jornal heliópolis #1

8
UNAS CONVIDA ARQUITETO RUY OHTAKE PARA CONTRIBUIR COM O PLANO DIRETOR DE HELIÓPOLIS O prefeito Gilberto Kassab e o secretá- rio municipal de educação, Alexandre Schneider, convidaram os diretores da UNAS para falar sobre Heliópolis. Foram apresentadas propostas para o Plano Diretor de Heliópolis, com indicação de locais para a construção de equi- pamentos públicos e comunitários, a regularização fundiária e a construção de mais de cinco mil moradias nos próximos anos. Os dirigentes indica- ram o arquiteto Ruy Ohtake para ser o idealizador do Plano Diretor. A direção da UNAS avalia o trabalho do governo Kassab como positivo e reconhece o empenho do prefeito por melhores condições de vida para a comunidade de Heliópolis, mas obser- va que poderia ser ampliada a partici- pação dos moradores nas tomadas de decisões do projeto. KASSAB RECEBE DIRIGENTES DA UNAS PROJETO HELIÓPOLIS FOI TEMA DA CONVERSA Por fim, foram encaminhadas as ações previstas para 2012 e um do- cumento foi entregue ao prefeito detalhando as sugestões da Unas para Heliópolis e região sudeste (Parque Bristol, Jardins São Saveiro, Maristela e Clímax, Vila Santo Este- fano, Água Funda e Caraguatá): - Implantação da 3ª fase de cons- trução do Pólo Cultural; - A construção de quatro novas creches; - A construção de uma escola de educação (EMEI) e uma escola de ensino fundamental (EMEF); - Implantação de área de lazer SABESP; - Apresentação do Plano Diretor de Heliópolis A UNAS visitou o escritório do arquiteto Ruy Ohtake e fez o con- vite, aceito de imediato, para que ele e sua equipe estudem João Bosco, Nazareno Antonio da Silva, Braz Rodri- gues Nogueira, Genésia da Silva Miranda, Antonia Cleide Alves – Presidente UNAS, Prefeito Kassab, João Miranda Neto, Vice Pres. UNAS e secretário Municipal de Educação Alexandre Schneider ações viáveis em curto, médio e longo prazo para o Plano Diretor de Heliópolis. Serão propostas que visam a construção de novas moradias com qualidade, prevendo áreas de esportes, lazer, cultura e comércio, futuros trajetos de linhas de ônibus e equipamentos públicos, como creches, postos de saúde e escolas. O diretor de relações institucionais e membro da executiva da UNAS, o com- panheiro Nazareno Antonio da Silva (Buiu), disse, após a reunião, que ficou feliz por Ruy ter aceitado o convite e informou que o assunto foi levado diretamente ao prefeito Kassab, em reunião que ocorreu em fevereiro. Ruy Ohtake, João Miranda, Genésia e membros da executiva da UNAS. MULHER DE HELIÓPOLIS PARABÉNS PELO SEU DIA! A UNAS SE ORGULHA DE TER VOCÊ NA LUTA POR HELIÓPOLIS, UM BAIRRO EDUCADOR. Dia 8 de março. Ato em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

Upload: alexandre-de-maio

Post on 18-Mar-2016

220 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Jornal da Unas

TRANSCRIPT

UNAS CONVIDA ARQUITETO RUY OHTAKE PARACONTRIBUIR COM O PLANO DIRETOR DE HELIÓPOLIS

O prefeito Gilberto Kassab e o secretá-rio municipal de educação, Alexandre Schneider, convidaram os diretores da UNAS para falar sobre Heliópolis. Foram apresentadas propostas para o Plano Diretor de Heliópolis, com indicação de locais para a construção de equi-pamentos públicos e comunitários, a regularização fundiária e a construção de mais de cinco mil moradias nos próximos anos. Os dirigentes indica-ram o arquiteto Ruy Ohtake para ser o idealizador do Plano Diretor.

A direção da UNAS avalia o trabalho do governo Kassab como positivo e reconhece o empenho do prefeito por melhores condições de vida para a comunidade de Heliópolis, mas obser-va que poderia ser ampliada a partici-pação dos moradores nas tomadas de decisões do projeto.

KASSAB RECEBE DIRIgENTES DA UNASProjeto HelióPolis foi tema da conversa

Por fim, foram encaminhadas as ações previstas para 2012 e um do-cumento foi entregue ao prefeito detalhando as sugestões da Unas para Heliópolis e região sudeste (Parque Bristol, Jardins São Saveiro, Maristela e Clímax, Vila Santo Este-fano, Água Funda e Caraguatá):

- Implantação da 3ª fase de cons-trução do Pólo Cultural;- A construção de quatro novas creches;- A construção de uma escola de educação (EMEI) e uma escola de ensino fundamental (EMEF);- Implantação de área de lazer SABESP;- Apresentação do Plano Diretor de Heliópolis

A UNAS visitou o escritório do arquiteto Ruy Ohtake e fez o con-vite, aceito de imediato, para que ele e sua equipe estudem

João Bosco, Nazareno Antonio da Silva, Braz Rodri-gues Nogueira, Genésia da Silva Miranda, Antonia Cleide Alves – Presidente UNAS, Prefeito Kassab, João Miranda Neto, Vice Pres. UNAS e secretário Municipal de Educação Alexandre Schneider

ações viáveis em curto, médio e longo prazo para o Plano Diretor de Heliópolis. Serão propostas que visam a construção de novas moradias com qualidade, prevendo áreas de esportes, lazer, cultura e comércio, futuros trajetos de linhas de ônibus e equipamentos públicos, como creches, postos de saúde e escolas.

O diretor de relações institucionais e membro da executiva da UNAS, o com-panheiro Nazareno Antonio da Silva (Buiu), disse, após a reunião, que ficou feliz por Ruy ter aceitado o convite e informou que o assunto foi levado diretamente ao prefeito Kassab, em reunião que ocorreu em fevereiro.

Ruy Ohtake, João Miranda, Genésia e membros da executiva da UNAS.

MULHER DE HELIÓPOLIS PARABéNS PELO SEU DIA!A UNAS SE ORgULHA DE TER VOCê NA LUTA POR HELIÓPOLIS, UM BAIRRO EDUCADOR.

Dia 8 de março. Ato em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

Lamentável o despejo das fa-mílias da área do Pinherinho em São José dos Campos. E ainda existem outras famílias ameaça-das, como na área Sayoa.

Fatos como estes demonstram a falta da aplicação do Estatu-to da Cidade em conflitos da posse da terra e o descaso do poder público. A UNAS e Helió-polis estão solidárias com a luta dos trabalhadores despejados da área de Pinherinho.

O ano de 2012 começa com

VOTE EM SÃO PAULO. TRANSFIRA SEU TÍTULO DE ELEITOR

Você, morador de São Paulo que ainda tem o domicílio eleitoral em outra cidade, poderá transferir o seu título até o dia 09 de maio de 2012 (6 meses antes das eleições municipais marcadas para outubro).Para isso é necessário se apresentar no Cartório Eleitoral do Ipiranga, na R.Bom Pastor nº 2.204 , de 2ª a 6ª feiras, das 12h às 18h, com os seguintes documentos:

- Comprovante de endereço atualizado (conta de água,luz.etc.);- Cédula de identidade e CPF.Você pode solicitar também, via internet, a transferência do título pelo site: www.tse.jus.gov.br. Após cinco dias da solicitação, comparecer ao Cartório Eleitoral e retirar seu novo título.

18º ENCONTRO DA UNAS REAFIRMA SEU COMPROMISSO NACONSTRUçÃO DE HELIÓPOLIS, UM BAIRRO EDUCADOR

500 pessoas estiveram reunidas no 18º Encontro da UNAS, em dezembro. Foram definidas as principais ações para 2012.- Fortalecer a luta por educação de qualidade- Lutar pela legalização e urbanização de Heliópolis- Intensificar as ações com a juventude de Heliópolis- Ampliar o trabalho da UNAS na região

Aloízio Mercadante, Ministro da Educação, foi um dos convi-dados do encontro e abriu a atividade fazendo uma análise de conjuntura. Mercadante se declarou o embaixador de Heliópolis em Brasília, e disse ainda que, além dele, toda a sua família está presente na luta dos moradores. Sua esposa atua no Jovens Alconscientes/UNAS, acompanhando os 10 jovens do projeto.

O ministro destacou que “no 1º ano do governo dilma, tivemos a menor taxa de desemprego dos últimos anos, a inclusão de um milhão de jovens de baixa renda no ensino superior pelo Pro Uni, o programa bolsa família que vem impulsionando a economia, principalmente no nordeste e promovendo a inclusão social com a saída de 30 milhões de brasileiros da miséria”.

Mercadante era ministro da Ciência e Tecnologia e disse ter orgulho do governo Dilma, por ter possibilitado que 10 mil jovens brasileiros estejam estudando no exterior. Falou também sobre a visita da Dilma no Haiti, onde o Brasil tem uma missão de paz e ressaltou seu compromisso com os mais pobres.

Por fim, lembrou as eleições para a Prefeitura de São Paulo em 2012, onde declarou seu voto no petista Fernando Haddad, antecessor dele no Ministério da Educação e criador do ProUni.

O deputado estadual Carlos Grana falou sobre como seu mandato vem atuando a serviço de Heliópolis. O vereador Chico Macena apresentou o seu projeto de emenda par-lamentar para o Pólo Cultural de Heliópolis. Edna Vasquez, coordenadora da CAS-Sudoeste, falou sobre a atuação da Secretaria de Assistência Social em Heliópolis e ressal-tou a perspectiva de ampliar o trabalho de sua pasta em Heliópolis. Marta Sobral, campeã olímpica de basquete, anunciou seu projeto esportivo para 2012 em Heliópolis. Alexandre Schneider, Secretário Municipal da Educação, apontou os avanços na área de educação em nossa cidade, destacando a atuação da UNAS nas creches.

O arquiteto Ruy Ohtake traçou o histórico de sua relação com Heliópolis, desde o Projeto A COR em Heliópolis, a Bi-blioteca Comunitária, o Pólo Cultural Heliópolis, até a cons-trução dos “prédios redondos”. Lembrou de sua entrevista na revista Veja, onde declarou que “Existe uma distância de beleza entre Heliópolis e o Morumbi” e do telefonema que recebeu de João Miranda (à época Presidente da UNAS) que o convidou para visitar a comunidade. De lá pra cá, se declarou apaixonado por Heliópolis. “vi a solida-riedade de vocês ao bater uma laje, a garra das mulheres como a cleide e Genesia, e os jovens buscando alternati-vas”, afirmou.

Ohtake aceitou recentemente o convite da UNAS para pensar Heliópolis nos próximos 10, 20, 30 anos, mas já fazen-do o que for possível de imediato.

Cido Serio, prefeito de Araçatuba, parabenizou a UNAS

por seu trabalho na Comunidade e afirmou que muitas experiências de Heliópolis estão sendo implantadas em sua cidade. João Santo, presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescen-te, falou sobre a importância dos Con-selhos tutelares e de projetos voltados para a infância.

Por fim, Cleide, presidente da UNAS, agradeceu a presença de todos, lem-brando a ausência de outros parceiros que não puderam comparecer ao encontro, mas estão ligados em nossas mentes e corações.

grandes desafios para todos nós. As eleições para prefeito e vereadores em outubro será uma oportunidade para avaliarmos o que vem sendo feito em nossa comunidade e o que vem ocorrendo na cidade de São Paulo e no Brasil. O direito à moradia, à educação, saúde e lazer, está nas metas da UNAS rumo à construção de Heliópolis, um bairro educador.

Em dezembro último, fizemos um balanço das nossas ações, e deliberamos reforçar nosso trabalho com a comunidade, priorizando o eixo da educação, a juventude e a organização comunitária com fortes mobilizações para 2012. Abrimos o ano com o Foliópolis, um carnaval da luta por direitos que aconteceu no dia 16 de fevereiro.

Em março vamos comemorar o Dia Internacio-nal da Mulher. A mulher dona de casa, batalha-dora e que transforma a realidade no dia a dia. Para o mês de junho estamos organizando a 14ª Caminhada da Paz, que acontece no dia 14 de junho. E ainda temos a Festas Junina na Rua Paraíba!

Em julho, o início da 3ª fase de construção do Pólo Cultural, com uma biblioteca de 1º mundo e uma área esportiva com piscina. Em agosto, vamos organizar a 7ª Corrida e Caminhada de Heliópolis. No mês de outubro iremos ampliar as Festas das Crianças, que hoje acontecem nas ruas Paraíba, Coronel Silva Castro, Casinhas e Morro da USP. Neste mesmo mês, teremos ainda grande relevância nas eleições de 2012 para prefeito e vereadores. A UNAS deverá atuar junto à comunidade de forma a dar transparência às propostas dos principais candidatos que serão convidados para apresentar as suas propostas para Helió-polis, como o projeto de urbanização, direito à cidade, transportes, educação, saúde, lazer, entre outros.

Novembro é o mês da Consciência Negra. Viva Zumbi! E é também o mês de fortalecer a organização interna, que vai culminar com o 3º Congresso da UNAS que acontecerá em dezembro.

Espero que 2012 seja um ano de muitas con-quistas para nossa comunidade. Que possa-mos ter alegria e saúde, ânimo para enfrentar as dificuldades e acumular muitas histórias de superação. E que todas e todos contribuam na construção de Heliópolis, um bairro educador.

18º ENCONTRO DA UNASTEVE O PATROCÍNIO DE :

ExpEdiEntE - editor: José Geraldo de Paula Pinto e Nazareno Antonio da Silva (Buiu)Jornalistas : Lais Fonseca MTB 22.544 - Revisão: Nina Fideles - Projeto gráfico: Alexandre De Maio - Fotografias: Gildivan Felix e Isís de Sousa Edição de video - DJ Ivonverine - Redação UNAS - Rua da Mina, 38 - Heliópolis – São Paulo – SP - Cep. 04235-460 - Tel. (11) 2272-01402272-0148 Fax 2272-9968 - [email protected] 20 mil exemplares.

Apoio:

Antonia Cleide Alves Presidente

QUEM SOMOSCONHEçA MAIS A HISTÓRIA DA UNAS E A LUTA DAS SUAS LIDERANçAS

ELEIçÃO DO CONSELHO TUTELAR DO IPIRANgAMembros da UNAS são eleitos

Os companheiros Emersom de Abreu Santana (Macarrão), Rodrigo de Oliveira (DMenor) e a Maria Antonia Fulgencio, fo-ram eleitos Conselheiros Tutelares no pleito realizado em outubro de 2011. Além de Monica dos Santos Soares e Lucia Helena C. Souza.

Os 5 conselheiros tomaram posse no dia 18 de novembro de 2011 e já começaram a atuar na região do Ipiranga, trabalhan-do com denúncias e casos que recebem diariamente.

CAMINHADAS DA PAZ REÚNEM MAIS DE 6 MIL PESSOAS

A UNAS nasceu na década de 80 quando um grupo de moradores ousou enfrentar o poder público, resistindo aos despejos que estavam sendo realizados na região. Nas décadas de 80, 90 e 2000, várias lideranças foram se organizando em torno de uma entidade que culminou com a formação da UNAS, hoje presente em 10 núcleos (daí a origem de União de Núcleos).

Naqueles anos, Heliópolis não tinha instalações de água e luz. Suas ruas não tinham asfalto, não havia escolas ou creches. Existiam dois córregos, Sacomã e Independência. Lá, moravam de forma precária e desumana mais de quatro mil famílias. Na década de 80, a população de Heliópolis era de três mil famílias, hoje somos mais de 20 mil. Pas-samos também de 15 mil habitantes para 197 mil.

Muitos hoje desconhecem estes mais de 30 anos de luta da UNAS. No final da década de 90, definimos a missão da UNAS: “Promover a cida-dania, a qualidade de vida e o desenvolvimento integral da comunidade”. E os nossos princípios: Responsabilidade – Autonomia e Solidariedade. Acreditamos que tudo passa pela educação e temos a escola como um centro de formação permanente de lideranças comunitárias.

Lutamos pelo direito à moradia, educação e saúde, por meio da organização comunitária dos moradores, a formação permanente de lideranças e a articulação com outros grupos de trabalhadores e movimentos sociais de São Paulo, do Brasil e do mundo.

01 – Antonia Cleide Alves, Presidente da UNAS02- Joao Miranda Neto, ex-presidente da UNAs, atual vice03- Delmiro Monteiro Farias, 1º Vice Presidente UNAS 04- Nazareno Antonio da Silva (Buiu), 1º tesoureiro, coorde-nador de relações institucionais da UNAS05 – Jose Geraldo de Paula Pinto, tesoureiro geral e coorde-nador de grupo de projetos da UNAS06 – Genesia Silva Miranda, diretoria ampliada e coordena-dora da comissão de formação07- Braz Rodrigues Nogueira, secretário geral, diretor da Escola Campo Salles08 – Arlete Persoli, diretoria ampliada e gestora do Pólo Cultural09 – Edmundo Barbosa, diretoria ampliada10 – Fabio Rubson, diretoria ampliada e coordenador de comunicação e juventude11 – Maria Aparecida Vanderley, diretoria ampliada, coor-denadora de Educação Infantil da Unas12- José Genário Pererira de Araújo, diretoria ampliada e coordenador do MSE e grupo de formação13- Geronino Barbosa da Silva “Gero”, diretoria ampliada e coordenação do Grupo GLBT14 – Joao Isaias, diretoria ampliada e coordenador do proje-to qualificação profissional15- Lais Fonseca, diretoria ampliada, coordenador do grupo de cultura e esportes16 – Manoel Otaviano da Silva, diretor de políticas pública, coordenador dos Sem Teto Heliópolis17 – Mércia Maria Ribeiro das Dores, diretoria ampliada, coordenador do grupo de mulheres18 – Dilza Maria Dias, diretoria ampliada e coordenador do Grupo de Saúde e políticas pública19 - Maria Antonia Fulgencia, diretoria ampliada, conselheira tutelar, coordenação do grupo de consciência negra e mulheres 20 – Reginaldo Jose Gonçalves, diretoria ampliada e coor-denador do Projeto Jovens Alconscientes21 – Solange Agda da Cruz, diretoria ampliada, coordena-dor do grupo de defesa da criança e adolescente, membro eleita do CMDCA – Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes22 - Lidia Tavares da Silva, diretoria ampliada, participa do grupo de formação e é contadora da entidade. 23- Joao Bosco, 2º Secretário, coordenador das ações da UNAS na região sudeste na área de políticas pública e movimentos sociais

conheça os companheiros da diretoria da Unas.

A 13ª caminhada da Paz de Heliópolis foi realizada em junho de 2011 e contou com a participação de mais de 5 mil pessoas, mesmo embaixo de chuva. Eram alunos, professoras e moradores da comunidade.

E tem mais caminhada neste ano. No dia 14 de junho, a partir das 13h, com concentra-ção no Pólo Cultural. As reuniões preparató-rias do Movimento Sol da Paz, reúne a orga-nização da Caminhada da Paz, acontece sempre nas últimas 4ª feiras de cada mês, as 09h, no Pólo Cultural de Heliópolis.

Na região do Jardim São Savério, Parque Bristol e Jardim Clímax, foi realizada a 2ª Ca-minhada da Paz que contou com a partici-pação de mais de mil pessoas. A 3ª edição acontece em 20 de maio de 2012, a partir das 13h, com concentração na rua Canção do Exílio, Jardim São Savério.

O Conselho Tutelar tem como atribuições receber denúncias de maus tratos, violência doméstica, além de apurar omissão do poder público na área da educação, saúde, entre outras. O órgão está previsto no Estatuto da Criança e Adolescente (ECA).

conselho tutelar do ipiranga Rua Almirante Lobo, 495Telefones: 2061-2010 / 2063-8733 Fax: 2068-1607Funcionamento: Segunda a Sexta Feira, das 8 às 18h. Nos finais de semana, feriados ou emergências (à noite), acione o Conselho pelo celular de plan-tão: 7283-6548

SEM TETO UNAS DEFINEM BANDEIRAS DE LUTA PARA 2012

PAC PROgRAMA DE ACELERAçÃO DO CRESCI-MENTO DO gOVERNO FEDERAL EM HELIÓPOLIS o Governo federal, em Parceria com a PrefeitUra de são PaUlo e Governo estadUal, destinaram r$ 196 milHões Para Urbanização de HelióPolis. com estes recUrsos estão sendo feitas obras imPortantes

PRINCIPAIS OBRAS CONCLUÍDAS

Andreia Maria da Silva, 36 anos, casa-da, 3 filhos. Recebeu um apartamento nos “Redondinhos”.

Para ela foi uma conquista, fruto da luta junto ao Sem Teto por mais de cinco anos.

Andreia morava no núcleo imperador, em condições precárias. Começou em 2008 participando das passeatas e atos e passou a integrar a coordenação dos Sem Teto.

450 aPartamentos na área da terra moto

Os Sem Teto da UNAS realizaram em 2011 vários atos e passeatas. Participaram da caravana dos movimentos de moradia à Brasília, ti-veram forte atuação nas ocupações dos prédios abandonados no Centro de São Paulo, pressionando o governo estadual e municipal a transformar esses prédios em moradia popular.

Em outubro de 2011, os Sem Teto deliberaram, com mais de duas mil pessoas, as bandeiras de luta para 2012: lutar pela compra de terrenos para a construção de moradia popular nas áreas da Petro-bras, Charcot e a desafetação da área do DSV.

Agora, o cadastramento do Sem Teto é informatizado e todos os cadastrados receberam uma carteirinha que vai melhorar o con-trole da participação. As reuniões acontecem no 1º sábado do mês. A próxima reunião acontecerá no dia 07 de abril, na rua Coronel Silva Castro, 58. Qua-dra da UNAS/Heliópolis, com duas turmas: às 14h e 16h.

NOVOS CADASTRAMENTOS: Estão suspensos temporariamente.

Projeto “rocinHa”

Prédios“redondi-nhos” Idea-lizada pelo arquiteto Ruy Ohtake

“vou continuar na luta e aqui eu não vendo, não troco, não alugo e nem dou. Quero contribuir para que outras famíliasconquistem sua moradia”, declarou ela.

canalização dos córreGos indePen-dÊncia e sacomã

Unas entreGa docUmento Para secretaria mUniciPal de Habitação

No último mês de dezembro, a SEHAB/ HABI Sudeste (Secretaria Municipal de Habitação), apresentou um esboço do Plano Diretor de Helió-polis, elaborado por eles. A UNAS reforçou que as tomadas de decisões de obras e projetos devem sempre ter a ampla participação dos moradores. Outro ponto importante é a incorporação de novas áreas ao projeto.

diretrizes aPresentadas Pela Unas - A regularização e legalização fundiária com base no Estatuto das Cidades com valor simbólico;

- A garantia de moradia a todos os moradores de Heliópolis;

- A remoção apenas em casos extremos e com direito à moradia prioritariamente na área;

- O atendimento de uma segunda família cadas-trada no mesmo imóvel quando comprovado;

- A implantação de áreas de lazer e esportes, a exemplo do Polo Cultural (sugerimos a área do Pátio do Hospital Heliópolis, área da Petrobras e Sabesp);

- Foram sugeridas áreas para a construção de creches, escolas e unidade do SESI e SESC;

- Reformas, adaptações e construções de áreas comunitárias para implantar projetos sociais como CCCA que atende a criança de 6 a 15 anos no contra turno da escola;

- Participação dos moradores nas tomadas de decisões do projeto;

- Revisão dos nomes das ruas com a participação dos moradores e colocação da sinalização de trânsito.

URBANIZAçÃO DO NÚCLEO LAgOA COM COLOCAçÃO DE REDE DE ÁgUA, ESgOTO E ASFALTAMENTO

APARTAMENTOS DA QUADRA H BENEFICIARÁ 260 FAMÍLIAS OS DOIS PRéDIOS DO LADO DEVEM RECEBER REFORMAS

UNAS ORgANIZA CARNAVAL DE LUTA POR DIREITOS

FOLIÓPOLIS 2012

Pelo 3º ano consecutivo a UNAS realizou, no último dia 16 de fevereiro, o FOLIÓPO-LIS. A festa é um grito de carnaval que conta com a participação dos projetos da UNAS e visa, além de alegrar o Carna-val, realizar um momento de luta dos Sem Teto por moradia e de todos nós pelos direitos a educação, saúde e lazer. Neste ano, o evento reuniu mais de duas mil pessoas entre os integrantes do Mo-vimento Sem Teto de Heliópolis, CCCAs, Projeto Jovens Alconscientes e mora-dores. Os participantes saíram do Pólo Cultural de Heliópolis, percorreram as ruas União e Paraíba e se concentraram no Copa Rio, voltando para a quadra polies-portiva da UNAS, na Rua da Mina, onde aconteceu o ato final. O Foliópolis contou com a participação do projeto EURECA –

PROgRAMA BOLSA ALUgUEL ATENDE MAIS DE DUAS MIL FAMÍLIAS

mais de duas mil famílias encontram-se no Pro-grama bolsa aluguel. elas são prioridade para o atendimento habitacional. a Unas solicitou a identificação destas famílias de forma a organi-zá-las. se você está no programa ou conhece alguém que esteja, participe ou oriente-o para participar das reuniões de moradia.

entre em contato na Unas, pelos telefones 2272-0140/48.

Maria das Graças de Jesus Silva, 43 anos, 2 filhos, chegou em Heliópolis em 1979. teve sua casa de alvenaria derrubada para a construção de apar-tamentos na área da rua tiradentes. maria está no bolsa aluguel há 4 anos e deve ser atendida em breve no conjunto terra moto.

“confio na nossa lUta Pela Urbanizaçãode HelióPolis. a PrefeitUra me entreGoU Um termo de comPromisso dizendo QUe irei Para Uma moradia definitiva”, contoU.

Executiva da Unas entrega documentação para Sueli Pacci (Diretora Social da Habitaçõa Sudeste

Eu Reconheço o Estatuto da Criança e do Adolescente, de São Bernardo do Campo - que animou a festa com a sua bateria.O evento também contou com a participação do secretário de Educação Ale-xandre Schneider.

Para ver o evento acesse o canal do youtube da Unas. youtube.com/unasorg

UNAS, INSTITUTO LEO MADEIRA E SENAI ABREM INSCRIçõES gRATUITAS PARA CURSO DE MONTADOR DE MÓVEIS E MARCENEIROJá estão abertas as inscrições para o curso de montador de mó-veis e marcenaria que inicia novas turmas em março deste ano. Para se inscrever, o interessado deve comparecer na UNAS, na Rua da Mina, 38, munido de RG e comprovante de endereço. O candidato precisa ter entre 16 e 30 anos. As aulas acontecem no Pólo Cultural de Heliópolis, na altura do 2.385 da Estrada das Lágrimas. Maiores informações: João Isaias (Tel.6236-6508)

PROJETO JOVENS ALCONSCIENTES REALIZA A PRIMEIRA BALADA BLACK DE 2012

PROJETO COLETIVO COCA-COLA ABRE INSCRIçõES

250 JOVENS DA COMUNIDADE SE FORMAM

Depois de passarem por várias atividades no ano de 2011, os mais de 250 jovens de 15 a 18 anos do Programa jovens Urbanos, chegam à fase final do projetos. São iniciativas na área de meio-ambiente, educação e saúde.O projeto foi financiado pelo o Instituto Itaú Social e acompanhamen-to da ONG Cenpec e realização da Unas.

Mais de dois mil jovens, entre 13 e 25, anos estiveram presentes na primeira balada Black do ano. Todos curtiram um baile dife-rente, sem drogas e sem álcool. O projeto,

que realizou 10 baladas em 2011, foi renovado pela AMBEV. Além das baladas mensais, os 10 integrantes do projeto vão participar de oficinas na área de propaganda e organização de eventos. A iniciativa ganhou outra dimensão e muitas comu-nidades querem reaplicar o projeto. Em março, os jovens de Heliópolis foram convidados para organi-zar uma Balada Black em Brasília.

Para assistir ao futebol na TV, trocar boas ideias e comer bem, a UNAS sugere dois locais 5 estrelas:

bar do cHicorua social, n° 23. das 11h30 às 00h. Fornece almoço diário de 3ª feira a domingo, com grande variedade de petiscos no Happy Hour. Especialidade da Casa: Feijoada às quartas e sábados.O espaço tem várias TVs Led e é ideal para assistir jogos com os amigos e família.

nova Pizzariarua G, n° 22 (graviola de Heliópolis) - de 3ª feira a domingo, das 19h às 00h.Especialidade da casa: Pizza de ca-marão e frango com catupiry. Música ao Vivo aos domingos com violão e voz com o melhor da MPB e às sextas-feiras um bom forró.Telefone: 2274-9858 - Entrega à domi-cílio, das 19h às 00h.

“curtição sem álcool e drogas”

equipe jovens alconscientes

Regis Foge Jacintocordenador da UNAS no projeto Coca Cola.

O projeto oferece aulas de vendas, marketing e informáti-ca, duas vezes por semana no período de dois meses. “já formamos mais de 500 jovens em um ano de funcio-namento do projeto e que hoje estão encaminhados para o mercado de trabalho. muitos ainda vêm aqui para um bate papo e este espaço virou referência na comunida-de”, conta Regis.

“Participar do Pja fez uma diferença e tanto. não foi apenas um projeto, mas uma lição de vida para mim. aprendi que devo valorizar o outro e respeitar o próximo. estamos em busca de cons-cientizar todos os jovens com menos de 18 anos para o uso indevido do álcool. não queremos proibir ninguém de beber, mas passar o nosso recado: que o uso de drogas e álcool pode fazer um diferença muito negativa em suas vidas”

alunos formados em 2011

Gabriela (16 anos)

www.jovensalconscientes.com.br

CASA DO ADOLESCENTE ATENDE DOIS MIL JOVENS POR MêSos dentistas oferecem atÉ a colocação de aParelHos dentários GratUitamente

UNAS FIRMA PARCERIA COM SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDEobjetivo É Promover ações de Prevenção Às dst/aids

UNAS PARTICIPA DE ENCONTROCOM MINISTRO DA SAÚDE

SEPARAR O LIxO E ORgANIZAR A COLETA PODE AJUDAR NA SAÚDE DA COMUNIDADE

A Casa do Adolescente de Heliópolis faz par-te do Programa de Saúde do Adolescente da Secretaria de Estado da Saúde. Viviane Zar-pelom Carneiro nos mostrou o funcionamento da Casa que atende até dois mil jovens, de 10 a 19 anos e 11 meses, por mês. São ofere-cidos serviços dentários, inclusive com colo-cação de aparelhos, tratamento de canais e todos os demais tratamentos da área odonto-lógica. Existe também o atendimento clínico por meio da hebiatria, que é uma área da medicina especializada em adolescentes. Os beneficiários da Casa participam de ofici-nas de prevenção do uso de álcool e drogas. Na cozinha experimental os jovens aprendem a fazer pratos saudáveis com ingredientes que são tirados de uma horta comunitária existente na casa e a prevenção e tratamen-to de diabetes. Ainda contam com grupos de orientação psicológica e sexual por meio do Projeto Hora Certa, que desenvolve palestras sobre opções de métodos contraceptivos (fornecendo pílulas), e o pré-natal para as meninas grávidas. O prédio tem duas qua-dras de futebol society que ficam abertas para a comunidade aos sábados, domingos e feriados.

A UNAS firmou parceria com a Secretaria Municipal de Saúde para desenvolver ações de pre-venção às Doenças Sexualmente Transmissíveis: DST/Aids e Hepatite B. O projeto irá realizar oficinas, por meio de encontros periódicos, com 300 educadores das cre-ches e CCCAs e jovens e mulheres da comunidade, com o objetivo de informar sobre as formas de contágio e prevenção das DST’s/Aids e capacitar multiplicadores destes conhecimentos.

No mês de dezembro a UNAS participou de um seminário com a presença do mi-nistro da saúde e do deputado federal Ricardo Berzoini. O tema em pauta era o SUS – Sistema Único de Saúde e recursos para a área da saúde. O companheiro

João Bosco, diretor da UNAS, lembrou que o SUS é uma conquis-ta da comunidade e é preciso dar mais qualidade ao atendi-mento e serviços, além de reforçar a necessidade de projetos preventivos ampliando, em Heliópolis a rede e programas de saúde, como saúde bucal (dentista), saúde da família e saúde mental.

É cada vez mais assustadora a quantidade de lixo que vem se acumu-lando nas ruas de Heliópolis. Precisamos entender quais as consequên-cias disto e buscar, por meio da informação e educação, tornar nossa comunidade mais saudável. Existem moradores que pagam pessoas para levar entulhos, que são jogados em frente a creches e escolas, impedindo até a entrada dos estudantes e crianças.

vamos transformaresta realidade:•Coloque o lixo sempre à noite. O lixeiro recolhe às 2ª, 4ª e 6ª feiras, a partir das 7 horas da manhã;

•As vielas têm serviço de recolhi-mento porta a porta. Se isso não tem acontecido onde você mora, recla-me.

•Entulhos e bugigangas: Se você quer jogar fora alguns móveis velhos, orga-nize um bota fora na sua rua, combi-nando com o caminhão do lixo e a Sub-prefeitura um dia pré- agendado para o recolhimento.

Rone Mesquita, 12 anos, estava na Casa do Ado-lescente acompanhado pela sua mãe, Joana Machado. O jovem estu-da na escola Tancredo Neves e está na 6ª série. Ele começou a frequen-tar as atividades da Casa em 2009.

CONHEçA O PROgRAMA ESPAçO DO CORPOinscrições abertas. O projeto vai implantar uma academia chamada “Espaço do Corpo”, na quadra da UNAS, onde serão promovidas aulas de Pilates, condicionamento físico e caminhadas, com a presença de profissionais e modernos aparelhos. Pessoas com mais de 16 anos podem se inscrever gratuitamente na UNAS, na Rua da Mina, 38. Com até 20 pessoas, as aulas irão acontece de 2ª e 5ª feira, das 8 às 10h.

CURSO DE TERAPIA CORPORAL E MASSAgEM NA QUADRA DA UNAS

Com técnicas orientais de massagem com aparelhos e as mãos, o terapeuta Marcio Luan de Alencar (CRT45.303) irá promover curso na área nos dias 14 e 28 abril de 2012 das 9h às 11h, no projeto Espaço do Corpo. Os encontros acontecem dois sábados por mês, após as aulas haverá atendimento aos moradores, das 11h às 16h, até dezembro de 2012. As inscrições estão abertas na UNAS, Rua da Mina, 38, ou pelos telefones 2272-0140/48.

alternativas Para o lixo

•Separar o que e reciclável (gar-rafas pet, vidros, embalagens de leite e papel de bom uso). Entre-gue para pessoas que trabalham com reciclagem na comunidade.

•Não colocar no lixo materiais cortantes e líquidos. Ao quebrar vidros, enrole em algum papel de jornal para não machucar quem recolhe o lixo;

•Separe também o lixo orgâni-co como restos de alimentos, ele pode servir de adubo para plantas e compostagem de terra vegetal.

Dentista

Joana Machado e Rone Mesquita Geraldo Unas em entrevita com

Viviane Zarpelom Carneiro“no início poucas pessoas sabiam da existênciada Casa. Participei das oficinas e coloquei aparelho dentário”

Agora, em 2012, Rone está na fase final do tratamento dentário e o resultado é visível em seu sorriso. Ele adora jogar futebol e está tendo acompanhamento médico no desenvol-vimento de seu crescimento.

casa do adolescente avenida almirante delamare, 1534. Heliópolis.telefone: (11) 2065-1550. a triagem acontece de 2ª a 5ª feira, de manhã às 7h30 e à tarde às 12h. É necessário ter de 10 a 19 anos e 11 meses, e comparecer no local, sozinho ou acompanhado pelos responsáveis, com rG e comprovante

João Bosco da Unas para a Região Sudes-te, Geraldo-Tesoureiro Unas e Mano Zóio da Rádio Heliópolis.

MOVA /UNAS ALFABETIZAçÃO DE ADULTOS. INSCRIçõES ABERTAS. CINCO MIL ALUNOS JÁ SE FORMARAM NOS ÚLTIMOS 10 ANOS

POLO CULTURAL DE HELIÓPOLIS ENTRA NA 3ª FASE - o Polo GanHará QUadra de esPortes, Piscinas, biblioteca e a torre da cidadania - Um PrÉdio de 6 andares QUe abriGará Projetos da comUnidade.

Arlete Persoli, 56 anos, assumiu o desafio da gestão do Pólo há dois anos. Com forma-ção em Licenciatura Plena em Matemática, Física e curso de Pedagogia. Trabalha na Rede Municipal de Educação de São Paulo desde 1979 e é Diretora de Escola da Rede há 21 anos. Tem uma filha, Marília, de 22 anos, que cursa Ciências Sociais na USP. No Pólo, coordena uma equipe de 7 pessoas, atuantes nas áreas de educação, cultura e elaboração de projetos culturais. Arlete afirma que essa equipe de gestão do Pólo quer contribuir com a qualificação dos projetos educacionais de Heliópolis, das escolas regulares, públicas e particulares, e com o desenvolvimento da educação não formal, além de promover a troca de experiências entre os envolvidos com a Educação e Cultura e dialogar com outras experiências da cidade. “acreditamos que só através de uma educação com quali-dade social construiremos uma sociedade

CONSTRUçÃO DE NOVAS CRECHES: UM DIREITO DA CRIANçA gARANTIDO PELO ECA

mais justa, humana e igualitária”. Conta ainda que em 2012, o Pólo vai iniciar o Projeto “Memórias de Heliópolis, Raí-zes e Contemporaneidade”, que tem como objetivo resgatar a trajetória de luta dos moradores, pelo direito à moradia, educação, saúde, etc.., Bem como a memória mais afetiva, poética, de como as pessoas vivenciaram as transformações da comunidade. Nele, o passado e o presente serão contados por meio de diversas linguagens, como artes visuais, música, cultura popular, artes cênicas e hip hop. “a socializa-ção destas histórias e o fortalecimento da identidade individual e coletiva dos moradores de Heliópolis possibilitarão outros laços sociais e a continuidade da luta por justiça”, afirma Arlete.

o Polo cUltUralAtualmente no Pólo funcionam três CEIs (Centro de Educação Infantil): 1 EMEI Antonio Francisco Lisboa, a EMEF Pres. Campos Salles e a ETEC He-liópolis (Escola Técnica – Ensino Médio e Cursos Técnicos). As escolas do Pólo atendem um total de 3 mil alunos, da Educação Infantil ao Ensino Médio. Para que o espaço esteja sempre limpo, acolhedor e seguro para a comunidade, o Pólo conta com 56 funcionários de limpeza e 36 agentes de segurança. O Centro Cultural que fica lá dentro conta com salas para oficinas, um teatro de arena ao ar livre, espaços para exposições e uma sala de cinema com 132 lugares.

centro de convivência educativa e culturalPolo cultural de Heliópolisestrada das lágrimas, 2385 - telefone: 2083-2203centrodeconvivenciaheliopolis@yahoo.com.brwww.ccheliopolis.blogspot.com

O MOVA é o Movimento de Alfabeti-zação de Adultos que faz parte de um programa da Secretaria Municipal de Educação em parceria com a UNAS. Nos últimos dez anos foram formados mais de 10 mil alunos. O projeto consis-te em aulas de alfabetização, de 2ª à 5ª feira, das 19 às 22h, em sete núcleos localizados em Heliópolis. Os professores são todos da comunidade e adotam o método do educador Paulo Freire, que considera o aluno como um ser inteli-

gente, sujeito de sua história, de seu destino. “A maior escola é a escola da vida”, e é por isso que as aulas são encontros que propiciam a troca de saberes e o fortalecimento da comunidade e suas lutas.Para 2012 as inscrições já estão abertas nos centros comunitários da UNAS. Para maiores informações ligue: 2272-0140 ou 2272-0148.

2012: CRIANçAS RETORNAM AOS PROJETOS DA UNASA partir do dia 1° de fevereiro, mais de mil crianças dos CCCAs– Centro para a Criança e Centro para o Adolescente, retornaram às suas atividades. No proje-to, eles desenvolvem práticas esportivas, culturais e de complementação escolar, além de passeios a cinemas, teatros, entre outros espaços. Diariamente as crianças do CCCA almoçam e tomam café em horários alternados ao da escola. A novidade para este ano será o projeto esportivo com a atleta Marta Sobral e de robó-tica com o Instituto Leco. Os espaços foram reformados e passaram por várias adaptações, visando a acessibilidade, como a colocação de banheiros para

pessoas especiais. Tudo isso com os recursos da SMADS e CAS/Sudeste repassados à UNAS para esta finalidade.As 11 CEIS – Centros de Educação Infantil da UNAS (creches) receberam no dia 06 de fevereiro de 2012 as suas mais de 1,5 mil crianças. Eles estavam alegres por voltarem às atividades. Os espaços durante as férias também foram reformados, rece-beram pintura e compra de novos equipamentos. Nas CEIs foram criados cantinhos das brincadeiras. Outra grande alegria foram os brinquedos doados pela Mattel para as creches e para as mais de 10 mil crianças da comunidade no Natal. São brin-quedos novos, de primeira linha. Os dois projetos receberam ainda crianças e ado-lescentes novos. Que sejam bem vindos a estes es-paços. Mais uma conquista da nossa comunidade.

Vista aérea do Centro Cultural

Gestora do Centro Educativo e Cultural de Heliópolis

Ivone, Cleide, Ricardo Ibarra (Presi-dente da Mattel Brasil,), Buiu e João Miranda na entrega dos brinquedos.

Projeto da Torre do Saber Projeto da Biblioteca Arena do teatro

A UNAS apresentou à HABI (Superintendência de Habitação Popular) e à Secretaria Munici-pal de Educação a indicação de áreas para a construção de cinco novas creches. Duas delas ficariam na área dos prédios redondos, na área da quadra L/Cohab (Divisa de são Caetano com São Paulo), outra no Núcleo do Imperador e uma no bairro do São João Clímaco.

Faça o cadastro de espera do seu filho para as vagas das creches

O cadastro na lista de espera para uma vaga nas creches é feito em qualquer creche (CEI) ou na sede central da UNAS, que fica na Rua da Mina, 38. O interessado deve comparecer, de 2ª à 6ª feira, das 9h às 16h, com o RG, CPF, título eleitoral, comprovante de endereço, certidão de nascimento da criança e caderne-ta de vacinação atualizada. As CEIS atendem crianças de 0 a 3 anos e 11 meses.

saiba + veja entrevista comPletayoUtUbe.com/UnasorG