jornal escolhas vivas de agosto

22
Jornal Escolhas Vivas Vila Real de Sto. António Edição n.º 6 Agosto 2010 Financiado por:

Upload: escolhas-vivas

Post on 22-Mar-2016

218 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

jornal de Agosto

TRANSCRIPT

Jornal Escolhas Vivas Vila Real de Sto. AntónioEdição n.º 6 Agosto 2010

Financiado por:

Editorial

Agosto 2010

ainda de férias

Ficha Técnica

No mês mais quente do ano, no Escolhas Vivas aproveitamos para partiipar em várias actividades lúdico-desportivas, nunca deixando de ir dar um mergulho à praia.Destacamos nesta edição os conselhos para a uma alimentação saudável e os cuiade a ter nas matas.Lançámos o desafio a todas as raparigas e interessadas, para participar no concurso de modelo fotográfica Escolhas 2010.

Ao Ricardo Dias por ter colaborado como monitor em sessões das Actividades Desportivas;Às Engenheiras do Ambiente da Câmara Municipal de VRSA - Davina e Paula - pela dinamização da oficina de reciclagem;À Artista Plástica da Câmara Municipal de Tavira - Patrícia Gonçalves - pela dinami-zação da oficina de Pintura Coloridas; Aos Professores Vitor Palma e Luís pela dinamização do workshop de Ténis; Aos Nadadores Salvadores da praia de Santo António pela atenção;Ao Senhor Paulo Calvinho pela cedencia dos toldos na praia.

Patrícia Cardoso (Monitora de CID-NET), Vânia Serrano (Animadora sócio--cultural), Cátia Ribeiro (Coordenadora do Projecto), Andreia Morais (Assistente de Paginação), Cristiano Filhó (Logotipo do jornal).

Jéssica Filhó, Andreia Morais, Ricardo Fonseca, Inês Moutinho, Débora Freitas (Repórteres), Ana Estevão, Cristiano Filhó (Ilustradores).

agradecimentos

Índice

Contactos

Escolhas Vivas Tel: 281 543 629 Morada: Beco da Praça de Touros 8900-000 Vila Real de Sto. António

Email: [email protected] [email protected] Blog: escolhasvivas.blogspot.com Facebook: Youtube: www.youtube.com/user/EscolhasVivas

Inovinter Vila Real de Sto António Tel: 281 542 454 Fax: 281 542 453 Morada: Rua de Angola 39 C/V 8900-271 Vila Real de Stº António

Email: [email protected]

2. editorial agradecimentos fichatécnica3. índice4. diacomemorativo:diadoscanhotos5. oficinadareciclagem6. actividades:oficinadepinturascoloridas7. horadoconto8. exposiçãocolectivadeartesplásticas9. workshopdeténisedepadel10. históriasvivas:oscamposnãoardemsozinhos11. conselhosparaumaalimentaçãosaudável12. racismo:trabalhosmanuaisepintura13. entrevista:paulomartins14. música15. cinema16. melhoresfotosdomês18. noticiasbreves:concursodemodelofotográfica19. agenda20. extras:formaçõescertificadas22. publicidade:destaqueescolhasvivas

03

DIA comemorativo

O dia dos Canhotos

“Para uma parte das pessoas, escolher qual mão estender para cumprimentar alguém não é automático. Ao contrário dos destros, que são 90% da população mundial, os canhotos - os 10% restantes - diariamente se adaptam a um mundo (e a tesouras e abre de latas) que não foi feito exactamente para eles e precisam oferecer a mão direita ao invés da esquerda, pois essa é a convenção social.Para lembrar dessas pequenas dificuldades diárias, a Left-Handers Internacional (uma associação de canhotos em Topeka, nos Estados Unidos, hoje já extinta) instituiu, na década de 70, o dia Internacional dos Canhotos em 13 de Agosto.O porquê da escolha do dia não se sabe ao certo. Mas a data é por si só sinistra (outra palavra usada para designar um canhoto e que significa funesto e pernicioso, segundo o dicionário), já que 13 sempre foi considerado número de azar e Agosto é o mês oficial do mau-agouro. Isso sinaliza um pouco dos problemas que canhotos tiveram no pas-sado e ainda têm em algumas culturas.”

No Escolhas Vivas tal como em qual lugar os canhotos são uma minoria que achamos que não deve ser de alguma forma excluída, descriminada ou vista como inferior até porque fazem tudo o que nós destros fazemos e têm que se adaptar a um mundo “feito à direita”.

Texto de: Débora Freitas e Andreia Morais

04

Oficina de Reciclagem

No dia 17 de Agosto, durante o período da tarde, vieram até ao Pavilhão do Escolhas Vivas, as Engen-heiras do Ambiente Davina e Paula, a quem agrade-cemos a disponibilidade. A oficina de Reciclagem tinha como objectivo fazer-mos papel reciclado, seguindo os seguintes passos:

1 Cortar bocadinhos pequenos de papel já utilizado (revistas, jornais, etc.);2 Encher um alguidar com água quente;3 Misturar o papel com água;4 Com a ajuda de uma varinha mágica triturar o papel até se formar numa pasta;5 Caso se queira dar cor ao papel deve-se misturar tinta com a cor pretendida;6 Com duas formas de madeira (uma deles com rede) apanhar, com cuidado, um pouco da massa de papel;7 Tirar a forma sem rede e colocar um pano seco amarelo por cima;8 Colocar em cima de uma mesa com pano para baixo; 9 Com uma esponja retirir o excesso de água da massa de papel;10 Retirar a forma e deixar secar em cima do pano;11 Quando estiver seco descola-se o papel do pano com cuidado e temos o Papel Reciclado pronto a usar!Gostei muito desta oficina pois achei muito criativa e divertida.

Texto de: Débora Freitas

05

06

Escolhas VIVAS

Actividades

Oficina de Pinturas Coloridas

No dia 11 de Agosto, fomos a Tavira para participar na oficina de Pinturas Coloridas que se realizou no Palácio da Galeria.Quando chegámos a Tavira fomos comer um gelado à Praça Velha pois estava muito calor.Depois fomos andando para o sítio onde se ia realizar a oficina, sendo esta dirigida pela artista plástica Patrícia Gonçalves a quem agradecemos.Durante a oficina, fizemos desenhos através de fotos e da nossa imaginação sobre o campo. Nas pinturas utilizamos uma técnica nova e interessante que exige muito trabalho para sair bem, pintámos com pigmentos.Adorei esta oficina porque foi uma experiência nova que gostei muito. Texto de: Débora Freitas

Hora do ContoA Zebra Camila não segue os conselhos da sua mãe e quando sai de casa o vento bandido roubou-lhe as ris-cas do vestido. Que fará a Zebra Camila para recuperá-las?Uma história que mostra que é importante a partilha, pois todos os animais que se cruzam com a pequena zebra e que a observam a chorar, partilham consigo algo que a faz mais feliz…Além de mostrar a importância de partilhar, também permite conhecer os números até ao 7… Esta história é da autoria de Marisa Nunez da editora Kalandraka.

-A festa do Rei

-As Aventuras do ursinho winnie

-Nuno e Carolina e o relógio das 4

estações

07

No dia 19 de Agosto de 2010, fomos visitar a Exposição Colectiva de Artes Plásticas – Grupo M6=/=6, no Arquivo Histórico Municipal de Vila Real de Santo António.Os cinco autores das obras expostas são Ana Fialho, Catherine Henke, Emanuel Almeida, Manuel Casa Branca e Telmo Alcobia. O conceito desta exposição é mostrar cinco propostas individuais que são diferentes umas das outras, quer pela expressão quer pelas propostas temáticas, demonstrando a capacidade e o desafio de juntar no mesmo espaço estes cinco universos criativos.

Exposição Colectiva de Artes Plásticas

Visita à exposição fotografia de André Boto

No dia 5 de Agosto, fomos visitar a exposição fotográfica de André Boto, no Arquivo Histórico Municipal, e ficámos a conhecer os prémios ganhos pelo fotógrafo e algumas das obras criadas pelo mesmo.Gostámos de conhecer a sua criatividade e aproveitámos também para deixarmos uma dedicatória para o autor das obras expostas.

Texto de: Ricardo Fonseca e Débora Freitas.08

Workshop de Ténis e PadelNo dia 19 de Agosto de 2010, o projecto Escolhas Vivas deslocou-se até aos campos de Ténis de Vila Real de Santo António, onde se encontrou o profes-sor Luís. Começámos por fazer um aquecimento há volta do campo.De seguida, o professor mandou-nos fazer uns lançamentos e depois nós estávamos num dos lados do campo e no lado oposto estava uma cadeira mesmo no centro e nós tínhamos de acertar com a bola na cadeira. Eu consegui acertar duas vezes na cadeira, uma de um lado e outra do outro, a Catarina conseguiu uma vez que foi no lado direito e a Iara não conseguiu acertar.No workshop só tivemos tempo de jogar ténis mas já foi bastante bom.Adorámos este workshop queremos jogar mais vezes.Agradecemos muito ao professor Luís pelo tempo que esteve connosco. Texto de: Andreia Morais

09

Histórias Vivas

Os campos não ardem sozinhos

Era uma vez a família Egas que vivia na cidade e decidiram ir passar férias à casa da avó Clementina que ficava no campo.Num dos dias de férias resolveram fazer um piquenique, o pai do Leo e da Mariana deixou cair o cigarro aceso e o campo começou a arder. Eles começaram a gritar pedindo “SOCORRO”. De repente, apareceu um vigilante do ambiente e perguntou-lhes: -O que se passou aqui? E o pai do Leo e da Mariana respondeu: -Foi o cigarro que deixei cair aceso. -Mas não sabe que não se pode fumar, nem fazer fogueiras, nem uti-lizar fogareiros ou grelhadores em áreas não autorizadas para o efeito! Respondeu o vigilante do ambiente muito irritado. -Mas nós não sabíamos, para a próxima vamos ter mais cuidado - disse a família Egas.Logo de seguida os bombeiros vieram, apagaram o fogo e felizmente ficou tudo bem. A família Egas prometeu ter mais cuidado pois todos juntos temos que proteger o ambiente.

Texto de: Andreia Morais e Débora Freitas

10

Conselhos para uma alimentação Saudável

-Beber muita água no longo do dia. -Beber leite para ficar com ossos fortes.

-Comer várias peças de fruta por dia.-Comer muitos vegetais.

-Evitar comer doces todos os dias.-Preferir bebidas sem gás.

-Não saltar as refeições principais.-Variar os alimentos das refeições (peixe,

carne, legumes, massas...).-Evitar comer diariamente muitas gorduras

(Batatas fritas...).-Não ingerir comidas com muito sal.

-Ao jantar deve comer alimentos mais leves.-À sobremesa prefira fruta a doces.

-Preferir bolos/bolachas sem cremes.-Atenção à validade dos alimentos.

-Conserve da melhor forma os alimentos.-Nunca deixar de tomar o pequeno-almoço pois é a refeição mais importante do dia.

11

Racismotrabalhos manuais e pintura

“O racismo é um conjunto de ideias pré conhecidas onde a principal função é valorizar as diferenças biológicas entre os seres humanos, em que alguns acreditam ser superiores aos outros de acordo com sua matriz racial. A crença da existência de raças superiores e inferiores foi utilizada muitas vezes para justificar a escravidão, o domínio de determinados povos por outros, e os genocí-dios que ocorreram durante toda a história da humani-dade (…)”

Nós no Escolhas Vivas dizemos “Não ao Racismo”.

Texto de: Inês Branca

12

Entrevista Paulo Martins

Há quantos anos frequentas o projecto Escolhas Vivas? - Há 2 anos.

Gostas de cá estar? - Sim...MUITO!

Que actividades frequentas? - Uso livre, Jogos tradicionais, Hora do Con-to, Atelier de Trabalhos Manuais e Pintura, Tratamento de Imagem...

Qual a actividade que mais gostas e porquê? - Jogos Tradicionais porque nesta actividade me divirto muito.

Qual a actividade no exterior que mais gos-taste de participar? - A peça de teatro “Dom Quixote”, no Centro Cultural António Aleixo, foi muito muito gira.

Tens aprendido muito no Escolhas Vivas? - Muitíssimo, por exemplo que tem de se par-tilhar as coisas.

Tens muitos amigos e amigas no projecto? - Muitíssimos.

O que mudarias no Escolhas Vivas? -O comportamento dos meus colegas e o meu que às vezes não é o melhor.

Sentes-te feliz no projecto?–Sim porque eu sonho com o Escolhas Vivas.

top secrettop secret

Nome: Paulo José Reis Gimenes MartinsIdade: 7anosCuriosidade: Viciado em jogos e desenhos animadosCanal de Tv Favorito: Panda Biggs

13

1. FredFox - Amo-te2. B.o.B Ft Hayley Williams - Airplanes3. Eminem Ft Rihanna - Love the way you life4. Akcent Ft Lora - That’s my name 20105. Outkast - Hey ya6. Rui Andrade - Generico7. Kool & The Gang - Celebration8. Parangolé - Rebolation9. Justin Bieber - Never Let You Go10. Katy Perry - Teenage Dream11. Taylor Swift - Mine

Música Top de Música

B.o.B Ft Hayley Williams - AirplanesLetra e

Tradução(Refrão:)

Can we pretend that airplanes in the night sky arelike shooting stars

I could really use a wish right now, a wish rightnow, a wish right now

Can we pretend that airplanes in the night sky arelike shooting stars

I could really use a wish right now, a wish rightnow, a wish right now

I could use a dream or a genie or a wishTo go back to a place much simpler than this

'Cause after all the partyin' and smashin' andcrashin'

And all the glitz and glam and the fashionAnd all the pandemonium and all the madness

There comes a time when you fade to the blacknessAnd when you're starin at the phone in your lap

And you hopin' but them people never call you backBut that's just how the story unfolds

You get another hand soon after you foldAnd when your plans unravel in the sand

What would you wish for if you had one chance?So airplane airplane sorry I'm late

I'm on my way so don't close that gateIf I don't make that then I'll switch my flight and

I'll be right back at it by the end of the night

(Refrão)

Yeah somebody take me back to the daysBefore this was a job before I got paid

Before it ever mattered what I had in my bankYeah back when I was trying to get into the subway

And back when I was rappin for the hell of itBut nowadays we rappin' to stay relevant

I'm guessing that if we could make some wishes out or airplanesThen maybe oh maybe I'd go back to the days

Before the politics that we call the rap gameAnd back when ain't nobody listened to my mix tapeAnd back before when I tried to cover up my slang

But this is for the Decatur what's up Bobby RaySo can I get a wish to end the politics

And get back to the music that started this shitSo here I stand and then again I say

I'm hopin we can make some wishes outa airplanes

(Refrão 2x)

I could really use a wish right nowI could really use a wish right now

Like, like, like shootin starsI could really use a wish right now

A wish a wish right now

(Refrão:)Podemos fingir que os aviões no céu noturno sãocomo estrelas cadentesEu podia pedir um desejo agora, um desejoagora, um desejo agoraPodemos fingir que os aviões na céu noturno sãocomo estrelas cadentesEu podia pedir um desejo agora, um desejoagora, um desejo agora

Seria bom um sonho, ou um génio, ou um desejoPara voltar para um lugar muito mais simples que estePorque depois de tanta festa, muita zona e muitabebedeira

Todo o brilho, glamour e modaTodo o pandemônio e a loucuraChega uma hora que tudo fica cinzentoE tu ficas olhando para o telefone na tua mãoTu esperas, mas as pessoas nunca ligam de voltaÉ assim que a história se desenrolaTu consegues mais uma mão quando recuaE quando os teus planos fracassam na areiaQual seria o seu pedido se pudesse fazer só um?Então, avião, avião, sinto muito pelo atrasoEstou a caminho, não feche o portãoSe eu não conseguir, vou mudar meu vôo eE estarei de volta no fim da noite

(Refrão)

Alguém por favor me leve de volta aos diasAntes de isso ser um emprego, antes de eu receberAntes de importar o que tinha no meu bancoDe volta à época em que eu tentava entrar no metrôE quando eu fazia rap só por fazerMas hoje em dia fazemos rap pra ganhar atençãoAcho que se pudéssemos fazer alguns desejos ou usar aviõesE aí talvez, talvez eu voltaria aos diasAntes da política que chamamos de o jogo do rapE na época em que ninguém ouvia as minhas músicasE na época em que eu tentava esconder minhas gíriasMas isso é para Decatur, e aí Bobby RayEntão, posso pedir um desejo para pôr fim à política?E voltar à música que começou essa merda todaPois aqui estou e de novo eu digoEspero que possamos pedir alguns desejos ao avião

(Refrão 2X)

Seria muito bom pedir um desejo agoraSeria muito bom pedir um desejo agoraTipo, tipo, tipo com uma estrela cadenteSeria muito bom pedir um desejo agoraUm desejo, um desejo agora14

Cinema

Garfield 2

Macacos no Espaço

Nesta segunda aventura do gato criado por Jim Davis, Garfield vai à Inglaterra e lá é confundido com Prince, o bicho de esti-mação de uma condessa falecida recente-mente. Prince é o herdeiro de um castelo e é tratado como um rei, do jeito que Garfield sempre quis. No castelo, ele ajuda um grupo de animais a salvar a propriedade das malva-das mãos do lorde Dargis (Billy Connolly).

Ham III, o neto do primeiro macaco enviado para o espaço, junta-se a outros dois macacos astronautas para uma perigosa missão: atravessar um buraco negro em direcção a um planeta longínquo. Mas, quando a tripulação fica retida no planeta, os macacos vão ter de ajudar os habitantes a livrarem-se de um líder tirano e descobrir como podem regres-sar ao planeta Terra.

15

16

17

Noticias Breves

O funcionamento do concurso é o seguinte: cada participante escolhe o local onde quer ser fotografada... depois da sessão fotográfica, cada rapariga escolhe as 5 melhores fotos e tem que as tratar num software de edição de imagem (Photoshop, Gimp, etc) onde poderá retocar o enquadramento, disfarçar eventuais borbulhas... etc e finalmente as fotografias são avaliadas pelo júri (ainda a decidir). Os critérios de avaliação tem em conta a originalidade do local, das poses... o tratamento da fotografia e claro a beleza da rapariga. :)

Concurso de modelo

fotográfica.

18

Agenda

Onde Fomos e Onde Vamos

-Setembro

De 7 - Sessão Fotografica para Concurso

De 9 - Vaivém do OceanárioDia 13 - Regresso às aulas

Aniversários do proximo Mês

Dia 8- LudresDia 9 – Igor Saraiva e Prof. Vânia Serrano Dia 11 – Joana Freitas Dia 14 – Anna Angelova Dia 27 – Débora Freitas

Parabéns Sílvia

27 de Agosto

- Agosto Dia 5 – Visita à Exposição Fotográfica de

André Boto “Surrealismo”Dia 11- Oficina de Verão

“Pinturas C oloridas” em Tavira Dia 16– Workshop de Ténis e Padel.

Dia 16 – Visita à Exposição Colectiva de ArtesPlásticas – Grupo M6=/=6

Dia 17 – Oficina de Reciclagem

Dias 3, 10, 19, 24 - Ciclo de CinemaDias 6, 13, 21, 28 - Praia

19

ExtrasCID - NET

Formação em Processador de Texto

Formação Certificada em processador de Texto (Microsoft Word), criação de documentos especí-ficos e iniciação às ferramentas básicas.

Mai

Jun

Abr

Formação em Folha de Cálculo

Formação Certificada em folha de cálculo (Microsoft Excel), iniciação às ferramentas básicas.

Ago

Set

Jul

Formação em Aplicações de Apresentação Gráfica

Formação Certificada em aplicações de apresentação gráfica (Microsoft PowerPoint).

Nov

Dez

Out

Formações Certificadas

O que é o Excel?O Excel é uma folha de cálculo integrada, com funções de base de dados e a possibilidade de criação de gráficos. Disponibiliza ainda, um conjunto de ferramentas de análise dirigidas às áreas de Estatística e Financeira.O Microsoft Excel, permite:

•Calcular e/ou simular (Fórmulas e Funções)•Manipular bases de dados;•Desenhar gráficos.•Obter/analisar informação de tabelas e/ou bases de dados•Analisar Dados (Ferramentas de Análise).

20

Formação de Iniciação às TIC

Formar e permitir a entrada no mundo das novas tecnologias e certificar a sua formação o âmbito das novas tecnologias.

Fev

Mar

Jan

Formação de Iniciação em Processador de Texto

Formação básica em processador de texto, cria-ção de documentos especificos e iniciação às ferramentas básicas.

Mai

Jun

Abr

Formação de Iniciação em Folha de Cálculo

Formação básica em folha de cálculo, iniciação às ferramentas básicas.

Ago

Set

Jul

Formação em Aplicações de Apresentação Gráfica

Formação de tarefas e ferramentas básicas para a construção de apresentações gráficas do uso de software específico.

Nov

Dez

Out

Formações Iniciais

Inscreve-te!

21