálogo entre os adminis-tradores. “Caso eles procuras-sem realizar uma ação conjunta, atrelando os problemas de cada município ao invés de pensar no próprio canto, seria mais fácil encontrar soluções para as deficiências, por meio de políti-cas públicas compartilhadas”, pontua.

Ainda segundo Cabreira, o problema é que o país não tem a cultura desse tipo de trabalho em conjunto, visto que os políti-cos apenas promovem coalizões em eleições, mas não para re-solver os diversos problemas es-palhados de forma satisfatória.

Dois policiais e três detentas estavam a caminho de Tupi Paulista

de início das aulas “duplas” é fevereiro de 2015.

“Após selecionado, o aluno pre-cisa garantir sua vaga no curso técnico comparecendo à institui-ção para a qual ele foi sorteado. Os 60 cursos técnicos do Vence podem ser cursados por estudan-tes do Ensino Médio de qualquer escola da rede estadual, que terão a oportunidade de encerrar sua formação na educação básica com um diploma a mais, o do ensino técnico, o que possibilitará mais chances de inclusão no mercado de trabalho”, informa a coor-denadora do Programa Vence na Secretaria, professora Lucia Helena Lodi Rizzini.

Assessoria de Imprensa

Page 30: Jornal IMPACTO 14 de novembro 2014

30 IMPACTO

Língua Quente I – Comenta--se nosbastidores em uma cidade, que não vou falar o nome, que um árbitro está in-conformado com a demora do pagamento do dinheiro que ele trabalhou em uma competição há três meses. Segundo disse-ram, o árbitro teve que tirar dinheiro do seu bolso para pagar os seus assistentes e até agora nada de receber o seu. Que falta de responsabilidade com a arbitragem.

Língua Quente II – Como são as coisas! Quando termi-nou o Campeonato Interfar-dão, falaram que iriam punir alguns jogadores do time da Vila Jamil, por causa de um W.O. e até hoje não teve puni-ção. Sabe o que aconteceu? Os organizadores prescisaram dos mesmos para disputarem as competições de futsal.

Língua Quente III – Segun-do comentários nos bastido-res, vários esportistas ada-mantinense estão querendo se mudar para Lucélia “Capital da Amizade” por causa dos eventos esportivos que são or-ganizados uma vez por meses. Enquanto aqui, deixa pra lá!

Lagoa Seca F.C. – Neste sábado (15), às 17h, recebe em seu campo, o time do Feijaõ a de Valparaiso. No compromis-so do dia 8, a equipe venceu por 3 a 1 o time do Cebola de Rinópolis.

E.C. Veteranos de Pacaem-bu – Joga neste sábado (15), às 17h, em Pacaembu contra o Sevip de Inúbia Paulista. No compromisso do dia 8 em Fló-rida Paulista, a equipe venceu o time do Edilson de goleada por 6 a 2.

Betão F.C. – Joga neste sábado (15), em Osvaldo Cruz contra o Santana F.C. No com-promisso do dia (8), no Jardim Adamantina, a equipe empa-tou em 1 a 1 com o Sevip de Inúbia Paulista.

Santa Helena F.C. de Para-puã - Joga neste sábado (15), às 17h, em seu campo contra o Grêmio da Rennó de Lucélia. No compromisso do dia 8 , a equipe venceu por 5 a 3 em Bastos o time do Chida.

Grêmio da Rennó – Joga neste sábado (15), às 17h, em Parapuã contra o Santa Hele-na. No compromisso do dia 8 em Osvaldo Cruz a equipe perdeu por 3 a 2 do Clube Ne-ves de Osvaldo Cruz.

Sevip Inúbia Paulista – Joga neste sábado (15), às 17h em Pacaembu contra o E.C. Veteranos. No compromisso do dia 8 em Adamantina,a equipe empatou em 1 a 1 com o Betão F.C.

esporte sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Apoio: Brexó Móveis

“O brexó do Cida” - 997555603

GRANDE ÁREA/NOSSOS ESPORTISTAS

Do Fundo do Baú

A Selar (Secretaria de Espor-tes, Lazer e Recreação de Ada-mantina) organiza neste domingo (16) à partir das 9h, o Festival Municipal de Bocha e Malha em

LucéliaO Campeonato Varzeano

Municipal de Lucélia, terá seu prosseguimento em mais uma rodade neste domingo (16), à partir das 16h30, com dois jo-gos. No campo do Jardim Amé-rica, o Figueirense enfrenta o CRK F.C. e no campo da Vila Rancharia, o ABC F.C. enfrenta o Galáticos. O campeonato tem a final programada para o dia 7 ou 14 do próximo mês.

Flórida PaulistaEm partida valendo vaga

para a próxima fase da Copa Inter municipal de Futebol Amador de Presidente Vences-lau, grupo C. A equipe da CME, de Flórida Paulista, dos técni-cos Laércio e Góis, jogou no domingo (9), no Estádio Muni-cipal “Francisco Abegâo”, em Presidente Venceslau, e acabou perdendo a vaga na competição ao empatar em 1 a 1 com o time

A sexta rodada do returno da tradicional Copa ATC/FAI Aberto de Futebol Médio, or-ganizada pelo departamento de Esportes do Adamantina Tênis Clube, teve seus jogos realizados neste fim de sema-na com a grande supresa do time do Indaiá F.C., que com os gols de Digo e Diogo(Foto), quebrou a invecilbilidade do time do Mori/ Arena/Marte/Gráfica Santo Antônio (líder e atual campeã) ao vencer por

Com obra original da década de 60, o estádio municipal Afonso João Lopes passa por reforma e adequa-ção para receber o Avcb (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros). A obra contará com novo muro de fechamento, alambrado, execução de saídas de emergência, fundação para execução das torres de ilu-minação além de novo pavimento para área de passeio.

A Associação dos Moradores do Parque Iguaçu marcou para a pró-xima quarta feira (19) a partir das 19h30 em sua bonita praça esportiva, a disputa final do 19º Campeonato Interno Aberto de Futebol Médio. Os jogos serão os seguintes: nas disputas de 3º a 4º lugar, às 8h joga a Bicicletaria Ideal e Retifica FV,

Selar organiza evento no Jardim das Alamandas

ESPORTES NA REGIÃO

Indaiá F.C. quebra a invecibilidade da Arena no ATC

Obras de adequação e reforma do estádio de Parapuã estão em andamento

Vitória e Orquidário disputam final do Interno do Iguaçu

Polaco, Gil Pinto e Alan Bortoleto em evento esportivo e confraternização no ATC

Apoio: WM Informática do empresário e esportista Marcelo Aguilar ‘Carioca’

Construtora Paulinho Bobô – Construindo com qualidade e honestidade (18) 9 9675-2615

Local passa por adequação de acordo com Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros

Recordamos nesta edição, com o apoio da Marmoraria Unipedras do empresário e esportista Dirceu Xavier, a equipe dos Pintores F.C. em partida pelo tradicional

Torneio da Liberdade “Dia dos Trabalhadores” em 1989. Em pé, da esquerda para direita: Armando, Chaveiro, Miro, Thincha, Gilmar, Neguinho, Augusto, Virgilío

e Rogério. Abaixados na mesma ordem: Beto, Valentim, Hélio, Devanir, Piu e Carlinhos.

2 a 1. Teve ainda o San Remo E.C./Alencar Encanador ven-cendo por 5 a 0 o Parque do Sol/Parabrisa Rici/Zona da Mata/Acácias F.C. e o Arse-nal/Supermercado Godoy ven-cendo por 4 a 1 o A5 Implantes Clínica Odontológica/Aqui Barato e o Parque Iguaçu/Marmoraria Uniperdas ven-cendo por 1 a 0 (W.O) A Vila F r e i t a s / M a r m o r a r i a Fo r t Pedras, descansou na rodada Bar do Mangaia.

São investidos R$ 177.955,92, sendo R$ 150.000,00 de Convênio Se-cretaria de Planejamento e Desen-volvimento Regional e R$27.955,92 de recursos municipais.

As obras estão em fase avan-çada e em breve o local poderá receber jogos e treinamentos e para que seja realizado um pavimento adequado as árvores foram retira-das do local.

festejos a comemoração ao ani-versário da Praça Esportiva de Malha e Bocha (Antônio Bento Coutinho) “Tula”, localizado no bairro do Jardim das Alamandas.

de Teodoro Sampaio F.C.DracenaContinua a disposição na Se-

cretaria Municipal de Esportes de Dracena, as fichas de inscri-ções para os dirigentes das equi-pes do município interessadas em disputar o melhor ,mais dis-putado e mais bem organizado campeonato da região, o tradi-cional Campeonato de Férias de Futsal. As fichas de inscrições não tem cobrança de taxa.

Adamantina/ATCNesta sexta feira (14) a par-

tir das 19h30 séra realizado a quarta rodada do Campeo-nato Inter no Veteranos dos Associados do Adamantina Tênis Clube, com dois grandes confrontos. No primeiro jogo, às 19h30, Aoki F.C. enfrenta Do g aria Far malar e no se -gundo às 20h30, Laís enfrenta Serv - Diesel .Folga -Casa da Bicicleta

e na disputa de 1º e 2º lugar, às 9h, Marmoraria Vitória e Orquidário Adamantina.

A arbitragem da final será de Marcio Cacá (Foto) do Parque do Sol. A equipe de esportes da Rádio Brasil AM, com Ari Oliveira e Valdecir Dell”Vuida, transmitirá a final.

O jogador Valdir Valle, da Casa da Bicicleta

Colaboração –Armandinho Pintor

Page 31: Jornal IMPACTO 14 de novembro 2014

31IMPACTO sexta-feira, 19 de setembro de 2014 \ classificados

ClassificadosVEÍCULOS

Vende-se Ecosport 2007/07, prata, flex, 1.6, tratar no 99730-0072 c/ João

Vende-se Fiesta Sedan 1.6, ano 09/10, completo, preto no valor de R$ 23.400,00, tratar com Antonio no (18) 99757-2229(vivo).

Vende-se Fiesta Sedan 1.6, ano 08/09, completo, preto no valor de R$ 22.600,00, tratar com Geraldo no (18) 99757-2229(vivo

V E N D E - S E V I D E O GAME X-BOX 360, SEMI-NOVO COM 13 JOGOS N O VA L O R D E R $ 1.000,00, INTERESSADOS ENTRAR EM CONTATO N O 9 9 6 8 2 - 7 3 6 4 C O M JENIFER.

Vende-se 01 moto Suzuki IES 125, ano 2011, cor prata, único dono, interessados entrar em contato no 99768-2015.

Vende-se som automotivo (cd,rádio FM, pen drive, mp3 da marca pionner, caixas de som traseira e frontal, tratar (18) 99717-6040.

2014 Vende-se Sienna 1.4 ELX, flex, ano 2008/2009, completo, preto, tratar com Simone Cardoso, tratar no 99794-2309.

2014 Vendo Saveiro 1997, 1.6, gasolina,, segundo dono. Tratar no (18) 3522-Vende-se Sienna 1.4 ELX, flex, ano 2008/2009,

Vende-se 01 lote de 275m, 11x25, no Residencial E l d o r a d o I I , e m Adamantina. Valor: R$ 52.000,00 ou R$ 33.500,00 m a i s 3 9 p a r c e l a s d e R $ 4 8 2 , 7 5 . A c e i t o financiamento. Propostas para André. Tel: (18) 99609-1619

Vende-se terreno na Rua Augusta nº 30, Fila Freitas (Proximo ao Objetivo, 10 de frente por 52 de fundo (18)3522.2095

V e n d e - s e u m a churrasqueira de mesa, inox a gás, tratar no (18) 99717-6040.

Vende-se ponto comercial, bem centralizado, ótima licalização, bem montado e completo na Alameda dr. Ar mando Salles de

Oliveira, contato:- (18) 3522-3768/99640-3587.

Ve n d o re s i d ê n c i a n a Alameda Armindo Silva, 426, na Vila Cicma, entrar e m c o n t a t o n o 3 5 2 2 -3336/99796-5607 c/ Paulo.

Casa nova com 01 sala, 01 cozinha americana, 01 banheiro, 02 quartos e área de serviço toda murada, excelente localização por apenas R$ 120.000,00 negociáveis

Vende-se um terreno em Adamantina com ótima localização no residencial Monte Alegre, Quadra A, Lote 11 com 250 metros quadrados, interessados entrar em contato com André no (18) 99609-1619 após as 18:00 hrs.

Vendo casa de lage, 2 quartos, sala, cozinha, banheiro, dispensa, área d e s e r v i ç o, g a r a g e m grande p/ 2 carros. Uma casa no fundo de lage, 1 quarto, sala, cozinha, banheiro, todos grandes e área de serviço, no valor de R$ 145.000,00 (negociável) na avenida Rio Branco - Jardim Adamantina, tratar nos fones: 99721-8662/3522-2106 Vende-se casa nova, com 2 quartos, 1 sala, 1 cozinha americana, 1 banheiro, área de lavanderia, toda murada no valor de R$ 130.000,00 ne gociável, tratar pelo (18) 99700-9015 c/ Rodrigo.

ELETRÔNICO

Vende-se Corsa Sedam 2002 4p, ar, trava, alarme, documentação 2014 paga. Tratar: Lucilene (18) 99739-6452

Vende-se CG Titan ESD, Mix/Flex, Único dono, 2012/2013, R$ 6300,00. Tratar com Allan, (18) 99612-6944

J.A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS:-

reparos de hidráulica, elétrica e serviços de p e d r e i r o e m g e r a l , t e m o s o s m e l h o r e s p r o f i s s i o n a i s d o mercado, atendemos 24 horas por dia e aos sábados e domingos, o r ç a m e n t o s e m compromisso, tratar:- (18) 99765-8859 com José Aparecido.

Vende-se negócio de ocasiãoVendo sítio em Mariápolis, a 1km da cidade, na vicinal asfaltada Mariápolis/Adamantina - excelente localização, casa com amplavaranda, 3 quartos, sala, churrasqueira, ajardinado com palmeiraspróximo à casa - negócio de ocasião - Tratar: (18) 99729-1823

OPORTUNIDADE:

COTA CONTEMPLADAC a r t a d e c r é d i t o contemplada R$ 250 Mil Reais para ImóvelwQuero R$ 27 mil, e transfiro o saldo devedor 18-99643-1110

OPORTUNIDADE:

Oferece-se para cuidar de crianças (possuo experiência), interessados entrar em contato no 99682-7364.

Vende-se Astra 2008/08, cor prata, único dono, completo, ar, direção hidráulica, vidro elétrico, rodas, pneus novos, som DVD, carro em estado de okm, 95.000 km.Não aceito troca, preço R$ 24.000.

Motorista profissional p r o c u r a t r a b a l h o , interessados entrar em contato com Jair Fernandes Guimarães no (18) 99604-1494.

Vendo terreno com área tota l de 144 metros quadrados, localizado na Vila Jamil de Lima na rua Francisco Troncon (esquina com a Alameda Curitiba), localizado atrás da FORD Adamantina, terreno de esquina, interessados entrar em contato no (18) 99609-4772 | 99657-8001

Page 32: Jornal IMPACTO 14 de novembro 2014

32 IMPACTOC

M Y

K

CMYK

Cidades sexta-feira, 14 de novembro de 2014

C M

Y K

CMYK

Page 33: Jornal IMPACTO 14 de novembro 2014

33IMPACTO

IMPACTOAdamantina-SP - sexta-feira, 14 de novembro de 2014 • www.ginoticias.com.br

C M

Y K

CMYK

Recém instalados, equipamentos são destruídos por vândalos na Praça do Idoso

Funcionários da Câmara têm pedido de afastamento pela promotoria

Pág. 35Pág. 35

ReclamaçãoRecomendação

Quadra e escola na Vila Rancharia serão entregues em fevereiro de 2015

Está previsto para os pri-meiros meses de 2015 a con-clusão das obras de constru-ção da quadra coberta com vestiário que irá beneficiar os alunos da Emei José Candido e da Emef Professor Carlos Bueno na Vila Rancharia, em Lucélia.

A obra é financiada pelo Governo Federal, está orçada em R$ 592 mil. A empresa Magon Construtora e Incor-poradora Ltda., da cidade de Votuporanga, executa os trabalhos.

A nova construção permi-tirá uma utilização racional e adequada do espaço esportivo para os alunos.

O atendimento é realizado via PAC, com apoio do Fundo Nacional de Desenvolvimento

da Educação (FNDE) para a construção de quadras e co-berturas escolares utilizando projetos padronizados. A ma-triz de atendimento foi igual-mente definida pelo Comitê Gestor do PAC. É priorizado o atendimento às escolas muni-cipais com mais de 100 alunos matriculados que não tenham quadra coberta declarada no censo escolar.

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Fun-dação para o Desenvolvi-mento da Educação (FDE) viabilizou a construção de uma nova unidade escolar também localizada na Vila Rancharia. Esta é outra obra de grande importância em an-damento na área educacional do município e está orçada

em aproximadamente R$ 5 milhões.

Com esta iniciativa, serão geradas mais vagas para alunos da rede estadual resi-dentes nas proximidades da escola e que estarão cursando o ensino fundamental ciclo II, do 6º ao 9º ano.

A escola está sendo construída nos padrões da FDE, com acessibilidade, dentro dos novos projetos de ensino do Governo do Estado. As obras são executadas pela empresa Tarraf Construtora Ltda, da cidade de São José do Rio Preto.

A data para entrega da escola foi prorrogada para o mês de fevereiro de 2015, já com todo o mobiliário.

Assessoria de Imprensa

A nova construção permitirá uma utilização racional e adequada do espaço esportivo para os alunos

Page 34: Jornal IMPACTO 14 de novembro 2014

34 IMPACTOlucélia sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Mais de 900 crianças são vacinadas contra Poliomelite e Sarampo

Emef Profª. Soledade Domingues Iglêsia promove integração de alunos com diversas atividades

Teve início no último sábado (8), a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e o Saram-po em Lucélia.

A ação visa imunizar cerca de 1.100 crianças. No primeiro dia de vacinação foram imunizadas 490 crianças contra a Pólio e 413 contra o Sarampo, totalizando 903.

E m o u t u b ro a e q u i p e d e professores da EMEF Profª Soledade Domingues Iglêsia de-senvolveu diversas atividades promovendo a integração entre os alunos de todas as turmas da escola. Os alunos disputaram diversas modalidades esporti-vas com premiações em meda-lhas, inclusive uma partida de Handebol entre professores e alunos em comemoração ao Dia do Professor, além de sorteio de rifa e confraternização com os alunos.

Houve premiações com me-dalhas de prata e bronze para as alunas que se destacaram na Olimpíada de Astronomia, reali-zada em maio de 2014; as alunas classificadas em nível escolar e em nível municipal da Olimpí-ada de Língua Portuguesa/2014; aos alunos que participaram do CICFAI Junior, com o projeto “Parthenon”.

Para comemorar o Dia do Funcionário Público foi realiza-

903 crianças já tomaram a dose das vacinas em Lucélia

Crianças durante formatura do Proerd

Dentre as atividades, os alunos comemoraram o Halloween

De acordo com a Vigilância Epidemiológica no caso da Po-liomielite, devem ser vacinadas crianças de 6 meses a 5 anos in-completos. Contra o sarampo, a faixa etária indicada é de 1 ano a 5 anos incompletos.

O objetivo é imunizar as crian-ças e manter o estado de elimi-

nação da poliomielite no Brasil, evitando a disseminação dos casos de sarampo que têm ocorrido em alguns Estados.

A campanha segue até o dia 28 deste mês em todas as unidades de Saúde. No dia 22, os postos estarão funcionando no horário das 8h às 17h. Assessoria Imprensa

da uma confraternização entre todos os funcionários da escola e dedicada uma homenagem à professora Lúcia Braga em vir-tude de sua aposentadoria.

A escola também sediou os Jogos Escolares - Categoria Pré Mirim/2014, nas modalidades Tênis de mesa e Xadrez, ocasião da qual participaram diversas

escolas da região.Finalizando as atividades

no dia 31 a comemoração do Halloween, com atividades organizadas pela professora de inglês. Os alunos socializaram os conhecimentos sobre a cul-tura americana influenciando a cultura brasileira.

Gi Notícias

Proerd realiza formatura para alunos do ensino fundamental

Programa Educacional

Educação

Na Emef. Profª Maria do Car-mo de Menezes Mendonça, 95 crianças participaram da forma-tura do Proerd (Programa Educa-cional de Resistência às Drogas e à Violência), sob instruções da Cabo PM Ângela Maria.

A cerimônia foi realizada na quadra da escola e contou com a presença dos alunos dos 5º anos das professoras Tatiane Peres (5º D), Mirian dos Santos (5º C), Ana Angélica Landim de Barros (5º B) e Olívia Faltz Alves Salvador

(5º A). Também participaram a coordenadora Cristiane Souza, a diretora Nilza Dias, o secretá-rio da Educação, Osvaldo José, a supervisora de ensino, Maria Neide Gonçalves, prefeito Osvaldo Saldanha, o comandante da 2ª Cia. do 25º BPMI, Capitão PM Júlio Romagnolli e o 1º Sargento PM Sidnei Costa Rodrigues.

Houve apresentação de dan-ça e da peça teatral “O Diaman-te”, do escritor Luis Fernando Veríssimo. Assessoria Imprensa

Page 35: Jornal IMPACTO 14 de novembro 2014

35IMPACTO sexta-feira, 14 de novembro de 2014 lucélia

Recém instalados, equipamentos são destruídos por vândalos na Praça do Idoso

Um local que seria para o la-zer dos lucelieneses foi alvo de vândalos que quebraram e da-nificaram diversos aparelhos da Praça do Idoso, localizada na Praça São Cristovão.

A ação foi denunciada ao IM-PACTO nesta semana, por mo-radores que residem próximo ao local, que se queixam de não poderem praticar os exercícios por falta de segurança.

De acordo com o aposenta-do Antonio Lupi, de 51 anos, os pedais arrancados de um dos aparelhos, dificultam que o exercício seja praticado no equipamento. “É vergonhoso, não tem cabimento destruir um

Painéis de publicidade devem ser retirados da via de acesso após notificação do DER

Decisão

O DER (Departamento de Es-tradas de Rodagem), comunicou à Prefeitura de Lucélia esta sema-na que promova a retirara dos ou-tdoors (painéis de publicidade) às margens da Avenida Brasil (via de acesso), nas proximidades do trevo principal de acesso à cidade.

A administração pública tem o prazo de 30 dias, desde a emissão da notificação ocorrida no dia 28 de outubro para tomas as medi-das necessárias e já deu início a fiscalização para identificar os proprietários dos painéis pro-movendo a devida notificação e fixando o prazo de 15 dias para a retirada.

Presidente do Legislativo Ivone Pernomian

Em reunião com representan-tes da Prefeitura, o diretor regio-nal do DER de Presidente Pru-dente, engenheiro João Augusto Ribeiro disse que a notificação partiu de denúncia formulada por um luceliense à Corregedoria Geral da Administração, órgão do Governo do Estado de São Paulo.

De acordo com ele “o trecho da Avenida Brasil, entre o trevo da rodovia Comandante João Ribeiro de Barros e o portal no Terminal Rodoviário, denomi-nado como “acesso”, ainda é de domínio do DER, o que dá o ampa-ro ao mesmo para a decisão pela retirada dos painéis”. F.S.

local que é para a melhoria da nossa saúde. O local foi feito para o público e a própria co-munidade destrói”, desabafa.

O aposentado afir ma que muitas pessoas usam o local, mas o movimento tende a cair s e o s e q u i p a m e n t o s fo re m destruídos ainda mais. “Boa parte é a conscientização das pessoas, mas alguma providên-cia tem que ser tomada, o local não pode ser destruído dessa maneira, ao invés de ser usa-do para o lazer pode se tornar ponto de coisas irregulares”.

A Praça de Exercício do Idoso foi implantada em Se-tembro, por meio de convênio

celebrado entre o Fundo Social de Solidariedade do Estado e a Prefeitura de Lucélia, com valor investido de cerca de R$ 15 mil reais.

A Prefeitura informou que lamenta atitudes de vandalis-mo praticadas por cidadãos que denigrem o patrimônio público e que os danos deverão ser re-vertidos, o que gera prejuízo e custos aos cofres públicos municipais.

“Solicitamos a colaboração da população que não mais pratique atos como este ou que denunciem tais ações junto à Polícia Militar (190) ou à Pre-feitura (3551-9200)”. F.S.

Reclamação

Sete funcionários da Câmara Municipal devem ser afastados por recomendação da Justiça

FERNANDA SILVAGrupo IMPACTO

Uma recomendação que ainda encontra-se em processo investiga-tivo de autoria do promotor judicial de Lucélia Bruno César Cruz Assis, será alvo de possíveis mudanças na Câmara Municipal de Lucélia.

Nesta semana,o IMPACTO procurou o promotor para escla-recer o assunto e segundo ele, a presidente do Legislativo Ivone

Pernomian, deve realizar a exo-neração dos ocupantes dos cargos em comissão sendo os diretores de Finanças e Contabilidade, Legislativo, administrativo e assessor jurídico, e a dispensa das funções de confiança de co-ordenador de patrimônio e de almoxarifado.

O IMPACTO entrou em contan-to com a presidente da Câmara em que foi informado que todas

as medidas impostas estão sen-do cumpridas. “Estou dentro do prazo estipulado de 20 dias para exoneração e mais 40 para a ex-tinção dos cargos. Faltam apenas dois funcionários para desocu-parem os cargos e ainda avalio a situação”, declarou.

A recomendação também prevê a divulgação de todos os atos relativos no site eletrônico da Câmara Muni-cipal de Lucélia. F.S.

Outdoors devem ser retirados até o fim do mês

Pedais foram arrancados de equipamentos da Praça do Idoso

Page 36: Jornal IMPACTO 14 de novembro 2014

IMPACTOsexta-feira, 14 de novembro de 2014

Os ganhadores do véiculo 0 km do evento da Maçonaria, Rodrigo Fazan e a esposa Alne.

Parabéns

Professora Cidinha, Tony e Lourdes em evento da

Maçonaria

Antônia, Fátima, Aletéia, Márcia, José Carlos e Odair, em noite de descontração no Bar do Danilo, em Lucélia

As amigas ''Acácias'' trabalham em evento da Maçonaria

Os professores de natação da academia Acqualaine de Lucélia, Everton e Elaine com alunos durante aula

A aniversariante Elaine Ferreira e o marido, o vereador Juninho Agra, em click para o Régistrando

Professora Milva com alunos em feira de exposição realizada na Escola Mundo Novo em Lucélia

C M

Y K

CMYK